jornal holandes december 2010

16
Página 11 Página10 Páginas 14 e 15 Saúde Cuidados a serem tomados no período de chuvas Artigo Fique por dentro das mudanças na Avaliação da Conformação Ideal Ano 7 - Nº 83 - Dezembro de 2010 - Publicação Oficial dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais Muuuuuita Raça em 2011!

Upload: acghmg

Post on 17-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal de Gadao Holandes

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Holandes December 2010

Página 11

Página10

Páginas 14 e 15

SaúdeCuidados a serem

tomados no período de chuvas

ArtigoFique por dentro das mudanças na

Avaliação da Conformação Ideal

Ano 7 - Nº 83 - Dezembro de 2010 - Publicação Oficial dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais

Página 11

Muuuuuita Raça em 2011!

Page 2: Jornal Holandes December 2010

Jornal Holandês| Dezembro de [email protected]

LEONARDO MOREIRA COSTA DE SOUZAPresidente da Associação dos

Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais

2010, Que Ano bom. 2011, serÁ AindA melHor!

É chegada a hora de fazer o balanço de um ano que para todos nós passou muito rápido, mas que sem dúvidas deixará muito boas lembranças.

No final de cada ano, em razão da doença da falta de tempo que todo mundo sofre durante o ano, é saudável parar e pensar um pouco em tudo aquilo que aconteceu, no que fizemos, nos deta-lhes, nos objetivos alcançados, nas derrotas, nas estratégias certas e erradas, na nossa saúde, na nossa família, e em tudo aquilo que é realmente importante na vida e que muitas vezes não perce-bemos em razão do mal da vida moderna – a correria desenfreada.

Analisando 2010 sob o prisma de criador de Gado Holandês, podemos afirmar categorica-mente que progredimos muito no nosso objetivo de demonstrar ao Brasil todo o tamanho e a força desta raça na pecuária de leite nacional. A raça Holandesa encerra 2010 deixando claro para qual-quer produtor de leite que deseja produzir muito leite e de qualidade, que não há outra forma a não ser agregar cada vez mais o sangue da raça Holandesa em seus rebanhos. Basta olhar para os cruzamentos que estão surgindo e que já existem em maior escala, como o Jersolando, o Girolando, o Guzolando e até mesmo o Simental com Holandês. Enfim, está todo mundo prestando muita atenção na raça Holandesa e no seu potencial produtivo e capacidade de adaptação.

Conquistamos muitas vitórias neste ano. Realizamos grandes eventos no nível estadual e nacional (foram os melhores eventos dos últimos 10 anos pelo menos), leilões com recordes de preços, incremento nos nossos serviços, prosseguimos da remodelagem da nossa Associação, pactuamos alianças estratégicas com outras Associações e estamos prontos para continuar cres-cendo com muita sustentabilidade em 2011.

Estas palavras podem soar como um discurso otimista, mas é esta mesma a mensagem que pretendemos transmitir neste final de ano. Afinal, nada combate o trabalho e contra resultados concretos como estes que tivemos não há argumentos.

Gostaria, assim, de agradecer imensamente o incondicional apoio dos criadores da raça e suas equipes, dos nossos colaboradores, no corpo técnico que apoia a raça Holandesa de forma muito séria, da nossa diretoria que não dá espaço ao bairrismo ou as críticas destrutivas e, principal-mente, a Deus, por nos permitir chegar com tamanha energia positiva neste Natal. Sem esta união nada seria possível.

Estamos fortes e assim ingressaremos em 2011, no mesmo ritmo intenso, porém ainda mais maduros após avaliarmos em todos os detalhes o balanço de tudo o que foi realizado em 2010, buscando sempre o melhor para a raça Holandesa e para os nossos associados.

Para quem é leitor do Jornal Holandês, mas ainda não se associou à raça segue uma proposta para 2011: associe-se e participe conosco nesta jornada de sucesso em 2011!

UM FELIZ NATAL PARA TODA A FAMÍLIA HOLANDÊS E QUE 2011 VENHA COM AINDA MAIS PROSPERIDADE PARA TODOS NÓS!

Uma boa leitura e um forte abraço.

FiQue Atento Conheça as novas datas de fechamento do Jornal Holandês acessando www.jornalholandes.com.br/datas.html

Jornal Holandês - Publicação Oficial da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas GeraisAv. Sete de Setembro, 623, Costa Carvalho – Juiz de Fora – MG – CEP 36070-000 - Fone: (32) 4009-4300Conheça a nossa publicação digital, acesse www.jornalholandes.com.br

Presidente: Leonardo Moreira Costa de SouzaComissão Editorial: Antônio de Pádua Martins, Armando Eduardo de Lima Menge e Cleocy Fam de Mendonça Júnior

Equipe Valor EditoraProjeto Gráfico e Editorial: Equipe de Criação da Valor EditoraEdição e Diagramação: Helô Costa - Mtb 00127/MGRevisão Linguística: Professora Mariza MouraColaborou nesta edição: Emerson Pancieri - Mtb 12438/MGContato Imprensa: [email protected]

Departamento Comercial: Executivo de Contas: Wagner Correa 31 2526- 2527 | 31 9105-7737 [email protected]

Impressão: Sempre Editora LTDA

RECADASTRAMENTO: Para continuar a receber o Jornal Holandês acesse www.jornalholandes.com.br e preencha corretamente o cadastro

Participe do jornal, envie sugestão de pautas, reclamações, agenda de eventos e deixe seus comentários, esse é o canal direto com o produtor: [email protected]

A Valor Editora é a única empresa responsável pela comercialização de espaços dentro do jornal impresso e site do jornal assim como qualquer outra negociação que diz respeito ao Jornal Holandês conforme acordo firmado com a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais. Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe.

O Jornal Holandês não se responsabiliza pelas matérias assinadas e pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, sendo de responsabilidade de seus autores.

EXPEDiENtE

Errata

GRUPO DE COMUNICAÇÃO

Acricom - Associação dos Criadores de Gado Holandês do Centro Oeste MineiroPresidente - Alberto Oswaldo Continentino de AraújoAvenida Amazonas, 6020 - Gameleira. 30510-050 Belo Horizonte - MG - Tel: (31) 3334-8500

Nughoman - Núcleo Criadores de Gado Holandês da MantiqueiraPresidente -Almir Pinto ReisRua João Baptista Scarpa, 666. 37464-000 Itanhandu - MG - Tel: (35) 3361.2404

Nughobar - Núcleo dos Criadores de Gado Holandês de BarbacenaPresidente - Cristovam Edson Lobato Campos Avenida Amílcar Savassi, s/n caixa postal 126. 36200-000 Barbacena - MG - (32) 3332-8673

REPRESENTAÇÕES REGIONAIS:

Avenida Sete de Setembro, 623 Centro - Juiz de Fora - MG - CEP 36070-000

Tel: (32) 4009-4300PRESIDENTE

Leonardo Moreira Costa de Souza VICE-PRESIDENTES

Armando Eduardo de Lima Menge, Ellos José Nolli e Cristovam Edson Lobato CamposDIRETOR TESOUREIRO

Antônio de Pádua Martins e Sancho José MatiasDIRETOR SECRETÁRIO GERAL

Lucas Pimenta VeigaDIRETOR SECRETÁRIO

Maria do Carmos Peters de Oliveira e Gilberto Vilela de Oliveira CONSELHO FISCAL EFETIVO

Aniceto Manuel Aires, Gilberto Carvalho Esteves, Lúcia Mara Yamaguti Kono, Marcos Almeida Junqueira Reis e Raul Pinto

CONSELHO FISCAL SUPLENTEJosé Alair Couto, José Heli Dias Pereira e

Manuel Jacinto GonçalvesSUPERINTENDENTE TÉCNICO

Cleocy Fam de Mendonça Júnior - [email protected]

ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE GADO HOLANDÊS DE MINAS GERAIS

EDitoriaL

A matéria intitulada “Mitos na hora de vacinar”, da edição de novembro de 2010, houve uma troca nos termos ao se referir a TUMOR, na realidade o termo correto é ABCESSOS. Pedimos desulpas pelo erro.

CoMUNiCaDoA Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais - ACGHMG comunica

que no período de 24 de dezembro a 12 de janeiro entrará em recesso, voltando a suas ati-vidades normais a partir de 13 de janeiro de 2011. O Serviço de Controle Leiteiro continuará com sua rotina de visitas normalmente. Agradecemos a compreensão de todos.

Page 3: Jornal Holandes December 2010

[email protected]

Jornal Holandês| Dezembro de 2010

63% dos animais classificados eram filhos de 33 touros Semex!

A Semex classificou 3 de 16 categorias vencedoras!

Goldwyn foi o Premier Sire 2009 e 2010!

Confira os resultados no site www.semex.com.br

Grande Campeã – Winterbay Goldwyn Lotto MB-89 CAN EX-92 EUA

Reservada Grande Campeã – Starbrite Lyster Lyndsay EX-96 CAN

Fotos arquivo Semex

O fenômeno Toystory

1 H O 7 2 3 5 Jenny Lou-mrshl toystory, ou ape-n a s T o y s t o r y , como é conhecido no Brasil, foi recordista mundial este ano, na produção de sêmen, com um milhão de doses. Em 2010, uma nova marca foi que-brada, com a milionésima dose comerciali-zada. Ele é cinco estrelas nas concorridas provas norte-americanas.

Aqui no Brasil, Toystory tem 82% mais filhos registrados que o segundo colocado. Na África do Sul, é reconhecido como o “Mais Popular Touro”. Entre os franceses, ele é o reprodutor estrangeiro mais utilizado. Para o produtor californiano, Richard Dias de Dias, é um dos melhores touros que já usou. Além de ser um campeão de vendas e de comerciali-zação de sêmen, conseguiu o reconheci-mento de produtores de todo o mundo.

Crédito para retenção de matrizes e crias

Com o objetivo de evitar que o produtor rural se desfaça indevidamente de animais para atender a compromissos financeiros, o Banco do Brasil criou duas linhas de cré-dito, atendendo reivindicação da Federa-ção da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - Faesc e da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina.

As novas linhas de crédito permitirão a retenção de bovinos (bezerro, novilho, matriz, matriz leiteira), bubalinos (bezerro, novilho, matriz), ovinos (capão/borrega, matriz, reprodutor) caprinos (cabrito, matriz, reprodutor) e suínos (matriz suína).

O vice-presidente da Faesc e secretário da Agricultura, Enori Barbieri, explicou que o financiamento para Retenção de Matrizes e Crias é destinado aos produtores rurais pessoas físicas ou jurídicas que possuem matrizes e crias e disponham de infraestru-tura adequada ao manejo dos animais.

Esta linha é disponibilizada com recur-sos controlados, oferecendo taxas que variam de 6,25% ao ano (médios produto-res) a 6,75% ao ano (demais produtores). O limite é de R$ 275 mil para bovinos e bubalinos e R$ 200 mil para demais ativi-dades. O pagamento será feito em parcela única no prazo de até um ano.

O processo será extremamente simplifi-

cado, a linha de crédito para retenção de matri-zes e crias dispensa apresentação de orça-mento, plano ou projeto. O produtor rural ape-nas precisa apresentar uma proposta simplifi-cada indicando quantidade de animais e valor a financiar e firmar compromisso formal de manter no imóvel do empreendimento, as matrizes e crias aptas à procriação.

A tabela dos valores para retenção é a seguinte: matriz - R$ 225,00, matriz lei-teira - R$ 450,00, novilho e novilha com 12 a 24 meses - R$ 125,00, bezerro (ter-neiro) - R$ 60,00.

A outra linha de crédito, para retenção de animais, atende a produtores rurais pessoas físicas com renda bruta agropecuária igual ou superior a R$ 500 mil, que tenham utili-zado todo o teto de recursos controlados. Pode ser contratada até 31/12/2010, com encargos financeiros que variam de 10,8% até 14,7% ao ano conforme prazo da operação, sem valo-res de teto, apenas limita-se ao nível de assis-tência creditícia do Banco ao cliente.

