jornal em rede - outubro / 2010

8

Upload: paroquia-sao-jose-operario

Post on 11-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Publicação da Paróquia São José Operário - Sorocaba - SP destinado a cobrir os acontecimentos e fatos relevantes da paróquia, da Igraja Católica e do mundo

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal em Rede - Outubro / 2010
Page 2: Jornal em Rede - Outubro / 2010

2

Expediente

Conselho Editorial: Pe Wagner, Hilton, José Garcia, Juliana e Saint Clair. | Correspondentes: Wanda (SJO), Sueli (DES), José Garcia (NSM), Juliana (SJT) | Redação: Fábio, Juliana, Ro-berto Ruiz e Beatriz | Fotografi a: José Garcia | Diagramação: JCP Comunicações | Jornalista responsável: Juliana Cuani MTB 56.868

Publicação Ofi cial da Paróquia São José Operário - Arquidiocese de SorocabaEdição mensal - nº 32 - Tiragem: 2.000 exemplares

Horários de missas - Matriz

Serviço Paroquial

Agenda Paroquial Outubro

De segunda à sexta-feira, às 7h.Sábados, às 19h30.Domingos, às 8h.1º Sábado do mês, Missa Paroquial da Catequese, às 9h30.4ª Terça do mês, Missa da Saúde, às 15h30.

Comunidade Nossa Senhora do Carmo ................................................................ domingo, 18h.Comunidade Santa Filomena ..................................................sexta-feira, 19h30 e sábado, 18h.Comunidade São João Batista .................................................................................sábado, 18h.Comunidade São Judas Tadeu ............................................................................ domingo, 9h30.Comunidade São Tiago - Ibiti .................................................................. 2º e 4º domingos, 11h.Comunidade Nossa Senhora Medianeira ......................................................... domingo, 19h30................................................................................................................... segunda à sexta, 19h.Comunidade Divino Espírito Santo .................................................................... domingo, 9h30................................................................................................................... quartas-feiras, 19h30.Todo o dia 10, Missa em louvor a Santa Filomena ...........................................................19h30.Todo o dia 25, missa em louvor a São Frei Galvão........................................................... 19h30.Todo o dia 28, Missa em louvor a São Judas Tadeu.......................................................... 19h30.

ExpedienteDe terça a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h.Matriz: R. José Mattos Corrêia - 244 - Vila Progresso - Sorocaba - SP - 18090-440E-mail: [email protected] - Telefone: 15 - 3232.4007Com. Nossa Senhora Medianeira: R. Araraquara - 27 - Jd. Leocádia - Sorocaba - SP - 18085-470E-mail: [email protected] - Telefone: 15 - 3228-3140

Horários de missas - Comunidades

Grupo de JovensGrupo de Jovens na Matriz .........................................................................todo sábado, às 18h.Grupo de Oração Jovem na Matriz .......................................................... todo domingo, às 18h.

Grupo de OraçãoGrupo de Oração na Matriz ......................................................... toda segunda feira, às 19h30.

Editorial Juliana CuaniJornalista

As naçõescaminharão à sua luz

(Ap 21, 24)Entramos mais uma vez no mês onde a Igreja celebra as missões. O mês

de outubro vem nos lembrar que cada um de nós batizados tem a missão de evangelizar e não apenas durante esse mês, mas em todos os dias, durante o ano todo.

Conforme diz o Papa Bento XVI: “O objetivo da missão da Igreja é ilu-minar com a luz do Evangelho todos os povos no seu caminhar na história rumo a Deus, para que encontrem n’Ele a sua plena realização. Devemos sentir o anseio e a paixão de iluminar todos os povos, com a luz de Cristo, que resplandece no rosto da Igreja, para que todos se reúnam na única família humana, sob a amável paternidade de Deus”.

É preciso se concientizar que esse é papel de cada um, e não apenas dessa ou daquela pessoa. É necessário que todos sejam de fato discípulos missio-nários de Jesus Cristo. Além disso, devemos diariamente abrir o caminho rumo ao coração da humanidade para que estes possam se abrir ao Amor de Cristo, sejam crianças ou adultos. O testemunho de cada um de nós deve ser contagiante.

O Senhor Jesus dá à Igreja, o mandato desta missão: “Ide, pois,fazei dis-cípulos entre todas as nações,e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fi m dos tempos” (Mt 28, 19-20).

