jornal o vale da pedra 37

8

Upload: rodrigo-silveira

Post on 29-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

JORNAL QUE CIRCULA EM 7 CIDADES DO ENTORNO DE SETE LAGOAS - MG

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL O VALE DA PEDRA 37
Page 2: JORNAL O VALE DA PEDRA 37

Diretor Executivo:

Rodrigo Silveira

Design e Arte:Rodrigo Silveira,

Rodrigo Junior, Carla

Diretora Comercial:

Ana Carla P. Dias

Dptº Jurídico:

Dr. Antônio CarlosCarvalho

R&C Editora Jornalística LtdaFiliada ABRACOM

CNPJ: 09.036.869/0001-60 Mocambeiro | Funilândia - MG

Cel: (31) 8412-8778

Matérias assinadas não são deresponsabilidade da editoria do Jornal e

não expressam a opinião do editor

Colunista:

ValmirJornalista:

Rodrigo Silveira

www.ovaledapedra.com.br

www.twitter.com/

ovaledapedra

Finalmente o ano começa!! De-pois dos festejos, festa de posse e car-naval é chegada a hora de arregaçar asmangas. Os prefeitos que assumiram dia1º de janeiro estão agora debruçadossobre problemas e desafios. O sistemade leis do nosso país continua uma ver-dadeira piada de mau gosto. Ninguémse responsabiliza por nada, nem a tal dalei de responsabilidade fiscal, na práti-ca, não tem efeito sobre alguns podero-sos. Em Matozinhos, só para ilustrar oque digo, o antecessor de Antônio Di-vino “chutou o balde” depois das elei-ções e deu uma “banana” para o povo.

Enfim, é hora de esperança re-novada. Em Funilândia, vejo empenhono Prefeito para levar a cidade para afrente. Aliás, tenho que parabenizar pelocarnaval, que foi elogiado por toda aregião, como o “Carnaval da Paz”. Qua-se nenhuma ocorrência, muita tranqui-lidade, famílias inteiras nas ruas. Blo-cos muito organizados, uma verdadeirafesta de confraternização. Pessoas devárias cidades vizinhas vieram prestigi-ar. O Prefeito Zé da Gurita conseguiufazer um belo carnaval . Para completar,a quarta do bacalhau voltou, uma tradi-ção das administrações do prefeito elei-to pela quarta vez.

Nesta edição, mostro a você umbreve histórico do Papa Bento XVI, quedeixa o comando da igreja católica emuma atitude que para uns, seria de mui-ta serenidade e para outros, uma doseaté de covardia. Não podemos negarque o poder de interferir nos rumos dahumanidade que um papa possuía estáse perdendo, talvez pela resistência dealguns em transformar a igreja católicaradicalmente, para chegar aos mais jo-vens com mais facilidade, assim comose tem mostrado a força da igreja pro-testante, ou evangélica. O fato é queBento XVI é um homem íntegro e mere-cedor de todo respeito.

O Jornal O Vale da Pedra come-mora 7 anos em 2013 e estamos prepa-rando algumas festividades. Funilândiafoi escolhida para receber a maioria dasatividades.

Um grande abraço a todas aspessoas que torcem pelo nosso suces-so e também para aquelas que torcemcontra. Um abraço especial para o Dr.José Arthur, que abraçou nosso jornale será um elo de comunicação nas suaspróximas jornadas empreendedoras.

Um beijo Paizinho onde você estiverUm Beijo Pai, onde você estiver

Rodrigo Silveira / Ana Carla P. Dias

A 1ª reunião ordinária da 20ª legislaturada Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, reali-zada na noite de segunda-feira, dia 4 de feverei-ro, foi com casa cheia. Quase 100 moradores dacidade estavam presentes no plenário da casalegislativa do município, uma grande parte dopúblico era de parentes, amigos e assessores dosvereadores.

Primeira reunião da Câmara com casa cheiaPEDRO LEOPOLDO

QUASE 100 MORADORES DE PEDRO LEOPOLDO ESTAVAM PRESENTES

Na palavra livre, a moradora do bairroMaria de Lourdes, Patrícia Belizário, represen-tando os membros do Grupo “Segura Pedro Le-opoldo”, criado no facebook em janeiro, expla-nou sobre a necessidade de políticas públicasvoltadas para a segurança pública.

Na reunião também foi realizado o sor-teio dos vereadores para composição das comis-

sões permanentes da casa legislativa para o biê-nio 2013/2014.

