filme produzido por cineasta do bairro vai ser lançado nos...

16
ANO 18- Nº 210 Distribuição Gratuita Novembro de 2014 Circula dia 11/11/2014 Jornal do www.jornaldobairroalto.com.br 1700 Filme produzido por cineasta do Bairro vai ser lançado nos EUA Só o JBA acreditou O filme Caçado- res de Espécies e o Sím- bolo Secreto, produzi- do pelo ufólogo, mora- dor do Bairro Alto, Ruisdael Marques, foi destaque na imprensa brasileira porque será lançando em DVD por uma produtora norte- americana nos EUA. Em fevereiro, no lançamento do filme, no cine Guarani, a im- prensa curitibana convidada simples- mente não apareceu. O repórter Everton Mossato fez a cobertura da avant- premiere para o Jornal do Bairo Alto, registrada na edição de março des- te ano. Na reportagem Ruisdael di- zia das dificuldades que ele e sua equipe enfrentaram para finalizar o filme, que tem participação especi- al de Erich von Däniken Skepdic, autor do livro de Eram os Deuses Astronautas. "Caçadores de Espécies" é um filme de ficção científica baseado no livro escrito pelo próprio Ruis- dael. Uma história que envolve Ovnis e extraterrestes misteriosos que passam a ser alvo dos “Caça- dores de Espécies” em missão para salvar a humanidade. Um filme de baixo orçamento, mas muito bem elaborado, com efeitos especiais que surpreendem. (Página 7)

Upload: ngomien

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ANO 18- Nº 210 Distribuição Gratuita Novembro de 2014 Circula dia 11/11/2014

Jornal do www.jornaldobairroalto.com.br

1700

Filme produzido por cineasta do Bairro vai ser lançado nos EUA

Só o JBA acreditou O filme Caçado-

res de Espécies e o Sím-

bolo Secreto, produzi-do pelo ufólogo, mora-dor do Bairro Alto,Ruisdael Marques, foidestaque na imprensabrasileira porque serálançando em DVD poruma produtora norte-americana nos EUA.

Em fevereiro, nolançamento do filme,no cine Guarani, a im-prensa curitibanaconvidada simples-mente não apareceu.O repórter EvertonMossato fez a cobertura da avant-premiere para o Jornal do Bairo Alto,registrada na edição de março des-te ano. Na reportagem Ruisdael di-zia das dificuldades que ele e suaequipe enfrentaram para finalizar ofilme, que tem participação especi-al de Erich von Däniken Skepdic,autor do livro de Eram os DeusesAstronautas.

"Caçadores de Espécies" é umfilme de ficção científica baseadono livro escrito pelo próprio Ruis-dael. Uma história que envolveOvnis e extraterrestes misteriososque passam a ser alvo dos “Caça-dores de Espécies” em missão parasalvar a humanidade. Um filme debaixo orçamento, mas muito bemelaborado, com efeitos especiaisque surpreendem. (Página 7)

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto2Deu no Jornal do Bairro Alto - Novembro

Registro Envie sua foto com temas do Bairro peloemail: [email protected]

ESPAÇO LIVRE Envie sua opinião filosófica/religiosa para“Espaço Livre”, [email protected]

Bandeira do BrasilPesquisa de Marcos Gomes

Letra de Olavo Bilac (1865-1918)Música de Francisco Braga (1868-1945). Apresentado pela 1ª vez em 9de novembro de 1906

Hino à Bandeira

Salve, lindo pendão da esperança,Salve, símbolo augusto da paz.Tua nobre presença à lembrançaA grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerraEm nosso peito juvenilQuerido símbolo da terra,Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratasEste céu de puríssimo azul,A verdura sem par destas matasE o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Contemplando o teu vulto sagradoCompreendemos o nosso dever,E o Brasil por seus filhos amado,Poderoso e feliz há de ser.

Sobre a imensa Nação brasileiraNos momentos de festa ou de dor,Paira sempre, sagrada bandeiraPavilhão da justiça e do amor.

A Bandeira Nacional do Brasil

foi instituída em 19 de novembro de1889, pelo decreto número 4, após aProclamação da República. Os Es-tados da Federação são representa-dos por estrelas. Foi projetada porRaimundo Teixeira Mendes e MiguelLemos, com desenho de Décio Vila-res. Inspirada na antiga Bandeira doImpério que foi desenhada pelo pin-tor francês Jean Baptiste Debret, sen-do que a esfera azul-celeste e a divi-sa com a inscrição “Ordem e Pro-gresso” está no lugar da Coroa Im-perial. Dentro da esfera, está repre-sentado o céu do Rio de Janeiro, coma constelação do Cruzeiro do Sul, às8h30 de 15 de novembro de 1889,dia da Proclamação da República. Odia 19 de Novembro é comemoradocomo o Dia da Bandeira. Em cum-primento ao Artigo 12 da Lei Nº5.700, de 1 de setembro e 1971, “aBandeira Nacional estará permanen-temente no topo de um mastro espe-cial plantado na Praça dos Três Po-deres de Brasília, no Distrito Fede-ral, como símbolo perene da Pátria esob a guarda do povo brasileiro”.

1997 - Dragas tiram 10 toneladasde lixo dos rios Bacacheri e Atuba -A dragagem de cinco quilômetros dosrios que cortam o Bairro vai ajudar nocontrole das enchentes.

1998 - Incêndio destrói depósito deisopor - Incêndio destruiu mais dedez mil caixas de isopor no depósitoda Macroterm, na Rua José Zgoda.

1999 - US Bairro Alto tem trabalhode recuperação de alcoolistas - Cri-ado em 1997, o programa de recupera-ção de alcoolistas da US Bairro Alto éconsiderado modelo no atendimentopúblico de saúde mental.

2000 - Bairro ganha escola de ensi-no superior - A Faculdades do Brasil- Unibrasil - é reconhecida nacional-

mente pela excelência de seu corpo do-cente e qualidade do seu curso de Di-reito atestada pela OAB.

2001 - Mais quatro ruas serão pavi-mentadas - As ruas Gastão LuizCruls, Epaminondas Santos, Rio Xin-gu e Luiz Barreto Murat recebem anti-pó do Programa de Pavimentação Co-munitária.

2002 -Bombeiros fazem em médiacinco atendimentos por dia - Nosprimeiros 30 dias de funcionamento oCorpo de Bombeiros do Bairro regis-trou 153 atendimentos .

2003 - Matriz de Santa MadalenaSofia será inaugurada dia 27 - DomPedro Fedalto, Arcebispo Metropoli-tano, dará bênção à nova Igreja da Pa-róquia de Santa Madalena Sofia, queainda está em fase de acabamento.

2004 - Projeto Povo chega em de-zembro - Governo do Estado prome-te ainda que Diretran instalará lomba-das eletrônicas na José de O. Franco.

2005 - Administração Regionalanuncia início da revitalização daJosé de Oliveira Franco.

2000

Natal no Bairro

Continua o melhor

2015 taí

Festas de fim de ano

Disse bem a que veio a nossaSubway, lá no 719 da Alberico FloresBueno. É a combinação perfeita da pra-ticidade do fast food com o princípiode uma alimentação saudável. Sai ano,entra ano, o sucesso é cada vez mai-or. Vale a pena conferir.

As Festas de fim de ano estãochegando e lugar adequado para fa-zer aquela festa da empresa e revelaro amigo secreto é na Pizzaria Don Sal-vatore. Reserve espaço: 3367-8119.

Falta pouco para o Natal, épocaem que normalmente falta tempo paraencontrar e comprar os presentes. Porisso, não é cedo pra dar uma passadi-nha nas lojas do Bairro, com tranquili-dade, sem atropelos. A Exótica, porexemplo, já preparou kits especiaispara voce presentear melhor. A loja ficana José de Oliveira Franco, no CentroComercial Iriri. E voce sabe, Natal naslojas do Bairro pode ser mais barato.

E na Papelaria Treze também.Como faz tradionalmente, a Treze an-tecipa a chegada do ano novo ofere-cendo, desde já, uma variedade deagendas para 2015. Sucesso feitocom carinho, bom atendimento e a sim-patia dos empresários Valdir e Lurdes,ali na José de Oliveira Franco, 1843,pertinho do Terminal.

