jornal ifpr tb (abr 16)

3
Jornal do IFPR - Campus Telêmaco Borba - PR | Abril - 2016 Nº 11 ALUNOS FAZEM CARTAZES COM CONSCIENTIZAÇÕES NA AULA DE ESPANHOL Com muita criatividade os alunos do Campus Telêmaco Borba realizaram atividade na disciplina de Espanhol. Acompanhados pela Professora Kelly Cristinna Frigo, os estudantes elaboraram cartazes e contagiaram o Campus com conscientizações, como por exemplo EL DENGUE. A semana de 04 a 09 de abril foi de nova mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO O dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data visa a conscientização da população sobre essa condição que ainda sofre diversos preconceitos devido à falta de informação. Além da cor azul, outro símbolo que representa o autismo é a fita quebra-cabeça. O motivo é que o quebra-cabeça significa o mistério, complexidade, dificuldade. Já as diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e das famílias convivendo com a desordem ou a trilogia autista (comportamentos repetitivos, comunicação e socialização). No dia 5 de abril, O NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) convidou servidores e alunos do Campus Telêmaco Borba para virem com roupa ou acessório AZUL. Muitas pessoas acreditam que o autismo é uma doença, porém, ela é apenas uma condição que afeta o funcionamento cerebral, com impacto na interação social, comunicação, a capacidade de planejamento e de imaginação. Por isso, a data visa desmitificar o preconceito e levar a mensagem de que pessoas com autismo podem ter uma vida normal como qualquer outra pessoa. MANCHETES: ALUNOS DO CAMPUS TELÊMACO BORBA VIVENCIAM A PRÁTI- CA DO SOFTBOL. Pág.2 FICA A DICA!: DICA DE LEITURA: A VEZ DA MINHA VIDA. Pág. 3 INTERVALO CULTU- RAL. Pág.3 RESENHA - BRASIL: NUNCA MAIS. Pág.2 PUBLICAÇÃO DE AR- TIGO DO PROFESSOR LEANDRO ROBERTO BARAN . Pág.2 OFICINA DE TEATRO PARA ALUNOS DO CAMPUS TB IFPR. Pág.2 POEMA. Pág. 2 VAMOS APRENDER LIBRAS? Pág.3 O GUIA DO IFPR TB: NOVIDADES NA GRA- DUAÇÃO. Pág. 3

Upload: ifprtb

Post on 29-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal IFPR TB (Abr 16)

Jornal do IFPR - Campus Telêmaco Borba - PR | Abril - 2016 Nº 11

ALUNOS FAZEM CARTAZES COM CONSCIENTIZAÇÕES

NA AULA DE ESPANHOL Com muita criatividade os alunos do Campus

Telêmaco Borba realizaram atividade na disciplina de Espanhol. Acompanhados pela Professora Kelly Cristinna Frigo, os estudantes elaboraram cartazes e contagiaram o Campus com conscientizações, como por exemplo EL DENGUE.

A semana de 04 a 09 de abril foi de nova mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO

AUTISMO O dia 2 de abril foi instituído pela

Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data visa a conscientização da

população sobre essa condição que ainda sofre diversos preconceitos devido à falta de informação.

Além da cor azul, outro símbolo que representa o autismo é a fita quebra-cabeça.

O motivo é que o quebra-cabeça significa o mistério, complexidade, dificuldade. Já as diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e das famílias convivendo com a desordem ou a trilogia autista (comportamentos repetitivos, comunicação e socialização).

No dia 5 de abril, O NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) convidou servidores e alunos do Campus Telêmaco Borba para virem com roupa ou acessório AZUL.

Muitas pessoas acreditam que o autismo é uma doença, porém, ela é apenas uma condição que afeta o funcionamento cerebral, com impacto na interação social, comunicação, a capacidade de planejamento e de imaginação. Por isso, a data visa desmitificar o preconceito e levar a mensagem de que pessoas com autismo podem ter uma vida normal como qualquer outra pessoa.