Para 2010 o tema escolhido foi “Missão e Partilha” e o lema: “Ouvi o clamor do meu povo”. Que cada um de nós possa pedir a graça de perma-necer fi éis à nossa vocação cristã, abertos à dimensão missionária da Igreja e prontos para dar testemunho de Jesus a todos aqueles que ainda o não conhecem.

Dia 09 Celebração da Vida da Pastoral da Criança às 9h na Matriz

Dias 09, 10 e 11 Tríduo de Nossa Senhora Aparecida

Dia 10 Missa de Santa Filomena às 19h30 na Comunidade

Dia 16 Missa de Renovação da Coroação e da Aliança de Amor à Mãe Rainha às 19h30 na Matriz.

Dia 17 Missa de Envio do 3º Encontro de Jovens às 16h na Matriz

Dia 22 Jantar dançante da Comunidade do Divino

Dia 23 Festa da Pizza da Matriz

Dias 23 e 24 Encontro de Jovens terminando com missa na Medianeira às 19h30

Dia 23 Celebração da Vida da Pastoral da Criança às 9h na Comunidade São João Batista

Dia 25 Missa de São Frei Galvão na Comunidade Nossa Senhora do Carmo

Dia 26 Missa da Saúde às 15h30 na Matriz

Dia 28 Missa de São Judas Tadeu na Comunidade – Festa do Padroeiro

Dia 28 Celebração da Missa em Homenagem ao Dia dos Funcionários Públicos na Prefeitura às 9h30

Dia 30 Missa em Ação de Graça do Encontro de Jovens ás 19h30 na Matriz

A dimensãomissionária do Dízimo

Pelo Batismo nos tornamos fi lhos adotivos de Deus e membros de sua Igreja. Assumi-mos desde então o compromisso de fi delida-de a Deus e o dever de prestar-lhe um culto de louvor, estabelecendo-se a dimensão reli-giosa do nosso ser cristão.

Esse mesmo compromisso de fi delidade a Deus exige de nós o cuidado para com o nosso próximo pois não é possível amar a Deus a quem não se vê. Ainda pelo mes-mo compromisso de fi delidade a Deus so-

mos convocados a proclamar o Evangelho a todos os povos, na dimensão missionária de todo batizado.

Na dimensão missionária, o dízimo deve sustentar fi nanceiramente as ações de evan-gelização da comunidade exercidas fora do território da paróquia. Ajuda à Cúria, ao Seminário e às missões de um modo geral.

Rezemos nesse mês missionário para que os cristãos possam assumir esse compromisso com a Igreja Missionária!

Page 3: Jornal em Rede - Outubro / 2010

3

Maria, a primeira missionária

É impressionante como as pessoas se dirigem a Maria com fé, confi ança e muito carinho, chaman-do-a com os mais diversos nomes: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Penha, da Luz, da Guia, da Conceição, ela também é chamada de Mãe Rai-nha, Mãe dos afl itos, Mãe dos doentes, Mãe dos pobres, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Se-nhora de Fátima e a Mãe Aparecida.

Estes e centenas de outros nomes exprimem a convicção de que Maria, nossa querida mãe, está sempre atenta e presente nas situações felizes e pro-blemáticas em que se encontram seus fi lhos e fi lhas. Ela é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro porque não deixa ninguém sozinho nos momentos de necessidade. É Nossa Senhora da Luz porque nos ilumina quando estamos no fundo do poço.

Maria de tantos nomes é tão importante que o povo gosta também de chamar suas fi lhas com o nome de Maria do Carmo, Maria de Fátima, Maria do Rosário, Maria das Graças, Maria de Lourdes.

E quem, não gosta e não espera encontrar, nos mais diversos e difíceis atalhos da vida, a mão de uma mãe para segurar e caminhar com mais segurança?

Santa Teresinha, a padroeira das Missões, falando da oração, declarou: “Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar, dirigido aos céus, um grito de gratidão ou de amor em meio a provações ou alegrias. É algo muito grande, sobrenatural, que me dilata a alma e me une a Jesus”.

