jornal zoada bonita abril 2011

12
Receitas da Vovó Lolita Pág. 2 Editorial Pág. 2 Umas & Outras. Pág. 4 De olho na Cidade. Pág. 5 Histórias da Vida. Pág. 8 História & Cultura Pág. 9 ESTÁ SE PERDENDO ! Ciência & Vida Pág. 3 Gente que trabalha sério Fique Esperto Pág. 11 Fundado em 2 de setembro de 2009 RESGATANDO Pág. 6 Gente que trabala sério Pág. 7 ANO II ABRIL, 2011 Número 16 CIDADE DE ITABORAÍ, RIO DE JANEIRO Diretor: Paulo Maia - [email protected] Deus seja Louvado Tel- el- el- el- el- ITABORAÍ: RISCO DE EXPLOSÃO COPROLÓGICA. A MEMÓRIA Vendo a foto ao lado, enviada por Bebeto Barbeiro, viajamos ao passado, relembrando mo- mentos, fatos e pessoas. Este era o time da Con- gregação Mariana, comandado pelo Padre Hugo. Quem não se lembra do padre, personagem mar- cante em Itaboraí nas décadas de 1950/60? Agachados da esq. para a dir.: Zeca Scotelaro, Sidney Novaes, Elias Saraiva, Valcy e Jorginho. Em pé: Padre Hugo, Arlindo, Alberto, Romeu Pantoja, Fabiano Barros, Fernando Bezz, Gerson Abreu e Apolônio Saraiva. Alguns já morreram, mas com certeza todos fazem parte da história de Itaboraí. Veja mais fotos na Pág. 4. Coprologia é a ciência que estuda as fezes, mais especificamente as fezes huma- nas. Então uma explosão coprológica seria uma explosão de fezes? Isso mesmo. E as autoridades deveriam estar muito preocu- padas com o tema. Vamos explicar. Pelo senso do IBGE – 2007, Itaboraí con- tava com uma população de 215,8 mil habi- tantes, morando em 66,7 mil edificações permanentes, com uma taxa de ocupação média de 3,2 hab./domicílio. A população atual é estimada em 225 mil habitantes, de- vendo chegar em pouquíssimo tempo a mais de 500 mil habitantes e mais a frente quem sabe, um milhão de seres humanos, todos indo ao banheiro para fazer as “ne- cessidades”. Aí vem a pergunta: E o siste- ma de esgotamento, comportará? Se não comportar, corremos o risco de uma explo- são ou tisunami de esgoto, para não dizer “titica”, no popular. Aqui o sistema de co- leta de esgotos praticamente não existe e o despejo é feito na canalização de águas plu- viais, fossas ou diretamente na rua. A Lei Municipal 1.896/04, criou a SAAE, serviço público de água e esgoto de Itabo- raí, autarquia encarregada deste serviço. A prestação do serviço, contudo, deveria ser feita tanto pelo SAAE quanto pela Compa- nhia de Água e Esgoto do Rio de Janeiro – CEDAE, mas esta última atua somente na distribuição de água, tendo em vista que não há contrato de concessão ou qualquer programa de ação conhecido. Sistema de Água e Esgoto ESGOT O NA RUA EM IT ABORAÍ “In natura”, do produtor ao consumidor, direto, sem intermediário! E a saúde do povo como vai? Só Deus sabe! PÁGINA 10

Upload: paulo-maia

Post on 07-Jul-2015

2.150 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

EDITOR PAULO MAIA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Zoada bonita abril 2011

Receitas da Vovó Lolita Pág. 2Editorial Pág. 2

Umas & Outras. Pág. 4

De olho na Cidade. Pág. 5

Histórias da Vida. Pág. 8

História & Cultura Pág. 9

ESTÁ SE PERDENDO !

Ciência & Vida Pág. 3

Gente que trabalha sério

Fique Esperto Pág. 11

Fundado em 2 de setembro de 2009

RESGATANDO

Pág. 6

Gente que trabala sério Pág. 7

ANO IIABRIL, 2011

Número 16

CIDADE DE ITABORAÍ, RIO DE JANEIRO Diretor: Paulo Maia - [email protected]

Deus seja Louvado

TTTTTel-el-el-el-el-

ITABORAÍ:RISCO DE EXPLOSÃO COPROLÓGICA.

A MEMÓRIAVendo a foto ao lado, enviada por Bebeto

Barbeiro, viajamos ao passado, relembrando mo-mentos, fatos e pessoas. Este era o time da Con-gregação Mariana, comandado pelo Padre Hugo.Quem não se lembra do padre, personagem mar-cante em Itaboraí nas décadas de 1950/60?

Agachados da esq. para a dir.: Zeca Scotelaro,Sidney Novaes, Elias Saraiva, Valcy e Jorginho.

Em pé: Padre Hugo, Arlindo, Alberto, RomeuPantoja, Fabiano Barros, Fernando Bezz, GersonAbreu e Apolônio Saraiva. Alguns já morreram,mas com certeza todos fazem parte da história deItaboraí. Veja mais fotos na Pág. 4.

Coprologia é a ciência que estuda asfezes, mais especificamente as fezes huma-nas. Então uma explosão coprológica seriauma explosão de fezes? Isso mesmo. E asautoridades deveriam estar muito preocu-padas com o tema. Vamos explicar.

Pelo senso do IBGE – 2007, Itaboraí con-tava com uma população de 215,8 mil habi-tantes, morando em 66,7 mil edificaçõespermanentes, com uma taxa de ocupaçãomédia de 3,2 hab./domicílio. A populaçãoatual é estimada em 225 mil habitantes, de-vendo chegar em pouquíssimo tempo amais de 500 mil habitantes e mais a frentequem sabe, um milhão de seres humanos,todos indo ao banheiro para fazer as “ne-cessidades”. Aí vem a pergunta: E o siste-ma de esgotamento, comportará? Se não

comportar, corremos o risco de uma explo-são ou tisunami de esgoto, para não dizer“titica”, no popular. Aqui o sistema de co-leta de esgotos praticamente não existe e odespejo é feito na canalização de águas plu-viais, fossas ou diretamente na rua.

A Lei Municipal 1.896/04, criou a SAAE,serviço público de água e esgoto de Itabo-raí, autarquia encarregada deste serviço. Aprestação do serviço, contudo, deveria serfeita tanto pelo SAAE quanto pela Compa-nhia de Água e Esgoto do Rio de Janeiro –CEDAE, mas esta última atua somente nadistribuição de água, tendo em vista quenão há contrato de concessão ou qualquerprograma de ação conhecido.

Sistema de Água e Esgoto

ESGOTO NA RUA EM ITABORAÍ“In natura”, do produtor ao consumidor,direto, sem intermediário! E a saúde dopovo como vai? Só Deus sabe!

PÁGINA 10

Page 2: Jornal Zoada bonita abril 2011

2 ZB ABRIL 2011

EDITORIAL

Diretor Presidente - Paulo Maia Av. Américo Cardoso 469 - Nova Cidade Itaboraí RJ - Cep - 24.800.000 Correio Eletrônico - [email protected] Tel (21) 2635-1971 / 8745-6811 Os artigos e matérias assinados são da inteira responsabilidade de seus autores, não expressando necessáriamente o pensamento desse jornal.

