levantamento da dieta alimentar e aspecto reprodutivo de ... · levantamento da dieta alimentar e...

5

Click here to load reader

Upload: phungtuyen

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Levantamento da dieta alimentar e aspecto reprodutivo de ... · Levantamento da dieta alimentar e aspecto reprodutivo de ... município de Jardim, MS Projeto Piracema Simone Pereira

Levantamento da dieta alimentar e aspecto reprodutivo de Oxydoras kneri (Armal) da região de cabeceira do rio Miranda, município de Jardim, MS

Projeto Piracema Simone Pereira Marques1; Fabio Edir dos Santos Costa1; Danieli Zunitni1; Wagner Vicentin1; Edmara Guimarães Barboza1 1CPBIO- Centro Pesquisa Biodiversidade, UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, MS. E-mail: [email protected]. Resumo O estudo da alimentação da espécie Oxydoras kneri foi realizado na região de cabeceira do rio Miranda, Pantanal, no período de abril/2000 a setembro/2003, foram coletados 63 exemplares. Identificados 7 itens alimentares nos conteúdos estomacais. O período de maior atividade alimentar nos meses de setembro e janeiro, apresentando uma predominância de molusca Curbícula (33,3%) e Gastropoda ( 8,3%), larvas de insetos: Coleoptera (12,5%), Diptera (12,5%),Tricoptera (4,2%) e Hemíptera (12,5%) e sedimento (16,7%). Os itens acima citados estão predominantes no local em estudo. A região de cabeceira do rio Miranda caracteriza-se por sitio alimentar e reprodutivo do armal e de muitas outras espécies. Termos para Indexação: alimentação de peixes, rio Miranda, Oxydoras kneri. Abstract The study of the feeding of the species Oxydoras kneri was accomplished in the area of head of the river Miranda, Swampland, in the period from abril/2000 to setembro/2003, 63 copies were collected. Identified 7 alimentary items in the stomachal contents. The period of larger alimentary activity the months of September and January, presenting the predominant mollusk Curbícula sp. (33,3%) and Gastropoda (8,3%), larvas of insects: Coleopthera (12,5%), Dipthera (12,5%) ,Tricopthera (4,2%) and Hemípthera (12,5%) and I form sediment (16,7%). The items above mentioned they are predominant in the place in study. The area of head of the river Miranda is characterized for I besiege to feed and reproductive of the armal and of many other species. Index Terms: feeding of fish, Miranda river, Oxydoras kneri. Introdução

O funcionamento do ecossistema do Pantanal é altamente dependente de certos habitats que são críticos durante o período de cheia, quando apresentam grande disponibilidade de recursos alimentares, utilizados pela fauna de peixes residentes. A riqueza e a diversidade de hábitats nas planíces inundáveis de grandes rios fornece uma ampla variedade de substratos e alimentos para os peixes.

O estudo dos itens alimentares utilizados por uma espécie, é uma fonte de informação importante a localização, a disponibilidade, e a quantidade destes recursos naturais no ambiente.

A energia obtida pela alimentação deve ser gasta em processos metabólicos e visa acrescentar elementos necessários para a reposição e o crescimento dos tecidos do

Page 2: Levantamento da dieta alimentar e aspecto reprodutivo de ... · Levantamento da dieta alimentar e aspecto reprodutivo de ... município de Jardim, MS Projeto Piracema Simone Pereira

organismo (ZAVALA-CAMIM, 1996).O gasto energético em busca de alimento é reposto através da dieta alimentar, que implica, geralmente, na escolha minuciosa dos itens alimentares preferenciais e na complementação desta dieta necessária com itens diversificados.

Estudos sobre a alimentação de peixes, especialmente em ambientes naturais são indispensáveis para a compreensão do papel funcional dos organismos no ecossistema, permitindo compreender alguns aspectos de sua reprodução, migração, comportamento de busca e captura de presas (ROSECCHI e NOUAZE, 1987).

Através do estudo da alimentação de peixes podem ser obtidos informações que indiquem o grau do estado de conservação do ambiente, auxiliando na busca de soluções para os problemas que atingem as comunidades de peixes.

Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi caracterizar quanli-quantativamente a alimentação natural do armal, Oxydoras kneri (Teleostei, Siluriforme) da região de cabeceira do rio Miranda, município de Jardim – MS.

