ano 19 - nº 221 distribuição gratuita outubro de 2015...

16
Outubro/2015 Jornal do Bairro Alto 1 ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 Circula dia 06/10/2015 Jornal do www.jornaldobairroalto.com.br 1700 Um dia de setem- bro o Bairro Alto amanheceu com di- versas faixas amare- las protestando con- tra a falta de segu- rança na região. ansados de sofrer com roubos, assal- tos e arrombamentos e indignados com a im- punidade dos bandi- dos, moradores que fazem parte do Grupo Bairro Alto se reuni- ram e mandaram con- feccionar as faixas como mais um recur- so para chamar a atenção das autori- dades. A atitude foi tema de reporta- gem na RPC. Marcos Amaral, presi- dente do Grupo de Moradores do Bair- ro Alto, disse que a população não aguenta mais e que são quatro ou cin- co assaltos por dia nas ruas do Bairro. “Não temos nada de segurança aqui, nada. Temos uma viatura para atender toda a região. É desesperador, o Bair- ro está pedindo socorro”. Segundo a reportagem da TV, a Polícia Militar informou que tem feito várias apreen- sões na região, mas não disse nada sobre a falta de viaturas para fazer o patrulhamento. É visível que neste ano a violência aumentou muito e, conforme morado- res e comerciantes, em virtude da fal- ta de policiamento preventivo nas ruas do Bairro. A população está com medo de sair às ruas, porque os assaltos es- tão ocorrendo com frequência mesmo à luz do dia. (Pag.15) Insegurança e medo

Upload: duongkien

Post on 11-Nov-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015 Jornal do

Bairro Alto1

ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 Circula dia 06/10/2015

Jornal do www.jornaldobairroalto.com.br

1700

Um dia de setem-bro o Bairro Altoamanheceu com di-versas faixas amare-las protestando con-tra a falta de segu-rança na região.

ansados desofrer comroubos, assal-

tos e arrombamentose indignados com a im-punidade dos bandi-dos, moradores quefazem parte do GrupoBairro Alto se reuni-ram e mandaram con-feccionar as faixascomo mais um recur-so para chamar a atenção das autori-dades. A atitude foi tema de reporta-gem na RPC. Marcos Amaral, presi-dente do Grupo de Moradores do Bair-ro Alto, disse que a população nãoaguenta mais e que são quatro ou cin-co assaltos por dia nas ruas do Bairro.“Não temos nada de segurança aqui,nada. Temos uma viatura para atendertoda a região. É desesperador, o Bair-ro está pedindo socorro”. Segundo areportagem da TV, a Polícia Militarinformou que tem feito várias apreen-sões na região, mas não disse nadasobre a falta de viaturas para fazer opatrulhamento.

É visível que neste ano a violênciaaumentou muito e, conforme morado-res e comerciantes, em virtude da fal-ta de policiamento preventivo nas ruasdo Bairro. A população está com medode sair às ruas, porque os assaltos es-tão ocorrendo com frequência mesmoà luz do dia. (Pag.15)

Insegurança e medo

Page 2: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015Jornal do

Bairro Alto2

Deu no Jornal do Bairro Alto - OUTUBRO

Professor ensina a pensar

Registro Envie sua foto com temas do Bairro peloemail: [email protected]

Colaboração de Eunice Leite

Crepúsculo

ESPAÇO LIVRE Envie sua opinião filosófica/religiosa para“Espaço Livre”, [email protected]

Rubem Alves

Cantinho da poesia

Gostaria muito de voltar à es-cola do meu tempo, chegar cedo,perfilar com os outros alunos paracantar o Hino Nacional, depois, nasala de aula, responder à chamadae receber a primeira tarefa do diaque podia ser a cópia de um texto,uma leitura em voz alta, escreverum ditado ou ir ao quadro resolverum exercício de Matemática. Umavez por semana uma aula na Salade Ciências desvendava fórmulas edesafios químicos e físicos. No in-tervalo do recreio havia a naturalintegração com as outras turmas ea chance de jogar charme para umgato da quarta série.

Nossos mestres nos atribuíamtarefas de casa que deveriam estarconcluídas nos prazos solicitados.Sem as facilidades tecnológicas mo-dernas, os livros de História, Ciên-cias, o Atlas Geográfico forneciamtodo conhecimento disponível na

época. Alguns instrumentos eramvaliosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor e borracha Mer-cur.

O professor de Português qua-se nos obrigava a ler os grandestítulos da literatura universal, en-tão, ir à biblioteca era tarefa roti-neira. Da bancada escolar ao giná-sio e daí até a universidade vivi umBrasil de alegrias, crises, revolu-ções, progressos e transformaçõespela ótica de professores que sem-pre fizeram da profissão um sacer-dócio, mesmo quando assumirampublicamente posturas políticas e fi-losóficas.

A dignidade da profissão nuncadeixou que pensamentos, palavrase obras usassem o caminho do au-toritarismo. Alguns estão vivos econtinuam íntegros, eles nunca qui-seram me manipular, apenas me en-sinaram a pensar.

O entardecervisto doBairro Altopode ser belocomo bela é aarte domestre dosmestres a daras últimaspinceladas nasua obramaior.

Clic do celularde Ney Lemos.

1997 - Começam obras na Percy eCavalin - A prefeitura deu início àimplantação do asfalto nas ruas Per-cy Feliciano e Antonio C.Cavalin.

1998 - Bairro ganha primeiro se-máforo - O primeiro semáforo doBairro Alto foi instalado na esquinada rua Alberico Flores Bueno com Av.da Integração.

1999 - Prefeito inaugura ponte eanuncia Liceu de Ofícios- O pre-feito Cássio Taniguchi inaugura a pon-te Doroti Carvalho, na José Veríssi-mo, e anuncia a construção do Liceu eVila de Ofícios, ao lado do Terminal.

2000 - Lançada pedra fundamentaldo Centro Cultural da Vilinha -

Representantes do grupo Sonae, artis-tas e lideranças do Bairro participaramdo ato de l.ançamento.

2001 - Polícia apreende caça-níqueisno Bairro - A polícia recolheu 12 má-quinas de jogo num depósito da RuaEduardo Mendes Gonçalves.

2002 - Bombeiros inauguram posto- Começa a funcionar o posto do Cor-

Derrubada do Módulo Policial na Percy.

po de Bombeiros, na Integração.

2003 - Moradores assistem à re-constituição de crime que vitimoucostureira -A polícia fez a reconsti-tuição do ato que matou com bala per-dida a costureira Vanira Costa, na Vis-conde de Abaeté.

2004 - Nasce uma nova área de la-zer -O prefeito Cássio Taniguchi vi-sita a área que será transformada noBosque Irmã Clementina

2005 - Sazza Lattes fecha - O Bairoassistiu com tristeza ao fechamentodo posto da Sazza Lattes, mas teve apromessa de que no mesmo local seráinstalada mais uma Unidade de Saúdemunicipal.

1997

Pizza BB - boa e barata Férias baratas

A nossa farmácia

Presente das crianças

A Masterfarma, na Praça da Li-berdade, na Av. da Integração, é umadas mais antigas e tradicionais far-mácias do Bairro.A única que ofereceserviço profissional para colocaçãode brincos em bebês. Vale a penaconhecer. Atendimento familiar, de pri-meira.

Festa das bruxas

Assuste, impressi-one, destaque-se nanoite do Halloween comos trajes da Tutti Fanta-sias, que trouxe as fantasias que vãobombar na noite das bruxas. A TuttiFantasias fica na Victor Ferreira doAmaral, 2782, (3076-6264).

De vez em quando Vicente Alli-noro resolve fazer uma loucura. Ago-ra está fazendo despencar o preçodas tradicionalíssimas pizzas Allino-ro, que o Bairro todo conhece e sa-boreia. Vale a pena ir buscar, porquepreço muito mais baixo do mercado ésó no balcão. Fica ali na Praça IvoRodrigues, mais conhecida como Pra-ça do Índio.

Era prazer? Era.Mas era mais queprazer.Era alegria.A diferença? Oprazer só existe nomomento.A alegria é aquilo queexiste só pela lem-brança.O prazer é único, nãose repete.Aquele que foi, já foi.Outro será outro.Mas a alegria serepete sempre.Basta lembrar.

Escolinha das crianças

A SonhoAzul tem sed e s t a c a d ocomo uma dasmelhores es-colinhas paraa criançada. E não é à toa, está noBairro desde 1990, construindo umarelação bem familiar com alunos e pais.É educação infantil com qualidade, mi-nistrada por profissionais qualifica-dos. A Sonho Azul fica na Epaminon-das Santos, 2844 e já está com matrí-culas abertas para 2016.

O presente para o Dia da Criançavocê encontra aqui no Bairro mesmo.É só procurar. Roupas e brinquedosde qualidade que podem custar me-nos do que os que você acha no cen-tro. E ainda economiza no transportee no seu tempo, porque está tudo aqui,pertinho e fácil. Fazendo isso vocêainda ajuda o Bairro a crescer.

Todo mundo sonha em passar asférias num lugar agradável, um bomhotel, tudo do bom e do melhor. Sóque o orçamento não dá. Mas podedar se você for sócio do Candeias, omaior e mais antigo clube de férias doBrasil. É lazer e diversão pra toda afamília com muito conforto. Fale com oMarcelo, no 3026-7465, ou dê um pulona José de Oliveira Franco, 696, Sl.6.

