jornal zoada bonita julho 2013

16
Tel- el- el- el- el- ZOADA BONITA Diferente até no nome! ANO III Número 34 3 ANOS! 3 ANOS! 3 ANOS! 3 ANOS! 3 ANOS! TRECHO DE RUA ABANDONADO NO CENTRO DA CIDADE! Acesse o ZB na Internet! Entre no Google e digite: Jornal Zoada Bonita JULHO2013 Acesse o ZB Classificados! Entre no Google e digite: Jornal Zoada Bonita Classificados JULHO 2013 Eric Maia - Músico e compositor Itaboraiense Um trecho da rua João Caetano no Centro de Itaboraí, está interditado pelo lixo e pelo mato, desde o governo Cosme Sales, há mais de dez anos. A pergunta que não quer calar: Por que? A população está cansada de saber e vivenciar no dia a dia, que o trânsito em Itaboraí está caótico, principalmen- te no horário do rush, por isso é inexplicável a situação. Essa parte da rua João Caetano se estivesse desimpedida ao tráfego, se- ria de suma importância para desafogar o tumulto causado pelo grande número de veículos, causa dos engarrafamen- tos no Centro, principalmente depois das 5 da tarde, quando o fluxo de car- ros aumenta, devido à saída das escolas e a volta do trabalho. JULHO 2013 Pág.5 Foto arquivo Internet Trecho da rua João Caetano no centro da cidade, interrompido pelo mato e pelo lixo. Foto Jean Martin Eric Maia, músico itaboraiense, está entre os finalistas do Prêmio Multishow de Música O Prêmio Multishow é um importante acontecimento na música brasileira, promo- vido em âmbito nacional, anualmente pelo ca- nal de televisão Multishow. Eric Maia, músi- co e compositor de nossa cidade, teve uma de suas canções, “Meu Fuskinha”, selecionada para participar do evento desse ano. “Meu Fuskinha está entre as 23 finalistas do concurso, na categoria “Nova Canção”, aberta ao voto popular até o dia 30 de julho, às 15 horas. Saiba mais na Pág.14. Paulinho Rezende, o grande compositor, etreia nessa edição como colunista do ZB! Coluna do Poeta - página 2 CADA VEZ MELHOR!

Upload: paulo-maia

Post on 21-Jun-2015

541 views

Category:

News & Politics


2 download

DESCRIPTION

Jornal Zoada Bonita Julho 2013, Jornal cultural, Zoada Bonita, um jornal diferente até no nome,

TRANSCRIPT

TTTTTel-el-el-el-el-

ZOADA BONITA

Diferente até no nome!

ANO IIINúmero 34

3 ANOS!3 ANOS!3 ANOS!3 ANOS!3 ANOS!

TRECHO DE RUA ABANDONADONO CENTRO DA CIDADE!

Acesse o ZB na Internet!Entre no Google e digite:

Jornal Zoada Bonita JULHO2013

Acesse o ZB Classificados!Entre no Google e digite:

Jornal Zoada Bonita Classificados JULHO 2013

Eric Maia - Músico e compositor Itaboraiense

Um trecho da rua João Caetano noCentro de Itaboraí, está interditado pelolixo e pelo mato, desde o governoCosme Sales, há mais de dez anos. Apergunta que não quer calar: Por que?

A população está cansada de sabere vivenciar no dia a dia, que o trânsitoem Itaboraí está caótico, principalmen-te no horário do rush, por isso éinexplicável a situação.

Essa parte da rua João Caetano seestivesse desimpedida ao tráfego, se-ria de suma importância para desafogaro tumulto causado pelo grande númerode veículos, causa dos engarrafamen-tos no Centro, principalmente depoisdas 5 da tarde, quando o fluxo de car-ros aumenta, devido à saída das escolase a volta do trabalho.

JULHO 2013

Pág.5

Fot

o ar

quiv

o In

tern

et

Trecho da rua João Caetano no centro da cidade, interrompido pelo mato e pelo lixo.

Fot

o Je

an M

arti

n

Eric Maia, músicoitaboraiense, está entreos finalistas do PrêmioMultishow de MúsicaO Prêmio Multishow é um importante

acontecimento na música brasileira, promo-vido em âmbito nacional, anualmente pelo ca-nal de televisão Multishow. Eric Maia, músi-co e compositor de nossa cidade, teve uma desuas canções, “Meu Fuskinha”, selecionadapara participar do evento desse ano.

“Meu Fuskinha está entre as 23 finalistasdo concurso, na categoria “Nova Canção”,aberta ao voto popular até o dia 30 de julho,às 15 horas. Saiba mais na Pág.14.

Paulinho Rezende,o grande compositor,

etreia nessa ediçãocomo colunista do ZB!

Coluna do Poeta - página 2

CADA VEZ MELHOR!

2 ZB JULHO 2013 ESTÁ ACONTECENDO POR AÍ

C D I - Centro de Diagnóstico IntegradoO CDI é um moderno centro de diagnós-

tico por imagem, localizado no Centro de Ita-boraí, na Av. Amélia Saraiva, 232 , próximo àCasa do Futuro e Nalin Shoping. Atendendode 8 da manhã as 17 horas, realiza exames deUltrassonografia (particular), TomografiaComputadorizada e Ressonância NuclearMagnética (SUS e particular). O CDI atendepela Itaprev, Intermédica, SUS, e particularescom parcelamento em até 5 vezes no Cartãode Crédito.

Há mais de 4 anos estabelecido em Itabo-raí, o CDI recebe atualmente cerca de mil pa-cientes por mês, não só de Itaboraí, mas tam-bém das cidades vizinhas, dando ênfase à qua-lidade do serviço e ao carinho com que os fun-cionários recebem os clientes.

O CDI também realiza exames deTomografia Computadorizada e Resso-nância Magnética com contraste e con-forme a necessidade, com sedação.

TEL - 21- 2645-4230 / 2645-3942TEL - 21- 2645-4230 / 2645-3942TEL - 21- 2645-4230 / 2645-3942TEL - 21- 2645-4230 / 2645-3942TEL - 21- 2645-4230 / 2645-3942

Av. Amélia Saraiva, 232, Centro Itaboraípróximo ao Nalin Shoping

COLUNA DO POETA Paulinho Rezende

Me permitam contar direito a estória do senador. Na verdade foium sonho que tive, no qual eu era um repórter e encontrara o dito

ENTREVISTA COM O SENADOR

cujo no aeroporto. Foi assim:Meu caro senador. Podemos fazer um rápido “bate-bola?_ “Claro, meu amigo. Mas tem que ser “voando”, 0k”? Repórter:- Uma lembrança boa da infância?SENADOR:- Quando eu não queria comer, e “MAMI” insistia: Olha o

aviãozinho...Olha o aviãozinho... Uma vez, ganhei um avião da estrêla, escrito F. A. B.Sabe, até hoje acho que era FELIZ ANIVERSÁRIO BEBÊ!!! (premoniçãomaterna,rsrsrs)

Repórter:- Qual é seu time do coração?SENADOR:-ASA DE ARAPIRACA, é claro.Repórter:- Sua banda predileta?SENADOR: AVIÕES DO FORRÓ.Repórter: Cantor?SENADOR: F A Bio JR.Repórter: Duas músicas de sua preferência.?SENADOR: Samba do avião, de Tom Jobim, e Coração Alado, com Fagner.Repórter: - Pra terminar, Senador. O senhor está zangado com um BRIGADEIRO?SENADOR: Zangado não, tô triste... Êle liberou um jatinho pra eu ir ao casamento

da filha de um grande amigo meu. Do peito mesmo, sabe? Na hora “H”, quando o bichopegou, o BRIGADEIRO tirou o HANGAR da reta. E eu que sempre achei esse BRI-GADEIRO um doce...

Dito isto, saiu apressado cantarolando aquela canção do Biafra: SONHO DE ÌCARO,aquela que diz:- VOAR, VOAR...SUBIR...SUBIR...