Cinema em casa

Lembrete: férias tranquilas é coma Spy Segurança Eletrônica. Mo-nitoramento 24 horas. 3024-8774.

Além de ser um dos melhores pro-fissionais da cidade, Billy Tattoo estásempre à frente. Material de primeira,estúdio impecável e muita qualidade naarte da tatuagem e piercing. Agora épossível fazer orçamento pelo What-sapp: 8441-4985. Saiba mais, pesqui-se: billytattoo.com.br.

Aproveitandoainda o showda primaverano horário deverão

PoesiaConcretaà beirada Calçada

Foto de autoriado oportunista eobservadorRobertoMonteiro

A VIDA É UMA VITRINA Graciete Salmon

A Vida é uma vitrina de tecidos. A gente,por instantes, fica de olhos perdidos nabeleza das telas deslumbrantes. Depois,entra na loja e vai comprar.

Caixeirinha gentil, a Ilusão vem venderao balcão e não se cansa de mostrar,não se cansa de exibir delicados, rendi-lhados, leves panos de Sonho e de Espe-rança.

As mãos tocam de leve na leveza dastelas. Não vá o gesto, por mais breve,esgarçar uma delas!

Todas tão lindas! Mas a que fascina nãoestá ali na grande confusão das peçasespalhadas no balcão. E a gente diz, numar feliz: "Levo daquela rósea, muito fina,exposta na vitrina."

Logo o Destino vem (da loja é o dono)e fala sobranceiro, com entono:"É artigo raro. Marca, padrão e cor: -Felicidade. É um artigo de alta qualidadeo mais caro de todos os tecidos. Sãocortes especiais...e estão vendidos!" .?

E a gente vai comprar do áspero panoque se encontra na seção do Desengano.

A Priscila, da Tutti Festas está sem-pre com novidades para seus clien-tes. Agora faz promoção com ofertade locação de Bolo Falso, para abri-lhantar qualquer festa: casamento, 15anos, chá de bebê, etecétera e etecé-tera. Faça uma visita à Tutti Festas econheça também a Tutti Fantasias, naVictor Ferreira do Amaral,

Bolo falso

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

3ª e 5ª - 29h

U.S. Bairro Alto Ao lado do Terminal

GRUPO LUZ Sábado: 20h

Rua Rio Japurá, 1277Anexo à ParóquiaSão João Bosco

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto3

Começou sábado (08) e vai até odia 28 de novembro a campanha naci-onal de vacinação contra a poliomieli-te (paralisia infantil) e sarampo/caxum-ba e rubéola. As Unidades de Saúde doBairro trabalharam em horário espe-cial para vacinar as crianças entre seismeses e 5 anos incompletos no casoda pólio e 1 ano e 5 anos incompletosno caso do sarampo.

O secretário municipal da Saúde,Adriano Massuda, alertou que “é fun-damental que as crianças sejam vaci-nadas para evitarmos a reintroduçãodo vírus da poliomielite e garantir aeliminação do sarampo e rubéola nãosó em Curitiba, mas como em todoPaís”.

A pólio é uma doença infectocon-tagiosa grave. Na maioria dos casos, acriança não vai a óbito quando infecta-da, mas tem sérias lesões que afetam osistema nervoso, provocando parali-sia irreversível, principalmente nosmembros inferiores. A doença é causa-da pelo poliovírus e a infecção se dá,principalmente, via oral.

O Brasil está livre da poliomielitedesde 1990. Em 1994, o país recebeuda Organização Pan-Americana de Saú-de (Opas) a Certificação de Área Livrede Circulação do Poliovírus Selvagemem seu território.

A Prefeitura de Curitiba encami-nhou à Câmara Municipal projeto delei que altera a estrutura e o funciona-mento dos conselhos tutelares do mu-nicípio. Entre outras mudanças, o tex-to prevê que só poderá se candidatarao posto de conselheiro quem fizer umcurso de capacitação sobre direitos dacriança e do adolescente e for aprova-do num exame de conhecimentos es-pecíficos.

Outra mudança diz respeito aosprocedimentos éticos e de apuração dedenúncias contra os conselheiros. Oprojeto cria novas estratégias para fis-calização do trabalho do Conselho. Oprojeto altera ainda a vinculação do

Projeto de lei exige qualificaçãodos Conselheiros Tutelares

Sarampo - A vacina tríplice viral,que também será aplicada a partirdeste sábado nas crianças entre umano e menores de 5 anos, combate osarampo, doença viral grave e alta-mente contagiosa. Os sintomas maiscomuns são febre alta, tosse, man-chas avermelhadas, coriza e conjun-tivite. A transmissão ocorre de pes-soa a pessoa, por meio de secreçõesexpelidas pelo doente ao tossir, falarou respirar. A unica maneira de pre-venção é através da vacina.

Vacinação contra pólio esarampo vai até 28 de novembro

Saúde

Uma gotinha contra a paralisia infantil.

Conselho Tutelar, hoje subordinadoadministrativamente à FAS, passando-o para a competência do Poder Execu-tivo.

O projeto foi debatido por umacomissão composta por representan-tes governamentais, do Comtiba, daFundação de Ação Social (FAS), da Or-dem dos Advogados do Brasil (OAB)e dos próprios conselhos tutelares.

Se a lei for aprovada até março de2015, as novas eleições para os conse-lhos tutelares de Curitiba acontecerãoem data unificada com o restante doterritório nacional, no primeiro domin-go do mês de outubro subsequente aoano da eleição presidencial.

Candidato a Conselheiro Tutelar vai ter que ser formado em curso de capacitação.

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto4

EXPEDIENTE

JORNAL DO BAIRRO ALTO

Artigos assinados não refletemnecessariamente a opinião do jornal.

Diretor - Angelo Garbossa Neto

Praça Ivo Rodrigues,, 43 Loja 01 B. Alto Curitiba-PR/Cep: 82.820 - 300 Fone/Fax: (041) 3367-5874

E-Mail: [email protected]@gmail.com

Esta edição: 20 páginas15.000 exemplares

Impressão: RBS

Jornalistas ResponsáveisRamon Ribeiro e Roberto MonteiroRepórter - Everton Mossato

www.jornaldobairroalto.com.br

Diz-que-disseDiz-que-disseMarco Polo

[email protected]

3367-5874

15 mil exemplaresO Bairro inteiro lê!

Jornal do Bairro Alto

Anuncie

SERVIÇOS-COMPRA-VENDA-TROCA

SERVIÇOS

IMÓVEIS

MÁQ. DE COSTURA/ASSISTÊNCIA - assis-tência técnica, manutenção de máquinasde costura em domicílio. Telefone: 3238-7559 ou 9660-8980, c/Leo.

AULAS PARTICULARES – Matemática e Fí-sica. Ensino Fundamental e Médio. Individu-al ou em grupos. A domicílio ou não. Comuso de técnicas psicopedagógicas. Fones3203-1895 ou 9660-1216

Alívio

AULAS PARTICULARES DE ESPANHOL

Iniciantes, intermediários e avançados(individuais ou em grupo). Clases delectura, conversación y redacciónpara quien ya estúdio el idioma y

quiere practicarlo. Tradução e revisãode textos (PORT/ESP). Prof. Viviana

(Argentina). 9658-1967,[email protected] (próx. ao Terminal B.A.).

Chupa!

Sem sinal

Foto genérica

AULAS PARTICULARES – INGLÊS :para reforço escolar, com a professora

CACI. Rua Gastão Luiz Cruls, 2465.Tel.: 209-2253 Bairro Alto

Tem razão!

OPORTUNIDADES

AULAS DE PIANO - É fácil aprender to-car piano com o método “MEU PIANO ÉDIVERTIDO”. Aulas particulares paraadultos e crianças, c/a prof. Caci.R.Gastão Luiz Cruls, 2465 - 3209-2253

AULAS PARTICULARES, MATEMÁTICA EFÍSICA - Ensino fundamental e médio, emdomicílio. Pedagogo, com grande experiên-cia em dificuldades de aprendizagem. 3203-1895, 9660-1216.

