jornal ifpr tb (nov 2014)

6
Jornal do IFPR - Câmpus Telêmaco Borba - PR | Novembro - 2014 Nº 02 IFPR TB NOTÍCIAS REALIZADA A III SECOPI DO CÂMPUS TELÊMACO BORBA Foi realizada nos dias 05 a 07 de novembro a III SECOPI (Semana de Controle e Processos Industriais) do Câmpus Telêmaco Borba, do Instituto Federal do Paraná. O evento teve início em cerimônia realizada na Casa da Cultura, com palestra proferida pelo Prof. Dr. Luis Maurício Martins de Resende, da UTFPR Câmpus Ponta Grossa. A programação prosseguiu, nos demais dias, no câmpus Telêmaco Borba, com palestras e workshops, ministrados por docentes, discentes e profissionais ligados à área e profissionais do IFPR, UTFPR, SENAI, SESI, e da Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB). Mais de 800 participantes – entre estudantes, professores e público externo – prestigiaram a SECOPI nos três dias de programação. Alunos do IFPR e das instituições de ensino SENAI, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Anhanguera (UNIDERP) e Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB) estiveram presentes. A SECOPI contou com o apoio de empresas desenvolvedoras de produtos e tecnologias industriais. O evento foi promovido pelo eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais, sob a coordenação do Prof. Flávio Piechnicki. MANCHETES: Semana Florestal . Pág.2 Novembro Azul no Câmpus Telêmaco Borba. Pág.2 Homenagem aos Formandos 2014. Pág.3 As Crônicas do IFPR TB: O suicídio da rua Medeiros de Albuquerque. Pág.3 Leia aqui queridinho: 10 dicas para quem quer escrever textos mais interessantes. Pág.4 O Guia do IFPR TB: Como acessar meus dados e conceitos no Sistema SIGAA. Pág.5 Fica a Dica!: Dica de leitura: Livro: Diga aos lobos que estou em casa. Pág. 4 Palavra da Direção: Diretor de Planejamento e Administração: Rubens Felipe Ribeiro. Pág.6 Mensagem de Natal e Ano Novo. Pág.6 Jogos do IFPR 2014. Pág.2 ALUNOS DO IFPR VISITAM O GUARTELÁ E O CENTRO HISTÓRICO DE TIBAGI Em 06 de novembro de 2014, estudantes do curso Técnico em Mecânica do Câmpus Telêmaco Borba (2º e 3º anos) participaram de uma viagem a Tibagi, acompanhados pelos professores Gustavo Bahr, Paulo Gaiotto e Marcos Zoldan. No período da manhã, eles visitaram o Parque Estadual do Guartelá, uma unidade de conservação que tem a finalidade de proteger a incrível beleza daquele local. No parque, os estudantes percorreram a trilha que leva ao mirante, à cachoeira da Ponte de Pedra e, concluindo o trajeto, conheceram os panelões do sumidouro. São buracos entre as corredeiras do Rio Iapó criados pela água no arenito, também conhecidos como verdadeiras hidromassagens revigorantes. As visitas na parte da tarde ocorreram no centro histórico de Tibagi, contemplando o museu local e demais construções históricas da cidade.

Upload: ifprtb

Post on 06-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal IFPR TB (Nov 2014)

Jornal do IFPR - Câmpus Telêmaco Borba - PR | Novembro - 2014 Nº 02

IFPR TB NOTÍCIAS REALIZADA A III SECOPI DO CÂMPUS TELÊMACO BORBA

Foi realizada nos dias 05 a 07 de novembro a III SECOPI (Semana de Controle e Processos Industriais) do Câmpus Telêmaco Borba, do Instituto Federal do Paraná.

O evento teve início em cerimônia realizada na Casa da Cultura, com palestra proferida pelo Prof. Dr. Luis Maurício Martins de Resende, da UTFPR Câmpus Ponta Grossa. A programação prosseguiu, nos demais dias, no câmpus Telêmaco Borba, com palestras e workshops, ministrados por docentes, discentes e profissionais ligados à área e profissionais do IFPR, UTFPR, SENAI, SESI, e da Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB).

Mais de 800 participantes – entre estudantes, professores e público externo – prestigiaram a SECOPI nos três dias de programação. Alunos do IFPR e das instituições de ensino SENAI, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Univer sidade Anhanguera (UNIDERP) e Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB) estiveram presentes. A SECOPI contou com o apoio de empresas desenvolvedoras de produtos e tecnologias industriais. O evento foi promovido pelo eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais, sob a coordenação do Prof. Flávio Piechnicki.

