jornal santa inês - abril - 2013

20
Santa InŒs Santa InŒs Notícias Notícias UPMSI UPMSI UPMSI UPMSI UPMSI Órgªo Informativo da Uniªo Pró Melhoramentos de Santa InŒs DISTRIBUI˙ˆO GRATUITA ANO XXIII - N” 213 - ABRIL/2013 Veja o Jornal Santa InŒs Notícias tambØm pela internet, acesse: www.upmsi.org.br Ela Ø nosso presente que pinta o futuro É pØtala œnica que diz bem-me-quer. Desenha o caminho que sigo seguro. É mªe, Ø menina, senhora , mulher. Uma homenagem do Jornal Santa InŒs Notícias a todas as mªes. Combater a dengue Ø um dever, meu, seu e de todos P`GINA 2 Os 60 anos da EMEBE e o que a Escola oferece para a comunidade P`GINA 3 E. E. Marechal Deodoro da Fonseca na luta contra a dengue P`GINA 4 Doenças frequentes no outono e inverno P`GINA 8 P`GINA 9 Nova Diretoria da UPMSI assume buscando soluçıes para o bairro Santa InŒs P`GINA 12 Diretoria da UPMSI, Deputado Paulo Lamac, Diretoria da BHTrans, Monsenhor Lydio e Sebastiªo Gonçalves NˆO PERCA! Dia 11052013 às 13 horas. Reserva jÆ sua cartela Vendas atØ 04-05-2013 Tarde de Bingo no URC P`GINA 13 Em abril, BH serÆ a Capital das Orquídeas Foto: Leonardo Vale P`GINA 16

Upload: uniao-pro-melhoramentos-de-santa-ines

Post on 29-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Jornal Santa Inês - Abril - 2013 - n. 213 - Ano XXIII

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

Santa InêsSanta InêsNotíciasNotíciasUPMSIUPMSIUPMSIUPMSIUPMSIÓrgão Informativo da União Pró Melhoramentos de Santa Inês DISTRIBUIÇÃO GRATUITAANO XXIII - Nº 213 - ABRIL/2013

Veja o Jornal Santa Inês Notícias também pela internet, acesse: www.upmsi.org.br

Ela é nosso presenteque pinta o futuroÉ pétala única quediz bem-me-quer.

Desenha o caminhoque sigo seguro.

É mãe, é menina,senhora , mulher.

Uma homenagem doJornal Santa Inês Notícias

a todas as mães.

Combater a dengueé um dever, meu,

seu e de todos

PÁGINA 2

Os 60 anos da EMEBE eo que a Escola oferece

para a comunidade

PÁGINA 3

E. E. Marechal Deodoroda Fonseca na luta

contra a denguePÁGINA 4

Doenças frequentesno outono e inverno

PÁGINA 8

PÁGINA 9

Nova Diretoria da UPMSI assume buscandosoluções para o bairro Santa Inês

PÁGINA 12

Diretoria da UPMSI, Deputado Paulo Lamac, Diretoria da BHTrans, Monsenhor Lydio e Sebastião Gonçalves

NÃO PERCA!

Dia 11�05�2013

às 13 horas.

Reserva já sua cartela

Vendas até

04-05-2013

Tarde de Bingo

no URC

PÁGINA 13Em abril, BH será a

Capital das Orquídeas Foto: Leonardo Vale

PÁGINA 16

Page 2: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

· DIRETORIAPresidente - Manuel Divino LopesVice Presid. - Antônio Carlos PinheiroDiretor Administrativo - NestorEustáquio da CruzDiretor Financeiro - José RaymundoTorresDiretor de Esportes e Eventos - GilsonAlmeida Vilela· CONSELHO FISCALAlder da Silva Borges, Aluísio No-gueira de Almeida, Lél io LuizTavares, Lívio dos Santos e JoséAmâncio de Morais

· CONSELHO CONSULTIVOEdison Nascimento Silva, Fábio Alves daSilva, Humberto de Morais Castro, PauloFrancisco Lourenço e Rui Alves da Silva· CONSELHO SUPERIORAdelino Gualberto de Souza, Antônio OnofreFontes, Antônio Teodoro L. Gomes, ArmindoVale Pires, Deli José de Rezende, HelvécioCamargos de Aguiar, Ildeu Fernandes, JairPorto Bonfim, José Martins Canoza, JoséRonaldo Moreira, Paulo José Borges, Re-nato Fonseca, Waldemar Silva, WilsonMiguel da Silva e Wilson M. de Oliveira.

Endereço: Rua Carmésia, 400 - Santa InêsTel.: 3481-7005

Jornalista Responsável: Cristiane da Cunha Fontes - MG 06314 JPPublicidade: Daniel Antônio Fontes e Márcia Campos Ribeiro

Redação:

Expediente

Distribuído gratuitamente nos comércios, residências e em Bancasde Revistas da região de Santa Inês e bairros adjacentes.

UNIÃO PRÓ-MELHORAMENTOS DE SANTA INÊS

Nota importante: Os diretores, conselheiros e colaboradores da UPMSI,nada recebem por seu trabalho, feito com espírito de colaboração.Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não representamnecessariamente a opinião do Jornal.

[email protected]: [email protected]

Impressão: "Sempre Serviços Gráficos" - Diagramação: 3072-4732

3488-2587 / 8826-54229659-7007 / Fax: 3481-7005

2 ABRIL/2013Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587

EDITORIAL

UTILIDADE PÚBLICA

Prezado leitor, se você nãorecebe o jornal Santa Inês

Notícias em sua residência,pode retirá-lo em algum denossos diversos pontos no

bairro: União Recanto Clube;Centro de Saúde Santa Inês;

Bancas de jornais; Farmácias e Padarias.

Onde encontrar o jornal Santa Inês Notícias

Nesta edição a dengue estará em foco porvárias vezes, pois assim ela tem se colo-cado em nossa cidade e nossa região.Temos acompanhado em Centros de Saú-de da Região Leste e até em Hospitaisconveniados, e estamos perdendo bata-lhas para o mosquito, mas não podemosperder a guerra. Para vencermos uma guer-ra, com um inimigo tão pequeno, mascapaz de se multiplicartão velozmente, preci-samos combatê-lo emseu foco e isso só seconseguirá com o esfor-ço de cada um e se pos-sível um pouco mais.

A UPMSI (UniãoPró-Melhoramentos doBairro Santa Inês) aliou-se a Secretaria de Saúde, ao Controle deZoonoses, Centro de Saúde Santa Inês, aParóquia Nossa Senhora de Nazaré e aoJornal SIN, buscando soluções urgentespara essa chamada endemia pelos órgãosmunicipais.

A endemia difere da epidemia por ser decaráter mais contínuo e restrito a uma determi-nada área. Por vezes, uma endemia podeevoluir para uma epidemia. Entretanto, estaoposição entre endemia e epidemia tem sidoesbatida com os novos conhecimentos adquiri-dos quanto aos fatores ecológi-cos que condicionam o desen-volvimento de uma doença. Otermo "endêmico" passou a re-ferir-se, de forma mais ajusta-da, ao grau de prevalência deuma doença, ou seja, à pro-porção entre o número totalde casos da doença e o núme-ro de indivíduos.

O caso é preocupante,uma vez que o Levantamentodo Índice Rápido do Aedesaegypti (LIRAa) realizado emmarço/2013, mostra que o ín-dice de infestação da dengueem BH é três vezes maior queo tolerável. A pesquisa indi-cou que a cada 100 imóveispesquisados na capital, trêsapresentam focos da doença,um percentual de 3%. Em ja-neiro, o índice ficou em 1.9%.O número é preocupante, jáque o tolerável pelo Ministérioda Saúde é de 1%.

(Fonte EM. 12/04/2013).

Combater a dengueé um dever, meu,seu e de todos

SAIBA MAIS...Técnicos da Secretaria Municipal de

Saúde fizeram o levantamento em 35 milimóveis de Belo Horizonte. O que ficou cons-tatado é que 80% dos focos estão dentrodas residências, o que mostra um descuidodos moradores. As regiões Leste e VendaNova são as que apresentam a maiorinfestação. Nelas, o índice ficou em 4,4%,

ou seja, em cada100 locais visitados,mais de quatro apre-sentaram focos domosquito.

Em uma sema-na a capital registrouum aumento de 1.987casos de dengue,saindo de 8.193 para

10.180, registrados até esta sexta-feira.(Fonte EM, 12/04/2013).

Então faça sua parte todos os dias. Olheem sua casa, qualquer lugar possível de se terum acúmulo de água, ainda que tão pequenoquanto uma tampinha de refrigerante. Cuidebem do seu lixo e se presenciar em outroslocais possíveis focos, elimine-os, ou procureo órgão competente para fazê-lo. Somente aunião de todos pode ganhar essa guerra.

Leia nossa matéria sobre o lixo e adengue, nesta edição.

Dessa vez as águas de março não fecharam o verão.Numa resposta, cada vez mais clara, da natureza

ao descaso do homem, as chuvas continuaram em abrile se antigamente sol e chuva era casamento da viúva,hoje é sinônimo de dengue e dengue pode ser morte. Asituação piora, as providencias demoram a ser toma-das, talvez na tentativa de negar as evidências. A popu-lação sofre, teme, mas aprende, ou tem a necessidadede aprender, que são pequenas atitudes diariamente,que vão se tornando bons hábitos, muitas vezes subs-tituindo os maus.

É essa necessidade de ver que o mundo é um todo,a natureza segue ciclos e depende e divide a vida comtodos os seres. Somos esses seres. Não sós, isolados,mas sim parte de um todo. Um todo muito maior que po-demos ser e se somos tão pequenos, temos meios paracrescer. Cada um tem o seu. Mas ninguém isoladamente.Isso tudo independe de estarmos sempre conosco. E,como num outono, perdemos nossas folhas, mas nãoperdemos a raiz.

Afinal, concomitantemente vem a Páscoa, que sig-nifica para todos os povos ocidentais de alguma forma arenovação, mas uma renovação com prosperidade. Comcrescimento, aprimoramento. Então, como num ciclo, vol-tamos ao começo, pois o aprimoramento se faz de bonshábitos, pequenas e gostosas atitudes que vão nos acres-cendo ao fazermos o que deve ser feito, ao respeitar e nosfazer respeitar, como parte de um todo, mas acima de tudocomo um. Um ser único, de características exclusivas, queviverá um dia após o outro, nunca mais que isso, que viverámais em alguns dias do que em outros, em determinadasépocas que em outras, mas sempre de uma forma dife-rente, mas principalmente viver.

Sempre viver, não viver para sempre. Afinal a vidaé um paradoxo. É a tal metamorfose ambulante, lem-brando de uma das frases que mais gosto, o que alagarta chama de fim do mundo, o Mestre chama de bor-boleta, de um livro que li na adolescência de Richard Bach,Ilusões. E li muitos outros, porque a maior e melhoraprendizagem de minha vida foi a leitura. Recomendo eespero que o mundo nunca perca esse hábito. Foi comoa descoberta do fogo para a humanidade. E ainda é,pois cada leitura pode me fazer questionar, pensar,imaginar e até viajar. Que bom! Quanta capacidadetemos. Vamos aproveitá-la de um modo especial, fazen-do o bem, sorrindo, agradecendo, vivendo melhor e ten-tando fazer viver melhor, é o que o nosso Planeta Terranos pede agora. Cuidemos do que é nosso. Façamos anossa parte. Vamos começar encarando a denguecomo uma séria epidemia que somente juntos, aindaque fazendo sozinho a sua parte, mas é necessáriofazê-la, combateremos esses pequenos insetos quenos assombram. Cuidemos, e ainda que entre a seca,lembrem-se ele volta, estará sempre a espreita. Sejaesperto, fique vivo.

Márcia Campos Ribeiro

Depende de nós

Page 3: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

3Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587ABRIL/2013

Ligue: 3461-9310Deus é fiel!

PREÇO EQUALIDADE É NARICARDO & CIA

CURSO DE

LEGISLAÇÃO

R$ 39.99

Todos os carros com direção hidráulicaMoto - Carro - Ônibus (Categoria D)

COMUNIDADE

Treinamento para pessoas habilitadas

A Escola Municipal Emídio Berutto (avenida Conceição do Pará, 1.726, bairro Santa Inês) comemorou no sábado, dia 6, data de fundação da unidade, seus 60 anos.