Material de Construção

Nunca comprar materiais de cons-trução, ferramentas e produtos afinsfoi tão fácil, cômodo e pazeroso. NaTarumã, no lado de lá da Victor Fer-reira do Amaral, número 3630. Tem detudo em uma loja bem organizada ecom atendimento diferenciado, garan-tido pelo dono, “seo” Luiz, que sem-pre deixa o cliente mais do que satis-feito.

Page 3: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015 Jornal do

Bairro Alto3

Page 4: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015Jornal do

Bairro Alto4

EXPEDIENTE

JORNAL DO BAIRRO ALTO

Artigos assinados não refletemnecessariamente a opinião do jornal.

Diretor - Angelo Garbossa Neto

Praça Ivo Rodrigues,, 43 Loja 01 B. Alto Curitiba-PR/Cep: 82.820 - 300 Fone/Fax: (041) 3367-5874E-Mail: [email protected]

[email protected]

Esta edição: 16 páginas15.000 exemplares

Impressão: RBS

Jornalistas ResponsáveisRamon Ribeiro e Roberto Monteiro

www.jornaldobairroalto.com.br

Diz-que-disseDiz-que-disseMarco Polo

[email protected]

3367-5874

15 mil exemplaresO Bairro inteiro lê!

Jornal do Bairro Alto

Anuncie

Sem gás

Tiradinha dos leitores

De novo

Nada

Outros animais

Antiguidade

Na edição de setembro "diz-que-disse” disse, na tiradinha dos leito-res, que “o autor da melhor frasedo ano, não vai ganhar nada”, as-sim estou escrevendo novamentepois eu quero ganhar.

Antonio Thadeu - Bairro Alto

O Instituto Tibagi,uma das instituições par-ceiras do Programa Jo-vem Aprendiz, está ofe-recendo cursos gratuitosde Eletrônica e Adminis-tração, com ênfase deMarketing e Visualizaçãode Dados, para adoles-centes entre 14 e 16 anosde idade. A única exigên-cia é que os jovens este-jam cursando ou já te-nham concluído o Ensi-no Fundamental e Médio. Já para jo-vens com idade entre 18 e 22 anos, oInstituto disponibiliza os cursos deEletromecânica, Manutenção Auto-motiva e Industrial, também gratuí-tos.

A prioridade, segundo as regrasdo programa, é o atendimento a jo-vens advindos de situações de vul-nerabilidade social e conta com vo-luntários que auxiliam nos projetos.

Instituto oferece cursos gratuitospara jovens e adolescentes

Mais informações:[email protected]/ 3029-7393R. Conselheiro Laurindo, 600 3º a.

Para se voluntariar é preciso se ca-dastrar no Centro de Ação Voluntá-ria (CAV) para uma das vagas dispo-níveis na Instituição através do sitewww.acaovoluntaria.org.br.

A prioridade é para jovens em situação de vulnerabilidade

Acreditem, senhoras e senhoresounvintes: os discursos dos senhoresvereadores na Câmara Municipal deCuritiba ainda são registrados por ta-quígrafos.

Na era dos computadores, smar-tisso, smartaquilo e outras moderni-dades, uma parte considerável da hu-manidade não faz nem idéia do que sejataquigrafia.

É coisa lá dos fundos do museu.Já pensou se algum iluminado in-

ventasse um aparelhinho que gravassea fala das pessoas?

Conjecturando - Você estranharia sevisse uma cigarra agarrada numcigarro?

Ouvi dizer que a Comec iria iniciar -ou reiniciar - os trabalhos de sinalizaçãona Avenida da Integração.

Até agora, nem sinal.

Ladrão que rouba botijão de gás deuma escola pública é pior do que:

a - Ladrão de galinha;b - Ladrão pé de chinelo;c - Ladrãozinho de merda:d -Todas as alternativas estão corretas.

Ladrões roubam os botijões de gásda Escola Municipal Araucária.

- É a crise, a coisa tá feia mesmopra todo mundo.

Histórias do Grupo Bairro Alto Curitiba no FacebookFoto de Marcos Amaral

Registre-se a imediata atitude domorador João Victor e da RevendedoraZico Gás, que se prontificaram a ree-quipar a escola com doação de boti-jões e gás.

Falando nissoAté que enfim alguém teve juízo -

no caso o prefeito - e propôs a lei quepune aqueles que exploram os animaiscomo motores de transporte.

Agora falta alguém com o mesmojuízo para propor uma lei que puna osanimais que abandonam cães pelas ruasda cidade.

E aqui no Bairro não são poucos.Os animais.

Jair Cézar está de volta, com a espe-rança de que os últimos anos em que oBairro ficou meio à deriva sem um vere-ador que o representasse, tenha desper-tado nos moradores qualquer coisa queo recoloque em uma das cadeiras do ca-sarão da Barão.

Noite dessas, na Associação AnaRosa, anunciou para umas 100 teste-munhas que será candidato nas eleiçõesdo ano que vem, conforme post de umvelho cabo eleitoral, Augustinho Silvé-rio Fernandes, no Facebook.

Como até as criancinhas do jardimsabem que Genivaldo Santos agora vaisair candidato também, já temos, então,bem contados, dois candidatos certos euns quatro ou cinco incertos, que já têma faca mas ainda falta o queijo na mão.

Para a iniciativa do prefei-to Gustavo Fruet de apre-sentar a proposta que fi-

nalmente proíbe o uso - e abuso -de animais de tração e põe fim àscenas deprimentes de escravidãoanimal, especialmente de cavalosmal tratados, que não combinamcom a fama de uma cidade humanae ecológica como Curitiba.

Ainda vai render muito a constru-ção do Shopping Jockey.

Aquele grupo de influentes mora-dores ainda não desistiu de mudar oprojeto do sistema viário apresentadopelo Shopping.

Segundo esse grupo, do jeito queestá, o projeto atende apenas a neces-sidade dos ricos donos do Shoppoinge condena os pobres moradores a ar-der no inferno do trânsito em volta doTarumã, nos horários de pico.

A disputa não será fácil, como, ali-ás, não está sendo.

É Davi contra Golias.É o poder contra o querer.A força do capital contra a simples

vontade interior.Quem vencerá?Façam suas apostas

Quem pode mais nem chora

Vamos ter que esperar mais meioano para ver concluídas as obras derequalificação da Avenida da Integra-ção, prometida para a Copa do Mun-do de 2014. Seis meses é o prazo que aComec - Coordenação da Região Me-tropolitana de Curitiba - definiu paraterminar o que falta: sinalização, alar-gamento da ponte sobre o Rio Atuba,duplicação da avenida Maringá e ade-quação da rua Euclides da Cunha Ri-bas, além da execução de calçadas, ram-pas de acessibilidade e ciclovia..

A informação saiu na reunião reali-zada dia 15 de setembro, por convoca-ção do Ministério Público, com repre-sentantes da Comec, Prefeitura Muni-cipal e comunidade - Antonio Tadeu F.de Souza (Conseg B.A.), Carlos Afon-so Maschio (Escola Bilusco), Cristia-ne Lopes (Associação Sustentaris) e omorador Luiz Berno.

O trabalho, segundo o supervisorde Obras da Comec, Haroldo Eustá-

Comec promete entregar Avenida daIntegração completa em março de 2016

quio, já começaram com a medição dasáreas a serem trabalhadas. Para justifi-car a paralisação da obra, ele disse quehouve necessidade de adequação deprojeto e de trâmites legais nas váriasfases de aprovação. A comissão demoradores, constituída pelo Ministé-rio Público, continuará atenta, acom-

panhando o andamento da obra.Na mesma reunião foi enfatizada

a necessidade da implantação da tra-vessia elevada na Rua Paulo Friebe, emfrente ao Centro de Educação InfantilCantinho Feliz, como prioritária paraa segurança dos alunos, pais e funcio-nários da escola.

A Av. da Integração, mais estreita, ainda sem qualquer sinalização horizontal.

Para a inoperância do sis-tema de policiamento naregião que fez aumentar a

onda de violência incutindo a inse-gurança e o medo entre moradorese comerciantes do Bairro. Os ban-didos estão agindo a qualquer horado dia sem qualquer restrição, obri-gando a população a pedir socorroe a implorar por um policiamentopreventivo.

Page 5: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015 Jornal do

Bairro Alto5

Page 6: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015Jornal do

Bairro Alto6

A partir deste mês oJBA tem um novo esta-giário: Gianlucca Ro-drigues, morador doBairro Alto e estudantedo segundo ano do cursode Jornalismo, na Uni-brasil. Ele substitui Be-atriz Menani que seformou em ComunicaçãoInstitucional pela Uni-

versidade Tecnológica do Paraná e vai exercer a profissão em Santo Antonioda Platina, onde mora sua família. Parabéns à nova jornalista e sucesso noNorte Pioneiro.

