edicao 22082014 issuu

24
Moradores têm atendimento odontológico aos sábados Pagina 12 Escritoras de Mairiporã lançam livro na 23.ª Bienal Internacional do livro de São Paulo A Prefeitura de Mairiporã esta realizando atendimento odonto- lógico de urgência e emergência, também aos sábados, das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saú- de de Terra Preta e no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua Coronel Otávio Azeredo, no centro da cidade. A ampliação do serviço tem como objetivo disponibili- zar atendimento odontológico à população que não tem con- dições de procurar os postos de saúde durante a semana. Pagina 3 Pagina 11 Nesta edição entrevistamos a arquiteta Nádia Medeiros, que falou sobre sua história com a cidade, “foi amor à primeira vista”. ENTREVISTA Pagina 23 Sexta-feira, 22 de agosto de 2014 Atleta de Mairiporã é destaque de Muay Thai No domingo, 17, no Cen- tro Cultural Newton Gomes de Sá, em Franco da Rocha, aconteceu a segunda etapa do torneio Gladiators Club, que contou com a participação das academias de Franco da Rocha, São Paulo, Mairiporã, Campinas e Cosmópolis. O novo segmento das artes marciais vem ganhando es- paço entre a camada jovem em todo território nacional e conquistando adeptos de todas as idades. Em Franco da Rocha não é diferente. Fundo Social de Solidariedade promove Baile de Máscaras O Fundo Social de Soli- dariedade da Prefeitura de Mairiporã realizará, no dia 12 de setembro, a partir das 20h, Baile de Máscaras com o obje- tivo de arrecadar fundos para da festa de Natal das famílias carentes de Mairiporã. O evento contará com ani- mação da Banda Elite Musical e terá jantar com sobremesa e bebidas inclusas (cervejas, refrigerantes e águas). O valor do convite individual é R$ 50. O evento acontece no Clu- be de Campo, localizado na Alameda Dra. Sinharia, 80. Mais informações na Secre- taria de Assistência Social. Pagina 23

Upload: folhaopiniao

Post on 02-Apr-2016

250 views

Category:

Documents


23 download

DESCRIPTION

odontológico; entrevista; gastronomia; baile de mascaras; bienal do livro; variedades;

TRANSCRIPT

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 2014

Moradores têm atendimento odontológico aos sábados

Pagina 12

Escritoras de Mairiporã lançam livro na 23.ª Bienal Internacional do livro de São Paulo

A Prefeitura de Mairiporã esta realizando atendimento odonto-lógico de urgência e emergência, também aos sábados, das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saú-de de Terra Preta e no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua Coronel Otávio Azeredo, no centro da cidade.

A ampliação do serviço tem como objetivo disponibili-zar atendimento odontológico à população que não tem con-dições de procurar os postos de saúde durante a semana.

Pagina 3

Pagina 11

Nesta edição entrevistamos a arquiteta Nádia Medeiros, que falou sobre sua história com a cidade, “foi amor à primeira vista”.

ENTREVISTA

Pagina 23

Sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Atleta de Mairiporã é destaque de Muay Thai

No domingo, 17, no Cen-

tro Cultural Newton Gomes

de Sá, em Franco da Rocha,

aconteceu a segunda etapa

do torneio Gladiators Club,

que contou com a participação

das academias de Franco da

Rocha, São Paulo, Mairiporã,

Campinas e Cosmópolis.

O novo segmento das artes

marciais vem ganhando es-

paço entre a camada jovem

em todo território nacional

e conquistando adeptos de

todas as idades. Em Franco

da Rocha não é diferente.

Fundo Social de Solidariedade promove Baile de MáscarasO Fundo Social de Soli-

dariedade da Prefeitura de Mairiporã realizará, no dia 12 de setembro, a partir das 20h, Baile de Máscaras com o obje-tivo de arrecadar fundos para da festa de Natal das famílias carentes de Mairiporã.

O evento contará com ani-mação da Banda Elite Musical e terá jantar com sobremesa e bebidas inclusas (cervejas, refrigerantes e águas). O valor do convite individual é R$ 50.

O evento acontece no Clu-be de Campo, localizado na Alameda Dra. Sinharia, 80. Mais informações na Secre-taria de Assistência Social.

Pagina 23

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 20142

Folha Opinião Comunicação, Eventos e Jornalismo Ltda - cnpj: 11.603.231/0001-06

Av, Tabelião Passarela, 771, cj 2, Centro, Mairiporã – CEP: 07600-000

Redação e publicidade:

4419-4378 / 4275-0504 / 9-9529-2619 / [email protected] / [email protected]

Reportagem: Tatiara Guariente e Gabriela Bacelar web: Hygor Uyeno Editoração eletrônica: Camila Oliveira

Colaboradores: Éssio Minozzi Júnior, Lucas Goulart, Marisa Motta Cardone e Tarcílio de Souza Barrros.Editor: Maurício Araújo

Por Pedro Doria, do Observatório da Imprensa

CITAÇÃO DA SEMANA“O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem

que dizer alguma coisa.”

Platão, foi filósofo

Surge o movimento Mapa do Buraco liderado por jovens brasileiros egressos da Uni-versidade de Harvard - USA inconformados com a discre-pância entre desenvolvimento econômico e o educacional do Brasil. Sexta posição no ranking dos PIBs mundiais versus últimas posições nos educacionais.

O movimento gerou um documento reforçando alguns diagnósticos sobre a educa-ção brasileira, atores envolvi-dos e desafios. Ficou completo ao apresentar sugestões de iniciativas promissoras para impactar no baixo desem-penho de nossa educação. Nele propõe um ‘pacto’ pela educação e conclui com a esperança para cada uma de nossas crianças e jovens colocando-as no caminho do conhecimento. Leia na integra em http://veja.abril.com.br/educacao/mapa-buraco.shtml

A convergência do teor desse documento vem de en-contro com as necessidades da educação da nossa cidade. As pessoas estão nos municí-pios, por obvio. Então os desa-

Buraco na esquinafios educacionais elencados são nossos desafios. Resta optar por enfrentá-los.

