julho de 2015 | ano xxv | nº331 plano de carreira e ... · de junho de 2014, que instituiu o plano...

3
Banda Educasom Regional Guarará Aprovado no final de junho pela Câmara dos Vereadores, o Plano Municipal de Educação apresenta 20 metas que serão implementadas pela Prefeitura nos próximos 10 anos Pág.: 02 e 03 Confira a trajetória dos motoristas músicos que conciliam a profissão e a paixão pela arte Pág.: 04 Mesmo sob nova administração, os trabalhadores continuam enfrentando condições desumanas Pág.: 02 Informativo Oficial do SINDSERV | Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo André Distribuição: Pq. Andreense e Paranapiacaba www.sindservsantoandre.org.br Filiado à Julho de 2015 | Ano XXV | Nº331 Valorização dos Trabalhadores do Magistério Planos de Carreira Estatuto dos Profissionais da Educação Criação do Instituto Federal e investimentos na Fundação Santo André Qualidade de ensino Plano de Carreira e Estatuto são principais conquistas no PME Construindo um Sindicato cada vez mais forte!

Upload: others

Post on 11-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Julho de 2015 | Ano XXV | Nº331 Plano de Carreira e ... · de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O PME apresenta 20 metas (abaixo destacamos algumas

Banda EducasomRegional Guarará

Aprovado no final de junho pela Câmara dos Vereadores, o Plano Municipal de Educação apresenta 20 metas que serão implementadas pela Prefeitura nos próximos 10 anos Pág.: 02 e 03

Confira a trajetória dos motoristas músicos que conciliam a profissão e a paixão pela arte

Pág.: 04

Mesmo sob nova administração, os trabalhadores continuam enfrentando condições desumanas

Pág.: 02

Informativo Oficial do SINDSERV | Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo AndréDistribuição: Pq. Andreense e Paranapiacaba

www.sindservsantoandre.org.br Filiado àJulho de 2015 | Ano XXV | Nº331

Valorização dos Trabalhadoresdo Magistério

Planos de Carreira Estatuto dos Pro�ssionais da Educação

Criação do Instituto Federale investimentos na Fundação

Santo AndréQualidade de ensino

Plano de Carreira e Estatuto são principais

conquistas no PME

Construindo um Sindicato cada vez mais forte!

Page 2: Julho de 2015 | Ano XXV | Nº331 Plano de Carreira e ... · de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O PME apresenta 20 metas (abaixo destacamos algumas

O coordenador do Departamento de Saúde Ocupacio-

nal e Segurança do Traba-lho, Jaime de Oliveira Ba-tista, foi eleito no dia 26 de junho, novo membro da Co-missão Intersetorial de Saú-de do Trabalhador (CIST), órgão ligado ao Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhado (Cerest).

A CIST tem a finalidade

de articular políticas e pro-gramas de interesse para a saúde e é formada por di-rigentes de setores e insti-tuições (centrais sindicais e sindicatos).

“Sinto-me honrado em participar desta Comissão e vamos contribuir para dar qualidade e melhorar no dia a dia a saúde dos servidores municipais”, frisa Jaime.

Cipa no SemasaO Serviço Municipal de

Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) rea-lizou eleição da Comissão de Prevenção de Acidentes (CIPA), no dia 30 de junho. Foram eleitos companhei-ros e companheiras com-prometidos com a saúde e segurança dos trabalhado-res.

O Sindserv Santo André acompanhou todo o proces-so e deseja um bom trabalho aos servidores eleitos.

Aprovado pela Câma-ra dos Vereadores, no dia 30 de junho,

o Plano Municipal de Educação (PME) é uma política que define metas educacionais para Santo André por uma década, ou seja, até 2025.

Esta é uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE).

O PME apresenta 20 metas (abaixo destacamos algumas re-levantes) que, além de criar um Plano de Carreira e Estatuto para o Magistério, deverá qua-

lificar a educação das crianças, adolescentes e jovens na cidade de Santo André

Reunião Com a finalidade colocar em

prática as metas de interesse dos trabalhadores na educação, diri-gentes do Sindicato se reuniram com o Secretário de Educação, Gilmar Silvério, no dia 3 de ju-lho.

No encontro, ficou acerta-do que o Sindserv Santo André participará do Conselho Muni-cipal e dos Fóruns Interestadu-ais para acompanhar de perto a adoção dessas importantes metas.