Passando a bola

Esse bebê lindo é Luiza Hele-na, que a cegonha trouxe em agostopara enfeitar e alegrar ainda mais olar e a vida de Keila e Selmo Skori.Parabéns, saúde e vida longa para afamília

O Restaurante Alecrin Dourado promoveu uma solenidade para premiar clientes que participaram de uma promoção especial. Na primeira foto “seo”Dante recebe homenagem especial porque foi o primeiro cliente do Alecrin e continua fiel atéhoje. Na segunda foto os vencedores da promoção do Face,Thiago Pimenta e sua esposa Ana. E na terceira foto, os vencedores do “restaurante”, Laercio P..Olibeira, e José, do delivery.

A família Coelho (Pet ShopPlance) está radiante comemorandoo quarto aniversário do galâzinho Vic-tor, que faz pose na foto para combi-nar com o sorriso largo do muito or-gulhoso vovô.

Tereza Allinoro reunindo a famí-lia para as comemorações de idadenova neste 10 de outubro, certamentecom músicas cantadas pela nora, Tha-eme, que compõe famosa dupla Tha-eme e Thiago.

Cleiton Silva veio da Espanha, ondemora, para comemorar com a família maisum aniversário no próximo 15 de outu-bro. Na foto com a filha Rafaela que vaiabrilhantar a festa e, claro, matar a sauda-de do do papai.

Page 7: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015 Jornal do

Bairro Alto7

Espaço do LeitorMande seu texto para: [email protected].

O JBA reserva-se ao direito de adequar o texto ao espaço e denão publicar artigos que contenham agressões pessoais.

Na edição de setembro, na maté-ria sobre a LOA 2016, consta que“em até quatro dias úteis os morado-res terão suas respostas às indaga-ções que não puderam ser respondi-das no local pelo prefeito ou secre-tarias”.

Pois bem, eu estava presente nareunião e fiz uma série de solicita-ções para o bairro (iluminação, as-falto, bueiros, boca de lobos, lomba-da, travessia elevada, poda de árvo-res, sinalização, etc...) e até o pre-sente momento (11 setembro), nãorecebi nenhuma informação por par-te da Prefeitura ou outros órgãos.

Promessas1 - Agradeço a comunidade pelo

apoio e confiança pelo pedido quegerou 684 assinaturas e foi protoco-lado n 01-125484/2011 para a insta-lação da academia ao ar livre na ruaAda Macaggi, esquina com ErasmoMaeder. São centenas de pessoas be-neficiadas ajudando na melhoria daqualidade de vida dos moradores.

2 - Agradeço o convite do Geni-valdo dos Santos para fazer parte dadiretória da Associação do Higienó-polis, AMOHI. Porém, não aceiteiporque não concordo com a formacomo foram conduzidas as últimaseleições para a diretoria da asociação.

Agradecimentos

Eriberto Kotelac - Bairro Alto

A Câmara Munici-pal de Curitiba tornoulegal a proposta doprefeito Gustavo Fru-et de proibir veículosmovidos a tração ani-mal em Curitiba. Amedida revoga a leique permitia a circu-lação de carroças echarretes pela cidade eacaba com o sofrimen-to imposto aos animaispor alguns carrinhei-ros impiedosos.

O prefeito justifi-cou a proposição sali-entando que este mode-lo de transporte de car-gas expõe os animais aosofrimento extremo,pois muitas vezes sãoobrigados a puxar car-gas com peso maior doque suportam. “São inúmeros os ca-sos de cavalos que morrem em viaspúblicas, muitos deles usados de for-ma ininterrupta, alugados pelo 'dono'para mais de um terceiro, levando osanimais, em alguns casos, a trabalha-rem praticamente 24 horas por dia”,denuncia o prefeito.

A matéria proíbe tanto o uso deanimais no transporte de cargas oude pessoas, quanto a própria explo-ração de equinos, asininos, muares,caprinos e bovinos nesta atividade.

Autoriza apenas as atividades comanimais em haras, corridas de cava-los, hipismo, equoterapia, cavalgadase das forças públicas, militares oucivis.

Fiscalização - Conforme o pro-jeto, a fiscalização fica a cargo daRede de Defesa e Proteção Animal,com o apoio das secretarias munici-pais de Saúde e de Trânsito (Setran)e da Guarda Municipal. O descum-primento da norma prevê a aplicaçãodas sanções previstas na lei que trata

de maus-tratos aos animais – cujaspenalidades vão da advertência porescrito a multas que variam de R$200 a R$ 200 mil, conforme a infra-ção.

Se o infrator for pego utilizandoa carroça ou a charrete, o animal serárecolhido pelo órgão competente eencaminhado ao Centro de Controlede Zoonoses e Vetores de Curitiba.A norma será regulamentada por de-creto até 90 dias após a publicaçãono Diário Oficial do Município.

Nova lei proibe a circulação de veículospuxados por animais pelas ruas da cidade

Cenas como esta, de sofrimento extremo dos animais, não serão mais vistas em Curitiba.

João Napoleão - Bairro Alto

Vejam a que pontochegamos num paíscheio de corruptos.

Primeiro, tem nasentradas do bairro fai-xas nos alertando sobrea presença de bandi-dos. Segundo, acabaram com a Avenida da Integração. A desculpa era a copa.Fizeram uns remendos nela e nas transversais pintaram o "PARE" , vejam ocapricho. Dizem que fizeram alegando copa, mas qual seleção passou por ela?

Bairro em dono

Jayson Roslindo - Bairro Alto— Primeiro, a faixa foi colocada por moradores que não aguentam mais osassaltos. Segundo, o “Pare” fora do padrão significa que também foram osmoradores, preocupados com os acidentes, que pintaram. Conclusão: o Bair-ro está mesmo sem dono, como você diz.

Cuidado! Bairro com alto índice deassalto. Fique atento ao andar pela rua.

Page 8: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015Jornal do

Bairro Alto8

AUTOMÓVEIS / VEÍCULOS - PEÇAS & ACESSÓRIOS

CLASSIFICADOS - CLASIFICADOS - CLASSIFICADOS - CLASSIFICADOS - CLASSIFICADO

ALIMENTAÇÃO

AQUECEDORES

CERIMONIAIS

AULAS DE DANÇA

DENTISTAS

Anuncie aqui

3367-5874

AULAS PARTICULARES

Page 9: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015 Jornal do

Bairro Alto9

MARIDO DE ALUGUEL/SERVIÇOS

MODA

ESCOLAS INFANTIS

FESTAS

FOTOS E VÍDEOS

MATERIAL CONSTRUÇÃO

Pela intercessãode Santa Clara oSenhor Todo-Po-deroso me aben-çoe e proteja; vol-te para mim osseus olhos miseri-cordiosos, me dê

a paz e tranqüilidade, derrame so-bre mim as suas copiosas graças edepois desta vida, me aceite nocéu em companhia de Santa Cla-ra e de todos os santos. Em nomedo Pai, do Filho e do Espírito San-to. Amém. Fazer os pedidos aSanta Clara 1 de neoócio e 2 im-possíveis. Rezar durante 9 dias, 9Ave- Maria com uma vela acesa.Deixar queimar no nono dia. Mes-mo sem fé seu pedido será aten-dido. Mande publicar no 9° dia.(M.D.F.)

Benção de Santa Clara

ANUNCIE AQUI3367-5874

Jornal doBairro Alto

Page 10: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015Jornal do

Bairro Alto10

PIZZARIAS E RESTAURANTES

VIDRAÇARIAS

VETERINÁRIA E PET SHOP

SAPATARIASJORNAL DO

BAIRRO ALTO

18 anos

O Bairro inteiro lê!

15 mil exemplares

Anuncie: 3367-5874

TOLDOS

AULAS PARTICULARESE REFORÇO ESCOLAR

Matemática - Física - Químicae outras matérias

Professora Célia 8481-6226 - 9711-4483

Page 11: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015 Jornal do

Bairro Alto11

Comércio

região próxima ao rio Atubademorou para ser valoriza-da. No entanto, muita genteacreditou no local e se deu

bem. Zelinda Linzmeyer de Brito éuma dessas empresárias que logo viuo potencial da região. Há onze anosela mantém, na rua José Veríssimo,uma ótica que leva seu nome e tem asua marca: o bom atendimento e aconfiança no Bairro. Há dois meses aloja inaugurou, na mesma rua, suasnovas instalações, modernas e maisconfortáveis, para receber melhorseus clientes.

A Ótica Zelinda já ocupou trêsendereços na mesma rua. Primeira-mente num imóvel alugado, próximodo Banco do Brasil. Depois se mu-dou um pouco adiante, já que o pro-prietário solicitou o antigo imóvel.Agora, Zelinda inaugurou um espa-ço próprio, na José Veríssimo, ondepretende ficar de vez.

Instalações modernas - A novaloja tem 55 metros quadrados, contacom espaço Kids (para as crianças)e tem estacionamento. Ali podem serencontrados diversas grifes de arma-ções e diferentes tipos de lentes. Ze-linda conta que a ótica possui quatrofuncionários para o pronto atendi-mento dos clientes.

Qualidade - A loja oferece des-de armações para crianças- com per-sonagens- até óculos mais sofistica-dos para adultos e lentes de contato.“Trabalhamos com grandes labora-tórios que fabricam lentes digitais dealta precisão”, informou a empresá-ria. O cliente também pode encon-trar novidades como os óculos comlentes polarizadas, com as quais épossível ver as imagens sem os re-flexos do sol. A loja garante assistên-cia técnica aos clientes por seis me-ses, fazendo a manutenção (regula-gem e limpeza) dos óculos.

