lição 4ª disciplina e pureza na igreja

18
I P ZONA SUL

Upload: igreja-presbiteriana-zona-sul

Post on 07-Jul-2015

2.618 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

I P ZONA SUL

Page 2: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

Estudos Bíblicos 1Coríntios

4ª Lição

Disciplina e Pureza na Igreja.

Page 3: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

Texto Básico:

“I Coríntios 5.1-13”

Page 4: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

Objetivo

Reconhecer a importância da disciplina na igreja.

Page 5: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

Introdução

A disciplina eclesiástica está em extinção em muitasigrejas hoje. A razão é simples: ela ameaça oindividualismo e impõe limites éticos aos crentes. ABíblia, porém, enaltece a necessidade e o valor dadisciplina para o bem do disciplinado e para a purezada igreja: Toda disciplina, com efeito, no momentonão parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; aodepois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têmsido por ela exercitados, fruto de justiça (Hb 12.11). Aaplicação da disciplina bíblica é uma das marcas daigreja verdadeira. Uma igreja que não disciplina osseus membros que estão vivendo em pecado, estáerrada e fora do padrão bíblico.

Page 6: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

“O estudo de hoje trata de um casode disciplina na igreja em Corinto.”

Page 7: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

1. O Que é a Disciplina e Quem a Instituiu?

Duas perguntas: (1) O que é a disciplina? “Adisciplina eclesiástica é o exercício da jurisdiçãoespiritual da Igreja sobre seusmembros, aplicada de acordo com a Palavra deDeus. Toda disciplina visa edificar o povo deDeus, corrigir escândalos, erros oufaltas, promover a honra de Deus, a glória denosso Senhor Jesus Cristo e o próprio bem dosculpados” (Código de Disciplina da IPB). (2)Quem deve aplicar a disciplina? Jesus deuautoridade espiritual à igreja para a aplicação dadisciplina, por meio de uma liderançahumilde, misericordiosa e exemplar (Mt 18.15-35).

Page 8: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

Estabelecer limites e aplicar disciplina sãoelementos indispensáveis na educação dequalquer pessoa. Jesus instituiu a disciplina naigreja (Mt 18.15-20) com o objetivo deestabelecer os limites entre o mundo e aigreja, bem como combater o pecado dentrodela. Observe os passos que devem serseguidos: (1) Abordagem individual entre oofendido e o ofensor. (2) Abordagemprivada, caso o ofensor não ouça, com apresença de duas ou três testemunhas. (3)Abordagem pública quando o pecado é levadopublicamente à igreja. Caso não ouça, deve serconsiderado como não crente ou tirado dacomunhão da igreja.

Page 9: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

2. O Pecado na Igreja (v.1)

Um membro da igreja em Corinto viviadeliberadamente na prática do pecado. Trêsdestaques no versículo 1. (1) A natureza dopecado: haver quem se atreva a possuir amulher de seu próprio pai. Um membro daigreja possuía sexualmente a mulher do seupai ou a sua madrasta. Eles viviam praticandorelações sexuais. Trata-se de um incesto queera condenado pela lei de Deus – Lv 18.5.Paulo não cita amulher, pois, provavelmente, ela não eramembro da igreja.

Page 10: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

(2) A gravidade do pecado: imoralidade tal, como nemmesmo entre os gentios. Nem mesmo os gentiospraticavam e aceitavam o incesto como algo normalou natural. O pecado do crente escandalizava omundo. Nem mesmo a sociedade devassa de Corintoapoiava tal prática. O incesto era condenado pela leido mundo. Era uma falta grave que prejudicava apureza da igreja. (3) A dimensão do pecado:Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade. Aprática incestuosa daquele irmão era pública e atingiatoda a coletividade. Todos na igreja sabiam daquelerelacionamento ilícito e ninguém tomavaprovidências. O irmão pecava por ação e a igreja poromissão.

Page 11: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

3. Reações à Disciplina (v.2)

Os membros da igreja em Corinto se recusarama disciplinar o irmão faltoso. Três motivos: (1) Asoberba – E, contudo, andais vósensoberbecidos. A igreja estava ensoberbecidacom o pecado, se vangloriando de ser umacomunidade acolhedora. Há muitas “igrejas”que se vangloriam hoje, de acolher pessoas semo arrependimento para a salvação (Mt 11.20).(2) A insensibilidade: e não chegaste a lamentar.A palavra lamentar significa “chorar como setivesse perdido um ente querido”. É o choro dador da perda. É triste quando o pecado nãoproduz mais choro na vida de uma igreja local.

Page 12: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

É feliz e bem-aventurado quem chora o seupecado e os pecados dos outros: Bem-aventurados os que choram, porque serãoconsolados (Mt 5.4). (3) A concessão: paraque fosse tirado do vosso meio quemtamanho ultraje praticou? A visão errada dopecado levou a igreja a não aplicar adisciplina. Aquele que vivia em tãoescandaloso pecado deveria ser afastado outirado da igreja, até que se arrependesse.

Page 13: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

4. Os Motivos Para a Disciplina

Mark Dever, em seu livro, “As Nove Marcas de UmaIgreja Saudável” diz que a disciplina é extremamenteimportante para a saúde de uma igreja. “Disciplinaeclesiástica bíblica é simplesmente obediência a Deuse uma simples confissão de que nós precisamos deajuda. Seguem cinco razões positivas para taldisciplina corretiva na igreja. Seu propósito é positivo(1) para o indivíduo que está sendo disciplinado, (2)para outros cristãos na medida em que vêem o perigodo pecado, (3) para a saúde da igreja como um todo e(4) para o testemunho corporativo da igreja. E, acimade tudo, (5) nossa santidade deve refletir a santidadede Deus. Ser membro da igreja deveria significaralguma coisa, não para nosso orgulho, mas por causado nome de Deus. Disciplina eclesiástica bíblica éoutra marca de uma igreja saudável”.

Page 14: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

Paulo destaca três razões para queaquele irmão de Corinto fossedisciplinado:

Page 15: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

• Promover a recuperação espiritual do disciplinado (v.5).

A idéia é que o cristão deve ser afastado dacomunhão da igreja, para que por meio daexcomunhão ele arrependa-se do seupecado.

Page 16: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

• Impedir que o pecado se espalhe na igreja (vv.6,7).

O mau exemplo de um crente é muito nocivoà igreja. Assim como o fermento, o pecado écontagioso e muito influente. Precisamoslutar contra o pecado e a igreja não devetolerar membros escandalosos e corruptos.

Page 17: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

• Manter a pureza das celebrações e da adoração ao Senhor (v.8).

Jesus morreu para santificar para si um povozeloso, santo e produtivo. Devemos adorar aDeus em espírito e em verdade, comsinceridade e santidade. O pecado prejudicaa adoração do povo de Deus.

Page 18: Lição 4ª Disciplina e pureza na igreja

Fim da 4ª Aula.