jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores...

16
ANO 16 - Nº 181 Distribuição Gratuita Junho de 2012 Circula dia 05/06/2012 Jornal do Comércio O terreno da Taba, na Alberico Flores Bueno, será o endereço do novo local de com- pras para os mo- radores da região. ossa equi- pe de re- portagem passou por lá e viu a indicação de que há lojas para loca- ção. Por enquanto sabe-se pouco sobre o novo em- preendimento, apenas algumas informações. A área de 16 mil metros quadrados será totalmente remodelada. Apesar do espaço estar sen- do negociado, o projeto está aguardando aprovação na pre- feitura. O que aconteceu é que o novo centro comercial foi ideali- zado antes da chegada da linha verde na região que ocasionou a mudança do zoneamento da área. De acordo com a imobiliá- ria, a previsão é que o novo cen- tro comercial do Bairro Alto seja inaugurado em um ano. O novo centro comercial pre- tende reunir diversos segmentos comerciais. Já foi acertada a insta- lação de lojas de móveis, de col- chões e de calçados. (mais detalhes na página 15) Prédio da Taba está sendo demolido para dar lugar a um novo e moderno Centro Comercial na Alberico.

Upload: vucong

Post on 12-Feb-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

ANO 16 - Nº 181 Distribuição Gratuita Junho de 2012 Circula dia 05/06/2012

Jornal do

Comércio

O terreno daTaba, na AlbericoFlores Bueno,será o endereço donovo local de com-pras para os mo-radores da região.

ossa equi-pe de re-portagem

passou por lá e viua indicação de quehá lojas para loca-ção.

Por enquantosabe-se poucosobre o novo em-p r e e n d i m e n t o ,apenas algumas informações. Aárea de 16 mil metros quadradosserá totalmente remodelada.

Apesar do espaço estar sen-do negociado, o projeto estáaguardando aprovação na pre-feitura. O que aconteceu é que onovo centro comercial foi ideali-zado antes da chegada da linhaverde na região que ocasionoua mudança do zoneamento daárea. De acordo com a imobiliá-ria, a previsão é que o novo cen-tro comercial do Bairro Alto sejainaugurado em um ano.

O novo centro comercial pre-tende reunir diversos segmentoscomerciais. Já foi acertada a insta-lação de lojas de móveis, de col-chões e de calçados.

(mais detalhes na página 15)

Prédio da Taba está sendo demolido para dar lugar a um novo e moderno Centro Comercial na Alberico.

Page 2: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012Jornal doBairro Alto 2

Registro Envie sua foto com temas do Bairro peloemail: [email protected]

Folhas de outono...

Espaço do LeitorMande seu texto para: [email protected].

O JBA reserva-se ao direito de adequar o texto ao espaço e denão publicar artigos que contenham agressões pessoais.

DEU NO JORNAL DO BAIRRO ALTO - JUNHO

Massagem em casa

Brinquedos para a festa

Tudo para celulares

A nova Ester Magazine

Guloseimas para a festa

Dica de Restaurante

Dia dos namorados

Concordo com o que o leitor Hugo Werneek escreveu. Não é só o que muitospensam, mas é a pura verdade. Curitiba está uma cidade de faz-de- conta. Fazde conta que tem até ciclovias importantes. Acontece que os cargos são porindicação, ganham muito e só fazem porcarias. Quem pensa, não tem vez.Nosso prefeito só aparece rindo, o governador não quer policial com diplomas.Quem pensa não tem vez. Quando vão fazer projetos, como não entendem, poiscomo disse, são cargos de confiança (R$), deles é claro, fazem Linha Verdealagada, deveria ser linha espelhada. Trabalhei por um tempo numa regional,vi como funciona, lamentável. Só que eles saem e põem os filhos. Curitibainfelizmente ...Faz de conta.

Jayson F Roslindo - [email protected]

Lí o Espaço do Leitor, onde o cidadão Hugo Wernwck tece comentáriossobre artigo do jornalista Marco Polo. Por concordar com a maioria dosargumentos apresentados gostaria que me fosse enviado o telefone ou E-mail doSr.Hugo para que pudesse fazer contato. Na mesma edição há um comentário dojornalista Roberto Monteiro, que faz o retrato fiel das péssimas condições dascalçadas de Curitiba. Os vereadores, possivelmente incentivados pelo governomunicipal da época, elaboraram uma lei e a aprovaram que o proprietário doimóvel é o responsável pela implantação e conservaçãodas calçadas da capital.O brasileiro é um dos que mais pagam impostos no mundo e os políticos são osque mais transferem as responsabilidades dos órgãos públicos para os cidadãos,haja vista que:

- para a implementação do anti-pó na via pública, os cidadãos tem queparticipar financeiramente com os recursos;

- as calçadas públicas, pela lei, são responsabilidade dos proprietários dosimóveis;

- paga-se pela iluminação pública;Assim, as calçadas de Curitiba estão em estado deplorável, perigosas, mal

acabadas, mal mantidas, um verdadeiro perigo para os cidadãos. Já passou da hora dos vereadores de Curitiba proporem um projeto para

resolver este problema, como por exemplo uma parceria da prefeitura e cida-dão, onde o cidadão que implementar e manter sua calçada tenha desconto noIPTU. O cidadão entra com pedido na prefeitura, a prefeitura apresenta o pro-jeto padrão de calçada, o cidadão executa, o fiscal confirma a execução e odesconto é implementado no IPTU no próximo ano. Na continuidade da manu-tenção, o cidadão pode ser beneficiado também com desconto no IPTU. Aí todossaem ganhando. Grato.

Victor BarnechCampani Email:[email protected]

Luiz Fernando Pereira Simões Simões [email protected]

É impressionante a "força" que os políticos do bairro têm na PrefeituraMunicipal de Curitiba. As ruas do bairro estão em petição de miséria, é buracopor toda parte e alguns são tapados e logo reabrem como num passe de mágica.

Se não bastasse isso, a trincheira batalhada por anos a fio pelos moradoresdo Bairro Alto, ao ser batizada leva o nome de Bacacheri/Bairro Alto. Fica apergunta por que não ao contrário? Isso demonstra a força deles na Prefeitura,ou seja, são dois zeros a esquerda que só aparecem em época de eleição parapedir voto aos incautos moradores do bairro, depois reclamam dos paraquedis-tas, pois se eles existem é porque não temos representantes a altura. E não vinenhum deles se pronunciar sobre as marmeladas na Camara Municipal deCuritiba, provavelmente porque estão escondidos embaixo da cama com medodos respingos.

Quanto a correspondência do sr. Hugo Irapuã na edição dêste mes, recebameus parabéns, apenas faço uma ressalva, por que, sr. Hugo, parabenizar oPrefeito? Ele não fez mais do que a obrigação, mesmo porque a única coisa quefez foi inaugurá-la, pois esta obra é mais antiga que minha filha que tem 19 anosde idade. Temos que parabenizar sim, as pessoas que com sua pressão consegui-ram reverter o projeto original de mão única o que seria uma catastrofe total.

Curitiba faz-de-conta

E as calçadas?

A “força” dos nossos políticos

Sem querer, ainda pensoQue foi tudo verdadeiroAfinal foi tão intensoMesmo sendo passageiro

Aconteceu tão de repenteCom alguém que sempre quisEstá gravada em minha menteEssa noite tão feliz

O seu corpo era esculpidoParecendo irrealAté hoje ainda duvidoQue exista coisa igual

Seus cabelos eram douradosSeu olhar insinuanteCometi vários pecadosTantas coisas num instante

Em seus lábios tinha melMas provar eu nem chegueiPois bastou tirar o véuE foi aí, que eu acordei.

Mulher quaseperfeita

Moisés Lopes de Paula

... nos jardins do Bairro Alto.

1997 - Um jornal pra valer - Títulodo editorial da primeira edição do Jor-nal do Bairro Alto a chegar à casa dosmoradores.1998 - Casal protege e cria beija-flores - Aluir e Zilda Schmidt têmhóspedes especiais em sua casa, narua Raul Leite. Pelo menos 11 beija-flores já nasceram ali.1999 - Comunidade ucraniana er-gue templo no Bairro - Na esquinadas ruas Napoleão Bonaparte e PedroEloy a Igreja Ucraniana São José Ope-rário constrói o seu templo, que espe-ra concluir em dois anos.2000 - Sem pânico, meningite está

sob controle - Casos de meningite re-gistrados no Bairro Alto estão dentroda normalidade e sob controle, informaa Secretaria Estadual de Saúde.2001 - Em obras ligação Bruno Lobox Campo da Boiada - Máquinas daprefeitura abriram o terreno do Seminá-rio. É o início das obras de ligação entrea rua e a av. da Integração.2002 - Banco abre as portas para odesenvolvimento do Bairro - Bancodo Brasil abre suas portas dia 28 demaio.2003 - Vilinha ganha nova ponte-Quase pronta a ponte sobre o Rio Atu-ba ligando a Vilinha e a J. Ramalho.

2004 -Inaugura-do o Largodos Colo-nizadores- Com apresença dop r e f e i t oCássio Ta-niguchi foiinauguradoo recanto ea estátua doc a c i q u eTindiqueraque contam boa parte da história dobairro e da cidade.

