jornal do gamia - gerosaude.com.br · o gamia faz parte do serviço de geriatria do hospital das...

6
ANO 9 – Nº 33 JULHO DE 2010 TIRAGEM: 400 Exemplares JORNAL DO GAMIA Grupo de Assistência Multidisciplinar ao Idoso Ambulatorial O Gamia faz parte do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Fundado em 17 de Julho de 1984 www.geriatriahcusp.org.br Feliz Aniversário Irineo Giuseppe Stanzani GAMIA – Há 26 anos trabalhando com idosos no HC-FMUSP Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência em que os anos vividos nos concedem. Confesso que hoje não consigo expressar toda minha alegria, simplesmente pelo fato de saber que, nesta data tão maravilhosa, o Grupo Gamia está muito feliz. Que Deus ilumine todos os dias da vida, abençoando seu aniversário! 1 Em 1983 um compromisso com idosos, resultado do idealismo de um médico – Dr. Wilson Jacob Filho, que respondeu ao impulso de fraternidade e amor e soube contaminar um grupo de profissionais, igualmente idealista, a favor do atendimento da saúde dos idosos – surge, então, o Grupo de Assistência Multidisciplinar ao Idoso Ambulatorial, GAMIA. No dia 17 de julho de 1984 realizava-se sua primeira atividade. A primeira de muitas que viriam ... Neste momento revejo a época em que docente, na Escola de Enfermagem da USP, soube do projeto e me interessei por sua organização acompanhando-o desde essa época. Ao me aposentar em 1986 fui convidada pelo Dr. Wilson a participar do grupo como enfermeira voluntária e assim continuo até hoje, há 24 anos. Historiando, um pouco, o GAMIA começou com poucos pacientes do ambulatório de Geriatria do HC, constituindo um grupo que foi crescendo devagar. Durante os primeiros seis anos, este grupo manteve-se o mesmo. Em 1989, após várias reuniões de estudo e discussões ficou resolvido iniciar o ano seguinte com dois grupos de quinze clientes cada um, que se alternariam semanalmente às 4ªs feiras. Como consequência surgiu o pós-GAMIA, que se reuniria quinzenalmente às 6ªs feiras. Uma solução justa, dando oportunidade a maior número de idosos e também, abrindo inscrição para a comunidade. A demanda tem sido espetacular! Cada ano mais de cem idosos se candidata para trinta vagas; até hoje mais de seiscentos já foram atendidos por este trabalho. O objetivo central do GAMIA é a promoção biopsicossocial do indivíduo na sua fase de envelhecimento, proporcionando-lhe uma melhor qualidade de vida neste processo inevitável e contínuo. E a convicção de que a convivência em grupo amplia o círculo de relacionamento, numa troca de experiências que conforta e revigora a esperança com otimismo, alegria e satisfação pessoal. Importante, também, frisar nesta fase da vida o incentivo à independência, a autonomia e a privacidade que lhes garante maior tranquilidade. Maria Apparecida Valente - Enfermeira Ministra aulas de enfermagem aos Gamista há 24 anos

Upload: doandung

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ANO 9 – Nº 33 JULHO DE 2010 TIRAGEM: 400 Exemplares

JORNAL DO GAMIA Grupo de Assistência Multidisciplinar ao Idoso Ambulatorial

O Gamia faz parte do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Fundado em 17 de Julho de 1984 www.geriatriahcusp.org.br

Feliz Aniversário

Irineo Giuseppe Stanzani

GAMIA – Há 26 anos trabalhando com idosos no HC-FMUSP

Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência em que os anos

vividos nos concedem. Confesso que hoje não consigo expressar toda

minha alegria, simplesmente pelo fato de saber que, nesta data tão

maravilhosa, o Grupo Gamia está muito feliz. Que Deus ilumine

todos os dias da vida, abençoando seu aniversário!

1

Em 1983 um compromisso com idosos, resultadodo idealismo de um médico – Dr. Wilson JacobFilho, que respondeu ao impulso de fraternidade eamor e soube contaminar um grupo de profissionais,igualmente idealista, a favor do atendimento dasaúde dos idosos – surge, então, o Grupo deAssistência Multidisciplinar ao Idoso Ambulatorial,GAMIA. No dia 17 de julho de 1984 realizava-sesua primeira atividade. A primeira de muitas queviriam ...Neste momento revejo a época em que docente,na Escola de Enfermagem da USP, soube doprojeto e me interessei por sua organizaçãoacompanhando-o desde essa época. Ao meaposentar em 1986 fui convidada pelo Dr. Wilsona participar do grupo como enfermeira voluntáriae assim continuo até hoje, há 24 anos.

