jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

16
5 mil exemplares | Distribuição gratuita | www.zaptnews.com.br Ano II - nº 16 - novembro/2014 Leia e anuncie no melhor jornal de atualidades que o Butantã já conheceu. Ligue 3798-2588 Os desafios de Dilma Rousseff na área esportiva Turismo: Engenho São Jorge dos Erasmos, bem perto de SP 120 milhões de mulheres sofreram abuso sexual, diz ONU Hiper-realismo de Ron Mueck na Pinacoteca Surfe: Brasil está muito perto do título A eleição passou e a presidente Dilma Rousseff foi reeleita para mais quatro anos de mandato. A partir de janeiro, a governanta terá outra oportunidade para lidar com questões de suma importância para o cidadão brasileiro. E, ainda que tenha sido pouco abordado durante a campanha eleitoral, o esporte é uma delas. Um estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Unicef, indica que uma em cada 10 mulheres já sofreu abuso sexual em 2012 no mundo. divulgação: FaceBook Corinthians As esculturas hiper-realistas do artista plástico Ron Mueck poderão ser vistas na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na região central da cidade, a partir de 20 de novembro, após uma estada bem-sucedida no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde atraíram mais de 230 mil pessoas. Leia mais na Pág. 8 Leia mais na Pág. 12 Leia mais na Pág. 5 Nos últimos meses você deve ter se acostumado a ouvir o nome de Gabriel Medina. Isso porque o garoto de 20 anos pode se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe. Leia mais na Pág. 4 Leia mais na Pág. 4 Os registros indicam que foi o terceiro engenho de açúcar a ser construído na América Portuguesa, no centro da Ilha de São Vicente, hoje no município paulista de Santos. Foto: Juca Varella/Fotos Públicas Divulgação: SPTuris Divulgação: Wikipedia Divulgação: ASP “...Nunca tivemos isso no surfe e nunca estivemos tão perto de um título. Não vou deixar essa chance escapar...”

Upload: jose-roberto-gregorio

Post on 06-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Agradecemos a todos os nossos leitores, clientes e amigos por tanto carinho. Estamos nos desdobrando para fazer o melhor dos jornais da região oeste, e pelas mensagens que recebemos, parece que conseguimos. Obrigado Butantã, de coração!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

5 mil exemplares | Distribuição gratuita | www.zaptnews.com.br

Ano II - nº 16 - novembro/2014Leia e

anuncie nomelhor

jornal deatualidades

que oButantã jáconheceu.Ligue

3798-2588

Os desafios deDilma Rousseffna área esportiva

Turismo: Engenho São Jorge dos Erasmos, bem perto de SP

120 milhões de mulheres sofreram abuso sexual, diz ONU

Hiper-realismo de Ron Mueck na Pinacoteca

Surfe: Brasil está muito perto do título

A eleição passou e a presidente Dilma Roussef f foi reeleita para mais quatro anos de mandato. A partir de janeiro, a governanta terá outra oportunidade para lidar com questões de suma importância para o cidadão brasileiro. E, ainda que tenha sido pouco abordado durante a campanha eleitoral, o esporte é uma delas.

Um estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Unicef, indica que uma em cada 10 mulheres já sofreu abuso sexual em 2012 no mundo.

divulgação: FaceBook Corinthians

As esculturas hiper-realistas do artista plástico Ron Mueck poderão ser vistas na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na região central da cidade, a partir de 20 de novembro, após uma estada bem-sucedida no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde atraíram mais de 230 mil pessoas. Leia mais na Pág. 8

Leia mais na Pág. 12

Leia mais na Pág. 5

Nos últimos meses você deve ter se acostumado a ouvir o nome de Gabriel Medina. Isso porque o garoto de 20 anos pode se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe.

Leia mais na Pág. 4

Leia mais na Pág. 4

Os registros indicam que foi o terceiro engenho de açúcar a ser construído na América Portuguesa, no centro da Ilha de São Vicente, hoje no município paulista de Santos.

Foto

: Juc

a Va

rella

/Fot

os P

úblic

as

Div

ulg

ação

: SPT

uris

Div

ulg

ação

: Wik

iped

ia

Div

ulg

ação

: ASP

“...Nunca tivemos isso no surfe e nunca estivemos tão perto de um título. Não vou deixar essa chance escapar...”

Page 2: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

PB www.infojardimolimpia.com.br www.infojardimolimpia.com.br2 PB www.zaptnews.com.br www.zaptnews.com.br

Destaques

Jornalista-Responsável: José Roberto Gregório (MTB.: 0012.156/SP) | Site: www.zaptnews.com.br | Contato: [email protected] | Título: Jornal ZaptNews | Periodicidade: mensal, com tiragem de 5 mil exemplares | Área de Distribuição: Butantã/São Paulo/SP/Br | Distribuição: Pedro de Jesus Secco | Editor: José Roberto Gregório | Revisão: Fati Gomes | Colunistas: Ronaldo Ferreira, Dado Abreu (Esportes), www.esoteryc.com.br (Esoterismo), Dora Lorch (Comportamento), Cesar Augusto Nardi Poor (Imóveis), Antonio C. Egypto (Cinema) | Colaboradores: Primaggio Mantovi (Tira do Veterinário), Antonio Cedraz (I.M.) (Tira do Xaxado) | Arte/Diagramação: Antonio C. Santos, Suely Meng | Redação: José Roberto Gregório | Cartum/Crônica: Grego | Consultor de Marketing: Marcelo Barbosa | Vendas: José Roberto Gregório | Gráfica: HRosa Serviços Gráficos e Editora Ltda | http://www.hrosa.com.br | Rua Zanzibar, 711 - Casa Verde - São Paulo - SP Tel: 11 3966-4719 - CEP: 02512-010 | Importante: O Jornal ZaptNews não se responsabiliza pelo teor de matérias e anúncios publicados em suas páginas, pois são iniciativas de seus autores que, ao publicarem, têm ciência disso. Vale destacar que a citação dos nomes dos colaboradores deste jornal no expediente não implica em vínculo empregatício de qualquer natureza. Terapeuta Holística: Maria Barthaly “Espaço Esotéric”

