leia o texto abaixo. o menino maluquinho vaidaroquefalar.blogspot

12

Upload: buiminh

Post on 08-Jan-2017

529 views

Category:

Documents


11 download

TRANSCRIPT

Page 1: Leia o texto abaixo. O Menino Maluquinho vaidaroquefalar.blogspot
Page 2: Leia o texto abaixo. O Menino Maluquinho vaidaroquefalar.blogspot

Leia o texto abaixo.

O Menino Maluquinho

vaidaroquefalar.blogspot.com.br/2011/10/especial-ziraldo-algumas-tirinhas-deste.html.Acesso em 05 out/2013

QUESTÃO 01. A fala dos personagens, nos 1º e 2º quadrinhos, é um exemplo deA) linguagem formal.B) linguagem poética.C) linguagem regional.D) linguagem informal.

QUESTÃO 02. Pela atitude do garoto no último quadrinho, conclui-se queA) ele rejeitou a solicitação do amigo.B) ele atendeu à solicitação do amigo.C) ele compreendeu a solicitação do amigo.D) ele entendeu a solicitação de modo errado.

Leia o texto abaixo.

A assembleia dos ratos

5

Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome. Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos miados pelo telhado, fazendo sonetos à lua. — Acho – disse um deles – que o meio de nos defendermos de Faro-

REVISÃO2 UNIDADE – 6º ANO

Page 3: Leia o texto abaixo. O Menino Maluquinho vaidaroquefalar.blogspot

10

Fino é lhe atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo. Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse: — Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino?Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo. Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação. Dizer é fácil – fazer é que são elas!

LOBATO, M. In: BENNETT, W. J. Livro das Virtudes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 308.

QUESTÃO 03.Na assembleia dos ratos, o projeto para atar um guizo ao pescoço do gato foi

A) aprovado com apenas um voto contrário.B) aprovado pela metade dos participantes.C) negado por todos porque não sabiam dar nó.D) negado por todos porque o silêncio foi geral.

Leia o texto abaixo.

Bicicleta

Você já andou de bicicleta? Certamente sim. Quase todo mundo já deu, pelo menos, uma "voltinha" num dessesveículos. As estatísticas dizem que eles somam 100 milhões no mundo, nos dias de hoje. Há muitas razões paraessa popularidade da bicicleta. É de preço relativamente baixo, não consome combustível, ocupa espaçoreduzido e quase não pede manutenção. Numa rua congestionada pode seguir seu caminho através do tráfego,margeando a longa fila de carros; fora da cidade, pode passar por sendas estreitas e, quando o caminho estáintransitável, o condutor pode carregá-la sem maior sacrifício – pois é muito leve: pesa cerca de 10 quilos. Noentanto, pode suportar cargas até de 100 quilos. Uma pessoa, de bicicleta, pode locomover-se normalmente àvelocidade de 16 a 20 quilômetros por hora, o que nunca conseguiria andando a pé.

Disponível em: http://www.educacaotransito.pr.gov.br. Acesso em: 16 jan. 2014 (adaptado).

QUESTÃO 04.O assunto do texto é:A) O preço relativamente baixo de uma bicicleta.B) As razões que fazem da bicicleta um veículo popular.C) A quantidade de bicicletas no mundo, nos dias de hoje.D) As facilidades em transitar de bicicleta através do tráfego.

Leia o texto abaixo.

Page 4: Leia o texto abaixo. O Menino Maluquinho vaidaroquefalar.blogspot

AUGUSTO, L. Fala Menino! Salvador: FMP!, 2003.

QUESTÃO 05.Nesse texto, no trecho “Além do mais, mamãe sempre diz que eu soumuitoelétrico!”, a palavra destacada significa:

A) Agitado.B) Rebelde.C) Agressivo.D) Barulhento.

Leia o texto abaixo.

A coruja e a águia

Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.— Basta de guerra — disse a coruja. O mundo é grande, e tolice maior que o

mundo é andarmos a comer osfilhotes uma da outra.— Perfeitamente — respondeu a águia.— Também eu não quero outra coisa.— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os

meus filhotes.— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de

corpo, alegres, cheios de umagraça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.

— Está feito! — concluiu a águia.Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três

monstrengos dentro, que piavam de bicomuito aberto.— Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.

E comeu-os.Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustarcontas com a rainha das aves.

— Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciamnada com o retrato que deles me fizeste…

Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio,bonito lhe parece.

Disponível em: http://migre.me. Acesso em: 12 dez. 2013.

