jornal zoada bonita dezembro 2013

16
Tel- el- el- el- el- ZOADA BONITA Diferente até no nome! ANO IV Número 37 4 ANOS! 4 ANOS! 4 ANOS! 4 ANOS! 4 ANOS! NATAL DE LUZES, LINDO! E AS PRIORIDADES? Acesse o ZB na Internet! Entre no Google e digite: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013 Acesse o ZB Classificados! Entre no Google e digite: Jornal Zoada Bonita Classificados Dezembro 2013 DEZEMBRO 2013 4 ANOS Pág.14. Foto Zoada Bonita De repente você ficou encantado e deixou o mundo irremediavelmente mais pobre, na sua “humanês”. Você, que jamais se deixou levar pela tentação idiota de brincar de Deus e riscou do seu dicionário a palavra “revenge”, como contraditoriamente, apenas os deuses o fazem. De todas as lições que me foram legadas por sua passagem na Terra, meu coração acaba de lembrar da mais bonita, “soprada” em um sonho à minha alma de menino poeta: “Cego é quem consegue enxergar a cor da pele de um ser humano”. ADEUS " MADIBA"...MEU MANO!!! Paulinho Rezende ADEUS MANDELA! Com sol ou com chuva, é assim que o Itaboraiense espera a condução na volta para casa quando sai do trabalho: Ao Deus dará, sem o mínimo conforto. Não tem bancos para sentar, nem um local adequado que ofereça proteção. É desse jeito, na calçada, entre os transeuntes. É um “salve-se quem puder” na hora de embarcar, em meio ao trânsito de automóveis. Verdadeira “muvuca”. Lembram-se daquela música do Zé Ramalho, Vida de Gado? “Eh, eh, oh, vida de gado, povo marcado, eh, povo feliz”!Se isso acontece no centro da cidade que já se aproxima dos 400 mil habitantes, imagina então a situação nos distritos.

Upload: paulo-maia

Post on 07-Jul-2015

517 views

Category:

News & Politics


4 download

DESCRIPTION

ZB, Jornal Zoada Bonita, Jornal cultural, O Jornal de Itaboraí, Um Jornal Diferente até no nome

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

TTTTTel-el-el-el-el-

ZOADA BONITADiferente até no nome!

ANO IVNúmero 374 ANOS!4 ANOS!4 ANOS!4 ANOS!4 ANOS!

NATAL DE LUZES, LINDO!E AS PRIORIDADES?

Acesse o ZB na Internet!Entre no Google e digite: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

Acesse o ZB Classificados!Entre no Google e digite:

Jornal Zoada Bonita Classificados Dezembro 2013

DEZEMBRO 2013

4 ANOS

Pág.14.

Fot

o Z

oad

a B

onit

a

De repente você ficou encantado e deixou omundo irremediavelmente mais pobre, na sua“humanês”.

Você, que jamais se deixou levar pelatentação idiota de brincar de Deus e riscou doseu dicionário a palavra “revenge”, comocontraditoriamente, apenas os deuses o fazem.

De todas as lições que me foram legadas porsua passagem na Terra, meu coração acaba delembrar da mais bonita, “soprada” em um sonhoà minha alma de menino poeta: “Cego é quemconsegue enxergar a cor da pele de um serhumano”.

ADEUS " MADIBA"...MEU MANO!!!

Paulinho Rezende

ADEUS MANDELA!

Com sol ou com chuva, é assim queo Itaboraiense espera a condução navolta para casa quando sai do trabalho:Ao Deus dará, sem o mínimo conforto.Não tem bancos para sentar, nem umlocal adequado que ofereça proteção. Édesse jeito, na calçada, entre ostranseuntes. É um “salve-se quempuder” na hora de embarcar, em meio aotrânsito de automóveis. Verdadeira“muvuca”.

Lembram-se daquela música do ZéRamalho, Vida de Gado? “Eh, eh, oh,vida de gado, povo marcado, eh, povofeliz”!Se isso acontece no centro dacidade que já se aproxima dos 400 milhabitantes, imagina então a situaçãonos distritos.

Page 2: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

2 ZB DEZEMBRO 2013 ESTÁ ACONTECENDO POR AÍ

COLUNA DO POETA

Uma Justificativa

Paulinho Rezende é poeta, cantor, escritor, produtor musical e compositor renomado,famoso pelos seus sucessos musicais na voz de intérpretes como Zeca Pagodinho,Alcione, Leonardo, Fafá de Belém, Chitãozinho e Chororó e outros.

Paulinho Rezende

OS OLHOS DELA

Envie o seu E-mail:[email protected]

Entre em contato conosco:

[email protected]

Desde que fui honrado com o convite do meu grande parceiro eamigo Paulo Maia para fazer parte da brilhante equipe do JornalZoada Bonita, tenho me questionado quanto a justificar verdadeira-mente o título do espaço generosamente à mim destinado.

Faltava poesia no Cantinho do Poeta. Não falta mais. Deixo-lhes uma prévia do quepretendo, seja em breve, meu primeiro livro de versos de amor: “Olhos Dela”.

Ela tem os olhos criptografados,Cheios de mistérios,Sonhos segredados.Ela tem olhares tão dissimulados,Dizem impropérios, sérios... Debochados.Ela tem os olhos cheios de pecados,Quando estão molhados,Neles eu navego.Ela tem os olhos que me deixam cegoE eu até me esqueço que eles são levadosQuando ela me beija... De olhos fechados!

Há algum tempo, venho comentando so-bre a falta de uma área de lazer em nosso muni-cípio. Toda cidade organizada tem um parque,uma área para caminhada, prática de esportes,onde os idosos se encontram, passando o tem-po de maneira agradável, as crianças brincame os jovens namoram tranquilamente.

Infelizmente em Itaboraí não temos um lu-gar assim para a população usufruir. Quandoqueremos passear com a família, somos obri-gados a nos deslocar para outras cidades,Niterói, Rio de Janeiro, Região Oceânica, Re-gião Serrana...

Temos uma área perto do Colégio AlbertoTorres, que com certeza seria um local idealpara um Parque nesses moldes, devido à loca-lização privilegiada, no centro da cidade. Che-

guei a comentar com políticos de ges-tões anteriores sobre a possibilidade dese construir um Parque naquele local.Mas, ambos infelizmente não demons-traram qualquer interesse, alegando queiria mexer com gente grande e dar muitotrabalho.

Pois é, devido à politicagem, estãoconstruindo um centro de formação téc-nica no local (nada contra, vai ser bom),mas essa escola técnica poderia serconstruída em outro lugar.

A verdade é que o povo de Itaboraíprecisa “URGENTEMENTE DE QUALI-DADE DE VIDA” .

O progresso chegou em Itaboraí,mas falta planejamento, interesse, bom

senso das pessoas responsáveis peloMunicípio. Precisamos de atitudes, poisse não houver mudança na forma depensar e agir de nossos políticos, ire-mos morar numa cidade desastrosa, umcaos.

Como pode um Município onde oIPTU é um dos mais caros do País e al-guns imóveis valem mais do que na Bar-ra da Tijuca, não ter nenhuma infra-es-trutura para garantir o lazer e bem estarde sua população?

Precisamos muito de um local assim.Acredito que esse também é o desejoda maioria dos itaboraienses, que que-rem uma cidade mais bonita, mais bemcuidada, onde se possa viver com satis-fação e alegria.

