laços seculares - jtm · quinta-feira, 11 de junho de 2015 jornal tribuna de macau propriedade:...

20
A construção de um estabelecimento de ensino que pode atin- gir os 50 metros de altura, junto igreja de Nossa Senhora de Ftima, est a preocupar os vogais do Conselho do Planeamento Urbanstico. Em causa est não s a falta de espaços exteriores para os jovens naquela zona como tambm os potenciais efeitos do edifcio na visibilidade da igreja. PUB 10 PATACAS Administrador José Rocha Diniz • Director Sérgio Terra • Nº 4774 Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 Macau prepara sistema de alerta para riscos de viagens Pág. 8 Questionada utilidade de diplomas penalizadores de profissões Pág. 9 “Guardian” e ONG querem ver documentos do caso Jacobs Pág. 6 UM no top 50 das universidades da Ásia A Universidade de Macau (UM) integrou este ano pela primeira vez a lista das melhores univer- sidades asiticas publicada pela “Times Higher Education”. A UM entrou directamente para o 40º lugar do “Asia Universi- ty Rankings”. Recentemente, a Universidade de Macau tambm passou a ocupar o 39º lugar na lista das 100 melhores institui- ções de ensino superior com me- nos de 50 anos. De acordo com a “Times Higher Education”, este feito “impressionante” resulta do empenho de Macau em de- senvolver a educação superior enquanto um “grande pilar da sua economia”. Tanto a inte- gração da UM como o reconhe- cimento de seis universidades de Hong Kong, duas das quais estão integradas no “Top 10”, tambm melhoram a imagem da China, que ultrapassou o Japão nos rankings enquanto ponto central do continente asitico no que respeita ao ensino superior, com três novas universidades a integrar a lista das 100 melhores. Ainda assim, o primeiro lugar do ranking ocupado pela Uni- versidade de Tquio. Escola com 50m de altura gera inquietações Pág. 7 FOTO GCS Laços seculares têm frutos à vista Pág. 5 Centrais Lista do Património Cultural vai integrar mais 10 edifícios e monumentos Encontro de jovens macaenses junta 50 representantes de 12 Casas da diáspora P ágs. 2 a 4 RAEM DEIXA ELOGIOS E GARANTIAS NO 10 DE JUNHO

Upload: others

Post on 01-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

A construção de um estabelecimento de ensino que pode atin-gir os 50 metros de altura, junto a igreja de Nossa Senhora de Fatima, esta a preocupar os vogais do Conselho do Planeamento

Urbanistico. Em causa esta não so a falta de espaços exteriores para os jovens naquela zona como tambem os potenciais efeitos do edificio na visibilidade da igreja.

PUB

10 PATACASAdministrador José Rocha Diniz • Director Sérgio Terra • Nº 4774 • Quinta-feira, 11 de Junho de 2015

Macau preparasistema de alertapara riscos de viagens

Pág. 8

Questionada utilidadede diplomas penalizadoresde profissões

Pág. 9

“Guardian” e ONG querem ver documentos do caso Jacobs

Pág. 6

UM no top 50 dasuniversidades da Ásia A Universidade de Macau (UM) integrou este ano pela primeira vez a lista das melhores univer-sidades asiaticas publicada pela “Times Higher Education”. A UM entrou directamente para o 40º lugar do “Asia Universi-ty Rankings”. Recentemente, a Universidade de Macau tambem passou a ocupar o 39º lugar na lista das 100 melhores institui-ções de ensino superior com me-nos de 50 anos. De acordo com a “Times Higher Education”, este feito “impressionante” resulta do empenho de Macau em de-senvolver a educação superior enquanto um “grande pilar da sua economia”. Tanto a inte-gração da UM como o reconhe-cimento de seis universidades de Hong Kong, duas das quais estão integradas no “Top 10”, tambem melhoram a imagem da China, que ultrapassou o Japão nos rankings enquanto ponto central do continente asiatico no que respeita ao ensino superior, com três novas universidades a integrar a lista das 100 melhores. Ainda assim, o primeiro lugar do ranking e ocupado pela Uni-versidade de Toquio.

Escola com 50m de alturagera inquietações

Pág. 7

FOTO

GCS

Laços secularestêm frutos à vista

Pág. 5 Centrais

Lista do Património Culturalvai integrar mais 10edifícios e monumentos

Encontro de jovens macaensesjunta 50 representantesde 12 Casas da diáspora

Págs. 2 a 4

RAEM DEIXA ELOGIOS E GARANTIAS NO 10 DE JUNHO

Page 2: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 2015

JORNAL TRIBUNA DE MACAUPropriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor na lística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador: José Rocha Diniz • Director: Sérgio Terra • Grande Repórter: Fátima Almeida • Redacção: André Jegundo e Pedro André Santos (Editores), Inês Almeida, Liane Ferreira e Viviana Chan • Correspondentes: Helder Almeida (Portugal), João Pimenta (Pequim) e Rogério P. D. Luz (Brasil) Colaboradores: Helder Fernando, Raquel Carvalho e Vitor Rebelo • Colunistas: Albano Martins, Carlos Frota, Daniel Carlier, Francisco José Leandro, João Botas, João Figueira, Jorge Rangel e Luíz de Oliveira Dias • Grafismo: Rita Cameselle e Suzana Tôrres • Serviços Administrativos e Publicidade: Joana Chói ([email protected]) • Agências: Serviços Noticiosos da Lusa, Xinhua e Rádio ONU • Impressão: Tipografia Welfare, Ltd • Administração, Direcção e Redacção: Calçada do Tronco Velho, Edifício Dr. Caetano Soares, Nos4, 4A, 4B - Macau • Caixa Postal (P.O. Box): 3003 • Telefone: (853) 28378057 • Fax: (853) 28337305 • Email: [email protected] (serviço geral)

02 JTM | LOCAL

10 de Junho atraiu comunidade chinesaA comunidade portuguesa reuniu-se ontem para comemorar o 10 de Junho, primeiro no Consulado-Geral com um hastear da bandeira especial: a Banda da PSP juntou-se este ano à festa, pela primeira vez desde a criação da RAEM, para tocar o hino nacional. As celebrações foram também seguidas pela comunidade chinesa, sobretudo durante a romaria à Gruta de Camões, com alguns a demonstrarem conhecer esta data

Fátima Almeida

FOTO

S JT

M

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

Às 09:30, a bandeira portuguesa foi elevada no Consulado-Geral e as vozes da comunidade cantaram o hino com música ao vivo. A Banda

da Policia de Segurança Pública (PSP) juntou-se as cele-brações do 10 de Junho pela primeira vez nos últimos 15 anos. Homens e mulheres de farda azul davam o ritmo certo para “A Portuguesa” enquanto o grupo de Escutei-ros Lusofonos de Macau (GELMac) hasteava a bandeira de Portugal e da União Europeia, como se ao mesmo tempo puxassem pelas atenções dos presentes que su-biam o olhar até ao céu. No centro da fotografia, com dezenas de pessoas, estavam o cônsul-geral em Macau e o secretario de Estado da Justiça de Portugal, que se deslocou ao territorio para assinalar a data.

A tradição manteve-se. Içada a bandeira, a comuni-dade dirigiu-se até ao Jardim de Camões para deixar flo-res em frente ao busto do poeta em jeito de homenagem. Mais pessoas juntaram-se as cerimonias. Centenas de crianças, de diferentes nacionalidades e provenientes de escolas portuguesas e luso-chinesas, seguravam cravos, rosas e faziam venias ao escritor. Os mais velhos decla-maram poemas, os mais novos dançaram ou cantavam.

Mas a festa não era apenas sentida pela comunidade portuguesa. Varios olhares curiosos, a margem da ceri-mónia, seguiam as filas de crianças e os apertos de mãos dos representantes do Governo. Alguns, como Tin Yip, criado em Macau, sabiam o significado da data e alegra-vam-se com as celebrações. “Fui para o Canada fazer a universidade, mas fui criado em Macau por isso entendo o significado de Luís de Camões que esteve em Macau ha muito muito tempo, promoveu a cultura portuguesa e aproximou os dois povos”, disse aos jornalistas.

Tin Yip deixou Macau em 1969 para seguir a faculda-de no estrangeiro, mas salienta a importância de man-ter as raizes culturais e historicas de um territorio que durante seculos esteve sob administração portuguesa o que trouxe um legado cultural do outro lado do mun-do, que ainda prevalece. “Todos os macaenses deviam relembrar as suas raizes, a epoca em que Macau estava sobre administração portuguesa. Muita cultura europeia foi trazida para Macau. Não e o mesmo que em Hong Kong, que foi colonizado 140 anos. Macau foi desde 1563 quando os portugueses vieram durante a dinastia Ming”, referiu.

Ja reformado, Tin Yip regressa a Macau três a quatro vezes por ano e gosta de visitar os locais caracteristicos da terra onde nasceu. Embora não tenha aprendido por-tuguês, lingua que na epoca se tornava a eleição dos que

planeavam entrar na função pública, Yip sabe a melo-dia do hino português que entoa sem ser preciso pedir. “Gosto de vir aqui a este espaço para relembrar os dias em que Macau estava sob administração portuguesa, traz muitas memorias”, assinalou.

Um dia feliz para a comunidadeA Historia que une Macau e Portugal tambem traz

um sabor especial as comemorações desta data no palco da RAEM. Para Fernanda Gil Costa, directora do depar-tamento de Português da Universidade de Macau, co-memorar o 10 de Junho em Macau tem um significado mais especial do que fazê-lo em Portugal. O facto de um Secretario de Estado estar presente nas celebrações so vem mostrar “a importância que Macau ainda hoje tem”. “É uma especie de reconhecimento dos laços que ligam Macau a comunidade portuguesa e aos paises de lingua portuguesa”, referiu a docente.

No dia de Portugal, Fernanda Gil Costa fez ainda referência ao crescente interesse pela lingua portuguesa que ja obrigou as instituições de ensino superior a fazer ajustes para dar maior resposta a procura. “O Português não so e algo muito interessante como e quase uma moda e, como sabe neste momento, tenho dificuldade em dar resposta ao interesse pelo Português. Espero, muito pro-

ximamente, que os doutoramentos e mestrados sofram um aumento grande e estou a apostar muito na melho-ria da propria licenciatura, estamos a fazer um trabalho grande e intenso de melhoramento e aprofundamento da licenciatura tentando que os alunos se sintam em con-dições de seguir para o mestrado”, explicou.

Ao ver a comunidade reunida este ano ao toque da música da Banda da PSP, cortesia do Secretario para a Segurança de Macau, o cônsul de Portugal mostrou-se satisfeito com as comemorações e o significado subja-cente. “Estou muito feliz por duas razões: pela primeira vez em 15 anos aqui em Macau temos o Hino Nacional tocado ao vivo. Estou muito grato ao Secretario para a Segurança e ao comandante da PSP por este gesto de cortesia e boa vontade que evidencia o nivel de excelên-cia que a RAEM tem para Portugal”, disse Vitor Sereno aos jornalistas.

O cônsul afirmou ainda que o Governo português tambem tem demonstrado a importância que a RAEM assume no quadro das suas relações. “Estou muito satis-feito por Portugal ter enviado um dos seus representan-tes de alto nivel para estas comemorações o que e signi-ficativo da importância que a RAEM tem e das relações de excelência que temos com a República Popular da China”, referiu.

Banda da PSP associou-se ao içar da bandeira Tin Yip sabe entoar o hino português

Page 3: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JTM | LOCAL 03

Na qualidade de Chefe do Executivo interina, Sónia Chan prometeu que o Governo da RAEM “continuará a respeitar a multiculturalidade” do território e a melhorar as condições de vida e de trabalho de população, incluindo dos portugueses residentes em Macau. Já o cônsul-geral de Portugal, Vítor Sereno, referiu que Portugal quer ajudar Macau a promover-se como a “nova capital mundial do lazer, a nova capital mundial da cultura e a nova capital mundial dos eventos”

André Jegundo*

SÓNIA CHAN ENALTECEU OS LAÇOS LUSO-CHINESES

“Relação secular” com resultados para mostrar

FOTO

S JT

M

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

A Secretaria para a Ad-ministração e Justiça de Macau afirmou

ontem, na recepção comemo-rativa do Dia de Portugal na residência consular, que os “resultados positivos” decor-rentes do papel do territorio como plataforma entre a China e os paises de lingua portu-guesa apenas foram possiveis graças aos seculares laços com Portugal.

A vertente economica so-bressaiu do discurso de Sonia Chan que foi proferido na qua-lidade de Chefe do Executivo interina de Macau, perante a ausência de Chui Sai On, que se encontra de ferias. Marca-ram tambem presença os Se-cretarios Alexis Tam, Wong Sio Chak e Lionel Leong, sen-do que compromissos oficiais terão retardado a chegada de Raimundo do Rosario.

Sonia Chan destacou os “re-sultados positivos” da plata-forma entre a China e os Paises de Lingua Portuguesa desde a criação do Forum Macau, em Outubro de 2003, que permi-tiu a Macau “elevar a influên-cia internacional” e promover “uma diversificação adequada das indústrias”, algo “so pos-sivel em virtude dessa secular relação entre Macau e Portu-gal”.

“As relações entre os povos da China e de Portugal são de longa data, e Macau, enquan-to porto aberto para o exterior da China, tem vindo a desem-penhar um papel de grande importância na promoção do intercâmbio cultural entre a China e o Ocidente, bem como entre os macaenses e os portu-gueses residentes em Macau. Ao longo de cinco seculos, as diferentes comunidades, reli-giões e culturas convivem em harmonia”, observou.

Sonia Chan fez tambem alusão a Comissão Mista, que realizou a sua terceira reunião em Novembro, em Macau, em que ambas as partes reconhe-ceram “as boas relações de

cooperação”, fazendo votos de que sejam “alcançados os maiores êxitos” no proximo encontro, a ter lugar este ano, desta feita, em Portugal.

O secretario de Estado da Justiça de Portugal, Antonio Costa Moura, manifestou tam-bem a intenção do Governo português de alargar a coope-ração com a RAEM em mate-rias como o regime de adopção, o regime de registos e notaria-do, ou a protecção de grupos

vulneraveis incluindo crianças, jovens e idosos, uma materia de “especial importância”, se-gundo admitiu o governante.

As “novas avenidas de coo-peração”, como lhe chamou Antonio Costa Moura, serão discutidas no encontro que o governante português vai ter hoje com a Secretaria para a Administração e Justiça, Sonia Chan [ver texto da pagina 4].

O secretario de Estado da Justiça de Portugal dirigiu ain-

“Grande desenvolvimento” em perspectiva

O Bispo de Macau, D. José Lai, lembrou a “grande história” das relações entre Macau e Portugal que começaram no Século XVI e prolongaram-se ao longo de séculos, perspectivando que se possam ainda desenvolver ainda mais no futuro. “Os portugueses, os chineses, os macaenses deram grande contributos para Macau. E no futuro julgo que poderá haver ainda mais colaboração entre Macau, Portugal, a Europa e a China Continental. Haverá um grande desenvolvimento económico e cultural”, antecipou, em declarações ao JORNAL TRIBUNA DE MACAU.

da elogios a comunidade, ma-nifestando “a profunda hon-ra” de representar o Governo de Portugal, “homenageando e fazendo tributo a diaspora portuguesa, enaltecendo e su-blinhando as inquestionaveis qualidades que as comunida-des portuguesas espelham no exterior deste povo único como povo e nação do mundo”.

Ja o cônsul-geral de Por-tugal, Vitor Sereno, prometeu ajudar a Macau nos objectivos que o Governo da RAEM tem delineado para a região: “Aju-daremos o Governo a promo-ver Macau como a nova capital mundial do lazer, a ser a nova capital mundial do turismo, a nova capital mundial da cultu-ra, a nova capital mundial dos eventos”.

Aos portugueses que resi-dem e trabalham no territorio apelou, destacando que o tem

feito desde o primeiro dia, para que sejam todos um pou-co, e sem excepção, “embaixa-dores” do seu pais.

Vitor Sereno destacou ain-da as “melhorias no atendi-mento do Consulado Geral”, a defesa “intransigente da lin-gua e da cultura portuguesas” e uma “diplomacia economica cada vez mais firme” como as prioridades da sua actuação desde que assumiu funções. “Perdoar-me-ão a ousadia se vos disser e creio que concor-darão, que hoje estamos me-lhores. Aprendemos a fazer mais com menos, com a vossa ajuda e os vossos conselhos, aplicamos em conjunto ao lon-go destes dois anos e meio a velha maxima de não pergun-tes o que e que o teu pais pode fazer por ti mas o que podes tu fazer pelo teu pais”, declarou.

*Com Lusa

Page 4: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Confiança na saída dos “tempos difíceis”

Antes de seguir um novo rumo para a Finlândia, onde representará Portugal como Embaixador quando terminar o seu mandato no final desta legislatura, António Costa Moura falou do Governo de Pedro Passos Coelho afirmando que “o Primeiro-Ministro é uma pessoa determinada que lidera uma equipa que se ofereceu pelas causas maiores do país”. O secretário de Estado da Justiça mostra-se convencido de que o caminho até agora traçado, e que implicou austeridade, foi “o correcto”. “Conseguimos criar condições estruturais para que o país não volte a ter que passar a má experiência dos últimos anos”, frisou ontem à margem das comemorações do 10 de Junho em Macau. O representante português disse ainda que “Portugal passou por um período duro, difícil, que custou muito aos portugueses,” mas afirmou ter “esperança e indicadores macro-económicos que indicam que podemos estar a sair já dos tempos difíceis”.

ANTÓNIO COSTA MOURA REÚNE-SE COM SÓNIA CHAN E ASSOCIAÇÃO DE ADVOGADOS

Cooperação na Justiça é “valor acrescentado”Na sua passagem por Macau, António Costa Moura vai encontrar-se hoje com a Secretária para a Administração e Justiça e a Associação dos Advogados. Durante os dois encontros, solicitados pelo Governo português, poderão ser discutidos temas como a extradição de presos ou mesmo a questão dos estágios de advogados portugueses em Macau

Fátima Almeida

Para alem de participar nas comemorações do 10 de Junho, o secretario de Estado da Justiça de Portu-gal esta no territorio com o objectivo de “projectar

para o futuro um melhor clima de trabalho para os ci-dadãos e empresas de Portugal e da RAEM”, conside-rando “cruciais” os encontros que ira manter hoje com a Secretaria para a Administração e Justiça e a Associação dos Advogados. Em cima da mesa poderão estar temas como a extradição de presos e tambem a relação entre a Associação dos Advogados de Macau e a Ordem dos Advogados de Portugal, embora Antonio Costa Moura tenha feito questão de frisar que estas são duas entida-des autonomas e o “Governo não se imiscui na sua vida interna”.

