jornal o vale da pedra 35

8

Upload: rodrigo-silveira

Post on 10-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

EDIÇÃO ESPECIAL COM PESQUISA ELEITORAL

TRANSCRIPT

Diretor Executivo:

Rodrigo SilveiraDesign e Arte:

Rodrigo Silveira,Rodrigo Junior, CarlaDiretora Comercial:

Ana Carla P. DiasDptº Jurídico:

Dr. Antônio CarlosCarvalho

R&C Editora Jornalística LtdaFiliada ABRACOM

CNPJ: 09.036.869/0001-60 Mocambeiro | Funilândia - MG

Cel: (31) 8356-9504

Matérias assinadas não são deresponsabilidade da editoria do Jornal e

não expressam a opinião do editor

Colunista:Robert Willian

Jornalista:Rodrigo Silveira

www.ovaledapedra.com.brwww.twitter.com/ovaledapedra

Mais uma vez chegamos até você,desta vez com uma edição especial sobre aseleições e com o RESULTADO da PESQUI-SA ELEITORAL encomendada pela R&CEDITORA JORNALÍSTICA LTDA, devi-damente registrada no TSE, que mostra asituação dos candidatos segundo a nossapesquisa.

Podemos reparar que LÉO AZERE-DO aprece bem à frente na pesquisa espon-tânea, seguido de ZÉ DA GURITA, HA-MILTON MOURA e RENATINHO. Napesquisa estimulada, percebe-se um empa-te técnico entre os primeiros. Deve-se lem-brar que a pesquisa eleitoral não representao resultado de uma eleição, ela apenas apon-ta uma tendência que pode ou não se alterar,se repararmos o número de indecisos.

Aos candidatos que não estão mui-to bem nas pesquisas, resta trabalhar paratentar virar o quadro, o que já aconteceu emmuitas outras ocasiões mundo afora.

O Jornal O Vale da Pedra cumpreseu papel como órgão de imprensa premia-do e que há 6 anos vem divulgando informa-ções de nossa querida região. Esperamos comisso, estar colaborando para a DEMOCRA-CIA, que foi conseguida a duras penas pornós. Pode-se reparar, que em nossas pági-nas, TODAS as coligações fizeram questãode divulgar seus anúncios e mensagens, coi-sa rara de acontecer em jornais que circulamem cidades pequenas, que muitas vezes sãolevados a faltar com a ética, se vendendo aalgum grupo político. Temos orgulho em serINDEPENDENTES e eu próprio, RodrigoSilveira, nunca me filiei a partido algum.

Desejo a todos uma ótima eleição, equero de antemão parabenizar os candida-tos, que fizeram uma eleição limpa, claro,com algumas pequenas exceções.

Abraços especias à família do nos-so amigo ELSIMAR . Que Deus conforte.

SETEMBRO 2012NÚMERO 35

Um beijo Paizinho onde você estiverUm Beijo Pai, onde você estiver

Rodrigo Silveira / Ana Carla P. Dias

Reunião define rumos da ASCOMF, Associaçãodos Comerciantes de Funilândia

Entidade vai “ganhando corpo” e logomarca é criada

SEGURANÇA PÚBLICA EM FUNILÂNDIA

A ASCOMF, Associação dosComerciantes de Funilândia, começaa ganhar vida e falta pouco para serregistrada.

Em uma reunião no Pesque Pa-gue do Zé Luiz, foram definidas váriasdiretrizes importantes para o trabalho.Vários comerciantes da cidade parti-ciparam e tiveram voz.

O Presidente da Associação,Flávio da PAIOL, conduziu os trâmi-tes. Com a presença da Polícia Mili-tar, pôde-se tirar muitas dúvidas quan-to ao trabalho desenvolvido pela cor-poração, desde a última audiência pú-blica realizada na Câmara Municipal.

A comerciante e vereadora Ca-rol, sanou as dúvidas legais da entida-de, devidamente documentada. Foi as-sinada a lista de presença e os comer-ciantes já assinaram as fichas de filia-ção. A R&C EDITORA , que editao JORNAL O VALE DA PEDRA,apresenta aqui a LOGOMARCAOFICIAL da entidade, que foi criadagratuitamente, como forma de incen-tivo a esta tão importante ação comu-nitária, que visa a proteção e o bemestar de comerciantes e clientes, es-perando que tempos melhores possamchegar para a cidade.Rodrigo Silveira

Logomarca daAssociação, umpresente da R&CEDITORA, queedita O VALE DAPEDRA

a reunião contou com amplaparticipação dos comerciantes da

cidade, demonstrando união

ELEIÇÕES 2012 - ESPECIALSETEMBRO 2012NÚMERO 35

ELEIÇÕES 2012 - URNA ELETRÔNICA

A urna eletrônica possuidois componentes básicos: oterminal do eleitor, que é a urnapropriamente dita e é tambémonde os eleitores votam emseus candidatos, e o microter-minal, que é utilizado apenaspelos mesários.