TEL.: 3875-4992 - www.esoteryc.com.br

Editorial

José Roberto Gregório

Todos os dias, desperto do sono de uma noite boa e reconfortante. Levanto com o pé direito e prometo a todos os santos de plantão fazer o melhor. Busco isto com fervor de quem quer acertar, de quem deseja e ama cada tarefa, cada missão, cada desafio... e, mantendo o foco, saio confiante e determinado. Sou devotado na causa da comunicação de qualidade que não tem amarras nem impedimentos, e somente questões de valores em espécie nos limitam, mas em meio a tropeços e acertos seguimos adiante. Todavia, o ZaptNews quer que seu conteúdo faça toda a diferença. Quisera eu, poder ver outros setores tão devotados buscando neste país a materialização por vias do esforço e não da trambicagem. Nos últimos dias, lendo os jornais de maior circulação, entrei em pânico quando vi que o interesse maior dos envolvidos nos “escândalos” é dissimular diante das evidências que pipocam nas manchetes e entrelinhas. Todos vocês já notaram que nosso canal de notícias não se envolve nem defende esta ou aquela legenda, mas enrubescemos ao ver que todos os que transitaram pelo cenário eleitoral querem que o outro confesse seus podres, mas, tanto um quanto outro, está comprometido numa rede suspeita e malcheirosa. O problema da política está nos homens que habitam o meio, todos querem vantagens, privilégios, cargos, e a imensa maioria deseja apenas isso. Notaram como são devotados esses homens e mulheres que indistintamente se blindam com medo do resultado das CPIs? Notaram como se preocupam com o povo da terra adorada, salve, salve? Amam... taaaanto... o povo, e é tamanha a devoção, que nos toca fundo a alma. De tão boa que é a farra, arrastam toda a família para se deliciar nas benéfices. Por quê? Muito simples: amor, sincero e verdadeiro, como diria Pinóquio. No fundo querem o melhor para os seus e a qualquer custo. Enquanto o Brasil estiver com representantes desse nível, estaremos na roça, como popularmente se diz. Perdoem-me os leitores, mas estou enojado, e os eleitores do Brasil merecem coisa melhor.

Amor e devoção na terra adorada

À sombra do Vampirismo

Quando estamos num ambiente bom, harmonioso, equilibrado, com pessoas sadias energeticamente, tudo flui com mais facilidade. Ao contrário, quando estamos rodeados por pessoas negativas, insatisfeitas, frustradas, iradas e num ambiente “pesado”… parece que tudo começa a desandar! Mas por que será que isso acontece? Infelizmente, estamos rodeados de pessoas com padrões mentais e energéticos negativos, que passam por um período difícil ou que já se habituaram a manter um tipo de padrão negativo, como: depressão, rancor, mágoa, apatia, insegurança, doença, rejeição, complexo de inferioridade e inveja. Isso vampiriza a nossa energia, nos deixando sugados, desconcertados e apáticos.Pessoas assim são conhecidas como “vampiros”, pois vampirizam nossa energia. E o pior que, na maioria das vezes, nos cercam no trabalho, nos relacionamentos e até mesmo na família. Conheça os principais tipos de vampiros:Vampiro cobrador: O que está sempre te cobrando por alguma coisa, exigindo a sua atenção, o seu carinho;Vampiro: Aquele que só sabe criticar. São extremamente amargurados e irritados;Vampiro reclamador: Reclama o tempo inteiro de tudo e de todos;Vampiro adulador: Aquele que vive puxando o seu saco para te bajular, que tenta te seduzir com falsos elogios;Vampiro questionador: Aquele que fica o tempo todo fazendo perguntas, sem nem ao menos dar tempo para ouvir as respostas;Vampiro lamentoso: Passa anos a fio se lastimando, chorando por suas desgraças;Vampiro pegajoso: Usa a sensualidade e o sexo para ficar grudado em alguém;Vampiro tagarela: Fala sem parar por horas, usando seus ouvidos para segurar a sua atenção;Vampiro hipocondríaco: Vive com mania de doença para chamar a sua atenção e despertar cuidados;Vampiro encrenqueiro: Vive provocando briga e quer fazer você perder a paciência, brigando com ele ou comprando a briga dele;Vampiro invejoso: Se aproxima de você para saber como você faz para conseguir alguma coisa; Vampiro desestimulador: Que te influencia negativamente para você não conseguir o que quer.

Para lidar com isso, observe as pessoas que estão ao redor para não entrar na sintonia delas e aumente sua imunidade física, mental, energética e espiritual para criar um escudo protetor. Quando estamos positivos, nossa aura vibra numa frequência elevada, impedindo a vampirização!Porém, diante de tantas crises, aflições e preocupações, isso não é uma tarefa fácil, pelo menos para a maioria. Nesse caso, o ideal é buscar ajuda na terapia, meditação, contato com a natureza e auxílio espiritual. O importante é estar bem!