Estátua do Tindiquera noLargo dos Colonizadores

Raspou, bateu, arranhou a pinturado seu carro? Fique tranquilo. Marteli-nho de ouro, lataria, pintura, espelha-mento, para deixar seu carro novinho,novinho, serviço altamente qualificadovocê encontra no Portuga Lataria e Pin-tura, na José Fernandes Maldonado,255, prolongamento da Av. da Integra-çaõ, perto do trevo da Fagundes. Agen-de pelo 3367-1818. Vale a pena.

Não precisa procurar mais. Agorano Bairro você encontra aparelhosmassageadores antiestresse, redutorde medidas, para os pés, em revendaespecializada, na Av. da Integração1429. Facilidade que o empresárioDiogo traz para o nosso Bairro.

Quanto mais perto melhor e maisem conta. Se você precisar de pisci-na de bolinhas, cama elástica, pula-pula para entreter as crianças na suafesta, a solução é a Disque Brinque-dos, do Adelermo. Qualidade com se-gurança. É só ligar para o 3029-7363.

A ML Doces está com promoçãoespecial em grande variedade de pro-dutos para as festas juninas. Confiraali na Oliveira Franco, 1881, com oMoises e a Rita.

Seu celular está com problema ?Não tem problema, leve na Cia do

Celular, no 440 da Alberico. Assistên-cia técnica, acessórios, desbloqueiode GSM, o que você precisar. Atendi-mento personalizado e rápido, com oEdmilson e a Silmara.

A melhor dica para voce e suafamília comerem muito bem é o Res-taurante Alecrim Dourado, na PercyFeliciano de Castilho, 970, na Praçado Índio. Pratos a partir de R$ 9,90.Especialidades como dobradinha àsquartas, barreado às sextas e inigua-lável feijoada aos sábados. E tem odisk-marmita pelo 3367-3271. Vale apena conferir.

Seu carro novo de novo

A moda como ela é, na moda. AEster Magazine ganhou novos ares.Agora com a direção da Neiva e doAndré está liquidando brinquedos emochilas a preço de custo, e calça-dos pela metade do preço, para darlugar à nova coleção Inverno 2012 debotas e calçados Moleca e Beira-Rio.Aproveite ali na José Veríssimo,1351.

Nada diz mais do que um buquê derosas vermelhas da Floricultura Ala-manda. Peça por telefone (3238-0299)ou vá lá, na Oliveira Franco, 288.

Page 3: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012 Jornal doBairro Alto3

Page 4: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012Jornal doBairro Alto 4

Diz-que-disseMarco Polo

[email protected]

EXPEDIENTE

JORNAL DO BAIRRO ALTO

Artigos assinados não refletemnecessariamente a opinião do jornal.

Diretor - Angelo Garbossa Neto

Praça Ivo Rodrigues,, 43 Loja 01 B. AltoCuritiba-PR/Cep: 82.820 - 300 Fone/Fax: (041) 3367-5874E-Mail: [email protected]

Impressão: O Estado do Paraná

Esta edição:16 páginas14.000 exemplares

Jornalistas ResponsáveisRamon Ribeiro e Roberto Monteiro

[email protected]

Porquice

Elogio ao Marco Polo

Vassourada

Perguntinha

A trincheira

O senhor Marco Polo acaba de re-ceber um elogio emocionado de umaleitora e fã do seu trabalho. A Sra.Marilande ligou para o jornal e disse-que ficou emocionada ao ler a colunadeste mês (maio).

-Tá vendo ? Pensa que é só lenha!

No dia 16 de junho a AssociaçãoParanaense de Apoio à Criança comNeoplasia — APACN, vai realizar aIII Feijoada Beneficente – Edição2012. O evento é resultado da parce-ria do Espaço Gourmet Escola deGastronomia, do Chef Marcio Silva,e do SINDI Combustíveis PR.

A feijoada será servida na sededo próprio sindicato, na Rua 24 deMaio, 2522, no Parolin. É o mesmolocal da primeira edição, que contoucom a presença de cerca de 400 pes-soas. O valor do convite individual,com direito a drinks, será de R$40,00. Os convites podem ser adqui-ridos na unidade Casa de Apoio daAPACN ( Rua Oscar Schrappe Sêni-or, 250 – Tarumã) ou no EspaçoGourmet Gastronomia.

O evento é uma oportunidadepara aproveitar a tarde de sábado, comuma ótima feijoada ao som de músicaao vivo. Sem contar que você irá aju-dar a instituição que necessita arre-cadar recursos para garantir a conti-nuidade do trabalho em prol de crian-

APACN promove feijoada para ajudarcrianças e adolescentes com câncer

ças e adolescentes, e seus acompa-nhantes, em tratamento do câncer edoenças hematológicas graves, noshospitais referência de Curitiba.

De acordo com o Serviço Socialda APACN, em 2011 foram realiza-das 1.698 atendimentos na unidadeCasa de Apoio, onde circulam diaria-mente, cerca de 70 hóspedes (pacien-tes e acompanhantes). Apenas em ja-neiro e fevereiro deste ano, foram re-alizados em média, 120 hospedagens.No Ambulatório Menino Jesus de Pra-ga, unidade da APACN conveniada aoHC da UFPr, foram 35.749 procedi-mentos na área de Oncologia Pediá-trica, conforme dados da Assessoriade Planejamento (ASPLAN) da pró-pria Universidade.

Sobre a APACN: Instituição semfins lucrativos, fundada em 1983, deutilidade pública federal, estadual emunicipal, com trabalho voltado aoapoio completo e gratuito a crianças,adolescentes e seus acompanhantes,que chegam de vários pontos do Bra-sil para tratamento em Curitiba.

Tem gente que ainda não está con-tente com a trincheira.

Sei, não... pro meu gosto, nas cir-cunstâncias, tá bom demais.

Claro que em certas horas faz filano sinaleiro da Fagundes.

Exatamente como em qualqueroutro sinaleiro da cidade.

Agora, amigos da Secretaria deTrânsito ou de quem de direito.

O povo tem razão: ali na esquinada Sgoda com a Madalena precisa sim,e com urgência, de um sinaleiro.

Tá perigoso demais.Ou vão esperar morrer uns quantos

até decidirem pelo ululante.

Para o motoristaapressado e, por issomesmo, irresponsável,

que dirige feito louco pelas ruas doBairro a bordo de um Fox preto re-luzente... Se desse com a cara numposte não seria nada, mas colocaem risco a vida de quem não temnada a ver com suas idiotices.

As eleições muicipais vêm aí.Hora de usar o voto como vas-

soura e varrer os tulhos e entulhos daCâmara.

Para tirar todos os corruptos doninho vamos precisar de todas as“vassouras” disponíveis.

Prefeitura inaugura moderno apa-relho de raio-x digital, na Unidade 24horas do Boa Vista.

Podia fazer o primeiro raio-x nosistema municipal de saúde.

Quem sabe a chapa-digital reveleque mal acomete este depauperadopaciente.

Luzes da Ribalta

Tá certo que o Bairro é escuro,mas é só à noite.

Chapa digital

O que éCONSEG B.A. ?- o Conselho Co-munitário de Se-gurança é o ca-nal pelo qual aSecretaria deSegurança Públi-ca saberá da ne-cessidade e an-seio da socieda-de, contribuindopara que as for-ças de seguran-ça operem emfunção do cida-dão e da comunidade; integrador da comunidade com as autoridades civil e militar, cooperador de ações integradas desegurança, resultante de benefício para o bem estar da vida da população; devendo propor definição de prioridades naprevenção e solução dos problemas de segurança. Constituído por nós, Cidadãos, que residimos, trabalhamos ouestudamos no Bairro Alto (o CONSEG não é partidário).

O que é NUDEC ? - O Núcleo de Defesa Civil é formado por um grupo comunitário organizado em um distrito, bairro,rua, edifício, associação comunitária, entidade, entre outros, que participa de atividades de defesa civil como voluntário.A instalação do NUDEC é prioritária em áreas de risco de desastres e tem por objetivo organizar e preparar a comuni-dade local a dar a pronta resposta aos desastres.

- Convidamos a comunidade para as reuniões, sempre na última quarta feira do mês, às 18 horas, na EscolaMunicipal Curitiba Ano 300, próximo ao Terminal, onde discutimos tudo sobre segurança. Com a comunidade participandopoderemos fazer do Bairro um lugar melhor e mais seguro para morar, estudar e comercializar. Conheça nossos feitos,acesse: www.CONSEG1.BlogSpot.com e www.DefesaCivil1.BlogSpot.com

Ao setor do Comércio, que aindanão participa, pedimos que entre emcontato conosco pelos telefones:9934-6440 ou 9159-1599.

Saiba como participar e contri-buir para aumentar a segurança noseu estabelecimento, dos seus fuin-cionários, da sua residência, da suafamília, do seu Bairro. “Art. 144. Asegurança pública, dever do Es-tado, direito e responsabilidadede todos.”

Especial ao comércio

Nas reuniõôes, comunidade discute problemas de segurança com autoridades.

Parece até brincadeira.Se não tivesse visto até ia achar

que era mesmo.Gente de boa linhagem carregando

saquinhos de lixo para jogar no RioBacacheri, alí pelas bandas da Rua Mar-co Polo.

Da melhor linhagem das raças Lan-drace e Duroc, diga-se.

O que é, o que é ?Quem não tem reza para ter e quem

tem implora pra trocar?É o antipó de certas ruas do Bairro

que estão uma lástima.Qualquer chuvinha é buraco den-

tro de buraco.

