jornal oeste notícias - edição 66

16
Secretaria de Educação de Passos Maia realiza etapa municipal da Conae Primeira ovelha proveniente de inseminação artificial em tempo fixo nasce em Vargeão Conselho Tutelar realiza trabalho de orientação nos estabelecimentos de Ponte Serrada Página 3 Página 10 Página 06 PONTE SERRADA, QUINTA-FEIRA, 02 de Maio de 2013 – Ano II – Nº 66 Leia o Oeste Notícias no site: www.100.7fm.net.br Página 07

Upload: vanio-gandolfi

Post on 20-Feb-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Ponte Serrada - Edição 66

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

Secretaria de Educação de Passos Maia realiza etapa municipal da Conae

Primeira ovelha proveniente de inseminação artificial em tempo fixo nasce em Vargeão

Conselho Tutelar realiza trabalho de orientação nos estabelecimentos de Ponte Serrada

Página 3 Página 10Página 06

OESTE NOTÍCIASPONTE SERRADA, QUINTA-FEIRA, 02 de Maio de 2013 – Ano II – Nº 66

Leia o Oeste Notícias no site: www.100.7fm.net.br

Data para Assembleia de Incorporação

Copérdia Coperio está definida

Página 07

Page 2: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

2OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 2013

OpiniãO

CNPJ: 14.782.670/0001-11Direção Geral: Vânio GandolfiEdição e Revisão: Jarbas RitterDiagramação: Paulo Andrés Urqueta GómezRua Primo Fachinello, 101 - Bairro Bela Vista Ponte Serrada - SC - CEP 89683-000

Abrangência: Região Oeste

Colunas e artigos não representam, necessariamente, a opnião deste jornal.

[email protected]

OESTE NOTÍCIAS Jornal Semanal

Artigo: Emanuela MartinelliFeminismo: preconceito x realidade

Tenho uma amiga que é barbeira de cartei-rinha, não por ser mulher, mas simplesmente por dirigir com a sensibilidade e a delicadeza de um rinoceronte. Ela bateu num carro para-do. O automóvel atingido tinha por dona outra senhora, muito distinta, que botou as mãos na cabeça e gritou: — Ai, meu Deus, só podia ser mulher!!!

Comprovado o “só podia ser mulher” pro-ferido por uma mulher em pleno ataque de ner-vos, confesso que não entendi a lógica da situ-ação. Foi aí que me lembrei das feministas, de uma coisa que elas não cansam de falar e, pelo visto, possui uma profunda razão de ser: — O preconceito que as mulheres sofrem na atuali-dade não provém da opressão e da ignorância dos homens. Provém das próprias mulheres.

Pretende-se demonstrar no presente texto, o papel da mulher na sociedade. Acabar com visão preconceituosa e deturpada sobre as fe-ministas, pois cada vez que ouvimos a palavra “feminismo” vem à mente a imagem daquelas mulheres queimando sutiãs nos anos 60. O que é o “feminismo”, e qual seu significado? O que

é a “teoria feminista do direito”? A cena narrada é fictícia e bizarra, li em

uma crônica, dia desses: uma pequena história que representa nossa realidade. Feminismo é um movimento que procura reafirmar a iden-tidade sexual feminina negando a relação de hierarquia entre o homem e a mulher.

Tem uma teoria que afirma que direitos das mulheres poderiam – eu disse poderiam – ser considerados Direitos Fundamentais, num sentido de que garantem dignidade, ou seja, após tantas lutas e o tratamento indigno a que foram submetidas ao longo da história, e tan-tas conquistas já alcançadas – voto, contrato de trabalho, violência doméstica, assédio se-xual – porque não dizer que isso representa dar dignidade humana a mulher. No Brasil ainda estamos gatinhando quanto ao reconhecimen-to da mulher, não em detrimento do homem, porém igualadas as diferenças entre os sexos.

Para entender melhor: o papel da mulher na sociedade é fato, acontece que segundo o Cen-so do IBGE 2012, nos últimos 10 anos o salá-rio das mulheres cresceu 9% em relação ao dos homens no mesmo período, é pouco, porque no fim, segundo o mesmo censo, os homens ainda ganham mais. Quanto tempo, teremos de esperar para acabar com o ideal em que a mu-lher aparecia confinada ao estereótipo de mãe e do lar, tão bem representado em A Megera Domada de William Shakespeare (sou adepta da teoria machista que conclui subjugação de Catarina a Petruchio após o casamento), ou no livro escrito em 1963 por Betty Friedan, A

Mística Feminina. A teoria dos direitos feministas represen-

ta, um movimento que busca atingir direitos da mulher no âmbito político e do direito; no Brasil, é responsável pela aprovação de inú-meras medidas legislativas e políticas públicas em favor das mulheres, como a Lei Maria da Penha, a criação de delegacias para mulheres e discute por exemplo, descriminalizar o aborto: isso tudo graças a conquista da liberdade de voto e candidatura feminina que decorre em representação para as mulheres nas esferas po-líticas.

Historicamente o aborto não é uma das bandeiras defendidas pelo feminismo, isso porque, quando as moças engravidavam fora do casamento acabavam obrigadas abortar, a sociedade não aceitava mães solteiras, porém com o tempo a maior parte das defensoras/fe-ministas passou a tratar a legalização do abor-to como direito social. Mais que isso hoje a descriminalização aborto representa a liberda-de, a mulher tem que ter o “direito” de escolha.

Por fim, desisto de ser definitiva e apre-sentar o que é o certo e o errado, a ignorância é tanta e surge sempre de onde menos espe-ramos, nesse caso das próprias mulheres que consideram as feministas umas enrustidas, anarquistas, “sem amor”. A realidade nem sempre é assim, nossa maravilhosa cultura por vezes não nos permite ver além; o preconceito é a simplificação do incompreensível, do in-concebível.

SENAI/SC teve o segundo melhor desempenho do país em 2012

O SENAI de Santa Ca-tarina, uma das entidades do Sistema FIESC, recebeu dois prêmios durante a VI Reunião de Diretores e Su-

perintendentes do Sistema Indústria, realizada este mês em Brasília. O departamento regional catarinense teve o segundo melhor desempe-

nho na rede SENAI do país no ano de 2012 e obteve o primeiro lugar entre os Esta-dos da região Sul.

Os critérios de desempe-nho adotados na premiação consideram aspectos como atendimento às demandas das indústrias nas áreas edu-cação, tecnologia e inova-ção; qualidade dos serviços oferecidos, uso adequado de recursos, sustentabilidade, eficiência operacional, ges-tão de pessoas e investimen-tos em infraestrutura.

