jornal oeste notícias - edição 61

16
Pedro Uczai promove curso de capacitação para gestores da educação PGO e DOM são apresentados aos municípios da AMAI Estudo mostra que 75% dos municípios catarinenses não contam com bafômetro Página 3 Página 10 Página 12 PONTE SERRADA, QUINTA-FEIRA, 28 de Março de 2013 – Ano II – Nº 61 Página 07 Leia o Oeste Notícias no site: www.100.7fm.net.br Feliz Páscoa

Upload: vanio-gandolfi

Post on 28-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal Oeste Notícias - Edição 61 - Ano II Ponte Serrada - 28 de Março de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

Pedro Uczai promove curso de capacitação para gestores da educação

PGO e DOM são apresentados aos municípios da AMAI

Estudo mostra que 75% dos municípios catarinenses não contam com bafômetro

Página 3 Página 10 Página 12

OESTE NOTÍCIASPONTE SERRADA, QUINTA-FEIRA, 28 de Março de 2013 – Ano II – Nº 61

Faxinal Dos Guedes inicia primeira etapa da operação Tapa Buracos

Página 07

Leia o Oeste Notícias no site: www.100.7fm.net.brFeli

z P

áscoa

Page 2: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

2OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 2013

OpiniãO

CNPJ: 14.782.670/0001-11Direção Geral: Vânio GandolfiEdição e Revisão: Jarbas RitterDiagramação: Paulo Andrés Urqueta GómezRua Primo Fachinello, 101 - Bairro Bela Vista Ponte Serrada - SC - CEP 89683-000

Abrangência: Região Oeste

Colunas e artigos não representam, necessariamente, a opnião deste jornal.

[email protected]

João EDUARDo DE NADAlAdvogado e empresário, especialista em Direito Públicojoaonadal@lawconsultoria.com.brwww.joaodenadal.wordpress.com

ARTIGo

OESTE NOTÍCIAS Jornal Semanal

Prefeito Edegar recebe o novo comandante da PM de Faxinal dos Guedes

o prefeito Edegar Gior-dani, recebeu em seu gabinete o novo comandante da Polícia Militar de Faxinal dos Guedes, oSargento Valmor Dornelles, juntamente com o caboAntô-nio Correa que comandava a PM até o momento. o encon-tro serviu para a apresentação do plano de trabalho do oficial e abertura de parcerias com o município para desenvolver ações de combate à violência na cidade.

Na oportunidade o pre-feito colocou a estrutura do mu-nicípio à disposição da Polícia Militar e falou que segurança pública é umas de suas prio-ridades. No seu plano de go-vernoconsta a implantação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade para proporcionar ainda mais segurança à população. “Para nós é uma satisfação poder au-xiliar a Polícia Militar a zelar pela segurança de nossa cidade. Desde já colocamos a estrutu-ra do município à disposição

do Sargento Valmor Dornel-lesressaltando que as portas da Prefeitura estão abertas à PM”, destacou Giordani, que apro-veitou para parabenizar o cabo Antônio Correa pelo trabalho que desenvolveu no comando da PM no município.

No que diz respeito a segurança pública, o prefeito Edegar tem dado uma atenção

especial , tanto que através de parceira com a Câmara de Ve-readores, da sociedade organi-zada de Faxinal dos Guedes e das entidades do município foi possível,já nos primeiros dias de sua administração,atender uma reinvindicação antiga da popu-lação, conseguir o aumento do efetivo da PM com mais quatro policiais.

Prefeito Edegar e Sargento Valmor

Deputado Mauro pede melhorias na SC 283Na última semana o deputado estadual Mauro De Nadal solicitou uma operação “tapa buracos” emergencial para a rodovia SC 283, trecho Chapecó – Mondaí que já estava em mau estado de conservação e após dias seguidos de chuva apresenta ainda mais perigos às pessoas que por ali transitam.Passarela em Planalto AlegreEm outro trecho da rodovia com o intuito de ga-rantir a segurança dos moradores do município de Planalto Alegre o deputado Mauro solicitou junto a Secretaria de Estado da Infraestrutura e também ao Departamento Estadual de Infraes-trutura – Deinfra a construção de uma passarela para travessia de pedestres sobre o trecho da SC 283 que corta a cidade.Conforme explica o deputado Mauro é possível viabilizar a obra se esta for adicionada ao projeto de restauração do trecho de Chapecó a Mondaí da SC 283. “o fluxo de veículos é intenso neste trajeto. Isto tem causado inúmeros acidentes e deixado a população local insegura”, relata De Nadal.Deputado Mauro de Nadal

Temos vagas.

Em meio ao crescimento da economia e à ausência de mão de obra qualificada o suficiente, muitos empregadores brasileiros tem buscado no exterior profissionais para preencher suas vagas.

A maior parte da demanda é por engenheiros, técnicos, professores e funcionários para cargos de executivo sênior ou gerente em empresas. A maio-ria desses empregados vem da Europa, América latina e Estados Unidos.

Apesar da dificuldade já sabida com as leis tra-balhistas, mais rigorosas no Brasil se comparadas a outros países, e a barreira do idioma, a necessi-dade de mão de obra especializada faz com que a busca de profissionais estrangeiros cresça no país.

o problema para encontrar profissionais qual-ificados no mercado brasileiro, evidenciado pelo crescimento dos últimos anos, não é o único, no entanto. A dificuldade em contratar é geral, não afetando somente cargos de maior gabarito nas empresas.

Quem nunca ouviu o conhecido adágio pop-ular “só não trabalha quem não quer”? Pois é, o ditado parece encaixar-se como uma luva à situa-ção atual do mercado.

Muitos reclamam da falta de emprego ao mesmo tempo em que empresários e industriários estão com vagas abertas sem conseguir preenchê-las. Filas se formam nos SINEs do país enquanto vagas de empregos são requisitadas aos montes.

Difícil encontrar empresário ou empreend-edor satisfeito com a qualidade dos funcionários contratados, e com a quantidade também. Desde o setor de serviços até a indústria encontra limita-dores quantitativos e qualitativos no trabalhador.

o setor de serviços, por exemplo, representa atualmente, aproximados 69% do PIB e participa com 70% da mão de obra empregada no país.

Especialistas são unânimes em afirmar que a educação constante e a educação básica são os principais entraves para a qualificação dos trabal-hadores. Não há mais espaço para o profissional que somente aperta o botão.

Enquanto o Brasil não se profissionalizar e deixar a educação como bandeira secundária na formação da população, o crescimento do país e da frase “só não trabalha quem não quer”, continu-arão andando juntas.

Page 3: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 20133

nOTíciasPGO e DOM são apresentados aos municípios da AMAI

A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e o Consórcio de In-formática na Gestão Pública Municipal (CIGA) promoveram na última semana, dois encontros para esclarecimentos sobre o Diário oficial dos Municípios (DoM) e o Programa de Gestão de obras (PGo).

No evento sobre o DoM participa-ram Assessores de Comunicação, Secretá-rios de Administração, Assessores Jurídi-cos e demais responsáveis pelas publica-ções oficiais dos municípios.

o Diretor Executivo do CIGA, Gilsoni Albino, apresentou como funcio-na o processo de ingresso no DoM, bem como as vantagens oferecidas pelo Con-sórcio. Também fez uma explanação sobre o novo portal dos municípios e sobre o

portal da lei de Acesso à Informação.Já o Técnico em Tecnologia da In-

formação do Ciga,Danilo Murilo Chagas da Silva, realizou um treinamento sobre o PGo com os Engenheiros e Arquitetos que atuam nos municípios da região.

o PGo é vinculado à tabela SINPAI/SC de construção civil, a qual é atualizada mensalmente. Cabe ressaltar, que o sistema gera de forma automática, utilizando-se dos padrões da DTB da Caixa Econômica Federal, os seguintes itens: or-çamentos, cronogramas, orçamentos pós--licitação, cronograma pós-licitação, orça-mento reprogramado, cronograma repro-gramado, boletim de medição, resumo da medição e ofício.