Paulinho Rezende é poeta, cantor, escritor, produtor musical e compositorrenomado, famoso pelos seus sucessos musicais na voz de intérpretes como ZecaPagodinho, Alcione, Leonardo, Fafá de Belém, Chitãozinho e Chororó e outros.

3 ZB JULHO 2013 MÃE: PORTA DIMENSIONAL POR ONDE FLUI A VIDA!

RECEITAS DA VOVÓ LOLITA

Modo de Preparar

INGREDIENTES:

Alimentação no Brasil Colonial: PÃO DE MILHO

EDITORIAL

Diretor - Paulo Maia

Av. Américo Cardoso 469 - Nova Cidade Itaboraí RJ - Cep -24.804.132 Correio Eletrônico - [email protected] Tel (21) 2635-1971 / 8745-6811Os artigos e matérias assinados são de inteira responsabilidade dos seusautores, não expressando necessariamente o pensamento desse jornal.

Jornal Mensal - Tiragem - 5.000 exemplares

Reportagens - Bianca Sheckter

1 xícara de fubá;1 Kg de farinha de trigo;1 colher rasa (sopa) de açúcar;1 colher cheia (sopa) de sal;2 colheres (sopa) de fermento biológico;500 ml de água morna;

Propaganda - Tavares -21-9549-3286 / Paolo Settimelli - 21-9570-3087

Numa vasilha grande, coloque uma xícara de fubá. Acrescente 4 xícaras de águafervendo e misture, formando uma polenta. Deixe esfriar um pouco. Dissolva ofermento em um pouco de água morna e misture com a polenta, acrescentandotambém o açúcar, o sal e a farinha de trigo, misturando tudo e acrescentando aospoucos a água morna enquanto for mexendo. Depois da massa bem misturada,deixe descansar 1 hora para crescer. Depois desse tempo coloque a massa numaforma bem untada, deixando descansar por mais 20 minutos. Em seguida leve aoforno por 40 minutos.

PÃO DE MILHO DO BARÃO DE ITAMBI

Tô com saudades de tu Dominguinhos!

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, trouxeram hábitos alimentares queobrigatoriamente foram alterados pela falta dos produtos com os quais os alimentoseram preparados. Com o tempo os ingredientes europeus foram sendo substituídos poroutros, da terra ou das colônias africanas e asiáticas.

Após a chegada dos escravos africanos, cuja etnia era bastante diversificada, comindivíduos de Angola, Congo, Sudão e Guiné, novos hábitos alimentares foram intro-duzidos aqui, onde a culinária negra se desenvolveu na senzala. Até hoje os pratosafricanos estão presentes em nossa mesa, apreciados por todos nós. Os escravos intro-duziram o uso do leite de coco e do óleo de dendê, na preparação de caldos e cozidos.Também o angu, o caruru, o vatapá, o acarajé, são heranças da Mãe África.

Também se consumia carne-seca, carne de porco, galinha, milho, rapadura, banana,amendoim, acará, farinha de mandioca, arroz, feijão e alguns condimentos como pimentae algumas ervas.

Os indígenas utilizavam o milho e a mandioca como alimentos principais, então otrigo foi substituído pela farinha de mandioca ou pela farinha de milho. Assim a farinhade mandioca e o fubá (farinha de milho) passaram a ser utilizados na elaboração debolos, pães, sopas, beijus e pirões.

Muitos doces preparados com frutas europeias, passaram a ser feitos com frutasbrasileiras.

O resultado dessa mistura foi o surgimento da exótica culinária brasileira, que assi-milou elementos da cultura portuguesa, indígena e africana.

Arrumando papéis antigos, achei velhasagendas de endereços, que abri e comecei afolhear. Encontrei vários números de telefo-nes de amigos que já se foram dessavida. Então as lembranças brotaram, toman-do conta da minha mente como umfilme. Imagens, recordações, pensamentos...Naquele instante embarquei numa viagematravés da vivência do meu tempo.

O rádio estava ligado e ouvi uma notíciaque me entristeceu: “FaleceuDominguinhos”...

Existe uma época de nossa existência emque não percebemos o tempo passar. É a faseda juventude, onde temos a impressão de queexiste um sol dentro da alma. É o período emque no afã de viver, inebriados com as desco-bertas e novas experiências, navegando as on-das da paixão, seguindo as estrelas em buscade um porto seguro, não conseguimos captaros detalhes, as nuances da história que viven-ciamos e da qual somos personagens.

Porém, mesmo perdidos na busca do quesomos, nas veredas do caminho, a vida vai se-guindo, os anos vão chegando e então acorda-mos da ilusão e percebemos que o tempo pas-sou, deixando muitas lembranças marcadas naalma com ferro e fogo. Quantas lágrimas der-ramamos em busca da felicidade... Aí nos da-mos conta de como a vida é efêmera e passa-geira. “Faleceu Dominguinhos”...

Só valorizamos os nossos dias, na medi-da em que os anos passam e a proximidade damorte nos faz ver tudo mais claramente. Como tempo se esvaindo, precisamos fazer da som-bra da morte uma possibilidade de vida. Vidaque ofereça condições de se realizar a missãoaqui na Terra. Mas será que temos uma mis-são, ou estamos aqui apenas vendo a cada anoo verão levar as flores da primavera? A reali-dade é essa: Temos que renascer a cada ins-tante se quisermos sobreviver às novidades

que o mundo nos apresenta e possamosvencer a sombra da morte.

Faleceu Dominguinhos aos 72 anos.A música está de luto... Por um instanteos palcos cerraram as cortinas, mas sópor um instante, porque a sua música ésublime, eterna e continuará reverberan-do em nossos corações. Dominguinhoscontinuará sendo um grande artista. Asua música é o seu legado.

José Domingos de Morais nasceuem Garanhuns, no dia 12 de fevereirode 1941. Instrumentista, cantor e com-positor, começou a carreira tocando comos irmãos no trio “Os Três Pinguins”,quando tinha sete anos. Em certa oca-sião o grupo tocou para Luiz Gonzaga,que encantado com a habilidade do me-nino, resolveu apadrinhá-lo. Em 1954,veio para o Rio de Janeiro, onde deuseguimento à carreira musical.

Com Chico Buarque compôs suces-sos como “Tantas palavras” e “Xote danavegação”. Com Anastácia, “Eu sóquero um chodó” ,“Tenho sede” e ou-tros. Porém foi com Nando Cordel quefez a mais bonita de suas canções: “DeVolta pro Aconchego”, que se popula-rizou na voz de Elba Ramalho.

“Tô com saudade de tu “Dominguinhos, entretanto tenho a cer-teza de que você permanecerá entre nós,não como velhos números de telefonenuma agenda antiga e empoeirada, mascom as suas canções, que perpetuarãoo seu nome na história da música popu-lar brasileira.

Os antigos navegantes diziam: “Na-vegar é preciso: viver não é preciso”.Parodiando Fernando Pessoa eu digo:

“Criar é preciso; viver não é preci-so”. Paulo Maia

4 ZB JULHO 2013 UMAS & OUTRAS

Para Rir um Pouco

O caipira cai na malha fina da Receita Federal

O BARBEIRO

O vendedor caipira

Ternos a partir de R$ 99,00

Av. 22 de maio 7092 - V. da PedrasTel- 2635-7679

O desafio do milionário

RAPIDINHAS

Carzeduardo comenta com a sua esposa, aBastiana:

_ “Muié, ricibi uma intimação da ReceitaFederar. Caí na máia fina!!! Ocê acha que devocomparecê à odiência com o fiscar, de botas ecarça di sirviço, pra parecê mais simpres, oudi rôpa di saí, pra passá uma imagi di serieda-de?

_ “Home, vou dizê a merma coisa que mi-nha mãe me falô quando preguntei prela sidivia di usá carcinha di renda ô di seda, nanoite da núpcia”.

