jornal o vale da pedra maio 2012

8

Upload: rodrigo-silveira

Post on 17-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição impressa do JORNAL O VALE DA PEDRA do mês de maio 2012

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL O VALE DA PEDRA MAIO 2012
Page 2: JORNAL O VALE DA PEDRA MAIO 2012

Diretor Executivo:

Rodrigo Silveira

Design e Arte:

Rodrigo Silveira,

Rodrigo Junior, Carla

Diretora Comercial:

Ana Carla P. Dias

Dptº Jurídico:

Dr. Antônio Carlos

Carvalho

R&C Editora Jornalística LtdaFiliada ABRACOM

CNPJ: 09.036.869/0001-60 Mocambeiro | Funilândia - MG

Cel: (31) 8356-9504

Matérias assinadas e as Informações da“Página da Câmara” não são de

responsabilidade da editoria do Jornal.AGRADEÇO POR GRAÇA

ALCANÇADA - A.C.P.D

Colunista:

Thábata Dias

Jornalista:

Rodrigo Silveira

www.ovaledapedra.com.br

www.twitter.com/

ovaledapedra

Está chegando a temporada em queas festas de meio de ano invadem as cidades.Este ano, a Festa do Cavalo de Funilândiapromete agitar a região com grandes shows.Eduardo Costa e Cleiton e Romário já estãoconfirmados. Vamos torcer para que tudoocorra na mais perfeita ordem, exemplo docarnaval, onde poucas ocorrências foramregistradas. Boa sorte aos organizadores.

Recentemente, chegou à cidade oJornal “Correio de Funilândia”, que logo emsuas páginas iniciais, nas palavras do Sr.Hamilton, sabido dono do noticioso, diz queFunilândia, “ganhou o que lhe faltava, umveículo de imprensa que irá contribuir parao desenvolvimento do município” e mais,diz também que o jornal Correio de Funilân-dia “preenche uma lacuna até então existen-te em nossos propósitos desenvolvimentis-tas”. Mesmo assim, “diminuindo” e igno-rando a existência de “O Vale da Pedra”,quero desejar muita sorte e vida longa aoJornal, que apesar dessa falta de cordialida-de com nossa equipe, devemos reconhecer obom trabalho feito pelos editores, diagra-madores e equipe em geral, e dizer que esta-mos à disposição.

Quero parabenizar ao pastor AndréValadão que recentemente lançou seu novoDVD, “Aliança”, já um sucesso!!

Um abraço também especial aoscomerciantes que acreditam em nosso tra-balho e fazem do nosso jornal seu veículopara chegar as pessoas.

Forte abraço ao pessoal da Secreta-ria de estado da Defesa Social, em especialao amigo Cássio e ao Dr. Aloísio Andrade,aquele mesmo que às quintas feiras dava oar da graça no MG TV 1ª Edição, da GloboMinas. Dr Aloísio é um especialista em po-lítica anti drogas e criminalidade, além de serum excelente psiquiatra.

Ao Prefeito de Funilândia Leo Aze-redo, obrigado por usar nosso jornal paradivulgar as ações da prefeitura na cidade enos municípios vizinhos.

Um beijo especial a todas as Mãesde nossa região, e especial a Minha Mãe,minha sogra, minha esposa, pessoas tão es-peciais que têm um lugar de destaque emminha vida.

Em meio a polêmicas, a CâmaraMunicipal não publicará sua página estemês, por força de impedimentos jurídicos.

Não nos furtaremos em publicarnada que nos for enviado, doa a quemdoer. Nenhum tipo de censura será feitaem nossas edições.

Nessa edição começo a publicar de-poimentos de quem realmente conheçe“O Vale da Pedra”. Políticos de renome,colegas da imprensa respeitada e gente im-portante, nos desejando felicitações pelos 6anos de jornal. Até mais!

MAIO 2012NÚMERO 31

Um beijo Paizinho onde você estiverUm Beijo Pai, onde você estiver

Rodrigo Silveira / Ana Carla P. Dias

Entre os dias 29 de agosto e 10 desetembro deste ano será realizado o Bra-zilian Gospel Festival em Orlando (Flóri-

da, EUA). Jo-nas Vilar seráum dos canto-res a participar.Grandes no-mes da músicagospel e pasto-res de váriasdenominaçõesestarão nesteevento.