Santa Catarina se desta-cou por apresentar índice de empregabilidade de egressos

superior a 90%, pela quan-tidade de projetos de inova-ção que foram incorporados pela indústria e por realizar investimentos em infraes-trutura física e tecnológica superiores a 10% do fatura-mento. Além disso, também superou outras metas de de-sempenho, como destinar aos cursos gratuitos mais de 59% dos recursos provenien-tes das contribuições com-pulsórias das indústrias.

A premiação foi recebi-da pelo diretor-adjunto do SENAI/SC, Marco Antônio Dociatti. “O resultado é fru-to de um planejamento cons-

truído a partir da negociação com nossas unidades e de um acompanhamento efeti-vo das metas acordadas”, ex-plica Dociatti, que recebeu o prêmio do diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

Realizada anualmente, a premiação do Sistema In-dústria reconhece as regio-nais do SENAI que melhor atenderam aos indicadores e metas propostos. Com o resultado, o SENAI recebeu dois bônus, um de R$ 400 mil e outro de R$ 200 mil, para investimento em infra-estrutura e desenvolvimento de pessoal.

Page 3: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 20133

nOTícias

Primeira ovelha proveniente de inseminação artificial em tempo fixo nasce em Vargeão

Mais um grande avanço em genética e qualidade de produção na agricultura de Vargeão foi registrado na última semana. Um projeto piloto e inédito começado ainda no ano de 2012, acre-

ditando ser também inédito na região e oferecido pelo Governo Municipal, está sendo destaque em todo mu-nicípio.

O Prefeito Amarildo Pa-glia juntamente com o Secre-

tário de Agricultura da época Adair Zape, apostaram na ideia e investiram na quali-ficação e aperfeiçoamento de um funcionário para que pudesse estar oferecendo o serviço em Vargeão. Vitor

Lesse, inseminador con-tratado pela Prefeitura, participou no mês de Julho de 2012, em Jabu-ticabal-SP, de um curso conhecido como IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo, aplica-do pela Sócia Proprietá-ria e Médica Veterinária Érica Marani da empre-sa Top In Life – Genéti-ca e Biotecnologia.

Após retornar do cur-so, o profissional buscou ainda muitas informa-ções até definitivamen-te iniciar o processo de inseminação. Com pla-nejamento, e além de tudo, com o interesse em melhorar a genética do rebanho ovino em Vargeão, este serviço passou definitivamente a ser oferecido para os produtores de ovinos do município.

Segundo o insemina-dor Vitor, o processo de inseminação em ovinos é um pouco diferente do

rebanho, por exemplo, de bovinos. Neste caso, o pro-cesso de estro, (cio) é indu-zido. O inseminador ao ser procurado pelo produtor de ovinos introduz uma espon-ja com hormônios na vagina da ovelha deixando-a por 12 dias. Após, são injetados mais alguns hormônios que irão facilitar a ovulação e consequentemente a isso, em aproximadamente 50 horas, a ovelha entra em estado de estro possibilitando a inse-minação. “O processo não é tão fácil, mas o resultado vai valer muito à pena” salien-tou o inseminador.

Os sêmens utilizados na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) como é conhecido devido a este longo processo, são das ra-ças Poll Dorset que é mais indicado para a produção e criação de fêmeas e a raça Dorper indicada para a cria-ção de ovinos para corte, cuja linhagem pode alcançar até 54% de carcaça podendo ser abatido em até 120 dias a um peso de aproximadamen-te 25 kg de carne.

Com este sistema de In-seminação Artificial em Tempo Fixo, os ovinos pode-rão produzir até duas vezes por ano. O processo de ges-

tação demora cinco meses e dependendo o caso, devido à reposição hormonal, as ove-lhas poderão parir até três carneiros por gestação.

O resultado deste pri-meiro trabalho realizado em Vargeão, veio na semana passada na propriedade do Sr. Valdenir Sbruzzi na co-munidade de Linha Santo Antônio, quando nasceu o primeiro ovino fruto da IATF realizado no município. Nes-ta primeira experiência, ape-nas um filhote macho nasceu e em apenas 48h o borrego ganhou 900 gramas de peso. “Acredita-se que o proces-so de crescimento do filho-te seja bem mais rápido do que os nascidos pelo método natural, principalmente pelo fato de se eliminar o fator consangüinidade que se tor-na muito frequente nos cru-zamentos”, explicou Vitor.

Os interessados poderão estar procurando a Secretaria de Agricultura de Vargeão para solicitar o serviço que é oferecido da mesma forma que é feito a inseminação em bovinos. O produtor contri-bui com a aquisição do sê-men, e o serviço é oferecido gratuitamente pelo Governo Municipal.

Fonte: Assessoria

Page 4: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

4OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 2013

PUBLICAÇÃO LEGAL

Page 5: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 20135

PUBLICAÇÃO LEGAL

Page 6: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

6OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 2013

Secretaria de Educação de Passos Maia realiza etapa municipal da Conae

As etapas municipais da Conferência Nacional de Edu-cação (Conae) servem de base para a elaboração das ações que serão discutidas em âmbito es-tadual e nacional. Na última quarta-feira, dia 24, a Secreta-ria de Educação de Passos Maia reuniu profissionais do setor e representantes da sociedade ci-vil para realizar a sua fase mu-nicipal da Conae.

Presente no evento, o prefei-to Ivandre Bocalon (Evandro) destacou a importância do en-volvimento da sociedade. Ele

ressaltou a preocupação da ad-ministração com a área educa-cional, citando a implantação do Sistema Aprende Brasil, onde a Prefeitura investiu mais de R$ 176 mil neste ano. “É através da educação que vamos construir uma sociedade mais justa e de-mocrática”, assinalou.

Antes de seguirem para a etapa estadual, as propostas ain-da serão discutidas em uma fase intermunicipal. Marcada para o próximo dia 10 de maio, uma conferência entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada

deverá aprofundar ainda mais o debate sobre a realidade e as necessárias ações ligadas à evo-lução da educação.

A grande Conferência Na-cional de Educação está marca-da para acontecer entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. O evento vai promover um amplo debate sobre todas as políticas locais, regionais e esta-duais pensadas nas etapas ante-riores.

Fonte: Assessoria

Prefeito Evandro participou da etapa municipal da CONAE

PUBLICAÇÃO LEGAL

Page 7: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 20137CAPA

Data para Assembleia de Incorporação Copérdia Coperio está definida

Está marcada para o dia 13 de maio a Assembleia Geral Extraordinária Con-junta para a deliberação de incorporação da Coperio

pela Copérdia. A Assembleia será realizada na Associação Cultural Esportiva e Recre-ativa Copérdia e Crediauc (ACERCC), em Santo An-

tônio (Concórdia), com pri-meira convocação às 12h e terceira e última convocação às 14h. A AGE será coorde-nada pelo presidente da Co-pérdia, Valdemar Bordignon, e o presidente da Coperio, Decio Sonaglio. Todos os associados Copérdia e Cope-rio Estão convidados a par-ticipar.