Materiais e Métodos

Os indivíduos foram coletados na região de cabeceira do rio Miranda município de Jardim – MS no período de abril/2000 a setembro/2003, totalizando 63 exemplares coletados ao longo dos trechos compreendidos entre os municípios de Bonito, Jardim – MS. As águas neste trecho são rápidas, e de coloração clara, indicando baixa quantidade de matéria orgânica e sedimentos em suspensão. As espécies foram amostradas com o uso de tarrafas, de malhas 1,5 a 7,5 cm entre nós adjacentes.

Para o estudo da alimentação após a obtenção dos dados biométricos de rotina; comprimento padrão, comprimento total, peso total, sexo, foi efetuada uma incisão ventro-mediana em cada exemplar e o estômago foi retirado, pesado (precisão de 0,01g) e atribuído um grau de repleção estomacal. Adotando-se a seguinte escala proposta por SANTOS (1978):

0= estômago vazio; 1= estômago parcialmente vazio (até 25%); 2= estômago parcialmente cheio (até 75%); 3 = estômago completamente cheio (acima de 75%).

Em seguida, os estômagos foram fixados em formalina 10% e acondicionadas em sacos plásticos devidamente etiquetados para posterior análise no laboratório da UEMS - Dourados.

Para o estudo da dieta foram considerados apenas os estômagos cujos conteúdos puderam ser identificados. Os conteúdos estomacais foram examinados sob estereomicroscópio, sendo seus componentes identificados até o menor nível taxonômico possível, utilizando-se bibliografias apropriadas para a identificação de itens-presa para cada grupo taxonômico.

Inferências sobre a intensidade na tomada do alimento foram obtidas a partir das freqüências relativas dos graus de repleção, considerando-se as diferentes fases hidrológicas.

Para a determinação dos Estádios de Maturação Gonadal, foram considerados os caracteres macroscópicos das gônadas masculinas e femininas, tais como: volume, irrigação sangüínea, coloração, turgidez e a visualização ou não dos ovócitos. Foram determinados os seguintes estádios para ambos os sexos: A (individuo jovem imaturo), B (adulto em maturação), C (adulto em reprodução), D (desova ou esgotado) e E (individuo adulto em repouso).

Page 3: Levantamento da dieta alimentar e aspecto reprodutivo de ... · Levantamento da dieta alimentar e aspecto reprodutivo de ... município de Jardim, MS Projeto Piracema Simone Pereira

Resultados e Discussão Verificou-se grande ocorrência de indivíduos com estômagos repletos (GR 3) no

período de setembro a janeiro indicando a maior atividade alimentar nesse período (figura 1). De acordo com LOWE-McCONNELL (1987), o regime alimentar pode variar com a estação do ano, a abundância de organismo-alimento, a atividade do peixe, as mudanças de biótopo e com outras espécies de peixes presentes. Neste estudo observou-se que a espécie estava em período reprodutivo e mesmo assim com alta atividade alimentar (figura 2)

Ocorre na espécie estudada uma grande diversidade alimentar sendo que em cada mês apresenta item preferencial diferente, conforme a disponibilidade ou até mesmo a preferência da espécie (figura 4). Dentre os itens alimentares os mais comuns estão indivíduos do filo Molusca, sedimentos e larvas de insetos. Dentre os moluscos destacou-se uma grande ocorrência de bivalves, Curbicula sp e em menos quantidade gastropoda. Entre as larvas de insetos foi possível observar quatro ordens: coleóptera, díptera, hemíptera e trichoptera, onde as três primeiras correram na mesma porcentagem. (figura 3).

0

2

4

6

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Meses

N° es

tôm

agos

GR1( até 25%) GR2(até 75%) GR3(acima de 75%)

Figura 1. Número mensal de exemplares de Oxydoras kneri por classe de preenchimento estomacal no período de abril/2000 a setembro/2003.

0

5

10

15

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Mêses

Indi

vidu

os

B (adulto em maturação) C ( adulto em reprodução)

Figura2. Contagem de Estádio de Maturação Gonadal da espécie Oxydoras kneri

Page 4: Levantamento da dieta alimentar e aspecto reprodutivo de ... · Levantamento da dieta alimentar e aspecto reprodutivo de ... município de Jardim, MS Projeto Piracema Simone Pereira

SEDIMENTO16,7%

GASTROPODA8,3%

CURBÍCULA33,3%

HEMIPTERA12,5%

L.COLEOPTER

A12,5%

L.TRICHOPTER

A4,2%

L.DIPTERA12,5%

Figura 3. Freqüência dos itens alimentares encontrados nos estômagos de Oxydoras kneri no período de abril/2000 a setembro/2003.

