issuu 2180 final

20
Ano XXI - Edição 2180 - Campos Novos - SC, 30 de maio de 2013 - R$ 2,00 Mais de 600 pessoas reuniram-se em Campos Novos CONAE CPI ouve transportadores e Ex-secretária de Educação TRANSPORTE ESCOLAR Pinheiro é campeão do Municipal de campo 2013 ESPORTE P. 7 P. 3 P. 5 Páginas 18 e 19 Com investimentos em eficiência, a região reúne condições excepcionais para crescer na atividade. PISCICULTURA pode deslanchar na região

Upload: jornal-o-celeiro

Post on 09-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição 2180, 30 de maio de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Issuu 2180 final

Ano XXI - Edição 2180 - Campos Novos - SC, 30 de maio de 2013 - R$ 2,00

Mais de 600 pessoas reuniram-se em Campos Novos

Conae

CPI ouve transportadores e Ex-secretária de Educação

TransporTe esColar

Pinheiro é campeão do Municipal de campo 2013

esporTe

P. 7P. 3 P. 5

Páginas 18 e 19

Com investimentos em eficiência, a região reúne condições excepcionais para crescer na atividade.

Piscicultura pode deslancharna região

Page 2: Issuu 2180 final

Quinta-feira, 30 de maio de 20132

“Marcon possuía cargo de confiança na administração, se ele me dizia ‘é assim’, eu acreditei nele. Se houve desvio, se o transportador recebeu a mais e se Marcon se beneficiou disso, eu desconhecia.”

Suleide Gomes – Ex-secretária de Educação, em depoimento na CPI instaurada pela Câmara de Vereadores, no caso do Transporte escolar.

Desde o mês de abril quando as escolas públicas e privadas co-meçaram e estudar diretrizes para a Conferência Nacional de Edu-cação (Conae), que a lógica política e os processos que envolvem a proposição e a materialização de políticas públicas no Brasil por meio de leis, regulações, ações e programas, tem sido discutidos em todo o Brasil. A pauta desses encontros contam com a partici-pação efetiva dos representantes da educação. Embora todos nós devêssemos ser mais interessados nas políticas governamentais, isso não ocorre de modo geral, porém, as escolas estão mobilizadas e devem ser participativas em todos os âmbitos.

Agora, a etapa está sendo a criação dos Fóruns Municipais de Educação que, têm caráter permanente e como meta organizar as Conferências Municipais e Intermunicipais de Educação. Nos pró-ximos dias, os Núcleos Regionais de Educação farão chamada para a primeira reunião organizativa das entidades que estão envolvi-das na realização dos debates intermunicipais. Os municípios que pertencem a regional de Campos Novos irão se reunir com os re-presentantes dos municípios da regional de Joaçaba, no dia 19 de julho, onde sairão os dirigentes para a próxima etapa.

Tal processo, construído coletivamente, visa estabelecer as ba-ses e diretrizes para as políticas de Estado envolvendo a discussão de temáticas relacionadas aos diversos níveis, etapas e modalida-des da educação nacional. É fundamental ressaltar, ainda, que todo esse esforço visa contribuir para a consolidação do novo Plano Nacional de Educação, que auxiliará até 2020 e a conferência se coloca como espaço político da maior importância nessa constru-ção coletiva. Nessa direção, as conferências que a precederam e a Conae têm como tema geral “Construindo um Sistema Nacional Ar-ticulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”.

A expectativa é que, tendo em vista o processo de participação ampla, possamos avançar no sentido da construção das bases para a proposição de um Sistema Nacional de Educação. Primeiro pela disposição da sociedade brasileira em afirmar a educação como garantia constitucional para o desenvolvimento do nosso país; se-gundo, pela visão sistêmica que se busca implementar com a par-ticipação dos entes federados objetivando instituir uma cultura de maior articulação e melhoria nos processos de gestão de políticas, programas e ações direcionados a otimização do acesso e dos pro-cessos de gestão com a garantia de qualidade; e por último, que o investimento em educação seja prioridade por parte do Estado.

Educação Em pauta

Leia reportagem na página 5

“Não tem seca, não tem granizo, não tem frustração e nem prejuízos ao meio ambiente, através dos dejetos de animais. O único trabalho é alimentar os peixes. Este é o grande gargalo para o pequeno produtor da nossa região.”

Ari Claudio Berwing – Criador de peixes, falando sobre o potencial de mercado.

Dia 23, quinta-feira, o carro da Stocar ficou exposto em frente ao Posto Delta, em Campos Novos.

Leia reportagem na página 18

O ex-presidente José Sarney, que não é dado a brigar com ninguém, passou vários anos sem dirigir a palavra a outro ex-presidente, Jânio Quadros. Tudo começou em 1978, quando o Congresso discutia um projeto concedendo pensão vitalícia aos ex-presidentes da República. Sarney era o relator do projeto no Senado, e foi procurado por Jânio: - Considero odioso e discriminatório o artigo que exclui desse benefício os ex-presidentes que tiveram decretada a perda dos direitos políticos. Sarney achou que Jânio tinha razão e eliminou o dispositivo. Meses depois, o mesmo Jânio Quadros concedeu uma entrevista em que atacava a pensão, a que chamou de “mordomia”.

Faça o que digo

*Do livro Poder Sem Pudor – Histórias de folclore, talento e veneno na política brasileira, de Claudio Humberto, lançado no Brasil em 2001 pela editora Geração.

CONTOS & POLÍTICA

Foto Ricardo Silva

Reportagens: Gisiane Agostini - MTB 4440/SC-JP Francieli Parenti - MTB 4513/SC-JPDiagramação: Herton Farias - MTB 4198/SC-JP

Diretor: Alexandre Alvadi Di DomenicoJornalista responsável: Gisiane Agostini

Page 3: Issuu 2180 final

3Quinta-feira, 30 de maio de 2013

CONaE municipal reúne mais de 600 pessoas em Campos Novos

G E R A L

Pensar numa educação construída por todos, professores, alunos, pais e comunidade é o que propõe a Conferência Nacional de Educação

Quando se fala de educação o tema é muito mais amplo do que somente sala de aula. Trata-se da inclusão das pesso-as ao acesso à informação e ao conhe-cimento. É um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 no Art. 205 que garante: é um dever do Estado e da família visando o pleno desenvolvimen-to da pessoa, o seu preparo para o exercí-cio da cidadania e a sua qualificação para o trabalho. Na tarde de quarta-feira (22), mais de 600 pessoas, representantes de todos os setores da educação, pais, alu-nos, professores e sociedade estiveram reunidos no Clube Acqua Camponovense para debater propostas para o futuro da educação, na etapa municipal da II Con-ferência Nacional da Educação (Conae).

A II Conae é uma sequência das de-liberações da primeira Conferência que aconteceu em março e abril de 2010, em Brasília e envolveu mais de 3 milhões de pessoas, que ao final do encontro pro-duziram um Documento da Conae 2010, que foi construído de forma coletiva e apresentou diretrizes, metas e ações, com o intuito de democratizar, incluir, universalizar, qualificar e constituir um novo marco histórico para a educação brasileira, em que deliberou-se as bases e diretrizes para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), plano este que ainda segue em tramitação no Congresso Na-cional.

O tema central da II Conae é “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Coope-ração federativa e Regime de Colabora-ção”. Até a etapa nacional, que será rea-lizada em Brasília entre os dias 17 a 21 de fevereiro de 2014, ocorrem as etapas municipais, regionais e estaduais. Em to-das as etapas, inclusive a municipal, são debatidos os sete eixos, entre eles diver-

sidade, inclusão de minorias, formação dos profissionais, valorização da carrei-ra, alfabetização, controle social dos re-cursos da educação, gestão democrática e regulação do PNE.

Em Campos Novos, foi aprovado o regimento interno da Conae 2014 e fo-ram apreciadas pelos presentes, as pro-posições de emendas e alterações ao Documento-Referência e a homologação dos delegados para a próxima etapa, a intermunicipal, que reunirá cerca de 30 municípios em Joaçaba, das áreas de abrangência das SDR’s de Joaçaba e Campos Novos, marcada para dia 19 de julho. Os 34 delegados eleitos nesta eta-pa, estarão representando Campos No-vos e defendendo as proposições sinte-tizadas e aprovadas nas próximas etapas da II Conae.

Três eixos foram debatidos no mu-nicípio, com aprovação de modificações arroladas pelos grupos de estudo: II - Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; IV - Qua-lidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condi-ções de participação e aprendizagem e VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, car-reira e condições de trabalho. Todas as proposições aprovadas serão debatidas e socializadas entre os oito municípios da 8ª SDR, antes da etapa intermunici-pal. Estas alterações serão levadas para o debate público na conferência estadu-al, agendada para outubro de 2013, em Florianópolis. “Estamos muito felizes, porque mais uma vez se abriu um espaço democrático para o estudo e a avaliação da educação e todos os setores da educa-ção e comunidade marcaram presença”, destacou a Secretária de Educação, Ro-sângela Luft.

