jornal do sindicato dos trabalhadores em ... · 4 telecom / telecentro marÇo 2009 o evento...

8
Tel: (11) 3351-8899 www.sintetel.org MARÇO 2009 Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo Dia Internacional da Mulher do Sintetel bate recorde de público 1 2 Telemax Daruma No sábado, dia 14 de março, o Sintetel realizou a já tradicional comemoração do Dia Internacional das Mulher. O evento contou com mais de 1.100 pessoas, que puderam se divertir e obter informação com os conteúdos apresentados por palestrantes e sindicalistas. Confira reportagem completa nas páginas 4 e 5 desta edição. Atento Worktime Telsul TGestiona e muito mais... Ainda nesta edição: Você, que é sócio do Sintetel, aguarde o lançamento da 5ª edição de nosso Guia de Convênios, publicação atualizada com as parcerias firmadas entre o Sindicato e empresas de diversos setores, como academias, escolas, cursinhos universitários, hotéis, consultório médicos, entre outros. A distribuição começará em breve. Solicite a 5ª edição do Guia de Convênios Mais uma vez, o site do Sintetel presta um serviço importantíssimo para os trabalhadores da base. Semanalmente, o Departamento de Comunicação publica novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Se você está à procura de novos e melhores empregos, não deixe de conferir. Acesse www .sintetel.or g e entre na seção Serviços – Vagas de Emprego. Sintetel divulga vagas do setor

Upload: others

Post on 21-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em ... · 4 TELECOm / TeLECENTRO MARÇO 2009 O evento promovido pelo Sintetel em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de

Tel: (11) 3351-8899www.sintetel.org MARÇO 2009

Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo

Dia Internacional da Mulher do Sintetel bate recorde de público

1

2

TelemaxDaruma

No sábado, dia 14 de março, o Sintetel

realizou a já tradicional comemoração

do Dia Internacional das Mulher.

O evento contou com mais de

1.100 pessoas, que puderam se

divertir e obter informação com os

conteúdos apresentados por palestrantes

e sindicalistas.

Confira reportagem completa nas

páginas 4 e 5 desta edição.

AtentoWorktimeTelsul

TGestiona e muito mais...

Ainda nesta edição:

Você, que é sócio do Sintetel, aguarde o lançamento da 5ªedição de nosso Guia de Convênios, publ icaçãoatual izada com as parcer ias f i r madas entre oSindicato e empresas de diver sos setores, comoacademias, escolas, cursinhos universitários, hotéis,consul tór io médicos, entre outros. A distr ibuiçãocomeçará em breve.

Solicite a 5ª edição do Guia de ConvêniosMais uma vez, o site do Sintetel presta um serviço importantíssimo para ostrabalhadores da base. Semanalmente, o Depar tamentode Comunicação publica novas opor tunidades deinserção no mercado de trabalho. Se você está àprocura de novos e melhores empregos, não deixede conferir. Acesse www.sintetel.org e entre na seçãoServiços – Vagas de Emprego.

Sintetel divulga vagas do setor

Page 2: Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em ... · 4 TELECOm / TeLECENTRO MARÇO 2009 O evento promovido pelo Sintetel em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de

Palavra do presidente

TELECOm / TeLECENTRO MARÇO 20092 WWW.SINTETEL.ORG

Institucional

EXPEDIENTESindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas no Estado de São Paulo

SEDE: Rua Bento Freitas, 64 - Tel (11) 3351- 8899 SUBSEDES: ABC (11) 4123-8975 BAURU (14) 3231-1616 CAMPINAS (19) 3236-1080

RIBEIRÃO PRETO (16) 3610-3015 SANTOS (13) 3225-2422 SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (17) 3232-5560 VALE DO PARAÍBA (12) 3939-4401

Órgão de divulgação - Linha Direta EspecialDepto. Comunicação do Sintetel - Diretor Responsável: Almir Munhoz - Jorn. Resp.: Marco Tirelli (MTb 23.187) - Redação: Amanda Santoro, Emilio Junior, Larissa Armani e Marco Tirelli.

Fotos: J. Amaro - Diagramação: Amanda Santoro - Impressão: Gráfica Unisind - Tiragem: 40.000 exemplares

FILIADO À:

* Almir Munhoz é presidente do

SINTETEL

Questões de destaque

CCP comemora 7 anos de existênciaComissão de Conciliação Prévia alcançou 1.904 acordos benéficos para trabalhadores em 2008

A ministra chefe da casa-civil DilmaRousseff (foto) compareceu, no dia 18de fevereiro, à sede da Força SindicalSão Paulo para ministrar palestra sobreo PAC (Programa de Aceleração doCrescimento). Principal nome do PTpara a sucessão presidencial, Dilma foirecebida com festa pelos sindicalistaspresentes, que espalharam faixas deagradecimento à ministra pelosempregos criados por meio doprograma do governo federal.