_ “ E qué que foi que sua mãe falô”?_ “ Ela falô: Tanto faiz! Vão fudê ocê... de

quarqué jeito”!.

O gerente de vendas recebeu o seguinte faxde um dos seus novos vendedores:

_ “Seo Gomis o criente de Belzonte pidiumais cuatrucenta pessa. Faz favor toma asprovidenssa, Abrasso, Nirso”.

Aproximadamente uma hora depois, rece-beu outro:

_ “Seo Gomis, os relatório di venda vaixega atrazado pruque to fexano uas venda.Temo que manda treis miu pessa. Amanhã tôxegano. Abrassu, Nirso.

No dia seguinte: _ “Seo Gomis, numxeguei pucausa de que vendi maiz deis miuem Beraba. To ino pra Brazilha. Abrasso,Nirso”.

No outro dia:_ “Seo Gomis, Brazilha fexô 20 miu. Vô

pra Frolinoplis e de lá pra Sum Paulo no vinhãodas cete hora. Abrasso, Nirso”.

E assim foi o mês inteiro. O geren-te, muito preocupado com a imagem daempresa, levou ao presidente as men-sagens que recebeu do vendedor. O pre-sidente, um homem muito preocupadocom o desenvolvimento da empresa ecom a cultura dos funcionários, escu-tou atentamente o gerente e disse:

_ “Deixa comigo, que eu tomarei asprovidências necessárias. E tomou. Re-digiu de próprio punho um aviso e afi-xou no mural da empresa, juntamentecom as mensagens de fax do vendedor:

_ “A parti de oje nois tudo vamo fazêfeito o Nirso. Si priocupá menos emiscrevê serto, mod vendê maiz. Acinado,O Prizidenti”.

Comandante Joaquim! Estou a avis-tar uma tropa que se encaminha para oforte!

- Ora, pois! São amigos ou inimigos,sentinela Manuel?

- Olha, eu acho que são amigos, por-que vem todos juntos!

Enquanto isso no exército japonês

Um milionário organizou uma gran-de festa em sua mansão: bebidas, co-midas tudo à vontade. Casa cheia deconvidados... Então o milionário pro-pôs um desafio:

_ “Dou minha mansão, pra quempular na piscina e sair do outro lado, masterá que ser corajoso, pois a piscina estácheia de tubarões e jacarés”!!!

Todos os convidados se aproximamda piscina, olhando, mas ninguém acei-

tou o desafio. Então o milionário conti-nuou:

_ “Dou minha mansão e minhaFerrari pra quem pular”!

Silêncio total... Ele então aumentouo prêmio:

_ “Dou minha mansão, minhaFerrari e minha fortuna”!

Nesse instante, um homem pula napiscina, sai nadando e bravamente se-gura o jacaré luta com os tubarões e saido outro lado ileso. O milionário sur-preso foi cumprimentar o vencedor eperguntou ao homem:

_ Realmente você é muito corajoso.Quer receber primeiro a escritura daminha mansão?

_ “Não! Quero não! Responde ohomem, completamente bêbado.

_ “Quer minha Ferrari”?_ “Não. Não quero Ferrari nenhu-

ma não”!_ “Quer minha fortuna”?

_ “Não! Já disse que não quero”!_ “ Então o que você quer”?_ “Quero descobrir quem foi o corno que

me empurrou na piscina”!!!

O florista foi ao barbeiro cortar o ca-belo. Após o corte perguntou o valor doserviço e o barbeiro respondeu:

_ “Não posso aceitar seu dinheiroporque estou prestando serviço comu-nitário essa semana”.

O florista ficou feliz e foi embora.No dia seguinte havia um buquê comuma dúzia de rosas na porta da barbea-ria e uma nota de agradecimento do flo-rista. No mesmo dia veio um padeirocortar o cabelo. Após o corte, ao pagar,o barbeiro disse:

_ “Não posso aceitar seu dinheiro.Estou prestando serviço comunitárioessa semana”.

O padeiro ficou feliz e foi embora.

No dia seguinte, ao abrir a barbearia, haviaum cesto com pães e doces na porta e umanota de agradecimento do padeiro.

No outro dia veio um deputado cortar ocabelo. Ao perguntar o preço o barbeiro dis-se: _ “Não posso aceitar seu dinheiro porqueestou prestando serviço comunitário essa se-mana”.

O deputado ficou feliz e foi embora. Nodia seguinte, quando o barbeiro foi abrir a bar-bearia, havia uma dúzia de deputados fazen-do fila para cortar cabelo.

Essa é a diferença entre os cidadãos e ospolíticos.

“Os políticos e as fraldas devem ser tro-cados frequentemente e pela mesma ra-zão.” (Eça de Queiróz)

“Se caminhar fosse bom para a saúde ocarteiro seria imortal”

“Há duas palavras que abrem muitas por-tas: Puxe e empurre.”

“Todos os cogumelos são comestíveis...Porém alguns, só uma vez.”

“Se o horário oficial do Brasil é o deBrasília, por que é que a gente tem que traba-lhar na segunda e na sexta?!”

“Os homens mentiriam muito menos, seas mulheros fizessem menos perguntas.”

[email protected] a sua piada para:

5 DE OLHO NA CIDADETrecho de rua abandonado no Centro da cidade!

ZB JULHO 2013

2635-4218Rua PresidenteCosta e Silva, 31Centro - Itaboraí

O prefeito Helil Cardozo, em dezembro de 2012, depois daeleição, reuniu-se com representantes das linhas de vans muni-cipais, prometendo regulamentar o transporte alternativo apósum estudo de viabilidade técnica, a partir de janeiro de 2013.No dia 25 de abril de 2013, os Vereadores votaram favoravel-mente pela volta das Vans. Foram 15 votos a favor, só que estavotação foi anulada. Outra votação foi realizada e dessa vez 13vereadores votaram contra a volta das vans. E o povo continuarefém do monopólio da Rio Ita, desamparado pelos políticos.

VAN, VAN, V

AN, VAN!!!

Ouvir o povo,eis a questão!

As melhorAs melhorAs melhorAs melhorAs melhores fres fres fres fres fraaaaagâncias do mgâncias do mgâncias do mgâncias do mgâncias do mundoundoundoundoundo

hinodehinodehinodehinodehinode - - - - - FFFFFazazazazazendo sua vida melhorendo sua vida melhorendo sua vida melhorendo sua vida melhorendo sua vida melhor

Osvaldo: 8326-3591 / 9144-5113Osvaldo: 8326-3591 / 9144-5113Osvaldo: 8326-3591 / 9144-5113Osvaldo: 8326-3591 / 9144-5113Osvaldo: 8326-3591 / 9144-5113

A foto mostra a rua João Caetano inter-rompida por entulho e mato, exatamente nasaída para a Av. 22 de maio. Do lado esquerdoestá o muro da antiga Cerâmica São João e dolado direito a Igreja de Nova Vida.

A ruas da cidade são patrimônio do povo eé triste ver o descaso com que esse patrmônioé tratado, por quem deveria ter a obrigação decuidar e melhorar: Os políticos que estão nopoder têm essa obrigação.

Como diria o Datena: “Me ajuda aí, ô”!Além de tudo a rua João Caetano é histó-

rica. Nela se localizam o Teatro João Caetanoe a Igreja do Bonfim. Também até o início dadécada de 1950, a estrada de acesso à Niterói,

Fiburgo e Rio Bonito, passava por essarua e não pela Av. 22 de maio, comoacontece atualmente.

Exatamente aí onde a foto mostra,os carros subiam em direção à PraçaMarechal Floriano, contornavam a Igre-ja Matriz, seguiam pela rua São João,descendo no Jardim Imperial até sair aolado da Aliança Auto Peças, já quase emVenda das Pedras.

É SIMPLES GOVERNAR:

6 ZB JULHO 2013 ATITUDE

DEU NA INTERNET QUEM ATIROU A PRIMEIRA PEDRA?