A população pede SOCORRRO!

ENQUANTO ISSO ALGUNS POLÌTICOS

Itaboraí: Cidade Sem Qualidade de Vida - João Santos

* Com todo respeito aos meus amados amigos tricolores. Sugiro que o FLUMINENSE,para ser campeão de tudo, passe a disputar o campeonato do IRÃ ( antiga PÉRSIA). NoTAPÊTE voces são imbatíveis...

Faça o seu protesto aqui

Tel- 2635-197198745-6811

Page 3: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

3 ZB DEZEMBRO 2013 MÃE: PORTA DIMENSIONAL POR ONDE FLUI A VIDA!

RECEITAS DA VOVÓ LOLITA

INGREDIENTES

EDITORIAL

Diretor - Paulo Maia

Av. Américo Cardoso 469 - Nova Cidade Itaboraí RJ - Cep -24.804.132 Correio Eletrônico - [email protected] Tel (21) 2635-1971 / 8745-6811Os artigos e matérias assinados são de inteira responsabilidade dos seusautores, não expressando necessariamente o pensamento desse jornal.

Jornal Mensal - Tiragem - 5.000 exemplares

Reportagens - Bianca Sheckter

Propaganda - Tavares -21-9549-3286 / Paolo Settimelli - 21-9570-3087

O que vou dizer talvez não agrade, mas vou dizer assim mesmo!

2 pães de rabanda (500g cada) amanhecidos;1/2 litro de leite;4 ovos batidos (clara e gema);Óleo para a fritura;Açúcar e canela em pó;Canela em casca;

RABANADA COM CALDA DE VINHO DO PORTO OU RHUM

Modo de preparar as rabanadas

Calda

Corte os pães em fatias de mais ou menos 2,5 cm de espessura. Ponha o leite frio numavazilha grande para embeber as fatias de pão. Entre as palmas das mãos, esprema um pouco asfatias , sem quebrá-las, para tirar o excesso de leite. Em seguida passe-as nos ovos batidos e frite-as em óleo bem quente, virando sempre para dourar dos dois lados. Retire da frigideira e escorraem toalha de papel. Arrume-as numa travessa e polvilhe com o açucar misturado na canela empó.

Rabanada é um doce elaborado a partir de fatias de pão ”dormido” molhadas no leiteou vinho, passadas em ovos batidos e fritas em óleo. Depois de fritas são servidasjogando-se por cima delas, açúcar misturado com canela.

A origem do nome rabanada talvez esteja na Espanha: Rebanada em espanhol querdizer fatia.

Em Portugal a palavra “rabanada” era usada apenas ao norte do rio Mondego. Aosul desse rio a rabanada tinha outros nomes, como fatia-dourada, ou fatia-de-parida.

No Brasil o costume de se comer rabanadas na ceia de Natal chegou com ocolonizador português. Em Portugal celebra-se a “Consoada”, na véspera de Natal,noite de 24 de Dezembro. Nesse dia as famílias se reúnem ao redor da mesa de jantarpara comer principalmente bacalhau cozido, beber vinho e depois saborear doces queincluem a rabanada. O nome “Consoada” vem do Latim “consolata”, de “consolare”,que em português quer dizer consolar.

Já no século XV, um tal Juan del Encina faz citações à rabanada: “mel e muitos ovospara fazer rabanadas”... dizendo que é um prato indicado, não só para recuperar asforças das mulheres após o parto, mas também para aumentar a quantidade do leitematerno. Daí o nome em Portugal, fatia-de-parida.

As primeiras receitas datam de 1607 e estão anotadas no livro de cozinha de DomingoHernández de Maceras e também em outro livro de 1611, “Arte de cozina, pastelería,vizcochería y conservería” de Francisco Martínez Motiño.

Na Vila de Santo Antônio de Sá, as rabanadas eram apreciadas e servidas durante aceia de Natal nas residências da nobreza e dos ricos fazendeiros e senhores de engenhoda região. Tradição portuguesa da época colonial, conservada até hoje.

500g de açúcar;300ml de água;Casca de meia laranja;1 cálice de vinho do porto ou de Rhum;150 g de nozes ou castanha de caju;

Preparo da caldaMisture o açúcar com a água e leve ao fogo juntando a casca de laranja. Ferva por 5 minutos.

Desligue o fogo e acrescente o Vinho do Porto mexendo bem. Deixe esfriar. Sirva as rabanadascom a calda, salpicando por cima as nozes ou a castanha de caju trituradas.

O.B.S: Se quiser substitua o Vinho do Porto pelo Rhum.

(Mais ou menos 15 porções)

Os índios Maromomis ou Miramomins, naépoca da chegada dos portugueses,habitavam a região onde está situada hoje acidade de Guarulhos, em São Paulo. OsMaromomis não eram guerreiros bravios, pelocontrário, eram tímidos e em qualquer situaçãode perigo fugiam para a floresta, onde seescondiam. Habitavam em tocas ou buracosno barranco. Os índios Tupinambás eTupiniquins, guerreiros indomáveis, eram seusgrandes inimigos. Caçavam os Maromomispara escravizá-los e também para rituais decanibalismo. Os Maromomis eram chamadospelos Tupinambás de Guaianá (caranguejo emtupi), pelo fato de se esconderem em buracos.Os Tupinambás deram também a eles o apelidode Guaru (barrigudo em tupi), daí então aorigem do nome Guarulhos.

O Rei de Portugal D. João III, no Regimentoa Tomé de Souza, de 1548, documento queestabelecia regras para a catequese dos índios,determinou que os missionários realizassemexpedições com o objetivo de convencer osíndios a “descerem” de suas aldeias originaispara novos aldeamentos criados pelos padresnas proximidades dos núcleos coloniais. Esseslocais eram chamados de “aldeias derepartição”, verdadeiros armazéns, onde osíndios “descidos” eram catequizados edisciplinados, para servir como força detrabalho escravo.

A Aldeia de São Barnabé em Itambi foicriada desta forma pelos Jesuítas. OsMaromomis eram a maioria em São Barnabé,mas lá também viviam alguns botocudos, purise goitacazes. Seguindo essa linha da história,podemos dizer que os Maromomis estão naorigem do povo itaboraiense.

Com o fim da Aldeia de São Barnabé, ossobreviventes dos Maromomis se dispersaram

pela região, daí acontecendo umamiscigenação com portugueses, negros,outros índios e também imigrantes devárias nacionalidades, mas o DNA dosMaromomis deixaram como herançamarcante, o seu DNA na formação dopovo de Itaboraí. Concordam ou não?

Talvez você esteja se perguntandoonde quero chegar com esse raciocínio.É simples. Penso que as vezes deixamosaflorar a maneira pacata, tímida eacomodada dos Maromomis, que seescondiam em buracos para fugir doataque dos Tupinambás.

É claro que como brasileiros, somosuma mistura de europeus, índios,africanos e também de asiáticos, o queé muito bom em todos os sentidos e eutenho orgulho dessa minha origem. Oque não quero e nem consigo aceitar éesse jeito Maromomi de ser: correr paradentro do buraco quando a situaçãoexige determinação, luta eenfrentamento.

O ano de 2013 está terminando e foitriste para Itaboraí. No início do anofomos surpreendidos por um crimebárbaro, lembram-se? Pasmem, até hojenão foi solucionado. A sociedade nãomerece uma satisfação?