Político corrupto é aquele quesabe quanto custa, mas não sabe

quanto vale.Se preferir: é o que custa muito,

mas não vale nada.

Tem gente que reclama de mais epouco faz.

O pessoal do Conseg precisaimplorar para que a comunidade par-ticipe das reuniões.

No Juvevê, por exemplo, reuniãodo Conseg é disputadíssima.

Moradores e comerciantes parti-cipam pra valer.

Talvez por isso a segurança lá ébem melhor do que aqui.

No nosso caso, quem não parti-cipa se trumbica.

É só “venha a nós”

Shakespeare disse que iamorrer solteiro porque não

imaginou que viveria atécasar-se.

Para o atendimentocortês, prestativo, dos

funcionários da loja de mó-veis Placidino, que mostram a ma-neira correta de tratar e conquistaros clientes, com educação, cum-prindo prazos, conforme manda ofigurino em tempos de concorrên-cia acirrada no comércio.

Page 5: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012 Jornal doBairro Alto5

Linha Verde

A Prefeitura de Curitiba começouas escavações do túnel da trincheira narua Agamenon Magalhães com a LinhaVerde Norte, no Cristo Rei. A obra vaicriar o novo binário com a RobertoCichon, que também terá uma novatrincheira, para a ligação dos bairrosCristo Rei e Tarumã. "A mobilidadeentre os bairros melhorará significati-vamente com essas trincheiras, e tam-bém com a Linha Verde", diz o prefei-to Luciano Ducci.

Máquinas começaram a retirar ter-ra até uma profundidade de aproxima-damente sete metros para formação daspistas. A trincheira já está concretadana parte superior e agora as obras avan-çam para escavações, que começarampelo lado do Cristo Rei. A terra seráusada nas obras da Cohab.

O viaduto da Avenida AffonsoCamargo será duplicado e ganhará ummini-terminal de ônibus, interligandoa linha Leste-Oeste com o novo trechode ônibus entre o Atuba e o Pinheiri-nho. Sobre o viaduto haverá uma esta-ção-tubo, que terá uma escada de aces-so a uma estação tubo, que será cons-truída embaixo do viaduto, na avenidaAffonso Camargo.

Além das trincheiras, as obras naLinha Verde Norte seguem aceleradas.O trecho de 2,3 quilômetros de obras -entre o Centro Politécnico, no JardimBotânico, e a Avenida Victor Ferreirado Amaral, no Tarumã -. Cerca de 70%

das canaletas por onde passarão os ôni-bus expressos já estão prontas.

Pistas novas na BR - Parte das no-vas pistas da Linha Verde Norte jáestá pronta e sendo usadas pelos veí-culos que trafegam na região. O núme-ro de pistas de circulação no eixo ur-bano da BR está passando de quatropara 10, sendo duas canaletas exclusi-vas de transporte coletivo.

Também serão construídas áreasde estacionamento para os carros, cal-çadas e ciclovias, além de iluminação.Essas obras fazem parte da etapa finaldo projeto. As vias rápidas terão cerca

de 11 metros de largura. Na canaletaserão quase 9 metros de largura paraa passagem do futuro Ligeirão, emdireção ao Atuba. Nas vias lentas, asfaixas terão sete metros de largura,com espaço para estacionamento.

Nesta etapa estão sendo investi-dos cerca de R$ 52 milhões, com re-cursos da Prefeitura e da AgênciaFrancesa de Desenvolvimento(AFD), beneficiando diretamenteseis bairros onde vivem 160 mil ha-bitantes: Jardim Botânico, Jardimdas Américas, Cajuru, Cristo Rei,Capão da Imbuia e Tarumã.

Prefeitura informa como estão as obras

Obras da Linha Verde Norte avançam e chegam ao Tarumã.

Page 6: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012Jornal doBairro Alto 6

Calendário das Igrejas para junho

Santa Madalena Sofia

R. Sta Madalena Sofia, 725 - 3367-8812

Maria Mãe da Igreja

R. Gastão Luiz Cruls, 2235 - 3367-2768

São João Bosco

Rua Rio Japurá, 1277 - 3367-2077

Santa Bertila

R. José O.Franco, 2826 - 3367-4198

O galã aí é Fernando M.Garcia, que festeja seusprimeiros três aninhos neste5 de junho. É filho doscorujões Jocimara eClodoaldo, pais carinhososque desejam milhões defelicidades ao mocinho.

Patricia Manfrinatti, dedicadacomandante das escolinhas Trilhas do

Saber e Expansão do Saber,comemorou idade nova neste 3 de

junho, recebendo de presente ocarinho de amigos e da família.

29 de junho, DonaCarmela PedrinaMassolin Ostro-vski completa 90anos, esbanjando

saúde, alegria esimpatia. Filhos,

netos e bisnetasdesejam um Feliz

Aniversário, muitasaúde e felicidades.

Igreja Universaldo Reino de Deus

Rua José de Oliveira Franco 20382ª - Congresso Financeiro - 8h, 15h e 20h3ª - Cura e Milagres - 8h, 15h e 20h4ª - Reunião Filhos de Deus - 8h,15h e20h5ª- Terapia do Amor - 20h6ª- Ritual Sagrado - 8h, 15h e 20hSábado - Jejum das Causas Impossíveis - 8hDomingo - Concentração de Fé e Milagres pelaSagrada Família - 8h e 18h

O simpático e querido casal, MariaVenâncio e Delcídio dos Santos,comemorando Bodas de Ouro, emcerimônia na Paróquia Maria Mãeda Igreja. Felicidades!

O Lucas está feliz da vida porquedia 10 de junho vai fazer festa paracomemorar seus primeiros três ani-nhos. Ele é neto de José Susla, pre-sidente da Associação Amigos doBairro Alto e membro do CONSEG.

HORÁRIOS DE MISSASSáb - 19h - MissaDom - 8h - MissaDom - 9:30h - MissaDom - 18:30h - MissaMissa em honra a São PeregrinoDia 4 de cada mês, às 16 e 20hConfissõesTerças e Quintas - 14:30 às 17hQuartas e Sextas - 8:00 às 11:30h07/Jun - Festa Eucaristia na Catedral09/Jun - Festa Junina16/Jun - Bazar da Pastoral Social22 a 24/Jun - Curso Nova Vida

16/06 – Jantar dançante dosNamorados19/06 – Às 9h e 19h Missa doPadroeiro Santo Expedito

MissasSábados às 18h e Domingos às 9he 19h.

Missas mensais:Quarta, Sexta e Sábado às 19hDomingo ás 8h, 10h e 19hTodas as Quintas Curso de Artesana-to das 14h às 17h

3ª, 5ª e 6ª - c/ terço, 19hsSábado - 16hsDomingo - 8hs, 10hs e 18:30hs4ª - novena do Perpétuo Socorro, ás 19hsAdoração ao Ssmo 2º e 4º domingo do mêsapós a missa das 18:30hsBazar da Ação Social nos dias14/06 das 13hs ás 20hs15/06 e 16/06 das 08hs ás 20hs17/06 das 08hs ás 12hs (Aceitamos doações)3ª - Grupo de Artesanato das 14:00 ás 17:00hs4ª Grupo da Melhor Idade das 14hs ás 17:hs

HORÁRIOS DE MISSASR. José O. Franco, 1832 - 3367-5362

Comunidade CristãNova Jerusalém

3ª - Estudo bíblico às 9h e ás 20h /Reunião de Mulheres ás 14h306ª - Culto de Oração ás 20hSábados - Encontro de Jovens ás 19h30Domingos - Culto de Celebração ás 18h30

10/06 – Comemoração do 1º Aniversário daCongregação Cristo SalvadorInício ás 10h. Local: Rua Marco Polo, 1560Cultos - 1º, 2º e 3º Domingo do mês às 9h304º e 5º Sábado do mês às 19h30

Congreção EvangélicaLuterana Cisto Salvador

Assembléia de Deus

Reuniões - Domingos:9hs- Escola Bíblica Dominical19h30 - Culto LivreQuartas - 20hs: Ensino e Reflexão BíblicaSextas - 20hs: Oração e IntercessãoSábados- 15hs: Atividades Sociais

Rua Sertaneja, 580 - Jd. Demeterco8708-9228 / 9958-4921

(Ministério de Pinhais)

Rosângela Cardoso Gonçalvescomemorando idade nova dia 18de junho recebe o carinho das co-legas e amigas do salão Cabelo &Cia.

Page 7: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012 Jornal doBairro Alto7

AUTOMÓVEIS / VEÍCULOS - PEÇAS & ACESSÓRIOS ALIMENTAÇÃO

BEBIDAS & FRIOS

ALIMENTAÇÃO/DELIVERY ALIMENTAÇÃO/DOCES

APARELHOS DE ESTÉTICA

Uma moto e um notebook estãoentre os brindes do show de prêmiosque a Paróquia Maria Mãe da Igrejapromove neste dia 9 de junho, dentroda sua tradicional Festa Junina . Serãodez prêmios atraentes que devem levarmuita gente à festa na sede da Igreja.

Para concorrer basta comprar ascartelas no valor de apenas R$ 5,00 aunidade. Entre os prêmios estão umamoto, TV LCD, geladeira, fogão, note-book e muito mais.

