jornal holandes novembro 2014

16
Ano 13 - Nº 129 - Novembro de 2014 - Publicação Oficial da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais Rank CADERNO Super PÁGINAS 13 A 15 PÁGINA 8 Niver 9912338611/2013-DR/MG ACGHMG Planejar já! COM A CHEGADA DOS MESES DE CHUVA, OS ESPECIALISTAS EM PECUÁRIA BOVINA FAZEM UM ALERTA: É HORA DO PRODUTOR JÁ SE PREPARAR PARA O PERÍODO DE ESTIAGEM DO ANO QUE VEM. PÁGINA 6 Evitando doenças COMEÇA A VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA E COM ELA IMPORTANTES DICAS DE COMO MANUSEAR AS SERINGAS E AGULHAS, EVITANDO CONTAMINAÇÃO. PÁGINA 9 PÁGINAS 4 E 5 Holandês UM GIRO DO DE MINAS WAGNER CORREA

Upload: acghmg

Post on 06-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

JORNAL HOLANDÊS - edição de novembro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal holandes novembro 2014

Ano 13 - Nº 129 - Novembro de 2014 - publicação oficial da Associação dos Criadores de gado Holandês de minas gerais

Rank

CAdeRNo

superpágiNAs 13 A 15

págiNA 8

Niver

9912338611/2013-DR/MGACGHMG

planejar já!COM A CHEGADA DOS MESES DE CHUVA, OS

ESPECIALISTAS EM PECUÁRIA BOVINA FAZEM UM ALERTA: É HORA DO PRODUTOR JÁ SE PREPARAR PARA O PERÍODO DE ESTIAGEM DO ANO QUE VEM.

págiNA 6

evitando doençasCOMEÇA A VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA E

COM ELA IMPORTANTES DICAS DE COMO MANUSEAR AS SERINGAS E AGULHAS, EVITANDO CONTAMINAÇÃO.

págiNA 9

págiNAs 4 e 5

Holandês

Um giRo do

de miNAs

Wagner Correa

Page 2: Jornal holandes novembro 2014

Jorn

al H

olan

dês

Nove

mbr

o de

201

4

2

eXpeDiente eDitorial

Presidenteleonardo moreira Costa de souza

Comissão Editorialantônio de pádua martinsarmando eduardo de lima mengeCleocy fam de mendonça Júnior

EQUIPE VALOR EDITORA

Projeto Gráfico e Editorial: equipe de Criação da valor editora

Edição e DiagramaçãoHelô Costa - mtb 00127/mg

Editor de FotografiaWagner Correa

Revisão Linguísticaprofessora mariza moura

Colaboraçãoesther figueiredo

Contato Imprensa: [email protected]

Departamento Comercial - Executivo de Contas: Wagner Correa | 31 2526- 2527 | 31 9105-7737 [email protected]

Impressão: o tempo serviços gráficos

Participe do jornal, envie sugestão de pautas, reclamações, agenda de eventos e deixe seus comentários, esse é o canal direto com o produtor: [email protected]

a valor editora é a única empresa responsável pela comercialização de espaços dentro do jornal impresso e site do jornal assim como qualquer outra negociação que diz respeito ao Jornal Holandês conforme acordo firmado com a associação dos Criadores de gado Holandês de minas gerais. qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe.

o Jornal Holandês não se responsabiliza pelas matérias assinadas e pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, sendo de responsabilidade de seus autores. É vetado a reprodução parcial ou integral de qualquer conteúdo do Jornal Holandês.

GRUPO DE COMUNICAÇÃO

JornAl HolAndêS no tWItter twitter.com/jornalholandes

JornAl HolAndêS no fACeBooK http://pt-br.facebook.com/holandesonline

RECADASTRAMENTOpara continuar a receber o Jornal Holandês acesse www.jornalholandes.com.br e preencha todos os dados corretamente.

Jornal Holandêspublicação oficial da associação dos Criadores de gado Holandês de minas gerais

Conheça a nossa publicação digital, acesse www.jornalholandes.com.br

leonArdo moreIrA CoStA de SouZAPRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS

CRIADORES DE GADO HOLANDÊS DE MINAS GERAIS

É HORA DE PLANEJAR COM COMPETÊNCIA!

Nughoman - Núcleo dos Criadores de Gado Holandês da MantiqueiraPresidente - almir pinto reis

rua João baptista scarpa, 666

Cep 37464-000 - itanhandu - mg

(35) 3361.2404

Nughobar - Núcleo dos Criadores de Gado Holandês de BarbacenaPresidente - gérson rodegheri

avenida amílcar savassi, s/n

Caixa postal 126

Cep 36200-000 - barbacena - mg

(32) 3332-8673

REPRESENTAÇÕES REGIONAIS:

PRESIDENTE

leonardo moreira Costa de souza

VICE-PRESIDENTES

peter Jordan, armando eduardo de lima menge e

ellos José nolli

DIRETOR TESOUREIRO

antônio de pádua martins e

mauro antônio Costa de araújo

DIRETOR SECRETÁRIO GERAL

Cristovam edson lobato Campos

DIRETOR SECRETÁRIO

sancho José matias e

gilberto vilela de oliveira

CONSELHO FISCAL EFETIVO

aniceto manuel aires, marcelo elias rigueira,

raul pinto, renato José laguardia e

rosano alberto reis

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

antôno augusto de souza praça, lucas pimenta veiga

e lúcia mara yamaguti Kono

SUPERINTENDENTE TÉCNICO

Cleocy fam de mendonça Júnior

[email protected]

AssoCiAÇÃo dos CRiAdoRes de

gAdo HolANdÊs de miNAs geRAis

Avenida Sete de Setembro, 623 Centro Juiz de Fora - MG - CEP 36070-000

tel: (32) 4009-4300

Estamos atravessando um momento bastante delicado em nosso País, com muitas incertezas, economia em desaceleração, instabilidade política, desvalorização da moeda brasileira, crise hídrica nos Estados do Sudeste e uma sociedade receosa do que encontrará pela frente. Este quadro já afeta todos os segmentos da economia, inclusive a pecuária de leite.

Por essas razões devemos, além do necessário planejamento anual das nossas atividades, procurar alcançar o maior nível de competência possível na definição dos nossos objetivos para 2015, procurando também estabelecer caminhos alternativos, considerando o quadro imprevisível no qual nos encontramos.

Existem os pessimistas e os otimistas. Porém, acreditamos que a razão está no meio, ou seja, no equilíbrio. Certamente o Brasil não acabará e a produção de alimentos, a agricultura e a pecuária continuarão sendo um motor importante na retomada do crescimento econômico. Não devemos, portanto, desanimar.

Em um cenário recessivo, a busca pela produtividade é sem-pre uma defesa importante na viabilidade da atividade produ-tiva e, neste sentido, a vaca Holandesa irá destacar-se ainda mais. Quem investiu em genética boa, moderna e, sobretudo, produtiva, conseguirá perceber isto com maior nitidez. É a nossa expectativa que o mercado perceba isto e que os animais regis-trados e com genética superior prossigam bem valorizados nos próximos anos.

Seguindo este mesmo raciocínio, o trabalho realizado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais e também da Associação Brasileira e demais filiadas ganha ainda mais importância, pois chancela com um selo de qualidade os animais mais produtivos, valorizando todo o rebanho. Nesta edição é possível conhecer um pouco mais desse trabalho, verifi-cando as notícias sobre as atividades realizadas pela equipe técnica da ACGHMG. A nossa equipe segue empenhada e moti-vada a servir todos os criadores da raça Holandesa.

Temos que ressaltar na apresentação da edição de novembro o aniversário de 80 anos da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. A Associação Brasileira come-mora 80 anos, já plenamente recuperada de um período difícil que enfrentou nos últimos anos e com boas perspectivas em relação ao seu importante papel no desenvolvimento da raça Holandesa em todo o Brasil. Há muito a ser feito e a liderança da entidade nacional é de suma importância.

Uma boa leitura e um forte abraço.

Page 3: Jornal holandes novembro 2014

Jornal Holandês Novem

bro de 2014

3ASBIA elege novA dIretorIA pArA o BIênIo 2015/2016 A Associação Brasileira de Inseminação Artificial – Asbia tem nova dire-

toria que ficará vigente até 2016. Carlos Vivacqua Carneiro Luz, Diretor da AG Brasil, assume o cargo de presidente ao lado de Sérgio de Brito Pietro Saud, Diretor da CRI Genética, responsável pelas funções de vice-presidente.

Outros cargos que também ficaram definidos são de Nelson Eduardo Ziehlsdorff, da Semex, que se torna Diretor Secretário da ASBIA e Márcio Nery Magalhães Junior, da ABS Pecplan, escolhido como Diretor Tesoureiro. Essa nova organização inclui a definição de responsabilidades específicas para cada membro visando o fortalecimento da instituição. O foco é desenvolver um trabalho conjunto da Asbia com outras associações, produtores e órgãos governamentais para promover o crescimento da inseminação artificial em todas as regiões brasileiras.

“A Asbia é uma tradicional e relevante instituição, é um grande e estimu-lante desafio assumir sua presidência. O setor de inseminação artificial é um importante elo da cadeia produtiva pecuária e, através de significativos investi-mentos ao longo dos últimos anos, desenvolveu novas tecnologias e novos pro-dutos, permitindo ganhos expressivos em produtividade para o setor de leite e carne”, destaca Carlos Vivacqua. “O plano estratégico desta diretoria é moderni-zar a Asbia, crescer sua representatividade setorial e promover a expansão de ofertas em produtos e serviços ao mercado”, resume o novo presidente.

A Asbia é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1974 para congre-gar as empresas que se dedicam ao fomento da pecuária no setor da produção e distribuição de sêmen, materiais e equipamentos de uso na inseminação artificial e de outros produtos ligados reprodução animal.