O criador tem o prazo de até um ano para o pagamento, que deverá ser feito em parcela única. A linha de crédito para retenção de animais dispensa conjugação do crédito com mitigação de risco e apresentação de orça-mento, plano ou projeto. O cliente apenas precisa apresentar proposta simplificada, indicando quantidade de animais e valor a financiar e firmar compromisso formal de manter no imóvel do empreendimento, as matrizes e crias aptas à procriação.

Fonte: CNA

3NotaS

Semex é sucesso na Royal Agricultural

Winter Fair!

Convite ABS

Estamos chegando ao final de 2010, ano em que comemoramos os 35 anos da Central de Excelência e Tecnologia da ABS Pecplan, em Uberaba - MG. Ao longo do ano, em vários momentos, cele-bramos essa data tão importante para a pecuária nacional. Agora, para encerrar esse ano especial com "chaves de ouro", realizaremos a nomeação de algumas ruas da Central. É a justa homenagem a grandes touros que estiveram na Central ABS e também marcaram a história, especialmente dentro de suas raças. Eles se juntarão a outros raçadores inesque-cíveis, eternizados no nome das ruas que levam os criadores às melhores escolhas para o melhoramento de seus plantéis.

A inauguração com os nomes de PA NC H O N E G RO , PA NC H O 4 4 4 , PALADINO, HANUMAN e BIG BEN acontece dia 14 de dezembro, às 17h, na Cent ra l ABS .Venha ce lebrar conosco mais um ano de conquistas, amizade e muito trabalho!

Page 4: Jornal Holandes December 2010

4 Jornal Holandês| Dezembro de [email protected]

Produtores visitam fazendas

nos EUA

Produtores 4 iNtErNaCioNaL

Representantes de cooperativas, técni-cos e produtores de leite do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina participaram de tour técnico desenvolvido pela Semeia, com apoio da Select Sires, nos dez primei-ros dias de novembro, a importantes bacias leiteiras e produtoras de genética em Ohio, nos Estados Unidos. Em Plain City, na sede da Select Sires, conheceram as instalações e os programas de seleção e controles de qualidade genética animal assegurados, e, em Kentucky, na capital Louisville, visi-taram a Exposição Nacional de Gado de Leite - North American Internacional Lives-

tock Exposition, NAILE. No total, foram visitadas nove fazendas de gado Holandês com produção em uma área de 90 a 2 mil hectares e que possuem entre 90 e 1,5 mil vacas em lactação.

Na Four Henry, em West Liberty, 400 vacas Holandês estão em lactação com produção média de 35 litros/leite/vaca/dia. Na propriedade de Mark Henry são realiza-das três ordenhas/dia em um sistema de produção. Como também aprecia exposi-ções, Mark Henry se detém em escolher touros com características para TIPO, pois, conforme salientou ao grupo “a produção de

leite virá da adequada alimentação”. A forma de alimentação americana é muito similar ao Brasil, acrescentou o responsável técnico da Semeia Felipe Escobar. “Os ingre-dientes utilizados na alimentação das vacas de leite são muito semelhantes aos nossos, formados por silagem de milho com resí-duos de soja, feno de azevém e alfafa e, em épocas favoráveis, quando não está nevando, usam bastante pastagens”, refor-çou o responsável técnico.

No segundo dia de visitas, na Plain-Knoll Holsteins - Buschur Dairy, em New Weston, o grupo conheceu a empresa familiar que tem 680 vacas Holandês em lactação e uma produção média de 38 litros/leite/vaca/dia. Steve Buschur, um dos proprietários, apon-tou a realização de três ordenhas/dia e que tem foco comercial e animais registrados. Na propriedade, os visitantes conheceram a vaca 2771, uma filha de Hi Metro numa vaca Emerson, que está na sexta lactação e que produz 68 litros/leite/dia.

A última propriedade a ser visitada foi a Four Pine Farms, em Sugarcreek, que man-tém 480 vacas Holandês em lactação e, em ordenha, três vezes ao dia. A produção média é de 36 litros/leite/vaca/dia. Cem por cento das novilhas recebem inseminação artificial de sêmen sexado e o gado enfrenta difícil condição climática, no verão, com uma temperatura que chega facilmente aos 40 graus celsius adicionada à elevada umi-dade. Nesses casos, chegam a perder 10% de sua produção, contou a administradora da propriedade de Bill Deetz.

Já no estado de Kentucky, durante a visita a NAILE, os participantes do tour téc-nico tiveram a oportunidade de confirmar o alto nível genético do rebanho americano. “Nessa oportunidade, o grupo brasileiro observou que a genética presente nas pistas americanas neste momento é a mesma que está disponível para eles no Brasil”, salien-tou Felipe Escobar.

Com produção em uma área de 90 a 2 mil hectares e que possuem entre 90 e 1,5 mil vacas em lactação

A forma de alimentação americana é muito similar ao Brasil

Luci

ana

Buen

o/Se

mei

a

Page 5: Jornal Holandes December 2010

[email protected]

Jornal Holandês| Dezembro de 2010 5EVENto

Zzn Peres

A Feileite 2010 – 4ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite, realizada de 9 a 13 de novembro, em São Paulo - SP, registrou recorde de animais inscritos, de público e de empresas participantes. Este ano, o Centro de Exposições Imigrantes recebeu 22 mil visitantes nos cinco dias de evento, ante 20 mil em 2009.

Os pavilhões da feira abrigaram 2.200 animais, 200 a mais que a edição anterior. A feira reuniu as principais raças leiteiras, res-ponsáveis por mais de 90% da produção de leite do país, um time de primeira, que incluiu Girolando, Gir Leiteiro, Simental, Jersey, Holandês, Guzerá, além de Búfalos que parti-ciparam pela primeira vez da Feileite.

A Raça Holandesa participou paralela-mente à Feileite, com a sua 42ª Exphol 2010 realizada nos dias 12 e 13 de novembro e Minas Gerais foi o Estado que teve maior número de animais em pista, com 40% de todos os animais julgados. Mauro Antônio Costa de Araújo da Fazenda Barreiro Alto e Rosano Reis da Fazenda Bela Vista cada um trouxe para Minas sete prêmios.

O Jurado Oficial da Raça Holandesa foi Jack Thomson vindo diretamente da Pro-víncia da Nova Escócia no Canadá, além de ser Jurado Oficial da Holstein Canadá, também é criador e teve muito trabalho nos dias de julgamento.

A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa - ABCBRH realizou para associados e membros efeti-vos vários cursos de aperfeiçoamento, tor-neio leiteiro e leilões.

No dia 12 de novembro a ABCBRH ofere-ceu um coquetel para a entrega do título de

Criador Supremo da Raça Holandesa 2009. Os criadores mineiros que conquistaram a premiação foram Armando Eduardo de Lima Menge, da Fazenda Santa Maria em Pouso Alegre, com 93 vacas de criação pró-pria, com produção média 11.843,4 Kg de leite em 305 Dias e classificação média de 86,0 pontos por Conformação Morfológica; e Ellos José Nolli, da Fazenda Cachoeira em Caeté, com 55 vacas de criação própria com produção média 10.559,4 Kg de leite em 305 Dias e classificação média de 86,3 pontos por Conformação Morfológica.

Para Han Jan Groenwold, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovi-nos da Raça Holandesa - ABCBRH, a parti-cipação da raça na feira foi bastante posi-tiva. “Há cerca de 10 anos não conseguimos ver uma quantidade tão grande de animais e criadores numa exposição nacional, marco desta Feileite 2010. Trouxemos apro-ximadamente 200 animais, o que temos de melhor em nosso país e com qualidade comparável à qualquer exposição no mundo”, afirma.

“Isso nos dá a certeza de que essa raça milenar tem superado todos os desafios e atropelos por que passa o agronegócio de leite, a tudo se sucumbe e sua evolução genética a consolida como a que mais pro-duz leite no mundo.”

Segundo Felipe Reis da Fazenda Bela Vista, presente sempre em exposições “fechamos 2010 com bons resultados, foi um ano de bastante trabalho, rodamos muito, enfim valeu a pena!”.

Mais informações: www. gadoholandes.com.br

Holandês de Minas brilha em SPCriadores mineiros marcam presença com 40% dos animais julgados da raça

"Há 10 anos não conseguimos ver uma quantidade tão grande de animais e criadores numa exposição nacional", declara Han Jan Groenwold, presidente da ABCBRH

Após um evento como a Feileite, várias perguntas surgem nas cabe-ças dos expectadores. Mas sempre precisamos ter em mente duas coi-sas. Não, esta não é uma representa-ção fiel de toda a cadeia produtiva. E também não, nem todos os produto-res e criadores podem criar ou exibir o estilo de animal vencedor em uma exposição de tão alto nível como a Feileite. Estes animais necessitam de uma dedicação e cuidado incríveis para de desenvolveram como preci-sam. Eles tomam 365 dias por ano do s e u te mp o s o m a d o s a r i o s d e dinheiro. Sem mencionar a perseve-rança e fé necessários para suportar toda a crítica, ceticismo e inveja do meio. Não se pode esquecer o sacrifí-cio de toda a mão de obra envolvida, do proprietário ao funcionário, durante a exposição, mas também no dia a dia em casa. É uma experi-ência única. Mas adivinhe só! Para estas pessoas que dedicam suas vidas a criarem esses animais extre-mos, o doce sabor da vitória não tem preço. É quando superam todas as dificuldades, chegam ao clímax da tão sofrida doação de suas vidas a estes animais. Alguns criadores renomados usam seu sucesso nas exposições como merchandising, outros usam esse sucesso para atrair visitantes até sua fazenda. Mas todos se beneficiam dos inúmeros visitantes que viajaram de longe para conferir o quão boas e magnífi-cas estas vacas extremas podem ser.

Podemos comparar a Feileite com a São Paulo Fashion Week. Será que toda mulher é igual aquelas lindíssi-mas modelos que desfilam pelas passarelas durante estes eventos de moda? Claro que não! Pessoas não gastam milhares de reais para nos v e r u s a n d o n o s s a s b o ta s S e te Léguas. Elas pagam para ver o extremo. Adquirem embriões e bezerras show em leilões para com-

prar uma chance de ir ao extremo. Mas precisamos entender que nem todos podem lidar em tempo integral neste estilo extremo, e isto é perfeita-mente normal.

O mesmo vale para os criadores de sucesso vendendo animais, e construindo as grandes famílias de vacas que possuímos. Não é tarefa para qualquer um. É preciso anos de dedicação usando os touros certos e merchandising 24 horas por dia, 7 dias por semana para ver a que real-mente estas famílias vieram, man-tendo classificações lineares e lacta-ções altas. Precisamos reconhecer o esforço de todos que lutam para per-seguir este sonho. Com isto, nós mesmo podemos adquirir esta gené-tica e sonhar que nossos próprios rebanhos possam vir a incorporar esta realidade.

Mas será que todos podem parti-cipar e vencer nesse jogo extremo?? SIM. Podemos não ser expositores em uma exposição como a Feileite, nossas bezerras podem não ser as maiores e talvez não alimentamos nossas vacas da maneira que deverí-amos. Contudo, precisamos ter em mente que podemos criar as vacas que um dia esses expositores levarão a pista. Podemos ser a matéria prima destes artesãos extremos que escul-pem essas verdadeiras obras de arte. Podemos ser as "Harvues" e "Thru-lanes" desta nossa cadeia aqui no Brasil. Ao invés de desacreditarmos e criticarmos estes animais extremos e as pessoas que dedicam suas vidas a criar qualquer estilo de animal, não podemos simplesmente dizer: "Parabéns para eles!"?? Afinal, eles são capazes de nos mostrar o quanto boa e espetacular uma vaca Holan-desa pode ser!!!

E também porque, juntos, todos nós fazemos parte desta cadeia produtiva algo para se ter muito orgulho.

umA liÇão eXtremATexto extraído e adaptado, por Felipe Reis, da revista Holstein World, edição de novembro de 2010, onde reflete a ida de um

criador a World Dairy Expo, em Madison, nos EUA.