A centralidade da Conae envolve a consolidação do PNE, que arrasta-se no Congresso há dois anos e meio, deixando um vácuo nos objetivos, metas e diretrizes das políticas educacionais aprovadas em 2010. Na Câmara dos Deputados, o PNE tramitou durante um ano e meio e recebeu mais de 2,9 mil emendas, até ser aprova-do em outubro de 2012. A Câmara acatou o projeto original que propõe o financia-mento do ensino do país, com destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), meta que deve ser alcançada em dez anos e engloba recursos do governo federal e dos orçamentos dos estados e dos municípios. O governo aceitava destinar apenas 7% do PIB para a educação e surge daí os prin-cipais entraves para a aprovação, como o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a afirmar, que o PNE ia “quebrar” o estado brasileiro. Na terça-feira (28), a Comissão de Assuntos Econômicos do Se-nado aprovou texto substitutivo do PNE, que coloca 7,5% do PIB a ser destinado ao setor e garante que “a ampliação progres-siva do investimento público em educação será avaliada no quarto ano de vigência do PNE e poderá ser revista por meio de lei”. A aprovação também destina à educação os recursos obtidos pelo governo com pa-gamento de royalties e participações es-peciais na extração do petróleo da camada pré-sal. Como foi modificado em relação ao projeto original enviado pela Câmara,

também deve retornar para análise dos deputados.

Para a Professora Ana Beatriz Brancher, da Unoesc Joaçaba, que coor-denou a Conferência Municipal de Edu-cação em Campos Novos e assessorou os municípios da Amplasc na elabora-ção dos Planos Municipais de Educação em 2010, embora o PNE ainda esteja sem aprovação, importantes conquistas foram implementadas a partir das dez diretrizes e 20 metas estabelecidas no documento.

“Estamos no processo de constru-ção do Brasil e resgate do que a Cons-tituição está colocando como demo-cracia. O PNE não foi ainda aprovado, porque o povo brasileiro decidiu na I Conae, que os governantes só podem fazer a gestão da educação nesses no-vos moldes, se tiver financiamento, com 10% do PIB destinado à educação. Agora pergunto, de onde vai sair este dinheiro? Se temos 5,6% e ampliamos para 10%, significa que alguém precisa ceder esta diferença e não tem de onde tirar essa diferença. Em contrapartida, a lei que traz os quatro anos obrigato-riamente até 2016, foi uma premissa da I Conae, assim como o Piso Nacional, então várias leis estão sendo apresen-tadas em paralelo e mudando a educa-ção no Brasil, sem a aprovação do PNE e elas estão no PNE”, destacou.

ImpassE já dura 2 aNOs E mEIO

Em Campos Novos, foi aprovado o regimento interno da Conae 2014.

O Celeiro

Page 4: Issuu 2180 final

Quinta-feira, 30 de maio de 20134 G E R A L

dia de Combate a Violência e Exploração sexual de Crianças de adolescentes

Alusivas à data, o Creas de Campos Novos realizou ações de conscientização

Em referência ao Dia de Combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças de Adolescentes (18/05), o Centro de Re-ferência Especializado de Assistência So-cial (Creas) de Campos Novos, trouxe de Indaial (SC), o grupo teatral Detalhes, que apresentou duas peças na quinta-feira (23) alertando crianças e adolescentes e comunidade em geral sobre as situações de violência e exploração sexual.

A peça “Basta” fala sobre Violência Doméstica e a peça “Um Sonho” fala sobre Abuso Sexual. As duas trataram sobre as várias formas de violência que acabam por violar os direitos das crianças, adoles-centes, pessoas com deficiência, idosos e mulheres, estas que culturalmente foram

educadas para serem submissas na socie-dade.

De acordo com a coordenadora do Creas, Fernanda Lima Deporte, casos de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes acontecem com muita fre-quência e muitas vezes não são denuncia-dos. “É preciso alertar crianças e jovens de quais são essas situações para que não fiquem calados”, observa.

Além da apresentação das peças, o Creas realizou outras atividades alusivas à data durante a semana como a entrega de cartazes confeccionados pelas crianças e adolescentes atendidos nos grupos, bem como entrega do Jornal do Creas nas Esco-las e Instituições do município.

Divulgação

O evento foi no Salão Paroquial.

Formado Conselho dos direiros do Idosos

Durante a sessão de terça-feira (22), os verea-dores aprovaram o Projeto de Lei 6/2013, que cria o Conselho Municipal de Direitos do Idoso, de autoria dos vereadores Gilson Lopes (PV) e Nelson Carafa (PMDB). Para elaboração do projeto, os vereadores tiveram a colaboração da psicologia e gerontóloga Rita de Cássia Zoldan.

Conforme o artigo 1º do Projeto, o Conselho Mu-nicipal de Direitos do Idoso, terá caráter permanen-te, paritário, consultivo, deliberativo, formulador e controlador das políticas públicas e ações voltadas para o idoso no âmbito do Município de Campos No-vos, sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Dentre outras competências do Conselho está: formular diretrizes para o desenvolvimento das ativi-

dades de proteção e assistência aos idosos; fiscalizar o cumprimento do Estatuto do Idoso, além de propor, incentivar e apoiar a realização de eventos, estudos, programas e pesquisas voltadas para a promoção, a proteção e a defesa dos direitos da terceira idade.

Composto de forma paritária entre o poder público municipal e a sociedade civil, o órgão será constituído por dez representantes de Órgãos Go-vernamentais das Entidades Públicas, sendo cinco titulares e cinco suplentes. Além de dez represen-tantes de Órgãos Não Governamentais das Institui-ções da sociedade civil atuantes no campo da pro-moção e defesa dos direitos e no atendimento do idoso, legalmente constituída e em regular funcio-namento há mais de um ano, sendo cinco titulares e cinco suplentes.

Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Direitos do Idoso foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira da última semana na Câmara de Vereadores

Conselho da saúde tem novo presidente

Na tarde da última quinta-feira (23), o Conselho Munici-pal de Saúde de Campos Novos, realizou reunião para escolha do novo presidente do órgão. Leonardo Farias Santos assume a cadeira que, até a data era ocupada por Gilberto Scuciatto.

Formado por representantes de várias entidades e do Poder Público Municipal, o Conselho de Saúde colabora nas decisões relacionadas ao setor e viabiliza recursos. Leonardo Farias Santos, atual diretor de saúde de Campos Novos, acres-centa que através do conselho muitos projetos podem ser via-bilizados no município. Segundo ele a maioria das portarias do Ministério da Saúde é voltada a atenção básica, sendo as-sim, o Conselho busca programar inúmeras ações.

O novo presidente informa ainda sobre as tratativas para implantação em Campos Novos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com sede no município e atendimento em toda a região da Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense (Amplasc).

Page 5: Issuu 2180 final

5Quinta-feira, 30 de maio de 2013

Os quatro transportadores estão respon-dendo processo no Judiciário por suposta parti-cipação em esquema de corrupção no transporte escolar. De acordo com a denúncia do MP, o ex--servidor Amarildo Marcon, que exercia a função de Diretor do Departamento de Transporte Es-colar desde 2008, exonerado quando a operação foi revelada à população, recebia desses trans-portadores pagamentos e vantagens (propina), e em troca, adicionava em documentos, dias e quilometragens a mais, além do devido pela Ad-ministração aos contratados terceirizados, tudo em decorrência de sua função. Por essa prática, Amarildo responde processo por corrupção pas-siva e os transportadores por corrupção ativa.

Durante o interrogatório na tarde de sexta--feira, os transportadores negaram o pagamento de propina, dizendo que o ex-servidor apenas solicitava dinheiro emprestado, o qual pagava posteriormente, não tendo nenhuma relação com o serviço prestado. Somente um transpor-tador, Carlos Emílio Machado, disse que nunca emprestou dinheiro a Amarildo Marcon. Eles justificaram que os pagamentos a mais do que fora contratado e que constavam nas notas fis-cais, foram efetivamente prestados, alegando que a Secretaria de Educação ou as próprias es-colas solicitavam viagens em ocasiões especiais, na maioria das vezes autorizadas verbalmente por Amarildo, como sete de setembro, jogos es-colares, festas juninas, para isso inseriam, em consenso com o ex-servidor, dias a mais para re-ceberem pelo serviço prestado. Eles informaram que ao fechar a nota fiscal do mês, mantinham contato com Amarildo, para socializarem sobre a quantidade de dias em que ocorreu o transporte.

Consta ainda na denúncia, que por neces-sidade de abertura de uma nova linha de trans-porte de 35 quilômetros, ao invés de ser enca-minhada para licitação pelo responsável pelo transporte escolar, a mesma foi fornecida para um transportador que já possuía linhas contra-tadas, dividindo a quilometragem em dois con-tratos já existentes. Por possibilitar essa ação,

Amarildo se beneficiava, recebendo parte dos lucros.