Prof. José Leão Menezes Filho

Dentre os incontáveis assuntos quo-tidianamente veiculados entre nós, opipocar de manifestações em todo o paísocupa uma parcela significativa da atu-ação de nossa imprensa e motivam im-portantes pronunciamentos de historia-dores oficiais e da Presidente da Repú-blica, Senhora Dilma Rousseff.

Fala-se de vândalos, de atos violen-tos, elogia-se o rastilho democráticopopular, de forma hipócrita, uma vezque não há liderança para se criticar,reprimir ou coopitar. Na verdade não hávanguarda. A vanguarda é o própriopovo, já exausto dos jogos de retóricada classe política brasileira, que tontaao levante do povo brasileiro, tenta des-cobrir donde vem a dura realidade queperpassa aos seus olhos. Vândalos, éconsenso entre todos. E os delinquentesde colarinho branco que grassam portodas as esferas de poder do Estado bra-sileiro! Onde estão? Debaixo da camaa espera da torrente democrática queassola o país passar?

Todavia, é inegável reconhecer ogrande vazio que campeia os diversosespaços de serviços em todo o Estadobrasileiro.

O povo, o pequeno e médio empre-sário que carregam nas costas cargastributárias impagáveis, que são forço-samente impingidos a sustentar umacasta delinquente de colarinhos brancos,que vivem de eloquências pirotécnicasde desenvolvimento para o país; en-

quanto a população vive de perto dramas emtorno da saúde, educação, trabalho e, acimade tudo, aprofundamento do estado de mendi-cância. Vide os programas assistencialistas dogoverno.

Tenta-se escamotear a insurreição do povobrasileiro ao argumentar para as atenções na-cionais, voltadas para “meia dúzia” de brasi-leiros já predispostos aos desvios ideológicosdo movimento democrático que paulatinamen-te alastra-se país afora.

Chegou a hora de uma reforma políticaprofunda, encaminhada por esta vanguardainsurgente: o povo. Chegou a hora de discu-tirmos o voto facultativo, de pronunciarmos acerca de temas, que muita das vezes, osdelinquentes de colarinho branco se acham osúnicos capazes de resolver, alijando o povodessas decisões. Chegamos ao ápice, derumarmos a consultas populares de suma im-portância, como a reforma do judiciário.

A Pedra de toque destas ações ideológicasdos brasileiros, com objetivo fundamental-mente político-democrático, reside naquiloque se convenciona chamar de participaçãopopular real.

Agora, abramos os olhos. As experiênci-as históricas têm demonstrado que as classesdominantes quase sempre souberam aprovei-tar-se dos dramas que elas mesmas criaram.

Democracia se constrói, com povo, nãocom peles carmins de sol que levantam ban-deiras partidárias vermelhas, depois do oca-so.

O filho termina o segundo grau e não tem vontade de fazer uma faculdade. Querparar de estudar. O pai, meio mão de ferro, dá um apertão:

_ “Ahh, não quer estudar? Bem, vadio dentro de casa eu não quero e nãomantenho, então vai trabalhar...O pai tem muitos amigos e fala com um deles a respeito da situação do filho que não

quer mais estudar. Esse amigo fala com outro, até que se consegue uma audiência comum político que foi seu colega na época da escola, há muito tempo atrás:

_ “Rodriguez!!!! Meu velho amigo!!! Tu te lembras do meu filho? Pois é, terminouo segundo grau e anda meio à toa, não quer estudar. Será que tu não consegues nada prorapaz não ficar em casa vagabundando”?

Três dias depois Rodriguez liga:_ “ Zé, já tenho um emprego pro seu filho. Assessor na Comissão de Saúde no

Congresso. Salário de R$ 13.700,00 por mês, prá começar._ “ Tu tá loco!!!!! O guri recém terminou o segundo grau... Com esse salário não vai

querer estudar mais! Vê se consegue algo mais abaixo”...Dois dias depois:_ “ Zé, secretário de um deputado. Salário modesto, R$ 9.800,00, tá bom assim”?_ “ Nãooooo, Rodriguez!!! Tem que ser algo com um salário menor. Eu quero que o

guri tenha vontade de estudar depois....Por favor, vê se consegue outra coisa._ “ Zé, não sei se ele vai aceitar, mas tem um emprego de assessor da câmara. O

salário é só R$.6.500,00"..._ “Não, não... Ainda é muito! Aí é que ele não estuda mais mesmo..._ “Olha Zé, a única coisa que eu posso conseguir é um carguinho de ajudante de

arquivo, alguma coisa de informática, mas aí o salário é uma merreca! Só R$ 3.800,00por mês e nada mais”....

_ “ Rodriguez, você não tá entendendo. Tem que ser alguma coisa de 510,00 a600,00 ou 700,00 no máximo.

_ “Mas Isso é impossível Zé”!_ “Mas, por quê”?_ “Porque com este salário eu só tenho vaga pra professor e aí precisa de CURSO

SUPERIOR, MESTRADO, DOUTORADO ... É difícil porque ele vai precisar passarem concurso”!

O filhinho do papai - Texto enviado por Marcos Botelho

JULHO 2013 Diretor Paulo Maia [email protected]

O GIGANTE AINDA NÃO ACORDOU. É SÓEly de SouzaRECORDANDO O PASSADO

De Tanguá do passado, guardo boa memória.Saudosista, dirão os mais novos, criticando.Recordar pitorescos fatos de sua história,Um milagre acontece: Acabo remoçando.

Na antiga estação - Parada obrigatória -Parecia uma festa, a todos contagiando.Dez minutos, pois era longa a trajetória.Passageiros chegando, uns poucos embarcando.

Plataforma lotada, ambiente caloroso.Do interior dos vagões, acenos cativantes,Respondidos também de modo carinhoso.

O Seu Braga ordenava pressa aos transitantes.Liberado, o comboio partia bem vagaroso,Conduzindo em seus bancos, sonhos ambulantes!

UMA PEQUENA AMOSTRA.Quem acha que o gigante acordou, está enganado. Foi somente

uma minúscula amostra do poder do povo e a força que ele represen-ta no poder constituído. Porque será que de repente os governantesde todos os níveis, senadores, deputados, vereadores, toda a classepolítica, ficou atordoada, batendo cabeça, sem entender nada? Elesestavam acostumados a fazer e desfazer na maior cara de pau, sem

Marinete Rezende

dar a menor satisfação aos seus reais patrões, que é o povo que os sustentam e oscolocam no poder, com a esperança a cada 4 anos renovada pelo voto. Mas o povo ésempre enganado, engabelado com esmolas em forma de “benefícios”, que no final dascontas é somente um engana bobos.

Já era hora da população tomar uma posição e exigir que seus direitos sejam respei-tados. Ir às ruas é o melhor caminho, claro que sem vandalismo e tomando cuidado paranão ser usada como massa de manobra, como já vimos em diversas ocasiões.

Agora esperamos que o susto resulte em mudanças reais e não em enrolação, levan-do a população no papo já tão conhecido. É claro que nas manifestações sempre terãoos aproveitadores, que só querem levar vantagem e aparecer na mídia para mostrarema cara. A hora é essa, tirar os corruptos e ladrões do horário público, fazer uma faxinageral para eliminar aquilo que sabemos estar entranhado na máquina pública desde oimpério. Mas todos somos responsáveis pelo continuísmo dessa situação. Temos o po-der do nosso voto e já está mais do que na hora de fazermos valer a nossa força e nãoesmorecer, continuando a cobrar e exigir nosso direito de ter uma educação decente,saúde e segurança e, claro, queremos os estádios e o esporte como aliados da cultura,mas sem tanta corrupção ou pelo menos sem políticos sem o menor respeito com aspessoas.