Na pauta de assuntos a serem discutidos na As-sembleia Conjunta está a apresentação do relatório elaborado pela Comissão Mista, constituída pelas Assembleias Gerais Extra-

ordinárias realizadas em 03/08/2011 pela Copérdia e em 08/11/2011 pela Cope-rio, onde ficou aprovada a realização da reestruturação societária, mediante o pro-cesso de incorporação, cons-tituindo em Levantamento Patrimonial, Balanço Geral, Plano de Distribuição de Quotas-Partes, Destinos dos Fundos, entre outros assun-tos.

Na sequencia, será de-liberado ao quadro de as-sociados a incorporação da Cooperativa Rio do Peixe (Coperio) pela Cooperati-

va de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia), bem como, outros assuntos que digam respeito exclusiva-mente à incorporação.

As tratativas entre as duas cooperativas (Copér-dia e Coperio) iniciaram em 2011. Com a incorporação a Copérdia passa a ser a se-gunda maior cooperativa de agronegócio em Santa Ca-tarina, com forte expressão na economia do país e fatu-ramento anual acima dos R$ 800 milhões.

Fonte: Assessoria

Comunidade aprova construção de Centro de Cultura e Lazer em Faxinal dos Guedes

O prefeito Edegar Gior-dani, juntamente com o vice-prefeito Genaro, o pre-sidente da Câmara de vere-adores Jean Kelly e demais vereadores, reuniram a co-munidade para apresentação do projeto de Construção do Centro de Cultura e Lazer do Bairro Rosa. O projeto, elaborado pelo setor de en-genharia da prefeitura, atra-vés da arquiteta Keli Lunar-delli Zwicker, está orçado na ordem de R$ 1Milhão. A

obra terá mais de mil metros quadrados. O novo espaço terá quadra poliesportiva, arquibancadas, banheiros, cozinha, churrasqueira e re-cepção.

Em seu pronunciamen-to, o prefeito enalteceu al-guns aspectos do projeto, bem como a importância do empreendimento: “ hoje certamente é um dia muito especial, pois implantamos nesta administração uma nova forma de realizar nos-

sas obras, estamos buscando a participação da comuni-dade, pois acreditamos que assim vamos administrar e realizar tudo de forma transparente e participati-va” disse Giordani. Ainda durante a manifestação o prefeito municipal disse: ”Poder realizar está obra é uma grande honra, pois era aguardada a muitos anos, e assumimos isto como um de nossos compromissos de campanha, e já neste início de mandato estamos cumprindo com a nossa pa-lavra. Certamente além da prática esportiva, este local servirá para que a comuni-dade do Bairro Rosa possa realizar outros eventos”. O encontro foi realizado na Escola Municipal Ale-xandre Antoniolli e contou com a participação de gran-de número de moradores. A

diretora da escola Te-rezinha de Oliveira, a presidente da Associa-ção de moradores Ilda De Sá e o presidente da APP Roberto An-tunes, fizeram questão de agradecer o prefeito Edegar por está grande obra que não só será importante para a esco-la, mas como também para todos os morado-res do bairro.

O projeto que prevê a construção de um centro de Cultura e Lazer foi apresentado à comunidade de Faxinal dos Guedes, na última semana.

Comunidade aprovou o projeto

Page 8: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

8OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 2013

EVENTOS JAqUEliNE qUEiRoz

Colégio Corália e Conae. Autoridades presentes, diretores e vereadores, pais, alunos entre outros. Ações para que a

Educação seja melhorada cada vez mais.

Page 9: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 20139

MilENA DA SilVABacharel em Serviço Social Comunicadora da 100.7FMEM

APAE DE PASSOS MAIAA Associação de Pais e

Amigos dos Excepcionais de Passos Maia ou, abrevia-damente, APAE de Passos Maia foi fundada em As-sembléia realizada em 11 de junho de 2003, nesta cidade.

A APAE de Passos Maia é uma associação civil, filan-trópica, de caráter assisten-cial, educacional, cultural, de saúde, de estudo e pesqui-sa, desportivo e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada.

A APAE de Passos Maia tem a MISSÃO de promover e articular ações de defesa de

direitos, prevenção, orienta-ções, prestação de serviços, apoio a família com o obje-tivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com de-ficiência, de construir uma sociedade justa e solidária e promover a Inclusão Social e Educacional tanto almejada.

Hoje contamos com 31 (trinta e um) alunos matri-culados nesta instituição. E neste ano a APAE estará co-memorando 10 anos de sua fundação.

A APAE ainda não possui sua sede própria e funciona numa casa alugada desde

sua fundação. A construção da mesma é um sonho que todos almejamos.

Atualmente a Instituição tem convênios com governo estadual e governo munici-pal, oferecendo atendimento na área da educação, da fo-noaudiologia, da psicologia, da assistência social e da fi-sioterapia.

O maior objetivo dos educadores é desenvolver a autonomia de cada um, reali-zando trabalhos e atividades diversificadas, como traba-lhos manuais, aulas de dan-ça, apresentações artísticas,

passeios intermunicipais, socialização entre APAES da região participando de even-tos promovidos em nível mu-nicipal e regional, que visem a compreensão da sociedade como um todo, sendo parti-cipantes e integrantes do real processo de Inclusão.

Realizamos encontros envolvendo as famílias, Associação das Amigas da APAE, madrinhas dos alu-nos (projeto criado para de-senvolver uma ligação maior entre comunidade X aluno X APAE). Esses encontros têm por objetivo tornar a APAE

mais próxima dos segmentos da sociedade, nesses realiza-mos atividades recreativas, palestras, festas comemora-tivas, danças entre outros.

APAE nesta oportunida-de aproveita para agradecer a todos os colaboradores, pais, funcionários e amigos que contribuíram para tornar possíveis as realizações até hoje alcançadas, agradece-mos pela confiança e dedica-ção que sempre nos motivam para continuarmos a nossa luta em favor das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Alunos fazendo trabalhos manuais

Alunos participam do Dia da terra

Entrega de kits saude bucal confeccionado com sucatas

Dia do embelezamento dos alunos Apresentação para a comunidade

Curso para mãesApresentações em datas festivas

Page 10: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

10OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 2013

Conselho Tutelar realiza trabalho de orientação nos estabelecimentos de Ponte Serrada

Um trabalho de colagem de adesivos que determinam a proibição da venda de be-bidas alcoólicas a menores de idade está sendo realizado em estabelecimentos comer-ciais de Ponte Serrada.