A cidade vive um verdadeiro caos.Ruas interrompidas, esburacadas,trânsito complicado, lama quandochove, poeira quando faz sol, sem falarem outros problemas mais sérios. Apesardisso a prefeitura insiste em festas,shows e luzes, apenas maquiagem, sematacar as prioridades. E o povo continuacalado, com esse jeito Maromomi de ser.

Paulo Maia

Page 4: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

4 ZB DEZEMBRO 2013 UMAS & OUTRAS

Para Rir um Pouco A Loura o Pum

O HOMI VAI FICÁ BRABO!!!

Ternos a partir de R$ 99,00Av. 22 de maio 7092 - V. da PedrasTel- 2635-7679

O Poder da Propaganda

Envie a sua piada para:[email protected]

Marcos Botelho

Meu nome é Aretusa. Ontem eu estava to-mando café na padaria de sempre, quando de-sesperadamente precisei soltar um pum. A mú-sica estava bem alta então calculei que pode-ria soltar se fosse em sintonia com o ritmo. Foium grande alívio poder soltar seguidamenteos gases no ritmo da música...Sensação óti-ma! Fiquei orgulhosa pela sincronia com amúsica e me senti totalmente aliviada.

Terminei meu café tranquilamente e só en-tão notei que todo mundo estava me olhando.

Aí eu lembrei que estava escutando músi-ca com o fone de ouvido...

Duas crianças de seis anos conversam nojardim e o menino pergunta à menina:

_ “O que você vai pedir de presente noNatal?

_ “Eu vou pedir uma Barbie e você?_ “Eu vou pedir um TAMPAX ou um OB! -

responde o menino._ “TAMPAX?! OB?! O que é isso?!_ “Nem imagino... mas eu vi na televisão

que com TAMPAX ou OB a gente pode ir àpraia todos os dias, andar de bicicleta, andar acavalo, dançar, ir ao clube, correr, fazer ummontão de coisas, e o melhor... SEM QUE NIN-GUÉM PERCEBA”!

Imaginação FértilUm fazendeiro resolveu ir a pé de volta para

sua fazenda. No caminho, comprou um balde eum galão de tinta,dois frangos e um ganso vivo.

Quando saiu, parou e ficou matutanto so-bre como levar as compras para casa. Enquantopensava, apareceu uma mulher que disse es-

tar perdida e lhe perguntou: _ “Pode me explicar como chegar até

a Estrada das Andorinhas? _ “Bem, minha fazenda fica perto

desse local. Eu a levaria até lá, mas ain-da não resolvi como carregar tudo isto.

A mulher sugeriu: _ “Coloque o galão de tinta dentro

do balde, carregue o balde em uma dasmãos, um frango sob cada braço e oganso na outra mão”.

_ “Muito obrigado, é uma boa ideia-disse o homem. E os dois seguiram parao destino. No caminho, ele disse:

_ “Vamos pegar esse atalho, poiseconomizaremos muito tempo”.

A mulher desconfiada disse: _ “Eusou uma viúva solitária, sem maridopara me defender. Como saberei sequando estivermos no atalho você nãovai abusar de mim?

_ “Impossível! Estou carregando umbalde, um galão de tinta, dois frangos eum ganso vivos. Como poderei fazerisso? Se eu soltar as aves, elas fugirão”!

_ “Muito simples: coloque o gansono chão, ponha o balde invertido sobreele, coloque o galão sobre o balde e euseguro os frangos”...

Minha esposa estava dando dicassobre o que ela queria para seu aniver-sário que estava próximo.

Ela disse:_ “Eu quero algo que vá de 0 a 100

em cerca de 3 segundos”.Eu comprei uma balança para ela. Aí

a briga começou...

Aí a Briga Começou

Cráudio estava sentindo dores muito fortes nas costas, mas não queria ir ao médi-co de jeito nenhum. Mas depois que sua mulher Gislaine insistiu muito, ele concordouem ir. Porém ela fez questão de ir junto. Enquanto ele era examinado, sua esposaesperava do lado de fora.

E o médico disse: _ “Não é nada grave, só uma inflamação... Você coloca essesupositório e vai ficar tudo bem”!

_ “Brigado, dotô”... - Disse o mineiro, saindo da sala.Do lado de fora Gislaine foi logo perguntando:_ “I aí, Cráudio? O que o dotô falô?_ “Eli dissi que eu só perciso usá essi nigucinho aqui.... Chama 'supusitóri”._ “Mais cumé qui si usa isso, homi”?_ “Uai... Sei lá, sôr!_ “Intão vorta lá, uai! Ocê tá pagano. Ele tem qui ti ixpricá”!_ “Ai.. O homi vai ficá brabo cumigo”!_ “Vai lá i num recrama, Cráudio”! - Cráudio voltou no consultório do médico._ “Dotô! Onde foi qui o sinhô mandô colocá o supusitóri memo?_ “No reto. Supositórios são para se colocar no reto”._ “Brigado, dotô... - Disse ele, saindo da sala._ “I aí, Cráudio”? - Perguntou Gislaine._ “ O dotô falô qui é pra eu colocá o supositori no reto! Disse ele!_ “Mai dondé qui fica esse tar de reto, Cráudio?!_ “Uai... Eu sei lá muié!_ “Mai ocê tá pagano hômi! Ele tem que ixpricá tudinho. Trata di vortá lá i priguntá”!_ “Ô muié sôr! O homi vai ficá brabo cu eu Gislaine”..._ “Vai logo i dexa di cunversa Cráudio”! - E lá foi Cráudio de novo na sala do

médico..._ “Ondi é memo qui tem qui colocá o troço, dotô”?_ “No reto. No final da coluna cervical... - Explicou o médico, calmamente..._ “Brigado, dotô! - E saiu da sala._ “Pronto, Gislaine. É só eu colocá no reto, qui fica no finár da coluna cervicár”! -

Explicou ele pra sua esposa._ “Ai, Cráudio! Mais qui diabu é issu di cervicár”?!_ “Ah! Eu num sei não muié”..._ “INTÃO VORTA LÁ, HOMI! E lá foi Cráudio mais uma vez._ “Dotô... Discurpa. Mai ondi foi memo que o sinhô falô pra infiá o Nigucin”?_ “No cú, Cráudio! No cú! Enfia no cú”!Cráudio saiu da sala do médico e comentou com a esposa:_ “Viu, muié... Eu num falei que o homi ia ficá brabo”?!!

Page 5: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

5

VOCÊ SABE QUANTO PAGA DE IMPOSTO?