RECEITAS DA VOVÓ LOLITA

ASSINE O ZOASSINE O ZOASSINE O ZOASSINE O ZOASSINE O ZOADADADADADA BONITA BONITA BONITA BONITA BONITAAAAASe você está gostando do Jornal Zoada Bonita, seja um assinante colaborador, ajudando

a difundir a cultura e ao mesmo tempo recebendo em sua casa mensalmente um exemplar doZB. Sendo um assinante do Zoada Bonita, você terá descontos especiais em propaganda eeventos promovidos pelo nosso jornal. Como fazer? É muito fácil!

Nosso Correio Eletrônico é: [email protected] ou ligue para:(021) 2635-1971, informando nome, endereço, telefone para contato e uma das categoriasabaixo: MUITO OBRIGADO!

- Amigo: R$ 10,00 -Super amigo: R$ 60,00

Modo de Preparar

INGREDIENTES

CALDEIRADA À MODA DE SAMBAETIBA

ALALALALALUGO SÍTIO EM UGO SÍTIO EM UGO SÍTIO EM UGO SÍTIO EM UGO SÍTIO EM VILA RICAVILA RICAVILA RICAVILA RICAVILA RICA

Casa p/ pernoite- -2ChurrasqueirasPISCINA-CAMPO DE FUTEBOL-LAGO

TTTTTel-(21) 3637-6733 / 9440-6894el-(21) 3637-6733 / 9440-6894el-(21) 3637-6733 / 9440-6894el-(21) 3637-6733 / 9440-6894el-(21) 3637-6733 / 9440-6894

Venha passar o fim de semana com a família e amigos !

Jornal Mensal - Tiragem - 5.000 exemplares

Enquanto isso, alguns políticos !

A Era da mediocridade, ou Estamos perdendo a Luz!

1Kg de dourado ou namorado;1/2Kg de tomate bem maduro;1/2 Kg de batatas;1/2 Kg de repolho;3 cebolas grandes;6 colheres de azeite;3 pimentas cumari amassadas;

4 dentes de alho amassados;1 copo de vinho branco seco;100 ml de vinagre;1 pimentão vermelho;1pimentão verde;Sal e pimenta do reino a gosto;1 vidro de leite de coco;

Peixe limpo e cortado em postas. Colocar limão e sal. Reserve. Em uma panela coloque6 colheres de azeite e o alho para dourar. Acrescente a cebola picada, os tomates sempele e sementes, o vinagre, o vinho branco, pimenta do reino e sal. Deixe ferver atéquase desmanchar, colocando água aos poucos para não ficar aguado. Coloque asbatatas descascadas e o repolho. Quando as batatas estiverem quase cozidas, colo-que água fria na panela e acrescente o peixe, o pimentão verde e o vermelho, tampan-do a panela. Após levantar fervura, acrescente, se quiser, o leite de coco. Em seguidadesligue o fogo. Está pronto para servir, com arroz branco e salada.

O nome Sambaetiba em tupi, signifi-ca: Samba - ostras, mariscos; E - Vári-os; Tiba - Reunião.

Sambaetiba se desenvolveu após aconstrução da Estrada de Ferro de Can-tagalo, inaugurada em 23 de abril de1860, sendo a 4ª estrada de ferro brasi-leira. Naquela época o lugar passou aser um entreposto comercial, onde osfazendeiros da região embarcavam osseus produtos para Niterói e Rio de Ja-neiro, através da ferrovia.

Na foto ao lado, tirada em 1920,pode-se ver algumas pessoas em frente

ao comércio local, que contava com far-mácia, sapataria, cartório e o Bazar Eco-nômico, de propriedade do CoronelErnesto Julio Rodrigues.

ENQUANTO ISSO ALGUNS POLÍTICOS

Podemos facilmente perdoar uma criança quetem medo do escuro; a real tragédia da vida équando os homens têm medo da luz.” - Platão

A luz sempre foi um símbolo característico dasabedoria, do conhecimento e da razão. Váriosfilósofos e pensadores fizeram esta associação.Sócrates, Platão, Descartes, Locke... Inclusive oMestre dos mestres, Jesus Cristo, quando disse:“Eu sou a Luz do mundo”!

Tarde de domingo, 17 de abril. Tédio. Sentadono sofá da sala, mudo os canais da televisão,quando de repente no Programa do Faustão vejouma jovem, 16 ou 17 anos, bonita, vestida comum traje de princesa, só que para quebrar todo oencanto, ela estava arrotando. Não um arrotozinhocomum de moça ou de criança. Era um senhorarroto. Arroto de glutão inveterado. E para darmais “emoção” à cena, enquanto arrotava, falavaalgumas frases, inclusive o bordão do Fausto Sil-va: “Ô Loco meu”! - Faustão vibrava.

Talvez você diga: “No Faustão? Isso não énovidade”!

Eu sei, eu sei. Para um apresentador que tem ocostume de se dirigir às mulheres: _”Oh minhasenhora! Como é que a senhora aguenta esse su-jeito aí, esparramado no sofá, coçando o saco etirando meleca do nariz”? - ou ainda _”Ôrra meu”!Faustão é grossura para ninguém botar defeito.

E o que falar do BBB, Datena, Ratinho, ou o

Silvio Santos perguntando: “Quem querdinheiro? E o Pânico na TV? Este então é auniversidade da “babaquice em últimograu”. Todos eles se repetem no vazio dacriatividade.

São doses diárias de falta de educaçãoe falta de carinho com o próximo. Vivemosnuma sociedade onde a grossura ditada pelosistema impera. O resultado disso? Esta-mos perdendo a luz, o brilho, a inteligênciae a gentileza no trato com os amigos, comos vizinhos.

Palavras como muito obrigado, por fa-vor, com licença, estão perdendo o valor.Dificilmente um homem cede o lugar parauma mulher, ou para um senhor. As grávi-das padecem, porque os jovens “não estãonem aí”. No sinal de trânsito, o verde aindanem abiu e já tem um idiota buzinando. Eaqueles que abrem as portas do carro e co-locam o som na maior altura?

Talvez você me ache um sujeito care-ta”! Pode ser. Mas eu tenho certeza de queo mundo seria bem melhor se as pessoasfossem mais educadas, mais gentis e pelomenos respeitassem o direito dos outros.

Na verdade as trevas não existem. O queexiste é ausência de luz.

Então não deixe a sua luz se apagar. Fi-que aceso como um farol. Brilhe. Afinal to-dos nós somos estrelas de Deus, a verda-deira Fonte Luminosa.

Paulo Maia

MÃE: PORTA DIMENSIONAL POR ONDE FLUI A VIDA!

Page 3: Jornal Zoada bonita abril 2011

Ciência e Vida3 ZB ABRIL 2011

Aprenda a pensar

Gravação de CD

R$ 20,00

Tel-2635-1971 / 8745-6811

Para Carro de Som

ELETROGERADOR

* Você pode adquirir o livro do Dr.Meireles também através do Jornal Zo-ada Bonita. Basta ligar: 2635-1971.

PARA USINAS HIDRELÉTRICAS

Acesse o Blog do Paulowww.paulomaia-euprecisodevoce.blogspot.com

AGRADECIMENTO

Peixes com procedência garantidaDe Cabo Frio - Maricá - Região dos Lagos

Celso Borelli Moreira é um homem deidéias. Um inventor. Uma de suas inúme-ras invenções, pode resolver a questão daenergia elétrica, nas áreas rurais onde exis-tam fluxos naturais de água, rios, riachos,córregos. A sua proposta elimina a neces-sidade de quedas d’água.