A ação é desenvolvi-da pelo Conselho Tutelar do município, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria Municipal de As-

sistência Social e Oficialato da Infância e Juventude. Os conselheiros também estão fixando adesivos que desta-cam a proibição da presença de menores em jogos de si-nuca, bilhar e similares.

O conselheiro tutelar Marcelo Chibicheski desta-ca que a aceitação dos pro-prietários é satisfatória, com cerca de 80% dos locais já adesivados. Ele afirma que o município possui hoje 380 estabelecimentos comerciais vendendo bebidas alcoóli-cas. A estimativa é de que to-dos estejam com os adesivos nos próximos dias.

Ainda de acordo com Marcelo, o número de jovens que consomem bebidas alco-

ólicas é alto em Ponte Serra-da. Nos casos identificados o adolescente recebe atenção do Conselho Tutelar, que o encaminha para tratamento adequado, conforme a ne-cessidade.

Punições

A Comissão de Consti-tuição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou neste mês um projeto que prevê tornar crime vender, dar ou servir bebidas alcoólicas a jovens com menos de 18 anos. De-pois do Senado, o projeto vai à Câmara.

De acordo com o texto, que será incluído no Estatuto da Criança e do Adolescente,

a pena para quem vender, dar ou servir bebida a menores será de 2 a 4 anos de prisão. Além disso, o estabeleci-mento que cometer o crime vai ficar interditado até pa-gar multa que pode variar de R$ 3 mil a R$ 10 mil.

Atualmente, a venda de bebidas alcóolicas a menores consta como contravenção na Lei de Contravenções Pe-nais e a pena, de acordo com o entendimento do juiz, pode chegar a no máximo um ano de prisão. Na prática, as con-travenções penais, entendi-das como de menor poten-cial ofensivo que os crimes, são geralmente punidas com penas alternativas.

Fonte: Assessoria

Faxinal adquire Van Master com recursos próprios

Em torno de 35 professores da Escola de Educação Básica Patrício João de Oliveira de Cunha Porã--SC estiveram presentes à tarde do dia 07 de fevereiro de 2013 para as-sistir a palestra, ministrada pelo Sd BM Fernando RIBEIRO Miranda. O pedido para tal partiu da Direto-ra da Escola Maristela Vechani, haja vista estar num período próximo ao retorno das atividades escolares, e aprender técnicas de suporte básico de vida se tornam primordiais em virtude da atuação com alunos das mais diversas faixas etárias e que estão propícios a se envolverem em emergências clínicas e traumas. A palestra focou serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de

Santa Catarina, como o atendimen-to pré-hospitalar, resgate veicular, salvamento aquático, combate a in-cêndios e serviço de atividade téc-nica, esclarecendo quais as ativida-des emergenciais que são atendidas pela Corporação, sinais e sintomas de emergências clínicas como in-farto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão, con-vulsão e o uso correto de extintores de combate a incêndio. O 3º Sgt BM Walter destaca a importância de o Corpo de Bombeiros estar presente na comunidade, realizando palestras e atividades de prevenção, para que em situações emergenciais o cidadão saiba como agir.

A população de Faxinal dos Guedes contará a partir de agora com mais um veículo 0 Km para o atendimento a saúde.

Nova van Faxinal dos Guedes

Page 11: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 201311

EspEciaL saÚDE

Fone: (49) 3323-9836

DICAS DE SAÚDENutrição: uma aliada nos

distúrbios estéticos

Patricia AnselmiNutricionistaCRN 10 3972 PAtendimento ao lado da CoplavaleFone: (49) 84160844E mail: [email protected]

A busca pela saúde e boa forma é uma das preocupações em evidência na sociedade e na mídia atual. No topo das maiores preocupa-ções, destaca-se o combate à celulite. A celuli-te resulta da acumulação de gordura nas cama-das superficiais da pele causando o conhecido efeito “casca de laranja”. Este problema afeta a maioria das mulheres e não é exclusivo de pessoas com excesso de peso.

O desejo de eliminar estes indesejáveis furinhos é cada vez maior e boa noticia é que a alimentação é uma grande aliada nesta batalha. Acabar com a celulite exige algumas restri-ções na alimentação, é o caso do refrigerante, bebidas alcoólicas, doces em geral, sorvetes, carnes gordurosas, carboidratos simples, que não são proibidos, mas devem ser consumidos ocasionalmente. E há alimentos que ajudam no combate e prevenção da celulite que devem ser incluídos no cardápio.

Alimentos com vitamina A, esses alimentos são importantes para a produção de colágeno, que melhora a elasticidade e firmeza da pele, são encontrados principalmente no tomate e na cenoura.

O azeite de Linhaça tem ação anti-inflama-tória, combatendo os edemas acarretados pela celulite.

A propriedade da aveia que combate à ce-lulite é o silício, substância que reduz a absor-ção do açúcar no sangue e também aumenta a produção do colágeno.

Folhas verdes escuras são fontes de cloro-fila que melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

Consumir diversos alimentos integrais, que contém fibras, vitaminas do complexo B, magnésio e cromo, tem ação termogênica, ace-leram o metabolismo e ajudam a diminuir os estoques de gordura corporal.

Consuma muita água, ela atua na elimina-ção de toxinas, diminuindo processos inflama-tórios e mantém a boa hidratação da pele.

A Quinoa se consumida diariamente, aju-da a diminuir em até 30% o aspecto visual das celulites.

Alie a boa alimentação com atividade físi-ca. Quanto mais você se dedicar a uma reedu-cação alimentar, melhores serão os resultados.

Um em cada três catarinenses têm pressão alta, aponta pesquisa do SESI

O dia 26 de abril é a data ins-tituída para a Prevenção e Com-bate Nacional à Hipertensão. Para auxiliar os trabalhadores da indús-tria e a comunidade no combate à doença, o SESI, entidade do Siste-ma FIESC, começa a divulgar nas indústrias uma pesquisa de pro-porções inéditas no Brasil sobre o assunto. De acordo com o estudo, 35,7% dos participantes responde-ram ter hipertensão arterial diag-nosticada pelo médico. Durante o levantamento, a pressão arterial dos entrevistados era aferida e, cerca de 25% deles apresentaram valores su-periores a 14 por 9 (140/90mmHg). A ocorrência da doença é maior nas pessoas com idade superior a 65 anos, com 69,4 %.