Fonte: Ascom AMAI

Auditório da AMAI ficou lotado

Coelhinho da Páscoa é tema de mais uma Contação de História

Crianças que estudam nas seis creches de Ponte Serrada acom-panharam na última sex-ta-feira, dia 22, a sequên-cia do projeto Contação de História, promovido pelo Departamento de Cultura, através da Se-cretaria de Educação do município.

Desta vez o tema que atraiu a atenção dos alunos foi o Coelhinho da Páscoa. A abordagem foi uma escolha da Secretaria de Assistên-cia Social de Ponte Serrada, tendo como contadora a professora Rosane Paglia e a diretora de Cultura Nataniele Barreto, ca-racterizada de coelhinha.

o projeto tem como objetivo pro-mover o gosto pela leitura e despertar a

imaginação das crianças. Estudantes das creches Pequeno Cidadão, Hermínia Ser-vergnini, Cantinho do Saber, Carmelina Menin Rossi, Gerólimo Emilio Marini e Hortência de Almeida acompanharam a edição desta sexta.

Fonte: Assessoria

O Coelhinho se enturmou rapidinho com a criançada

Page 4: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

4OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 2013

Zimmermann confirma espaço para o carvão nos leilões de energia

o carvão mineral poderá participar do leilão de geração de energia no segundo semestre deste ano, mas vai disputar com outras fontes que compõem o a matriz energética do Brasil e precisará ter preço competitivo, afirmou na última sexta-feira (22) o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Ele participou da reunião de diretoria da Federação das Indústrias (FIESC). “Se estamos hoje num país que busca dimi-nuir os custos de energia, é importante dar competitividade para novas fontes, como é o caso da biomassa e do carvão mineral”, afirmou.

Zimmermann explicou que foi aberto espaço para o insumo nos leilões porque não se concretizou um projeto de energia térmica (a óleo) que estava pre-

visto. No entanto, ele ressaltou que o Brasil assumiu o compromis-so de reduzir a emissão de gases de efeito estufa durante convenção em Copenhagen.

o coordenador do Comitê de Carvão da FIESC, Cláudio Zilli, afirma que o anúncio vai favorecer os investi-mentos, principalmente na região Sul do Estado. “Há anos lutamos para que tenhamos a repre-

sentatividade que merecemos. Acho que temos espaço e reserva para crescer. É pos-sível praticar valores mais competitivos, desde que o setor receba incentivos”, sa-lientou ele.

o carvão é responsável por 30% da energia primária no mundo e 42% da geração de energia elétrica. A produção mundial total é de 7,7 bilhões de tonela-das. os maiores produtores mundiais são a China, Estados Unidos, Índia, Austrália, Indonésia, Rússia, África do Sul e Alema-nha. Santa Catarina tem 9,6% das reservas nacionais de carvão. Das 13 empresas que exploram a atividade no Brasil, 10 estão no Estado. Dos 4,5 mil empregos gerados pelo setor em nível nacional, 4 mil estão em Santa Catarina.

Márcio Zimmermann participou da reunião de diretoria da FIESC

Alunos participam de atividades durante Dia Mundial da Água

o Dia Mundial da Água, comemorado na última sexta-feira, 22, foi motivo de reflexão para a sociedade sobre a vital im-portância do recurso para a vida na Terra. Com foco na conscientização, o Departa-mento de Meio Ambiente de Ponte Serrada, em parceria com a Secretaria de Educa-ção, a Escola AntonioPaglia e a empresa Celulose Irani,

promoveu a apresentação de um filme e um debate sobre a situação da água no muni-cípio, região, estado, país e mundo.

Além da atividade, outros trabalhos envolven-do alunos das escolas devem ser desenvolvidos no decor-rer desta semana. o diretor da Secretaria de Meio Am-biente, Sandro Pereira, aponta que todas as ações

serão voltadas à conscientização sobre a água. “Exemplo será uma visitação nas nascentes do Rio Ponte Serrada”, sa-lienta.

Segundo ele, hoje 85 mil litros de água deste rio são tratados pela Casan do mu-

nicípio a cada hora. “logo estaremos realizando um processo de revitalização às margens do ponto de cap-tação de água da Casan e em seu curso a montante”, adianta o diretor.

Sandro chama a atenção para a responsa-bilidade coletiva quando o assunto é a preservação. “A responsabilidade de preser-

vação e conservação dos re-cursos hídricos, quanto sua escassez e contaminação, é de todos e jamais poderá ficar centralizada apenas nos órgãos governamentais, pois se trata de um bem comum. Sendo assim, todos devem cuidar”.

A disputa pela água exige uma atenção cada vez maior. Em 40 anos, a demanda deve crescer mais de 50%. Enquanto isso, os recursos hídricos do planeta estão sendo contamina-dos e a quantidade de água na Terra é praticamente a mesma há milhões de anos.

“Em nosso município, em períodos de estiagem, já podemos perceber a impor-tância deste recurso. Pois até mesmo no interior, onde há poucos anos era considera-do local com abundância de água, hoje percebemos a es-

cassez. Até uma estação com rede de água teve que ser construída para suprir as ne-cessidades dos moradores”, lembra.

Sandro ressalta que apenas 10% de toda a água são consumidos diretamente pela população, sendo res-ponsabilidade da indústria cerca de 20% do consumo e 70% utilizados na agri-cultura para a produção de alimentos. “Uma pessoa deve beber dois litros de água por dia, mas são ne-cessários de dois a cinco mil litros de água para produzir sua alimentação diária, de acordo com a organização das Nações Unidas. Desta forma, temos certeza que é dever de todos cuidar e eco-nomizar este bem que dispo-mos em nossas residências”, pontua.

Fonte: Assessoria

Alunos ponteserradenses

Page 5: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 20135

Escolas e creches de Ponte Serrada deverão ganhar planos emergenciais

A Defesa Civil de Ponte Serrada, preocupada com a situação de seguran-ça e bem-estar dos alunos que frequentam as unidades escolares do município, está elaborando planos de emer-gência para cada unidade de ensino.

Responsável pelo projeto, o diretor da Defesa Civil, Sandro Pereira, afirma que o primeiro passo está sendo registrar informações

técnicas na escola Antonio-Paglia, instituição onde será iniciada a implantação do plano. “Nossa preocupação, no momento, é levantar pos-síveis pontos de vulnerabili-dade e com potencial risco aos presentes na escola”, explica.

Em um segundo momento, pré-agendado, os professores e colaborado-res serão capacitados, rece-bendo orientações nas áreas

de atendimento pré-hos-pitalar (em casos como desmaio, engasgamento e fraturas) e combate a in-cêndio (utilização e ma-nuseio dos extintores).

“Terminando o período de capacitação com os professores, esta-remos realizando treina-mentos com os alunos da escola, treinamentos estes para o comportamento de cada um em situações de emergência ou até mesmo em um incidente que possa ocorrer na escola”.

De acordo com o diretor, o último passo será a realização de um grande simulado. “Estaremos traba-lhando com professores, co-laboradores e alunos sobre como agir em uma situação onde a escola foi tomada por fogo. Neste momento, os procedimentos absorvidos no período de capacitação serão colocados em prática”, adianta Sandro.