Os dez vereadores da câmara durante areunião, assinaram uma representação de nº 01/2013 sugerindo a Secretaria de Segurança Públi-ca do Estado de Minas Gerais – SSPMG – atransferência do presídio que hoje está no centroda cidade.PROJETOS DE LEI

O vereador Sálvio Pires de Souza (Parti-do dos Trabalhadores) foi o primeiro parlamen-tar a emplacar dois projetos de uma só vez logona primeira reunião ordinária. O projeto 01/2013apresentado, “estabelece vedações à nomeaçãopara o exercício de cargos em comissão e fun-ções de confiança, no âmbito da AdministraçãoPública Direta e Indireta dos Poderes Executivoe Legislativo no Município de Pedro Leopoldo,e dá outras providências”, diz a redação.

O outro projeto do professor é o de nº02/2013 que, “determina ao Executivo Munici-pal a realização de exames clínico, oftalmológicoe odontológico nos alunos da rede pública deensino, no início do ano letivo e dá outras provi-dências”. Ambos os projetos vão passar pelasComissões Permanentes para exarar parecer.

Rodrigo Silveira

Prefeito Antônio Divino, de Matozinhos,recebe visitas e cumprimentos de

políticos pela vitóriaDeputado Federal Diego Andradee o Prefeito de Vespasiano CarlosMurta estiveram no gabinete doPrefeito Antônio Divino. Naocasião, os dois manifestaramalegria ao ver o colega ocupando achefia do executivo da cidade de

Matozinhos e reiteraram apoio noque se fizer necessário paraapoiar a cidade. A união semprefoi e sempre será muitoimportante para odesenvolvimento de qualquergestão administrativa.

Diante do Trono grava CDcomemorativo de 15 anos

Entre os dias 28 e 30 de março de 2013 oDiante do Trono vai realizar o seu 14º Congressode Louvor e Adoração, em Belo Horizonte (MG),com o tema Adoração/Transformação. Uma dasnovidades do evento vai ser a gravação do CDRenovo, comemorativo pelos 15 anos do Diantedo Trono.

O CD vai ser gravado ao vivo no dia 29/3(sexta-feira) e contará com a presença exclusivados congressistas. “O CD tem canções que marca-ram nossa geração e a história do Diante do Tro-no. Com uma roupagem e arranjos diferentes, vaiser muito lindo”, detalha Ana Paula Valadão, líderdo Diante do Trono.

A programação deste ano vai destacar emsua temática o poder da adoração que transformaas vidas que contemplam a Deus. “Adoração etransformação andam juntas. Não há como alguémadorar, contemplar ao Senhor e continuar o mes-mo”, destaca Ana.

São esperados 12 mil adoradores/transfor-madores de diversas partes do Brasil e do mundopara esta edição do congresso. John Mulinde é umdos preletores confirmados e também um dos líde-res mais influentes de Uganda. “Ele é um dos pre-gadores de maior impacto que já conheci. A fortepresença do Espírito Santo na vida dele tem cati-vado as multidões, com um poderoso testemunhode transformação nacional. Temos muito a apren-der sobre como os cristãos de Uganda, unidos e emverdadeiro arrependimento e busca de Deus, trans-formaram a história”.www.diantedotrono.comElisandra Amâncio

Page 3: JORNAL O VALE DA PEDRA 37

Com a renúncia ou morte de umpapa, os cardeais são convocadospara o conclave - que deve começarem no máximo 20 dias, talvez menos.Esse é o tempo necessário para os pre-parativos e para chegada dos carde-ais dos quatro cantos do mundo.

Durante esse período, eles par-ticipam de reuniões espirituais e rezam.

Saiba como funciona o conclave queirá eleger o novo Papa

O Vale da Pedra mostra os detalhesda escolha de um novo papa.

Dos 209 cardeais, 118 hojepodem votar porque têm menos de 80anos. O conclave é realizado na Ca-pela Sistina. Quem olha da Praça DeSão Pedro, ela fica atrás da basílica.No momento da escolha, só quemvota fica lá dentro e trancado. Daí o

nome conclave - com chave. Cada umescreve em uma cédula o nome dequem escolheu.

Os cardeais não podem votarem si próprios e precisam mudar a le-tra para manter o sigilo do voto. A urnade bronze onde os votos são deposi-tados fica diante de um altar.

O futuro papa precisa receberdois terços dos votos. As cédulas sãoqueimadas. Enquanto não há um con-senso, uma substância faz a fumaça sairpreta.