Mais informações: www.asbia.org.br

notas

Carlos Vivacqua Carneiro Luz, Diretor

da AG Brasil, assume o cargo de presidente

da Asbia até 2016

Divulgação asbia

Crv lAgoA ApreSentA SuA novA eStrAtégIA gloBAl de mArCAO rebanho faz a diferença. Através desse slogan, o grupo CRV, global-

mente, incluindo a CRV Lagoa, no Brasil, apresenta sua campanha de lança-mento da nova estratégia global de marca, inédita no mercado de insemina-ção artificial, que já começou a ser implementada em todas as ações de comunicação e também na filosofia de trabalho da empresa.

O criador de hoje, em fazendas de corte e leite, não é mais o mesmo do passado. As condições do mercado e da economia estão cada vez mais dinâ-micas, não somente no Brasil, mas em todos os países, e, por isso, ele busca sempre se antecipar às novas demandas. Sua fazenda está crescendo, seu trabalho está se tornando cada vez mais profissionalizado e seu rebanho está ficando maior. Isso faz com que sua atenção mude de um foco individual do animal para um foco no rebanho, onde a atividade passa a ser realizada de forma cada vez mais otimizada.

O rebanho é o principal motor da fazenda, mas também sua paixão, motivo pelo qual ele escolheu ser um criador. Uma boa gestão do rebanho nem sempre é fácil e os fazendeiros buscam em seus fornecedores o apoio para realizar isto.

Os criadores precisam fazer investimentos assertivos para atingir maior rentabilidade e sustentabilidade em suas propriedades. É necessário que os produtores tenham maior foco na gestão operacional e no melhoramento gené-tico dos seus animais, para otimizar os seus resultados técnicos e, principal-mente, os financeiros. A CRV Lagoa acredita que se antecipar pró-ativamente a essas mudanças que estão acontecendo é o caminho certo para atingir um melhor desempenho na fazenda. E isso somente pode ser feito através da gestão inteligente do rebanho, que vai além do desenvolvimento da melhor genética.

“Isso significa que nossas recomendações, produtos, serviços, atendi-mento ao cliente, administração e comunicação passam agora a estar alinha-dos a esse objetivo que vamos buscar intensamente, em todas as nossas ativi-dades. Nos próximos meses, o mercado, nossos clientes e os parceiros vão perceber uma comunicação e, principalmente, uma atuação claramente diferente”, destaca o gerente de Marketing da CRV Lagoa, Fernando Avona.

vICe-preSIdente dA SeleCt SIreS vISItA o BrASIl O vice-presidente da Select Sires, Lon Peters, acompanhado dos gerentes

da empresa no Brasil e representantes, esteve em solo brasileiro e visitou alguns dos clientes SSB nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Entre os locais visitados – Agropecuária Vilella, em Lambari-MG; Fazenda Bela Vista no Condomínio Olavo Barbosa - SP; Fazenda Floresta, em SP e Menge Gado Holandês, em Pouso Alegre-MG.

Lon Peters participou ainda de reuniões com os gerentes do mercado Bra-sileiro e realizou um treinamento do SMS (Serviço de Acasalamento Computa-dorizado – “Select Mating Service”), em Guaxupé – MG, no Sítio Trindade, que consiste em avaliar as vacas nas propriedades rurais e depois enviar as informações a um computador central onde será indicado o melhor acasala-mento para este animal. Participaram do treinamento clientes, veterinários e representantes de SP e MG.

Durante a viagem também foi realizada uma palestra sobre ferramentas genômicas em raças leiteiras para os pós-graduandos da USP de Pirassununga.

“É sempre produtivo quando o vice-presidente da empresa vem conhe-cer um pouco mais do desenvolvimento da Select Sires no Brasil e participa de reuniões e treinamentos com os clientes e representantes”, afirma o gerente técnico e veterinário da SSB, Felipe Escobar, que participou de toda a viagem.

Menge Gado Holandês em Pouso Alegre - MG Sítio Trindade em Guaxupé - MG

fotos Divulgação ssb

Page 4: Jornal holandes novembro 2014

Jorn

al H

olan

dês

Nove

mbr

o de

201

4

4

um giro Do HolanDês De minas

A nÍvel nACIonAl IA Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais prestigiou os 80

Anos de fundação da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holan-desa. O evento aconteceu no final de outubro, na cidade de Indaiatuba – SP e contou com a participação de personalidades da raça Holandesa de todo o Brasil.

O zootecnista e superintendente técnico da ACGHMG, Cleocy Fam e o Médico Veteri-nário e Inspetor Técnico de Registro Dr. Phillippe Domingos Monteiro representaram a Associação Mineira e criadores do Estado. Um verdadeiro encontro de gerações da raça Holandesa no País.

Cleocy Fam com amigos a nível nacional e em momento de grande comemoração representando a Associação Mineira

World Dairy Expo, no Canadá, é um verdadeiro show de qualidade

Ao centro, o anfitrião da

Fazenda Colorado: Sr. Carlos Alberto

Filho, filho do proprietário entre

amigos da raça Holandesa.

Organização é um dos destaques

dessa referência em produção

de leite

A nÍvel InternACIonAlO Superintendente Técnico da Associação dos Criadores de Gado Holandês de

Minas Gerais, Cleocy Fam visitou a World Dairy Expo, nos Estados Unidos. Segundo Cleocy Fam, “para quem gosta de vacas e da raça Holandesa, Madison é a Disneylân-dia... Assim que cheguei logo vi a Apple-Red, Seisme, Hailey e Gold Barbara... É real-mente de impressionar e vale cada minuto estar aqui. World Dairy Expo é um grande show. Hailey, Katrisha e Valana estavam lindas e foram merecidamente os grandes destaques deste show, conquistando a Grande Campeã, Reservada Grande Campeã e Menção Honrosa, respectivamente”. É a Associação Mineira a nível mundial trazendo novidades e muita informação aos associados mineiros.

gente novA nA eStrAdAContinuando a desbravar as terras mineiras, o superintendente Técnico Substituto

da ACGHMG e médico veterinário Dr. Silvano Carvalho Júnior conta com a companhia do estagiário da Associação Mineira, Leonardo Rabello Guarino. Gente nova agregando conhecimento à equipe de profissionais da ACGHMG.

roteIro progrAmAdoA ACGHMG criou neste ano o Roteiro Programado, uma forma de agilizar os traba-

lhos e economizar para os associados. A Fazenda Estrela Azul, em Antônio Carlos – MG recebeu o Superindente Técnico Cleocy Fam para mais uma visita e muito trabalho. Já a Estância Raquel, na cidade de Itirapuã - SP contou com o trabalho do Dr. Silvano Carva-lho Júnior. É a Associação Mineira trabalhando incessantemente!

A nÍvel nACIonAl IIContinuando a programação de comemoração dos 80 Anos da Associação Brasi-

leira, todos foram convidados para conhecer, na manhã seguinte, a Fazenda Colorado, em Araras – SP. A fazenda é hoje a maior produtora de leite do Brasil. Uma fazenda modelo em todos os detalhes!

Wagner Correa

Wagner Correa

CleoCy fam

CleoCy fam

CleoCy fam

fotos arquivo aCgHmg

CleoCy fam

Page 5: Jornal holandes novembro 2014

Jornal Holandês Novem

bro de 2014

5

um giro Do HolanDês De minas

InveStIndo no futuro IO superintendente Técnico Substituto da ACGHMG e médico veterinário Dr. Silvano

Carvalho Júnior ministrou mês passado palestra no II Curso Teórico-Prático de Avalia-ção Morfológica de Vacas Leiteiras e Interpretação de Provas de Touros, realizado na Faculdade de Medicina Veterinária de Valença – MG. Além do curso, ele também parti-cipou da Semana Acadêmica. “Oportunidade única de vermos os grandes profissionais que ontem estavam estudando na FMVV e hoje se destacam no cenário nacional”, comentário retirado do facebook da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença.

InveStIndo no futuro IINo início de novembro, a equipe da Associação dos Criadores de Gado Holandês de

Minas Gerais, a convite do GERE/UFLA (Grupo de Estudos em Reprodução), promoveu o Curso de Avaliação Morfológica de Vacas Leiteiras e Interpretação de Provas de Touros, que contou com a participação de alunos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

O Superintendente Técnico, Cleocy Júnior e o Superintendente Técnico Substituto, Dr. Silvano Carvalho Júnior participaram ativamente do curso com palestras sobre a Asso-ciação e a raça Holandesa, além de serem os monitores das aulas práticas.

“A Associação faz questão de participar de eventos como este, pois acredita que repassar conhecimento é uma das armas mais importantes para melhorarmos a bovi-nocultura de leite em nosso país”, comenta Cleocy Fam.

É a Associação Mineira fazendo parte de mais um evento de sucesso!

Bom exemploMês passado aconteceu o 1º Dia de Campo da Granja Leiteira Eudes Braga, na

cidade mineira de Carmo do Paranaíba. O superintendente Técnico Substituto da ACGHMG e médico veterinário Dr. Silvano Carvalho Júnior esteve presente divulgando o trabalho realizado pelos profissionais da Associação Mineira, munindo todos os pre-sentes de importantes informações. O evento reuniu mais de 300 pessoas de diversas áreas. Ótima oportunidade para rever amigos, aprender e fazer bons contatos. É a Asso-ciação Mineira apoiando iniciativas importantes!

fotos arquivo aCgHmg

Page 6: Jornal holandes novembro 2014

Jorn

al H

olan

dês

Nove

mbr

o de

201

4

6

Com a chegada dos meses de chuva, os especialistas em pecuária bovina fazem um alerta: é hora do produtor já se preparar para o período de estiagem do ano que vem. Muitos criadores que tive-ram problemas com a seca de 2014 pode-riam ter seus prejuízos reduzidos se hou-vesse uma maior dedicação em se preve-nir para esse período. “Os meses de forte estiagem já viraram uma rotina. E a cada ano fica mais evidente a necessidade do produtor se prevenir, dado ao prolonga-mento que vem ocorrendo nesses perío-dos”, afirma o coordenador técnico esta-dual de bovinocultura da Emater-MG, Feliciano de Oliveira.