MANCHETES:

Semana Florestal . Pág.2

Novembro Azul no Câ mp us T e lêmaco Borba. Pág.2

H o m e n a g e m a o s Formandos 2014. Pág.3

As Crônicas do IFPR TB: O suicídio da rua M e d e i r o s d e Albuquerque. Pág.3

Leia aqui queridinho: 10 dicas para quem quer escrever textos mais interessantes. Pág.4

O Guia do IFPR TB: Como acessar meus dados e conceitos no Sistema SIGAA. Pág.5

Fica a Dica!: Dica de leitura: Livro: Diga aos lobos que estou em casa. Pág. 4

Palavra da Direção: Diretor de Planejamento e A d mi n i s t r a ç ã o : Rubens Felipe Ribeiro. Pág.6

Mensagem de Natal e Ano Novo. Pág.6

Jogos do IFPR 2014. Pág.2

ALUNOS DO IFPR VISITAM O GUARTELÁ E O CENTRO HISTÓRICO DE TIBAGI

Em 06 de novembro de 2014, estudantes do curso Técnico em Mecânica do Câmpus Telêmaco Borba (2º e 3º anos) participaram de uma viagem a Tibagi, acompanhados pelos professores Gustavo Bahr, Paulo Gaiotto e Marcos Zoldan. No período da manhã, eles visitaram o Parque Estadual do Guartelá, uma unidade de conservação que tem a finalidade

de proteger a incrível beleza daquele local.

No parque, os estudantes percorreram a trilha que leva ao mirante, à cachoeira da Ponte de Pedra e, concluindo o trajeto, conheceram os panelões do sumidouro. São buracos entre as corredeiras do Rio Iapó criados pela água no arenito, também conhecidos como verdadeiras hidromassagens revigorantes. As visitas na parte da tarde ocorreram no centro histórico de Tibagi, contemplando o museu local e demais construções históricas da cidade.

Page 2: Jornal IFPR TB (Nov 2014)

2 IFPR TB NOTÍCIAS

SEMANA FLORESTAL Nos dias 06 e 07 de novembro, o

câmpus Telêmaco Borba, do Instituto Federal do Paraná, em parceria com o SENAI, Agência da Madeira e Associação dos Engenheiros de Telêmaco Borba, sediou a I Semana Florestal. A cerimônia de abertura ocorreu com a presença da Diretora-Geral do Câmpus Telêmaco Borba, Karina Mello Bonilaure, do Presidente da Agência da Madeira e Prefeito de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Gibson, e de autoridades que atuam na área florestal. A programação incluiu palestras ministradas por profissionais da área, que em seguida responderam a perguntas do público presente, além de debates que envolveram estudantes e público interessado.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é realizado no dia 17 de novembro. Surgida na Austrália, a campanha busca fazer com que os homens se conscientizem quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

O IFPR CÂMPUS TELÊMACO BORBA APOIA

O NOVEMBRO AZUL!

JOGOS DO IFPR 2014 No dia 21 de novembro, no ginásio do

Câmpus de Foz do Iguaçu, foi realizado o encerramento dos Jogos do Instituto Federal do Paraná 2014 (JIFPR 2014).

No final da cerimônia de fechamento, após 5 dias de embates, foi anunciado o Campus Paranaguá como o campeão geral da competição, seguido de Curitiba e Foz do Iguaçu. Muita festa tomou conta do ginásio do câmpus. Mas o câmpus de Telêmaco Borba também obteve medalhas em diversas categorias, ouro com Luis Eduardo de Oliveira e Diones Bueno no tênis de mesa. Gabriel Henrique Pitta Costa, Wesley Christian de Jesus Godoi, Heryck Ramos da Silva, Mateus Guilherme Gonçalves, Emanuel Oliveira do Nascimento, Harisson Santos Bueno, Douglas Oliveira dos Santos, Edson Luiz Vaz Junior, Glaidistom Cezar de Souza Costa, Matheus Nilton dos Santos Pontes, Weslei Ricardo Borecki, João Felipe Mikulis, João Luiz

Felix da Silva e Luiz Gustavo Bueno nosso time de handebol conquistou o ouro também. O xadrez feminino obteve a prata com Laís Siqueira, Rebeca Torrecilhas e Caroline Galvão. No vôlei de praia foi prata com Merinson Franklin Filho e Gabriel Carneiro. Na modalidade

salto em distância a aluna Tânia Mara Pinheiro levou bronze e no xadrez masculino, bronze, com os alunos José Vitor Prachum, João Paulo Mendes e Johnny Joelson Rodrigues de Andrade. Os atletas esperam ansiosamente pelos jogos em 2015.