Após a quase universali-zação do acesso ao ensino básico entra em cena novo desafio: combater a baixa qualidade da educação ofe-recida.

“As crianças estão na escola, mas não estão apren-dendo: um verdadeiro bu-raco, não só na qualidade do ensino, como no futuro do país. As dificuldades do desafio educacional não po-dem servir como costuma acontecer no Brasil, como ‘licença política’ para não fazer nada. É preciso superar a visão lenta e injusta de que a educação é apenas ‘polí-tica de longo prazo’. Lenta, porque delega para o futuro desafios que precisam ser resolvidos desde já. Injus-ta, porque sacrifica grande parte das crianças e jovens do presente, condenados a pagar o preço exorbitante do fracasso educacional. Não é justo com a geração de hoje ter seus sonhos e oportuni-dades sacrificados em prol

LEGISLATIVO

ESSIO MINOZZI

de um cenário utopicamente melhor para gerações futuras.”

Licença política para não fazer nada? Ao meu alcance chamar atenção para o ideário do movimento Mapa do Buraco através desse espaço. Outra seria ampliar o debate local sobre esses novos desafios. O movimento anuncia a inicia-tiva do “Observatório do PNE 2014-2024” que se propõe acompanhar o cumprimento de suas metas. Uma motivação para criar o nosso “Observa-tório do PNE” com papel es-sencial no monitoramento do plano local nos próximos dez anos. Para isso, necessário envolver educadores e a so-ciedade civil local interessada. A proposta está feita desde já.

Como estratégia o mo-vimento tem a expectativa “neste ano eleitoral de 2014, o Brasil tem a oportunidade de celebrar um ‘pacto’ pela educação. A melhor maneira de afirmar este compromisso é resgatar, do fundo do poço nacional, aquelas crianças e jovens hoje mais marginali-zados. Se conseguirmos co-meçar por aí, o fruto de nosso sucesso sinalizará, de forma clara e cortante para todo o Brasil, a decisão de que na nossa república, nesta primei-ra parte do século 21, o melhor futuro para qualquer cidadão deve vir pelo conhecimento — e não pelo crime, pelo favor ou dependência, pela herança ou por um milagre do destino.”

Essio Minozzi Junior, professor, vere-ador e presidente da Câmara Municipal de Mairiporã

Há um site na internet no qual tenho me perdido. Se cha-ma Quora. Fundado em 2010 por dois programadores que deixaram o Facebook, tem uma premissa simples. Você tem uma dúvida? Faça sua pergun-ta. A comunidade responderá. Já são mais de 500 mil usuários registrados, todos com seus nomes próprios. Muitas das vezes as perguntas vão direto ao ponto, alguém tem um pro-blema específico e o apresenta em busca de solução. Nessas horas, o Quora é útil. Mas não é o que o torna fascinante. Porque noutras tantas vezes as perguntas vêm mais abertas, atiçam que alguém conte uma história, abrem espaço para uma reflexão.

Quais as melhores histórias de encontros fortuitos com Ste-ve Jobs?”, alguém perguntou faz dois anos. Boa parte dos usuários do Quora ainda se concentra no Vale do Silício. Palo Alto, a cidadezinha onde Jobs morava, fica no coração do Vale. Muitos por ali viveram encontros assim. Steve Bell, por exemplo, estava compran-do esterco para seu jardim certa vez quando se deparou com Jobs ali ao lado, pá à mão, enchendo uma saca para seu próprio quintal. Outro usuário o via vez por outra no super-mercado da esquina. Seu carro sempre estava com a tampa do tanque de combustível aberta. Grandes histórias são fáceis de achar. Em nenhum outro canto da rede, porém, há as coisas

pequeninas do cotidiano que dão noção do tipo de homem que ele era.

Nenhuma pergunta é inusi-tada demais. “Como alguém se sente ao ser condenado à prisão injustamente?” Michael Morton o foi. A Justiça decidiu que ele havia assassinado a própria mu-lher. “Lembro da primeira noite. Eu estava anestesiado. Havia perdido todo o controle sobre mim. O que vestia, o que comia, quando dormia, tudo seria dita-do pelo Estado.” No início, ele conta, a vida na prisão é ditada pela capacidade que cada um tem de se habituar a um novo mundo com regras rígidas. “Conforme os anos passam, uma apatia fingida se torna sua máscara externa. Por dentro, raiva e ressentimento o conso-mem. Você pensa muito sobre vingança. Noutros momentos, fantasia sobre como seria uma vida normal.”

O Quora é uma rede social. As perguntas são abertas e qualquer um pode respondê-las. Essas respostas se empilham aos poucos, e a comunidade as filtra. Quanto mais votos ganha um comentário por sua qualidade, mais para cima ele vai. Abaixo de cada pergunta aparece apenas uma das muitas possíveis respostas: aquela que teve mais votos.

É impossível passar por lá sem aprender algo surpreen-dente

Entre perguntas e respostas

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 20143 CIDADE

Fundo Social de Solidariedade promove Baile de MáscarasO Fundo Social de Soli-

dariedade da Prefeitura de

Mairiporã realizará, no dia

12 de setembro, a partir das

20h, Baile de Máscaras com o

objetivo de arrecadar fundos

para da festa de Natal das fa-

mílias carentes de Mairiporã.

O evento contará com

animação da Banda El i te

Musical e terá jantar com

sobremesa e bebidas inclu-

sas (cervejas, refrigerantes

e águas). O valor do convite

individual é R$ 50.

O evento acontece no Clu-

be de Campo, localizado na

Alameda Dra. Sinharia, 80.

Mais informações na Secre-

taria de Assistência Social.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 20144 CIDADE

Agentes de Saúde participam de capacitação para melhorar o atendimento aos usuários

Com o intuito de promover

o aperfeiçoamento profissio-

nal e melhorar a qualidade

dos serviços oferecidos à po-

pulação, a prefeitura realizou,

na quinta-feira, 14, curso de

capacitação sobre “Humani-

zação no Atendimento”, para

os agentes Comunitários de

Saúde.