AULAS PARTICULARES E REFORÇO ES-COLAR - Matmática, Física, Química e In-glês. Ótimo local no Bairro Alto. 8481-6226 e9711-4483

RARIDADES/VENDO - Dinheiro de papel emoedas antigas – 130 discos de vinil –vídeo cassete sem uso – estante c/ bal-cão, 6 gavetas e 6 portas – espremedor defrutas Juicer – 2 rádios com entrada USBpara carro (na caixa). 9610-9717.

Batedeira

Quem sabe um dia

Promessas feitas, pro-messas não cumpridas.

A nova Avenida da In-tegração - a mais estreita domundo - continua sem qual-quer sinalização.

De dia ou, mais ainda,de noite, um perigo paramotoristas e dois para pe-destres.

Nas esquinas é precisotirar no palito pra ver quempassa primeiro.

Com certeza faz tempo que nin-guém de alto coturno da Prefeiturapassa pelo trecho final da José Zgo-da e pela velha Konrad Adenauer.

Nas duas tem buraco pra baixo eburaco pra cima.

Com uma ida e vinda de carro porelas dá pra bater massa de bolo - ou,se preferir, uma gemada.

Lí e ouvi uma infinidade de co-mentários carregados de ódio, discri-minação e preconceito depois da ree-leição de Dilma.

Não votei em nenhum dos dois,mas analisando o pensamento e ocomportamento desses súditos deAécio, ainda bem que ele não ganhou.

A Rede SisA é um sistema cola-borativo criado para exercer um meiode troca de informações e alertassobre segurança e proteção para acomunidade

Este sistema tem como proposta,viabilizar a integração da comuni-dade, propiciando maior segurançae gerar novas fontes de união, cri-ando um vínculo de amizade entrevizinhos, comerciantes empresáriose estudantes para discutirem a me-lhoria do seu meio ambiente e que apartir disto passem a compreender oquão é necessário sua participaçãocomunitária e cidadã dentro de umcontexto de controle social como umtodo. Hoje o SisA já conta com

O Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil do Bairro Alto NuPDeC-

B.A. do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil SiNPDeC, está

cadastrando moradores para formar a

Rede SisA - Bairro Alto(Sistema de Alerta do Bairro Alto)

Quem faz parte: O Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NuPDeC-B.A.) – Conselho Local de Saúde (CLS-B.A.) – Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário (NRDC-B.A.) – Instituto Ciranda das Artes – Conselho Comunitáriode Segurança (ConSeg-B.A.) e seus membros natos – 3ª. Cia. De Polícia Militar – 5º. Dep. De Policia Civil e GuardaMunicipal do Boa Vista e principalmente você que Residente, Trabalhadora ou que Estuda no Bairro Alto..

mais de quatrocentos (400) cadas-trados.

“O sistema foi definitivo para quealguns moradores tivessem seus di-reitos assegurados como já no pas-sado a retirada de ponte que desvia-va o Rio Atuba alagando aproxima-damente 300 residências próximasà Vilinha, direito a redução na tarifada SANEPAR por três (03) meses áum real (R$1,00) em decorrência daschuvas de 06/2014, liberação doFGTS para famílias atingidas poralagamento, inibição de assaltos ecom parceria da UCPR, UFRS, Uni-versidade de Lisboa e COHAB-CT,para a revitalização das margens doRio Atuba com áreas verdes, quadra

de futebol de grama, futebol de areiapraças e possível pista de skate(com modelo similar ao ‘Vizinhan-ça Participativa’)”.

Estamos aguardando o seu ca-dastramento através dos endereços:www.NuPDeC1.BlogSpot.com ou e-mail [email protected] fones: 91591599 / 99346440

MURILLOCoordenador do NuPDeC-B.A.

“A PROTEÇÃO E DEFESA CIVILSOMOS TODOS NÓS”

Outro dia resolvi comprar o tal car-tão pra andar de ônibus.

A pé, fui de casa até o centro, pas-sando banquinha por banquinha, loté-rica por lotérica e não encontrei o tal.

Moral da história: deveria ter idodireto lá no Posto Ipiranga.

Integração com José de Olivreira Franco sem qualquersinalização, como as outras esquinas da avenida.

Se não fosse paciente e muitoeducado, o ufólogo/cineasta RuisdaelMarques estaria dizendo: “chupa,imprensa curitibana” que, convidadanão foi, desdenhou a avant-premieredo filme que ele produziu aqui.

Na noite de 15 de fevereiro de2014, no Cine Guarani, só o JBA.

Agora que o filme ganhou desta-que internacional e foi notícia nosprincipais órgãos de imprensa dopaís, certamente todos correrão - sejá não correram - atrás dele.

Procura que acha.Ele é gente nossa, mora aqui per-

tinho.

Para aqueles que trancama calçada, o caminho emfrente às suas casas com

caliça, resto de construção, carçaçade carro velho interrompendo a pas-sagem dos pobres pedestres que játravam luta dura por aqui na dispu-ta de espaço com os carros numBairro que, naturalmente, quase nãotem calçadas.

Para os profissionais queformaram a equipe de aten-dentes das Unidades de

Saúde no último sábado, dia devacinação infantil, pela dedicação,empenho e carinho que dispensa-ram às crianças, tornando mais fá-cil o ato da vacina também para atranquilidade dos pais.

Na Unidade de Saúde aqui do Bair-ro todo mundo trabalha direitinho nascampanhas de vacinação.

Mas sempre tem alguém impedin-do que a gente faça fotos para divul-gar o trabalho.

Então, usamos fotos “genéricas”,que não mostram a nossa realidade.

E, garanto, não tem nada de mal nanossa realidade, além da tal que quasetodos os anos não deixa nossa repor-tagem fotografar — “quase todos osanos” porque neste ano, por motivoóbvio, nem fomos lá.

Quebrando paradigma

Bonita, até emocionante, a cerimô-nia realizada no dia de Finados no Ce-mitério Vertical.

Todos os anos as dependências doCemitério ficam lotadas, com um movi-mento que chama a atenção até de quemvê de fora.

Empreendimento notável que mudabastante o velho conceito que a maioriatem quando o assunto é cemitério, poiso Vertical nem parece cemitério.

Mas, de qualquer forma, apenas porprecaução, não passo uma noite sozi-nho lá dentro.

O Bairro Alto cresceu e está cres-cendo. Devagar, mas está.

Morar aqui é bom, mas poderia sermelhor.

Talvez por estar do lado de cá daBR, as coisas demorem um pouco maisa chegar por aqui.

Mas vem aí a nova trincheira, pro-metendo colocar nosso Bairro definiti-vamente dentro da cidade.

E quem sabe algum dia a gente te-nha um vereador para nos representar.

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto5

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto6

Nivaldo do Carmo é o simpáticovendedor de doces que todos osdias visita o comércio doBairro.Sempre disposto e de bemcom a vida já fez muitos amigos naregião. Ele está comemorandoidade nova neste 5 de novembro.Parabéns e muitos anos de vida.

Francisco Caetano Martin (esquerda), competente administrador daRegional do Cajuru, com seus colegas de trabalho, Salvino Antunes,

Enor e José Aparaceido (Dudu) da Silva, amigos do JBA.

Jocimara Mazur Garcia, feliz ao lado do filhão Fernando,comemorando idade nova neste 10 de novembro. Mãe e esposa

dedicada, batalhadora, talentosa, querida filha, irmã, madrinha, tia,amiga....certeza de que é amada pela família, que deseja do bom e do

melhor neste dia tão especial. Parabéns!

Dylan de Souza Medeiros éesse garotão ai que festejou mais um

ano de vida dia 6 de novembro. Éfilho querido de Luiz e Vanessa há

exatos 12 anos.

Você entende ou não o significado de “Liberdade” e “Livre Arbítrio”?O primeiro, “Liberdade ou Democracia,” ainda fala alto nesse momen-

to histórico do nosso País. O segundo, para quem bem o conhece, “LivreArbítrio”, fala da liberdade de escolha, em nossas atitudes, concedida porDeus.

Muitos julgam o resultado de uma democracia, focado no homem, sem sequer lembrar-se das “Leis de Deus.” Ou você não conhece o livre arbítriodeixado por “ELE”? Ou você se esqueceu que antes das leis do homem,Deus o criou, estabeleceu as suas leis para que fossem cumpridas? Você asconhece?...