Ao ser interrogada pelos membros da CPI, a ex-secretária de educação disse desconhecer diversos eventos citados no Processo de Inves-tigação Criminal (PIC) do MP, explicando que somente ficou sabendo após a operação ser de-tonada. Ela não sabia que ocorreu a contratação de linhas, sem devido processo licitatório, por exemplo. Quando era necessário adicionar no-vos itinerários, a atribuição de solicitar licitação ao Departamento de Compras da Prefeitura era de Amarildo. “Marcon possuía cargo de confian-ça na administração, se ele me dizia ‘é assim’, eu acreditei nele. Se houve desvio, se o trans-portador recebeu a mais e se Marcon se bene-ficiou disso, eu desconhecia”, disse Suleide. Ela reafirmou a justificativa dos transportadores, da necessidade de transporte em eventos da Secre-taria de Educação, em dias não letivos. Para es-sas viagens realizadas, eram adicionados dias a mais nas notas fiscais, mas sempre seguidas por justificativa.

Suleide esclareceu que as notas fiscais dos transportadores eram encaminhadas pelo De-partamento de Compras à Secretaria de Educa-ção, onde eram adicionadas em uma planilha de controle interno e após conferência, carimbava e retornava ao Departamento de Compras que liberava o pagamento. Ao ser indagada se fazia controle dos dias a mais que constavam nas no-tas fiscais, ela ressaltou que quando notava va-riação, investigava junto ao Diretor de Transpor-te Escolar e ele sempre apresentava justificativa, por vezes verbal, por vezes por meio de ofício, que era emitido pelos gestores das escolas. “Essa variação era de um ou dois dias. Quando havia variação, eu chamava o Amarildo para explicar, ele dizia: fizemos uma viagem para visitar o museu. Era na base da confiança”, disse Sulei-de Gomes, dando exemplo, de como era feito a verificação das notas de transporte escolar que continham dias a mais do que programado no calendário letivo.

A CPI quer ouvir essas pessoas e pretende colher

novas provas e após o desfecho, remeter ao MP para que tome as

medidas cabíveis

Depois de cem dias instaurada na Câmara de Vereadores, a Co-missão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar as fraudes no transporte escolar, denunciadas pelo Ministério Público (MP) no ano passado, começou a ouvir os primeiros depoimentos na tarde de sexta-feira (24), no Plenário Domingos Rigo, diante da imprensa e da comunidade presente na sessão. Os denunciados por corrupção ativa, Décio Frana, Antônio Valmor de Melo, Carlos Emílio Machado e Vilmar Soares de Borges, prestadores de serviço para a municipalidade para a realização de transporte escolar e a testemunha, secretária de educa-ção na época e atual chefe de gabinete da Prefeitura de Campos Novos, Suleide Maria Gehrke Gomes, responderam os questionamentos dos vereadores que integram a CPI.

Os vereadores da CPI, Antônio Rosa (PT); Irineu Armando Osório Júnior, o Piratuba Júnior (PSDB) e Ricardo Damásio (PP), decidiram convocar os transportadores envolvidos, que estão respondendo por seus atos em ação penal em trâmite na Vara Criminal do Fórum da Co-marca de Campos Novos, por entenderem que a comissão existe para fazer um levantamento mais profundo de possíveis irregularidades na administração municipal e como representantes da população, os ve-readores tem o dever de prestar esclarecimentos à sociedade, tendo como base as provas produzidas pelo MP e pela Comissão de Sindicân-cia, instaurada na Prefeitura no ano passado.

De acordo com Piratuba Júnior, presidente da CPI, a investigação quer saber se houve falhas da Comissão de Licitação na contratação dos transportadores. “Uma CPI é para sanar dúvidas e informar a po-pulação sobre fatos que estão ocorrendo. No processo penal, os servi-dores que fizeram parte da comissão de licitação não foram ouvidos, nem pelo Ministério Público. A CPI quer ouvir essas pessoas e pre-tende colher novas provas e após o desfecho, remeter ao MP para que tome as medidas cabíveis”, destacou. Até o fechamento dessa edição, os vereadores ainda não tinham uma posição de quando serão ouvidos os membros da Comissão de Licitação, que atuaram de 2009 a 2012, em processos licitatórios de concorrência pública para contratação de transportadores terceirizados.

“Nossa maior preocupação é que o caso não acabe em ‘pizza’. Penso que quem fez, deve pagar e ressarcir os cofres públicos. Se for cabível um processo por improbidade administrativa, creio que compete ao Ministério Público”, ressaltou o relator, Ricardo Damásio. A CPI foi ins-taurada no dia 15 de fevereiro e tem prazo de 120 dias para concluir parecer, com possibilidade de ser prorrogada por mais 120 dias. Suas conclusões, se for o caso, devem ser encaminhadas ao Ministério Públi-co, para que promova a responsabilidade criminal dos envolvidos.

Quatro transportadores e a ex-secretária de educação falaram aos vereadores na CPI que apura fraudes no transporte escolar

CpI da Câmara ouve transportadores e da ex-secretária de educação

corruPção no transPorte escolar

Entenda o caso

O Celeiro

Page 6: Issuu 2180 final

Quinta-feira, 30 de maio de 20136

Divulgação

Nos dias 22, 23 e 24 a cidade de Piratuba (SC) foi palco do III Fórum Catarinense dos Gestores Mu-nicipais de Cultura. Pela segunda vez o evento acon-tece no meio oeste catarinense, sendo que a Pri-meira edição foi na cidade de Fraiburgo, o Segundo encontro em Florianópolis e este ano no município de Piratuba. No ano de 2014 o Fórum será realiza-do na cidade de São Francisco do Sul, litoral norte catarinense.

Com a presença dos representantes dos de-partamentos de cultura de diversos municípios do estado, durante o encontro os participantes ouvi-

ram diversas palestras e debateram sobre diversos assuntos relacionados à cultura. Do município de Campos Novos estiveram presentes no evento o Se-cretário de Indústria, Comércio e Turismo, Márcio Azevedo, o Professor de dança, Giovani Premieri e o Compositor, Valdeni Cordeiro.

Do município de Vargem se fez presente o Se-cretário de Educação Ricardo de Oliveira.

III Fórum Catarinense de Gestores municipais de CulturaCamponovenses participaram do encontro que aconteceu em Piratuba

Valdeni Cordeiro, Gilson de Oliveira de Lages e Giovani Primieri

udesc vai ofertar 100 vagas de pedagogia em Campos Novos

Aberto edital para processo seletivo do curso à distância de Pedagogia pelo Polo da UAB de Campos Novos

Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está ofertando 100 vagas para o curso gratui-to de Pedagogia à distância que serão mi-nistradas no Polo de apoio presencial da UAB, alocado junto a EEB Paulo Blasi, no segundo semestre. As vagas são destina-das para atender o Plano de Formação de Professores de Educação Básica, do Minis-tério da Educação (MEC). Com isso, terão prioridade os professores em exercício das redes públicas municipais e estadual sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o que não impede a inscrição de candidatos que tenham concluído ou que concluirão o ensino médio até a data da matrícula, pois as vagas que não forem preenchidas por professores, serão ocupa-das pela demanda social.

A Universidade recebe inscrições até 18 de junho para o processo seletivo, so-

mente via internet, por meio do site www.udesc.br/eadpedagogia. A inscrição é R$ 50, mas quem comprovar que é doador de sangue fica isento da taxa. A prova será dia 7 de julho e o local mais próximo de Cam-pos Novos, será o Campus da Udesc de La-ges.

A Udesc abre ao total mil vagas no es-tado para o curso de Pedagogia na modali-dade à distância, que serão distribuídas em dez polos da UAB, considerados aptos pelo MEC.

Química pela uFsC e outras três especializações

Foi assinado termo de compromisso pelo Secretário Regional, Luiz Antônio Zanquett, com a Universidade Federal de Santa Catarina para oferta do curso de Licenciatura em Química, na modalidade à distância no Polo da UAB em Campos Novos. O tema foi capa da edição do dia

16 de maio do Jornal O Celeiro e com a assinatura do convênio está confirmado: Campos Novos terá o primeiro curso de graduação da Universidade Federal e ain-da, três especializações: Gestão de Biblio-tecas Escolares, Gestão Pública e Mídias na Educação. O Secretário informou ainda que há possibilidade e interesse da UFSC em ofertar outras licenciaturas no muni-cípio, como Biologia, Matemática e Física e ainda, atender outras demandas da re-gião. Para a viabilização dos cursos, ainda aguarda-se tramite legal na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão federal que libera o financiamento dos cursos.

O convênio ocorreu por meio de acor-do firmado entre a SDR e Prefeitura de Campos Novos. Como a Universidade po-deria assinar o termo somente com um órgão estadual, no caso a SDR, o Secretá-rio buscou parceria com o prefeito Nelson

Cruz, que atendeu a solicitação pronta-mente. A SDR, mantenedora do Polo, vai ceder as instalações físicas e a Prefeitura, vai subsidiar o transporte dos acadêmicos de Química, visto que o curso exige a pre-sença dos estudantes uma vez por mês na sede da UFSC, em Florianópolis. O Secre-tário definiu o pleito como uma “grande conquista”, visto que há três anos ocorrem tratativas para viabilização de cursos pú-blicos para atender a demanda por ensino superior.