Antes do início da palestra, a mulherdo deputado Paulo Pereira da Silva(PDT-SP) e tesoureira do Sindicato dosMetalúrgicos de São Paulo, ElzaPereira, afirmou que o Brasil estápreparado para eleger uma mulher

Na Força Sindical, ministra Dilma Rousseff fala sobre o PACpara comandar o país. Já Paulinho da Forçamostrou-se cauteloso e disse que o eventonão ser viria de palanque eleitoral,lembrando que falta mais de um ano paraas eleições de 2010.

Iniciada a palestra, a ministra apresentouum vídeo sobre o PAC, falou sobre atransposição do Rio São Francisco e seusbenefícios para osmoradores da região e dascidades vizinhas, e afirmouainda que o PAC, por meiodo maciço investimento eminfraestrutura, estácolaborando para manter onível de emprego no paísem época de criseinternacional.

O auditório lotado aplaudiu fervorosamentea palestra de Dilma. Na platéia estavampresentes os diretores do Sintetel MarcosMilanez, Maria Edna Medeiros, Cristiane doNascimento e Fábio Oliveira – tambémdiretor da Força Estadual. “Eu consideroque o Brasil já sabe reconhecer a eficiênciada mulher e a Dilma é um bom exemplodisso”, afirmou Fábio.

O depar tamento de Comissão deConciliação Prévia (CCP) completa maisum ano de existência. Ao todo, são seteanos de dedicação integral parasolucionar os problemas dostrabalhadores e buscar acordos juntoàs empresas.

À frente dos serviços prestados desdesua criação, o assessor Fernando

Blanco afirma que o serviço prestado pelosetor é uma ajuda muito prática aostrabalhadores: “A CCP serve para agilizare facilitar o relacionamento do trabalhadorcom a empresa. Evitamos a demora nosprocessos e conquistamos acordospositivos para os nossos companheiros”.

O maior benefício de entrar com umanegociação através da CCP é o tempogasto pelo trabalhador, que busca umacordo com o seu empregador. Após darentrada nas negociações, o requisitantetem até 10 dias para receber umaresposta ou um posicionamento daempresa, o que evita o alongamento doserviço, a abertura de processo judicial

e garante, dependendo da causa, odinheiro imediato ao trabalhador.

No ano de 2008, os quatrofuncionários e oito conciliadores quecu idam da CCP atenderam 3.555trabalhadores, e conquistaram umtotal de 1.904 acordos benéficos. Umdos benef i c iados pe los acordosfirmados, Antônio da Silva Barros, daempresa Ability, afirmou que o serviçoé extremamente út i l para quem oprocura, e que “os acordos realmentesão feitos num prazo cur to”.

Os funcionários do Sintetel esperamcomemorar esse aniversário com umnúmero cada vez maior decompanheiros atendidos pela CCP, quecresce junto com o trabalhador.

Funcionários do CCP atuam nadiscussão entre trabalhador e empresa

O DIEESE (Departamento Intersindical deEstatística e Estudos Socioeconômicos)divulgou neste mês de março alguns dadosque merecem destaque.

A entidade fez um balanço dos reajustessalariais em 2008 e chegou às seguintesconclusões:

• 88% das 706 negociações salariaisregistradas pelo DIEESE conseguiram, aomenos, repor a inflação dos 12 mesesanteriores à data-base

Este resultado é semelhante ao apuradoem 2005 - ano em que também 88% dascategorias asseguraram reajustes empatamar igual ou superior à inflação.

Deve-se ressaltar, também, que essesresultados ainda não manifestampossíveis impactos da crise global sobreos reajustes salariais.

A conclusão que chegamos é que o anopassado foi positivo para o movimento sindicale em 2009 devemos nos unir ainda mais, poisas empresas já começam a colocar a culpana crise para arrochar nossos reajustes. Vamoslutar muito, pois já estamos em campanhasalarial em diversas empresas do nosso setor.

Dia Internacional da Mulher

Parabenizo todas as mulheres de nossacategoria pela excelente comemoraçãoocorrida no dia 14 de março, no auditório daForça Sindical. A cada ano o evento se tornamais significante. Destaque para as inovaçõesdesta edição que apresentamos nas páginascentrais do nosso jornal. Boa leitura.

Page 3: Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em ... · 4 TELECOm / TeLECENTRO MARÇO 2009 O evento promovido pelo Sintetel em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de

TELECom WWW.SINTETEL.ORG 3MARÇO 2009

Nova licença-maternidade

completa seis meses

Índice

TELECOm / TeLECENTRO

Em tempos de crise

Seis meses após a assinatura da lei11.770, que aumentou de 120 para 180os dias de licença-maternidade, ascríticas apontam comentários positivose negativos sobre esse avanço para astrabalhadoras brasileiras.