Historiando, um pouco, o GAMIA começou compoucos pacientes do ambulatório de Geriatria doHC, constituindo um grupo que foi crescendodevagar. Durante os primeiros seis anos, estegrupo manteve-se o mesmo. Em 1989, após váriasreuniões de estudo e discussões ficou resolvidoiniciar o ano seguinte com dois grupos de quinzeclientes cada um, que se alternariam semanalmenteàs 4ªs feiras. Como consequência surgiu opós-GAMIA, que se reuniria quinzenalmente às6ªs feiras. Uma solução justa, dando oportunidadea maior número de idosos e também, abrindoinscrição para a comunidade. A demanda tem sidoespetacular! Cada ano mais de cem idosos secandidata para trinta vagas; até hoje mais deseiscentos já foram atendidos por este trabalho.

O objetivo central do GAMIA é a promoçãobiopsicossocial do indivíduo na sua fase deenvelhecimento, proporcionando-lhe uma melhorqualidade de vida neste processo inevitável e contínuo. E a convicção de que a convivência em grupo amplia o círculo de relacionamento, numa troca de experiências que conforta e revigora a esperança com otimismo, alegria e satisfação pessoal. Importante, também, frisar nesta fase da vida o incentivo à independência, a autonomia e a privacidade que lhes garante maior tranquilidade.

Maria Apparecida Valente - EnfermeiraMinistra aulas de enfermagem aos Gamista

há 24 anos

EDITORIAL

É emocionante acompanhar o desenvolvimento dos idososno desenrolar das atividades durante o ano. No início a p r e s e n t a m - s e t í m i d o se alguns até depressivos,e m p o u c o s m e s e s atransformação acontece:tornam-se comunicativos e muito interessados em tudoque lhes é apresentado.

Os idosos participam com entusiasmo de vários eventos durante o ano: festa de aniversário do GAMIA, festa junina, confraternização de Natal, passeios semestrais e aniversários mensais quee n r i q u e c e m a s a ç õ e ssócio-educativas e elevam o psicológico, favorecendo o convívio fraterno entre todos.

Nestes anos de trabalho no GAMIA temos aprendido muito,talvez mais do que temos ensinado. É grande a riqueza de acontecimentos que nos têmsurpreendido. Citando apenas alguns: tivemos no primeiro grupo uma idosa baiana analfabeta que motivada pelas atividades, resolveu estudar e com que alegria nos contava o deslumbramento de suas descobertas com a leitura; alguns poetas e poetisas, umadelas com livro publicado e u m a a r t i s t a q u e m e surpreendeu outro dia numa novela da “Globo”.

Conquista, outra, dos gamistasé o jornal, com seu início em 2002, que vem mantendo suas interessantes tiragens.

Nestes anos, também, váriosgamistas partiram para o outrolado da vida. A eles a nossal e m b r a n ç a e v o t o s d eprogresso espiritual.

A publicação de nosso livro em2003 é uma conquista intregada.

A t o do s os gam i s tas e pós-gamistas desejamos que aproveitem ao máximo as oportunidades conquistadas e n ã o s e e s q u e ç a m das responsabil idades demultiplicarem os conhecimentosa d q u i r i d o s c o m t o d o scom quem conv ivem nafamília e na comunidade.

Parabéns a todos por estes 26 anos !

Tempos Modernos

Os tempos modernos cada vezmais se assemelham a um bólidose deslocando no espaço, a velocidade da luz, levando emseu bojo a humanidade como t r i p u l a ç ã o . E s t e v e í c u l o , começou em seus primórdios numa velocidade que permitia contemplar a paisagem, desfrutaro relacionamento e o convívio dos parceiros de viagem. Não havia uma preocupação sobre o destino, visto que a viagem se configurava calma e sem solavancos.