Variedade - Além da variedadede produtos óticos, na Zelinda tam-bém é possível encontrar acessórioscomo bijuterias, relógios, produtospara a limpeza das lentes ou a repo-sição de plaquetas. “Muitos clientesantigos experimentam comprar ócu-los em outros locais, mas acabamvoltando porque sabem que nossoatendimento é confiável. E tem gen-te que compra aqui desde o início daloja”, declarou Zelinda que se orgu-lha de dizer que é moradora do Bair-ro Alto há 41 anos. Neste mês a óti-ca está com a promoção de 20% dedesconto no preço dos óculos de sol.Zelinda também facilita as condições

Com 11 anos de Bairro Alto a ÓticaZelinda inaugura novas instalações

O Bairro Alto tem uma característica particular. A região não tem apenasuma concentração do comércio. Várias ruas oferecem aos moradores

alternativas em diversos segmentos. Uma grande vantagem para quemvive por aqui. Mas nem sempre foi assim.

de pagamento, parcelando o valor ematé dez vezes no cartão de crédito.

A Ótica Zelinda está em doisendereços no Bairro Alto: na rua

José Veríssimo 1.710 e na José deOliveira Franco 1.262. Mais infor-mações nos telefones 3236-2177 e3238-0003

Oração aoDivino Espírito Santo

Espírito Santo, Vós que me es-clarecei em tudo, Vós que iluminaistodos os caminhos para que eu atin-ja o meu ideal, Vós que me dais odom divino de perdoar e esquecero mal que me fazem, quero, nestecurto diálogo, agradecer-vos, pormaiores que sejam as tentações ma-teriais. Pelo contrário, quero tudofazer em prol da humanidade paraque possa merecer a glória perpé-tua na vossa companhia e na com-panhia de meus irmãos. Ó DivinoEspírito Santo, iluminai-me! Amém.(K.L.M..)

Nova sede da Óticas Zelinda, com estacionamento, na José Verííssimo, 1262

Interior da loja que oferece condições para um atendimento personalizado.

A empresária Zelinda, sempre tem um sorriso para quem entra na sua loja.

Augustinho Fer-nandes é o novo pre-sidente eleito da As-sociação dos Mora-dores e amigos daPlanta Paraíso-Bair-ro Alto. Morador há40 anos no bairro, ecomerciante, ele pre-tende desenvolveruma série de ativida-des à frente da Asso-ciação.

Augustinho estevena sede do JBA e dis-se que um dos seusobjetivos a frente daAssociação é organi-zar diversos cursospara a comunidade.Ele adiantou, porexemplo, que em bre-ve a Associação vaiceder espaço para au-las de artesanato, de informática ede dança.

Hortas - Outro projeto que jáestá sendo discutido e planejadocom a nova equipe de diretores ecom a comunidade, segundo Augus-tinho é o plantio de hortas comuni-tárias às margens do rio Atuba.“Como as casas que estavam nes-sas áreas foram retiradas e o terre-no não deve ser ocupado novamen-

Associação Amigos da PlantaParaíso tem novo presidente

te, vamos dar uma utilidade plan-tando hortaliças”, explicou. Augus-tinho está organizando o trabalho eacrescentou que o projeto começa-rá a ser implantado em janeiro, notrecho entre as ruas Rio Iriri e Jor-nalista Alceu Chichorro. O JBA estána torcida para que Augustinho façauma boa gestão e possa atender àsnecessidades dos moradores liga-dos à Associação.

Page 12: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015Jornal do

Bairro Alto12

Fisioterapia

Dra. Norma K. MorinoFisioterapeuta - 4895-F

Direito à boa forma

10 dicas rápidas para evitar acidentes

nas instalações elétricas

Como construir bem

Luiz da Silva - Materiais deconstrução TARUMÃ- Av. Victor

Ferreira do Amaral 3630 –Taruma - 32672094

Com eletricidade não se brinca. Omau uso pode resultar em choques,curtocircuitos e outros acidentes, amaioria por falta de conhecimento oudesatenção de quem está utilizando aenergia elétrica ou trabalhando pró-ximo à rede de eletricidade.

Se observadas algumas regras mí-nimas de segurança, entretanto, asinstalações elétricas não oferecem ris-cos para a população:

1) Não ligue mais de um aparelhoelétrico na mesma tomada. Se a cor-rente elétrica estiver acima do que afiação suporta, poderá ocorrer umsuperaquecimento dos fios, o que poderesultar em um incêndio.

2) Não utilize fios elétricos descas-cados ou estragados. Quando encos-tam um no outro, eles provocam cur-tos-circuitos e faíscas, que podem tam-bém ocasionar um incêndio.

3) Faça revisões periódicas nos fiosdos aparelhos elétricos e na instala-ção elétrica da sua casa.

4) Se algum aparelho ou tomadaapresentar defeito, não pense duasvezes antes de chamar um profissio-

Dr. Newton Roberto PooterR. Alberico Flores Bueno, 610

sobreloja - 3367-7804

Odontologia

Câncer bucal

Dr. Newton Roberto PooterCirurgião Dentista

O câncer bucal ainda é preo-cupante e costuma ser diagnosti-cado tardiamente no Brasil.

90% da população mundial teráalguma doença bucal ao longo davida, que vão desde cárie a doençasperiodontais e câncer bucal. As com-plicações periodontais estão se tor-nando mais comuns, especialmenteem pessoas mais velhas.

Principais fatores de risco, comoo tabaco e o consumo de álcool euma dieta rica em gordura, sal e açú-car, contribuem para uma série dedoenças crônicas, incluindo doençabucal.

A prevenção do câncer bucal é

importante, através do auto-exame,verificando manchas, elevações, fe-ridas que não cicatrizam, próteses erestaurações mal adaptadas e con-sultas periódicas ao cirurgião den-tista.

Gatos & Cachorros

Dr. Elson RobassaMédico Veterinário - CRMV1826

Consulte sempre um MédicoVeterinário de sua confiança.

nal. Jamais faça ligações provisóri-as.

5) Assegure-se de que toda a fiaçãoesteja sempre embutida em conduítes.

6) Os quadros de distribuição de-vem ter disjuntores. Se os dispositi-vos de proteção ainda forem do tipochave-faca, com fusíveis cartucho ourolha, substitua-os.

7) Toda instalação elétrica tem deestar de acordo com a NBR-5410 daABNT (Associação Brasileira de Nor-mas Técnicas).

8) Antes de efetuar testes elétricosou abertura de equipamentos elétri-cos para manutenção, verifique quea umidade relativa do ar esteja infe-rior a 70%.

9) Evite adaptações ou alteraçõesdas características originais dosequipamentos elétricos.

10) Ao trocar lâmpadas segure naparte isolada e nunca na parte metá-lica.

Um dos maiores tratamentos fe-mininos é representado por um con-junto de problemas: a síndrome dadesarmonia cor-poral. Hoje nãosó atinge as mu-lheres, mas tam-bém aos ho-mens. O tor-mento é aquelabarriguinha...

Um proble-ma que reúne asoma da preocu-pação de ambosos sexos: gordura localizada, gordu-ra corporal total, flacidez e celulite,mais abrangente no sexo feminino.

O embelezamento corporal éuma busca que transcende a sim-ples vaidade. De fato, está relacio-nado á capacidade humana de de-sempenhar bem as suas funçõessociais. Esta necessidade assumeoutra característica típica do nos-so tempo: a pressa em obter resul-tados.

Efeito imediato na redução corporal

Muitas vezes precisamos me-lhorar o aspecto corporal em pou-co tempo para causar boa impres-

são aos outros, tantoem uma reunião denegócios ou emevento social oumesmo para ele-var nossa pró-pria estima.

O tra ta-mento maisrápido parasent i r seucorpo mode-

lado é chamado de escultura re-dutora com as mãos ou massa-gem redutora.

Esse tratamento consiste em tra-balhar com a eliminação de líquidos,melhorando o aspecto do inchaço eda celulite, contribuindo na reduçãoda gordura e da flacidez. Para quetenha um bom resultado é necessá-rio um bom controle alimentar, e in-gerir frutas nos intervalos das prin-cipais refeições diárias.

Ainda não terminou a briga pelasalterações no projeto do sistema viá-rio em torno do futuro Jockey Shop-ping. O grupo de moradores que con-testa o projeto inicial afirma que quan-do o shopping estiver pronto a saídado Bairro pela Konrad Adenauer trarásérios problemas. “O Ippuc está fa-zendo vistas grossas para o problema,apesar de ser advertido por nós sobreas consequências que virão”, diz JairCézar, um dos integrantes do grupocontestador.

Na opinião deles, o sistema de trá-fego será alterado contrariando os in-teresses dos moradores. Alegam que afalta de uma pista elevada ou subter-rânea no cruzamento da rua KonradAdenauer com a Av. Victor Ferreira doAmaral vai transformar aquele pontonum verdadeiro inferno. “Imaginem osveículos do Bairro Alto, do RegimentoCel. Dulcídio, da Sociedade Thalia, doCemitério Vertical, da Unibrasil, dasescolas, do DER, somando com osveículos dos funcionários, lojistas efrequentadores do shopping aguardan-do pela abertura do semáforo naquelecruzamento. Será um caos”, alerta ogrupo. Jair Cézar afirma que o projetofoi analisado por engenheiros capaci-tados e um relatório foi levado ao Ippucque, segundo ele, descartou qualquermodificação no sistema proposto. Aquestão, de acordo com Jair Cézar, estáagora nas mãos do Ministério Público.

