jornal ifpr tb (mar 2015)

5
Pág. 2 Jornal do IFPR - Câmpus Telêmaco Borba - PR | Março - 2015 Nº 04 IFPR TB NOTÍCIAS O Câmpus Telêmaco Borba do IFPR (Instituto Federal do Paraná), realizou na noite de quarta-feira (04) a solenidade de outorga de título do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, na modalidade EaD (Educação a Distância). Grande parte dos formandos veio de outros municípios. No total 30 (trinta) técnicos participaram do evento. Compuseram a mesa diretiva, a Diretora- Geral do Câmpus, Professora Karina Mello Bonilaure; o Prefeito, Luiz Carlos Gibson e o Coordenador da Educação a Distância, no Câmpus Telêmaco Borba, Professor José Aparício da Silva. MANCHETES: CÁPSULA DO TEMPO DO IFPR . Pág.2 Leia Aqui Queridinho: 7 FORMAS DE POTENCIALIZAR SUA MEMÓRIA. Pág.3 O Guia do IFPR TB: HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO ALUNO - 2015. Pág.4 Fica a Dica!: DICA DE LEITURA: A ÚLTIMA NOTA. Pág. 2 Palavra da Direção: DIREÇÃO DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO: VALMIR DE OLIVEIRA . Pág.2 VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL: FAÇA A DIFERENÇA! Pág.5 CÂMPUS TELÊMACO BORBA REALIZA FORMATURA DE GABINETE No dia 10 de março, vinte e quatro alunos do Câmpus Telêmaco Borba receberam a outorga de título dos Cursos Técnicos em Eletromecânica, Informática e Informática para Internet, na modalidade Subsequente; e Mecânica, na Modalidade Integrado ao Ensino Médio. A Diretora-Geral, Karina Mello Bonilaure, presidiu a sessão e desejou sucesso aos formandos. IFPR COMEMORA 5 ANOS DE ATIVIDADE EM TELÊMACO BORBA No dia 30 de março, o Câmpus Telêmaco Borba, do IFPR (Instituto Federal do Paraná), comemorou 5 anos de atividades. A data da primeira aula realizada foi 29 de março de 2010. Nestes 5 anos, muitas metas de estruturação foram alcançadas: o Ensino Médio Integrado foi implantado, assim como o curso superior de Licenciatura em Física e, recentemente, os cursos superiores de Tecnologia. Atualmente são 578 estudantes nos cursos técnicos e superiores. Já foram formados 281 técnicos. PROJETOS DO CÂMPUS TELÊMACO BORBA SÃO APROVADOS NO PIBIC, PIBIC-JR E NO P R O G R A M A INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO. Pág.3 IFPR - CÂMPUS TELÊMACO BORBA REALIZA SOLENIDADE DA EAD

Upload: ifprtb

Post on 21-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal IFPR TB (Mar 2015)

Pág. 2

Jornal do IFPR - Câmpus Telêmaco Borba - PR | Março - 2015 Nº 04

IFPR TB NOTÍCIAS

O Câmpus Telêmaco Borba do IFPR (Instituto Federal do Paraná), realizou na noite de quarta-feira (04) a solenidade de outorga de título do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, na modalidade EaD (Educação a Distância). Grande parte dos formandos veio de outros municípios. No total 30 (trinta)

técnicos participaram do evento. Compuseram a mesa diretiva, a Diretora-

Geral do Câmpus, Professora Karina Mello Bonilaure; o Prefeito, Luiz Carlos Gibson e o Coordenador da Educação a Distância, no Câmpus Telêmaco Borba, Professor José Aparício da Silva.

MANCHETES:

CÁPSULA DO TEMPO DO IFPR . Pág.2

Leia Aqui Queridinho: 7 F O R M A S D E POTENCIALIZAR SUA MEMÓRIA. Pág.3

O Guia do IFPR TB: H O R Á R I O D E ATENDIMENTO AO ALUNO - 2015. Pág.4

Fica a Dica!: DICA DE LEITURA: A ÚLTIMA NOTA. Pág. 2

Palavra da Direção: D I R E Ç Ã O D E PLANEJAMENTO E ADMI NIS TRAÇÃO : V A L M I R D E OLIVEIRA . Pág.2

VOCÊ TAMBÉM É R E S P O N S Á V E L : FAÇA A DIFERENÇA!Pág.5

CÂMPUS TELÊMACO BORBA REALIZA FORMATURA DE

GABINETE

No dia 10 de março, vinte e quatro alunos do Câmpus Telêmaco Borba receberam a outorga de título dos Cursos Técnicos em Eletromecânica, Informática e Informática para Internet, na modalidade Subsequente; e Mecânica, na Modalidade Integrado ao Ensino Médio.