“Não temos voz activa e nem nada a dizer sobre essa materia”, disse Antonio Costa Moura, notando contudo que o tema poderá não ficar de fora, durante a conversa com a Associação dos Advogados de Macau. “O que nos encaramos e os advogados como actores incontornaveis em qualquer processo de reforma judiciaria que se pre-ze. É nessa postura construtiva e na perspectiva de ouvir e de projectar o futuro [que nos encontramos]”, referiu o governante português.

Antonio Costa Moura indicou ainda que vão ser estudadas “possibilidades de celebração de protocolos noutras areas de cooperação”, mas preferiu não elaborar antes das reuniões agendadas para hoje.

O secretario de Estado da Justiça deixou ainda uma palavra a comunidade portuguesa considerando que “Macau e incontornavel na projecção das relações ex-ternas de Portugal e, muito especificamente, na área da

Justiça e uma plataforma de cooperação de importância ineludivel”. “Temos bem consciência deste valor acres-centado da cooperação na area da Justiça”, reforçou.

Na segunda vez que se desloca a Macau (a última foi ha 13 anos), Antonio Costa Moura notou a vivacidade da presença portuguesa. “Senti a comunidade portu-guesa activa, vibrante e construtiva. Aqui, como em ou-tras paragens do mundo, e um orgulho ver que sabemos levantar bem alto a bandeira e cantar bem alto o hino de Portugal, bem como sabemos honrar o nosso passado e perspectivar o futuro”, rematou.

FOTO

JTM

Quinta-feira, 11 de Junho de 201504 JTM | LOCAL

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

Portugueses são “elementos essenciais” em Macau, frisaAlexis TamO Secretario para os Assuntos Sociais e Cultu-ra, Alexis Tam, sublinhou o papel “essencial” desempenhado pela comunidade portuguesa em Macau, para alem das marcas que dei-xou na historia e no patrimonio da RAEM. “Uma coisa e certa. Todos nos pensamos [no Governo] que os portugueses são elementos essenciais para Macau”, afirmou Alexis Tam, em declarações a Radio Macau. O Secretario garantiu que o Governo da RAEM tem criado “as condições” para a comunidade portugue-sa se “sentir bem” no territorio e acrescentou que um dos importantes contributos dos por-tugueses pode passar agora pela formação de quadros para a criação de um Centro de Lin-gua Portuguesa. “Na minha pasta, estamos a prestar muita atenção a ideia de tornar Macau num centro de formação para a lingua portu-guesa. Além de ser uma língua oficial, poderá ser muito útil para o nosso papel de platafor-ma entre a China e os Paises de Lingua Portu-guesa. Por isso, o Governo esta a apostar e a investir realmente muitos recursos financeiros e humanos nessa area”, acrescentou.

FERNANDO GOMES REJEITA BOICOTE AO HASTEAR DA BANDEIRA

Conselheiros ausentes por “motivos profissionais”Na cerimónia de hastear da bandeira no edifício do Consulado foi notada a ausência de todos os conselheiros das comunidades portuguesas, Fernando Gomes, José Pereira Coutinho e Armando de Jesus. Fernando Gomes rejeita no entanto ter havido qualquer atitude de boicote por parte dos representantes do órgão consultivo do Governo Português

Motivos “profissionais” levaram ontem os mem-bros do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), Fernando Gomes, Jose Pereira Coutinho e

Armando de Jesus, a não marcar presença na cerimonia de hastear da bandeira no Consulado e na deslocação a gruta de Camões. A justificação é apresentada pelo presidente da Comissão Executiva do CCP, Fernando Gomes, que rejeita ter havido qualquer atitude de boicote ao evento.

“Não houve nenhum significado nessa ausência. Da minha parte, por ser um dia de semana, não foi possivel. Tive uma reunião profissional às nove da manhã. Falei com os outros conselheiros e foi tambem por motivos meramen-te profissionais que não estiveram lá”, afirmou Fernando Gomes, na recepção a comunidade na residência consular onde os representantes do orgão consultivo do Governo Português ja marcaram presença.

Fernando Gomes enalteceu o “valor simbolico” do 10 de Junho, sobretudo para as comunidades portuguesas que estão fora do pais. “Em Macau o 10 de Junho teve dois momentos, antes da transição de soberania e depois. De-pois da transição serve sobretudo para assinalar o dia de uma comunidade historica e ainda activa em Macau e que na nova realidade politica do territorio contribui para esta-bilidade e harmonia do mesmo”, referiu.

Numa entrevista recente ao JTM, a presidente da Casa

de Portugal, Amelia Antonio, alertou para o individualis-mo que caracteriza a comunidade portuguesa em Macau e, em contraste, para a união de outras comunidades. O diagnostico não colhe junto do ainda presidente do Conse-lho Permanente do CCP que considera que a comunidade lusa no territorio e “unida”. “Eu não noto essas divisões. Se calhar e preciso e perguntar a Dra. Amelia Antonio que tipo de união ela pretende. Tem algum caminho ou mapa de aproximação? Falar e facil, da nossa parte nos sempre nos sentimos unidos. E temos uma comunidade unida, não sei aquilo a que se refere. Se calhar o mundo dela não e o nosso”, acrescentou.

FOTO

JTM

FOTO

JTM

André Jegundo

Page 5: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JTM | LOCAL 05

Ung Vai Meng espera concretizar o alargamento da lista de património no próximo ano

Liane Ferreira

3,3 MILHÕES PARA COMEMORAR INCLUSÃO DE MACAU NA LISTA DA UNESCO

Lista do Património Cultural com 10 reforçosA lista do Património Cultural de Macau vai passar de 128 para 138 itens no próximo ano, já que os trabalhos de selecção de edifícios e monumentos a proteger estão na fase final. Por outro lado, Ung Vai Meng adiantou que as comemorações dos 10 anos do Centro Histórico de Macau como Património da Humanidade vão custar 3,3 milhões de patacas. Macau voltará também a celebrar o Dia do Património Cultural da China, destacando este ano a província de Henan

A pouco mais de um mês do 10º aniversário da classificação do Centro Historico de Macau como

Patrimonio Mundial, o presidente do Instituto Cultural (IC), Ung Vai Meng, adiantou que ja foram escolhidos mais 10 edificios e monumentos para a lista de Patrimonio Cultural.

“De 100 monumentos com potencial foram seleccionados 70 com mais valor e depois foram convidados especialistas estrangeiros e da China para avaliar es-ses elementos. Vieram quatro vezes, vi-sitaram os 70 locais e escolheram 10 com condições mais maduras”, disse Ung Vai Meng aos jornalistas, a margem da conferência de imprensa de apresenta-ção do programa comemorativo do 10º aniversario da inscrição do Centro His-torico de Macau na Lista do Patrimonio Mundial.

Explicando que estão a ser tratadas formalidades administrativas, como a descrição do monumento, inclusão da fotografia, descrição de materiais e tradução do documento, revelou que os trabalhos estão “na fase final e em breve” sera iniciado o requerimento de integração na lista do Patrimonio Cultu-ral. O processo terá de ficar concluído no prazo de um ano, tendo ainda de passar por consulta pública. Assim, o calenda-rio aponta para que no proximo ano a lista actual de 128 itens passe a ter 138.

Escusando-se a revelar os monumen-tos e locais de interesse seleccionados, Ung Vai Meng afirmou apenas que estão em causa edificios privados e religiosos.

Salientando que o processo de re-visão do rol de edificios protegidos e um procedimento de avaliação a longo prazo, Ung Vai Meng referiu que a lista continuara a ser alargada todos os anos. Porem, ressalvou que devido a Lei de Salvaguarda do Patrimonio Cultural, não e um processo tão simples como an-

teriormente.Quanto as escavações em Coloane,

adiantou que o IC ja recebeu o relatorio dos arqueologos envolvidos no projecto, esperando no final de Junho ter uma so-lução para o local e peças descobertas.

Ung Vai Meng comentou tambem o caso do hotel que David Chow quer er-guer na Doca dos Pescadores, tendo o presidente do IC reiterado a posição do organismo de recomendar um limite de 60 metros, embora voltando a recordar que o parecer não e vinculativo, pelo que a autoridade competente, ou seja a Direcção dos Serviços de Obras Públi-cas e Transportes, e que deve responder sobre o assunto. No entanto, não deixou tambem de sublinhar que cabe a todos seguir a lei.

3,3 milhões de patacaspara celebrar Centro Histórico

Para comemorar o 10º aniversario da inclusão do Centro Historico na Lista do Patrimonio Mundial, que segundo Ung Vai Meng se mantem como paisagem ca-

racteristica, cheia de vitalidade, “impe-rando sobre a cidade e testemunhando o desenvolvimento e mudanças de Ma-cau”, vão ser realizados 35 eventos, com um custo total de 3,3 milhões de patacas.

No programa destaca-se a entrada em funcionamento de um Centro de Informações na Fortaleza da Guia, este mês, seguindo-se em Julho a abertura ao público da exposição de Carpintaria de Lu Ban e em Agosto da Academia Jao Tsung-I. Esta tera em exibição pinturas e caligrafias doadas pelo professor Jao. Para Setembro fica a inauguração da Ci-nemateca “Paixão”, junto as Ruinas de São Paulo.

Alem de inaugurações de atracções e exposições, esta ainda programado um seminario internacional sobre conserva-ção do patrimonio cultural. Nesta oca-sião serão lançadas diversas obras, como a edição especial da Revista de Cultura sobre o aniversario e o livro de “Poemas de Zheng Guangying”.

Juntamente com o aniversario da classificação da Centro Histórico, o IC

ira tambem celebrar o Dia do Patrimo-nio Cultural da China, que este ano e dedicado ao patrimonio intangivel da provincia de Henan.

“Henan tem ricos recursos e longa historia, com muita experiência na salva-guarda do patrimonio imaterial e podem trazer a sua experiência. Macau e uma nova cidade em relação a salvaguarda e precisamos de aprender com os outros”, destacou Ung Vai Meng.

Assim, sera inaugurada a 13 de Junho uma exposição na praça leste do Galaxy com arte tradicional de Henan, incluin-do recortes de papel, bordados, colagens de hastes de trigo e fundição de espadas. As Ruinas de São Paulo irão receber a 13 e 14 de Junho uma demonstração de ar-tes marciais de Shao Lin , Tai Chi e opera.

Havera ainda lugar para uma pales-tra na Casa do Mandarim sob o tema “panorama geral dos trabalhos de pro-tecção do patrimonio cultural imaterial” de Henan, com os responsaveis pelos organismos de salvaguarda dessa pro-vincia.

DSSOPT cria comissão para renovação urbanaO Governo vai criar uma comissão específica para acompanhar a renovação urbana, revelou o director da DSSOPT. Li Canfeng garantiu que vai estudar os diplomas necessários para poder avançar com a respectiva legislação

Li Canfeng, director dos Serviços dos Solos, Obras Públicas e Transportes (DSSOPT), reve-lou ontem que o Governo planeia criar uma co-

missão específica para acompanhar a concretização do conceito de “renovação urbana”. Numa resposta ao deputado Si Ka Lon, o director da DSSOPT explicou que a comissão vai ainda ocupar-se das soluções fis-cais, da proporção das propriedades para a reconstru-ção e do planeamento urbanistico, entre outras areas. A comissão vai efectuar estudos para encontrar solu-ções viaveis e exequiveis para promover a renovação urbana no territorio.

Foi mencionado ainda que o conceito de renovação urbana visa melhorar o ambiente, apoiando o desenvol-

vimento sustentavel da cidade. Li Canfeng garantiu que apos a sua criação, a comissão vai auscultar opiniões da população.

Na interpelação escrita, Si Ka Lon recordou que o pla-no de remodelação dos bairros antigos foi apresentado ha uma decada, porem, mesmo no âmbito das últimas Linhas da Acção Governativa (LAG), o Governo não apresentou muitos conteúdos concretos sobre a remode-lação dos bairros antigos.

De acordo com a “Ou Mun Tin Toi”, o presidente da União Geral das Associações dos Moradores de Macau considera que a renovação urbana e um conceito mais abrangente do que a remodelação dos bairros antigos, indicando ainda que o Executivo deve avançar com a legislação em primeiro lugar. Na sua opinião, ha muitos edificios que enfrentam algum perigo, pelo que devem ser tratados com urgência. Simultaneamente, devem ser

revistas as exigências para avançar com a reconstrução.Para Leong Heng Kao, ainda que alguns proprieta-

rios não concordem com a reconstrução, atraves do pa-gamento de uma indemnização razoavel, pode avançar--se com a reconstrução dos edificios.

O fundador da Associação da Avaliação da Proprie-dade de Macau, Leong Keng Seng, defende que o di-ploma da remodelação dos bairros antigos foi discutido durante muitos anos, sem nunca ter passado na votação em especialidade. O mesmo responsavel frisou que a comissão deverá definir as leis com base nesse diploma.

Na sua opinião, a reconstrução dos predios deve ser dividida em duas partes, a primeira para os edificios de pequena dimensão, devendo a reconstrução ser liderada pelos proprios proprietarios. Quanto aos predios com grande dimensão, a sua reconstrução deve ser responsa-bilidade do Executivo.

Viviana Chan

FOTO

JTM

Page 6: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 201506 JTM | LOCAL

FOTO

ARQ

UIVOCaso de corrupção eleitoral

com sentença em JulhoSete testemunhas foram ouvidas na última sessão do julgamento de um caso de corrupção eleitoral no qual estão envolvidos dois elementos de uma associação à qual pertencem os deputados Chan Meng Kam, Si Ka Lon e Song Pek Kei

O Tribunal Judicial de Base ira proferir a 17 de Julho a sentença de um

caso suspeito de corrupção nas eleições legislativas de 2013. De acordo com a imprensa em língua chinesa, foi confirmado que os dois suspeitos oferece-ram transporte e comida gratui-ta a varias pessoas. Ainda que não tenha sido possivel identi-ficar o autor de uma chamada a convidar um funcionario do Comissariado Contra a Corrup-ção (CCAC) a votar, o principal suspeito, de apelido Ho, com 64 anos, funcionario da Aliança de Povo de Instituição de Macau, ordenou a segunda arguida que o fizesse.

A lista envolvida no caso per-tence a Associação dos Cidadãos Unidos de Macau e foi a que ob-teve o maior número de votos nas eleições de 2013, conquis-tando três lugares no Hemiciclo: Chan Meng Kam, Si Ka Lon e Song Pek Kei.

Segundo o jornal “Ou Mun”, na última audiência foram ou-vidas mais sete testemunhas. Dois colegas do arguido princi-pal indicaram que todos os fun-cionarios da associação tiveram acesso ao texto informando-os do serviço de transporte ate as

zonas de voto, negando, porem, a oferta de refeições.

No entanto, o juiz levantou algumas questões nesse âmbito, ja que alguns eleitores que mo-ravam perto de assembleias de voto receberam indicações para se dirigir a restaurantes. Uma testemunha disse que se tratava de uma escolha pessoal.

O advogado do principal ar-guido alega que apenas cerca de 10 testemunhas denuncian-do a oferta de refeições no dia das eleições, quando a associa-ção contactou mais de dois mil membros. Disse ainda ter dú-vidas quanto ao envolvimento da segunda arguida, de 67 anos. Ja o principal suspeito alegou que trabalha como professor ha mais de 30 anos, estando pro-ximo da reforma, pelo que não teria quaisquer motivos para infringir a lei.

TRIBUNAL DE LAS VEGAS VAI ANALISAR PEDIDOS

“Guardian” e ONG querem ver documentos do caso JacobsO “The Guardian” e a organização sem fins lucrativos “Campaign for Accountability” querem aceder aos documentos do caso Jacobs para investigar as relações comerciais entre a Sands China e grupos criminosos chineses

Duas organizações solicitaram ao tribu-nal que vai julgar o caso que opõe a Las Vegas Sands a Steven Jacobs que permi-

ta o acesso aos documentos que alegadamente revelam as relações comerciais entre a compa-nhia norte-americana e supostos responsaveis de seitas chinesas. O grupo “Guardian News & Media”, proprietario do jornal britânico “The Guardian”, e a organização sem fins lucrativos “Campaign for Accountability” foram as enti-dades responsaveis pelos pedidos.

O “The Guardian” reivindica o direito de aceder aos documentos com base na primeira emenda da Constituição americana que pro-tege a liberdade de expressão e de imprensa. Em causa estão os relatorios compilados por Steve Vickers, antigo comandante da “crimi-nal intelligence unit” da “Royal Police” de Hong Kong. “Embora este caso esteja relacio-nado com uma situação de despedimento sem justa causa, os argumentos apresentados no decurso do processo foram muito para alem do habitual numa disputa laboral, envolven-do materias de elevado interesse público que incluem acusações de corrupção e ligações ao crime organizado na China”, refere a moção

apresentada a juiza e citada pela imprensa americana.

O grupo “Campaign for Accountability”, por seu turno, alegou que o acesso aos do-cumentos serve o interesse público para per-ceber em que medida o patrão da Las Vegas Sands, Sheldon Adelson, tera usado “dinheiro adquirido atraves de actividades criminosas em Macau para fazer contribuições” para as campanhas eleitorais de candidatos a cargos públicos nos EUA.

Nas audiências judiciais, Jacobs garantiu existirem relatorios sobre alegadas associações da Sands China ao crime organizado chinês e que podem expor a empresa a “graves proble-mas politicos e legais”.

Outro relatorio que a Sands queria manter fora do tribunal incide, segundo a Bloomberg, numa investigação a Cheung Chi Tai, suposto membro de uma seita de Hong Kong com li-gações a salas VIP de Macau. Registos de um Tribunal de Hong Kong indicam que Cheung era um dos proprietarios do grupo Neptune, companhia cotada na Bolsa que investiu em operadores “junkets”. O relatorio anual de 2014 confirma que a empresa geriu salas VIP em casinos da Sands China.

Em declarações ao tribunal, tanto Adelson como Leven voltaram a negar tais acusações.

Adelson enfrenta mais uma complicação jurídica

1ª Vez “JTM” - 11 de Junho de 2015

TRIBUNAL JUDICIAL DE BASE JUÍZO CÍVEL ANÚNCIO

2ª Vez

Proc. Execução Ordinária nº CV1-14-0108-CEO 1° Juízo Cível

Exequente: BANCO OCBC WENG HANG, S.A., com sede da pes-soa colectiva, sito na Avenida Almeida Ribeiro nos. 221 a 241, de Ma-cau, sob registo comercial nº 376(SO) inscrito na Conservatória dos Registos Comercial e de Bens Móveis. Executada: LO IAN NEI, feminina, solteira, portadora do Bilhete de Identidade de Residente de Macau nº 513xxx4 (6), com última residência conhecida em Macau na Rua Central da Areia Preta, nº 602, “Wan Yu Tin Ha”, Bl. II, 9º andar D, ora ausente em parte incerta.