Continua protestocontra o projetoviário em torno doJockey Shopping

Questão pode ir para mediação doMinistério Público

Se você identificar nó-dulos mamários em seu ani-mal de estimação, é altamen-te recomendável levá-lo aomédico veterinário. Eles seapresentam como uma lesãosólida, elevada, com varia-ção de tamanho. A incidên-cia maior é em fêmeas, apartir da meia idade.

A classificação do nódu-lo, ou tumor, só é possívelser feita através de análisecitológica ou histopatológi-ca, de acordo com a amostracoletada para exame, reali-zado em laboratório especi-alizado.

Tumor de mama em cadelas

Cães também apresentam tumores de mama

Após a realização do atendi-mento inicial e diagnóstico é pre-ciso seguir um protocolo padrãode exames, que são exames de ima-gem e de sangue para pesquisas demetástases e para saber se o paci-ente está apto para o procedimen-to cirúrgico.

Quanto antes for iniciado otratamento, melhor será a recupe-ração e menores as chances de re-cidiva do quadro. A realização decirurgia e exame de biópsia são al-tamente indicados. Em alguns ca-sos, é preciso adicionar ao trata-mento pós cirúrgico, o uso de qui-mioterápicos, com acompanha-mento de um oncologista. Depoisdo tratamento, o animal poderáseguir sua rotina normalmente, de-vendo, apenas, passar por umabateria de exames de acompanha-mento anualmente.

Outubro rosa também para os cães

Page 13: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015 Jornal do

Bairro Alto13

Um grupo frequentadores doBosque Irmã Clementina está orga-nizando um mutirão para fazer alimpeza e um trabalho de revitaliza-ção do local na manhã de sábado, 10de outubro. Entre as ações progra-madas estão a retirada da vegetaçãoque está crescendo no lago, limpezada área do parquinho, plantio de flo-res, remoção dos galhos de árvorescaídos e manutenção dos aparelhosda Academia ao Ar Livre.

O grupo, que se denomina “Ami-gos do Bosque Irmã Clementina”,sugere que os participantes levemmudas de grama, flores (menos ro-seiras), sacos de lixo de 100 litros eferramentas como rastelo, enxada,pá, carrinho de mão, regadores, alémde boa vontade de trabalhar. Se esti-ver chovendo o mutirão será reagen-dado para outra data.

Os problemas - Os frequenta-

Grupo organiza mutirão para

revitalização de Bosque

dores reclamam que, apesar de ser éum dos raros locais aprazíveis doBairro, o bosque não tem recebido aatenção que merece por parte domunicípio e, por isso, tem sido víti-ma da ação de vândalos e desocupa-dos. O lago, por exemplo, tem sofri-do muito com a pesca predatória.Eriberto Kotelak, um dos “Amigosdo Bosque”, contou que já entrouno lago para retirar armadilhas fei-tas com garrafões de plástico, imi-tando covos, que já estavam cheiasde peixes. “É proibido pescar no lagoe se alguém vir algo suspeito, ligueimediatamente para a Guarda Muni-cipal ou Polícia Militar.”, pediu Eri-berto. Segundo ele, a comunidade vaiadotar o bosque mantendo-o limpo,bonito e agradável para os frequen-tadores que costumam fazer suascaminhadas e manterá vigilância nolocal para evitar ações de vândalos.

izem que se alguém quermudar o mundo tem quecomeçar pela própria casa.No Bairro Alto vários mo-

radores estão tentando melhorar o lu-gar onde vivem com ações simples, masque têm um efeito direto na comunida-de. Eriberto Kotelak é um deles. Poli-cial Militar, prestes a se aposentar, eleestá fazendo a diferença na conserva-ção de um espaço usado por muitagente e tudo começou por acaso. Ko-telak tem o hábito de fazer caminha-das no bosque Irmã Clementina. Nosúltimos meses ele notou o abandonodo lugar e o acúmulo de lixo deixadopor quem não tem o menor respeitopelos bens públicos. Incomodado como fato, Kotelak começou a recolher olixo, ao menos ao longo da trilha decaminhada.

O começo - Já se vão quatro me-ses desde que o morador começou alimpar o bosque. “Resolvi ajudar a na-tureza e dar uma geral no bosque antesda caminhada. Recolho papel de bala,embalagens de plástico, bituca de ci-garro entre outras coisas. Caminho aquide segunda-feira a sábado e todo diaretiro lixo do bosque”, conta. Ele dizque chega a retirar uma sacola de detri-tos. “Os piores dia são segunda-feirae sábado pela manhã, porque na vés-pera as pessoas vêm ao bosque e dei-xam o lixo por lá”. Kotelak recolhe detudo, garrafas pet, embalagens de sal-gadinhos. Até preservativos ele já en-controu pelo bosque. Não é raro tam-bém encontrar “despachos” de umban-da no local. Ele explicou que o proble-ma é que essas oferendas têm alimen-tos, velas, garrafas e acabam poluindoo bosque. O pior é que muito dessasujeira vai parar no lago, prejudicandoa vida que ali existe.

Outros - O Bosque Irmã Clemen-tina aos poucos vai atraindo os mora-dores. Já há muitas famílias que utili-zam a pista de caminhada e a belezado lugar para momentos de lazer. Ou-tro morador, de nome Maurício, tam-bém tem a preocupação e a determina-ção de preservar a paisagem, recolhen-do o rastro de lixo que algumas pesso-as deixam no local. Eles acham quedando o exemplo outros frequentado-res passarão também a colaborar. Emais: alimentam a esperança de queessa atitude possa influenciar aquelesque ainda não têm a consciência de queum local como esse precisa ser preser-vado e que um simples papel de sor-vete jogado na grama ou no lago é umaagressão à natureza.

Moradores limpam o bosque Irmã Clementina

Comunidade

Benção de Santa ClaraPela intercessão de Santa Clara oSenhor Todo Poderoso me aben-çoe e proteja; volte para mim osseus olhos misericordiosos, me dê apaz a tranquilidade, derrame sobremim as suas copiosas graças e de-pois desta vida, me aceite no céuem companhia de Santa Clara ede todos os santos. Em nome doPai, do Filho e do Espírito Santo.Amém. Fazer os pedidos à SantaClara, 1 de negócio e 2 impossí-veis. Rezar durante 9 dias, 9 AveMaria com uma vela acesa. Deixarqueimar no nono dia. Mesmo semfé seu pedido será atendido. Man-de publicar no 9° dia. “R.T.P.”

A Fundação Pró-Renal precisa dedoações para o seu Bazar Solidário, queé uma das principais fontes de rendapara sustentar o atendimento gratuitoa pacientes com problemas renais. Asnecessidades são roupas novas ou usa-das, eletrônicos, acessórios, cama/mesa/ banho, brinquedos, produtos decora-tivos, móveis, produtos de higiene, etc.Quem tiver alguma coisa para doar podeentrar em contato com Cláudia, pelotelefone 3312 5415.

A renda do Bazar é revertida parao atendimento dos Pacientes em trata-mento de hemodiálise, diálise perito-neal e pré-transplante. “Precisamosreceber mais doações para otimizar asvendas e dar continuidade a este aten-dimento que beneficia mais de três milpacientes por mês.

A Pró-Renal Brasil, criada em

1984, é uma entidade filantrópica quetem como principal objetivo dar assis-tência aos pacientes renais crônicos,atuando em Clínicas e Hospitais con-veniados.

A Fundação é mantida com recur-sos obtidos através de campanhas nacomunidade, empresas, instituições,eventos, entre outros. Estes recursossão destinados para manter trabalhosassistenciais, tratamentos clínicos eprojetos de prevenção e pesquisas clí-nicas com o objetivo de diminuir ascomplicações da doença e elevar a qua-lidade de vida dos pacientes. Além dis-so, a entidade presta atendimento in-tegral aos pacientes ambulatoriais, emdiálise, em lista de transplante renal etransplantados, fornecendo o apoionecessário para que estas pessoas rea-lizem seu tratamento.

Cristiane Lopes - Arquiteta e Urbanista, Professora epresidente da Associação Sustentaris

sustentaris.wix.com/sustentaris - Facebook: sustentabilidadebychrisE-mail: [email protected] - Informações: 41 99648381

SUSTENTARIS e você, por um BairroAlto melhor para todos.

Conheça mais sobre nosso trabalho e projetosno site da Associação:

sustentaris.wix.com/sustentarisou pelo Facebook: Sustentabilidadebychris

Informações: 41 99648381

Sustentabilidade

Fundação Pró-Renal precisade doações para Bazar Solidário

O Desenvolvimento Sustentá-vel busca traçar planos e implan-tar estratégias para que, a nossa eas gerações vindouras, possamdesfrutar dos recursos indispen-sáveis à sobrevivência, como aágua, os alimentos e os recursosnaturais, considerando a qualida-de de vida das populações.

Também procura apresentarsoluções para problemas de ordemeconômica, social, política, além dedireitos humanos – como o direitoà segurança, à moradia, à saúde,à educação e à acessibilidade.