“É a primeira

Jonas Vilar participa de festival internacionalCantor se apresentará no Brazilian Gospel Festival

vez que participo do festival e estou muitofeliz. A expectativa é grande. Minha ida aOrlando marca a minha segunda viagemao exterior em 2012.

Será mais uma grande oportuni-dade de falar do amor de Deus atravésdo sertanejo gospel, um estilo que é acara do Brasil”, comenta Jonas Vilar.

São treze dias de viagem com mú-sica, ministração da Palavra e muita di-versão. Já é possível fazer a reserva paraa viagem para participar do Festival.www.braziliangospelfestival.com

Janaína MangeroteFOTO: QUARTEL DESIGN

Na última semana o cantor e pastormineiro, André Valadão divulgou o lança-mento do DVD Aliança, gravado ao vivo naIgreja Batista da Lagoinha, em Belo Hori-zonte (MG). Mesmo em intensa agenda daturnê Aliança por todo o país, o cantor co-municou sobre o lançamento do DVD emseu perfil no microblog Twitter @andreva-ladao.

O DVD Aliança, distribuído paratodo o Brasil pela Onimusic tem 13 faixas aovivo. “A noite da gravação do Aliança foimuito especial. Foi o dia em que eu e maisseis mil pessoas nos reunimos na Lagoinhapara exaltar o nome de Deus e declarar quenós realmente temos uma aliança com Ele”,destaca André Valadão.

O Box do DVD Aliança vem tambémcom um CD (áudio) das canções. A produ-ção musical do disco é de Ruben di Souza,enquanto a produção em vídeo do DVD éassinada por Alex Passos. A princípio a gra-vação seria exclusivamente do CD ao vivo,entretanto, com a qualidade das imagensfeitas decidiram fazer também o DVD. “Fal-tando dois dias para a gravação do CD oAndré me chamou para ver a produção. Fi-quei impressionado com a estrutura de pal-co e o painel de led que ele colocou lá. Faleipara ele que não poderíamos deixar de re-gistrar esse momento em vídeo. E como opróprio André me disse, tudo seria feito comexcelência para engrandecer o nome deDeus”, conta Alex Passos.

Canções como Aliança de Amor eNada pode Quebrar são tocadas em rádiose webrádios de todo o Brasil. O CD Aliançafoi disco de ouro em dois dias de lançamen-to e dois vídeo clipes das músicas NadaPode Quebrar e Nada Vai me Separar de Tilançados em seguida ultrapassam 334 milvisualizações no YouTube do cantor. Parase ter idéia, só o canal de André Valadão noYouTube (youtube.com/turneav) tem cer-ca de 15milhões de visualizações. É um doscanais mais acessados do Brasil.

O DVD Aliança está disponível nasprincipais lojas do país e pela Internet nosite www.lojaav.com e em breve também vaisair em Blu-ray disc.

Sobre André ValadãoÉ cantor e pastor voluntário na Igre-

DVD Aliança disponível para todo o BrasilAndré Valadão em intensa turnê anuncia lançamento de DVD ao vivo

ja Batista da Lagoinha há 12 anos, ondedirige uma reunião todas as terças-feiras,com público médio de seis mil pessoas. Háoito anos está em carreira solo, com mais de1,5milhão de CDs vendidos e mais de 200milDVDs.

Site oficial: www.andrevaladao.comFacebook: facebook.com/andrevaladaoofficialTwitter: @andrevaladao

Elisandra AmâncioAssessoria de Imprensa André Valadã[email protected]@imprensaAV @elis_amancio

Lilico em sua barbearia, bem no iníciodas atividaes neste endereço.

É a memória de Funilândia em destaque.

Daniel e Bonifácio em plenaatividade na MG TENDAS.

Trabalho e dedicaçãomarcam a empresa que sócresce. Parabéns ao amigo

Bonifácio e família.

Page 3: JORNAL O VALE DA PEDRA MAIO 2012

SAÚDE - NOSSA REGIÃOMAIO 2012NÚMERO 31

A GRIPE é uma doençainfecciosa aguda de origem vi-ral, extremamente contagiosa eque todo mundo, pelo menosuma vez, já teve. O vírus da gri-pe mais comum possui o nomede Influenza, termo que designaacademicamente a doença. Ovírus Influenza atinge anualmen-te cerca de 600 milhões de pes-soas no mundo, alcançando to-das as comunidades e acome-tendo com freqüência, a mes-ma pessoa duas ou três vezespor ano. Nas crianças menoresestes números podem até dupli-car. Isto porque o vírus da gri-pe sofre mutações com grandefacilidade, e as defesas que o or-ganismo cria no início do pri-meiro ataque podem não ser efi-cazes contra os ataques poste-riores.

