jornal maio 2009

4
Ano 5 - Nº 39 - Maio e Junho/2009 Como surgiu o Dia das Mães? As Mães são o máximo! BOLETIM DA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES APOSENTADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO DA 5ª REGIÃO (A minha mulher caminhava com minha filha de 4 anos, quando ela apanhou qualquer coisa do chão e ia pôr na boca. Ralhou com ela e disse- lhe para nunca fazer isso. - Mas por quê? – Perguntou ela. A minha mulher respondeu que se estava no chão, estava sujo e cheio de micróbios. Nesse momento, a minha filha olhou-a com admiração e perguntou: - Mãe, como sabe tudo isso? É tão inteligente... Vão preparando as roupas típicas e fazendo alongamento dos músculos para o forró que neste ano será realizado no Quartel de Amaralina na quarta-feira, dia 10 de junho de 2009, a partir das 19:00 horas. Será premiado aquele que comparecer com o traje junino mais característico. A escolha será feita pelos associados presentes. O Dia das Mães tem a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem americana, Annie Jerwis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio. No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de Maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas. - Todas as Mães sabem estas coisas. Quando alguém quer ser Mãe tem que fazer um teste e tem que saber todas estas coisas, senão, não pode ser Mãe. Caminharam em silêncio e depois de alguns minutos, depois de pensar no assunto a minha filha de repente disse: - Ah! Já percebi. Se não passasse no teste, você seria o Pai. - Exatamente. Respondeu minha mulher com um grande sorriso na boca.) (Colaboração de Olinda Lapa que recebeu via e-mail e nos repassou) Festa Junina No dia 15 de abril, fizemos uma seresta que contou com a presença de 70 associados. Roque Oliveira foi o responsável pela trilha sonora. Seresta Colaboração: Edson Manuel Colaboração: Edson Manuel Colaboração: Edson Manuel

Upload: asa5-asa5

Post on 23-Feb-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

jornal maio 2009

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal maio 2009

Ano 5 - Nº 39 - Maio e Junho/2009

Como surgiu o Dia das Mães?

As Mães são o máximo!

BOLETIM DA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES APOSENTADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO DA 5ª REGIÃO

(A minha mulher caminhava comminha filha de 4 anos, quando elaapanhou qualquer coisa do chão e iapôr na boca. Ralhou com ela e disse-lhe para nunca fazer isso.

- Mas por quê? – Perguntou ela.

A minha mulher respondeu que seestava no chão, estava sujo e cheio demicróbios. Nesse momento, a minhafilha olhou-a com admiração eperguntou:

- Mãe, como sabe tudo isso? É tãointeligente...

Vão preparando as roupastípicas e fazendo

alongamento dos músculospara o forró que neste ano

será realizado no Quartel deAmaralina na quarta-feira,dia 10 de junho de 2009, a

partir das 19:00 horas.

Será premiado aquele quecomparecer com o traje

junino mais característico. Aescolha será feita pelosassociados presentes.

O Dia das Mães tem a sua origem noprincípio do século XX, quando umajovem americana, Annie Jerwis, perdeusua mãe e entrou em completadepressão. Preocupadas com aquelesofrimento, algumas amigas tiveram aidéia de perpetuar a memória da mãede Annie com uma festa. Annie quisque a homenagem fosse estendida atodas as mães, vivas ou mortas. Empouco tempo, a comemoração e

consequentemente o Dia das Mães sealastrou por todo o país e, em 1914,sua data foi oficializada pelopresidente Woodrow Wilson: dia 9 deMaio.

No Brasil, o Dia das Mães é celebradono segundo domingo de Maio, conformedecreto assinado em 1932 pelopresidente Getúlio Vargas.

- Todas as Mães sabem estas coisas.Quando alguém quer ser Mãe tem quefazer um teste e tem que saber todasestas coisas, senão, não pode ser Mãe.

Caminharam em silêncio e depois dealguns minutos, depois de pensar noassunto a minha filha de repente disse:

- Ah! Já percebi. Se não passasse noteste, você seria o Pai.