MANCHETES:

ALUNOS DO CAMPUS TELÊMACO BORBA VIVENCIAM A PRÁTI-CA DO SOFTBOL. Pág.2

FICA A DICA!: DICA DE LEITURA: A VEZ DA MINHA VIDA. Pág. 3

INTERVALO CULTU-RAL. Pág.3

RESENHA - BRASIL: NUNCA MAIS. Pág.2

PUBLICAÇÃO DE AR-TIGO DO PROFESSOR LEANDRO ROBERTO BARAN . Pág.2

OFICINA DE TEATRO PARA ALUNOS DO CAMPUS TB IFPR. Pág.2

POEMA. Pág. 2

VAMOS APRENDER LIBRAS? Pág.3

O GUIA DO IFPR TB: NOVIDADES NA GRA-DUAÇÃO. Pág. 3

Page 2: Jornal IFPR TB (Abr 16)

2 IFPR TB NOTÍCIAS

ALUNOS DO CAMPUS TELÊMACO BORBA

VIVENCIAM A PRÁTICA DO SOFTBOL

Nos dias 20 e 28 de abril, os alunos dos 3º anos dos Cursos Técnicos Integrados em Automação Industrial e Mecânica, do Campus Telêmaco Borba, vivenciaram a prática do Softbol, na disciplina de Educação Física.

A modalidade do Softbol é uma variação do Beisebol, inicialmente adaptada para ser praticada em ambientes fechados. As regras são basicamente as mesmas do Beisebol, as diferenças principais são as dimensões da bola e do campo de jogo. Além das habilidades técnicas, velocidades, agilidade, força, entre outros, a atividade desenvolve nos

alunos, estratégia, concentração e trabalho em grupo.

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO O Professor Leandro Roberto Baran, do

Campus Telêmaco Borba, publicou o artigo:

Uma revisão e análise comparativa das técnicas para determinar a criticidade dos sistemas e equipamentos em plantas industriais, na Revista Espacios Vol. 37, nº 8, Artigo 01.

Confira: http://www.revistaespacios.com/

OFICINA DE TEATRO PARA ALUNOS DO CAMPUS TB IFPR

A oficina de teatro amador terá duração entre o dia 05/05/2016 à 17/12/2016, sendo a oficina nas quintas-feiras das 14:30 à 17:30 h. Será regida pelo Prof. Ms. Márcio José Kloster.

Fale com o Professor Márcio, e participe!

RESENHA BRASIL: NUNCA MAIS

A ditadura militar (1964-1984) foi

marcada por vários momentos de intensa opressão do governo e medo por parte da população. Esse período, no entanto, quase nunca é lembrado de forma realista. Com o objetivo de relatar os fatos, atentando-se ao alto nível de degradação dos direitos humanos, que marcaram o período entre 1964 até 1985 é que a pesquisa Brasil: nunca mais foi realizada.

O livro lançado em 1985 deriva dessa investigação (possuindo inclusive o mesmo nome), a qual foi coordenada pelo cardeal Paulo Evaristo Arns. Nele se apresentam as dificuldades enfrentadas desde o golpe militar de 1964 até a “Nova República”, baseando-se em relatórios de vítimas documentados pelo

próprio Superior Tribunal Militar (STM), adquiridos clandestinamente ao longo do tempo de pesquisa (1979 até 1985) por uma equipe de mais de 30 envolvidos.

A leitura de Brasil: nunca mais é essencial para entender as consequências principalmente da tortura, muito abordada no livro de forma crua e realista, e utilizada no regime, particularmente nos interrogatórios. São relatos de vítimas, como Janete de Oliveira Carvalho, 23 anos, interrogada em 1973: “(...) que foi transferida para o DOI da P. Ex. da B. Mesquita, onde foi submetida a torturas com choque, drogas, sevícias sexuais, exposição de cobras e baratas; que essas torturas eram efetuadas pelos próprios Oficiais (...)”.

Além do entendimento do cenário político brasileiro da época, essa leitura de compreensão fácil é essencial para perceber os motivos do golpe e regime militar. Por esses aspectos, Brasil: nunca mais é indispensável para entender o período, levando em consideração a visão dos que sofreram com o regime, para que a defesa a democracia seja acentuada em qualquer tempo.