As comemorações aconteceram durante todo o período da manhã e estiveram presen-tes cerca de 800 pessoas, entre pais, alunos e representantes da comunidade. Com-pareceram o secretário regional adjunto Leste, Antônio Adônis Pereira, representantesdas gerências regionais de Educação e de Controle de Zoonoses, da Guarda Municipal,membros da União Pró-Melhoramentos de Santa Inês e membros do Programa Edu-cacional de Resistência às Drogas, parceiro da escola.

As comemorações aconteceram na escola Emídio Berutto e em ruas do bairroSanta Inês, na região Leste, onde houve uma caminhada na qual os alunos, desfilandofantasias e temas, contaram a história da Emídio Berutto. A Gerência Distrital deZoonoses fez, junto com os alunos, uma campanha contra a dengue e sensibilizou acomunidade com faixas e distribuição de cartilhas informativas. Também a UPMSIaproveitou a oportunidade e conscientizou as pessoas presentes com faixas.

A Guarda Municipal fez uma apresentação musical com sua banda e houvequeima de fogos, distribuição de geladinhos e, claro, o tradicional �parabéns para você�.

Foram distribuídas 800 viseiras com alogomarca comemorativa do aniversário daescola, criada pela diretora Patrícia Mello.

A festa faz parte de uma série decomemorações que deverão acontecer atéo final do ano, uma vez por mês, na escola.O projeto vem sendo trabalhado desde ocomeço de março e há ações planejadaspara serem desenvolvidas ao longo do ano,como culto ecumênico e festa junina, quefará uma retrospectiva das ações que jáaconteceram na escola ao longo dos anos.

Os 60 anos da EMEBE e o que a Escola oferece para a comunidadeEMEBE

ESCOLA MUNICIPAL EMÍDIO BERUTTO60 ANOS DE HISTÓRIA

�Parabéns a você , nesta data querida ��Seis de abril de 1953 desponta no cená-

rio educacional em Belo Horizonte uma insti-tuição municipal com apenas três salas deaula tendo como patrono o ex-prefeito do Mu-nicípio Emídio Berutto � Escola Municipal �Emí-dio Berutto�. Desde a fundação, o prédio pas-sou por reformas em sua estrutura física e hojeatende � manhã e tarde, aproximadamente900 alunos. Neste último dia 6 de abril a Escolacompletou 60 anos de contribuição com aeducação municipal, data que foi comemora-da com uma caminhada temática nas ruas doentorno da Escola, apresentação da banda da Guarda Municipal e queima de fogos.Estiveram presentes representantes da administração da Regional Leste, da UniãoPró-Melhoramentos, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e formador do PROERD� parceria da Escola com a Polícia Militar de MG.

A Emebe conta com uma equipe competente de 46 professores, 8 coordena-dores, 7 monitoras de apoio à inclusão, 1 secretária e 2 auxiliares de secretaria e1 professor auxiliar, 2 auxiliares de biblioteca, 2 porteiros e 2 vigias, 1 mecanógrafoe 1 professor auxiliar, 1 gestor de caixa escolar e 1 professor auxiliar, 1 ouvidora,5 cantineiras, 7 auxiliares de limpeza, 1 artificie, 1 guarda municipal, 2 auxiliares deensino, 1 agente do PSE, 15 agentes culturais da Escola Integrada e 6 agentes cul-turais da Escola Aberta.

A Instituição, tradicional na região, vem formando, ao longo das décadas, profis-sionais de sucesso e tem apresentado, desde 2005, excelentes resultados nas avalia-ções sistêmicas realizadas tanto pela Prefeitura Municipal de BH, Secretaria Estadualde Educação quanto pelo Ministério da Educação.

A Emebe se destaca, no que diz respeito ao desempenho de seus alunos, obtendoo melhor resultado no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dentreas escolas da Regional Leste (1º lugar) e da Rede Municipal de Ensino (4º lugar).

A Escola centraseu trabalho na forma-ção global do sujeito, in-cluindo as dimensõescognitiva, física, social,ético, moral e emocio-nal. Tendo em vista essaformação global, aten-dimento integral ao alu-no e estreitamento dorelacionamento Escola/Comunidade, a Emebeparticipa dos progra-mas da Secretaria Mu-nicipal de Educação:

l PSE - Programa de Saúde na Escola, tem por objetivo proporcionar saúde, edu-cação e melhor qualidade de vida aos alunos;

l Escola Integrada - iniciou-se em 2011 funcionando no próprio prédio da E.M.Emídio Berutto tendo grande aceitação. Atualmente, a Escola Integrada funciona nocontra turno, em casa próxima alugada pela Prefeitura de Belo Horizonte, fazendo usotambém de espaços no entorno da Escola, atendendo cerca de 250 estudantes de 6a 13 anos matriculados no 1º e 2º ciclos. São desenvolvidos trabalhos diversificados nasoficinas de Informática, Língua Inglesa, Dança, Teatro, Arte e Cultura, Capoeira, Edu-comunicação; Grafite, Esporte, Música e Artesanato. Há também �Aulas Passeio� comroteiros diversos: Cinema, Teatro, Grutas, Áreas de Preservação, Inhotim, Vale Verde,Clubes entre outros. Alimentação balanceada e programada pela equipe de nutricionistasda PBH onde são oferecidos lanche da manhã, almoço e jantar. O Programa EscolaIntegrada veio para dar maior qualidade de vida para os estudantes da rede municipalcom uma proposta de Escola mais completa, ou seja, Educação numa perspectiva dedesenvolver a criança nos diversos campos do conhecimento, esporte, lazer, cultura,socialização integrando-a na sociedade em que vive e ampliando seu conhecimento demundo;

l Escola Aberta - iniciou-se em Julho de 2012, sendo mais uma das maneirasde trazer a comunidade para dentro da Escola. Seu funcionamento acontece todosos sábados e domingos no horário das 8 horas às 14 horas. São oferecidas ofici-nas de Esporte (futebol, volei ou queimada de acordo com o interesse da maioria).Informática livre (internet, pesquisas e jogos). Em breve, Escolinha de Futebol eInformática para iniciantes. Também são oferecidas oficinas de artesanato:Patchwork embutido em caixas, trabalhos em fuxico, porta guardanapo em predarias(domingo de 8 horas às 14 horas); bordados em ponto cruz duplo no tecido xadrez,ponto reto, ponto ilhós, aplique em pano de prato (sábado de 9 horas às 12 horas); tricôe crochê: cachecol, gola de bico e bolero (sábado de 8 horas as 11 horas). Jogos ebrincadeiras: cama elástica, jogos de tabuleiro, dominó e vareta. E oficina de Teclado(sábado de 8 horas as 14 horas).

Enfim, a Escola Municipal Emídio Berutto abre suas portas e procura acolhertodos aqueles que procuram por um ensino público de qualidade. Por essas e por outrasrazões que a Emebe é uma instituição respeitada por todos que a conhecem.

Equipe EMEBE - 2013

Page 4: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

(3486-5088

Alinhamento - BalanceamentoSuspensão - Escapamento

Freio - Regulagem de MotorLimpeza de Bicos

e Auto peças.

AV. CONTAGEM, 1386 - SANTA INÊS (AO LADO DO POSTO ANA LÚCIA)

CENTRO AUTOMOTIVO SANTA INÊS

UMA VIAGEM TRANQÜILAPEDE UMA BOA REVISÃO

8805-6279 / 3494-6806

Raspação, Aplicação de Synteco, Verniz,Resina, Rejuntes,Tacos, Tábuas, Hall,Decks, Massa F12, Portas e Janelas

dentre outros.

Contato: Carlos

4 ABRIL/2013Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587

COMUNIDADE

WM· Ferros e ferragens para serralheria

· Corte e dobra de chapas, calhas e rufos· Fechaduras, dobradiças, eletrodos, serras, etc.

Rua Amélia Procópio Corrêa, 8 - Ana Lúcia

Ferros Ltda

3485-1711 l 3485-1977 l 3088-5262

"A minha esperança estána tua palavra" Salmo 119.74

Desde 1975 com você

Fone: 3461-5556

SANTA INESlaboratório e clínica

Av. Mantiqueira, 657 - Santa Inês - Ônibus: 8001 e 9550 (Esquina com Avenida Contagem)Atendimento: Segunda à Sábado a partir de 07:00hrs - e-mail: [email protected]

CONSULTAS: Várias Especialidades.

l Cardiologial Clínico Gerall Dermatologial Eletrocardiogramal Endocrinologistal Exames Laboratoriaisl Fisioterapial Fonoaudiologial Gastroenterologial Ginecologia

l Nutricionistal Oftalmologial Ortopedial Otorrinolaringologial Pediatrial Psicologial Pediatrial Ultrasom (adulto, criança com e sem biopsia)l Urologia

Facilidade de pegarresultado de exame

via internet

PEDIDOS DO SUS:- Com valores diferenciados.- Aprestando este anúncio: VOCÊ NÃO PAGA PELO CARTÃO DE CE (CLIENTE ESPECIAL).

ATENDIMENTO:- Particular, Pedido SUS, Convênios (Unimed e outros)

Com essa revitalização, ini-ciada em agosto de 2012, comrecursos da Comunidade Paro-quial, o espaço está sendo dota-da de salas amplas que abriga-rão a Sede Administrativa daASPSI, 1 sala para almoxarifado,1 sala para biblioteca, 1 espaçopara curso de inclusão digital, 5salas para oficinas de teatro, dedança folclórica e popular, paraformação de um coral, de bandade música infantil, de flauta e de

HISTÓRIA PARA CONTARParóquia Nossa Senhora de Nazaré

A Escola Estadual Mare-chal Deodoro da Fonse-

ca abraçou com fervor o �Pro-jeto todos contra a Dengue�na semana de 08/04 a 12/04.

A equipe pedagógicaelaborou um projeto envol-vendo os alunos, professo-res e funcionári-os, com a parti-cipação efetivada comunidadee parceria como Posto de Saú-de mais próxi-mo (Santa Inês)proporcionandopalest ras, le-

Revitalizar para tornar útil...A Comunidade Paroquial de Nossa Senhora de Nazaré está se

empenhando para a revitalização do imóvel onde, por 31 anos,funcionou o Posto de Saúde, transformando-o no Centro Cultural daAção Social Paroquial Santa Inês - ASPSI.

apresentações artísticas e cultu-rais, banheiros comuns e banhei-ros para portadores de necessi-dades especiais. O prédio rece-berá uma fachada moderna.

É a Comunidade Paroquialdo Bairro Santa Inês abrindo es-paço para atividades lúdicas e cul-turais, promovendo o acesso dapopulação local e de outros bair-ros à cultura e, sobretudo, à inclu-são social.

Sônia Leão

Projeto todos contra a Dengue.Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca

vando alunos e familiares àmudanças de atitudes quan-to a fiscalização, prevençãoe combate do mosquito nomeio ambiente.

A equipe trabalhou naconscientização da importân-cia da erradicação do mos-

quito e os verdadeiros pro-blemas causados pela den-gue.

Os alunos tiveram au-las expositivas, fizeram más-caras e mosquitos, gráficos,contendo dados de pessoasinfectadas no bairro. Fize-ram pequenas dramatiza-ções e entrevistas com pes-soas que tiveram a doença,inclusive alguns funcioná-rios.

No dia 12/04 com a par-ticipação de pais os alunosapresentaram músicas e ex-puseram todos os conheci-mentos adquiridos durante asemana. No horário do re-

creio a �Patrulha da Saúde�entrou em ação. Os ASBS ( eos alunos fizeram a identifica-ção dos locais possíveis paraa reprodução do mosquito. Fo-ram distribuídos panfletos parainformação com questionári-os para as famílias.

A escola se envolveu ese conscientizou das mudan-ças de atitudes para o comba-te da DENGUE. Despertarespírito combativo frente aoproblema.

A DIREÇÃO.