O invento de Borelli consiste em umaroda gigante, lateralmente fechada, compás coletoras, montada em uma platafor-ma de sustentação com geradores.

Quando instalada sobre o fluxo d’água,o mecanismo funciona com a força da cor-renteza. O volume de água comprimido esem nenhuma possibilidade de fuga, ala-vanca o giro da roda devido à alta pressãoexercida sobre as pás coletoras. A força

resultante do giro da roda, aciona os geradoresque produzem a energia elétrica.

A solução criada por Borelli, não provocaimpactos ambientais, pois não exigedesmatamentos nem a construção de grandesrepresas. Cada propriedade rural pode ter a suaprópria unidadegeradora.

Entre em contato com o inventor Celso Borellipelo telefone (21) 2288-7028 ou ainda pelo Cor-reio Eletrônico: [email protected]

O Jornal Zoada Bonita está promoven-do uma série de palestras. Brevemente emuma dessas palestras, trataremos de umtema que venho abordando nessa coluna:Penso, logo estresso. Na oportunidade pre-tendo levar a mensagem: “Você não é o quevocê pensa”.

A verdade é que nós nos iludimos acre-ditando que somos obrigados a dar ouvi-dos a todo pensamento que nos chega e aele nos entregamos subjugados e perdidosnos labirintos da mente. Perdemos assim aoportunidade de viver e de usufruir cadamomento que passa e não volta nunca mais.Aqueles que já leram o meu livro, terão aoportunidade de partilhar suas opiniões e

esclarecer o que ficou pendente. Portantoaguarde para breve esse convite.

Se coisas inúteis não te pesarem namente, toda estação será uma boa estaçãopara ti.(Mestre Munon).

Você não é os seus pensamentos, nãoos cria e não é obrigado a obedecê-los.Sendo um receptor de pensamentos, exata-mente como um rádio, você tem o poder demudar o dial. (Ken Roberts).

Sei lá o que eu penso do mundo! Se euadoecesse pensaria nisso. (Alberto Caeiro).

Borelli e o seu invento

Botões BrasilplayerO inventor Iram Batista inovou o tradicional

jogo de botões ao criar um novo design para aspeças, que permite o deslize com eficiência emqualquer superfície plana consistente. Enquantoos outros botões do mercado apresentam a bor-da reta, provocando um atrito total com a super-fície, as novas peças de Iran têm apenas o centrocomo ponto de toque, o que facilita muito o mo-vimento.

O inventor deu aos seus novos botões onome de Brasilplayer. Com eles as crianças po-dem jogar em qualquer lugar. Informações pelotelefone (21)2710-9317 - www.brasilplayer.kit.net

ENERGIA NUCLEAR

O ZB É CONTRA

Page 4: Jornal Zoada bonita abril 2011

4 ZB ABRIL 2011 UMAS & OUTRAS

LOUIS PASTEUR

HERINGERDESDE

1966

Qualidade - Ética - Pioneirismo

PARA DESCONTRAIR

K.Sador

EM LISBOAPolítico brasileiro em visita oficial a mi-

nistro português. Concluída a parte formalda visita, o português convidou o brasileiropara jantar em sua residência. O político bra-sileiro espantou-se com a bela casa do por-tuguês, em bairro chiquérrimo, com piscina,vasto jardim e uma garagem repleta decarrões.

- Com um ordenado que não chega acinco mil euros, como é que você conse-guiu tudo isto? Já eras rico antes de entrarpara o governo?

O português sorriu, chamou o brasileiro

para uma janela:- Estás a ver aquela auto-estrada?- Sim.- Pois ela foi construída por 100 mi-

lhões, mas, na verdade, só custou 90,entendeu?

- Sim.EM BRASÍLIA

Alguns meses depois, o portuguêsveio ao Brasil e o político brasileiro re-tribuiu a cortesia convidando-o parajantar em sua residência, um palacetecom 3000 m², varandas voltadas parao poente, jardins orientais, salão de jo-gos, sala de cinema, academia de gi-nástica, piscinas em cascata, quadra de

tênis, quadra de vôlei, campo de fute-bol- society, heliporto e um corpo de 55empregados. Pasmado, o portuguêsnão acreditava no que viam os seusolhos e gaguejou:

- Como é possível um homem pú-blico manter uma mansão assim?

O político brasileiro sorriu, levou oministro português à janela e disse:

- Está vendo aquela rodovia?- Não!!!

O casal estava na cama conversandoquando a mulher diz bocejando pro mari-do:

- Vou dormir...boa noite!

ABUSA DE MIM

- E ele diz:- Já vai dormir? Logo agora que eu iria

abusar de você?E ela entusiasmada diz:- Então abusa vai, abusa.E ele diz:- Vai lá na cozinha pega uma cerveja e

algumas azeitonas p’ra mim.

- Diga-me, por que motivo você querdivorciar-se de seu esposo?

- Meu marido me trata como se eu fosseum cão!

- AH... maltrata? Bate?- Não, quer que eu seja fiel!

O DIVÓRCIO

Nasceu em Doles, na França, em 27-12-1822 efaleceu aos 72 anos, também na França, emVileneuve – L’Etang, em 28-09-1895.

Inicialmente não foi um aluno brilhante, atétransferir-se à Escola Normal Superior, em 1843,onde licenciou-se e teve acesso às aulas do gran-de professor de química Jean Baptiste Dumas. Aliapaixonou-se pela química e teve tão brilhantesucesso que passou a lecionar tal matéria emEstrasburgo e em Paris.

Montou seu Laboratório e continuou seus es-tudos de química, quando recebeu uma súplicados produtores de vinho e de cerveja, cujos pro-dutos azedavam com o tempo e o prejuízo decor-rente disso era gigantesco. Pasteur absorveu acausa, a ela dedicando-se com entusiasmo. Con-cluiu que o problema estava no ar. Que o ar pos-suía micróbios. Que esses micróbios em contatocom as bebidas, ali proliferavam, fazendo delasum meio de cultura. Foi o parto da montanha. Oestouro da boiada. Pasteur só não foi execradoporque era muito católico e o clero lhe deu cober-tura.

Isso porque até então havia a crendice da ge-ração espontânea. Quem fosse contrário, corria orisco de ser decapitado, a mando do clero. Quemseria capaz de refutar Aristóteles, o grande sábiogrego, que dizia: para gerar ratos era o bastanteter-se um quarto escuro e ali deixar roupas velhase espigas de milho ou restos de alimentos.

Para provar a existência de micróbios no ar,refutando assim a teoria da geração espontânea,Pasteur dispôs uma série de tigelas numa mesa,ao ar livre e nelas colocou um alimento feito comfécula de milho. Cobriu-as com tigelas maiores. A1º ficou destampada por um minuto; a 2º por cincominutos, a 3º por dez minutos; a 4º tigela não foidestampada. Três dias após, examinou-as, des-tampando as vasilhas. A 1ª, continha raras colôni-

as crescidas; a 2ª várias e a 3ª numerosas.Na 4ª nada cresceu.

Concluiu também que a elevação datemperatura matava esses micróbios. As-sim, aquecendo-se as bebidas a 56ºC, res-friando-as a seguir e mantendo osvasilhames hermeticamente fechados, es-taria solucionado o problema. Esse pro-cesso de esterilização é o que até hoje cha-mamos de Pasteurização, grandemente em-pregado na conservação de alimentos, in-clusive o leite nosso de cada dia.