FAZ-SE SABER que pelo 1º Juízo Cível do Tribuna Judicial de Base da R.A.E.M., correm éditos de TRINTA DIAS, contados a partir da segunda e última publicação do presente anúncio, citando a exe-cutada, supra identificada, para, no prazo de VINTE DIAS, findo o dos éditos, deduzir oposição à execução acima indicada, ou pagar ao exequente a quantia de dezassete mil oitenta Patacas e trinta e dois avos (MOP17.080,32), adicionando os juros vicendos, cuja taxa de juro anual de 6%, a contar a partir de 05/09/2014, mais responsabili-za o pagamento das custas, imposto de selo, etc. ou, em alternativa, nomear bens suficientes à penhora, sob a pena de, não o fazendo, ser devolvido ao exequente o direito de nomeação, seguindo-se os demais termos até final, tudo conforme melhor consta do requerimento inicial, cujo duplicado se encontra nesta secretaria à disposição do citando.

E ainda que não é obrigatória a constituição de advogado caso seja deduzida oposição.

RAEM, 6 de Maio de 2015.

A Juiz de Direito,Ana Meireles

O Escrivão Judicial Principal,Cheang U Wai

“JTM” - 11 de Junho de 2015

TRIBUNAL JUDICIAL DE BASE JUÍZO CÍVEL

ANÚNCIO

2ª Vez “JTM” - 11 de Junho de 2015

TRIBUNAL JUDICIAL DE BASE JUÍZO CÍVEL

ANÚNCIO

Viviana Chan

FOTO

ARQ

UIVO

André Jegundo

Page 7: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JTM | LOCAL 07

FOTO

JTMInês Almeida

VOGAIS PREOCUPADOS COM IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Escola com 50 metros de altura “é um desafio”A construção de um estabelecimento de ensino que pode atingir os 50 metros de altura, junto à igreja de Nossa Senhora de Fátima, está a preocupar os vogais do Conselho do Planeamento Urbanístico. Em causa está não só a falta de espaços exteriores para os jovens naquela zona como também os potenciais efeitos do edifício na visibilidade da igreja

Depois de ter sido apresentado em sede do Conselho do Pla-neamento Urbanistico (CPU),

o projecto de construção de uma es-cola que pode atingir os 50 metros de altura na Rua de Lei Pou Ch’ôn, os vogais do orgão mostraram-se preo-cupados não apenas com a falta de espaço exterior para os jovens mas tambem com o impacto do projecto na visibilidade para a Igreja de Nossa Senhora de Fatima.

O primeiro a demonstrar inquie-tações foi Lam Iek Chit, sublinhando que “as crianças precisam de sol e ar fresco”, pelo que e necessario respei-tar o indice de ocupação, sob pena de os jovens não receberem “luz solar su-ficiente”.

Ja Rui Leão frisou que construir uma escola com a altura proposta “e um desafio para Macau”, salientando ainda que devia haver criterios para a distribuição de espaços exteriores que possam ser aproveitados pelos jo-vens. “O que se vê em Macau são es-colas com espaços exteriores extrema-mente inadequados e inapropriados por não haver exigências de espaços exteriores. Ha uma falha”.

O arquitecto relembrou ainda que numa das parcelas do terreno desti-

nado ao estabelecimento de ensino encontra-se a Igreja de Nossa Senho-ra de Fatima. “Eu acho estranho que não seja pedido um estudo sobre esta igreja e sobre o patrimonio que la esta. Isso e muito grave porque esta a pôr-se em risco uma igreja que tem algum valor”.

“Equilíbrio de forças”em via junto a templo

No âmbito do debate sobre a aber-tura de uma via na Rua do Pastor, junto ao Templo de Kun Iam, os vo-gais do CPU mostraram-se reticentes quanto a proposta, devido as poten-ciais consequências na atmosfera do templo. Assim, varios responsaveis sugeriram o alargamento da Aveni-da Coronel Mesquita, por oposição a abertura de uma nova faixa.

No seu parecer, o IC referiu que o Templo de Kun Iam e um elemen-to muito importante do Patrimonio de Macau, pelo que, ao abrir-se uma nova via, a mesma deve construir-se “a uma certa distância, para manter o corredor visual”.

Rui Leão acredita que o facto de a via não estar aberta “e um equilibrio de forças” que demonstra a impor-tância do Templo de Kun Iam para o territorio.

Na mesma linha de raciocinio, Lam Iek Chit considera que na zona

em causa há já acessos suficientes, não acreditando que seja necessaria a abertura de uma nova via.

Por outro lado, Wu Chio Kit afir-

ma que o elevado número de escolas nas redondezas e o trânsito que estas originam justifica a abertura de uma nova faixa.

Raimundo do Rosário não confirma casino em Seac Pai VanQuestionado ontem pela imprensa chinesa, o Secretario para os Transportes e Obras Públi-cas não confirmou nem desmentiu informa-ções que davam conta da construção de um casino em Seac Pai Van. “Seac Pai Van tera um hotel, mas não sabemos se vai incluir um ca-sino”, afirmou Raimundo do Rosário. “Num curto prazo” de tempo, a planta de condições urbanisticas correspondente ao projecto em causa sera analisada em sede de Conselho de Planeamento Urbanistico (CPU), garantiu ainda. O Secretario sublinhou a que a planta do empreendimento “não inclui um espaço destinado ao jogo”, ressalvando, ainda assim, que o facto de não estar presente na planta “não significa que o hotel não vá ter” salas de jogo. O Secretario relembrou tambem que, no âmbito da discussão de projectos no seio do CPU, e desenvolvida uma recolha de opiniões com a duração de 15 dias.

RUI LEÃO PEDE “PLANO MAIS ABRANGENTE” PARA A ZONA

Terreno vazio em São Lázaro continua a gerar discórdiaUm terreno junto à Estrada do Cemitério continua a ser motivo de debate no Conselho do Planeamento Urbanístico. Na reunião de ontem foram sugeridas novas soluções, como o seu aproveitamento para a criação de uma nova sede do Instituto da Acção Social ou a utilização do espaço subterrâneo

Apos terem sido sugeridas soluções para o aprovei-tamento de um terreno junto a Estrada do Cemi-terio, como a criação de um jardim ou um parque

de estacionamento, os vogais do Conselho do Planeamento Urbanistico (CPU) voltaram a propor alternativas para a boa utilização do espaço em causa.

Visto que o Instituto Cultural (IC), durante a reunião anterior, insistiu em manter o espaço vazio, Wu Chio Kit questionou se seria possivel utilizar o subsolo. “O IC ja ex-plicou porque quer o terreno vazio, mas sera que o proprie-tario pode usar a parte subterrânea?”

Ja Ieong Tou Hong sugeriu a construção de um edificio “semelhante a Casa Azul” - sede do Instituto de Acção So-cial (IAS) - que, na sua opinião “se enquadrava na zona” e resolvia o problema de falta de espaço que o IAS enfrenta. “Existindo este terreno sera que o Governo pode construir um edificio para o Instituto de Acção Social, semelhante a Casa Azul, para atenuar a escassez de espaço sentida?”.

Apos uma breve explicação do IC quanto as intenções de manutenção do lote desocupado, Rui Leão referiu a ne-cessidade de delinear “um plano de ocupação mais abran-gente” para o espaço público entre a Praça do Tap Seac e as Ruinas de São Paulo.

O arquitecto chamou ainda a atenção para o “acesso sem criterio” de autocarros de turismo a zona do Centro Historico, sublinhando que zonas como a Rua de São Paulo

e a Rua da Palha “estão a rebentar pelas costuras”. No âmbito do acesso dos autocarros ao Centro Historico,

Wu Chio Kit lembrou que o Governo entendeu em tempos que essas viaturas deviam ficar estacionadas junto à Estra-da do Cemiterio, sendo os turistas aconselhados a percorrer a pe o caminho ate as Ruinas de São Paulo. Porem, subli-nhou, “os acessos pedonais são muito maus. Assim, com este terreno, as vias para os peões podem ser alargadas”.

O Secretario para os Transportes e Obras Públicas, Rai-mundo do Rosario, garantiu que as varias soluções apre-sentadas serão debatidas num encontro entre o proprietario do terreno e a Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públi-cas e Transportes. I.A.

FOTO

ARQ

UIVO

FOTO

ARQ

UIVO

Vogal propôs edifício similar à Casa Azulpara lote vazio na zona de São Lázaro

Escola com 50m de altura suscitou preocupações no Conselho de Planeamento Urbanístico

Page 8: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 201508 JTM | LOCAL

Direcção dos Serviços de Turismo

Mandado de Notificação Nº 395/AI/2015

--Atendendo à gravidade para o interesse público e não sendo possível proceder à respectiva notificação pessoal, pelo presente notifique-se o infractor LAM SOI KAI, portador do Bilhete de Identidade de Residente Permanente da RAEM n.° 50456xxx, que na sequência do Auto de Notí-cia n.° 114/DI-AI/2012 levantado pela DST a 26.10.2012, e por despacho da signatária de 04.06.2015, exarado no Relatório n.° 446/DI/2015, de 18.05.2015, nos termos do n.°1 do artigo 10.° e do n.°1 do artigo 15.°, ambos da Lei n.° 3/2010, lhe foi determinadaa a aplicação de multa de $200.000,00 (duzentas mil patacas), por controlar a fracção autónoma situada na Rua do Terminal Marítimo nos 93-103, Edf. Centro Internacio-nal de Macau, bloco IV, 10° andar F, Macau onde se prestava alojamento ilegal. --O pagamento voluntário da multa deve ser efectuado no Departamento de Licenciamento e Inspecção destes Serviços, no prazo de 10 dias, con-tado a partir da presente publicação, de acordo com o disposto no n.° 1 do artigo 16.° da Lei n.° 3/2010, findo o qual será cobrada coercivamente através da Repartição de Execuções Fiscais, nos termos do n.° 2 do artigo 16.° do mesmo diploma. --Da presente decisão cabe recurso contencioso para o Tribunal Adminis-trativo, conforme o disposto no artigo 20.º da Lei n.º 3/2010, a interpor no prazo de 30 dias, conforme estipulado na alínea a) do n.° 2 do artigo 25.° do Código do Processo Administrativo Contencioso, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 110/99/M, de 13 de Dezembro. --Há lugar à execução imediata da decisão caso esta não seja impugnada. --O processo administrativo pode ser consultado, dentro das horas normais de expediente, no Departamento de Licenciamento e Inspecção desta Di-recção de Serviços, sito na Alameda Dr. Carlos d’Assumpção n.os 335-341, Edifício “Centro Hotline”, 18.° andar, Macau. --Direcção dos Serviços de Turismo, aos 4 de Junho de 2015.

A Directora dos Serviços,Maria Helena de Senna Fernandes

1ª Vez

Proc. Execução Ordinária nº CV1-15-0002-CEO 1° Juízo Cível

Exequente: Hoi Chun I, sexo feminino, maior casada, de nacionali-dade chinesa, titular do Bilhete de Identidade de Residente Perman-ente da R.A.E.M. e residente em Macau. Executado: FONG KAM SON, do sexo masculino, maior, de nacio-nalidade chinesa, titular do Bilhete de Identidade de Residente Perma-nente da R.A.E.M. e residente em Macau, ora ausente em parte incerta.

FAZ-SE SABER que pelo Tribuna Judicial de Base da R.A.E.M., correm éditos de TRINTA DIAS, contados a partir da segunda e úl-tima publicação do anúncio, citando o EXECUTADO, supra identi-ficada, para, no prazo de VINTE DIAS, findo o dos éditos, pagar a dívida exequenda ao exequente no montante de MOP$3.100.158,90 (Três Milhões, Cem Mil, Cento e Cinquenta e Oito Patacas e No-venta Avos), juros e custas, ou nomear bens à penhora, ou, que-rendo, deduzir oposição à execução no mesmo prazo, sob a pena de se considerar devolvido ao exequente o direito de nomeação de bens à penhora, tudo como melhor consta da petição inicial, cujo duplicado se encontra nesta secretaria à disposição do citando.

E ainda que é obrigatória a constituição de advogado caso seja deduzida oposição (art.º 74º do C.P.C.).

Aos 06 de Junho de 2015.

A Juiz de Direito,Ana Meireles

O Escrivão Judicial Principal,Lei Ka Lou

“JTM” - 11 de Junho de 2015

TRIBUNAL JUDICIAL DE BASE JUÍZO CÍVEL

ANÚNCIO

felicita a

Comunidade Portuguesa

por ocasião do

Dia de Portugal,

de Camões

e das Comunidades

Portuguesas

REGISTOS CONCENTRADOS NO JOGO

Elogios à RAEM nas patentesConsiderando que as autoridades locais, nomeadamente os Serviços de Economia, têm executado bem as suas funções em termos de patentes industriais, o presidente da Associação de Advogados de Patentes da Ásia em Macau nota que este sector é preenchido maioritariamente por registos no sector do jogo

Numa era cada vez mais globalizada e em que a propriedade intelectual e um topico crucial, o presidente da

Associação de Advogados de Patentes da Ásia (APAA, na sigla inglesa) em Macau, Nuno Sardinha da Mata, considera que a RAEM tem trabalhado bem na area das pa-tentes.

“Em Macau, como não existe uma in-dústria muito grande, o tipo de patentes que tem sido registado na sua maioria tem tudo a ver com a area do jogo, nomeada-mente maquinas de jogo, circuitos electro-nicos”, afirmou, acrescentando que a Direc-ção dos Serviços de Economia (DSE) esta a trabalhar de forma positiva nesta area. Se-gundo disse, tal deve-se tambem ao facto da DSE se servir de outros gabinetes com mais capacidade para apreciar as patentes, como e o caso do Gabinete de Patentes de Pequim.

Recordando que o registo de patentes tem como objectivo proteger uma invenção, de forma a que ninguem possa, durante um periodo de tempo, fabricar sem autorização do inventor, destacou que as patentes são importantes em função do quadro econo-mico regional.

Dai que a expansão da indústria do jogo nos últimos anos tenha levado os responsa-veis do sector do jogo a terem interesse em

proteger essas patentes, contribuindo para o aumento de registos.

Em termos de protecção dos direitos dos inventores, o presidente da APAA no-tou que e uma questão dependente dos in-teressados, pois são eles que necessitam de recorrer as autoridades para protegerem os seus direitos. No entanto, tambem nesta areas, as autoridades têm solucionado bem os problemas existentes.

Por sua vez, Gonçalo Cabral, jurista es-pecializado nesta área, afirmou que a lei de propriedade intelectual envolve alguma complexidade, porque esta limitada por outras jurisdições, obrigando a navegação pelas mesmas. Para alem disso, a protecção de direitos intangiveis exige muito trabalho e dinheiro, destacou.

Nuno Sardinha da Mata liderou ontem um workshop na Fundação Rui Cunha que marcou o final do primeiro curso da acade-mia da formação da APAA. Esta actividade foi menos tecnica, com temas de interesse geral ligados aos direitos do inventor, pois foi aberta a comunidade.

Reunindo profissionais de jurisdições asiaticas, incluindo Indonesia, Filipinas, Hong Kong e Tailândia, o workshop de quatro dias decorreu na RAEM devido a fa-cil acessibilidade do territorio. L.F.

FOTO

JTM

Workshop na Fundação Rui Cunha assinalou final de curso sobre patentes

ESTUDO PRONTO ATÉ AO FINAL DO ANO

Planeado sistema de alerta de viagensMaria Helena de Senna Fernandes revelou que o Gabinete de Gestão de Crises do Turismo está a estudar um sistema de alerta de viagens, para avisar os residentes de locais de perigo

Os recentes casos de Sindro-me Respiratoria do Medio Oriente (MERS, na sigla in-

glesa) na Coreia do Sul e a revisão do nivel de alerta para “elevado”, que levou o Gabinete de Gestão de Crises do Turismo (GGCT) a instar os residentes de Macau a evitarem visitas aquele pais, mostraram que a RAEM não possui um sistema de alerta de viagens como Hong Kong. Porem, este mecanismo esta em fase de estudo. “Ja estava den-tro do nosso plano de acção. Es-tamos a fazer um estudo interno para ver qual a melhor forma, se seguimos o sistema de Hong Kong em termos de cores de alerta ou um mais adequado a nossa situa-ção”, afirmou ontem Maria Hele-na de Senna Fernandes, directora dos Serviços de Turismo (DST).

Salientando que e necessario averiguar se e necessario um re-gulamento ou diploma legal ou se bastara um sistema semelhante ao utilizado com os tufões, a directo-ra avançou que o estudo a nivel interno devera estar pronto para recomendação até ao final do ano. “Estamos a estudar esse sistema porque os operadores turisticos e seguradoras acham que se tiver-mos um sistema parecido com o de Hong Kong podem introduzir outros produtos mais adequados a situação”, a responsavel, recor-dando que são emitidos comuni-cados de imprensa para alertar a população.

“Formações”em restaurantes coreanos

Com vista a fortalecer os conhe-cimentos sobre o coronavirus MERS dos cidadãos coreanos que vivem no territorio, os Serviços de Saúde têm vindo a efectuar deslocações a diversos restaurantes coreanos. A iniciativa tem como objectivo “di-vulgar junto da comunidade co-reana informações e orientações de saúde” para que tenham atenção “na observação das medidas pre-ventivas em caso de necessidade absoluta de deslocação a Coreia do Sul”, refere o organismo.

O coronavirus MERS ja matou nove pessoas na Coreia do Sul, tendo sido confirmados 13 novos casos. O pais regista agora 108 pessoas diag-nosticadas desde 20 de Maio, data em que foi detectado o primeiro caso. A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, decidiu ontem cancelar a visita oficial aos Estados Unidos onde iria reunir com Barack Obama devido ao surto MERS no pais asiatico.

L.F.

FOTO

JTM

Maria Helena de Senna Fernandes espera ter o sistema pronto até ao final do ano

Page 9: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JTM | LOCAL 09

Liane Ferreira

Gonçalo Cabral assume ter“receio de legislações que penalizam o trabalho de alguém”

QUESTIONADA UTILIDADE DE DIPLOMAS PENALIZADORES DE PROFISSÕES

Legislação do erro médico pode retrair profissionaisO jurista Gonçalo Cabral considera que os diplomas que criminalizam o trabalho, como é o caso do erro médico, podem levar os profissionais a retraírem-se, questionando por isso a utilidade deste tipo de enquadramento legal

A questão da criminalização do erro medico, em debate na Assembleia Legislativa, con-tinua a causar alguma agitação, sobretudo

numa altura em que diversas associações medicas do territorio têm contestar a decisão, entretanto anulada do Tribunal de Segunda Instância, de con-denar dois medicos do Hospital Kiang Wu por ne-gligência e erro no diagnostico. Nesse contexto, o jurista Gonçalo Cabral não vê utilidade nesse tipo de criminalização, considerando que pode levar os profissionais a retraírem-se.