Entretanto, nota-se que de algumtempo para cá, começou a ganharvelocidade com muita aceleração.Hoje, as coisas acontecem muitorapidamente e nem sempre há possibilidade de analisar com calma o que acontece ao nossoredor.As comemorações de datas, quemarcam os eventos que são importantes para as nossas vidas,são fatos que nos obrigam a criaruma pausa nesta viagem e olharpara traz, e ver que certasrealizações importantes vão seconsolidando com a participação de muita gente.

Sumário

1. Relato da Sra. Maria Apparecida Valente, enfermeira voluntária do GAMIA.

2. Editorial

3. Breves Noticias, com informações de interesse geral e orientações sobre a Sinusite.

Saúde, com

4. Mensagens e poesias

5. Depoimento de um gamista, e Espaço

Livre, com noticias de falecimentos,piadas e outras informações.

6. Atividades do Pós Gamia

Comissão do Jornal

Érica Maria S. Gonçalves Adília de Oliveira Malta Auristela Batista Lopes Cyro Miyazaki Irineo Giuseppe Stanzani Maria Helena C. Miranda Miguel Nunes dos Reis Nair de Mello Moreira Nelson Pedro Bertaglia Silvino Barros de Souza Therezinha Nogueira Bello Zuleide Canali Machado

Assim o 26º aniversário do GAMIA para aqueles que desfrutaram, desfrutam e vão desfrutar os benefícios que o projeto oferece, faz-nos pensar com muita alegria que apesar das turbulências, ainda há espaço para o convívio salutare prazeroso que o GAMIAproporciona.

Nós que já participamos desseprograma, sabemos quão benéfico foi para as nossasvidas. Só temos a agradecerdo fundo dos nossos coraçõesao GAMIA. Feliz Aniversário.

Therezinha Nogueira BelloGamia 2006

tel. 2692. 1696

2

BREVES NOTICIAS

SAÚDE

Sinusite

Dr. Walter Luiz Ferraz CarvalhoDiretor da Clínica Ames

Clínico de crianças e adultosFEMP- Faculdade Estadual de Medicina do Pará.

A associação ou a soma de trêsdesses sintomas, é um forte indicativo de que você está comsinusite ou sinusopatia. Sevocê tiver rinite alérgica, aquela coceirinha constante no nariz ou espirros, principalmente pelamanhã, a sua chance de estar com sinusite aumentou demais.

A sinusite é uma inflamação do revestimento das cavidades da face. É simples de entender queesse revestimento chamado demucosa, aumenta a produção demuco ou secreção que muitasvezes fica acumulado nas cav idades dev ido a lguma

obstrução causada por desviode septo nasal, aumento ou hipertrofia dos cornetos ou conchas nasais. As alergias apó, poeira doméstica, ácaros, a influenza (gripe), resfriados, mudanças de temperatura são os principais causadores do aumento desse muco ou secreção.

mudando a cor dessa secreçãode clara para verde, amarela oucinza.

A tosse ocorre porqueessa secreção aumentada fica descendo dos seios da facepara a faringe, muitas vezes contaminada com bactérias

Esse foco de infecção da face com facilidade pode provocarotite (infecção nos ouvidos),pneumonias, dores abdominais,principalmente nas criançasque engolem esse catarrocontaminado.

As pessoas que tem bronquitesou alergia respiratória produzemmuita secreção nos brônquios,dentro dos pulmões, que pela

As bactérias aproveitam das i t u a ç ã o , p o r q u e e l a s s e multiplicam com facilidade em um meio que tem proteína,glicose, potássio e sódio. É umverdadeiro banquete para essesmicroorganismos. Aí então, elespassam a ser agressivos parao revestimento das cavidades daface provocando dores de cabeça,tosse, mau hálito e indisposição.

A sinusite é muito freqüente, principalmente devido à rinitealérgica que é denominada Rinosinusite. Isso significa que,se você tem rinite, também temou terá sinusite.

Dor de cabeça? Mau Hálito?

Tosse persistente? Indisposição?

Um Alerta Hospital de Homen Está sendo divulgado pela Internet o Hospital do Homem, instalado no prédio do HospitalBrigadeiro, que fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2.651,próximo à avenida Paulista, inaugurado em abril de 2008, como o primeiro do Brasil,voltado exclusivamente à saúde masculina, com previsão inicial de atender até três mil pacientespor mês.Atualmente encontra-se com baixa procura por pacientes comproblemas renais. A capacidadeinstalada daria para atender seismil consultas em ambulatório.