Veja o QRcode

Can

Sto

ck P

hoto

Page 3: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

PB www.infojardimolimpia.com.br www.infojardimolimpia.com.br3 PB www.zaptnews.com.br www.zaptnews.com.br

Av. Prof. Francisco Morato, 1828 Butantã, São PauloTelefone: 11 - 3895-3823horário de funcionamento das 7:00 as 20:[email protected]: www.arenadovinho.com.brPAES – QUEIJOS – LANCHES – CAFÉ

Qualidade e preço baixo

Venha conferir

EmpórioArena

Aquivocê ainda

encontra cervejas, destilados, queijos,

massas e muito mais.

Pães e VinhosBrinde todos os

momentos de sua vida.Os melhores vinhos com

os melhores precosvocê encontra aquí.

Gastronomia

Carne Orgânica... para paladares

exigentes

Augusto Neto, Chefe-Executivo em gastronomia | [email protected]

Veja o QRcode

Lei pode tornar obrigatória advertência em rótulos sobre existência de fenilalanina

Veja o QRcode

Você já se imaginou saboreando uma carne vinda de um processo totalmente natural e completamente isento de resíduos químicos e medicamentos? Pois bem, a solução já está ao seu alcance, essa maravilha chama-se carne orgânica. Na aparência, assemelha-se às carnes bovinas convencionais encontradas facilmente nas casas comerciais. A diferença está no modo de produção, que garante um produto de qualidade muito superior, desde a criação do gado até a implantação de cercas de arame farpado de plástico para não gerar nenhum tipo de ferimento na pele do gado de corte. A alimentação desses animais ocorre em pastagens naturais, com grama sem adição de agrotóxico, e o tratamento do boi acaba sendo regado a medicamentos fitoterápicos e homeopáticos desde o seu nascimento até o abate. As fazendas que produzem este padrão de gado de corte

são certificadas, e com base nesse atributo seguem normas de certificação orgânica muito rígidas, que determinam um sistema de produção ambientalmente correto. O Brasil produz carne orgânica há dez anos, mas apenas nos últimos três anos está sendo injetada e distribuída nos supermercados. De maneira geral, os produtos orgânicos são ainda pouco conhecidos, eles são entendidos pela população como produtos sem agrotóxico, mas, na verdade, possuem critérios socioambientais importantíssimos em seus sistemas produtivos. Vale a pena experimentar a carne. Seu processo de conservação natural, sua textura e sabor lhe conferem evidentes atributos que, sem sombra de dúvida, são benéficos para você e sua família. Depois de tanto blá-blá-blá, a melhor alternativa é juntar os amigos e preparar um delicioso churrasco ambientalista. Seus bons momentos estão garantidos.

Fonte: Fotos Públicas/Foto: Marcos Oliveira

Está pronto para ser votado na

Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o parecer do senador Paulo Davim (PV-RN) às emendas de Plenário apresentadas pelo senador Humberto Costa

(PT-PE) ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 107/2008. A proposta torna obrigatória a divulgação de informação sobre a existência de fenilalanina — aminoácido encontrado, por exemplo, no aspartame — nos rótulos dos produtos que a utilizam, tais como refrigerantes, medicamentos, alimentos e produtos dietéticos. Além da advertência, os rótulos deverão indicar a quantidade da substância presente em cada dose ou porção. O consumo de fenilalanina é contraindicado para os portadores de deficiências do metabolismo ou doenças específicas. Uma dessas doenças é a fenilcetonúria, hereditária, que atinge pessoas sem uma enzima necessária para digerir a fenilalanina. A substância não é eliminada e acumula-se no organismo até ser convertida em compostos tóxicos chamados de fenilcetonas (como o fenilacetato e a fenetilamina), que são expelidos pela urina.Se a fenilcetonúria não for diagnosticada precocemente ou tratada com dieta apropriada, a doença pode evoluir com lesões irreversíveis para o cérebro, atraso de desenvolvimento, convulsões, hiperatividade, microcefalia, tremores e retardo mental.

Page 4: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

PB www.infojardimolimpia.com.br www.infojardimolimpia.com.br4 PB www.zaptnews.com.br www.zaptnews.com.brEsporte

Veja o QRcode

Veja o QRcode

Veja o QRcodeDado Abreu

Dado Abreu

Dado Abreu

Para colocar a seleção brasileira novamente nos eixos, Dunga criou uma cartilha de condutas para os jogadores convocados. Sob o comando do treinador, o grupo terá

de seguir um rigoroso esquema de comportamento, definido em 16 tópicos listados em uma cartilha distribuída aos atletas. Bonés, chinelos, brincos, celulares e até manifestações políticas e religiosas são vetados. E qualquer mordomia, tais como ingressos e excesso de bagagem, será paga pelo próprio jogador. “Qualquer empresa tem regras de conduta. Na nossa família elas servem para a boa harmonia. Nós não proibimos nada, nós sugerimos as coisas para um bom convívio. Não é algo disciplinar, é uma forma de organização, e o torcedor brasileiro queria isso. Mas eu não proíbo nada, eu faço sugestões, aí a decisão é de cada um. Pelo que tenho visto, os jogadores têm gostado”, justificou Dunga.