Ministrado pelo Grupo de

Trabalho Humanização, o

curso é uma das iniciativas da

atual gestão, que faz parte do

Plano de Governo do prefeito,

Dr. Márcio Pampuri, que visa

reforçar a importância do

atendimento humanizado e

do acolhimento nos serviços

de saúde.

“O curso foi muito impor-

tante para o nosso aprendi-

zado, além da troca de infor-

mações e experiências. Eu

acredito que o atendimento

humanizado realmente faz

a diferença na prevenção

que é o foco da Estratégia

de Saúde da Família - ESF.

O acolhimento faz com que

a equipe perceba a fragilida-

de das pessoas e da família e

consiga realizar o trabalho de

prevenção.”, disse a agente de

Saúde Jucelene Rodrigues.

O prefeito D. Márcio Pampuri

falou sobre a importância do

trabalho de humanização e as

melhorias que devem provocar

junto ao atendimento da popu-

lação. “É um ganho tanto para

o servidor, que se sente valo-

rizado podendo melhorar seu

trabalho, como também para a

população, que passa a contar

com pessoas mais preparadas

para o atendimento”, concluiu.

www.folhaopiniao.com.brMais de oito mil acessos por edição - conforme dados UolHost.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 2014

5

Prefeitura realiza inscrições 1.º Festival Curta Curtíssimo

Estão abertas até o dia

1º de setembro as inscrições

para o 1º Festival Curta Cur-

tíssimo. O evento tem como

objetivo promover o cenário

da produção audiovisual da

cidade e estimular os cinéfi-

los de toda região, além de

oferecer para a população

diversas produções inde-

pendentes. O evento será

realizado em setembro na

Praça da Matriz.

O festival contará com

produções das cidades de

Atibaia, Bragança Paulista,

Bom Jesus dos Perdões,

Caieiras, Joanópolis, Franco

da Rocha, Francisco Morato,

Guarulhos, Jundiaí, Nazaré

Paulista e Piracaia e abran-

gerá todos os gêneros audio-

visuais: ficção, experimental,

documentário e animação.

Cada participante poderá

se inscrever com três produ-

ções com duração máxima

de dois minutos, excluindo

créditos de abertura e crédi-

tos finais.

Os interessados deverão

preencher a ficha de ins-

crição no site http://www.

mairipora.sp.gov.br/ e enviar

via correio ou pessoalmente

para o Departamento de Cul-

tura, localizado na Rua XV de

Novembro, 171 – Centro –

Mairiporã-SP - CEP: 07600-

000, juntamente os seguintes

documentos: comprovante

de residência atualizado no

nome do inscrito, cópia do

filme em arquivo (mov, avi,

wmv, mp4), sinopse e ficha

técnica, além do material de

divulgação (duas fotos do ví-

deo com boa resolução (300

dpi), que deverá ser enviado

para o e-mail curtaoficine@

gmail.com).

O festival irá premiar três

produções e o melhor filme

da oficina municipal de au-

diovisual. O 1º lugar rece-

berá R$ 350,00, o 2º lugar

R$ 250,00, o 3º lugar R$

150,00 e o melhor filme da

oficina municipal de cinema

receberá R$ 250,00.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 20146

Casa nova de alto padrão em

condomínio fechado com

documentação OK.

Terreno com 1.500 m2, casa com 4 dor-

mitórios, sendo 4 suítes, sala de estar

com lareira, jantar, escritório.

Belíssimo jardim.

Área de lazer completa.

Aceita permuta de menor valor

em São Paulo.

Aceita financiamento bancário.

Valor: Consulte Renove Imóveis

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 20147

Prefeitura promove palestra educativa para gestantes

O grupo de gestantes da

Estratégia de Saúde da Famí-

lia – ESF Capoavinha tiveram

a oportunidade de assistir a

uma palestra sobre alimen-

tação saudável na gestação,

realizada na unidade, na últi-

ma terça-feira, 12.

Com o tema Alimentação

e nutrição na gestação e

ministrada pela nutricionista

Célia Ayumi Tamora Oshiro,

a palestra teve como objetivo

ressaltar a importância de

uma alimentação adequada

para o desenvolvimento do

bebê e para a saúde da mãe.

Regiane Cristina Pereira

que integra o grupo de ges-

tantes destacou que a pa-

lestra foi muito interessante.

“Aprendi a importância da

alimentação saudável e que

ela deve se manter diaria-

mente e não só no período

da gravidez”, disse.

“Gostei muito da inicia-

tiva porque nos ofereceu a

oportunidade de aprender

um pouco mais sobre o que

é a alimentação saudável”,

disse Gabriela dos Santos

Camargo.

Garantir atenção especial

à gestante é uma ação que

ocorre em todas as unida-

des de saúde do município

e tem como objetivo manter

as futuras mães informadas

por meio da realização de

palestras e orientações a

respeito de assuntos diver-

sos como a al imentação

adequada, cuidados com

a higiene, amamentação,

além do acompanhamento

mensal do peso, medidas,

entre outros.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 20148

Na quarta-feira, dia 13, na ESF Capoavinha, aconteceu o encerramento da primeira tur-ma do Grupo de Redução de Medidas, parte integrante do Programa Viva Mais e Melhor, sob a coordenação da nutri-cionista Dra. Daniela Romaro, naquela unidade. O Programa, que tem por objetivo contribuir no processo de eliminação de peso e melhorar a qualidade de vida da população, é reali-zado pela equipe do ESF, em parceria com o time de nutrição da Secretaria da Saúde.

O grupo, composto por 20 participantes (dois homens e 18 mulheres) ganhou o “Dia da Beleza”, com 28 alunos do Instituto Embelezze oferecen-do corte de cabelo, escova, maquiagem, esmaltação de unhas, etc., gratuitamente. “O programa me ajudou na questão da saúde e bem--estar, mudou a maneira que me alimentava e agora busco mais a qualidade dos alimen-tos e, como resultado eliminei três quilos em dois meses e vou continuar mantendo uma alimentação mais saudável”, revelou a agente de saúde Aline Aparecida Brito Diniz, 24, moradora do Parque Náutico.