- Exatamente. Respondeu minha mulhercom um grande sorriso na boca.)(Colaboração de Olinda Lapa que recebeu via

e-mail e nos repassou)

Festa JuninaNo dia 15 de abril, fizemos umaseresta que contou com a presençade 70 associados. Roque Oliveirafoi o responsável pela trilha sonora.

Seresta

Colaboração: Edson Manuel

Colaboração: Edson Manuel

Colaboração: Edson Manuel

Page 2: Jornal maio 2009

22222

EXPEDIENTEInformativo é de responsabilidade da ASA-5Diretores responsáveis: Paulo Henrique Alves de Barros,Enilda Borges Baltazar dos Santos, Henel Francisco Lopes daSilva, Maria José Sampaio de Souza, Antônia Maria Galvão Côrtes,Roque Jesus de Oliveira e Edison Emanuel Pereira de Jesus.E-mail: [email protected]ção eletrônica: M2Mídia (3245-0005)Tiragem: 400 exemplares.Edição fechada em 01 de junho de 2009

A ASA-5 realizou mais uma viagem deturismo com alguns dos seus associados. Dodia 14 ao dia 22 de maio, estivemos passe-ando em Brasília, Goiânia, Caldas Novas ePousada do Rio Quente (Hot Parck).

Em Brasília ficamos hospedadosno Hotel Nacional, onde, nanoite do dia 14, tivemos umjantar de confraternização,oferecido pela INTERATIVA,empresa especializada emturismo para a terceira idade,que nos conduziu para estepériplo de nove dias pela regiãocentral do Brasil.

Além de Associados, tivemos acompanhia sempre agradável de pessoasconvidadas, especialmente filhos eesposa de Associados.

No dia 15, saímos para conhecer osprincipais pontos turísticos de Brasília,com um Guia competente, o qual nosdeu explicações detalhadas sobre aCapital Federal.

No dia 15, após o café da manhã,partimos via aérea para Goiana, a linda

Uma viagem legalcapital do Estado de Goiás. Após nossachegada e acomodação no hotelUmuarama, bem no centro da cidade,saímos para um citytour, no qualaprendemos muito sobre a história da

cidade de Goiânia. Fizemos visita à famosafeira da lua, um local onde se encontra detudo que se deseja comprar. Foi muitoproveitoso este passeio à feira da lua.

No dia 16, após o café, partimos para afeira do sol, também em Goiânia, outrafeira cheia de novidades. Após o almoço,em ônibus especial de turismo, viajamospara Caldas Novas, onde chegamos àtardinha e nos hospedamos no melhor

hotel daquela cidade que é o BluepointHot Springs, o qual coloca à disposiçãodos hóspedes, muitas atrações, comdestaque para o conjunto de piscinastermais, com temperaturas variadas à

escolha de todos. Ficamos emCaldas Novas até o dia 22,sendo que, na quarta feira, dia20, passamos um bom períodono Hot Parck, onde, mais umavez, desfrutamos das águastermais daquela região.

No dia 22, logo após o café,saímos, de ônibus, em direção aoAeroporto de Brasília, para, as15,50 h partirmos para Salvador.

A parte negativa ficou por conta daEmpresa Aérea Webjet, cujos horários nãoforam cumpridos. Alegações as mais diversaspara justificar os atrasos. Fora isso, foi tudomaravilhoso. Outra parte negativa foi a faltade adesão dos Associados. Projetamos umpasseio para mais de trinta pessoas e, nofinal, fomos apenas dezenove. De qualquerforma, FOI UMA VIAGEM LEGAL.

Mais uma vez a ASA5 colocou àdisposição dos associados os ser-viços da Contadora Alduvanize(Vânia) Oliveira para orientação eelaboração da declaração anual doImposto de Renda. Foram atendidos121 associados.

Um fato engraçado que ocorreunesse período de declaração foi opedido de preferência no aten-dimento para os maiores de 60 anos!Eram tantos que o jeito foi obedecero critério de ordem de chegada!

Mas por falar em Imposto de Rendae Leão leia a página 4.