“Tenho receio destas legislações que penalizam o trabalho de alguem”, confessou ao JORNAL TRIBU-NA DE MACAU, explicando que o Codigo Civil ja inclui normas de responsabilização, para alem de que não ha nenhum medico ou advogado que não erre.

“É preocupante criar legislações para punir al-guem que provavelmente deu o seu melhor e fez o melhor que sabe”, afirmou, notando que este tipo de legislação que “esta na moda”, mas não tem a certeza que seja útil.

Na sua opinião, que ressalvou não ser especiali-

zada sobre o assunto em concreto, por um lado, não se pode exigir a perfeição as pessoas e, por outro, este género de legislação pode levar os profissionais a “retrairem-se”. “Quem diz medicos, diz advoga-dos ou juizes que podem ser sancionados”, frisou o jurista e assessor do Secretario para a Economia e Finanças.

Gonçalo Cabral mostra-se favoravel a sanções em casos de erro grosseiro, no entanto, não deixa de questionar qual seria a fronteira entre erros ligeiros e grosseiros.

De acordo com as últimas informações relativas ao dossier do erro medico, a comissão de avaliação seria composta por medicos internacionais, porem, para Gonçalo Cabral esse facto e indiferente, por-que, segundo explicou, os profissionais continuarão a ser julgados pelos seus pares, por usar uma es-tratégia diferente. Assim, exemplificou com o caso de uma pessoa que procure a ajuda de advogados e dois diferentes, que podem tambem ter modos dis-tintos de abordar a situação.

Associação de Cirurgiatambém contesta decisão de juízes

Na linha da posição assumida por varias asso-

FOTO

JTM

Rm. 1907, 19/F, AIA Tower, Nºs. 251A-301, Avenida Commercial de Macau

(opposite to New Yaohan and Grand Emperor Hotel)

ICQ dental team is a group of dental specialists with internationally recognized qualifications.

We provide all range of dental services:− Oral examination and radiology investigation− Restorative and Cosmetic Dentistry− Children Dentistry− Orthodontic Treatment− Oral and Dental implant Surgery– Endodontic Treatment− Periodontal Treatment− Emergency Treatment

We are committed to deliver high quality dental services with personalized care. We ensure the highest level of infection control.

Website: www.icqoral.com E-mail: [email protected]: www.facebook.com/icqoralConsultation by Appointment Office hour:

10:00 - 19:00Close on Sun, Tue and Public Holiday

Tel: (853)28373266 Fax: (853)28356483

Cíntia Rebeca da Silva Pedruco

A família enlutada de Cíntia Rebeca da Silva Pedruco

cumpre o doloroso dever de informar familiares e amigos que este ente querida

faleceu após doença prolongada.

A missa realizar-se-á hoje dia 11 de Junho pelas 20:00 horas

na casa funerária católicaDeixa filha Julia G. da Silva Pedruco Lin,

irmãos Yvonne, Gabriel, Luis, Virgilio, Luisa e Silvia.

A familia enlutada agradece antecipadamente a todos quantos

desejam associar-se a este piedoso acto.

Paz à sua alma

Execução por Alimentos nº FM1-14-0333-CPE Juízo de Família e de Menores

Exequente: IAO CHONG MAN (邱聰敏), de sexo feminino, nacionali-dade chinesa, residente em Macau, na Rua do Canal Novo, Edif. Kam Hoi San, Bloco 11, 7º andar B, Macau. Executado: LI WU FAN (李烏翻), do sexo masculino, de naciona-lidade chinesa, residente em Hong Kong, 香港九龍觀塘裕民坊74號4

樓,ora ausente em parte incerta.Faz-se saber que nos autos acima indicados são citados os cre-

dores desconhecidos do executado para, no prazo de quinze dias, que começa a correr depois de finda a dilação de vinte dias, con-tada da data da segunda e última publicação do anúncio, recla-mar o pagamento dos seus créditos pelo produto dos bens pe-nhorados sobre que tenham garantia real e que são os seguintes:

Bens penhorados Saldos bancários de LI WU FAN (李烏翻), são os seguintes:

1) Bank of China, de conta nº 21-12-61-000037 強, no valor de..... MOP$360,800,00.

Macau, aos 29 de Maio de 2015.

A Juiz,Kan Cheng Ha

O Escrivão Judicial Adjunto,Lao Lan Cheng

TRIBUNAL JUDICIAL DE BASE JUÍZO DE FAMÍLIA E DE MENORES

ANÚNCIO

1ª Vez “JTM” - 11 de Junho de 2015

Cibernauta promove peditório para anúncio a contradizer médicos

Um cibernauta, que se identifica como In Kuong Chu, decidiu realizar um peditório, através do Facebook, para alegadamente poder publicar um anúncio na imprensa em sinal de descontentamento contra os re-centes anúncios de associações de médicos que contestam a decisão do Tribunal de Segunda Instância de condenar dois médicos do Kiang Wu. O promotor do peditório considera que esses anúncios são uma ten-tativa de desafiar a decisão judicial em relação a um erro médico. Em declarações ao JORNAL TRIBUNA DE MACAU, In Kuong Chu afirmou que o peditório tem como finalidade comprar publicidade em três ou quatro publicações de língua chinesa, como o “All About Macau” ou “Son Pou”. V.C.

ciações do sector, o presidente da Associação de Cirurgia de Macau, Chu Man Lap, tambem se ma-nifestou ontem desagradado com a decisão do Tri-bunal de Segunda Instância.

No programa da manhã da “Ou Mun Tin Toi”, Chu Man Lap afirmou que a onda de contestação da última semana não tem como objectivo contestar o sistema juridico, mas alertar a sociedade para um problema criado pela decisão na relação entre o me-dico e paciente, que podera ser deteriorada, como muitas outras associações tambem defendem.

De acordo com o mesmo responsavel, muitos medicos estão preocupados com a possibilidade de serem acusados de falha de diagnostico e punidos perante a lei, por um acto que e parte integrante do seu trabalho.

Com a Lei do Erro Medico a ser discutida em sede de comissão na Assembleia Legislativa, Chu Man Lap defende que os mecanismos de salvaguar-da dos profissionais devem ser garantidos. Neste ponto, considera que a Autoridade Monetaria de Macau pode auxiliar no caso do estabelecimento de um seguro medico. Segundo sublinhou, a legislação protege maioritariamente os cidadãos.

Page 10: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

10 JTM | LOCAL Quinta-feira, 11 de Junho de 2015

III ENCONTRO DA COMUNIDADE JUVENIL MACAENSE ARRANCA A 17 DE JUNHO

Esperado número recorde entre jovens da diásporaO III Encontro da Comunidade Juvenil Macaense, que irá decorrer entre 17 e 23 de Junho, vai juntar este ano cerca de 50 representantes das 12 Casas de Macau espalhadas pelo mundo. No programa da iniciativa constam várias actividades, havendo desejo dos organizadores em dar a conhecer “um bocadinho das três principais culturas que distinguem Macau do resto”

Pedro André Santos

Ao longo de sete dias, cerca de 50 representantes das 12 Casas de Macau espalhadas pelo mundo estarão na RAEM para partici-par numa serie de actividades por ocasião do III Encontro da

Comunidade Juvenil Macaense, uma iniciativa que procura fortalecer “o sentimento de ligação a Macau”, permitindo aos participantes “ter uma visão mais moderna” do territorio”.

A edição deste ano promete atingir um número recorde em termos de participação, esperando-se a vinda de mais pessoas da diaspora. “Estamos bastante satisfeitos com o número de participantes, apoia-mos três por cada Casa, mas ficamos bastante contente por saber que cada uma tera mais representantes que serão responsaveis pelos pro-prios custos. Acho que e um sinal for de que o encontro e um evento que realmente e bastante importante para as casas da diaspora”, refe-riu Duarte Alves ao JORNAL TRIBUNA DE MACAU.

“O encontro conta com varias actividades que foram pensadas para criar uma ligação forte entre os representantes dessas Casas de Macau com a comunidade macaense local. Vamos mostrar um bocadinho das três principais culturas que distinguem Macau do resto, temos activi-dades em que vamos dar a conhecer um bocadinho melhor a cultura portuguesa, a chinesa e, obviamente, a cultura macaense”, acrescentou o presidente da Associação dos Jovens Macaenses (AJM), referindo, a titulo de exemplo, o workshop de comida macaense e lingua maquista ou a aquisição de conhecimentos sobre dança folclorica portuguesa. “Temos, como de costume, um debate entre a nossa comunidade, a que vive em Macau e fora, para discutir os varios assuntos a volta da comunidade jovem macaense, e divulgar e manter as nossas raizes”, Duarte Alves.

Incluido tambem no programa esta uma visita a Ilha da Montanha e a Zhong Shan, organizada com ajuda do Gabinete de Ligação do Go-verno Central em Macau, “dando oportunidade a estes jovens de co-nhecerem a região de Cantão”, refere um comunicado da AJM.

As varias actividades inseridas no programa contam com a ajuda e apoio de varias associações locais, como a Associação de Orientação de Macau e Associação de Barcos de Dragão de Macau, uma tradição desportiva do territorio que esta tambem inserida no programa provi-sorio da AJM. “Macau de hoje tem a imagem de ser um Macau muito

comercial, muito a volta do jogo, mas temos varias actividades em que estamos a experimentar um Macau diferente”, concluiu Duarte Alves.

O III Encontro da Comunidade Juvenil Macaense, organizado numa parceria pelo Conselho das Comunidades Macaenses e Associa-ção dos Jovens Macaenses, realiza-se entre 17 e 23 de Junho.

Último encontro de jovens macaenses decorreu em 2013

Page 11: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

JTM | LOCAL 11

FOTO

JTM

Quinta-feira, 11 de Junho de 2015

III ENCONTRO DA COMUNIDADE JUVENIL MACAENSE ARRANCA A 17 DE JUNHO

Esperado número recorde entre jovens da diásporaO III Encontro da Comunidade Juvenil Macaense, que irá decorrer entre 17 e 23 de Junho, vai juntar este ano cerca de 50 representantes das 12 Casas de Macau espalhadas pelo mundo. No programa da iniciativa constam várias actividades, havendo desejo dos organizadores em dar a conhecer “um bocadinho das três principais culturas que distinguem Macau do resto”

comercial, muito a volta do jogo, mas temos varias actividades em que estamos a experimentar um Macau diferente”, concluiu Duarte Alves.

O III Encontro da Comunidade Juvenil Macaense, organizado numa parceria pelo Conselho das Comunidades Macaenses e Associa-ção dos Jovens Macaenses, realiza-se entre 17 e 23 de Junho.

Último encontro de jovens macaenses decorreu em 2013

FOTO

ARQ

UIVO

CAMPEONATO INTERNACIONAL CELEBRA 5º ANIVERSÁRIO

Dança dos leões vai chegar a PequimComo parte da celebração do quinto aniversário do Campeonato Internacional da Dança do Leão serão incluídos no evento, organizado pela MGM, dois novos elementos que passam por uma competição em Pequim e ainda um programa de Verão dedicado aos jovens

A Dança dos Leão, evento organi-zado pela MGM que assinala este ano o seu quinto aniversario, vai

chegar a Pequim para uma competição que ira ter lugar a 30 de Agosto, contan-do com a presença de uma dezena de equipas que irão competir pelo titulo em Sanlitun, no distrito de Chaoyang.

Para alem deste evento alem-frontei-ras, sera lançado este ano um programa de dança júnior para crianças entre os

seis e os 10 anos de idade. A iniciativa, que decorre nas ferias do Verão, entre 6 de Julho e 31 de Agosto, procura educar os jovens participantes sobre o historial da competição, bem como alguns passos fundamentais e utilização de instrumen-tos que acompanham a tradicional Dan-ça do Leão. Para este programa a MGM associou-se a Hong Wai Sports e Asso-ciação Recreativa de Macau, refere a ope-radora em comunicado.

Em relação a competição na RAEM, ira contar com mais de uma dezena de equipas oriundas dos mais diversos pai-ses, que irão “combater” pelo titulo a 14 e 15 de Novembro. Dando continuidade a uma medida que surgiu em 2011, a edi-

ção deste ano voltara a contar com uma competição feminina.

“Contando com profundas raizes na tradição e na cultura, a Dança do Leão tem vindo a ser cada vez mais popular ao longo dos últimos anos. A MGM tem vindo a contribuir na promoção desta tradição de grande relevância chinesa, que se transformou num desporto inter-nacionalmente reconhecido. Esperamos tambem contribuir para o desenvolvi-mento dos jovens atraves do programa júnior, para alem de estarmos muito en-tusiasmados em realizar um campeonato fora de Macau pela primeira vez”, disse Grant Bowie, CEO da MGM China.

P.A.S.

Fusão com a Wynn é“mera especulação”

Questionado pelos jornalistas, Grant Bowie reagiu com poucas palavras aos rumores re-centes que falavam numa possível fusão en-tre a MGM e a Wynn. “Foi mera especulação, e não faço comentários a especulações”, dis-se o CEO da MGM China, à margem da con-ferência de lançamento do Campeonato In-ternacional da Dança do Leão. Grant Bowie referiu, por outro lado, estar “muito entusias-mado” com o novo projecto da operadora no COTAI. “Como toda a gente vê o edifício continua a crescer e estamos entusiasmados para que fique completo e abra ao público”, acrescentou o responsável.

Page 12: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 201512 JTM | PUBLICIDADE

Governo da Região Administrativa Especial de MacauServiços de Alfândega

Departamento da Propriedade Intelectual

Notificação n.°: 654/2015

Os Serviços de Alfândega instauraram os processos de transgressão, abaixo mencionados, contra os indivíduos referidos nas tabelas abaixo indicadas, que são suspeitos de ter infringido o previsto na alínea 2) do n.° 1 do artigo 9.° e/ou alínea 1) do n.° 1 do artigo 10.° da Lei n.° 7/2003, pela importação e/ou exportação, para a RAEM, nas datas abaixo citadas, em situação de “sem qualquer licença de importação ou declaração de importação e exportação válida nem substituto informático”, das mercadorias (cujos pormenores se encontram nos respectivos autos de notícia, integrados nos correspondentes processos de transgressão), constantes na Tabela B (Tabela de Importação) do Anexo II e no Anexo III ao Despacho do Chefe do Executivo n.° 452/2011, ou cujos valores superiores a 5 000,00 patacas. Ao abrigo do disposto no n.° 1 do artigo 36.° e/ou no n.° 1 do artigo 37.° da mesma Lei (Quem fizer entrar ou sair da RAEM mercadorias sem a licença exigível, é sancionado com multa de 5 000,00 a 100 000,00 patacas, sendo ainda as mercadorias apreendidas e declaradas perdidas a favor da RAEM e/ou Quem fizer entrar, sair ou transitar mercadorias na RAEM sem a declaração exigível, é sancionado com multa de 1 000,00 a 50 000,00 patacas, sendo ainda as mercadorias apreendidas e declaradas perdidas a favor da RAEM.), estando a proceder as fases dos processos de transgressão na Divisão Técnica e de Contenciosa do Departamento da Propriedade Intelectual.

Dado que não sendo possível proceder à notificação aos indivíduos em causa, conforme o previsto nos n.ºs 1 e 2 do artigo 49.° da Lei n.° 7/2003, notificam-se os seguintes, de acordo com a disposição constante na alínea 2) do n.° 3 do artigo 49.° da mesma Lei:

1. Foram instaurados processos de transgressão administrativos sobre às respectivas infracções, por despachos do Chefe do Departamento da Propriedade Intelectual. Notificam-se os infractores indicados na Tabela (I) que devem comparecer na Divisão Técnica e de Contenciosa do Edifício dos Serviços de Alfândega, localizada na Rua de S. Tiago da Barra, Doca D. Carlos I, SW, Macau, a fim de fazer declaração relativamente às infracções referidas, no prazo de vinte (20) dias úteis, a contar do dia da publicação da presente notificação, de acordo com o artigo 49.° da «Lei do Comércio Externo» vigente.

2. Após as investigações, provando-se que os indivíduos indicados na Tabela (II) têm infringido o previsto na alínea 2) do n.° 1 do artigo 9.° e/ou alínea 1) do n.° 1 do artigo 10.° da Lei n.° 7/2003, e foram os mesmos declarados como infractores, por despachos do Chefe do Departamento da Propriedade Intelectual. Notificam-se os mesmos, que devem apresentar a sua defesa por escrito e oferecer os respectivos meios de prova aos Serviços de Alfândega, no prazo de vinte (20) dias úteis, a contar do dia da publicação da presente notificação, podendo arrolar até três (3) testemunhas por cada infracção, relativamente às sanções em que incorrem, de acordo com a disposição constante no artigo 48.° da Lei n.° 7/2003, em conjugação com o disposto na alínea a) do artigo 75.° do Código do Procedimento Administrativo. Caso queiram consultar ou adquirir os respectivos dados sobre os processos em questão, poderão apresentar o pedido, nas horas de expediente, junto à Divisão Técnica e de Contenciosa do Edifício dos Serviços de Alfândega, sita na Rua de S. Tiago da Barra, Doca D. Carlos I, SW, Macau.