Page 6: Jornal Holandes December 2010

6 Jornal Holandês| Dezembro de [email protected]

Emerson Pancieri

Aos sete anos de idade ele decidiu que seria médico veterinário. A inspiração veio do pai, de origem rural que sempre criou vacas em sistema extensivo. Apesar de resi-dir em Belo Horizonte, praticamente pas-sava a metade do tempo de infância e ado-lescência na roça – nasceu e foi criado na cidade grande, mas a verdade é que nunca foi totalmente urbano. Atualmente, Marcos Neves Pereira é professor da Universidade Federal de Lavras e produtor da raça Holan-desa. Ele realmente “faz o que gosta”, na sua propriedade, a Fazenda São Francisco, loca-liza, em Ijaci, no Sul de Minas.

Marcos Neves que possui especializa-ção em zootecnia, ele é categórico, e garante que a produção animal sempre foi o que mais identificou nos bancos de universi-dade. “Estudei para entender mais de vacas e um dia criar as minhas da melhor maneira possível. Acabei virando professor por ação do destino”, diz. Agora ele transfere todo o conhecimento teórico aliado à prática, em sua propriedade para que os alunos tenham bastante contato com a pecuária leiteira nas áreas de nutrição, melhoramento, econo-mia e fisiologia.Conheça a história desse professor que dedica a sua vida a Raça.

Jornal Holandês: Desde quando resol-veu ter sua propriedade investindo na cria-ção da Fazenda São Francisco? Houve alguma motivação após cursar veterinária?

Marcos Neves: A fazenda é uma maneira de ter minhas vacas e aplicar o que aprendi nos livros, com a experiência de outros fazen-deiros com quem pude trabalhar ao longo de mais de 20 anos. Tive a sorte de trabalhar com bons produtores rurais, que tiravam o sus-tento da atividade leiteira, e que criavam gado Holandês. Devo muito à vaca Holan-desa, pois ela sempre me empregou. A Fazenda São Francisco é um projeto que se iniciou a cerca de 10 anos. Hoje é um centro experimental na área de nutrição, provavel-mente, o que gera mais pesquisa com vacas

de alta produção no país. Produzimos leite, genética Holandesa e experimentos.

JH: Porque produz leite? Quando come-çou a produção?

MN: Não sei fazer outra coisa profissio-nalmente. O início do projeto se deu com a compra de 40 novilhas no Paraná. Entre-tanto, introduzimos algumas vacas ameri-canas e canadenses (20 embriões que trou-xemos da BYU e algumas compras de ani-mais por aqui, de rebanhos que conhecia sendo liquidados). O trabalho é muito focado em algumas poucas vacas com muita ascendência Elevation (Starbuck, Aerostar, Rudolph, Storm, Champion). Pesa a opção pelo Holandês em confinamento, meu gosto pessoal pela rotina de trabalho e por ser uma vaca dócil, de alta produção, o que exige muito conhecimento para ser viá-vel financeiramente.

JH: Como o senhor resume os conheci-mentos adquiridos na teoria que são funda-mentais para obter êxito na sua Fazenda?

MN: A criação de animais é uma ciên-cia em constante mutação. Muito do que se faz hoje não se fazia há anos. As tecnolo-gias nunca param de aparecer e conheci-mento se consegue com muita leitura e vivência da prática.

JH: Como é feito o manejo na pro-priedade?

MN: O gado adulto é totalmente confi-nado em tie stall com camas de areia e a partir deste mês a recria será confinada em free stall. A dieta basal das vacas é baseada em silagem de milho e o que for barato na época (normalmente polpa cítrica, milho, farelo de soja e alguma fonte de óleo). Tam-bém produzimos um pouco de feno de tifton, só para manter fibra fisicamente efetiva nas

vacas. Os bezerros não são desmamados precocemente ou criados no conceito de leite mínimo, a meta é acelerar o ganho na fase de alta conversão alimentar e ganhar em leite no primeiro parto.

JH: Explique a utilização da Fazenda como laboratório e estágios de vários alu-nos da universidade.

MN: Alunos estão na fazenda diaria-mente em grupos de dois ou três, sempre no período do final da tarde ou noite e são uma peça importante no sistema. Estão envolvi-dos em tudo e necessários na condução dos experimentos auxiliando na rotina da ordenha da noite (empurram o trato, lim-pam as camas, tratam dos bezerros, levam e trazem as vacas da ordenha, basica-mente). Cerca de 25 alunos participam da rotina da fazenda continuamente, entre estudantes de graduação e pós-graduação. Os estudantes de mestrado e doutorado fazem a rotina da noite toda segunda-feira, enquanto sento na universidade com os alunos de graduação para discutir ciência, numa reunião semanal.

JH: Qual a importância desse contato dos alunos com a Fazenda?

MN: É a teoria colocada em prática. O diferencial deles no mercado de traba-lho. Quem sabe fazer, manda fazer de uma forma melhor. Considero que treina-mos gerentes de fazenda, alguns se tor-nam professores em universidades ou responsáveis técnicos em empresas de nutrição, mas seriam capazes de geren-ciar e conduzir negócios leiteiros. Nossa gerente e ordenhadora da manhã é ex-integrante do grupo.

JH: Qual a importância de ser associado da ACGHMG?

MN: Fundamental para quem tem o intuito de trabalhar genética oferecendo pedigrees com muita informação de pater-nidade, leite e tipo.

ENtrEViSta

Muito estudo e mão na massa“Produzimos leite, genética da raça Holandesa e experimentos”, diz o professor e produtor

Nota

A CRV Lagoa acaba de efetivar mais um importante acordo comercial que contribui para a expansão de seus negó-cios na América do Sul. A nova parceria firmada com a central boliviana Multi-genes, sediada em Santa Cruz de la

Sierra - aumentará a rede de consultores internacionais do grupo.

Como parte do novo acordo entre as centrais, Carlos Landívar, da Multige-nes, realizou visita recente ao Brasil quando conheceu as instalações da CRV

Lagoa, em Sertãozinho - SP. Henrique Brickmann, gerente de

negócios leite e responsável pela área de exportações da CRV Lagoa, participou do dia de campo na Bolívia e aposta muito no sucesso da parceria. “A equipe

da Multigenes conta com mais de 60 médicos veterinários que dão todo o suporte técnico aos criadores locais. Agora, eles vão levar suporte genético também por meio dos produtos da CRV Lagoa”, finaliza.

CRV Lagoa fecha parceria com central boliviana Multigenes

Na Fazenda São Francisco a teoria é colocada em prática

Fotos arquivo pessoal

Page 7: Jornal Holandes December 2010

MÉDIA DE REBANHOS REFERENTES AO PERÍODO OUTUBRO DE 2009 A SETEMBRO DE 2010 - 2 ORDENHAS

MÉDIA DE REBANHOS REFERENTES AO PERÍODO OUTUBRO DE 2009 A SETEMBRO DE 2010 - 3 ORDENHAS

Com a alteração das tabelas para divulgação de médias em 2 e 3 ordenhas, o rebanho que tiver encerramentos em 2 e 3 ordenhas no período referido poderá aparecer nas duas tabelas caso alcance médias entre as cinco melhores de cada categoria

Rebanhos com 10 a 25 Vacas Encerradas(29 Rebanhos Concorrentes)1 DIRCEU DE MANCILHA ITANHANDU - MG 19 10.829 2X MENSAL2 ANICETO MANUEL AIRES ANTONIO CARLOS - MG 24 10.699 2X MENSAL3 MAURILIO FERREIRA MACIEL CRUZILIA - MG 13 10.225 2X BIMESTRAL4 ALTAIR DA SILVA REIS ITANHANDU - MG 21 9.624 2X MENSAL5 DOUGLAS DE OLIVEIRA PEREIRA ALPINOPOLIS - MG 12 9.522 2X MENSAL

Rebanhos com 26 a 50 Vacas Encerradas(20 Rebanhos Concorrentes)1 CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA ENTRE RIOS DE MINAS - MG 41 10.936 2X MENSAL2 OTHON MARTINS DE SOUZA SUMIDOURO - RJ 35 10.554 2X MENSAL3 ADAHILTON DE CAMPOS BELLO BARBACENA - MG 43 9.882 2X MENSAL4 WLADIMIR ANTONIO PUGGINA ALFENAS - MG 43 9.762 2X MENSAL5 ROGERIO LUIZ SEIBT PRESIDENTE OLEGARIO - MG 47 9.264 2X MENSAL

Rebanhos com 51 a 75 Vacas Encerradas(07 Rebanhos Concorrentes)1 MANUEL JACINTO GONCALVES ITANHANDU - MG 58 10.914 2X MENSAL2 COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA RESSAQUINHA - MG 55 10.779 2X MENSAL3 CESAR GARCIA BRITO E/OU SIOMARA S.G.BRITO TRES PONTAS - MG 55 9.489 2X BIMESTRAL4 RAUL PINTO ITANHANDU - MG 57 9.017 2X MENSAL5 FABIO EUSTAQUIO SILVEIRA SAO GONCALO DO SAPUCAI - MG 55 8.709 2X MENSAL

Rebanhos com 75 a 100 Vacas Encerradas(04 Rebanhos Concorrentes)1 JOSE RICARDO XAVIER ELOI MENDES - MG 76 8.863 2X MENSAL2 DORA NORREMOSE VIEIRA MARQUES CRUZILIA - MG 86 8.501 2X BIMESTRAL3 LUCAS PIMENTA VEIGA E/OU SERGIO RUBENS F. SOA NEPOMUCENO - MG 99 7.926 2X MENSAL4 RICARDO FIGUEIREDO DE FARIA ILICINEA - MG 83 7.209 2X MENSAL

Acima de 100 Vacas Encerradas(01 Rebanhos Concorrentes)1 VICENTE ANTONIO MARINS E FILHOS TRES CORACOES - MG 139 9.059 2X MENSAL

Rebanhos com 10 a 25 Vacas Encerradas(29 Rebanhos Concorrentes)1 CARLOS ALBERTO ADAO MUZAMBINHO - MG 16 10.954 3X MENSAL2 LUCAS E.P.COIMBRA E/OU JOSE ANTONIO O.SILVA PIUMHI - MG 19 10.646 3X MENSAL3 ANTONIO JULIO PEREIRA PELUCIO BAEPENDI - MG 12 10.283 3X MENSAL4 MANUEL JACINTO GONCALVES ITANHANDU - MG 10 10.078 3X MENSAL5 MARCOS NEVES PEREIRA IJACI - MG 23 9.823 3X MENSAL

Rebanhos com 26 a 50 Vacas Encerradas(10 Rebanhos Concorrentes)1 ANTONIO AUGUSTO SOUZA PRACA ITUMIRIM - MG 33 11.154 3X MENSAL2 MARIELLE CAMPOS LIMA ASSIS DELFIM MOREIRA - MG 41 9.983 3X MENSAL3 CANDIDO MOREIRA JARDIM BRUMADINHO - MG 34 9.507 3X MENSAL4 RENATO MEZENCIO QUEIROZ ALPINOPOLIS - MG 29 9.196 3X MENSAL5 FABIO EUSTAQUIO SILVEIRA SAO GONCALO DO SAPUCAI - MG 37 9.157 3X MENSAL

Rebanhos com 51 a 75 Vacas Encerradas(05 Rebanhos Concorrentes)1 ELLOS JOSE NOLLI CAETE - MG 67 11.996 3X MENSAL2 CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA ENTRE RIOS DE MINAS - MG 53 10.471 3X MENSAL3 JOAO BRAZ OLIVEIRA E/OU MARCIO F.P.OLIVEIRA SAO GONCALO DO SAPUCAI - MG 67 9.844 3X MENSAL4 CARLOS FABIO NOGUEIRA RIVELLI E OUTRO ALFREDO VASCONCELOS - MG 57 9.504 3X MENSAL5 MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO SETE LAGOAS - MG 55 7.593 3X MENSAL

Rebanhos com 75 a 100 Vacas Encerradas(03 Rebanhos Concorrentes)1 LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA MONTE ALEGRE DE MINAS - MG 79 11.590 3X BIMESTRAL2 EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES GUAXUPE - MG 89 11.584 3X MENSAL3 AGROPECUARIA BOA FE LTDA CONQUISTA - MG 93 9.579 3X BIMESTRAL