- Jogadores não podem usar celulares, tabletes e laptops durante as refeições, em preleções e nos vestiários- O atleta deve cantar o hino nacional- Ligações telefônicas devem ser pagas pelos atletas convocados- Proibido passar informações para jornalistas e assessorias pessoais- Jogadores devem ficar reunidos até todos terminarem as refeições

A eleição passou e a presidente Dilma Roussef f foi reeleita

para mais quatro anos de mandato. A partir de janeiro, a governanta terá outra oportunidade para lidar com questões de suma importância para o cidadão brasileiro. E, ainda que tenha sido pouco abordado durante a campanha eleitoral, o esporte é uma delas. No programa do PT, a principal promessa relacionada à área é o investimento no esporte olímpico, com o intuito de colocar o Brasil entre os 10 primeiros colocados no quadro de medalhas nos Jogos do Rio, em 2016. “Além dos investimentos na organização dos Jogos e na infraestrutura de equipamentos olímpicos, assumimos, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, o desaf io de proporcionar condições para que o Brasil f igure, em 2016, entre os dez primeiros colocados nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos”, diz o documento. Com relação ao futebol, o governo tem o desaf io de aprovar a Lei de Responsabilidade Fiscal, que permitirá aos clubes equacionar suas dívidas impagáveis. Além disso, Dilma promete apoiar medidas preventivas e punitivas que garantam maior segurança nos estádios. “É urgente modernizar a organização e as relações do futebol, nosso esporte mais popular.” Em geral, é preciso que se entenda que o futebol, se tratado como indústria cultural, pode se tornar extremamente rentável para a própria União, pagando impostos e gerando dividendos. É o que esperamos da nossa presidente.

Mow

a Pr

ess

Dunga cria cartilha de condutas para o grupo

Ronaldo Ferreira, há 40 anos comentarista de F1 lá do sofá de casa. [email protected]

Veja o QRcode

Box da equipe Ferrari - movimentação em Austin/EUA para GP de F1

And

rew

Hon

e/Pi

relli

Os desafios deDilma Rousseffna área esportiva

Surfe: Brasil está muito perto do título

Quartel verde e amarelo

Fórmula 1Crise geral .

Nunca antes na história da F1 se viu uma crise como a que estamos vivendo hoje. Só para se ter uma ideia, muito provavelmente

o GP Brasil vai ter só 18 carros. SÓ 18 MÍSEROS CARRINHOS. É pouco. É desanimador. Duas equipes não virão por falta de grana: a Marussia e a Caterham. Mau sinal. Ainda mais após o trágico acidente com Jules Bianchi, da própria Marussia, no Japão. Torço por ele. Torço pela categoria. E não torço nada pelos cartolas da F1. Que faaaaaase!

Dizem...

Com a atual falta de interesse do público, pode ser que as transmissões da F1 em 2015 fiquem a cargo do SportTV. Uia. E, pior que isso, já teria patrocinador querendo pular fora do pacote da Globo. Também, custando cerca de 70 milhões e com baixa audiência, quem vai querer? E,

enquanto isso, a gente achando ruim que a Globo deixou de transmitir parte do treino no sábado para passar Sessão Desenho. Parece que a coisa tá bem pior. Que faaaaaase!

GP Brasil.

Uma grande obra está sendo realizada em Interlagos. Muita coisa vai mudar, como por exemplo: a saída dos boxes, áreas de escape, muros, drenagem e novo asfalto na pista. A tão pedida reforma dos apertadíssimos boxes de Interlagos ficou para 2015. Do jeito que as coisas estão, tomara que a F1 dure até lá. Calma, é brincadeira. Só para terminar o texto com emoção. Será? Que faaaaaase!

Nos últimos meses você deve ter se acostumado a ouvir o nome de Gabriel

Medina. Isso porque o garoto de 20 anos pode se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe. Restando apenas uma etapa para o fim da temporada do WCT, no Havaí, o paulista lidera a disputa

da competição deixando para trás os experientes Kelly Slater, dono de 11 títulos mundiais, e o australiano Mick Fanning, tricampeão. “Quero muito representar o Brasil e trazer esse título. Não só por mim, mas pela torcida que venho recebendo. Nunca tivemos isso no surfe e nunca estivemos tão perto de um

título. Não vou deixar essa chance escapar”, assegurou Medina. Qualquer resultado nas ondas de Pipeline, no início do mês que vem, poderá dar o título ao brasileiro. Mas somente a primeira colocação fará com que ele não dependa de um resultado negativo de seus concorrentes. Ficamos na torcida.

Page 5: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

PB www.infojardimolimpia.com.br www.infojardimolimpia.com.br5 PB www.zaptnews.com.br www.zaptnews.com.brTurismo

Veja o QRcodeFonte: Wikipédia

O Engenho São Jorge dos Erasmos foi o terceiro engenho de açúcar a

ser construído na América Portuguesa, no centro da Ilha de São Vicente, hoje no município paulista de Santos. Foi construído em meados de 1534 por ordem de Martim Afonso de Sousa, donatário da então Capitania de São Vicente, juntamente com os primeiros assentamentos portugueses da área. O Engenho constitui um dos mais notáveis monumentos do passado econômico do Brasil, sendo o único no estado de São Paulo. O monumento foi tombado pelo Patrimônio Histórico em todas as instâncias (IPHAN, CONDEPHAAT e CONDEPASA).