Aprovada em setembro de 2008 paraa iniciativa privada, a lei só vigorarápara as funcionár ias dessasempresas em 2010, pois não houvetempo de inc lu ir o impacto daisenção fiscal que teriam as firmasaderentes no Orçamento Geral daUnião de 2009.

Ao todo, 108 municípios e 14 estadosjá aplicam a nova lei, mas a resistênciados empresários para fornecer obenefício a suas funcionárias é grande.Por mais que a empresa já tenhaaderido ao programa federal EmpresaCidadã, ainda é necessário que atrabalhadora gestante entre com umpedido para receber os diasadicionais, ou seja, a concessão nãoé automática para as funcionárias deempresas par ticipantes.

As melhorias que a nova lei traz sãoenormes, conforme afirma aSociedade Brasileira de Pediatria. Oacordo é benéfico tanto para asempresas, que recebem isençõesfiscais ao aderirem ao programa,quanto para mães e crianças, quepodem passar mais tempo juntas nosseis primeiros meses do recém-nascido, período essencial para ocrescimento saudável da criança.

O emprego formal no Brasil registrouquedas consecutivas nos últimos mesesde 2008 e em janeiro de 2009. Mas, opreocupante cenário decorrente dacrise econômica mundial pode ser coisado passado. Os números de fevereirosão mais animadores. O mercado detrabalho com carteira assinada voltoua registrar saldo positivo. Segundodados do Caged (Cadastro Geral deEmpregados e Desempregados), noúltimo mês foram gerados 9.179 postosde trabalho no país.

Entretanto, o nível de emprego ainda nãovoltou à normalidade. Apesar dosnúmeros animadores, esse foi o piorsaldo registrado em um mês de fevereirodesde 1999, quando 78 mil vagas de

Brasil cria mais de 9 mil empregos em fevereiroResultado põe fim à tendência de queda nos números

trabalho foram fechadas. Em 2009, osnúmeros apontam a contratação de1.223.554 trabalhadores e a demissão de1.224.375. Os setores de ser viço,administração pública e construção civilajudaram nos números positivos, enquantoa indústria de transformação e o comércioregistraram as maiores perdas.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, projetaa criação de 100 mil empregos formaispara o mês de março, além de númerospositivos no balanço do primeiro semestree a geração total de 1,5 milhão deempregos em 2009. A expectativa é jáfechar o trimestre com saldo positivo, comoconsequência da queda na trajetória dedemissões dos últimos meses.

Os números mais recentes mostramque São Paulo e Minas Gerais pararamde apontar mais dispensas do quecontratações, com números próximosa zero. Os dois estados e o Rio deJaneiro juntos respondem por quase60% dos empregos formais do país. Emfevereiro, quinze estados fecharam comresultados positivos. Lupi aposta nosprogramas governamentais como forma

de incentivar o aumento do emprego nossetores de construção civil e serviços,assim como nas desonerações tributárias,como a que vigora para os automóveiscom a redução do IPI (Imposto sobreProdutos Industrializados).

Otimismo a par te, os dados ainda sãopreocupantes. O índice de desempregono Brasil, medido pelo IBGE (InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística),subiu de 6,8% para 8,2% em janeiro, apior taxa desde 2004, quando oindicador registrou 8,5%. Em númerosabsolutos, isso significa um contingentede 1,9 milhão de pessoasdesempregadas. A pesquisa consideraapenas o chamado ‘desempregoaber to’, que mede o número de pessoasque procuram emprego, mas nãoencontram opor tunidade. Se inseridasas pessoas que estão fora do mercadode trabalho e que não procuram umavaga, os números chegam a 13,1%segundo o DIEESE (Depar tamentoIntersindical de Estatística e EstudosSocioeconômicos), um acréscimo dequase meio ponto percentual em umperíodo de seis meses.

Segundo dados do Dieese, no anopassado, 88% das 706 negociaçõesregistradas no Sistema deAcompanhamento do Salário (SAS)conseguiram repor a inflação do anoanterior à data-base estabelecida.

A maioria dos reajustes foi calculada emtorno do INPC-IBGE (Índice Nacional dePreços ao Consumidor). Cerca de 11%das convenções tiveram reajuste igual aodo índice, enquanto outros 35% giraramem torno de 0,1% a 1,0% do valorregistrado pelo INPC.

Dieese divulga balanço de negociações salariais 2008Nos diversos setores, as porcentagensde aprovação foram diferente. EmServiços, por exemplo, apenas 61% dasconvenções foram firmadas com valoresreajustados acima da inflação registradano período anterior.