No dia 19 de março, fizemos uma surpresaao nosso Presidente, pela passagem do seuaniversário.

Surpresa Imposto de Renda

Colaboração: Roque Oliveira

Vou escrever uma série de artigos sobreDinheiro, e tentar acompanhar pelos Tem-pos a sua trajetória.

Tradicionalmente os povos brancos deolhos azuis que escravizaram, colonizaram,e saquearam os povos colonizados na Ásia,África, América do Sul e Oriente Médio, fo-ram os Portugueses, Espanhóis, Ingleses, Fran-ceses, Alemães, Holandeses, os Belgas e osItalianos que invadiram a Etiópia na África,e nos tempos atuais os Americanos.

No século XVII os holandeses e os france-ses estabeleceram-se na região do Cabo BoaEsperança, ( que os portugueses chamavamde Cabo das Tormentas) logo descobriram quea região ocupada era riquíssima em ouro ediamantes, madeiras de lei e outros metais pre-ciosos. Saquearam o que puderam enviandoas riquezas para Holanda, França e depois aBélgica. Foi despertada a cobiça dos Ingleses,

que invadiram a região no século XVIII. Nadasatisfeitos com a sanha dos ingleses, os holan-deses e franceses fundaram os estados livresde Natal, Orange e Transnaal e sustentaramuma guerra feroz, a “guerra dos boers”, con-tra os ingleses. Houve um acordo em que os“boers” aceitaram ficar submissos à coroainglesa, mas ficaram com a direção políticada União Sul Africana, a África do Sul e ou-tros afins. Isso significava que os submetidostinham a obrigação de mandar um percentualdo “botim” para a Inglaterra.

A mesma obrigação que os brasileirostinham de mandar para Portugal umpercentual, os quintos. Quem sonegassepagava na marra, no que se chamava der-rama. A derrama no Brasil deu origem aInconfidência Mineira. Pagou Tiradentes.

Dinheiro 1

Colaboração: João Ferreira

Colaboração: Edson Manuel

Colaboração: Edson Manuel

Page 3: Jornal maio 2009

33333

Allan Kardeck e Maria Amália -Constantes freqüentadores dos nossoseventos, gozando, ambos, graças a Deus,de plena saúde, foram, agora,juntamente com outros colegas destaassociação, gozar das maravilhas deBrasília e Caldas Novas. Queremos queparticipem mais do cotidiano da nossaAsa-5.

Maria Gelcia Lima e SantosMaria Gelcia Lima e SantosMaria Gelcia Lima e SantosMaria Gelcia Lima e SantosMaria Gelcia Lima e Santos -Depois de perder ao seu querido WalterAtaalpa, vem dando seguimento naestrada da vida, sempre prestigiando osnossos passeios e as nossas festas.

Maria Ester Villa CostaMaria Ester Villa CostaMaria Ester Villa CostaMaria Ester Villa CostaMaria Ester Villa Costa - Deixandotodos seus amigos com saudades, nãotem nos prestigiado com seu visual.Gostaríamos de vê-la com fequência,apenas sabemos que vai bem.

Maria Lúcia Bonfim DamascenoMaria Lúcia Bonfim DamascenoMaria Lúcia Bonfim DamascenoMaria Lúcia Bonfim DamascenoMaria Lúcia Bonfim Damasceno -Vez ou outra passa pelas imediações,mas não comparece ao nosso convívio.

O importante é que vai bem e quepermanece nossa associada.

Marlene, Lúcia Guedes, MariaMarlene, Lúcia Guedes, MariaMarlene, Lúcia Guedes, MariaMarlene, Lúcia Guedes, MariaMarlene, Lúcia Guedes, MariaRosina e Vilma MendesRosina e Vilma MendesRosina e Vilma MendesRosina e Vilma MendesRosina e Vilma Mendes -Simpático quarteto, descontraído equerido por todos componentes da Asa-5, desfrutou da excursão a Brasília eGoiânia, onde curtiram bastante e não

Por onde andam nossos colegas

podia ser diferente, Ao quarteto animadoos nossos votos de que continuem pormuitos anos no convívio sadio de nossaassociação.