32

Mais conquistas

Julho de 2015 | Ano XXV |Nº331 Seus Direitos

EDITORIAL

O Plano Municipal de Educação (PME), aprovado no fim de ju-nho pela Câmara de Vereadores,

destaque desta nossa edição do Estopim, (pág.3), representa um avanço para todos os trabalhadores(as) na Educação e para a po-pulação. A cidade de Santo André, entre os municípios do Grande ABCD, foi a que mais avançou nas discussões e questões que envol-veram o PME.

Entre os principais avanços destacam-se a valorização do servidor por meio da criação de um plano de carreira dentro de um Estatu-to para os trabalhadores da Educação.

Essas propostas não tiveram alterações mantendo-se os textos originais que foram construídos coletivamente no começo deste ano durante as quatro pré-conferências e a Conferência Municipal de Educação.

Somaram-se a nós nesta importante vitó-ria os professores, os Monitores de Inclusão Digital (MIDs), em especial, o movimento es-tudantil e representantes da Fundação Santo André, que conquistaram a garantia de recur-sos para a faculdade.

Apesar das dificuldades que ainda encon-tramos por conta da falta de pessoal nas esco-las municipais, nossa atual direção junto aos trabalhadores melhorou bastante as condi-ções de trabalho. Por exemplo, os ADI’s que trabalhavam 40 horas dentro de sala de aula, conquistaram a jornada de seis horas diárias, com formações quinzenais fora da sala.

Conseguimos também quatro faltas abo-nadas não só para os servidores da Educação, mas para todo o funcionalismo público. Além disso, a Secretaria de Educação teve uma pers-pectiva crítica sobre o atendimento das crian-ças, tomando a acertada decisão de se fazer uma pausa no mês de julho e extinguir o Pro-jeto Férias.

Outro avanço foi a criação de Concurso para 180 professores e 160 ADI’s, além de ou-tros cargos. Essas conquistas foram alcança-das com lutas, negociação e mobilização da nossa base.

Porém, há ainda muito para progredir, por exemplo, na discussão do Plano de Carreira para Profissionais da Educação, no qual con-seguimos inserir no PME. Todas as conquis-tas foram feitas com a participação coletiva e acreditamos ser sempre esse o caminho.

Direção do Sindserv Santo André

Jaime Batista, do Semasa, é eleito para a CIST Confira os principais

avanços do PME

Elaboração: Mídia Consulte

Crédito: Gislayne Jacinto/ABCDMaior

Foto: Sindicato

Até o fim do contrato com a Santa Amália, que presta atendimento ao Insti-tuto de Previdência, previsto para 2016, o Sindicato fiscalizará a qualidade do atendimento e buscará que a gestão vol-te a ser pública e não terceirizada como é atualmente.

Fique por dentro!

Descaso na RegionalGuarará continua

Asituação dos tra-balhadores na Re-gional Guarará é

de total abandono. No fim do mandato do então prefei-to João Avamileno (PT), os funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públi-cos (SOSP) estavam satisfei-tos com as acomodações. “O pessoal do administrativo havia ganhado um prédio novinho, após ter passado maus bocados dentro de containers. O operacional ganhou vestiários novos, restaurante e a promessa de um novo galpão para abri-gar todos do antigo DSU”, relembra o diretor do Sindi-cato, Durval L. Silva.

No entanto, tudo mudou.

Veio o prefeito Aidan Ravin (PSB) e doou o prédio do ad-ministrativo para o Governo do Estado, mandando todo mundo para um prédio alu-gado no centro. Já o pessoal do operacional foi abando-nado e obrigado a construir barracos no terreno ao lado da Associação dos Servido-res do Semasa, dividindo o espaço com a Secretaria de Habitação, tendo que convi-ver diariamente com o risco de atravessar seis vezes ao dia a pista da Capitão Mario Toledo de Camargo e uma ‘pinguela’ sobre o rio, para almoçar, marcar cartão, se trocar, tomar banho.

Descaso continuaO Secretário de Obras,

Paulinho Serra, também prometeu um Galpão, mas nada mudou. “Os proble-mas aumentaram: falta de gás, atropelamento, faleci-mento de trabalhador, fur-tos, incêndios, e o secretário nunca apareceu” afirma o dirigente.

Os trabalhadores vivem em meio a entulhos, barro, local insalubre, containers dividindo espaço com fer-ramentas e materiais. “O galpão está cheio de mato, servindo de criadouro para dengue e o pessoal adminis-trativo corre o risco de ser despejado”, conta Durval.

O Sindicato e a categoria pedem providências com urgência.