A previsão é que sejam ofertadas 50 vagas para o curso de Licenciatura em Química à distância, de forma gratuita, a partir de março de 2014. O curso é volta-do para formação de professores que es-tão atuando na área de abrangência da 8ª SDR, por meio da Plataforma Freire, após atender a demanda, qualquer pessoa com Ensino Médio completo poderá se inscre-ver no processo seletivo.

Page 7: Issuu 2180 final

7Quinta-feira, 30 de maio de 2013

No total de oito jogos disputados no Campeona-to Municipal de Futebol de Campo – Taça 104 FM 2013, o Pinheiro ganhou sete partidas e empatou uma. Com o resultado de 4x1 no último jogo, mais uma vez, o Pinheiro se destacou no futebol cam-ponovense. “Uma vitória para coroar com êxito o brilhante trabalho e fe-char com chave de ouro o Municipal 2013”, destaca o presidente do Pinheiro, Nivaldo Castanhel.

A equipe do bairro Aparecida fez 32 gols e so-freu apenas nove, durante todo o Campeonato. Resul-tado excelente, segundo o técnico do Pinheiro, Regi-naldo Castanhel. Com o resultado, a equipe finalizou o Campeonato invicta, da mesma forma, o Pinheiro con-tinua invicto no Campeonato Municipal de Futebol de Campo – Taça Rádio 104 FM, conquistando o Título de Tetra Campeão. “Nas quatro edições que a Rádio 104 está à frente do Municipal, fomos campeões e esse resul-tado positivo deve-se a toda equipe, sejam os jogadores, a direção do Pinheiro ou nossa torcida”, diz Reginaldo Castanhel.

Além do título de Campeão 2013, o Pinheiro ainda

E S P O R T E

pinheiro é tetra do municipal de futebolInvicto. Isso porque o Pinheiro é campeão das quatro edições do Campeonato Municipal de Futebol de Campo – Taça 104 FM.

promoção de faixas do judô

Com a presença dos pais, a Associação Cam-ponovense de Judô realizou neste mês, dia 14, promoção de faixas e entrega de certificados para onze atletas da Equipe Sub-11, que com-preende alunos de sete a 12 anos.

O técnico, professor Elói Sur, destacou que a

faixa significa um degrau acima na hierarquia da arte marcial. “A faixa é muito importante porque mostra o nível e o empenho dos alunos. A cor da faixa significa conhecimento técnico e teórico da arte do Judô, uma hierarquia merecida ao subir de nível”, explicou.

Associação Camponovense de Judô realizou entrega de faixas e certificados para onze alunos

Divulgação

obteve o troféu de melhor torcida; goleiro menos vazado, com o jogador Carlão e o artilheiro da competição, com o jogador Jucinei Moraes (Mister).

O Campeonato Municipal de Futebol – Taça Rádio 104 FM iniciou no dia 03 de março e teve a participação de dez equipes do interior e da cidade, sendo que todas receberam troféus de participação. Além dos troféus e medalhas, as quatro equipes finalistas receberam prê-mio em dinheiro, R$ 4 mil no total.

A equipe do Pinheiro é formada pelos goleiros – Car-

lão e Edson. Jogadores de linha – Renato, Alemão Preto, Dede, Elison, Paraná, Bego, Baixinho, Vini, Dedeco, João Nilson, Bidu, Luli, Ederson, Mister, Chiquinho, Augusto, Semim e Jeferson. Técnico é o Reginaldo Castanhel; au-xiliar, Juquinha; massagista, Nene e o presidente do Pi-nheiro é Nivaldo Castanhel.

A S.E.R. Coocam ficou em segundo lugar. O terceiro lugar foi conquistada pela equipe do Pertille, que venceu a Copercampos nos pênaltis, 5x4. No tempo normal hou-ve empate de 2x2.

Page 8: Issuu 2180 final

Quinta-feira, 30 de maio de 20138 P U B LI C I DA D E

Page 9: Issuu 2180 final

9Quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ouv

idor

ia P

onta

Adm

inis

trad

ora:

080

0 72

2 65

55.

O S

icoo

b Co

nsór

cios

é a

dmin

istr

ado

pela

Pon

ta A

dmin

istr

ador

a de

Con

sórc

ios

Ltda

.

Sicoob Consórcios.Unindo pessoas para realizar seu sonho.

www.sicoobsc.com.br

Copercampos vence a segunda pelo Estadual

E S P O R T E

Jogando em casa contra o Tangaraense, a equipe de Campos Novos aplica sete gols contra um dos adversários

Na terceira rodada da primeira fase do Campeonato Estadual de Amadores 2013, a equipe da Copercampos segue invicta. Isso porque, com desistência da equipe de Curitibanos o primeiro jogo marcado para 12 de maio, foi cancelado. já na segunda ro-dada a Copercampos venceu o Atlético Su-perviza e no domingo passado (26) venceu mais uma vez, desta vez com placar de 7x1 contra o Tangaraense.

A partida válida pela terceira rodada

da competição organizada pela Liga Espor-tiva Oeste Catarinense (LEOC) foi realizada no Estádio Municipal Cid Caesar de Almei-da Pedrosoe marcou o confronto entre as duas equipes. Os gols da equipe da Coper-campos foram marcados por Pereira, Mar-celo (dois), Ito, Luan e Mauricio e Francisco (contra).

No próximo domingo (02) a Copercam-pos joga em Fraiburgo contra a equipe do Fraiburgo Esporte Clube.

Copercampos venceu com placar de 7x1 contra o Tangaraense.

Campeonato Estadual sub-15Escolinha de Futsal da Copercampos é destaque e conclui a segunda fase do Campeonato, em primeiro lugar na chave classificatória

A equipe de Futsal da Escolinha da Associação Atlética Copercampos (AACC), que tem apoio da Syngenta e da Prefeitura Municipal de Campos Novos, iniciou muito bem a segunda fase do Campeonato Estadual Sub-15. Jogando em Guaraciaba, nos dias 24 e 25 de maio, a equipe comandada pelo professor Mauro César França fez bo-nito e bateu o time de Palmitos na pri-meira partida do turno por 7 a 5.

Já no segundo confronto desta fase, a Copercampos derrotou a equi-

pe anfitriã pelo placar de 4 a 2 e na tarde do sábado (25), os atletas de Campos Novos sentiram o cansaço e perderam para Concórdia por 2 a 1. Mesmo com a derrota, a Copercam-pos está em primeiro na chave, com 6 pontos ganhos. Palmitos e Guara-ciaba tem 4 pontos cada e Concórdia tem 3 pontos ganhos.

O returno desta 2ª fase da Com-petição Estadual Sub-15, está marca-do para os dias 28 e 29 de junho, na cidade de Palmitos.

torneio de Xadrez rápido Gasparino Zorzi

A Primeira edição do Torneio de Xadrez Rápido Gasparino Zorzi, coordenado pelo 4º ano do Ensino Médio da Escola, foi realizado no sábado, dia 25 e contou com a presença de alunos das Escolas Esta-duais e Municipais de Campos Novos. Além dos alu-nos da escola anfitriã, participaram representantes da E.E.B. Paulo Blasi, Henrique Rupp Junior, Caic Nair da Silva Gris, Jardim Bela Vista, Novos Campos, Santa Júlia Billiart e Waldemar Rupp, ainda alunos da Se-cretaria Municipal de esportes.

Segundo o professor de Xadrez, Jorge Futiga-mi, participaram enxadristas nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub 14 e sub-16. O professor desta-ca que o evento foi concretizado graças às parcerias

de representantes do Poder Público e de empresas privadas. “Todos enxadristas juntamente com os pais aproveitam o momento e agradecem aos represen-tantes públicos e aos empresários camponovenses que estão sempre dispostos a investir no desenvol-vimento do raciocínio lógico na formação intelectual desses jovens que participam do Projeto Xadrez nas Escolas de Campos Novos”, destaca Jorge Futigami completando que “Colaborar com o xadrez, significa contribuir com as novas gerações e dos benefícios da modalidade para essas crianças”.

Os enxadristas de Campos Novos participaram no dia 22 do próximo mês (junho), da Segunda etapa do Circuito de Xadrez Rápido de Lacerdópolis.

Evento reuniu representantes das escolas municipais e estaduais

Enxadristas que participaram do evento no último final de semana.

Divulgação

Page 10: Issuu 2180 final

Quinta-feira, 30 de maio de 201310 P O L Í T I C A

pp realiza convenção municipal em Campos Novos

Xande Di Domenico é o novo presidente do Partido

No último sábado (25), membros do Partido Pro-gressista (PP) de Campos Novos realizaram conven-ção municipal para escolher o novo diretório e sua executiva. O evento político aconteceu no Plenário Domingos Rigo, na Câmara de Vereadores do municí-pio, das 9hs até o meio dia. Com chapa única, todos os filiados que compareceram para votar, foram unâni-mes, elegendo Alexandre Alvadi Di Domenico, como novo presidente do Partido.