Moacyr Bastos TinocoMoacyr Bastos TinocoMoacyr Bastos TinocoMoacyr Bastos TinocoMoacyr Bastos Tinoco - Fazendeiroda estrada do coco sempre nos prestigiacom sua presença. Precisa conhecernossas festas e nossos passeios.

Estamos pensando em fazer um passeioa Cachoeira para ver se só assim eleparticipa.

Deusdedith dos Santos TeixeiraDeusdedith dos Santos TeixeiraDeusdedith dos Santos TeixeiraDeusdedith dos Santos TeixeiraDeusdedith dos Santos Teixeira -A nossa Deti está passando um períododifícil, com problema de saúde, internadana CardioPulmonar. A última notícia éque graças a Deus, saiu da UTI e foipara o quarto. Temos certeza que embreve esta fase terminará e a saúdevoltará a brilhar, a fim de curtir mais asua Maragogipe e retornar ao nossoconvívio.

Nelson Dias CarregosaNelson Dias CarregosaNelson Dias CarregosaNelson Dias CarregosaNelson Dias Carregosa - Difícil naqueda. Não comparece em nada nemnos dá o prazer de sua presença. Comsaúde ótima viaja bastante, com Tadeu, oúnico que usufrui da sua companhia.

Carré, estamos aqui, no mesmo lugar,não nos abandone. Você é querido.

Colaboração: Hénel Silva

Essa foi tirada de umprocesso em curso na 22ª

Vara do Trabalho de Salvador

“CERTIDÃO

CERTIFICO e dou fé que fiqueiimpossibilitada de proceder a entregada presente notificação, uma vez quenão logrei localizar no bairro daMassaranduba, nem em outras dacidade, a Rua do Tira Cabaço.Certifico, também que diligenciei naunidade dos correios encarregada daentrega de correspondências nobairro da Massaranduba, CDD(Centro de Distribuição Domiciliar)localizado na Rua ComendadorBastos na Calçada, onde constateique a referida rua é desconhecida”

Fragmento de uma petiçãoinicial de uma reclamação

trabalhista na Vara deSimões Filho:

“...Alega o Reclamante, quequando de sua despedida, aReclamada mandou que o mesmoassinasse o recibo de férias, comose estivesse gozando, mas nãorecebeu a referida, pois játinha completado duas comdireito a três.”

Processuaiscom risco

Curtinhas

VIAGEM DE COMPRASPreparem as malas.Em outubro teremos mais uma via-gem de compras a São Paulo com ex-tensão a Aparecida do Norte. Contatocom Luciana na Secretaria da ASA5.

SÃO JOÃO!Galera, não precisa avançar!!!!A comida dá pra todos.Estamos falando assim, porque noNatal..... nem sei o que dizer....

TREM DO FORRÓO trem do forró neste ano estáprogramado para o dia 12/07/2009(domingo) a partir das 13:30 horas.Camisa: R$30,00 (trinta reais). Contatoscom Luciana na Secretaria da ASA5.

- Minha esposa sentou-se no sofájunto a mim enquanto eu passavapelos canais.- Ela perguntou, “O que tem na TV?- “Eu disse, “Poeira.E a briga começou...

- Minha esposa estava dando dicassobre o que ela queria para seuaniversário que estava próximo.- Ela disse, “Quero algo que vá de 0a 100 em cerca de 3 segundos.- “Eu comprei uma balança para ela.E então a briga começou...

- Quando cheguei em casa ontem anoite, minha esposa exigiu que alevasse algum lugar caro...- Então eu a levei ao posto de gasolina.E então a briga começou...

E a briga começou

- Minha esposa e eu estávamossentados numa mesa na minhareunião de colegial, e eu fiqueiolhando para uma moça bêbada quebalançava seu drinque enquantoestava sozinha numa mesa próxima.- Minha esposa perguntou, “Você aconhece?”- “Sim,” disse eu, “Ela é minha antiganamorada... Eu sei que ela começoua beber logo depois que nosseparamos há tantos anos, e pelo quesei ela nunca mais ficou sóbria.”- “Meus Deus!”, disse minha esposa,“quem pensaria que uma pessoapoderia ficar celebrando por tantotempo?”E então a briga começou...