Page 3: Jornal IFPR TB (Nov 2014)

IFPR TB NOTÍCIAS 3

Sim, é assim que devemos tratá-los neste momento. No princípio, parecia algo distante, três anos, mas chegou enfim.

Houve momentos de dúvidas, de incertezas, de dificuldades e até mesmo de desânimo, não foi? Porém, os momentos de superação, de conquistas os fizeram aprender e crescer.

Vocês estão vencendo uma batalha, dentre muitas com as quais irão se deparar, pois ao longo de nossas vidas, todos nós fazemos escolhas e precisamos seguir em frente para atingir nosso ideal, vocês estão no final de uma trajetória e no início de outra, então sigam em frente sempre, com força e determinação.

Esperamos que tenham adquirido conhecimento tanto nos acertos, quanto nos erros, que nossa instituição tenha contribuído não só para sua formação profissional, mas também para seu crescimento pessoal, que tenhamos ofertado a todos a oportunidade de ser um profissional qualificado e um ser humano melhor.

Aos for man dos dos cur sos subsequentes, reiteramos as mesmas palavras. O tempo de estudo pode ter sido menor, mas a luta tão árdua quanto.

O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza vocês são merecedores desse sucesso.

Parabéns a todos e esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.

Equipe da Biblioteca

AOS NOSSOS QUERIDOS ALUNOS FORMANDOS!

AS CRÔNICAS DO IFPR TB

omingo, sete de dezembro. Eram quinze horas quando tudo

aconteceu. Dona Rosa não era vista pela

vizinhança desde a manhã. As janelas de

sua casa estavam abertas, mas as correspondências na caixa de correio continuavam intocadas. “Uma senhora de sessenta e cinco anos. Baixa, rechonchuda, de olhos azuis e sempre está muito bem arrumada”. Assim descreviam os vizinhos para os estranhos que perguntavam quem morava na casa Nº 15 da Rua Medeiros Albuquerque.

Os vizinhos começaram a ficar preocupados. Ela não costumava sair sem deixar um aviso.

Seu João, amigo de longa data e vizinho de Dona Rosa, deu o alerta:

— Alguém viu a Dona Rosa? Ontem a convidei para almoçar comigo hoje,

mas até agora ela não apareceu. Já bati à porta, mas ninguém responde.

Os vizinhos decidiram forçar a porta. Todos ficaram boquiabertos com a cena horripilante que viram.

Dona Rosa estava sentada no sofá com televisão ligada. Ela imóvel com a cabeça caída para frente. Ao seu lado um

copo de água e uma caixa de medicamentos, vazia.

Seu João reconheceu imediatamente o medicamento. Ela costumava tomá-lo quando não estava se sentido bem.

Aquilo se tratava de um suicídio. Mas por quê?

Todos sabiam que há dois anos, Dona Rosa havia perdido seu esposo e seus dois filhos em um gravíssimo acidente de carro. A única sobrevivente era ela. Por muito tempo, todos pensaram que ela não iria suportar a dor da perda. Mas com o tempo ninguém a via se lamentando e chorando. Então pensaram que ela havia superado.

Mas agora estava claro. Toda a simpatia e felicidade que Dona Rosa demonstrava. Não passava de uma máscara que escondia a angústia e decepção que havia sofrido.

Autor: Rogger Antunes

3º ano Mecânica

O SUICÍDIO DA RUA MEDEIROS DE ALBUQUERQUE

TURMA DE FLORESTA

TURMA DE MECÂNICA

Page 4: Jornal IFPR TB (Nov 2014)

4 IFPR TB NOTÍCIAS

LEIA AQUI QUERIDINHO!

10 DICAS PARA QUEM QUER ESCREVER TEXTOS

MAIS INTERESSANTES

Mais do que ter um bom domínio da gramática, para escrever bem é preciso ter criatividade. No começo, é normal ter dificuldade e ficar confuso, mas existem muitas táticas que podem ser úteis para quem está se preparando para redações de vestibular ou precisa escrever artigos acadêmicos. Conheça alguns hábitos úteis para quem quer aprimorar seu texto conferindo a lista abaixo:

1ª - Ler em voz alta Essa técnica ajuda a desenvolver o

texto, pois assim é mais fácil identificar

frases arrastadas e cacófatos, evitando que os parágrafos se tornem prolixos.

2ª - Tenha boas referências Ao expandir seu repertório cultural,

você terá mais argumentos e entrará em contato com ideias novas, o que sempre colabora para a criatividade.