Acima de 100 Vacas Encerradas(07 Rebanhos Concorrentes)1 ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE POUSO ALEGRE - MG 206 12.531 3X MENSAL2 ALCY DOS REIS NUNES PATROCINIO - MG 103 11.556 3X MENSAL3 ANTONIO DE PADUA MARTINS SAO JOAO BATISTA GLORIA - MG 158 10.565 3X MENSAL4 RUBENS ARAUJO DIAS E/OU CAMPESTRE - MG 167 10.191 3X MENSAL5 ROGERIO LUIZ SEIBT PRESIDENTE OLEGARIO - MG 184 9.744 3X MENSAL

PROPRIETÁRIO MUNICÍPIO LACTAÇÕES LEITE N. TIPO ENCERRADAS 305IA ORDENHA CONTROLE

PROPRIETÁRIO MUNICÍPIO LACTAÇÕES LEITE N. TIPO ENCERRADAS 305IA ORDENHA CONTROLE

Melhores médias de produção por rebanho - Holandês

2 ORDENHASPROPRIETÁRIO MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO COMP. PRODUÇÃO DATA DO REGISTRO RACIAL DIARIA CONTROLEDIRCEU DE MANCILHA ITANHANDU GALENA SUZANA BLITZ BX372818 PO 60,6 06/10/2010ANICETO MANUEL AIRES ANTONIO CARLOS A.M.A. SEPT. STORM FRANDIXI-553 BX359694 PO 59,2 04/10/2010OTTO DE SOUZA MARQUES JUNIOR CACHOEIRAS DE MACACU KENIA BEM FEITOR VARJAO TE AE 6877 1/2 55,8 26/10/2010LUIZ CLOVIS BRAZ SCARPA ITANHANDU SAO BRAZ TATIANA TOUCHDOWN BX379133 PO 53,4 07/10/2010RAUL PINTO ITANHANDU BAPTISCARPA LEE MARCA BX317321 PO 52,0 21/10/2010AYRTON RANGO CALCADO CONCEICAO DO RIO VERDE LUCIA GROTA DIE HARD BX355553 PO 50,8 21/10/2010DORA NORREMOSE VIEIRA MARQUES CRUZILIA NORREMOSE 794 VODKA MAXIE BX355840 PO 49,5 25/10/2010CANDIDO MOREIRA JARDIM BRUMADINHO F.F.R. JOANA 159 BX383159 PO 49,4 27/10/2010ADAHILTON DE CAMPOS BELLO BARBACENA CASA ROSA RAVINA 659 BX369531 PO 47,0 28/10/2010JOHN M. HARNISH ESTADOS UNIDOS A.M.A. IGNITER FUTURA - 561 BX370439 PO 46,8 04/10/2010

3 ORDENHASPROPRIETÁRIO MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO COMP. PRODUÇÃO DATA DO REGISTRO RACIAL DIARIA CONTROLEROGERIO LUIZ SEIBT PRESIDENTE OLEGARIO ROLUSEI ZAKA LEADER BX318279 PO 74,2 04/10/2010ALTAIR DA SILVA REIS ITANHANDU SANTOS REIS CHARISMA GRAYCE BX303469 PO 70,4 28/10/2010FRANCISCO SIQUEIRA NETO ITANHANDU FRASARA CATRINA BR1523045 PCOD 64,3 25/10/2010ELLOS JOSE NOLLI CAETE J.E.N. BUENA SORTE JEROM RED-TE BR1480978 GC-03 62,9 05/10/2010JOAO BRAZ OLIVEIRA E/OU MARCIO F.P.OLIVEIRA SAO GONCALO DO SAPUCAI J.B.O. BONITA BR1461346 PCOD 62,2 27/10/2010MANUEL JACINTO GONCALVES ITANHANDU R C A FREELANCE LUNA-TE BX364269 PO 60,7 19/10/2010GERALDO ANTONIO DE OLIVEIRA MARQUES SAO SEBASTIAO RIO VERDE BARBARA TEATRO PEDRA AA0936 1/2 59,4 29/10/2010TAMIO SEKITA E OUTROS RIO PARANAIBA SEKITA UEDA 994 BR1544306 PCOD 58,2 04/10/2010CLAUDIA YATIO NAKAO PATOS DE MINAS MBSF ZIRCONE 58 BR1569261 PCOD 58,1 03/10/2010MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO SETE LAGOAS TANG CEMA STARDUST LEE BX337202 PO 55,4 08/10/2010

PRODUÇÕES INDIVIDUAIS DE ANIMAIS SUBMETIDOS AO CONTROLE OFICIAL AFERIDAS EM OUTUBRO/2010

10 maiores produções individuais diárias por rebanho

CADERNO

Este caderno é um oferecimento:

Super Rank

Page 8: Jornal Holandes December 2010

1 ANOPARIDA

1 ANOPARIDA

PRIMEIRA DIVISÃO 305 DIAS 2 ORDENHAS - PERÍODO 01/09/2010 A 30/09/2010 RAÇA: HOLANDESA

PRIMEIRA DIVISÃO 305 DIAS 3 ORDENHAS - PERÍODO 01/09/2010 A 30/09/2010 RAÇA: HOLANDESA

NOME ANIMAL

NOME ANIMAL

LEGENDA:

REGISTRO

REGISTRO

CLASS

CLASS

IDADE

IDADE

DIASLACT.

DIASLACT.

PRODLEITE

PRODLEITE

PRODGORD.

PRODGORD.

PRODPROT.

PRODPROT.

% GORD

% GORD

% PROT.

% PROT.

TIT.

TIT.

PROPRIETÁRIO

PROPRIETÁRIO

UF

UF

NOME DO PAI

NOME DO PAI

2 ANOS JUNIOR

2 ANOS JUNIOR

2 ANOS SENIOR

2 ANOS SENIOR

4 ANOS SENIOR

4 ANOS SENIOR

3 ANOS SENIOR

3 ANOS SENIOR

3 ANOS JUNIOR

3 ANOS JUNIOR

4 ANOSJUNIOR

4 ANOSJUNIOR

6 ANOS

6 ANOS

7 ANOS

ADULTASENIOR

7 ANOS

ADULTAJUNIOR

ADULTAJUNIOR

ADULTASENIOR

5 ANOS

5 ANOS

RECORDISTA MINEIRA COLLEM MARTY CRYSTAL BX283720 B+-82 01-11 305 12374,0 374,8 3,03 347,6 2,81 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 2003 RICECREST MARTY-ET ECILA ALINE BX393199 B+82 01-10 305 8921,5 344,2 3,86 269,9 3,02 LM MANUEL JACINTO GONCALVES MG ENGENHO DA RAINHA DAMASCO 444 DURHAM-TEJ.M.A. CASANOVA WILDMAN 0181-TE BX376956 B 79 01-11 305 8215,6 254,7 3,10 250,2 3,05 -- AGRO PECUARIA JM LTDA MG LADYS-MANOR WILDMAN ET RECORDISTA MINEIRA OLIMPIA GOLIAT DE SANTA PAULA BR1081330 B+-80 02-01 305 12321,0 339,0 2,75 0,00 LM SIDNEY NERY 1998 GOLIAT VAM LUZIA ALEGRIA SPIRTE BR1492447 B+83 02-04 305 11560,9 282,6 2,44 369,6 3,20 LM LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA MG CEDARWAL SPIRTE BRONKHORST ERNA 12 FABULOUS BR1489575 02-01 305 10000,4 529,8 5,30 312,1 3,12 LM MANUEL JACINTO GONCALVES MG QUALITY FABULOUS RECORDISTA MINEIRA COLLEM CALLISTO CLARICE BX271750 MB-85 02-10 305 13532,0 338,0 2,50 405,0 2,99 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 2004 DEL SANTO C.M.CALLISTO SANTOS REIS F B I JANICE BX366119 B+84 02-08 305 9424,1 248,2 2,63 261,5 2,77 -- ALTAIR DA SILVA REIS MG GILLETTE BRILEA F B I PB-ET NORREMOSE 878 ADOLESCENTE FREELANCE BX369605 B+84 02-08 305 9001,9 312,6 3,47 288,8 3,21 LM DORA NORREMOSE VIEIRA MARQUES MG BRAEDALE FREELANCE RECORDISTA BRASILEIRA VERA CRUZ PROVINCIA BX246790 B+-82 03-02 305 15502,0 590,0 3,81 439,0 2,83 LE VICENTE ANTONIO MARINS E FILHOS 2002 FRAELAND LEADOFF-ET S H A NATUBA RUDOLPH 881-TE BX343297 B+81 03-05 305 11078,2 231,6 2,09 335,4 3,03 -- WLADIMIR ANTONIO PUGGINA MG STARTMORE RUDOLPH-ET VAM ANA II ANATACIA EQUITY BR1492295 B+84 03-03 305 10613,0 300,5 2,83 261,2 2,46 LM VICENTE ANTONIO MARINS E FILHOS MG EASTVIEW EMORY EQUITY-ET RECORDISTA MINEIRA AVANI PETECA GOLD DUSTER BX251440 MB-88 03-11 305 15532,0 533,0 3,43 0,00 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 2000 WOODBINE-K GOLD DUSTER-ET LUCIA GRAVIOLA EQUITY BX355552 B+82 03-11 305 10172,5 249,8 2,46 306,5 3,01 -- RAUL PINTO MG EASTVIEW EMORY EQUITY-ET EMIELE ITABIRA BEAUTIFUL BB20010 B+82 03-06 305 8917,4 287,8 3,23 283,7 3,18 LM MARCIO MACIEL LEITE MG BEAUTIFUL RECORDISTA MINEIRA SANTA PAULA SOPHYA CHALET RED BX291632 MB-87 04-03 305 15418,0 368,0 2,39 445,0 2,89 LM SIDNEY NERY 2002 WINE-RIDGE CHALET-RED-ET MALARIS FATIMA 358 BR1413835 04-05 305 10179,6 374,8 3,68 283,9 2,79 LM ESCOLA AGROTECNICA FEDERAL DE MUZAMBINHO MG LYSTEL LEDUC-ET LUCIA GRACA REVENUE BX353881 B+80 04-02 305 9465,8 253,6 2,68 264,3 2,79 -- RAUL PINTO MG EASTVIEW NBO REVENUE MATTIE RECORDISTA MINEIRA EMIELE IANA LAY OUT BB18632 B+-83 04-11 305 14915,2 569,7 3,82 397,9 2,67 LM MARCIO MACIEL LEITE 2006 LAY-OUT DOUG PEREIRA ALINE 1031 BR1501277 04-07 305 11987,1 331,5 2,77 335,7 2,80 LM DOUGLAS DE OLIVEIRA PEREIRA MG EMIELE ESTIMA JEROM BR1434617 MB87 04-09 305 9236,4 276,0 2,99 279,6 3,03 -- MARCIO MACIEL LEITE MG JEROM RECORDISTA MINEIRA JARDIM GENUINA BX208241 MB-85 05-01 305 17189,2 400,9 2,33 529,4 3,08 LM ANDRE LUIS MOREIRA DE ANDRADE E OUTRA 2002 B-HIDDENHILLS MARK-O-POLO VASSOURAL SINFONIA MARCONI CELLO BR1428486 B 79 05-01 305 12190,7 419,4 3,44 375,3 3,08 LM DOUGLAS DE OLIVEIRA PEREIRA MG DOWNALANE CELLO BOCAINA THRONE PURESA TUTELA BX326725 MB85 05-05 305 10048,1 446,8 4,45 328,7 3,27 LM MANUEL JACINTO GONCALVES MG TIMLYNN THRONE-ET RECORDISTA MINEIRA CRUZILIA STELA LORD LILY BX318723 EX-90 06-01 305 16899,3 622,6 3,68 526,6 3,12 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2010 ETAZON LORD LILY-ET ALANA AEROLINE LENITA BX318624 B+84 06-02 305 13419,4 417,8 3,11 336,5 2,51 LM ALMIR PINTO REIS MG OLIVEHOLME AEROLINE-TW-ET GALENA ONDINA LUKE BX318585 B+83 06-09 260 11096,2 305,4 2,75 342,3 3,08 LM DIRCEU DE MANCILHA MG NORRIELAKE CLEITUS LUKE-TW RECORDISTA BRASILEIRA GENOVA GOLD BELL DE SANTA PAULA BR1048927 B+-83 07-10 305 17110,0 340,0 1,99 0,00 LE SIDNEY NERY 1999 TRI-Q-CHEKD GOLD BELL GALENA CELESTE SR415267 07-00 191 7564,1 243,2 3,22 212,0 2,80 -- DIRCEU DE MANCILHA MG J.M.A. CERDA STORM 1968 BR1379853 B 77 07-01 305 7357,5 230,1 3,13 215,5 2,93 -- AGRO PECUARIA JM LTDA MG MI-BREN MATHIE STORM RECORDISTA MINEIRA BEATRIZ ECILA BR1015226 09-04 304 16404,0 669,0 4,08 0,00 LE NILSON GONCALVES PEREIRA 1999 SANTOS REIS CHIEF BARBIANE-TE BX271325 EX90 09-08 305 10065,3 272,9 2,71 290,1 2,88 -- ALTAIR DA SILVA REIS MG WALKWAY CHIEF MARK VERA CRUZ ARENA 99 BX252303 B+83 09-10 305 8819,7 377,3 4,28 299,4 3,39 LM AMAURI ANDRADE PEREIRA MG LENZWAY TESK RUBYTRAE-ET RECORDISTA BRASILEIRA DOUTORA ENCHANT RILENE J.C. BR1049810 10-05 305 15658,3 542,6 3,47 397,9 2,54 LM SIDNEY NERY 2004 A SIR ENCHANT ET SANTA LUCCIA PRECIOSA SR414022 10-04 305 8343,4 292,9 3,51 256,4 3,07 LM JORGE PAPAZOGLU MG