“O levantamento apresenta in-dicadores que espelham a realidade catarinense. O material pode ser útil aos profissionais da saúde e as diversas instituições interessadas na elaboração de políticas e ações de promoção de saúde”, destaca o superintendente do SESI, Hermes Tomedi. Mais de 23,5 mil pessoas participaram da pesquisa, sendo

68,8% comunidade e 31,2% tra-balhadores da indústria. O estudo mostrou que o público masculino apresenta percentuais maiores de pressão alta em todas as faixas etá-rias quando comparado ao público feminino. Na comunidade, 51,5% dos homens com mais de 65 anos possuíam valores aumentados, e nas indústrias o maior índice apare-ceu na faixa etária de 56 a 65 anos, com 42,8%.

Um fato que chamou a atenção foi a ocorrência significativa de va-lores aumentados da pressão arte-rial em homens hipertensos de 18 a 25 anos na comunidade e nas em-presas, chegando a 40% e 56%, res-pectivamente. “O dado demonstra que, provavelmente, essas pessoas não estão conseguindo controlar a doença ou o tratamento não está sendo eficaz. O fato é preocupan-te porque são homens ainda muito jovens, com uma tendência ao des-controle da hipertensão arterial, que pode levar ao desenvolvimento de complicações e diminuição signi-ficativa da qualidade de vida”, fala a coordenadora das farmácias do

SESI, Joscimara Wamser. De acor-do com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma das prin-cipais causas para o descontrole da doença é a falta de adesão ao tra-tamento ou o abandono do mesmo.

O sedentarismo e a obesidade também são responsáveis pelo apa-recimento e agravo da hipertensão. A pesquisa do SESI levantou que 54,9% dos entrevistados estão aci-ma do peso ideal. Estimativas da SBC apontam que a cada dez quilos de peso perdidos pode-se reduzir em até 20mmHg a pressão arterial, e que uma caminhada diária de 30 minutos contribui com a saúde car-diovascular.

Segundo o médico do SESI, Marcelo Tournier, adotar um estilo de vida saudável é a melhor forma de evitar a pressão alta. “Para evitar a hipertensão é importante diminuir o sal na comida, o consumo de be-bidas alcoólicas, não fumar, manter o peso saudável com orientação de um profissional da saúde, além de prezar por uma alimentação saudá-vel e praticar regularmente ativida-de física”, explica Tournier.

A pesquisaA pesquisa faz parte de uma

campanha estadual de prevenção à hipertensão arterial que começou a ser promovida pela rede SESI Far-mácia em 2012. O objetivo foi in-formar e conscientizar a população sobre o assunto, além de estimular um estilo de vida saudável e a ve-rificação frequente da pressão arte-rial. Na pesquisa, além da aferição da pressão arterial, um questionário foi aplicado a cada participante, a fim de levantar na população abran-gida os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

“Desenvolver programas de promoção de saúde e mudança de comportamento para um estilo de vida adequado ajuda na redução de custos, no ganho de produtividade e, consequentemente, no aumento da competitividade da indústria ca-tarinense”, avalia Tomedi. A inicia-tiva foi adotada em diversas regiões e atendeu comunidade e trabalha-dores de indústrias catarinenses.

Page 12: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

12OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 2013

Futuras mamães participam de mais uma etapa do Programa Vida Bem Vinda em Ponte Serrada

Quatro indicações na Sessão da Câmara de Ponte Serrada

Aconteceu na Câmara de Passos Maia

Engravidar é iniciar uma nova etapa de vida. Muitas serão as mu-danças. Alguns projetos terão de ser deixados de lado temporariamente. Por isso, a mulher deverá estar total-mente consciente de seu novo papel: ser mãe.

E foi nesse sentido que mais um encontro do grupo de gestantes do programa Vida Bem Vinda aconte-ceu na última semana em Ponte Ser-rada. Na ocasião, a psicóloga Sandra Catapan pontuou o papel de ser mãe e os cuidados que devem ter com elas mesmas.

Para compor o enxoval do bebê, a coordenadora do CRAS, Eliane Berndt, entregou a cada gestante um kit contendo fraldas e um cueiro de flanela.

A iniciativa do Vida Bem Vinda é da Secretaria de Assistência Social de Ponte Serrada, através do Cras e da Secretaria de Saúde do municí-pio. Os encontros são realizados no Cras a cada quinze dias. Todas as gestantes do município estão convi-dadas a participar.

Fonte: Assessoria

Uma das indicações foi do Vereador Gilson Damasceno,para que o Poder Executivo Municipal, viabi-lize a conclusão do muro nas margens do Lageado Pouso do Maia, na Rua Paraná. “Justi-ficamos que foi feito apenas a metade do muro de proteção, e sua conclusão é necessária para evitar desmoronamento e

principalmente trará segurança aos motoristas que passam pelo local, pois com muita chuva a tendência é continuar desmoro-nando e diminuindo a largura da rua. Os moradores se pronti-ficam em doar as pedras, fican-do a cargo do Poder Executivo somente a mão-de-obra”, disse Gilson.

Outra indicação foi da Ve-

readora Maria Isabel de Araújo Bordignon (Bebel), para que o Poder Executivo viabilize a execução de uma cobertura, a ser estudada da melhor forma pelo engenheiro da Prefeitura Municipal. “Esta pequena obra abrigará as pessoas que vão à unidade por motivos de saú-de, principalmente em dias de chuva, e auxiliará quando as pessoas se dirigirem pelas duas portas de acesso e desembarque de pacientes”, defendeu Bebel.

O Vereador Abel Conrado, propôs uma indicação para que o Executivo Municipal, através da secretaria competente, viabi-lize a criação de uma Lei Mu-nicipal específica para autorizar o auxílio com serviços de terra-planagem, às pessoas que irão construir sua primeira moradia, adotando critérios para a rea-lização destes serviços. “Esta indicação é muito importante, pois estaremos incentivando as pessoas a construírem suas

residências, beneficiando prin-cipalmente as famílias de baixa renda, considerando ainda, que para a realização destas terra-planagens depende de maqui-nário apropriado”, disse Abel .

E uma última indicação foi de autoria da Vereadora Ru-bia Caroline Wrubel, para que o Poder Executivo Municipal juntamente com o apoio da Câ-mara de Vereadores, implante em nosso município o SISAN (Sistema Nacional de Segu-rança Alimentar e Nutricional) com vistas em assegurar o Di-reito Humano à Alimentação Adequada.

Foi criado em 15 de setem-bro de 2006 pelo Projeto de Lei n° 11.346, juntamente com a CAISAN (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nu-tricional), criada com os decre-tos n° 6.272 e n° 6.273 ambos de 23 de novembro de 2007, que regulamentaram respec-tivamente o mesmo e o CON-

SEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, já im-plantado em nosso município).

