lição 9 a pureza do movimento pentecostal

21
LIÇÃO 9 - A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL TEMPLO CENTRAL 29 DE MAIO DE 2011 ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO DO BELÉM LIMEIRA SP

Upload: jose-ventura

Post on 17-Dec-2014

1.225 views

Category:

Spiritual


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

LIÇÃO 9 - A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICALTEMPLO CENTRAL

29 DE MAIO DE 2011

ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO DO BELÉM LIMEIRA SP

Page 2: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

“Mas recebereis a virtude do Espí-rito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra” (At 1:8)

Texto Áureo

VERDADE PRÁTICAO Movimento Pentecostal é a maior demonstração de que a Igreja de Cristo não é uma mera organização, mas um organismo vivo.

Page 3: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

2 – A TRAJETÓRIA DOPENTECOSTALISMO

1 – AS ORIGENS DOPENTECOSTES CRISTÃO

3 – O VERDADEIROPENTECOSTALISMO

ESBOÇO DA LIÇÃO

Page 4: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

Na Lição de hoje vamos ter a oportunidade de aprofundar mais sobre a origem e a atualidade do Pentecostalismo.O movimento pentecostal não é uma inovação, mas a continuidade da verdadeira e autêntica Igreja de Jesus Cristo sobre a face da Terra.

INTRODUÇÃO

Page 5: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

1 . AS ORIGENS DO PENTECOSTES CRISTÃO1.1 Ponto de partida

A festa de Pentecostes era uma das três grandes festividades anuais do povo israelita, conforme determinado na lei de Moisés, as festas em que deveriam comparecer à presença de Deus todos os varões (Ex..23:14-19). Esta festa foi denominada de "festa da sega dos primeiros frutos" (Ex.23:16), "festa das semanas" e "festa das primícias" (Ex.34:22).

Page 6: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

Tratava-se de uma festa em que se ofereciam estes primeiros frutos a Deus e o sacerdote deveria apresentar esta oferta como uma "oferta de movimento", "dois pães de movimento", além de animais para sacrifícios (Lv.23:15-25).

O termo origina-se do grego Pentekosté - quinquagésimo porque era comemorada um dia depois de sete semanas (49 dias) da festa da Páscoa, 50 dias depois da Páscoa (Lv 23.15).

2.1 Como surgiu o termo Pentecoste

Page 7: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

A Páscoa marcava o inicio do calendário religioso anual de Israel, o dia 14 do 1º mês, observa-se a providência Divina, na lei que era a sombra das coisas futuras e não a imagem exata das coisas (Hb 10.1). Sobre a Páscoa vê-se Lv 23.5.Após a Páscoa e a morte do cordeiro de Deus, iniciou-se o ano aceitável do Senhor Lc 4.19, isto é, o tempo da pregação do evangelho. Lembrando que Cristo é a nossa Páscoa ICo 5.7.Observe no próximo quadro calendário de hebráico.

Page 8: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal
Page 9: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

No dia seguinte ao sábado da páscoa, no domingo era oferecido um molho das primícias da colheita da cevada ao sacerdote (Lv.23:10), que indica Cristo as primícias dos que dormem, sua ressurreição aconteceu no primeiro dia da semana, no domingo, por isso é chamado de dia do Senhor (I Co 15.20), isto é o primeiro a ressuscitar em corpo glorioso, o primeiro a vencer a morte, Isaias 53.11.No Pentecostes, a festa que indica o início da colheita dos frutos no ano, mostra o início da salvação da humanidade através da Igreja, o início do movimento do Espírito Santo, baseado no sacrifício de Cristo, com poder e eficácia, em favor da colheita de vidas para o reino, durará até a festa da colheita final, até o final do ano, com a terceira festa, a festa das trombetas ou festa dos tabernáculos, que representa a volta de Cristo, o arrebatamento da Igreja.

Page 10: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

Os pães, ao contrário do que ocorria na Páscoa, continham fermento (Lv.23:17), era a única vez em que se apresentava pão fermentado diante do Senhor. O pão era fermentado misturando-se na massa um bocado de fermento, extraído da cevada da colheita do ano anterior. Isso indica a íntima ligação entre as colheitas do trigo e da cevada, mostra a continuidade da obra de Deus.O fato de Deus reconhecer que há mal no crente é representado em figuras pelo fermento nos dois pães; e é encontrada a sua expressão na história da Igreja; porque, apesar de Deus o Espírito Santo estar presente , a carne manifesta-se também mentindo-lhe. Mas, bendito seja Deus, se a existência do mal era divinamente reconhecida, também era feita provisão. (Lv 23.18)

Page 11: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

Portanto, temos aqui, em imediata ligação com os pães levedados, a oferta de um sacrifício sem mancha, tipificando a verdade muito importante de que é a perfeição de Cristo e não a nossa iniqüidade que está sempre perante os olhos de Deus. A "expiação do pecado" era a resposta ao "fermento" nos pães — firmava-se "a paz" de forma que podia gozar-se de comunhão, e subia em imediata conexão com o "cheiro suave" do "holocausto" para o Senhor. Lv 23.19

Page 12: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

Assim, no dia de pentecostes a Igreja foi apresentada em todo o valor e excelência de Cristo pelo poder do Espírito Santo. Embora tendo em si mesma o fermento da velha natureza, esse fermento não era tido em conta, porque a divina expiação do pecado tinha respondido por ele. O poder do Espírito Santo não tirava o fermento, mas o sangue do Cordeiro de Deus tinha feito expiação pelo mal nele representado. É uma distinção das mais importantes e ao mesmo tempo interessantes.