Depois de três gestões consecutivas, Adavilson Telles, o vereador Mancha, deixa o cargo de presiden-te afirmando que trabalhou da melhor forma, junto ao Partido e aos camponovenses. “Entrego o cargo após seis anos de condução do PP aqui no município e, acredito que dei minha contribuição ao Partido, conduzindo o diretório com muita transparência, éti-ca e responsabilidade”. Ele completou dizendo neste período o PP teve vereadores eleitos e após 20 anos, candidato à majoritária e em seguida candidato ao maior cargo do executivo. O presidente do PP muni-cipal eleito, Xande Di Domenico, afirma que apesar do PP não ter chegado ao comando do município nas últimas eleições, permanece fortalecido.

Na opinião de Xande Di Domenico, para o cresci-mento de Campos Novos é preciso haver divergência política, desta forma, colaborando com o mandatário e dando norte ao seu trabalho, pois, muitas vezes os vereadores da situação apenas aprovam e batem pal-mas às ações do chefe do executivo. “Nosso Partido continua firme, temos dois vereadores, o Mancha e o Ricardo Damásio, que são duas pessoas de bem que vem batalhando pelo nosso município e apontando aquilo que está errado, como é o papel da oposição”, destacou.

Xande Di Domenico lembrou que nas últimas eleições, a coligação fez quatro vereadores. “Jun-tamente com o vereador Antonio Rosa, do PT e do Irineu Armando Osório Júnior, do PSDB, nossa ban-

cada vem fazendo o trabalho de opo-sição”. Sobre seus trabalhos Xande Di Domenico disse que vai dar continuida-de as tarefas dos de-mais presidentes do PP municipal.

Segundo seus representantes o Partido foi refor-mulado mantendo o PP como segun-da maior sigla de Campos Novos, com lideranças em as-censão. Os membros do PP esperam que o diretório estadual atue no intuito de levar o partido novamen-te ao comando do estado a partir de 2015.

O deputado Reno Caramori (PP) acompanhou a convenção municipal do Partido em Campos No-vos e ressaltou que o PP permanece fortalecido no município. “Participamos dessa convenção munici-pal, reunindo um grupo expressivo de filiados, des-ta forma, elegendo o novo diretório. O PP continua muito unido em Campos Novos, demonstrando o companheirismo e responsabilidade”. Reno compa-rou um Partido político como um time de futebol, enfatizando que, perdendo ou ganhando continuam firme. Reno está no seu sexto mandato de deputa-do e anuncia que vai buscar uma nova reeleição em 2014. “O PP vai lançar quarenta deputado estadual e Campos Novos deverá ter candidato também”.

Durante sua última visita em Campos Novos, Juarez Ponticeli anunciou o nome de Xande Di Do-menico para concorrer uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Membros da Nova Executiva Municipal do PP Presidente: Alexandre Alvadi Di Domenico;

1º Vice-presidente: Ricardo Damásio;

2º vice-presidente: Ademir Alberto Zanatta;

Secretária geral: Dilcema Bilibio;

Secretário: Roberto Sampaio;

Tesoureiro geral: Roberto Isao Kato;

Tesoureira: Terezinha de Fátima M. Pinheiro;

Vogais: Ademar Barbosa, Alan Boff Jacomel e Nilton José Higert;

Suplentes de vogais: Adelir Recalcatti, Darcy Crispim Correa e Neiva Scaraboto;

Líder da bancada na Câmara de Vereadores Vereador Adavilson Telles.

Page 11: Issuu 2180 final

11Quinta-feira, 30 de maio de 2013 G E R A L

dia do respeito ao ContribuinteNa data Acircan Jovem alerta aos consumidores sobre a alta carga tributária

Com o objetivo de chamar a aten-ção dos camponovenses para a di-ferença que os tributos implicam no preço final dos bens de consumo, o Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial Rural e Cultural de Campos Novos (Acircan), desenvolveu ações para marcar o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e Liberdade de Impostos. Dia 25 de maio foi reservado para o consumidor conhecer o valor dos tributos inciden-tes sobre os produtos comercializa-dos. A data marca o período anual em que os brasileiros trabalham apenas para pagar os tributos e impostos, ou seja, de 1º de janeiro a 25 de maio.

Os integrantes da Acircan Jovem reforçaram a busca de assinaturas do Movimento Brasil Eficiente, que tem como objetivo de sensibilizar a po-pulação, a classe política e, principal-mente os governantes eleitos, sobre a importância de diminuir o peso da

carga tributária sobre o setor produ-tivo, simplificar e racionalizar a com-plicada estrutura tributária, melho-rando a gestão dos recursos públicos. A coleta de assinaturas e ação efetiva de conscientização foi realizada em anexo aos Supermercados: Lucas, Barcarollo, Castanhel, Copercampos e Superviza.

A coleta de assinaturas e ação efetiva de

conscientização foi realizada em anexo aos Supermercados Lucas, Barcarollo, Castanhel,

Copercampos e Superviza.

Page 12: Issuu 2180 final

Quinta-feira, 30 de maio de 201312

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Horóspoco semanal

Trabalhos ligados ao público são os mais favorecidos nesta semana. Seja mais realista com relação ao que ganha e gasta. Aproxime-se de seus parentes e abra seu coração a eles. Reser-ve um tempo para se dedicar ao seu amor.

Não fique esperando a cola-boração de terceiros em suas tarefas ou poderá se ver em apuros. Mostre que tem capaci-dade de realizar suas atividades sozinho(a). Em casa, exercite sua paciência e compreensão e evitará ressentimentos.

[21/03 a 20/04] [21/04 a 20/05]

Use e abuse da sua criatividade no ambiente de trabalho e colherá bons frutos. Tarefas desenvolvidas em equipe devem render neste pe-ríodo. Dificuldades podem surgir em seu lar, mas deve encará-las como lições que podem ser apren-didas.

[21/05 a 20/06]

As dificuldades ajudam você a crescer como profissional, então, não desanime. A família ocupará uma posição de destaque em sua vida neste momento: curta a tro-ca de carinhos. No romance, não adie decisões nem conversas im-portantes.

[21/06 a 20/07]

Bons ventos sopram a favor do setor profissional, então, não per-ca as chances de crescimento que surgirem neste momento. Ten-sões não estão descartadas em família e suas responsabilidades podem se tornar um fardo agora.

Bom momento para progredir na carreira. Trabalhos ligados ao pú-blico contam com boas energias nesta fase. Você sentirá vontade de proteger os seus familiares e demonstrar mais carinho nos mo-mentos mais íntimos.

[21/07 a 20/08] [21/08 a 20/09]

Dê um toque de alegria às suas atividades e ganhará pontos com seus superiores no trabalho. Re-serve um tempo para seus fami-liares ou poderá sofrer com as cobranças feitas. Nos assuntos afetivos, se brigou, tente uma re-conciliação.

[21/09 a 20/10]

No emprego, não desanime dian-te das dificuldades que possam surgir agora, mostre que sabe se adaptar às situações e ainda assim se superar nos resultados. No cenário familiar, seja mais compreensivo(a), mas não tente agradar todos.

[21/10 a 20/11]

Faça suas tarefas sem depender dos demais ou poderá se ver em apuros. Neste momento, o conta-to com familiares e gente querida está favorecido, mas faça a sua parte e evite brigas. Vida amorosa do jeito que sempre quis: curta o clima amigável.

[21/11 a 20/12]

Concentre-se em seu serviço e crie oportunidades para evoluir no campo profissional. Passe mais tempo com pessoas queridas e de-monstre sua preocupação com o bem-estar delas. No amor, cuida-do com atitudes inconstantes! Seu charme estará em evidência.

[21/12 a 20/01]

No trabalho, trace prioridades de acordo com os seus objetivos e verá como tudo vai fluir com naturalidade. Evite desentendi-mentos em seu lar, pois eles só querem o seu bem. Aprenda a va-lorizar os momentos em família.

Trabalhos autônomos ou indepen-dentes são aos mais favorecidos. Use sua criatividade ao desenvol-ver suas tarefas e tudo fluirá con-forme planejado. Dê mais atenção às questões familiares e resolva problemas. No campo afetivo, o ciúme pode prejudicar a relação.

[21/01 a 20/02] [21/02 a 20/03]

30.05 a 05.06

Ricardo Alexandre CordeiroLeni Marlene Chuamba

Belmiro Lopes Fagundes

Jean Fabrício BortoliHenrique VisonáMauricio Borges da Silva

Maria Alvina Bittencourt

Cyntia SantinAldair Coelho

Alcedir Jose CavichonAdelir Antunes de Lima

José Antônio Corrêa,Tatiane Lúcia Rambo Aline SimonDenise Simon

30

31

01

02

03

04

05

Família de Justiniano Pedroso (Nhonho) e Sinharinha; Dona Cota, Sinharinha Almeida, Justiniano Pedroso, Sebastião Almeida, Filhinha Cassiano, Lica Almeida, Altiva Almeida, Natália, Joãozinho, Eloi, Belinha, Terezinha Hoppen, Maria Silvia, Terezinha Pedroso, Dr. Cid, Arnoldo Hoppen, Jarbas Pedroso, Moisés Almeida, Mauro Pedroso e João Maria Almeida (Salgado).