Desta forma, representantes de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e do setor privado, especialistas e profissionais de variada for-mação se reúnem com gestores públicos para construírem pro-posições voltadas ao objetivo de assegurar e proteger o Di-reito Humano à Alimentação Adequada e Saudável a todos os munícipes.

“A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade humana e indispensável a reali-zação dos direitos consagrados na Constituição Federal, deven-do o Poder Público, adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança Alimentar e Nutricional da população”, concluiu Rubia.

Fonte: Assessoria

A Câmara de Vereadores de Pas-sos Maia realizou na última segunda--feira, dia 29 de Abril, a 11ª Sessão de 2013 (Sessão Ordinária - Nº 880). To-dos os vereadores estiveram presen-tes. Um bom público acompanhou a sessão, que foi aberta pelo Presidente da Casa Vanderlei Dalbosco.

O expediente do dia foi composto pela leitura de dois ofícios do Prefeito Municipal, o primeiro encaminhando as Notas de Empenho e o Balance-te da Receita e Despesas de Março, e o segundo pedindo a retirada de um Projeto de lei. Em seguida deu entrada na Casa o Projeto de Lei nº 010/2013, que concede reposição das

perdas inflacionárias aos vencimen-tos dos servidores públicos do exe-cutivo municipal, após deliberação do plenário, o projeto foi aprovado por unanimidade em 1ª e 2ª votações, tornando-se a Lei 703/2013. Foram lidas também três indicações da ve-readora Célis e outra da bancada do PMDB e do PT.

Na ordem do dia foram aprovadas duas resoluções da Câmara de vere-adores, a primeira altera a carga ho-rária, de 20 para 30 horas semanais do cargo de Assessor Legislativo, bem como o vencimento proporcio-nal ao aumento da Jornada de Traba-lho, essa resolução foi aprovada por

cinco votos favoráveis (vereadores Vanderlei, Áurea, Rosani, Romalina e Zé Bueno) contra quatro contrários (Célis, Netchão, Renato e Marcos). A segunda resolução, aprovada por unanimidade, trata da reposição sala-rial dos servidores da Câmara.

Em seguida foi aprovado em 1ª e 2ª Votações o Projeto de Lei 009/2013, que autoriza o município a gastar até R$ 20 mil com a 2ª Feira do Bezerro, que será realizada no pró-ximo fim de semana. O Projeto foi aprovado por unanimidade e tronou--se a Lei nº 702/2013.

Em seguida foram aprovadas duas indicações da bancada PMDB e

PT, a primeira pede a manutenção da Avenida Padre João Botero, princi-palmente a questão de buracos no as-falto, que estão atrapalhando o trânsi-to. A segunda pede a manutenção das faixas de pedestre, lombadas e sinali-zação no perímetro urbano, visando melhorar a segurança dos motoristas e dos pedestres.

Por fim, os vereadores Romali-na, Netchão, Áurea, Zé Bueno, Célis e Marcos utilizaram a palavra livre para falar sobre assuntos diversos. Sendo assim, o Presidente encerrou a sessão, convidando a todos para a próxima reunião, dia 06 de Maio, com início às 19 Horas.

Page 13: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 201313

pOLiciaLTrês pessoas morrem em acidente em Campos Novos

Caminhão carregado com ácido capota entre Irani e Concórdia

Adolescente de 16 anos é atingido por golpe de facão no pescoço

Motorista de carreta carregada com picanha é assaltado na BR-153

O acidente aconteceu na tarde deste domingo, 28, por volta das 15h30, na BR-282, km 335,7.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal(PRF), o acidente envolveu um caminhão caçamba de Campos Novos e o Fiesta com placas de Ipo-rã do Oeste. O carro foi atingido pelo caminhão quando atravessava a pista. Foram resgatadas pelos bom-beiros Armando Eberlein Schlosser, de 68 anos, e Renilda Lidia Enge Schlosser, de 53 anos, que morre-ram após dar entrada no hospital em Campos Novos e Lenise da Silva, de 29 anos, que dirigia o veículo. Ela

foi levada ao hospital de Campos Novos, mas devido a gravidade dos ferimentos que sofreu foi transferida para o Hospital Universitário Santa Terezinha em Joaçaba, onde passou por uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 21h deste domingo. Lenise era nora do casal que morreu no aciden-te. O marido da motorista, que tam-bém estava no Fiesta, chegou a ser hospitalizado, mas foi liberado.

Segundo a PRF, a motorista não teria visto o caminhão ao atravessar a pista. Os ocupantes do caminhão não se feriram.

A Polícia Rodoviária Federal de Concórdia atendeu a um acidente de trânsito na região de Barra Seca, en-tre Concórdia e Irani.

Por volta das 23 horas deste do-mingo, dia 28, um caminhão com placas de Curitiba, que seguia ao Rio Grande do Sul com uma carga de produto perigoso, acabou saindo da pista e capotando.

Segundo informações, neste mo-mento o local está isolado e os poli-ciais esperam uma equipe especiali-zada, que se desloca do litoral, para fazer a limpeza e o recolhimento do produto perigoso.

Conforme os agentes da PRF, o caminhão tinha como destino a ci-dade de Buenos Aires e estava trans-portando ácido para a fabricação de produtos de limpeza.

O motorista apresentou compli-cação devido à inalação, foi atendido e encaminhado para desintoxicação no Hospital São Francisco de Con-córdia.

Ele teve muita sorte, já que o ca-minhão ficou completamente destru-ído. O local também é de frequentes acidentes, geralmente com vítimas fatais.

Fonte: Atual FM

Um adolescente de 16 anos foi vítima de uma possível tentativa de homicídio na madrugada desta sex-ta-feira, dia 26, em Ponte Serrada. O menor foi atingido por um golpe de facão no pescoço, por volta da 1 hora da manhã.

As autoridades ainda estão inves-tigando o crime para apurar a autoria e se o caso será realmente enquadra-do como tentativa de homicídio ou

apenas lesão corporal.O adolescente foi golpeado du-

rante uma briga em um estabeleci-mento na Rua Irineu Bornhausen, no Bairro Antonio Paglia. Ele foi socor-rido e encaminhado ao hospital.

A vítima prestou depoimento na Delegacia de Polícia Civil de Ponte Serrada.

Fonte: Oeste Mais

O motorista de uma carreta foi ví-tima de um assalto no final da última semana na BR-153. O condutor teria saído de Irani, com a carreta carre-gada de picanha, e foi assaltado na altura do município de Água Doce.