História

Segundo historiadores, sua fundação veio juntamente com a formação do povoamento local por volta de 1534. O donatário da Capitania de São Vicente, Martim Afonso de Sousa, fundou o então chamado Engenho do Senhor Governador, ou Armadores do Trato, com o seu irmão Pedro Lopes e outros, como Johan Van Hielst, representante em Lisboa da casa comercial da família Schetz, da Antuérpia.

Em meados de 1540, depois da ida de Martim Afonso de Sousa para a Índia, passou a ser denominado Engenho São Jorge dos Erasmos tanto devido ao seus compradores, chamado Erasmos Schetz de Antuérpia e seus filhos, quanto pela Capela São Jorge que existia no local, que deu nome ao bairro São Jorge (Santos) que abrange local nos arredores da divisa tanto na cidade de São Vicente quanto de Santos. O santo era um dos santos padroeiros de Portugal naquela época. Com boa estrutura na época, foi um dos três primeiros engenhos a ser construído no Brasil, contava com com engenho d’água, capela, casa da moenda ou de engenho, casa das fornalhas, casa das caldeiras ou dos cobres e casa de purgar. Contava ainda com um pasto ao lado do engenho, que se estendia com carros de bois que corriam o caminho até os canaviais. O engenho foi responsável por prosperar a Capitania de São Vicente e o produto cana-de-açúcar, espalhando-se então para outras capitanias do Brasil, alavancando o país devido a fixação dos moradores nas terras.

Segundo os pesquisadores

da USP, foram encontradas formas de pão de açúcar

sob camada de cinzas, provavelmente advindas do incêndio de 1615 provocado pelo pirata holandês Joris van Spielbergen devido à negação em dar-lhe o provimento de que necessitava.

Esqueletos humanos

Em 1958, o terreno, localizado na Rua Alan Cíber Pinto nº 96, em Santos, foi doado à USP por Octávio Ribeiro de Araújo, da firma que urbanizou a Vila São Jorge, a fim de conservação por mérito. Suas instalações foram restauradas e reabertas em 2005.

Durante escavações no local foram encontrados dezenove esqueletos humanos. testes de DNA e pesquisas genéticas comprovaram que dezessete eram de Índios e os outros dois eram de Africanos. Os Africanos eram provavelmente os fundidores que auxiliavam ou ensinavam aos índios que eram a mão de obra no local.

O engenho foi descrito no seriado A Muralha. Era a residencia do personagem “Guilherme Schetz”, interpretado pelo ator santista Alexandre Borges.

O Engenho São Jorge dos Erasmos foi construído em meados de 1534 por ordem de Martim Afonso de Souza

O progresso na capitania de São Vicente e a cultura de cana-de-açúcar foram parte dos benefícios do Engenho à região

Div

ulg

ação

: Wik

iped

ia

Divulgação: Wikipedia

Engenho São Jorge dosErasmos, bem perto de SP

Page 6: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

PB www.infojardimolimpia.com.br www.infojardimolimpia.com.br6 PB www.zaptnews.com.br www.zaptnews.com.brComportamento

Quem vem ao Brasil se encanta com nossa amabilidade, com nosso jogo de cintura,

com nossa calma, com a beleza de nossas mulheres e homens. Claro que o clima e as belezas naturais contam, mas com certeza a hospitalidade brasileira, nossa forma de integrar todos que nos rodeiam, é nosso ponto forte. Porém, para tudo há um limite, e nossa cortesia está deixando nossos serviços a desejar. Já reparou que os consertos costumam ser feitos duas ou três vezes? Reparou que ligar para reclamar de alguma coisa costuma demandar um tempo enorme e que não chega a lugar algum? Percebeu que as taxas cobradas aqui são enormes e que não correspondem nem de longe com o que recebemos? E quanto aos escândalos? Desistimos de cobrar, tanto e tão comuns se tornaram. Mas por que será que as coisas não funcionam por aqui? André tem 18 anos, estudou a vida inteira em colégios públicos e se acostumou com a falta de professores: daqueles que não vinham dar aulas e daqueles que vinham, mas não ensinavam direito. Cresceu achando que não tinha possibilidade de aprender, que não conseguiria ser nada. Mesmo assim foi prestar o Enen. Foi sem estudar, sem rever a matéria, porque sabia que não iria adiantar nada. Via seus pais se esforçando tanto e ganhando tão pouco. Tinham dignidade, ninguém era bandido, mas sabia dentro dele que não tinha esforço que adiantasse. Talvez por isso tantas meninas da sua comunidade tivessem engravidado: o que mais poderiam esperar da vida? Os professores diziam que ele deveria estudar bastante, mas não sabia por onde começar. Na verdade, os problemas de sobrevivência eram tão grandes, que tomavam grande parte de suas emoções, e, quando o tempo do trabalho disputava