Nossa história em fotoVA R I E DA D E S

Dias de frio nos esperam neste feriado. Bem como horas de lazer, viagem, descanso ou festa. Então “bóra” deixar nossos looks quentinhos mais estilosos ?!

Escolha um casaco estampado/diferenciado e deixe-o ser o protagonista do look! Trench Coats funcionam bem, pois fazem a vez de vestidos.Acessórios de cor complementam a ousadia.

CasaCoÉ TUDO!•

CasaCo (fake) de PeLe

Além de aquecer super, dá uma cara fashion e sofisticada ao look. Cuide que o modelo não seja muito grande, para não dar um volume extra que não queremos né?! Quadris grandes, pode usar! Ombros largos, use porém em cores escuras e mais curtos. Aposte em peças estampadas para compor com a pele.

CasaCo+ CINTO!

Truque que mais tenho apreciado: o cinto por fora do casaco! Define a silhueta, deixando-a mais feminina. E já que não temos muitas opções para vestir no inverno rigoroso além de casacos, truques como o cinto sobreposto fazem a diferença, e abuse também do jogo de cores!

Page 13: Issuu 2180 final

13Quinta-feira, 30 de maio de 2013

As melhores sextas-feiras da região são no

Kabuki Bar, com lista feminina free até às 22hs.

Acompanhe alguns clics do Tanabalada da festa

que rolou no dia 24 de maio.

CASAMeNTOPArAbéNS

Quem estará de aniversário dia

03 de junho, segunda-feira é

Valquiria Mêra. Parabéns!

Na terça-feira, dia 04, o repórter da Rádio 104 FM Ricardinho Silva, completa mais uma ano de vida. Na foto com sua esposa Camila.

Felicidades!

Iara Marschall e Diogo De Villa casaram no último sábado, dia 25 de maio. Parabéns ao casal.

Page 14: Issuu 2180 final

Quinta-feira, 30 de maio de 201314

Inimigos de SangueCom um passado criminoso, o britânico Jacob Sternwood refugia-se na Islândia. Mas quando seu filho se envolve em um sequestro mal-sucedido, ele é obrigado a voltar a Londres para resolver a situação. Este retorno é a grande oportunidade para o detetive Max Lewinsky finalmente capturá-lo.

Clube Aqua Camponovense convida para Show Nacional com a Banda Mercosul, dia 31, às 23hs. Ingressos antecipados no Salão do Cicero, Ponto Xis e Secretaria do Clube.

Bingo no Salão da Comunidade de Caxambu – Campos Novos – dia 08, com início às 20 horas. Ótima Premiação.

Festa em honra a Santo Antônio – Bairro Santo Antônio, Campos Novos. Dia 09, com a seguinte programação: 10h - Procissão com a imagem de Santo Antônio (percorrendo algumas ruas do bairro), 10h30 minutos - Santa Missa, 12h - almoço festivo. A partir das 15h Matinê com a coroação das rainhas da festa.

Devassa apresenta Campos Novos Country Festival – 2ª edição. Dia 10 agosto, às 23hs no Clube Sete de Setembro. Animação - Edu Farias e Diego e Gabriel.

CoNvite

sarah Nohatto representará o município no miss santa CatarinaA Miss Campos Novos, Sarah Nohatto participará neste sábado do concurso Miss Santa Catarina 2013, em Itajaí

O concurso que vai eleger a Miss Santa Catarina 2013 acontece neste sábado (01) no Clube Guarani, em Itajaí e Sarah Nohatto, a Miss Campos Novos, eleita em novembro de 2012, vai representar o município. A estudan-te de Direito, de 19 anos, viaja na quarta-feira (29) e participará de compromissos oficiais junto às outras 22 candidatas. Sarah usará vestido de gala confeccionado pela estilista camponovense Antônia Amarante em tom pé-rola.

Sarah será avaliada por um corpo de jura-dos nos quesitos simpatia, fotogenia, beleza, passarela, elegância, postura, entre outros. Em todos os eventos que antecedem o concur-so, como jantares, ensaios, sessão de fotos, os jurados acompanham as candidatas onde são avaliadas de todos os ângulos. “A expectativa é grande, estou me preparando desde o ano pas-sado, cuidando da alimentação, corpo e estéti-ca. Primeiramente quero agradecer ao Prefei-

G E R A L

to Nelson Cruz que auxiliou nas despesas do Miss Santa Catarina, a Lia que correu atrás de todos os detalhes para que eu pudesse participar do evento e que me deu total apoio. Torçam por mim que vou estar representando a beleza da mulher camponovense neste sábado”, destacou Sarah.

Em 2011, Cristiane Moro conquistou o título de melhor corpo do concurso e outras representantes de Campos Novos também conseguiram boas colocações em outras edições. “Nossas meninas vão sempre bem preparadas ao Miss SC. O or-ganizador Túlio Cordeiro, sempre elogia, porque elas chegam sabendo se portar, andar, desfilar e pra nós é muito gratifi-cante. Ainda não tivemos a sorte de levar o titulo, eu digo a sorte, porque sempre tivemos meninas muito bonitas repre-sentando o município”, destacou Eliamar Mayer, Superintendente da Fundação Cultural, organizadora do Miss Campos Novos, que acompanhará Sarah Nohatto no Miss SC neste final de semana.

Depois de eleita, a Miss SC está con-correndo automaticamente ao Miss Bra-sil e após o resultado, ao Miss Universo e ainda a outros concursos paralelos, como Miss Mundo, Musa Brasil, Miss Teenager, além de desenvolver uma car-reira como modelo ou na publicidade. O concurso Miss SC será transmitido ao vivo, a partir das 22h, para todo o estado pela Band Santa Catarina. A grande ven-cedora ganha uma viagem internacional, joias, coroa, book fotográfico e contratos de publicidade.

Torçam por mim que vou estar representando a beleza da mulher camponovense neste sábado

Page 15: Issuu 2180 final

15Quinta-feira, 30 de maio de 2013 R E G I ÃO

O município de Vargem se prepara para a fase intermunicipal do Conae

Evento preparativo aconteceu na terça-feira e reuniu educadores da rede estadual e municipal de ensino, além de pais e representantes da comunidade

Durante a manhã da última terça-feira (28), representantes da educação, escola municipal e estadual; pais e comunidade par-ticiparam da reunião preparativa para a fase intermunicipal da Con-ferência Nacional da Educação (Conae) 2014. O objetivo geral do Conae é propor política nacional de educação, indicando responsa-bilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, comple-mentares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

O encontro em Vargem teve a participação da Professora Ana Beatriz Brancher, coordenadora do Conae na região e definiu di-retriz para ser debatido, na etapa intermunicipal que abrange os municípios das SDRs de Campos Novos e Joaçaba. Este evento está programado para acontecer no dia 19 de julho. Na reunião de terça--feira, foram escolhidos os cinco pessoas que estarão representan-do o município de Vargem na fase intermunicipal. Representando

os pais do município de Vargem – Priscila Stefanes, os professores – Ana Maria Albuquerque, o con-selho de educação – Isaura Ramos Dalcanali, os estudantes – Tatiane dos Anjos Maziero e a escola esta-dual – Ana Paula Maziero.

O documento referência é composto por cinco eixos, destes, o município de Vargem focou e de-bateu três eixos: II – Educação e diversidade: justiça social, inclu-são e direitos humanos; III – Edu-cação, Trabalho e Desenvolvimen-to Sustentável e o VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

De acordo a coordenadora da reunião, Professora Ana Beatriz Brancher, a Conae tem extrema importância no sentido de con-duzir os cidadãos a pensar o fu-turo da educação no Brasil. “Está se apontando na Conae, mudan-ças extremamente significativas que implicam em um pensamento profundo, não apenas no quadro docente, mas principalmente do

quadro de gestores do sistema público”. A professora citou como exemplo a universalização da edu-cação básica. “Isso quer dizer que o povo brasileiro passa a ter ga-rantias no direito constitucional de nascer no Brasil e até os 17 anos de idade ter o direito à edu-cação. Só que essa universaliza-ção implica em uma organização da gestão muito grande”, ressalta Ana Beatriz completando que em Santa Catarina a educação infantil já foi municipalizada, a respon-sabilidade recai totalmente sob o sistema municipal. Outro exemplo citada pela professora é a obriga-toriedade do ensino médio.

Segundo Ana Beatriz é preciso fortalecimento da sociedade, onde é de suma importância a partici-pação dos pais em todos os ambi-tos. “É necessário à gestão demo-crática e o fortalecimento do povo e hoje, nossa geração nãoe está muito preparada para a demo-cracia”. A Conae é constitucional e acontece de quatro em quatro anos, em 2014 é a segunda edição.

Para a professora Ana Beatriz Brancher, o Conae conduz os cidadãos a pensar sobre o futuro da educação no Brasil.