A alimentação a pasto continua sendo a maneira mais barata e utilizada para alimentar o rebanho mineiro. Por isso, o cuidado e a iniciativa na recuperação das pastagens devem ser tomados assim que

se inicia o “período das águas”. Minas conta com 18 milhões de hectares em pastagem, com mais da metade apresen-tando algum grau de degradação.

Feliciano de Oliveira explica que o primeiro passo é fazer uma análise da situação da pastagem. “Nas regiões montanhosas, o relevo fa vorece a degradação. Já no Cerrado, apesar de áreas mais planas, a fertilidade natu-ral do solo costuma ser inferior na comparação com outras regiões. Por isso, é necessária a avaliação de um técnico para determinar qual a melhor maneira de recuperar a pastagem, que pode ser um descanso da área ou, em casos de degradação mais acentuada, ser indicado o uso de fertilizantes ou o replantio da gramínea”, explica o coordenador.

Uma das técnicas para o descanso da

pastagem é o uso do pastejo rotacionado. A área é subdividida em vários piquetes e é feito um rodízio no pastejo desses piquetes. Os animais pastam em cada piquete de um a três dias e só retornam ao primeiro piquete depois de aproxima-damente um mês. “Isso mantém uma reserva de folhas no capim. É o intervalo que vai garantir a recuperação da pasta-gem”, comenta Feliciano de Oliveira.

IntegrAção lAvourA e peCuárIA Outra técnica para garantir maior a

recuperação de pastagem degradada e a disponibilidade de alimento para o gado no período da seca é a integração lavoura e pecuária. O sistema consiste em consorciar a produção de grãos – geralmente o milho – numa mesma área onde também se trabalha a pecuária,

com o uso da pastagem. O cultivo do milho e a criação de

bovinos de forma integrada possibili-tam maior produção por área com sus-tentabilidade, porque ocorrem a reno-vação do solo e o aproveitamento de adubação residual de lavouras. “Ao ser colhido, o milho é armazenado em forma de silagem, um importante ali-mento volumoso para o período da seca. Além disso, o produtor garante uma pastagem recuperada”, explica Feli-ciano de Oliveira.

peCuárIA em mInASMinas Gerais tem o segundo maior

rebanho bovino do país, com 24 milhões de cabeças. O Estado também é princi-pal produtor de leite. São 8,9 bilhões de litros por ano.

Fonte: Emater-MG

É hora de planejarO pecuarista tem várias alternativas para evitar prejuízos com a seca.

Planejamento para o próximo inverno deve começar já

eConomia

Wag

ner

Corr

ea

Page 7: Jornal holandes novembro 2014

Jornal Holandês Novem

bro de 2014

7

Page 8: Jornal holandes novembro 2014

Jorn

al H

olan

dês

Nove

mbr

o de

201

4

8

Em comemoração aos 80 anos de sua fundação, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa - ABCBRH realizou um ver-dadeiro encontro de gerações. Armando Eduardo de Lima Menge, Ellos José Nolli, Leonardo Moreira Costa de Souza e Márcio Maciel Leite foram os criadores mineiros homenageados nesses 80 Anos da raça no Brasil.

O jantar aconteceu no mês passado, na cidade de Indaiatuba - SP e contou com a presença de personalidades, muitos associados, familiares, amigos, parceiros e vários representantes de outras raças de leite que prestigiaram este marco na histó-ria do Holandês. A Associação dos Criado-res de Gado Holandês de Minas Gerais - ACGHMG foi representada pelo Superin-tendente Técnico e Zootecnista Cleocy Fam e pelo Inspetor Técnico de Registro e Médico Veterinário, Dr. Phillippe Domin-gos Monteiro.

Os convidados contaram com progra-mação visual inédita e muitas surpresas durante todo o evento. As cores verde e amarela predominaram na decoração, ressaltando que acima de tudo que a Associação é “Brasileira”.

A noite começou com a entrega do prêmio Destaques do Ano: Edição 2013 e na sequência o título de Criador Supremo 2013. Logo após veio o ponto alto da festa: as homenagens dos 80 Anos de funda-ção da ABCBRH, com a entrega do título Menção Honrosa 80 anos para persona-lidades que com o seu desprendimento, trabalho e esforço contribuíram para o crescimento do gado Holandês em nosso país e no mundo. E, para finalizar as honrarias, foram homenageados os cria-dores e empresas, que com suas ações e atitudes tornaram-se um bom exemplo a ser seguido pelos associados e profissio-nais do Gado Holandês, com o título de Excelência Brasil do Gado Holandês ano 2014. Todas as entregas foram recheadas de muita emoção, aplausos e das boas recordações que tomaram conta dessa grande festa.

O presidente da Associação Brasileira e criador, senhor Hans Jan Groenwold estava emocionado ao ver tantos amigos e histórias reunidos em um só lugar. Segundo Groenwold, “o evento foi um marco para a raça. Estamos todos muito felizes e orgulhosos, em clima de come-moração.”

O Super in tendente Técnico da ACGHMG, Cleocy Fam, comenta “quero parabenizar os atuais diretores, ex-dire-tores, colaboradores e ex-colaboradores da Associação Brasileira pelo trabalho duro, persistente e que vem ao longo de vários anos trazendo resultados impor-tantes para a pecuária leiteira nacional. É sabido que momentos difíceis todas as empresas passam e com a ABCBRH não seria diferente, mas com muita garra, determinação, trabalho sério e força de vontade esses momentos ficaram para trás e podemos ver a Associação reto-mando seu lugar ao sol. Tenho orgulho em fazer parte, mesmo que indireta-mente, desta entidade e essa data signi-fica mais uma vitória da corporação, um lugar que nos traz enormes benefí-cios pessoais, por exemplo, os amigos que ganhamos todos os dias. Estou muito feliz por esse dia e por ter uma pequenina participação nessa história. Espero que a ABCBRH possa continuar por muitos anos prestando serviços de importância imensurável à pecuária leiteira nacional!”

Segundo comentou o Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Ma, “participar de um evento histórico para comemorar 80 anos de vida é um privilégio para os que conhecem e vivenciam as ações da ABCBRH. Momentos de lembrança e de resgate do pioneirismo e vocação em produzir leite, de pessoas que acredita-ram no Brasil e no potencial da raça, que é um dos pilares do Girolando! Parabéns a todos os criadores de gado Holandês e aos dirigentes da Associação”. No dia 25 foi realizada visita na maior fazenda produtora de leite do Brasil - Fazenda Colorado, em Araras - SP, de proprie-dade do Sr. Lair Antônio de Souza. A fazenda tem como destaque seu sistema de resfriamento, que consegue reduzir a temperatura ambiente em 6 graus cél-sius, podendo chegar até 12 graus; além de produção própria de leite tipo “A”.

A ACGHMG e o Jornal Holandês parabenizam todos os associados,

criadores, amigos e profissionais que independente de idade e investimentos trabalham em prol do crescimento com

qualidade da raça Holandesa. Essa comemoração é de todos!

O Superintendente Técnico da ACGHMG, Cleocy Fam recebe o título de Honra ao Mérito em nome do Presidente da Associação Mineira, Leonardo Moreira Costa e Souza e também em nome do

Ex-Presidente da Brasileira, Ellos José Nolli

O Inspetor Técnico de Registro da ACGHMG, Dr. Phillippe Domingos Monteiro recebe homenagem de Honra ao Mérito para o criador Armando Eduardo de Lima Menge

aniversÁrio

Raça Holandesa em festa

Criadores mineiros recebem homenagens durante

comemoração dos 80 Anos da raça no Brasil

O criador mineiro Márcio Maciel Leite foi outro nome homenageado nesses 80 anos da raça. Na ocasião, o sr Márcio foi representado pelo seu filho Fábio Ferreira Leite e por sua neta Thamara Leite Ferraz

fotos Wagner Correa

Page 9: Jornal holandes novembro 2014

Jornal Holandês Novem

bro de 2014

9

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2014 já começou na maioria dos estados brasilei-ros. A primeira etapa da campanha ocor-reu no primeiro semestre deste ano. A meta é vacinar aproximadamente 150 milhões de bovinos e bubalinos.

Nos estados da Bahia, de Goiás, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Tocantins, de Sergipe e no Distrito Federal, a vacinação deve ser feita nos animais com idade abaixo de 24 meses. Já no

Amapá, ocorrerá a primeira vacinação anual de todo o rebanho. O estado de Santa Catarina não está inserido no calen-dário, por já ser reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Durante a primeira etapa da Campa-nha de Vacinação contra a Af tosa, 97,55% do rebanho brasileiro foi vaci-nado. Até o final de 2013 a população total de bovinos e bubalinos era de 212,4 milhões de cabeças.

Após a vacinação dos animais, o pro-dutor deve apresentar a relação dos ani-

mais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário ofi-cial, para comprovar a vacinação do rebanho. Os serviços veterinários estadu-ais têm o prazo de 30 dias para encami-nhar ao Ministério da Agricultura o relató-rio das atividades da campanha de vaci-nação contra a doença.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta ani-mais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principal-

mente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimen-tos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

A campanha é conduzida pelo Minis-tério da Agricultura, Pecuária e Abasteci-mento (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Animal (SDA) e das Superinten-dências Federais de Agricultura (SFA), em conjunto com os serviços veterinários estaduais.

Produtores rurais de todo o Brasil devem evitar o manejo inadequado de seringas e agulhas para que o rebanho não seja conta-minado com a tripanossomose, doença causada por um protozoário e que apre-senta sintomas como perda de peso, fra-queza e podendo até levar o animal à morte.

Em Minas Gerais, a doença tem afe-tado vacas leiteiras. A principal evidência até o momento é devido ao uso inade-quado das seringas e agulhas para a aplicação de ocitocina, hormônio que estimula a produção de leite. Produtores têm utilizado a mesma seringa e a mesma

agulha – que são descartáveis – em vários animais, o que tem contribuído para a disseminação do protozoário.