CIRCULANTEDISPONÍVEL

CAIXA 64,30Caixa 64,30

APLICAÇÕES FINANCEIRAS 13.733,65Aplicação Fundo Bradesco FIC 101,36Aplicação em CDB Bradesco 13.632,29

BANCOS C/ MOVIMENTO 362,11Banco Bradesco - C/C 2120-2 362,11 14.160,06

TOTAL DO ATIVO 14.160,06

Belo Horizonte, 31 de Dezembro de 2012

AÇÃO SOCIAL PAROQUIAL SANTA INÊSCNPJ: 13.854.910/0001-83

Rua Carmésia, 500 - Santa InêsBelo Horizonte/MG

Balanço Patrimonial em 31/12/2012

ATIVO

Rua Natércia, 94 /301 - Santa Inês - Belo Horizonte � MG -31.080-370Rua Natércia, 94 /301 - Santa Inês - Belo Horizonte � MG -31.080-370Rua Natércia, 94 /301 - Santa Inês - Belo Horizonte � MG -31.080-370Rua Natércia, 94 /301 - Santa Inês - Belo Horizonte � MG -31.080-370Rua Natércia, 94 /301 - Santa Inês - Belo Horizonte � MG -31.080-370

M.PIETRA � Advocacia e Consultoria Dr. Marcus Vinicius Pietra Cardoso

Advogado(31) 8627-1763 � (31)3486-2531(31) 8627-1763 � (31)3486-2531(31) 8627-1763 � (31)3486-2531(31) 8627-1763 � (31)3486-2531(31) 8627-1763 � (31)3486-2531

� Divórcio e Pensão Alimentícia� Direito Consumidor� Ações de Indenizações� Inventário: Judicial e Extrajudicial� Aposentadoria INSS

� Ações relativas a Imóveis:Despejo, Usucapião,Reintegração de Posse

� Ações Trabalhistas� Direito Empresarial

[email protected]

Page 5: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

5Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587ABRIL/2013

DIVERSOS

PROGRAMAÇÃO � Maio /2013

LITERALITERALITERALITERALITERATURATURATURATURATURAJOGO DA PALAVRA

Na oficina, jogos utilizando letras, sí-labas ou a sonoridade das palavras, trava-línguas e provérbios populares se en-contram, mostrando que o vocabulário ea leitura podem ser, além de instrutivos,divertidos. Público: A partir de 15 anos �Mediadora: Ericka Martin - Dia 10/05,sexta, 9h30

TEATRO TAMBÉM SE LÊApresenta o gênero dramático e suas

particularidades como seus subgêneros,rubricas, diálogos, caracterizações de per-sonagens, etc. Em seguida, a partir da pe-ça escolhida, serão preparadas e realiza-das leituras dramáticas. Público: Crian-ças e Adultos - Mediadora: Érica LimaDia14/05, terça, 14h30

LÊ UMA HISTÓRIA PRA MIM?Leitura de histórias e trechos de histó-

rias da literatura infantil e juvenil. Público:Livre - Mediadora: Ericka Martin - Dia 23/05,quinta, 14h30

QUE BICHO VAI DÁ?A partir da leitura de histórias com bi-

chos diversos, o leitor escolherá qual de-les gostaria de ser. Público: A partir de 7anos � Mediadora: Ericka Martin - Dia 24/05, sexta, 9h30

ARTES CÊNICASARTES CÊNICASARTES CÊNICASARTES CÊNICASARTES CÊNICASEspetáculo: �Bira e Bedé Esperando�Livre adaptação de �Esperando Godot�,

de Samuel BeckettDireção/Concepção Plástica: Eduardo

Felix - Elenco: Eduardo Felix e Igor Godinho.- Realização: Pigmalião Escultura QueMexe

Bira e Bedé, irmãs gêmeas idênticas,mas opostas em personalidade, aparen-tam estar sempre à espera de algo ou al-

guém que nunca chega - presas em mo-vimentos repetitivos de um cotidianotedioso, incapaz de ser quebrado. A in-teração com o público surge ora comoum alívio, ora como um protesto da inca-pacidade de se separaram, obrigadaspelo costume do tempo a estarem sem-pre juntas.

O espetáculo é uma intervenção urba-na composta por bonecos habitáveis.Público: Livre - Gênero: Marionetes Habi-táveis / Intervenção Urbana - Dia 24, sexta,15h

Espetáculo: �No Palco Ruth Souza�Elenco: Lucila Clemente e Kaya

Rodrigues - Direção: Lucila Clemente eKaya Rodrigues - Operação de áudio evídeo: Kyky Rodrigues - Iluminação:Celso Veluza - Vozes: Mirna Spritzer eLuís Franke

Uma produção de Porto Alegre queresgata a memória da atriz Ruth Souza,do Teatro Experimental do Negro, queidealizou e consolidou sua carreira, en-frentando barreiras e preconceitos, per-sistindo no sonho de ser artista. Dia 01de junho, sábado, 11h.

MÚSICAMÚSICAMÚSICAMÚSICAMÚSICAShow: �DELÍRIOS LÍRICOS DE LÍRI-

OS� com Frederico EymardCompositor e cantor belo-horizonte, gra-

vou seu primeiro vinil aos 12 anos. Em 2012,participou da 3ª Mostra de Arte Insensata,com o show Loucura Pouca é Bobagem.Seu repertório tem influência dos Beatles,Rolling Stones, Simon & Garfunkel, BobDylan, Caetano Veloso e Jorge Benjor en-tre outros.

Frederico Eymard, também é escritor eseu livro de poemas �O VERBO IMAGINÁ-RIO� foi premiado nacionalmente pela Fun-

dação Oswaldo Cruz.Dia 03 de Maio, 15h.

AAAAAUDIOUDIOUDIOUDIOUDIOVISUVISUVISUVISUVISUAL - REDE BHAL - REDE BHAL - REDE BHAL - REDE BHAL - REDE BHCINECLUBECINECLUBECINECLUBECINECLUBECINECLUBE

REDE BH CINECLUBEFilmes para o público infantil e juvenilVagas: 20 - Dias 8, 15, 22: Filmes da

�Programadora Brasil�.Dia 29: Programação especial CRAV �

Centro de Referência Audiovisual:O CRAV, em parceria com o DPCC e

com apoio da REDE BH CINECLUBE, le-va ao Centro Cultural São Geraldo no dia29 de maio de 2013, dois curtas de ani-mação para crianças: Viagens de Papelde Maurício Gino (duração 5 min.), queconta de forma delicada e poética aslembranças de infância de um idoso aofolhear seu álbum de fotos e Tembîara,de Jackson Abacatu (duração 11 min.),um grito contra o desmatamento e o des-respeito aos nossos índios, narrado nalíngua Tupi. Após a exibição haverá um�bate papo� sobre os filmes com a crian-çada, além de uma pequena exposiçãode material do acervo do CRAV, comopelículas 16mm e 35mm, livros, e ou-tros materiais relacionados ao cinemacomo carretéis, coladeiras e batoques.Quartas-feiras - Horários: 13h15 e14h30

ARTES VISUAISARTES VISUAISARTES VISUAISARTES VISUAISARTES VISUAISExposição: Leon Passos

Artista plástico autodidata, Leon Pas-sos, morador do São Geraldo, tem comodiferencial o peculiar trabalho em papelreciclado. O resultado são obras híbri-das, que se assemelham a esculturasem outros materiais, como cerâmica epedra, porém, feitas de um materialreciclável, o que cria diferentes qualida-des de textura. A partir desse material, oartista cria mandalas, máscaras, qua-dros esculturais, potes e totens. Entreas inspirações de Leon Passos estãoculturas africanas e indígenas, além decivilizações antigas: �Meu trabalho estárelacionado às origens da minha famí-lia, já que minha bisavó era índia, meuavô, descendente de angolano e meupai, descendente de português. Por isso,gosto de beber nessas fontes�. Confira asobras também na internet:

https://www.facebook.com/pages/Leon-Passos/403125169778559?fref=ts

Abertura da Exposição: Dia 03, sexta,16h. Visitação: Terça a sexta, 9h às 17h;Sábado, 9h às 13h.

PPPPPAAAAATRIMÔNIO CULTRIMÔNIO CULTRIMÔNIO CULTRIMÔNIO CULTRIMÔNIO CULTURALTURALTURALTURALTURALGRUPO DE CAPOEIRA ANGOLA

MENINOS DE PALMARES

Instrutor: Jorge Emiliano e ClaudineiSilva

Terças e quintas, 19h às 21hOficinas abertas ao público. Inscrição

diretamente com o professorCAPOEIRA REGIONAL - �ARTE NOSSA�

Instrutores oficiais: Cebola e LigeirinhaSupervisão: Mestre TochaSegunda, 19h às 21hOficinas abertas ao público. Inscrição

diretamente com os professoresCAPOEIRA MANDINGA MINEIRACENTRO CULTURAL E SOCIAL

DE CAPOEIRAInstrutor: Mestre PeninhaSábados, 14h às 16h � Roda de Capo-

eira no terceiro sábado do mêsOficinas abertas ao público. Inscrição

diretamente com o professorASSOCIAÇÃO MINEIRA DEESTUDOS DE CAPOEIRA

Instrutor: Mestre Beto OnçaSábados, 16h às 18hOficinas abertas ao público. Inscrição

diretamente com o professor

OFICINAS E CURSOSOFICINAS E CURSOSOFICINAS E CURSOSOFICINAS E CURSOSOFICINAS E CURSOSArtístico-Culturais:

Canto LivreCoordenação: Glaysson AstoniPúblico alvo: acima de 16 anosSábados, 9h às 11hInscrição e seleção diretamente com o

professorAula aberta de Forró UniversitárioCoordenação: RogerinhoQuintas, 21h às 22h30Oficinas abertas ao público. Inscrição

diretamente com o professorDança Sênior

Coordenação: Márcia de Andrade Go-mes - Quartas, 9h às 10h

Oficinas abertas ao público. Inscriçãodiretamente com a professora

YogaCoordenação: Wânia SoaresPúblico alvo: acima de 40 anosQuintas - das 9h30 às 10h30Oficinas abertas ao público. Inscrição

diretamente com a professora

ARENARENARENARENARENA DA DA DA DA DA CULA CULA CULA CULA CULTURATURATURATURATURAARTES VISUAIS - INICIAÇÃO

Prof.: Afrânio Prado e Bianca LemesPúblico: acima de 14 anosPeríodo: 05 mar. a 30 ju.l 2013Dia e horário: Terças e quintas, 14h às

17h - Inscrições encerradasVIOLÃO PARA INICIANTES - MÓDULO I

Prof.: Rodrigo TorinoPúblico: acima de 06 anos de idade.

TURMA 1:Período: 20 fev. a 26 jun. 2013Dia e horário: Quartas, 14h30 às 16h30Inscrições encerradas

TURMA 2:Período: 02 abr. a 30 jul. de 2013Dia e horário: Terças, 14h30 às 16h30Inscrições encerradas

VIOLÃO PARA INICIANTES - MÓDULO IIProf.: Jorge BonfáPré-requisito: Já saber tocar um pouco

de violão.Público: acima de 06 anos de idade.Período de realização: 22 fev. a 05 jul.

2013Dia e horário: Sextas - de 14h30 às

16h30 - Inscrições encerradas

BIBLIOTECABIBLIOTECABIBLIOTECABIBLIOTECABIBLIOTECABIBLIOTECA

Aqui você encontra livros de literaturabrasileira e estrangeira para crianças, jo-vens e adultos, quadrinhos, revistas, livrossobre artes e brinquedos.

E o melhor: você não paga nada para sedivertir!

Com o cartão do leitor você realizaempréstimo de livros e para fazê-lo bastaapresentar os documentos de identidadeou certidão de nascimento e comprovantede endereço. O registro de menores de 12anos é feito somente pelo responsável.

Confira no Centro Cultural o horário defuncionamento.

CENTRO CULTURAL SÃO GERALDOAv. Silva Alvarenga, 548 � São Geraldo

Tel. (31) 3277- 5648Horário: De terça a sexta, das 9hàs 17h � sábados de 9h às 13hÔnibus 9502, 9250, 9211 e 9214

e-mail: [email protected]

Page 6: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

6 ABRIL/2013Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587

SAÚDE

*Viviane GonçalvesSoares Teixeira

* Helanio HenriqueBeletable Silva

R$ 69,00MENSAIS

1x por semana (anual)

Há muito mais do que 10 razões parafazer Pilates. Estou começando com

10, porque eu quero dar lhes a oportunida-de de acompanhar os aspectos do Pilatesque interessam. A minha lista pessoal dosbenefícios pode chegar muito além de 20itens. Mas comece aqui e veja o que vocêpensa. Pilates é ideal para você? Se vocêjá faz Pilates, leia a lista e ache o seumotivo preferido para fazer Pilates.

