lição 1 4º trimestre 2016

12
Escatologia?! O que isso significa?

Upload: leonardo-batista-dos-santos

Post on 14-Apr-2017

374 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lição 1  4º trimestre 2016

Escatologia?!

O que isso

significa?

Page 2: Lição 1  4º trimestre 2016

“E disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no

último tempo da ira; porque ela se

exercerá no determinado tempo do fim”

(Dn 8.19)

Texto base

Page 3: Lição 1  4º trimestre 2016

Conteúdo programático

Qual o significado da palavra escatologia

A importância do estudo da escatologia

A visão panorâmica da Escatologia na Bíblia.

Page 4: Lição 1  4º trimestre 2016

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

•1º Pedro 1.3-12

Page 5: Lição 1  4º trimestre 2016

INTRODUÇÃO• Escatologia, segundo a maioria dos estudiosos,

significa o estudo das últimas das últimas coisas, doutrina dos acontecimentos que ocorrerão nos últimos tempos! Tratando da 2ª vinda de Cristo, Grande tribulação, milênio, ressureição, juízo final, céu e inferno, o conhecimento da era futura entre outros.

• Muitos querem saber somente por curiosidade, mas nós devemos estudar com muita reverência e temor, edificando uns aos outros e nos preparando para servir melhor a Jesus, almejando a vida eterna!

Page 6: Lição 1  4º trimestre 2016

O QUE É ESCATOLOGIA

doutrina das coisas que devem acontecer no fim do mundo.

doutrina que trata do destino final do homem e do mundo; pode apresentar-se em discurso profético ou em contexto apocalíptico.

Page 7: Lição 1  4º trimestre 2016

O QUE É ESCATOLOGIA

Escatologia é a parte da teologia que estuda a respeito da doutrina das últimas coisas, do fim dos tempos, da volta de Cristo. Ou seja, é uma das mais curiosas doutrinas, visto que todos nós temos a curiosidade de saber a respeito de como será o fim desta era e início da outra, bem como, de como nós ficaremos com relação a essa questão.

Dentro da escatologia, de forma resumida, se estuda a respeito da segunda vinda de Jesus Cristo, da ressurreição final (que é a volta à vida de todos os mortos), do juízo final (julgamento de Deus) e também a respeito do céu e do inferno.

Page 8: Lição 1  4º trimestre 2016

ESCATOLOGIAS INDIVIDUAL E COLETIVA• A escatologia individual. Essa é focada na pessoa e na sua

condição. É estudado aqui a respeito da morte física e o que acontece com a pessoa entre essa morte e o dia do juízo final. Também é estudado a respeito da imortalidade da alma.

• Algumas perguntas são respondidas nesse ponto: o que acontecerá com quem estiver vivo quando da volta de Jesus Cristo? Quem já morreu vai para algum lugar específico ou já vai para o céu ou para o inferno? A pessoa fica dormindo ou fica consciente? A alma dos não salvos morrerá? Dentre outras.

Page 9: Lição 1  4º trimestre 2016

• A escatologia coletiva. Que trata a respeito daquilo que, de forma geral, diz respeito a todos os homens. Aqui se estuda: O retorno de Cristo, ou seja, Sua segunda vinda, a ressurreição geral de todas as pessoas, o grande julgamento, a consumação do reino e a condição final dos salvos e dos não salvos.

• Algumas perguntas são respondidas nesse ponto: Quais os sinais que precedem a segunda vinda de Jesus Cristo? Como será o julgamento final? Como se dará a ressurreição de todos os mortos? Como será o arrebatamento? De que forma Deus julgará as pessoas? Dentre outras.

ESCATOLOGIAS INDIVIDUAL E COLETIVA

Page 10: Lição 1  4º trimestre 2016

OS PRINCIPAIS EVENTOS ESCATOLÓGICOS

Page 11: Lição 1  4º trimestre 2016

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ESCATOLOGIA

• Temos vários motivos para estudar Escatologia, dentre eles destacamos: refutar os falsos ensinamentos relacionados às últimas coisas, que estão surgindo nos dias atuais. Só podemos combater o falso ensino, se conhecermos o verdadeiro, Jesus nosso mestre por excelência certa vez disse: CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. (Jo 8, 32).

• É o conhecimento das verdades bíblicas que elucida nossa mente para um entendimento perfeito das coisas que Deus em sua infinita sabedoria projetou para o fim dos tempos.

• outros motivos para estudar Escatologia. Para revigorar a Esperança do retorno de Cristo, ter ciência do fim do Mal e do triunfo da Igreja. A Escatologia antes de ser um alerta, é uma mensagem de conforto; Para a Igreja não perder o foco; Para a igreja estar atenta aos sinais do fim; Para a Igreja se preparar para o dia do Encontro glorioso com nosso Deus;

Page 12: Lição 1  4º trimestre 2016

CONCLUSÃO• A fé Cristã diferencia-se de todos os outros

credos, dentre outras coisas, pelo fato de proclamar uma mensagem muito importante: Cristo vem. De que forma Deus vem ao seu povo é o grande tema bíblico. Portanto guardemos essa palavra “ Eis que cedo venho, guarda o que tens pra que ninguém tome a tua coroa” e “ na casa de meu Pai há muitas moradas...”