A Diretora-Geral, Karina Mello Bonilaure, presidiu a sessão e desejou sucesso aos formandos.

IFPR COMEMORA 5 ANOS DE ATIVIDADE EM TELÊMACO

BORBA

No dia 30 de março, o Câmpus Telêmaco Borba, do IFPR (Instituto Federal do Paraná), comemorou 5 anos de atividades. A data da primeira aula realizada foi 29 de março de 2010. Nestes 5 anos, muitas metas de estruturação foram alcançadas: o Ensino Médio Integrado foi implantado, assim como o curso superior de Licenciatura em Física e, recentemente, os cursos superiores de Tecnologia. Atualmente são 578 estudantes nos cursos técnicos e superiores. Já foram formados 281 técnicos.

P R O J E T O S D O CÂMPUS TELÊMACO B O R B A S Ã O A P RO V ADO S NO PIBIC, PIBIC-JR E NO P R O G R A M A INSTITUCIONAL DE B O L S A S D E EXTENSÃO. Pág.3

IFPR - CÂMPUS TELÊMACO BORBA REALIZA SOLENIDADE DA EAD

Page 2: Jornal IFPR TB (Mar 2015)

2 IFPR TB NOTÍCIAS

Na tarde do dia 30 de março, alunos e servidores fizeram mensagens e

trouxeram fotos para guardar na Cápsula do Tempo, que será aberta em 2025.

CÁPSULA DO TEMPO DO IFPR - TELÊMACO BORBA

FICA A DICA! A ÚLTIMA NOTA

A Última Nota é um livro escrito por

dois autores brasileiros, Felipe Colbert e Lu Piras.

Alícia Mastropoulos cursa faculdade de

música. A música era sua grande paixão, mas não era sua única atividade. Ela ajudava os pais no restaurante grego do qual eles eram donos e estava destinada a casar-se com Theo.

De um hospital ela recebe a noticia que um rapaz foi encontrado em frente o lugar onde foi realizado o concerto que ela havia participado, e que ele não lembra de nada, nem mesmo de seu nome, apenas do nome dela. Assustada ela pensa que é Theo e corre até o hospital, mas a surpresa quase a derruba quando vê que o homem deitado na cama não é Theo, mas sim um deus grego, lindo, maravilhoso, e desconhecido.

A história é muito romântica e envolvente. Mistura as tradições a

modernidade, nos apresenta uma cultura diferente, mistura conflitos familiares e amorosos, e ainda por cima tem muita música.

É um doce romance escrito a quatro mãos onde os autores resgataram em A Última Nota, a magia do Romantismo, a arte do sonho e da fantasia. Com um pouquinho de crença no sobrenatural e na fé de acreditar em ser feliz e encontrar uma paixão, um amor eterno iluminado pelo tempo.

Junto a estes elementos da prosa romântica, temos a música que permeará os mais felizes momentos dos protagonistas.

Att. Poly

PALAVRA DA DIREÇÃO

Caros Leitores,

Recentemente a Diretoria de Planejamento e Administração passou por procedimentos de alteração em seu quadro de servidores, em virtude da Pro Reitoria de Administração ser assumida pelo nosso Diretor Rubens Felipe Ribeiro, que desempenhava um trabalho

excelente em Telêmaco Borba, além do not ór i o ót im o rela ci onam en to interpessoal.

Diante dessas mudanças, fui convidado para ser membro da equipe de diretores do Campus de Telêmaco Borba, especificamente na Diretoria de Planejamento e Administração.

Quando a vida nos apresenta oportunidades como esta, inicialmente não temos uma visão muita clara da forma de como seremos desafiados.