A Copa do Mundo é bem vinda, a vinda do Papa, as olimpíadas, tudo muito bonito.Mas e o povo? Poderá aproveitar todos esses eventos com a vergonha estampada nosatendimentos médicos, nos esgotos a céu aberto, nos meninos jogando bolinha nossinais, virando viciados em drogas sem o menor apoio das autoridades? Vamos fazer oque para esconder toda essa situação caótica? Colocar embaixo do tapete e fingir queestá tudo bem?

Claro que não! Vamos botar a boca no mundo e mudar. Nós temos a maior força,que é o poder de eleger os políticos, mas também podemos usar essa força para tirá-losde lá. É só querer! E quem pisar na bola, tem que pular fora. A hora é essa!

Quero terminar (e já deixar no ar nosso próximo artigo) dizendo que o nosso marestá revolto, as ondas estão muito fortes. Como sempre, os ratos quando vislumbram operigo, pulam fora. Contudo, é bom lembrar que eles quase sempre morrem afogados,pois o nosso barco é comandado pelo comandante maior, DEUS

"Procuro semear otimismo eplantar sementes de paz e justi-ça. Digo o que penso, com espe-rança. Penso no que faço, com fé.Faço o que devo fazer, com amor.Eu me esforço para ser cada diamelhor, pois bondade também seaprende. Mesmo quando tudo pa-rece desabar, cabe a mim decidirentre rir ou chorar, ir ou ficar,desistir ou lutar; porque desco-bri, no caminho incerto da vida,que o mais importante é o deci-dir."

Cora Coralina

“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, seaprende é com a vida e com os humildes”.

QUALIDADE DE VIDAZB JULHO 20138

Diretor Presidente - Paulo MaiaReportagens - Bianca Sheckter

Propaganda & Marketing -

Caderno Feminino - Encarte do Jornal Zoada Bonita

Os artigos e matérias assinados são da inteira responsabilidade de seusautores, não expressando necessáriamente o pensamento desse jornal.

Correio Eletrônico - [email protected](21) 2635-1971

8745-6811

Marta Godoy

OS BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS!

Bianca Shekter

TRUQUES E SEGREDOS

Somos o que comemos

Zinco: Combate o envelhecimento dapele oxigenando as celulas, além de for-talecer os cabelos. Proporciona maisdisposição. É encontrado nos mariscos,ostras, cereais, nozes, feijão, batata, pei-xes, aves, e derivados do leite.

Comer bem e viver melhor

Todos nós queremos ter uma aparên-cia saudável e bonita, mas as vezes nosesquecemos de que os alimentos podemser os melhores aliados para alcançar-mos esse objetivo. Por isso devemos in-cluir em nossa dieta, cereais integrais,verduras, legumes, raízes, tubérculos efrutas, beber de dois a três litros de águapor dia, além de excluir o excesso deálcool, gorduras, frituras, sal e o açucar.Refrigerante e cigarros, nem pensar.

Algumas substâncias encontradasnos alimentos, ajudam a manter a apa-rência mais jovem:

A alimentação saudável e balancea-da, o equilíbrio no modo de viver, jun-tamente com a prática de atividades fí-sicas, podem prevenir ou ajudar a con-trolar doenças como obesidade, diabete,depressão, osteoporose e problemascardiovasculares, proporcionando umaqualidade de vida muito melhor.

A alimentação correta também éfundamental para prevenir problemas

TavaresPaolo Settimelli

9549-32869570-3087

PARA A SUA MAQUIAGEM!

A maquiagem é muito poderosa, ela realça a sua beleza e disfarça imperfei-ções. Preste atenção nas dicas abaixo e arrase na hora de fazer o seu look.

Para uma maquiagem bem feita é fundamental que suas ferramentas estejam limpase higienizadas. Os pincéis acumulam muitas bactérias, por isso é necessário lavá-los.Use sabonete líquido antibacteriano e misture um pouco de azeite (ele tira toda a sujei-ra e não fica gorduroso). Só lave os pelos e não o pincel todo. Após a retirada com águadessa mistura, seque-os com uma toalha e deixe-os sobre ela por alguns minutos. Nun-ca seque os pincéis em pé, nem guarde-os molhados. Faça a limpeza de 15 em 15 dias.Faça o mesmo com as esponjas, mas não as reutilize muitas vezes, compre novas.

Saber o subtom da sua pele, ajuda tanto na tonalidade da maquiagem quanto na cordo cabelo e roupas. Com a luz natural, pela manhã, olhe na parte de dentro do seubraço, perto do punho. Se as veias forem azuladas, o seu subtom de pele provavelmenteé frio. Se esverdeadas, será quente. Se não consegue distinguir se as suas veias sãoazuis ou verdes, seu subtom é neutro.

Tons de pele quentes - maquiagens douradas, vermelhas, amarelas e pêssegos.Tons de pele frios - maquiagens pratas, azuis, rosas e roxas.Tons neutros - podem ser usadas as cores de maquiagem tanto para tons de pele

quentes ou frios.OBS - Pessoas acima de 40 anos , devem evitar o uso de maquiagens cintilantes,

com brilho ou glitter, pois destacam as rugas.* Para uma melhor fixação do batom, principalmente a noite, use a seguinte técnica:

Passe base nos lábios com pincel, em cima pó compacto com esponja;contorne os lábi-os com lápis de contorno labial (opcional). Em seguida passe o batom, retirando oexcesso com uma folha de papel absorvente entre os lábios. Passe por cima o pó com-pacto ou o pó translúcido com pincel e novamente o batom.

* Quando passar delineador líquido, antes passe o lápis de olho, assim fixará me-lhor. Se delinear com delineador em gel, não é necessário o lápis.

* O segredo para aplicar os cílios postiços, é passar a cola e deixar secar de 2 a 3minutos e depois aplicar com a pinça bem rente à raiz dos cílios. Prefira aplicá-losantes de pintar os olhos. Depois de passar a sombra é a vez do rímel, para uní-los.

Ômega 3: Também previne o envelhe-cimento e age contra as rugas. É encon-trado nos peixes como salmão e sardi-nha, mesmo em lata.Betacaroteno: É antioxidante, porisso retarda o envelhecimento. É encon-trado em vegetais de cor alaranjada,vermelha e verde-escura, como a cenou-ra, o espinafre, a couve, o brócolis...Manganês: Essencial na formação dosossos. Fortalece o bulbo capilar. Encon-trado nos grãos integrais, nozes, chás,pêssego, amora...Vitaminas: Fortalecem o sistema imu-nológico, hidratam e são encontradasnas frutas, verduras e legumes.

estéticos, como acne, estrias, celulite, quedade cabelo, caspa e o envelhecimento precoce.

Comer bem não significa comer muito,mas sim comer com qualidade. As refeiçõesdevem fornecer ao organismo, proteínas, vi-taminas, minerais, carboidratos e gorduras.

Benefícios de alguns alimentos

Alho: É antioxidante, antinflamatório e anti-biótico. Possui vitaminas C, B1, B2 e A. Me-lhor consumido cru, em saladas.Banana: É rica em potássio, vitaminas C eB6. As bananas auxiliam a combater o cansa-ço muscular.Azeite de oliva: Retarda o envelhecimentoprecoce da pele além de ser benéfico para oscabelos. Possui vitaminas A, D, K e E, alémde fitosteróis.Orégano: Previne o envelhecimento. è ricoem antioxidantes.Couve: Contém magnésio, ferro ebetacaroteno, que fortalecem os ossos e auxi-liam a retardar o aparecimento de rugas.Água: É rica em sais minerais. Hidrata a pelee o corpo de maneira geral, eliminando célu-las mortas o que faz aumentar a elasticidadeda pele, retardando o envelhecimento.Gengibre: É antioxidante, atua contra o en-velhecimento.

Entre em contato com Bianca Shekter E-mail: [email protected]

9 ZB JULHO 2013 ATITUDE

ESPAÇO DANÇA MUNIZ MENEZES

BALLET, JAZZ, DANÇA CONTEMPO-RÂNEA, DANÇA DO VENTRE, DANÇA DESALÃO, STREET DANCE, STILETTO,POLE DANCE E MAIS...