Em 1881 Pasteur iniciou estudos visan-do erradicar a hidrofobia, doença aguda emortal. Descobriu que era acometida porvirus; só podendo ser neutralizados atra-vés vacinação.

Em 06-07-1885, chegava ao Laboratóriode Pasteur, um menino de 9 anos – JosephMeister, que havia sido mordido por umcão raivoso. Os pais, desesperados, supli-cavam-lhe ajuda. E ele aplicou a vacina,preparada em suas experiências.

Apoteose. O garoto salvou-se. Pasteurfoi glorificado

Meses após, Pasteur foi acionado najustiça pelo Conselho de Medicina, pelofato de ter aplicado uma vacina sem ter per-missão e nem qualificação profissional paratanto. Ele não era médico e cometeucharlatanismo e como tal deveria ser puni-do. Ele se defendeu, dizendo: Meritíssimo,data vênia, a ciência não tem pátria; a ciên-cia não tem dono; a ciência pertence a quema faz. E a um médico que o acusou de irres-ponsável, de criança, posto que, assimcomo ele salvou, poderia ter provocado amorte, ele verberou: “Todos nós somos cri-anças, frente aos grandes mistérios da na-tureza”!

Em 1888 foi fundado por ele em Paris e

até hoje ainda existe, o Instituto Pasteur,visando erradicar a hidrofobia, ali se pre-parando vacinas e se fazendo o tratamen-to.

Posteriormente, ele foi acometido porA.V.C.; mesmo assim não deixou de traba-lhar, sentenciando: Um pouco de ciência,leva o homem descrer em Deus, mas commuita...ele o encontra.

À beira do seu túmulo, alguém ao dis-cursar, assim se expressou: “ A luz que ago-ra se apaga, jamais será restabelecida”.

Louis Pasteur em seu laboratório

RESGATANDOA MEMÓRIA

Esporte Clube Ferroviário - 1952

Time do Comercial no Maracanã Jogo contra o Olaria

Time de Voley do C. Alberto Torres - 1970

Como dizia o saudoso João BaptistaCaffaro, “um povo que não sabe sobre aterra em que vive, não poderá amá-la e par-ticipar da sua construção”!

Ele estava certo. Quando ignoramos aHistória, corremos o risco de incorrer nosmesmos erros, ou então de perder a noçãodos acertos.

O Jornal Zoada Bonita está semprepronto a resgatar nossa memória históri-ca, preservando-a para as gerações futu-

ras.Se você tem fotos antigas e gostaria

que elas fossem publicadas, envie para nóspelo E-mail [email protected]

Fotos antigas da cidade, de pessoasdo passado, coisas assim.

Page 5: Jornal Zoada bonita abril 2011

5 DE OLHO NA CIDADEZB ABRIL 2011

QUEREMOS ITABORAÍ, AQUELA DA PEDRA BONITA!

SAÚDE EM ITABORAÍ TEM NOVO SECRETÁRIO!

A saúde itaboraiense estava agonizan-do. Em dois anos de governo Sérgio Soa-res, foram 6 secretários. Mas parece queagora o prefeito acertou, contratando onovo Secretário Municipal de Saúde, o Dr.Carlos Alberto Chaves de Carvalho.

QUEM É O HOMEM?O Dr. Chaves, como é mais conhecido,

nasceu em Vicente de Carvalho no Rio deJaneiro. Escolheu a medicina por vocação,provando isso ao longo de sua vida pro-fissional, com relevantes serviços presta-dos à população. _”Brigo por aqueles quenão têm voz” - diz o Dr. Chaves.

Foi responsável pela reestruturação detodas as unidades hospitalares pelas quaispassou.

Em 2001, depois de um longo períodoem Liverpool, Inglaterra, retornou ao Bra-sil. Foi então convidado pelo ainda depu-tado Sérgio Cabral, Presidente da Câmara,para reestruturar o Hospital GeriátricoEduardo Rabello, em Campo Grande, ondeficou durante um ano.

_”O hospital estava em péssimas con-dições e eu não ia aceitar, pois queriaretornar para a Inglaterra. Minha mãe pe-diu que eu não fosse e acabei ficando aqui,assumindo a direção do hospital”.

No Eduardo Rabello, o Dr. Chaves fezum excelente trabalho, onde deixou funci-

Dr. Chaves recebendo a Medalha Tiradentes,do Presidente da Câmara, deputadoPisciani, a mais alta comenda fluminense.

onando um Centro de Convivência, o Co-ral de Idosos, o Ambulatório de Geriatria eGerontologia e o Centro de TrabalhosComunitários, dentre outras melhorias.

Em 2004 veio para o Hospital JoãoBaptista Caffaro em Manilha.

Em 2007, convidado pelo GovernadorSérgio Cabral, foi dirigir o Hospital GetúlioVargas, onde encontrou uma situação ca-lamitosa, durante o período de invasão doComplexo do Alemão. Quando saiu em2008, deixou o Getúlio Vargas totalmenteoperativo.

Situação difícil também, encontrou naSuperintendência de Regulação do Esta-do (Projeto estratégico dos governos Fe-deral e Estadual na área de saúde). Nessaépoca, em 2008, teve uma atuação primor-dial durante a epidemia da dengue, esta-belecendo em 92 municípios do Estado doRio, metas e controles nos procedimentosde média e alta complexidade (CTI-adulto,pediátrico, neonatal e coronariano).

Mudanças na Saúde em Itaboraí

Convidado pelo Prefeito Sérgio Soarespara realizar mudanças na administraçãoda saúde em Itaboraí, o Dr. Chaves estátrabalhando com sua equipe a todo vapor.

_”O Hospital Municipal Leal Júniorestá sendo reestruturado e será capacita-do em urgência e emergência, com instala-ção de tomógrafo computadorizado. Já te-mos funcionando na emergência 24 horas,ortopedista, cirurgião vascular, clínicos,cirurgiões e pediatras. As policlínicas, àpartir de 1º de maio, estarão funcionandoaté às 20 horas. A consulta é com horamarcada, o que evita filas de espera, tantopara a marcação quanto para o atendimen-to. Instalamos também a Central Munici-pal de Regulação (somente três municípi-os têm: Campos Rio de Janeiro e agora Ita-boraí)., que identifica as carências no aten-dimento à população, resolvendo-as. Em

A Defesa Civil foi incorporada à Secre-taria de Saúde. Novas viaturas e equipa-mentos foram adquiridos. São duas ambu-lâncias avançadas (CTI) e cinco básicas,com equipe completa, inclusive médico.Agora também é feito o mapeamento dosriscos de desastres. O telefone da DefesaCivil é 199 e funciona 24 horas.

maio, após o dia 1º, a Central de Regulaçãofuncionará 24 horas” - Afirma o Secretário.

O Dr. Chaves destacou que o maiorproblema no momento é o Programa deSaúde da Família, que nos últimos anosnão teve a importância merecida, obrigan-do a população, que poderia ser atendidano seu próprio bairro nas unidades do PSF,a procurar o hospital ou as policlínicas.

Defesa Civil

OUVIDORIAA Ouvidoria funciona no prédio da Se-

cretaria de Saúde, na Rua Dr. Macedo, 10._”A população tem obrigação de co-

brar os melhoramentos, sem esquecer dasua importância na consolidação de umasaúde da melhor qualidade no município”- finaliza o Dr. Chaves confiante..

