junioristas redentoristas do brasil

40
JUNIORISTAS REDENTORISTAS JUNIORISTAS REDENTORISTAS DO BRASIL DO BRASIL Um resgate Um resgate histórico histórico

Upload: leutherio

Post on 24-May-2015

869 views

Category:

Entertainment & Humor


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Junioristas redentoristas do brasil

JUNIORISTAS JUNIORISTAS REDENTORISTASREDENTORISTAS

DO BRASIL DO BRASIL

Um resgate Um resgate históricohistórico

Page 2: Junioristas redentoristas do brasil

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Apresentar o primeiro encontro dos Apresentar o primeiro encontro dos

junioristas em 1982, no contexto da junioristas em 1982, no contexto da renovação da Congregação, proposta renovação da Congregação, proposta pelo Capítulo Geral de 1967.pelo Capítulo Geral de 1967.

A Congregação, a partir da intuições A Congregação, a partir da intuições do Vaticano II, busca a renovação do Vaticano II, busca a renovação diante do mundo contemporâneo para diante do mundo contemporâneo para melhor encarnar a proclamação da melhor encarnar a proclamação da copiosa redenção.copiosa redenção.

Um pouco de história – vamos Um pouco de história – vamos conversar sobre o processo histórico!conversar sobre o processo histórico!

Page 3: Junioristas redentoristas do brasil

FORMAÇÃO DAS FORMAÇÃO DAS PROVÍNCIASPROVÍNCIAS

Cada Unidade (Províncias ou vice-Cada Unidade (Províncias ou vice-Províncias) tem sua origem e uma Províncias) tem sua origem e uma história que marcam sua caminhada história que marcam sua caminhada missionária. É importante conhecer missionária. É importante conhecer este caminhar de cada um, para que este caminhar de cada um, para que o projeto da reestruturação tenha o projeto da reestruturação tenha sua força no fortalecimento do sua força no fortalecimento do anúncio da copiosa redenção.anúncio da copiosa redenção.

Page 4: Junioristas redentoristas do brasil

RIORIOEm 5 de junho de 1893, os Redentoristas Em 5 de junho de 1893, os Redentoristas holandeses Matias Tulkens e Francisco X. holandeses Matias Tulkens e Francisco X. Lohmeyer, partiram de Amsterdã para Lohmeyer, partiram de Amsterdã para Hamburgo, a fim de tomar no porto o navio Hamburgo, a fim de tomar no porto o navio “Ceará” rumo ao Brasil. Iniciaram dia 8 de “Ceará” rumo ao Brasil. Iniciaram dia 8 de junho, aportando no Rio de Janeiro a 2 de junho, aportando no Rio de Janeiro a 2 de julho. Foram hospedados na Santa Casa de julho. Foram hospedados na Santa Casa de Misericórdia pelo padre Lazarista Tadei, Misericórdia pelo padre Lazarista Tadei, enviado pelo bispo Dom Silvério Gomes enviado pelo bispo Dom Silvério Gomes Pimenta para recebê-los. Dois dias depois, Pimenta para recebê-los. Dois dias depois, tomando o trem, seguiram para Juiz de Fora. tomando o trem, seguiram para Juiz de Fora. Dia seguinte, novamente em uma viagem Dia seguinte, novamente em uma viagem ferroviária, chegaram em Ouro Preto e no dia ferroviária, chegaram em Ouro Preto e no dia 6 de julho, a Mariana, onde foram recebidos 6 de julho, a Mariana, onde foram recebidos pelo D. Antonio M. de Sá e Benevides, com pelo D. Antonio M. de Sá e Benevides, com seu auxiliar D. Silvério G. Pimenta. seu auxiliar D. Silvério G. Pimenta.