Pode-se dizer que a gripeé uma doença benigna, emboranão se deva esquecer dos casosque apresentam complicações.Destas, a mais freqüente é apneumonia, conseqüência a quesão propensas tanto as pessoasde idade avançada como os lac-tentes. A taxa de mortalidade emdecorrência da gripe varia entre2% e 5% da população, segun-do a virulência da epidemia. Umaepidemia de gripe geralmente al-cança sua intensidade máximaem dois ou três meses e depoisregride paulatinamente. Com epi-demias relatadas desde 1510, aexpansão epidemiológica da gri-pe a todo o planeta é uma ca-racterística de nosso século.

A primeira grande epide-mia que se generalizou (pande-mia) com repercussões mundi-ais de que se tem conhecimentose deu em 1918 e foi chamadade Gripe Espanhola, que provo-cou muitas internações, pânicoe levou à morte mais de 21 mi-lhões de pessoas (LINK P/ NO-TÍCIAS DA ÉPOCA). Outraspandemias seguiram-se em 1957e em 1968. Recentemente tive-mos a Gripe Asiática e a Gripe

Saiba tudo sobre a GRIPE

Européia. Tais pandemias ocor-reram após uma mudança gené-tica drástica no vírus da influ-enza do tipo A levando à emer-gência de um novo tipo vírus.Essas mudanças que ocorremnas características do vírus dainfluenza, em geral são imprevi-síveis com os meios atualmentedisponíveis.

Hoje se sabe que asgrandes epidemias de gripe queafetaram a humanidade nasúltimas centenas de anos pro-vieram da China. Isso se deve àpredileção dos chineses pelacarne de aves, o pato em parti-cular. E as mais graves epide-mias de gripe estão associadasa cepas de vírus que ultrapassa-ram a barreira da espécie. Istosignifica dizer que passaram parao homem vindas, por vezes, doporco, mas mais freqüentementedas aves. E é aí que aparece aChina, apenas por ser a regiãodo mundo onde esses animaissão criados em condições demaior promiscuidade e de faltade higiene. Condições que se re-petem para jusante da criação,ou seja, nos processos de aba-te, manuseamento, transporte econservação até ao consumo. Eacabam por facilitar os esforçosdo vírus para passar a barreirada espécie. A gripe por Influen-za se caracteriza por uma afec-ção catarral das vias respiratóri-as superiores. Sua transmissãose dá através de gotículas de sa-liva que se projetam ao tossir ouespirrar, o que fazem com fre-qüência as pessoas gripadas. Se

alguém estiver no mesmo ambi-ente de alguém gripado pode secontaminar pelos vírus suspen-sos no ar. Um espirro é capazde soltar centenas de milharesde vírus de uma só vez.

Os vírus invadem as cé-lulas do aparelho respiratório,multiplicam-se e determinam asalterações responsáveis pelo qua-dro clínico gripal. Os primeirossintomas costumam se manifes-tar 24 horas após o contato in-fectante. Aproximadamente 24horas após o contato infectan-te, surgem sintomas como ce-faléia, febre, calafrios, fraque-za, dor muscular, tosse, espir-ros, secreção nasal. O pacientepercebe logo a necessidade derecolher-se ao leito. Com muitafreqüência, dias de trabalho eatividades escolares são perdi-dos em função destes infortúni-os. Fato este que se torna aindamais relevante em países comoé o caso do Brasil.

No Hemisfério Norte ovírus da influenza causa doençaprincipalmente no período do in-verno, correspondendo aos me-ses de dezembro, janeiro e fe-vereiro, quando a maior perma-nência das pessoas em lugaresfechados favorece a rápida dis-seminação viral. No HemisférioSul, os meses de maior circula-ção do vírus corresponde aosmeses de junho a agosto, prin-cipalmente naquelas regiões quepossuem o inverno mais frio. Ascepas que circulam nos dois he-misférios não são exatamente asmesmas, o que implica em va-cinas específicas contendo,para cada hemisfério, as cepasmais prevalentes. As infecçõesrespiratórias agudas, desde asmais leves até as mais graves,podem ter como causa mais de300 tipos diferentes de vírus. Ovírus da influenza é apenas umdestes e causa uma doença, emgeral auto-limitada e contagiosa,que se propaga com bastante ra-pidez. A doença pode apresentarcomplicações em idosos, pesso-as com doenças crônicas, comdiabetes, anemias severas e imu-nodeprimidos.