Ele afirma que este

será o momento ideal para identificar os pontos fracos e fortes do plano. “Com a ex-periência da prática, vamos poder aperfeiçoar ainda mais as ações e procedi-mentos a serem aplicados à realidade de cada unidade escolar”.

o simulado deverá ter o apoio de órgãos como a Polícia Militar, Polícia Civil, Samu, postos de saúde, hos-pital e Corpo de Bombeiros. “Desta forma iremos adqui-rir experiências que poderão ser utilizadas como base em um possível evento que venha ocasionar danos e de-mandar uma grande estru-tura de recursos humanos e materiais”, assinala.

o responsável ainda lembra que a ideia já foi abraçada pela coordenado-ra da Educação Infantil no município, Neuza Tamanho. Segundo ele, Neuza colocou--se à disposição para ser par-ceira do plano, contribuindo com as discussões e o desen-

volvimento do trabalho. No início do mês,

uma reunião entre Sandro, a secretária de Educação, Andréia Ferrari, e o prefeito de Ponte Serrada, Eduardo Coppini (Duda), foi reali-zada para a apresentação da proposta. A administração está disposta a fazer com que a medida seja aplicada nas escolas e creches em um curto espaço de tempo.

A secretária de Edu-cação destacou o pionei-rismo da ideia na região. Andréia lembrou desconhe-cer alguma outra escola que possua um plano emergen-cial, ainda mais um plano que se preocupe com a postura de cada indivíduo em uma situação anormal. Ela também colocou a estru-tura educacional do muni-cípio à disposição para que o projeto seja colocá-lo em prática o mais breve possí-vel.

Fonte: Assessoria

Escolas e creches de Ponte Serrada deverão ganhar planos emergenciais

PUBLICAÇÃO LEGALESTADO DE SANTA CATARINACÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PASSOS MAIA/SC

CONTRATO 0003/2013PREGÃO PRESENCIAL Nº 0001/2013CONTRATANTE: Câmara Municipal de Vereadores de Passos Maia-SCCONTRATADO:, RÁDIO BEBEDOURO FM LTDA ME, CNPJ nº01.756.106/0001-82 .MODALIDADE: Pregão Presencial – Lei Federal n.10.520, de 17 de julho de 2002 e subsidiariamente Lei n.º8.666/93 e suas posteriores alterações.OBJETO: Contratação de empresa jornalística para publicação de atos ofi-ciais da Câmara Municipal, boletins, portarias, decretos, resoluções, leis e ainda, atos administrativos atinentes a processos de licitações, Lei 8.666/93 e 10.520/02, e demais editais julgados necessários de publicação pela adminis-tração, conforme regulamentação e determinação administrativa, da seguinte forma:a) Jornal com edição semanal deverá ter circulação no município de Passos Maia/SC, e região Oeste do Estado de Santa Catarina;b) O licitante deverá aceitar que os pedidos de publicação sejam enviados via FAX ou via Internet;c) Na edição semanal deverão constar os resumos das sessões realizadas nos dias anteriores ao da publicação do jornal, em forma de coluna, contendo, no mínimo, 1/3 da página;d) Deverá, ainda, além da publicação descrita no item “c”, constar a divulga-ção de matérias produzidas pela assessoria de imprensa da Câmara de Verea-dores de Passos Maia/SC;e) O licitante deverá aceitar, ainda, de publicar imediatamente os editais en-caminhados até às 17h (dezessete horas), do dia anterior ao da publicação do semanal;f) A Câmara de Vereadores não fica adstrita a publicar quantidades mínimas ou máximas;g) O licitante deverá disponibilizar funcionário para colheita de informações e edição das matérias que serão publicadas.VALOR GLOBAL: R$ 30.600,00 (trinta mil e seiscentos reais)DOTAÇÃO: R$ 103.586,04 (cento e três mil e quinhentos e oitenta e seis reais e quatro centavos)DATA:15/03/2013VANDERLEI DALBOSCO.Presidente Da Câmara Municipal de Vereadores de Passos Maia/SC.

ESTADO DE SANTA CATARINACÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PASSOS MAIA/SC

CONTRATO 0004/2013PREGÃO PRESENCIAL Nº 0002/2013

CONTRATANTE: Câmara Municipal de Vereadores de Passos Maia-SCCONTRATADO:, LUCELIA RUMPEL MONTERIO ME, CNPJ nº 14.782.670/0001-11 .

MODALIDADE: Pregão Presencial – Lei Federal n.10.520, de 17 de julho de 2002 e subsidiariamente Lei n.º8.666/93 e suas posteriores alterações.OBJETO: O objeto do presente contratação de empresa jornalística para publicação de atos oficiais da Câmara Municipal, boletins, portarias, de-cretos, resoluções, leis e ainda, atos administrativos atinentes a processos de licitações, Lei 8.666/93 e 10.520/02, e demais editais julgados neces-sários de publicação pela administração, conforme regulamentação e de-terminação administrativa, da seguinte forma: Jornal com edição semanal que deverá ter circulação no município de Passos Maia/SC, e região Oeste do Estado de Santa Catarina, com resumos das sessões realizadas nos dias anteriores ao da publicação do jornal, em forma de coluna, contendo, no mínimo, 1/3 da página, sem quantidade mínima ou máxima de publicações; A CONTRATADA aceita que os pedidos de publicação sejam enviados via FAX ou via Internet; A CONTRATADA deverá ainda publicar as matérias produzidas pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Passos Maia/SC, aceitando, a publicação de matérias, e editais encaminhados até às 17h (dezessete horas), do dia anterior ao da publicação do semanal, com a disponibilidade de funcionário para colheita de informações e edição das matérias a serem publicadas.VALOR GLOBAL: R$ 19.200,00 (dezenove mil e duzentos reais)DOTAÇÃO: R$ 103.586,04 (cento e três mil e quinhentos e oitenta e seis reais e quatro centavos)DATA:15/03/2013VANDERLEI DALBOSCO.Presidente Da Câmara Municipal de Vereadores de Passos Maia/SC.

Page 6: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

6OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 2013

Câmara de Ponte Serrada aprova duas indicações

A Sessão ordinária da Câmara Municipal de Ve-readores de Ponte Serrada, na noite de segunda-feira, dia 25, aprovou duas indi-

cações.A primeira indicação foi da Vereadora Maria Isabel de Araújo Bordignon (Bebel), para que o poder executi-

vo viabilize um abrigo parapassageiros na Rua onório leon Aguero, na Cohab 4. “Esta pequena obra abriga-rá um número elevado de trabalhadores que-aguardam transporte (diariamente), princi-palmente no inverno, que (emnossa cidade) é rigoroso, evitando que os mesmos fiquem sob as intempéries do tempo”, defendeu Bebel. Sobre esse tema, o Ve-reador EdivanAntoni

Panizzi lembrou, e o Presi-dente Evandro Pavan reite ou que os abrigos existen-

tes, não permitem a pas-sagem de cadeirantes pelo passeio público, e que os abrigos de todo o municí-pio deverão ser trocados, e não reform dos, facilitan-do assim a acessibilidade dos portadores de deficiên-cia. E a segunda indicação foi da Vereadora Mariza lopes Pimentel, para que seja criado o cargo de “Cui-dador” nas escolas, quando necessário, para os porta-dores de necessidades es-peciais. “Garantir um pro-fissional especializado, que ofereça acompanhamento individualizado, de forma a viabilizar a mobilidade no

ambiente escolar,o aten-dimento de necessidades pe soais e a realização de outrastarefas que não podem ser prestadas pelo professor, deve ser um direito de todo o aluno portador de defic ências. A rede municipal de ensino já garante este direito, porém não está re-gulamentada e assegurada na estrutura do magistério Criar o cargo e suas atri-buições é uma forma de organizar e regrar a quem pode ocupar este cargo, e quem a tem direito”, concluiu Mariza. Fonte: Marcelo Vieira/Assessoria