AGORA O REMÉDIO É FORTE E A CURA ESTÁ PRÓXIMA!

Da esq. para a dir.: Dr. Victor Berbara, Dr.Chaves eo Biólogo e especialista em meio ambiente, JoséAntônio Soares.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

O Subsecretátio de Vigilância em Saú-de é o Dr. Victor Berbara.

_”O papel da Vigilância é monitorar napopulação os principais problemas da saú-de, levantando dados e planejando açõespara resolve-los. Fundamentalmente, ébuscar a prevenção e promover a saúde”.- Diz o Dr. Victor.

SOBRE A DENGUEItaboraí é considerado um município

com alta incidência de dengue. A Secreta-ria de Saúde, através de um levantamento,identificou um alto índice de infestaçãodo Aedes Egypt em reservatórios de água( tonéis e barris), caixas d’água destampa-

das e também no lixo, jogado em terrenos baldi-os.

O Dr Victor Berbara, Subsecretário de Vigi-lância em Saúde, faz um apelo:

_”Não basta apenas a atuação dos agentes.O mosquito é doméstico, então é muito impor-tante que a população colabore, evitando de to-das as maneiras, qualquer possibilidade de for-mação de focos do Aedes Egypt . A dengue é oresultado de uma série de fatores: ausência desaneamento básico, de uma coleta de lixo eficien-te, mas principalmente de uma boa educaçãoambienteal. A responsabilidade é de todos - go-verno e população”- Conclui o Dr. Victor.

Page 6: Jornal Zoada bonita abril 2011

6 ZB ABRIL 2011 GENTE QUE TRABALHA SÉRIO

O nome já diz tudo: “ Cantinho da Mama”. EmManilha é o lugar ideal para uma ótima refeição.Cardápio variado, comida saborosa, atendimen-to de primeira. Tudo bem simples, tudo natural. Eo tempero é especial. É tempero de mãe, ou me-lhor, de ”Mama”.

FOI ASSIM QUE COMEÇOUA Mama é Sonia Regina da Silva Coutinho,

proprietária do restaurante que serve a melhorcomida caseira de Manilha. A família de Soniasempre foi muito grande. Os almoços de domin-go, o Natal, o Ano Novo, eram agitados, commuita alegria e comida na mesa. Toda a galerasempre reunida. Filhos, irmãos, sobrinhos, ami-gos... Com o passar do tempo os filhos casaram,indo morar em outros lugares. Sentindo falta da-quelas alegres reuniões costumeiras, onde todoselogiavam a sua comida, Sonia resolveu montarum restaurante. Pronto, assim surgiu o “Canti-nho da Mama”.

_ ”É, mas a família agora aumentou!Pois considero todos os meus clientescomo membros da minha família. Desdecedo incorporei a figura de mãe. Com amorte dos meus pais, eu acabei de criar osmeus irmãos, cujos filhos me chamam deavó e os filhos dos filhos de bisavó.” - dizSonia orgulhosa.

No “Cantinho da Mama” a família tra-balha unida. Todos os seis funcionáriossão filhos e sobrinhos de Sonia.

Hora do almoço, que hora mais feliz!

A Comida é SaborosaO Preço é MiudinhoNo “Cantinho da Mama” o sistema é

de self service sem balança. Você come avontade e paga apenas R$ 4,99. O refrescoainda é grátis. As quentinhas para entregacustam R$ 4,00 e R$ 5,00.

_” Aqui a gente vê a comida sendo pre-parada - argumenta Silvana, que trabalhacom Janaína e Renan, na AgropecuáriaManilhense, frequentadores assíduos do

A doutora Neida, dentista, também al-moça diariamente com a “Mama” eafirma:_”Eu venho aqui porque a comida éboa e o atendimento excelente”.

A Mama Sonia é casada com NiltonCoutinho, o grande companheiro que sem-pre dá todo o apoio e a força necessária.

CANTINHO DA MAMAAv. Pref. Milton Rodrigues 196 - 208

Manilha- Em cima da Casa do Biscoito

2639-3003 / 8644-53347277-3537

Cantinho da Mama.

A equipe de trabalho reunida. Sonia, a “Mama”, está ao lado do rapaz.

Sonia com o gerente Marcos Paulo.Comida deliciosa e bom atendimento

Zé Raimundo adora dançar forró e´frequentatodo sábado a “Garagem do Forró”. Como dançao tempo todo, fica molhado de suor. Sábado pas-sado convidou uma moça que estava sentada paradançar. A moça aceitou somente por educação,porque Zé Raimundo estava todo suado, um nojo.

Então a moça lhe disse:- Você sua, hein.Aí Zé Raimundo respondeu todo animado:- Eu também vou ser seu princesinha.

Zé Raimundo De segunda a sexta, das 16 às 19 horas,você pode curtir o melhor do Forró comRicardinho locutor, pelas ondas da NovaItaboraí FM 104,9, a sua rádio comunitária,também on line.

Garagem do ForróContinua o Sucesso

Na 4ª feira, 20 de abril, a Garagem doForró botou p’ra ferver com mais de 15 atra-ções. Casa cheia. Na ocasião aconteceu a

gravação do novo DVD da Garagem doForró, que vale a pena conferir.

Desejo Proibido

Page 7: Jornal Zoada bonita abril 2011

7 ZB ABRIL 2011 Gente que trabalha sério

ESPAÇO DANÇA MUNIZ MENEZES29 de Abril

Capoeira: Raízes da Mãe África

A dança influencia o corpo e a alma.

Dançar é uma forma de se expressaratravés do corpo. A dança é uma artemilenar e democrática, que apresenta vári-as modalidades e estilos, conseguindoagradar a um grande número de pessoas.Devido à sua importância no mundo todo,foi instituído pelo Comitê Internacional daDança da UNESCO em 1982, um dia paracomemorar e difundir no mundo todo, aarte de dançar. A data escolhida foi 29 deabril.

Há muito tempo já vem sendo compro-vado os benefícios que a dança pode tra-zer, tanto para o corpo quanto para a men-te, ainda mais porque não existe distinçãode sexo nem idade, podendo ser praticadapor homens e mulheres, crianças, jovens e

DIA INTERNACIONALDA DANÇA

adultos, enfim, todos aqueles que desejamobter satisfação, melhorar a saúde, fazeramizades e relaxar a mente. Ao dançar exer-citamos vários músculos do nosso corpo,auxiliando a sua tonificação. Para quemdeseja perder peso, a dança é excelente.Em apenas uma hora de aula, queimamoscalorias, eliminando quilinhos indesejáveis.A dança também ajuda a relaxar o corpo,aliviando o stress diário.

Mostrar os beneficios e o lado artístico

da dança, este é o objetivo do Espaço Dan-ça Muniz Menezes, não apenas duranteuma data específica, mas durante todos osdias do ano.

Venha nos visitar. Temos aulas tambémaos sábados. Modalidades: Ballet, Jazz,Dança de Salão , Dança do Ventre, DançaCigana e Capoeira.

A dança aproxima as pessoas

As fotos mostradas aqui são o registro deapresentações de alunos e professores do Espa-ço Dança Muniz Menezes, que é dirigido porValessa Menezes e Thaiany Menezes e tem a co-ordenação de Marcio Maia.