A missão é o objetivo de toda pessoa que foi marca-da pelo batismo e de todo grupo eclesial. No entanto, não ha missão sem comunhão. Pastorais e movimentos devem trabalhar unidos para que os afastados voltem a praticar sua fé, e a Boa Nova chegue o quanto antes

aos homens ainda não evangelizados do mundo intei-ro. Com um sincero abraço, digamos a todas as pessoas, que rezaram conosco, o quanto as amamos, e que juntos, queremos assumir a grande causa missionária.

Agora, para homenagearmos Nossa Senhora, neste Mês de Outubro, mês das Missões, gostaria de convidar a todos os irmãos paroquianos para que rezem o terço missionário, refl etindo pelos cinco continentes, sem dis-tinção, por todas as pessoas que mais precisam da ajuda de Maria, daremos à oração um sentido católico, pois estaremos fortalecendo o anuncio da Boa Nova da sal-vação.

Como afi rmou o Papa Pio XII: “O Santo Rosário é o compêndio de todo o Evangelho. Quem conhece o Ro-sário, conhece o Evangelho, conhece a vida de Jesus e de Maria, conhece o próprio caminho que conduz ao destino eterno”.

Gostaria de terminar pedindo a Mãe Querida para que nos ajude a fazer com grande entusiasmo, tudo o que Je-sus pede a seus discípulos. Que teu exemplo seja seguido por todos que abraçaram a missão de Jesus, vivendo e realizando com toda ternura e fraternidade que foi seme-ado por Ele quando esteve aqui entre nós. Amém!!

Nossa Senhora do CarmoNossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora de Guadalupe

Page 4: Jornal em Rede - Outubro / 2010

4

Os fi éis e amigos da paróquia São José

Operário, puderam se divertir em mais uma noite de festa. Agora foi a vez

da comunidade Nossa Senhora Medianeira promover um jantar dançante. O evento foi realizado no último dia 18 de setembro no salão de festas da paróquia Bom Jesus dos

Afl itos e os mais de 350 convidados puderam desfrutar de um clima de muita amizade,

apreciar a ótima comida e dançar ao som da banda Plataforma que

animou o evento.

Page 5: Jornal em Rede - Outubro / 2010

5Padre Wagner faz show em prol de reformaAconteceu no dia 3 de agosto o primeiro show ofi cial do padre Wagner em uma casa de even-tos. A iniciativa para a realização do show partiu da comunidade Nossa Senhora Medianeira que precisa reformar o telhado da igreja e, para isso, organizou um jantar dançante e o show no Cadoff.Aproximadamente 400 pessoas de diversas paróquias estiveram presentes e até mesmo ir-mãos evangélicos, segundo o próprio padre que agradeceu aos amigos pela presença. Os semi-naristas da Arquidiocese, os padres Aroldo e Fausto Culbert da paróquia Santa Maria dos Anjos também marcaram presença. A noite alternou músicas católicas, em sua maioria conhecida pelo público e momentos de pre-gação. O show contou com efeitos especiais, telão e o acompanhamento musical do Ministério Átrio Sagrado.No encerramento do evento, foi lançado o CD com a pregação “Vencendo a depressão” que conta com 2 faixas bônus de duas músicas interpretadas pelo padre e foi vendido ao preço simbólico de R$5,00.

Page 6: Jornal em Rede - Outubro / 2010

6 Espaço Jovem

Pastoral em Destaque

Paróquia terá representante naJornada Mundial da Juventude de 2011

Pastoral da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milha-res de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja.

Nessa festa de alegria, o entusiasmo e o caráter juvenil se ma-nifestam por meio da dança, da música e das diversas manifes-tações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífi ca de muitas nações. É uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, de justiça e de paz.

São celebradas anualmente. Em intervalos de 2 ou 3 anos,

uma cidade é escolhida para celebrar a grande Jornada, na qual participam centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermediários, são vividas localmente no Domingo de Ramos por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Santo Padre sugere um tema.

Durante Jornada acontecem eventos como catequeses, adora-ções, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus.

Em sua última edição, na Austrália, reuniu cerca de 500 mil jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, res-ponsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.

Em 2011, a Jornada Mundial da Juventude será sediada em Madri, Espanha, no período de 16 a 21 de agosto e tem como tema: “Enraizados e Edifi cados em Cristo, fi rmes na fé” (Cl 2,7).