Câmara de Vereadores de Ponte Serrada

Estudantes participam de atividades comemorativas à Páscoa em Passos Maia

Centenas de crianças das escolas de Passos Maia foram alegradas na última semana pela visita do Coe-lhinho da Páscoa. Ao longo de três dias, as unidades de ensino foram tomadas por brincadeiras, com os estudantes ainda animados por pa-lhaços e levando para casa uma ces-tinha com doces.As atividades começaram na quarta--feira, dia 20, e seguiram até a sex-ta-feira, dia 22. ocoelhinho passou

por todas as escolas municipais e na Escola Estadual Corália Gevaerd olinger, que teve alunos até o quinto ano presentes nas festividades.o trabalho foi promovido pelas Se-cretarias de Educação e de Desen-volvimento Social de PassosMaia. Ao todo, 850 alunos receberam ces-tinhas com doces e se divertiram na-sunidades de ensino, inclusive estu-dantes do Peti, creche a Apae.Fonte: Assessoria

Copérdia quer faturar R$ 1 bilhãoUm faturamento de R$ 1

bilhão nos próximos dois anos. Esse é o objetivo da Copérdia. Com a in-corporação da Coperio, a Copérdia tornou-se uma das maiores coope-rativas do estado. No ano passado, o faturamento foi de mais de R$ 800 milhões.

o presidente da Copérdia, Valdemar Bordignon, afirmou que a incorporação da Coperio está muito próxima de acontecer. Faltam poucos detalhes para que, final-mente, a Cooperativa da região de Joaçaba seja incorporada.

Fonte: Rádio Rural

Eventos da PJ de Ponte Serrada! Venha participar!SEGUNDO DIA DO PASTELDia 06 de abril, na Igreja do Bairro CohabCusto R$ 2,00Sabores: pizza, chocolate e carneEntrega a partir das 10 hs.MACARRONADA DA

JUVENTUDEDia 14 de abril, domingo, será servido as 12hslocal: Centro Comunitário de Ponte SerradaCardápio: Macarronada, galeto e saladas diversas.Custo: R$ 15,00Terá também sobremesas e bingo.

Page 7: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 20137CAPA

Faxinal Dos Guedes inicia primeira etapa da operação Tapa Buracos

A Administração Muni-cipal de Faxinal dos Guedes iniciou no início do ano uma operação tapa Buracos no município. Após um perío-do de muita chuva, a opera-ção reiniciou nesse mês de março com a demarcação das ruas a serem recuperadas e a raspagem do asfalto em diferentes pontos.

Segundo o Secretário de Infraestrutura Jacir Baggio, o número de pontos cadas-trados para receber os tra-

balhos da operação está em constante mudança. “Nós recebemos solicitações por meio de acompanhamento da população que nos ajuda, e também, verificamos com os serviços de ronda que fa-zemos”, ressaltou Baggio.

Outro ponto enaltecido pelo secretário é o crono-grama de serviços, “estamos realizando agora a raspagem do asfalto, na sequência va-mos fazer a limpeza e aplicar a manta asfáltica”, salientou

Baggio, lembrando que to-dos os bairros, o centro, o distrito da Barra Grande e a rodovia FAG 050, que liga o município ao distrito, vão receber os serviços.

O trevo próximo a madei-reira Barra Grande, na entra-da do município, já recebeu as melhorias. O objetivo da operação é recompor a ma-lha asfálticae melhorar as condições de trafegabilidade nas ruas da cidade.

Operação Tapa Buracos em Faxinal dos Guedes

Aconteceu na Câmara de Passos MaiaA Câmara de Vereadores de Passos Maia realizou na última segunda-feira, dia 25, a 7ª Sessão de 2013 (Sessão ordinária - Nº 876). Todos os vereadores estiveram pre-sentes. Um ótimo público acompanhou a sessão, que foi aberta pelo Presidente da Casa Vanderlei Dalbosco.o expediente do dia foi composto pela leitura de dois ofícios do Prefeito Municipal IvandreBocalon, o primeiro solicitando a indicação de dois nomes para representar a Câmara de Vereadores na Comissão Preparatória Municipal, a fim de participar da Etapa Preparatória Municipal da 5ª Conferência das Cidades, sendo escolhida a ve-readora Áurea dos Santos Gubert (titular) e Marcos Rodrigues da Silva (suplente). o segundo encaminhava para a Câmara as Notas de Empenhos e balancete da receita e Despesas do mês de Fevereiro de 2013. Em seguida, foi lido ofício da Secretaria de Administração, informando sobre o repasse de recursos federais para o Salário Edu-cação, na ordem de R$17.553,81.Na sequencia foram lidas cinco indicações, uma do vereador José da Rocha Bueno, uma da vereadora Áurea Gubert, duas conjuntas dos vereadores Vanderlei Dalbosco e Áurea Gubert e uma da bancada do PMDB e do PT. Todas elas deverão entrar em discussão e votação na próxima sessão.Na ordem do dia, o plenário aprovou por unanimidade, em segunda votação, o Projeto de lei 003/2013, que institui e estabelece a política municipal de saneamento básico de Passos Maia. Do projeto aprovado, originou-se a lei nº 699/2013.Por fim, foram discutidas e votadas duas indicações, a primeira era da vereadora Rosani de Fátima Nérvis, que solicitava a perfuração de poço artesiano e distribui-ção de água no Assentamento Sapateiro. Após deliberação do plenário, a mesma foi aprovada por todos. A segunda indicação, de autoria da Bancada do PMDB e do PT, solicita o aumento do auxílio financeiro para os estudantes universitários, incluindo também os alunos de cursos técnicos. o pedido dos vereadores propositores é que esse auxílio, que hoje é de R$ 60, seja reajustado para R$ 200, como forma de incen-tivo aos estudos. Após extensa discussão, a indicação foi aprovada por todos e será encaminhada agora para o Executivo Municipal.No fim os vereadores Netchão e José da Rocha Bueno fizeram uso da palavra livre para tratar sobre assuntos diversos. A próxima sessão ocorre no dia 1º de Abril, com início às 19 Horas.

Page 8: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

8OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 2013

EVENTOS JAQUElINE QUEIRoZ

Cervejada - Ane e Laleska

Page 9: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 20139

Empresa Destaque

A Polícia de Militar de Ponte Serrada tem um novo comandante, o 3º Sargento Pedro Gonçalves Lins assumiu o comando do 4º Grupamento do 4º Pelotão da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Ponte Serrada. A solenidade de Assunção de Co-mando ocorreu na manhã dessa terça-feira, dia 26, na Sede do Grupamento de Polícia Militar.

O evento contou com a presença de diver-sas autoridades, com destaque para o Co-mandante da 4ª Companhia de Polícia Mili-tar, Capitão Maurício Gonçalves Viríssimo, do Promotor Fernando Rodrigues de Menezes Junior, da Juíza da Comarca de Ponte Serra-da Angélica Fassini, do Deputado Estadual Moacir Sopelsa e diversos vereadores.