Se os dois terços não forematingidos em 34 votações, aí passama disputar somente os dois cardeaismais votados.

Quando a escolha finalmenteocorre, o cardeal mais antigo pergun-ta ao cardeal mais votado se ele acei-ta o cargo. Ao responder ‘aceito’, ocardeal passa a ser o novo papa. Ediz por qual nome passará a ser cha-mado. Só então, graças a uma subs-tância, a fumaça que sai na chaminé ébranca.

Eleito para substituir João PauloII no dia 19 de abril de 2005, o cardealalemão Joseph Ratzinger tornou-se o pri-meiro papa a anunciar a renúncia em600 anos - o mesmo só tinha aconteci-do com Gregório XII em 1415. Os pro-blemas de saúde foram as justificativasapontadas pelo pontífice de 85 anospara deixar o comando da Igreja Cató-lica depois de quase oito anos buscan-do reverter a progressiva perda de fi-éis, em uma gestão que ficou marcadapor algumas polêmicas.Nascido em abril de 1927, Joseph Rat-zinger é filho de um oficial de polícia ede uma artesã da região alemã da Ba-viera.

Aos 16 anos, foi chamado para

Do soldado de Hitler a paixão pelo piano:veja trajetória de Bento XVI

Joseph Ratzinger chegou a servir no exército alemão durante a Segunda Guerra. De posiçãoconservadora, tem como uma de suas paixões o piano

servir no exército de Hitler nos últimosmeses da Segunda Guerra Mundial, che-gou a desertar, mas acabou prisioneirodos aliados. Com o fim das batalhas,pode se dedicar ao estudo da teologiana Universidade de Munique. Em 1951foi ordenado sacerdote e dois anos de-pois conquistou o título de doutor emteologia, dando aulas em diversas uni-versidades da Alemanha.

A carreira na Igreja Católica foiimpulsionada com a nomeação comoarcebispo de Munique Freising e logodepois como cardeal pelo papa PauloVI, em 1977. Em 1981 foi chamado aRoma para trabalhar como prefeito daCongregação para a Doutrina da Fé pelopapa João Paulo II. Com uma posturamais conservadora, foi consideradocomo um dos principais opositores adoutrina da Teologia da Libertação, re-presentada no Brasil por Leonardo Boff,e também pelo combate ao ateísmo eao marxismo.

Em 1994, Ratzinger já gozava defama entre católicos.

Ratzinger sempre foi um defen-sor da doutrina eclesiástica e da teolo-gia convencional. Em 2005, com a mor-te de João Paulo II, foi alçado ao co-mando da Igreja com o desafio de con-quistar fiéis sem deixar a tradição daIgreja Católica. Suas posições conser-

vadoras, contrárias ao uso de métodosanticoncepcionais e ao casamento en-tre pessoas do mesmo sexo, chocaramos mais liberais e romperam com a pos-sibilidade de uma abertura da IgrejaCatólica.

O papa também esteve direta-mente envolvido em polêmicas sobreabusos sexuais, com denúncias de queteria acobertado vários casos envolven-do padres. Entre as acusações, está ade que ele teria se recusado a punir, em1996, um padre americano que teriamolestado 200 crianças surdas. Quan-do ainda era arcebispo de Munique,Ratzinger teria deixado um sacerdoteretomar as atividades em sua paróquiaapós ser acusado de pedofilia.

Além dessas polêmicas, BentoXVI se viu envolvido, recentemente,com a acusação de que seu mordomoteria roubado documentos pessoais dopontífice, em um caso que acedeu a luzsobre as disputas internas para a su-cessão de um papa com saúde debilita-da.

Pianista e poliglotaAlém de um grande teólogo e defensorda tradição católica, Bento XVI tam-bém tem como uma de suas habilida-des a desenvoltura com o piano. Apai-xonado pelas composições de Mozart,

o papa que deixa o Vaticano no dia 28de fevereiro fala dez idiomas, com flu-ência em seis: alemão, italiano, francês,latim, inglês e espanhol. Também do-mina o grego antigo e o hebraico.

Membro de várias academias ci-entíficas da Europa, recebeu títulos dedoutor honoris causa de universidadesde todo o mundo. Em 2005 foi incluídona lista das 100 pessoas mais influen-tes do mundo pela revista Time.