“Adorei o Programa, é mui-to bom e vou levá-lo por toda a vida, inclusive para a minha família. Perdi cinco quilos e vou manter essa nova dieta”, prometeu Ana Maria Rosa Duarte de Souza, 49, também moradora do Parque Náutico.

Primeira turma do Grupo de Redução de Medidas ganha Dia da Beleza

Segundo Romaro, “a pró-xima turma terá início na pri-meira semana de setembro, com mais de 60 inscritos. Já implantamos esse programa na ESF Pinheiral, UBS Terra Preta e a ideia e levar para as demais ESFs”, disse a nutri-cionista, que organizou para os alunos um café da manhã saudável e natural, de acordo com a proposta do projeto.

Estiveram presentes ao evento o secretário da Saúde, Anderson Aparecido Mendon-ça, representando o prefeito, Dr. Márcio Pampuri, acompa-nhado do vereador Valdeci do América.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 20149

Prefeitura realiza reformas em cinco escolas municipais

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura das unidades escolares e garantir a quali-dade de ensino dos alunos, a Prefeitura de Mairiporã está realizando obras de reformas, adequações e ampliações em cinco unidades da rede muni-cipal de ensino.

Uma delas é a escola Cris-tiane da Silva Costa, no bair-ro Pinheiral, cuja equipe de manutenção da Secretaria da Educação, está realizando a construção da brinquedoteca e de uma mini quadra, além da transferência do playground para local mais adequado.

Já a unidade Izabetti Fe-lipini Chamma, localizada na

Estrada Velha de Bragança, está recebendo reformas na tubulação de gás. Na escola Natália de Oliveira e Silva, no Jardim Spada, a equipe execu-ta a construção do refeitório e na Paschoal Luciane Junior, no Jardim Lucia, a construção de reservatório água, bem como a substituição das portas.

Atendendo uma antiga rei-vindicação da comunidade escolar, na escola Divina Anas-tácio Nascimento, em Terra Preta, esta sendo realizada a cobertura do pátio, a constru-ção do refeitório, bem como a pintura.

F O G Õ E S E C A I X A S D´ÁGUA - Além das reformas

dos fogões de todas as uni-dades escolares, a prefeitura realizou a substituição de caixas d´água de amianto por polietileno em algumas escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de melhorar a higiene, a limpeza e garantir a pureza da água armazenada.

Para o prefeito, Dr. Márcio Pampuri, modernizar e refor-mar a estrutura física da rede escolar é fundamental para dar suporte à qualidade de ensino. “Melhorando a infraestrutura das escolas, garantiremos me-lhores condições de trabalho aos profissionais e consequen-temente avanços na qualidade de ensino”, disse.

Prefeitura realiza serviços de limpeza e capinação na Estrada do Mato Dentro e em Terra Preta

Para melhorar as condições de trafegabilidade, além de manter a cidade limpa e segu-ra, a Prefeitura de Mairiporã realizou, na última semana, na Estrada do Mato Dentro, servi-ços de capinação e roçagem, além da limpeza das canaletas e das laterais.

A prefeitura realizou também a pintura de guias e serviços de capinação na região central de Terra preta.

Estas ações realizadas cons-tantemente em diversos bair-ros da cidade fazem parte do conjunto de obras realizadas pela nova gestão, que vem tra-balhando para melhorar a qua-lidade de vida da população.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 201410

HORÓSCOPO

ÁRIES - 21.mar a 20.abrVocê pode mudar a maneira de trabalhar e organizar suas atividades. Situações difíceis podem ser recuperadas. É possível ter êxito mesmo nos casos delicados.

TOURO - 21.abr a 20.maiVocê se orientar com segurança e certeza, inclusive diante de desafios. Pensamentos e emoções em harmonia. Os assuntos cultu-rais, intelectuais e artísticos são estimulados.

GÊMEOS - 21.mai a 20.junÉ oportuno você se livrar do que não lhe serve mais. Uma sensação de deslocamento ou estranheza estará presente hoje. É um dia de mudanças na vida pessoal e material.

CÂNCER - 21.jun a 21.julO convívio intelectual pode revelar muitas coisas e gerar um estreitamento nos laços e alianças. Dia estimulante para o contato humano, a comunicação e a troca de ideias.

LEÃO - 22.jul a 22.agoPlutão em bom aspecto com Mercúrio favo-rece organizar as finanças e uma atuação firme e decidida. O modo inseguro de lidar com dinheiro costuma lhe trazer prejuízos.

VIRGEM - 23.ago a 22.setMomento positivo para o entendimento com a pessoa amada. Cada um terá que muda algo em seu pensar. A expressão artística pode ser bem coordenada e se aprimorar.

LIBRA - 23.set a 22.outMomento para organizar os problemas não resolvidos; e isso é um passo para resolvê-los. A desordem em sua vida faz você adiar as boas soluções que são necessárias.

ESCORPIÃO - 23.out a 21.novAs atividades intelectuais e de comunicação são favorecidas. A profundidade de seu pen-samento faz enxergar algo novo e pioneiro Amizades instigantes e reveladoras.

SAGITÁRIO - 22.nov a 21.dezMomento para aplicar recursos, seus ou dos outros, no trabalho. Procure racionalizar as finanças para ter uma visão mais clara de como está e do que realmente necessita.

CAPRICÓRNIO - 22.dez a 20.janVocê descobre algo a respeito de si mesmo, se autoconhecendo melhor. Mantenha-se aberto a renovar sua individualidade. Você se descobre diferente do que imaginava. AQUÁRIO - 21.jan a 19.fevOs processos de cura e regeneração são muito ajudados pela correta compreensão dos desequilíbrios. Boa disposição para trabalhar a seu favor, de muitas maneiras.