Por isso, de acordo com a responsável pelo Serviço de Informação Zoosanitária do Departamento de Saúde Animal, Daniela Pacheco Lacerda, é importante que os produtores se conscientizem e utili-zem corretamente as seringas e as agulhas para evitar a contaminação dos animais, não somente pela tripanosomose, como também por outras doenças. “A tripanoso-mose normalmente é transmitida mecani-camente por vetores hematófagos, que

picam o animal e passam a doença. Nos casos recentes de Minas, as investigações epidemiológicas indicam que a doença tem sido disseminada pelo manejo incor-reto de seringas e agulhas”, disse.

A tripanosomose é uma doença endê-mica no Brasi l , apresentando um aumento de casos esperado nas épocas chuvosas, quando os vetores – moscas hematófagas – se proliferam. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa não considera a doença uma emergência sanitária. A ocorrência em Minas Gerais também não preocupa o

mercado externo. “Os dados oficiais não indicam um surto generalizado. Trata-se de uma situação específica, localizada em uma região e em uma determinada categoria de produção, cujo fator determi-nante tem sido o uso de práticas sanitárias inadequadas. A melhor forma de controle e prevenção nesta situação é a conscienti-zação dos produtores para a correção dessas práticas, utilizando-se seringas e agulhas estéreis para cada animal, de forma a impedir a transmissão dessa e outras doenças”, explicou Daniela.

Fonte: MAPA

vaCinação

Rebanho com saúdeJá começou em Minas Gerais a campanha de vacinação contra febre aftosa

Atenção às seringas e agulhasO manejo incorreto tem contaminado muitos animais

Wagner Correa

proCedImentoS CorretoS pArA A ImunIZAção do reBAnHo

• Compre as vacinas somente em lojas registradas.• Verifique se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2° C e 8° C.• Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo parauma de vacina e lacre.• Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação.• Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas lembre-se: só vacine bovinos e búfalos.• Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas.• A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação.• Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 5 ml.• O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo.• Não se esqueça de preencher a declaração de Vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

Page 10: Jornal holandes novembro 2014

Jorn

al H

olan

dês

Nove

mbr

o de

201

4

10

CrI lIderA merCAdo de genétICA noS euADe acordo com dados da National Association of Animal Breeders - NAAB,

a GenexCooperative, unidade da Cooperative Resources International – CRI responsável pela frente de genética bovina no mercado americano cresceu 11,4% em vendas na somatória total do mercado nos últimos 18 meses.

No mercado doméstico americano, a Genex avançou 5,2% a linha leite da Genex e teve aumento de 11,1%. Já no mercado global, que corresponde aos produtos exportados, a central teve 18% de crescimento.

Para o diretor de operações da Genex, Keith Heikes, os bons resultados são decorrentes de uma “genética poderosa, profissionais dedicados e o bom entendimento daquilo que o os cooperados e clientes precisam”.

No contexto do mercado externo aos EUA, o Brasil teve influente papel, visto que o saldo de crescimento deste ano também foi positivo e acima do mercado por aqui. A diretoria americana posicionou-se quanto ao trabalho brasileiro, parabenizando a equipe, o empenho, a responsabilidade e as estra-tégias de vendas. As ações para o próximo ano já estão em desenvolvimento em todas as unidades da CRI ao redor do mundo.

Segundo o diretor executivo da CRI, Sergio Saud, a central, tanto no Brasil quanto internacionalmente, vive um ótimo momento. Na conjuntura brasi-leira, Saud também aplica o resultado ao fato de que, além de bons produtos e serviços, “conseguimos reunir um grupo de pessoas do bem, profissionais competentes que entenderam o nosso compromisso pela excelência no aten-dimento e pela satisfação de nossos clientes”.

nota

O dia 6 de novembro foi de luto para a raça Holandesa! A Associação dos Cria-dores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG comunica o falecimento de uma grande personalidade da raça Holandesa, Sr. Altair da Silva Reis. Perde-mos a companhia de um grande amigo e criador. Sr. Altair é proprietário da Fazenda Santos Reis, um apaixonado por torneios leiteiros, pela raça Holandesa, vacas de leite, pela família e pelas verda-deiras amizades. Há mais de 40 anos a família Reis investe na criação da raça Holandesa. Hoje, sob a direção de Almir Pinto Reis, filho do Sr. Altair, que conta com o apoio de Rui da Silva Reis Junior,

neto de Altair e sobrinho de Almir o reba-nho é referência em Minas Gerais.

Sempre presente em exposições, é um nome conhecido no meio do gado Holan-dês. Conquistou muitos prêmios e home-nagens nesses muitos anos de história.

Segundo o Superintende Técnico da Associação Mineira, Cleocy Fam, “Sr. Altair com seu jeito peculiar, simples e sempre cativante deixará saudades”.

A Associação Mineira e o Jornal Holandês expressam seus sinceros

sentimentos a toda a família. E deseja que o seu legado continue a ser um grande

exemplo para as gerações futuras.

Homenagem

Um exemplo para geraçõesApaixonado pela raça Holandesa,

Sr. Altair da Silva Reis deixará saudades

fotos arquivo pessoal

Sr. Altair da Silva Reis em meio aos vários prêmios conquistados em mais 40 anos de história

A fazenda era uma das grandes paixões: sr. Altair tinha orgulho em receber e mostrar seus belos animais

Divulgação Cri

Laboratório Genex alcança excelentes resultados

Page 11: Jornal holandes novembro 2014

(34) 3319.5400www.abspecplan.com.br

Tipo +3,06Comp. úbere +3,07Comp. Pernas e Pés +3,40Estatura +3,92 ALTO

Força +2,08 FORTE

Prof. Corporal +1,59 PROFUNDA

Forma Leiteira +1,37 ANGULOSA

Ângulo Pélvico +0,89 ÍSQUEOS BAIXOS

Largura de Garupa +2,34 LARGA

Aprumos Pos. Lateral -2,28 RETAS

Aprumos Pos. Posterior +3,42 PARALELAS

Ângulo de Pés +3,87 ALTO

Escore de Pés e Pernas +3,33 ALTO

Inserção Úbere Anterior +3,48 FORTE

Altura Úbere Posterior +3,14 ALTO

Largura Úbere Posterior +2,89 LARGO

Suporte Central +2,66 FORTE

Prof. Úbere +4,05 RASO

Colocação Tetos Ant. +0,78 PRÓXIMOS

Colocação Tetos Post. +1,46 PRÓXIMOS

Comprimento de Tetos +1,61 LONGOS

-2 -1 0 1

HA 08/2014 Confi ança 86% Nº de fi lhas 120 Nº de rebanhos 67

Filha: Pival Zelgadis Zecchina Touro

Filha: Zial Zelgadis Glaxia

ZELGADISPEDIGREE GOLDWYN x AARON x JUROR x PONTIAC

29HO13601

DADOS DE PRODUÇÃO

USDA 08/2014 FILHAS: 151 REBANHO: 81 TPI: +1955Leite +228 Teste % Lbs. ConfiançaProteína 0,00 +7 89%Gordura 0,00 +10 89%Mérito líquido + $312

CARACTERÍSTICAS AUXILIARES

Difi culdade de Parto Difi culdade deParto das

Filhas

Cél. Somát. Vida Prod. DPR Natimorto

Em serv. Conf. OBS. Valor Conf. Valor Conf Valor Conf. Em serv. Filhas

6,4% 97% 8.476 4,9% +2,74 86% +2,20 78% +1,00 76% 7,5% 5,9%

REAL WORLD DATA® BULL FERTILITY

Page 12: Jornal holandes novembro 2014

Jorn

al H

olan

dês

Nove

mbr

o de

201

4

12

PATRÍCIA VIEIRA MAIAMédica Veterinária

A proteína é um sólido do leite que temos poucas condições de manipulação do ponto de vista nutricional comparado com a gordura. Mas existe a possibilidade de manipulação! Modificações a curto prazo podem ser conseguidas desde que tenhamos condições operacionais e eco-nômicas para implementá-las. Modifica-ções na qualidade do volumoso, ade-quado balanceamento de proteína degradável e não degradável no rúmen (PDR e PNDR), fibra efetiva na dieta nas concentrações adequadas, adequada fermentabilidade de carboidratos na dieta são fatores que influenciam o teor de proteína do leite a curto prazo. A genética sem dúvida tem um peso importante, mas é uma alternativa de médio/longo prazo.

Uma ferramenta que permite aos téc-nicos e produtores verificar como está à dieta do rebanho em relação à adequação da proteína bruta é á análise de nitrogênio uréico no leite (NUL). A análise do NUL pode ser realizada no leite do tanque de expansão com o objetivo de avaliar de maneira geral a nutrição proteica do reba-nho. Valores esperados estão entre 8 mg/dl a 14 mg/dl.

O teor de proteína bruta na dieta é o fator com maior relação com NUL. Altas

concentrações de NUL indicam um excesso geral de nitrogênio em relação a um determinado nível de produção de vacas e o contrário, baixas concentrações, indicam uma falta de nitrogênio.

Aumentar alimentos proteicos na dieta, ficando estes em excesso, pode ser negativo em vários pontos:

• Econômico: a dieta fica mais cara. Os farelos proteicos são mais caros que os concentrados energéticos. E o excesso não aumenta leite nem teor de proteína;

• O excesso de proteína deve ser excre-tado pela vaca. Isso possui um custo energético para o animal. Ela direciona energia que poderia ser utilizada para a produção de leite para a excreção desse excesso de nitrogênio;

• O excesso de proteína pode inter-ferir na eficiência reprodutiva do ani-mal. O excesso de proteína na dieta está relacionado à diminuição do pH ute-rino e ovócitos de pior qualidade, dois fatores que diminuem as chances da vaca ficar prenha.

Por outro lado, a falta de proteína na dieta pode também limitar a produção de leite pela diminuição de precursores para a síntese do leite na glândula mamária.

Fonte: Rehagro

artigo

Como avaliar a adequação da proteína na dieta de rebanhos leiteiros através do leite do tanque

CurSo I | IgArApé - mgEntre os dias 2 e 6 de dezembro, a Escola de Veterinária promoverá o Curso

de Manejo de Pastagens. O evento consistirá em dois dias de aulas teóricas no Auditório do Departamento de Zootecnia e três dias de aulas práticas na Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa, em Igarapé (MG), completando uma carga horária de 40h. O curso é destinado a estudantes, profissionais e produtores rurais, internos e externos à Escola de Veterinária.