Page 16: Issuu 2180 final

Quinta-feira, 30 de maio de 201316

Page 17: Issuu 2180 final

17Quinta-feira, 30 de maio de 2013 R E G I ÃO

secretaria de saúde de Zortéa adquiriu aparelho eletrocardiógrafo

O Secretário Regional ouviu sugestões dos representantes dos municípios da região

No início deste mês de maio, as pro-fissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Zortéa, Juliana Tibolla e Ânge-la Pezzole participaram de treinamento, em Florianópolis, para operar o apare-lho de Eletrocardiograma (ECG) forneci-do pelo Sistema Catarinense de Teleme-dicina e Telessaúde.

O aparelho Eletrocardiógrafo é utili-zado para fazer o exame de eletrocardio-grama (ECG), no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos ge-rados pela atividade elétrica do coração. O exame é indicado como parte da aná-lise de doenças cardíacas, em especial as arritmias cardíacas. O ECG também é muito útil no diagnóstico de infarto agu-do do miocárdio sendo exame de escolha nas emergências juntamente com a do-sagem das enzimas cardíacas.

Como funciona

O eletrocardiograma do Sistema de Telemedicina tem como objetivo facilitar o acesso ao cidadão a seus exames, atra-vés da telemedicina, via internet, é pos-sível acessar ou enviar exames e emitir laudos à distância por profissionais es-pecializados.

As profissionais capacitadas reali-zam o exame no paciente, enviam o re-sultado via internet para o sistema de Telemedicina, onde o mesmo será anali-sado por cardiologistas e estes retornam os laudos em até 72 horas.

O exame está sendo realizado na Unidade de Saúde de Zortéa pelos pro-fissionais capacitados, mediante enca-minhamento médico e através de agen-damento sem custo ao paciente.

Bons negócios no 2º remate Pecuária abdonense

Pecuaristas de toda a região estiveram em Abdon Batista, onde mais de 600 animais foram leiloados

Na sua 2ª edição o Remate Pecuária Abdonense mos-trou potencial e força para sua consolidação no calendá-rio da região quando o assunto é leilão de gado. Foram mais de 600 animais leiloados e todos arrematados na tarde do último sábado (25), em Abdon Batista. O público compareceu em bom número no parque do CTG Porteira Abdonense, onde uma grande estrutura foi montada para o evento. O preço médio do quilo vivo do terneiro ficou em R$ 3,91, da terneira em R$3,90, da novilha em R$4,00 e do boi em R$3,73.

Bons negócios para os pecuaristas locais que vende-ram seus animais e bom também para os arrematadores, que prestigiaram o evento e realizaram excelentes com-pras. “Uma boa oportunidade de compra, vejo um gado de ótima qualidade”, disse Maurício Valtrick de Anita Gari-baldi, ao arrematar um lote de um pecuarista abdonense. “Vendi meu gado com valor acima do preço de mercado”, informou contente o senhor Afonso Besen, negociante e um dos apoiadores deste 2º Remate.

O evento é realizado pela Secretaria de Agricultura do município e teve total apoio de toda administração pública. Na abertura do evento o prefeito de Abdon Batista, Luci-mar Salmória, frisou que a iniciativa é um importante meio de valorizar e apoiar o desenvolvimento da pecuária no município. “O apoio ao produtor é o principal passo para este crescimento, por isso, vamos seguir com este objetivo, que é o de fortalecer a pecuária local através de ações que possam, efetivamente, melhorar as condições de trabalho e ganho de cada pecuarista abdonense”, finalizou.

Assim como o prefeito, o secretário de agricultura do município, Felipe Antonio Hames, ficou satisfeito com os resultados. “O sucesso de mais esta edição já é reconhe-cido, os saldos são positivos, já que nenhuma venda ficou com valor abaixo do praticado no mercado, alguns até bem superiores”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, o calendário para 2014 está garantido. A intenção é que a próxima edição aconteça no final do mês de abril do próximo ano.

Através da telemedicina, via internet, é possível acessar ou enviar exames e emitir laudos à distância por profissionais especializados.

Abdon Batista possui gado com boa qualidade genética.

Page 18: Issuu 2180 final

Quinta-feira, 30 de maio de 201318 A G R O n E G ó C I O

A busca sempre maior por alimentos de alta qualidade nutricional, práticos e de baixo custo, leva à certeza de que ao peixe está reservado um espaço muito maior no mercado de proteínas animais. Reconhece--se que, além de mercado, as condições para a exploração pesqueira na região, como o potencial hídrico, são favoráveis durante o ano inteiro. Com essa convicção que o produtor Ari Claudio Berwing da co-munidade de Monte Alegre, divisa entre os municípios de Erval Velho e Campos Novos, investe em viveiros para criação de alevi-nos, há quatro anos. “A água está aí e nós temos condições de suprir a fome do mu-nicípio e do país em cima de peixe de água doce”, destacou.

Em sua propriedade de médio porte,

existem cinco açudes, sendo que três são destinados para exploração comercial. Berwing está feliz com a piscicultura, inte-grada na propriedade com a bovinocultura e lavoura. “Não tem seca, não tem granizo, não tem frustração e nem prejuízos ao meio ambiente, através dos dejetos de animais. O único trabalho é alimentar os peixes. Este é o grande gargalo para o pequeno produ-tor da nossa região”. Por meio de estudo le-vantado pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) junto a propriedade de seu Ari, apontou que um hectare de açude é possível ter a mesma rentabilidade financeira de 15 hectares de soja.

A piscicultura é uma atividade econô-mica em crescimento na região, mas para

que seja viável e lucrativa precisa ser desenvolvida de forma correta e eficiente. Com o objetivo de capaci-tar empreendedores, como seu Ari e futuros investidores do setor, a Epagri, com patrocí-nio do Programa SC Rural e Secretaria Muni-cipal de Agricultura, promoveram na última quinta-feira (23), uma capacitação sobre piscicultura, no Auditório da Fundação Cul-tural Camponovense. Os palestrantes, Clóvis Segalin e Vilmar Comasseto, apresentaram aos interessados, algumas orientações para as propriedades serem beneficiadas com o programa de apoio à piscicultura no SC Ru-ral, que devem estar em conformidade com o novo código ambiental. A programação in-cluiu aspectos sobre legislação, escolha das áreas, dimensões dos tanques, qualidade da água, escolha das espécies, manejo e comer-cialização.

O produtor Celso de Souza e seu filho Valdemar, da comunidade São Francisco, entusiasmados com a ideia, foram os pri-meiros a procurarem os técnicos da Epagri ao final do seminário para obterem mais in-formações sobre a atividade, no intuito de se profissionalizarem no negócio. “Tenho açude, mas para uso colonial. Procuro orien-tações técnicas para investir na piscicultura comercial, na certeza de levar informações corretas de forma que não venha agredir o meio ambiente. Minha intenção é me tornar

um piscicultor profissional, revendendo para abatedou-

ros ou pesque-pagues”, expli-cou o produtor.

Os encontros sobre piscicultura, reali-zados duas vezes ao ano, são voltados prin-cipalmente, para esclarecer os produtores e representantes do poder público, sobre a legislação ambiental. A atividade é regida por um excesso de normas, estabelecidas no novo Código Florestal, Lei da Piscicultura Catarinense, normas da Fatma como a IN8 e Código Ambiental Catarinense. Para o mé-dico veterinário da Epagri, Clóvis Segalin, é necessário que os produtores respeitem es-sas regras. “Existem falhas nas propriedades que precisam ser corrigidas, como qualquer atividade. Coincidentemente, o Ministério da Pesca está acenando positivamente para o envio de máquinas específicas para o pro-jeto de piscicultura, mas está exigindo que antes que se faça qualquer obra, que haja o licenciamento dessas propriedades referen-tes às normas que regem o setor. Essa é a nossa função nesses encontros, de alertar para que mais tarde os produtores não se-jam responsabilizados por crimes ambien-tais”, explica. Dentre as ações proibidas na atividade, Segalin cita a construção de vivei-ros em áreas de preservação permanente e a interceptação de riachos e extinção de nascentes para enchimento dos açudes.

seminário reuniu

técnicos, produtores e interessados

em investir na atividade.

Page 19: Issuu 2180 final

19Quinta-feira, 30 de maio de 2013

atividade em potencial na regiãoPara Segalin, a piscicultura vale a pena

em qualquer lugar, em especial na região, onde possui potencial para a atividade pela grande quantidade de açudes e tanques ociosos - uma atividade econômica rentável que está sendo descoberta aos poucos pelos piscicultores. “Na região de Campos Novos é uma quantidade muito grande de área alaga-da em desuso ou subaproveitada. O dia que Campos Novos acordar para a produção de proteína através da água, não vai ser apenas celeiro de grãos, vai ser o celeiro de proteína. Para isso, é preciso superar alguns desafios, como a comercialização, pois no estado há poucas unidades de beneficiamento de pes-cado. Neste ano começou a crescer o interes-se na região de se construir um abatedouro e já estão acontecendo tratativas e estudos neste sentido, com grandes possibilidades de implantar um empreendimento dessa na-tureza para atender um mercado altamente promissor”, destacou Segalin.