PEIXES - 20.fev a 20.marO contato com novas pessoas pode ser muito estimulante. Este abre possibilidades não ima-ginadas. O convívio social deve ser procurado, mesmo quando não tenha disposição.

Mercúrio em Virgem forma semiqua-dratura com Júpiter em Leão, Vênus em Leão forma quincúncio com Plutão em Capricórnio. Este é um dia com situações contraditórias: por um lado, discussões

e polêmicas, com as pessoas querendo defender seus territórios e impor suas ideias; por outro lado, as pessoas entram em algum consenso proveitoso para seus trabalhos e atividades. O aspecto de Vênus indica reformulação dos gestos e sentimen-tos afetivos para se ajustarem à realidade.

CRUZADAS

VARIEDADES

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 201411

Assédio sexual é um estado patológico?

TARCÍLIO DE SOUZA BARROS

Desde os primórdios da hu-manidade até os dias atuais o assédio sexual, esta variante patológica, está incorporada à sociedade. Há poucos anos atrás não havia uma nomen-clatura explicando àquela situação constrangedora que ocorre no trabalho, quando o chefe vai à sedução da secre-tária; ou do diretor da fábrica cobiçando sexualmente às operárias. Este termo assédio sexual ganhou destaque na mídia nos anos 80, sendo à partir desta data melhor estudado pela medicina, pela psiquiatria e psicologia. Esta situação humilhante para às vítimas, abrange todos os países do mundo, sendo que cada um tem sua própria legislação peculiar. No Brasil estudos recentes demonstraram um aumento constante deste Pathos, se-gundo levantamentos efetua-dos por respeitáveis autorida-des médicas. Entre os fatores que carac-terizam o assédio sexual é a repetição continuada, prejudi-cando a vitima. A pessoa que se sente ofendida pode até processar o agressor por dano moral; porém muitos ofendi-dos deixam de fazer para não se exporem ao escândalo publico ou perda do posto de trabalho. O efeito do ato de assédio continuado pode afetar a parte psíquica do ofendido à ponto de ter de recorrer à terapias,

uso de antidepressivos e fobias variadas. Para evitar

danos à saúde como mal estar continuado, náuseas, gastrite, deixar de comer, ou comer por excesso, síndromes de pâni-co, convém se precatar contra o agressor nos momentos iniciais do assédio. Estudos efetuados pela Universidade de Harvard, USA recomendam que a pessoa ofendida deixe claro ao ofensor

que não admite o tratamento desrespeitoso; caso o assédio persista deve repetir à adver-tência em público.Somente em casos extremos deve procurar as Delegacias de Policia, Ministério Público do Trabalho. Toda denúncia pode ser sigilosa, via telefônica ou por Internet. Existem inúmeros casos na

Justiça em que ofendidos por assédio sexual interpuseram ações judiciais trabalhistas, alegando que o pedido de rescisão do vinculo trabalhista ocorreu por culpa do assediado, exigindo indenizações compatí-veis com o dano moral, obtendo ganho de causa.Tarcílio de Souza Barros é crítico de arte e analista de temas culturais

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 201412

Moradores têm atendimento odontológico aos sábados

A Prefeitura de Mairiporã esta realizando atendimento odontológico de urgência e emergência, também aos sába-dos, das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde de Terra Preta e no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua Coronel Otávio Azeredo, no centro da cidade.

A ampliação do serviço tem como objetivo disponibili-zar atendimento odontológico à população que não tem con-

dições de procurar os postos de saúde durante a semana.

Maria Celene Queiroz, mo-radora do bairro Jardim Neri, aprovou a iniciativa da prefei-tura e destacou que “o atendi-mento aos sábados, além de uma oportunidade para os mo-radores procurarem atendimen-to odontológico em casos de ur-gência e emergência, favorece as pessoas que trabalham ou estudam e não tem condições de buscar o atendimento nos

demais dias da semana”, disse. Mesma opinião compartilha-

da por Clementina de Oliveira Bueno, moradora do bairro Santa Inês, “esse atendimento aos sábados beneficia muito a população que trabalha”, concluiu.

Nas unidades estão dis-poníveis atendimento clínico geral especializado em odon-tologia que são realizados por dentistas em regime de plantão.

Press-release – Campanha “Aposentado Ficha Limpa”

Aposentado do INSS es-tará recebendo a primeira parcela do 13º salário junto com o valor do benefício do mês, entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro.

A ACE Mairiporã estará orientando o aposentado que quiser aproveitar a opor-tun idade, para negoc iar suas dividas, voltando a ter seu crédito aceito na praça.

Estatística da Associação Comercial e Empresarial de

Mairiporã aponta que dos 16.719 devedores do comér-cio de Mairiporã incluídos no banco de dados do SCPC ate agosto/2014, 36% são consumidores acima de 50 anos.

A ACE estará empenhan-do esforços, para numa ação conjunta com o comércio de Mairiporã, diminuir a inadim-plência alem de fomentar novas compras com a utiliza-ção destes novos recursos.

www.folhaopiniao.com.br

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 201413

Mais de 500 alunos do município participam de formatura do Proerd

Na sexta-feira, dia 15 de

agosto, no Ginásio de Esportes

Florêncio Pereira, aconteceu a

formatura do Programa Educa-

cional de Resistência às Drogas

e à Violência - Proerd para 533

alunos de 4ª série de onze esco-

las municipais e uma particular,

da cidade. Os cabos Eliomar da

Silva Oliveira e Simone Gomes

da Silva foram os instrutores

da turma durante dez semanas

(uma aula por semana).

Segundo Oliveira, “o progra-

ma é a adaptação para o Brasil

do programa educacional norte-

-americano Drug Abuse Re-

sistence Education - D.A.R.E.,

surgido em 1983. No Brasil, o

programa foi implantado em

1992, pela Polícia Militar do

Estado do Rio de Janeiro, em

Mairiporã em 2.000 e hoje é

adotado em todo o Brasil”, disse.