Page 5: Junioristas redentoristas do brasil

BISPOS DE MARIANABISPOS DE MARIANA Foram os bispos de Mariana, Dom Foram os bispos de Mariana, Dom

Antonio e Dom Silvério, que Antonio e Dom Silvério, que proporcionaram aos dois redentoristas proporcionaram aos dois redentoristas holandeses a possibilidade de instalar holandeses a possibilidade de instalar definitivamente a obra redentorista no definitivamente a obra redentorista no Brasil, pedida pelo seu antecessor, já em Brasil, pedida pelo seu antecessor, já em setembro de 1843. setembro de 1843.

21 de outubro de 1894 - Missionários 21 de outubro de 1894 - Missionários Redentoristas alemães da Província da Redentoristas alemães da Província da Alemanha Superior (atualmente Alemanha Superior (atualmente Munique), também chegavam ao Rio de Munique), também chegavam ao Rio de Janeiro seguindo para Aparecida, Janeiro seguindo para Aparecida, chegando dia 28. chegando dia 28.

Page 6: Junioristas redentoristas do brasil

SÃO PAULO / GOIÁSSÃO PAULO / GOIÁS

Durante o Capítulo Geral dos Durante o Capítulo Geral dos Redentoristas em 1894, foi decidido que a Redentoristas em 1894, foi decidido que a Congregação devia assumir novas Congregação devia assumir novas fundações em terras de missão. Em fundações em terras de missão. Em meados do mesmo ano, D. Eduardo da Silva meados do mesmo ano, D. Eduardo da Silva - bispo de Goiás, e D. Joaquim Arcoverde - - bispo de Goiás, e D. Joaquim Arcoverde - bispo auxiliar de São Paulo, solicitaram em bispo auxiliar de São Paulo, solicitaram em Roma a vinda de redentoristas para suas Roma a vinda de redentoristas para suas dioceses. Em São Paulo os missionários dioceses. Em São Paulo os missionários assumiriam o atendimento do Santuário de assumiriam o atendimento do Santuário de Nossa Senhora Aparecida; em Goiás, além Nossa Senhora Aparecida; em Goiás, além dos trabalhos em Campininhas e das dos trabalhos em Campininhas e das missões, havia o Santuário do Divino Pai missões, havia o Santuário do Divino Pai Eterno, na atual TrindadeEterno, na atual Trindade..

Page 7: Junioristas redentoristas do brasil

PORTO ALEGREPORTO ALEGRE

Em 1920 é aceita por São Paulo, Em 1920 é aceita por São Paulo, uma paróquia em Pelotas - RS.uma paróquia em Pelotas - RS.

CAMPO GRANDECAMPO GRANDE

Confrades de Baltimore se instalam Confrades de Baltimore se instalam em Aquidauana em janeiro de 1930. em Aquidauana em janeiro de 1930.

Page 8: Junioristas redentoristas do brasil

MANAUS - AMMANAUS - AM

Os confrades de Saint Louis Os confrades de Saint Louis assumem a missão em Manaus em assumem a missão em Manaus em 1943.1943.

RECIFERECIFE

Foi criada a paróquia do Arraial, Foi criada a paróquia do Arraial, em Garanhuns em 1949.em Garanhuns em 1949.

Page 9: Junioristas redentoristas do brasil

FORTALEZAFORTALEZA

Em abril de 1959, Dom Helder Câmara, Em abril de 1959, Dom Helder Câmara, secretário da CNBB, escreveu uma carta secretário da CNBB, escreveu uma carta ao Superior Geral dos Redentoristas ao Superior Geral dos Redentoristas pedindo urgentemente missionários para pedindo urgentemente missionários para o norte do Estado de Goiás, Diocese de o norte do Estado de Goiás, Diocese de Porto Nacional. A Província de Dublin, Porto Nacional. A Província de Dublin, Irlanda, aceitou o convite e em 1960 Irlanda, aceitou o convite e em 1960 enviou os quatro primeiros enviou os quatro primeiros Redentoristas da Irlanda para Pedro Redentoristas da Irlanda para Pedro Afonso: Pes. Jaime, Tiago, João e Miguel. Afonso: Pes. Jaime, Tiago, João e Miguel.

