jornal - sindicato dos trabalhadores nas indústrias de ... · a velha choradeira das grandes...

4
Edição: Abril 2016 JORNAL NÃO VAMOS PAGAR ESSA CONTA! ara não reduzir os lucros, patrões P querem aumentar a exploração com redução de salários e direitos. Trabalhadores e trabalhadoras, em vários momentos da história nós fomos à luta tanto para avançar nas conquistas, quanto para impedir que governos e patrões piorassem ainda mais nossas condições de trabalho e salários. Neste momento não é diferente! Nossa classe está sofrendo graves ataques sobre os direitos. Além da intensa rotatividade que diminuem salários, também nos ameaçam as demissões, que atingem os trabalhadores em todas as partes do país. A inflação, o aluguel, a alimentação, as contas de água, luz, gás e os juros, enfim, o custo de vida aumenta e os patrões querem reduzir nossos salários para garantir seus lucros. Esta conta não fecha no final do mês. Para combater essa situação, o enfretamento e a resistência são as únicas saídas! Para barrar estes ataques portanto, teremos um ano de intensa mobilização, que se inicia pela renovação e ampliação do Sábado/Domingo livre na Cremer, Hering Altenburg, Reeltex, Eurofios, Malhas Rico, entre outras. Não podemos perder nossos direitos conquistados através da luta em conjunto para manter os lucros dos patrões: esta conta não é nossa! OS PATRÕES QUE DEMITEM EM MASSA, ARROCHAM SALÁRIOS, ATACAM DIREITOS E SE APROVEITAM DO QUE PROVOCARAM PARA EXIGIR MAIS ATAQUES CONTRA A CLASSE TRABALHADORA! ENTENDA, NÃO É PESSOAL. PRECISEI ESCOLHER ENTRE VOCÊ E O CAVIAR.. Trabalhadores e trabalhadoras da Cia Hering. Trabalhadores e trabalhadoras da Cremer.. Sintrafite fiscaliza e impede ataques aos direitos dos trabalhadores As empresas pensam que são espertas, mas nós não deixamos barato! Tentaram trocar os feriados sem cumprir os requisitos legais necessários. Mas se pensam que tudo podem, estão muito enganados e o sindicato está atuando para que essas ilegalidades não ocorram. Neste ano, duas empresas exigiram do trabalhador a reposição de horas sem plebiscito realizado pelo sindicato. Os trabalhadores denunciaram e notificamos as empresas, exigindo que se abstenham das recuperações. A Malhas Soft dispensou os trabalhadores por dois sábados e depois tentaram exigir a recuperação destas horas não-trabalhadas. Já na Chantelle, em Gaspar, teriam que repor no feriado municipal um dia em que a empresa simplesmente não deixou os trabalhadores cumprirem sua jornada de trabalho por problemas internos. Em ambas as situações, a atuação e a rápida comunicação foram essenciais para entrarmos em ação e impedir esses abusos dos patrões. Por isso, qualquer suspeita de ilegalidade deve ser denunciada ao sindicato para continuarmos agindo em defesa da classe trabalhadora. Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau, Gaspar e Indaial.

Upload: trannhi

Post on 17-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Edição: Abril 2016

JORNAL

NÃO VAMOS PAGAR ESSA CONTA!ara não reduzir os lucros, patrões Pquerem aumentar a exploração com redução de salários e direitos.

Trabalhadores e trabalhadoras, em vários momentos da história nós fomos à luta tanto para avançar nas conquistas, quanto para impedir que governos e patrões piorassem ainda mais nossas condições de trabalho e salários. Neste momento não é diferente! Nossa classe está sofrendo graves ataques sobre os direitos. Além da intensa rotatividade que diminuem salários, também nos ameaçam as demissões, que atingem os trabalhadores em todas as partes do país. A inflação, o aluguel, a alimentação, as contas de água, luz, gás e os juros, enfim, o custo de vida aumenta e os patrões querem reduzir nossos salários para garantir seus lucros. Esta conta não fecha no final do mês. Para combater essa situação, o enfretamento e a resistência são as únicas saídas! Para barrar estes ataques portanto, teremos um ano de intensa mobilização, que se inicia pela renovação e ampliação do Sábado/Domingo livre na Cremer, Hering Altenburg, Reeltex, Eurofios, Malhas Rico, entre outras. Não podemos perder nossos direitos conquistados através da luta em conjunto para manter os lucros dos patrões: esta conta não é nossa!