A patogênese da infecçãoenvolve transmissão respiratóriado vírus, replicação com sub-seqüente destruição de células,não se demonstra viremia e per-manece nas secreções respira-tórias por 5 a 10 dias.

A GRIPE é umadoença infecciosaaguda de origem

viral, extremamentecontagiosa

Em concorrida solenidade, nanoite desta sexta-feira, 04, a Prefeitu-ra de Sete Lagoas, através do prefeitoMário Márcio Maroca, comemorou os100 anos de atividades da empresaMassas Imperatriz, uma das mais ex-pressivas empresas da cidade. De au-toria do vereador Euro Andrade, amoção de congratulação aconteceu nogabinete do prefeito e contou com apresença dos irmãos Ulisses, Mário eCícero Maciel Lanza, à frente da em-presa, e de familiares, amigos, forne-cedores, clientes, vereadores e secre-tariado municipal, além de autorida-des da região.

"A família Lanza ajudou aconstruir a cidade que temos hoje",afirmou o prefeito em seu discurso.Segundo Maroca, "essa homenagemrepresenta pouco perto do muito quea Imperatriz representa para Sete La-goas, inclusive na responsabilidadesocial". A trajetória da empresa e dafamília, com seu caráter de empreen-dedorismo e espírito vanguardista, foilembrada pelo prefeito.

A empresaA Massas Imperatriz foi fun-

dada pelo imigrante italiano FernandoLanza, que chegou ao Brasil fugindodos horrores da Primeira Guerra Mun-dial, como muitos de seus conterrâne-

Prefeitura de Sete Lagoaspresta homenagem aos 100anos da Massas Imperatriz

os. Com Fernando, chamado de Capi-tão, vieram três irmãs e um primo,Alexandre Lanza, autor de grandes tra-balhos de construção na cidade. FoiFernando quem investiu em uma pe-quena fábrica de massas. Radicado emSete Lagoas, ele se casou com RosaMaciel Lanza e, juntos, criaram 14 fi-lhos. Mantendo o espírito empreen-dedor, construiu também o HospitalSanta Mônica após formar dois filhosem medicina. A fábrica de MassasImperatriz foi oficialmente criada em1912, como consta em documento exis-tente na Federação das Indústrias doEstado de Minas Gerais (Fiemg).

Fernando Lanza comandava afábrica com muito rigor. Exigente quan-to à qualidade do produto, tinha ob-sessão por limpeza. Trabalhou comafinco até os 91 anos, quando sofreuum grave acidente de trabalho que ofez amputar um braço, preso a umamáquina, vindo a falecer dois anosdepois. Em 1974 a razão social daempresa Fernando Lanza e Filhosmudou-se para Irmãos Lanza e até hojepertence a cinco de seus filhos. A fá-brica possui atualmente 30 funcioná-rios e produz cerca de 6000 quilos demassa por dia. Sua produção é vendi-da em Sete Lagoas e várias cidadesmineiras.

Prefeitura de Sete Lagoas

A trajetória da empresa e da família, com seu caráter de empreendedorismoe espírito vanguardista, foi lembrada pelo prefeito.

A Caixa Economica Federalno dia 30 de Março realizou na GI-LOG em Belo Horizonte a Licitaçãoda concessão de Casas Lotéricas daConcorrência 1114/2012, em algu-mas cidades do entorno de Sete La-goas. Jequitibá e Funilândia foram al-gumas delas e com várias propostasapresentadas, e a publicação do cer-tame no Diário Oficial da União foino dia 03/04/2012.