QUESTÃO 06.Nesse texto, a atitude da coruja ao descrever seus filhotes demonstra que elafoi

A) tola.B) egoísta.C) esperta.

Page 5: Leia o texto abaixo. O Menino Maluquinho vaidaroquefalar.blogspot

D) debochada.

QUESTÃO 07. O fato que gerou a história foiA) a coruja fazer a descrição dos seus filhotes.B) a águia não reconhecer os filhotes da coruja.C) a coruja e a águia resolverem fazer as pazes.D) a águia encontrar um ninho com três monstrengos.

Leia o texto abaixo.

Famílias

Aninha:- Mãe, eu tirei 10 na escola hoje!Mãe:- Que bom, minha filha! Em qual matéria? Aninha:- Em três matérias.Mãe:- Em três?!Aninha:- Isso mesmo. Tirei 4 em Português, 4 em Geografia e 2 em Matemática...

BARAZAL, Gabriel. Piadas para rachar o bico I/1ª edição. São Paulo, SP: Editora Fundamento Educacional,2012. P.24

QUESTÃO08. O que torna o texto engraçado éA) A filha ter feito três provas.B) A notícia de uma boa nota.C) A alegria da mãe no início da história.D) A criatividade da filha ao somar as notas.

QUESTÃO09. No trecho “- Em três?!” os pontos de exclamação e interrogação indicam

A) alegria.B) tristeza.C) chateação.D) desconfiança.

Leia o texto abaixo.

Page 6: Leia o texto abaixo. O Menino Maluquinho vaidaroquefalar.blogspot

Disponível em: http://www.ccms.saude.gov.br. Acesso em: 4 fev. 2013.

QUESTÃO 10. Esse texto foi escrito paraA) pais.B) crianças.C) fãs de cantores.D) profissionais de saúde.

QUESTÃO 11. O assunto desse texto éA) divulgação do governo federal.B) vacinação contra paralisia infantil.C) divulgação do ministério da saúde.D) apresentação de amigos de Sandy e Júnior.

leia o texto abaixo.

O diário de um banana

A vida de Greg Heffley não é fácil. Na escola, ninguém o acha um cara legal ouimpressionante, por mais que ele se esforce. Em casa, todo mundo (pai, mãe e irmão maisvelho) parece viver para fazê-lo pagar mico. Por isso não espanta ele começar um diáriopara desabafar as caraminholas da sua cabeça.

Page 7: Leia o texto abaixo. O Menino Maluquinho vaidaroquefalar.blogspot

Nas páginas, ele pega pesado nas loucuras e faz todo mundo rolar de rir com históriashilárias. Ele começou a escrever quando tinha 14 anos e, hoje, já se vão 5 cadernos. Cadaum virou um livro, publicado pelo autor americano Jeff Kinney.

Disponível em: http://www.recreio.com.br. Acesso em: 30 out. 2013.

QUESTÃO 12 Nesse texto, no trecho “desabafar as caraminholas da sua cabeça” a palavradestacada tem sentido de:

A) doenças.B) invenções.C) exigências.D) brincadeiras.

QUESTÃO 13.O diário de um banana é muito engraçado porqueA) ele começou a escrever quando tinha 14 anos.B) ele pega pesado nas loucuras e escreve histórias hilárias.C) em casa todo mundo parece viver para fazê-lo pagar mico.D) na escola ninguém o achava um cara legal ou impressionante.

Leia o texto abaixo:

Lobo em pele de cordeiro

Um dia, o lobo teve a ideia de mudar sua aparência para conseguir comida de uma forma mais fácil. Então, vestiu uma pele de cordeiro e saiu para pastar com o resto do rebanho, despistando totalmente o pastor. Para sua sorte, ao entardecer, foi levado junto com todo o rebanho para um celeiro. Durante a noite, o pastor foi buscar um pouco de carne para o dia seguinte. Chegando ao celeiro, puxou a primeira ovelha que encontrou. Era o lobo fingindo ser um cordeiro. Moral da História: As consequências vêm quando fingimos ser o que não somos ou quando tentamos enganar alguém.

http://www.clickatualidade.com.br/varios-exemplos-de-fabulas-pequenas.htm>. Acesso em 28 mar. 2014.

QUESTÃO14. No trecho, “... e saiu para pastar.” (l 02), a expressão destacada indica ideia de:

A) modo.B) tempo.C) finalidade.D) companhia.

Leia o texto abaixo.