3º Sargento Pedro Gonçalves Lins assume o comando da PM de Ponte Serrada

Page 10: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

10OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 2013

Pedro Uczai promove curso de capacitação para gestores da educaçãoChapecó recebeu na última semana o 2º Seminário de Capacitação de Gestores da Educação. A atividade, articulada pelo Deputado Federal Pedro Uczai e pela Deputada Estadual luciane Carminatti, aconteceu no auditório da ACAMoSC. o Seminário reuniu gestores da educação de 42 municí-pios de Santa Catarina e teve como palestrante Francisco Evernando Vieira da Silva Coelho, da coordenadoria geral de infraestrutura edu-

cacional do Fundo Nacio-nal de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Minis-tério da Educação (MEC). Segundo Uczai, o seminário tem a finalidade de trazer in-formações sobre os progra-mas do MEC às secretarias de educação dos municípios catarinenses. “Esse encon-tro prepara os gestores para buscarem os recursos, para aproveitarem bem o dinhei-ro e não perder os prazos estabelecidos pelo MEC. Também depois acompa-

nhar o andamento das obras e ações e prestar contas para que no ano seguinte tenha os recursos novamente”, destacou o parlamentar. A prestação de contas é funda-mental para que os municí-pios não percam a possibili-dade de acessar recursos ou mesmo terem a paralisação das obras em andamento. No seminário foi explicado aos gestores como devem proceder para acessarem programas do FNDE, como, por exemplo, a construção

de creches, quadras cober-tas, construção de escolas, compra de equipamentos e ainda as possibilidades de aquisição de ônibus para o transporte escolar. “Sou professor e tenho a sensi-bilidade da importância de qualificarmos cada vez mais a educação pública. Sou parceiro dos municí-pios para subsidiar os mu-nicípios com as informa-ções corretas, pois, dessa forma, vai ter dinheiro, vão ter ações e programas

nos municípios catarinen-ses”, salientou Pedro Uczai.

Deputado Pedro Uczai

SENAI realiza aula inaugural de cursos de Aprendizagem Industrial em Ipumirim

Entidade do Sistema FIESC orientada à formação profissional, o SENAI realizou, na última semana, a aula inaugural do curso de Aprendi-zagem Industrial em Informática na cidade de Ipumirim. o curso é ofe-recido em sala cedida pela prefeitu-ra, na Rua João Mosele, 105 - ao lado da Polícia Militar. As duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde, atendem 62 estudantes.

“Com a iniciativa, estamos criando oportunidades para que os moradores de outras cidades reali-zem sua capacitação profissional e, assim, tenham condições de com-

petir pelas melhores vagas e melho-rar sua qualidade de vida”, afirma o diretor do SENAI em Concórdia, Volnei César Magedans, que parti-cipou da aula inaugural, ao lado de autoridades do município.

“Em toda a região, mantemos 427 estudantes em cursos de apren-dizagem, que são jovens de 14 a 24 anos que começam a se inserir no mercado de trabalho”, afirma Ma-gedans. Além de Concórdia e Ipu-mirim, no Alto Uruguai Catarinense o SENAI oferece cursos de educação profissional em Seara, Itá e Irani. Em todos eles, as aulas são possí-

veis graças às parcerias estabeleci-das com as comunidades, por meio do Poder Público Municipal e outras

entidades.Fonte: FIESC

Curso atende 62 alunos

Prefeitura de Ponte Serrada dará sequência a mutirões em bairrosA ideia de realizar mutirões em bairros do município de Ponte Serrada será levada adiante pela Prefeitura nas próximas semanas. Dentro de alguns meses, a intenção é passar por todos os bairros do muni-cípio, desenvolvendo atividades com a participação maciça de todas as se-cretarias.os trabalhos previstos para os Bairros São Sebastião e Quatro Irmãos, no último final de semana, foram par-cialmente realizados devido à chuva que caiu durante o domingo, dia 24. o mau tempo levou a administração a cancelar as atividades agendadas para o último dia.De acordo com o prefeito Eduardo

Coppini (Duda), a intenção é retomar as ações já no primeiro final de semana de abril, posterior à passa-gem da Páscoa. Mesmo sem ter sido concluído o mutirão nos dois bairros, o prefeito aponta que os trabalhos de limpeza e embelezamento seguem pelas ruas nesta semana.os mutirões envolvem as Secreta-rias de Administração; Educação, Cultura, Esporte e lazer; Assistência Social; Agricultura; Meio Ambiente; Saúde; Infraestrutura e Transportes e obras. Representantes de outras ins-tituições também devem participar, como Câmara de Vereadores, oNG e Ministério Público.Fonte: Assessoria

Page 11: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 201311

EspEciaL saÚDE

Fone: (49) 3323-9836

Estudo aponta que consumo moderado de álcool pode trazer benefícios cardiovasculares

o consumo mode-rado de álcool, indepen-dente do tipo de bebida, pode beneficiar o sistema cardiovascular, de acordo com artigo publicado na revista científica Journalof

Molecular andCellular-Cardiology.

o consumo pesado do álcool (de 3 a 4 ou mais doses* por dia) está as-sociado a prejuízos psi-cossociais e físicos, como

infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Por outro lado, o uso moderado (de 1 a 2 doses por dia) pode estar associado a benefícios car-diovasculares.

S e g u n d o estudos epidemioló-gicos, o uso regular de álcool em menores quantidades pode reduzir os riscos de isquemia (quando o fluxo sanguíneo diminui, é interrom-pido ou é inadequado para as necessidades do músculo cardíaco), mesmo na presença de fatores de risco coexis-tentes. os benefícios do uso moderado de álcool também foram identificados por meio de pesquisas focadas no desenvolvimento de tratamentos para diminuir as lesões de isquemia-reperfusão (I/R) — termo utili-zado para descrever as alterações, funcio-nais e estruturais, que se tornam aparentes durante o restabe-lecimento do fluxo sanguíneo após um período de isquemia.

Diante desse pa-

norama, pesquisadores revisaram a literatura com os seguintes objetivos: ve-rificar evidências sobre a associação do uso de álcool e redução de riscos cardiovasculares adversos, e também analisar possí-veis mecanismos que sus-tentam os efeitos proteto-res da ingestão leve e mo-derada de álcool.

os primeiros estudos sobre a associação entre o consumo modera-do de álcool e a proteção cardiovascular destacam especialmente o vinho tinto, devido à presença de polifenóis, com ações antioxidantes. Entretanto, até o momento, não existe um consenso estabelecido na literatura científica de que o vinho tinto possui mais funções cardioprote-toras que outros tipos de bebidas alcoólicas.

No entanto, é im-portante há variações de acordo com o gênero. Por exemplo: o consumo diário de duas ou mais doses de bebidas alcoóli-cas para mulheres estava associado ao aumento da mortalidade. Para homens, este risco é ob-servado para três ou mais doses. Entre os indivíduos

que possuem comporta-mentos saudáveis, como aqueles que praticam exercícios físicos, não são fumantes, mantêm dietas alimentares equilibradas e que fazem uso mode-rado de álcool, o risco de infarto do miocárdio pode diminuir de 40% a 50%.

Além disso, o consumo regular de baixas doses de álcool também pode trazer be-nefícios à hipertensão e ao diabetes, pela diminui-ção do estresse oxidativo, aumento da sensibilidade a insulina e efeito vasodi-latador endotelial. Apesar dos mecanismos desses efeitos ainda não serem claros, o primeiro caso está associado à diminui-ção da pressão arterial. No segundo, o álcool auxilia na sensibilidade da insu-lina e também na redução do risco de desenvolvi-mento de diabetes tipo II.

* Uma dose-padrão de bebida alcoólica (350 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 50 ml de destila-do) contém, aproximada-mente, entre 10 e 14 g de álcool puro.