Então Funilândia em breveterá um novo empreedimento finan-ceiro, uma Casa Lotérica no Centroda cidade, que será instalada na Ave-nida Antônio Roberto júnior, 221, aolado do posto de combustíveis, asobras serão iniciadas logo, pois olayout do projeto tem exigências fei-tas pela Caixa Economica Federal, edemanda tempo para ser totalmenteliberada. Os ganhadores da licitaçãode Funilândia foram, Léo Azeredo eEttiene Ribeiro. Podemos ressaltar agrande importância para a nossa ci-dade um empreendimento como este,tratrá muitos beneficios aos morado-res que às vezes necessitam de ir aoutras cidades pra fazerem um sim-ples jogo de loteria, e como todos jásabem, uma casa Lotérica hoje funci-ona como uma pequena agência ban-cária, com serviços diversos. A esti-mativa de funcionamento será de 90

dias após a assinatura do contratoconcensual com a Caixa Economica,e a Lotérica já possui nome, VIA SOR-TE LOTERIAS.

A gerência geral da Lotericaserá da Ettiene C.A.Ribeiro, Gradua-da em Tecnologia em Logística pelaUnifemm Sete Lagoas e que tambémé Sócia do empreendimento, a lotéri-ca também irá gerar pelo menos doisempregos diretos. "Com certeza onosso serviço fará a diferença e trarámais comodidade e facilidade para asdificuldades que as vezes enfretamospra pagar uma conta que não é rece-bida em outros bancos, fazer um de-pósito, um saque ou qualquer outrotipo de movimentação bancária naCEF que necessite a ida em outras ci-dades, também sabemos que existem2 correspondentes com o Caixa Aquie nosso empreendimento virá parasomar com eles e trazer um diferen-cial como os jogos da lotéria.

Será um beneficio para todosnós moradores, e como todos sabem,a propaganda é a alma do negócio.Por isso gostaria de agradecer ao Jor-nal o Vale da Pedra e em especial aojornalista Rodrigo Silveira por sernosso parceiro para propagar nossoempreendimento".

por Ettiene Ribeiro

FUNILÂNDIA ganhará uma casa lotéricaVIA SORTE LOTERIAS

Page 4: JORNAL O VALE DA PEDRA MAIO 2012
Page 5: JORNAL O VALE DA PEDRA MAIO 2012
Page 6: JORNAL O VALE DA PEDRA MAIO 2012

MAIO 2012NUMERO 31

As obras de ampliação e refor-ma da Escola Estadual Waldemar Pe-zzini, no bairro São Cristóvão, come-çaram no dia 3, segundo o empreitei-ro Vitor Márcio Expedito Correia, res-ponsável pela execução dos serviços.“A expectativa é que em seis meses asobras estejam prontas”, explicou oempreiteiro que ainda acrescentou que“a Prefeitura de Matozinhos tem cre-dibilidade com o Governo do Estado,que permitiu que o Governo Munici-pal gerenciasse a execução das obras.É uma coisa inédita. Minas nunca teveuma parceria dessa”.

A Ordem de Serviço para re-forma e ampliação foi assinada, no dia

Matozinhos já pode come-morar. Começaram a che-gar os novos veículos(duas ambulâncias, duasvans e um microônibus)para a Secretaria Munici-pal de Saúde. Esses veícu-los vão ampliar o atendi-mento à população.Investir na saúde faz partedo projeto de moderniza-ção, agilidade e qualidade

do serviço público, adotado pela Prefeitura. Na última semana, o municípiorecebeu uma ambulância disponibilizada através de emenda do deputado esta-dual Marques Abreu (PTB).

Esses veículos vão ajudar a suprir a demanda do município, proporcio-nando atendimento mais eficiente e digno ao cidadão que necessita dos servi-ços de saúde. As ambulâncias e as vans serão utilizadas para o transporte depacientes dentro da cidade e o microônibus para o tratamento fora do municí-pio. Os veículos estão sendo adquiridos através de emendas do deputado es-tadual Pinduca Ferreira (PP), que está disponibilizando uma ambulância,o de-putado estadual Sebastião Costa (PPS) uma van e o deputado federal Eduar-do Azeredo (PSDB), um van e computadores. Através de emenda do ex-deputado Rafael Guerra, Matozinhos vai receber um microônibus. Esses veí-culos estão em processo de aquisição.

Prefeitura entrega ambulânciaspara a saúde de Matozinhos

Reforma e ampliação da Escola Waldemar Pezzini

Os novos membros do Conselho Muni-cipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA) tomaram posse para o biênio 2012/2014 na sede do CRAS, na tarde da última quin-ta-feira, dia 3. Estiveram presentes o prefeitoMurilo Pereira de Rezende; o chefe de Gabinete,Cláudio Prates; a secretária de Desenvolvimen-to Social, Maria Gorete Saturnino; a subsecretá-ria de Assistência Social, Maria Betânia Siqueirae Sumaj Joya Takahashi, Presidente da Ajowene do CMDCA.