Tabela II

ZHOU ZHIGUI

ZHENG YULAN

ZHANG YONG

JIAN

ZHANG JIXIANG

ZHANG DA

NIAN LIXUAN

YUAN TIANYI

YU XIE

YOU BINGBING

YIN ZHENGYING

YE CUIMEI

YANG XIAOGANG

IEONG MIO IN

YANG JUCAI

YANG FAN

XIAO, SHILONG

XIAO JUNBING

XIANG YINHUI

XIA NIAN QING

WU YAO E

NG PEN CHEONG

WANG SHUILI

WANG JING JUN

WANG HONGJING

TANG DAIZHONG

TANG HU PING

TAN JINYAN

SUN YANGMO

SUN JIANLIN

SHI LICHUN

SHI HUIYING

QIU ZHIHANG

QIU YAN PEI

QI JIANJUN

PENG GUIHUA

OU YUJIAO

LU LILI

LUO GENPING

LU CHENG YANG

LIU QIANG BING

LIU NANXIU

LIN XIUXHUAN

LIN SHENGQIN

LIN BIRONG

LEUNG YUK MAN

LIANG YA ZHI

LIANG XIMEI

LI YU TING

LEE MO YEE

LI TIAN YOU

LEE MUN SHING

LI HUANXIN

LI DINGDONG

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

M

a

b

g

a

c

a

b

a

b

a

d

a

d

a

d

a

W9xxxx667

W6xxxx593

W8xxxx279

W6xxxx731

W2xxxx846

W6xxxx876

W7xxxx634

W6xxxx204

W5xxxx897

W8xxxx092

W3xxxx519

E0xxxx826

5xxxx/xx236

W5xxxx813

W7xxxx549

C0xxxx635

W7xxxx362

W7xxxx038

W6xxxx099

W5xxxx087

74xxx09(2)

W8xxxx684

W8xxxx342

W9xxxx888

W5xxxx409

W8xxxx510

W6xxxx875

W8xxxx242

W6xxxx362

W9xxxx548

W6xxxx930

W8xxxx011

W8xxxx247

G3xxxx570

W5xxxx139

W4xxxx969

W5xxxx508

W3xxxx198

W5xxxx184

E1xxxx999

W7xxxx851

W8xxxx754

W7xxxx148

W8xxxx347

Y0xxx47(1)

W6xxxx517

W8xxxx583

W4xxxx261

D6xxx21(5)

W8xxxx128

G5xxx33(3)

W8xxxx493

W8xxxx755

2014/08/10

2013/06/20

2014/04/10

2014/10/07

2013/08/01

2014/04/08

2014/08/04

2014/09/06

2014/04/09

2014/07/19

2013/12/09

2013/04/02

2014/08/23

2013/04/16

2014/08/02

2013/10/17

2014/11/29

2014/11/28

2013/04/02

2013/10/02

2014/04/19

2014/08/31

2013/12/05

2014/10/09

2014/09/14

2013/11/16

2014/01/29

2014/04/18

2013/07/19

2014/10/03

2014/07/24

2014/06/29

2014/10/17

2014/08/18

2014/07/10

2014/07/05

2014/10/27

2014/03/08

2013/05/06

2013/09/15

2014/12/02

2014/07/15

2014/08/12

2014/08/13

2014/08/03

2014/03/20

2014/08/16

2013/10/26

2013/08/31

2014/06/29

2014/07/15

2014/10/03

2014/02/14

2014/03/28

2014/03/26

2014/10/18

2013/10/25

A

G

A

B

A

B

A

F

A

B

A

B

A

B

A

B

A

B

A

B

A

E

1625/6.0710/DPI/2014

1707/6.0917/DPI/2013

0379/6.0179/DPI/2014

2495/6.1013/DPI/2014

0712/5.1294/DPI/2014

2209/6.0564/DPI/2014

1614/6.0699/DPI/2014

1669/6.0754/DPI/2014

2211/6.0571/DPI/2014

1583/6.0668/DPI/2014

0871/5.2175/DPI/2014

0387/6.0211/DPI/2013

1649/6.0734/DPI/2014

1181/5.0739/DPI/2013

1610/6.0695/DPI/2014

0801/5.1898/DPI/2014

2630/6.1148/DPI/2014

2629/6.1147/DPI/2014

2628/6.1146/DPI/2014

2178/6.0643/DPI/2013

2376/6.1211/DPI/2013

1170/5.0612/DPI/2014

1663/6.0748/DPI/2014

0866/5.2169/DPI/2014

2502/6.1020/DPI/2014

1684/6.0769/DPI/2014

0842/5.1946/DPI/2014

2170/6.0346/DPI/2014

2217/6.0784/DPI/2014

0697/5.1277/DPI/2014

2481/6.0999/DPI/2014

2332/5.1264/DPI/2014

1539/6.0624/DPI/2014

2524/6.1042/DPI/2014

1636/6.0721/DPI/2014

1560/6.0645/DPI/2014

1550/6.0635/DPI/2014

2545/6.1063/DPI/2014

2191/6.0405/DPI/2014

1098/6.0505/DPI/2013

0968/6.1542/DPI/2014

2636/6.1154/DPI/2014

1579/6.0664/DPI/2014

1631/6.0716/DPI/2014

1632/6.0717/DPI/2014

1613/6.0698/DPI/2014

2199/6.0427/DPI/2014

2446/5.1378/DPI/2014

1024/6.1676/DPI/2014

0958/6.1308/DPI/2014

1536/6.0621/DPI/2014

1577/6.0662/DPI/2014

2483/6.1001/DPI/2014

0271/6.0071/DPI/2014

0350/6.0150/DPI/2014

1703/5.0628/DPI/2014

2526/6.1044/DPI/2014

1025/6.1677/DPI/2014

1700/2014

2212/2013

0379/2014

2589/2014

2764/2013

1336/2014

1689/2014

1744/2014

1349/2014

1658/2014

4447/2013

439/2013

1724/2014

1593/2013

1685/2014

3955/2013

2724/2014

2723/2014

2722/2014

1538/2013

2954/2013

1152/2014

1738/2014

4430/2013

2596/2014

1759/2014

4130/2013

847/2014

1774/2014

2684/2013

2575/2014

2426/2014

1614/2014

2618/2014

1711/2014

1635/2014

1625/2014

2639/2014

999/2014

1332/2013

3572/2013

2730/2014

1654/2014

1706/2014

1707/2014

1688/2014

1050/2014

2540/2014

4010/2013

3109/2013

1611/2014

1652/2014

2577/2014

271/2014

350/2014

1276/2014

2620/2014

4011/2013

carne, produtos do mar

carne

carne, ave doméstica

carne de porco

cigarro

produtos do mar

carne,ave doméstica

carne de porco, ave doméstica

carne de porco

ave doméstica

cigarro

ave doméstica, carne

carne de porco, produtos do mar

vinho tinto

carne de porco, ave doméstica

cigarro

carne de porco

produtos do mar, carne de porco

ave doméstica

carne

cigarro

carne de porco

cigarro

carne de porco, ave doméstica

carne de porco

cigarro

carne seco

carne

cigarro

produtos do mar,

carne de porco, ovo

cigarro

carne de porco

carne

carne de porco, produtos do mar

carne de porco

ave doméstica

carne

ave doméstica, produtos do mar

carne,

ave doméstica

carne

carne, produtos do mar

cigarro

carne

carne, produtos do mar,

carne de porco

carne

carne de porco, carne

carne

cigarro

carne de porco, ave doméstica

carne

Tabela I

CHU CHON MENG

CHOU YING YU

ZHENG KAI WEN

ZHENG GANG

ZHAO QING SONG

ZHANG YUAN

WU TINGJIANG

WAI KAM FAT

WANG ZAIPING

WANG SHUILI

WANG QI

WANG BAOSONG

TANG XIAO YANG

TANG DAI HAO

TAN JINYAN

SHA NA

RUAN HENG SHU

QU TANJING

QIU ZHEN ZHEN

PENG NA

PAN JIANLIN

OUYANG WEI

QIANG

MO XIAO LING

LU YE PENG

LU SHUNHUA

LIU ZHI

LAU SIU PING

LIU QING YUAN

LIN YONGSHENG

LIANG SHENG

LI YONG MEI

LI JU XIANG

LI JIN KAI

HUANG BIQUN

XU YANG YANG

telefone

cigarro

medicamento

cigarro

cigarro, vinho estrangeiro

cigarro

carne

cigarro, vinhoprodutos do mar, carne,

ave doméstica

Cigarro, vinho estrangeiro

cigarro

carne

ave doméstica

medicamento

cigarro

carne

cigarro

carne

cigarro

carne, cigarro

carne, produtos do mar, ave doméstica

carne

Vinho

cigarro

produtos do mar

cigarro, vinho estrangeiro

carne de porco, ovo

ave doméstica

cigarro

produtos do mar

carne

cigarro

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

c

e

a

e

a

d

a

b

a

d

e

a

12xxx76(2)

21xxxx568

30xxxx954

W7xxxx216

30xxxx428

W7xxxx020

W8xxxx176

B4xxx88(6)

W9xxxx828

W8xxxx684

W8xxxx710

W5xxxx529

W5xxxx282

W7xxxx790

W6xxxx875

W4xxxx006

W7xxxx484

W8xxxx844

W9xxxx997

W4xxxx177

W7xxxx242

W8xxxx748

W3xxxx714

W6xxxx486

E3xxxx515

W7xxxx949

R1xxx29(0)

30xxxx287

W8xxxx519

W8xxxx504

W9xxxx314

W5xxxx480

W6xxxx043

W3xxxx099

W9xxxx728

2013/11/02

2013/10/20

2013/12/14

2013/12/15

2014/09/22

2014/07/07

2014/04/15

2014/03/27

2013/07/31

2014/09/23

2014/05/11

2014/08/07

2013/11/05

2014/02/08

2014/09/18

2013/12/16

2014/03/09

2013/07/27

2014/03/28

2014/08/11

2014/07/28

2014/05/28

2014/03/20

2014/08/20

2014/10/15

2014/07/23

2013/10/04

2014/01/15

2014/04/04

2014/05/07

2014/08/26

2014/08/17

2014/09/03

2013/08/16

2014/07/30

2014/08/11

A

D

H

B

E

B

E

C

B

A

B

A

B

E

B

A

B

E

F

G

F

B

C

E

A

B

A

B

4059/2013

3978/2013

513/2014

514/2014

3351/2014

2785/2014

1364/2014

1287/2014

2754/2013

3361/2014

1879/2014

3134/2014

4080/2013

873/2014

3323/2014

4476/2013

997/2014

2740/2013

1289/2014

3150/2014

2887/2014

1988/2014

1048/2014

3190/2014

3681/2014

2861/2014

3692/2013

518/2014

1340/2014

1873/2014

3209/2014

3171/2014

3247/2014

3039/2013

2897/2014

3148/2014

0673/5.1926/DPI/2014

0669/5.1905/DPI/2014

0625/7.06/DPI/2014

0626/7.07/DPI/2014

3296/5.1735/DPI/2014

3185/5.1403/DPI/2014

2074/5.0662/DPI/2014

2201/6.0541/DPI/2014

0932/6.1135/DPI/2014

3298/5.1739/DPI/2014

2234/6.0840/DPI/2014

3223/5.1648/DPI/2014

0675/5.1929/DPI/2014

2176/6.0352/DPI/2014

3391/6.1360/DPI/2014

0677/7.54/DPI/2014

2024/5.0501/DPI/2014

0929/6.1124/DPI/2014

1705/5.0633/DPI/2014

3357/6.1281/DPI/2014

3208/5.1432/DPI/2014

2244/5.0942/DPI/2014

2039/5.0519/DPI/2014

3361/6.1300/DPI/2014

3581/6.1447/DPI/2014

3200/5.1424/DPI/2014

0790/5.1687/DPI/2014

1934/6.0550/DPI/2014

2057/5.0651/DPI/2014

2230/6.0835/DPI/2014

3367/6.1311/DPI/2014

3238/5.1663/DPI/2014

3379/6.1325/DPI/2014

0945/6.1275/DPI/2014

3212/5.1436/DPI/2014

3227/5.1652/DPI/2014

Nome do Infractor SexDocumento Infracção

DataLocal N.° do Processo de

TransgressãoN.° do A. N Artigo apreendido

Tipo Número

Nome do Infractor SexDocumento Infracção

DataLocal N.° do Processo de

TransgressãoN.° do A. N Artigo apreendido

Tipo Número

Tabela I

HO SHU WEI

KUAN VAI CHIO

GU YANG

DING YI

CHEN XUEMEI

CHEN XING

CHEN DONGQING

CHEN TE HSIN

CHEN AIMEI

CHOI IOK CHI

SULIANTO

CHANDRA

HENDRA

PUTRAJAYA

M

F

M

F

M

e

c

b

a

i

a

e

b

c

h

30xxxx438

12xxx23(1)

E0xxxx185

G2xxxx333

W4xxxx301

K9xxxx994

W9xxxx464

30xxxx050

G4xxxx178

14xxx25(0)

A2xxx373

A3xxx011

2013/10/30

2015/01/21

2014/04/17

2014/04/14

2013/07/24

2014/01/27

2014/05/28

2014/08/01

2014/09/15

2013/07/19

2014/06/23

2014/03/22

E

G

E

B

D

A

B

0819/5.1917/DPI/2014

0423/6.0260/DPI/2015

2216/6.0785/DPI/2014

2073/5.0661/DPI/2014

0925/6.1117/DPI/2014

2166/6.0339/DPI/2014

2131/5.0941/DPI/2014

3218/5.1441/DPI/2014

2920/7.35/DPI/2014

0919/6.1103/DPI/2014

2262/6.0926/DPI/2014

1701/6.0429/DPI/2014

4038/2013

245/2015

1775/2014

1362/2014

2720/2013

821/2014

1985/2014

2911/2014

3311/2014

2692/2013

2261/2014

1055/2014

cigarro

carne

carne. produtos do mar

cigarro

carne

galinha

cigarro

cigarro e vinho estrangeiro

medicamento

carne

ninho de

andorinha

Nome do Infractor SexDocumento Infracção

DataLocal N.° do Processo de

TransgressãoN.° do A. N Artigo apreendido

Tipo Número

Page 13: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JTM | DESPORTO 13

Governo da Região Administrativa Especial de MacauServiços de Alfândega

Departamento da Propriedade Intelectual

Notificação n.°: 654/2015

Nota: a. Salvo-conduto para HK e Macau da RPC b. Passaporte da RPC c. BIRPM d. BIRHK e. Documento de viagem para Região de Taiwan f. Passaporte de Vietname g. Autorização emitida pelos Serviços de Alfândega

da RAEM h. Passaporte de Indonêsia i. Salvo-conduto para HK e Macau da RPC

para fins oficiais

Tabela II

LI AILING

LIU TAIPING

LAI JIN WEN

JIANG

ZHONGXING

JIANG

RONGXIAN

WONG HEI PANG

HUANG CHANG

HU YUE E

HONG QINGBI

HE MEIZI

HE JIAJING

HAO DA WEI

GUO XIN

FAN LONG BING

FAN KUN HOU

FAN CUIXIA

CHENG XIAO

QING

CHENG

QIUYING

CHEN

ZHONGXUAN

CHEN

WEIXIONG

CHEN YONG HUI

CHEN SHU NU

CHEN KAIHONG

CHAN KAM HANG

CHEN JIANQUN

CHEN JIANQI

CHEN HONGHUI

CHEN ER E

CAI YUHUA

BAI AIRONG

HONG XIU LING

DANG THI HUNG

BUI THI SAM

SHI SHULIN

DONG

YUANCHAO

HUANG

WEIHUA

WU YUEE

YU XIE

F

M

F

M

F

M

F

M

F

M

F

W6xxxx812

W6xxxx125

W8xxxx145

W5xxxx680

W8xxxx005

K2xxx94(1)

W6xxxx038

C0xxxx865

W7xxxx933

W9xxxx926

W8xxxx283

W5xxxx118

W7xxxx942

W9xxxx278

74xxx12(7)

E2xxxx932

W7xxxx910

W9xxxx251

E3xxxx774

W7xxxx053

E0xxxx677

W7xxxx791

W5xxxx599

K3xxx80(5)

W6xxxx003

W9xxxx192

W5xxxx607

W6xxxx007

W6xxxx535

W8xxxx930

W4xxxx098

E2xxxx638

N1xxx618

B5xxx910

W9xxxx224

W5xxxx210

W7xxxx045

W9xxxx798

W6xxxx204

2013/04/03

2014/07/06

2013/12/18

2014/03/13

2014/06/14

2014/08/10

2014/08/27

2014/10/27

2014/08/06

2014/09/25

2014/10/18

2014/05/04

2014/05/21

2014/06/14

2014/02/08

2013/07/16

2014/11/05

2014/09/07

2014/04/21

2013/05/25

2014/07/27

2014/07/14

2014/01/18

2014/04/30

2014/11/17

2014/01/24

2014/01/21

2013/10/21

2013/04/15

2013/12/07

2014/10/12

2014/09/16

2014/11/07

2014/09/09

2013/11/14

2013/09/19

2014/06/08

2014/10/06

2014/10/18

2014/12/02

2014/06/29

2014/07/28

2014/10/14

2014/09/28

2014/10/12

2014/10/03

2014/09/18

2014/10/09

2014/11/01

2014/11/22

2015/01/23

2014/12/16

A

E

A

B

A

B

A

0392/6.0226/DPI/2013

1552/6.0637/DPI/2014

1075/6.1829/DPI/2014

2194/6.0409/DPI/2014

1504/6.0589/DPI/2014

1626/60.711/DPI/2014

1653/6.0738/DPI/2014

2544/6.1062/DPI/2014

1620/6.0705/DPI/2014

2470/6.0988/DPI/2014

2527/6.1045/DPI/2014

1205/6.0455/DPI/2014

1247/6.0497/DPI/2014

1503/6.0588/DPI/2014

0654/8.01/DPI/2014

0693/5.1270/DPI/2014

2563/6.1081/DPI/2014

1670/6.0755/DPI/2014

2219/6.0787/DPI/2014

2119/5.0991/DPI/2013

1593/6.0678/DPI/2014

1574/6.0659/DPI/2014

0234/6.0034/DPI/2014

1196/6.0446/DPI/2014

2591/6.1109/DPI/2014

0092/5.0092/DPI/2014

0238/6.0038/DPI/2014

1018/6.1656/DPI/2014

1068/6.0475/DPI/2013

1059/6.1789/DPI/2014

2510/6.1028/DPI/2014

1688/6.0773/DPI/2014

2567/6.1085/DPI/2014

1677/6.0762/DPI/2014

1039/6.1729/DPI/2014

0976/6.1553/DPI/2014

1279/6.0529/DPI/2014

2489/6.1007/DPI/2014

2525/6.1043/DPI/2014

2635/6.1153/DPI/2014

1535/6.0620/DPI/2014

1597/6.0682/DPI/2014

2514/6.1032/DPI/2014

2831/5.1589/DPI/2014

2508/6.1026/DPI/2014

2482/6.1000/DPI/2014

1692/6.0777/DPI/2014

2498/6.1016/DPI/2014

2552/6.1070/DPI/2014

2607/6.1125/DPI/2014

0277/6.0077/DPI/2015

3835/6.1657/DPI/2014

444/2013

1627/2014

4540/2013

1009/2014

1579/2014

1701/2014

1728/2014

2638/2014

1695/2014

2564/2014

2621/2014

1187/2014

1229/2014

1578/2014

881/2014

2671/2013

2657/2014

1745/2014

1783/2014

2075/2013

1668/2014

1649/2014

234/2014

1178/2014

2685/2014

92/2014

238/2014

3979/2013

1302/2013

4440/2013

2604/2014

1763/2014

2661/2014

1752/2014

4122/2013

3604/2013

1261/2014

2583/2014

2619/2014

2729/2014

1616/2014

1672/2014

2608/2014

3071/2014

2602/2014

2576/2014

1767/2014

2592/2014

2646/2014

2701/2014

266/2015

4222/2014

carne

carne de porco

carne, hortaliça

produtos do mar

carne de porco

carne, produtos do mar

carne, ave doméstica

ave doméstica

carne

carne de porco

carne

carne de porco

ave doméstica

walkie talkie

cigarro, decharuto,

vinho estrangeiro

carne, produtos do mar

carne de porco, ave doméstica,

produtos do mar

carne

cigarro

carne de porco, hortaliça

carne de porco, carne, ave

doméstica, produtos do mar

carne de porco

carne, produtos do mar

carne

ave doméstica

carne

carne de porco, carne

carne de porco

carne de porco, carne

carne, ave doméstica

carne, produtos do mar

carne

carne de porco

carne, produtos do mar

carne de porco, ave doméstica

cigarro, ave doméstica,

carne de porco

carne de porco

carne de porco, ave doméstica,

carne

ave doméstica, produtos do mar

ave doméstica, carne de porco

ave doméstica

ave doméstica, carne

ave doméstica

a

d

a

c

b

a

b

a

b

a

d

a

b

f

a

A Posto Alfandegário das Portas do Cerco B. Posto Alfandegário do Porto Exterior C Terminal Marítimo da Taipa D. Posto Alfandegário do Aeroporto

Internacional E. Posto Alfandegário de COTAI F. Posto Alfandegário do Porto Interior G Departamento de Gestão Operacional H. Serviços de Saúde

Serviços de Alfândega de Macau, aos de de 2015

Chefe do Departamento da Propriedade IntelectualCheng Kin Chong, Intendente Alfandegário

Nome do Infractor SexDocumento Infracção

DataLocal N.° do Processo de

TransgressãoN.° do A. N Artigo apreendido

Tipo Número

MUNDIAL SUB20

“Momento único” com a Nova ZelândiaO seleccionador de Portugal de sub20, Hélio Sousa, disse que o jogo de hoje com a anfitriã Nova Zelândia, dos oitavos-de-final do Mundial de futebol da categoria, “é um momento único” que a equipa quer superar

Temos de passar estes jogos para continuar na prova. Eles [Nova Zelândia] são anfitriões, estão a

tentar passar a ideia de que não importa, que parece que ja esta perdido, mas não e verdade, querem a vitoria e farão tudo por isso, mesmo que marquemos um golo cedo”, alertou o tecnico português na conferência de imprensa de antevisão ao jogo.