espaço com o tempo do estudo, a necessidade falava mais alto. André, como muitos dos nossos jovens e jovens adultos, não aprendeu a aprender. Não aprendeu a planejar. Como perceber a importância do planejamento quando os professores não se preocuparam com isso, não levaram em conta que o mundo mudou e que os interesses dos alunos mudou também; que hoje há tecnologia e que ela pode ajudar na sala de aula? Como gostar de aprender quando as aulas são maçantes e alguns professores só querem que os alunos copiem e fiquem quietos, de preferência sem fazerem perguntas difíceis. Certa feita vi um aluno ser expulso de uma escola pública porque tinha desacatado a professora de química. Ele retrucava: “Mas, professora, eu só perguntei para que serve conhecer as reações endógenas”. E a professora gritava: “Menino me respeite!”. Quem deveria ser expulso, o aluno que perguntava ou o professor que castrava a dúvida? E por que o pai ficava quieto? Eles - pai e filho - não aprenderam que têm direitos. Têm direito a saúde e educação de qualidade, não porque alguém bonzinho vai te dar, mas porque eles, como muitos brasileiros, merecem. Não se acharam na condição de discutir com a escola que não se expulsa alguém que quer saber. Nem reclamam da falta de professores, porque nós achamos que isso nunca vai mudar! Sem planejamento, não tem serviço que funcione, não tem conserto que dê certo. Sem capacitação também não se vai longe. Mas, com certeza, sem exigir o que nós queremos, esse país não vai mudar. Agora, resta saber que música nos representa: “Pedro pedreiro esperando, esperando, esperando...” ou “vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Veja o QRcode

Dora Lorch

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

Page 7: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

PB www.infojardimolimpia.com.br www.infojardimolimpia.com.br7 PB www.zaptnews.com.br www.zaptnews.com.br

Page 8: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

PB www.infojardimolimpia.com.br www.infojardimolimpia.com.br8 PB www.zaptnews.com.br www.zaptnews.com.brCinema/Evento

Veja o QRcode

Veja o QRcode

Após passar pelo Rio, mostra traz esculturas hiper-realistas de Ron Mueck para a Pinacoteca

Divulgação/SPTuris

“Relatos Selvagens” é um filme argentino, com produção espanhola da El

Deseo, de Pedro Almodóvar. Compõe-se de seis episódios distintos, mas todos funcionam bem, cada um melhor do que o outro. O que une essa espécie de coleção de curtas é a ideia do descontrole, que pode acometer as pessoas pelas mais diversas razões, individuais ou coletivas, mas que complica a vida. Geralmente descamba em violência, frequentemente em morte. O que a gera pode ser uma estupidez qualquer, como um carro provocando o outro enquanto trafegam numa estrada semideserta. A partir do nada, pode-se instalar a tragédia. A descoberta de uma traição em pleno dia do casamento, enquanto a cerimônia decorre, também pode ser motivo para acabar com a festa. O acúmulo de fracassos e frustrações que marcam uma vida podem levar alguém a tentar se vingar das pessoas que ele julga responsáveis pelo seu insucesso. A sensação de ser extorquido mesmo quando a origem do pedido é antiética e profundamente injusta pode ser intolerável. Mas também a

sensação de impotência diante de um Estado impessoal, burocrático e que se alimenta de arrecadações injustas e indevidas pode produzir uma resposta explosiva. São questões como essas que recheiam o longa-metragem de Damián Szifrón e que revelam eficiente comunicação com o público. Por quê? Todas as situações apresentadas são realisticamente reconhecíveis, passíveis de acontecer com qualquer pessoa, ao menos como sentimento, desejo, intenção. Quem nunca planejou mentalmente uma vingança violenta contra alguém que o humilhou ou oprimiu? O roteiro dos episódios é bem amarrado, enxuto. O elenco de atores e atrizes é de primeira. E não apenas pela presença sempre marcante de Ricardo Darín. O clima da película também é capaz de estabelecer boa comunicação com o espectador, porque, embora se valha de cenas violentas e trabalhe em situações-limite, exala bom humor e provoca risadas em momentos dramáticos. Essa mistura acaba contribuindo para que o espectador pense no que está vendo, se distancie um pouco do envolvimento com os personagens, a partir do inusitado da situação proposta. Há momentos no filme em que o exagero ganha o primeiro plano e algo se perde. Mas o conjunto é muito bom, eficiente. Isso, num filme de episódios, é uma grande virtude. A vingança e a perda de controle são os elementos que unif icam as histórias

e se conectam com o psiquismo de cada um. Como de costume, no cinema argentino, os personagens provêm mais da classe média do que de qualquer outro estrato socioeconômico. Talvez por isso mesmo a bilheteria responde satisfatoriamente. Afinal, quem costuma ir mais ao cinema senão a classe média?

[email protected]://cinemacomrecheio.blogspot.com

RelatosSelvagens

RELATOS SELVAGENS (Relatos Salvajes). Argentina, 2014. Direção e Roteiro: Damián Szifrón. Com Ricardo Darín, Erica Rivas, Leonardo Sbaraglia, Julieta Zylberberg, Rita Cortese, Oscar Martinez, Darío Grandinetti, Nancy Dupláa. 122 min.

O artista australiano trabalhando em seu ateliê. Foto: Fondation Cartier

Uma das obras que estará presente na exposição. Foto: Fondation Cartier

A s esculturas hiper-realistas do artista plástico Ron Mueck poderão ser vistas na Pinacoteca

do Estado de São Paulo, na região central da cidade, a partir de 20 de novembro, após uma estada bem- sucedida no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde atraíram mais de 230 mil pessoas. Feitas em f ibra de vidro e silicone, as obras de diversas proporções, que vão de 65 centímetros

a mais de três metros, impressionam pela quantidade de detalhes. Serão exibidas nove peças, idealizadas entre os anos de 2002 e 2013. Além das esculturas, os visitantes poderão também assistir ao documentário

Still Life: Ron Mueck At Work, de Gautier Deblonde, em que é retratado o processo criativo do artista canadense em seu ateliê. Além do Rio, a mostra, que ocupará o primeiro andar e o espaço octógono da Pinacoteca, já passou por Paris e Buenos Aires. Os ingressos custam R$ 3 (meia-entrada) e R$ 6, sendo que a entrada é franca às quintas, a partir das 17h, e aos sábados durante todo o dia.