POLE DANCE: AULAS AOS SÁBADOS 9,30 ÀS 11 HORAS

Professora de Pole Dança do EDMM - Ane Ever

ARAIÁ DO EDMM

O que avilta a alma

Sexta-Feira, 26 de julho, 19 horas no SóFesta, será realizada a nossa tradicionalfesta: “ARRAIÁ DO ESPAÇO DANÇAMUNIZ MENEZS”, com muita dança, co-mias típicas, touro mecânico, pula pula emuita alegria. Vamos nessa...

Pole Dance

Perde-se um pouco a noção da realidade,do que é certo ou errado. O mundo parece es-tranho depois do fato consumado. É como seos olhos dos outros estivessem sobre você masde forma acusadora. A compaixão é algo queincomoda... Faz com que a criança passe asentir-se como um ser de outro planeta. E exis-te a curiosidade mórbida daqueles que nãosabem como ajudar, mas que querem detalhesde algo que na verdade, a vítima só quer es-quecer.

Os sentimentos de uma criança violentadase confundem também com a revolta, confor-me vão se assentando as coisas dentro de si.Ao perceber o significado do que aconteceu,os sentimentos vão deixando de ser apenas um

amontoado de fios soltos e passam acontabilizar as perdas. Pois muito seperde da infância... Uma das coisas maisvaliosas que se pode dizer a respeito écom relação a confiança! Reduz-se aauto-estima. Sente-se no olhar da cri-ança a profundidade de seu sofrimento,sua solidão, sua tristeza. Muito emboraela não saiba definir o que sente. É algoque transcende qualquer tipo de orien-tação religiosa...

Posso dizer que o primeiro senti-mento é de desespero, depois vem omedo e uma avalanche de sentimentos,como insegurança, desamparo, descon-fiança, solidão...

A violência é mais que no físico, éna alma, no mais profundo do ser. Per-da irreparável. Posso falar por mim!

Os sentimentos se revezam, daincompreensão ao desespero de sentir-se diferente das outras crianças... É ummisto de desesperança e amargura.

Cada indivíduo tem seu modo de su-perar ou não um fato trágico como este,mas esquecer é algo que nunca irá acon-tecer. São dores revividas por toda avida. A família inteira é atingida mes-mo que façam vista grossa.

A violência na alma é a mais aterra-dora que um ser humano pode sentir.Destrói a esperança, a alegria, os so-nhos! Uma criança violentada tem aalma roubada, a infância negada e a vidaentre linhas! Superar depende muito decomo será tratada, aceita e principal-mente amada... Não se esquece o quefoi cravado a ferro e fogo dentro do ín-

timo. Posso dizer que confiar não será o ver-bo principal na vida de alguém que teve suainocência deturpada!

É importante dialogar, deixar que a crian-ça fale, mas também prestar atenção ao seusilêncio, que diz muito sobre o que ela estásentindo. Deixar que ela se sinta amada peloque ela é. Uma criança violentada é uma cri-ança em sofrimento! E existem tantas violên-cias que se podem cometer depois de um es-tupro... São palavras mal colocadas, falta deafeto, descasos, ausências... Os pais precisamse colocar no lugar da vítima, procurando en-tender o que ela sente, amenizando o seu so-frimento com o amor incondicional que sedeve ter pelos filhos. Nada ajuda mais do queo nobre sentimento de sentir-se amado.

Mia Malafaia

Equilíbrio, abdome chapado, per-nas torneadas, braços firmes, re-sistência, autoestima lá no alto...Tá esperando o que para investirno Pole Dance?

Pole dance é uma dança que permite mo-vimentos em torno de uma barra vertical. Amodalidade possui duas vertentes: pole dan-ce performático, que é praticado de maneirasensual e acrobática, e o pole dance fitness ,que trabalha toda a musculatura do corpo, re-duzindo a gordura, tonificando os músculose proporcionando um corpo delineado.

A prática do pole dance tonifica os bíceps,abdome, glúteos e as pernas, além de melho-rar a respiração e trabalhar também a muscu-latura da região pélvica. O pole dance ajudaa despertar a feminilidade e quem o pratica,pode perder de 350 a 400 calorias por hora.

Para quem quer um resultado mais acen-tuado nas pernas, é importante trabalhar bemo abdome, realizando movimentos de inver-são (ficar de cabeça pra baixo) e giros comas pernas esticadas.

10 ZB JULHO 2013

ZB JULHO 201311 Gente que trabalha Sério

ORDEM ROSACRUZ - AMORCAMORC é a abreviatura do nome comple-

to da Ordem Rosa Cruz, ou seja, Antiga e Mís-tica Ordem Rosae Crucis.

A AMORC não é uma seita, religião oumovmento sociopolítico. É uma organizaçãointernacional, filosófica, iniciática e tradicio-nal, que perpetua os conhecimentos que osinicados do passado transmitiram ao longo dosséculos.

O seu propósito é despertar o potencialinterior do ser humano, familiarizando-o comas leis cósmicas e auxiliando-o a viver emharmonia com essas leis, alcançando assim afelicidade e o Domínio da Vida, tanto no pla-no espiritual quanto no material.

A AMORC reúne homens e mulheres detodos os credos religiosos e de todas as clas-ses sociais, respeitando sempre as liberdadesindividuais dentro da Tradiçao e da CulturaRosacruz. A AMORC não é um caminho decrença, mas um caminho de conhecimento,baseado na busca pessoal e no desejo sincerode se aperfeiçoar.

Pronaos era um espaço construídonos templos gregos, romanos e egípci-os, situado antes do templo (naos) pro-priamente dito. Era um local de refle-xão e preparação para os postulantes eneófitos. Na Ordem Rosacruz,AMORC, também existe este sentido depreparação. O objetivo é o de familiari-zar o buscador com os rituais,ensinamentos e trabalhos templários.

O PRONAOS Itaboraí tem ativida-des abertas ao público, como a medita-ção que acontece toda terça às 19 ho-ras, além de palestras e eventos.

Mais informações pelo e-mail:[email protected].

AMORC - 25 ANOS EM ITABORAÍO PRONAOS ROSACRUZ ITABORAÍ

AMORC, foi fundado em 1988 e está locali-zado na Av. Vereador Hermínio Moreira 344,

no Centro da cidade, em frente ao Ce-mitério São João Batista.

O QUE SIGNIFICA PRONAOS?

OFICIAIS DO PRONAOS ITABORAÍ:Mestra: Maria Lucia Duarte Silva;Secretário: Benigno Alves da Silva;Guardiã: Cinira Maria de Sousa;

Alberto de França Serraville - Gran-de Conselheiro da AMORC.

O Dr. Alberto de França Serraville,Grande Conselheiro da AMORC, escla-recerá algumas dúvidas que a maioriadas pessoas tem, a respeito da OrdemRosacruz:

_ Os ensinamentos rosacruzes es-tão congelados no tempo, isto é, sãoos mesmos desde o Egito antigo?

_ “Não. Na verdade os conhecimentos dossábios do antigo Egito, somaram-se através dotempo, aos conhecimentos dos sábios gregos,que mais tarde juntaram-se aos conhecimen-tos neoplatônicos. Também na Idade Médiaos alquimistas rosacruzes enriqueceram agnose secreta, como os pensadores da Renas-cença e os espiritualistas da Idade Moderna eassim por diante através da história”.

_ O mundo atual atravessa uma crisede identidade. Segundo a AMORC, qual éa causa?