A primeira Lei de Deus é “Amar a Deus sobre todas as coisas e aopróximo como a ti mesmo’. Não importa, após um ato democrático, quem éo vencedor. Temos que respeitar sem discriminar ou diminuir a liberdade dedecisão de quem quer que seja. Você também “a” teve... então, aprenda arespeitar sem diminuir ninguém. Como podemos querer um País diferente,inovado, próspero se ainda não somos capaz de amar, dentro do nossopróprio País, as regiões que mais necessitam de ajuda. Quando você serefere a um povo tão sofrido, lutador, que muito ajudou e continua ajudandono desenvolvimento desta nação, você não teve sabedoria no uso das suascolocações em redes sociais. Pare e pense: de quem mesmo você está falan-do? De você, ou de um grande povo que sempre sofreu e que nunca perdeua sua fé? Você falou de ignorância, povo folgado... olha você não pensoubem e generalizou em suas colocações. Você até desejou que morressem desede... ! Você não conhece as Escrituras que ensinam o Deus do Sul é omesmo do Nordeste, e que o amor Dele é igual para todos. É o Grandioso,que nos ouve e conhece o coração de cada um de nós.

Talvez o seu candidato tenha sido o mesmo que o meu, mas não nos dá odireito dê tanta ironia e hipocrisia para com o povo nordestino. Você almejouum resultado, dentro da sua vontade e da vontade de muitas outras pessoas,procure fazer a diferença com o bem para essa Nação” que não é de algunspoucos, mas de todos nós... Isso é Educação.

Em Salmos 33.12 diz: “Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor, e o povoque Ele escolheu para sua herança.” FAÇA A DIFERENÇA.

Centro de Educação Infantil Vovô Fofão

Pedagoga Josefa Amorim Moraes

O que Realmente é Democracia e Livre arbítrio

Arthur de Souza em pose especialpara a coluna, comemora seus trêsanos de vida neste 10 de novembro,mesmo dia da vovó Inês, um poucodepois do irmão Alex (04/11) e antesdo tio Jairo (30/11). É filho queridode Cezar e Janete. Linda família quemerece os parabéns.

As autoridades sanitárias reno-vam o apelo para os cuidados com oataque da aranha marrom. Agora, coma chegada do verão é bom não facilitar.É necessário redobrar os cuidados, fi-car atento com roupas de cama e ba-nho, sofás, travesseiros, almofadas ecalçados antes de usá-los.

As aranhas marrons costumam seesconder em locais como rodapés,atrás de armários e quadros e em meioa papéis, e deixa o esconderijo quan-do está mais quente. A limpeza e aorganização da casa são importantespara evitar a presença da aranha mar-rom. Recomenda-se evitar guardar ascoisas em caixas de papelão e passaraspirador de pó em rodapé, além demanter a casa arejada.

A picada da aranha causa dor, quei-mação e inchaço, num período entreseis e doze horas. Com esses sinais,recomenda-se procurar atendimentoo mais rápido possível.

Os postos de sáude da prefeituraestão preparados para atender casosde picada de aranha marron, com me-dicamentos (corticóides) e acompa-nhamento ambulatorial.

Alerta contra a aranha marrom

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto7

A rua Luiz Barreto Murat, quepassa atrás do Colégio Madalena So-fia, é um caso especial dentro do Bair-ro Alto. Ela vai até uma altura onde ébruscamente interrompida por um ter-reno que há anos não é ocupado, aolado de um condomínio. Bem no tre-cho entre as ruas Eduardo MendesGonçalves e a Henrique Correia. Elamorre ali e depois de alguns metroscontinua como Nivaldo Maranhão Fa-ria. Para muitos moradores é um con-trasenso a rua não ser contínua, já quefacilitaria em muito o trânsito na re-gião. Mas nem todos os moradoresconcordam com essa proposta. Quemtem residência por ali prefere que arua continue como está, já que a libera-ção do terreno para a abertura da LuizBarreto Murat aumentaria, sensivel-mente, o fluxo de veículos no local.

Prefeitura negocia abertura de ruaA reportagem do JBA procurou

informações junto à AdministraçãoRegional do Boa Vista para saber aquantas anda essa história. De acordocom José Ribeiro, administrador regi-onal, a situação está em negociação.Ele informou que a empresa que cons-truiu o condomínio no local tem a pos-se da área. “O empresário está nego-ciando a doação dessa área para a pre-feitiura em troca de um terreno emoutro lugar. Quando essa conversa es-tiver concluída podemos pensar emabrir a rua”, afirmou Ribeiro. Porém,ele acrescentou que nada será feito semouvir a opinião da comunidade. “Va-mos conversar com os moradores parasaber se a abertura da rua é a melhoropção”. Enquanto as negociações nãosão concluídas, a rua Luiz BarretoMurat continua interrompida.

Em fevereiro deste ano o Jornal doBairro Alto foi o único órgão de imprensapresente no lançamento do filme Caçado-res de Espécies e o Símbolo Secreto, ficçãocientífica produzida com sacrifício peloufólogo, morador do Bairro Alto, RuisdaelMarques, agora conhecido no meio cine-matográfico como Rui Marques.

Na última semana o filme de Ruisdaelfoi destaque na imprensa brasileira por-que a produtora e distribuidora norte-ame-ricana Grail Films está lançando o longametragem em DVD nos EUA. A distribui-ção está prevista para acontecer simulta-neamente no Brasil e nos Estados Unidosno início de 2015. "Foi muito mais difícilmesmo no Brasil”, disse Ruisdael a jorna-listas estrangeiros. A ficção científica atraigrande interesse internacional, mas no Bra-sil esse gênero de cinema é particularmen-te esnobado", afirma

Depois de apresentado em uma ses-são única, no Cine Guarani, em Curitiba,no dia 15 de fevereiro, a produção total-mente independente de Rui Marques, pas-sou por festivais nos Estados Unidos,França, Portugal, México, Uruguai, Argen-tina, Chile e Índia.

Em "Caçadores de Espécies", o Exér-cito brasileiro tenta recriar em um navio o"Projeto Filadélfia", suposto experimentonaval de campo unificado no qual os EUAteriam feito uma embarcação desaparecer.Mas o projeto tupiniquim acaba afetandoa estabilidade do planeta, fazendo com queDeus intervenha, enviando um represen-tante alienígena à Terra. Cabe então à equi-pe de Caçadores de Espécies desvendar a

linguagem dos deuses em símbolossecretos e salvar a humanidade.

O ufólogo do Bairro Alto tocouo projeto ao lado do produtor, rotei-rista e protagonista, Guata Maftume do diretor e editor Nyck Maftum.O desdobramento de cada membro

da equipe, cumprindo mais de uma fun-ção no filme, é o reflexo de como é difí-cil filmar no Brasil, sobretudo fora doeixo Rio-São Paulo. “Você tem que lu-tar muito para conseguir recursos”, di-zia Rui em entrevista ao JBA publica-da em março de 2014.

Filme de produtor do Bairro Altovai ser lançado nos Estados Unidos

Renegado onde nasceu, filme de ficção científica produzido em Curitiba édestaque internacional e será lançado nos Estados Unidos.

A rua Luiz Barreto Murat interrompida divide opiniões: uns querem o sossego da rua fechada,outros querem derrubar o muro. A abertura é inevitável, mas depende da negociação

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto8

AUTOMÓVEIS / VEÍCULOS - PEÇAS & ACESSÓRIOS ALONGAMENTO/YOGA

DENTISTAS

ESCOLAS INFANTIS

CABELEIREIRO

ALIMENTAÇÃO

CÂMARAS DESEGURANÇA

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto9

FESTAS MATERIAL DE CONSTRUÇÃO /FERRAGENS

IMÓVEIS

INFANTIL/BRECHÓ

EMBALAGENS

JARDINAGEM

ESCOLAS INFANTIS

JORNAL DO BAIRRO ALTO

O Bairro inteiro lê! - Anuncie: 3367-587417 anos 15 mil

exemplares

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto10

PIZZARIAS

VIDRAÇARIAS

TOLDOS

PET SHOP

SAPATARIAS

RESTAURANTE/BAR/CHURRASCARIA

MODA/LOCAÇÃO

www.dallagranapizzaria.com.br

SERRALHERIA

Meu Santo Expedi-to das CausasJustas e Urgentes,Socorrei-me nestahora de aflição edesespero e Inter-cedei por mim jun-to ao Nosso Se-nhor Jesus Cristo!