Avaliando o adversario, Helio Sousa falou de “uma equipa organizada” nos três jogos da primeira fase, com “boa rea-ção colectiva” a perda de bola: “são pon-tos que temos de ultrapassar para ganhar o jogo”. “A pressão esta dos dois lados. Não temos nada a perder, temos uma eli-minatoria para vencer e tentaremos ven-cer, que e o que fazemos em todos os jo-gos que disputamos”, frisou Helio Sousa.

Na mesma conferência de imprensa, o jogador Raphael Guzzo garantiu que Portugal encara “todos os jogos como se fossem uma final”. “Esta será mais uma. O estadio cheio sera mais uma motivação para nos, estamos muito contentes com isso. A Nova Zelândia vai jogar com o factor casa, temos de contrariar essa si-tuação. O segredo sera trabalharmos e termos a atitude necessaria nos 90 ou 120 minutos em campo para mostrarmos que somos superiores, porque sem isso as coi-sas complicam-se”, avaliou o medio.

O jogador acrescentou que a selecção das “quinas” esta preparada e alertada para a motivação extra da Nova Zelândia em querer “fazer historia”.

A partida esta marcada para as 15:30, hora de Macau.

JTM com Lusa

A formação anfitriã, que nunca conquistou a prova, e a Colômbia, vencedora em 2001, são as outras selecções com ambições a conquista da competição sul--americana. Face a ausência de Luis Suarez, ainda a cumprir castigo da mordi-

dela a Chiellini no Mundial2014, o Uruguai parte “atras” de Argentina e Brasil.Na “era” Lionel Messi, os “albi-celestes” perderam a final de 2007 e, em casa, fi-

caram pelos “quartos” em 2011, derrotados nas grandes penalidades pelo Uruguai, e voltam agora com aspirações. Alem de Messi, Gerardo “Tata” Martino tem ao seu dispor Aguero, Higuain, Di Maria, Tevez, Lavezzi ou Pastore.

Por seu lado, o Brasil surge encabeçado por Neymar, na segunda “era” Dunga, que venceu todos os nove particulares apos o traumatizante Mundial2014, com Scolari. No entanto, o Brasil pode somar o quinto titulo nas últimas sete edições, com um grupo que integra, entre outros, os ja ex-portistas Danilo e Casemiro, David Luiz, Thiago Silva, Willian, Roberto Firmino e Diego Tardelli – faltam os lesionados Óscar, Luiz Gustavo e Marcelo.

Quanto ao Uruguai, a baixa de Luis Suarez e pesada, mas o veterano Óscar Tabarez não deixa de ter um conjunto de grande qualidade, liderado pelo avançado Cavani, que tambem sem Diego Forlan, tem toda a responsabilidade de marcar. Com a expe-riência de jogadores como o benfiquista Maxi Pereira, Godin, Jiménez, Muslera ou os ex-portistas Álvaro Pereira, Fucile ou Cristian Rodriguez, a formação uruguaia não vai desistir facilmente da ideia de revalidar o titulo.

COPA AMÉRICA

Argentina, Brasil e Uruguai no topo dos favoritosA vice-campeã mundial Argentina, o “regressado” Brasil e o detentor do título Uruguai venceram 37 das 43 edições da Copa América em futebol e são os favoritos a arrebatar a 44ª, que arranca hoje, no Chile

Page 14: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 201514 JTM | ROTEIRO

CANAL MACAU 13:00 TDM News (Repetição) 13:30 Telejornal RTPi (Diferido) 14:30 RTPi Directo 18:20 O Astro (Repetição) 19:10 Montra do Lilau (Repetição) 19:40 Paixões Proibidas 20:30 Telejornal 21:00 TDM Talk Show 21:30 Endereço Desconhecido 22:10 O Astro 23:00 TDM News 23:30 Lado B 00:20 Telejornal (Repetição) 00:50 RTPi Directo

30 FOX SPORTS13:00 Wimbldon Classic TBC 15:00 Dutch Eredivisie Ajax vs PSV 16:00 2015 AFC Champions League Highlights Round of 16 2nd Leg 16:30 US Open Championship Official Films 18:30 FOX SPORTS FIT Star Block Workout 19:00 2015 AFC Champions League/AFC Cup TBC 20:00 FOX SPORTS Central 20:30 Gillette World Sport 21:00 UFC Unleashed 22:00 FOX SPORTS Central 22:30 Wimbldon Classic TBC 00:30 FOX SPORTS FIT Star Block Workout

31 FOX SPORTS 213:00 Beach Soccer Spain vs. Italy 14:00 (LIVE) Oneasia Tour 2015 Thailand Open Day 1 18:00 Russian Premier Liga CSKA Moscow vs Zenit St Petersburg 19:00 Sport Confidential 19:30 LPGA 2015 ShopRite LPGA Classic Day 3 20:30 MLB 2015 Highlights Boston Red Sox vs Baltimore Orioles 21:00 Roland Garros 2015 Best Match of the Day 23:00 Volvo Ocean Race 23:30 MLB 2015 Highlights Boston Red Sox vs Baltimore Orioles 00:00 Sport Confidential 00:30 Badminton Unlimited

40 FOX MOVIES10:50 X-Men: Days Of Future Past 13:05 Captain America: The Winter Soldier 15:25 Oldboy 17:10 Evolution 18:55 Guardians Of The Galaxy 21:00 Hancock 22:40 Bad Teacher 00:15 X-Men: Days Of Future Past

41 HBO13:00 Game Of Thrones 14:00 Beyond Borders 16:05 Over The Hedge 17:25 Battle Of The Year 19:15 The World’S End 21:00 The Avengers 23:20 Silicon Valley 23:50 Veep 00:20 10 Things I Hate About You

42 CINEMAX11:50 The Calling 13:40 Hollywood On 14:15 Missing In Action 16:00 Chamber Of Horrors 17:45 White Chicks 19:40 Hollywood On 20:15 Crossfire Trail 22:00 Ice Soldiers 23:35 Beast Of The Bering Sea

50 DISCOVERY13:00 You Have Been Warned Again 14:00 Deception With Keith Barry 15:00 Singapore 1942 16:00 World War II In Colour 17:00 How Do They Do It? 17:30 How It’s Made 18:00 Man V Expert 19:00 Man Vs. Wild 20:00 Fast N’ Loud 21:00 Life In Cold Blood 22:00 Treehouse Masters 23:00 Fast N’ Loud 00:00 Man Vs. Wild

51 NGC12:30 Killer Dragons 13:25 Space Crab 14:20 Mega Factories 16:10 Mega Factories 17:05 Cosmos: A Spacetime Odyssey 18:00 Hidden Worlds 19:00 Jurassic C.S.I. 20:00 Laverstoke Mill 21:00 Two Tales of China 22:00 Mega Factories 23:00 Cosmos: A Spacetime Odyssey 00:00 Star Talk 54 HISTORY13:00 The Pickers 14:00 Cajun Pawn Stars 15:00 Legend Of The Supersti-tion Mountains 16:00 Aussie Pickers 17:00 Ancient Aliens 18:00 Kings Of Restoration 18:30 Pawn Stars 19:00 The Pickers 20:00 Storage Wars

20:30 Storage Wars: Canada 21:00 Swamp People 22:00 Appalachian Outlaws 23:00 Pawn Stars 00:00 Swamp People

55 FYI13:00 Destination Flavour: Down Under 14:00 Flip This House 15:00 Mikie Saves The Date 16:00 Hideous Houses 17:00 Bondi Vet 18:00 Flipping Vegas 19:00 Sugar Stars 20:00 You Gotta Eat Here 21:00 Late Nite Chef Fight 22:00 Food Factory 23:00 Sugar Stars 00:00 Late Nite Chef Fight

63 STAR WORLD12:55 Devious Maids 13:45 Masterchef US 14:35 Asia’s Next Top Model 16:15 Glee 17:05 Suburgatory 18:00 Masterchef US 19:50 Amazing Wedding Cakes 20:45 Masterchef US 22:35 Amazing Wedding Cakes 23:30 Empire 00:25 Grey’s Anatomy

82 RTPI13:30 Telejornal Madeira 14:00 Bom Dia Portugal - Directo 15:02 Os Nossos Dias 15:33 Sabia Que? 15:58 Ingrediente Secreto - Codorniz 16:26 Qualificar Mais 16:54 Bem-vindos a Beirais 17:33 Sala, Quarto, Cozinha, Carro 18:21 Nos Passos de Fernão Mendes Pinto 18:30 Flash 7 Dias 19:02 Os Compadres 19:44 Página 2 20:00 Jornal da Tarde 21:14 Rui Veloso, 25 Anos 22:04 Endereço Desconhecido II 22:52 Os Nossos Dias 23:24 O Preço Certo 00:12 Ingrediente Secreto - Codorniz 00:41 RTP Running 01:00 Portugal em Directo 01:52 Página 2 02:08 Nos Passos de Fernão Mendes Pinto 02:15 Os Compadres 03:00 Telejornal - Directo

Número de Socorro 999Bombeiros 28 572 222PJ (Linha aberta) 993PJ (Piquete) 28 557 775PSP 28 573 333Serviços de Alfândega 28 559 944Hospital Conde S. Januário 28 313 731Hospital Kiang Wu 28 371 333CCAC 28 326 300IACM 28 387 333DST 28 882 184Aeroporto 88 982 873/74Táxi 28 283 283Táxi 28 939 939Água - Avarias 28 990 992Telecomunicações - Avarias 28 220 088Electricidade - Avarias 28 339 922Directel 28 517 520Rádio Macau 28 568 333Macau Cable 28 822 866

• • • TEMPO

280C/320C

• • • CÂMBIOSPATACA COMPRA VENDAUS DÓLAR 7.94 8.03EURO 8.97 9.09YUAN (RPC) 1.277 1.297

SOCIEDADE PROTECTORA

DOS ANIMAIS DE MACAU

TEL: 28715732/63018939ANIMA

TELEFONES ÚTEIS

CLUBE MILITAR DE MACAUAvenida da Praia Grande, 975, Macau

TEL: 28714000

• • • AMANHÃ 12/06

• • • HOJE 11/06270C/320C

WWW.SMG.GOV.MO

A programação é da responsabilidade das estações emissoras

18:55FOX MOVIES

Guardians of the Galaxy

CINETEATROS1 Fast and Furious 714:15 • 16:45 • 21:45

S2 Two Thumbs Up14:30 • 16:30 • 19:30 • 21:30

TORRE DE MACAUJupiter Ascending (3D)14:30 • 16:45 • 19:15 • 21.30

GALAXYThe Hobbit : The Battle of the Five Armies (3D)13:40 • 16:10 • 19:50 • 21:00 • 22:00 • 00:35

Taken 316:10 • 15:35 • 19:00 • 20:00 • 22:45 • 23:40

Paddington14:20 • 18:10

Big Hero 6 (3D)14:06 • 20:40

Exodus: Gods and Kings (3D)12:30

Night at the Museum: Secret of the Tomb (2D) - 15:05 • 17:10 • 19:05 • 21:00 • 23:00

Seventh Son (3D)14:10 • 16:05 • 17:50 • 18:00 • 20:00 • 22:30

The Theory of Everything13:10

Page 15: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

JTM | ACTUAL 15 Quinta-feira, 11 de Junho de 2015

CHINA/REINO UNIDO

Cameron prevê “ano dourado”nas relações entre Pequim e LondresO Reino Unido está determinado em desenvolver as relações com a China, cujo futuro se afigura brilhante, disse o Primeiro-Ministro britânico num encontro com o chefe da diplomacia chinesa. As duas partes confirmaram que Xi Jinping visitará Londres em Outubro

PORTUGAL

MP terá novas pistas sobre SócratesO “perigo de perturbação do inquérito” e o risco de fuga foram os motivos invocados pelo MP para manter José Sócrates preso. Segundo a imprensa portuguesa, o procurador terá novas pistas sobre o caso. O advogado de Sócrates fala em “vingança mesquinha”

JAPÃOA Agência Aeroespacial nipónica planeia enviar em 2022 uma sonda às duas luas de Marte para recolher as primeiras amostras destes satélites que permitam investigar o planeta vermelho, re-velou a imprensa japonesa. O programa já tem luz verde do Executivo e o seu sucesso resultaria na primeira missão que atingiria os dois satélites naturais de Marte, Fobos e Deimos, cuja órbita é muito próxima do planeta.

MALÁSIAAs autoridades malaias detiveram quatro tu-ristas - dois canadianos, um britânico e um ho-landês - e procuram mais seis que terão ficado nus no monte Kinabalu, um acto que, segundo alguns moradores e pelo menos um político, irritou os espíritos tribais e causou o sismo da semana passada. Ontem, foram encontrados os corpos de mais dois cidadãos de Singapura, confirmando-se assim 18 mortos.

LUXEMBURGOO Luxemburgo pediu perdão à comunidade judaica pelo “sofrimento” infligido durante a II Guerra Mundial e reconheceu a responsabilida-de de “alguns representantes” das autoridades locais, 70 anos após o fim do conflito. O Go-verno exortou os luxemburgueses a “aprender as lições da história e estar vigilantes contra o anti-semitismo, a negação do Holocausto e, em geral, contra todas as formas de discriminação”.

SUÍÇA/ESTADOS UNIDOSDois bancos suíços, o Société Générale Private Banking-Suisse e o BEKB, aceitaram pagar ao fisco americano multas de 17,8 milhões e 4,6 mi-lhões de dólares, respectivamente, para evitar um julgamento nos EUA por evasão fiscal, infor-mou o Departamento de Justiça em Washing-ton. Os bancos foram acusados de gerir, sem informar o fisco dos EUA, centenas de contas de contribuintes americanos.

ITÁLIAA Itália demorará 12 anos para recuperar o seu Produto Interno Bruto (PIB) e levá-lo ao nível pré-crise se continuar a crescer com as actuais taxas, antecipa um estudo da Confederação Ge-ral das Empresas, das Actividades Profissionais e do Trabalho Autónomo da Itália. Segundo o re-latório, em 2027, o país atingirá o mesmo PIB per capita que tinha em 2007.

EGIPTOA explosão de uma bomba num estacionamen-to situado perto do templo faraónico de Karnak, em Luxor, cidade do sul do Egipto, causou a morte de pelo menos um terrorista e deixou ou-tros dois feridos, um dos quais em estado grave. Segundo as agências internacionais, o incidente ocorreu depois da polícia ter frustrado uma ten-tativa de atentado.

CABO VERDEO número de assinantes do serviço de telefonia móvel em Cabo Verde aumentou para mais de 613 mil em 2014, representando um crescimen-to de mais 18% face a 2013, informou a Agên-cia Nacional das Comunicações. O número de assinantes, tanto nos planos pós-pagos como pré-pagos, excede a população do arquipélago que, de acordo com dados de 2010, era de qua-se 492 mil pessoas.

BURUNDIO Governo do Burundi decidiu adiar para 15 de Julho as eleições presidenciais, previstas inicial-mente para 26 de Junho, devido aos protestos ocorridos após o anúncio da intenção do actual presidente, Pierre Nkurunziza, de tentar um ter-ceiro mandato. O Burundi seguiu as recomenda-ções da Comissão Eleitoral do país e dos líderes da Comunidade da África Oriental.

VOLTA AOMUND

Rosario Teixeira, procurador encarregue da inves-tigação na Operação Marquês, acredita que Jose Socrates, em prisão preventiva ha seis meses,

ainda pode perturbar “de forma significativa” o inqué-rito e “a recolha e a conservação da prova”, noticiou on-tem o Diario de Noticias. Alem disso, o perigo de fuga não esta afastado, embora “de forma mais diminuta”, considerou o procurador do procurador do Departa-mento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) que, com base nestes fundamentos, decidiu propor a manutenção da prisão preventiva ao antigo primeiro--ministro, depois de Socrates ter recusado a pulseira electronica por proposta do Ministerio Público.

O jornal Correio da Manhã e a revista Sabado tam-bem asseguraram que os investigadores estão a anali-sar “novas pistas” sobre o caso, uma das quais estara ligada a negocios realizados na Ota e em Alcochete, zonas onde o Governo socialista admitiu erguer o novo aeroporto de Lisboa. Segundo a imprensa portugue-sa, o Ministerio Público estara a analisar operações de compra e venda de terrenos envolvendo pessoas liga-das ao Grupo Lena.