ZB DEZEMBRO 2013

2635-4218Rua Presidente Cos-ta e Silva, 31 Centro- Itaboraí

Produtos AlimentíciosCarne bovina -18,63%Frango - 17,91%Peixe - 18,02%Sal - 29,48%Trigo - 34,47%Arroz - 18,00%Óleo de soja - 37,18%Farinha - 34,47%Feijão - 18,00%Açúcar - 40,40%Leite - 33,63%Café - 36,52%Macarrão - 35,20%Margarina - 37,18%Ovos - 21,79%Frutas - -22,98%Molho de tomate - 36,66%Ervilha - 35,86%Biscoito - 38,50%Achocolatado - 37,84%

Álcool - 43,28%Detergente - 40,50%Saponáceo - 40,50%Sabão em barra - 40,50%Sabão em pó - 42,27%Desinfetante - 37,84%Água sanitária - 37,84%Esponja de aço - 44,35%

Produtos de Limpeza

Produtos Básicos de HigieneSabonete - 42%Xampu - 52,35%Condicionador - 47,01%Desodorante - 47,25%Aparelho de barbear - 41,98%Papel Higiênico - 40,50%Pasta de Dente - 42,00%

Produtos EscolaresCaneta - 48,69%Lápis - 36,19%Borracha - 44,39%Estojo - 41,53%Pastas plásticas - 41,17%Agenda - 44,39%Papel sulfite - 38,97%Livros - 13,18%Papel - 38,97%Agenda - 44,39%Mochilas - 40,82%Régua - 45,85%Pincel - 36,90%Tinta plástica - 37,42%

Louças

Pratos - 44,76%Copos - 45,60%Garrafa térmica - 43,16%Talheres - 42,70%Panelas - 44,47%

FIQUE ESPERTO

Page 6: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

6 ZB DEZEMBRO 2013 ATITUDE

DEU NA INTERNET

FRASES DO BARÃO

Apparício Fernando de BrinkerhoffTorelly, jornalista, escritor e pioneirono humorismo político brasileiro, tam-bém conhecido por Apporelly e Barãode Itararé, título que adotou durante aRevolução de 30. Nasceu em Rio Gran-de, RS, em 29 de janeiro de 1895 e fale-ceu no Rio de Janeiro em 27 de novem-bro de 1971.

LANÇAMENTO DO CD DE GEGÊ DE ITABORAÍ E AMIGOS

_ A criança diz o que faz, o velho dizo que fez e o idiota o que vai fazer.

_ Dizes-me com quem andas e eu tedirei se vou contigo.

_ A forca é o mais desagradável dosinstrumentos de corda.

_ Sábio é o homem que chega a terconsciência da sua ignorância.

_ Genro é um homem casado com umamulher cuja mãe se mete em tudo.

_ Neurastenia é doença de gente rica. Pobreneurastênico é malcriado.

_ Negociata é todo bom negócio para oqual não fomos convidados.

_ O voto deve ser rigorosamente secreto.Só assim, afinal, o eleitor não sentirá vergo-nha de votar em seu candidato.

_ Quem empresta, adeus..._ Nunca desista do seu sonho. Se acabou

numa padaria, procure em outra!

SEXTA 20 DE DEZEMBRO ÀS 20H

ESTUDANTINA MUSICAL

CENTRO CULTURAL

Praça Tiradentes 79/81 - Tel-2232-1149 /22320396

RODA DE SAMBA DA ESTUDANTINA

Part. Grupo Samba na Fonte

Faça valer o seu Direito

Page 7: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

DEZEMBRO 2013 Diretor Paulo Maia [email protected]

CONTINUO PROTESTANDO! Marinete RezendeO Clamor de uma Guerreira

MANUELA NYGAARD

Estou bastante sem inspiração para escrever, mas como diz o ditado,“comer e coçar, é só começar”. Eu digo que escrever também é. Os temasestão a nossa volta, nos noticiários, nas manchetes dos jornais e nos desmandosdos governantes. Gostaria muito de falar sobre assuntos amenos, mas estádifícil. O mundo parece que ficou maluco. Até o clima está ficando cada diamais doido. Os ciclones devastando cidades inteiras, deixando um rastro demorte e destruição e o ser humano a cada dia colaborando mais e mais

com os desmatamentos, as sujeiras nos rios... Nós só cobramos das autoridades, mas continua-mos a jogar coisas e coisas nos rios, nos bueiros e nas ruas. Não podemos só cobrar, temostambém a obrigação de fazer a nossa parte.

Vamos falar um pouco dos últimos acontecimentos políticos. E aí, gente? Os mensaleirosparecem que serão presos. Os corruptos da prefeitura de São Paulo foram presos também. Ascoisas de repente tomam um novo rumo, mas não é motivo para comemorar, falta muito parabatermos palma.

Ao olhar em volta, temos o sentimento de total impotência. As ruas de Itaboraí parecem queforam invadidas por um punhado de tatuzões. Estão um caos! Que trânsito é esse, gente? Vocêsjá marcaram quanto tempo levamos de Venda das Pedras até o centro de Itaboraí? Eu já! Imaginair para Niterói ou Rio? Aqui ass ruas esburacadas, depois das chuvas pioraram. Dizem que é paramelhorar, mas não havia uma maneira mais organizada? Porque destruir tantas ruas ao mesmotempo, se não tem como consertar tudo junto? Esperamos que consigam, e torcemos.

Como voces podem ver, estou voltando aos velhos e novos problemas, mas quem dá ocombustível para essas reclamações são as autoridades, que não dão uma satisfação à população.Não sou técnica, mas será que não daria pra fazer em etapas, sem tanto sacrifício? Precisamos dasruas consertadas. Vamos ver até quando teremos que esperar.

Falei sobre isso tudo porque sinto muita falta dos meus netos pequenos, Arthur e Laura, queagora estão morando em Niterói, por isso estamos um pouco afastados. A pequena Laura dependede cuidados médicos que aqui não temos. A viagem para Niterói, com sorte, leva mais ou menos2 horas, Rio então, nem se fala.

Há poucos dias aconteceu um acidente em Manilha que parou tudo. Tivemos que ir porMaricá, pois a Laura tinha urgência em ser atendida pelo cardiologista. As pessoas dirão queacidentes acontecem, mas uma cidade com tão poucas opções (como saúde, transporte e estra-das), precisa de um planejamento, pelo menos é o que esperávamos.

Estou falando das minhas dificuldades, mas tenho certeza que a maioria da população tambémpensa assim. Só não é pra quem vem aqui no contra fluxo, somente ganhar dinheiro, mas mora noRio ou na região oceânica, ou às vezes nem vem. Só vez ou outra para tomar pé da situação.

Quero dizer que a coisa aqui está preta, ainda bem que consigo ver o The Voice, quando nãofalta luz, claro.

Em tempo: Feliz Natal para todos e que Deus nos abençoe com um Ano Novo maravilhoso!

Se eu tiver que morrer vai ser lu-tando até o último minuto.

Não aceito isso!Quero viver! Quero ver meus ne-

tos nascerem e crescerem. Quero vi-ver esse amor que Papai do Céu estácolocando na minha vida. Quero tra-balhar, ajudar as pessoas.

Não aceito morrer!Há muito tempo não desabafo as-

sim. Estou desesperada, chorandodesde que recebi meu exame de san-gue. Vários níveis caíram. A anemiapiorou, pelo certo era pra eu ir agorapro hospital fazer transfusão, masnão vou aquentar, não estou em con-

dições de pisar num hospital hoje. Amanhã penso nisso.Nunca senti tanto medo na vida... Com anemia mais forte que nunca, leucócitos e

plaquetas baixas. Morrendo de dor nas costas porque parei o remédio quando li na bulaque ele dá anemia.

Sozinha.Tenho que me consultar com o médico. Morrendo de medo do que vou ouvir e já

sabendo o que vou enfrentar. Estou pedindo a Deus que não precise sair de lá diretopra transfusão. Só quero que o dia acabe logo pra voltar pra casa, tomar meu Rivotril eapagar.

Estou pensando em procurar outras opiniões, INCA, AC Camargo, sei lá. Alguém aicom experiência nisso? Alguém que possa me orientar?

O que me deixa muito triste é saber que existem remédios, existe tecnologia e eu nãotenho acesso a isso.