Com o objetivo de informar sobre a elaboração e condução de projetos de sistemas de produção de bovinos em pastagens, o Curso de Manejo de Pasta-gens abordará indicadores e métodos de ajuste no manejo de pastagens, elaboração de projetos de rotacionado, as principais forrageiras e estratégias de suplementação a pasto, além de oferecer noções básicas de GPS e manipu-lação de softwares.

As inscrições se encerram no dia 30 de novembro. Mais informações: com Eduardo Lima pelo email

[email protected] e telefone (31) 9438-3394 ou com Vinícius Raposo pelo email [email protected] e

telefone (31)9249-3226.

CurSo II | IgArApé - mgO Grupo de Estudos em Medicina de Produção (GEMP) com apoio da

Associação de Buiatria de Minas Gerais promove curso teórico e prático sobre Afecções Podais em Bovinos.

A parte teórica será no dia 05 de dezembro de 2014 no auditório do Depar-tamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias (DCCV) da Escola de Veterinária. Já a parte prática será realizada na Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa nos dias 6 e 7 de dezembro.

O investimento é promocional até o dia 17 de novembro de 2014 e é diferenciado para alunos e profissionais. Também é diferenciado quanto à participação apenas na parte teórica ou teórica + prática, conforme cartaz em anexo.

Mais informações: http://www.vet.ufmg.br/eventos/listar

CurSo III | BH - mgNos dias 5 e 6 de dezembro acontece o curso teórico-prático de Claudica-

ção em Bovinos. O evento é coordenado pelos professores Antonio Último de Carvalho e Elias Jorge Facury. O objetivo é fornecer uma oportunidade de educação complementar e continuada a estudantes de gradução e pós-gra-duação e profissionais sobre os cuidados com as afecções podais em bovinos, como prevenção e tratamento.

O curso oferece 70 vagas para a parte teórica, que ocorre no dia 5 de dezembro das 08h às 12h e das 14h às 18h, e 15 vagas para a parte prática, no dia 6 de dezembro, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

No primeiro dia, o evento acontece no Auditório do Departamento de Clí-nica e Cirurgia Veterinária na Escola de Veterinária da UFMG, e no segundo dia, na Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa, situada na cidade de Iga-rapé, MG.

A programação conta com a apresentação de aspectos epidemiológicos das lesões podais; fatores de risco; casqueamento preventivo, entre outros assuntos, durante a parte teórica; e levantamento de escore de claudicação e fatores de risco e proteção para lesões de casco e tratamento de lesões, na parte prática.

As inscrições podem ser realizadas por este site. O valor da aula prática inclui hospedagem entre os dias 6 e 7 de dezembro e pensão completa com café da manhã, lanches de manhã e à tarde, almoço e jantar.

Mais informações: http://www.vet.ufmg.br/eventos/listar

CursosWagner Correa

Page 13: Jornal holandes novembro 2014

Jornal Holandês Novem

bro de 2014

13

mÉDia De rebanHos referentes ao perÍoDo setembRo de 2013 A Agosto de 2014 - 2 orDenHas

mÉDia De rebanHos referentes ao perÍoDo setembRo de 2013 A Agosto de 2014 - 3 orDenHas

Com a alteração das tabelas para divulgação de médias em 2 e 3 ordenhas, o rebanho que tiver encerramentos em 2 e 3 ordenhas no período referido poderá aparecer nas duas tabelas caso alcance médias entre as cinco melhores de cada categoria

rebanhos com 10 a 25 vacas encerradas(25 rebanhos Concorrentes)

1 aniCeto manuel aires antonio Carlos - mg 23 10.727 2X mensal

2 aDaHilton De Campos bello barbaCena - mg 22 9.605 2X mensal

3 Carlos fabio nogueira rivelli e outro alfreDo vasConCelos - mg 11 9.562 2X mensal

4 Carlos alberto menDes manCilHa pouso alto - mg 14 9.402 2X mensal

5 gustavo gomes fernanDes e outros ConCeiCao Do rio verDe - mg 15 8.713 2X bimestral

rebanhos com 26 a 50 vacas encerradas(16 rebanhos Concorrentes)

1 DirCeu De manCilHa itanHanDu - mg 41 12.767 2X mensal

2 Cesar garCia brito e/ou siomara s.g.brito tres pontas - mg 46 10.720 2X bimestral

3 agronelli agroinDustria ltDa uberaba - mg 35 10.267 2X bimestral

4 almir pinto reis itanHanDu - mg 30 10.159 2X mensal

5 luiZ Clovis braZ sCarpa itanHanDu - mg 29 10.062 2X mensal

rebanhos com 51 a 75 vacas encerradas(07 rebanhos Concorrentes)

1 marCos paiva frota e/ou patriCia n.p.frota Carmo Da CaCHoeira - mg 65 10.184 2X bimestral

2 Cayuaba genetiCa & peCuaria ltDa entre rios De minas - mg 66 10.181 2X mensal

3 manuel JaCinto gonCalves itanHanDu - mg 54 9.888 2X mensal

4 raul pinto itanHanDu - mg 67 9.368 2X mensal

5 gilberto vilela oliveira Carmo Do rio Claro - mg 63 9.077 2X bimestral

acima de 100 vacas encerradas(02 rebanhos Concorrentes)

1 euDes anselmo De assis braga Carmo Do paranaiba - mg 121 10.480 2X bimestral

2 viCente antonio marins e filHos tres CoraCoes - mg 154 9.034 2X mensal

melhores médias de produção por rebanho - Holandês

proDuçÕes inDiviDuais De animais submetiDos ao Controle ofiCial aferiDas em setembro/2014

Super Rankeste caderno é um oferecimento:

CAdeRNo

10 maiores produções individuais diárias por rebanho

2 orDenHas

PROPRIETÁRIO MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO REGISTRO

COMP. RACIAL

PRODUÇÃO DIÁRIA

DATA DO CONTROLE

raul pinto itanHanDu luCia granJeira equity bX356552 po 80,2 03/09/2014maurilio ferreira maCiel CruZilia CruZilia Xaquira CHrissy bX380486 po 62,8 16/09/2014Cesar garCia brito e/ou siomara s.g.brito tres pontas C.s.C.s. rosane baXter 528-te bX400730 po 62,6 01/09/2014otHon martins De souZa sumiDouro paiol DonZela artigo 020 bX461147 po 62,2 16/09/2014DirCeu De manCilHa itanHanDu galena naZaretH sHarKy bX393242 po 53,6 22/09/2014marCos paiva frota e/ou patriCia n.p.frota Carmo Da CaCHoeira fZ-ba emilia 287 JaCKson br1600807 gC-01 51,7 29/09/2014viCente antonio marins e filHos tres CoraCoes vam Joara JorDana WilDman bX413130 po 51,5 23/09/2014Carlos alberto menDes manCilHa pouso alto aguiDa manCilHa garoa 120 br1665024 15/16 50,0 10/09/2014altair Da silva reis itanHanDu santos reis marCus graCa bX389706 po 49,6 16/09/2014almir pinto reis itanHanDu alana bolton taline-te bX393512 po 49,2 16/09/2014

3 orDenHas

PROPRIETÁRIO

PROPRIETÁRIO PROPRIETÁRIOMUNICÍPIO MUNICÍPIOLACTA.ENCERRA.

LACTA.ENCERRA.

N.ORDEN.

N.ORDEN.

TIPOCONTROLE

TIPOCONTROLE

LEITE305IA

LEITE305IA

MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO REGISTRO

COMP. RACIAL

PRODUÇÃO DIÁRIA

DATA DO CONTROLE

DirCeu De manCilHa itanHanDu galena emenDa leXus bX393247 po 79,0 22/09/2014marielle Campos lima assis Carmo De minas limassis timbra olana baXter br1709643 gC-04 71,6 11/09/2014armanDo eDuarDo De lima menge pouso alegre menge baXter XanDoCa 1563-te bX413344 po 65,3 09/09/2014evaristo franCisCo marques/leanDro s.marques guaXupe ef & ls valenCia CopaCabana baXter br1626725 gC-02 64,6 19/09/2014luCiano pimenta C. peres e/ou rogerio p.peres Carmo Do rio Claro onDa sul f3 2678 br1484446 gC-02 62,0 15/09/2014Jose enio Carneiro menDes itanHanDu serraZul tatiana leg-up bX383474 po 61,2 26/09/2014Cayuaba genetiCa & peCuaria ltDa entre rios De minas alfy Cayuaba paraDoX2 Dafne bX411527 po 61,0 11/09/2014agropeCuaria boa fe ltDa Conquista abf entrega 3441 Juniper br1634556 gC-01 58,1 29/09/2014luiZ Carlos g faCCo e/ou Cristina g f faCCo serranos lCgfaCCo fortune 0305 sr30039 31/32 57,6 14/09/2014marCio maCiel leite CruZilia emiele luppy anete bX391195 po 55,0 12/09/2014

rebanhos com 10 a 25 vacas encerradas(05 rebanhos Concorrentes) 1 marCelo elias rigueira barbaCena - mg 17 12.499 3X mensal2 manuel JaCinto gonCalves itanHanDu - mg 12 11.187 3X mensal3 mauro antonio Costa De arauJo sete lagoas - mg 23 10.590 3X mensal4 Carlos fabio nogueira rivelli e outro alfreDo vasConCelos - mg 12 9.869 3X mensal5 antonio De paDua martins sao Joao batista gloria - mg 20 9.754 3X mensal

rebanhos com 26 a 50 vacas encerradas(14 rebanhos Concorrentes) 1 Jose aDir loiola espirito santo Do DouraDo - mg 43 12.732 3X bimestral2 DJair bosCatti itapeva - mg 45 11.806 3X mensal3 Cayuaba genetiCa & peCuaria ltDa entre rios De minas - mg 35 11.466 3X mensal4 Jose enio Carneiro menDes itanHanDu - mg 27 10.984 3X mensal5 rafael taDeu simoes pouso alegre - mg 45 10.913 3X mensal

rebanhos com 51 a 75 vacas encerradas(05 rebanhos Concorrentes) 1 marielle Campos lima assis Carmo De minas - mg 67 12.960 3X mensal2 Collem Construtora moHallem ltDa ressaquinHa - mg 72 11.389 3X bimestral3 Douglas De oliveira pereira alpinopolis - mg 62 10.277 3X bimestral4 marCio maCiel leite CruZilia - mg 55 9.995 3X mensal5 riCarDo figueireDo De faria iliCinea - mg 55 9.278 3X mensal

rebanhos com 75 a 100 vacas encerradas(02 rebanhos Concorrentes) 1 Dora norremose vieira marques CruZilia - mg 91 9.687 3X mensal2 argemiro magalHaes netto sao gonCalo Do sapuCai - mg 78 9.122 3X mensal

acima de 100 vacas encerradas (07 rebanhos Concorrentes)1 armanDo eDuarDo De lima menge pouso alegre - mg 143 13.448 3X mensal2 evaristo f. marques/leanDro s.marques guaXupe - mg 104 12.520 3X mensal3 seKita agronegoCios rio paranaiba - mg 455 12.088 3X mensal4 geralDo viotto turvolanDia - mg 103 11.425 3X mensal5 rogerio luiZ seibt presiDente olegario - mg 166 10.506 3X mensal