Ainda segundo o estudo, os melhoresmeses para negociações foram agostoe novembro e 98% dos trabalhadoresque t iveram ajuste no salárioconseguiram f icar acima do índicemínimo para reposição das perdassalariais. Os índices indicaram que a

crise financeira ainda não atingiu osistema de reajustes salariais, já queos meses com melhor desempenhopara os trabalhadores foram os dosegundo semestre de 2008, quando acrise havia estourado.

Page 4: Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em ... · 4 TELECOm / TeLECENTRO MARÇO 2009 O evento promovido pelo Sintetel em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de

Homenagem

MARÇO 20094 WWW.SINTETEL.ORG TELECOm / TeLECENTRO

O evento promovido pelo Sintetel emhomenagem ao Dia Internacional da Mulher,celebrado em 8 de março, reuniu este ano1.100 pessoas no Palácio do Trabalhador daForça Sindical, em São Paulo. Festejado nosábado seguinte à data, dia 14 de março, acomemoração foi considerada um sucesso.

Por volta das 9h30, as mulheres do Sintetelentraram no auditório cantando e pedindopassagem para dar início às comemorações.Em seguida, houve a composição da mesa

Comemoração ao Dia Internacional da Mulheratrai 1.100 participantes em 2009

A marca configura-se como o novo recorde de público

na qual se sentaram, entre outros, asindicalista norte-americana Joyce Robinson,Cenise Monteiro, da UNI Américas, e o vice-presidente do Sindicato, José Carlos Guicho,que discursou sobre a importância deeventos como esse e comentou o bomquórum obtido. “Precisaremos procurar umlocal maior para a comemoração de 2010.Essa par ticipação maciça mostra queestamos no caminho certo”, concluiu.

Joyce Robinson, presidente da UNI AméricaMulheres, ressaltou, emrápido discurso traduzidosimultaneamente para aplatéia, a força da mulherbrasileira. “Nós, dos EstadosUnidos, temos muito aaprender com as brasileiras,que devem sempre mostrarsua união ecompanheirismo”. A palestra

desse ano ficou a cargo da deputada estadualRosemary Corrêa, a Delegada Rose, queexplicou o seu trabalho em defesa dos direitosda mulher. Na sequência, o grupo teatral Mal

Amadas imprimiu um tom leve ao evento aoencenar peça sobre os direitos da mulhercom o intuito de ajudar na divulgação da LeiMaria da Penha.

Antes do encerramento, o Sintetel sorteoudiversos brindes aos participantes. Os prêmiosvariavam de produtos de beleza a televisõese viagens para as colônias de férias doSindicato. Segundo Denize Valéria Ferreira,da cidade de Sorocaba, “o Sintetel ajuda

muito na conscientização feminina atravésde um dia tão grandioso e que foicomemorado em excelente estilo”.

A organização do evento ficou por conta deMaria Edna Medeiros que, esse ano, assumea secretaria da mulher do Sintetel. “O

principal desafio é sempre ampliar o evento,que cresce a cada ano. Nessa edição, porexemplo, sentimos a necessidade depropiciar uma maior interação e, por isso,inovamos com a presença do grupo teatral”.

Os trabalhadores que prestigiaram o eventovieram de diversos locais do Estado como a

Baixada Santista, Bauru, Campinas, RibeirãoPreto, ABCD, São José dos Campos, São Josédo Rio Preto, entre outros. Além claro, daspessoas que residem na própria capital. Opúblico recorde evidenciou o sucesso dasedições promovidas anteriormente ecomprovou que a cada ano o evento crescemais e ganha a adesão de novas pessoas.

Joyce Robinson, da UNI-Américas, discursa sobre a importância da união e ajuda

entre as mulheres

José Carlos Guicho, vice-presidente do

Sintetel, declara sua satisfação com o evento

Cristiane do Nascimento e Maria EdnaMedeiros, organizadoras do evento, falam

sobre a importância da mulher na sociedade

Cenise Monteiro, que hoje desenvolve trabalhono Panamá, comemora a participação maciça

Em meio a muitos prêmios, o Sintetel sorteou estadias em suas colônias de férias

Ercília Catão de Deus decorou um poema

e declamou-o ao público.

Page 5: Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em ... · 4 TELECOm / TeLECENTRO MARÇO 2009 O evento promovido pelo Sintetel em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de

WWW.SINTETEL.ORG 5MARÇO 2009 TELECOm / TeLECENTRO

Evento estréia nova estrututura

Enquanto as mães aproveitavam a comemoração com palestrase assuntos ligados à condição feminina, as crianças que foramao Dia Internacional da Mulher organizado pelo Sintetel puderamdesfrutar de um espaço totalmente dedicado a elas.