A festa e o sorteio vão acontecerna Paróquia Maria Mãe da Igreja, masquem não puder comparecer não pre-cisa se preocupar. Como o sorteio serácomputadorizado, mesmo sem a suapresença você estará concorrendo a to-dos os prêmios.

Quem comparecer à Paróquia no dia9 de junho, além do Show de Prêmios,ainda vai desfrutar de todas as atraçõesda festa que terá, entre outras coisas,danças juninas, pinhão, quentão, pipo-ca, comidas e brincadeiras nas barra-quinhas de diversão típicas dos feste-jos juninos, além da já tradicional Mis-sa Sertaneja. Durante todo o dia haverátambém rodadas extras do sorteio deprêmios

A Paróquia Maria Mãe da Igreja fica

Você pode sair com uma moto 0k do showde prêmios da Paróquia Maria Mãe da Igreja

na Rua Gastão Luiz Cruls, nº 2235,no Bairro Alto. Maiss informações li-gue para 3367-2768 ou acesse o siteda paróquia: www.pmmi.com.br. O

resultado do sorteio poderá ser confe-rido no site: www.osmaireventos.com.br após as 22h do dia 9 de junho. Boa Sorte!

Page 8: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012Jornal doBairro Alto 8

DENTISTASCABELEIREIROS

ESCOLAS INFANTIS

SERVIÇOS

OPORTUNIDADES

MÁQ. DE COSTURA/ASSISTÊNCIA - Façoassistência técnica, manutenção demáquinas de costura em domicíl io.Telefone: 3238-7559 ou 9660-8980, falarcom Leo.

SERVIÇOS-COMPRA-VENDA-TROCAEMPREGOIMÓVEIS

SOBRADO/VENDO - Condomínio fechado,na Rua Rio Iriri, 270, Conj. San Fernando, 3quartos, sala, copa, cozinha, garagem co-berta, R$ 165 mil. Tratar pelo 9859-1103.SALA COMERCIAL/VENDO - Com infraes-trutura, bem localizada no Bairro Alto, comcinco anos de confinamento.

Aprenda tocar piano através doagradável e fácil método: “Meu

piano é divertido” para adultos ecrianças. Profª. Caci. 3209-2253

Tocar piano é fácil

FESTAS

TV/VENDO - Philco, 29ʼ, semi-nova,pouco uso, particular. R$ 280,00. 9610-9717

MÁQUINA DE COSTURA/VENDO -marca Singer, com mobília e motorem perfeito estado. Particular. Valor:R$ 160,00. Tratar pelo telefone 9610-9717.

3367-5874 13 mil exemplaresO Bairro inteiro lê!

Jornal do Bairro AltoAnuncie

TF FOODS CONTRATA

Currículos [email protected]

ou ligar para 9248-1214 / 9678-4398.

Caixa e Auxiliar de Cantina

CEI Sonho Azul selecionaAuxiliares para

Educação Infantil

Enviar currículo para o email:[email protected],

c/pretensão salarial e disponibilidade dehorário de trabalho.

que estejam cursandoMagistério ou Pedagogia

Início imediatoInformações pelo fone 3281-1200

Auxiliar de Cozinha eAuxiliar de Serviços Gerais

Colégio Madalena Sofia CONTRATA

Telefonista, maior de 18 anos.Mais informações pelo fone3367-8119 após as 18 horas

Pizzaria Salvatore precisa

TELEFONISTA

Oração ao Divino Espírito Santo

Espírito Santo, você que me escla-rece tudo, que ilumina todos os ca-minhos para que eu atinja o meuideal. Você que me dá o dom divinode perdoar e esquecer o mal queme fazem, e que todos os instan-tes de minha vida está comigo. Euquero nesse curto diálogo agrade-cer-lhe por tudo e confirmar maisuma vez que não desejo separar-me de você. Por mais que seja ailusão material não será o mínimoda vontade que sinto de um diaestar com você e todos os meusirmãos na glória perpétua.Obrigado mais uma vez.(A pessoa devera fazer esta ora-ção, 3 dias seguidos sem mencio-nar o pedido). Dentro de três diasalcançará a graça, por mais difícilque seja. Publicar assim que rece-ber a graça. Publicar por ter rece-bido uma graça. Agradece. (S.P.)

Page 9: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012 Jornal doBairro Alto9 FRIOS FERRAGENSFESTAS

FLORICULTURAS/CESTAS DE CAFÉ DA MANHÃ

INFORMÁTICA

IMÓVEIS

JORNALJORNALJORNALJORNALJORNALDO BDO BDO BDO BDO BAIRRAIRRAIRRAIRRAIRROOOOO ALALALALALTTTTTOOOOO

Agora 14 mil exemplares

3367-5874

É claro que em primeiro lugar está a Educação Familiar. Mas, conforme o prisma do nosso artigo, enfatizamos que omelhor presente para seus filhos e netos é o dinheiro.

Atenção senhores pais, vovôs, tios, padrinhos, para as mudanças que devagar estão acontecendo neste nosso modo devida e felizmente para o futuro deste país.

Ofereça de presente para os seus queridos descendentes, uma oportunidade única e rara de poder alcançar um nível devida que talvez não possa ter acontecido no passado.

Se você Pai, Mãe, Avô, Tio, Padrinho, fizer um pequeno esforço financeiro, poderá economizar algumas centenas dereais, e dar de presente para os filhos e netos, um PGBL ou VGBL, durante 10, 20, 30 anos, que renderão como umapoupança mais rentável, assegurando o futuro destas crianças.

Acreditamos que não será um enorme sacrifício, diminuir o cigarro, a bebida, os churrascos, aqueles gastos extras e nemtanto necessários para oferecer este grandioso e importante presente para o futuro de seus filhos e netos, com apenascem, duzentos, trezentos ou quinhentos reais por mês. Com um Plano Gerador de Beneficio Livre (PGBL) ou VidaGerador de Beneficio Livre (VGBL), assegurado com garantias do Tesouro Nacional, bastará apenas pagamentos depequenas quantias mensais, para dar o melhor e maior presente da Vida de seus filhos e netos.

Exemplifiquemos: com 100,00 reais mensais após 10 anos seu filho, neto, poderá ter um resgate de aproximadamente20.000,00 reais. Após 15 anos, receberá aproximadamente 40.000,00 reais. Chamamos atenção para o fato de que é degrande importância demonstrar que se a idade do seu filho ou neto for de mais ou menos 10 a 15 anos, ele receberá essaquantia em uma época importante de sua vida, ajudando na formação universitária ou para estudar a montagem denegócio próprio.

Como o espaço é curto, voltaremos ao em outra edição, mas ficando com a certeza de que desde já vamos serprocurados por muitos avós, pais, tios, padrinhos, para saber outras informações desta ação benéfica para as nossascrianças.

Informações com Carlos Roberto, Consultor de Benefícios Vida e Previdência – Telefone: (41) 8400-9562.Não deixe de se informar do assunto, demonstrando atenção e amor especial para com suas crianças.

Melhor presente para os filhos e netos: dinheiroPREVIDÊNCIA

Page 10: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012Jornal doBairro Alto 10

MÓVEIS MODA

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO MERCADO

Espírito Santo, você que me escla-rece tudo, que ilumina todos os ca-minhos para que eu atinja o meu ide-al. Você que me dá o dom divino deperdoar e esquecer o mal que mefazem, e que todos os instantes deminha vida está comigo. Eu queronesse curto diálogo agradecer-lhepor tudo e confirmar mais uma vezque não desejo separar-me de você.Por mais que seja a ilusão materialnão será o mínimo da vontade quesinto de um dia estar com você etodos os meus irmãos na glória per-pétua.Obrigado mais uma vez.(A pessoa devera fazer esta oração,3 dias seguidos sem mencionar o pe-dido). Dentro de três dias alcançaráa graça, por mais difícil que seja. Pu-blicar assim que receber a graça.Publicar por ter recebido uma graça.Agradece. (J.A.P.)

Oração ao Divino Espírito Santo

Pela intercessão de Santa Clara oSenhor Todo-Poderoso me aben-çoe e proteja; volte para mim osseus olhos misericordiosos, me dêa paz e tranqüilidade, derrame so-bre mim as suas copiosas graçase depois desta vida, me aceite nocéu em companhia de Santa Clarae de todos os santos. Em nome doPai, do Filho e do Espírito Santo.Amém. Fazer os pedidos a SantaClara 1 de neoócio e 2 impossí-veis. Rezar durante 9 dias, 9 Ave-Maria com uma vela acesa. Deixarqueimar no nono dia. Mesmo semfé seu pedido será atendido. Man-de publicar no 9° dia. (D.M.)

Benção de Santa Clara

O Centro de Urgências Médicasdo Boa Vista é o primeiro da rede desaúde da Prefeitura a receber o apare-lho de raio-x digital. Ele entra em fun-cionamento ainda neste mês de junho.

Depois o aparelho será instaladonos Centros 24 horas do Cajuru, Bo-queirão, Fazendinha, CIC e Sítio Cer-cado. As centrais de raio-x tambémfarão exames de pacientes encaminha-dos pelas unidades básicas de saúde.

Com os aparelhos digitais, o paci-

Centro Médico do Boa Vista recebeprimeiro aparelho de raio-x digital

ente faz o exame na própria unidade eo médico pode ver na hora o resulta-do. O raio-x segue também online parao Hospital do Idoso, onde será feito olaudo do exame.