Fonte: Bem Estar

Consumo moreado de álcool faz bem para o coração

Page 12: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

12OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 2013

Estudo mostra que 75% dos municípios catarinenses não contam com bafômetro

Um estudo da As-sembleia legislativa trouxe dados que colocam em xeque a eficiência da lei Seca no Estado: 75% dos municípios catarinenses sequer contam com bafôme-tro, blitze de trânsito para coibir e flagrar álcool ao volante não são realizadas diariamente e há burocracia de recursos que retarda de-núncias criminais contra os infratores.

o relatório mostra

que, dos 295 municípios, 222 não têm bafômetro, en-quanto apenas 73 dispõem do aparelho. De acordo com o documento, há em Santa Catarina 131 equipamen-tos com as polícias Militar, Rodoviária Federal, Militar Rodoviária e Guardas Muni-cipais. Ponte Serrada conta com um aparelho, segundo o relatório do Deputado.

o levantamento revela que a média é de um bafômetro a cada 800 qui-

lômetros de rodovia ou um aparelho para cada 29,8 mil carros.

As polícias contestam a cobertura e a quantidade de aparelhos, mas admitem a necessidade de investi-mentos para ampliar a fis-calização, principalmente pelos municípios.

Estudos sobre combina-ção Álcool + Direção

o governador Rai-mundo Colombo recebeu o estudo na tarde de domingo do presidente do Fórum Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas, de-putado estadual Ismael dos Santos, durante encontro do PSD, em Florianópolis.

São 39 páginas com o título de “Combinação Álcool e Direção Realidade Catarinense”. Há quadros comparativos com anos an-teriores, ranking e o raio-x das cidades.

Em 2012, foram au-tuados 11.407 motoristas dirigindo sob o efeito de bebidas alcoólicas em SC, o que representa média diária de 31 infratores flagrados diariamente bêbados ao volante, dessas 36 foram em Faxinal dos Guedes, outras 19 em Ponte Serrada, três em Vargeão e três em Passos Maia.

Destes, apenas 3.253 encaminhamentos de sus-pensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram abertos. Um dos motivos para a demora do processo de punição seria a grande quantidade de recursos de defesa.

Entre os dados de ino-perância, alguns chamam a atenção: 24 municípios nãoflagraram nenhum mo-torista embriagado em 2012 e 174 cidades registraram menos de 12 embriagados ao longo de todo o ano passado.

o comandante da

Polícia Militar Rodoviária, tenente-coronel José Nor-berto de Souza Filho, afirma que todos os 24 postos ro-doviários possuem bafôme-tros em operação. Conforme ele, operações voltadas à lei Seca estão previstas na ativi-dade rotineira da corpora-ção.

o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em SC, inspetor Silvinei Vasques, contestou a quan-tidade apontada no docu-mento de 54 bafômetros que constaria à corporação e disse que há pelo menos o dobro.

Vasques afirmou que SC está em segundo lugar no país em relação a número de motoristas embriagados presos nas rodovias federais. Ele considera fundamental a participação dos municípios e órgãos estaduais para a lei se tornar mais forte e ter evi-dência.

Fonte: DC

Um Bafômetro a cada 800 Km de rodovias em Santa Catarina

PUBLICAÇÃO LEGALEXTRATO DE CHAMADA PUBLICA 0001/2013Processo licitatório nº 0023/2013 Dispensa nº 0002/2013 Objeto: Aquisição de produtos da agricultura familiar destinados à alimentação escolar para o de exercício de 2013, no Município de Passos Maia-SC, conforme Lei 11.947/09 e Resolução FNDE nº. 38 de 16/07/2009.Fornecedores: Valor:Aldoino Bossetti R$: 1.166,00Amélio Rodrigues R$: 3.269,18Andressa Brandalise Zanchet R$: 3.364,00Anildo Bosetti R$: 6.057,10Arlete Brugnorotto Celestino R$: 3.364,00Cleusa Maria Cumerlato Gabiatti R$: 1.000,00Coop. de Prod. e Cons. Agroin de Jabora R$: 2.000,00Coop. de Prod. e Cons. Agroin. Familiar de Lindóia do Sul (COFAPAL) R$: 4.560,00Coop. Reg. Com. doExtremo Oeste R$: 16.080,00Jesus Rodrigues da Silva R$: 3.364,00José Aquino Rio Branco R$: 3.262,32Leacir Polli Ramos R$: 2.160,66Leonir Giombelli Zanchet R$: 2.816,00Lourdes Alves Bentz R$: 4.320,42Luiz Adelmo Bossetti R$: 4.193,32Marcos Alexandre Aires Cavalheiro R$: 1.168,00Maria Lourdes Canonica Marini R$: 3.374,20Marli Ferreira da Cruz R$: 3.384,40Milton Pedro Bossetti R$: 4.193,60Nelson Antonio Nervis R$: 2.419,82Neri Louvisoz Capeletti R$: 3.374,20Neusa Catapan Zanchet R$: 2.619,20Noeli Andrecheto Bizon R$: 3.397,40Pedro Wolski R$: 3.579,58Salete Camarotto Zanchet R$: 3.722,20Salete Marins Makyama R$: 429,00Silvana Langaro Comunelo R$: 2.715,20Vanda Ana Zanchet R$: 3.381,20

Valor: R$ 98.735,00(Noventa e oito mil setecentos e trinta e cinco reais )Vigência: 31 de Dezembro de 2013. Passos Maia – SC, 18 de março de 2013.Ivandre BocalonPrefeito Municipal

DECRETO N. º 119/2013.

“CONVOCA A ETAPA PREPARATÓRIA DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

IVANDRE BOCALON, Prefeito Municipal de Passos Maia, no uso das atribuições de seu cargo, e de conformidade com o Art. 62, Inciso V da Lei Orgânica Municipal e, Decreto Fe-deral n° 5.790, de 25 de maio de 2006, Portaria n° 013/2012 de 30 de novembro de 2012, da Secretaria de Estado do Planejamento, nos termos da Resolução Normativa n° 14 de 06, de junho de 2012, do Ministério das Cidades,

DECRETA:Art. 1º. Fica convocada a Etapa Preparatória Municipal da 5ª Conferência Estadual das Cida-des, a se realizar no dia 16 de maio de 2013, no município de Passos Maia, sob a Coordenação da Secretaria Municipal de Administração.Art. 2º. A Etapa Preparatória Municipal da 5ª Conferência Estadual das Cidades desenvolverá seus trabalhos a partir da temática: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”Art. 3º. A Etapa Preparatória Municipal da 5ª Conferência Estadual das Cidades será presidida pelo Prefeito ou Secretário Municipal de Administração e, na sua ausência ou impedimento eventual, pelo Presidente da Comissão Preparatória Municipal.Art. 4º. O Prefeito ou Secretário Municipal de Administração de Passos Maia expedirá, me-diante Portaria o Regimento Interno, da Etapa Preparatória Municipal da 5ª Conferência Es-tadual das Cidades.Parágrafo único: O regimento disporá sobre a organização e funcionamento da Etapa Prepara-tória Municipal da 5ª Conferência Estadual das Cidades, inclusive sobre o processo democrá-tico de escolha dos seus delegados.Art. 5º. As despesas com a realização da Etapa Preparatória Municipal da 5ª Conferência Estadual das Cidades correrão por conta dos recursos orçamentários próprios da Prefeitura Municipal.Art. 6º. O presente Decreto terá vigência da data de sua publicação.Art. 7º. Ficam revogadas as disposições em contrário.Registre-se e publique-se.Passos Maia-SC, em 25 de março de 2013.