Cerca de 210 crianças brincaram e lancharam entre uma atraçãoe outra, que incluiu uma peça teatral de conteúdo informativo.Para completar o momento de descontração garantido pormonitores, as crianças ganharam brindes e o Estatuto da Criançae do Adolescente.

Espaço Criança: diversão e informação para a garotada

Para quem par ticipou das ediçõesanteriores do Dia Internacional da Mulher,uma mudança foi notável: ao contráriode palestras seguidas, no evento desseano, o Sintetel elaborou apenas umapalestra informativa, e na seqüênciatrouxe uma peça teatral para divertir einformar todas as mulheres presentes.

Nessa edição, a palestra foi ministradapela Delegada Rose, que cuida da atual

gestão do Conselho Estadual daCondição Feminina. Alguns dos temasabordados foram as evoluções que amulher teve no mercado de trabalho eas dificuldades que ela ainda enfrentaperante a sociedade e a relação

doméstica. A delegada afirmou que asmulheres ampliam cada vez mais seuespaço de representatividade, e devemcontinuar assim. Segundo ela, “asmulheres não podem ter medo de ir atrásde grandes cargos, eles estão aí para quepessoas como nós os conquistem”.

Na seqüência, a Cia. de Teatro Mal Amadas

apresentou uma peça descontraída e bemhumorada, que abordava a condiçãofeminina nos relacionamentos e no ambientedoméstico. A Lei Maria da Penha foi o enredobásico para esse momento de descontração,

e a todo tempo as mulheres eramestimuladas a conhecer melhor a lei e comousá-la a seu favor.

Secretaria da Mulher tornou comemoração mais dinâmica e interativa

Er r amos

Na edição anterior, publicamos uma matéria cujo título era “Atento Belém inaugura ambulatório médico”.Na verdade, o evento se deu no site São Bento, e não no Belém como foi erroneamente publicado.

A união dos trabalhadores da Telemax fez a empresarever o excesso de rigor no pagamento da 2ª parcelado PPR 2008 (Programa de Par ticipação nosResultados). Os trabalhadores do canteiro de SantoAndré paralisaram suas atividades e, em função domovimento, a empresa se comprometeu a avaliarnovamente os critérios e efetuar o crédito para aquelesque não haviam sido contemplados. A paralisação naTelemax aconteceu no dia 13 de março.

No mês de fevereiro, os diretores regionais Ismar (S. José do RioPreto) e Jorge (Bauru) realizaram ação sindical conjunta pela região.As reuniões com os trabalhadores ocorreram nas cidades de Botucatu,Jaú, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Adamantina, Araçatuba,Assis, Avaré e Votuporanga.

As reuniões tiveram o objetivode sindicalizar trabalhadorese prestar orientações.

Na fo to , Ismar e luc idadúvidas dos trabalhadores.Ao lado, o diretor Jorge também par ticipa da reunião.

Mobilização reverte situação na Telemax

Homenagem

Ação sindical em Bauru e S. José do Rio Preto

Aconteceu

Delegada Rose é também deputada

estadual por São Paulo

Apesar do tom de descontração, o grupo

de teatro Mal Amadas fez a platéia refeltir

Page 6: Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em ... · 4 TELECOm / TeLECENTRO MARÇO 2009 O evento promovido pelo Sintetel em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de

Empresas Telecentro

TELECOm / TeLECENTRO MARÇO 20096 WWW.SINTETEL.ORG

No dia 16 de março, segunda-feira, umgrupo de sindicalistas do Sintetel, daFenattel (Federação Nacional dosTrabalhadores em Telecomunicações) eda UNI (Union Network International -Rede Sindical Mundial) visitou o site daAtento República.

O objetivo do encontro era mostrar aorepresentante da Rede Sindical Mundial,Marcus Courtney, que a relação capital-trabalho, ocorrida entre Sintetel e Atento,é positiva e beneficia ambas as partes.Participaram da reunião Cenise Monteiro,pela UNI-Américas; Marcus Courtney, pelaUNI-Global; Cristiane Nascimento, pelaFenattel; e Fábio Oliveira, Maria EdnaMedeiros, Aurea Barrence, Isabel Quáquioe Maria de Fátima, pelo Sintetel. A Atentofoi representada pelos gerentes RogérioPedroso Vieira, João Tadeu Santana eRosana F. Garcia Fava, como também poralguns supervisores e teleoperadores.