Vós que sois um Santo Guerreiro,Vós que sois o Santo dos Aflitos edo Desesperados, Vós que sois oSanto das Causas Justas e Urgen-tes protegei-me. Ajudai-me, dai-meforça, coragem e serenidade. Aten-dei ao meu pedido... (fazer o pedi-do). Ajudai-me a superar estas ho-ras difíceis, Protegei-me de todosque possam me prejudicar, Prote-gei minha família, devolvei-me a paze a tranqüilidade. Atendei ao meupedido com urgência. Serei grato avós pelo resto de minha vida e Le-varei vosso nome a todos que têmfé. 1 pai-nosso + 3 ave-marias + si-nal-da-cruz. V.B.M.

Oração a Santo Expedito

PRESTIGIE O COMÉRCIO DO SEU BAIRRO

COMÉRCIO FORTE, BAIRRO FORTE.COMÉRCIO FORTE, BAIRRO FORTE.COMÉRCIO FORTE, BAIRRO FORTE.COMÉRCIO FORTE, BAIRRO FORTE.COMÉRCIO FORTE, BAIRRO FORTE.

AnAnAnAnAnuncie no Juncie no Juncie no Juncie no Juncie no Jororororornal do Bairnal do Bairnal do Bairnal do Bairnal do Bairrrrrro o o o o AltoAltoAltoAltoAlto

3367-5874

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto11

Há quarenta anos Jeronimo Ro-drigues se formava como dentistapela UFPR. O jovem, português denascimento, mas brasileiro de cora-ção vencia então uma etapa impor-tante de sua vida. A sua história desucesso ganhava mais força aindapor se tratar de um imigrante quechegou ao Brasil em 1957, com seisanos de idade, vindo de uma locali-dade nos arredores de Coimbra. Afamília primeiramente foi morar emAraruna, região Norte do Paraná.Quando Jeronimo precisou estudar,veio para a capital e foi aprovadona UFPR. A partir daí se instalou nacapital paranaense desenvolvendoaqui sua carreira profissional.

Logo que se formou, Jeronimomontou consultório na cidade eveio morar no Bairro Alto. Planeja-ndo seu futuro, ele resolveu traba-lhar próximo de sua residência. Des-ta forma, ganharia mais indepen-dência. “No consultório estou so-zinho. Minha esposa era minha se-cretária, mas teve que deixar de tra-balhar por problemas de saúde.Como nenhum dos meus três filhosseguiu minha carreira, achei melhorficar por perto de casa”, explica

A história do dentista que está comemorando40 anos de profissão e atuação no Bairro

Jeronimo reside no Bairro Altohá vinte anos e há doze tem con-sultório na rua José de OliveiraFranco. Sua esposa, Isabel Cristi-na lhe deu três filhos que já multi-plicaram a família com sete netos.O dentista diz que morar no BairroAlto foi uma boa escolha, já queele pode atender sua clientela comtranquilidade. Aliás, ele gosta dedizer que é especialista em orto-dontia preventiva, um trabalhoque acompanha seus pacientespara evitar o uso de aparelho nofuturo, normalmente são criançasa partir de 12 anos. Mas ele é mes-mo uma espécie de “clinico geral”.

Jeronimo afirma que os proble-mas mais comuns que aparecemno consultório são as cáries pro-fundas. “A pessoa deixa pra ir aodentista quando o dente já estádoendo. Aí o trabalho é mais com-plexo. O ideal é fazer a prevençãocom exames periódicos”, explicouo dentista.

Entre as tantas histórias queele coleciona, Jeronimo lembra docaso de um paciente especial quetinha pânico, até quando ouvia obarulho do “motorzinho” para tra-

tar os dentes. “Ele nem se sentavana cadeira. Tive que atendê-lo sobsedação, num hospital. O curiosofoi que depois ele superou essetrauma e passou a ir ao consultó-rio”, contou. Para Jeronimo, essafoi uma situação grave, mas aindaé comum encontrar pessoas comtrauma da cadeira do dentista. “Issoacontece porque os pais não sa-bem tratar a ida ao dentista de for-ma mais leve. Normalmente trataros dentes é quase um castigo”, lem-bra o profissional. Porém, ele dizque as modernas técnicas de hojepodem aliviar o sofrimento e tornara ida ao dentista, apenas um cuida-do a mais com a saúde. Esta é avitória que Jeronimo comemora jun-to com seus 40 anos de profissão.O consultório fica na Rua José deOliveira Franco, 670 sala 05. 3367-4504/9659-5651.

A Secretaria Municipal da Edu-cação informa que para as crianças quenão foram cadastradas na chamadafeita em agosto, para matrícula noprimeiro ano do ensino fundamental,haverá uma nova oportunidade emdezembro. A partir de 3 de dezembroos pais de crianças nascidas em 2009que entrarão em 2015 no 1º ano doensino fundamental da rede munici-pal de ensino deverão ir diretamentena escola onde a família deseja matri-cular a criança. Se necessário será fei-to o encaminhamento para outra uni-dade, conforme o número de vagasexistentes.

A matrícula de alunos novos paraos demais anos do ensino fundamen-

tal, transferências ou reingressos tam-bém acontecerá a partir de 3 de dezem-bro. Nesta data começam também asmatrículas para alunos novos da Edu-cação de Jovens e Adultos (fases I e II).

A rematrícula dos estudantes quejá pertencem à rede já foi realizada, de20 a 24 de outubro, de forma automáti-ca pelas escolas. A documentação dosestudantes foi enviada pelas escolaspara as famílias fazerem a confirma-ção.

As famílias que fizeram o cadastrode crianças em agosto já confirmaram amatrícula. Foram cadastradas 10.452crianças, todas com vagas garantidas emescolas municipais. Mais informaçõesno www.cidadedoconhecimento.org.br

Nova oportunidade para matrículas na rede municipal

Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Em dezembro, novas matrículas para 1º ano do ensino fundamental da rede municipal .

Jornal do Bairro Alto

3367-58743367-58743367-58743367-58743367-5874Anuncie

SERIEDADE&

CREDIBILIDADE

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto12

Gatos & Cachorros

Dr. Newton Roberto PooterCirurgião Dentista - CRO 11348/PR

Odontologia

Dr Newton Roberto PooterR. Alberico Flores Bueno, 610

sobreloja - 3367-7804

Fisioterapia

Dr. Elson RobassaMédico Veterinário - CRMV1826

Saúde bucal: tártaros

Dor ciática

Dra. Norma K. MorinoFisioterapeuta - 4895-F

É difícil fazer as cri-anças escovarem os den-tes, mas elas precisamaprender a cuidar da higi-ene bucal desde cedo. Afi-nal, é no início da infân-cia que os dentes perma-nentes se calcificam.

Uma maneira de ensinara importância disso é esco-var os dentes na frente dospequenos, mostrando comoos movimentos devem serrealizados e dar o exemplo.

Comprar escovas divertidas (sem-pre com cerdas macias) para motivartambém pode ser uma boa maneirade iniciar criança no costume de fazera higiene bucal.

Quanto maior o interesse e a afi-

Escovação Infantil

nidade com esse item tão essencial paraa nossa rotina de higiene pessoal, me-lhor.

Existem cuidados específicos paracada fase do desenvolvimento infantil.É importante usar pouca pasta dental,

o equivalente a um grão de ervilha, esupervisionar a escovação até o pe-queno ter maturidade suficiente parafazer a limpeza corretamente.

Aos 6 anos a criança já tem umacoordenação motora boa para a es-covação, porém vez ou outra deve-se fazer supervisão. Até os 6 anos érecomendado usar pasta sem flúor.Levar a criança ao dentista regular-mente é fundamental.

Escovar os dentes na frente da criança éuma boa maneira de mostrar o caminho da

higiene bucal.

Como incentivar a criança a escovar os dentes

Lombociatalgia ou ciática, é asíndrome dolorosa no trajeto donervo ciático.

Geralmente a dor tem início naregião lombar (sacro-lombar), irradi-ando pela nádega, face anterior e pos-terior da coxa, panturrilha, podendochegar até o pé dando a sensação deformigamento ou de estar pisando emagulhas.