“Os pais e professores dão

retorno de que as crianças ficam

mais críticas e receptivas quanto

aos esclarecimentos relaciona-

dos ao uso de drogas. O curso

é uma importante ferramenta no

trabalho de prevenção, fortaleci-

mento da autoestima, questões

relacionadas à saúde, crimi-

nalidade, problemas familiares

e de violência relacionados à

questão”, considerou o cabo.

“A cada R$ 1,00 gasto com

o Proerd, economiza-se R$

4,00 com as consequências do

uso de drogas. O mais impor-

tante é a prevenção, portanto,

agradeço o trabalho desses

policiais em meu nome e em

nome dos munícipes, para os

quais peço uma salva de pal-

mas, bem como para os profes-

sores e diretores das escolas

aqui presentes. Afinal, são eles

que cuidam dos nossos filhos

no dia a dia”, declarou o prefeito

Dr. Márcio Pampuri.

Já o capitão Plauska desta-

cou a importância da família na

formação das crianças e citou

o provérbio hebráico “Educa

a criança no caminho em que

deve andar, e ainda quando for

velha, não se desviará dele”.

Também registraram pre-

sença no evento os secretários

de Assuntos Culturais Juan

Oscar Ouchana e de Assuntos

Desportivos, Dayvid Alves,

além de Vera Lúcia Wengrill

representando a secretária da

Educação, Esportes e Cultura,

Eli Barboza de Lima; os verea-

dores Rafael Tadeu e Tia Val e o

presidente do Conselho Comu-

nitário de Segurança - Conseg

Mairiporã, Enésio Cerqueira

Lopes.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 201414

“Ópera do Malandro” de Chico Buarque estreia em São PauloClássico musical de 1978 assinado por Chico Buarque, “Ópera do Malandro” estreou no último dia 08 e estrará em cartaz no CCBB-SP - Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo até 31 de agostoInspirada na “Ópera dos Men-digos”, de John Gay e na “Ópera dos Três Vinténs” de Bertolt Brecht e Kurt Weill, a montagem inédita da Cia. Da Revista e assinada por Chico Buarque, “Ópera do Malan-dro”, estará em cartaz na ca-pital paulista até o próximo dia 31 com ingressos até R$ 10.Com um cenário que recebe

18 atores, apresentando 16 canções aos longo de duas horas e meia de espetáculo, o público presente revive os anos 40 da Lapa carioca.Vale lembrar que prostituição, contrabando e outras ilegali-dades fazem parte do enredo, que também revela o cotidiano de um poderoso chefão, cha-mado de Duran – Vivido pelo ator Gerson Steves. A montagem, com muitos nomes renomados, tem seu cenário inspirado na poltrona “Favela”, dos irmãos Cam-pana, e o figurino, em Coco Chanel, Jean Paul Gaultier e Alexandre Mc Queen.

TATIARA GUARIENTE Para os interessados, nos dias 25/08 (segunda feira) e 27/08 (quarta feira) não haverá apre-sentação.Onde: CCBB SP - Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo Rua Álvares Penteado, 112Centro - CentroSão Paulo(11) 3113-3651 / (11) 3113-3649Estação Sé (Metrô – Linha 1 Azul e Linha 3 Vermelha)

Quando: Até o dia 31/08Domingos, às 19:00 Segundas, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados, às 20:00

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 2014

15 GASTRONOMIA

Macarrão 3 minutosIngredientes:

1 pacote de macarrão tipo

parafuso

1 xícara e meia (chá) de molho

de tomate

1 lata de creme de leite

3 colheres (sopa) de queijo

parmesão ralado

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão,

junte o macarrão, o molho de

tomate, o creme de leite e três

xícaras (chá) de água. Mistu-

re, tampe e leve para cozinhar.

Assim que iniciar fervura, con-

te 3 minutos e desligue o fogo.

Retire a pressão da panela e

abra cuidadosamente. Sirva a

seguir, polvilhado com queijo.

Raspadinha de limão

Ingredientes:

1 lata de leite conden-

sado

½ xícara (chá) de

suco de limão

1 colher (chá) de ras-

pas de limão

1 forma de gelo pi-

cado

Modo de preparo:

Coloque o leite con-

densado, o suco e as

raspas no liquidifica-

dor. Bata até adquirir

consistência cremo-

sa. Coloque raspas de

gelo em copos altos

e despeje o creme de

limão sobre o gelo.

Sirva logo a seguir.

Bife no caprichoIngredientes:6 bifes (aproximadamente 800g)1 colher (sopa) de manteiga2 colheres (sopa) de óleo1 cebola grande ralada1 pitada de pimenta do reino4 tomates sem pele e sem sementes, picados2 tabletes de caldo de carne 1 colher (chá) de mostarda

1 colher (sopa) de azeitonas pretas picadas1 colher (sopa) de cheiro verde picado1 ramo de orégano frescoModo de preparo:Em uma frigideira de fun-do largo, frite os bifes na mistura de óleo e manteiga, em fogo forte. Retire-os e reserve-os em local aqueci-do. Na gordura que ficou na

frigideira doure a cebola, junte pimenta do reino e os tomates. Refogue bem. Junte o caldo de carne dissolvidos em uma xícara (chá) de água fervente e deixe ferver. Acrescente a mostarda, as azeitonas, o cheiro verde e o orégano e misture. Junte ao molho os bifes e deixe aquecer por 2 minutos. Sirva a seguir.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 201416

Muro de contenção é construído no Jardim OliveiraUma importante obra de

contenção está sendo exe-

cutada pela prefeitura, na rua

Álvares de Azevedo, no bairro

Jardim Oliveira. A obra, que

antecede a pavimentação as-

fáltica, tem como objetivo evi-

tar deslizamentos e garantir

a segurança dos moradores,

pedestres e veículos. Depois

de concluído o muro de con-

tenção, de aproximadamente

220m3, ainda será feita dre-

nagem, aterro, compactação e

uma escadaria hidráulica que

terá a função de reduzir a ve-

locidade da água das chuvas.