Bento XVI, homem demuitas habilidades

Page 4: JORNAL O VALE DA PEDRA 37
Page 5: JORNAL O VALE DA PEDRA 37
Page 6: JORNAL O VALE DA PEDRA 37

NOSSA REGIÃO - SETE LAGOAS - FUNILÂNDIA -BALDIM - MATOZINHOS - MOCAMBEIRO

Do mar sou a imensidão que acolheDa brisa sou a transparência de que incentivaSe agitado sou a calma do desesperadoDo sucesso sou uma força infinita para todosDa vida um eterno amigoDo navegante sou um casco de um veleiropara guiar os caminhosDo veleiro sou o conforto da existênciada existência, sou conhecedor pra que tudo serealize Valmir

VALMIR É MORADOR DE FUNILÂNDIA,COMERCIANTE E POETA

O sucesso do Car-naval 2013 começou natransparência da conversaentre a Prefeitura e o Povo,quando o Prefeito Zito ex-pôs a atual situação finan-ceira dos Cofres Públicos.Ele teria que optar entrepagar os funcionários ematraso ou pagar as Bandaspra fazer o Carnaval. A ter-ceira opção seria fazer dí-vidas, mas este não é o per-fil do Prefeito que o Povoescolheu para cuidar do seuPatrimônio Público.

À partir dessa con-versa o Povo começou ase mobilizar e se uniu prafazer seu próprio Carnavale, com o suporte da Pre-feitura de barracas e pal-cos, o apoio da SegurançaPública da PM de Baldim,o empenho dos secretáriosde Eventos, Catarina Regi-

O SUCESSO DO CARNAVAL DE BALDIM

na e da Cultura, Flavio Shultz,os músicos voluntários dasBandas e Fanfarras, os bar-raqueiros e o povo fizeram esteCarnaval que agradou a to-dos.

Parabéns e agradeci-mentos todos são merecedo-res, sem distinção, cada umteve sua parcela de contribui-ção para o sucesso deste Car-naval. Esta união e empenhodo Povo de fazer um Carna-val com poucos recursos, con-siderando a atual situação fi-nanceira da Prefeitura, a épo-ca de transição e planejamen-tos de gastos, já é um sinal queestamos no caminho certo, opovo sabe a força que tem,isto é mobilização.

Talvez tenha passadodespercebido, mas deu prasentir um entrosamento muitosimpático entre Baldim e SãoVicente, talvez pela diversida-

de dos representantes dopovo na atual Administra-ção Pública, desta vez comSão Vicente mais atuantenas ações comunitárias emBaldim e vice-versa. Essatroca de ações vai trazerum resultado muito positi-vo para todos, cada grupocom suas experiências esuas habilidades fazendo omelhor para o bem co-mum.

O município de Bal-dim está entrando numanova era, a era de uma ad-ministração consciente etransparente, com seu

povo bem informado dassuas contas públicas, sabe-dor de seus direitos e de-veres de cidadão, para quepossa fazer cobranças jus-

tas ao Poder Público, comconhecimento de causa.

A presença cons-tante do Prefeito Zito emtodas as ações comunitá-

rias dá a segurança e a pro-teção que o Povo pediunas urnas e esta é a dispo-sição dele, portanto esta éa hora e o lugar, vamosnessa.

Ione - editora do Blog“Baldim, um doce de ci-dade”

Cada um teve sua parcela de contribuição para o sucesso deste Carnaval

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filó-sofo uma informação que julgava de seu interesse: - Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigoteu! - Espera um momento - Disse Sócrates - Antes de con-tar-me, quero saber se fizeste passar esta informação pelastrês peneiras. - Três peneiras? O que queres dizer ? - Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemossempre usar as três peneiras, se não as conhece, prestebastante atenção . Tens certeza de que isso que queresme dizer é verdadeiro? - Bem, foi o que eu ouvi as pessoas comentarem. Nãosei exatamente se é verdade. - A segunda peneira é a da bondade. Com certeza devester passado a informação pela peneira da bondade, ounão? Envergonhado, o homem respondeu : - Devo confessar que não . - A terceira peneira é a da utilidade . Pensaste bem se éútil o que vieste falar a respeito do meu amigo? - Útil? Na verdade não . Então - disse-lhe o sábio - se o que queres me dizer nãoé verdadeiro, nem bom e nem útil, então é melhor que oguarde apenas para ti .As três peneiras - Sócrates

Thábata Silveira é moradora de Funilândia e éparte importante da família O Vale da Pedra

QUER FAZERSEU SITE?ENVIE UM EMAIL PARA

[email protected] PEÇA UM ORÇAMENTO.

VOCÊ VAI SESURPREENDER!