Em fase mais aguda poderá cau-sar temporariamente — e até defini-tivamente — a perda da motricidadee atrofia muscular do membro afeta-do.

O nervo ciático é um desgastemuscular, fraqueza e perda de refle-xos que podem ser ocasionados pelacompressão da raiz nervosa. Este ner-vo é o mais comprido do organismo evai das vértebras lombares inferiorese sacrais até a pélvis, em direção àcoxa e à barriga das pernas.

A dor sentida ao longo deste tra-jeto chama-se ciática. A dor pode serleve como também pode ser intensa,com uma sensação de ardor, que sedeixar sem o tratamento pode chegara repuxar os membros inferiores.

Há três formas principais de ciá-tica: a ciática aguda e crônica associ-ada ao reumatismo e à artrite; aciática neurítica e a ciática asso-ciada ao prolapso de um disco in-vertebral (disco deslocado). Nestecaso a lesão ou pressão dos discosfaz com que eles comprimam as raí-zes nervosas da medula espinhal.

Dependendo da gravidade dapressão, ocorrem lombalgias (dor naregião lombar), dores fortes que difi-cultam o andar. A dor pode se dirigirpara o pé e diminuir ou perder a for-ça do músculo. Também a ciáticapode estar ligada à gravidez e ao par-to, esforço causado por pesos, stresse lesões nas costas.

O tratamento na fase aguda con-siste na aplicação de calor na regiãoglútea inferior e região lombar. A tera-pia ultra-sônica também é benéfica.

Após o alívio da dor aguda, ini-cia-se a massagem e os exercícios pos-turais.

As Faculdades da In-dústria do Sistema Fiepestão com as inscriçõesabertas para o vestibularde cursos superiores ofe-recidos em todo o Estado.São mais de 1,7 mil vagas,distribuídas entre tecnolo-gia, bacharelado e licenci-atura. A inscrição para oprocesso seletivo pode serfeita através do sitewww.faculdadesdaindus-tria.com.br até o dia 20 de novembro.O vestibular tradicional acontece nodia 29 de novembro. Também é possí-vel realizar provas agendadas. As au-las iniciam no dia 05 de fevereiro de2015.

Em Curitiba e São José dos Pi-nhais, são oferecidas mais de mil va-gas, distribuídas entre os cursos: Au-tomação Industrial, Design de Moda,Controle de Obras, Fabricação Mecâ-nica, Processos Gerenciais, Logística,Gestão de Recursos Humanos, Ges-tão Financeira, Administração, Ciên-cias Contábeis, Direito, Sistemas da

Faculdades da Indústria abreminscrições para o vestibularSão mais de 1,7 mil vagas em 17 diferentes cursos

superiores; inscrições vão até 20 de novembro.

Informação e Pedagogia.As Faculdades da Indústria tam-

bém oferecem cursos em outros muni-cípios paranaenses, entre eles, Telê-maco Borba. São vagas para o curso dePapel e Celulose e Automação Indus-trial. Em Londrina, são ofertados oscursos de Fabricação Mecânica e Ma-nutenção Industrial.

Já em Maringá, as Faculdades daIndústria estão com inscrições abertaspara o curso de Controle de Obras. Hávagas ainda em Cascavel, nos cursosde Produção Industrial e ManutençãoIndustrial, e em Toledo, Alimentos.

Faculdades Fiep oferecem cursos superiores em todo oEstado (Foto: faculdade Fiep em Ponta Grossa).

A saúde bucal dos animais de es-timação também é importante paraque eles tenham uma vida tranquila,sem complicações. Estudos realiza-dos pela medicina veterinária mos-tram que o tártaro está presente nadentição de cerca de 80% dos ani-mais adultos, e na maioria dos casosé ele o responsável pelo mau hálito,podendo também ocasionar ou atémesmo piorar doenças renais e car-díacas, afetando todo organismo doanimal.

O tártaro é o acúmulo de materi-al orgânico nos dentes, que com otempo forma uma placa aderida, oca-sionando acúmulo de bactérias e in-flamação da gengiva. A placa de tár-taro é formada ao longo do tempo,sendo causada pela predisposição doanimal, por possuir um PH bucal quefavorece o acúmulo. Fique atento:cães e gatos que se alimentam com

comida caseira têm maior probabili-dade de acumular tártaro na dentição.A prevenção deve ser iniciada logocom o animal filhote, acostumando-ocom a escovação dentária, feita comescova e pasta dental própria paracães e gatos. (De acordo com o pro-duto, de duas a três vezes na sema-na). Também é possível utilizar pro-dutos específicos misturados à águade beber, ou pastas de ação enzimáti-ca, para evitar o acúmulo do tártaronos dentes. Nos cães adultos e ido-sos que já apresentam o cálculo den-tário é recomendada a limpeza com-pleta, para depois fazer a prevençãode novo acúmulo. Muitas vezes, semesmo após a limpeza completa dotártaro, não houver prevenção, o acú-mulo ocorre novamente, sendo neces-sária nova limpeza. Outras vezes,mesmo com prevenção, podem-setornar necessárias limpezas anuais

devido à pré-disposição do animal.Gatos também acumulam tártaro edevem ser tratados, porém demo-ram mais tempo em relação aos cães,por isso quanto antes iniciar a pre-venção, melhor. O tratamento maiseficaz é a remoção completa do cál-culo dentário. Esse tratamento é re-alizado com o animal sob anestesiageral para que o médico veterináriotenha melhor acesso e visualizaçãode todos os dentes. São utilizadosaparelhos específicos para este fim.

Com a calcificação dessa placade tártaro, ocorre o acúmulo de bac-térias e a gengiva fica muito infla-mada e dolorida. O animal pode apre-sentar dificuldade e dor para se ali-mentar, além de ocorrer o amoleci-mento e a queda dos dentes danifi-cados, por afetar a parte óssea daboca. Essas bactérias, por sua vez,também podem migrar da boca atra-vés da vascularização da gengiva afe-tada e atingir outros órgãos, comocoração, rins e fígado, trazendo gran-des complicações. Por isso, a lim-peza regular dos dentes dos cães egatos é um ato preventivo muito im-portante.

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto13

A Secretaria Municipal de Saúde in-formou que neste ano, pela primeira vezem Curitiba, foram registrados dois ca-sos (autóctones) de dengue, nos quais opaciente é infectado no próprio local deregistro. Outros 331 focos do mosquitojá foram identificados desde janeiro.Durante todo o ano passado foram en-contrados 121 focos.

Por isso, a Secretaria Municipal daSaúde alerta a população para redobrar aatenção no combate ao mosquito Aedesaegypti.

Os agentes sanitários da Prefeitu-ra já iniciaram um trabalho de inspe-ção que deve atingir 25 mil imóveis dacapital com objetivo de conscientizara população e verificar quais as áreasde Curitiba estão com maior incidên-cia do mosquito.

A coordenadora do Programa Mu-nicipal de Controle da Dengue, Julia-na Martins, ressalta a importância doscuidados da população para evitar aproliferação do mosquito. “A dengueé uma doença cíclica e com a chegadado calor cresce consideravelmente. Épreciso que a população fique maisatenta aos locais que podem ficar comágua parada”.

Todos os bairros de Curitiba es-tão sendo vistoriados. Geralmente, amaioria dos focos é encontrada empontos mais propensos, como borra-charias, comércios de sucata e depó-sitos de transportadoras.

Cuidados para evitar a formação do criadouro do mosquito:

- Lave diariamente o pote de água dosanimais de estimação;- Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos ecobertos;- Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado parabaixo;- Mantenha a caixa d’água bem tampada;- Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos comareia;- Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;- A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada.

Aumento do número de focos do mosquito dadengue em Curitiba é motivo de preocupação

A proposta de revisão do PlanoDiretor, fruto da discussão com po-pulação e entidades da sociedade ci-vil iniciada em março deste ano, seráapresentada a partir desta segunda-feira (10), na última rodada de audi-ências públicas sobre o tema. Até 21de novembro, haverá uma audiênciapública em cada uma das nove regio-nais da cidade.

Na Regional do Boa Vista, queabrange o Bairro Alto, a audiênciaserá dia 19 de novembro, com inícioàs 18h30min.