Page 10: Junioristas redentoristas do brasil

BAHIABAHIA

Da Província de Varsóvia – Polônia – Da Província de Varsóvia – Polônia – os confrades se estabelecem na Bahia os confrades se estabelecem na Bahia em 1972.em 1972.

Obs.:Obs.: Os Redentoristas belgas vieram Os Redentoristas belgas vieram para Sergipe em 1963 e os para Sergipe em 1963 e os canadenses para a Bahia em 1965.canadenses para a Bahia em 1965.

Page 11: Junioristas redentoristas do brasil

PROCESSO FORMATIVOPROCESSO FORMATIVO

Já em 1898 é aberto um seminário em Já em 1898 é aberto um seminário em Aparecida - SP, pensando na formação de Aparecida - SP, pensando na formação de Redentoristas brasileiros. O primeiro Redentoristas brasileiros. O primeiro noviciado é aberto em 1906, na casa da Penha noviciado é aberto em 1906, na casa da Penha - SP. Os professos de São Paulo - 1906, iam - SP. Os professos de São Paulo - 1906, iam para Gars Am Inn, Alemanha e do Rio para para Gars Am Inn, Alemanha e do Rio para Witten, Holanda. Em 1932 uma classe vai Witten, Holanda. Em 1932 uma classe vai fazer o seminário maior na Argentina. Os fazer o seminário maior na Argentina. Os junioristas de Campo Grande e Manaus junioristas de Campo Grande e Manaus estudavam nos EUA (Esopus) até 1970.estudavam nos EUA (Esopus) até 1970.O Seminário Maior Sta. Terezinha, Tietê, é O Seminário Maior Sta. Terezinha, Tietê, é fundado em 1936. Os junioristas de São Paulo fundado em 1936. Os junioristas de São Paulo e Rio foram formados, entre 1937 - 45 em e Rio foram formados, entre 1937 - 45 em Tietê. Tietê.

Page 12: Junioristas redentoristas do brasil

SEMINÁRIO DE SEMINÁRIO DE FLORESTA, inaugurado FLORESTA, inaugurado

em 1945em 1945

Chegam ao novo “Seminário Maior Chegam ao novo “Seminário Maior Redentorista Nossa Senhora do Redentorista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” os primeiros Perpétuo Socorro” os primeiros ocupantes. Estes podem ser ocupantes. Estes podem ser considerados os pioneiros. Constituíam considerados os pioneiros. Constituíam a comunidade inicial 14 fraters, a comunidade inicial 14 fraters, Seminário Maior, 6 sacerdotes e 2 Seminário Maior, 6 sacerdotes e 2 Irmãos Leigos, tendo como primeiro Irmãos Leigos, tendo como primeiro reitor o Pe. Alberto Pasdeloup. reitor o Pe. Alberto Pasdeloup. Funcionou até o início dos anos 70. Funcionou até o início dos anos 70.

Page 13: Junioristas redentoristas do brasil

SEMINÁRIO SÃO GERALDOSEMINÁRIO SÃO GERALDO

Potim, fundado em 1956. Potim, fundado em 1956.

CASA AFONSIANUMCASA AFONSIANUM

Nos meados dos anos 60 é Nos meados dos anos 60 é fundado o IRES (Instituto fundado o IRES (Instituto Redentorista de Estudos Redentorista de Estudos Superiores) e em 1972 é fundado Superiores) e em 1972 é fundado o ITESP.o ITESP.

Page 14: Junioristas redentoristas do brasil

SÃO CLEMENTE EM SÃO CLEMENTE EM CAMPO GRANDECAMPO GRANDE

Até 1969 os professos Até 1969 os professos Redentoristas eram enviados Redentoristas eram enviados para Esopus – EUA, para os para Esopus – EUA, para os estudos filosóficos e estudos filosóficos e teológicos. Em 25 de fevereiro teológicos. Em 25 de fevereiro de 1970 chegaram os cinco de 1970 chegaram os cinco primeiros estudantes. primeiros estudantes.