UNI define trabalho do Sintetel na Atento Repúblicacomo “modelo a ser seguido”

Na aber tura da reunião, Cenise Monteirofez uma explanação sobre a UNI ediscor reu sobre seus objet i vos eprincípios. Em seguida, o líder sindicalMarcus Cour tney deu a sua impressãosobre as relações sindicais no Brasil.“O Sintete l é exemplo derelac ionamento entre s indicato eempresa na defesa dos trabalhadores.É um modelo a ser seguido e a intençãoé copiar o método de trabalho para oresto do mundo. Vejo que vocês realizamuma atividade que realmente funciona,pois existe diálogo aber to e troca deidéias. Levarei essa experiência adiantenuma perspectiva global”, destaca.

Os representantes da empresadialogaram no mesmo sentido. “Aconvivência com o Sintetel étransparente. O Sindicato nos encaminhaos problemas coletados entre ostrabalhadores e nós procuramos

solucioná-los. Só assim é que podeacontecer uma interação posit iva”,afirma João Tadeu Santana, gerente dasRelações Sindicais da Atento.

No entanto, nem sempre foi assim.Precisou muita dedicação para que oSindicato conquistasse o respeito dostrabalhadores e da empresa. “No início,o processo de relacionamento e aacessibi l idade eram questõescomplicadas. Hoje, o siteRepública é um referencial dotrabalho do Sintetel no setor decall center”, acrescenta ÁureaBarrence, diretora do Sindicato.

Do ponto de v ista dostrabalhadores, esta sadiarelação só traz benef íc ios.“Esclareço todas minhas

dúvidas, pois os dirigentes sindicaisestão sempre à disposição. Para mim,o Sintetel é dez!”, conclui Alber to,teleoperador do Novo SAC da Atento.

Em tempo: a UNI é uma rede globalque representa 900 sindicatos e 20milhões de trabalhadores de diversascategorias de todo o mundo, entre elasos trabalhadores em telecomunicações.O Sintetel é filiado à entidade.

Índices

O Sintetel negociou com a Atento os percentuais para opagamento da PLR 2008 (Par ticipação nos Lucros eResultados). Os valores, que poderão chegar a 52% sobre osalário do trabalhador, levarão em consideração os seguintesindicadores: absenteísmo, faturamento líquido, satisfação dosclientes e margem operacional líquida.

Atenção! O absenteísmo será medido entre os dias 20/03/09

e 19/04/09. O período foi definido para que todos ostrabalhadores pudessem ser informados, uma vez que aassiduidade será fundamental para a obtenção da PLR/08integral. Os detalhamentos sobre as regras do absenteísmoserão divulgadas pela empresa. O pagamentoacontecerá na folha de abril. Fique de olhoem seu holerite!

Em tempo: só os trabalhadores admitidosaté 30/09/08 (ou em data anterior) têm direitoà Participação dos Lucros e Resultados.

PLR pode chegar a 52% na Atento

A Fundação Procon-SP fiscalizouempresas que prestam serviço decall center para checar ocumprimento das novas normasdo setor, que fixaram, porexemplo, tempo máximo deespera de um minuto para seratendido. Das 69 empresas

Procon aponta que 60% das empresas descumprem

regras para call centers

pesquisadas, 60% apresentaramproblemas na adequação àsregras. Apenas 18 estavam dentroda lei. Entre as 49 que nãocumpriram o estabelecido pelogoverno federal, 11 já haviam sidonotificados em dezembro de 2008.

De acordo com o Procon, osetor de telefonia, tanto f ixaquanto móve l , é o queapresenta os piores resultados,ao lado dos setores aéreo erodoviário. Todas as empresasque descumprem oregulamento serão autuadas e

responderão a processoadmin is t r a t i vo. As mul tasvar iam de acordo com agrav idade e quant idade dein f rações comet idas pe laempresa, sempre levando emconta a sua cond içãoeconômica. Os valores vão deR$ 212 a R$ 3,2 milhões.

O consumidor pode denunciaro descumprimento das regrasaos órgãos de defesa doconsumidor. Em São Paulo, asdenúncias também podem serfeitas pelo telefone 151.

Multa pode chegar a até R$ 3,2 milhões

Reunião contou com participação de todos os lados envolvidos: Sindicato, empresa etrabalhadores.

Page 7: Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em ... · 4 TELECOm / TeLECENTRO MARÇO 2009 O evento promovido pelo Sintetel em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de

No dia 9 de março, os trabalhadores daWorktime, apoiados pelo Sintetel, fizeramuma paralisação por conta da falta depagamento, que deveria ter sido feito noquinto dia útil do mês. No mesmo dia,porém, a empresa pagou os débitos eos funcionários voltaram às atividades.

As pendências que existiam com relaçãoao débito do complemento do vale-

Paralisação e resultados na Worktimetransporte também foram solucionadas, eno dia 11 desse mês os trabalhadoresreceberam os valores.