A decisão do procurador Rosario Teixeira contou com a concordância do juiz de instrução Carlos Ale-xandre e suscitou a indignação do advogado de Jose

Socrates, João Araújo. “É uma vingança mesquinha do senhor Procurador da República e do senhor juiz de instrução, contra um arguido que recusou vergar as suas tentativas de o domar”, afirmou o causídico.

João Araújo disse que os dois responsaveis da justi-ça “estão determinados” em libertar Socrates “em pres-tações suaves, para não se notar tanto, para não se per-ceber tanto”, mas assinalou que o ex-primeiro-ministro “não esta de acordo”.

João Araújo referiu que passaram “seis meses e meio sem factos, sem provas, sem acusação” e que “nestes seis meses mais proximos não têm acusação nenhu-ma”, porque “as tais provas e factos so existiam para a propaganda, porque no mundo real não existem”. Considerando que se trata de “uma perseguição pes-soal e política”, o advogado afirmou que o caso “saiu do mundo do Direito”.

O advogado do ex-primeiro-ministro garantiu ao Diario de Noticias que vai apresentar recurso da de-cisão de manter Socrates em prisão preventiva: “Vou recorrer sempre de todas as decisões que ponham em causa a liberdade do meu cliente”, afirmou. Assegurou tambem que Rosario Teixeira cometeu uma ilegalidade por não ouvir o ex-lider do PS sobre esta segunda pro-moção do Ministerio Público.

O Primeiro-Ministro britâni-co classificou 2015 como um “ano dourado” para o

desenvolvimento das relações sino--britânicas. Durante um encontro em “Downing Street” com Wang Yi, ministro dos Negocios Estran-geiros da China, David Cameron sublinhou que as autoridades bri-tânicas estão ansiosas para receber o Presidente chinês, Xi Jinping, no âmbito de uma visita prevista para Outubro do corrente ano.

Citado pela imprensa estatal chinesa, Cameron indicou que o Governo britânico ja iniciaram os preparativos da visita de Xi Jin-ping e espera trabalhar em estrei-ta colaboração com as autoridades de Pequim para mostrar ao mundo não so os êxitos atingidos como o futuro “brilhante” que se perspec-tiva para cooperação entre o Reino Unido e a China.

A Grã-Bretanha esta comprome-tida em desenvolver relações com a China e disposta a tornar-se no seu parceiro “mais aberto”, subli-nhou Cameron, de acordo com a agência Xinhua. Nesse sentido, o Reino Unido pretende promover o comercio bilateral e fomentar os in-vestimentos mútuos, apoiando em simultâneo o estudo de viabilidade da zona de livre comercio entre a

China e a Europa.Por sua vez, Wang Yi salientou

que a visita de Xi Jinping ao Reino Unido terá um significado histórico, representando um marco nas rela-ções entre a China e a Grã-Bretanha. Segundo Wang, a China aplaude a atitude activa e aberta de Londres

sobre a cooperação bilateral, sendo que os dois paises devem procurar novas possibilidades de parceria estrategia global, explorando mais areas de cooperação e expandindo as forças motrizes.

Wang Yi concluiu ontem uma visi-ta oficial de três dias à Grã-Bretanha.

Page 16: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 201516 JTM | OPINIÃO

UM ARTIGOFernando Vinhais Guedes*

MEMÓRIAVictor Neto*

Portugueses dominamo Mundo do Futebol

O que ha pouco mais de uma decada parecia altamente improvavel, e hoje uma realidade!

Refiro-me aos treinadores portugueses de futebol, que trabalham la fora e ao sucesso que tiveram nesta epoca de 2014/2015!

Consultado o site da respectiva associação po-demos verificar, que trabalharam no estrangeiro no ano de 2013/2014, 173 treinadores de futebol, distri-buidos pelos quatro continentes!

Contudo, o que mais surpreende e o facto de, nesta epoca de 2014/2015, terem sido treinadores portugueses a vencerem os campeonatos de Por-tugal, Inglaterra, Rússia, Suiça, Grecia, Mexico e Egito com Jorge Jesus, Jose Mourinho, Andre Vilas Boas, Paulo Sousa, Victor Pereira, Pedro Caixinha e Jesualdo Ferreira respectivamente, em paises com provas altamente competitivas!

A acrescentar o bom desempenho dos treina-dores, Nuno Espirito Santo, no dificil campeonato espanhol, que ao serviço do Valência conquistou um honroso quarto lugar, e de Leonardo Jardim em França onde atingiu o terceiro lugar ao serviço do Monaco!

Tambem nas competições nacionais, primeira e segunda ligas, apenas um clube (FCP) recorreu a um treinador estrangeiro, o espanhol Lopetegui!

As restantes 35 equipas foram dirigidas por trei-nadores portuguesas, facto que merece tambem destaque, tanto mais que durante decadas os clubes portugueses recorriam a treinadores estrangeiros, principalmente brasileiros.

Não restam pois dúvidas, no reconhecimento das competências aos tecnicos portugueses quer dentro, quer fora do Pais!

Esta realidade suscita uma questão pertinente: a que se deve a procura de treinadores portugueses por clubes portugueses e estrangeiros de elevado nivel competitivo, alguns com orçamentos anuais, superiores ao somatorio, dos 18 clubes, que militam na nossa primeira liga?

Em primeiro lugar deve-se ha existência de um Jose Mourinho que, como treinador, ganhou ja 22 titulos em quinze anos de carreira, em quatro pai-

ses a maioria dos quais com campeonatos dos mais competitivos do Mundo como são os casos de Ingla-terra, Italia e Espanha!

De facto, Mourinho tem sido o treinador, deseja-do por grandes clubes europeus e o mais bem pago entre os melhores!

Admirado, pela sua competência e pela forma como se relaciona com a comunicação social, o trei-nador português não deixa ninguem indiferente! Não sendo consensual, bem pelo contrario, conse-gue despertar paixões e ódios, mas no final são os trofeus que contam e falam mais alto, independen-temente das criticas, que lhe possam fazer.

O seu sucesso e prestigio, conquistado com base nos resultados conseguidos, desbravou caminhos e abriu portas e janelas, ate ali fechadas, a outros co-legas. Disso ninguem pode ter dúvidas.

Em segundo lugar, o facto de muitos dos novos treinadores terem adquirido uma formação supe-rior em Universidades de desporto, aumentando e potenciando as suas vocações para o desempenho feito à luz do conhecimento científico e aqui tenho que referir o papel do Prof. Manuel Sergio, que no inicio da decada oitenta, enquanto Professor de Mourinho, Peseiro, Rui Vitoria e muitos outros, de-fendia ja que o desporto era uma area de estudo das ciências humanas, principios que Mourinho invoca no prefacio do mais recente livro de Manuel Sergio “O Futebol e Eu”.

Por tudo isso considero, que a qualidade dos treinadores, não so dos que passaram por universi-dades, mas de todos que se dedicaram a estudar e a aumentar os seus conhecimentos, constituiu uma mais-valia, que hoje e ja reconhecida quer em Por-tugal quer por clubes estrangeiros!

Depois ha um terceiro factor, que não deve ser esquecido, por ser igualmente importante: o facto de termos em Portugal o maior empresario despor-tivo, Jorge Mendes, que se movimenta muito bem nos meios desportivos internacionais, com uma enorme rede de conhecimentos, que lhe permite colocar treinadores e jogadores portugueses no es-trangeiro, com grande sucesso.

Nestas coisas de exportar, não basta produzir, torna-se necessario saber divulgar para depois ven-der.

Porque comecei por abordar o sucesso dos nossos treinadores na epoca que terminou, dizen-do que o balanço era claramente favoravel, quero aproveitar para deixar aqui alguns números relati-vos a jogadores portugueses a jogarem em clubes estrangeiros e tambem de estrangeiros, que jogam nos campeonatos portugueses.

De acordo com os dados da Federação Portugue-sa de Futebol FPF, na epoca de 2013/2014, os joga-dores estrangeiros em Portugal eram 828. Dos quais 106 na 1ª liga, 44 na 2ª liga, 118 na II divisão, 231 nas distritais e para surpresa 329 na classe de juvenis! O Brasil e o maior fornecedor com 359 atletas.

Quanto a jogadores portugueses, que militam em clubes estrangeiros, a FPF regista 390 atletas, em 33 paises. Chipre e Espanha, têm o maior número 59 e 26 respectivamente.

Muito embora a diferença de números seja ainda muito significativa, há uma dúzia de anos era bem mais desequilibrada.

Estou certo, que no futuro, havera um maior equilibrio entre o que se importa e o que exporta. Basta, que os clubes mudem de politica, isto e: lan-çarem os jovens jogadores com qualidade, em vez de comprarem la fora.

A situação financeira actual dos nossos clubes recomenda essa mudança.

Não foi a pensar na formação, que os três gran-des criaram as respetivas academias?

* Docente.Ex-residente em Macau

Como e do conhecimento geral, o antigo territorio português de Macau foi e ainda continua

a ser, agora como, RAEM - Região Ad-ministrativa Especial de Macau, local onde o jogo e uma das principais ac-tividades turisticas. Uma actividade muito lucrativa e que permite o em-prego de uma quantidade conside-ravel de pessoas, que fazem daquele modo de vida a sua profissão.

E, de uma maneira geral, não ha ninguem que não arrisque umas pa-tacas de vez em quando, para ter o prazer de sentir a adrenalina que se apodera da mente dos jogadores, se-jam eles adeptos de alguns jogos ino-centes, como as lotarias, ou então os viciados que investem enormes quan-tias em jogos mais sofisticados como a roleta, em que a sorte esta quase sem-pre presente, mas o resultado so pode ser um: ou se ganha ou se perde.

Era assim no passado e ainda e no presente, mas o que a grande maio-

O “casino” de São Francisco

ria das pessoas não sabe e que exis-tiram outros locais em Macau, onde também se jogava, não os jogos sofis-ticados dos casinos, mas os simples jogos de cartas, a dinheiro, mas com quantias muito baixas em jogo. Podia considerar-se mais como um passa-tempo, mas ainda assim com algumas patacas em cima da mesa.

No Quartel General de S. Fran-cisco, a central de transmissões en-contrava-se localizada, para quem entrava no atrio do edificio, do lado direito, ja fora do edificio central, jun-to ao acesso ao baluarte que existia no Sec. XIX e onde estava a bateria 1º de

Dezembro. Ali tambem existiam algu-mas arvores de grande porte que da-vam umas sombras muito boas apro-veitadas em dias de muito calor.

Eu, que estava de serviço durante a noite de quatro em quatro dias, de-pois das 23:00, recebia na referida cen-tral de transmissões alguns sargentos, furrieis e cabos que antecipadamente pediam autorização para eu os deixar “jogar um bocadinho”, como passa-tempo, ao que eu acedia, pois aquele local ja não era utilizado por ninguem, porque as repartições encontravam-se fechadas desde as 17:30. Com o maxi-mo silêncio possivel, para não chamar a atenção e alarmar o Oficial de Dia que se encontrava no seu gabinete no 1º andar do edificio, cinco ou seis jo-gadores passavam ali algumas horas em jogos de cartas. Como o quarto do operador de serviço não era junto a sala onde estava a decorrer o jogo e a campainha de alarme do telefone es-tava ligada, pedia para me acordarem

depois das 03:00, que era a altura de ir buscar pão quente a padaria mili-tar que estava situada dentro do Q.G. O pão comia-se acompanhado com carne que o cozinheiro nos dava das sobras dos jantares, ou então atum de conserva com cebola picada ou chou-riços assados em alcool num assador improvisado. Como podem calcular, era uma ceia reconfortante, que nos deliciava aquela hora tardia.

É evidente que so entrava neste “Casino”, gente em quem confiáva-mos e nunca houve, felizmente, ne-nhum problema a registar. Quem pos-sa estar agora a ler este apontamento, certamente não sabia que o Comando Territorial Independente de Macau, tinha dentro do Quartel General um “casino” ilegal, para distrair durante a noite alguns dos elementos da guar-nição militar.

*Jurista. Escreve nesteespaço às terças-feiras.

Page 17: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JTM | OPINIÃO 17

ELOGIO DA TOLERÂNCIA E DA REVOLUÇÃO TRANQUILA“Celebrar o Dia de Portugal e uma ho-menagem ao sentido de orientação his-torica e a capacidade de realização dos nossos antepassados” - disse o Gover-nador Rocha Vieira na sua intervenção durante as cerimónias oficiais do “10 de Junho” que tiveram sabado lugar em Macau e em que esteve presente o ministro da Administração Interna, Dias Loureiro. A assinalar a data, foram entregues 34 condecorações a outras tantas individualidades e instituições do Território. O Governador afirma-ria ainda ao prosseguir o seu discurso, no referente a data assinalada: “Mas tambem e celebrar o futuro (...), pois ao longo dos tempos e apesar das al-terações das circunstâncias e da evolu-ção de valores, as provas que Portugal tem prestado têm sido, e continuam a ser, referenciais seguros para construir o futuro”. E reiterando este lema, Ro-cha Vieira sublinharia que “celebrar Portugal, neste dia nacional, e celebrar a consciência de uma longa historia, que soube actualizar, em cada periodo historico e em cada quadro cultural, os valores da comunicação entre os po-vos, da tolerância pelas diferenças, da cooperação de interesses”. E o Gover-nador de Macau não se esqueceria de sublimar deste modo o nome de Luis de Camões: “Tambem e em coerência com estes valores permanentes que o dia em que celebramos Portugal não e estabelecido pelo marco de uma vito-ria exemplar num qualquer combate, e o dia de um Poeta, que percorreu o mundo com os olhos de um português e que vê Portugal com a experiência de quem mudou o mundo”. Quase no final da sua alocução, Rocha Vieira as-sinalou que as celebrações do “10 de Junho” são realizadas “com sentido de tolerância”, acrescentando que “um dia, terminada a transição, a soberania sobre o Territorio sera chinesa”, mas “a comunidade de Macau, formada por todos os que viverem na Região Admi-nistrativa Especial de Macau, estara or-ganizada por um sistema politico e ju-ridico proprios. Por sua vez, o ministro da Administração Interna, Dias Lou-reiro, começaria por afirmar que o fu-turo Consulado-Geral de Portugal em Macau sera crucial na protecção dos interesses e da presença cultural e eco-nomica dos portugueses do Territorio. Salientando de seguida que o periodo de transição em curso, e “marcado pela esperança”, apesar de processos como este poderem gerar “momentos de an-gústia e incerteza”, Dias Loureiro con-siderou, que Portugal e a China “têm honrado os compromissos assumidos em 1987 na Declaração Conjunta”.

A pátria, a culturae a saudade do futuro

NOTAS SOLTASCarlos Frota*

Estou, ha algum tempo ja, dis-pensado de actos solenes e de discursos oficiais. Confesso

que não lhes sinto a falta, preser-vando embora na memoria, certa-mente, o seu significado, em cada um dos momento que outrora vivi.

Nunca me dispensei, todavia (como o poderia?), nem antes nem agora, de celebrar a minha lingua e a minha cultura. Faço-o de for-ma mais sistematica, nestes últimos tempos, atraves da participação na comunicação social.

Mas na data em que o nosso pais celebra oficialmente a sua História e a sua Identidade, regresso, de for-ma mais sentida ainda, a essa ma-triz original, em que fui construido e em que me reconheço.

E esta minha mais recente pere-grinação interior foi-me facilitada, no fim de tarde ameno da última terça-feira, pela mão (pela voz...) dos academicos Profs. Carlos An-dre e Jose Carlos Seabra Pereira que nos guiaram, aos que estavamos presentes, num memoravel pas-seio pelos caminhos da aventura camoniana. E enquanto ouvia, não so atentamente, mas com autêntico deleite, os dois mestres, sentia-me como que regressado a casa.

À casa antiga dos meus livros, dos meus escritos, da minha manei-ra adolescente de viajar com Eça de Queiros e Erico Verissimo, e Jorge Amado e Júlio Dinis... que confu-são, dirão os eruditos...

Voltava de facto, depois de mui-tas decadas a vagabundear pelo mundo das ideias estrangeiras, aos caminhos habituais da minha cultu-ra, o que o mesmo e dizer, a exal-tação desse contraditorio ser por-tuguês que tanto se agarra a sua courela, como levanta ferro e parte para os confins da terra, muitas ve-zes para não mais regressar.

Sem que me surpreendesse muito por isco, as duas palestras so despertaram de novo em mim essa contradição tão portuguesa entre o ficar e o partir, entre o de-sejo da quietude granitica de certos dos meus lugares da memoria; e, ao mesmo tempo, desta insaciavel fome e sede do vasto mundo.

Como se foi construindo, em cada um de nos, esta habilidade única de gerir tal contradição, e misterio que so Eduardo Lourenço e capaz de decifrar, porque a sauda-de e de facto labirintica, sobretudo a saudade do futuro.

******A melhor das patrias e a que esta

por reinventar. Não como traição ao passado, mas para se cumprirem as suas promessas. Digo isto sentida-mente e não por mero efeito litera-rio.

A aventura da vida obriga os mais novos a reconstruirem a casa e os caminhos que vão dar a ela. A consertarem os utensilios para a lavoura que são hoje os tablets e os computadores de secretaria, não fa-lando ja dos telefones e o relogios inteligentes.

E a lavoura tem a extensão do vasto mundo das ideias, na univer-

salidade forçada a que ninguem ja escapa. Para referir imagem quase ja esgotada, a da aldeia global.

Somos aldeões urbanos e assim e que esta bem.

******Precisas de reler Camões e Pes-

soa - dizia, quase ingenuamente, para com os meus botões, enquanto ouvia os dois ilustres conferencis-tas de Coimbra. E de repente esse pensamento transformou-se numa grande urgência.

E folheei em segundos, mental-mente, as Viagens na Minha Terra e A Cidade e as Serras - e todos esses belos textos com que se foi tecendo o amor pela lingua e pela cultura. Essas mesmas que nos moldam, a partir do barro que somos.

Saturados de notícias...E apos esta romagem de sauda-

de, retorno aos temas habituais... Passo os olhos pelas paginas dos

jornais, consulto a internet, ouço a radio, faço o zapping pelas televisões e capto fatalmente toda a diversi-dade do mundo. Quero seleccionar, como habitualmente, as minhas notas soltas e ensaia-las na pagina branca que vãmente aguarda e... e o embaraço, a perplexidade na es-colha!

Confronto-me com o habitual ca-leidoscopio de historias, de vidas, de ideias, de dramas; de verdades e mentiras; de grandezas e miserias - com que se recria o mundo, todos os dias, a todas as horas.

Que efeito ja fazem as imagens de uma cidade siria destruida? De mais uma mesquita bombardeada? De corpos despedaçados pelo milio-nesimo ataque suicida?