Page 8: Jornal Zoada bonita abril 2011

HISTÓRIAS DA VIDAMULHERES INCRÍVEIS8 ZB ABRIL 2011

Prof. Paulo Maia

Prosseguindo com as biografias de mulheresincríveis, o ZB traz desta vez, uma outra corajosamulher que teve papel importante durante a Se-gunda Guerra Mundial.

IRENA SENDLER

Irena Sendlerowa, nasceu em 15 de fevereirode 1910 em Otwocki, na Polônia. Seu pai era mé-dico.

Quando a Alemanha de Hitler invadiu aPolônia em 1939, Irena era enfermeira no Depar-tamento de bem estar social de Varsóvia, aten-dendo a população carente nos bairros da cida-de. Ali dedicou-se ao trabalho humanitário, aju-dando milhares de pessoas, não importando areligião ou nacionalidade, distribuindo comida,roupa e medicamentos para órfãos, anciãos e po-bres.

Em 1942 os Nazistas criaram o Gueto de Var-sóvia, onde ficavam os judeus. As condições desobrevivência no gueto eram péssimas e Irenaresolveu ingressar no Conselho para a Ajuda aosJudeus, Zegota.

_“Consegui, para mim e minha companhei-ra Irena Schultz, identificações do gabinete sa-nitário, entre cujas tarefas estava a luta contra

as doenças contagiosas. Mais tarde tiveêxito ao conseguir passes para outras co-laboradoras. Como os alemães invasorestinham medo de que ocorresse uma epi-demia de tifo, permitiam que os polacoscontrolassem o recinto.”- contou Irene.

No gueto, para não chamar a atençãodos nazistas, Irena usava uma braçadeiracom a Estrela de Davi. Visitava as famílias,propondo levar os seus filhos para fora dogueto, porém sem dar garantias de êxito.Era muito difícil convencer os pais a entre-gar as suas crianças.

Muitas mães se negavam a entregar osfilhos e sem saber estavam decretando asua morte. Quando Irena voltava a visitaras famílias para tentar fazê-las mudar deopinião, percebia que todos tinham sidolevados para os campos de extermínio.

No gueto de Varsóvia, soldados alemãesprendem mulheres e crianças judias.

Durante um ano e meio, até à evacua-ção do gueto no Verão de 1942, Irena e suascompanheiras conseguiram resgatar maisde 2.500 crianças. Os meios de fuga eramvários: no começo Irena retirava as crian-ças em ambulâncias, como vítimas de tifo,mas os nazistas começaram a dificultar eela então passou a utilizar qualquer possi-bilidade que servisse para os esconder:sacos, cestos de lixo, caixas de ferramen-tas, carregamentos de mercadorias, sacasde batatas, caixões... nas suas mãos qual-quer elemento transformava-se numa viade fuga.

Para preservar os verdadeiros nomes

das crianças, a sua identidade, as suas his-tórias pessoais e as suas famílias, Irena fezum arquivo, onde registava os nomes edados dos fugitivos e também as suas no-vas identidades. A sua idéia era mais tarde,quando a guerra acabasse, reunir as famíli-as.

Os espiões da Gestapo descobriram asatividades de Irena, levando-a para a Pri-são de Pawiak, em 20 de Outubro de 1943.Lá Irena sofreu muito com as torturas paradelatar seus colaboradores ou as criançasjudias ocultas. Quebraram-lhe os ossos dospés e das pernas, mas não conseguiramfazer com que ela contasse. Foi julgada econdenada à morte. Um dia, enquanto es-perava pela execução, um soldado alemãoconduziu-a para um “interrogatório adicio-nal”. Ao sair, gritou-lhe em polaco “CorraDona!”. E ela fugiu.

No dia seguinte o seu nome constavade uma lista de poloneses executados. Osmembros da Zegota tinham conseguidodeter a execução de Irena, subornando osalemães, e ela continuou a trabalhar comuma identidade falsa.

Durante o período em que ficou presa,em meio ao terrível sofrimento das tortu-ras, Irena encontrou num colchão de palhaem sua cela, uma pequena estampa de Je-sus Misericordioso com a inscrição: “Je-sus, em Vós confio”, conservando-a con-sigo até 1979, quando a ofereceu ao PapaJoão Paulo II.

Campo de Concentração: Crianças judias.

Em 1944, preocupada em ser morta pe-los nazistas, Irena colocou os arquivoscom os nomes de suas crianças em doisfrascos de vidro e enterrou-os no jardimde uma vizinha para se assegurar de quechegariam às mãos indicadas. Quando aguerra acabou Irena desenterrou-os e en-tregou as notas ao doutor Adolfo Berman,o primeiro presidente do comité de salva-

ção dos judeus sobreviventes. Lamenta-velmente, a maior parte das famílias dascrianças tinha sido morta nos campos deextermínio nazistas.

Em 2007 Irena Sendler (na foto acima)foi apresentada como candidata ao prêmioNobel da Paz pelo Governo da Polônia, comapoio de Israel. Irena perdeu. O prêmio foientregue ao estadunidense Al Gore.

Irena faleceu em Varsóvia no dia 12 demaio de 2008, aos 98 anos de idade.

Para saber mais, assistam o filme “ Ocoração corajoso de Irena Sendler”. Ou lei-am o livro: “Irena Sendler”.

Esta realmemte foi uma grande mulher,heroína que salvou milhares de crianças.

“Não se plantam sementes de comida.Plantam-se sementes de bondade e amor.Tratem de fazer um círculo de bondade eestas sementes crescerão mais e mais...muito mais”.

Irena Sendler

Fot

o ar

qu

ivo

Fot

o ar

qu

ivo

Page 9: Jornal Zoada bonita abril 2011

isso? Falta o que? Verba, vontade, ou éfalta de competência mesmo? Se for, deso-cupe a moita para que outros possam fazero trabalho.

Poderiam promover festivais de teatro,poesia, música, encontros de Folia de Reis,feiras permanentes de pintura e artesana-to e outros eventos. Se já existem, são pes-simamente divulgados, porque não seouve falar.

Uma cidade do porte e da importânciade Itaboraí, já deveria ter uma excelenteorquestra sinfônica, um coral de renome euma escola de música sob os cuidados daPrefeitura. Talvez nossos governantes es-tejam esperando pelo COMPERJ, ou pelaPetrobras. Será? Se for...

9 ZB ABRIL 2011 HISTÓRIA & CULTURA

LEMBRANÇAS DO ROCK EM ITABORAÍ! Nini AlcântaraPaulo Maia

HISTÓRIAS DE MÚSICO

CLASSIFICADOSDE

SERVIÇO

BAZARPEQUENO MUNDO

Disk ÁguaMat. de escritórioMat. de Limpeza

2639-81039827-9360Romildo

CHAVEIROITABORAÍ

8821-74777884-39127522-8700

ID 104*19339

Waldir AbelhaAv. 22 de maio6175 - ItaboraíEm frente a avenidaAmérico Cardoso

Fot

o ar

qu

ivo

ZB

2635-4218Rua PresidenteCosta e Silva, 31Centro - Itaboraí

Na época dos bailes, ali pelos anos 70/80, Ary Mayhofer tinha umórgão Diatron, enorme, com dois teclados e um monte de chaves paramudar os timbres. Só que naquela época o sistema usado para oscontatos das teclas com as bobinas de sonorização, eram mecânicos enão eletrônicos, como atualmente. Durante o transporte, o balanço docarro nas estradas esburacadas, fazia com que os contatos se soltas-sem e algumas notas paravam de funcionar ou ficavam soando direto.