Page 15: Junioristas redentoristas do brasil

CONTEXTO DE RENOVAÇÃO CONTEXTO DE RENOVAÇÃO DO VATICANO II E DO VATICANO II E MEDELLÍN (1968) MEDELLÍN (1968)

Os Redentoristas atualizam o carisma Os Redentoristas atualizam o carisma buscando diálogo com a sociedade, com a buscando diálogo com a sociedade, com a cultura e trabalhando por uma Igreja da cultura e trabalhando por uma Igreja da misericórdia. misericórdia.

250 ANOS DA FUNDAÇÃO DA 250 ANOS DA FUNDAÇÃO DA CSSRCSSRPadre Alfeo Prandel motivado pela Padre Alfeo Prandel motivado pela celebração dos 250 anos da fundação da celebração dos 250 anos da fundação da CSsR inicia os contatos com São Paulo e CSsR inicia os contatos com São Paulo e Rio para realizar um encontro nacional Rio para realizar um encontro nacional dos Estudantes Professos Redentoristas dos Estudantes Professos Redentoristas do Brasil.do Brasil.

Page 16: Junioristas redentoristas do brasil

RESISTÊNCIARESISTÊNCIA

Por que fazer?Por que fazer?

Nunca foi realizado isto? Nunca foi realizado isto?

Qual é a finalidadeQual é a finalidade? ?

Page 17: Junioristas redentoristas do brasil

1º ENCONTRO PONTA 1º ENCONTRO PONTA GROSSA 1982GROSSA 1982

De 04 a 06 de julho De 04 a 06 de julho

Assessores: Alfeo Prandel e Assessores: Alfeo Prandel e Domingos SávioDomingos Sávio

Brasil 2 x Itália 3 Brasil 2 x Itália 3 (3 gols de Rossi – (3 gols de Rossi – 5 de julho5 de julho

Participantes: São Participantes: São Paulo, Rio, Campo Paulo, Rio, Campo Grande (total de Grande (total de 20 jovens).20 jovens).

Page 18: Junioristas redentoristas do brasil

2º ENCONTRO – PASSO 2º ENCONTRO – PASSO FUNDO 1983FUNDO 1983

Tema: Tema: Carisma e opção da Igreja Carisma e opção da Igreja no Brasilno Brasil. .

24 a 27 de julho 24 a 27 de julho

15 junioristas de São Paulo, Rio e 15 junioristas de São Paulo, Rio e Campo Grande.Campo Grande.

Page 19: Junioristas redentoristas do brasil

3º ENCONTRO 3º ENCONTRO BELO HORIZONTE - 1984 BELO HORIZONTE - 1984

Tema: Tema: Como se articulam em Como se articulam em nossa vida e em nossa formação: nossa vida e em nossa formação: estudo e trabalho pastoralestudo e trabalho pastoral..

26 a 29 de julho26 a 29 de julho

Assessor: Pe. Dalton de BarrosAssessor: Pe. Dalton de Barros

15 junioristas de São Paulo, Rio, 15 junioristas de São Paulo, Rio, Campo Grande e Goiás.Campo Grande e Goiás.

Page 20: Junioristas redentoristas do brasil

4º ENCONTRO – SÃO 4º ENCONTRO – SÃO PAULO 1985PAULO 1985

Tema: Tema: Comunidade inseridaComunidade inserida. .

Assessoria foi realizada pelos Assessoria foi realizada pelos próprios junioristas com partilhas próprios junioristas com partilhas das experiências. das experiências.

21 a 25 de julho. 21 a 25 de julho.

15 junioristas de Campo Grande, 15 junioristas de Campo Grande, São Paulo, Rio, Bahia e FortalezaSão Paulo, Rio, Bahia e Fortaleza

Page 21: Junioristas redentoristas do brasil

5º ENCONTRO – 5º ENCONTRO – FORTALEZA 1986FORTALEZA 1986

Tema: Tema: Comunidade formativa: Comunidade formativa: relação formador e formando.relação formador e formando.