Nessa batalha que estou vivendo, o que me dá forças é Deus e o carinho daspessoas que gostam de mim.

Manuela Nygaard é uma guerreira que luta contra o câncer. EmItaboraí um grande número de pessoas padece ou faleceu por causadessa terrível doença. Os profissionais da saúde do municípioprecisam olhar mais atentamente para essa questão.

Page 8: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

QUALIDADE DE VIDAZB DEZEMBRO 20138

Diretor Presidente - Paulo MaiaReportagens - Bianca Sheckter

Propaganda & Marketing -

Caderno Feminino - Encarte do Jornal Zoada Bonita

Os artigos e matérias assinados são da inteira responsabilidade de seusautores, não expressando necessáriamente o pensamento desse jornal.

Correio Eletrônico - [email protected](21) 2635-1971

8745-6811

Marta Godoy

SUPERANDO OS EXCESSOS NAS FESTAS DE FIM DE ANO

Bianca Shekter

FESTAS DE FIM DE ANO

Cardápio para o dia seguinte

TavaresPaolo Settimelli

9549-32869570-3087

Dicas da Bianca

Como Preparar sua Ceia de Natal

Queridos amigos leitores, o tempo passarápido demais. O Natal já está chegando e logoentraremos no Novo Ano.

Natal é tempo de confraternização e festa,onde se comemora o nascimento daquele queveio ao mundo nos trazer a mais sublime men-sagem de amor: Jesus Cristo.

É um período em que fazemos tudo paraestar junto com a família e os amigos, trocandopresentes e confraternizando ao redor da mesa,saboreando deliciosos quitutes.

Já estamos pertinho de 2014 e como sabemos, a mudança de um ano para o outro ésempre contagiante. Quando chega a meia-noite do dia 31 de dezembro, atingimos oauge de nossas emoções, com a sensação gostosa de que tudo de ruim ficou nopassado e que o futuro vem trazendo algo diferente e maravilhoso, uma nova era,novos tempos, e assim neste sentimento sincronizado e único brindamos o nascer doNovo Ano.

Organização é fundamental. Para começar faça uma lista de convidados. Depois,uma lista do que será servido, tanto bebidas quanto comidas. Há pratos cujo preparoé mais demorado e precisam ser temperados com antecedência.

Faça uma seleção das músicas que serão tocadas, inclusive natalinas, procurandoagradar a todos.

A casa precisa estar bem enfeitada e a árvore de Natal não pode faltar, se possívelcom pequenas lembranças para os convidados, como uma forma de agradecer a presen-ça. A mesa ou as mesas que serão utilizadas, deverão ter toalhas bem bonitas. Quantoaos enfeites a serem usados, vai depender das suas escolhas. Fica bem bonito usarvelas, flores (prefira as naturais), luzes e brilhos.

Durante as festas de final de ano, osexcessos nos alimentos e nas bebidas,podem causar danos à saúde, principal-mente para quem tem problemas de dia-betes, hipertensão e colesterol elevado.Geralmente nesse período, “liberamosgeral”, não só na ceia de Natal, mas re-petimos a dose no almoço do dia se-guinte e continuamos comendo e beben-do exageradamente até o Reveillon. Sãofestas de amigo oculto, confraterniza-ções no trabalho, na faculdade e assimvai até a virada do ano.

Pois é, moderação é o fator principalpara evitarmos arrependimentos poste-riores à comilança. Devemos controlaro sal, evitare frituras e alimentos muitocondimentados, que além de causar des-confortos gástricos, são muito calóricos.

É fundamental nunca chegar ao lo-cal da festa de estômago vazio. Paraisso, antes de sair de casa, faça um pe-queno lanche, com uma fruta, salada, umsuco ou barra de cereais.

Na festa, abuse das saladas e frutas.Prefira os peixes e carnes de ave, comochester, peru e frango.

Evite carnes gordurosas (tender, car-ne de porco), frituras, salgadinhos, em-butidos, maionese, queijos gordurososcomo gorgonzola e provolone; massascom creme ou molhos cremosos, cremede leite, catupiry e chantilly.

Bebidas alcoólicas: A regra é o con-sumo moderado. Comece a noite beben-do primeiramente água. Não misture vi-nho, bebidas destiladas, cerveja, nembeba de estômago vazio. Você estaráevitando problemas. Mantenha duran-te a festa uma boa hidratação, interca-lando as doses de bebida com água ousucos.

Uma dieta leve, com bastante líqui-dos, é importante para repor as perdas eregular o metabolismo do corpo, no diaseguinte à festa.

Três ovos; 5 bananas prata bem maduras; 2 xíca-ras de aveia; 1 copo de damasco picado; 1/2 copo denozes picadas; 1/2 copo de uva passa; 1/2 copo deameixa preta picada; 1 colher de sopa de fermento empó;

Modo de Preparo:Bata no liquidificador os ovos com as bananas.

Passe para um refratário e misture os outros ingredi-entes. Coloque em forma untada e asse em forno mé-dio até dourar.

Bolo Saudável

Bolo Saudável:Sem leite, farinha,manteiga e açúcar.

Beba com moderação

Coma apenas o suficiente

Café da manhã: Tome um copo d’água ouágua de coco, em jejum. Suco: cenoura, aba-caxi, 4 folhas de hortelã e pepino. Tudo batidono liquidificador ou centrífuga. Mistura de ce-reais (aveia, farelo de trigo, quinoa e sementede linhaça) 2 colheres (sopa), com banana prataamassada e mel.

Almoço: 1 porção de salada (alface,tomatinho cereja, cenoura ralada, beterrabaralada, agrião, rúcula; brócolis, abóbora ver-melha e chuchu fervidos no vapor.

4 colheres de sopa de arroz integral, lenti-lha; 1 filé de peixe grelhado ou 1 filé de frangogrelhado.

Lanche da tarde: Uma fruta e 1 barra decereal. Jantar: Um prato de legumes cozidoscom azeite e limão;1 filé de frango ou peixe.Uma porção de grão de bico.

Durante o dia beba 2,5 litros de água .

Page 9: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

9 ZB DEZEMBRO 2013 ATITUDE

ESPAÇO DANÇA MUNIZ MENEZES

BALLET, JAZZ, DANÇA CONTEMPO-RÂNEA, DANÇA DO VENTRE, DANÇA DESALÃO, STREET DANCE, STILETTO,POLE DANCE E MAIS...

Vida de Elis Regina noColégio Alberto Torres

Foi um grande sucesso a apresentação do espetáculo“Elis no palco da vida”, no Colégio Alberto Torres, no dia1 de dezembro, pelo Grupo de Dança Muniz Menezes. Ogrupo mostrou no palco, através da dança, a vida de ElisRegina, uma das maiores cantoras da MPB.

Os bailainos Artemis Rocha, Amanda Barboza, AnaClara Rodrigues, Beatriz Costa, Carol maldonato, JoãoPedro Pereira, Lany Reis, Lívia Ferreira e MylenaRabello, deram um verdadeiro show.

A coreografia ficou a cargo de BrayanEstarneck,com direção de Valessa Menezes e Thaiany Menezes.

O EDMM se apresentou em Tanguá

Sempre buscando levar ao público à máxima expres-são da dança, o EDMM reuniu um grupo de profissionaisdançarinos, alunos, professores e coreógrafos, para apre-sentar nos dias 14 e 15 de dezembro, no teatro de Tanguá,o espetáculo “Vale a pena ver de novo”.