Além de situações já esperadas pela experiência na área administrativa do Campus, tendo como motivação a atual situação econômica do país, tivemos que entender e nos adaptar rapidamente, encontrando formas de trabalhar com uma maior limitação de repasses orçamentários e financeiros. Sobre esta realidade, nossos servidores e estudantes, nossos fornecedores de bens e serviços, estão cientes e prestando apoio. Assim,

estamos estabelecendo uma forma mais otimizada de trabalhar com recursos contingenciados na aquisição de novos produtos e serviços, assim como na aplicação de esforços para manter de modo eficaz a estupenda estrutura institucional conquistada para os projetos pedagógicos do município e região.

Além dos desafios mencionados, finalizo ressaltando como um ponto que considero extremamente positivo: a participação no grupo de gestores fortalece o desenvolvimento pessoal, tão necessário para poder harmonizar e enriquecer as relações humanas, entendendo este princípio como fundamental para atuar numa gestão compartilhada e de sucesso.

Obrigado.

Valmir de Oliveira Direção de Planejamento e Administração

As vagas estão sendo ampliadas, junto com a abertura de Cursos de Formação Continuada, PRONATEC e Programa Mulheres Mil. As ações de pesquisa e extensão foram sendo consolidadas, assim como os projetos de ação social e a oferta de cursos à distância. Para os próximos anos, novos cursos e estratégias estão sendo planejadas para possibilitar maior acesso e garantir o sucesso dos estudantes em seus estudos.

Com orgulho, parabenizamos toda a comunidade interna e externa por todas as conquistas que repercutem no desenvolvimento local e regional, em qualidade de educação e qualificação profissional.

Page 3: Jornal IFPR TB (Mar 2015)

IFPR TB NOTÍCIAS 3

PROJETOS DO CÂMPUS TELÊMACO BORBA SÃO APROVADOS NO PIBIC,

PIBIC-JR E NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE

BOLSAS DE EXTENSÃO

A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) publicou o resultado d o s E d i t a i s 0 2 0 / 2 0 1 4 , 021/2014 e 022/2014, referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Científica Júnior (Pibic-Jr) e ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão, respectivamente. Os editais tornam públicos o nome dos orientadores e seus respectivos projetos contemplados com bolsas de iniciação científica nos referidos programas e bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão.

Cada orientador deverá selecionar os bolsistas para participar do projeto por meio de processo de seleção.

PROJETO APROVADO NO PIBIC Cinemática estroboscópica: Uma

alternativa de baixo custo para a prática laboratorial em física I.

Orientador: Luiz Diego Marestoni PROJETOS APROVADOS NO

PIBIC-JR --Estudo da influência da luminosidade

natural em um ambiente de trabalho e proposta do controle da iluminação.

Orientador: Marcos Dinís Lavarda --Plataformas de reabilitação por

biofeedback. Orientador: Marcos Dinís Lavarda

--Ensino de programação de computadores: substituindo teoria por prática, em uma abordagem baseada em Ausubel.

Orientador: João Henrique Berssanette

--Simulados eletrônicos do processo seletivo do IFPR: Instrumento de divulgação e democratização do ensino IFPR.

Orientador: João Henrique Berssanette

--Desenvolvimento de protótipos didáticos de automação industrial utilizando a plataforma arduino.

Orientador: Leandro Roberto Baran PRO JETO AP RO VA DO NO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO

--Atividades experimentais no ensino de Ciências: uma análise pedagógico-estrutural e produção de experimentos interativos itinerantes.

Orientador: Lucas Anedino de Souza

LEIA AQUI QUERIDINHO!

7 FORMAS DE POTENCIALIZAR SUA

MEMÓRIA A capacidade de memorização amplia-

se a partir do treino constante. Quanto mais o aluno se esforça para memorizar novos conteúdos, o cérebro é condicionado a gravar facilmente as informações. Não significa que a pessoa está se tornando mais inteligente, som en te que, mecan icam en te, consegue memorizar mais matérias por dia.

A memória é a base do processo educacional e, por isso, os alunos devem criar estratégias para ampliar o potencial. A aprendizagem está intrinsecamente

ligada à capacidade de memorizar. Sem essa função cognitiva do cérebro, a proposta educacional não se cumpre.

A seguir, veja dicas para ampliar sua capacidade de memória:

1 - Faça associações criativas A melhor forma de gravar os conteúdos estudados é por meio da escolha de elementos engraçados que possam ser associados com os originais, que devem ser lembrados. Embora esta dica pareça banal, realmente funciona. Outra possibilidade é anotar as comparações para que você não as esqueça.