Com relação às demais pendências que sereferek à quantidade de vale-transporte portrabalhador e de vale-refeição para quemtrabalha aos finais de semana, a empresacomprometeu-se com o Sindicato aapresentar uma solução até o final do mês.

Através de mobilização e negociaçãoconduzidas pelo Sintetel, os trabalhadoresda Daruma conseguiram novos direitos.Veja alguns resultados dessa luta:

-Aluguel de moto para o cargo delimpador: reajuste de 20%, passando deR$200 para R$240;

-Prêmio para o cargo IRTP, que seráincorporado ao salário, no valor de R$75;

Trabalhadores da Daruma se mobilizam e obtêm conquistas-Na jornada de trabalho para o cargo IRTP serámantida a escala 6x1, sendo que será pago100% quando os trabalhadores participaremdos plantões de domingo.

Todas as mudanças previstas já passarama vigorar desde a primeira quinzena domês de março.

Trabalhadores comemoram as novasconquistas junto com o diretor Mauro Cava

de Britto

TELECOm / TeLECENTRO WWW.SINTETEL.ORG 7MARÇO 2009

Empresas Telecom

Campanha Salarial 1

As empresas prestadoras deser viço com data-base em 1º deabril apresentaram na última reunião

Acompanhe o andamento das campanhas salariaisNegociações e processo de composição de pauta continuam para trabalhadores com data-base em 1º de abril e 1º de maio

uma proposta que foi prontamenterecusada pelo Sintetel.

As prestadoras alegam que as operadoraspara as quais prestam serviços oferecemreajustes de 3% nos contratos, queestão reduzindo investimentos e ampliandomultas contratuais. E que, assim, asprestadoras precisam buscarempréstimos bancários. Ou seja: essa éa desculpa da vez.

Os trabalhadores não aceitarão nadamenos do que lhes é devido, pois sãoqualificados e comprometidos com obom desempenho das telecomunicaçõesno estado de São Paulo.

Até o fechamento desta edição, asituação permanecia inalterada.

Campanha Salarial 2

O S ind icato está f ina l i zando acompos ição de pauta dereivindicações nas empresas comdata-base em 1º de maio. Assim que

for conc lu ída , a pauta seráprotoco lada e o processo denegociação se iniciará.

Vale lembrar que o Sintetel negociacom o Sinstal para estes dois gruposde empresas.

A TelSul negociou sua saída comoprestadora da Telefônica e seu lugar, embreve, será ocupado por outra empresa.

O Sintetel está negociando com aTelefônica uma transição tranqüila e agarantia de emprego aos trabalhadoresoriundos da TelSul. “Como já aconteceuoutras vezes, o Sintetel quer que a novaempresa absorva a mão-de-obraqualificada e em conseqüência garantao emprego de muitos trabalhadores”,afirma Almir Munhoz, presidente doSintetel. Há alguns anos, aconteceu amesma situação com a DAP e o Sindicatonegociou a migração dos funcionáriospara a Estação Engenharia.

PPR e unificação de direitos na TGestiona

Em abril, a negociação será conjunta com a possibilidade de unificação dos direitos e conquistas dos trabalhadores da TGestiona. As eventuais diferenças serão negociadasnas próximas data-bases. A partir da próxima semana, o Sintetel inicia as negociações do PPR (Programa de Participação nos Resultados) para os trabalhadores comdata-base em 1º de abril.

Transição na TelSul

Rodada de negociações aconteceu noprédio da CCP (Comissão de Conciliação

Prévia) do Sintetel

Page 8: Jornal do Sindicato dos Trabalhadores em ... · 4 TELECOm / TeLECENTRO MARÇO 2009 O evento promovido pelo Sintetel em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de

MARÇO 20098 WWW.SINTETEL.ORG

Fique por dentro

Frost / Nixon

Dica de filme

Sindicalistas da UNI-Américas reúnem-se em São Paulo

TELECOm / TeLECENTRO

Em Frost/Nixon a origem sensacionalista datelevisão, na qual a imagem vale muito maisque o conteúdo, é apresentada logo no iníciopor meio do jornalista David Frost (MichaelSheen), âncora de um programa de pequenosabsurdos na Austrália. O jornalista inglês enxergana possibilidade de entrevistar o ex-presidentenorte-americano Richard Nixon (Frank Langella)um meio para atrair grande audiência eengordar sua conta bancária. Tudo certo entreapresentador e entrevistado, o filme seguefocado nos bastidores da entrevista.