Pois é, valeu a pena assistir.

ChurChurChurChurChurrrrrrasco - Bufasco - Bufasco - Bufasco - Bufasco - Buffffffet de quentes e frioset de quentes e frioset de quentes e frioset de quentes e frioset de quentes e frios

Rua Antonio Pinto 27 - Ao lado do Colégio Alberto Torres

Ambiente climatizadoAmbiente climatizadoAmbiente climatizadoAmbiente climatizadoAmbiente climatizado

Direção: Vanessa Menezes Thainá Menezes

Page 10: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

10 ZB DEZEMBRO 2013

Page 11: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

ZB DEZEMBRO 201311 ESTÁ NA INTERNET

Já estabelecido há um ano em Ita-boraí, com grande sucesso, o HairStylist Amaral acaba de chegar de SãoPaulo,onde participou da Beauty Fair(a maior Feira de Cosméticos e Belezada América latina).

Buscando sempre o aprimoramentode suas técnicas, Amaral trouxe as úl-timas tendências de maquiagem, cortee penteados para 2014.

Amaral tem Novidades pra você

Agora Amaral Hair Stylist tem noseu salão, a mais avançada tecnologiapara o tratamento dos cabelos: É a nu-trição e reconstrução à seco, com o fa-tor “luz led neon” (intensificador de tra-tamento através da luz)

Na Beauty Fair Amaral participoutambém de um workshop exclusivopara noivas e está cheio de novidades,inclusive arranjos para o cabelo das noi-vas e madrinhas. Vale a pena conferir.Então não perca tempo. Ligue, 2635-2134 e marque um horário.

Noivas preparadas por Amaral

AV. LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA NANCI - NANCILÂNDIA - EM FRENTE À RUA DO FORUM

Tel - 2635-2134

OBRAS DE SANEAMENTOEM ITABORAÍ

Essa obra na minha rua por enquanto sóme trouxe tristeza e prejuízo. Atolei meu carrona lama... Só eu não, outras pessoas também.Fiquei sem água desde que começaram as obras(durante duas semanas). Arrebentaram o canocom as máquinas, vieram consertar, mas comonão tinham cano, colocaram uma mangueira etamparam. Continuei sem água. Depois vieram,tiraram a mangueira e colocaram um cano, mascontinuo sem água. Esperei muito tempo pelaCEDAE, mas ninguém foi me atender. Por contadisso tive que comprar pipa d’água a R$ 130,00.Fiquei estressada e meu marido que está comproblemas de saúde, piorou.

Maria Lúcia Teixeira Ribeiro, Nova Cidade. Itaboraí: Lama quando chove; poeira quando faz sol.

No início da Av. Américo Cardoso em Nova Cidade, próximo aoMaza Box, devido às obras, dois postes de iluminação foramarrancados e até agora continuam fora do lugar. E a iluminação?

Page 12: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

ZB DEZEMBRO 201312 HISTÓRIAS DA VIDAProf. Paulo MaiaVILA DE SANTO ANTONIO DE SÁ, A ORIGEM DE ITABORAÍ!

O Jornal Zoada Bonita traz para você asétima parte da história da Vila de Santo Antô-nio de Sá, importante entreposto comercial du-rante os séculos XVIII e XIX, localizado noRecôncavo da Baia de Guanabara, entre os riosMacacu e Cacerebu, em cujo território surgi-ram os atuais municípios de Itaboraí, Magé,Guapimirim, Tanguá, Cachoeiras de Macacu eRio Bonito.

A pesquisa do Professor Paulo Maia ba-seia-se em fontes bibliográficas importantescomo: “O Rio de Janeiro nas visitas pastoraisdo Monsenhor Pizarro”; “Viagem às Provínci-as do Rio de Janeiro e São Paulo - J.J Tschudi”;“ Vilas Fluminenses Desaparecidas - Dr. JoséMatoso Maia Forte”; “Reminiscências de Via-gens e Permanência no Brasil - Daniel P.Kidder”; “Presença de Alberto Torres - Barbo-sa Lima Sobrinho”: “Annaes do Rio de Janei-ro” - Balthasar da Silva Lisboa - e outros.

Leia e fique por dentro da história deItaboraí e região.

Elevação de Itaboraí à categoria de Vila

Itaboraí 1843 - Dez anos de existência como Vila

Apesar do grande progresso edesenvolvimento econômico, a Vila de SantoAntônio de Sá não estava preparada paraenfrentar um poderoso adversário que surgiuno Vale do rio Macacu: A febre amarela,conhecida como “febre do Macacu”.

Tanto a Serra dos Órgãos quanto o Vale doMacacu, são regiões de alto índicepluviométrico. Na época das chuvas, os riosdesse vale transbordavam, alagando as áreasribeirinhas. Além disso, devido aoassoreamento, com o tempo bancos de areiaformaram-se na foz do Macacu, barrando oescoamento natural das águas. Esse fato,aliado à sinuosidade dos cursos dos rios,contribuiu muito para o transbordamento dasvias fluviais, alagando as margens, o queprovocou a insalubridade da região, com aproliferação do mosquito transmissor da febreamarela.

Um grande surto da doença ocorreu a partirde 1829 e nos anos seguintes. Maia Forte, emseu livro “Vilas Fluminenses desaparecidas”,transcreve uma tese do Dr. Antônio Martinsde Azevedo Pimentel, apresentada em 1884 àFaculdade de Medicina do Rio de Janeiro:

“Tornou-se o Macacu célebre pelamortífera epidemia de febres paludosas,

conhecidas nos anais da medicina sobo título de febre de Macacu, à qual seoriginou em suas margens no princípiode 1830, depois de grande seca nosúltimos meses de 1829. Desolou a Vilade Macacu, levou a devastação e amorte à Magé, transpôs a baia,acometendo o Rio de Janeiro; chegouao sul, à cidade de Santos; e, ao norte, àProvíncia do Espírito Santo”.

A febre do Macacu tornou-se umflagelo no Município de Santo Antôniode Sá, acometendo não só a populaçãoda sede, mas também das freguesiasadjacentes. Na Câmara Municipal já nãohavia mais reuniões, pois os vereadoresadoeceram, inclusive o próprio médicoda Casa. O Presidente da Câmara enviourelatório ao Governo Provincialinformando que “as febres endêmicasdevastavam o município por falta desocorros”.

Era tão grave a situação que oPresidente da Província, HonórioHermeto Carneiro Leão, futuro Marquêsdo Paraná, enviou relatório à AssembleiaProvincial nesses termos: “A Vila deSanto Antônio de Sá, quasecompletamente abandonada dehabitantes, tendo ser sujeita à jurisdiçãodo Juiz Municipal de Itaboraí, conviriaextinguir-se, reunindo duas de suasfreguesias à Vila de Itaboraí e uma à deMagé.

A comodidade dos povos, parece-me nada ter de sofrer com essa extinção,por estar o assento da Vila de SantoAntônio de Sá, mui próximo de Itaboraí”.

Em plena decadência, Santo Antôniode Sá perdia a importância política,dando lugar a uma de suas freguesiasque mais prosperava: São João deItaboraí, a qual em 15 de janeiro de 1833,através de um Decreto Imperial, setornou Vila, desmembrando-se de SantoAntônio, que perdeu também NossaSenhora do Desterro de Itambi, anexadaa Itaboraí. Algum tempo antes já haviaperdido a Freguesia de Nossa Senhorada Ajuda de Guapimirim para o município

de Magé, recém criadoe a Freguesia de NossaSenhora da Conceiçãodo rio Bonito, que porsua vez se tornoumunicípio.