3ª - Leia Um bom escritor é também um bom

leitor. Esse hábito é útil não apenas para as referências, mas para entrar em contato com novos vocabulários e estilos de escrita.

4ª - Faça registros Anotar suas ideias é sempre uma boa

pedida, principalmente aquelas que surgem em momentos de divagação. É justamente pelo fato de o cérebro estar relaxado que pode surgir um pensamento inovador que será bem aproveitado nos seus textos futuros.

5ª - Se esforçar é importante Bons textos são fruto de um trabalho

apurado. Releia, edite e, se caso for necessário, reescreva seus textos: sua dedicação transparecerá no resultado final.

6ª - Edite corretamente Seja preciso ao editar. Procure deixar

apenas o que for fundamental e corte os excessos para deixar o texto o mais significativo possível.

7ª - Prepare-se antes de escrever Quando estiver escrevendo, tente se

concentrar completamente e evitar interrupções. Alongue-se, vá ao banheiro e alimente-se antes de começar.

8ª - Saiba desenvolver a história Para que o leitor continue a ler seu

texto, ele precisa ser envolvido. Trabalhe a sua habilidade de desenvolver o texto com coesão, criando uma redação com começo, meio e fim.

9ª - Saiba quando fugir das regras O processo criativo varia de pessoa para

pessoa. Conheça seus limites e saiba o que funciona para você, mesmo que sejam hábitos incomuns. Crie seu próprio método!

10ª - Pratique Quanto mais você tiver contato com a

escrita, mais fácil isso se torna. A ideia é tornar o ato de escrever um hábito, pois mesmo que você já tenha muito domínio das técnicas sempre existem pontos a serem melhorados.

Fonte: Universia Brasil

FICA A DICA! Olá galera a dica de leitura desta edição

é: Livro: Diga aos lobos que estou em casa. Autor: Carol Rifka Brunt

1987. Só existe uma pessoa no mundo inteiro que compreende June Elbus, de 14 anos. Essa pessoa é o seu tio, o renomado pintor Finn Weiss. Tímida na escola, vivendo uma relação distante com a irmã mais velha, June só se sente “ela mesma” na companhia de Finn; ele é seu padrinho, seu confidente e seu melhor amigo. Quando o tio morre precocemente de uma doença sobre a qual a mãe de June prefere não falar, o mundo da garota desaba. Porém, a morte de Finn traz uma

surpresa para a vida de June – alguém que a ajudará a curar a sua dor e a reavaliar o que ela pensa saber sobre Finn, sobre sua família e sobre si mesma. No funeral, June observa um homem desconhecido que não tem coragem de se juntar aos familiares de Finn. Dias depois, ela recebe um pacote pelo correio. Dentro dele há um lindo bule que pertenceu a seu tio e um bilhete de Toby, o homem que apareceu no funeral, pedindo uma oportunidade para encontrá-la. À medida que os dois se aproximam, June descobre que não é a única que tem saudades de Finn. Se ela conseguir confiar realmente no inesperado novo amigo, ele poderá se tornar a pessoa mais importante do mundo para June. "Diga Aos Lobos Que Estou Em Casa" é uma história sensível que fala de amadurecimento, perda do amor e reencontro, um retrato inesquecível sobre a maneira como a compaixão pode nos reconstruir. (Editora Novo Conceito)

"Diga aos lobos que eu estou em casa"

é um livro de grande impacto emocional. A história de Finn é extremamente importante e foi explicada de maneira delicada pela autora. Lembrando que a história se passa no final dos anos 80, a

autora aborda o homossexualismo e o HIV/Aids. Finn está doente e os pais de June não querem discutir a doença nem o estilo de vida. June vai acabar encontrando suas respostas no homem misterioso que apareceu no funeral de seu tio, o Toby.

Um enredo bem desenvolvido e que aborda temas importantes de forma que o leitor fique preso ao redemoinho emocional de June.

Os personagens são cativantes, complexos e apaixonantes. Seus segredos, suas dúvidas, medos e anseios o tornam muito reais para o leitor.

De uma sensibilidade incrível, tem tudo para emocionar leitores de todas as idades, sobretudo, aqueles que apreciam romances que nos permite refletir sobre nossas vidas e relacionamentos.

A capa é incrível, pois ela é toda enigmática. Se você reparar bem, nela estão escondidos vários elementos da história que só quem leu vai entender.

É um livro lindo que trata de amor, perda, perdão e o processo de se descobrir, de tentar coisas novas. Com certeza é um livro que recomendo para todos!