RECORDISTA MINEIRA LAGOS STORMATIC PHILOMENA 782-TE BX367588 MB-85 01-10 305 13315,3 365,2 2,74 288,5 2,17 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2006 COMESTAR STORMATIC-ET J.E.N. CLARA BOLTON-TE BX381066 MB85 01-11 303 11839,7 395,4 3,34 331,2 2,80 LM ANTONIO AUGUSTO SOUZA PRACA MG SANDY-VALLEY BOLTON ET MENGE LHEROS TORA 1136 BX375180 B+82 01-10 305 11139,9 283,9 2,55 350,1 3,14 -- ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG COMESTAR LHEROS-ET RECORDISTA MINEIRA SAO QUIRINO FENIANA BLACK KING DOURADA BX319527 B+-80 02-04 305 14447,0 440,0 3,05 396,0 2,74 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2005 BEAUCOISE BLACK KING J.E.N. CHARMOSA LHEROS BX380534 B+84 02-01 305 11278,2 378,7 3,36 376,4 3,34 LM ELLOS JOSE NOLLI MG COMESTAR LHEROS-ET VERTENTE TAMIRES 498 BR1565594 02-00 272 10741,2 412,9 3,84 365,8 3,41 LM LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA MG RECORDISTA MINEIRA C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 02-11 305 16711,9 466,3 2,79 536,4 3,21 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 MENGE MODEST STILO 1022-TE BX364298 MB85 02-10 305 14715,4 454,3 3,09 453,8 3,08 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG REGANCREST-LH MODEST-ET LANDEMART REVENUE FAVEIRA 1272 BR1442191 B+80 02-08 305 10423,1 370,5 3,55 314,7 3,02 LM ANTONIO DE PADUA MARTINS MG EASTVIEW NBO REVENUE MATTIE RECORDISTA BRASILEIRA LAGOS MORTY QUIOSQUE 859-TE BX345168 B+-83 03-03 305 16335,6 515,1 3,15 495,9 3,04 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2008 STOUDER MORTY-ET MENGE MORTY SUZI 1020 BX361910 MB85 03-05 305 15008,8 418,6 2,79 442,4 2,95 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG STOUDER MORTY-ET MENGE TALENT SUZANA 1026 BX363405 MB86 03-05 305 12571,4 279,1 2,22 373,1 2,97 -- ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG LADINO PARK TALENT-IMP-ET RECORDISTA MINEIRA VALE DO MILK' DELICADA II BR1271165 MB-87 03-09 305 19947,0 612,0 3,07 241,0 1,21 LM VINICIUS DA SILVA SALGADO 2000 VERTENTE NOIVA 375 BR1556970 03-11 305 13021,7 318,2 2,44 395,5 3,04 -- LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA MG S H A OBEDIENTE LEAO 1050 BR1463730 03-11 305 12695,0 350,6 2,76 375,5 2,96 LM WLADIMIR ANTONIO PUGGINA MG S H A LEAO LONGCHAMP 24 RECORDISTA MINEIRA C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 04-03 305 19204,6 592,2 3,08 533,3 2,78 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 LAGOS MORTY RISONHA 960-TE BX357797 MB87 04-00 305 12728,2 273,8 2,15 387,1 3,04 -- ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG STOUDER MORTY-ET EF & LS HOLANDA BR1546386 04-03 305 11813,3 421,5 3,57 402,4 3,41 LM EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES MG RECORDISTA BRASILEIRA LAGOS PC DUSTER LILA 301 BX270502 MB-86 04-09 305 17756,0 824,0 4,64 495,0 2,79 LE ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2005 PEN-COL DUSTER-ET BELA CRUZ SAMOA BR1521343 B+81 04-09 305 8955,3 319,0 3,56 274,6 3,07 -- FRANCISCO DARCI MEIRELLES JUNQUEIRA MG VERTENTE BRASILIANA 358 BR1497204 B+80 04-11 305 8904,4 359,3 4,04 261,2 2,93 -- LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA MG RECORDISTA MINEIRA C.A.A. AMERICA BR1449851 EX-90 05-07 305 21605,7 519,4 2,40 609,1 2,82 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 VERTENTE NATALINA PRIDE-OF-IOWA BR1500583 MB86 05-02 305 12977,0 438,7 3,38 412,2 3,18 LM LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA MG PRIDE-OF-IOWA WILL CARL-ET EF & LS FAZENDA SR411769 05-03 305 11965,4 217,3 1,82 342,2 2,86 -- EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES MG RECORDISTA MINEIRA C.A.A. LILIAN LUKE BR1452387 06-06 305 18311,4 522,5 2,85 507,1 2,77 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 NORRIELAKE CLEITUS LUKE-TW VERTENTE FOFOCA 262 JARCKY BR1500582 06-06 305 13916,7 376,1 2,70 421,8 3,03 LM LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA MG NEWMONT JUROR JARCKY EF & LS CARLOTA CELSIUS BR1494802 06-04 305 13228,3 518,7 3,92 408,0 3,08 LM EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES MG ETAZON CELSIUS RECORDISTA MINEIRA SANTOS REIS CHARISMA GRAYCE BX303469 MB-89 07-04 305 17410,1 473,1 2,72 493,0 2,83 LM ALTAIR DA SILVA REIS 2010 PETINESCA CHARISMA-ET LIMASSIS HEGINA ARGENTINA WINCHESTER-TE BX317729 MB85 07-07 305 14673,3 411,4 2,80 370,3 2,52 LM MARIELLE CAMPOS LIMA ASSIS MG LADYS-MANOR WINCHESTER-ET LAGOS GLENN NARCISA 537 BX299142 MB86 07-09 305 14108,2 295,1 2,09 408,3 2,89 -- ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG MIKLIN LUKE GLENN-ET RECORDISTA MINEIRA MARIA'S MORENA PRELUDE-TE BX192263 B+-84 08-04 305 15723,7 526,7 3,35 462,2 2,94 LM ELY BONINI GARCIA 2003 RONNYBROOK PRELUDE-ET LIMASSIS GARRA BR1468987 B 77 09-00 272 11339,3 409,3 3,61 296,9 2,62 LM MARIELLE CAMPOS LIMA ASSIS MG F.S.C. COLONIAL BR1308492 B 79 09-07 264 10262,6 266,5 2,60 283,7 2,76 -- MARIELLE CAMPOS LIMA ASSIS MG LONDONDALE LMAN MAURY-ET RECORDISTA BRASILEIRA C.A.A. LAGOA BR1449850 MB-88 10-00 305 18353,5 550,9 3,00 482,2 2,63 LE CARLOS ALBERTO ADAO 2008 J.E.N. JED SAHY-TE BX251637 MB89 10-04 305 12409,6 391,1 3,15 364,3 2,94 LM ELLOS JOSE NOLLI MG JUNIPER ROTATE JED-ET LANDEMART UMBANDA 631 BR1311412 11-05 305 6593,3 206,9 3,14 203,9 3,09 -- ANTONIO DE PADUA MARTINS MG

RECORDISTA MINEIRA RECORDISTA BRASILEIRA

305 DIAS

Controle Leiteiro Oficial Melhores Lactações por Classe

Este caderno é um oferecimento:

Page 9: Jornal Holandes December 2010

1 ANOPARIDA

1 ANOPARIDA

PRIMEIRA DIVISÃO 365 DIAS 2 ORDENHAS - PERÍODO 01/09/2010 A 30/09/2010 RAÇA: HOLANDESA

PRIMEIRA DIVISÃO 365 DIAS 3 ORDENHAS - PERÍODO 01/09/2010 A 30/09/2010 RAÇA: HOLANDESA

NOME ANIMAL

NOME ANIMAL

LEGENDA:

REGISTRO

REGISTRO

CLASS

CLASS

IDADE

IDADE

DIASLACT.

DIASLACT.

PRODLEITE

PRODLEITE

PRODGORD.

PRODGORD.

PRODPROT.

PRODPROT.

% GORD

% GORD

% PROT.

% PROT.

TIT.

TIT.