Toda segunda-feira era certo. Lá vinha Ary com o Diatron para queeu consertasse. O defeito era sempre o mesmo. Semana após semana,a mesma novela. Durante anos, eu consertando o órgão. _”Ary, vocêprecisa comprar um instrumento mais moderno. Esse já está p’ra lá deMarrakesh”! Foi o que ele fez. Aí eu pensei: _”Ufa! Até que enfimestou livre do velho Diatron”!

Alguns meses depois, estava em casa descansando quando ouvialguém batendo palmas no portão. Fui atender e lá estava um casal.Dei boa tarde, mas antes que eu falasse mais alguma coisa eles per-guntaram: _”Estamos procurando o Nini. Nos informaram que ele moranesta casa...”

_”Sou eu! Em que posso ajudar?”_”É que nós compramos um teclado Diatron do Ary e ele nos

aconselhou que em caso de algum defeito, o melhor seria procurar oNini, segundo ele, o melhor técnico para consertar órgão Diatron!”

GRUPO ÊXODUS

É difícil viver numa cidade onde a cul-tura caminha quase parando. Como se di-zia antigamente: “ A passo de cágado”. Ita-boraí não tem um cinema, uma boa livrariaou algum movimento cultural consistenteonde a juventude possa se engajar... En-fim, pelo menos um parque público para olazer do cidadão comum poderia existir,assim como o Campo de São Bento em Ni-terói ou o Campo de Santana no Rio deJaneiro. Aqui, lazer e cultura partindo doPoder Público é coisa difícil, é seca total.Para não ser tão radical, uma vez ou outracai um pouquinho de orvalho.

A Praça Marechal Floriano Peixoto (po-deria se chamar Salvador de Mendonça,Joaquim Manuel de Macedo ou AlbertoTorres... afinal de contas esses são filhosda Terra e lutaram para o seu progresso,enquanto o outro nem sabia da existênciade Itaboraí) é aprazível, porém está umpouco largada. O Teatro João Caetano, oprimeiro do Brasil com esse nome em ho-menagem ao famoso teatrólogo, permane-ce sempre fechado. Mesmo quando há al-gum espetáculo, só abrem a metade daporta principal, as outras estão sempretrancadas. Isto é um grande erro. Esse Te-atro deveria estar constantemente abertopara a visitação do público, inclusive eprincipalmente durante o dia, pois trata-sede um local importante para o turismo emItaboraí. Quando houver espetáculo, asportas devem permanecer bem abertas e oTeatro bem iluminado. Quem é o diretor doTeatro? A quem compete isso?

A juventude em nossa cidade viverelegada à própria sorte. Quem tem algumtipo de talento artístico então, sofre, sempoder visualizar alguma luz no fim do tú-nel.

Realmente a cultura aqui padece. Nósperguntamos: Quem está comandando

Não há luz sobre a estrada

The Rithm’s Boys-Da esq. para a direita:Jacy, Tião, Lilil, Ronald, Quinzinho,Arnaldo e Selmir. Banda de Cachoeirasde Macacu. Fazia sucesso nos bailes.

Na foto ao lado, o Grupo Êxodus. Daesq. para a direita: Paulo Maia, Roberto,Lilian, Geraldinho Batera e Nini. Grandebanda, precurssora do Heavy Metal em Ita-boraí. O repertório misturava rock pesado:Black Sabba, Led Zeppelim, Deep Purple;com pop rock: Beatles, Rolling Stones,Peter Franpton, Eagles, Carly Simon,James Taylor. O vocal era dez. Bons tem-pos, excelente música. Valeu a pena!

Fot

o ar

qu

ivo

ZB

VENDO CLÍNICA DE ESTÉTICA E BELEZA

Av. Pref. Milton Rodrigues 196 lj 211- Centro de Manilha

NO CENTRO DE MANILHA - LIGUE 9525-7621 Firma em atividadedesde 2003

Page 10: Jornal Zoada bonita abril 2011

10 ATITUDEZB ABRIL 2011

Bianca Shekter

ConserConserConserConserConserto de rto de rto de rto de rto de roçadeiroçadeiroçadeiroçadeiroçadeirasasasasase core core core core cortadortadortadortadortadores de ges de ges de ges de ges de grrrrramaamaamaamaama

ITABORAÍ: RISCO DE EXPLOSÃO COPROLÓGICA!

Obturações - Extrações - Clareamento - Protético no local

Itaboraí está dividido em oito distritos.O 1º Distrito é a sede; o 2º Porto das Caixas;o 3º é Itambi; o 4º, Sambaetiba; o 5º é Vis-conde de Itaboraí; o 6º Cabuçu; o 7º Distrito

Sem SaneamentoA Saúde é Precária

Rua Orminda Abreu em Nova Cidade

O COMPERJ já está causando um grandeimpacto ambiental sobre Itaboraí. Somente aterraplanagem para a sua instalação já modi-ficou profundamente o meio ambiente, como desmatamento e a derrubada de morros paraa construção de uma grande planície. O climacom certeza será afetado. Tanto a flora quan-to a fauna, estão sofrendo interferências.Então imaginem o Complexo em pleno funci-onamento. É prevista a criação de mais de200 mil empregos diretos e indiretos, e a ins-talação de mais de 700 empresas, até 2015.Os efeitos econômicos e sociais decorrentestambém repercutirão tanto para o que é bomquanto para o que é ruim.

O IMPACTO DO COMPERJ

COMPERJ: alterando o meio ambiente

é Manilha e o 8º é Pachecos. O Município épobre e apresenta indicadores sócio-econô-micos muito ruins. O Índice de Desenvolvi-mento Humano (IDH) é de 0,737, a 67ª posi-ção no Estado do Rio de Janeiro, bem abaixoda média dos municípios brasileiros, especi-almente em relação à educação.

Em todo o Brasil,15 crianças de 0 a 4 anosde idade morrem por dia em decorrência dafalta de saneamento básico, principalmentede esgoto sanitário. Essa situação se refleteem Itaboraí, acarretando conseqüências muitograves para a qualidade de vida da popula-

ção, principalmente a parcela mais pobre, re-sidente em Itambi, Visconde, Manilha,Marambaia, Apolo e adjacências.

Um dos fatores mais importantes para aboa saúde, é o meio ambiente em que a pes-soa está inserida, pois a qualidade do ar, daágua e do solo é determinante para a saúde.Vários estudos comprovam que para cadareal investido em saneamento básico, ocor-re uma economia de 4 reais com assistênciamédica, pois inúmeras doenças podem serevitadas com o acesso a água potável e con-dições mínimas de higiene. A educação nes-te sentido também é importantísima. Há umditado popular que diz: “O hábito faz o mon-ge”. Verdade absoluta.

Bia

nca

Shek

ter

Bia

nca

Shek

ter

Casa construída sobre o Córrego doMixarda em Itambi, falta de consciência.

Plano de Ação do Governo,Projetos e metas

Existe um plano? Se existe ele precisaser divulgado para a população, que atéagora se sente órfã das autoridades munici-pais. O povo precisa estar bem informado.