Colaboração: Roque Oliveira Colaboração: Edson Manuel

Colaboração: Edson Manuel

Page 4: Jornal maio 2009

44444

O Imposto de Renda é um tributo direto,no qual o cidadão repassa parte de sua ren-da média anual para o Estado. Acredita-seque o mesmo tenha se originado na Ingla-terra, quando o governo inglês necessitavade recursos extras para custear a guerracontra a França de Napoleão Bonaparte.No Brasil, as primeiras tentativas deimplementação do tributo ocorreram em1843. No entanto, as pressões exercidas porempresários levaram o Imposto de Renda aser instituído somente em 1922, por meioda Lei 317, editada no dia 21 de outubro.

É comum ouvirmos expressões como“prestar contas ao leão” para designar opagamento do imposto. Também é fato:quase sempre que lemos algo sobre o tri-buto em uma revista ou jornal, por exem-plo, sempre vemos a imagem do felino. Mas

O Leão e o Imposto de Rendaqual a origem de tudo isso?

Tudo começou em 1979, quando a Re-ceita Federal decidiu criar uma campanhapublicitária para divulgar o tributo. Após aanálise de muitas propostas, se decidiu quea imagem do leão era ideal para a campa-nha: um animal justo; leal; forte, embora nãoataque sem avisar; manso, mas não bobo.

Essa era justamente a imagem que sequeria passar: o governo não seria con-descendente com a sonegação. A repercus-são da campanha publicitária do leão foium sucesso, uma vez que até hoje a ima-gem do animal, embora não seja mais usa-da pela Receita Federal, é diretamente as-sociada ao Imposto de Renda.(Por Tiago Dantas - Equipe Brasil Escola)

ANTÔNIA DIVA BENTES HUGLESAGRIPINO MATTIAS DE SANTANAMARANA NEGREIROS ACCIOLL LINSSANDOVAL SENNASÍLVIA CRUZ LEITELÍCIA CORTE IMPERIALAGMAR ANDRADE M. LEITEMÁRIO JOSÉ AFONSOMARIA JOSÉ DA SILVACELIA MARIA BARBOSA VERGNESOLANGE MARIA DE ANDRADEANA MARIA SAMPAIO BONATIIOLANDA MARIA DE ANDRADE VICENTEGILENO FREDERICO DE CAMPOSCLARICE JESUS LOPESDOMINGOS PEREIRA GINOHELENA MARIA CASTRO DE SOUZAODRAUDE PINTO DA SILVAARIVALDO RODRIGUES DOS SANTOSJOSELINA NASCIMENTO CORTESALLAN KARDECK P. VIANAAMÁLIA BASTOS B. D. REHEMJOSÉ NUNES DE JESUSJOÃO FERREIRAALONSO JOSÉ DOS SANTOSIRACÊ RIBEIRO DA ROCHAJAIRO EVERTON MOREIRA CUNHAGISÉLIA ROCHA GUIMARÃES

Aniversariantes de JUNHO

Aniversariantes de MAIO

Aniversariantes de ABRIL

ERALDO FERREIRA DE SOUZAMARIA LUÍSA MARTINS BARRAMARIA CÉLIA MAIA VOU FLACHCELESTE DE SANTANA ROSSISOLANGE MARIA CRUZ PINTO R. COSTAROQUE PEREIRA ALCÂNTARAHÉNEL FRANCISCO LOPES DA SILVARITA LAURETTI RAPOLD MELLOANA MARIA MAGALHÃES D. GONÇALVESENILDA BORGES B. DOS SANTOSMÁRIO OLIVEIRAGEORGINA LIMAJAIRO SAPUCAIA DE F. GOESMARIA ROSINA SANTOS SOUZAMARIA DAS GRAÇAS OLIVEIRA BATISTAANTONIO FARIAS FILGUEIRASIRANILDES SANTOS CARRASCOSAAFRÂNIO DOS SANTOS LIMA