PROPRIETÁRIO

PROPRIETÁRIO

UF

UF

NOME DO PAI

NOME DO PAI

2 ANOS JUNIOR

2 ANOS JUNIOR

2 ANOS SENIOR

2 ANOS SENIOR

4 ANOS SENIOR

4 ANOS SENIOR

3 ANOS SENIOR

3 ANOS SENIOR

3 ANOS JUNIOR

3 ANOS JUNIOR

4 ANOSJUNIOR

4 ANOSJUNIOR

6 ANOS

6 ANOS

7 ANOS

7 ANOS

ADULTASENIOR

ADULTASENIOR

ADULTAJUNIOR

ADULTAJUNIOR

5 ANOS

5 ANOS

RECORDISTA MINEIRA ALFY CAYUABA WALLACE TUCA BX283766 B+-84 01-11 365 14820,8 427,5 2,88 456,6 3,08 LE ELY BONINI GARCIA 2003 ETAZON WALLACE ECILA ALINE BX393199 B+82 01-10 365 11234,5 416,6 3,71 344,4 3,07 LM MANUEL JACINTO GONCALVES MG ENGENHO DA RAINHA DAMASCO 444 DURHAM-TE J.M.A. CASANOVA WILDMAN 0181-TE BX376956 B 79 01-11 365 9260,6 306,0 3,30 291,7 3,15 -- AGRO PECUARIA JM LTDA MG LADYS-MANOR WILDMAN ET RECORDISTA MINEIRA SAMAR LADY LOYOLA BX247962 02-04 365 14677,0 469,0 3,20 0,00 LM ROBERTO HAMILTON FENOCI 2002 MAIZEFIELD BELLWOOD-ET VAM LUZIA ALEGRIA SPIRTE BR1492447 B+83 02-04 358 14003,4 358,3 2,56 449,0 3,21 LM LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA MG CEDARWAL SPIRTE BRONKHORST ERNA 12 FABULOUS BR1489575 02-01 365 12129,8 618,5 5,10 386,8 3,19 LM MANUEL JACINTO GONCALVES MG QUALITY FABULOUS RECORDISTA MINEIRA KUIPERCREST STORM BUTTERFLY BX328290 EX-95 02-03 339 15536,0 582,0 3,75 434,0 2,79 -- ELLOS JOSE NOLLI 2002 DUNCAN PROGRESS-ET SANTOS REIS F B I JANICE BX366119 B+84 02-08 365 11415,2 309,0 2,71 323,5 2,83 -- ALTAIR DA SILVA REIS MG GILLETTE BRILEA F B I PB-ET NORREMOSE 878 ADOLESCENTE FREELANCE BX369605 B+84 02-08 365 10803,9 385,9 3,57 355,0 3,29 LM DORA NORREMOSE VIEIRA MARQUES MG BRAEDALE FREELANCE RECORDISTA MINEIRA CALANDRA CARLOTA BLACKSTAR BX158589 B -78 03-05 365 17120,0 623,0 3,64 0,00 LM MARCOS ARRUDA VIEIRA 1996 TO-MAR BLACKSTAR-ET S H A NATUBA RUDOLPH 881-TE BX343297 B+81 03-05 365 12341,6 265,3 2,15 378,4 3,07 -- WLADIMIR ANTONIO PUGGINA MG STARTMORE RUDOLPH-ET VAM ANA II ANATACIA EQUITY BR1492295 B+84 03-03 365 12082,0 348,2 2,88 306,2 2,53 LM VICENTE ANTONIO MARINS E FILHOS MG EASTVIEW EMORY EQUITY-ET RECORDISTA MINEIRA AVANI PETECA GOLD DUSTER BX251440 MB-88 03-11 340 16574,0 565,0 3,41 0,00 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 2000 WOODBINE-K GOLD DUSTER-ET LUCIA GRAVIOLA EQUITY BX355552 B+82 03-11 309 10310,9 238,9 2,32 314,1 3,05 -- RAUL PINTO MG EASTVIEW EMORY EQUITY-ET LUCIA HIMALAIA ELLIPSIS BX361819 MB85 03-06 325 9118,2 250,7 2,75 275,0 3,02 -- RAUL PINTO MG SPRINGHILL-OH ELLIPSIS-ET RECORDISTA MINEIRA A.M.A. ASTRE CAMILA BX190727 MB-88 04-01 365 17388,3 594,7 3,42 0,00 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 1999 DUREGAL ASTRE STARBUCK-ET MALARIS FATIMA 358 BR1413835 04-05 365 11777,2 435,1 3,69 335,0 2,84 LM ESCOLA AGROTECNICA FEDERAL DE MUZAMBINHO MG LYSTEL LEDUC-ET LAGOS SPIRTE RIGOBERTA 975 BX356535 04-01 353 9954,5 329,3 3,31 326,5 3,28 LM LUIZ CARLOS G FACCO E/OU CRISTINA G F FACCO MG CEDARWAL SPIRTE RECORDISTA MINEIRA C.J.C. ROCKY DOIDINHA BX146418 MB-85 04-08 365 16730,0 518,0 3,10 0,00 LM JOSE ALAIR COUTO 1996 SHI-LA STRAIGHT PINE ROCKY DOUG PEREIRA ALINE 1031 BR1501277 04-07 365 14005,7 423,2 3,02 402,4 2,87 LM DOUGLAS DE OLIVEIRA PEREIRA MG EMIELE ESTIMA JEROM BR1434617 MB87 04-09 365 10973,1 332,2 3,03 335,1 3,05 -- MARCIO MACIEL LEITE MG JEROM RECORDISTA BRASILEIRA JARDIM GENUINA BX208241 MB-85 05-01 365 19940,7 442,9 2,22 621,4 3,12 LM ANDRE LUIS MOREIRA DE ANDRADE E OUTRA 2002 B-HIDDENHILLS MARK-O-POLO VASSOURAL SINFONIA MARCONI CELLO BR1428486 B 79 05-01 365 14001,2 487,8 3,48 442,7 3,16 LM DOUGLAS DE OLIVEIRA PEREIRA MG DOWNALANE CELLO BOCAINA THRONE PURESA TUTELA BX326725 MB85 05-05 365 11695,2 527,9 4,51 385,1 3,29 LM MANUEL JACINTO GONCALVES MG TIMLYNN THRONE-ET RECORDISTA BRASILEIRA A.M.A. BLACKSTAR CORRIE 199-TE BX207542 MB-85 06-03 365 19284,8 611,2 3,17 530,6 2,75 LM ANICETO MANUEL AIRES 2003 TO-MAR BLACKSTAR-ET ALANA AEROLINE LENITA BX318624 B+84 06-02 365 15170,2 447,7 2,95 388,3 2,56 LM ALMIR PINTO REIS MG OLIVEHOLME AEROLINE-TW-ET CRSR MACIA BR1469178 B+81 06-02 365 10494,2 307,4 2,93 307,2 2,93 -- CASSIO RODRIGO SILVA RIBEIRO MG RECORDISTA MINEIRA GENOVA GOLD BELL DE SANTA PAULA BR1048927 B+-83 07-10 316 17557,0 354,0 2,02 0,00 LE SIDNEY NERY 1999 TRI-Q-CHEKD GOLD BELL ENGENHO DA RAINHA DORIANA 470 FRED-TE BX304843 B 78 07-05 365 8064,3 297,9 3,69 245,1 3,04 -- RICARDO TERRA TEIXEIRA RJ MARGENE BLACKSTAR FRED J.M.A. CERDA STORM 1968 BR1379853 B 77 07-01 365 8055,7 250,3 3,11 237,7 2,95 -- AGRO PECUARIA JM LTDA MG MI-BREN MATHIE STORM RECORDISTA MINEIRA CRUZILIA LEGENDA FRIN BR1173977 09-07 358 17158,9 770,6 4,49 500,3 2,92 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2007 QUALITY SB FRIN SANTOS REIS CHIEF BARBIANE-TE BX271325 EX90 09-08 365 11507,1 349,8 3,04 339,9 2,95 -- ALTAIR DA SILVA REIS MG WALKWAY CHIEF MARK VERA CRUZ ARENA 99 BX252303 B+83 09-10 365 10007,7 422,8 4,22 343,9 3,44 LM AMAURI ANDRADE PEREIRA MG LENZWAY TESK RUBYTRAE-ET RECORDISTA BRASILEIRA DOUTORA ENCHANT RILENE J.C. BR1049810 10-05 365 17479,3 610,3 3,49 443,8 2,54 LM SIDNEY NERY 2004 A SIR ENCHANT ET SANTA LUCCIA PRECIOSA SR414022 10-04 326 8650,0 302,6 3,50 266,6 3,08 LM JORGE PAPAZOGLU MG

RECORDISTA MINEIRA LAGOS STORMATIC PHILOMENA 782-TE BX367588 MB-85 01-10 358 15722,7 440,8 2,80 368,5 2,34 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2006 COMESTAR STORMATIC-ET MENGE LHEROS TORA 1136 BX375180 B+82 01-10 365 13121,6 333,9 2,54 421,9 3,22 -- ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG COMESTAR LHEROS-ET ALFY CAYUABA POTTER CLEO-TE BX391208 B+81 01-10 365 11609,5 363,1 3,13 350,7 3,02 LM CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA MG KEYSTONE POTTER RECORDISTA MINEIRA TAMBO DAS PEDRAS OUTSIDE DUDA-TE BX347906 MB-85 02-03 365 16245,1 543,7 3,35 510,9 3,15 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2008 COMESTAR OUTSIDE-ET MENGE WILDMAN TALMA 1183 BX377940 B+82 02-00 365 11770,3 344,0 2,92 401,2 3,41 -- ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG LADYS-MANOR WILDMAN ET BRAUNAS DUNDEE SAMANTHA KIM-TE BX381123 B+84 02-02 365 11541,7 364,1 3,15 367,5 3,18 LM MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO MG REGANCREST DUNDEE-ET RECORDISTA MINEIRA C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 02-11 365 18928,1 542,1 2,86 609,5 3,22 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 MENGE MODEST STILO 1022-TE BX364298 MB85 02-10 365 16942,6 510,9 3,02 536,8 3,17 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG REGANCREST-LH MODEST-ET LANDEMART REVENUE FAVEIRA 1272 BR1442191 B+80 02-08 365 12695,7 436,9 3,44 380,7 3,00 LM ANTONIO DE PADUA MARTINS MG EASTVIEW NBO REVENUE MATTIE RECORDISTA MINEIRA LAGOS MORTY QUIOSQUE 859-TE BX345168 B+-83 03-03 365 18649,9 585,7 3,14 567,0 3,04 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2008 STOUDER MORTY-ET MENGE MORTY SUZI 1020 BX361910 MB85 03-05 365 17161,9 489,5 2,85 514,1 3,00 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG STOUDER MORTY-ET MENGE TALENT SUZANA 1026 BX363405 MB86 03-05 365 14221,0 321,5 2,26 431,9 3,04 -- ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG LADINO PARK TALENT-IMP-ET RECORDISTA BRASILEIRA VALE DO MILK' DELICADA II BR1271165 MB-87 03-09 365 24051,0 792,0 3,29 367,0 1,53 LM LUIZ HENRIQUE SILVA E SORAYA T.A.MENDES SILVA 2000 VERTENTE NOIVA 375 BR1556970 03-11 365 15671,5 445,8 2,84 489,9 3,13 -- LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA MG S H A OBEDIENTE LEAO 1050 BR1463730 03-11 356 14086,4 384,9 2,73 425,4 3,02 LM WLADIMIR ANTONIO PUGGINA MG S H A LEAO LONGCHAMP 24 RECORDISTA MINEIRA C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 04-03 365 21462,0 667,0 3,11 610,8 2,85 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 EF & LS HOLANDA BR1546386 04-03 365 13995,2 513,3 3,67 484,8 3,46 LM EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES MG LAGOS MORTY RISONHA 960-TE BX357797 MB87 04-00 365 13925,2 300,7 2,16 426,6 3,06 -- ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG STOUDER MORTY-ET RECORDISTA MINEIRA VERTENTE CUBA 290 BR1497182 B+-84 04-06 365 19044,3 580,1 3,05 520,3 2,73 LE LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA 2009 BELA CRUZ SAMOA BR1521343 B+81 04-09 365 10403,7 372,1 3,58 322,2 3,10 -- FRANCISCO DARCI MEIRELLES JUNQUEIRA MG VERTENTE BRASILIANA 358 BR1497204 B+80 04-11 328 9631,2 416,4 4,32 279,1 2,90 -- LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA MG RECORDISTA MINEIRA C.A.A. AMERICA BR1449851 EX-90 05-07 350 23153,7 564,1 2,44 655,6 2,83 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 VERTENTE NATALINA PRIDE-OF-IOWA BR1500583 MB86 05-02 365 14679,6 557,6 3,80 481,3 3,28 LM LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA MG PRIDE-OF-IOWA WILL CARL-ET S H A MANUELA HERODES 819 BX361860 B+84 05-08 365 13591,5 496,6 3,65 439,3 3,23 LM WLADIMIR ANTONIO PUGGINA MG S H A HERODES WADE 19 RECORDISTA MINEIRA C.A.A. LILIAN LUKE BR1452387 06-06 364 20778,0 598,4 2,88 587,9 2,83 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 NORRIELAKE CLEITUS LUKE-TW VERTENTE FOFOCA 262 JARCKY BR1500582 06-06 365 16268,7 458,9 2,82 495,6 3,05 LM LUIZ FERNANDO RODRIGUES OLIVEIRA MG NEWMONT JUROR JARCKY EF & LS CARLOTA CELSIUS BR1494802 06-04 365 15212,3 577,3 3,79 468,8 3,08 LM EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES MG ETAZON CELSIUS RECORDISTA MINEIRA LAGOS STORM LEILA 457 BX251613 B+-80 07-08 365 20238,5 616,6 3,05 517,9 2,56 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2008 MAUGHLIN STORM-ET LIMASSIS HEGINA ARGENTINA WINCHESTER-TE BX317729 MB85 07-07 365 17690,8 500,8 2,83 461,3 2,61 LM MARIELLE CAMPOS LIMA ASSIS MG LADYS-MANOR WINCHESTER-ET LAGOS GLENN NARCISA 537 BX299142 MB86 07-09 365 16597,2 343,8 2,07 481,9 2,90 -- ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE MG MIKLIN LUKE GLENN-ET RECORDISTA MINEIRA MARIA'S MORENA PRELUDE-TE BX192263 B+-84 08-04 365 17819,0 643,0 3,61 534,0 3,00 LM ELY BONINI GARCIA 2003 RONNYBROOK PRELUDE-ET LANDEMART JARDON AGATA 816 BR1349205 08-06 365 12333,1 423,4 3,43 376,9 3,06 LM ANTONIO DE PADUA MARTINS MG JARDON-C MASCOT BEARCAT-ET ABF NOPA 2009 SR412115 09-02 365 5979,4 202,1 3,38 180,0 3,01 -- AGROPECUARIA BOA FE LTDA MG RECORDISTA BRASILEIRA C.A.A. LAGOA BR1449850 MB-88 10-00 337 19655,9 596,7 3,04 518,0 2,64 LE CARLOS ALBERTO ADAO 2008 J.E.N. JED SAHY-TE BX251637 MB89 10-04 365 14128,4 463,4 3,28 423,0 2,99 LM ELLOS JOSE NOLLI MG JUNIPER ROTATE JED-ET LANDEMART UMBANDA 631 BR1311412 11-05 365 7527,9 246,5 3,27 230,5 3,06 -- ANTONIO DE PADUA MARTINS MG