1 - Pilates é um exercício para ocorpo inteiro - ao contrário de algumasformas de exercício, Pilates não desenvol-ve mais algumas partes do corpo e outrosmenos. Durante o treinamento o Pilatesconcentra se na força do núcleo, que treinao corpo como um todo integrado. Pilatespromove força e desenvolvimento muscu-lar equilibrado, assim como flexibilida-de e aumento da amplitude de movi-mento para as articulações. Atenção aoapoio central e adequação de corpointeiro � incluindo a respiração e amente � proporciona um nível de ativi-dade integradora que é difícil encontrarem outro lugar. É também a razão que oPilates é tão popular em cenários dereabilitação, bem como com os atletasque acham que o Pilates é uma ótimabase para qualquer outro tipo de práticade movimento que eles fazem;

2 - Adaptável a muitos níveis deaptidão e necessidades - se você é adultoe está apenas começando a se exercitarou um atleta de elite, experiente ou não, oPilates se aplica a você. Criando a partir daforça do núcleo, com foco no alinhamento,o Pilates é acessível a todos. Com milha-res de exercícios possíveis e modifica-ções, que podem adaptá-lo às necessi-dades individuais. Cada aula é ministradade acordo com o aluno e dividida até mes-mo em níveis (básico, intermediário e avan-çado);

3 - Cria força sem massa - nãoqueremos construir músculos para semostrar. Queremos construir músculostonificados que funcionam perfeitamenteno contexto do corpo como um todo, e aadequação funcional, às necessidadesde uma pessoa, como eles se movem aolongo da vida;

4 - Aumenta a flexibilidade - nóstrabalhamos para um aumento de segu-rança, alongamento dos músculos e aamplitude de movimento nas articulações.Os exercícios de alongamentos nos per-mite melhorar o alinhamento e a posturacorporal;

Os benefícios do Pilates10 grandes razões para fazer Pilates

5 - Desenvolve aforça do núcleo - osmúsculos do núcleo docorpo são os músculosprofundos das costas,abdome e do assoalhopélvico. Estes são osmúsculos que dão o apoio para as costas,forte e ágil, boa postura e padrões demovimentos eficientes. Quando o núcleoé forte, a estrutura do corpo é reforçada.

Isso significa que o pescoço e os ombrospodem relaxar, o resto dos músculos earticulações são livres para fazer o seutrabalho � e não mais. Um outro benefíciolegal é que o núcleo de formação promoveum abdome liso e definido que todoscobiçam;

6 - Melhora a postura - a boa posturaé um alinhamento apoiado por um núcleoforte. É uma posição da qual se podecircular livremente. Começando com osfundamentos do Pilates e movendo seatravés de exercícios de solo e de equipa-mentos, no Pilates você treina o corpopara expressar se com força e harmonia.Você pode ver isso na bela postura daque-les que praticam Pilates;

7 - Aumenta a Energia - pode pa-recer um paradoxo, mas quanto maisvocê exercita, mais energia você tem emais você gosta de fazer. Pilates traba-lha a respiração junto com os movimen-tos, estimula a coluna e os músculos, einunda o corpo com os bons sentimen-tos;

8 - Promove a perda de peso a longoprazo - se você pratica Pilates regular-mente, seu corpo irá mudar. Conhecidopor criar, a longo prazo, músculos fortes,Pilates melhora o tônus muscular, equilí-brio muscular, traz uma postura bonita, eensina como se mover com facilidade egraça. Todas essas coisas vão fazer vocêse olhar e sentir se muito saudável eatraente. Se você quer perder peso, afórmula para a perda de peso continua amesma: queime mais calorias do quevocê consome. Como método de ativida-de física para todo o corpo, o Pilates aju-dará você a fazer isso. Combinado comatividade aeróbica, Pilates torna se umaferramenta de tonificação.

9 - Aumenta a consciência corpo-ral � Conexão Corpo/Mente - JosephPilates falava muito de �a completa coor-denação de corpo, mente e espírito�. Esteé um dos segredos do exercício de Pilates:praticamos cada movimento com total aten-ção. Quando nos exercitamos, desta for-ma, o corpo e a mente se unem para trazero maior benefício possível de cada exercí-

cio. Os princípios de Pilates � cen-tralização, concentração, controle,precisão, respiração e fluxo � são osprincipais conceitos que usamospara integrar corpo e mente.

10 - Há muitas maneiras deaprender Pilates - a popularida-de crescente do Pilates o colo-cou no mapa de todo o mundo.Isso é bom porque mais pesso-as tendem a praticar, mas é im-portante começar em um estúdioe de preferência a partir de uminstrutor certificado.

Vale lembrar que, indepen-dente da escolha, deve se passarpor uma avaliação física e se o ca-so for PATOLOGICO ter o acom-panhamento de um profissionalFISIOTERAPEUTA capaz de con-duzir o tratamento e a prática deexercícios conforme a necessi-dade e limite do paciente.

Desejo a todos feliz dia dotrabalhador e um ótimo dia dasmães! Mandem suas sugestõespara [email protected].

*Fisioterapeuta especializadoem Pilates

CREFITO 4/152.880CENTRO FISIOTERAPICO

CLIMARG LTDA.

O FRIO CHEGOU... a baixa tem-peratura, atrelada à pouca umi-

dade do ar, pode contribuir para que anossa pele apresente sintomas comoressecamento, desidratação e até ver-melhidão e coceira. Da cabeça aospés, vale adotar uma série de cuida-dos durante o outono e o inverno. Pormais que em um primeiro momentoisso pareça trabalhoso, num futuropróximo seremos beneficiados poressa atenção dada ao nosso corpo.

Pouca gente sabe que mais de80% da radiação ultravioleta que atin-ge a nossa pele durante a vida cor-responde à exposição do dia-a-dia. Eo rosto é a região que mais sofre comesses efeitos, inclusive nos dias frios.Por isso, é importante lembrar-se deusar o filtro solar todos os dias. Comoa pele fica muito mais sensível noinverno, a ação dos raios solares éainda mais intensa. A luz dos mo-nitores, calor do secador e outras fon-tes podem causar prejuízos à suacútis. Por isso, evite ao máximo sairde casa sem ter usado um protetorFPS 20, pelo menos. A recomenda-ção vale até para os dias nublados.

Tome alguns cuidados:Pele ressecada e/ou

descamativa�Não tome banhos muito quen-

tes, eles retiram a oleosidade naturalda pele;

�Evite se ensaboar demais e nãouse bucha, isso retira a hidratação na-tural da pele. Prefira sabonetes sua-ves, "hidratantes";

�Se tomar 2 banhos por dia,ensaboe o corpo todo em apenas 1deles. No outro, só ensaboe as áreasde dobra de pele (axilas, regiõesinguinais e nádegas);

�Logo após o banho, com a peleainda úmida, use um hidratante nasáreas ressecadas;

�Procure um dermatologista para

Como cuidar da pele no frioCombata o ressecamento e a desidratação,

comuns nessa época do ano

saber qual o hidratan-te mais indicado parasua pele.

Aumento daoleosidade�Evite usar hidra-

tantes nas áreas de pele oleosa, elesraramente são necessários. Mesmose logo após o banho, a pele pareceressecada, em pouco tempo a oleosi-dade natural vai retornar;

�Evite lavar a face com água quen-te, pois isso estimula a produção demais oleosidade;

�Evite alimentos gordurosos;�Beba bastante água e coma

frutas, legumes e verduras;�Só use filtros solares ou cos-

méticos com o rótulo oil free (livre deóleo);

�Se a pele descama ou fica aver-melhada na região central da face,procure um dermatologista, você podeestar com dermatite seborréica;

Alimentação: Além disso, pres-te atenção na alimentação. A ingestãode líquidos é uma das maiores aliadaspara enfrentar os dias frios e deixarsua pele longe do ressecamento. Osalimentos que possuem agentesantioxidantes como frutas, verduras elegumes também são bem-vindos.Elas diminuem o estresse e elevam aenergia do corpo e da mente.

Despeço-me, não esquecendoque no mês que vem, MAIO, teremoso dia do trabalhador e o dias dasmães; como nossa publicação seráapós estas datas, desejo a todos osparabéns e para mamães meu cari-nho especial. Continuem mandandosugestões e perguntas para [email protected] e no Facebook tam-bém.

*Nutricionista CRN 13100Esteticista Facial/Corporal e

AuriculoterapeutaVi Corpelle Nutrição e Estética

Avaliação:R$ 45,00

Page 7: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

7Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587ABRIL/2013

REFLEXÃO

XXXVI - Esses provérbios! (*)

Sabemos que a boca não é o único meiodisponível para uma pessoa se comuni-

car, mas não se pode negar que ela é o maisimportante e mais direto de todos. É claroque podemos nos expressar através dosolhos, uma piscada d�olhos pode dizer muitacoisa, ou do próprio semblante, uma enrugadade testa pode indicar uma proibição, ou porgestos, um aceno de mão pode significaruma despedida, ou pelaescrita, quanta informaçãoescrita temos hoje, etc.,mas nenhuma dessas for-mas é tão direta quanto afala. Porém, o uso da falaexige que a boca estejaaberta para liberar o somdas palavras. Uma bocafechada o máximo de somque ela consegue emitir éo som do número um �feche a boca e fale o número impar que ficaentre zero e dois � ou o som de um gemido.Estamos excluindo desse raciocínio os cha-mados ventríloquos, que conseguem conver-sar de boca fechada (ou quase). Então, se aboca estiver fechada não há como sair som,não permitindo a comunicação pela fala, masem compensação não permitirá a entrada demosquitos, muriçocas e assemelhados, oque demonstra que esse provérbio explicitauma verdade em si mesmo. Vale observarque não é exatamente a defesa da bocafechada que o torna interessante e bastanteusado. Pelo contrário. Seu valor educativo,sua lição de vida, está em pregar que a bocanão deve é ficar aberta porque, se ficar, podeaté entrar um mosquito ou outro tipo deinseto, que você vai engolir de susto, nãodeve fazer nenhum mal visto que muitosanimais comem insetos, ou vai cuspi-lo fora,mas a boca aberta permitirá, principalmente,que saiam palavras maldosas, ofensivas,expressando pensamentos infames ou atécaluniosos contra outras pessoas. A ideia

Em boca fechada não entra mosquitoapregoada é muito mais evitar o que pode sairque o que pode entrar. Certa vez Jesus foiquestionado porque seus discípulos não fazi-am a ablução, não se lavavam antes dasrefeições e Ele respondendo disse, conformeMateus, 15: �Não compreendeis que tudo oque entra pela boca vai ao ventre e depois élançado num lugar secreto? Ao contrário,aquilo que sai da boca provém do coração, e

é isso o quê mancha ohomem. Porque é docoração que provêmos maus pensamen-tos, os homicídios, osadultérios, as impure-zas, os furtos, os fal-sos testemunhos, ascalúnias. Eis o quemancha o homem. Co-mer, porém, sem terlavado as mãos, isso

não mancha o homem�. Claro que nossospais e nossos mestres nos ensinaram quedevemos lavar as mãos antes de comer,porque esse ato ajuda-nos a evitar algumasdoenças causadas, principalmente, por ver-mes, vírus e bactérias. Assim fazemos, por-que assim aprendemos. Mas, se não meengano, adoecem muito mais pessoas quecomem comida estragada que as que co-mem com mãos sujas. Aqui, alguém podedizer que a comida estragou porque foi feitasem higiene, com mãos sujas, o quê, tam-bém, pode ser verdade. Ocorre que Jesusnão disse para não lavarmos as mãos. Eledisse que comer de mãos sujas não faz mala ninguém, o quê é muito diferente. Nãovenha nenhum aquafóbico usar de interpreta-ção cômoda e casuística para ficar de mãossujas o tempo todo. Quem tem acesso aosmeios � água e sabão � deve lavar sempre asmãos, mas quem não os tem não deve ficarsem comer por causa disso.

E tenho dito.(*) Alder Borges - Economista

Comemorado ou simplesmente lembrado no dia

primeiro de abril, o Dia da Men-tira é uma das datas maisdiferentes que possuímos nonosso calendário, pois, nãoimporta o que aconteça, nóssempre conseguiremos inven-tar alguma mentirinha parasacanear alguém de modosaudável e engraçado.