Page 14: Jornal holandes novembro 2014

Jorn

al H

olan

dês

Nove

mbr

o de

201

4

14

primeira Divisão atÉ 305 Dias 2 orDenHas - perÍoDo 01/08/2014 a 31/08/2014 raça: HolanDesaNome ANimAl RegistRo ClAss idAde diAs

lACt.pRodleite

pRodgoRd.

pRodpRot.

% goRd

% pRot.

tit. pRopRietáRio Uf Nome do pAi

1 ano pariDa

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

aDultaJunior

5 anos

7 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

primeira Divisão atÉ 305 Dias 3 orDenHas - perÍoDo 01/08/2014 a 31/08/2014 raça: HolanDesaNome ANimAl RegistRo ClAss idAde diAs

lACt.pRodleite

pRodgoRd.

pRodpRot.

% goRd

% pRot.

tit. pRopRietáRio Uf Nome do pAi

1 ano pariDa

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

7 anos

aDultasenior

aDultaJunior

5 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

reCorDista atual mineira EF & LS COPACABANA WILDMAN BR1544771 MB-86 01-11 305 15996,8 405,1 2,53 460,3 2,88 LM EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES 2012 LADYS-MANOR WILDMAN ETseKita Defesa nagoya 2350 WilDman-fiv bX434716 b+82 01-11 305 12507,3 421,4 3,37 368,2 2,94 lm seKita agronegoCios mg laDys-manor WilDman etmenge lautHority Z1803 fiv bX439390 b+83 01-10 305 12002,7 370,2 3,08 402,1 3,35 lm armanDo eDuarDo De lima menge mg Comestar lautHorityreCorDista atual mineira EF & LS LILIANA TOYSTORY BX404701 B+-82 02-05 305 15482,9 475,2 3,07 489,7 3,16 LE EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES 2011 JENNY-LOU MRSHL TOYSTORY ETseKita almisCar 1520 paramount br1574338 02-04 305 13127,0 501,0 3,82 392,3 2,99 lm seKita agronegoCios mg Delta paramountseKita marriete 2122 paramount br1624268 b+80 02-05 281 13020,8 469,0 3,60 341,7 2,62 lm seKita agronegoCios mg Delta paramountreCorDista atual mineira C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 02-11 305 16711,9 466,3 2,79 536,4 3,21 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 limassis samia olivia maC bX464188 b+83 02-11 305 15796,9 445,9 2,82 435,9 2,76 lm marielle Campos lima assis mg reganCrest-HHf maC etviotto oXiDavel o-247 br1635906 b+83 02-11 305 15658,6 314,0 2,01 378,2 2,42 lm geralDo viotto mg reCorDista atual mineira J.E.N. CONDESSA BOLTON-TE BX381065 MB-86 03-03 305 18335,3 391,2 2,13 553,8 3,02 LM ELLOS JOSE NOLLI 2012 SANDY-VALLEY BOLTON ETseKita DulCe 1678 olympiC br1583519 mb86 03-00 305 14375,6 538,1 3,74 448,0 3,12 lm seKita agronegoCios mg Delta olympiCseKita goma 1399 Juneau br1568245 b+82 03-04 305 14043,8 454,1 3,23 421,0 3,00 lm seKita agronegoCios mg ronlanD JuneaureCorDista atual mineira VALE DO MILK’ DELICADA II BR1271165 MB-87 03-09 305 19947,0 612,0 3,07 241,0 1,21 LM VINICIUS DA SILVA SALGADO 2000 JpZ afroDite sHottle butterfly-fiv bX413383 b+83 03-11 305 12419,6 426,4 3,43 380,5 3,06 lm Jorge papaZoglu mg piCston sHottle-etseKita CobiCaDa 1581 olympiC br1583439 b+80 03-06 305 12009,4 557,1 4,64 354,3 2,95 lm seKita agronegoCios mg Delta olympiCreCorDista atual mineira C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 04-03 305 19204,6 592,2 3,08 533,3 2,78 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 menge baXter volga 1374 bX400642 mb87 04-05 305 14696,3 508,0 3,46 465,7 3,17 lm armanDo eDuarDo De lima menge mg emeralD-aCr-sa t-baXters H a tapioCa toystory 495-te bX396764 b+81 04-01 305 11332,9 357,1 3,15 323,6 2,86 lm WlaDimir antonio puggina mg Jenny-lou mrsHl toystory etreCorDista atual mineira J.E.N. BUENA SORTE JEROM RED-TE BR1480978 B+-82 04-11 305 19250,5 301,3 1,56 518,4 2,69 -- ELLOS JOSE NOLLI 2012 JEROMsulbra’s faCanHa 949 bX391891 b+80 04-07 305 13699,9 427,4 3,12 389,9 2,85 lm marielle Campos lima assis mg penn-gate finest etfriso appaluse Dina 2510 bX395514 b+82 04-07 305 12786,8 331,6 2,59 356,2 2,79 -- seKita agronegoCios mg Willem’s Hoever r applausereCorDista atual mineira C.A.A. AMERICA BR1449851 EX-90 05-07 305 21605,7 519,4 2,40 609,1 2,82 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 seKita aCai 813 br1544140 b+82 05-01 305 13500,1 462,0 3,42 409,2 3,03 lm seKita agronegoCios mg loiola marina 270 br1569392 05-04 305 13434,8 467,4 3,48 394,3 2,93 lm Jose aDir loiola mg reCorDista atual mineira C.A.A. LILIAN LUKE BR1452387 06-06 305 18311,4 522,5 2,85 507,1 2,77 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 NORRIELAKE CLEITUS LUKE-TWseKita CHiquinHa 225 br1544423 06-04 305 15953,3 672,3 4,21 402,3 2,52 lm seKita agronegoCios mg loiola CabaCa 199 br1569422 06-05 305 13540,6 434,1 3,21 387,4 2,86 lm Jose aDir loiola mg reCorDista atual mineira SANTOS REIS CHARISMA GRAYCE BX303469 MB-89 07-04 305 17410,1 473,0 2,72 492,0 2,83 LM ALTAIR DA SILVA REIS 2010 PETINESCA CHARISMA-ETseKita tanaJura 1015 br1544190 07-04 305 14328,0 461,0 3,22 393,0 2,74 lm seKita agronegoCios mg massangano maga 11993 br1521224 07-11 305 10590,6 383,7 3,62 367,2 3,47 lm seKita agronegoCios mg reCorDista atual mineira MARIA’S MORENA PRELUDE-TE BX192263 B+-84 305 15723,7 526,7 3,35 462,2 2,94 ELY BONINI GARCIA 2003 RONNYBROOK PRELUDE-ETlagos DurHam quebra 847-te bX343491 mb86 09-00 305 13057,6 492,1 3,77 441,7 3,38 lm armanDo eDuarDo De lima menge mg reganCrest elton DurHam-etlimassis mariCa Havana inoque bX353858 b+83 08-02 305 11467,1 397,1 3,46 335,2 2,92 lm marielle Campos lima assis mg limassis inogue argentina emory-te reCorDista atual mineira C.A.A. LAGOA BR1449850 MB-88 10-00 305 18353,5 550,9 3,00 482,2 2,63 LE CARLOS ALBERTO ADAO 2008 onDa sul CHalana br1498893 10-06 305 8533,4 287,2 3,37 283,5 3,32 -- luCiano pimenta C. peres e/ou rogerio p.peres mg