Assessor: Brandão de Fortaleza Assessor: Brandão de Fortaleza

22 a 24 de julho22 a 24 de julho

21 junioristas de Campo Grande, 21 junioristas de Campo Grande, Rio, São Paulo, Goiás, Fortaleza, Rio, São Paulo, Goiás, Fortaleza, Bahia e Recife.Bahia e Recife.

Page 22: Junioristas redentoristas do brasil

6º ENCONTRO – GOIÂNIA6º ENCONTRO – GOIÂNIA19871987

Tema: Tema: Desafios para uma formação Desafios para uma formação latino-americana.latino-americana.

Assessor: Marcelo Sewe CSsR – Assessor: Marcelo Sewe CSsR – GoiâniaGoiânia

21 a 24 de julho21 a 24 de julho

23 junioristas de Recife, Fortaleza, 23 junioristas de Recife, Fortaleza, Goiás, Campo Grande, Rio, São Goiás, Campo Grande, Rio, São Paulo.Paulo.

Page 23: Junioristas redentoristas do brasil

7º ENCONTRO – 7º ENCONTRO – APARECIDAAPARECIDA

19881988

Tema: Tema: A questão do corpo: A questão do corpo: dimensão da formação humana.dimensão da formação humana.

Assessor: Pe. José Luiz Cazaroto, Assessor: Pe. José Luiz Cazaroto, SVDSVD

24 a 28 de julho 24 a 28 de julho

29 junioristas de Goiás, Rio, São 29 junioristas de Goiás, Rio, São Paulo Campo Grande, Fortaleza e Paulo Campo Grande, Fortaleza e Recife.Recife.

Page 24: Junioristas redentoristas do brasil

8º ENCONTRO – PORTO 8º ENCONTRO – PORTO ALEGREALEGRE

19891989

Tema: Tema: A conjuntura e estrutura A conjuntura e estrutura social.social.

Assessor: Pedrinho Quareschi CSsRAssessor: Pedrinho Quareschi CSsR

24 a 28 de julho24 a 28 de julho

24 junioristas de Recife, Fortaleza, 24 junioristas de Recife, Fortaleza, Goiás, Campo Grande, São Paulo e Goiás, Campo Grande, São Paulo e Rio. Rio.

Page 25: Junioristas redentoristas do brasil

9º ENCONTRO – CURITIBA9º ENCONTRO – CURITIBA19901990

Tema: Tema: Inserção numa sociedade de Inserção numa sociedade de conflito.conflito.

Assessor: Alfeo Prandel CSsrAssessor: Alfeo Prandel CSsr

16 a 20 de julho16 a 20 de julho

20 junioristas de São Paulo, Goiás, 20 junioristas de São Paulo, Goiás, Campo Grande, Fortaleza, Bahia e Campo Grande, Fortaleza, Bahia e dois do Paraguaydois do Paraguay

Page 26: Junioristas redentoristas do brasil

10º ENCONTRO – GOIÂNIA10º ENCONTRO – GOIÂNIA19911991

Tema: Tema: A mística da inserção na A mística da inserção na perspectiva do deixar-se evangelizar perspectiva do deixar-se evangelizar pelos empobrecidos.pelos empobrecidos.

Assessor: Rubens de Morais Silva CSsRAssessor: Rubens de Morais Silva CSsR

08 a 12 de julho08 a 12 de julho

21 junioristas de São Paulo, Campo 21 junioristas de São Paulo, Campo Grande, Goiás, Campo Grande, Grande, Goiás, Campo Grande, Fortaleza, Bahia e Asunciõn.Fortaleza, Bahia e Asunciõn.

Page 27: Junioristas redentoristas do brasil

11º ENCONTRO –11º ENCONTRO –TIRADENTES – SPTIRADENTES – SP

19921992

Tema: Tema: Afetividade nas novas Afetividade nas novas experiências da Vida Religiosa experiências da Vida Religiosa inserida.inserida.