Santo Antônio de Sá:Do apogeu à decadência

Igreja de São João Batista - Construída em 1742

A nomeação do Presidente da Provínciado Rio de Janeiro

Em 1843 foinomeado para apresidência daProvíncia, Aureliano deSouza e OliveiraCoutinho, futuroVisconde de Sepetiba.Isso deu novo alentoao povo de SantoAntônio de Sá, cujosvereadores JoãoAnastácio LopesJunior, José Alvares deAzevedo Ledo,Francisco José daGama, João FerreiraGomes da Silva, LuizCardim da Silva eAntônio Joaquim deSiqueira, enviaram cartaao presidenteAureliano: “Não seriamiludidas nem frustradasas esperanças que o fielpovo da Provínciaconcebia e que ele confirmava, dizendo-se animado dos maiores desejos de darà Província, todos os melhoramentosmorais e materiais que ela reclamava. ACâmara e o seu município quaseesquecido, senão perseguido,esperavam ressurgir do abandono emque o tinham deixado jazer e bendiziama mão que lhe prometia melhoramentosde que estavam privados”.

Três anos passaram após a possedo presidente Aureliano e em 1846 nadahavia sido feito para mudar a situaçãode Santo Antônio de Sá. Então a Câmarade vereadores novamente entrou emcontato com o presidente da Província.

Memorando da Câmara dos Vereadores de Santo Antônio de Sá ao Presidente da Província do Rio de Janeiro em 1846

“Não foi debalde que a Câmara saudou comjubiloso entusiasmo a elevação de VossaExcelência à Presidência desta Província;antevia ela os benefícios que receberia de suadesvelada administração, este município, nãomerecedor do esquecimento em que temexistido.

Assentado no meio de altas, mas,fertilíssimas montanhas, cobertas de matasvirgens, banhos de inúmeros ribeiros, que,todos se comunicam”... Continua.

Page 13: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

Ficou na História13 ZB DEZEMBRO 2013

SERVIÇOO que aconteceu com os índios do Rio de Janeiro após a chegada do colonizador europeu?

de emissário submarino/terrestre

O termo “índios”, empregado peloconquistador português para identificar oshabitantes do Brasil, quando da sua chegadanessas terras no final do século XV, passa aideia de que encontraram aqui, um único povo,o que não é verdadeiro, pois as terrasinvadidas pelos europeus eram habitadas porcentenas de nações independentes, cada umacom a sua própria cultura e costumes, falandolínguas diferentes. Como esses povos nãoconheciam a escrita, não deixaram documentosque pudessem descrever o seu jeito de viver.Muito se perdeu de sua cultura. O que se sabehoje em dia sobre os povos que habitaram oRio de Janeiro, foi transmitido em grande partepelos conquistadores.

A língua falada é um critério geralmenteempregado para identificar as naçõesindígenas. Vários linguistas estudaram amaneira de falar dos índios. Muitas línguasforam classificadas a partir dos seus elementoshistóricos, das relações entre elas, dasdiferenças e semelhanças. Quando se identificasemelhanças entre línguas, elas sãoclassificadas dentro de uma mesma família.Quando há correlação entre famíliaslinguísticas, elas são reunidas num mesmotronco. Uma família linguística pode agrupar

O estudo e a classificação daslínguas que falavam

línguas diferentes, mas comsemelhanças, devido a uma origemcomum, pois são provenientes de umúnico tronco.

Partindo desses estudos, pode-sedizer que pelo menos vinte idiomaspertencentes aos troncos Tupi-Guaranie Macro-Gê,eram falados pelos povosque habitavam o território do estado doRio de Janeiro, no início do século XVI,quando portugueses e franceses aquichegaram.

As duas famílias linguísticas Tupi ePuri, agrupam os povos historicamentede maior importância do Rio de Janeiro,que contribuíram para a nossa formaçãoétnica.

Tupi-Guarani - Falado pelosTamoios ou Tupinambás, do litoral deCabo Frio até Angra dos Reis, inclusivena Baía de Guanabara; Pelos Temiminósou Maracajás que habitavam a Ilha deParanapuan (Ilha do Governador) naBaía de Guanabara; Ararapes ou Ararysque habitavam o vale do rio Paraíba doSul;Tupinikins ou Margayas quehabitavam o litoral norte fluminense.

Maromomis ou Miramomins queforam levados de São Paulo para aMissão de São Barnabé em Itambi.

Macro-Gê - A família linguística Purique compreendia 23 línguas, foi

classificada como pertencente ao troncoMacro-Gê. Dessas 23 línguas, 12 eramfaladas no território do Rio de Janeiro,desapareceram, mas algumas deixaramvestígios.

A família Botocudo, composta de 38dialetos, também pertence ao grupoMacro-Gê. Alguns desses dialetos eramfalados pelos Botocudos, Aimorés ouBatachoas, nos vales dos riosItabapoana e na região do rio Macacu.

Índios Botocudos-Gravura de Debret

Acampamento de Índios Maromomis

Os povos Tupis

Por habitarem olitoral, foram osprimeiros a entrar emcontato comportugueses efranceses que aquichegaram, por issoexistem cartas, relatos,crônicas e outrosd o c u m e n t o s ,elaborados porv i a j a n t e s ,missionários eautoridades colonias,sobretudo em relaçãoaos Tupinambás, comdetalhes de comoviviam, quais oscostumes, aorganização social, osrituais e as crenças.

Hans Staden, umalemão especialistaem artilharia, foiprisioneiro dosTupinambás por 9meses e meio, naregião de Angra dosReis,deixando umimportante relatosobre o modo de vidadaqueles índios.

Continua...

Page 14: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

14 A CIDADEZB DEZEMBRO 2013

QUEREMOS ITABORAÍ, AQUELA DA PEDRA BONITA! Paulo Maia

Precisamos de banheiros públicos

AULA DE MÚSICA

RETORNO EM FRENTE AO FORUM DO TRABALHO!

Bom local para o banheiro público-Praça Alarico Antunes- nesse muro

A foto acima mostra o retorno na Av.22 de maio em frente ao Posto Meta, quedá acesso ao Hospital MunicipalDesembargador Leal Junior, ao Forumdo Trabalho e também ao Forum deJustiça comum, em Nancilândia. Esseretorno é extremamente perigoso damaneira como foi idealizado.

Os veículos parados no sinal emfrente ao posto, seguirão para Vendadas Pedras. Já os dois primeirosautomóveis à direita da foto, estãoretornando para Itaboraí ou seguindopara Nancilândia. Podemos notar quenão há uma pista exclusiva para oscarros retornarem, liberando o fluxo na

Arnaldo do Sax

Teoria Musical - Prática de SoproTel- 21 8206-0863 / 8417-2474

O Jornal Zoada Bonita há algum tempo vembatendo na mesma tecla: A falta de banheirospúblicos em Itaboraí. É inadimissível para umacidade que vive principalmente do comércio,prestação de serviços e do funcionalismopúblico, não ter banheiros nas ruas para opovo.