Somente algumas dioceses do Brasil enviarão jovens. Nossa diocese será representada pelo Daniel, membro de nossa paró-quia e coordenador do grupo de oração Nova Face.

A Pastoral da Juventude é a pastoral que visa a formação dos jovens da co-munidade em seu âmbito social e cristão.

Esse desenvolvimento se dá através de encontros e reuniões de grupos que acontecem semanalmente na paróquia, sempre procurando não limitar as ati-tudes cristãs tão somente na Casa de Deus e sim também transmitir os pre-ceitos em todo o contexto social que o jovem está inserido, escola, faculdade, trabalho, enfi m, na comunidade de maneira geral.

As atividades não seguem uma única conduta para agir, mas estão sempre comprometidas com a evangelização através das mais diversas ações, bem como, participação ativa na vida da igreja e seus movimentos, ações sociais, teatro e dança, encontros e retiros para jovens, liturgia das missas, torneio bíblico, recreações junto a catequese, novenas, e ainda a disposição constante para ajudar outras pastorais que necessitem de apoio.

O principal objetivo da Pastoral da Juventude é “despertar” o jovem para a Pessoa e a Proposta de Jesus Cristo. É preparar e formar líderes capacitados para agirem nas comunidades, nas pastorais e em outros ministérios da igreja.

Atualmente a pastoral da juventude da paróquia conta com o grupo JUSP coordenado pelos jovens Fernando, Bruno e Ezequias, tendo a participação de aproximadamente 30 jovens.

As reuniões acontecem todos os sábados ás 18h no centro catequético da Paróquia São José Operário. Todos os jovens que se interessarem estão con-vidados a conhecer mais a fundo os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral da Juventude.

Paz e bem!Fernando Tizzo - Coordenação

Grupo JUSP - Jovens Unidos Semeando a Paz“Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados fi lhos de Deus...” (Mt 5,9)

Page 7: Jornal em Rede - Outubro / 2010

7Entretenimento Especial Dia das Crianças

Os Principais Direitos e Deveres da Criança:“A criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade”

“A criança tem direito a ser compreendida, deve ter oportunidade de se desenvolver em condições de igualdade de oportunidades, com liberdade e dignidade”

“A criança tem direito a um nome e uma nacionalidade”

“A criança tem direito à alimentação, direito de crescer com saúde e a mãe deve ter cuidados médicos antes e depois do parto”

“A criança defi ciente tem direito à educação e a cuidados especiais”

“A criança tem direito ao amor e à compreensão, deve crescer sob a proteção dos pais, com afeto e segurança, para desenvolver a sua personalidade”

“A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, suas opiniões e o seu sentimento de responsabilidade moral e social”

“A criança em qualquer circunstância deve ser a primeira a receber proteção e socorro”

“A criança não deve ser abandonada, espancada ou explorada, não deve trabalhar quando isso atrapalhar a sua educação, saúde e o seu desenvolvimento físico, mental ou moral”

“A criança deve ser protegida do preconceito, deve ser educada com o espírito de amizade entre os povos, de paz e fraternidade, deve desenvolver as suas capacidades para o bem dos seus semelhantes”

Encontre as palavras em destaque do texto acima no caça palavras abaixo:

Para colorir - Nossa Senhora

Page 8: Jornal em Rede - Outubro / 2010

8 Audiência Pública reúne190 jovens das Paróquias de Sorocaba

Cento e noventa jovens participaram no dia 22 de setembro no Plenário da Câmara Municipal de uma audiência pública com o tema “A violência en-volvendo jovens”, também proposta pelo vereador Anselmo Neto.

A iniciativa ocorreu após o parlamentar ter sido procurado pela coordenação da Pastoral da Juven-tude da Arquidiocese de Sorocaba em razão do Dia Nacional da Juventude (DNJ), marcado para acon-tecer no dia 24 de outubro em todo o Brasil e que abordará a problemática do extermínio de jovens no país.

“Cada vez mais vemos na mídia notícias tristes mostrando fim trágico da vida de muitos jovens, pe-los mais diversos motivos. O poder público precisa debater mais assuntos pertinentes como esse e en-contrar formas de trabalhar projetos que envolvam a juventude com incentivo e oportunidade, fazendo com que encontrem um caminho longe da violên-cia, do crime e das drogas”, comentou Neto.