Assessor: Pe. Luiz Augusto (OSA)Assessor: Pe. Luiz Augusto (OSA)

20 a 24 de julho20 a 24 de julho

20 junioristas de São Paulo, Rio, 20 junioristas de São Paulo, Rio, Campo Grande, Goiás, San Juan (P. Campo Grande, Goiás, San Juan (P. Rico)Rico)

Page 28: Junioristas redentoristas do brasil

12º ENCONTRO – BELO 12º ENCONTRO – BELO HORIZONTEHORIZONTE

19931993

Tema: Tema: Instituição x Modernidade.Instituição x Modernidade.

Assessor: Dalton de Barros CSsRAssessor: Dalton de Barros CSsR

19 a 22 de julho19 a 22 de julho

Presentes junioristas de São Presentes junioristas de São Paulo, Rio, Recife, Fortaleza, Paulo, Rio, Recife, Fortaleza, Goiás, Campo Grande e Bahia. Goiás, Campo Grande e Bahia.

Page 29: Junioristas redentoristas do brasil

13º ENCONTRO – RECIFE13º ENCONTRO – RECIFE19941994

Tema: Tema: Memória e razão de ser do Memória e razão de ser do encontro dos estudantes professos.encontro dos estudantes professos.

Assessor: Edézio Borges CSsR, Pite Assessor: Edézio Borges CSsR, Pite McCarthy CssRMcCarthy CssR

19 a 22 de julho19 a 22 de julho

19 junioristas de São Paulo, Rio, 19 junioristas de São Paulo, Rio, Goiás, Campo Grande, Recife, Bahia Goiás, Campo Grande, Recife, Bahia e Fortaleza.e Fortaleza.

Page 30: Junioristas redentoristas do brasil

14º ENCONTRO – PORTO 14º ENCONTRO – PORTO ALEGREALEGRE

19951995

Tema: Tema: Partilha das experiências Partilha das experiências pastorais.pastorais.

Assessores: Edézio Borges CSsR e Assessores: Edézio Borges CSsR e Frei Irineu CostellaFrei Irineu Costella

17 a 21 de julho17 a 21 de julho

23 junioristas de Fortaleza, Goiás, 23 junioristas de Fortaleza, Goiás, Recife, Bahia, Campo Grande, Rio e Recife, Bahia, Campo Grande, Rio e São Paulo.São Paulo.

Page 31: Junioristas redentoristas do brasil

15º ENCONTRO – 15º ENCONTRO – SALVADORSALVADOR

19961996

Tema: Tema: Pastoral urbana e Missão Pastoral urbana e Missão Redentorista.Redentorista.

Assessor: Humberto Plummer CSsR Assessor: Humberto Plummer CSsR (Recife)(Recife)

15 a 19 de julho15 a 19 de julho

23 junioristas de Goiás, Fortaleza, 23 junioristas de Goiás, Fortaleza, Recife, Campo Grande, Rio, e São Recife, Campo Grande, Rio, e São PauloPaulo

Page 32: Junioristas redentoristas do brasil

16º ENCONTRO – 16º ENCONTRO – TRINDADETRINDADE

19971997

Tema: Tema: Missão Redentorista rumo ao Missão Redentorista rumo ao novo milênio.novo milênio.

Assessor: Luiz Marque Macedo Assessor: Luiz Marque Macedo CSsRCSsR

14 a 19 de julho14 a 19 de julho

23 junioristas de Recife, Bahia, 23 junioristas de Recife, Bahia, Campo Grande, Fortaleza, Goiás, Campo Grande, Fortaleza, Goiás, Rio e São Paulo.Rio e São Paulo.

Page 33: Junioristas redentoristas do brasil

17º ENCONTRO – 17º ENCONTRO – CURITIBACURITIBA

19981998

Tema: Tema: Espiritualidade e vida Espiritualidade e vida comunitária à luz do XXII Capítulo comunitária à luz do XXII Capítulo Geral.Geral.