Da central do Hospital do Idoso,o laudo retorna online para o Centrode Urgências. Hoje, o raio-x tem de serfeito pelo paciente em outros hospi-tais e depois o paciente tem que retor-nar com o resultado ao Centro de Ur-gências.

Oração ao Divino Espírito Santo

Moderno equipamento de Raio-x Digital: primeiro na Unidade 24h do Boa Vista.

Espírito Santo, você que me escla-rece tudo, que ilumina todos os ca-minhos para que eu atinja o meuideal. Você que me dá o dom divinode perdoar e esquecer o mal queme fazem, e que todos os instan-tes de minha vida está comigo. Euquero nesse curto diálogo agrade-cer-lhe por tudo e confirmar maisuma vez que não desejo separar-me de você. Por mais que seja ailusão material não será o mínimoda vontade que sinto de um diaestar com você e todos os meusirmãos na glória perpétua.Obrigado mais uma vez.(A pessoa devera fazer esta ora-ção, 3 dias seguidos sem mencio-nar o pedido). Dentro de três diasalcançará a graça, por mais difícilque seja. Publicar assim que rece-ber a graça. Publicar por ter rece-bido uma graça. Agradece. (D.M.)

Page 11: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012 Jornal doBairro Alto11PIZZARIAS

SAPATARIA

TOLDOS

VIDRAÇARIA

RESTAURANTEREGIME

Inúmeros estudantes pa-ranaenses serão beneficiadosainda este ano com o progra-ma de inclusão educacionalEduca Mais Brasil, que iráoferecer mais de 4 mil bolsasde estudo de 50% para alu-nos do ensino básico à pós-graduação.

Somente em 2011 o Edu-ca Mais Brasil beneficiou emtodo o país mais de 30 milestudantes que não teriamcondições de pagar o valor integral damensalidade. Os interessados em con-correr a este benefício devem efetuara inscrição gratuita no site http://

Programa disponibiliza bolsas de estudo no ParanáInteressados já podem efetuar a inscrição no site do programa.

www.educamaisbrasil.com.br.Educa Mais Brasil – Bolsas de Es-

tudo - O Educa Mais Brasil é o maiorprograma de inclusão educacional do

país. Com nove anos de exis-tência, já beneficiou mais de 100mil alunos, conta com o apoiode mais de 1.500 Instituições -entre universidades, centro uni-versitários, faculdades e escolas- contempla 2.500 cursos de ní-vel superior e está presente emmais de 180 municípios, ofere-cendo bolsas de estudo de 50%do ensino básico à pós-gradua-ção, nas modalidades presenciale EAD.

Para mais informações acesse:http://www.educamaisbrasil.com/ ouentre em contato com o número: 0800724 7202.

Meu Santo Expedito das CausasJustas e Urgentes, Socorrei-me nestahora de aflição e desespero e Inter-cedei por mim junto ao Nosso Se-nhor Jesus Cristo! Vós que sois umSanto Guerreiro, Vós que sois o San-to dos Aflitos e do Desesperados, Vósque sois o Santo das Causas Justas eUrgentes protegei-me. Ajudai-me,dai-me força, coragem e serenidade.Atendei ao meu pedido... (fazer opedido). Ajudai-me a superar estashoras difíceis, Protegei-me de todosque possam me prejudicar, Protegeiminha família, devolvei-me a paz ea tranqüilidade. Atendei ao meu pe-dido com urgência. Serei grato a vóspelo resto de minha vida e Levareivosso nome a todos que têm fé. 1pai-nosso + 3 ave-marias + sinal-da-cruz.

Oração a Santo Expedito

Anuncie aqui3367-5874

Page 12: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012Jornal doBairro Alto 12

Crônicas de ontem

Roberto Monteiro - Jornalista/Editor do JBACotidiano

* João TriskaJoão Triska é curitibano, através dos versos vem expressando em palavras a fascinante e misteriosaexperiência de ser um cidadão e artista latino-americano. Além de escritor, é poeta, músico e compositor.

Rui Werneck de Capistrano - Publicitário, poeta,contista, escritor, autor de NEM BOBO

NEM NADA, romancérele de 150 capitulos do capeta.

Verso & Reverso

MINISTÉRIO DIVINA GRAÇA

* [email protected] - Cel. (41)99584921

Leia mais no www.cartunistasolda.com.brCompre Nem Bobo nem Nada pelo email: [email protected]>

José Luiz Batista (*)

Marco Polo - Jornalista, editor do JBA

Confissões de um quase cinquentenário

João Triska *Email: joã[email protected]

www. myspace.com/joaotrikskaPara ler, ouvir e sentir

Confiança

Me dizem ao pé do ouvido queo símbolo da discórdia no alfabetochinês são duas mulheres sob o mes-mo teto. Agarro-me ironicamentenessa imagem para tornar mais le-ves os últimos vestígios da saga dosvikingues em suas intrépidas (sem-pre intrépidas) travessias dos ma-res. As chalupas eram compridas eestreitas, com uma quilha muito pro-funda, e construídas com traves fi-nas de carvalho sobrepostas. Assim,mais leves e manobráveis, singra-vam as águas com apenas uma velaretangular e cerca de 16 pares deremos de pinho. Eles eram retira-dos da água por engenhosas porti-nholas que podiam ser fechadas du-rante uma tempestade ou por causade um mar agitado demais. Os vi-kingues não tinham mapas nem bús-solas, mas guiavam-se muito bempelo Sol e pelas estrelas. Pelas avesmarinhas mediam a distância da ter-ra firme. Documentos escandinavosrezam que Bjarni Herjulsson atin-giu a América no ano de 985. Tantasviagens, tantas conquistas, mas paranós deixaram apenas um jeito estra-nho de se adornar com chifres e be-ber desbragadamente.

Ponto, parágrafo: travessia

Aí volto a pensar na discórdia.Mas acho que ela já está longe. Osufixo córdia vem de coração. Cordeem latim. Concórdia é com o cora-ção. Discórdia é sem o coração. Acabeça fica fora disso. Concordar écolocar o coração na mão de outrapessoa. Toma, é minha vida! Enquan-to isso, os vikingues eram expulsosda América pelos índios. Eles só que-riam levar madeira para as colôniasda Groenlândia. Se fossem espertoscomo os portugueses teriam trazidoespelhinhos, colares, Coca-cola. Osíndios iriam cair como patinhos. Po-rém, segundo parece, o príncipe ga-lês Madoc ap Owain Gwynedd dei-xou uma placa em Fort Morgan, noAlabama, dizendo que desembarcouna baía de Mobile em 1170 e deixoucom os índios a língua galesa. O queos índios fizeram com ela não se poderelatar aqui. Importante é saber quea América já estava na cama e desco-berta há muito tempo. Seu corpo es-cultural sofregamente estendido con-vidava para prazeres inenarráveis.

Rui Werneck de Capistrano éviajante sem bússola nembandeira.

Se João não usa a palavra “an-ticristo” no Apocalipse, na primeiracarta de sua autoria oferece o perfildos anticristos. A linguagem do Apo-calipse é simbólica, para ser enten-dida somente pelos iniciados de umaigreja vítima de ferrenha persegui-ção. A epístola é uma pastoral dirigi-da à Igreja de todas as épocas.

Em 1 João 2.18ss ele afirmaque o inimigo de Cristo já está entrenós, são todos aqueles, muitos saí-dos do seio da própria igreja, cujaprincipal característica é a mentira.Eles causam conflitos entre os irmãos,induzem os crentes a duvidar da hu-manidade de Cristo, se unem ao po-der do mundo para perseguir os fi-éis, se dizem profetas, bispos, missi-onários e apóstolos, como profetizouPaulo em Atos 20.25-30, anunciamincríveis milagres operados por sata-nás para enganar os tolos, adoram odinheiro e só sobrevivem apoiadospela propaganda insistente e maci-ça, adotam uma marca registrada defácil assimilação, por exemplo, umchapéu, desonram o ministério dosprofetas quando não denunciam acorrupção do poder, copiam e ado-tam os comportamentos mundanosdos meios de comunicação, vivem demãos dadas com os banqueiros, osgrandes latifundiários e os demaisopressores do povo. Mas para essemesmo povo apresentam-se como cor-deirinhos. A Bíblia inteira nos alertacontra esses hipócritas, quem temolhos que veja...

Do lado oposto desse cenário

O cristão e os anticristos

imoral está o remanescente fiel aoDeus de Abraão. Nós, os cristãos di-zemos não aos anticristos deste sécu-lo e assumimos integralmente nossaidentidade para que os aventureirosnão nos tirem o controle da nossa pró-pria história. Recusamos a manipula-ção da Palavra de Deus e resistimos àperseguição que usa até de meiosconsiderados legais para abafar a vozda Igreja. Se para muitos é lucrativoassociar-se ao mal, para nós é maisvalioso o tesouro da dignidade e dafidelidade a princípios religiosos,morais e éticos que permitem ao justoo sono tranqüilo de cada dia e a cer-teza de descanso na eternidade.

O Apocalipse que as “igrejas doterror” usam para apavorar os menosesclarecidos, é para nós o livro daesperança, da resistência, da liberta-ção. João o escreveu com tinta, asgerações seguintes o reescrevem como sangue dos mártires.