Serviço:

Mostra de Ron Mueck na PinacotecaHorário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h30.End.: Praça da Luz, 2 – Luz – Centro – São Paulo.Preço: R$ 6 (inteira) e R$ 3 para estudantes, crianças e idosos. Grátis aos sábados.Tel. : (11) 3324-1000.www.pinacoteca.org.br.

Page 9: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

PB www.infojardimolimpia.com.br www.infojardimolimpia.com.br9 PB www.zaptnews.com.br www.zaptnews.com.brTecnologia

Veja o QRcode

Prestadoras terão de aumentar velocidade mínima da internet

Portal Fotos Públicas

A s prestadoras de internet terão de garantir, a partir

de novembro, em média, 80% da velocidade contratada mensalmente pelo usuário. A meta faz parte de um cronograma estabelecido há dois anos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para aumentar gradualmente os limites mínimos de velocidade de banda larga fixa e móvel oferecidos aos clientes. Pelas metas dos regulamentos da Anatel, a velocidade instantânea (velocidade de upload e download apurada no momento de utilização

da internet pelo usuário) deve ser de, no mínimo, 40% do contratado. O cronograma começou a vigorar em 2012, quando a velocidade média entregue deveria ser de 60%. No ano seguinte, passou para 70%. A velocidade instantânea mínima começou com 20%, alcançando 30% e agora será de 40%. Antes da determinação da Anatel, a velocidade entregue aos usuários ficava em torno de 10% da contratada pelos consumidores. Para verificar se as empresas estão cumprindo a determinação, no caso da banda larga fixa,

a Anatel escolhe, por sorteio, voluntários para participar da medição. Com os dados registrados pelos medidores instalados nas casas dos usuários, a agência acompanha indicadores, como velocidades instantânea e média, período de transmissão de dados, instabilidades, disponibilidade do serviço e falhas na qualidade da conexão. No caso da banda larga móvel, os medidores que monitoram a qualidade do serviço estão instalados em escolas atendidas pelo Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas.

Page 10: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

www.infojardimolimpia.com.br10 www.zaptnews.com.br

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

As vendas de imóveis residenciais novos na capital paulista chegou a 2.787 unidades em setembro, apontando um aumento de 55,1% em relação ao mês anterior, segundo pesquisa do Secovi, sindicato da habitação. Na comparação com o mesmo período do ano passado, no entanto, foi registrada queda de 5,6%.

Economia

Venda de imóveis novos em SP sobe 55% em setembro, diz Secovi

O sexo estápegando na city

Surpreendo-me com a crescente liberdade sexual. Homens e mulheres estão mais livres, leves e soltos do que nunca. Marcondes transa com Ludmila, que transa com Zuarlei, que transa com Ricardão, que transa com todos e todas num surubex básico. Homem transa com mulher, homem com homem e com lobisomem. Mulher nova transa com mulher madura e com outra mulher e outra amiga da mulher. Nesse viés, entra toda a galera ou quem estiver disponível desde que esteja a fim... e os afins, indistintamente, se combinam em porte,

espécie, gênero, cor, idade e tendência. Vale tudo, macaco com macaco, macaca com macaca, tatu-bola com elefante, capivara com formiga... a coisa liberou geral, e algo está mudando. Mudando como? Os tipos são alternativos ou exóticos e estão cada vez mais ostensivos. Peguem o metrô de São Paulo por volta da meia-noite... sem alusão a filme de terror, Jason ou sexta-feira 13, boa parte dos personagens que transitam pelas estações são típicos de todos os gêneros. Das comédias aos filmes de ação, do terror aos misteriosos e enigmáticos de ficção científica. São

ETs zoiúdos com bruxas, tiozinho nerd com gatinha gótica, gordinhas tatuadas vestidas com minissaias pink e cabelos azuis. Tem pernilongo com perereca, barata curtindo um baseado no maior barato com uma lagartixa... Deus nos livre. Mas tudo em nome do sexo e do amor. Imagino o vovô, em décadas românticas, babando diante da visão das canelas da mocinha subindo no bonde da Rua Direita, hoje teria um chilique de pânico se visse essa trupe toda transitando livre pelas trilhas num enroscar de línguas que deixaria Nelson Rodrigues

envergonhado. No fundo, até que é legal, vivemos um país livre e há certo declínio no preconceito. Temos que pôr ordem na casa e esperar que todos avaliem se a transa é segura, se não esqueceu a porra da camisinha. Dar de ombros pra responsa, nem pensar! Sair por aí catando todo mundo requer muito cuidado, pois a lei funciona firmemente para certos abusos, tanto na net quanto com a Bete, que deu pro Lindomar, e que se miguelou. Vai em cana, certamente. O sexo está pegando, transe, sim, mas na moral, use o sexo com amor e... voilà!!!