RECORDISTA MINEIRA RECORDISTA BRASILEIRA

Este caderno é um oferecimento:

365 DIAS

Controle Leiteiro Oficial Melhores Lactações por Classe

Page 10: Jornal Holandes December 2010

10 Jornal Holandês| Dezembro de [email protected]

Emerson Pancieri

O mês de dezembro chega e o período das chuvas potencializa os riscos de uma série de problemas no rebanho leiteiro. A maioria é resultante, principalmente, do início do estresse térmico aos quais os animais estarão submetidos, e aumento da umidade. Dentre as dificuldades mais comuns podemos destacar a redução do desempenho reprodutivo, aumento da ocorrência de mastites, abortos, gravi-dade dos casos de tristeza parasitária, e

menor desempenho na produção. De acordo com o médico veterinário

da Milk Service, Eduardo Lopes, é prati-camente impossível evitar esses proble-mas, mas o produtor pode tentar minimi-zar os efeitos dentro do desempenho médio do rebanho. “No desempenho reprodutivo, podemos fazer uma progra-mação anual que reduza a intensidade de inseminações durante o verão, utili-zando estações de parto e adoção de pro-tocolos de IATF e de prostaglandinas de maneira intensiva antes do estabeleci-

mento do verão e a utilização de sêmen com fertilidade reconhecidamente mais elevada”, explica. Em alguns casos, durante o período mais crítico do verão, o processo reprodutivo poderá, inclusive, ser interrompido.

CUIDADO COM AS MASTITES O produtor deve estar atento com a

ocorrência de barro nas áreas de des-canso dos animais nos intervalos das ordenhas e nos piquetes maternidades. Na verdade, é um fator que está intima-mente relacionado com a qualidade de conforto fornecido aos diversos lotes, influenciadas por áreas de sombreamento e taxa de lotação. Para Eduardo Lopes, uma boa maneira de se monitorar o aspecto é por meio da observação e condi-ção dos úberes das vacas no momento da ordenha. “Caso aumente a frequência em mal estado de limpeza é importante que alguma atitude seja tomada, podendo, por exemplo, promover alternância de áreas de descanso, e adoção de cercas elétricas provisórias para isolamento de áreas específicas inadequadas até a recu-peração da cobertura vegetal”, diz o médico veterinário.

Ainda segundo Lopes, o combate efetivo das moscas no período evita ainda mais os problemas, além disso, é fundamental a adoção de vacinação preventiva contra mastites ambientais. Ela deve ser adotada em rebanhos sub-metidos a grandes desafios no período do verão. “Outra prática é a substituição dos produtos utilizados no pré e na pós imersão dos tetos durante o manejo de ordenha. Podem apresentam preços mais elevados, mas, por sua vez, pos-suem uma tecnologia mais elaborada e efetiva no controle da qualidade do leite, principalmente devido a princípios ati-vos e uma maior capacidade de prote-ção residual da saúde dos tetos nos intervalos de ordenhas”, salienta.

ABORTOS, VACINAS E TRISTEZA PARASITÁRIAO rebanho deve estar submetido a um

rigoroso protocolo de vacinações, contra Leptospirose, IBR e BVD. “Quanto maior for o desafio do rebanho em questão maior deverá ser a frequência das vaci-nas. É importante que o calendário esta-beleça a aplicação de uma dose no mês de outubro, imediatamente antes do iní-cio do verão, para reforçar a imunidade específica da população para o período crítico. Naturalmente a vacinação contra brucelose é de caráter obrigatório e todo o rebanho já terá sido submetido a ela”, garante Lopes.

De acordo com o médico veteriná-rio, deve ser intensificado o controle de carrapatos, em relação ao aumento da frequência e gravidade dos casos de tristeza parasitária. “Normalmente, imediatamente após as primeiras chu-vas, quando ocorrerá o surgimento de grande volume de infestação nos ani-mais, deveremos iniciar banhos rigo-rosamente de 21 em 21 dias de todo rebanho. O objetivo é evitar que as larvas e ninfas voltem a infestar os pastos. A atenção deve ser intensa ao s u rg i m e n to d e c a s o s c l í n i c o s e m bezerras. Vale lembrar que é vital que a enfermidade seja sempre identif i-cada com grande precocidade para que a saúde do animal não seja com-prometida”, explica.

A intensidade do impacto do verão varia de acordo com a região onde a pro-priedade se encontra, fatores como alti-tude, índice pluviométrico, topografia, qualidade do solo e infraestrutura exis-tente irão influenciar diretamente nos resultados obtidos. “Os investimentos para melhoria do conforto térmico e do conforto geral sempre resultarão em benefícios, mas são muito específicos para a realidade de cada propriedade”, encerra Eduardo Lopes.

Cuidados no período mais

chuvoso do anoEvita doenças que reduzem e comprometem

a produção leiteira nos rebanhos

SaÚDE

Arq

uivo

ACG

HM

G

Page 11: Jornal Holandes December 2010

Felipe EscobarResponsável Técnico Semeia Genética

O ano de 2010 foi excepcional no aspecto genético para a raça Holan-desa em geral. A SEMEIA/ SELECT SIRES deseja a todos um excelente 2011 e agradece a confiança de todos os criadores e a parceria com a Associa-ção mineira da raça Holandesa. Saúde e sucesso a todos!

Flávio Marcos Junqueira Costa Coordenador Técnico Semex

Progressive/Semex BrasilAnos se passam e a paixão pela cria-

ção de gado de leite se renova a cada dia, seja na bezerra de uma vaca especial que acaba de nascer, seja na superação dos índices zootécnicos ou pelos desafios superados durante períodos mais árduos. Nesse momento especial é oportuno dizer que todos envolvidos na criação e seleção de Gado Holandês , embora em situações distintas, no final das contas representam uma família e com certeza é muito gratifi-cante fazer parte desse grupo. O Jornal Holandês sem dúvida é um elo de impor-tância dessa cadeia que agrega a divul-gação da raça e seus criadores. Em nome da família Semex e do Semex Progressive gostaríamos de agradecer a convivência, confiança e parceria durante 2010, dese-jando a todos um Feliz Natal e um excep-cional ano de 2011.

Juliana Ferraz FloriotoGerente de Marketing da

CRI Genética BrasilTodo ano, ao aproximar o mês de

dezembro, paira um sentimento dife-rente no ar, somos inundados pelo espírito natalino: fé, amor, caridade, união e esperança. É tempo de reflexão e agradecimento. Agradecemos a vocês produtores, que nos dão a honra de serem atendidos pela CRI e que em 2011, unidos por este espírito, nos tor-nemos fortes para realizar e alcançar nossas metas. Boas Festas!

Rogério FreitasGerente de área da CRV Lagoa em MG

Em nome da família CRV Lagoa, desejo a todos os produtores um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Que em 2011 o balde continue cheio para todos, crescendo com leite e bem informados lendo o Jornal Holandês. Agradecemos ao jornal pelo formidável trabalho de levar informação de qualidade aos amigos produtores ao longo do ano e pelo espaço com que sem-pre nos privilegia. Esses são os votos da parceira CRV Lagoa.

2011 Raça!

com muita

2010 está terminando e durante este ano revemos os amigos, reencontramos muitos antigos e conquistamos novos, enfim reunimos cada vez mais a Raça.

Durante este período o Jornal Holandês contou várias histórias e com o poder das palavras enalteceu, vibrou, chorou e percorreu o mundo. Em 2010 deu um grande salto para os seus leitores com a sua reestruturação gráfica, editorial e o lançamento do jornal digital que desde a sua criação já ultrapassou a marca de 50.000 mil leitores.

Novas parcerias foram feitas e com a presença da Valor Editora as edições ganharam maior profissionalismo, agilidade e pontualidade, tudo feito com carinho e respeito aos clientes e leitores.

2011 está chegando e com ele a esperança que o leite terá melhores dias, que nossas exposições contarão com a participação cada vez maior dos criadores e que a Raça fortaleça mais ainda a sua união.

A Associação dos Criadores de Gado Holandês, o Jornal Holandês e a Valor Editora desejam a todos os associados, parceiros, amigos e amantes da Raça um Feliz Natal e um 2011 com muita “Raça”! Aguardem....

Felipe EscobarCleocy Fam de Mendonça JúniorSuperintendente Técnico da

Associação dos Criadres de Gado Holandês de Minas Gerias

“Quero agradecer a todos os criadores e parceiros que em 2010 acreditaram na Associação ajudando na realização dos eventos e que estão sempre tor-cendo para que 2011 seje melhor ainda. Feliz Natal e Feliz Ano Novo”.

Márcio NeryDiretor Geral da ABS Pecplan

"Neste final de 2010 gostaria de ressaltar a caminhada firme que a Raça Holandesa e seus criadores estão fazendo de volta ao lugar de destaque que sempre mereceram. Divulgar e compartilhar essas boas novas se faz necessário, e o Jornal Holandês tem a cara e a eficiência da Raça Holandesa para fazer isso. Em nome de toda equipe ABS Pecplan agradecemos por mais um excelente ano de parceria!"

Maria Lúcia A. GarciaCayuaba Genética & Pecuária

A Fazenda Cayuaba, anunciante constante do Holandês envia votos de Boas Festas aos associados, funcio-nários, dirigentes da ACGHMG e do jornal. Que o nosso enfoque mercado-lógico 2011 seja o criador associado e a democratização da raça. Mais cria-dor, mais associado, mais negócio para todos!

Armando MengeMenge Gago Holandês

“Queremos cumprimentar os leitores d e s s e n o s s o e xc e l e n te J O R NA L HOLANDÊS, e em especial, os criadores que prestigiaram o MENGE GADO HOLANDÊS, e desejar a todos um FELIZ NATAL e ÓTIMO 2011, repleto de ale-grias e realizações. “

Márcio S. T. BragaGerente de Vendas Insumos

da Total AlimentosA Rações Total deseja a todos os

c l ientes , amigos e parceiros um Natal de muita paz, amor e alegria. Que o novo ano possa trazer realiza-ções, sucesso e projetos inovadores na vida pessoal e profissional de cada um de nós. O novo ano será de muitos desafios tecnológicos e esta-mos nos preparando para levá-los até vocês. Obrigado clientes, amigos e parceiros por mais um ano de esfor-ços compartilhados. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!

Page 12: Jornal Holandes December 2010

12 Jornal Holandês| Dezembro de [email protected] iNtErNaCioNaL

Flávio Marcos Junqueira CostamÉdico veteriNÁrio

Temperaturas agradáveis e uma ótima semana para os visitantes internacionais presentes na principal exposição do Canadá. A exposição do Holandês Preto e Branco - Canadian National Holstein Show, que aconteceu nos dias 11 e 12 de novem-bro no Exhibition PlaceExhibition Place, em Toronto - Canadá e contou com a pre-sença de 332 animais em pista e foi julgada pelo canadense Gerald Couglin.