Nesta época em que os anticris-tos percorrem o mundo seduzindo eenganando, o cristão aguarda paci-entemente o cumprimento da promes-sa. Mas não o faz inerte e omisso por-que é tempo de reação, de denúnciaprofética, de luta alimentada na fé ena oração. Ninguém nos confinará emtúmulos de igrejas mortas porque abatalha está lá fora e o mundo preci-sa ver para poder crer. Se há apoca-lipse, há esperança, há certeza deredenção.

Cenas da cidade (Reprise)

Na estrada - Sem pressa, cortan-do a neblina, dois baios desaçoitadostratados a pão-de-ló puxam a carro-ça da polaca da Barreirinha riscandoo macadame da Anita Garibaldi a ven-der a safra da horta na cidade.

Na sala de espera - Bochecha in-chada como se escondesse no cantoda boca uma bala de ovos Todeschini,vira uma a uma, sem ler o escrito, daspáginas da Contigo sem capa do mêspassado a espera da vez de arrancaro maldito molar que, de cariado até onervo, lateja. No dentista do Ipe, queeconomiza anestesia.

Na saída da aula - Bateu o sinal apiazada de avental branco portão afo-ra do grupo Zacarias escorre pelaItupava e Ubaldino feito bando demarreco na boca da noite deixando alagoa, mastigando resto de bolo defubá e 7 Belo que sobrou do recreiono meio dos dentes.

Na saída da novena - O fuquesessenta e quatro, mil e duzentos,branco neve, bancos encapados emchenile azul-céu prateado é o alça-pão para pegar as canarinhas deculpas confessadas, alma aberta anovos pecados. Novena das quar-tas na Perpétuo Socorro, velha igre-ja que cospe mais Antonias queAntonios até o meio da JoãoGualberto, lá vem elas: minissaiagrudada nas formas, pulôver debanlon cenoura, conguinha azul,cabelos ainda úmidos aroma deLifebuoy. Quem se importava com odesfiadão na meia de seda a expor abrancura rinso da perna rechonchu-da. - Te levo em casa... ãh,ãh!

No Passeio Público - Ver maca-cos e jogar pipoca aos peixes naságuas de azeitona do Belém não é oque faz lá o distinto soldadinho do20, cabelo reco, de ôlho nascriadinhas de folga nas tardes de do-mingo.

Na feira - O gorducho deóclinho redondo, moleton azul ma-rinho desbotado, alface, chouriço elinguiça na sacola, estica dois dedose berra na barraca do japonês: - umespecial, dois de carne e uma wimi.

Nos bairros - Na casa mal as-sombrada, com vidraças de tábua,vive Maria Louca, a velha de cabelomaçarocado num lenço encardido,camisão cor azeite de mil pastéis,vestido preto felpudo, de pele tãomurcha que quando chupa o cigar-ro uma bochecha estala na outra.Dela contam-se histórias, mas, deverdade, ninguém nunca viu.

Todos nós, homens e mulheres,crescidos e criados neste solo bra-sileiro temos objetivos a serem re-alizados. Os objetivos são os mo-tores que movem nossas própriasvidas e dão o pontapé inicial natrilha que nos leva à grande mon-tanha chamada Realização. Temostambém dentro da gente o Poder deRealizar nossos sonhos e objetivos,desde o mais simples até o mais com-plexo, pois se assim não o fosse, nempensaríamos em tais possibilidades enão lutaríamos para desenvolvernossas capacidades- de sobrevivên-

cia, trabalho e afetividade. Agora, estepoder de realização depende essenci-almente de uma palavra mágica paraacontecer: Confiança. Isso mesmo,sem a Confiança em si próprio é im-possível alguém conquistar os seusobjetivos, por mais simples que sejam.

Pois sem a Confiança desis-timos antes de começar, fugimos an-tes de enfrentar, abandonamos antesde conseguir. E tudo isso acontecenão porque o que buscamos sejamuito difícil de ser alcançado, massim porque a falta de fé nos paralisa,e somos vencidos pelo maior inimi-go de todos, a insegurança e o medoque temos de crescer.

Acredito que o passar dos anosnos tira muitas coisas, mas tambémnos deixa alguns ganhos. As experi-ências já vividas evitam que seja-mos vítimas de armadilhas que jáconhecemos, nos empresta um certoceticismo e, algumas vezes apuranosso senso crítico. Dito isso, já pos-so confessar que em breve comple-tarei meio século de vida e isso medá alguns direitos. O primeiro delesé o de me tornar mais livre da opi-nião alheia. O segundo é manifestarminha indignação mesmo quando oassunto não me diz respeito direta-mente. Ainda não cheguei ao pontode ficar rabugento e reclamando detudo, mas ando ensaiando algumas“broncas” em figuras com compor-tamentos que acho inapropriados.Não me refiro a nenhuma moderni-dade com a qual poderia me espan-tar. Essas, eu relevo. Mas ignorân-

cia é um osso duro de roer. Sempreacreditei que professores são pessoasexemplares. Tive ótimos exemplos. Foipor isso que me espantei com um fato.Estava eu num ponto de ônibus quan-do um menino, dos seus nove anos,puxou conversa com uma mulher quetambém estava no local. Eles já se co-nheciam. Ele se dirigiu a ela pelo pri-meiro nome para fazer uma pergunta.Ela, indignada, respondeu: “O que foique você disse?” O menino repetiu apergunta, ao que ela tascou: “Eu souA professora Fulana, não sou suaamiga”. O menino ficou sem graça eeu, me segurando para não xingaraquela imbecil, comecei a conversarcom o garoto. Falamos da escola e dealgum programa de TV. Passado o fatofiquei pensando que aquela mulherpoderia ser tudo, menos professora.Mal educada do jeito que é nunca ser-virá de exemplo para nenhum dos seus

alunos. É gente que ainda confundeautoridade com autoritarismo. Deveter se tornado professora por faltade opção. Sem dúvida é uma das res-ponsáveis pelo baixo nível da edu-cação das escolas públicas. Fiqueiarrependido por não ter conversa-do com ela. Mas continuo pegando oônibus no mesmo ponto e uma horadessas a gente se encontra. Talveznesse dia poderei descobrir a razãode tanto mal humor e necessidade dese impor, mesmo que seja para ummenino de nove anos, num ponto deônibus perdido na cidade.

Page 13: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012 Jornal doBairro Alto13

O cruzamento dasruas Percy Felicianode Castilho e PedroEloy de Souza tem serevelado um dos maisperigosos do Bairro.Não tanto pelo fluxode veículos, mas pelasua geografia.

Cume de um mor-ro, há tantos pontoscegos que quem vemde um lado não enxer-ga quem vem do ou-tro. Por isso e porpresenciar a aventu-ra de pedestres natravessia, cerca de oi-tocentos moradoresfizeram um abaixo as-sinado pedindo a instalação de umsemáforo para disciplinar o trân-sito no local.

Em atenção ao documento po-pular, em junho do ano passado overeador Jair Cézar chegou a pro-tocolar requerimento na Prefeitu-ra solicitando o equipamento di-retamente ao prefeito LucianoDucci. “As ruas se encontram emdeclive, prejudicando significati-vamente a visibilidade dos moto-

Moradores pedem semáforoonde antes tinha rotatória

ristas e transeuntes que, em vir-tude desse fator, acabam se en-volvendo em graves acidentes”,justificou o vereador no requeri-mento.

“Uma técnica da Diretran (hojeSecretaria Municipal de Trânsito)esteve aqui avaliando situação”,contou o empresário MárcioColonetti. Mas parece que ela nãosabia da verdadeira razão do pedi-do e atestou que o fluxo de veícu-

los não justificava a instalação deum semáforo no cruzamento.

Estranho, pois a mesmaDiretran certa vez aprovou a cons-trução de uma rotatória no localjustamente porque se tratava decruzamento problemático. Insatis-feitos com a resposta, os morado-res estudam outras formas de rei-vindicar o equipamento, tendo aseu favor o período eleitoral quese aproxima.

A Agência de Notí-cias do Governo do Pa-raná informou que aAvenida da Integraçãovai passar por uma re-forma geral. A COMEC(Coordenação da RegiãoMetropolitana de Curi-tiba) já lançou edital delicitação para execuçãoda obra de requalifica-ção da Avenida da Inte-gração, no trecho de li-gação entre os municí-pios de Curitiba e Pinhais.

Segundo a notícia, a obra incluirecapeamento asfáltico total, novosistema de iluminação, drenagem epaisagismo em toda a extensão daAvenida de aproximadamente 5 Km,que abrange seis vias já existentes.

O serviço deve ser executado noprazo de um ano a partir da assina-tura do contrato, ao preço máximode R$ 12.229.000,00 milhões.

A requalificação da Avenida da

Aberta licitação para reformada Avenida da Integração

Integração faz parte do PAC daCopa 2014, do Ministério das Ci-dades, e visa melhorar a infraestru-tura viária e a mobilidade na região.Ela integra um pacote de dois bi-lhões de reais em investimentos queestão sendo feitos no Paraná comvistas ao Mundial de Futebol daFifa. A abertura dos envelopes comas propostas das empresas interes-sadas em executar a obra será nopróximo dia 27 de junho.

Avenida vai ganhar asfalto e paisagismo novos.

Com o aumento do fluxo de veículos, cruzamento está cada vez mais perigoso.