Page 13: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

A obra do Espírito no crente não tira o mal que nele habita. Torna-o capaz de detectar, de julgar e de dominar o mal, mas não há poder espiritual que possa anular o fato de que o mal existe nele — embora, bendito seja Deus, a consciência esteja perfeitamente em paz, visto que o sangue da expiação do pecado resolveu para sempre toda a questão; e, portanto, Deus, em vez de ter presente o nosso mal, afastou-o da vista para sempre, e nós somos aceitos em Cristo, que se ofereceu a Si mesmo a Deus em sacrifício de cheiro suave, para poder glorificá-Lo perfeitamente em todas as coisas e ser para sempre o alimento do Seu povo.

Page 14: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

Significado do Pentecoste judaico para a promessa do derramamento do Espírito Santoa) mostra o dinamismo da vida espiritual através do Espírito Santo (movimento);b) simboliza uma experiência espiritual depois da conversão;c) simboliza a existência de “frutos”, de resultados do relacionamento com Deus;d) indica dedicação e disposição a serviço integral na obra do Senhor – missão, ;e) simboliza início de um ano de serviço a Deus;f) simboliza abundância, alegria no Senhor e satisfação de Deus para com Seu povo;

Page 15: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

3.1 Do Pentecoste judaico ao cristão

Veja que as “doutrina bíblica pentecostal” é baseada nas Escrituras, ao contrário das falsas doutrinas, heresias e modismos.Assim a base do pentecostalismo é a Bíblia Sagrada, e não “visões”, e “revelações”, e “iluminações” ou “novas unções”, que devem ser rejeitadas toda vez que se tentarem misturar com as verdadeiras doutrinas pentecostais.

Page 16: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

2. A TRAJETÓRIA DO PENTECOSTALISMO

O derramamento do Espírito Santo não é “inovação doutrinária”, pois foi predito já pelos profetas do Antigo Testamento, em especial por Joel.O derramamento do Espírito Santo, na profecia de Joel 2.24-32:a) exige prévia conversão da vida de pecados;b) será trazido pelo ensinador de justiça;c) terá dois períodos abundantes: um no início do ano (chuva temporã – chuvas que caiam no inicio da colheita no período da Festa da Páscoa) e outro, no final do ano (chuva serôdia );

Page 17: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

d) abrange todas as nações da Terra;e) não faz distinção de gênero (sexo), idade ou posição social;f) produz manifestações sobrenaturais, típicas dos homens de Deus do passado;g) anuncia a expectativa do juízo divino, mas manifesta a salvação dos que invocarem o nome do Senhor.

Page 18: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

Todas as promessas do derramamento do Espírito Santo começaram a se cumprir no dia de Pentecostes depois da morte e ressurreição de Jesus.Salvação é o propósito primeiro do derramamento do Espírito Santo.(Jl.2:32-a; Mt.3:11,12; Lc.24:47-49). Assim distinguimos o derramamento genuíno do “fogo estranho”.O avivamento centenário da rua Azusa - o início da “chuva serôdia”. No “longo e causticante verão”, entre as duas chuvas (temporã e serôdia), o Espírito Santo não deixou de atuar. Um dos pontos essenciais do pentecostalismo é a crença de que o avivamento da Igreja é contínuoEsta crença é extremamente fortalecida quando abrimos as Escrituras Sagradas e contemplamos a história de Israel. Já na antiga aliança, quando ainda o Espírito Santo era dado sob medida, Deus promovia frequentes avivamentos no meio do povo, a demonstrar, portanto, que a crença pentecostal é a que corresponde à realidade da Palavra do Senhor.

Page 19: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

2. O VERDADEIRO PENTECOSTALISMO

1.Aceitam a soberania da Bíblia Sagrada 2 Tm 3.16.2.Mantém a pureza da sã doutrina At 2.42, I Tm 4.16.3.Acreditam na atualidade do batismo com o Espírito Santo At 2.39.4.Cumprem as demandas da Grande Comissão Mc 16.15 - 20.5.Tem compromisso com a santidade Gl 5.22; I Ts 5.17-23; I Tm 4.8.

2.1 CARACTERISTICAS DA S IGREJAS PENTECOSTAIS

Page 20: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

2.2 NOVOS MOVIMENTOS

Os estudiosos chamam esses novos movimentos de Neopentecostais e Pseudopentecostais que formam um segmento esotérico e místico e sincrético Cl 2.18.Paletó e sopro “ungidos”, empurrões “sutis”, uivos, rugidos, latidos, pessoas rastejando pelo chão, também um movimento pseudoassembleiano, que é experiencialista e prioriza manifestações como “cair no poder”, “unção do riso”, “unção do leão”, “unção da lagartixa”, além da ênfase exagerada à prosperidade financeira, que muitos chamam de uma “unção financeira dos últimos dias”, vigílias do “reteté, orações no monte.

Page 21: Lição 9   a pureza do movimento pentecostal

CONCLUSÃO

Portanto por estar completamente de acordo com as Escrituras, o movimento pentecostal é puro, assim como a Palavra do Senhor é pura (Pv.30:5). Assim o movimento pentecostal, não é uma “inovação”, mas a expressão da autêntica e verdadeira Igreja de Jesus Cristo, que brevemente se encontrará com o Senhor nas nuvens. Maranata!! Ora vem Senhor Jesus!!!Aula preparada pelo Evangelista Neto.