Ele acabou parando por causa de um problema mecânico, momento em que foi rendido por um bandido armado. O homem entrou na cabi-ne e anunciou o assalto ao motoris-ta e seu auxiliar. O autor conseguiu

funcionar a carreta e seguir até São Mateus do Sul, onde outro assaltante embarcou.

O condutor e o auxiliar ficaram deitados, debaixo de uma coberta, durante o trajeto. Os dois foram sol-tos horas depois. O cavalinho aca-bou sendo encontrado abandonado no Paraná. Já a carreta e a carga não foram localizadas. As autoridades investigam o assalto.

Fonte: Oeste Mais

Três pessoas que estavam em um Fiesta morreram na batida com um caminhão na BR-282 em Campos Novos.

Trê mortos em Campos Novos

Fonte: Eder Luiz - Foto: Oseias Inácio

Page 14: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

14OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 2013

dicasdemoda

pEGaDinHas

Dona de CasaPara dar mais cor ao molho da carne, adicione uma colher de chá rasa de café solúvel.

variEDaDEsJANAiNA PRiSCilA DE qUEiRoz

[email protected]

1- Qual pássaro coloca o menor ovo, em relação ao seu tamanho?a)O Avestruz b) Beija-flor c) Andorinha 2- Qual o tempo de decomposição de um pedaço de isopor jogado na rua? a) 1 ano b) 8 anos c) 10 anos 3-Qual é a maior coisa que uma baleia-azul consegue engolir?a) Um marinheiro b) Um barco c) Uma laranja 4-O que é comum ter numa sociedade?a) Coletividade b) Divisão de Trabalhos c) Hierarquia

RESPOSTAS: 1-a|2-b|3-c|4-b

Delícia da Semana

Modo de PreparoRecheioCozinhe o peito de frango e reserve a água do cozimento;Desfie o peito de frango, em uma panela coloque uma colher de sopa de óleo a cebola

picada e deixe fritar um pouco, em seguida coloque meia colher de colorau, sal, pimenta--do-reino, os tomates, o frango já desfiado deixe cozinhar até que seque toda a água, coloque cheiro verde a gosto, deixe esfriar.

MassaCozinhe a mandioca e amasse-a com um garfo.Em uma panela coloque o óleo, o caldo de galinha, o colorau, sal, pimenta do reino, ense-

guida coloque meio litro de água (a água que foi reservada do cozimento do frango), coloque sal a gosto, quando a água levanta fervura coloque a farinha mexendo bem ate que a massa comece a desgrudar do fundo da panela.Despeje a massa sobre uma superfície fria e misture a mandioca, misture bem ate que fique uma massa lisa e não grude na Mao.

Faca bolinhas coloque o recheio e as modele em formato de coxinha, passe as coxinhas na farinha de rosca e frite em óleo quente.

ingredientesRecheio• Umpeitodefrangocomosso• Doistomatespicados• Meiacebola• Umtabletedecaldodegalinha• Duascolheresdesopadecolorau• CheiroverdeMassa• Meioquilodefarinhadetrigo• Meiaxícaradeóleo• Umquilodemandioca• Sal• Pimenta-do-reino• Óleoparafritura• Farinhaderoscaparaempanar

Coxinha de Mandioca

Os “Mutantes” gravaram 1968 o clássico LP “Tropicália ou Panis et Circensis” na companhia de Gil, Caetano, Gal, Tom Zé e Nara Leão. No mesmo ano sai o primeiro LP só dos Mutantes, com os sucessos “Bat Macumba” e “Panis et Circensis”.

4 tendências de bota para o inverno 2013

1. Western - Não é porque a bota é de cawboy, que você tem que se vestir como um! Ela vai super bem com o estilo boho-chic, quando combinada a vesti-dos mais soltinhos, femininos e despojados. Se for usar calças, prefira as skinny ou meias-calças. Elas já entram naturalmente dentro das botas – e não fica so-brando um monte de tecido.

2. Barra Dobrada - Como a bota já tem um tecido por cima do salto, que cria um volume, evite a todo custo o volume nas calças. Peças sequinhas - como meias-calças, calças skinny e calças retas -, ou pernas de fora funcionam melhor.

3. Ankle Boot ou cano médio - Nesta categoria entram as botas Chel-sea (com elástico lateral, sabe?), super em alta!Não é uma regra, mas se você quiser parecer mais longi-

línea procure combinar a cor da bota com a cor que estiver na perna. Isto é, se estiver de meia-calça preta, invista nas botinhas pretas - ou estampadas, que também caem melhor nesse caso. Já se estiver com as pernas de fora, use uma bota bege, caramelo ou chocolate (de acordo com a cor da sua pele). Ela fará você aparentar ser mais alta.

4. Inspiração Militar - Cuidado para não se empol-gar na tendência e sair camuflada por aí! Os coturnos, fortes representantes dessa categoria, também ficam super fofos com vestidinhos e produções mais leves. Como eles já têm uma pegada agressiva, prefira os de cano médio, que são mais delicados.

Nada como manter os pés aquecidos no inverno, melhor ainda quando é com estilo! Por isso, reunimos os 4 mo-delos de bota que vão tomar conta das vitrines e fazer você caminhar em direção ao sucesso. Fique de olho:

Page 15: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

OESTE NOTÍCIAS - 02 de Maio de 201315

EspOrTE

JARBAS RittER JornalistaEmail: [email protected]

CoMENtÁRio

Filme Repetido

Arbitragem, gramado ruim, preocupação com a Libertadores. São muitas as descul-pas que surgiram após mais uma eliminação precoce do Grêmio no Campeonato Gaúcho, aliás, isso está se tornando rotina nos últimos anos, já estão até dizendo por aí, que no Rio Grande do Sul é tradição tomar chimarrão, comer churrasco e ver o Grêmio ser elimina-do.

Deixando as brincadeiras de lado e anali-sando friamente os números chegamos a uma conclusão: Luxemburgo é muito papo, estra-tégia e filosofia e pouquíssimos resultados. O vexame no estadual era uma bola cantada por muitos, custei a acreditar que o time não con-seguiria sequer chegar a uma final de turno, mas a realidade está aí, e as porteiras estão escancaradas para o triunfo colorado.

A cobrança bisonha de André Santos me fez lembrar o Elano e o Fred pela Seleção Brasileira, ou então Sérgio Ramos na última Liga dos Campeões da Europa pelo Real Ma-dri, ou ainda, o inesquecível balão do Baggio na final da Copa de 94. A verdade é que colo-car a culpa no gramado é desculpa esfarrapa-da para um jogador do nível de André Santos, que deveria sim assumir a falha e da próxima vez ir de maneira menos displicente para um momento decisivo.