este caderno é um oferecimento:Controle leiteiro oficial melhores

lactações por Classe305

diAs

aDultasenior

reCorDista atual mineira COLLEM MARTY CRYSTAL BX283720 B+-82 01-11 305 12374,0 374,8 3,03 347,6 2,81 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 2003 RICECREST MARTY-ETfaZ. esperanCa betania 517 br1684718 01-08 305 9971,2 384,9 3,86 285,6 2,86 lm Julio Celio oliveira vargas mg paraDise-DnD sparta ete.a.b. sparta beliCHe 279 br1652110 b 77 01-11 305 9383,8 319,5 3,40 291,1 3,10 lm euDes anselmo De assis braga mg paraDise-DnD sparta etreCorDista atual mineira E.A.B. AUGUSTA ZORAIDE 113 BR1652017 MB-85 02-05 305 15970,5 800,0 5,01 443,7 2,78 LE EUDES ANSELMO DE ASSIS BRAGA 2012 LADYS-MANOR AUGUSTAbola preta fogosa JayZ 303 bX446307 02-00 305 9939,9 249,4 2,51 276,9 2,79 -- Jose riCarDo Xavier mg HornlanD JayZ-etgvo banDeJa morty-te bX431848 b+81 02-00 305 9280,5 273,6 2,95 284,1 3,06 lm gilberto vilela oliveira mg stouDer morty-etreCorDista atual mineira GALENA ETICA GARTER BX387671 B+-83 02-11 305 14328,3 442,4 3,09 430,0 3,00 LE DIRCEU DE MANCILHA 2012 WELCOME GARTER-ETe.a.b. roleX ana 203 br1677434 b+82 02-11 305 10154,5 425,2 4,19 347,7 3,42 lm euDes anselmo De assis braga mg latuCH roleX-etfaZ. esperanCa moranguinHa 423 br1672907 02-11 301 9853,2 362,3 3,68 296,5 3,01 lm Julio Celio oliveira vargas mg reCorDista atual brasileira VERA CRUZ PROVINCIA BX246790 B+-82 03-02 305 15502,0 590,0 3,81 439,0 2,83 LE VICENTE ANTONIO MARINS E FILHOS 2002 FRAELAND LEADOFF-ETgvo aCaDemia baXter bX408362 03-03 305 10247,1 304,2 2,97 305,4 2,98 lm gilberto vilela oliveira mg emeralD-aCr-sa t-baXterbola preta estiagem spirit br1592771 03-03 305 9198,2 286,4 3,11 280,1 3,04 lm Jose riCarDo Xavier mg CeDarWal spirtereCorDista atual mineira AVANI PETECA GOLD DUSTER BX251440 MB-88 03-10 305 15532,0 533,0 3,43 0,00 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 2000 WOODBINE-K GOLD DUSTER-ETa.m.a. roy flo 659-te bX402510 mb88 03-09 305 10575,1 436,6 4,13 353,9 3,35 lm aniCeto manuel aires mg roylane JorDan-etvam magistral magia spirte br1574354 mb85 03-06 305 10137,8 343,8 3,39 311,3 3,07 lm viCente antonio marins e filHos mg CeDarWal spirtereCorDista atual mineira SANTA PAULA IVINA DAZZLER BX345332 B+-83 04-01 305 15664,0 475,8 3,04 438,1 2,80 LM SIDNEY NERY 2008 RADINE BELLTONE DAZZLER-ETsantos reis toystory graCa bX397745 b+84 04-04 305 11735,1 341,6 2,91 360,7 3,07 lm altair Da silva reis mg Jenny-lou mrsHl toystory ete.a.b. augusta lagoa 103 br1652014 b+84 04-03 305 10538,7 413,0 3,92 327,3 3,11 lm euDes anselmo De assis braga mg laDys-manor augustareCorDista atual mineira GALENA ALFA JUMBO BX428035 MB-87 04-08 305 14932,9 506,8 3,39 450,7 3,02 LE DIRCEU DE MANCILHA 2012 GALENA JUMBO INTEGRITY sao braZ urtiga uKy br1538112 b+82 04-11 305 10512,1 280,5 2,67 319,1 3,04 -- luiZ Clovis braZ sCarpa mg sao braZ uKy JaDe belero alana aeroline valDete bX397756 mb85 04-06 305 10051,6 292,3 2,91 295,8 2,94 -- almir pinto reis mg oliveHolme aeroline-tW-etreCorDista atual mineira JARDIM GENUINA BX208241 B+-83 05-01 305 17189,2 400,9 2,33 529,4 3,08 LM ANDRE LUIS MOREIRA DE ANDRADE E OUTRA 2002 B-HIDDENHILLS MARK-O-POLOvam raspi raquel spirte br1521463 05-06 305 11080,9 546,7 4,93 330,6 2,98 lm viCente antonio marins e filHos mg CeDarWal spirtealana lemmer omara bX375126 mb87 05-10 305 11010,3 344,2 3,13 296,2 2,69 lm almir pinto reis mg Den Dogge lemmer et reCorDista atual mineira CRUZILIA RENDILHA JOE BX317348 MB-88 06-11 305 18062,7 821,0 4,55 535,0 2,96 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2010 BOCAINA MANDEL SASSY JOE TE alana astronomiCal angela bX366118 mb86 06-10 305 9018,4 288,3 3,20 271,6 3,01 -- almir pinto reis mg oseeana astronomiCal-etvisConDe De maua quina br1502854 06-05 189 4060,1 128,8 3,17 112,0 2,76 -- if sul De minas gerais Campus inConfiDentes mg binDerWay marvel-etreCorDista atual mineira GENOVA GOLD BELL DE SANTA PAULA BR1048927 B+-83 07-10 305 17110,0 340,0 1,99 0,00 LE SIDNEY NERY 1999 TRI-Q-CHEKD GOLD BELLvam ivonete ivete outsiDe bX373803 mb88 07-03 305 10723,9 274,7 2,56 286,6 2,67 -- viCente antonio marins e filHos mg Comestar outsiDe-etalana igniter telma bX366117 mb87 07-08 150 5541,3 153,2 2,76 151,3 2,73 -- almir pinto reis mg summersHaDe igniter-etreCorDista atual mineira BEATRIZ ECILA BR1015226 09-04 304 16404,0 669,0 4,08 0,00 LE NILSON GONCALVES PEREIRA 1999 faZ. esperanCa borDaDa 042 br1672813 09-10 272 9690,8 238,8 2,46 265,8 2,74 -- Julio Celio oliveira vargas mg vam ivete ruDolpH-te bX334795 mb87 09-06 305 9139,7 220,3 2,41 259,8 2,84 -- viCente antonio marins e filHos mg startmore ruDolpH-etreCorDista atual mineira DOUTORA ENCHANT RILENE J.C. BR1049810 10-05 305 15658,3 542,6 3,47 397,9 2,54 LM SIDNEY NERY 2004 A SIR ENCHANT ETvam essenCia linJet-te bX318159 b+83 10-09 305 8400,8 492,2 5,86 262,6 3,13 lm viCente antonio marins e filHos mg sunnyloDge linJet

Page 15: Jornal holandes novembro 2014

Jornal Holandês Novem

bro de 2014

15

aDultasenior

aDultasenior

aDultaJunior

segunDa Divisão De 306 a 365 Dias Dias 2 orDenHas - perÍoDo 01/08/2014 a 31/08/2014 raça: HolanDesaNome ANimAl RegistRo ClAss idAde diAs

lACt.pRodleite

pRodgoRd.

pRodpRot.

% goRd

% pRot.

tit. pRopRietáRio Uf Nome do pAi

1 ano pariDa

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

5 anos

7 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

segunDa Divisão De 306 a 365 Dias 3 orDenHas - perÍoDo 01/08/2014 a 31/08/2014 raça: HolanDesaNome ANimAl RegistRo ClAss idAde diAs

lACt.pRodleite

pRodgoRd.

pRodpRot.

% goRd

% pRot.

tit. pRopRietáRio Uf Nome do pAi

1 ano pariDa

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

aDultaJunior

7 anos

5 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

reCorDista atual brasileira EF & LS COPACABANA WILDMAN BR1544771 MB-86 01-11 365 19222,2 527,9 2,75 561,4 2,92 LM EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES 2012 LADYS-MANOR WILDMAN ETseKita meg 2076 WilDman br1624309 01-11 365 13342,5 386,3 2,90 376,3 2,82 lm seKita agronegoCios mg laDys-manor WilDman etseKita Defesa nagoya 2350 WilDman-fiv bX434716 b+82 01-11 311 12762,6 432,5 3,39 377,8 2,96 lm seKita agronegoCios mg laDys-manor WilDman etreCorDista atual mineira MENGE BAXTER XANDOCA 1563-TE BX413344 B+-84 02-00 365 18400,2 659,4 3,58 544,2 2,96 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2013 EMERALD-ACR-SA T-BAXTERseKita almisCar 1520 paramount br1574338 02-04 365 15657,3 619,7 3,96 473,0 3,02 lm seKita agronegoCios mg Delta paramountDoug pereira esmeralDa 94 armsteaD bX440627 b 77 02-04 353 13648,7 433,6 3,18 423,4 3,10 lm Douglas De oliveira pereira mg DiamonD-oaK armsteaD etreCorDista atual mineira C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 02-11 365 18928,1 542,1 2,86 609,5 3,22 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 limassis samia olivia maC bX464188 b+83 02-11 365 18478,0 512,2 2,77 517,4 2,80 lm marielle Campos lima assis mg reganCrest-HHf maC etviotto oXiDavel o-247 br1635906 b+83 02-11 365 18002,8 379,2 2,11 440,4 2,45 lm geralDo viotto mg reCorDista atual mineira J.E.N. CONDESSA BOLTON-TE BX381065 MB-86 03-03 365 21167,2 451,0 2,13 650,7 3,07 LM ELLOS JOSE NOLLI 2012 SANDY-VALLEY BOLTON ETseKita DulCe 1678 olympiC br1583519 mb86 03-00 365 16758,7 642,1 3,83 518,1 3,09 lm seKita agronegoCios mg Delta olympiCseKita mari 1680 olympiC br1583518 b 79 03-00 365 16661,1 608,9 3,65 499,8 3,00 lm seKita agronegoCios mg Delta olympiCreCorDista atual mineira VALE DO MILK’ DELICADA II BR1271165 MB-87 03-09 365 24051,0 792,0 3,29 367,0 1,53 LM LUIZ HENRIQUE SILVA E SORAYA T.A.MENDES SILVA 2000 JpZ afroDite sHottle butterfly-fiv bX413383 b+83 03-11 365 13964,4 471,1 3,37 428,9 3,07 lm Jorge papaZoglu mg piCston sHottle-etJt manJa grega augusta bX404696 03-06 365 13480,7 416,6 3,09 442,7 3,28 lm geralDo viotto mg laDys-manor augustareCorDista atual mineira MENGE SPIRTE TAORMINA 1143 BX409542 EX-90 04-00 365 21781,4 612,0 2,81 618,5 2,84 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2012 CEDARWAL SPIRTEmenge baXter volga 1374 bX400642 mb87 04-05 334 15337,2 537,3 3,50 487,5 3,18 lm armanDo eDuarDo De lima menge mg emeralD-aCr-sa t-baXters H a tapioCa toystory 495-te bX396764 b+81 04-01 365 12982,9 414,4 3,19 377,2 2,90 lm WlaDimir antonio puggina mg Jenny-lou mrsHl toystory etreCorDista atual mineira J.E.N. BUENA SORTE JEROM RED-TE BR1480978 B+-82 04-11 338 20907,1 324,5 1,55 569,9 2,73 -- ELLOS JOSE NOLLI 2012 JEROMsulbra’s faCanHa 949 bX391891 b+80 04-07 365 15594,8 472,3 3,03 445,9 2,86 lm marielle Campos lima assis mg penn-gate finest etfriso appaluse Dina 2510 bX395514 b+82 04-07 365 14743,4 393,3 2,67 417,7 2,83 -- seKita agronegoCios mg Willem’s Hoever r applausereCorDista atual mineira C.A.A. AMERICA BR1449851 EX-90 05-07 350 23153,7 564,1 2,44 655,6 2,83 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 seKita aCai 813 br1544140 b+82 05-01 365 15915,6 569,2 3,58 483,9 3,04 lm seKita agronegoCios mg Doug pereira pintura 027 Zesty br1514601 b+80 05-05 364 15533,3 470,8 3,03 440,4 2,84 lm Douglas De oliveira pereira mg valley-Drive Zesty etreCorDista atual mineira C.A.A. LILIAN LUKE BR1452387 06-06 364 20778,0 598,4 2,88 587,9 2,83 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 NORRIELAKE CLEITUS LUKE-TWseKita CHiquinHa 225 br1544423 06-04 365 16318,8 696,4 4,27 417,7 2,56 lm seKita agronegoCios mg loiola CabaCa 199 br1569422 06-05 365 14972,9 500,0 3,34 444,1 2,97 lm Jose aDir loiola mg reCorDista atual mineira LAGOS STORM LEILA 457 BX251613 B+-80 07-08 365 20238,5 616,6 3,05 517,9 2,56 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2008 MAUGHLIN STORM-ET seKita tanaJura 1015 br1544190 07-04 332 14530,4 473,1 3,26 404,0 2,78 lm seKita agronegoCios mg massangano maga 11993 br1521224 07-11 365 11696,1 421,1 3,60 400,3 3,42 lm seKita agronegoCios mg reCorDista atual mineira MARIA’S MORENA PRELUDE-TE BX192263 B+-84 365 17819,0 643,0 3,61 534,0 3,00 ELY BONINI GARCIA 2003 RONNYBROOK PRELUDE-ETlagos DurHam quebra 847-te bX343491 mb86 09-00 365 14867,0 569,4 3,83 508,7 3,42 lm armanDo eDuarDo De lima menge mg reganCrest elton DurHam-etlimassis mariCa Havana inoque bX353858 b+83 08-02 342 12451,3 436,4 3,51 367,7 2,95 lm marielle Campos lima assis mg limassis inogue argentina emory-te reCorDista atual mineira C.A.A. LAGOA BR1449850 MB-88 10-00 337 19655,9 596,7 3,04 518,0 2,64 LE CARLOS ALBERTO ADAO 2008 onDa sul CHalana br1498893 10-06 365 9164,9 309,7 3,38 305,7 3,34 -- luCiano pimenta C. peres e/ou rogerio p.peres mg