IVANDRE BOCALONPrefeito Municipal

Certifico que este Decreto foi publicado em data supraDOUGLAS AIGNERSecretário Municipal de Administração,Fazenda e Planejamento.

Page 13: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 201313

pOLiciaL

Rodolfo Alberto RizzottoEditor do www.estradas.com.brCoordenador do SoS Estradas - Programa de Segurança nas Estradas

REDUZIR OS ACIDENTES COM MOTOCICLETAS NO BRASIL É

PRIORIDADE Nº1

Foi realizado no Plenário da Câmara dos De-putados em Brasília, evento cujo foco era eleger as prioridades em termos de segurança do trânsito. Há inúmeros projetos tramitando e os parlamentares e Governo, estão elegendo temas prioritários, para serem aprovados em mutirão.Surpreendentemente, a invalidez decorrente dos acidentes de trânsito no Brasil, em parti-cular as causadas por motocicleta, não é con-siderada prioridade, embora os números do DPVAT mostrem que esse tema é prioridade nº 1. Em 2012, segundo os dados do DPVAT, os casos de invalidez permanente aumentaram 47% em relação a 2011.As motocicletas representam 27% da frota de veículos e consomem 69% dos recursos utili-zados para pagamentos de indenizações por morte, invalidez permanente e despesas médi-co-hospitalares. Dos gastos na rede pública de Saúde com aci-dentados, 48% são com motociclistas. A maior parte dos motociclistas (40,6%) sofreu lesões graves nas pernas ou sequelas, como amputa-ções e paraplegia. A faixa etária mais afetada é de 18 a 34 anos, o que confirma que estamos criando uma geração de inválidos.A sociedade brasileira e o Governo estão pagando a conta dos acidentes com motoci-cletas, tanto em termos econômicos, como em função do drama humano decorrente.As metas de redução de acidentes não serão atingidas sem uma política rigorosa de combate aos acidentes com motocicletas. Muitas vezes com medidas impopulares, mas que preservem a vida. os números do DPVAT são uma alerta e não podemos fechar os olhos a essa realidade. o lobby das motocicletas conseguiu tirar do texto original do Código de Trânsito a proi-bição de trafegar no chamado corredor, que é uma sucessão de pontos cegos. o resultado está aí nas mortes e na invalidez. Nas regiões mais pobres, as motocicletas são usadas sem equipamentos de segurança, ma-nutenção adequada e cada vez com menos motociclistas habilitados. Depois do acidente, as vítimas que sobrevivem com lesões perma-nentes não têm mínimas condições de acom-panhamento médico e de fisioterapia.Enquanto as autoridades não priorizarem a redução de acidentes de motos, a sociedade vai continuar pagando o preço, enquanto a indús-tria de motocicletas comemora os lucros.

Mercadorias do Paraguai são apreendidas pela PRF em Irani

Suicídio em Xanxerê

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma nova apreensão de produtos contra-bandeados durante a madrugada

de sábado, dia 23, na região de Irani.

Por volta das 2 horas, no quilômetro 433 da BR 282,

foi abordado um Fiat/Elba, com placas de Santa Catarina, dirigi-do por um homem de 22 anos. No interior do veículo foram encontra-dos 74 pacotes de meias, com aproximadamen-te 15 unidades em cada pacote; 20 pacotes de cuecas, contendo 12 unidades em cada pacote; e 36 cobertores/mantas.

As mercadorias foram adquiridas no Paraguai e seriam re-vendidas na região. o material apreendido e o condutor foram levados à Delegacia da Receita Federal de Joaçaba para

as providências necessárias.Fonte: Veja o Vale

Na manhã do último sábado, dia 23, a Polícia Militar e o Instituto Geral de Perícia es-tiveram em uma propriedade na linha Invernadinha, interior de Xanxerê para registrar a morte de um jovem de 23 anos. Aldo Henrique Riqueta foi encontra-do, por sua sobrinha, volta das

oito horas quando seguia para tratar os animais. o jovem tirou a vida dentro de um paiol.

Segundo informações do irmão, RosalinoRiqueta, o rapaz, que era adotivo, teria visitado os pais na noite de sexta-feira, dia 22, quando disse que passaria a noite no local.

“Ele veio visitar os pais de criação ontem à tarde e à noite e disse que iria dormir aqui. Por volta das 22 horas os pais foram dormir e ele ficou acordado. Hoje de manhã minha sobrinha achou ele. É muito triste, ele era super novo. Ele tinha algumas dívidas, alguns problemas, que todos nós temos e desenten-dimento com a esposa”, comenta o irmão.

Aldo era casado e deixou duas filhas, uma de cinco meses e outra de três anos. Ele tra-balhava com venda de

erva-mate e, à noite, como entre-gador de pizza.

o IGP esteve no local fazendo a perícia e, em seguida, o corpo encaminhado ao IMl, onde posteriormente foi liberado para o velório.

Fonte: TSX

Mercadorias apreendidas - Veja o Vale

Suicídio em Xanxerê

Page 14: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

14OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 2013

dicasdemodaDona de CasaPara que o bolo de fubá fique mais saboroso e fofinho, substitua parte do leite por coalhada ou iogurte natural.

variEDaDEsJANAINA PRISCIlA DE QUEIRoZ

[email protected]

1- Quem foi Virgulino Ferreira da Silva?a) Cantor de Axéb) Inventor da bicicleta c) Cangaceiro Lampião

2- A atriz Débora Falabella tem 34 anos de idade. Atualmente ela é casada com?a) Selton Mello B)Murílo Benício c) Rodrigo Lombardi

3- Qual aúnica obra humana que pode ser vista do espaço a olho nu? a) A Muralha da Chinab) A Ponte Rio Niterói c) O Maracanã

4- Quem foi o técnico da seleção brasileira de futebol que ganhou a copa em 1994?a) Luis Felipe Scolari b) Parreira c) Mano Menezes

5- Qual Hemisfério onde se localizam os paises ricos?a)Norte b) Sul c) Leste RESPOSTAS: 1-c|2-b|3-a|4-b|5-a

Delícia da Semana

Modo de Preparo1. CascaDerreta e tempere o chocolate conforme as instruções da embalagem. Aplique na forma de ovo de páscoa e leve a geladeira para cristalizar.2. Recheio de morangoDerreta o chocolate e deixe amornar. Misture com o restante dos ingredientes até obter uma mistura homogênea. Depois de cristalizado a casca do ovo, espalhe o recheio até preenchê-lo e decore a gosto.

Ingredientes• Casca• 500gdechocolateBlend• Recheiodemorango• 500gdechocolateBranco• 100gdecremedeleite• 300 g de gel de frutas sabormorango

DICAS DE DIETAConte as calorias Um prato de espaguete com duas

almôndegas tem 280 calorias. Mantenha seu corpo no peso ideal. Exercite-se e alimente-se de maneira saudável.

Ovo de páscoa de colher

Já viram as calças que estarão em alta neste inverno 2013?

A palavra de ordem para o inverno no que diz respeito às calças é conforto. E é por isso que na próxima tempo-rada, as calças estarão mais despojadas, sem perder a classe. Exemplo perfeito des-sa junção de sofisticação e descontração, as pantalonas serão tendência no Outono--Inverno 2013.

As calças de cortes mais largos foram usadas em me-ados da década de 70. Ago-ra, repaginadas, elas recon-quistaram todo um público interessado em praticidade e elegância. Embora haja espaço para os tecidos mais rígidos e emborrachados, este tipo de calça é con-feccionado normalmente em tecidos leves e pode ser usado em qualquer ocasião e horário.