Autor: Gabriel Camargo Onesko

2º ano - Automação

POEMA Escrevo

Escrevo para não falar sozinho Escrevo, pois as letras me são consolo

Escrevo por escrever? Não! Escrevo pelo simples fato de não querer

sofrer

Escrevo, pois as letras me são consolo Escrevo para expressar,

Aquilo que só com letras podemos explicar

Escrevo por achar, que através das letras, eu posso voar

Escrevo por pensar

Que com as letras posso me libertar Escrevo para não falar sozinho.

Flávia Fontoura 3º ano – Mecânica

Page 3: Jornal IFPR TB (Abr 16)

IFPR TB NOTÍCIAS 3

CARO LEITOR O Jornal possui uma coluna chamada:

“As crônicas do IFPR TB”, esta coluna é um espaço para os alunos que gostariam de publicar suas próprias produções de contos, poesias, músicas, textos e demais produções. Àqueles que têm interesse em publicar nos procure na Biblioteca.

Colunista do mês: Fabiane Ferreira, Flávia Fontoura, Gabriel Camargo Onesko, Isaque Bispo Adriano, Priscila Godoy. Diagramador: Miquéias Ribeiro de Carvalho.

Editora responsável: Fabiane Ferreira. Fotógrafa: Deise Mainardes Bayer Monteiro. Repórteres: Loidy Aparecida Chudrik, Polyanna Prachthauser.

EQUIPE DO JORNAL

FICA A DICA! A Vez da Minha Vida

Autora: Ahern, Cecelia Certo dia, quando Lucy Silchester volta

do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

Att. Poly

VAMOS APRENDER LIBRAS?

NÚMEROS CARDINAIS Na Língua Brasileira de Sinais, os

números cardinais podem ser utilizados para informar a idade, telefone, datas, leis, etc.

Vamos praticar os números? Treine com um colega ;)

Isaque Bispo Adriano Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais

O GUIA DO IFPR TB

NOVIDADES NA GRADUAÇÃO

A comunidade acadêmica do IFPR Campus de Telêmaco Borba vem crescendo consideravelmente e juntamente com esse crescimento é notável a diversidade de talentos que há neste espaço.

No entendimento que incentivar o desenvolvimento de atividades culturais e artísticos no Ensino Superior proporciona um diálogo entre cultura e educação, serão desenvolvidas diversas atividades no decorrer do ano letivo.

O Intervalo Cultural é um projeto que foi criando com o objetivo de valorizar os talentos que temos, proporcionar aos estudantes os acesso a cultura e proporcionar esse diálogo entre a cultura e a educação. No Intervalo Cultural, uma vez por mês os estudantes farão apresentações artísticas culturais, entre elas música, dança, exposições de pinturas e fotos, teatro etc. O cronograma com as apresentações e exposições fica no edital de eventos, também divulgaremos mensalmente nos espaços virtuais do campus.

A Rádio IFM está funcionando a todo vapor, todas as noites tem um som agradável para curtir e os estudantes também podem pedir músicas.

Este ano teremos Festa Junina também à noite para o Ensino Superior!!! Será no

dia 23 de junho. Haverá danças, brincadeira, comes e bebes... Será um festerê danado sô!!!

Foto é um registro dos momentos de nossas vidas, dessa forma, semestralmente faremos uma foto oficial de cada turma a fim de registrar esses momentos que se passam aqui no IF no decorrer dos anos. Cada turma poderá usar a criatividade, personalizando cada foto.

Essas são algumas das atividades que estamos programando para o decorrer deste ano letivo no Ensino Superior. Tudo isso para que além do aprendizado possamos tornar nosso ambiente um espaço aconchegante, proporcionar momentos agradáveis, de descontração, criar mais vínculos de amizades e estar cada vez mais motivados com o curso e com a instituição.

Priscila Godoy – Pedagoga

INTERVALO CULTURAL Intervalo Cultural é um projeto

desenvolvido para proporcionar aos estudantes do Ensino Superior mais atividades artísticas e culturais. Os próprios estudantes são os artistas que mensalmente preparam as apresentações.

No dia 28 de abril aconteceu a primeira apresentação do Intervalo Cultural, o estudante Leonardo Ribas da Silva, do 1º Módulo de Licenciatura em Física, fez duas apresentações de dança ao som das músicas: Bye Bye Bye (NSYNC) e Dangerous (Michael Jackson).