A data surgiu na Françano início do século XVI, quandoo Rei local gostava de ver aspessoas sofrendo com algu-mas mentirinhas bobas con-tadas, isto era considerada adiversão dele, então, ao lon-go dos anos a popularizaçãoda data foi se elevando equando todos menos espe-ravam o Dia da Mentira esta-va fixado nos calendários de

A História do Dia da Mentiravários países, assim, de acor-do com o que temos na históriado mundo, o Dia da Mentiraacabou se concretizando pelosimples fato de que todos pro-curavam sempre se divertir dealguma maneira diferente.

Tudo o que é motivo degozação ou de chacota acabainfluenciando diretamente obom humor das pessoas, en-tão, mesmo com o Rei CarlosIX inventando esta história parase divertir, o mundo inteiro co-meçou a entrar na mesma ondedeste humor e sempre pregarpeças em alguém.

O Dia da Mentira foi sepropagando tão rapidamentecom brincadeiras fortes que,um jornal do Pernambuco pu-blicou a morte de Don Pedro Iexatamente no dia primeiro deabril, então, foi através destedia que passou a ser conside-rado o Dia da Mentira no Brasil.

3488-2587 / 8826-5422 / 9659-7007Daniel Márcia

[email protected]

O bairro Santa Inês não pára de crescer! São centenas de novos moradores...Quer divulgar sua empresa, seu produto para esses leitores?

Anuncie no SIN e aumente suas vendas!!!

Page 8: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

8 ABRIL/2013Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587

SAÚDE

· Depilação · Maquiagem Definitiva · Permanente de Cílios· Estética Facial/Corporal · Maquiagem · Banho de Lua · Especialista emSobrancelha (Modelagem, tintura e rena) · Clareamento de Axilas e Virilha

Anna CláudiaDepilações

(31) 3486-3297 / 9203-4092Novo endereço: Rua Mantiqueira, 281 - Santa Inês

Sempre com novidades para sua beleza!Sempre com novidades para sua beleza!Sempre com novidades para sua beleza!Sempre com novidades para sua beleza!Sempre com novidades para sua beleza!Cabeleireiro

Unissex

Special fragance

especial como você

FRASCOSPRAY

COM 65ML

EMBALAGEM EXCLUSIVAQUE PODE SER UTILIZADAPARA PRESENTE!

PreçoUnitário30,00

DADOS TÉCNICOS:l Perfume em Contratipo l Tipo Parfum l Elaboradocom fragrâncias importadas l Fixação média de 6 Hs

(31)[email protected]

Venha fazer parte da nossaequipe e seja um revendedor.

Temos 500 perfumes das melhores fragâncias direto da fábrica

perfumeurs

Conhecendo o Óleo de Cocoe seus Benefícios

Todo mundo já ouviu falar do óleode coco , porém, acabam não co-

nhecendo direito seus benefícios emuito menos pra que ele serve .Diretamente falando, o óleo de cocoé um dos alimentos mais procuradospara quem quer manter a energia e oorganismo em dia, ele é um alimentomuito subestimado na nossa socie-dade moderna, porém, é um alimentoprimariamente funcional e muito im-portante.

Para quem não sabe, os alimen-tos funcionais são aqueles que pos-suem a capacidade de promover be-nefícios à saúde que vão muito alémda parte nutricional, o coco e seusprodutos derivados possuem estepoder natural, eles proveem de ener-gia e matéria prima para aconstrução de ácidos graxosdentro do nosso corpo quepossuem a ação antimicrobia-na no organismo humano.

Mais ou menos 50% dagordura do coco é compostapelo ácido láurico, um tipode ácido graxo de cadeiamédia que, dentro de nossocorpo, é transformado emalgo chamado monolaurina, ummono glicerídeo que tem uma pos-sibilidade de possuir ação antiviral, anti-protozoaria e antibacteriana, extrema-mente utilizado pelo organismo paradestruir aquela camada lipídica (gordu-ra) de vários microorganismos como opróprio HIV, herpes, citome-galovírus,Helicobacter pzylori, entre outros.

Para que serveo Óleo de Coco?

Na nossa atualidade, o óleo de

Benefícios e Para Que Serveo Óleo de Coco

Muitos alimentos trazem benefícios para nossa vida e saúde. Veja aquiquais são os benefícios e para que serve o óleo de coco.

coco vem sendo extremamente utili-zado para alguns fatores pessoais demuito bom uso, como o simples fatode limpar o organismo de pequenas

impurezas que, se acumuladas, po-dem vir a causar doenças futuras,isto é, diante de tudo o que aconte-ce na nossa rotina alimentícia, so-mente um alimento com funçõesprimarias para poder modificar algodentro de nosso corpo.

Além dos benefícios do óleode coco, os métodos para que eleserve também são muito úteis, pois,

ele pode ser encontrado em cápsulasde 1000mg por um preço de R$44,00e te ajudar a emagrecer da maneiramais rápida possível, tudo isto semfazer muito esforço, pois, a naturali-dade do produto poderá causar a quei-ma desta gordura de uma maneiramuito natural e fazendo com que seucorpo fique sempre em forma.

O óleo de coco é tradicionalpor ser conhecido como a �Gorduraque Emagrece�, muitos nutricionis-tas indicam esta substancia naturalpara que o organismo se safe dealgumas peças que os alimentos po-dem causar em nós, principalmenteos fast-food.

ResumindoO óleo de coco é de extrema

importância para que o corpo se man-tenha em forma e que previna de doen-ças que podem causar a morte emmuitas pessoas, isto tudo pode serfeito de uma maneira natural e inteli-gente. Então agora que você já sabepra que o óleo de coco serve e quaisseus benefícios que tal adicioná-lo asua alimentação? Com certeza ele iráfazer muito bem a sua saúde e tam-bém a sua vida.

Rinite, bronquite, asma, gripe e pneu-monia são apenas algumas doen-

ças que são mais frequentes durante ooutono e o inverno. O pneumologistaRui Coelho, explica a diferença entreelas e como preveni-las.

Para Coelho, um pouco de aten-ção e bom senso faz com que algu-mas doenças possam ser evitadas."As pessoas tem que se lembrar dasroupas que estão noguarda-roupa desde atemporada passada,e começar a se pre-parar para o invernoque tem uma alta pre-valência de doençasrespiratórias", ex-plica. Confira algu-mas dicas e expli-cações do médi-co sobre essasdoenças:

CUIDADOSSegundo o médico, um dos pri-

meiros cuidados básicos é lavar asmãos. "É um hábito muito simples,mas pouca gente tem. Principalmen-te pessoas que trabalham em cre-ches, asilos, hospitais e que manu-seiam alimentos", diz. Outro item éevitar o contágio. No caso das crian-ças, as mães não devem levar paracreches ou locais com grande númerode pessoas porque isso pode propa-gar a doença. As pessoas tambémdevem evitar locais fechados e to-mar vacinas.

GRIPEAlém de tomar cuidados bási-

cos do dia a dia, ele diz que a vacinaé uma das melhores formas de seprevenir da doença. "A prevenção atra-vés da vacina é fundamental", conta opneumologista. O médico falou sobreas pessoas que reclamam que toma-ram vacina da gripe e ficaram doen-tes. "A vacina andou algum tempoganhando uma fama meio ruim, dizi-am que as pessoas pegavam gripecom a vacina, mas isso não é verda-de. O melhor método de se prevenirainda é a vacina, e a gente aconselhaque todo mundo que possa recorrer àvacina, assim o faça�, diz.

Ele diz que as crianças e os ido-sos são o grupo que tem o maior nú-mero de morte. Além disso, o médico

Pneumologista fala sobre as doençasfrequentes no outono e inverno

Rinite, bronquite, asma, gripe e pneumonia são algumas dessas doenças.Infectologista Rui Coelho explica a diferença entre elas e como preveni-las.

explica que não podemos esquecerque temos um monte de pessoasque tem doenças crônicas, comotabagismo e diabetes. As pessoasque vivem em asilos, onde há umacontaminação intensa e a popula-ção carcerária também são motivode preocupação.

PNEUMONIAO pneumologista diz

que é muito difícil para apopulação identi f icarquando a gripe passou aser uma pneumonia.Muitas pessoas con-fundem a diferençaentre resfriado, gripee pneumonia. "O res-friado é uma coisamais suave, uma do-ença que acaba emtrês ou dois dias enão há uma queda

no estado geral. A gripe é um resfria-do mais forte, o indivíduo fica maisprostrado e ela é um pouco maisdemorada. A pneumonia acontecequando a gente começa a mudar a corda secreção. Normalmente, a secre-ção do resfriado e da gripe é umasecreção mais clarinha, branca. Quan-do a secreção começa a ficar amare-la, que nós chamamos de purulenta,ou marrom, esverdeada aí está na ho-ra de procurar um médico", fala. Omédico diz que uma tosse acima detrês semanas já é preocupante.

DOENÇAS RESPIRATÓRIASO médico afirma que as pesso-

as que tem bronquite, rinite, asma,sinusite crônica realmente sofremmais com a chegada do outono e doinverno. "Se nessa época, ela nãoestá fazendo tratamento de preven-ção, tem alguns remédios que agente toma o ano todo para prevenirque essas doenças ocorram, elasjá deveriam ir utilizando". Além dis-so, ele diz que é preciso se prevenirdos fenômenos que desencadeiamesses tipos de doenças respiratóriascomo, por exemplo, o mofo e o ácaro,evitar peças que estão há muito tem-po guardadas. Ele aconselha a fa-zer a limpeza desses lugares no ou-tono. Assim, quando chegar o inver-no, os cobertores estarão limpos paraserem usados.

Page 9: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

9Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587ABRIL/2013

LAZER

DECORAÇÃO, PRODUÇÃO, PINTURA FACIAL,ANIMAÇÃO DE FESTAS INFANTIS E EVENTOS

( 8714-7247 / 3488-2587email e orkut: [email protected]

facebook: Produção e Decoração

(Oi)

l MAIS DE 200 SABORES l PETIT GATEAU l BROWNIE

www.pointdomilkshakebh.com.br

AV. CONTAGEM, 681, SANTA INÊS

"Tudo posso Naquele que me fortalece."

Terça à Domingo - 15h às 20h

BOTECOS ESTREANTES

BAR DO TONHOMANDIOCA NA PONTA DA LÍNGUA

Rua Demétrio Ribeiro, 50Vera CruzFuncionamento: Terça a Sex-ta: 17h as 23h30 / Sábado: 15has 22h Domingo: 14h as 21h -Telefone: (31) 3483-7560Descrição do prato: Língua de

Boi, recheada com bacon e cenoura vermelha ao molho. Acom-panha creme de mandioca.

COQUEIRO'S BARTUDO JUNTO E MISTURADO

Av. Silviano Brandão, 1293Sagrada FamíliaFuncionamento: Terça a sex-ta: 18h as 0h / Sábado: 13h as24h / Domingo: 13h as 18hTelefone: (31) 8749-5372Descrição do prato: Bolinho

de mandioca recheado com mini jiló, bolinhas de linguiçaempanada na farinha de mandioca acompanhado de doismolhos

BOTECOS VETERANOS

ADEGA & CHURRASCOCOISAS DE MINAS

Rua Maura, 120 - PalmaresFuncionamento: Segunda:não abre / Terça a Sexta: 17h as24h / Sábado: 10h as 20h /Domingo e Feriado: 10h as 16hTelefone: (31) 3088-1555Descrição do prato: Barriga

de porco assada no bafo acompanhada de mandioca especialenvolvida no brócolis ninja, linguiça de petisco defumada,pimenta biquinho, embriagada no molho nobre.

ALI BA BARCOMBINADO MINEIRO

Rua Matias Cardoso, 345Santo AgostinhoFuncionamento: Segunda aSexta: 16h as 24h / Sábado:10h as 24h / Domingo: não abre

Telefone: (31) 3337-9114Descrição do prato: Dupla de bolinhos acompanhada depanceta e Tapioca mineira

Quarenta e cinco bares participam do Comida di Buteco em Belo HorizonteEm 2013, ingredientes escolhidos foram linguiça e mandioca.

Concurso começou na sexta- feira, 12/04, veja a lista de alguns tira-gostos concorrentes.