A cidadania é o conjunto de de-veres e direitos que os indivíduostêm e que lhes permite intervir nasdecisões do Estado ao participarde modo direto ou indireto na ad-ministração do bem público.

Para alcançarmos o patamarideal no que diz respeito ao De-senvolvimento Sustentável é pre-ciso consolidar práticas de Empre-endedorismo Social, Filantropia eResponsabilidade Social nas Em-presas.

Mas, como podemos atingiressa meta?

Assumindo uma atitude res-ponsável, consciente, multiplica-dora e transparente, retomando osvalores éticos e morais, transfor-mando-nos em protagonistas e nãoapenas expectadores. Precisamos

de visões estratégicas, de soluçõespráticas e de fácil implantação.Deixar de lado os longos e exaus-tivos debates que não resultam emações, também os discursos dema-gógicos e as críticas.

Cidadania é, acima de tudo, co-operação, zelo pelo bem comum.Não existirá resultado, a não serque os indivíduos se apropriem dasdemandas das comunidades e dei-xe de contar apenas com a atuaçãodos poderes públicos.

Nesse processo devemos con-siderar outros aspectos como orespeito às diversidades culturais,as políticas de longo prazo e a éti-ca. Outro item pode ser acrescen-tado à lista: a mudança de atitude.Isto significa que, cada um, deveimplementar mudanças na manei-ra como vive, criando e reformu-lando hábitos que permitam umaconvivência mais responsável,com repercussões na sociedade eno meio ambiente.

Desenvolvimento

sustentável

A mudança começa e

depende de nós.

O planeta agradece e todos

nós nos beneficiamos.

Somos todos responsáveis.

Kotelak já entrou no lago para retirar armadilhas para captura de peixes.

A limpeza do lago é uma das prioridades do grupo que organizou o mutirão.

Page 14: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015Jornal do

Bairro Alto14

* [email protected]

José Luiz Batista (*)Ministério Divina GraçaReligião & Vida

www.facebook.com/religiaoevida

Crônicas de ontem Marco Polo - Jornalista, editor do JBA

Roberto Monteiro - Jornalista/Editor do JBACotidiano

Rui Werneck de Capistrano - É consultor de empresasfalidas, autor do livro A Era da Incompetência Geral e

jogador da Bolsa de Nova Guiné.

Verso & Reverso

Leia mais no www.cartunistasolda.com.brCompre os livros de Werneck no https://clubedeautores.com.br

O profeta do fim do mundo

Rui Werneck de Capistrano é frazista de A a Z.

Cenas da cidade II

Um papa pop, no melhor sentido

Frasista que sou, certo dia fiz uma frase que achei tão boa, tão boa, que

até deu aflição: será mesmo minha? Como sempre acontece quando crio

algo, dá uma sensação gostosa misturada com o receio de estar apenas repe-

tindo alguém muito mais talentoso. Vai ver o inconsciente guardou em pris-

cas eras e me pregou uma peça trazendo-a lá debaixo dos jurássicos escom-

bros. Bem, achei o aforismo realmente bom. Curto, redondo e certeiro, comodeve ser um bom provérbio. Perdoe se aqui me estendo! Pensei que ajudariaa vida das pessoas que lessem, daria alento ao seu dia a dia e tornaria omundo melhor. Todo autor se sente, é certo, um deus dominando tudo do altode sua escritura. Ou, um rei distribuindo benesses. Ou, até menos, um presi-dente do Brasil baixando decreto-lei ou medida provisória. No meio da alegriapela frase feita, pensei: será que as pessoas vão rir de mim e me acharpretensioso e… ridículo? Como estava sozinho, vibrei. Ao mesmo tempo,pressenti a vergonha de ser desmascarado por algum sabido de plantão: “Ah,essa é do Millôr!” Por isso, nunca a publiquei.

Ela se espalhou pelo mundo todo, boca a boca. Já faz muito tempo que a fize ela virou frase banal, carne de vaca, no meio de milhares de outras banaisque povoam almanaques, agendas, livros de auto-ajuda, cartões de Natal eAno-Novo e meus livros. Dessas que somem num piscar de olhos. A minha émuito citada, todavia sem força nenhuma. Atribuem até a outro autor comoaconteceu com muitas outras. Modéstia à parte! Essa nunca surtiu o efeito queeu esperava: aquela coisa definitiva e retumbante, que bate na cabeça daspessoas e ilumina. E as faz tomarem consciência imediata da verdade contidanela. Modéstia bem à parte! Bem, o tempo passou bastante. Ainda assim tenhocerto receio de revelar a frase e ser acusado de farsante e impostor. E corar de

vergonha! Em todo caso, vou dizê-la para me penitenciar e, vá que seja, te dar

força e alegria. Duvido, no entanto, que ela faça pelo menos cócegas no

cérebro e te faça vibrar e se iluminar. A frase? Ah, é… “Amai-vos uns aos

outros” Por que está rindo?

Sábado sempre foi odia nacional de acordarmais tarde. Lá pelasnove. E não era difícilsaber se o sábado iria serbom ou mais ou menos.Ruim nenhum jamaisserá. Se você abrisse aporta do quarto, que an-tes dos arquitetos davadireto na sala, e visse ascadeiras de pernas para cima sobrea mesa, o negócio era pegar o coto-velo do pão bengala, passar meiopote de manteiga Saúde e xispa, por-que aquele sábado não vai estar prapeixe. Vá jogar búrico, betes, soltarraia, pular caracol, vá fazer qual-quer coisa se não quiser ouvir a la-dainha de sempre: - Por que não põea toalha no lugar? Por que não fazxixi dentro do vaso? Quem não aju-da, não atrapalha! Cadeiras de per-

Quando criança na cidade em quefui criado no interior de Pernambuco,uma vez por ano o cultuado frei Da-mião de Bozzano realizava as SantasMissões. Éramos acordados de madru-gada por uma estridente sineta que eletangia caminhando pelas ruas acom-panhado de crescente multidão ento-ando preces e um inesquecível lamen-to: “Senhor Deus, pequei Senhor, mise-ricórdia!”. Na praça da matriz as peni-tências, jejuns e atos de arrependimen-to eram concluídos com uma longa la-dainha e um sermão profético que anun-ciava dias de peste, fome e guerra.

Ficávamos todos impressionadoscom o rigoroso cenário apocalípticorevelado pelo sacerdote. Muitos anosdepois aprendi que o eloqüente capu-chinho sabia interpretar o método dosprofetas do Velho Testamento com fide-lidade: apontava a gravidade dos tem-pos como conseqüência do pecado dopovo enquanto oferecia oportunidadede restauração mediante o arrependi-mento e retorno aos caminhos do Se-nhor. O próprio Jesus advertiu “que nãopassará esta geração sem que tudo istoaconteça” no epílogo do discurso deMateus 24.1-44 sobre os últimos dias.É a incontestável ocorrência dessas pro-fecias nos dias atuais que nos levam arecordar as advertências do frade con-siderado santo pelos humildes do Nor-deste.

De lá para cá o mundo e a religião

se modernizaram. O cristianismo nãotem mais o seu foco na fidelidade àdoutrina apostólica e ignora os sinaisdo próximo retorno do Filho. Aceita-mos passivamente o controle da mídiae do mercado sobre os princípios maiscaros pelos quais milhares sacrificarama própria vida. Para ficar de bem comas ideologias do mundo, a religião secorrompe, justifica e abençoa qualquerperversão. Abandonamos o estudo sis-temático da Palavra e a sua pregaçãoinspirada para fazer somente o que odiabo gosta.

As mensagens de frei Damião comcerteza influíram beneficamente na for-mação do caráter de mais de uma ge-ração de nordestinos, muitos dos quais,como eu, ao descobrir e aceitar a Jesusna idade adulta o fez com uma basesólida de convencimento e respeito aosagrado porque era isso que víamos nasmanifestações de fé popular tão escas-sas nestes últimos dias. Frei Damião foiimortalizado na literatura popular. Ain-da hoje em qualquer centro de tradi-ções do Rio ou de São Paulo os folhe-tos de cordel repetem suas tão oportu-nas e atuais verdades:

“Filho não respeita o paiNem a mulher o maridoNem o marido a mulherEstá tudo corrompido.Nesta lei da besta-feraDaqui pra o fim da eraÉ ranger de dente e gemido”.

nas pro ar em cimada mesa em manhãsde sábado significadia de faxina, esfre-gar o assoalho compalha de aço, passarcera Colmeina e darbrilho com o escovãona casa inteira. Po-bre daquela Mãe, ti-nha razão e a gente

não sabia. E a tábua de lavar roupaesperando. Volte só na hora do almo-ço, quando as cadeiras ja estiveremno seu lugar e já reine o aroma delimpeza, aquele cheirinho dos fluídosdo querosene queimados pelas qua-tro bocas do Wallig Visoramic, o mes-mo cheirinho que exalavam as tochasdos balões em noites de São João. Umparênteses: o fogão era Wallig, a ge-ladeira, Gelomatic e a máquina de la-var roupas, Prima. Depois do almo-

ço descanse porque ninguém é de fer-ro e mais à noite tem a festinha ame-ricana na garagem daquela guria rui-vinha. Então, ponha-se na pinta, Trimnos cabelos, leve uma Crush pro Hi-Fi e tome um rabo-de-galo no botecopra chegar com coragem. Você terá90% de chance de não arrumar nada.Ficará horas em volta do toca dis-cos, tomando um cuba, conversandocom outro piá encabulado. E as mo-cinhas ali são todas de família e lápelas dez, onze horas no máximo játerão que estar na cama. Em casa,claro, sozinhas. E você, ainda podedar uma passada no Terraço e espe-rar a madrugada para fazer uma se-renata pra ela antes de ir pra casa,pegar a bomba de Flit para atordoaros pernilongos e dormir sossegadoaté domingo de manhã.