“O que a comunidade verá são aspropostas, dentro de cada eixo te-mático, que reúnem a visão dos téc-nicos do Ippuc e as contribuições jáapresentadas pela comunidade”, ex-plica o presidente do Instituto dePesquisa e Planejamento Urbano deCuritiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pi-res.

A exemplo do que ocorreu na pri-meira fase, as audiências públicas se-rão realizadas nas Regionais para quea população tenha a oportunidade departicipar sem precisar de grandesdeslocamentos. Nessas audiênciashaverá a distribuição de um informa-tivo com a síntese das propostas,além de informações com a metodo-logia a ser utilizada para a validação

da Minuta de Projeto de Lei deRevisão do Plano Diretor de Curi-tiba.

Consulta Pública - A Consul-ta Pública para participação popu-lar pela internet permanecerá aber-ta até o dia 30 de novembro. Pormeio do hotsite de Revisão do Pla-no Diretor podem ser apresenta-das, sugestões, críticas e questio-namentos. As contribuições podemser apresentadas por eixos temáti-cos ou, então, podem ser sugeridasmodificações aos artigos da Lei doPlano Diretor.

Conferência - A sugestão deMinuta de Projeto de Lei de Revi-são do Plano Diretor, elaboradaapós estudos técnicos e manifesta-ções colhidas nas diversas Ofici-nas, Consulta Pública e AudiênciasPúblicas será validada na Conferên-cia de Revisão do Plano Diretor,prevista para os dias 06 e 07 defevereiro de 2015. Depois disso, aMinuta aprovada será encaminha-da para análise e aprovação do pre-feito Gustavo Fruet. O passo se-guinte será o encaminhamento doProjeto de Lei do Plano Diretor deCuritiba pelo Executivo Municipalpara a Câmara Municipal de Curi-tiba.

Audiência na Regional BoaVista para discutir revisão do

Plano Diretor de Curitibaserá em novembro

Pela intercessão de Santa Clara o Senhor Todo Poderoso me abençoee proteja; volte para mim os seus olhos misericordiosos, me dê a paza tranquilidade, derrame sobre mim as suas copiosas graças e de-pois desta vida, me aceite no céu em companhia de Santa Clara e detodos os santos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Amém. Fazer os pedidos à Santa Clara, 1 de negócio e 2 impossí-veis. Rezar durante 9 dias, 9 Ave Maria com uma vela acesa. Deixarqueimar no nono dia. Mesmo sem fé seu pedido será atendido. Mandepublicar no 9° dia. “T.K.B”

Benção de Santa Clara

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto14

* [email protected]

José Luiz Batista (*)Ministério Divina GraçaReligião & Vida

www.facebook.com/religiaoevida

Crônicas de ontem Marco Polo - Jornalista, editor do JBA

* João Triska é Bacharelado em Filosofia pela UFPR, Músico e Compositor.

João Triska *Email: joã[email protected]

www. myspace.com/joaotrikskaPara ler, ouvir e sentir

Roberto Monteiro - Jornalista/Editor do JBACotidiano

Rui Werneck de Capistrano - É consultor de empresasfalidas, autor do livro A Era da Incompetência Geral e

jogador da Bolsa de Nova Guiné.

Verso & Reverso

Leia mais no www.cartunistasolda.com.brCompre os livros de Werneck no https://clubedeautores.com.br

Tempos de intolerância

Pergunte ao Mestre

Triste alegria do palhaço

Confesso que sou fascinado por livros de fórmulas de sucesso empresarial. Éuma fraqueza? Não sei, pode ser, não ligo. Desde que comecei a trabalhar compropaganda, 38 anos atrás, leio livros desse assunto. O primeiro foi do DavidOgilvy, pai norte-americano dos publicitários. Acho que aprendi muito com elena maneira de anúncios. Passei por vários outros. Claro que as fórmulasmágicas causam riso, mas rir é bom. Acontece que a gente tem sempre queredigir defesas de campanhas, relatórios de empresas, discursos de empresá-rios e coisas ligadas às empresas. O livro cai como luva. Você pinça conceitos,frases, pitadas de sabedoria e recheia seu texto. Dá sensação de consistência eagrada sempre. Na verdade, é mistério o que faz uma empresa ter sucesso eoutra, do mesmo ramo, fracassar. Mistério em termos. Tudo o que é humanonão tem mistério. Tem graus de competência, dedicação, vontade, oportunida-des, etc. E muita politicagem, falcatruas, corrupção, sacanagens, etc. A misturade tudo faz a empresa ter sucesso ou fracassar.

Nas revistas atuais de negócios, todos são felizes nas reportagens. É só ir naempresa deles e ver o contrário. As tintas das revistas pintam tudo mais bri-lhante. Mas os livros dão dicas gerais. Alguns conceitos servem realmente. Eeu guardo pra mim. O mais difícil é fazer com que os outros usem. Você diz, ocara escreveu que a gente deve agir assim. A pessoa olha pra você e, comonunca leu nada, dá de ombros pro conceito. Alguns clientes pedem campanhaspublicitárias e, quando você diz que o negócio deles é que deve mudar, quepropaganda não salva, eles dão de ombros. Se acham poderosos. E quebram.

Tem um livro já do século passado que tem frases ótimas. O título do livro éComo nadar com os tubarões sem ser comido vivo. Só vou dar as frases, semmais delongas. Conclua como quiser. 1) O mais importante não é o valor damercadoria, mas quanto a pessoa acha que ela vale. 2) Tome decisões com ocoração e acabará com doença cardíaca. 3) Jamais vi currículo ruim. 4)Aborreça-se facilmente. 4) A prática perfeita leva à perfeição. 5) Ter 1% dealguma coisa é melhor do que administrar 100% de nada. 6) Não basta conhe-cer as pessoas, o importante é saber como conhecê-las. 7) Sorria e diga NÃOaté sua língua sangrar. 8) Aquele que queimar suas pontes tem que ser bomnadador. 9) Jamais feche negócio numa sala que tenha candelabro.

É isso. Eu e meus livros de fórmulas de sucesso. Sem sucesso.

Um escritorem busca do sucesso

Esse tipo de comportamento é ca-racterístico daqueles que, incapazespara assumir a responsabilidade daacusação, usam da perfídia paracomprometer a outrem. No caso deJesus, se inocentasse a mulher esta-ria descumprindo a lei de Moisés, poroutro lado, se a condenasse estariaassumindo uma prerrogativa reser-vada ao tribunal romano. Em ambosos casos cometeria um delito, e, ain-da mais, estaria contrariando o pró-prio ensinamento que recomenda operdão. A intenção dos seus inimigosnão declarados era tão somente in-criminá-lo e matá-lo.

Quem busca viver segundo a prá-tica da justiça, invariavelmente con-trariará alguém. O mundo agonizantesó premia os praticantes da malda-de, da mentira e da corrupção. E es-ses são vorazes.

Não é raro termos conhecimentode situações em que a mentira é total-mente aceita como verdade e a ver-dade condenada como mentira. Infe-lizmente, essa enfermidade da almatambém se instala nos meios religio-sos e por conta disso reputações têmsido destruídas. Nesta jornada terre-na é preciso reagir como o Mestre,não respondendo à provocação, mas,enquanto estamos “escrevendo naareia”, os filhos do mal insistem paranos ver condenados pelas nossas pró-prias reações. Nesse episódio da adúl-tera e em outras ocasiões, Jesus de-volveu o assunto ao provocador:“aquele que dentre vós estiver sempecado seja o primeiro que lhe atirea pedra”.

Um homem de honra confron-ta seus inimigos com a verdade e,como os covardes são incapazes deargumentar honestamente, fogem devolta para os seus covis onde irãotramar novas investidas, porque nãosabem fazer outra coisa.. Quem andana luz e cultiva a verdade pode atéser jogado na cova dos leões, masretornará de lá ainda mais forte eamigo do leão, porque o nosso Deussó permite que essas coisas aconte-çam para que delas possamos extra-ir experiência e sabedoria. Nuncapergunte se já sabe a resposta, nuncaresponda à pergunta do embusteiro.