_ “A evolução tecnológica está acontecen-do mais rápido do que a evolução das consci-ências e essa defasagem deu à sociedade mo-derna um caráter excessivamente materialis-ta, reforçando o egoísmo. Segundo a AMORC,para superarmos a crise atual, temos que cul-tivar os valores essenciais: Amor, Solidarie-dade, Fraternidade e mais do que nunca aEspiritualidade. Os Rosacruzes são otimistasquanto ao futuro e têm certeza de que a huma-nidade alcançará a evolução que esperamos, aIdade de Ouro, o estágio ideal, caracterizadopela Paz, Fraternidade e pelo Conhecimento.Naturalmente isso só será possível se todos oshomens agirem nesse sentido, despertando agenerosidade, a tolerância, a compreensão e ahumildade, fazendo da espiritualidade a basedo seu comportamento”.www.amorc.org.br

Visite nosso site:

Continua.

ZB JULHO 201312 HISTÓRIAS DA VIDAProf. Paulo MaiaVILA DE SANTO ANTONIO DE SÁ, A ORIGEM DE ITABORAÍ!

A Vila deSanto Antonio de Sá

O Jornal Zoada Bonita traz para você aquarta parte da história da Vila de Santo An-tônio de Sá, importante entreposto comercialdurante os séculos XVIII e XIX, localizadono Recôncavo da Baia de Guanabara, entre osrios Macacu e Cacerebu, em cujo território sur-giram os atuais municípios de Itaboraí, Magé,Guapimirim, Tanguá, Cachoeiras de Macacue Rio Bonito.

A pesquisa do Professor Paulo Maia ba-seia-se em fontes bibliográficas importantescomo: “O Rio de Janeiro nas visitas pastoraisdo Monsenhor Pizarro”; “Viagem às Provín-cias do Rio de Janeiro e São Paulo - J.JTschudi”; “ Vilas Fluminenses Desaparecidas- Dr. José Matoso Maia Forte”; “Reminiscên-cias de Viagens e Permanência no Brasil -Daniel P. Kidder”; “Presença de Alberto Tor-res - Barbosa Lima Sobrinho” - e outros.

Então leia e fique por dentro da história deItaboraí e região.

Eleição das primeirasautoridades da Vila de Santo Antonio de Sá

Cidadãos que assinaram aata de fundação da Vila de Santo Antonio de Sá

“O General Artur de Sá e Menezes,o Desembargador Manuel de SouzaLobo, Joseph Pais de Muros, Baltazarda Costa Oliveira, Onofre Cordeiro deSAmpaio, Fransisco da Silva Costa,João da Silva Costa, Pedro Pinheiro,Pedro Freire Ribeiro, padre Bento Ro-drigues da Veiga, Antonio Soares Car-doso, Paulo da Mata, Domingos da Cos-ta Moreira, José da Silva, David deAlmeida, Antonio de Muros, LuizBarbalho Bezerra, Antonio de SampaioAraujo, André da Costa Soares, Anto-nio Pacheco Barreto, João de TorresQuintanilha, vigário Luiz Gago Macha-do, o coadjutor padre Antonio deAndrade, Antonio Pais Sardinha, Anto-nio Muniz Barreto, Manuel Pereira daCunha, Bernardo de Almeida Ferreira,Braz Sardinha, Estevão Gomes Sardi-nha, Francisco Pais Sardinha,, Gonçalode Muros, Manuel Homem Quintanilha,Tomé Duque de Aguiar, João DuqueEstrada Paradiso, Miguel Varela deMoura, Manuel Rodrigues da Costa,João Cardoso, Julião Rangel daSilva,João Corrêa da Silva, EstevãoRangel da SIlva, Cosme de AzeredoCoutinho, Antonio de AzeredoCoutinho, Paulo Ferreira Pinto, Manu-el de Souza Falcão, João de AvilaBitencourt, Simão Duque Durão, Anto-nio de Azeredo Coutinho, Pascoal deAzeredo Coutinho e Mateus de SouzaManuel”.

Planta da Vila de Santo Antonio de Sá - Segundo Maia Forte, levantada em 1838 porRivierre - 1- Casa da Câmara e cadeia; 2- Convento São Boaventura; 3- Igreja anexa aoconvento; 4- Capela da Ordem Terceira; 5- Igreja Matriz de Santo Antonio de Sá.

Após ser lavrada a ata de fundação da Vilade Santo Antonio de Sá, o governador Arturde Sá e Menezes junto com as demais autori-dades presentes, traçaram os limites da novavila por eles criada. Ficou estabelecido que oterritório de Santo Antonio de Sá seria forma-da pelas terras desde a foz do Rio Macacu, naBaia de Guanabara, até a própria vila, perten-cendo a ela também, toda a povoação, mora-da e terras que estivessem pelos lados do RioMacacu.

“Declarou-se também quais as freguesiasque ficariam sob a jurisdição do novo municí-pio: Toda a freguesia que era de Cacerebu etudo o mais sem limite para o sertão; toda aFreguesia de Nossa Senhora de Itamby; todaa Freguesia de São João de Itaborahy eTapacorá; a Freguesia de Nossa Senhora daAjuda de Sernambitiba. Deu-se a esse termotudo o que ficasse do termo de Magé para aVila de Santo Antonio de Sá; e do Rio MagéGuassu para a parte da Freguesia de Nossa Se-nhora da Piedade, ficava pertencente à cidadedo Rio de Janeiro, como até então (...) Estavaa vila criada, erecta, formada e estabelecida”- (Maia Forte, páginas 3 e 4).

Em seguida o governador determinou queo Ouvidor Geral Manuel de Souza Lobo(...)”procedesse à formação das insígnias e

demonstração de república (pelourinhoe praça, casas de cadeia e conselho, for-ca e curral de conselho), introduzindoo governo econômico e judicial, crian-do os ofícios e dando-lhes jurisdição emnome de S.M”.

No dia seguinte, 6 de agosto de1697, o Ouvidor Geral Manuel de Sou-

za Lobo procedeu à eleição das princi-pais autoridades da vila, na presença dopovo e da nobreza.

Foram eleitos: Juizes Ordinários -O Capitão Baltazar da Costa Oliveira eo Sargento Mor José Pais de Muros;

Vereadores - Antonio de Sampaio,André da Costa Soares e AntonioPacheco Calheiros;

Procurador do Conselho - João Tor-res;

Capitão Mor - Baltazar da Costa.

Santo Antonio de Sá progrediu

Quase um século depois da fundação, oMunicípio de Santo Antônio de Sá compreen-dia as freguesias de N. S. da Ajuda deSernambitiba, Santíssima Trindade, N. S. daConceição de Rio Bonito, N. S. do Desterro deItambi e São João de Itaboraí.

Segundo Maia Forte, em 1788 uma estatís-tica atribuiu à Freguesia de Santo Antonio deSá uma população de 2.320 habitantes livres e2 410 escravos, além de muitas fazendas e en-genhos de açúcar e farinha.

Ciência e Vida13 ZB JULHO 2013

SERVIÇO POR QUE AS BALEIAS E GOLFINHOS ENCALHAM NAS PRAIAS?

de emissário submarino/terrestre

O renomado cabaleireiro emaquiador Amaral, famoso entreas socialites do Rio de Janeiro eNiterói, aterrizou de vez em Ita-boraí e está atendendo no seu pró-prio espaço, na Av. Luiz Fernandode Oliveira Nanci, em frente à ruade acesso ao Forum, próximo aoHospital Desembargador LealJunior em Nancilândia.

AMARAL CHEGOUPARA FICAR!

_ “Estou muito satisfeito ematender a sociedade itaboraiense,trazendo técnicas diferenciadas decorte, penteado, maquiagem e tra-tamentos com produtos de altopadrão, como Kérastase,Schwartzkopf e Loreal de Paris,dentre outros. Além disso a minhaequipe, “As Amaralzetes”, rece-bem treinamento especializadopara atender da melhor formapossível e com todo carinho, a nos-sa clientela, que é o nosso maiorpatrimônio”- Destaca Amaral.