Fogão Wallig Visoramic, o quatrobocas chique dos anos 60

Sancas de isoporA sanca, também é chamada de rodateto ou moldura, é um

elemento que valoriza a decoração. Sua presença suaviza a quina deencontro da parede com o teto, permitindo melhor acabamento,inclusive de pintura (teto/sanca de uma cor e a parede de outra). Sevocê procura uma solução mais fácil e que produza menos sujeira, asanca de isopor é uma ótima idéia para substituir as de gesso oumadeira. Poliestireno expandido (EPs). “Isopor” é nome comercial(marca). O isopor é material de alta densidade, mas tambémflexibilidade (o que evita a ocorrência de trincas), e aceita vários tiposde pintura, além de ser imune ao ataque de mofos, insetos e bactérias.

Papel de paredePara que um ambiente pareça maior é recomendado usar papel de

parede claro e neutro. Caso o objetivo seja usar um tipo de estampa, então vale trabalhar com riscas verticais paraaumentar a altura, ou horizontais para causar a impressão de a área ser mais larga.

O papel de parede dotado de cores quentes e desenhos pequenos ajuda a tornar o ambiente mais íntimo.Um papel de parede mais grosso e pesado é uma ótima opção para disfarçar as imperfeições do antigo

revestimento.As estampas grandes costumam causar a impressão de que o espaço é menor, por isso, muito cuidado ao usá-

las nas paredes de cômodos que já são pequenos.

Por Maurício Ramos - Decore-Paraná3045-0805 - www.decoreparana.com.brDecoração

Dicas de decoração

Riscas verticais “aumentam” a altura do ambiente.

Acho curioso como assuntos etemas complexos caem em domíniopúblico, de uma hora para outra.Nem sempre os assuntos são inter-pretados da melhor forma possí-vel. Porém, quando tem o empur-rão de uma figura notória pode to-mar o bom caminho do entendimen-to. Uma dessas figuras que vem ga-nhando a simpatia de muita gente,católicos ou não, é o papa Fran-cisco. Os críticos podem dizer queele é bom de marketing, mas achoque é mais que isso. Ele tem umaboa vontade e simpatia que não sevia no seu antecessor. Não sou es-pecialista em religiões, muito me-nos em Vaticano. Porém, algumasdeclarações do Papa tem surpre-endido os retrógrados de plantão.

Ele já falou de forma simpática

sobre gays, abordou os diferentestipos de família da nossa época, faza apologia ao perdão e se mostraum homem como qualquer outro.Isso aumenta a identificação do pú-blico com o comandante maior daIgreja Católica. A questão dos imi-grantes na Europa também não fi-cou de fora. Depois de se pronunci-ar dizendo que todos nós temos umpouco de imigrante, que ele próprioera filho de italianos que forampara a Argentina, parece que todomundo entendeu o recado.

Não foi por acaso que ouvi umaconversa entre duas senhoras noônibus, analisando o assunto. Eramduas mulheres, com mais de sessentaanos. Visivelmente tinham traços deimigrantes: pele clara, olhos azuis.Uma delas disse que o Papa tinha

mesmo razão. Lembrou que elamesma era filha de polonês, comitaliano, mas era brasileira. E quea maioria das pessoas é assim,não havendo razão para discrimi-nar ninguém. A senhora entendeua mensagem papal e se convenceuque a receptividade e a tolerânciasão os únicos caminhos para aconvivência harmoniosa. Tomaraque o papa continue definindo, deforma tão simples e clara, os pro-blemas que nos afligem e ilumineseus seguidores.

Page 15: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015 Jornal do

Bairro Alto15

Um endereço único no BairroAlto reúne objetos antigos cu-riosos como placas de publici-

dade de cerveja, garrafas de refrigeran-tes ou mesmo um carrinho de bebê, des-ses que não existem mais e marcaram avida daqueles que já têm um passadopara lembrar. É a loja de antiguidadesde Fernando Branco, morador do bair-ro, que abriu o espaço há pouco maisde um mês.

Antigo - O gosto por antiguidadesé tradição na família de Fernando. Umdos seus tios trabalhou, durante anos,no Museu Paranaense quando ainda erano Batel. “Aos seis anos eu vivia porlá, brincando no meio daqueles objetos”,lembra. O pai de Fernando também éum colecionador de coisas antigas. A co-leção da família cresceu e virou uma lojano bairro Hugo Langue. Como o frutonão cai longe do pé, durante anos Fer-nando também foi guardando alguns ob-jetos . Logo ele abriu sua própria lojade antiguidades, na Emiliano Perneta.Depois de cinco anos, ele resolveu des-fazer o negócio e juntar o seu acervo aodo pai.

Decoração - No Bairro Alto, Fer-nando teve outra ideia para conciliar asantiguidades com negócios. Ele resol-veu aproveitar boa parte da madeira an-tiga que acumulou nos últimos anos econstruiu um espaço, ao lado de suacasa, na Alberico Flores Bueno. Ali quasetudo vem de algum lugar do passado etem história. Tijolos reciclados, pedrasde moinho e vigas de pontes se trans-formaram numa casa sólida de dois pi-sos. Boa parte dos objetos estão ali paraserem vistos e comprados. Camas, cris-taleiras, mesas, sofás, poltronas, qua-dros e candelabros se misturam a garra-fas, caixas de café, câmeras de TV e rá-dios antigos. Peças para decoração in-terna e externa. “Criei esse espaço paraser uma casa de antiguidades e de vi-nhos. Se o visitante quiser pode com-prar os objetos. Se preferir pode vir aquipara tomar um vinho e fazer um jantarpara os amigos”, explicou Fernando.

Entre tantas antiguidades há algu-mas, como os carrinhos de bebê, quenão estão à venda. Fernando aluga aspeças para a produção de publicidadeou outros produtos de vídeo. Para ossaudosistas, é possível encontrar gar-rafas de King Cola, Crusch, BiduCola,Ginger Ale e Caracu. Há também latasde óleo e outros aditivos para carro,discos de vinil e vitrolas.

Passear por ali é como fazer um pas-seio pelo passado. Fernando tambémpretende montar no local uma loja devinhos e está em negociação com umavinícola gaúcha para oferecer mais umatrativo aos visitantes. Por enquanto oespaço está aberto para a visitação desegunda a sexta-feira, das 14 às 18 ho-ras. Vale a pena dar uma espiada eouvir as boas histórias que muitosdaqueles objetos reservam. A lojafica na rua Alberico Flores Bueno,1718.

Bairro ganha loja de antiguidadesonde uma visita ao passado é possível

O passado tem cor, cheiro e for-ma. Visitar uma loja de antiguida-des é reencontrar muitas lembran-ças e rememorar a própria história.

É possível viajar no tempo entre oacervo da loja de Fernando que tem

peças curiosas e adequadas paradecoração de ambientes internos e

externos e raridades como garrafascheias de Bidu Cola, que era

fabricado em Curitiba pela Crush.

A indignação e a revolta com ondade violência no Bairro fizeram os mo-radores subirem aos postes para afi-xar faixas com mensagens que refle-tem a crescente sensação de insegu-rança que toma conta da região. Nomês passado várias faixas amarelascolocadas em pontos estratégicos tra-ziam mensagens irônicas, mas carre-gadas de críticas, chamando a atençãopara a falta de policiamento e alertan-do a população para o perigo que cor-re com a ação cada vez mais frequentede marginais. A iniciativa foi do Gru-po Bairro Alto, que reúne moradores ecomerciantes da região.

Na entrada do Bairro pela avenidada Integração uma das faixas alertava;“Cuidado! Bairro Alto com alto índice

Moradores lutam com todasas forças contra insegurança

de assaltos. Fique atento ao andar pelarua”. Em outro local, mais um aviso:“Cuidado. Bairro Alto. Aqui falta se-gurança e sobra medo. Pedimos socor-ro!”. Havia também recados ao gover-no: “Governador, compromisso assu-mido tem que ser cumprido. Viaturaspro Bairro Alto já” e “Governador, seeu for assaltado três vezes posso pe-dir música no Fantástico?

No facebook um morador postoua informação de que uma viatura poli-cial parou na Av. da Integração e umpolicial fotografou a faixa. Há, por-tanto, esperança de que a atitude dependurar as faixas tenha o efeito de-sejado e possa resultar em algumamedida das autoridades para reforçara segurança no Bairro.