Os animais jovens tiveram uma exposi-ção com bastante disputa em todas suas categorias. Duas filhas de Goldwyn foram Campeã e Reservada Fêmea Jovem, porém em posições invertidas do que ocorreu em Madison. Desta vez a Campeã Fêmea Jovem foi RockyMountain Goldwyn Trisha (Goldwyn x Titanic x Allen), esse animal é uma Bezerra Sênior descendente da família Diamonds. A Reservada Fêmea Jovem foi Craigcrest Goldwyn Rejoice (Goldwyn x Dundee x Carlton), uma Novilha Menor que no inicio de outubro tinha sido a grande

Campeã Fêmea Jovem em Madison.A sexta-feira foi um dia bastante intenso

para os expectadores e jurados visto que a maioria das categorias (exceto bezerra de março e dezembro) foram julgadas no mesmo dia no Ricoh Coliseum. Quatro ani-mais chegaram ao final com chances do Grande Campeonato, mas desta vez a estrela da festa foi Winterbay Goldwyn Lotto (Goldwyn x Triumphant x Rudolph x Ravenswell Lydia), uma vaca 4 Anos que tinha sido comentada na matéria da edi-ção anterior e a primeira filha de Goldwyn a ser Grande Campeã na Royal, esse vaca é de propriedade de Jeff Butler e Peter Vail e

foi comprada em 2009 por U$ 175.000. A Reservada Grande Campeã foi Starbrite Lyster Lindsay (Lyster x Leader x Charles), uma vitalícia classificada excelente 96 pontos e com excepcional mobilidade. A Terceira Melhor Fêmea foi a excepcional vaca jovem RockyMountain Talent Licorice (Talent x Rudolph x Skychief x Ravenswell Lydia), essa vaca é uma 3 Anos Sênior e provavelmente uma das melhores vacas jovens dos últimos anos. Defintivamente a família Lydia se consagrou no ano de 2010, visto que tanto a Lotto quanto a Licorice são descendentes diretas dessa família. Como disse o amigo Carl Saucier do CIAQ, essa

família parece ter o gene de pista. O Melhor Criador foi Kingsway Farms

de Ontario, curiosamente todos os animais que pontuaram e ajudaram nesse título são descendentes de Kingsway Terrason Allie (Terrason x Progress x Valiant Tab), uma vaca excelente 94 pontos e que já foi nomeada All Canadian em 2006. Repe-tindo a conquista de Madison o melhor expositor foi Ferme Blondin do estado canadense de Quebec, Blondin é proprietá-rio da Melhor Vaca Jovem e da Reservada Campeã 4 Anos .

Braedale Goldwyn foi o Melhor Touro da exposição com desempenho novamente invejável, com 6 campeãs de categoria e 49 animais entre os 10 primeiros lugares. A Campeã Suprema foi a Grande Campeã Holandesa Vermelha e Branca, Blondin Redman Sesame (Redman x RedMarker x Skychief), uma vaca 4 Anos de excepcional sistema mamário e que definitivamente encerra o ano de 2010 como uma das gran-des estrelas do Holandês mundial.

A exposição do Holandês Preto e Branco - Canadian National Holstein Show teve 332 animais em pista

Lotto conquista o prêmio de Grande Campeã Desfile das melhores vacas Royal 2010

Fotos Ana Paula Garcia

Importantes disputas em Toronto

Page 13: Jornal Holandes December 2010
Page 14: Jornal Holandes December 2010

14 Jornal Holandês| Dezembro de [email protected]

artigo

No dia 1 de julho de 2010, a Raça Holandesa no Brasil atualizou o seu Sistema de avaliação das vacas para a Classificação Para Tipo, também conhecido como Avaliação da Conformação Ideal. Essa ferramenta é muito importante para os pro-dutores fazerem uma boa gestão na seleção e melhoramento, passando a conhecer com detalhes os pontos fracos e fortes de seus animais, ajudando os produtores a mensurar qual tipo de animal possui e onde deve trabalhar intensamente para ter animais funcionais, com mais saúde, altas produções vitalícia e adequada ao seu sistema de produção.

Os classificadores oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa já estão trabalhando nos rebanhos com a nova planilha (Relató-rio). O objetivo principal é acompanhar as tendências mundiais na análise da conformação de vacas leiteiras, com intuito de avaliar os animais buscando as características principais para que a vaca produza muito leite, tenha saúde e maior vida produtiva (Longevidade).

Os extremos biológicos para as características individuais não mudam, ou seja: continua de “1” a “9” pontos para as características descritivas, sendo que, para algumas o escore “5” pontos é o ideal. Exemplo: cumprimento dos tetos e nivela-mento de garupa. Outras o “7” é o ideal. Exemplo: Estatura, ângulo de casco e pro-fundidade corporal. Para a grande maioria o escore “9” pontos é o ideal. Exemplo: Largura e altura de úbere posterior, inserção anterior do úbere, etc.

As principais modificações ocorreram nas secções, que diminuíram para qua-tro e seus pesos também foram alterados. Ao mesmo tempo, algumas novas carac-terísticas foram inseridas como: característica posição das pernas vistas de trás (posterior) e profundidade de talão. Outras foram suprimidas, a exemplo do tama-

nho. Outra modificação é que, estas secções agora passam a receber uma pontua-ção e não mais letras. Ex: Uma vaca que tinha muito bom (MB) pernas e pés, rece-bia na secção letras como: MB1, MB2 ou MB3, agora passa a receber pontuações que varia de 85 a 89 pontos. Neste novo sistema a raça esta buscando característi-cas que possam ser mensuradas.

Na pontuação final das vacas também ocorreram modificações: no sistema anterior a pontuação final máxima era 90 pontos, neste novo modelo as vacas EXcelentes passam a receber pontuações acima de 90 pontos, podendo chegar até 97 pontos na pontuação final.

NOVO MODELO:

1- As secções (compostos) e os respectivos pesos pAssAm A ser:

FORÇA LEITEIRA (22%)

Representa o balanço, equilíbrio entre força e as características leiteiras, para que uma vaca tenha predisposição e condições para maiores produções de leite. Um ponto importante é avaliar a estrutura do animal, sem levar em consideração a con-dição corporal, que passa a ser incorporado na avaliação do animal. Costelas bem abertas, arqueadas com uma largura de peito adequada (Força).

- Capacidade adequada ao consumo de uma dieta alta em forragens; - Condição corporal adequada para sustentar as altas produções e reproduzir; - Vaca saudável, com espaço para os órgãos vitais funcionarem adequada-mente.

NestA secção (composto) são AvAliAdAs 6 (seis) cArActerísticAs iNdividuAis:

l Estatura: Avalia a altura do animal, classificador utiliza uma tabela, correla-cionando idade com a estatura em cm. Desejavel “7“ pontos l Nivelamento de Linha Superior: Avalia a relação entre a estatura no posterior,

relacionada com o anterior do animal, na linha dorso, lombar Ideal “5”, ”6” “7” pon-tos. Correlacionado idade/partos. l Largura de Peito: Abertura do peito, avaliado na região entre os membros

anteriores dos animais. Ideal “7” pontos. l Profundidade corporal: Linha mediana, avaliada do ponto inserção dorso e

lombo até o osso esterno (abdômen do animal). Ideal “7”pontos. l Angulosidade: Abertura das costelas anteriores e posteriores, quanto maior

Raça Holandesa atualiza sistema de avaliação da conformação das vacas

(classificação para TIPO) AltAir Antonio VAlloto

Médico veterinário, Superintendente da apcBrH, preSidente do conSelHo deliBerativo técnico da aBcBrH e claSSificador oficial aBcBrH

Pedro GuimArães ribAs netoMédico veterinário, Superintendente do SrG/aBcBrH e claSSificador oficial aBcBrH

Page 15: Jornal Holandes December 2010

[email protected]

Jornal Holandês| Dezembro de 2010 15artigo

espaçamento, mais anguloso é o animal. Ideal “9” pontos. l Condição corporal: Avaliado em uma escala de escores de “1” a “5” pontos,

sendo: Escore 1 (um) animal extremamente magro e o escore 5 (cinco) animal extre-mamente gordo.

GARUPA (10%)

Bom nivelamento, larga, comprida e combinada com um forte lombo. Sendo que: 40% do úbere inserem na garupa e 60% na parede do corpo (abdômen) (Dr.Gordon Atkins. Ca). Relação com a locomoção dos animais, inserção na garupa da articula-ção coxofemoral.

-Impactos na posição do aparelho reprodutor a ser posicionada na cavidade abdominal; -Melhoria da fertilidade; -Melhor facilidade de parto e recuperação saudáveis após o parto; -Mobilidade do animal.

NestA secção (composto) são AvAliAdAs 3 (trÊs) cArActerísticAs iNdividuAis:

l Ângulo de garupa: Nivelamento entre as pontas dos íleos e ísquios. Desejável desnível de cinco cm. Ideal escore “5” e 6” pontos. Correlação número de partos. l Largura da garupa: Largura entre os ísquios. Ideal escore “9” pontos. l Força de lombo: Avaliado nas vértebras lombares. Ideal escore “9” pontos.

PERNAS E PÉS (26%)

Umas das secções (composto) que foi dado maior ênfase no peso (26%). Fácil de compreender o motivo de tal valorização, pois Pernas Vista de Trás (posterior) é a característica de maior importância, altas correlações com a vida útil das vacas e produção vitalícia, pernas com curvaturas intermediárias com moderado ângulo e talão alto, ossos planos e fortes.

-Maior resistência as doenças do pé e claudicação; -Locomoção com a liberdade de movimentos; -Mobilidade para chegar ao pasto, cocho de alimentação, sala de ordenha e saúde para demonstrar o cio.

NestA secção (composto) são AvAlidAs 5 (ciNco) cArActerísticAs iNdividuAis:

l Ângulo de casco: Avaliado nas pernas posteriores. Na frente do casco, ângulo formado muralha com a sola. Escore ideal “7” pontos. l Profundidade de talão: Avaliado no talão. Região posterior do casco. Ideal

escore “9”pontos. l Qualidade óssea: Avaliado nos principalmente nos membros posteriores na

região do jarrete, ossos planos e chatos. Escore ideal “9” pontos. l Pernas posteriores- vista lateral: Avaliado nos membros posteriores, visão

lateral ideal é curvatura intermediária. Escore ideal “5” pontos. l Pernas posteriores- vista posterior: Visão posterior dos aprumos, membros

paralelos. Escore ideal “9” pontos.

SISTEMA MAMÁRIO (42%)

Alto, largo e fortemente inserido ao abdomem da vaca, com textura macia, com profundidade adequada, comprimento e posição de tetos corretos.

- Úberes saudáveis que sejam resistentes; - Fácil descida do leite e eficaz na retirada;

- Capaz de suportar altos volumes de leite; - Ligamentos e inserções fortes para manter livre de infecções.

NestA secção (composto) são AvAlidAs 9 (Nove) cArActerísticAs iNdividuAis:

l Inserção úbere anterior: Avaliada a inserção dos quartos anteriores com o abdomem do animal . Escore ideal “9” pontos. l Colocação de tetos anteriores: Posição dos tetos nos quartos anteriores, centra-

lizado nos quartos mamários. Escore ideal “5” pontos. l Comprimento de tetos: Forma cilíndrica com 5 cm de comprimento, escore

ideal “5 pontos” l Profundidade de úbere: Avaliada a distância entre a ponta do jarrete e piso do

úbere. Escore desejável “ 5 e 6” pontos, correlacionado número de partos. l Textura de úbere: Avaliado quartos anteriores e posteriores macio, e quando

vazio bem pregueado. Escore ideal “9” pontos. l Ligamento médio: Avaliado principalmente na visão posterior, separação

entre os quartos mamários. Escore ideal “9”pontos. l Altura do úbere posterior: Visão posterior do úbere (quarto posterior), distância

da vulva até onde a glândula termina. Escore ideal “9”pontos. l Largura do úbere posterior: Visão posterior do úbere (quarto posterior), onde

termina a glândula mamária. Escore ideal “9” pontos. l Colocação tetos posteriores: Centralizado nos quartos mamários posteriores.

Escore ideal “ 5 e 6” pontos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (CATEGORIAS)

Observadas as características, os animais analisados passam a ter uma soma de pontuação e são classificados de acordo com a tabela abaixo:

Page 16: Jornal Holandes December 2010