Encalhes de baleias e golfinhos em mas-sa, ocorrem em muitas praias do mundo, pro-vocando o sofrimento e a morte desses ani-mais. Existem várias hipóteses para explicaressas tragédias ecológicas. Segundo oCEEMAM, Centro de Estudos sobre Encalhesde Mamíferos Marinhos, os especialistasapontam sete prováveis razões para esses in-cidentes, que vão de problemas individuaiscomo doenças, fuga de predadores, persegui-ção a presas perto da costa, distúrbios de lo-calização em águas rasas, ou ainda problemasambientais como interferência geomagnética,que provoca erros de navegação; condiçõesdos mares e do relevo submarino complexas econdições meteorológicas adversas.

Os cientistas dizem que a audição extraor-dinária dos mamíferos marinhos, evoluiu demodo a compensar a má visibilidade sob as

ondas, pois o som viaja cinco vezes maisrápido na água do que no ar.

A cabeça das baleias e dos golfinhosé um labirinto de câmaras de ressonân-cia e lentes acústicas que proporcionaaos animais não só uma audição extra-ordinária, mas também vozes comple-xas. Esses mamíferos aqáticos emitemsons e escutam o retorno dos ecos, o queé conhecido como ecolocalização.

Os oceanos estão cada vez mais ba-rulhentos com a expansão das ativida-des submarinas das empresas e dos go-vernos. Os pesquisadores já associarama poluição sonora nos mares à surdez,deterioração de tecidos dos animais,encalhes em massa e desorientação decriaturas que dependem da audição parase guiar, encontrar comida e cuidar dos

filhotes. Muitas pesquisas apontam queos ruídos subaquáticos produzidos pelohomem ,oriundos de motores, sonares,testes de armas e de ferramentas indus-triais como canhões de ar, utilizados naexploração de petróleo e gás, desorien-tam as baleias e outros mamíferos ma-rinhos.

Cientistas da Universidade St.Andrews, no Reino Unido, descobriramque as baleias-bicudas-de-cuvier(Ziphius cavirostris) são muito sensíveisaos sonares militares, equipamentos queemitem frequências acústicas para au-xiliar na navegação, pesca ou, em ca-sos de guerra, para localização de sub-marinos. Os dados, publicados na revis-ta “Biology Letters”, indicam que es-ses mamíferos aquáticos, quando expos-tos a este tipo de som, inclusive a ní-veis baixos, reagem de maneira extre-ma, interrompendo a sua alimentação ounadando de forma rápida para se afas-tar do local de transmissão, fugindo dapoluição sonora e acabam encalhando.Além disso, só retomam seu comporta-mento normal cerca de quatro horasapós a exposição ao sonar.

Em setembro de 2002, mais de dozebaleias-bicudas encalharam nas IlhasCanárias, morrendo em seguida. Pertodali, as forças navais da OTAN testa-vam aparelhos de sonar para detectar

submarinos inimigos.Esse fato reforçou assuspeitas de uma liga-ção entre o encalhedas baleias nas praiase os altos ruídos emi-tidos no oceano, prin-cipalmente os sonsproduzidos pelosonar.

Recentemente bi-ólogos de um centrode pesquisa no Havaíestudaram o modocomo os golfinhos eas baleias dentadasouvem, concluindoque esses animaisconseguem ajustar asua audição, não sópara se protegeremdos altos sons daecolocalização pro-duzidos por eles mes-mos, que são princi-palmente estalidosagudos, mas tambémda poluição sonorahumana causada pe-los sonares navais,pistolas de ar civis eoutros equipamentos.

Imagem Wikipedia

Av. Luiz Fernando de O. Nanci Nancilândia - Itaboraí

TTTTTel- 21 2635-2134el- 21 2635-2134el- 21 2635-2134el- 21 2635-2134el- 21 2635-2134

PREPARAMOS NOIVAS,

MADRINHAS, DEBUTANTES

E TAMBÉM MODELOS.

14 A CIDADEZB JULHO 2013

QUEREMOS ITABORAÍ, AQUELA DA PEDRA BONITA! Paulo Maia

ERIC MAIA

2635-19719716-8029

&

Música emSua Vida!O Sucesso

da suaFESTA!

THIAGO GOIS

Váriosestilos!

Chácara Bela Vista:Reinvindicações são atendidas pela Petrobras!

Os moradores da Chácara Bela Vista, nalocalidade de Fé em Deus, em Sambaetiba, naentrada do Comperj, tiveram as suasreinvindicações atendidas, pelo menos foi oque prometeu a Petrobras.

Após as obras de construção do viadutode acesso ao Comperj, na RJ 116, os pontosde ônibus e os acessos para o Bairro ChácaraBela Vista foram retirados, prejudicando osmoradores, principalmente estudantes e tra-balhadores, que se viram obrigados a cami-nhar longas distâncias pelo acostamento darodovia, arriscando a vida em meio ao tráfegode veículos, para pegar o ônibus.

Depois de muitos pedidos, reclamações ereuniões e da reportagem do Jornal ZoadaBonita na edição de abril de 2013, ficou acer-tado com representantes do COMPERJque asreinvindicações dos moradores seriam aten-

Eric Maia em uma de suas apresentações

VOTAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO

ERIC MAIA NA FINAL DO PRÊMIO MULTISHOW

Concorrendo com participantes de todo oBrasil, Eric conseguiu emplacar entre as 23finalistas do Prêmio Multishow, na categoria“Nova Canção”, a música “Meu Fusquinha”,de sua autoria.

A categoria “Nova Canção” do concurso éaberta ao voto popular e quem quiser podevotar até o dia 30 de julho, às 15h. A votaçãoocorre pela internet, através do site:www.mul t i show.g lobo . com/Premio -Multishow-2013/ categoria “Nova Canção”.É possível votar quantas vezes quiser.

A participação de todos é fundamental navotação, uma vez que se tem um representan-te de Itaboraí na disputa.

didas. Porem até agora, somente o es-coamento das águas pluviais, numa viade acesso ao bairro está sendo prepara-do pela Empresa Bueno Engenharia.

Ainda faltam os seis pontos de ôni-bus - Três de cada lado da rodovia - e asentradas de acesso. É esperar para ver.

BANDA BARBIE SUBURBANA

No final da década de 90, Eric juntamentecom alguns amigos do Colégio Alberto Tor-res, onde estudava, fundou a Banda BarbieSuburbana. Puro rock’n roll.

A Barbie Suburbana gravou um CD e fezvários shows pelo Estado do Rio e São Paulo,onde se apresentou na Mix TV, no programa

Barlada. A mais recente apresentação daBarbie aconteceu no Encontro de Mo-tociclistas, durante as comemorações doaniversário de Itaboraí, em maio desseano.

Atualmente Eric Maia também tocana noite, com o músico Thiago Gois.

Chácara Bela Vista: Obras

RECLAMAÇÕES CONTRAA MARAVILHA CONTINUAM!

Os usuários do transporte coletivono município de Itaboraí continuamdescontentes com a empresa MaravilhaAuto ônibus, concessionária de 14 li-nhas municipais. A Maravilha, que emjunho desse ano já foi advertida pelaSecretaria de Transportes, por causa devárias reclamações, parece que aindanão corrigiu as falhas na restação dosseus serviços.

Aqui na redação do Jornal ZoadaBonita, temos recebido vários telefone-mas e e-mails, denunciando o mau aten-dimento que a empresa presta à popu-lação. As reclamações vão desde odescumprimento de horários e itinerá-rio, até ao péssimo atendimento em re-lação aos idosos e estudantes. Outro fatoque também provoca muitas reclama-

ções, principalmentedos idosos é a máqui-na de conferir digi-tais:

_ “Agora além depassar o cartão na má-quina, somos obriga-dos a checar as digi-tais em outra maqui-ninha. Só então a ro-leta é liberada e a gen-te pode atravessar.Quando a máquinadas digitais demorapara liberar a roleta,os motoristas faltampouco nos agredir” -explica indignado oSr. José Rocha.

Gente que trabalha sérioZB JULHO 201315

16 OBRIGADO - THANK YOU - MERCI - DANKE - AZÉHARAMOPA - GRATIAS ZB JULHO 2013