E as reuniões dos politicos, e as limusinas pretas, os guarda-costas atentos, os omnipresentes reporte-res, as noticias em directo?

E - ah! a crescente indiferença... - a redução a po de ruinas antiquis-simas, o incêndio de bibliotecas in-substituiveis, a morte das pessoas, a morte dos vestigios e dos simbolos.

Em cada combatente que morre é uma narrativa pessoal que finda. Em cada estatua destruida pela fúria de martelo, são narrativas inumera-veis que são reduzidas a po.

A tragedia das guerras contabili-za-se pelos lutos, os infinitos lutos, certamente. Mas tambem pela perda irrecuperavel da memoria colectiva. A isso, como se sabe, se chama tei-mosamente História.

“Saturada de informação” - diz--se desta civilização dos media, dos tablets, dos smartphones...

Estar sozinho e, hoje mais do que nunca, não estar isolado.

Os náufragos do mar e da terraQuantos se salvam por dia nas

margens do Mediterrâneo? E nas

costas da Malasia? E nas fronteiras do Iraque? E nas florestas da Ni-geria? E nas costas da Australia? E nas favelas do Rio? E nos terrenos da droga? E nos lupanares da pros-tituição forçada, de todo o mundo?

Claro que e facil concentrar num paragrafo toda a infelicidade do planeta, num exercicio masoquista de confirmação de que o planeta esta doente.

Mas desse quadro muito bara-lhado, de causas e de efeitos, resul-ta a evidência de que se os conflitos não são mitigados, os problemas persistem. E ao persistirem, agra-vam-se.

Dai que o quadro traçado apele as iniciativas politicas.

Genocídio CulturalUma recente decisão judicial ca-

nadiana qualifica de genocídio cultu-ral o tratamento reservado as crian-ças e jovens aborigenes do Canada (reproduzindo o modelo austra-liano... ou vice-versa) ate a decada de setenta do seculo passado? Com Escolas e programas destinados a mais completa lavagem de cerebro, tentando fazer desaparecer todos os vestigios da identidade e da digni-dade proprias, dum povo cuja terra foi espoliada?

Pedirão desculpa os canadianos, como o fizeram as autoridades da Australia, com um atraso de pelo menos dois seculos?

Ah, os antropologos complica-ram tudo! Como era tão simples e confortavel a separação nitida e sem ambiguidades entre os civiliza-dos e todos os outros!

Ja fez correr muita tinta a teoria das culturas superiores. Das que se destinam historicamente a instruir os barbaros, esses pobres infelizes que são assim meio humanos, feri-dos por não sei que mão invisivel e reduzidos a triste condição de não possuirem as luzes do nosso discer-nimento.

A batalha dos dez milSera ja de dez mil o número de

mortos (!) que a coligação anti-ISIS provocou, entre jovens e adultos in-toxicados pela droga do radicalismo e que os ataques aereos americanos e doutros converteram em martires de uma imensa galeria, cuja dimen-são real se desconhece?

E quantos milhares e milhares de vitimas não provocou o proprio ISIS, numa sangrenta narrativa de odio e destruição com ilustrações em audio e em video? É de facto uma guerra, são muitas guerras, dentro da nossa paz global.

Mesma causa, mesmo combate, outra geografia: o exército gover-namental nigeriano tera deixado morrer propositadamente sete mil adultos e adolescentes das zonas onde o Boko Haram actua, sendo estimadas em dezassete mil as viti-mas causadas pelo combate do mo-vimento extremista.

* Primeiro Cônsul-Geral de Portugal em Macau. Docente

da Universidade de S. José.

• • • HÁ 20 ANOSIn “Jornal de Macau”

e “Tribuna de Macau” 11/06/1995

Dito

“Definitivamente, Macau vai integrar-se totalmente na China, até antes de 2049. A maioria das pessoas na China está feliz com a vida que leva, independen-temente do sistema político”

Chan Chak Mo, deputado e empresário,em entrevista ao “Ponto Final”

Page 18: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Lady Gaga pedemedidas de combate a abusos sexuais em universidadesA cantora Lady Gaga apelou aos legisladores do Estado de Nova Iorque para aprovarem uma proposta que visa reforçar as normas contra os abusos sexuais nas universidades. “Temos todos a responsabilidade de garantir leis mais sólidas para proteger as nossas estudantes”, disse num artigo publicado na revista “Billboard” em apoio à iniciativa do Governador, Andrew Cuomo. Lady Gaga, que em Dezembro revelou ter sido violada quando tinha 19 anos por um homem 20 anos mais velho, denunciou a “inaceitável epidemia de violência sexual” nas universidades americanas. “É uma realidade estarrecedora que muitos na docência, no governo e na sociedade em geral ainda se negam a reconhecer”, lamentou.

Quinta-feira, 11 de Junho de 201518 JTM | LAZER

O “triplo triunfo” de Jolie na “ternura” dos 40

Angelina Jolie acaba de completar 40 anos, mas sabe que o seu poder em Hollywood está a dar apenas os primeiros passos

Ganhou dois Óscares, tem uma carreira invejavel, uma numerosa familia ao lado de um dos homens mais deseja-

dos do mundo e exibe o glamour das grandes divas de Hollywood. Angelina Jolie celebrou 40 anos no dia 4, mas dar ainda muito que falar no mundo do cinema.

“Ela possui uma incrivel combinação de beleza, inteligência e talento, um triplo triun-fo que a transforma em membro de um clube muito exclusivo. Tem a rara habilidade de tran-sitar, aparentemente sem esforço, entre os pa-peis de mãe, esposa, activista, actriz, directora,

roteirista, produtora, filantropa e demonstra grande paixão em tudo o que faz”, subli-

nhou a Agência EFE Paul Dergarabe-dian, analista de media da Rentrak,

empresa especializada em au-diências digitais.

Angelina Jolie conquis-tou a sua primeira esta-tueta dourada em 1999, com “Girl, Interrupted”, e desde então não parou

de crescer no grande ecrã, seja como heroína de filmes

de acção (de “Lara Croft: Tomb Raider” a “Gone in 60 Seconds”, “Mr & Mrs Smith” e “Wanted”) ou em historias mais proximas da sua sensibilidade humanitaria (“Beyond Bor-ders” e “A Mighty Heart”).

Porem, os seus maiores sucessos de bilhe-teira derivaram de filmes de fantasia (fez par-te da saga “Kung Fu Panda”), sobretudo com “Maleficent”, que arrecadou mais de 750 mi-lhões de dolares.

Alem disso, soube rodear-se de autores de prestigio em projectos como “Alexander” (Oli-ver Stone), “The Good Shepherd” (Robert De Niro) e “Changeling” (Clint Eastwood, que rendeu a sua segunda candidatura ao Óscar), quando decidiu aventurar-se na realização com “In the Land of Blood and Honey” (2011).

Os resultados surgiram com “Unbroken” (2014), segundo filme como directora, nomeado para três premios da Academia de Hollywood e, principalmente, um enorme sucesso em todo o mundo, com receitas superiores a 160 mi-

lhões de dolares.“Angelina soube expandir sabiamente os

seus horizontes para alem da interpretação. O sucesso de ‘Unbroken’ coloca-a num nivel completamente diferente. Agora e vista como alguem que pode atrair os espectadores de qualquer lado da câmara”, destaca Phil Contri-no, analista do portal “BoxOffice.com”.

Os louros desse filme colocaram Angelia perante uma infinidade de oportunidades, sen-do que a imprensa especializada garante que o estúdio Marvel pretende oferecer-lhe um dos seus novos projectos de super-herois: “Captain Marvel”.

Alem disso, Jolie vai lançar em Novembro o seu terceiro projecto por tras das câmaras, “By the Sea”, onde divide cenas com o marido, Brad Pitt, o segundo filme em comum depois de “Mr & Mrs Smith”, filmagem na qual conheceram.

Mas, Angelina Jolie e muito mais do que ci-nema e negocios. Conhecida por apoiar causas humanitarias e ONG’s, a artista adoptou três dos seus seis filhos com Pitt (Maddox, Zahara e Pax) no Camboja, Etiopia e Vietname.

Como enviada especial do Alto Comissaria-do das Nações Unidas para os Refugiados (AC-NUR), viajou por todo o mundo para promo-ver a justiça social e tambem se envolveu em grandes crises humanitarias e deslocamentos em massa de civis com a intenção de chamar a atenção da opinião pública. Essas acções le-varam-na a ganhar o premio humanitario Jean Hersholt - um Óscar honorario - em 2013.

Angelina coleccionou manchetes quando anunciou, em Maio de 2013, que se tinha sub-metido a uma mastectomia preventiva de can-cro de mama, e em Março deste ano, ao explicar que retirou os ovarios e as trompas para evitar a doença que roubou as vidas da mãe, avo e tia. A actriz explicou que resolveu divulgar esses casos para que “outras mulheres em risco” co-nheçam as opções existentes.

Para trás ficou a “menina má” de Hollywood, imagem que fomentou no final dos anos 90 devido a casos com drogas, escân-dalos sexuais e os divorcios de Jonny Lee Miller e Billy Bob Thornton. O futuro sera o que ela quiser que seja, remata a EFE.

A “rookie” da “Sports Illstrated”Nem sequer o nome difícil de pronunciar

está a travar a enorme ascensão da modelo Solveig Mørk Hansen. Além de

marcar presença nos principais desfiles, a jovem dinamarquesa já ilustrou as capas das maiores revistas de moda, incluindo a “Guess” e “Wonderbra”. Recentemente, a jovem foi nomeada “Rookie” da “Sports

Illustrated 2015”. Uma pista... não foi certamente pelo nome, que poucos se

atrevem a tentar acertar!

Bon Jovi estreia-se em Macau com dois concertos em SetembroA banda norte-americana Bon Jovi vai estrear-se em Macau com um duplo concerto nos dias 25 e 26 de Setembro. O anúncio de que a banda de rock vai subir ao palco da Arena do COTAI, com uma lotação de 15.000 lugares, foi feito em comunicado pela Sands China, proprietária do complexo Venetian Macau. Os bilhetes para o duplo espectáculo, à venda a partir da próxima terça-feira, dia 16, custam entre 580 e 3.580 patacas. Os Bon Jovi, que contam com mais de 130 milhões de discos vendidos, já realizaram mais de 2.900 concertos em mais de 50 países.

Page 19: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JTM | LAZER 19

Gente Gira Envie as suas fotos para: [email protected]

Próxima etapa:Primária

Na creche da Santa Casa da Misericórdia houve festa para os alunos que finalizaram o infantário. Paulo Bernardino

de Senna Fernandes é um dos finalistas, e como nos confidencia o pai, Paulo de Senna Fernandes, “aproximou-

se e deu-me um abração”. “Senti-me muito feliz por estar ao lado dele... Já é crescido!”.

O melhordo Conde S. JanuárioAs filhas gémeas de Luís Trabuco, Selina e Sofia foram a uma consulta de rotina no Hospital Conde S. Januário. Conta o pai que o melhor destas visitas, é mesmo o final das consultas... “a paragem no Café

para os comes e bebes!”.

O primeirodia de piscina

O primeiro dia de piscina entusiasma qualquer um,

ainda para mais quando se trata da pequenada. Isabel Silva tirou esta fotografia

que regista o primeiro dia de piscina de Melinda e Jonas.

E é bem patente a alegria de ambos!

Page 20: Laços seculares - JTM · Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 JORNAL TRIBUNA DE MACAU Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor nalística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador:

FOTO

ARQ

UIVO

20 JTM | ÚLTIMA Quinta-feira, 11 de Junho de 2015 • Fecho da Edição • 02:20 horas

FOTO

ARQ

UIVO

Cavaco pede confiança no futuro e é criticado pela oposiçãoAnibal Cavaco Silva fez ontem o seu último discurso no 10 de Junho enquanto chefe de Estado, declarando que Portugal pode olhar o futuro com confiança, palavras elogiadas por PSD e CDS-PP mas que mereceram críticas da oposição. O Presidente da República defendeu, em Lamego, que, “independentemente de quem governe”, Portugal pode olhar para o futuro com confiança se forem asseguradas orientações de política económica que permitam a concretização de quatro objectivos, nomeadamente o equilibrio das contas públicas. O lider parla-mentar do PSD, Luis Montenegro, considerou que o discurso foi um “reconhecimento justo” aos portugueses pela tenacidade demonstrada nos últimos anos, ao passo que o lider parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, elogiou a intervenção de “esperança” de Cavaco Silva. A oposição, todavia, não foi meiga para com as palavras do chefe de Estado: o PS, pelo lider parlamentar, Ferro Rodrigues, lamentou “um discurso totalmente colado” ao do Governo, relativamente a crise e a sua evolução, com o deputado do PCP Antonio Filipe a lançar farpas ao discurso “partidario” e de intervenção na campanha eleitoral feito pelo Presidente da República. Na sua intervenção, Cavaco recusou “semear o desânimo e o pessimismo” quanto ao futuro do pais, sublinhando que, apesar do longo caminho a percorrer, existem “fundadas razões” para encarar o futuro com mais optimismo.

Fiscalização reforçada após condenação de ex-administrador do Conde de S. JanuárioNa sequência da condenação do ex-ad-ministrador do Centro Hospitalar Conde de São Januario Rui Sa, os Serviços de Saúde frisaram ontem que têm aperfei-çoado os “mecanismos internos de fisca-lização” nas unidades de saúde de modo a evitar casos semelhantes. “Os Serviços de Saúde reafirmam que não foram in-dulgentes com as infracções e têm exigi-do de forma rigorosa aos trabalhadores, que devem ser regulares na permanência no seu posto de trabalho, realizando de forma periodica palestras que visam a reforçar o cumprimento rigoroso da lei e da integridade por parte dos trabalhadores”, refere um comunicado do organismo. O ex-administrador do hospital público de Macau foi condenado a um ano e seis meses de prisão, com pena suspensa, por burla praticada atraves da emissão de receitas falsas. Os Serviços de Saúde reiteram não ter adoptado uma atitude indulgente em relação ao caso, relembrando que apos a detecção das infracções Rui Sa foi sujeito a um procedimento interno que viria a culminar na rescisão de contrato com justa causa. Na sequência do caso, os Serviços de Saúde referem ter efectuado “uma analise auto-critica sobre regulamento vigen-te sobre o processo de levantamento de medicamentos”.

Perspectivas das relações luso-chinesas “nunca foram tão boas”O embaixador de Portugal na China disse ontem que “as perspectivas das relações luso-chinesas nunca foram tão boas” como em 2015, o ano do 10º aniversario da “parceria estrategica global” entre os dois paises. “No comercio, no in-vestimento, no turismo ou no ensino das respetivas linguas, todos os indicadores estão a subir”, afirmou Jorge Torres-Pe-reira na comemoração do “Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portugueses”, que reuniu cerca de 200 pessoas na embaixada do pais em Pequim. Entre a assistência, alem de portuguesas residentes na cidade e diplomatas dos pai-ses de lingua portuguesa, encontravam-se representantes de grandes empresas chinesas que nos últimos anos investiram em Portugal, nomeadamente a China Three Gorges (CTG), o Fosun Group e a Haitong. O embaixador português qualificou Portugal e a China como “velhos e verdadeiros ami-gos”, considerando “excelente” o relacionamento politico bilateral. O diplomata descre-veu Camões como “um patriota, um aventureiro, um grande amante da vida e uma das maiores figuras da literatura ocidental”, comparando-o a Confúcio, um dos mais venera-dos sabios chineses da antiguidade. Devido a chuva, o embaixador teve de interromper o discurso, mas 10 ou 15 minutos depois, o sol apareceu e um músico português radicado em Xangai, Luis Coelho, pegou na guitarra eletrica, subiu para o estrado e tocou com sonoridade rock uma rapsodia de canções portuguesas e chinesas.

Casa de Portugalenfrenta Benfica na TaçaO sorteio da Taça de Macau em futebol colocou frente-a-frente equipas de matriz portuguesa, Benfica e Casa de Portugal, que vão abrir a ronda no dia 18 deste mês, as 19:00. O Sporting não tera vida fácil nos oitavos-de-final ao medir forças com o CPK, enquan-to Ka I e Monte Carlo têm a vida teoricamente mais facil perante Lai Chi e Sub23, respectivamente. As partidas dos “oitavos” ar-rancam dia 18 e terminam dia 26, sendo que os jogos irão decorrer todos no campo da Universidade de Ciência e Tecnologia.

Funcionários da Air China suspeitos de fumar em vooVarios trabalhadores da Air China são suspeitos de fu-mar durante uma viagem entre Hong Kong e Pequim, no dia 2, noticiou ontem o China Daily. Dez minutos apos o avião ter levantado voo, quatro passageiros dis-seram ter sentido um forte odor a tabaco que vinha do cockpit. Segundo o jornal oficial chinês, após ter recebi-do queixas de passageiros, uma hospedeira de bordo tera pedido desculpa bem como persuadido os mesmos a não denunciarem a situação. Aos quatro queixosos foi assegurado que, assim que aterrassem em Pequim, a companhia aerea iniciaria uma investigação sobre o incidente. Um dos passageiros garantiu que ja tinha presenciado situações semelhantes em voos da Air Chi-na entre a capital chinesa e Hong Kong. A companhia mostrou a um dos passageiros os resultados da inves-tigação por si desenvolvida. A documentação em causa refere que o avião estava húmido na partida e o cheiro derivava não de fumo de cigarros mas de um fluxo de ar misturado com a humidade. Descontentes, os quei-xosos alegaram que a companhia não esta a agir com honestidade, ja que o cockpit e o único lugar num avião onde e possivel fumar sem accionar alarmes.

Aung San Suu Kyi iniciou visita histórica à ChinaA lider da oposição de Mynamar e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi chegou ontem a China, numa visita histo-rica que decorre num momento de alguma tensão entre ambos os paises. Ate domingo, Suu Kyi tera reuniões com o Presidente chinês, Xi Jinping, com o Primeiro--Ministro, Li Keqiang, e com um grupo de empresarios do pais. Segundo informação do Ministerio dos Nego-cios Estrangeiros chinês, esta e uma viagem de “inter-câmbios” entre o Partido Comunista da China e a Liga Nacional para a Democracia, presidida por Suu Kyi, uma formação que se estima ter bons resultados nas proximas eleições birmanesas previstas para o final do ano. A chegada da Nobel da Paz, um prémio atribuído em 1991 pela sua luta pacífica a favor da liberdade no seu pais, acontece num momento em que Pequim encontra-se numa situação delicada em relação a Mynamar, devido ao conflito entre a minoria kokang e o exército birmanês no norte do país, ao longo da fronteira com o sudoeste da China (provincia de Yunnan).

FOTO

ARQ

UIVO

FOTO

ARQ

UIVO