este caderno é um oferecimento:Controle leiteiro oficial melhores

lactações por Classe365

diAs

reCorDista atual mineira ALFY CAYUABA WALLACE TUCA BX283766 B+-84 01-11 365 14611,1 420,0 2,87 449,0 3,07 LE CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA 2003 ETAZON WALLACEe.a.b. sparta beliCHe 279 br1652110 b 77 01-11 365 10892,2 385,8 3,54 344,0 3,16 lm euDes anselmo De assis braga mg paraDise-DnD sparta etfaZ. esperanCa CinDerela fini WilDman 476 br1684702 01-09 365 10721,9 451,5 4,21 334,6 3,12 lm Julio Celio oliveira vargas mg fini WilDman 1 (626) reCorDista atual mineira E.A.B. AUGUSTA ZORAIDE 113 BR1652017 MB-85 02-05 365 18096,6 876,0 4,84 515,3 2,85 LE EUDES ANSELMO DE ASSIS BRAGA 2012 LADYS-MANOR AUGUSTAbola preta fogosa JayZ 303 bX446307 02-00 365 11520,8 318,7 2,77 327,1 2,84 -- Jose riCarDo Xavier mg HornlanD JayZ-etalfy Cayuaba KariK gisa bX428305 b+81 02-00 365 10881,5 349,9 3,22 358,4 3,29 lm Cayuaba genetiCa & peCuaria ltDa mg my-JoHn KariK-etreCorDista atual mineira ITAGUACU TIANINA 2627 BR1558539 02-07 365 14988,2 494,7 3,30 407,2 2,72 LM RUBENS ARAUJO DIAS E/OU 2006 e.a.b. roleX ana 203 br1677434 b+82 02-11 365 11855,0 488,7 4,12 414,3 3,50 lm euDes anselmo De assis braga mg latuCH roleX-etg.C. esteves 1121 sr30867 02-08 361 11167,8 384,8 3,45 331,1 2,96 lm gilberto CarvalHo esteves mg reCorDista atual mineira CALANDRA CARLOTA BLACKSTAR BX158589 B -78 03-05 365 17120,0 623,0 3,64 0,00 LM MARCOS ARRUDA VIEIRA 1996 TO-MAR BLACKSTAR-ETgvo aCaDemia baXter bX408362 03-03 365 11387,2 349,0 3,06 345,2 3,03 lm gilberto vilela oliveira mg emeralD-aCr-sa t-baXterbola preta estiagem spirit br1592771 03-03 365 10297,4 315,1 3,06 320,1 3,11 lm Jose riCarDo Xavier mg CeDarWal spirtereCorDista atual mineira GALENA ESTETICA CESARE BX384765 MB-87 03-07 365 17914,9 520,2 2,90 575,5 3,21 LM DIRCEU DE MANCILHA 2012 ENGENHO DA RAINHA CESARE 429 MARSHALL-TE a.m.a. roy flo 659-te bX402510 mb88 03-09 365 11608,3 485,9 4,19 395,1 3,40 lm aniCeto manuel aires mg roylane JorDan-etvam magistral magia spirte br1574354 mb85 03-06 365 11291,7 366,7 3,25 351,0 3,11 lm viCente antonio marins e filHos mg CeDarWal spirtereCorDista atual mineira A.M.A. ASTRE CAMILA BX190727 MB-88 04-01 365 17388,3 594,7 3,42 0,00 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 1999 DUREGAL ASTRE STARBUCK-ETsantos reis toystory graCa bX397745 b+84 04-04 365 13234,1 398,4 3,01 418,1 3,16 lm altair Da silva reis mg Jenny-lou mrsHl toystory ete.a.b. augusta lagoa 103 br1652014 b+84 04-03 362 11944,9 459,6 3,85 374,7 3,14 lm euDes anselmo De assis braga mg laDys-manor augustareCorDista atual mineira C.J.C. ROCKY DOIDINHA BX146418 MB-85 04-08 365 16730,0 518,0 3,10 0,00 LM JOSE ALAIR COUTO 1996 SHI-LA STRAIGHT PINE ROCKYsao braZ urtiga uKy br1538112 b+82 04-11 365 11852,3 329,1 2,78 372,3 3,14 -- luiZ Clovis braZ sCarpa mg sao braZ uKy JaDe belero alana aeroline valDete bX397756 mb85 04-06 331 10491,1 306,0 2,92 310,3 2,96 -- almir pinto reis mg oliveHolme aeroline-tW-etreCorDista atual brasileira JARDIM GENUINA BX208241 B+-83 05-01 365 19940,7 442,9 2,22 621,4 3,12 LM ANDRE LUIS MOREIRA DE ANDRADE E OUTRA 2002 B-HIDDENHILLS MARK-O-POLOvam raspi raquel spirte br1521463 05-06 365 12806,9 625,9 4,89 393,8 3,07 lm viCente antonio marins e filHos mg CeDarWal spirtealana lemmer omara bX375126 mb87 05-10 365 12431,7 401,4 3,23 347,1 2,79 lm almir pinto reis mg Den Dogge lemmer et reCorDista atual mineira CRUZILIA RENDILHA JOE BX317348 MB-88 06-11 365 19488,5 818,7 4,20 601,4 3,09 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2010 BOCAINA MANDEL SASSY JOE TE alana astronomiCal angela bX366118 mb86 06-10 365 10230,7 327,9 3,20 314,0 3,07 -- almir pinto reis mg oseeana astronomiCal-etreCorDista atual mineira GENOVA GOLD BELL DE SANTA PAULA BR1048927 B+-83 07-10 316 17557,0 354,0 2,02 0,00 LE SIDNEY NERY 1999 TRI-Q-CHEKD GOLD BELLvam ivonete ivete outsiDe bX373803 mb88 07-03 365 12624,7 314,5 2,49 349,7 2,77 -- viCente antonio marins e filHos mg Comestar outsiDe-etreCorDista atual mineira CRUZILIA LEGENDA FRIN BR1173977 09-07 358 17158,9 770,6 4,49 500,3 2,92 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2007 QUALITY SB FRINvam ivete ruDolpH-te bX334795 mb87 09-06 365 10453,2 256,1 2,45 302,1 2,89 -- viCente antonio marins e filHos mg startmore ruDolpH-etvisConDe De maua naomi br1413890 b+81 09-05 365 8764,4 305,6 3,49 266,1 3,04 -- if sul De minas gerais Campus inConfiDentes mg glen-toCtin Juror beta-etreCorDista atual mineira DOUTORA ENCHANT RILENE J.C. BR1049810 10-05 365 17479,3 610,3 3,49 443,8 2,54 LM SIDNEY NERY 2004 A SIR ENCHANT ETvam essenCia linJet-te bX318159 b+83 10-09 365 9223,0 542,1 5,88 296,1 3,21 lm viCente antonio marins e filHos mg sunnyloDge linJet

Page 16: Jornal holandes novembro 2014

Jorn

al H

olan

dês

Nove

mbr

o de

201

4

16