A partir da orientação dos técnicos da Epagri, é possível produção de peixes com base tecnológica avançada. Como na agricul-tura, o acompanhamento é feito respeitan-do-se ciclos, como a preparação dos viveiros, escolha dos alevinos e povoamento, alimen-tação e crescimento até a despesca. A Secre-taria de Agricultura intermedia a venda das espécies no município, de fevereiro a maio, e neste ano, distribuiu 100 mil alevinos. O sis-tema de produção utilizados na região são o “policultivo”, ou seja, várias espécies juntas,

integrando com o sistema “arraçoado”, com a uti-lização de ração. “Se houver comércio regulari-zado e se fizer as análises corretas, é comprova-do que é uma atividade mais rentável que a terra. Além de que é uma atividade que gera menos trabalho, apenas durante a preparação dos tan-ques e quando colhe o produto”, aponta Segalin.

De acordo com Ari Berwing, uma pesqui-sa foi realizada na região para analisar a pers-pectiva de mercado. “Os consumidores querem produto pronto, o filé, e peixe inteiro para fazer recheio. Esses são os carros chefes da piscicultu-ra. Uma carpa precisa ter três quilos e a tilápia, chega ao abate com 800 a 900 gramas, onde se extrai somente o filé”. O produtor revende para pesque-pagues, feiras de peixes vivos e a sobra é absorvida por uma cooperativa de pequenos produtores em Concórdia, onde o produtor é as-sociado.

O produtor informou que há um grande po-tencial produtivo, pela quantidade de viveiros na região, mas ainda depende de organização para a produção em escala comercial. Alguns acer-tos estão sendo feitos neste sentido, com apoio da Epagri e Secretaria de Agricultura, pois fal-ta estrutura para o fornecimento de alevinos e ração e um abatedouro. “Pelos incentivos que o governo oferece, é necessário formar uma asso-ciação ou cooperativa. Num raio de 50 quilôme-tros existem mais de 900 açudes, de acordo com dados estimados pela Epagri. Se fizermos uma semi-população, um negócio médio de aprendi-zes, poderemos ter um frigorífico aqui na região, com potencial enorme. No passado existia na re-

gião o frigorífico do frango caipira que está desativado, então é uma questão de relocar os equipamen-tos. Estamos no caminho”, disse o agricultor.

entendendo a safra Safra de pescado é quando a pes-

ca de determinadas espécies se torna abundante, principalmente nos meses de março e abril. Alguns pescados não têm a chamada sazonalidade, isto é, podem ser encontrados em qualquer época do ano. A safra pode sofrer al-terações devido a variação das condi-ções ambientais. Na última safra, Ari Berwing produziu 27 toneladas de peixe em 12 mil m³ de água. Embora

o consumo de carne de peixe aconteça durante todo o ano, se intensifica no verão até a semana santa. Ari considera um mito, a impossibilidade de manejo da piscicultura no inverno, como mui-tos defendem. “É um mito dizer que o peixe não suporta -14°C no inverno. Acompanho isso há três anos, os pei-xes mais sensíveis, como a tilápia, su-portam e a carpa, se adapta a qualquer temperatura”, explica.

Piscicultura em números

De acordo com o último relatório divulgado pelo Centro de Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca (Cedap/SC), com dados de 2011, nos oito municípios que integram a regional da Epagri de Campos Novos, haviam 804 piscicultores e 1068 viveiros, representando 451 hectares de áreas alagadas. O total de peixes produzidos ultrapassou 320 toneladas. A Regional da Epagri realizou levantamento neste ano e estima 936 açudes com potencial para produção em escala comercial. Na regional, são aproximadamente 20 as espécies de peixes criadas em cativeiro, umas com maior intensidade do que outras. Entre as mais produzidas, destacam-se as tilápias e as quatro espécies de carpas (comum, cabeça-grande, prateada e capim, nesta ordem), seguidas pelos cascudos e jundiás.

No levantamento da produção,

é feita uma separação dos dados da piscicultura amadora e da piscicultura comercial. Dessa forma, o relatório aponta 31 piscicultores comerciais, com 70 viveiros em 85 hectares de área alagada. Os dados revelam que o número de produtores relativamente estáveis, é bastante inferior aos de amadores, embora a produção da piscicultura comercial tenha aumentado de 2008 para 2011, 19% ao contrário da amadora, que registrou queda de 3%. A partir da análise, é possível melhorar a qualidade da informação, pois a piscicultura comercial pressupõe regularidade de produção e altas produtividades por unidade de área em função do uso de tecnologias avançadas, enquanto a piscicultura amadora normalmente cria peixes de forma extensiva com produção baixa e irregular.

Page 20: Issuu 2180 final

Quinta-feira, 30 de maio de 201320 G E R A L

A audiência pública do Orçamento Re-gionalizado, promovida pela Assembleia Legislativa em todas as sedes regionais, por meio da Comissão de Finanças e Tributação e pela Coordenadoria do Orçamento Esta-dual, aconteceu na manhã de terça-feira (28), na Câmara de Vereadores de Campos Novos. O objetivo dos deputados é colher as prioridades locais para o orçamento estadual do próximo ano, com isso, contri-buindo para a elaboração da Lei de Diretri-zes Orçamentárias (LDO) 2013 e Lei Orça-mentária Anual (LOA) 2014. Participaram da reunião os deputados Romildo Titon (PMDB), Reno Caramori (PP), Luciane Car-minatti (PT), Marcos Vieira, Gilmar Knaesel (PSDB) e Neodi Saretta (PT).

Para a região, foram enumeradas como prioridades a reforma e ampliação do Hos-pital Nossa Senhora da Salete, na cidade de Monte Carlo, o contorno viário de Campos Novos e a pavimentação da SC-452, entre Vargem e Abdon Batista. O deputado Ro-mildo Titon (PMDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, lembrou que várias obras escolhidas no orçamento em anos an-teriores estão em execução. “Todos os anos a Assembleia realiza essas audiências e tem dado resultados positivos, porque é uma oportunidade de ouvir as prioridades das lideranças e da comunidade local, de forma democrática, tirando a centralidade do go-vernador ou do deputado na elaboração do orçamento. Eu cito como exemplo, o asfal-tamento de Celso Ramos a Anita Garibaldi, por diversas vezes presente no Orçamento Regionalizado e agora está saindo do papel.

Levou alguns anos, mas vai acabar aconte-cendo”, destacou Titon. Uma das sugestões defendidas pelo parlamentar é a instala-ção de uma policlínica na região.

As prioridades elencadas no Orça-mento Regionalizado geram uma respon-sabilidade maior do Estado em concreti-zar as demandas. Elas serão incluídas no orçamento do próximo ano em forma de emendas parlamentares. De acordo com Titon, está tramitando na Casa um projeto que transforma as emendas do Orçamento Regionalizado em impositivas. “O governo

regional de campos novos define prioridades Campos Novos sediou audiência pública do Orçamento Regionalizado da Alesc. Municípios da 8ª SDR definiram prioridades em consenso

ficará obrigado a realizá-las dentro do exercício”, observou. O prefeito Nelson Cruz, fez um apelo aos deputados e as autoridades presentes, para a constru-ção da nova unidade da Escola José Faria Neto, que inclua um centro esportivo e uma creche no Distrito de Ibicuí.

O deputado Gilmar Knaesel observou que grande parte da população ainda des-conhece a importância de acompanhar

e participar dos debates relacionados à aplicação dos recursos públicos. “Talvez esse seja um dos grandes problemas que nós temos, pois não há uma grande par-ticipação da sociedade civil, no futuro, precisamos trabalhar um pouco mais a participação popular”, destacou. O orça-mento previsto em 2013 pelo governo é de R$ 17 bilhões incluindo toda a divisão dos poderes.

Estreou no domingo (26), na TV Cultura, o documentário “Na Trilha da Energia”, produzido pelo Canal Azul e que recebe apoio da Enercan – Campos Novos Energia via Lei Rouanet.

O documentário é protagonizado por um viajante que, ao cruzar o Brasil, irá esclarecer dúvidas, descobrir curio-sidades que envolvem o setor e enten-der um pouco mais sobre o seu papel como consumidor de energia.

Durante a sua jornada, o viajante fará um raio-x dos caminhos da eletri-cidade no país, entre eles está a Usina Hidrelétrica Campos Novos. O aventu-reiro irá entender como a eletricidade é produzida e distribuída através de con-versas com pessoas envolvidas em cada uma das etapas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

enercan participa de documentário na tV culturaO documentário será apresentado pela TV Cultura nos próximos domingos

A série fará um mergulho por usi-nas, voos em linhas de transmissão, escaladas em postes e estações de distribuição e abordará também te-mas como a preocupação com o meio ambiente para o processo de implan-tação de uma usina hidrelétrica e os

benefícios socioambientais que elas trazem para a região.

O documentário será apresentado em cinco capítulos de aproximada-mente 30 minutos cada, com trans-missão pela TV Cultura nos próximos domingos, às 17h.

Usina Hidrelétrica Campos Novos participa de documentário que mostra os caminhos da energia.

O objetivo dos deputados é colher as prioridades locais para o orçamento estadual do próximo ano.