Page 8: Leia o texto abaixo. O Menino Maluquinho vaidaroquefalar.blogspot

EMBASA. Disponível em: http://www.embasa.ba.gov.br/sites/default/files/Educacao_ambiental/material_educativo/arquivos/2012/10/29/Colorindo_Direitos_Agua_Miolo_A4.pdfNIK>. Acesso em: 6 mar. 2014

QUESTÃO 15.O desenho de um X sobre a água que sai da mangueira indica que lavar o carro usando a mangueira

A) deve ser evitado. B) economiza mais água.C) deixa o carro mais limpo. D) deixa as pessoas mais felizes.

Leia o texto abaixo.

O Conselheiro

Contam que umcerto lavrador possuía um burro que o repouso engordara e um boi que o trabalho abatera.

Um dia, o boi queixou-se ao burro e perguntou-lhe:”Não terás, ó irmão, algum conselho que me salve desta dura labuta?” O burro respondeu: “ Finge-te de doente e não comas tua ração. Vendo-te assim, nosso amo não te levará para lavrar o campo e tu descansará”.

Dizem que o lavrador entendia a linguagem dos animais, e compreendeu o diálogo entre o burro e o boi.

Na manhã seguinte, viu que o boi não comera a sua ração: deixou-o e levou o burro em seu lugar. O burro foi obrigado a puxar o arado o dia todo, e quase morreu de cansaço. E lamentou o conselho que dera ao boi.

Quando voltou à noite perguntou-lhe o boi: “Como vais, querido irmão?”. Vou muito bem, respondeu o burro. Mas ouvi algo que me fez estremecer por tua causa. Ouvi nosso amo dizer:” Se o boi continuar doente, deveremos matá-lo para não perdermos sua carne. Minha opinião é que tu comas tua ração e voltes para tua tarefa a fim de evitar tamanho infortúnio”.

O boi concordou, e devorou imediatamente toda a sua ração. O lavrador estava ouvindo, e riu.Disponível em: http://www.acessaber.com.br/atividades/interpretacao-texto-conselheiro. Acesso em 17 de dezembro de

2014.

QUESTÃO 16. No texto, o elemento que gera a história narrada é

ECONOMIZAR E PRESERVAR AS ÁGUAS É

UM DEVER DE TODO CIDADÃO!

Page 9: Leia o texto abaixo. O Menino Maluquinho vaidaroquefalar.blogspot

A) o cansaço do burro.B) o conselho do burro.C) a ração comida pelo boi.D) a queixa do boi ao burro.

QUESTÃO 17. O burro disse para o boi se fingir de doente porqueA) Queria tomar o lugar do boi por algum tempo.B) Não acreditava que o boi fosse aceitar o conselho.C) não esperava que o lavrador o colocasse para substituir o boi.D) Sabia que o lavrador estava entendendo toda a conversa tomaria providências.

Leia o texto abaixo.

Disponível em: http://tirasemquadrinhos.blogspot.com.br/ Acesso em: 27/03/2014.

QUESTÃO 18. Nesse texto, o uso do ponto de interrogação provoca o efeito deA) medo.B) admiração.C) expectativa.D) impaciência.

Leia o texto abaixo.

O Cobrador

O dono do mercadinho foi à casa de um freguês para receber a conta. Um garotinho veio atender à porta.- Você pode chamar seu pai? - solicitou gentilmente o cobrador.- Meu pai não está em casa, acabou de sair... - respondeu o garoto.- Como não está? - recuou espantado o comerciante:- Eu o vi na janela quando estava vindo para cá!- Pois é, ele também viu o senhor, e por isso desapareceu...

Disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/humor_piadas3a.htm> Acesso em 28 mar. 2014.

QUESTÃO19. O trecho que torna esse texto engraçado é:A) “Você pode chamar seu pai?”B) “Meu pai não está em casa acabou de sair...”C) “Eu o vi na janela quando estava vindo para cá!”D) “Pois é, ele também viu o senhor, e por isso desapareceu...”

Page 10: Leia o texto abaixo. O Menino Maluquinho vaidaroquefalar.blogspot

Leia o texto abaixo:

Fonte: http://petisco.org/calundu/2014/01/uns-mais-iguais-que-outros/ Fonte: Acesso em 25/09/2014.

QUESTÃO20. No título, “Uns mais iguais que os outros”, a expressão mais...que dá ideia de:

A) adição.B) qualidade.C) intensidade.D) redundância.