Homenagem

Nossa homenagem ao “Dia da Enfermeira (o)” – 12 de maio e ao “Dia da(o) Assistente Social” – 15 de maio, profissionaisdedicadas, sempre solícitas em atender os pacientesque as procuram, com suasnecessidades de orientações eencaminhamento aos serviçospara a sua saúde física.

urologista, em postos de saúde municipais, para posteriormente ser encaminhado.

Para ser atendido no Hospital doHomem, o interessado tem de passar primeiro no clínico ou

Fonte: Internetnoticias.terra.com.BR/brasil/interna/0,,013768307-EI306,00.HTML-

Comissão do JornalAuristela Batista Lopes (69 anos)

Gamia 2007

Seria importante adequar a cidadea ter mais acessibilidade paraas pessoas com necessidades especiais, como também às pessoas com mobilidade reduzida. Se essa medida for tomada, fiquemcertos de que será melhor para todos, evitando quedas e outros transtornos, facilitando a ida e vindadas pessoas, reduzindo gastos aoscofres públicos com atendimento médico e hospitalar.

Aqui fica o meu apelo, pois, comotantos outros, eu também tenho mobilidade reduzida, por ser uma pessoa idosa. Espero contar com aatenção dos nossos políticos, representantes do poder público. Desde já agradeço.

Parabéns a essas classes deprofissionais maravilhosos.

3

MENSAGENS E POESIAS

Dia dos namoradosTroca de abraços e beijosSejam solteiros ou casadosAnseios e muitos desejos

Que haja felicidadeNo seio do amor verdadeiro

Ampliando-se na eternidadeCom paz e luz no Sendero

Namorados... felizes e abençoadosTendo as flores como símboloCorações entrelaçados

No oásis das coisas belasEstrelas no firmamentoFestival de Cinderela

Jelson Esteves (82 anos)Irmão de Jansen Esteves dos Anjos

Gamia 2006

12 de Junho

Alegre, atenciosa, bem humoradaEla atende com carinho ospacientes,Conforta-os com palavrasanimadasA todos conquistandoplenamente.

Competente, compenetrada esilenciosa,Espírito solidário de altaformaçãoPlaneja com desvelo seu trabalho

Nada esquecendo para suaexecução.

Orienta nos cuidados de higiene,As medicações e os exames afazer.Estimula o equilíbrio e o bem estarPra saúde do paciente recuperar.

É ela a enfermeira amiga,Profissional, zelosa e dedicadaQue nos momentos dolorosos.

Procura, com calma, a doramenizar.

Educadora perspicaz e muito atentaValoriza a saúde, dúvidas elucidaPara as doenças prevenir, outrosmales evitarE a vida de todos melhorar.

Maria Apparecida ValenteEnfermeira

A Enfermeira

Acegê (Alcides da Cruz Gomes)Gamia 2010

Uma nova vida só se consegue,Tendo uma grande dedicação,É preciso ter força de vontadee muito amor no coração.

Devemos viver o dia de hoje,deixando o passado para trás,esquecendo dos nossos medos,porque nenhum bem eles nos faz.

Deixemos de lado o passado,porque não se vide de lembranças.

Vamos viver o presente,pois muito se aprende com as crianças.

Não devemos esquecer o trabalho,comunicar-se é uma necessidadee ser útil para com os demais,só nos trará felicidade.

Procurar viver em harmonia,é uma forma de bom humor,deixando os sentimentos ruins,em busca da paz interior.

O sorriso é o melhor remédio,vamos esquecer do comprimido,com um sorriso e cheios de otimismo,temos a certeza de ter o devercumprido.

Agora só nos resta agradecer,ao bom Deus pela sua bondade,pelo que nos deu nesta vidae permitindo-nos chegar à terceiraidade.

Nova Vida

4

respiração recebem essas bactérias e nos pulmões encontram mais alimento para se banque tea rem e semultiplicarem. Aí então, está tudo pronto para começar uma pneumonia que é grave e leva muitos pacientes a óbito.O mau hálito ocorre porque todainfecção tem mau cheiro e as

bactérias em grande quantidadefabricam gases que provocamodor fétido dentro da face, eexala pelas narinas. A infecçãotambém provoca mal estar, dore cansaço nas vistas.

pediatra ou otorrino e para os adultos, o clinico ou otorrino. Em caso de rinite alérgica é necessário saber a causa daalergia, para posteriormente f a z e r a i m u n o t e r a p i a dessensibilizante com o alergista ou pediatra quetambém trata alergias.