Veja o QRcode

Page 11: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu
Page 12: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

www.infojardimolimpia.com.br12 www.zaptnews.com.br Saúde

42% dos jovens brasileiros não sabem que camisinha previne gravidez e DSTs

120 milhões de mulheres sofreram abuso sexual, diz ONU

Paula Laboissière - Agência Brasil Foto: Juca Varella/ Fotos Públicas

Veja o QRcode

Veja o QRcode

Quase 70% dos jovens brasileiros não sabem o período em que a mulher tem mais chances de engravidar, 42%

não sabem que a camisinha é o único método que previne, simultaneamente, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, e quase 30% acreditam que o coito interrompido é um método contraceptivo eficaz. Os dados fazem parte da pesquisa Saúde Sexual e Reprodutiva dos Jovens Brasileiros divulgada pelo Instituto Caixa Seguros. Foram ouvidos 1.208 jovens com idade entre 18 e 29 anos em 15 estados e no Distrito Federal. O estudo contou com o acompanhamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Para a coordenadora do Instituto Caixa Seguros, Alice Scartezini, a falta de conhecimento entre os jovens brasileiros em relação à saúde reprodutiva provoca sérios impactos na saúde

pública. Ela acredita que os dados explicam, em parte, as estimativas mais recentes do Ministério da Saúde, que indicam a realização de 728 mil a 1 milhão de abortos por ano no Brasil. Ainda de acordo com o estudo, os resultados também têm reflexo no número de internações hospitalares – cerca de 240 mil todos os anos, somente no Sistema Único de Saúde (SUS), para o tratamento de complicações decorrentes de abortos, gerando gastos da ordem de R$ 45 milhões por ano. “O jovem está muito vulnerável, com um comportamento inadequado para fazer prevenção. No caso da saúde reprodutiva, a gente percebe que o conhecimento está mais comprometido ainda”, disse Alice. “A pauta das DST [doenças sexualmente transmissíveis] e da aids entrou na vida dos jovens. Eles sabem sobre o assunto. Mas, quando se fala em gravidez, eles respondem com menos segurança”, completou.

Um estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Unicef, indica que uma em cada 10 mulheres já sofreu abuso sexual em 2012 no mundo.

Isso significa um total de 120 milhões de pessoas do gênero feminino vítimas deste tipo de violência. O levantamento, que abrange 190 países, aponta também que uma em cada três adolescentes casadas, o que significa 84 milhões de pessoas, sofreu alguma violência emocional, física ou sexual por parte de seu marido. A violência contra crianças e adolescentes tem crescido nas últimas décadas, segundo relatório. Cerca de 95 mil mulheres com menos de 20 anos foram assassinadas em todo o mundo. As principais causas apontadas pelo estudo foram o fato de que as vítimas são muito jovens para prestar queixas, escassos serviços de proteção aos mais novos, entre outros.

Page 13: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

Veja o QRcode

Page 14: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

PB www.infojardimolimpia.com.br www.infojardimolimpia.com.br14 PB www.zaptnews.com.br www.zaptnews.com.br

Áries

Câncer

Libra

Capricórnio

Touro

Leão

Escorpião

Aquário

Gêmeos

Virgem

Sagitário

Peixes

Horóscopo“Espaço Esotéryc” - Maria Barthaly - Tel: 3875- 4992 - www.esoteryc.com.br

Concentre-se para avançar rumo aos seus objetivos, aliados facilitarão o percurso. Bom período para novas transações financeiras e para a vida sentimental. Aproveite!

Você terá que ser mais firme em seus propósitos para atingir os objetivos pessoais. Se você se deixar levar pelas dúvidas ou inseguranças, poderá perder grandes oportunidades!

Projetos e desejos antigos virão à tona, fazendo com que você se sinta motivado a realizá-los. Acredite em seu potencial e saiba criar oportunidades para que as coisas aconteçam!

É preciso compreender que os maiores entraves na vida são gerados pelo medo de errar! A vida ensina lições que, se aprendidas, trazem progresso e realizações. Pense nisso!

O período favorece os setores social, profissional e familiar. Aproveite as boas energiaspara estreitar relações e desfrutar a companhia dos entes queridos.

Menos impulsividade e mais audácia na vida profissional é o que exige o período. Rompa os limites da estagnação e parta para a realização! No amor, saiba estimular a relação.

O período traz novos interesses e conscientização dos valores introjetados que impedem a sua evolução. Assuma a sua individualidade e permita-se ser verdadeiro consigo mesmo!

Direcione seus assuntos administrativos, financeiros e legais para colocar sua vida em ordem e ter mais tranquilidade para desfrutar a família, os amigos e os prazeres pessoais!

A prioridade neste período é encontrar o equilíbrio na vida sentimental. Nada melhor que uma boa reflexão e um diálogo franco. Procure compreender os altos e baixos da relação!

O período traz renovações, especialmente no modo de enxergar e de viver o dia a dia. Aproveite as boas energias para colocar em prática seus projetos pessoais!

A sua disposição para mudar situações desfavoráveis trará um grande impulso em sua vida profissional e econômica. A partir disso, empenhe-se em manter e ampliar as conquistas!

Sua energia estará um pouco baixa neste período, portanto evite situações e relações estressantes. Busque o equilíbrio entre compromissos, prazer e satisfação pessoal!

PLACAS EM CARTAZ

Passatempo

Div

ulg

ação

Capricórnio

Horóscopo

Page 15: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu

PB www.infojardimolimpia.com.br www.infojardimolimpia.com.br15 PB www.zaptnews.com.br www.zaptnews.com.br

Acesse • anuncie • venda | [email protected]

Publicidade

Page 16: Jornal zaptnews novembro de 2014 issuu