2 - Faça pausas nos estudos Nossa capacidade de memorização tende a diminuir quanto mais horas estudamos. O ideal é dividir o tempo de estudo em algumas partes, que melhor se enquadrem no seu perfil. Sessões de uma hora de estudo por dia podem ser mais produtivas que uma de muitas horas seguidas, por exemplo.

3 - Use sua mente e corpo Cada pessoa se sente melhor com um método de estudos, mas utilizar o corpo como aliado no aprendizado costuma ajudar a todos. Algumas dicas são ler em voz alta, fazer resumos, consultar suas anotações enquanto anda para a instituição de ensino ou desenhar figuras que remetam ao conteúdo.

4 - Repita o que você precisa memorizar Leia os conteúdos para você mesmo, em voz alta, para gravar melhor os tópicos necessários. A ideia é saturar o cérebro de todas as formas possíveis para fixar mais conteúdos.

5 - Diminua o barulho externo Escolha um local de estudo com a menor quantidade de ruídos possível. Caso você goste de ouvir músicas, é recomendável que opte por músicas clássicas ou qualquer estilo que o mantenha focado no objetivo principal.

6 - Seja otimista Por mais que alguns conteúdos

programáticos sejam difíceis de estudar, por falta de identificação, tente realizar conexões a partir dele para sua vida. Além disso, procure achar o assunto mais interessante, assim o estudo será facilitado.

7 - Estude nos seus horários mais produtivos Encontrar um período do dia em que você esteja mais apto a estudar é fundamental para aflorar a capacidade de m e m o r i z a ç ã o . A p ó s e s s e reconhecimento, reserve esse horário todos os dias.

Fonte: Universia Brasil

Page 4: Jornal IFPR TB (Mar 2015)

4 IFPR TB NOTÍCIAS

Pág. 5

O GUIA DO IFPR TB HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO ALUNO - 2015

Os professores do IFPR desenvolvem diversas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, conforme Resolução 02/2009. Dentre as atividades relacionadas ao ensino, estão as Atividades de Apoio ao

Ensino, as quais compreendem as ações do docente, diretamente vinculadas às matrizes curriculares e programas dos cursos regulares do IFPR, e/ou que incidam diretamente na melhoria das

condições de oferta de ensino, entre essas ações está o atendimento ao aluno. No Campus Telêmaco Borba, os horários de atendimento estão organizados de acordo com o quadro abaixo.

Page 5: Jornal IFPR TB (Mar 2015)

IFPR TB NOTÍCIAS 5

CARO LEITOR O Jornal possui uma coluna chamada:

“As crônicas do IFPR TB”, esta coluna é um espaço para os alunos que gostariam de publicar suas próprias produções de contos, poesias, músicas, textos e demais produções. Àqueles que têm interesse em publicar nos procure na Biblioteca.

Colunistas do mês: Fabiane Ferreira, Valmir de Oliveira.

Diagramador: Miquéias Ribeiro de Carvalho.

Editora responsável: Fabiane Ferreira.

Fotógrafas: Deise Mainardes Bayer Monteiro, Fernanda Carolina de Mello.

Repórteres: Loidy Aparecida Chudrik, Polyanna Prachthauser.

EQUIPE DO JORNAL

Desde os meados de março estamos seguindo os passos para o Processo de Consulta e Escolha de Reitor e Diretores Gerais.

Você caro aluno é parte necessária e deve ser parte interessada neste processo. Sim! Juntamente com os docentes e os técnicos administrativos, você, com seu voto promoverá o fortalecimento deste processo democrático, assim como irá ajudar a decidir os rumos da instituição através do representante que você vier a

escolher. Busque saber mais sobre este processo,

quando surgirem os candidatos pesquise, indague, questione sobre as ideias e propostas para o crescimento e desenvolvimento do IFPR.

Comece a exercitar seu direito de escolha na condução e construção de uma escola de qualidade, pois futuramente você decidirá também como será sua cidade e seu país.

Loidy Aparecida Chudrik

VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL: FAÇA A DIFERENÇA!

Att, Biblioteca IFPR - Telêmaco Borba Obs.: Os horários de atendimento poderão sofrer alterações.