Além do teclado e domonitor de vídeo, a urna tam-bém possui: uma impressora,utilizada para imprimir os bole-

tins de urna; uma porta paradisquete; dois slots para inser-ção de cartão de memória dotipo flash, que são denomina-das de flash interna e flash ex-terna; um conector para tecla-do;dois conectores USB; um co-nector para fone de ouvido,usado por eleitores com defici-ência visual; um conector paraconexão com outros terminais

de eleitor e um conector paraimpressora (estes dois estãoinstalados no microcomputadorutilizado pelos mesários).O microterminal comunica-secom o terminal do eleitor atra-vés de um cabo serial ligadodiretamente às placas internas.Cada conjunto de microtermi-nal e terminal de eleitor podeser interligado a outros dois ter-minais de eleitores. Dentro des-te tipo de configuração, um ter-minal atua como mestre e osoutros dois como escravos. Osterminais escravos funcionamapenas como entrada e saídade informações. Estas infor-mações ficam arquivadas noterminal mestre. Este tipo deconfiguração é utilizado em se-ções que possuem um grandenúmero de eleitores.

Todas as urnas eletrôni-cas utilizam o mesmo progra-ma de votação. O que difereuma urna da outra são os da-dos inseridos nas mesmas, taiscomo: designação do município,zona e seção eleitoral;tabela de partidos e candidatosque disputam a eleição em talseção eleitoral; tabela de elei-tores da seção; foto dos candi-datos.

O microterminal e o terminaldo eleitor

O microterminal é posi-cionado próximo ao presidenteda mesa, sendo constituído porum teclado numérico que vai do0 ao 9, as teclas “confirma” e“corrige”, um visor de cristallíquido e as teclas de sinaliza-ção que indicam quando a urnaestá sendo alimentada porenergia externa ou interna,além de indicar ainda se a urnaestá sendo utilizada por algumeleitor ou se ela já está libera-da para o próximo. É ainda nomicroterminal que o presiden-te da seção eleitoral digita onúmero do título de eleitor e,confirmada a sua identidade, oautoriza a votar.

O presidente da mesatambém digita a senha de en-

cerramento da votação no mi-croterminal. Quando a senhade encerramento é confirma-da, o terminal do eleitor impri-me, automaticamente, a 1ª viado Boletim de Urna (B.U.) Sea impressão estiver correta, opresidente da mesa aperta atecla "confirma" no terminal doeleitor e, enquanto são emitidasas outras quatro vias obrigató-rias do B.U., os dados da vota-ção são gravados no disqueteque servirá para a exportaçãodos dados daquela seção.

No terminal do eleitorencontra-se a tela de cristal lí-quido, onde são visualizadas asinstruções para o eleitor, bemcomo durante a votação, onome, número, partido e foto docandidato escolhido. Tambémencontramos no terminal doeleitor um teclado numéricocom teclas de 0 a 9, além dasteclas "branco”, “corrige” e“confirma

A apuraçãoDois sistemas são utili-

zados na apuração dos votos:o transportador e o totalizador.

O transportador consis-te em um conjunto de aplicati-

vos instalados em uma máqui-na sob a guarda de um juiz elei-toral e tem como principais fun-ções a leitura dos disquetes pro-venientes das seções eleitorais,a cópia dos arquivos dos dadoscontidos nos disquetes e o en-vio dos mesmos para o com-putador que fará a totalização.

A transmissão dos arqui-vos é feita em lotes e a comu-nicação do transportador como totalizador é realizada atra-vés de uma rede de computa-dores privada.

O totalizador é formadopor um conjunto de aplicativosinstalados em um computadorlocalizado nos TREs e zonas-mães eleitorais. Sua principalfunção é processar os arquivosrecebidos pelo transportador etotalizar os votos.Nas eleições municipais a to-talização é feita nas zonas-mães. Já em outras eleições atotalização é feita nos TREs.As eleições presidenciais, porsua vez, são totalizadas pelosTREs que enviam os dadospara o TSE que por sua veztotaliza e computa o resultadogeral a partir das totalizaçõesestaduais.

O microterminal é posicionado próximo ao presidente da mesa

SETEMBRO 2012NUMERO 35

CNPJ : 16.381.811/0001-10 - CNPJ EDITORA: 09.036.869/0001-60 - V ALOR: 300,00 CNPJ : 16.381.811/0001-10 - CNPJ EDITORA: 09.036.869/0001-60 - V ALOR: 300,00

CNPJ: 15.928.719/0001-64 - CNPJ EDIT ORA: 09.036.869/0001-60 - VALOR: 200,00

ELEIÇÕES 2012 - FEIRA LIVRESETEMBRO 2012NUMERO 35

INFORMAÇÕES SOBRE A URNA ELETRÔNICA

A urna eletrônica detém uma sé-rie de vantagens. A principal delas, semdúvida, é impedir fraudes. Seguem abai-xo algumas vantagens em utilizar a urnaeletrônica.