Começou no dia 12/04, a 14ª edição do Comida di Buteco em Belo Horizonte. Nesteano, 45 bares participam da disputa na capital mineira. Os ingredientes escolhidos

pela organização do concurso foram a dupla linguiça e a mandioca. Cada boteco par-ticipante pôde escolher elaborar pratos com um dos produtos ou com os dois. O públicoterá até o dia 12 de maio para escolher o melhor tira-gosto da cidade.

Em 2013, o Comida di Buteco é realizado simultaneamente em 16 cidades bra-sileiras � seis delas em Minas Gerais, somando um total de 400 petiscos.

SaideiraO ponto alto do festival é a festa de encerramento e o anúncio dos vencedores das

diversas categorias. A �Saideira� será no dia 18 de maio, no Largo da Saideira, na Ave-nida Cristiano Machado. Neste ano, Skank e a cantora Mart�nália são as atrações dafesta, que tem ainda um quiosque de cada bar. É a última oportunidade para o públicoexperimentar os pratos antes do anúncio do campeão.

Os ingressos para os shows estão à venda pelo site Ingresso Rápido e em pontosde venda. As entradas também serão vendidas nos bares participantes do festival.

Veja abaixo a lista de alguns botecos que participam do Comida di Buteco.

BAR DA CIDADONA LÍNGUA E SEUS BOLINHOS

Rua Numa Nogueira, 287FloramarFuncionamento: Segunda:não abre / Terça a Sexta: 17has 24h / Sábado: 13h as 0h30/ Domingo: 13h as 22hTelefone: (31) 3434-8715

Descrição do prato: Língua de boi acompanhada debolinhos de mandioca

BAR DA LORAVERSÕES DA LORA

Av. Augusto de Lima, 744/Lj115 (Mercado Central/Entrada Sta. Catarina)Funcionamento: Segundaa Sábado: 9h as 18h / Domin-go e Feriados: 9h as 13hTelefone: (31) 3274-9409Descrição do prato: Mo-

lho, mandioca, linguiça, angu, carne de panela e conserva dejiló.

BAR DO ANTÔNIO(PÉ-DE-CANA)RIQUEZAS DE MINAS

Rua Flórida, 15 � SionFuncionamento: não foi di-vulgadoTelefone: (31) 3221-2099Descrição do prato: Boli-nho de mandioca recheadocom ragu de linguiça, coxinhada asa picante, linguiça aomolho

BAR DO DOCACOSTELA EXIBIDA E SUAS EMPADOCAS

Rua Cuiabá, 960 � PradoFuncionamento: Segundaa Sexta: 17h a 0h / Sábado,Domingo e Feriados:14h as 20hTelefone: (31) 8885-0109Descrição do prato: Cos-tela de boi com empada demandioca recheada comlinguiça

BAR DO VÉIOTROPA MINEIRA

Rua Itaguaí, 406 � CaiçaraFuncionamento: Segundaa Sexta: 17h a 0h / Sábado:11h a 0h / Domingo e Feria-dos: 11h as 21hTelefone: (31) 3415-8455

Descrição do prato: Linguiça de arroz carreteiro comcroquete de mandioca

BAR TEMÁTICODESARRUMADINHO

Rua Perite, 187 - Santa TerezaFuncionamento: Segundaa Sexta: 17h a 0h / Sábado:11h as 20h / Domingo e Feri-ados: 11h as 18hTelefone: (31) 3481-4646

Descrição do prato: Linguiça, macaxeira rosa, farofa defeijão de corda

BARBAZULFOI NA LÍNGUA AGORA É NA LINGUIÇA

Av. Getúlio Vargas, 216FuncionáriosFuncionamento: Segundaa Sexta: 17h a 0h / Sábado:10h a 0h / Domingo: 10h às22h - Telefone: (31) 2535-3527/ 2535-3528

Descrição do prato: Linguiça ao molho de mel com gergelimacompanha brochetes de medalhão

BARÇÃO MOREIRARUMO À COPA

Rua Mombaça, 493São GabrielFuncionamento: Segun-da: não abre / Terça a Sexta:17h a 0h / Sábado: 11h a 0h/ Domingo: 11h às 22h

Telefone: (31) 3493-2078Descrição do prato: Entremeadas de porco defumadoacompanhado de empanado e linguiça caseira com mandiocaao molho especial da casa.

BARTIQUIMALEGRIA DAS MUIÉ

Rua Silvianópolis, 74Santa TerezaFuncionamento: Segundaa Sexta: 17h a 0h / Sábado:11h às 20h / Domingo e Feri-ados: 11h às 18hTelefone: (31) 3466-8263

Descrição do prato: Lagartinho de panela com mandiocacozida

CAFÉ BAHIACOMBINADO NÃO SAI CARO

Rua Tupis, 369 � CentroFuncionamento: Segundaa Sexta: 12h a 0h / Sábado eFeriados: 10h a 0hTelefone: (31) 3274-4530

Descrição do prato: Linguiça de pernil com provoloneflambada, torresmo de barriga, medalhão de quiabo e man-dioca foguinho, acompanha molho de mostarda da casa.

CAFÉ PALHARESPRATA DA CASA

Rua dos Tupinambás, 638CentroFuncionamento: Segundaa Sexta: 12h às 22h / Sába-do: 12h às 21h / Domingo eFeriado: não abreTelefone: (31) 3201-1841

Descrição do prato: Linguiça artesanal do Palhares, ser-vida com chucrute brasileiro e batatas cozidas. Acompanhamostarda clara e escura.

CANTINA DA ANATREM DA ALEGRIA

Av. Silviano Brandão, 2109Sagrada FamíliaFuncionamento: Segundaa Quinta: 18h às 23h / Sexta:18h a 0h / Sábado: 11h a 0h/ Domingo: 12h às 18h

Telefone: (31) 3463-6991 / 3087-6247Descrição do prato: Linguiça de pernil recehada comazeitona, lingüiça de lombo recheada com pimenta biquinho,torresmo de barriga. Acompanha purê de mandioca e molhode mostarda com laranja e mel

FAMÍLIA PAULISTAR & R

Rua Luther King, 242/Lj 9Cidade NovaFuncionamento: Segundaa Sexta: 18h às 23h / Sábadoe Feriados: 12h às 21h / Do-mingo: Não abreTelefone: (31) 3484-4598

Descrição do prato: Ragu de linguiça com mandioca rosti.

KOBESFRENTE E VERSO

Rua Prof. Raimundo Nonato,31A � HortoFuncionamento: Segundaa Sexta: 18h a 0h / Sábados:12h a 0h / Domingos e Feria-dos: 12h às 18hTelefone: (31) 3467-6661

Descrição do prato: Queijocas cervejeiros, rolinhos delinguiça artesanal com queijo e molho da Wowa.

PATORROCOK O N I N G U I Ç A

Rua Turquesa, 865 � PradoFuncionamento: Segundaa Sexta: 17h a 0h / Sábado eFeriados: 12h às 23h / Do-mingo: não abreTelefone: (31) 3372-6293Descrição do prato: Mini

cones com ragú de linguiça calabresa e molho de gorgonzola.

Page 10: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

10 ABRIL/2013Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587

Page 11: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

11Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587ABRIL/2013

Page 12: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

12 ABRIL/2013Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587

NOTÍCIAS DA

ASSOCIAÇÃO DE FARMÁCIAS E DROGARIAS

3486-5070 - Av. Contagem, 2165 - Santa Inês CONVÊNIO: VIAÇÃO TORRES

FARMÁCIASANTA INÊSFARMÁCIA

SANTA INÊSA sua farmácia

Nova Diretoria da UPMSI jáassume buscando soluções

para o bairro Santa Inês

Vinte dias após assumir a Presidência da UPMSI, o Presidente

Manuel Divino e seu vice Antonio Pi-nheiro, reuniram-se com o Diretor daBHTRANS, Dr. Ben-Hur Albergaria,juntamente com o Monsenhor Lydio,de nossa Paroquia, o Deputado PauloLamac, o Diretor do URC Gilson Vi-lela e demais autoridades e colabo-radores da BHTrans, para tratarem de

melhorias no trânsito do bairro. Naoportunidade o Dr. Ben-Hur e o Dr.Geraldo da BHTRANS demonstraramo interesse em atender as demandasali apresentadas e de imediato a colo-cação de estacionamento proibido naRua Carmesia, uma reinvidicação dosmoradores daquela localidade.

Gilson A. VilelaDiretor

Mais atividades da UPMSI, afinala luta sempre continua... Dengue

No dia 01/04/2013, novamente a diretoria da União Pró-Melhoramentos

se reuniu em prol da nossa comunidade,com os representantes do Centro deSaúde Santa Inês e a equipe da Prefei-tura de BH que trabalha na erradicaçãodo mosquito para discutir a situaçãoda Dengue no bairro. É a UPMSI con-

tribuindo na Guerra contra a Dengue.O Presidente Manoel Divino e

sua diretoria participaram também dacaminhada no bairro, sábado, 06/04.Na guerra que não pode parar contra omosquito da DENGUE.

Gilson A. VilelaDiretor

No dia 08 de abril de 2013, novareunião em busca de benfeitorias e

soluções para problemas antigos eatuais, vindos com o crescimento po-pulacional e comercial do bairro.

A Diretoria da UPMSI encontrou-se com o Secretário Adjunto de Admi-nistração Regional Municipal Leste,Antônio Adônis, antigo morador do bair-ro, que, além de conhecedor de seusproblemas, mostrou-se solicito e muitointeressado em ajudar a comunidade.

Por ter sido morador, tem co-nhecimento da necessidade de umarede pluvial no bairro (Redes pluviaisou redes de drenagem pluvial são poronde as águas das chuvas devem es-coar até chegarem aos locais de des-carte como lagos, lagoas, rios e ma-res. A manutenção e conservação dos�bueiros�, geralmente são de respon-sabilidade da Prefeitura Municipal, en-

Reunião com o Secretário Adjunto deAdministração Regional Municipal Leste

quanto as redes coletoras de esgotodevem ser mantidas pela concessio-nária de água e esgoto do município.),de atitudes que devem ser tomadaspara se evitar futuros problemas narede de esgoto, também sabe do au-mento da população, de novos mora-dores, da expansão comercial quegera a necessidade de melhorias notrânsito, principalmente no que se re-fere a avenida Contagem. Tambémsobre o transporte coletivo, se satis-faz as necessidades dos moradores.Enfim, devido a estas e outras razões, estará visitando o bairro Santa Inês,no dia 27/04/2013, sábado, fazendouma visita de inspeção.

Graças a UPMSI, temos as es-peranças renovadas em ver atendi-das algumas das necessidades dobairro. Essa visita será de suma im-portância para toda a comunidade.

União Pró-Melhoramentos de SantaInês e Escola Municipal Emídio Berutto

A Diretoria da UPMSI participou dos eventos e da caminhada emhomenagem aos 60 anos da Escola Municipal Emídio Berutto.

Aproveitou para reforçar a Campanha contra a dengue.

Page 13: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

13Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587ABRIL/2013

NOTÍCIAS DO

Estamos disponibilizandoalgumas (poucas) cotas

do União Recanto Clube.APROVEITE.

Informe-se na secretariaou pelos telefones:

3481-7005 / 3482-8010

Cotas do URC

"A melhor maneira dedescrever o amor de mãe éatravés da soma de tudo de obem que existe na vida com omelhor que podemos ofereceràs pessoas que amamos. Sermãe é viver em prol dos filhose da família, é ser incondicio-nal em seu amor, ser mãe émanifestar todos os dias umapartícula de Deus que guia eorienta os filhos na longa jorna-da da vida." (Luis Alves)

Homenagem do URC ao Dia das Mães

Em homenagem ao Dia das Mãeso URC oferece uma bela tarde de

outono com um Bingo paraanimar a festa.

NÃO PERCA!

Dia 11�05�2013

às 13 horas.

Reserva já sua cartela

Vendas até

04-05-2013

O famoso tira gos-to dos Peladeiros

de Sábado bombou nosábado 06/04. O res-ponsável pela culináriaÁrabe foi o sócio e Dire-tor dos Peladeiros nos-so querido Adilson Cres-ci. Estiveram presentesalém da galera dospeladeiros, o Vice pre-sidente do UPMSI -nosso querido ToninhoPinheiro juntamentecom o Diretor Finan-ceiro José Raymundomais conhecido como Torres. Esta interação e a presença das famílias, es-posas e filhos é que fazem a convivência feliz no nosso tão querido URC.