Att. Fabi

Page 5: Jornal IFPR TB (Nov 2014)

IFPR TB NOTÍCIAS 5

O GUIA DO IFPR TB COMO ACESSAR MEUS

DADOS E CONCEITOS NO SISTEMA SIGAA

Aqui estamos com a segunda edição do IFPR TB Notícias e mais uma dica para nossos alunos.

Nessa edição vamos falar de Boletim

escolar, afinal o ano está acabando e no fim do período todos querem saber o rendimento, não é verdade? Então vamos ao SIGAA.

O SIGAA foi implantado em 2013 para

substituir o sistema SISA. Ele é um programa mais interativo, dinâmico e com funcionalidades que o anterior não possuía.

Para acessar o SIGAA é fácil, basta

acessar o site do IFPR: http://reitoria.ifpr.edu.br/ em seguida acessar o link SISTEMAS que abrirá uma nova lista de atalhos, então basta clicar no link SIGAA.

Ao clicar em SIGAA abrirá uma nova tela, então clique em ENTRAR NO SISTEMA.

Abrirá outra página com espaço para você colocar seu usuário e senha. Estes dados de usuário e senha são fornecidos pela secretaria ou você poderá realizar seu cadastro diretamente no sistema, clicando na opção Aluno – Cadastre-se.

Perdi minha senha ou login... E agora, o que devo fazer? Calma, basta ver que na

tela de entrada onde aparecem os links de recuperação de senha e login.

Ao clicar em uma das opções de recuperação dos dados de acesso o sistema irá encaminhar automaticamente no seu e-mail um link de recuperação. Fez o procedimento e não resolveu? Então é melhor procurar a secretaria acadêmica para conferir se o e-mail cadastrado está correto.

E quanto ao boletim? Para acessá-lo depois de entrar no sistema, clique no link

“ensino” e selecione a opção boletim. Lembre-se que é importante manter seus dados cadastrais atualizados e inserir a foto do seu perfil. Qualquer dúvida procure o pessoal da secretaria acadêmica que estaremos prontos para auxiliá-los.

Creio que a dica será válida para vocês e aproveito para desejar que todos sejam

aprovados para o próximo período, e aos nossos alunos formandos, muito sucesso e conquistas.

Atte. Elidionete de Andrade

Page 6: Jornal IFPR TB (Nov 2014)

6 IFPR TB NOTÍCIAS

CARO LEITOR A próxima edição do Jornal sairá no

dia 05 de Fevereiro de 2015, devido ao período de férias dos alunos e dos servidores responsáveis pela edição do Jornal. Gratos pela compreensão.

Colunistas do mês: Elidionete de Andrade, Fabiane Ferreira, Rogger Antunes, Rubens Felipe Ribeiro.

Diagramador: Miquéias Ribeiro de Carvalho.

Editora responsável: Fabiane Ferreira. Fotógrafas: Deise Mainardes Bayer Monteiro, Fernanda Carolina de Mello. Repórteres: Loidy Aparecida Chudrik, Polyanna Prachthauser.

PALAVRA DA DIREÇÃO

Caros leitores Como membro da equipe de diretores

do câmpus Telêmaco Borba, não poderia deixar de parabenizar a iniciativa da criação de um jornal muito bem

elaborado e que obteve um grande sucesso já em sua primeira edição.

Na Diretoria de Planejamento e Administração temos uma equipe talentosa de servidores que embora não tenham convivência direta com os alunos, trabalham ao máximo para que nosso ensino seja de qualidade. É a unidade responsável pela realização dos processos licitatórios, pagamentos de fornecedores e de despesas para o custeio do câmpus, gerenciamento dos transportes e prestação dos serviços terceirizados (limpeza, vigilância, manutenção predial e outros), gestão do patrimônio, além de ser a diretoria responsável pelas questões relativas à infraestrutura e ao planejamento e execução orçamentária anual da unidade.

Apresentamos em reunião do CODIC – Colégio Dirigente do Câmpus uma previsão do orçamento para o ano de 2015 que totaliza R$ 2.087.008,92 dos

quais R$ 1.800.173,64 referentes às chamadas despesas correntes ou despesas de custeio (exemplos: pagamento de faturas de energia, água, telefonia, funcionários da limpeza, vigilância, despesas com locações de ônibus, entre outras) destinadas ao funcionamento do câmpus e mais R$ 286.835,28 em despesas de capital ou investimentos (compra de equipamentos para laboratório e reformas, por exemplo).

As portas da Diretoria de Planejamento

e Administração estão abertas à comunidade acadêmica para qualquer esclarecimento no tocante a estas questões.

Sucesso a todos!

Rubens Felipe Ribeiro Diretor de Planejamento e Administração

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO

EQUIPE DO JORNAL