O tratamento para sinusite, m u i t a s v e z e s n ã o t e m resultado quando se descobreque ela já é crônica (antiga)e em alguns casos é necessáriocirurgia.

Na maioria das veses, os tratamentos com medicamentosdão excelente resultados.O importante é tratar logoque começam os sintomas.Procure seu médico.

***Vacinas contra gripe tambémsão muito importantes.

O que fazer se estiver apresentandoesses sintomas? O pr imeiro passo é consultar um médico e x p e r i e n t e n e s s e t i p o d e tratamento. Para as crianças, o

DEPOIMENTO

O GAMIA assiste ao idosocom especializados profissionaistodos interessados em geriatriaque se especializam cada vezmais.

Procuram novas descobertaspara o sofrimento minimizar

Com pesar not iciamos ofalecimento do Dr José EphimMindlin, empresário de grandeexpressão, e pessoa destacadano mundo cultural.

a criação da Biblioteca Brasiliana“Guta Mindlin”. Este acervo conta com cerca de 17.000 títulos e 40.000 volumes.

Ele fez o Gamia no ano de 2009,foi um dos oradores da Festa de25 anos do Gamia. O Sr. Anitotrouxe muitas contribuições comseu grande otimismo, alegria,palavras sempre positivas,animadoras e pert inentes. Acredito que para quem o conheceu ele foi com certezaum exemplo muito positivo debem viver, mas como ele mesmo sempre dizia, todos temos um tempo e uma missão nessa vida!!. Cumpriu a sua!!

Nossa solidariedade à família e sentiremos muita saudade!!!! E, não vamos esquecer da “Torta de Maça”, com molhoEscarlapina.

Lembramos que na edição nº 27de dezembro de 2008, o Jornal do Gamia contou com a contribuição importante do relatodo Dr Mindlin, que muito abrilhantou o nosso Jornal

Lembramos também da perda doSr. Anito no dia 1º de junhode 2010.

(http//www4.uspbr/index,phd/institucional/18469)..

Como personagem notável, marcou sua existência com atitudes marcantes, sendo uma das últimas a sua doaçãoa USP, em maio de 2006, doseu acervo impar e muito valioso, não só de livros, comexemp la res ra ros , comotambém manuscritos literárioshistóricos (originais e provast ipográ f i cas ) , pe r iód icos , literatura científica e didática,iconografias (estampas e álbunsilustrados) proporcionando

Três senhoras, muito velhinhas,se reúnem para o chá da tarde.

- Uma delas comenta: Puxa, acho que estou ficandoesclerosada, ontem eu me pegueicom a vassoura na mãoe não me lembrava se játinha varrido a casa ou não.

- Isso não é nada - diz a outra: Outro dia eu me vi de pé, ao ladoda cama, de camisola, e não sabia

se tinha acabado de acordarou estava me preparando paradormir.

- Cruz credo - fez a terceira Deus me livre ficar assim! Isola! - e deu três batidinhas na mesa.toc-toc-toc.

Olhou para a cara dasoutras e disse: Esperem um poucoque eu já volto, tem gente batendona porta!

Joãozinho está no quintalcavando um buraco quando o vizinho vê a cena e pergunta: - O que você está fazendo,Joãozinho?- Vou enterrar o meu peixinhodourado que morreu.- Mas esse buraco está grandedemais para um peixinho.

E o menino retruca:

É que o danado está dentro dabarriga do seu gato.

pois é dureza ficar velhoe é difícil de aceitar.

O GAMIA cuida da saúde do idosomas a sua meta é a preventivaeducação orientando a parte fisioterápica e também a adequadaalimentação.

A intenção é evitar a obesidadee deixar de lado o sedentarismo

de nosso frágil organismo

A diabetes e a osteoporosetambém grandes inimigos são.Mas, não podemos esquecerde cuidar bem do coração.

que são os maiores inimigos

Alcides da Cruz GomesGamia 2010

Acegê

G A M I A

Piadas

Três VelhinhasJoãozinho

ESPAÇO LIVRE

Comissão do Jornal

Érica Maria S. Gonçalves

Falecimentos

Dr. José Ephim Mindlin

José Anito de Lourenço

5

6