Fotos: Sindicato

Jaime e os cipeiros eleitos no Semasa

Page 3: Julho de 2015 | Ano XXV | Nº331 Plano de Carreira e ... · de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O PME apresenta 20 metas (abaixo destacamos algumas

Marcos Belariando, Marcos do Brete, Eneias e Salva-

dor Guivé têm duas coisas em comum: de dia, são motoristas do Transporte Escolar e Coleti-vo de Santo André e nas horas vagas são vocalista, baterista, violinista e tecladista da Banda Educasom.

A paixão pela música os uniu há cerca de cinco anos e tudo começou no antigo Centro de Atenção ao Desenvolvimen-to Educacional (CADE), hoje chamado Educação Inclusiva. Eles transportavam crianças especiais e portadores de

necessidades.“Quando tinha as festinhas no

CADE, nós fazíamos Rock n’ Roll para as crianças e elas adoravam! Com isso, acabamos pegando gosto pela coisa. Dava para ver a alegria das crianças e como elas se sentiam especiais”, emociona--se Marcos Belariando, vocalista da Educasom.

O Jornal Estopim bateu um papo com o motorista-vocalista da banda, que conta um pouco dessa bela trajetória do Educa-som e destaca que a música boa é aquela que toca a pessoa. “Todo mundo tem direito à diversão e arte. Se o pessoal soubesse o

quanto é importante, eu acho que a violência seria muito me-nor hoje”, enaltece.

Confira a seguir trechos da entrevista:

Estopim: Como é conciliar a profissão com a paixão pela música?

Marcos Belariando: Como motoristas nos envolvemos de-mais com as pessoas e com o Transporte Escolar e Coletivo a relação é maior, porque somos motoristas diferenciados. To-car no CADE nos abriu muitas portas, já tocamos em saraus de confraternização dos professo-res, na rede de ensino e até no 14º Festival de Inverno de Pa-ranapiacaba. É difícil conciliar mas quando aparece a oportu-nidade a gente faz algum som junto.

Estopim: Qual estilo de mú-sica vocês gostam?

MB: Eu e o tecladista da ban-da, o Salvador, sempre fomos

músicos, já tocávamos na noite, ele toca também na banda Zé Ramalho Cover. Hoje nós da Educasom tocamos Pop-rock nacional, tipo cover do Barão Vermelho e Legião Urbana.

Estopim: O que a música significa para você?

MB: Tenho três profissões: superpai, músico e motoris-ta. Tudo o que a gente faz com amor dá certo. Nós nunca fo-mos remunerados pela música, muitas vezes, pagamos para tocar e fazemos isso por pura arte. O músico tem que ser reconhecido pelo que faz. Hoje, eu já sou remunerado como mo-torista.

Estopim: Qual a impor-tância do Sindicato para os trabalhadores?

MB: Todo mundo precisa de um representante, que dê visi-bilidade às suas reivindicações. Essa pessoa tem que ser um de nós, até para ele entender a nossa realidade. O tio Chico é o nosso representante no Sindicato.

AconteceJulho de 2015 | Ano XXV |Nº331

4

ESTOPIM - EXPEDIENTE: Publicação de responsabilidade do SINDSERV (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo André). Ende-reço: Rua Catequese, 756 - Centro de Santo André - Tel.: (11) 4433-1870 - Site: www.sindservsantoandre.org.br - Facebook: sindserv.santo-dandre. Projeto Gráfico e diagramação: Mídia Consulte Comunicação e Marketing (www.midiaconsulte.com.br) Editora Responsável: Viviane Barbosa Mtb: 28121 Redação e Revisão: Vanessa Barboza Mtb:74572 - Projeto Gráfico: Egberto Lima - Assistente de Criação: Beatriz Chaves - Tiragem: 6 mil exemplares - Gráfica: Crony Artes Gráficas

“Todo mundo tem direito à diversão e arte”

Foto:Nayara Striani/Mídia Consulte

Boa oportunidade para adquirir sua casa própria

O Sindserv apoia o projeto de moradia popular "Residen-cial Alemanha" do Condomí-nio Celso Daniel, localizado no bairro do Camilópolis, em Santo André.

Idealizado há 10 anos, serão construídos três blo-cos, com apartamentos de 55 metros, avaliados em R$

135 mil. O bloco 3 está em fase de construção e o finan-ciamento pode ser feito pela Caixa Econômica Federal.

Os trabalhadores inte-ressados podem entrar em contato com os responsáveis pelo empreendimento: Jorge: (11) 99784-3689 e Elaine: (11) 98550-4699.

Banda Educasom