apresentacao slide ifpr monografia

15
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR FRANCISCO NIVALDO ARAÚJO GOMES

Upload: ipu-noticias

Post on 09-Jun-2015

875 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentacao slide ifpr monografia

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR

FRANCISCO NIVALDO ARAÚJO GOMES

Page 2: Apresentacao slide ifpr monografia

GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ: DA FORMAÇÃO DOS GESTORES ÀS

PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

Orientadora Profa. Dra. Maria de Fátima

Rodrigues Pereira

Page 3: Apresentacao slide ifpr monografia

OBJETIVO

Analisar questões fundamentais que os gestores escolares das Escolas Estaduais de Educação Profissional enfrentam face á sua formação, suas possibilidades e dificuldades na busca de novas respostas e demandas que se apresentam no espaço escolar.

Questionar a formação dos gestores, verificando a influência da legislação educacional no incentivo às suas práticas educativas.

Page 4: Apresentacao slide ifpr monografia

METODOLOGIA

Pesquisa documental e bibliográfica, de caráter qualitativo, através de fontes primárias (documentos e decretos que estabelecem a educação profissionalizante integral da esfera estadual e federal) e fontes secundárias (através de publicações cientificas sobre o tema estudado). Pesquisa através de questionário aplicado a 43 gestores das EEEPs objetivando a compreensão da gestão implantada nestas escolas.

Page 5: Apresentacao slide ifpr monografia

METODOLOGIAA pesquisa está dividida em cinco capítulos:

1. Aspectos históricos da Gestão Escolar no Brasil;

2. Formação, escolha e indicação do diretor no Ceará;

3. Gestão Escolar: poder, política e democracia;

4. Competências requeridas ao Gestor de uma organização humana;

5. Gestão Escolar nas EEEPs no Ceará: consolidação e análise da pesquisa de campo.

Page 6: Apresentacao slide ifpr monografia

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICAA pesquisa estabelece uma analogia à gestão escolar, como os autores apontam, interpretam e a relacionam com o fazer diário e de que forma ela é interpretada pela legislação.

No primeiro capítulo, de acordo com Saviani (2007), Costa (1997), Almeida (1989), Seco (2006), Motta (2000), Luck (2000), faz-se uma abordagem dos aspectos históricos da gestão escolar no Brasil, apontando as principais mudanças e reformas ocorridas desde a chegada dos jesuítas a atual legislação.

Page 7: Apresentacao slide ifpr monografia

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O segundo capítulo, em conformidade com a legislação, relata a formação, o processo de escolha e indicação de gestores que atuam na gestão das escolas públicas estaduais do Ceará.

O terceiro capítulo, de acordo Motta (1996), Arroyo (1979), Paro (1995, 2006), Teixeira (1961) discutem a gestão escolar no interior da escola e sua relação com a política, de forma ideológica ou partidária no exercício do poder.

Page 8: Apresentacao slide ifpr monografia

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No quarto capítulo, Rocha Neto (2003), Demo (1996), Lück (2000), Libâneo (2001), Brovelli (2001) aborda as competências requeridas ao gestor de uma organização de pessoas, é uma das principais vertentes com os quais os responsáveis pela gestão das organizações devem aprender a lidar.

Page 9: Apresentacao slide ifpr monografia

RESULTADOS

Page 10: Apresentacao slide ifpr monografia

RESULTADOS

Page 11: Apresentacao slide ifpr monografia

RESULTADOS

Page 12: Apresentacao slide ifpr monografia

CONSIDERAÇÕES

Diante do percurso histórico vivido pela educação profissional brasileira, é importante que tenhamos um olhar mais apurado e crítico sobre as reformas estabelecidas nos últimos anos, face à descontinuidade de políticas públicas ao ensino profissional.

Page 13: Apresentacao slide ifpr monografia

CONSIDERAÇÕES

O reconhecimento de que a escola faz diferença e de que essa diferença está associada ao desempenho da equipe escolar, reforça a importância do papel dos profissionais da escola como protagonistas desse processo de mudança, determinando a necessidade de seu desenvolvimento profissional permanente, como direito e como parte da estratégia voltada para a melhoria da eficácia da escola.

Page 14: Apresentacao slide ifpr monografia

REFERÊNCIAS• ALMEIDA, José Ricardo. História da Instrução Pública no Brasil (1500 – 1889). São Paulo, Ed.

PUC, 1989.• ARROYO, Miguel G. Administração da educação, poder e participação. Educação e Sociedade.

Ano I, n. 2, jan./1979. Campinas: CEDES, 1979.• BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que Estabelece as Diretrizes e Bases da

Educação Nacional. In: Educação Profissional – Legislação Básica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2001.• CEARÁ. Conselho Estadual de Educação. Dispõe sobre o exercício do cargo de direção de

estabelecimento de ensino da educação básica. Resolução nº 414/2006.• CEARÁ. LEI Nº14.273, de 19 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a criação das Escolas

Estaduais De Educação Profissional – EEEP, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial Do Estado Série 2 Ano XI Nº245 Fortaleza, 23 De Dezembro De 2008.

Page 15: Apresentacao slide ifpr monografia

• COSTA, Vera Lúcia Cabral. Gestão Educacional e Descentralização: Novos Padrões. São Paulo: Cortez: Fundação do Desenvolvimento Administrativo, 1997.

• LÜCK, Heloísa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. In: Em Aberto/Gestão Escolar e Formação de Gestores/ Inep. Brasília: volume 17, junho de 2000.

• MOTTA, Fernando C. Prestes. Organização & Poder: Empresa, Estado e Escola. São Paulo: Atlas, 1986.

• PARO Vítor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática,• 2006.• PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a Democracia.

Campinas/SP: Ed. Papirus,1996.• SAVIANI. D. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007• SECO, Ana Paula; ANANIAS, Mauricéia e FONSECA, Sonia Maria. Antecedentes da administração

escolar até a república (1930), In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.54–101, ago. 2006

• TEIXEIRA, Anísio. 1961. Que é administração escolar? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.36, n.84, 1961.