Durante a posse, a presidente SumajJoya ressaltou o trabalho do Conselho e solici-tou aos novos membros união e empenho nafunção. O prefeito parabenizou os conselheirosque passam a defender os direitos das crianças eadolescentes da cidade e, ainda, agradeceu o em-

Conselheiros do CMDCA tomam posse

3, pelo prefeito de Matozinhos, Dr.Murilo Pereira de Resende, e pelo se-cretário municipal de Desenvolvimen-to Urbano, Bruno Scarponi, durantesolenidade na Escola Estadual Walde-mar Pezzini. As obras serão executa-das com supervisão da Prefeitura ecom recursos do Governo de Minas,através do convênio entre as duas ins-tituições.

Além da reforma, a Escola Es-tadual Waldemar Pezzini, que tem 490alunos no ensino fundamental, vai ga-nhar mais seis salas de aula. Hoje aescola conta salas improvisadas, salascom infiltrações e com o sobrevoo deaves nas salas durante as aulas. As

obras vão acabar com esses proble-mas. “A reforma será uma coisa boa”,explicou Jhonatan Soares dos Santos,aluno do 5º ano. Isabelly Pereira Lima,também do 5º ano, salientou que “aescola está mesmo precisando de re-forma”. A aluna do 4º ano, Maria Lau-ra Silva Oliveira, garante que a refor-ma vai acabar com as goteiras indese-jadas dos dias chuvosos. “Quandochove, a minha sala fica cheia de água.Com a reforma isso vai acabar”, con-ta.

A diretora da escola, ArleteElanni de Figueiredo, enfatizou a sa-tisfação da comunidade escolar comas obras almejadas há seis anos. “Nósestamos felizes com essa parceria daPrefeitura com o Estado, a primeira daRegional de Sete Lagoas. Essa refor-ma vai atender as expectativas da co-munidade escolar que espera essemomento desde 2006”, comentou adiretora que ainda convocou o públi-co presente a orar o Pai Nosso. Elafinalizou dizendo que “os benefíciosdessas obras são para os nossos alu-nos. Que Deus abençoe a todos”.

A secretária de Educação, InêsCristina Rosa Soares Pires, falou so-bre a parceria entre as redes munici-pal e estadual de ensino de Matozi-nhos. “É uma alegria para nós iniciaressas obras. As escolas estaduais sãonossas parceiras. Temos 10 mil alu-nos na rede pública de ensino de Ma-

tozinhos, entendo ser uma rede só”,informou a secretária que ainda acres-centou que “colaborar com o Estadoé uma honra”. Ela disse ainda que osrecursos para as obras já foram libe-rados e que os pagamentos serão fei-tos a medida que as obras ficaremprontas. Ela encerrou seu discursodeclamando fragmentos do poema“Mãos Dadas” de Carlos Drumond deAndrade.

O prefeito Dr. Murilo Pereira deResende garantiu que a Prefeitura aofazer a parceria com o Governo deMinas está cumprindo sua obrigaçãocom a população de Matozinhos e quea educação faz toda diferença. “A edu-cação é o melhor bem que a gentepode deixar para nossos filhos e paraas nossas crianças”, disse.Prefeitura Municipal de Matozi-nhos. ASCOM

penho de cada um na busca por melhorias nacidade. “Os problemas de Matozinhos são mui-tos, mas com a participação de todos é possíveldar melhores condições à população”, finalizou.O CMDCA é um órgão deliberativo e controla-dor das ações públicas e privadas, de atendi-mento e promoção do bem estar social da crian-ça e do adolescente no município, além disso, éresponsável pela aplicação dos recursos do Fun-do Municipal dos Direitos da Criança e do Ado-lescente (FMDCA). É uma instituição paritária,composta de membros da comunidade que diri-gem instituições de atendimento às crianças eaos adolescentes e por representantes do poderpúblico. Os membros do CMDCA nomeadosrepresentam as entidades indicadas pelas asso-ciações de bairro e pelos secretários municipais.

Page 7: JORNAL O VALE DA PEDRA MAIO 2012

ESPECIAL 6 ANOS O VALE DA PEDRAMAIO 2012NUMERO 31

Page 8: JORNAL O VALE DA PEDRA MAIO 2012