OS PATRÕES QUE DEMITEM EM MASSA, ARROCHAM SALÁRIOS, ATACAM DIREITOS E SE APROVEITAM DO QUE PROVOCARAM PARA EXIGIR MAIS ATAQUES CONTRA A CLASSE TRABALHADORA!

ENTENDA, NÃO É PESSOAL.PRECISEI ESCOLHER ENTRE

VOCÊ E O CAVIAR..

Trabalhadores e trabalhadoras da Cia Hering.

Trabalhadores e trabalhadoras da Cremer..

Sintrafite fiscaliza e impede ataques

a o s d i r e i t o s d o s t r a b a l h a d o r e s As empresas pensam que são espertas, mas nós não deixamos

barato! Tentaram trocar os feriados sem cumprir os requisitos legais necessários. Mas se pensam que tudo podem, estão muito enganados e o sindicato está atuando para que essas ilegalidades não ocorram.

Neste ano, duas empresas exigiram do trabalhador a reposição de horas sem plebiscito realizado pelo sindicato. Os trabalhadores denunciaram e notificamos as empresas, exigindo que se abstenham das recuperações.

A Malhas Soft dispensou os trabalhadores por dois sábados e depois tentaram exigir a recuperação destas horas não-trabalhadas. Já na Chantelle, em Gaspar, teriam que repor no feriado municipal um dia em que a empresa simplesmente não deixou os trabalhadores cumprirem sua jornada de trabalho por problemas internos. Em ambas as situações, a atuação e a rápida comunicação foram essenciais para entrarmos em ação e impedir esses abusos dos patrões.

Por isso, qualquer suspeita de ilegalidade deve ser denunciada ao sindicato para continuarmos agindo em defesa da classe trabalhadora.

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau, Gaspar e Indaial.

A nossa luta segue contra os ataques dos patrões e de todos os governos que atentam contra a classe trabalhadora

Mesmo em meio ao terrorismo que os meios de comunicação têm feito sobre os trabalhadores e seus direitos, o SINTRAFITE vai continuar com o mesmo foco de luta: atuar contra os ataques dos patrões para cima dos trabalhadores (com milhares de demissões, calote nos direitos e arrocho salarial) e pacotes dos governos que avançam contra os direitos, não vamos arredar da luta.

A velha choradeira das grandes empresas têxteis contrasta com as notícias dos meios de comunicação. A Sulfabril, por exemplo, espera um faturamento para 2016 de até R$100 milhões e a Cremer recentemente foi alocada junto as bilionárias do país. A internet é um vasto campo de informações e balancetes que não podem ser escondidos aos olhos da população. Neste, um dado chama a atenção: Santa Catarina é o estado que mais exporta roupas no país!

џ A CÍRCULO planeja para este ano 10% de crescimento acima da inflação;;

џ A COTEMINAS tem crescimento e melhora do resultado em 179%;

џ A TEKA (mesmo em recuperação judicial) tem um crescimento das vendas de 21% e um aumento no resultado operacional de 42%;

џ A CREMER teve um crescimento das vendas em 32% e do resultado operacional em 15,5%, isso só até setembro de 2015 e ainda se tornando uma das empresas bilionárias de Blumenau;

џ A HERING em 2015 teve um lucro de R$ 281,2 milhões.

џ A KARSTEN está presente em aproximadamente 30 países, é uma das maiores exportadoras do país em artigos têxteis.

Este é o cenário dos lucros acumulados através da exploração e apropriação da riqueza produzida pelos trabalhadores.

PPP – PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário

utilizado pelos trabalhadores para fins de aposentadoria e este

formulário deve ser preenchido com todas as informações relativas

ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente

nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do

agente. O formulário deve ser preenchido obrigatoriamente pelas

empresas, e o que chama atenção é a forma como estes PPP's são

preenchidos, onde constantemente se identifica a ausência de

informações ou em muitos casos as empresa omitem informações

importantes quanto ao tipo da exposição e intensidade de agentes

nocivos à saúde. O PPP é preenchido com base no PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS que

tem como objetivo a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores (as) através da antecipação,

reconhecimento, avaliação e consequentemente o controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou

que venham a existir no ambiente de trabalho. Na fase do reconhecimento os profissionais realizam as

avaliações ambientais por meio de equipamentos, onde serão identificados os níveis de exposição dos

trabalhadores (as) aos agentes nocivos a saúde, é um momento importante para que o resultado seja

efetivamente real, pois em alguns casos as empresas desligam máquinas, realizam limpeza dos ambientes

antes da avaliação, para que as informações geradas sejam favoráveis as empresa, prejudicando

diretamente aos trabalhadores na questão da saúde e futuramente na aposentadoria. Outro ponto

importante é que estes dados devem ser divulgados pela empresa e devem estar disponíveis aos

trabalhadores interessados ou aos seus representantes. Fique atento e denuncie qualquer irregularidade ao

seu Sindicato.