Page 7: JORNAL O VALE DA PEDRA 37

PORTABILIDADE BANCÁRIATRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA DE SÁLARIO DOBANCO ONDE VOCÊ RECEBE SEU SALÁRIO PARA

OUTRO BANCO DE SUA PREFERÊNCIA.Esta vantagem é concedida desde 2006, o trabalhador

pode receber seu salário no banco de sua preferência, e nãomais obrigatoriamente na instituição selecionada pela empresapagadora. Com a portabilidade bancária você escolhe em qualBanco você quer receber seu salário. É um direito garantidopelas RESOLUÇÕES 3.402 E 3.424 do Conselho Monetá-rio Nacional e vale para todos os funcionários de empresasprivadas, servidores e funcionários públicos. E o que é melhor,você não paga nada por esse serviço.

Se você se interessou em transferir seu pagamento paraoutro Banco, basta solicitar ao Banco onde você quer receberseu salário o formulário de PORTABILIDADE DO CRÉDI-TO DE SALÁRIO ou formulário de SOLICITAÇÃO DETRANSFERÊNCIA DE SALÁRIO preencher e entregar naagência ou Banco onde está sua conta-salário, e ela(e) seráobrigada(o) a transferir automaticamente o seu vencimentomensal para o Banco escolhido, no dia do seu pagamento semcobrar nenhuma taxa, e em um prazo máximo de 5 dias uteispara conceder a transferência.

IRREVERÊNCIA NA VIRADA DO ANOJá que esta edição está registrando o carnaval, não poderíamos deixar de publicar as fotos doevento de confraterzação tradicional em Funilândia, o jogo das “meninas”, ocorrido na virada

do ano. Divirta-se com fotos inusitadas de nossos jogadores.

Quem trabalha duro oano todo tem sim odireito de se divertir epor pra fora airreverência ecriatividade. O eventodo futebol entreamigos travestidos étradição emFunilândia. O Vale daPedra deseja muitasaúde e sucesso praessa turma que é nota10 em alegria.

A fim de qualificar as empre-sas e serviços para os grandes eventosesportivos que receberá nos próximosanos, como a Copa do Mundo FIFA2014, o governo leva o Programa Na-cional de Acesso ao Ensino Técnico eEmprego (Pronatec) para o segmentoturístico. As ações são organizadas porMinistério do Turismo e Ministérioda Educação. Enquanto o PronatecCopa oferece 52 cursos gratuitos emdiversas áreas do setor turístico paraquem quer trabalhar no evento, o Pro-natec Copa na Empresa é destinado àqualificação de profissionais do setorde turismo, por demanda do emprega-dor.

São oferecidos 44 cursos pro-fissionalizantes, gratuitos e presenci-ais. As aulas podem acontecer no pró-prio ambiente de trabalho, com horá-rios e frequências convenientes para a

Cursos gratuitos para qualificação de profissionais do setor de turismoempresa. O programa também dispo-nibiliza capacitação nos idiomas in-glês, espanhol e libras (língua brasilei-ra de sinais), para os profissionais quevão ter contato direto com os turistas.As adesões são voluntárias e poderãose habilitar ao programa empresas queexerçam atividades características doturismo, como hotelaria (hotéis, re-sorts, pousadas, albergues), alimenta-ção fora do lar (bares, restaurantes efeiras tradicionais), agenciamento deviagens, organização de evento, alu-guel de veículos e transporte de turis-tas. Os cursos de idiomas também es-tão disponíveis para os Comandos deSegurança Pública, para os profissio-nais que terão contato direto com osturistas da Copa, Polícia do Turista econcessionários da oferta de serviçosao público dos aeroportos, portos eterminais rodoviários nacionais e in-

ternacionais.As empresas que tiverem cur-

sos concluídos com aproveitamentoganharão uma distinção do Ministériodo Turismo informando que “estaempresa se preparou para a copa”. Osempresários interessados devem en-trar em contato com a Secretaria deTurismo do estado para propor tur-mas de seus funcionários a serem qua-lificados.

Cada curso tem um pré-requi-sito de escolaridade próprio. As exi-gências podem ser consultadas no sitedo Pronatec Copa ou no Guia Prona-tec de Cursos FIC, disponibilizado nosite do programa. Os portadores dedeficiência terão total prioridade noprocesso de pré-matrícula e matrícu-la.Acesse o sitewww.pronateccopa.turismo.gov.br

Page 8: JORNAL O VALE DA PEDRA 37