010305060911111314162323252525262829

GENIVALDO CERQUEIRA LIMAMARGARIDA MENDES DE BARROSAUGUSTO SILVANY DOURADOILZA MARIA COELHO DE OLIVEIRAANNA MARIA G. LUZ MARQUESVILMA MENDES DE CARVALHOLÍVIA ALVES C. DUARTEAUREA LESSA VILLAÇAMARIA ALICE ROCHA GOMESANDRÉ LUIZ BORGES GOMESMARIA DAS GRAÇAS D. COSTA BELOVMARLENE SANTOSOMARINA DE A. CAMPELOCÉLIA BASTOS PEREIRA DOS SANTOSINÊS MORBECK DE OLIVEIRAMARIA ADELAIDE DE MORAES PINHEIROARLETE ALCÂNTARA ALVESMARIA AUGUSTA TEIXEIRA SANTOSMARY BEZERRA BORGESLUÍS OTÁVIO L. BRANDÃOMARILIA BATISTA BEZERRA

010102030710131314171819202020232426293031

01020203040506070710101212141616161818232323252525252830

Do STF

O Supremo Tribunal Federal, examinan-do o Mandado de Injunção de nº 721-DF,tendo como impetrante uma servidora doMinistério da Saúde que ai trabalhava emcondições insalubre e, reconhecendo a fal-ta de norma regulamentadora do direito àaposentadoria especial dos servidores pú-blicos, decidiu remover o obstáculo criadopor essa omissão e, supletivamente tornarviável o exercício do direito consagradono artigo 40, § 4º, da Constituição do Bra-sil, nos termos do art. 57 da Lei 8.213/91.

Nesta mesma assentada também foideterminado que os Ministros poderãoaplicar monocraticamente essa decisãoaos processos que se encontrem em seusgabinetes, sem necessidade de levar cadacaso para o plenário.

Resultou, ainda, estabelecido que os pe-didos devem ser analisados caso a caso edepende de o interessado provar que cum-pre os requisitos legais previstos para a con-cessão do benefício (art. 57 da Lei 8213/91).

Da Justiça Federal

Saiu a primeira decisão, favorável, emprocesso de associado da ASA-5, onde foirequerida a restituição de valor indevidamente Colaboração: Paulo Barros

cobrado em virtude da incidência do Impos-to de Renda sobre os juros de mora decor-rentes do pagamento, em atraso, das dife-renças dos 11.98% (URV). A sentença foiproferida pelo Juiz da 5ª. Vara Federal – Bahia– Dr. Dyrlei da Cunha Junior. Já é um bomprenúncio para os demais associados quepostularam igual direito perante os demaisJuízos Federais do Estado da Bahia.

Do Senado Federal

Tramita na Comissão de Assuntos Econô-micos (CAE) do Senado Federal - PLS - 421/07– Projeto de Lei que concede redução gradu-al do Imposto de Renda para aposentados epensionistas que completarem 66anos, escla-recendo, de logo, que o benefício só será váli-do para quem recebe até R$ 3.800,00 e ain-da prevendo cinco faixas intermediárias deprogressividade de isenção até 70 anos: de20% para aposentados e pensionistas com66 anos, de 40% para aqueles com 67 anos,60% para os de 68 anos e de 80% para osque atingirem os 69 anos.

Esclareça-se, por outro lado, que se nãoapresentado nenhum recurso ao plenário doSenado, no prazo de cinco dias, o projetoseguirá para a Câmara dos Deputados.

Notícias que merecem destaque

Nota de FalecimentoEmbora não pertencendo mais a nossa

associação, foi com pesar que soubemos anotícia do falecimento de Dilma Gonçal-ves, colega querida de muitos anos.

Nos deixou, também, Maria BernadeteSantana Barbosa, colega que sempre per-

tenceu ao nosso quadro de associados oque fez parte, por muitos anos, da famíliada 3ª Junta desta Capital.

Aos familiares a nossa eterna saudade esinceros pêsames.

Colaboração: Hénel Silva

Colaboração: Edson Manuel