Insegurança bombou no facebookO grupo Bairro Alto - Curitiba tem

mais de 10 mil “amigos” seguidores,que trocam informações sobre tudo oque acontece na região. Compra, ven-da, ofertas de emprego e de serviços,pedidos de ajuda, animais perdidos,reclamações, denúncias e reivindica-ções são temas corriqueiros. Mas afalta de segurança é que tem ocupadomais o grupo. Os moradores relatam

fatos ocorridos nas ruas, nas residên-cias ou no comércio envolvendo açõesde bandidos, acidentes de trânsito ouqualquer movimento de estranhos,que servem de alerta aos demais inte-grantes. O grupo é fechado, masqualquer morador pode aderir, bas-tado solicitar seu ingresso aos coor-denadores. Veja algumas mensagenstrocadas no mês de setembro.

As faixas foram confeccionadas pelo Grupo de Moradores do Bairro Alto, omesmo que organizou a manifestação de agosto, contra a violência na região.

Page 16: ANO 19 - Nº 221 Distribuição Gratuita Outubro de 2015 ...jornaldobairroalto.com.br/jba_digital/2015-10/files/assets/common/... · valiosíssimos: tabuada, régua, com-passo, transferidor

Outubro/2015Jornal do

Bairro Alto16

Informe

ALCOÓLICOSANÔNIMOS

U.S. Bairro Altoao lado do Terminal

Reuniões: 3ª e 5ª - 20 horas

GRUPO LUZRua Rio Japurá, 1277

Anexo à Paróquia São JoãoBosco

Sábados - 20 horas

Existem dois tipos de linhaça, a dourada e a marrom. As duas praticamente não se diferem em sua compo-sição, mas sim em relação ao local onde é cultivada e a utilização ou não de agrotóxicos. A linhaça marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido como o Brasil. A dourada em regiões frias, como o Canadá e o norte dos Estados Unidos. No cultivo da linhaça dourada, não é utilizado agrotóxicos.

Propriedades funcionais

A linhaça possui propriedades funcio-nais. É considerado alimento funcional

-camente uma ou mais funções alvo no corpo, além de possuir os ade-quados efeitos nutricionais, de ma-neira que seja tanto relevante para o bem-estar e à saúde quanto para a redução do risco de uma doença. Isto é, são aqueles alimentos que além de suas propriedades nutricionais ainda con-tribuem para a manutenção da saúde, podendo prevenir o desenvolvimento de doenças.

Componentes da semente

Ômega-3 - Uma das principais características da se-mente do linho é a sua composição lipídica, isto é, a quantidade de gorduras que possui. A linhaça é uma excelente fonte vegetal de ômega-3, um ácido graxo essencial para a boa saúde, muito associado à prote-ção contra doenças cardiovasculares e infarto agudo do miocárdio, controle da pressão arterial, redução da mortalidade por câncer, possíveis efeitos antitrombo-gênicos (poderia impedir a formação de trombos), es-sencial para o bom desenvolvimento neurológico hu-mano, além de ter relação contra parasitas e malária.Sabe-se que o alto consumo de ácidos graxos ôme-ga-6 e o baixo consumo de ômega-3 é uma das causas que favorecem o desenvolvimento de doenças cardio-vasculares, câncer, doenças auto-imunes e doenças

Mega Taurus Produtos Naturais e Suplementos AlimentaresRua José de Oliveira Franco, 1891 | Fone: 41. 3079-9797

aumento do ômega 3, exercem efeito oposto. O óleo da linhaça é constituído por 57% de ácidos graxos ômega-3, 16% de ácidos graxos ômega-6, 18% de ácidos graxos monoinsaturados e 9% de áci-dos graxos saturados. Isso faz com que a linhaça seja a maior fonte de ômega-3 dos vegetais. Flavonóides - São uma ampla classe de substâncias de origem vegetal com efeitos antioxidantes impor-tantes para a espécie humana, auxiliando a prevenir

-tórios.

Lignanas – São produtos de transfor-mação das ligninas em compostos fe-nólicos e são convertidas no intestino humano à enterolactona e enterodiol, por ação bacteriana. As lignanas estão associadas a atividade anti-tumoral, bloqueando enzimas envolvidas no

processo do câncer. A semente de linhaça tem sido investi-

gada devido ao seu possível efeito protetor contra o câncer, osteoporose, e seu papel no alí-

vio dos sintomas da menopausa. Fibra alimentar – A linhaça contém entre 28 a 33,5%

de maneira geral, auxiliam na motilidade intestinal (acelerando o trânsito intestinal e reduzindo a cons-tipação), aumentam o bolo fecal, contribuem para o

do sangue, auxiliando na redução do coleterol.

Como consumir?

O grão da linhaça pode ser consumido in natura , inteiro ou moído, bem como pode ser acrescentado diretamente sobre alimentos ou ser utilizados como ingrediente na preparação de pães e sobremesas. O óleo da linhaça também pode ser utilizado em sala-das e preparações, porém não deve ser utilizado para frituras. Utilize entre uma e duas colheres de sopa diariamente.

A LINHAÇA E SEUS BENEFÍCIOS

Pilates Mega TaurusDr. Rodrigo Zabini

SobrelojaMEGATAURUS

• Bem Estar• Disposição• Qualidade

de Vida

NOVOSHORÁRIOS

Fone: 41 8501-7580

materia2.indd 1 30/09/15 18:16

Existem dois tipos de linhaça: a dourada e a marrom. Asduas praticamente não se diferem em sua composição,mas sim em relação ao local onde é cultivada e a utiliza-ção ou não de agrotóxicos. A linhaça marrom é cultivadaem regiões de clima quente e úmido como o Brasil. Adourada em regiões frias, como o Canadá e o norte dosEstados Unidos. No cultivo da linhaça dourada não éutilizado agrotóxico.

Propriedades funcionais

A linhaça possui propriedades funcio-nais. É consideradoalimento funcional quando este é ca-paz de afetar beneficamente uma oumais funções alvo no corpo, além depossuir os adequados efeitosnutricionais, de maneira que seja tantorelevante para o bem-estar e à saúdequanto para a redução do risco de umadoença, isto é, são aqueles alimentos quealém de suas propriedades nutricionais ainda contribu-em para a manutenção da saúde, podendo prevenir odesenvolvimento de doenças

Componentes da semente

Ômega-3 - Uma das principais características da semen-te do linho é a sua composição lipídica, isto é, a quanti-dade de gorduras que possui. A linhaça é uma excelentefonte vegetal de ômega-3, um ácido graxo essencial paraa boa saúde, muito associado à proteção contra doençascardiovasculares e infarto agudo do miocárdio, controleda pressão arterial, redução da mortalidade por câncer,possíveis efeitos antitrombogênicos (poderia impedir aformação de trombos), essencial para o bom desenvol-vimento neurológico humano, além de ter relação contraparasitas e malária. Sabe-se que o alto consumo de áci-dos graxos ômega-6 e o baixo consumo de ômega-3 sãouma das causas que favorecem o desenvolvimento dedoenças cardiovasculares, câncer, doenças auto-imunes

e doenças inflamatórias, enquanto a redução de ômega-6 eaumento do ômega-3 causam efeito oposto. O óleo de linha-ça é constituído por 57% de ácidos graxos ômega-3, 16% deácidos graxos ômega-6, 18% de ácidos graxosmonoinsaturados e 9% de ácidos graxos saturados. Isto fazcom que a linhaça seja a maior fonte de ômega-3 dos vege-tais.

Flavonóides - São uma ampla classe de substâncias deorigem vegetal com efeitos antioxidantes importan-

tes para a espécie humana, auxiliando a preve-nir doenças cardiovasculares e processos in-

flamatórios.

Lignanas - São produtos de transforma-ção das ligninas em compostos fenólicos esão convertidas no intestino humano àenterolactona e enterodiol, por açãobacteriana. As lignanas estão associadas a

atividade anti-tumoral, bloequeando enzimasenvolvidas no processo do câncer.

A semente de linhaça tem sido investigada devidoao seu possível efeito protetor contra o câncer, osteoporose,e seu papel no alívio dos sintomas da menopausa.

Fibra alimentar - A linhaça contém entre 28% a 33% defibras, tanto solúveis quanto insolúveis. As fibras, de ma-neira geral, auxiliam na motilidade intestinal (acelerando otrânsito intestinal e reduzindo a constipação), aumentam obolo fecal, contribuem para o controle da glicemia, podemmelhorar o perfil lipídico do sangue, auxiliando na reduçãodo colesterol.

Como consumir?

O grão da linhaça pode ser consumido in natura, inteiro oumoído, bem como pode ser acrescentado diretamente sobrealimentos ou ser utilizado como ingrediente na preparaçãode pães e sobremesas. O óleo de linhaça também pode serutilizado em saladas e preparações, porém, não deve serutilizado para frituras. Utilize entre uma e duas colheres desopa diariamente.

PRESTIGIE O

COMÉRCIO DO SEU

BAIRRO

COMÉRCIO FORTE,COMÉRCIO FORTE,COMÉRCIO FORTE,COMÉRCIO FORTE,COMÉRCIO FORTE,BAIRRO FORTE.BAIRRO FORTE.BAIRRO FORTE.BAIRRO FORTE.BAIRRO FORTE.

AnAnAnAnAnuncie no Juncie no Juncie no Juncie no Juncie no Jororororornalnalnalnalnaldo Bairdo Bairdo Bairdo Bairdo Bairrrrrro o o o o AltoAltoAltoAltoAlto

3367-5874