Certo dia estava Jesus ensinan-do no templo quando um grupo deescribas e fariseus trouxe até ele umamulher que fora flagrada em adul-tério e lhe perguntaram: Mestre, estamulher foi apanhada em adultério ea lei manda que seja morta por ape-drejamento; o que dizes? (João 8.1-11). Não havia dúvida quanto aoacontecido, houve flagrante, então,por que em vez de aplicarem a lei(Levítico 20.10) foram antes consul-tar o Mestre sobre o que ele faria?

Era uma vezum menino, quecomo todos osoutros, gostavade circo. Masdaquele velhocirco, lona Loco-motiva de umacor só, amarelaou azul, picadei-ro de cepilho, arquibancada de ma-deira, anãozinho vendendo Crush,algodão doce, pipoca, a fotografia nobinoclinho, a bandinha ao vivo, ocheiro combinado de mijo e bosta deleão. O circo do palhaço que perdeas calças, do malabarista que derru-ba o malabaris, do equilibrista quese desequilibra, do trapezista que caina rede, do tigre feroz manso, do con-

torcionis taque tem pro-blema no ciá-tico. Nemtanto comodebaixo dasgrandes lo-nas colori-das, sem furo,sem remen-

do, do Gran Circo de Moscou, do gi-gante Vostok, do Garcia, das magiasdo Tihany, das águas dançantes do Or-lando Orfei, mas muito mais nos pe-quenos que se instalavam naquela es-quina perto de casa, o Circo do Gino-ca, do Linguiça, dos Queirolo, o CircoÁurea, da família Cabral. Circo puro,só circo, sem pão. Diferente desseschiques, modernos que mais parecem

N o smomentosde dificul-dades ou decompetiçãoextremadamuitas ve-zes assisti-mos vir àtona o piorque as pes-soas têmdentro de si. Aliás, este deve ser oprincípio dos realities shows quecontinuam dando audiência. As pes-soas querem ver sangue. Dois epi-sódios me chamaram a atenção econfirmaram essa ideia. O primeirodeles foi o comportamento dos elei-tores nas redes sociais durante aseleições. Foi um festival de discus-sões sem fim. A tragédia não acaboucom o final do segundo turno. Termi-

nada acontagemdos votosoutra en-xurrada deo f e n s a sinundou oFacebook,com xinga-mentos aosganhado-res, ofen-

sas aos eleitores da situação e, pior,agressão verbal contra moradores dasregiões Norte e Nordeste do país. Comose somente eles tivessem dado a vitó-ria à candidata da situação.

O segundo episódio também é cu-rioso. A notícia de que um estrangeirovindo da África poderia estar contami-nado com o vírus do ebola, na regiãoOeste do Estado, desencadeou reaçõesabjetas contra os haitianos. O cidadão

não estava com a doença, mas al-guns moradores de Cascavel se re-velaram irremediavelmente conta-minados pelos vírus da ignorânciae do preconceito. Eles não sabiamque o Haiti fica no Caribe, no conti-nente americano, e o ebola apare-ceu na África. Para eles todo negroé igual e vem da África. E daí vem opré-conceito de que se são negrosnão merecem ser tratados com res-peito. Dias tristes esses os nossosem que um recente levantamentomostra que os neo-nazistas somammais de 100 mil simpatizantes ape-nas na região Sul do país.

gabinete de político, com poltrona,carpet, um na flauta, ilusionista quefaz qualquer coisa desaparecer, pa-lhaço sem graça — ladrão de quêmesmo? Ah, palhaço o que é ? Éladrão de muié — e muito dinheiropara entrar. Dez por cento? Não,não dá, é pouco. Portanto, “respei-tavel público”, quem admira Bozoé porque nunca viu Carequinha;quem acha que Patati-Patatá são omáximo é porque, no mínimo, nun-ca viu Chic-Chic e a cadela Violeta,num tempo em que pão era pão, cir-co era circo, na inocência e na ver-dade daquelas crianças que nuncaperceberam que havia sim tristezana alegria daqueles palhaços.

Coração de Papel

As palavras quando ditas sem a cor da realidade, sãocomo um cuspe trazido pelo vento à nossa própria cara,jazidas de pesadelos, de abomináveis insurreições da verdade,sagrada verdade incapaz de ser corrompida por qualquer malandro.Gostas de ser o malandro? Pois digo que o malandro é traidor de simesmo, porque a si mesmo é a quem primeiro engana.Enganado sobre si, engana os outros por praxe, porque no fundo acreditaque ninguém se engana nessa história toda.Falsa crença carrega consigo o malandro, pois chega o dia em que elemesmo percebe, que quando enganava alguém (fugindo de ser ele mesmo),estava enganando, no fundo, a si mesmo, perdendo o precioso tempo queDeus lhe concedeu aqui na terra para brincar de esconde-esconde consigomesmo!Um dia a consciência que vislumbra a ponta do próprio nariz aparece, acasa cai, e com ela, em pedaços se mostram os fragmentos do que pensavaser seu coração, um coração de papel.

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto15

Há exatos 14 anos o empresárioRoberto Angelo dos Santos decidiuabrir uma farmácia na esquina da Ave-nida da Integração com a Rua Rio Jari.Batizou de Farmácia Liberdade, nomeemprestado da praça que fica em fren-te. Definiu como missão servir à co-munidade e apostou no trabalho ho-nesto e no bom relacionamento comos moradores para conquistar clientese crescer, mesmo com os desafios deum mercado muito concorrido. ParaRoberto, sua farmácia não seria ape-nas um balcão de vendas de remédio,mas um local onde quem precisasseencontraria profissionais capazes deatender, orientar e prestar serviços comcarinho e dedicação. Manter a farmá-cia não foi uma tarefa muito fácil, masa aposta de Roberto valeu a conquistade clientes fiéis.

Em 2011 a Farmácia Liberdade en-trou para a Rede Masterfarma e expe-rimentou uma nova fase de crescimen-to. Tanto que foi necessário um esfor-ço a mais para investir na ampliaçãoda loja. Em outubro agora foram inau-guradas as novas instalações da Mas-terfarma, no mesmo endereço, mascom o dobro de espaço, o que permitemelhor exposição dos produtos e mai-

or comodidade para os clientes.Profissionalismo - A filha de Ro-

berto, Priscila Brito dos Santos Neri, fezfaculdade de farmácia e é a farmacêuticaresponsável da Masterfarma da Praça daLiberdade. Ela conta que o movimentocresceu muito depois que a loja passoua fazer parte da Rede. “Agora a gentepode fazer um preço melhor, temos maiorvariedade de produtos e de marcas, se-guimos as ofertas mensais da Rede, mu-dou o visual, o design da loja. Mudoutudo, mas o atendimento continua omesmo” disse a farmacêutica.

Por isso, não é difícil encontrar naloja um cliente como o representantecomercial João Batista da Costa. Elemora em Colombo, mas prefere compraro que precisa na Farmácia Liberdade.“Aproveito que venho trabalhar pra cáe sempre deixo um dinheirinho com elesaqui, porque eles atendem bem e sem-pre dão um descontinho bom”.

A farmácia, ampla e de ambiente agra-dável, não deixa cliente na mão. “Quan-do alguém procura um medicamento queestá difícil de achar, nós tratamos deprovidenciar, às vezes até para o mesmodia”, explica Priscila..

Brincos em nenéns - A farmácia deRoberto e Piscila é talvez, a única no

Bairro que oferece o serviço segurode colocação de brincos em recémnascidos. Um procedimento feito por

mãos profissionais, com equipamentocirúrgico, antialérgico, que facilita a co-locação e a cicatrização. “São poucas

as farmácias que prestam este serviçoe por isso indicam a gente aqui”, reve-lou Patrícia.

Mais comodidade paraclientes da FarmáciaLiberdade

Novas instalações, com espaço dobrado, da Farmácia Liberdade na esquina da Av. da Integração com a R. Rio Jari

Assim como o vendedor João Batista, clientes têm atendimento de profissionais habilitados, como Roberto e Priscila, em serviçoscomo verificação de pressão, nível de diabetes, injeções, colocação de brincos e orientação farmacêutica constante.

Novembro/2014Jornal do

Bairro Alto16

Anuncie: 3367-4874

www.jornaldobairroalto.com.br

Informe

Anuncie aqui

3367-5874

JORNAL DOBAIRRO ALTO

O Bairro inteiro lê!