Imagine por exemplo uma senhora grávida,moradora de Cabuçu, Sambaetiba, ou Itambi,não importa, que venha fazer compras ouresolver qualquer questão no Centro da cidade.Se esta senhora precisar ir ao bnheiro, o que écomum a todas as criaturas viventes, como

vai ser? Vai pedir por favor numbotequim ou lanchonete? Naturalmenteninguém gostaria que a mãe, esposa oufilha, passasse por uma situação assim.

Essa é uma obra que demandarápoucos recursos, trazendo um grandebenefício para a população. Existe naRua Acácio Campos, ao lado da PraçaAlarico Antunes, bem no Centro, umlocal apropriado para um excelentebanheiro público, como se pode ver nafoto abaixo, onde está o muro de arrimo.

via principal. Isso provoca uma grandeconfusão no trânsito naquele local, inclusivecom vários acidentes que poderiam serevitados simplesmente utilizando-se a rua quepassa atrás do posto de gasolina, como sepode notar do lado esquerdo da foto.

Então Sr. Secretário de TransportesClaudio Ivanof. Uma obra simples e barata, poisestá praticamente pronta. Com certeza deixariaa população muito satisfeita.

Nesse mesmo local, do outro lado da Av.22 de maio, em frente ao Forum Trabalhista, háuma enorme falta de senso: A parada de ônibusfica bem em cima da faixa de pedestres. Quandoo ônibus para, interrompe a faixa,impossibilitando a passagem das pessoas.

O retorno está praticamente pronto. É esta rua que passa atrás do posto de gasolina.

Page 15: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

Gente que trabalha sérioZB DEZEMBRO 201315

A Irmã Madalena não gosta muito de serelogiada, enaltecida. Quando isso acontece,lembra logo dos seus votos de pobreza. Masrealmente a Irmã é uma “doçura de pessoa”,incansável, atenciosa, dedicada, sempredistribuindo amor e carinho para todos:Católicos, protestantes, espíritas, para ela nãoimporta o credo, todos são filhos de Deus edevem ser tratados igualitariamente.

Irmã Madalena nasceu em Caxambu, MinasGerais, em 9 de março de 1943. Entrou para acongregação de Nossa Senhora de Belém nodia 22 de julho de 1965 no Rio de Janeiro, vindoem seguida para Porto das Caixas, Itaboraí,onde é hoje a Coordenadora da Congregação,desenvolvendo juntamente com a equipe daPastoral da criança, um excelente trabalhosocial.

Congregação de Nossa Senhora de Belém

A Congregação de Nossa Senhora deBelém, fundada pela Madre Maria HelenaCavalcanti, no Rio de Janeiro, em 22 de julhode 1958, tem como objetivo a evangelizaçãoda infância e juventude, buscando desenvolveressa tarefa principalmente nas escolaspúblicas. O lema da Congregação é: “GaudioMagnum anuncio vobis” Lucas 2,10 (Eis queeu vos anuncio uma grande alegria). As Irmãs

Pastoral da CriançaA Pastoral da criança foi fundada em

Porto das Caixas na década de 1980 pelaIrmã Susana, também da Congregaçãode Belém. Quando a Irmã Susana seafastou, Irmã Madalena deucontinuidade ao trabalho social daPastoral.

Atualmente a equipe da Pastoral daCriança é formada por Veraneze, MariaAmâncio e Zezé Soares.

_ “O nosso estímulo é o carisma danossa querida e amada Irmã Madalena.Quando a gente se cansa e ficadesmotivada, a palavra da Irmã reacendea chama interior de cada uma de nós”. –Declarou Zezé Soares.

Cerca de 180 crianças de 0 a 6 anossão atendidas pela Pastoral, com amultimistura, pesagem e cuidadosespeciais, na luta contra a desnutriçãoinfantil. Também 30 gestantes foramatendidas e tiveram acompanhamentodurante o ano de 2013.

Multimistura

IRMÃ MADALENA

EXEMPLO DE VIDA

de Belém foram para Porto das Caixasem 8 de agosto de 1974, com o objetivode acolher os peregrinos que chegavamde todos os lados.

A Pastoral da Criança recupera dadesnutrição milhares de crianças egestantes todos os anos, não só com amultimistura alimentar, mas com açõesbásicas de saúde, educação e cidadania.

Todo ano,na semana queantecede oNatal, aconteceum almoço deconfraternização,reunindo asf a m í l i a sa t e n d i d a s ,colaboradores,voluntários e aequipe daPastoral. Esseano o almoçofoi no dia 17 ded e z e m b r o eteve músicacom PauloMaia. Paulo Maia, Irmã Madalena, Thais Maia e Super Joe

Pesagem das crianças

Alunos do 9° ano da Escola MunicipalDimas Monteiro, em Visconde de Itaboraí,liderados pelo professor de geografia Rafael,saíram às ruas de Visconde com câmerasfotográficas e celulares, registrando atravésde fotos, vídeos e textos, a realidadesócioambiental do lugar onde moram.Asinformações da localidade, comércio, serviços,problemas ambientais como lixo e esgoto,foram inseridas em um mapa interativo, queestá disponível na internet, no

site www.viscondedeitaborai.webnode.com .Elaborando esse mapa os alunos

puderam conhecer e refletir mais sobreo espaço em que vivem.

_ “No currículo de geografia para o9° ano do Ensino Fundamentalelaborado pela SEMEC/Itaboraí, érecomendado o estudd dos problemasambientais urbanos. Também o projetopolítico pedagógico da escola para 2013era “Visconde conhece-te a ti mesmo”,

propondo um maior conhecimento darealidade do distrito onde se localiza aescola. Então como professor, minhaintenção foi trazer esta discussão paraa realidade cotidiana dos alunos, aliadacom o grande interesse deles peloscomputadores. É importante destacarque através do site do projeto, qualquerpessoa pode solicitar para adicionar oualterar alguma informação e assimcontribuir com o mapeamento” -Declarou o Professor Rafael.

Para a aluna Marianne, este tipo detrabalho que pode ser divulgado nainternet é melhor do que os tradicionaistrabalhos escritos, que ficamesquecidos na escola.

_ “Agora acessando esse mapa naInternet, os próprios moradores podemver que estão prejudicando o que énosso. Eles poluem o meio ambiente sempensar no que estão fazendo”. - disse Marianne.

Um detalhe que chamou a atençãodos alunos foi a grande quantidade delixo espalhado pelas ruas e terrenosbaldios, além da grande quantidade devalas de esgoto a céu aberto.Destacaram também a proximidade e aextensão das obras do COMPERJ.

Agora no final do ano, os alunosvisitaram com o professor de história,os prédios históricos do centro de

ALUNOS DA E.M. DIMAS MONTEIROFAZEM MAPA INTERATIVO DE VISCONDE

Itaboraí e a Igreja de Porto das Caixas. Algunsdestes pontos foram mapeados. Um outrogrupo também visitou o Centro de tratamentode resíduos de Itaborai (CTR), em Itapacorá.As fotos tiradas e as entrevistas também foramadicionadas ao mapa interativo.

Prof. Rafael e seus alunos, apresentando o projeto num evento da SEMEC

Um grupo editando material na internet

Dia de sopa

Se você gosta de ajudar aopróximo, procure a Pastoral daCriança em Porto das caixas.

Page 16: Jornal Zoada Bonita Dezembro 2013

16 OBRIGADO - THANK YOU - MERCI - DANKE - AZÉHARAMOPA - GRATIAS ZB DEZEMBRO 2013