Gilson A. Vilela - Diretor

Peladeiros de Sábado

Venham participar com a gente!Futebol, Sítio e Churrasco.

Maiores informações com Alexandre, Rogério ou Japão.Obs: Reserve já sua passagem.

Atenção Pessoal !!!Dia 05 de Maio (Domingo) estaremos embarcando

em mais uma grande aventura em Belo ValeREZENDÃO X UNIÃO RECANTO CLUBE

Page 14: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

14 ABRIL/2013Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587

Na adesão aoplano desconto de 20%

na 1ª parcela

Page 15: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

15Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587ABRIL/2013

EDUCAÇÃO

Momento de renovação elibertação. Convite para

um mergulho interior e refle-xão de atitudes e valores. Mu-dança do velho para o novo.Renascimento de um novo ho-mem.

É o momento de aban-donar sentimentos ruins quenos estancam a sensibilida-de, afastando-nos de nossasmetas e objetivos, entre elesa paz e o amor ao próximo.Somente quando vivencia-mos o bem, o amor e a ca-ridade poderemos al-cançar essas metas.

Deixemos paratrás ilusões e atitudesinsensíveis, varrendode nossos corações ede nossas vidas pre-conceitos, desigualda-des, injustiças, rancores,tristezas, medos, rejeiçõese mágoas. Lutemos para com-bater os monstros que nosassustam e nos fazem desis-tir de nossos sonhos.

Criemos espaços viço-sos, alegres e promissores on-de possamos plantar, não ape-nas em nosso interior, masem nosso dia-a-dia, sentimen-tos de generosidade, bonda-de, empatia, carinho, boa von-tade, humildade, perdão e amor.

Procuremos vivenciaros ensinamentos d´Aqueleque, há mais de dois milanos, veio nos ensinar a im-portância da total doaçãode vida e amor a nossos seme-lhantes. Esforcemo-nos paraseguir o Seu exemplo de do-ação, bondade, amor e paz.

Vivenciando valores na PáscoaPáscoa!

Espantemos de nossospensamentos a tristeza e asolidão, buscando renovar ati-tudes mentais, cultivando es-perança, alegria e acreditandoem um novo amanhã. Liberte-mos nossos sonhos paratransformá-los em realidade,num despertar risonho e felizem que haja união e paz.

Certamente, na vivênciadesses valores, estaremos so-

mando esforços e, assim, ten-tando construir um futuro pro-missor e uma vida mais feliz.Com esperanças renovadas eamor em nosso interior, pode-mos dar as mãos e unirmo-nossem distinções de espécie al-guma, sentindo, em nossos co-rações, que somos todos ir-mãos. Agindo assim, estamosfazendo nossa parte de agen-tes co-criadores no processode evolução da humanidade.

O Colégio Maximus con-vida a todos para comemorara Páscoa, vivenciando seugrande significado e os valo-res que ela nos inspira.

Passagem... Renova-ção... Vida Nova... Com muitapaz no coração. Feliz Páscoa!

Há tempos que diversão e aprendizado ca-minham juntos. Brincar, além de divertido,

torna o processo de aprendizagem mais cons-trutivo.

Embora não haja receita correta, ensinarde forma dinâmica traz motivação aos alunos.Jogos, brincadeiras, músicas, leituras e até mes-mo o uso da tecnologia podem aproximar o alunodos conteúdos trabalhados. Os professorestambém podem incentivar os pais a levarem pa-ra casa essa abordagem. É possível mostraraos filhos que aprender é algo divertido e pra-zeroso. Conversar durante o dia, ler, jogar, apro-veitar os momentos no carro para fazer brin-cadeiras de adivinhação, rimas, cantarolar can-tigas, contar histórias...

Existem inúmeras maneiras de transfor-mar as atividades do dia a dia em momentosagradáveis e enriquecedores para o desenvolvi-mento das crianças. O importante é que cadafamília encontre aquilo que funciona melhor den-tro da sua rotina.

ATIVIDADES LÚDICASPARA O DIA A DIA

Jogos Motores

Amarelinha, corre-cutia, esconde-esconde,pega-pega, futebol, entre outros, são alguns exem-plos de jogos motores que, em geral, estimu-lam a consciência corporal, o equilíbrio, aagilidade, a coordenação motora e a atençãodas crianças.

Jogos de TabuleiroOs jogos de tabuleiro trabalham a estraté-

gia e a reflexão dos alunos. Eles incentivam oraciocínio lógico e abstrato, a memória e a con-centração. Os mais conhecidos são: Jogo da ve-lha, xadrez, dama, ludo e gamão.

Jogos SimbólicosSão chamados de �faz-de-conta�. São im-

* Sueli de CastroPires Hott

Brincando ou aprendendo?

AV. VICENTE RIZOLA, 569 B - SANTA INÊS 3486-1396 / 3487-9549

www.educacaoquesurpreende.com.br

Estamosmudando para

nº 727Ao lado,

para melhoratendê-los

Leonardo(31) 3463-7991

Av. Contagem, 727 - Santa Inês - Belo Horizonte - MG

www.forcaproteica.com.br

portantes, pois recriam os meios eas crianças se inspiram em perso-nagens da vida real para criaremsua próprias histórias. Exemplosdestes jogos são brincar de esco-linha, de casinha etc.

Jogos IntelectuaisConhecidos como jogos de

raciocínio, trabalham os aspectos cognitivos aju-dando a desenvolver a imaginação, raciocínio ló-

gico, tática, comunicação, linguagem, sequênciade pensamento e memória. Destacam-se o que-bra-cabeça, forca, sudoku, xadrez, ludo, dama,dominó, memória entre outros.

Brincadeiras de Roda Também chamadas �Cirandas�, estimu-

lam a sociali-zação, a coor-denação mo-tora e a educa-ção musical.Promovem acultura populare encantam ascrianças.

É muitobom estar devolta das minhas férias.

O SIN (Santa Inês Notícias), já é parte es-sencial das famílias do nosso bairro.

Refletir sobre os caminhos para uma edu-cação de qualidade é sempre uma missão agra-dável para um educador.

Sueli de Castro Pires HottOrientadora do Método Kumon (Matemática/

Português/Inglês)-Unidade Santa Inêswww.kumon.com.br/[email protected]

l Matemátical Portuguêsl INGLÊS

Para todasas idades

COM O KUMON, VOCÊ PERCEBE A DIFERENÇA!

Matrículas GRÁTIS!02/05 a 10/06/13

Page 16: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

16 ABRIL/2013Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587

Bichos & Gente

· Rações em geral para cães, gatos, coelhos, tartarugas, peixes e pássaros (Foster, Faro, Pedigree, Pitty, Kanina, Ringo, etc...)· Alpiste, painço, aveia, milho, canjiquinha, girassol, etc...· Produtos de limpeza, cloro, desinfetante, cera líquida, pasta brilho, vassouras, etc...· Produtos para jardinagens, xaxins, vasos, adubos, terra, gaiolas, etc.

Rua Minduri, 315 - Bairro santa InêsTel: 3088-6385 / 9602-1616

DIVERSOS

Buscamos e levamosl ACESSÓRIOS E RAÇÕES

Av. Contagem, 410 - Loja 11/12Santa Inês / Boa Vista 3481-9798

Aceitamos os cartões:

lBANHO E TOSAVETERINÁRIO

Veterinária Cão Q MiaLuciana Bolognani (Médica veterinária)

Jobson Melo (Criador)

Você sabe porque os gatosarranham?

Gatos na casa, móveis e objetosarranhados. Mas, porque os gatosarranham? Para afiar as garras, tam-bém, mas este não é o único motivo:os bichanos arranham para se espre-guiçar, brincar e, principalmente, parase comunicar. Isso mesmo! Para osfelinos, deixar esses sinais em formade arranhões é uma forma de marcaro território. E é um habito. Todos osgatos arranham, inclusive aqueles quenão têm mais unhas!

Por Que os Gatos Banham-seApós Cada Refeição?

O ato do gato lamber-se é umamaneira de tomar banho. Isso todomundo sabe. Mas você sabe porqueele faz isso após cada refeição?

Após uma refeição, os gatos la-vam-se imediatamente por instinto.

Isso é feito para que os predado-res (na natureza) não sintam o cheirode comida e os ataquem. Ou seja, éuma maneira de manter os predado-res longe

Por Que os Cães Corrematrás dos Gatos?

Os cães domésticos carregamem sua carga genética muitos instin-

Amigo leitor aí vai algumascuriosidades bem interessantes sobre

nossos queridos felinos:

tos herdados de seus parentes selva-gens. Um instinto que permanece atéos dias de hojé é o da caça.

Determinados estímulos gera-dos por animais assustados, em fugaou acuados, despertam esse instintono cão doméstico.

O gato, por ser um animal mui-to ágil e rápido, costuma despertaresse instinto predatório dos cãescom maior facilidade.

Quando um gato convive comum cão, o cão tende a se acostumar

com os movimen-tos do gato e o ga-to tende a fazer mo-vimentos menosbruscos, transfor-mando a convivên-cia em amizade.

Os gatos em posiçãode defesa

Ao seremameaçados, osgatos adquiremuma posição ca-racterística, fi-cam com o cen-tro da coluna levantado, aproximamas patas dianteiras das patas trasei-ras e levantam os pêlos do dorso.Você sabe o porquê de tudo isso?

Ao aproximar as patas diantei-ras das traseiras, o gato adquire ummelhor equilíbrio, o que o ajuda emcaso de ataque ou fuga. Ao levantar acoluna e os pêlos, ele aparenta sermaior e com isso assusta o inimigo.

É muito comum vermos um cãodesistir de seu ataque quando o gatoadquire tal posição.

Entre os dias 26 a 28 de abril, BeloHorizonte sediará duas importantes

exposições de orquídeas do Estado: a64ª Exposição Oficial de Orquídeas e a19ª Exposição Nacional da Cattleya Wal-keriana, que acontece no Minascentro(entrada pela Rua Guajajaras, 1022,Centro). O evento, promovido pela Soci-edade Orquidófila de Belo Horizonte, égratuito e aberto ao público.

A aberturasolene da expo-sição acontece-rá no dia 26 deabril, apenas pa-ra convidados,de 20 às 22 ho-ras. No sábado(27), a exposi-ção estará aber-ta à visitaçãopública de 9 às22 horas e, nodomingo (28), de9 às 18 horas.

Durante oevento, o público poderá apreciar a be-leza rara dessa planta e conhecer seusdiferentes gêneros e espécies, perfu-mes, cores e formatos. Além disso, po-derá saber mais sobre o seu cultivo epreservação, dentro da programação depalestras.

Comercialização de plantas -quem quiser aproveitar a beleza dasflores e levar uma para casa, pode com-prar tipos diferentes de orquídeas pro-duzidas em laboratórios, o que ofere-ce maior segurança ao consumidor deque estão livres de pragas e doenças(insetos e fungos).

Em abril, Belo Horizonteserá a Capital das Orquídeas

64ª Exposição de Orquídeas volta à cidade e promete encantaros amantes e colecionadores da planta

De acordo com o presidente daSociedade Orquidófila de Belo Hori-zonte, Euro Magalhães, o objetivo princi-pal da exposição, que acontece des-de 1949 na Capital, é incentivar e cons-cientizar à população sobre o cultivo ea preservação da planta. Segundo ele,haverá a participação de orquidófilosde Minas Gerais e de várias partes doBrasil, além de representantes do

Japão e América doSul.

Concurso �ainda na programa-ção haverá um con-curso entre os orqui-dófilos participantes,que concorrerão aprêmios e troféus. Osjuízes farão dois ti-pos de avaliações.Um deles é voltadoapenas à CattleyaWalkeriana Gardner,em que serão avalia-das espécies como

Lilás (típica e rubra); Alba e albescens;Coerulea e coerulescens; Semi-alba,pérola, suave e suavíssima e outrasvariedades (vinicolor, flâmea, concolor,rosada etc.).

Na ocasião, outras espécies deorquídeas também serão julgadas, en-tre elas: as espécies brasileiras, asespécies estrangeiras e as híbridas.Também haverá julgamento das micro-orquídeas.

Mais informações sobre aexposição podem ser obtidas pelo

site www.sobh.org.br ou peloe-mail: [email protected].