Um dos méritos do longa é a ausência dejulgamentos e de condenações no transcorrerda trama. Não havia de fato a necessidade deculpar o ex-presidente, já que a famosa confissãode erro é o resultado final do embate entre Froste Nixon, e não o meio para se contar a história.Richard Nixon abdicou de seu cargo comopresidente dos Estados Unidos depois deevidências que ligavam pessoas de seu partidoa escândalos políticos, tudo com o seuconsentimento. O diretor Ron Howard, o mesmode “Uma Mente Brilhante”, mantém a linha denão imprimir julgamentos contra um político jácondenado pela opinião pública, deixando seufilme falar por conta própria. O ex-presidente éretratado como um homem simpático,competente como figura pública – nãonecessariamente política - e dono de umaoratória firme e segura.

O recurso do close up funciona no filme comoelemento narrativo complementar aos diálogose às atuações. A câmara capta de perto asreações e inseguranças dos personagens nodecorrer da entrevista. O tom semi-documentalcolabora para o clima angustiante. Se há umgrande mérito em Frost/Nixon este é, sem dúvida,a perfeita harmonia entre todos os elementosque compõe um filme.

São Paulo e os demais municípios atendidospelo DDD 11 começaram a contar, no iníciode março, com o serviço de portabilidadenumérica, que permite aos usuários de

Portabilidade numérica chega a São Paulotelefonia mudar de operadora semperder o atual número de seus telefones.Outros quatro DDDs - 91 (Pará), 53 (RioGrande do Sul), 64 (Goiás) e 66 (MatoGrosso) - também passam adisponibilizar o serviço na mesma data,com isso, o processo de implementaçãoda portabilidade chega ao fim.

Passados cinco meses desde o início daportabilidade, menos de 300 mil pessoassolicitaram a mudança de operadora naslocalidades em que o serviço estavadisponível. Até o dia 16 de fevereiro,apenas 0,2% das pessoas que podiammigrar de empresa optaram pela troca.“A ativação do serviço começou pelascidades de menor densidade populacionalpara que possíveis falhas pudessem sercorrigidas com relativa tranqüilidade, o quenão seria tão fácil numa grande base declientes”, explica a jornalista especializadano tema da portabilidade Ivone Santana.

Em carta aberta, o presidente da AnatelRonaldo Sardenberg afirma que do pontode vista do consumidor, a portabilidade

representa umavanço histórico,pois concede aoassinante o direito de exercer o domíniosobre o seu número de telefone, aindaque mude de operadora, de endereçoou de plano de serviço. Assim, nahipótese de um eventual rompimentodo vínculo com cer ta operadora, ousuário não será “punido” com a perdade seu número - um transtorno paraqualquer pessoa, mas com potencial deprovocar prejuízos significativos no casode micro e pequenos empresários,autônomos e profissionais liberais.

Para solicitar a mudança basta ir àloja da nova operadora por tandodocumentos de identificação (RG e CPF)e comprovante de endereço. Asoperadoras têm até cinco dias úteispara efetuar a migração. Nesseperíodo, o telefone pode ficar sem sinal,mas para evitar esse contratempo, ésó marcar o horário da troca deoperadora com a nova prestadora deserviço escolhida.

Nos dias 18 e 19 de março, aconteceuem São Paulo a 10ª Reunião doComitê Regional e Executivo da Uni-Américas. O encontro, que agrupousindicalistas de todo o continenteamericano, teve como objet ivoprincipal traçar as diretrizes de açãoa serem adotadas daqui para frente.

A terceirização foi um dos temas quemais ganhou destaque na ocasião.Subcontratação e cooperat ivasfraudulentas também foram assuntosexaustivamente abordados.

Na ocasião também foi assinado peloSintetel, UNI e a empresa TEL, o códigode conduta da empresa no exterior.

Pelo documento, ela se comprometea respeitar os direitos trabalhistasdos pa íses nos qua is a tuarão,permitindo, por exemplo, que seusempregados se f i l i em asindicatos. Vale lembrar que asempresas Icomon e Ab i l i t ytambém ass inaram o mesmocód igo em outubro do anopassado. “É um código que mostra

a impor tância das empresasrespeitarem os direitos dostrabalhadores em todo o mundo.Estamos ampliando este trabalhograças aos diretores e delegadossindicais, das empresas e do Sintetel eda UNI”, destaca Almir Munhoz,presidente do Sintetel.

Almir Munhoz, presidente do Sintetel, assina o código de conduta quegarante aos trabalhadores da TEL o respeito pelos direitos trabalhistas nos

países nos quais a empresa atuará. Na foto, em primeiro plano, PhilipJennings, secretário Geral da UNI, e Rubén Cortina, da FAECYS Argentina.

Carolina Dos Santos Oliveira

Data de nascimento:

21/4/1996

Dia do desaparecimento:

14/1/2007

Local : São Paulo - SP

Criança desaparecida