APOSENTADORIA

Você sabia que o preenchimento equivocado ou incompleto do formulário do Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP - pode inviabilizar a concessão de benefícios previdenciários como a

aposentadoria?

KATIA: PRESENTE!

Em memória a Katia Moraes,

trabalhadora da Coteminas assassinada

pelo marido em janeiro de 2016.

reflexão ao Dia Internacional da Mulher

No dia 16 de março, em reflexão ao Dia Internacional da Mulher,

realizamos na sede do sindicato um importante debate com a categoria,

em especial com as mulheres. Neste evento, contamos com a presença

de palestrantes da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher

e Idoso (DPCAMI).

Além de conselhos sobre como reconhecer e agir em situações de

violência, a liberdade e o empoderamento da mulher sobre suas

escolhas também foram foco de discussão.

Trabalhadoras reunidas no Dia Internacional da Mulher.

Trabalhadoras reunidas no Dia Internacional da Mulher.

Dia Internacional da MulherBruna Oliveira (Coletivo Feminista Casa da Mãe Joana)

Hoje,

Dirão que te celebram:

As marcas multiplicarão os lucros

Todo tipo de esteriótipo será reforçado

E negarão visibilidade a tua luta

Vão te reduzir a um salto

E a um batom retocado a cada hora

Vão te parabenizar por embelezar o ambiente

Afinal, não passas de um enfeite

Mas resistes

Em mais um dia de luta

Por tua própria sobrevivência

Mais um dia de luta

Por cada mulher ferida

Assediada

Humilhada

Apedrejada

Estuprada

Mutilada

Assassinada

Hoje,

Hoje tentarão te silenciar com flores.

Trabalhadores participantes da última edição do Torneio de Futebol.

TORNEIO DE FUTEBOL E GINCANA O SINTRAFITE convida toda a categoria para mais uma edição do torneio de futebol e gincana especial para sócios e dependentes. Forme sua equipe, de até 10 jogadores.

O torneio é uma forma de promover a integração e lazer aos trabalhadores e será realizado no dia 15 de maio, as 8h.

Inscrições GRATUITAS na recepção do Sintrafite. Apresentação OBRIGATÓRIA da carteirinha de associado.

TORNEIO DE FUTEBOL - 15 de MAIO DE 2016

1º lugar-R$ 1.000,002º lugar-R$ 700,003º lugar-R$ 500,00

GINCANA - 15 de MAIO DE 2016

1º lugar-R$ 1.000,002º lugar-R$ 600,003º lugar-R$ 300,00

Equipes do último torneio de futebol do Sintrafite.

FIQUE ATENTO AOS SEUS DIREITOS SOBRE AS HORAS-EXTRAS, 13º salário, férias, FGTS e

salário atrasado - DENUNCIE!Hora-extra compreende toda vez que você

trabalha além da sua jornada normal ou quando se trabalha em horários destinados ao descanso. Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da nossa categoria, esta deverá ser paga com acréscimo de 75% nos dias úteis e 120% nos domingos e feriados.

O Sindicato tem atuado fortemente, atendendo a todas as denúncias de trabalhadores que não receberam 13º, FGTS ou salários em dia. Somente neste ano, ingressamos com inúmeras ações coletivas, pelas quais os trabalhadores exigem o pagamento de todos seus direitos em dia. Fique atento! Todos os pagamentos têm que constar na folha de pagamento (isto inclui as horas extras), pois influenciarão também no aviso prévio, 13º salário, férias e aposentadoria. Pagamento por fora é prejuízo ao trabalhador.

EQUIPES PARTICIPANTES DA GINCANA REALIZADA EM DEZEMBRO DE 2015

Segundo lugar da gincana do Sintrafite.

Terceiro lugar da gincana do Sintrafite.

Primeiro lugar da gincana do Sintrafite.