0%

20%

40%

60%

80%

100%

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Meses

Por

ceta

gem

CURBÍCULA GASTROPODA SEDIMENTO L.TRICHOPTERA

L.DIPTERA L.COLEOPTERA HEMIPTERA

Figura 4. Relação dos itens ingeridos por mês do armal.

A espécie não se identificou como especialista pelo fato de ingerir vários itens de

diferentes espécies ao mesmo tempo esses itens alimentares foram encontrados juntos dentro dos estômagos.

Através da análise dos conteúdos estomacais foram observados, ainda outros itens alimentares mas em proporções, pequenas os quais terem sido ingeridos acidentalmente.

Foram encontrados diversos itens alimentares no conteúdo estomacal do armal. Em relação a isso, WOOTON (1990), sugere que os peixes são, de modo geral, bons amostradores, e que seus conteúdos estomacais refletem em grande parte a disponibilidade de alimento no ambiente e a situação de conservação do ambiente.

A plasticidade alimentar é particularmente marcante em peixes de água doce especialmente, em ambientes sazonais, onde muitos deles ingerem invertebrados bentônicos e peixes (LOWE-McCONNELL,1987).

Em estudos realizados com espécies da família Doradidae como Pterodoras granulosos no alto Paraná por HAHN (1992), observou a utilização de diferentes recursos alimentares predominando os vegetais superiores, algas, moluscos e insetos; caracterizando o regime onívoro da espécie. Outros representantes da família utilizam unicamente a fauna bentônica como fonte de alimento como por exemplo Oxydoras niger estudado por LAUZANE e LOUBENS (1985) , corroborando assim com os dados observados neste levantamento.

Page 5: Levantamento da dieta alimentar e aspecto reprodutivo de ... · Levantamento da dieta alimentar e aspecto reprodutivo de ... município de Jardim, MS Projeto Piracema Simone Pereira

Conclusões O armal, Oxydoras kneri utiliza este local tanto para alimentação, quanto para

reprodução. Caracterizada também como uma espécie não selecionadora de alimento, sendo assim não especialista neste local com regime onívoro, verificando assim uma plasticidade alimentar, conforme a disponibilidade e a necessidade. Apresentando uma maior atividade alimentar nos períodos de setembro a janeiro, sendo um período de maior disponibilidade de alimento devido a sazonalidade e corroborando com o período reprodutivo do armal e devido a isso a espécie se encontra em maior quantidade na região de cabeceira, sitio reprodutivo. Observando neste trabalho que mesmo sendo espécies diferentes, Oxydoras kneri e Pterodoras granulosos, mas de mesma família apresentam hábitos alimentares semelhantes por exemplo; moluscos e insetos. Referências Bibliográficas LAUZANE,L.; LOUBENS,G. Pesces Del rio Mamoré. Collection Travaux et

Documents ,Orstom-Cordebeni-UTB, n.192, p.116,1985. LOWE-McCONNEL, R. H. Ecological studies in tropical fish communities.

Cambridge: Cambridge University Press, 1987. 382p. ROSECCHI, L.; NOUAZE,Y.Comparaison de cinq indices alimentaires utileses dans

1’analyse dês contenus stomacaux. Rev. Trav. Piches Mar. v.49, n.4, p.111-123,1987.

SANTOS, E. P. Dinâmica de populações aplicada à pesca e a piscicultura. São Paulo: HUCITEC: EDUSP, 1978. 130p.

WOOTTON,R.L. Ecology of teleost fishes. London: Chapmam e Hall, 1990. 440p.ZAVALA-CAMIM, L. A. Introdução aos estudos de alimentação natural em peixes. Maringá: Nupélia. Ed.UEM, 1996. 126p.

HAHN, N. S.; JUNIOR, A. M.; FUGI, R.; AGOSTINHO, A. A. Aspectos da alimentação do armado, Pterodoras granulosus (OSTARIPHYSI, DORADIDAE) em distintos ambientes do alto rio Paraná. Revista Unimar. v.14, p.163-176,1992.