Pesquisando na Internet, encontramosum relatório elaborado pela empresaGerencial Consultoria e Participações, paraa Prefeitura de Itaboraí, intitulado “PlanoMunicipal de Saneamento básico, Relató-rio Base”. Lá está escrito: “Este trabalho éparte do Plano de Saneamento Básico doMunicípio de Itaboraí/RJ, em atendimento àLei Federal 11.445/07, referindo-se exclusi-vamente ao serviço público de abastecimen-to de água e esgotamento sanitário. Têmcomo objetivo apresentar a situaçãoinstitucional dos serviços e o diagnósticodos sistemas de água e esgoto, bem comopropor as metas e o Plano de Investimentosnos sistemas de água e esgotos, para o aten-dimento à demanda futura de serviços, parao horizonte de 30 (trinta) anos”. Se o leitorquiser saber mais, entre no Google e digite:Plano Municipal de Saneamento Básico deItaboraí.

Esgoto a céu aberto numa rua da Reta

Estação de Tratamento de Esgoto emItambi. Inoperante há muito tempo.

Para a população, resta como sempre fa-zer oração à Deus e aguardar.

Page 11: Jornal Zoada bonita abril 2011

ZB ABRIL 201111 FIQUE ESPERTO

SEICHO-NO-IEReuniões: Domingos - 9 h / Terças - 19,30h

Rua Vicente Celestino 143-Carioca- Centro, Itaboraí

Gravação de CDpara Carro de Som

R$ 15,00

DEU NA INTERNET

“Crie filhos em vez de herdeiros.”“Dinheiro só chama dinheiro, não chama

para um cineminha, nem para tomar um sor-vete.”

“Não deixe que o trabalho sobre sua mesatampe a vista da janela.”

“Não é justo fazer declarações anuais aoFisco e nenhuma para quem você ama.”

“Para cada almoço de negócios, faça umjantar à luz de velas.”

“Por que as semanas demoram tanto e osanos passam tão rapidinho?”

“Quantas reuniões foram mesmo esta

semana? Reúna os amigos.”“Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se

esqueça, vírgulas significam pausas...”“...e quem sabe assim você seja promovi-

do a melhor ( amigo / pai / mãe / filho / filha /namorada / namorado / marido / esposa / ir-mão / irmã.. etc.) do mundo!” “ Vo c êpode dar uma festa sem dinheiro. Mas nãosem amigos.”

E para terminar:“Não eduque seu filho para ser rico, edu-

que-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valordas coisas e não o seu preço.”

DEU NA INTERNET IIPropaganda do Citibank em São Paulo com Outdoors:Propaganda do Citibank em São Paulo com Outdoors:Propaganda do Citibank em São Paulo com Outdoors:Propaganda do Citibank em São Paulo com Outdoors:Propaganda do Citibank em São Paulo com Outdoors:

Seu celular é uma ferramenta que podesalvar a sua vida. Veja o que ele pode fazerpor você:

Emergência I: O número universal deemergência para celular é 112.

Se você estiver fora da área de cobertu-ra de sua operadora e acontecer algumaemergência, disque 112 e o celular irá pro-curar conexão com qualquer operadora pos-sível para enviar o número de emergênciapara você. O mais interessante é que o nú-mero 112 pode ser digitado mesmo se oteclado estiver travado. Experimente!

Emergência II: *3370# Vamos imagi-nar que a bateria do seu celular esteja fraca.Para ativar, pressione as teclas: *3370#.Seu celular irá acionar a reserva e você teráde volta 50% de sua bateria. Essa reservaserá recarregada na próxima vez que vocêcarregar a bateria.

Três utilidades desconhecidas do seu celularEmergência III: *#06#Para conhecer o número de série do seu

celular, pressione os seguintes dígitos:*#06# Um código de 15 dígitos aparecerá.Este número é único. Anote e guarde em al-gum lugar seguro. Se o seu celular for rouba-do, ligue para a operadora e dê esse código.Assim eles conseguirão bloquear o seu celu-lar e o ladrão não conseguirá usá-lo de formaalguma. Você ficará sem telefone, mas pelomenos saberá que ninguém mais poderá usa-lo. Se todos fizerem isso, não haverá maisroubos de celular.

DICAS DE DIREITO: GUARDA COMPARTILHADAA vida moderna exige certas mudanças

no comportamento da sociedade sob todosos aspectos, inclusive no âmbito da família.Hoje a estrutura familiar é outra e deve acom-panhar as novas exigências doséculo XXIEntre elas destaca-se a reinvindicação dasmulheres por uma maior participação doshomens na vida dos filhos e da casa, inclusi-ve nas tarefas domésticas.

A grande maioria das mulheres divide osustento da família com os homens e práti-cas como trocar fraldas, fazer mamadeira, darbanho no bebê ou a ajuda nas tarefas esco-lares, devem ser divididas igualitariamente,pois afinal ambos trabalham, ambos estãocansados e ambos são pais.

Qando o casal se separa as coisas com-plicam. Como dividir tais atividades em te-tos separados? Como tornar participativa aatuação daquele que ficou sem a guarda dosfilhos? Se os filhos permanecem com a guar-da materna, que ainda é a situação mais co-mum, o pai torna-se um visitante nos finaisde semana alternados. A sua participação nodia a dia dos filhos é ínfima e se dilui aindamais com o passar do tempo.

Lembrando que o processo de separa-ção por vezes é doloroso e desgasta a estru-tura emocional de todos os envovidos. Cabeao casal buscar maneiras mais amenas paraatravessar o período. Dentre várias possibi-lidades satisfatórias para uma separação maistranquila, tem-se optado pela guarda com-partilhada.

A guarda compartilhada consiste na res-ponsabilidade tanto do pai como da mãesobre as atividads diárias do filho, que pas-sa a ter duas casas, permanecendo um tem-po na casa de um e na sequência na casa dooutro, o que é determinado de comum acor-

do pelo casal.Na opinião do ilustre advogado Euclides

Benedito de Oliveira, a guarda compartilha-da mostra-se útil, “quando presentes certosrequisitos, como os relativos a moradiaspróximas, compreensão e diálogo, que per-mitam esse modo de atuação conjunta dospais separados em benefício dos filhos co-muns”.

Em países como a França, Inglaterra,Suécia e Japão, a gurda compartilhada é marealidade, bem como nos Estados Unidosnos estados que optaram pelo regime.

No Brasil não existe previsão legal, ouseja, o Código Civil não descreve o concei-to, no entanto não proíbe a prática que podeser acordada pelo casal ou or uma decisãojudicial.

Vale ressaltar que cada caso deve seranalisado separadamente, respeitando assuas características peculiares. Os filhosdevem ser ouvidos sobre a situação e de-vem estar dispostos a enfrentar as novasmudanças que o sistema acarretará.

Para a nossa realidade social, não bastaapenas o desejo de dividir a criação do filhode forma proporcional, mas uma situaçãoeconômica que possibilite e viabilize a práti-ca.

Seria o ideal que mesmo diante de umaseparação, pais e filhos mantivessem o mes-mo padrão de convivência diária, mas naverdade o que a maioria dos filhos esperanão é a grande quantidade de horas e dias,mas a qualidade desses momentos que de-vem ser inundados de muito carinho, diálo-go e compreensão.

Eusineia Damacena da SilvaADVOGADA

PROMOÇÃO

Page 12: Jornal Zoada bonita abril 2011

ZB ABRIL 201112 OBRIGADO - THANK YOU - MERCI - DANKE - AZÉHARAMOPA - GRATIAS

LIGUE: (21)2635-1971 / 8745-6811