Page 14: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012Jornal doBairro Alto 14

Fisioterapia

Gatos & Cachorros

Dr. Elson Juarez Robassa éMédico Veterinário da Veterináriae Aviário Bairro Alto, R. José de

Oliveira Franco, 1252 - 33674342

Odontologia

Dr. Elson RobassaMédico Veterinário - CRMV1826

Dr. Newton Roberto PooterCirurgião Dentista - CRO 11348/PR

Dr Newton Roberto PooterR. Alberico Flores Bueno, 610

sobreloja - 3367-7804

Consulte periodicamente seu dentista de confiança

Gengivite

CLAREAMENTO DENTAL - PREVENÇÃO DE CÁRIE -PROBLEMAS DE GENGIVA - IMPLANTES - EXTRAÇÕES -

RESTAURAÇÕES LIMPEZA - CANAL - PRÓTESES E CIRURGIAS- RAIO X

1414141414

Artrose canina

14

A gengivite é uma infecçãodas gengivas causada pela placabacteriana, uma película aderenteque se acumula sobre a superfí-cie dos dentes e das gengivas eproduz ácidos e toxinas quepodem fazer com que as gengi-vas sangrem, inchem ou fiquemavermelhadas, assim como pro-vocar dor, hipersensibilidadedental e mau hálito persistente.

A gengivite pode causar retraçãodas gengivas, separando-as dos den-tes, assim como pode evoluir e debi-litar o tecido ósseo ao redor dos den-tes e fazer com que estes se afrou-xem e, com o tempo, caiam, o que se

As gengivas são formadas por tecidos macios e envolvem a parteinferior dos dentes, chamada raiz dental. Cuidar das gengivas é tão

importante quanto cuidar dos dentes.

chama periodontite.Como prevenir a gengivite:- Escovação dental e gengival- Trocar a escova a cada 3 meses- Usar fio dental- Olhe com atenção suas gengivas

frequentemente.

Muitas pessoas não sabem quetem gengivite. Por isso é importanteque você visite periodicamente o seudentista para fazer limpezas e con-troles.

Melhor é prevenir com uma boa higiene bucal

O Senai Paranáestá ofertando vagaspara Cursos Técnicos,exclusivas para alunosdo segundo ou o ter-ceiro ano do ensinomédio, de escolas pú-blicas. O curso é degraça, sem qualquercusto para o aluno. São127 turmas, em 29municípios de todas asregiões do Estado.

A oportunidade égraças a parceria doSenai-PR com o Governo Federal eGoverno do Paraná para o Pronatec -Programa Nacional de Acesso ao Ensi-no Técnico e Emprego, que busca au-mentar o acesso de estudantes e traba-lhadores à formação profissional.

A parceria do Senai no Pronatecgarante aos jovens estudantes de es-colas públicas uma formação profissi-onal de alto reconhecimento no merca-do. As indústrias preferem profissio-nais formados pelo Senai. Pesquisasfeitas pela entidade indicam que maisde 90% dos alunos conseguem empre-

Alunos de escolas públicas podemfazer Curso Técnico do Senai de graça

go assim que se formam.A inscrição para os Cursos Técni-

cos gratuitos deve ser feita nos Núcle-os Regionais de Educação da Secreta-ria Estadual da Educação. O jovemdeve procurar informações sobre comose inscrever na própria escola onde eleestuda, o mais rápido possível, poisas inscrições encerram em maio.

Informações sobre os cursos emcada uma dessas cidades podem serobtidas no site www.pr.senai.br/pronatec

A artrose é chamada cientificamen-te osteoartrite crônica ou artropatia.Caracteriza-se pela degeneração da car-tilagem articular com uma proliferaçãoóssea na borda das supefícies articula-res. Esses aumentos são chamados deosteofitos. Na coluna vertebral fala-segeralmente em bicos de papagaio porcausa do aspecto. As causas são des-

É uma doença crônica degenerativa, que afeta as articulações das pernastraseiras e as da coluna vertebral. Segundo a gravidade, poderá ocorrer

redução da mobilidade e até bloqueio completo.

conhecidas, porém, devido ao envelheci-mento normal das articulações e os trau-matismos não habituais suportados pelacartilagem articular. Sintomas: animalmanca , principalmente no frio, quandoacaba de se levantar e diminui à medidaque o exercício aquece a articulação. Pro-voca dificuldade para se mover e produzdor mais ou menos forte. Se o animal for

obeso ocorre mais rapidamente e asmanifestações clínicas são mais pre-coces. Ocorre estalidos das articu-lações , hipertrofia e musculaturaatrofiada. A radiografia permite re-velar as lesões características da do-ença ou seja diminuição do espaçoarticular afetado pelo desgaste dacartilagem e nos casos mais graves,áreas de proliferações ósseas nasbordas das articulações. Procurar omédico veterinário para diagnósticoe tratamento

Com freqüência ouvimos as se-guintes frases dos nossos pacientes:“dormi de mau jeito” ou “fui levan-tar um peso e minha coluna travou”ou ainda “fiquei muito tempo em pé eagora sinto dor na lombar”.

Estas frases muito provavelmen-te você já disse, ououviu alguém falartambém.

É muito comumque algum esforçocontínuo, posiciona-mento errado ao dor-mir ou má posturacause dores em algumdos segmentos dacoluna vertebral, atão falada “dor nascostas”. Estas dorespodem ter várias causas, mas a maio-ria destes problemas pode ser trata-da com a Massagem Terapêutica.

A Massagem Terapêutica incluimanobras específicas para o trata-mento da dor, com efeitos altamenteeficazes, trabalhando principalmen-te na musculatura. Combate a tensão

Dra. Renata IsabellyFisioterapeuta - Crefito 7003LTT-F

A massagem terapêutica para otratamento das dores da coluna

muscular, aumenta as circulações lin-fática e sanguínea e também aumentaa produção de hormônios que dãouma sensação de relaxamento e bem-

estar, e é um ótimocomplemento nos tra-tamentos contra fibro-mialgia, dores no cor-po, inchaços, torcico-lo, dor após treino,LER (lesão por esfor-ço repetitivo), tendi-nite, dores de cabeça,insônia, entre outros.

Este tipo de mas-sagem é considerado

um tratamento, um dos recursos dafisioterapia que, depois de uma ava-liação realizada pelo fisioterapeuta,pode ser utilizada também como com-plemento de outros tratamentos. Éimportante que seja realizada umaconsulta, para sabermos a causa dador, e assim utilizar o melhor trata-mento para cada caso.

Page 15: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012 Jornal doBairro Alto15

Enchentes são um risco para a saúdePrevenção

Leptospirose já matou morador depois de uma enchente no Bairro.

Toda vez que ocorre uma en-chente no Bairro multiplicam-se osalertas sobre o perigo das doençastransmitidas pela água. Apesar dis-so, muita gente se descuida ou nãodá a devida importância para o as-sunto. Porém, medidas preventivaspodem evitar fatalidades.

Uma família do Bairro sabe, a du-ras penas, o perigo que significa aságuas contaminadas de rios e esgotos.Há dois anos o morador Amaro de Sou-za faleceu, vítima de leptospirose,doença transmitida pelo contato coma urina de rato.

De acordo com relato da filha doseo Amaro, Sirlei de Fátima Souza Ri-beiro, seu pai provavelmente contraiua doença no quintal de sua casa. Elemorava na rua Marco Polo, na esquinacom a Luís Barreto Murat. No fundodo terreno passava uma tubulação darede de esgoto. Sirlei contou que o lo-cal apresentava erosão. A prefeiturafoi comunicada e fez reparos na parteexterna do terreno e no quintal as obrasficaram paradas por um mês. Temen-do que o esgoto atingisse sua casa, seoAmaro fez alguns reparos no esgoto,por conta, e deve ter entrado em con-tato com a água do esgoto.

Dias depois ele começou a apre-sentar alguns sintomas. “Inicialmenteele pensou ser uma gripe. Mas foi fi-cando sem apetite e quatro dias de-pois conseguimos convencê-lo a ir atéo Posto 24 horas do Boa Vista. Apesarde ter comunicado ao médico que ha-via trabalhado perto do esgoto, o pro-fissional achou que os sintomas domeu pai não eram de leptospirose e

tomou uma injeção para dores nas cos-tas que vinha sentindo. Mas foi pio-rando e logo foi internado. Só entãofoi confirmado o caso de leptospiro-se. O quadro foi complicando e umaparada respiratória causou seu faleci-mento”, relatou Sirlei.

A mãe de Sirlei continua morandono mesmo local. Ela disse que apesarde não observar a presença de ratosem sua casa, é comum ver os animaisno terreno vizinho e diz já ter reclama-do para a prefeitura. O caso ainda as-susta Sirlei e sua família. “Não tínha-mos noção da gravidade desse proble-ma até que aconteceu uma fatalidadedessas. Meu pai tinha 62 anos e nãotinha nenhum problema anterior desaúde”, afirma.

Na página da Secretaria Munici-pal de Saúde, a prefeitura informa quefaz desratização nas áreas de riscopara a transmissão de Leptospirose,

em áreas públicas, atendendo a solici-tações dos moradores pelo 156. Emresidências a secretaria apenas realizaavaliação e orientação sobre o contro-le de roedores.