A medida, segundo o en-

genheiro, Luiz Heraldo Rodri-

gues Afonso, que há 32 anos

trabalha na prefeitura, feliz-

mente tem sido uma prática

da atual gestão. “Vemos que

www.folhaopiniao.com.brMais de oito mil acessos por edição - conforme dados UolHost.

o prefeito, Dr. Márcio Pampuri

tem tido responsabilidade e

comprometimento na hora da

execução de obras importan-

tes como esta. A construção

de muros de contenção, por

exemplo, são grandes inves-

timentos que infelizmente não

aparecem e por isso, muitas

vezes são deixadas de lado”,

explicou.

A população, no entanto,

tem notado a diferença e apro-

vado as obras realizadas pela

prefeitura. “Moro no bairro há

10 anos e sofremos muito com

o pó e a lama. Muitos prome-

teram, mas nada fizeram pelo

nosso bairro. Até que enfim

chegará o asfalto para facilitar

a nossa vida”, comemorou

Josimara Lopes, moradora do

bairro Jardim Oliveira.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 2014

18

Quanto Custa?E como os eletrodomésticos tiveram a maior alta dos últimos cinco anos na região metropolitana de São Paulo, entre os meses de janeiro e julho de

2014 – 11,08%, segundo o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Quanto Custa? dessa semana explorou este tema e foi em busca de

alguns desses produtos em nossa cidade.

Para o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a alta é reflexo do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para

a linha branca – Linha esta, que é presente em todas as lojas de eletrodomésticos de nosso comércio local e em alguns estabelecimentos com a

opção também em inox.

Vale ressaltar que seja feita uma pesquisa antes de qualquer compra, já o que mesmo produto pode sofrer grande variação de preço de uma loja

para outra.

LiquidificadorEste produto pode ser encontrado a partir de R$ 79,90 na Pernam-bucanas, localizada à R. XV de Novembro, 225/235 – Tels: 11 4604 3316/ 3324

Geladeira Este produto pode ser encon-trado a partir de R$ 715,30 (1 porta - 239L) na Casas Bahia, localizada à Av. Tabe-lião Passarela, 610

Freezer verticalEste produto pode ser encontra-do a partir de R$ 975,00 (121L) na Casas Bahia, localizada à Av. Tabelião Passarela, 610

FritadeiraEste produto pode ser encontrado a partir de R$ 99,90 na América Alô Brasil, localizada à R. XV de Novembro, 270 – Tel: 11 4419 2097

BatedeiraEste produto pode ser encon-trado a partir de R$ 99,90 na América Alô Brasil, localizada à R. XV de Novembro, 270 – Tel: 11 4419 2097

TATIARA GUARIENTE

Fogão Este produto pode ser encontrado por R$ 1.098,00 (5 bocas Elec-trolux) na Lojas Cem, localizada à R. Coronel Fagundes, 130 – Tel: 11 4419 5033

MixerEste produto pode ser encon-trado por R$ 89,00 na Pernam-bucanas, localizada à R. XV de Novembro, 225/235 – Tels: 11 4604 3316/ 3324

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 2014

19

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 2014

20

População comemora início das obras de pavimentação no bairro jardim Gibeon

Dando continuidade ao segundo pacote de ruas asfal-tadas, a Prefeitura de Mairiporã iniciou, na última semana, as obras de pavimentação do trecho da rua Nelson Francisco de Almeida, no Jardim Gibeon. Neste novo pacote estão inclu-ídos serviços de drenagem e pavimentação em nove ruas.

Valter Algares, presidente da Associação dos Moradores do bairro, aprova o asfalto e diz que o prefeito está de parabéns. “Com o asfalto vai melhorar muito a saúde, a loco-moção, além da valorização do imóvel. Agora nós moradores devemos fazer a nossa parte cuidando das nossas calça-das”, disse.

Já Pedro de Cillo que tam-

bém mora no bairro destacou que “além de mais qualidade de vida, o bairro ficará muito mais bonito. Agradeço ao pre-feito Dr. Márcio Pampuri pela melhoria”, concluiu.

Também já estão em anda-mento as obras das ruas Júlio Ribeiro, Raul Pompéia, Mário de Andrade e Monteiro Lobato, no bairro Jardim Lúcia.

Já as obras da rua Faustino Gomes Pedroso deverão ser iniciadas na próxima segunda.

Outras quatro ruas deverão ser iniciadas na sequência, são elas: Rua Maurilio de Souza de Oliveira, Clarice Pereira de Andrade, no Jardim Pereira; Reinaldo Sanches e Faustino Gomes Pedroso, no Jardim Gibeon.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 2014

21

ARTIGO

marisa MOTTA cardone

“As tragédias que mudam a história”

Muitas são as mudanças

causadas pelas grandes tra-

gédias, nos trazem sofrimen-

to, perplexidade, nos parecem

sem propósito, desneces-

sárias; porém ao passar o

primeiro impacto, quando real-

mente começamos a analisar

os fatos e as consequências,

nota-se o quanto uma tragé-

dia pode mudar totalmente o

curso da história, seja pessoal

ou coletiva, atinge à todos de

forma irreversível.

Grandes nomes do cenário

mundial tanto o político quanto

o artístico, nos fazem refletir

o quanto se perde e o quanto

se ganha em maturidade, ao

percebermos que a morte não

tem volta, não existe meio

termo, não existe “jeitinho”, é

total e absoluta.

Essa proximidade com a

morte, nos chega mais bru-

talmente quando se trata de

alguém notório, em evidência,

como as ocorrências dos últi-

mos dias: Robin Willians, ator

que nos fez chorar e rir com a

mesma facilidade e que se foi

de maneira triste, incompre-

ensível, tirando a vida, num

suicídio trágico, envolvendo

um histórico de drogas, álcool

e depressão. Fausto Fani, no

auge de vida e da carreira; por

que ? Laurem Bacall - Quem

não lembra desta deusa do

cinema que nos proporcionou

horas de bons filmes, havia

completado 89 anos; mas ...

e dai ? Foi uma época áurea

do cinema internacional que

acabou, foi o “glamour” das

grandes divas.