Foto: Leonardo Vale

TOSA e BANHOde terça a quinta

10% de desconto

promoção

Page 17: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

17Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587ABRIL/2013

UTILIDADE PÚBLICA

Eletricista residenciale predial

Manutenção elétrica emdistribuição de energia.Cel - 9667-6223 - Quim

E-mail - [email protected]

DENTISTA ODONTOCLÍNICAPARANÁ

Av. Paraná 577 � 2º andar � Centro � ((31)3201-6085

Orçamentosem

compromisso

l Canal l Limpeza l Extração l Dentadurasl Aparelhos Fixos e Removíveis

l Tratamento de Gengivas l Clareamentosl Implantes l Coroas

AtençãoA Paróquia Nossa Senhora de Nazaré convida homens erapazes para, juntos, rezarmos o terço todas as quintas

feiras às 19:45hsObs: Após a missa das 19:00hs

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré convida senhoras esenhoritas, para rezarmos o terço juntos, todas as

terças feiras às 19:45 hsObs: Após a missa das 19:00 hs

Recanto das OrquideasOrquideas - Adubos - Cachepôs

Atendimento exclusivo aos sábados 10:00 às 16:00hRua Mons. Horta, 204 - Ana Lúcia - Sabará

Teus braçosFortes braçosNum longo abraçoA me envolverTeus lábiosDoces lábiosFonte de beijosMuitos beijos, pra me aquecerQuanta coisa emana de ti, doce criaturaAmor� carinho� ternuraTudo que me liga a teu ser, mulherTia� mãe� avó�Irmã� neta� filha�Guerreira� companheira�Tu que me namoras, me compreendesQue me incentivas, me repreendesE jamais me deixas só.Tu que és dar e receber,Que com a mesma humildadeSabes perdoar e esquecer.Santa ou pecadoraIngênua ou sedutoraNão importa! Serás sempre uma rainhaUma intercessora� uma fada madrinha�Aquela que na minha aflição, chamo por elaA todas, admiro e amoSantas criaturasAnjos de canduraSimplesmente mulher!

Homenagem do Jornal Santa Inês Notíciasao Dia das Mães

O trabalho é a base da vida humana e uma de suas maiores conquistas,pois é através dele que nos realizamos enquanto pessoas, atuando

numa postura cidadã diante da vida, como colaboradores universais de umbem maior: produzir com consciência e responsabilidade, visando ao bem-comum, sendo esse fazer imprescindível ao processo de crescimento de todoe qualquer País. Essa comemoração é logo após o dia da Educação (28/04),certamente, não será mero acaso!

Esse dia tão reverenciado no mundo diz muito do que somos e do nossopapel, enquanto formadores e transformadores da sociedade, através donosso fazer profissional, da nossa competência humana de lidar com osproblemas e solucioná-los de forma consequente. Aristóteles assim seexpressou: "somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então,não é um modo de agir, mas um hábito". Esse é o nosso grande referencial ediferencial, enquanto seres pensantes e atuantes, comprometidos com nósmesmos e com o coletivo.

Estes versos da música de Gonzaguinha refletem bem a importânciado trabalho para todas as pessoas: guerreiros, guerreias que se empe-nham por construir, com a força de seu trabalho, um mundo mais justo,consequentemente mais humano:

"Seu sonho é sua vidaE vida é trabalho...

E sem o seu trabalhoO homem não tem honra

E sem a sua honraSe morre, se mata..."

Homenagem do Jornal Santa Inês Notícias a todos os trabalhadores

Salve o Dia do Trabalhador!Simplesmente Mulher

8435-9763

Fabricação e comercializaçãode adubos orgânicos p/ orquídeas

Page 18: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

18 ABRIL/2013Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587

O direito do trabalho exer-ce um papel extrema-

mente importante na socieda-de brasileira, pois tem a fun-ção de regular as relações detrabalho de modo que nãoocorra nenhuma forma de vio-lação de direitos entre em-pregados e empregadores.

Caso ocorra algum con-flito entre as partes, a Justiçado Trabalho é responsável pordirimi-los, uma vez que estáinserida no Poder Judiciáriobrasileiro e apresenta compe-tência fixada no artigo 114 daConstituição da República de1988. Este órgão é compostopelos Juízes do Trabalho, osTribunais Regionais do Traba-lho, e o Tribunal Superior do Tra-balho, todos com competênci-as e atribuições definidas tam-bém pela constituição.

Com efeito, ao contráriodo que muitos acreditam, oMinistério do Trabalho e Em-prego não é um órgão do poderjudiciário, mas sim ligado ao po-der executivo, uma vez que,apresentam atribuições admi-nistrativas e fiscalizadoras, masnão coercitivas, pois estassão próprias do poder Judici-ário, em casos de conflitosenvolvendo a relação de tra-balho o mesmo exerce a fun-ção de mediador, ou seja,facilita a comunicação entreas partes e colabora para queestes cheguem a uma com-posição amigável.

O Direito do Trabalho uti-liza como principais textos nor-mativos a Constituição da Re-publica Federativa do Brasil e

Direito do Trabalho e Cidadaniaa Consolidação das Leis doTrabalho (CLT), esta segundasua aplicabilidade não é estan-que, pois também se aplica asSúmulas dos Tribunais, as Ori-entações Jurisprudenciais, ecaso não houver dispositivo le-gal ou contratual a ser aplica-do pode ser utilizado as Juris-prudências por analogia, porequidade e outros princípiose normas gerais de direito,principalmente do direito do tra-balho, e, ainda, de acordo comos usos e costumes, o direitocomparado, mas sempre demaneira que nenhum interessede classe ou particular prevale-ça sobre o interesse público,conforme estabelecido peloartigo 8º da Consolidação dasLeis do Trabalho.

Por fim, coloca-se queeste ramo jurídico, trata emsua grande parte de verbasque possuem natureza ali-mentar, por isso há uma la-tente necessidade de saber-mos o que são, e como pro-cedermos, caso tenhamos anecessidade de recorrer a es-tes órgãos governamentais,para que os direitos dos em-pregados e dos empregado-res sejam respeitados, aca-bando com as disparidadesexistentes e tornando a soci-edade mais justa.

Nos próximos artigosabordaremos temas especí-ficos relacionados às rela-ções de trabalho, envolven-do os empregadores e os em-pregados.

Danielle GuedesAdvogada - Formada, pela PUC - Minas

Page 19: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

19Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587ABRIL/2013

Antônio Fontes

Para Refletir

Dica Importante

DIVERSOS

E-MAIL DE UM ESTUDANTEÁRABE PARA SEU PAIPaiBerlim é linda, as pessoas são

muito simpáticas e eu estou gos-tando muito daqui.

Mas pai, eu fico um pouco en-vergonhado quando chego na uni-versidade com minha Ferrari 599GTB folheada a ouro, enquantomeus professores e muito dosmeus amigos chegam de trem!

Seu filho, Nasser.Resposta: Meu caro e amado

filhoTransferi seis bilhões de dó-

lares americanos para sua con-ta.

Pare de nos envergonhar,compre um trem para você tam-bém!

Com amor, Babai.J J J

ADVOGADO SUICIDAEnterrado em dívidas, um ad-

vogado resolve cometer o suicí-dio.

Vai para o meio da rua, jogaum litro de gasolina sobre o cor-po e quando vai atear fogo,uma mulher o segura pelobraço.

- Não faça isso, não, seumoço! - diz ela, comovida coma dramática situação.

- Se o problema é dinhei-ro, a gente vai dar jeito!

Ela pega uma sacolinhae começa a abordar os car-ros, pedindo:

"Uma ajuda para aqueleadvogado que jogou gasoli-na no corpo e quer se ma-tar"...

Vinte minutos depois elavolta com a sacolinha quasecheia.

- Quanto você conseguiu? -pergunta o advogado, ansioso.

E ela:- Não muita coisa! Uns quinze

isqueiros e seis caixas de fósfo-ros!

J J JO MUÇULMANO E O TÁXI

Na cidade inglesa de Man-chester...

Um muçulmano devoto entranum táxi.

Uma vez sentado, pede aotaxista para desligar o rádio, por-que não quer ouvir música, comodecretado na sua religião, e por-

que no tempo do profeta não ha-via música, especialmente mú-sica ocidental, que é música dosinfiéis.

O motorista do táxi educada-mente desliga o rádio, sai do car-ro dirige-se à porta do lado docliente e abre-a.

O árabe pergunta: - O queestá a fazer?

Resposta do taxista: - No tem-po do profeta não havia táxis,por isso saia e espere por umcamelo.

Piada enviada por José Amâncio

J J JUNIFORMES

O Sargento chega em casaas duas horas da manhã e paranão acordar a mulher nem acen-de a luz. Tira a roupa e quando vaise deitar, a mulher também noescuro pede:

- Amor, tô com dor de cabe-ça! Vai até a farmácia comprarremédio...

O sargento veste a roupa noescuro e sai. Na farmácia o far-macêutico pergunta:

- Oi João, você foi promovido?- Eu não!Aí o farmacêutico questiona :- Ué, porque você tá usando

uniforme de tenente?J J J

INFORMÁTICA COMPLICADAO cara comprou um compu-

tador novinho em folha. Era oprimeiro contato dele com omundo da informática e o coita-do estava apanhando da má-quina na hora de fazer as con-figurações.

Depois de muito quebrar acabeça, ele resolve ligar para osuporte técnico. Do outro lado dalinha, um especialista começa a

falar usando termos técnicos quepareciam outra língua para o po-bre do cliente.

O cara se atrapalha todo efaz o atendente repetir a mes-ma coisa 200 vezes. O clima jáestá ficando pesado quando ocliente diz:

- Não está adiantando, ami-go! Por favor, explique o que devofazer como se eu tivesse cincoanos de idade, tá bom?

E o técnico:- Tudo bem. Filho, por favor,

ponha a sua mãe ao telefone!J J J

JUNTOS NO CÉUChegaram juntos ao céu um

advogado e um papa.São Pedro mandou o advo-

gado se instalar em uma belamansão de oitocentos metrosquadrados, no alto de uma coli-na, com pomar, piscina etc. . .

O papa, que vinha logo atrás,pensou que seria contempladocom um palacete.

Mas ficou pasmo quando SãoPedro disse que ele deveria mo-

rar numa kitnet na periferia.Irritado, o santo padre obser-

vou:- Não estou entendendo

mais nada! Um sujeitinho me-díocre como esse, simples ad-vogado, recebe uma mansão da-quelas e eu, Pontífice da Igrejado Senhor, vou morar nessaespelunca?!

Ao que São Pedro respon-deu:

- Espero que Sua Santidadecompreenda!

De papa, o céu está cheio,mas advogado, esse é o primei-ro que recebemos!

INGREDIENTESl ½ litro de álcooll 1 pacote de cravo da índia

(100g)l 1 vidro de óleo para bebês

ou para o corpo, podendo ser deamêndoas, camomila, erva doce,lavanda, aloe vera ou neutro

MODO DE FAZER:Deixe o cravo curtindo no ál-

cool uns quatro dias, agitando demanhã e a tarde. Depois coloqueo óleo corporal (pode ser de

Devido ao grande número de casos dedengue, estamos repetindo a receita de

um repelente natural e caseiro

Natureza contra natureza

Repelente de insetos eficaz e baratoamêndoas, camomila, erva doce,lavanda, aloe vera ou neutro)

MODO DE USAR:Passe uma gota no braço e

nas pernas e o mosquito foge docômodo.

O cravo espanta formigas dacozinha e dos eletrônicos, e es-panta as pulgas dos animais.

O repelente evita que o mos-quito aedes aegypti sugue o san-gue, assim, ele não conseguematurar os ovos e diminui a proli-feração.

Sempre é bom lembrar:Dengue, combatê-la é um dever de todos.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM GERAL

PROMOÇÃO:

Conexões para água quente

ULTRATEMP CPVC

Rua Modestino Gonçalves, 261 - Nova Vista - 3485-6711

Rua Maria Ferreira da Silva, 400 - Fernão Dias - 3485-0700

[email protected]

Promoção

ACI --- R$ 7,90ACII -- R$ 18,90ACIII -- R$ 27,90

ArgamassaQuartzolit

Tubo PVCEsgoto100 mmClasse A

(Tubomaster NBR 5688)

R$

27,90

Page 20: Jornal Santa Inês - Abril - 2013

20 ABRIL/2013Anuncie: 8826-5422 / 9659-7007 / 3488-2587