Assessor: Lourenço Kearns CSsRAssessor: Lourenço Kearns CSsR

13 a 17 de julho13 a 17 de julho

21 junioristas de Recife, Rio, São 21 junioristas de Recife, Rio, São Paulo, Campo Grande, Goiás, Paulo, Campo Grande, Goiás, Fortaleza, e Bahia.Fortaleza, e Bahia.

Page 34: Junioristas redentoristas do brasil

18º ENCONTRO – RECIFE18º ENCONTRO – RECIFE19991999

Tema: Tema: A partilha da prática A partilha da prática missionária Redentorista e seus missionária Redentorista e seus desafios à evangelização.desafios à evangelização.

Assessor: José Luiz F. Salles CSsrAssessor: José Luiz F. Salles CSsr

12 a 17 de julho12 a 17 de julho

17 junioristas de São Paulo, Rio, 17 junioristas de São Paulo, Rio, Campo Grande, Goiás, Bahia, Campo Grande, Goiás, Bahia, Fortaleza, Recife.Fortaleza, Recife.

Page 35: Junioristas redentoristas do brasil

19º ENCONTRO – JUIZ DE 19º ENCONTRO – JUIZ DE FORAFORA2000 2000

Tema: Tema: A moral Afonsiana e a prática A moral Afonsiana e a prática pastoral redentorista hoje.pastoral redentorista hoje.

Assessor: Dorivaldo Pires de Camargo Assessor: Dorivaldo Pires de Camargo CSsRCSsR

Page 36: Junioristas redentoristas do brasil

20º ENCONTRO – 20º ENCONTRO – FORTALEZAFORTALEZA

20012001

21º ENCONTRO –SÃO 21º ENCONTRO –SÃO PAULOPAULO

20022002

Page 37: Junioristas redentoristas do brasil

22º ENCONTRO – LAGES 22º ENCONTRO – LAGES 2003 2003

Tema: Tema: Espiritualidade Redentorista Espiritualidade Redentorista na pós-modernidade.na pós-modernidade.

Assessor: Ir. Maria Inês MADAssessor: Ir. Maria Inês MAD

14 a 18 de julho14 a 18 de julho

21 junioristas21 junioristas

Page 38: Junioristas redentoristas do brasil

23º ENCONTRO – GUARATUBA 23º ENCONTRO – GUARATUBA – PR– PR20042004

Tema: Tema: Dar a vida pela copiosa Dar a vida pela copiosa redenção.redenção.

Assessor: Luiz Carlos de Oliveira Assessor: Luiz Carlos de Oliveira CSsRCSsR

12 a 16 de julho12 a 16 de julho

16 junioristas de Porto Alegre, São 16 junioristas de Porto Alegre, São Paulo, Campo Grande, Fortaleza, Paulo, Campo Grande, Fortaleza, Recife, Goiás, RioRecife, Goiás, Rio

Page 39: Junioristas redentoristas do brasil

24º ENCONTRO – 24º ENCONTRO – SALVADORSALVADOR

20052005

Tema: Tema: Ser consagrado Redentorista Ser consagrado Redentorista na pessoa de São Geraldo.na pessoa de São Geraldo.

Assessor: Jose de Lima Torres CSsRAssessor: Jose de Lima Torres CSsR

11 a 15 de julho11 a 15 de julho

20 junioritas de Porto Alegre, Rio, 20 junioritas de Porto Alegre, Rio, Bahia, Campo Grande, Goiás, São Bahia, Campo Grande, Goiás, São Paulo e Recife.Paulo e Recife.

Page 40: Junioristas redentoristas do brasil

25º ENCONTRO – RECIFE25º ENCONTRO – RECIFE20062006

Tema: Tema: 25 anos de história – 25 anos de história – desafios e conquistas.desafios e conquistas.

Assessor: José Ulysses CSsRAssessor: José Ulysses CSsR

10 a 14 de julho.10 a 14 de julho.