Quando chegou a notícia

da tragédia com a aeronave

na qual viajava o candidato

presidencial Eduardo Cam-

pos, que o levou de forma tão

descabida ao nosso entender,

pela minha cabeça começou,

como num filme, a lembrança

de outras e outras mortes que

a todos abalaram.

- Getúlio Dornelles Vargas

(1954), menina que era co-

meçando o curso ginasial, não

entendia direito o porque do

suicídio cometido por ele ao

atirar contra o próprio peito.

Não entendia o porque de

tanta comoção que tomou o

país; mas agora entendo o

quanto esta morte impactou

a população brasileira.

- 1985 - morre Tancredo

Neves às vésperas de assumir

a presidência do país, rever-

tendo novamente a história

política. Ambos marcaram

para sempre o rumo do Brasil.

- 2014 - sessenta anos

separam as mortes de Getúlio

Vargas e Eduardo Campos,

mas a comoção popular é a

mesma, ou talvez maior agora

já que conseguimos com o

passar do tempo, entender,

assimilar e questionar os líde-

res que governam os países,

sejam eles quais forem.

Eduardo Campos vinha de

uma linha política dura, mas

que em nada condizia com

sua postura cordial, otimista

e fortemente imbuído de mu-

danças radicais no panorama

politico atual. Pai de uma

família unida, feliz e amorosa

que perdeu seu amparo.

Com tristeza percebo que

as mudanças pelas quais ele

trabalhava, se revelaram de

maneira tão clara, tão positiva

que chego a pensar que talvez

vivo isso não seria possível. A

reviravolta no cenário foi total.

Que sentido então tem a

vida ? Precisamos morrer

para fincar nossos pés no

mundo, nossas ideias, nos-

sos propósitos, para sermos

lembrados, para que nossos

sonhos sejam aceitos e por

outros realizados ?

Complexos seres é o que

somos: quando vivos, mui-

tas vezes somos relegados,

incompreendidos. Será que

a morte ao final das contas

seria algo benigno ? Este é

o maior enigma da vida, e

ninguém até hoje conseguiu

decifrar.

“PLACIDE QUIESCAS”

Marisa Motta Cardone é escritora e jornalista

Foi comemorado ontem,

21, o aniversário de uma

pessoa especial, Kátia sua

família deseja um Feliz Ani-

versário, e que seu cami-

nho seja iluminado sempre.

Beijos do seu marido

Edmilsom, e do seus filhos,

Marcos, Guilherme e Julio.

ANIVERSARIANTE

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 2014

22

Atleta de Mairiporã é destaque de Muay ThaiNo domingo, 17, no Centro

Cultural Newton Gomes de

Sá, em Franco da Rocha,

aconteceu a segunda etapa

do torneio Gladiators Club,

que contou com a participa-

ção das academias de Franco

da Rocha, São Paulo, Mai-

riporã, Campinas e Cosmó-

polis.

O novo segmento das ar-

tes marciais vem ganhando

espaço entre a camada jovem

em todo território nacional e

conquistando adeptos de to-

das as idades. Em Franco da

Rocha não é diferente.

Foram disputadas seis lu-

tas, sendo três de Muay Thai

e outras seis de boxe. Além

disso, o público presente

pode assistir demonstrações

de lutadores profissionais de

MMA (da sigla inglesa para

Artes Marciais Mistas), Boxe

e Muay Thai.

O mairiporanense Jorge

Henrique Ventura, aluno do

professor Caverna, da aca-

demia GT Fitness, venceu por

nocaute no primeiro assalto,

na categoria meio médio de

Muay Thai. Rodrigo Garcia,

lutador de boxe, também

venceu.

A semif inal do torneio

acontece no mês de outubro,

na cidade de Campinas.

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 201423

Arquiteta, casada, mãe de duas filhas, avó de dois netos e moradora de Mairiporã há 19 anos, Nádia Medeiros é a entrevistada de nosso encontro semanal.

Sua história com a cidade foi amor à primeira vista, já que foi criada no interior de São Paulo e aqui encontrou características que remetiam à sua infância para formar a sua família e criar seus filhos.

Em nossa entrevista, Nádia afirma porque não deixará Mairiporã e o que a faz ir e vir da capital paulista todos os dias.

Folha Opinião: Como foi o

seu despertar com Mairi-

porã?

Nádia: Eu cheguei em Mairipo-

rã há quase 19 anos atrás. Aqui

eu vim em busca de qualidade

de vida e foi assim que eu e

meu marido compramos um

terreno no condomínio Haras

El Paso, onde vivemos com

a nossa filha caçula até hoje.

Desde essa época eu já tra-

balhava em São Paulo e opto

em fazer essa viagem todos os

dias exatamente porque busco

tranquilidade e bem estar, o

que as grandes cidades já não

podem mais nos proporcionar.

Qual o seu parecer das ci-

dades, uma vez que você

transita nelas diariamente?

Mairiporã ainda respira sosse-

go mesmo nos tempos atuais

de violência em que o mundo

vive. Morar aqui é gratificante

porque a paz que tenho em

minha casa não encontrarei em

lugar algum. Esse sentimento

positivo em relação a cidade,

eu e meu marido sempre trans-

mitimos às nossa filhas. A mais

velha se formou em São Ber-

nardo do Campo, trabalhava

em São Paulo e voltava para

cá todos os dias. Já a mais

nova, iniciou este ano o seu

curso de graduação também

na capital paulista e faz desse

trajeto a sua rotina.

Há algo que te desagrada em

nossa cidade?

A falta de vagas nas ruas de

nosso comércio me faz sempre

pensar em fazer as compras

em São Paulo. Agora, com

os locais de estacionamento

rotativos da Zona Azul espero

que este desconforto seja so-

lucionado para os moradores.

Devemos explorar mais o en-

torno verde de nossa represa,

onde é possível construir ciclo-

vias e quiosques de alimenta-

ção sem contaminar a nossa

natureza.

TATIARA GUARIENTE

ENTREVISTA

“Morar aqui é gratificante”

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 22 de agosto de 201424