Os partidos concorrentes ao plei-to recebem, previamente, os programasde computador que serão utilizados,podendo, inclusive, constituir sistemapróprio de fiscalização, apuração e to-talização dos resultados.

Os fiscais e delegados de parti-dos podem acompanhar o procedimen-to de geração do flash card de carga edo flash card de votação.

Às 7h30min do dia da eleição, o

presidente da mesa receptora de votosemite a "zerézima" na presença dos fis-cais de partidos políticos, que é um do-cumento impresso pela urna contendoa relação de todos os concorrentes aopleito e com zero votos para cada um,provando que não há qualquer voto re-gistrado naquela urna.

O sistema eletrônico impede queo eleitor vote mais de uma vez, pois onúmero do título é bloqueado após a pri-meira votação. Com o voto eletrônicoacaba a subjetividade para identificar avontade do eleitor. No processo manu-al são as juntas apuradoras que inter-pretam votos que não estão claros.

Ao encerrar-se a votação, cadaurna expede o seu boletim de urna (BU)com todos os votos já apurados, ou seja,o resultado da eleição naquela urna éimediato.

O eleitor pode conferir, tambémpela foto, o candidato em que vota. Oflash card é uma mídia altamente con-fiável e duradoura, com gravação e lei-tura de dados eletrônica. Para quemestá fora do seu domicílio eleitoral nodia da eleição, basta apresentar o Re-querimento de Justificativa Eleitoral emqualquer local de votação (no mesmohorário da votação) e a ausência é jus-tificada, na própria urna eletrônica, pelomesário.Em cada tecla da urna, o eleitor encon-trará a gravação do respectivo númeroem código internacional braile. O defi-ciente visual que não lê em braile pode-rá votar guiando-se pelo número 5, cen-tral, ressaltado no teclado através deuma pequena barra, logo abaixo do nú-mero, na própria tecla.

Como votarO eleitor deve ir até a sua seção

e zona eleitoral, levando o título de elei-tor e um documento oficial com foto(como identidade, carteira de trabalho,carteira profissional ou certificado dereservista). Após se identificar ao me-sário da seção, o eleitor será autoriza-do a votar na urna eletrônica. Estes sãoos passos.

Digite o número do candidato desua preferência no teclado da urna ele-trônica. Na tela, aparecerão a foto, onúmero, o nome e a sigla do partido docandidato escolhido. Se as informaçõesestiverem corretas, aperte a tecla ver-de CONFIRMA. A cada voto confir-mado, a urna emitirá um rápido sinal so-noro. Após o registro do último voto, aurna emitirá um sinal sonoro mais pro-longado e aparecerá na tela a palavraFIM. Se não aparecerem na tela todasas informações sobre o candidato es-colhido, aperte a tecla laranja CORRI-GE e repita o procedimento anterior.Cola, sim!Para evitar esquecimentos, o eleitorpoderá levar os números de seus can-didatos anotados em um papel!

Para votar em branco, aperte atecla branca e depois confirme, aper-tando a tecla verde. Seu voto será anu-lado se você apertar um número ine-xistente de candidato e depois confir-mar apertando a tecla verde.

Caso você queira votar na legen-da, digite o número do partido, que cor-responde aos dois primeiros algarismosdo número do candidato e confirme oseu voto apertando a tecla verde CON-FIRMA.

O tempo médio que cada eleitorleva para votar é de um minuto para aseleições de candidatos à presidente, se-nadores, governadores, deputados fe-derais, estaduais e vereadores.

Em uma iniciativa da EMA-TER e da Administração Municipal,está de volta a FEIRA LIVRE DEFUNILÂNDIA.

No dia da reativação, pôde-se perceber o potencial de cresci-mento que este evento tem. As pes-soas foram chegando e passaramótimos momentos com a família, sa-boreando tira gostos e podendo le-var para casa hortaliças frescas.

Além disso, os frequentado-res da feira podiam medir sua pres-são arterial, dando uma “conferida”na saúde.

A feira acontecerá todo do-mingo, a partir das 8 da manhã, coma promessa de se diversificar maise mais, atraindo também gente demunicípios vizinhos transformandoa feira em um grande local de con-fraternização e ótimas compras.Parabéns a EMATER, Prefeitura ea todos os idealizadores desta fei-ra. A seguir, alguns cliques especi-ais da Feira.

Rodrigo Silveira