Além do modelo pantalona, que surge imitando saias longas e bem cortadas, a calça cenoura, bem como as famosas flare e boca de sino estão invadindo vitrines e roubando a cena de skinnys e legs, que marcaram presença nas últimas estações.

Quer saber como usar este tipo de calça sem pecar no visual? A nossa primeira dica para equilibrar o look é investir em blusas mais justas e

com decotes nas costas, ombros e colo. Boas combinações podem ser criadas com o tomara-que-caia, as blusas de um único ombro e as frente-únicas.

Nada impede, porém, que camisas mais largas sejam usadas. Nesses casos, o ideal é recorrer às cores para garantir um contraste. Tonalidades mais sóbrias, como preto, cinza e marrom, criam looks sofisticados, enquanto tons mais vibrantes deixam o visual mais moderno. O único cuidado é usar a camisa por dentro da cal-ça, para a cintura e criar um efeito visual bacana para silhueta.

E Atenção!Outro detalhe bastante im-

portante é a escolha dos acessó-rios certos. Como a calça chama a atenção e, sobretudo a panta-lona, é muito grande, a bolsae demais complementos devem ser menores. Assim, o destaque fica para as pernas e os acessórios servem para deixar o figurino ainda mais caprichado.

Não há nem um segredo para usar calças largas. Basta equili-brar as proporções e, voilà, você estará pronta para arrasar neste inverno! Então arrase!

Page 15: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

OESTE NOTÍCIAS - 28 de Março de 201315

EspOrTE

JARBAS RITTER JornalistaEmail: [email protected]

CoMENTÁRIoDamião no Napoli?

Marco Antonio pode ser titular na Libertadores

Futsal Sub-20 de Ponte Serrada conquista bom resultado

Segundo o jornal italiano GazzettadelloSport, o Napoli, na próxima janela de transfe-rências para a Europa, no meio do ano, virá com força para tirar leandro Damião do Inter.

o camisa 9 colorado é, conforme a publicação, o fa-vorito para substituir Edison Cavani, atual goleado do Cam-

peonato Italiano, que não deve permanecer no clube de Nápoles para a próxima tempo-rada.

Com o dinheiro do uru-guaio, que está avaliado em aproximadamente 60 milhões de euros, os italianos, de ime-diato, fariam uma proposta para Damião que, recentemente,

quase se transferiu para o Totte-nham, por valor bem inferior ao de Cavani.

leandro Damião, que tem contrato com o Inter até 2016, é o goleador do Inter na temporada. Ao lado de Diego Forlán, ele já marcou sete gols, todos no Gauchão.

Fonte: ZH Esportes

Vanderlei luxemburgo iniciou o jogo diante do Caxias, no sábado, com uma formação ofensiva, com três atacantes. A partida, afinal, serviria de teste para o duelo com o Fluminen-se, pela libertadores, já que Elano está suspenso e não pode atuar.

No entanto, com a lesão de Welliton, o técnico colocou Marco Antonio em campo, re-compôs o 4-4-2, e ainda viu o camisa 11 ter boa atuação no tempo em que ficou em campo.

Desta forma, ele ganha força para entrar na vaga de Elano, no jogo do próximo dia dez. Se isso acontecer, garante o jogador, a chance será bem aproveitada.

— Estou preparado, assim como todos os jogadores.

o Vanderlei prega sempre isso, no dia a dia, não só no jogo. Ele sabe onde posso render. Com a experiência, ele vai saber montar bem a equipe.

A decisão sobre quem

entra na equipe será tomada pelo técnico gremista nos pró-ximos três jogos do Grêmio no Gauchão, contra Cruzeiro, Passo Fundo e Cerâmica.

Fonte: ZH Esportes

A equipe de futsal masculino sub 20 de Ponte Serrada, que esteve parti-cipando do dia 21 a 24 de março, doCampeonato Na-cional Aberto de Futsal Fase Sul, em Vargem Bonita – SC, conquistou a terceira coloca-ção, e alcançou a classificação para Fase Final, que será rea-lizado na cidade de Quedas do Iguaçu - PR.

o Professor que coman-dou a garotada foi Maikjo-li Daniel de Farias, e a equipe foi formada pelos atletas Juliano Davi, Rafael Henri-que Moretto, Bokka, Mauricio Ivan Tobias, leandro Corrêa, Mauricio Rossetto, Felipe Alves, Everson Padilha, Matheus de Macedo, Ariel Correa, Erivel-

tonRauber, Gabriel Ronconi e leonardo Fernandes.

o Departamento Muni-cipal de Esportes e a Prefeitu-

ra Municipal de Ponte Serrada apoiaram os garotos, que fizeram bonito representando o nosso município.

Marco Antonio

Brasil irregular

Ao contrário do esperado a Seleção Brasileira do Felipão iniciou mal das pernas, três jogos, dois empates e uma derrota. Muitos erros e pouca inspiração marcaram a seleção canari-nho que começa a preocupar cada vez mais a torcida brasileira. Culpados? É difícil escolher os culpados, talvez o erro maior tenham sido as apostas erradas da CBF, principalmente em Mano Menezes.o jogo contra a Rússia apontou algumas defi-ciências, mas também, mostrou algumas qua-lidades que Felipão deverá trabalhar nos pró-ximos jogos. o lateral esquerdo Marcelo, por exemplo, foi um dos melhores em campo, cha-mando o jogo pelo lado do campo, partindo pra cima e criando as melhores chances brasi-leiras, inclusive, foi dele o passe para o gol de Fred.Por outro lado, Hernanes e Neymar decepcio-naram, o meia errou quase tudo que tentou e foi um dos piores em campo, já a joia santis-ta está seguindo para um perigoso caminho, onde muitos talentos se perdem, Neymar está achando que pode fazer tudo quando quiser, e a realidade é muito diferente, e o irreverente camisa 11 precisa urgentemente modificar sua maneira de pensar e, principalmente, de jogar na Seleção, afinal, é unanimidade que o Brasil irá precisar do talento dele na Copa de 2014.

Gauchão sem graça

o campeonato “rio grandense do sul”, como dizia um amigo meu, não tem mais graça, e não sou só eu que pensa assim, muitos co-mentaristas gaúchos defendem a ideia de que Grêmio e Inter estão muito acima dos demais rivais do estado, e dessa forma, a competição perde totalmente a graça, afinal já se sabe que um deles vai ser o campeão. Quando jogam mal os grandes ganham, e quando jogam bem goleiam.

Chapecoense x Palmeiras

A CBF divulgou a tabela básica da Série B 2013, e ela reserva para o oeste de Santa Catarina uma bela surpresa. o último jogo da Chapeco-ense será em casa contra o Palmeiras, cotado como um dos favoritos da competição, o clube paulista decidirá, (se ainda for necessário) o seu futuro em terras chapecoenses, e porque não pensar em uma decisão aqui, Chapeco-ense e Palmeiras disputando o título da Série B na última rodada do campeonato. Pode ter certeza que a Arena Condá vai ficar pequena.

Page 16: Jornal Oeste Notícias - Edição 61

Leia o Oeste Notícias no site: www.100.7fm.net.br

Quando uma ideia inovadora encontra cooperação e oportunidade, o resultado é desenvolvimento. Programa Economia Verde e Solidária. É o Governo do Estado, em parceria com o BNDES, oferecendo até 300 mil reais para que pequenas cooperativas ou associações possam se modernizar, crescer e produzir mais. Participe. Baixe o edital no site evs.sc.gov.br ou ligue (48) 3665-4870 para mais informações.

ECONOMIA VERDE E SOLIDÁRIA.ATÉ 300 MIL REAIS PARA PEQUENAS COOPERATIVAS OU ASSOCIAÇÕES.