Chapecoense com um pé na finalO empate na capital deu ao Verdão do

Oeste a garantia de decidir em casa em plenas condições de ir a final do Catarinense. Em um jogo pautado na estratégia estabelecida pelo seu treinador, a Chape foi guerreira, segurou a pressão do Figueira e trouxe na bagagem um grande resultado, 1x1. Um novo empate em Chapecó, e os comandados de Dal Pozzo serão finalistas, mais do que merecidamente.

A melhor campanha do Estadual merece ser premiada, desde o começo da competição o time do Oeste mostrou a sua força, com muita raça apresentou a todos o grupo que quer fazer bonito na série B do Brasileiro. Agora é firmar o passo, e colocar o segundo pé na decisão.

Capitão Rafael Lima quer mais da Chapecoense: ‘A vantagem acabou’

Pela primeira vez em quatro anos, Grêmio não chega à final de turno no Gauchão

Campeonato Municipal de Campo de Passos Maia 20133ª Rodada

ESTÁDIO MUNICIPALUnião 6x2 Bar do Auri

Crediluz 3x3 CopacabanaCAMPO MARINI

Escola Duque de Caxias 1x2 BarrageirosAuto Mecânica Rudi São Cristóvão 2x2 Coplavale

CAMPO TOZZOAlagado 2x5 Zumbi

Tozzo 9x0 Auto Escola Positiva

A viagem de Chapecó a Flo-rianópolis não foi em vão para os jogadores do Verdão do Oeste no primeiro jogo da semifinal. O

gol de Fabinho Alves que levan-tou a torcida logo aos 11 segun-dos de jogo ainda dá a vantagem do empate ao campeão do turno neste Estadual e o melhor co-locado na classificação geral, a Chapecoense. Apesar da vanta-gem baseada no regulamento, o zagueiro Rafael Lima não vê su-perioridade e favorecimento ao time para a partida de volta, no próximo domingo.

— A vantagem do empate não tem tamanho nenhum, o que passou, passou. Agora temos que nos preocupar em marcar o Figueirense e jogar bem — dis-se o atleta à Rádio CBN Diário, de Florianópolis.

A decisão que irá colocar Chapecoense ou Figueira na fi-nal do campeonato já tem data marcada, será no próximo do-mingo, às 16h. Para tal objetivo ser alcançado pelo time do Oes-te, Rafael Lima entende que ele e os companheiros precisam de um melhor rendimento do que tiveram em Florianópolis.

— O Figueirense é uma equi-pe de qualidade e, que se chegar lá, e vencer, estará na final. En-tão, essa vantagem acabou no primeiro tempo, nos 90 minu-tos. Temos os 90 minutos finais lá em Chapecó e, se vacilarmos, vamos estar fora da final — con-tou o zagueiro.

Após a eliminação nas se-mifinais da Taça Farroupilha, o Grêmio quebrou uma sequência construída desde que o campe-onato Gaúcho passou a ser dis-putado no modelo atual, que, a partir de 2009, passou a ter dois turnos para definir o títu-lo — e, em caso de vencedores diferentes, dois jogos entre os ganhadores das taças definem o campeão. Após o pênalti de Vargas defendido por Fernando, a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo, pela primeira vez em quatro anos, não chega a uma final de turno.

Além da queda precoce, o desempenho da equipe na com-petição é alvo de fortes críticas

dos torcedores. Em 10 jogos com os jogadores considerados titulares, Luxemburgo não con-seguiu repetir o time. E essa é uma das justificativas apontadas pelo técnico para o fraco desem-penho.

Retrospecto do Grêmio no Gauchão

2009 — Perdeu o primeiro turno para o Inter. Não se clas-sificou para a final do segundo.

2010 — Venceu o primeiro turno em 2010. Perdeu a final do segundo para o Inter. Foi campeão gaúcho.

2011 — Campeão do primei-ro turno. Perdeu o segundo tur-no e o campeonato para o Inter.

2012 — Não se classificou

para a final do primeiro turno. Perdeu a final do segundo.

2013 — Eliminado nas quar-tas de final do primeiro turno. Perdeu na semifinal do segundo.

Fonte: ZH

Aproveitamento de Luxa ficou próximo aos 50%

Jogo de ida terminou empatado

Page 16: Jornal Oeste Notícias - Edição 66

Leia o Oeste Notícias no site: www.100.7fm.net.br

Passos Maia está representada na nova diretoria da Undime

O município de Passos Maia está representado na nova diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de San-ta Catarina. A secretária de Educação de Passos Maia, Geni Mantovani, ocupa o cargo de suplente na repre-sentação da região de Xan-xerê da Undime.

Ela vai participar de reuniões e atividades na ausência do titular Odimar Bombassaro, secretário de Educação de Faxinal dos Guedes. “O importante é que Passos Maia está represen-tado e à disposição da Un-dime”, enalteceu Geni após ter o nome confirmado na diretoria.

Os novos representantes foram eleitos na última se-mana, durante o XIV Fórum Extraordinário da Undime. A secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, foi escolhida presidente. A eleição teve como votantes os membros efetivos da or-

ganização. A nova diretoria atuará por dois anos, repre-sentando os 293 municípios de Santa Catarina.

Além da eleição, o even-to foi marcado por uma série de seminários, ressaltando temas de extrema importân-cia, conforme avalia Geni. “Dos seminários da Undime que participei até agora, foi um dos mais proveitosos”, considera a secretária.

As palestras foram con-duzidas por vários profissio-nais ligados ao Ministério da Educação, Secretaria Esta-dual da Educação e Conse-lho Estadual da Educação. “Sempre que pudermos par-ticipar, vamos participar. Te-mos o incentivo da adminis-tração para fazer a educação melhorar”, acrescenta.

A Undime foi fundada em 1986 e reúne os respon-sáveis pelos órgãos munici-pais de educação. A associa-ção tem como objetivo prin-cipal defender os interesses e a qualidade da educação

municipal, além de garantir a expansão da qualidade do ensino.

Fórum em JoinvilleAinda antes de participar

da eleição da Undime, na terça-feira, dia 16, Geni es-teve presente na II Reunião do Conselho Estadual de Educação com os Conselhos

Municipais de Educação. O evento, realizado em Joinvil-le, falou sobre a Conferência Nacional da Educação (Co-nae), os desafios na educa-ção, o regime de colaboração com os municípios e outros vários assuntos.

De acordo com a secretá-ria, a reunião também serviu para uma avaliação da edu-

cação básica e a divulgação de programas e projetos do FNDE. “Em especial, foi fa-lado sobre o papel do Conse-lho Municipal de Educação, as funções e atribuições e sua articulação com a Secre-taria Municipal de Educa-ção”, finaliza.

Fonte: Assessoria