Enquanto é impossível acabar comos ratos, o jeito é cada morador se pre-venir evitando o contato com água oulama de enchente. Pessoas que têm quetrabalhar na limpeza de locais comlama, entulho ou esgoto, devem usarbotas e luvas de borracha. Se isto forimpossível recomenda-se o uso de sa-cos plásticos duplos amarrados nasmãos e nos pés para evitar a contami-nação. A pessoa que apresentar dor decabeça, febre, dor muscular, náuseas ediarréia, deve procurar um posto desaúde e comunicar se esteve em áreade risco para leptospirose. E insistacom o profissional do posto para quea possibilidade da doença do rato sejainvestigada.

A Feirinha do Bairro Alto já tem três pontosde venda e luta para conquistar público

Pelo menos oito das artesãs queiniciaram a Feira de Artesanato doBairro Alto levam ao pé da letra a pre-gação dos vitoriosos que ensina a nun-ca desistir dos seus objetivos. Aostrancos, chova ou faça sol, elas insis-tem em manter uma feirinha que hámais de ano sobrevive apesar do mo-vimento acanhado. “O público é pe-queno mas fiel. Quem vem aqui sem-pre volta”, dizem as animadas arte-sãs.

Elas não esmorecem nunca, estãosempre de bom humor e vão ganhan-do espaço no Bairro. Além da Feiraoficial, aos sábados, des 09h00 às17h00, na Heior Baggio Vidal, ao ladodo Terminal, as barracas são monta-das também em frente ao Supermer-cado Rio Verde, na José Veríssimo,

Feira de artesanato ganhamais espaço no Bairro

todas as quartas feiras, das 09h00 às13h00. Para completar a semana, àsquintas feiras, das 09h00 às 17h00, eaos domingos, até às 13h00 as artesãsexpõem seus trabalhos em uma áreanobre, na esquina das ruas SebastiãoAlves Ferreira e Henrique Correia, emfrente ao açougue Santos, cedida pelodono do estabelecimento.

Espalhar a feira por vários pontosdo Bairro é uma das estrategias paraconquistar público. A outra, de acordocom a comissão organizadora é usar aprimeira para atrair novos exposito-res e aumentar a quantidade de barra-cas e a variedade de produtos. Algu-mas novidades já podem ser encontra-das, como artigos para decoração eobjetos de utilidade para o lar. Outrasvirão, garantem os organizadores.

Durante as enchentes é preciso cuidado para evitar doenças como a leptospirose.

Feirinha de artesanato do Bairro busca novidades para atrair moradores.

JORNAL DO BAIRRO ALTO

14 MIL EXEMPLARES

3367-58743367-58743367-58743367-58743367-5874Bairro Alto terá novo Centro Comercial

O terreno da Taba, na Al-berico Flores Bueno, será o en-dereço do novo local de com-pras para os moradores da re-gião. Nossa equipe de reporta-gem passou por lá e viu a indi-cação de que há lojas para loca-ção.

Por enquanto sabe-se pou-co sobre o novo empreendimen-to, apenas algumas informa-ções. A área de 16 mil metrosquadrados será totalmente re-modelada.

As antigas instalações daTaba serão demolidas para aconstrução do novo empreen-dimento. De acordo com a imo-biliária responsável pelo negó-cio, serão construídas onze lojas, comcerca de 500 metros quadrados cada.

O novo centro comercial pretendereunir diversos segmentos comerciais.

Ao que tudo indica o Bair-ro Alto em breve deve contarcom um novo centro comer-cial.

Já foi acertada a instalação de lojas demóveis, de colchões e de calçados.

Apesar do espaço es-tar sendo negociado, oprojeto está aguardandoaprovação na prefeitura. Oque aconteceu é que onovo centro comercial foiidealizado antes da che-gada da linha verde na re-gião que ocasionou a mu-dança do zoneamento daárea. Como restaram algu-mas pendências legais, oprojeto está em compaçode espera, mas os constru-tores afirmam que tudo es-tará devidamente resolvi-do em breve.

De acordo com a imo-biliária, a previsão é que onovo centro comercial doBairro Alto seja inaugura-do em um ano. A queminteressa saber, a lojaTaba continua funcionan-

do, mas em outro endereço, naavenida Marechal Mascarenhasde Moraes, 1871.

O prédio da antiga Taba está sendo demolido.Vai dar lugar a um moderno Centro Comercial.

Page 16: Jornal dojornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2012-06/files/assets/... · pras para os mo-radores da região. ossa equi-pe de re-portagem passou por lá e viu a indicação de que

Maio/2012Jornal doBairro Alto 16

Solidariedade

om um sorriso norosto e muito o quecontar, Lize MariGronke Moratore, a

diretora, recebeu o Jornal doBairro Alto sede da EscolaCENTRAU. Não há pessoamelhor para falar do assun-to. Como suascolegas de tra-balho mesmo dizem: “ela é ahistória viva, a alma da esco-la”. Lize participou da fun-dação da instituição e atual-mente é a única das pionei-ras na ativa.

A diretora nos acompa-nhou por cada um dos 1.200m² da escola. O que vimosfoi um ambiente muito dis-tinto das escolas tradicionaise entendemos o significado das pala-vras “educação de excelência”. As pa-redes, cobertas de fotos de passeios eeventos que os alunos participaram aolongo destes 25 anos, já contam umpouco da história da CENTRAU. Ade-sivos no chão indicam o lado certo queas crianças devem trafegar nos corre-dores. Desenhos nas paredes tornam olugar mais bonito e acolhedor para ospequenos, que passam o dia brincandoe aprendendo com profissionais apai-xonados pelo que fazem. A escola im-pressiona pela limpeza e organização esurpreende ainda mais quando desco-brimos que isso tudo um dia foi apenasum sonho.

Quase três décadas atrás, em no-vembro de 1987, Lize e um grupo deaproximadamente 20 pessoas, compos-to por pais de alunos e profissionaisespecializados na educação de criançassurdas, resolveram criar a escola CEN-TRAU, “com au mesmo, de auditiva”ressalta Lize. Na época tinham ape-nas com um projeto nas mãos. Eles bus-caram órgãos públicos e parceiros paraviabilizar o que planejaram. A primeirasede foi numa casa alugada, não tinhammobiliário e dividiam os cômodos parater mais salas. “O começo foi na garra,foi na luta”, lembra Lize. Com dedica-ção, apoio de parceiros e realização deeventos beneficentes a escola foi toman-do forma.

Estrutura – A Escola atende, pe-dagogicamente, em período integral,crianças com perda auditiva de leve àprofunda na faixa etária de 6 a 14 anos.Os alunos são atendidos por níveis, deacordo com o grau de desenvolvimen-to, com a complexidade da deficiência ecom o grau de escolaridade dentro dosprogramas de Estimulação Precoce,Maternal, Jardim , Período Preparató-rio, Escolaridade do 1º ao 5º Ano e LI-BRAS (Linguagem de sinais). A enti-dade, que é privada, mantém convêniosde cooperação técnica com os governosmunicipal, estadual e federal, empre-

Escola para deficientes auditivosno Tarumã comemora 25 anos

Por Everton Mossato

Nascida do sonho de proporcionar uma educação de excelência aos portadores de deficiênciaauditiva, a escola CENTRAU comemora 25 anos com uma história de garra, luta e muito amor.

sas privadas e com a co-munidade.

A construção dasede no Tarumã foi obrado Governo Federalinaugurada em 1996. Daprefeitura e do governo do Estado re-cebe apoio com o fornecimento dosprofissionais e o repasse de uma ver-ba para manutenção da estrutura. A As-sociação Santa Terezinha de Reabili-tação Auditiva, ou seja, a ASTRAU, éa mantenedora da escola. No mesmoterreno a Associação mantém o setorde avaliação auditiva. Ali são feitosatendimentos tanto aos alunosquanto à comunidade.

A escola tem capacidade para abri-gar 150 crianças em período integral.Na equipe de atendimento estão pro-fessores especializados em surdez, as-sistentes sociais, fonoaudiólogos, pe-dagogos, psicólogos, e um médico otor-rinolaringologista.

Surdo fala? Sim, com estímuloadequado as crianças com deficiênciaauditiva chegam a falar. O uso do apa-relho e a capacidade de fazer leituralabial os permite manter um diálogonormal. Exemplo disso são as alunasEduarda e Samara que contaram comofoi o seu final de semana e o que esta-vam estudando na escola. O grau dehabilidade falar varia de acordo com onível de trauma sofrido pelo sistema

auditivo e também com a condição defuncionamento do aparelho utilizadopela criança.

Parceiros – A CENTRAU vêcomo fundamental a participação deempresas e parceiros para desenvol-ver suas atividades e preparar os alu-nos para a vida, de realmente integrá-los à sociedade. “Se não fossem osamigos e parceiros a escola não teriase mantido”, conta a diretora. A inte-gração com a comunidade também émuito forte.

A comemoração dos 25 anos daescola será aberta ao publico e irá ocor-rer no mês de novembro deste ano.Uma ótima oportunidade para empre-sários e cidadãos conhecerem e cola-borarem com o trabalho da da CEN-TRAU. A escola fica na rua José Ve-ríssimo, 220, no Tarumã.

Vanessa RochaZacarias

(Coordenadora eprofessora), Lize

Mari GronkeMoratone (Diretora)e Antonia Aparecida

Gomes Godoi(Diretora Auxiliar,Coordenadora e

mãe de aluno) e asalunas Eduarda e

Samara

Bazar da Escola CENTRAUToda quinta, das 8h às 14h.

Rua José Veríssimo, 220Tarumã.

www.ctacentrau.seed.pr.gov.br.