jornal de gravataí. 1 de julho de 2015. edição 2265

12
Teatro de sombras conta “A Salamanca do Jarau” nesta quinta Câmara de Vereadores devolve R$ 1,2 milhão à Prefeitura para custeio da saúde Campanha do Agasalho 350 peças de roupa são entregues à população do Estância Antiga Contracapa Verba será utilizada para pagamento de parcela com o Hospital Dom João Becker, local que atende população pelo SUS no município Página 5 Homem é preso com duas espingardas no Morungava Página 10 Gravataí, 1 de julho de 2015 ANO IX | Edição # 2265 Quarta-feira qua qui sex 18º 20º 19º 11º 10º 11º Uma verdadeira corrente solidária busca auxiliar a reforma da casa de menina com problemas respiratórios Página 3 Página 9 lar para JÚLIA Um novo

Upload: jornal-de-gravatai

Post on 22-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Gravataí. 1 de julho de 2015. Edição 2265

Gravataí, 1 de julho de 20151

Teatro de sombras conta “A Salamanca do Jarau” nesta quinta

Câmara de Vereadores devolve R$ 1,2 milhão à Prefeitura para custeio da saúde

Campanha do Agasalho350 peças de roupa são entregues à população do Estância Antiga

Contracapa

Verba será utilizada para pagamento de parcela com o Hospital Dom João Becker, local que atende população pelo SUS no município

Página 5

Homem é preso com duas espingardas no MorungavaPágina 10

Gravataí, 1 de julho de 2015

ANO IX | Edição # 2265

Quarta-feiraqua qui sex

18º 20º 19º11º 10º 11º

Uma verdadeira corrente solidária busca auxiliar a reforma da casa de menina com problemas respiratórios

Página 3

Página 9

lar para JÚLIA

Um novo

Page 2: Jornal de Gravataí. 1 de julho de 2015. Edição 2265

Gravataí, 1 de julho de 20152 Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

CHARGE

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca de

soluções. Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento

Estudantil (Fies) até o dia 20 de julho. O prazo, que já foi prorrogado mais de uma vez, terminaria ontem (30).

As renovações devem ser realizadas por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFies), no site

http://sisfies.mec.gov.br/

Passado um ano da derrota vergonhosa para a Alemanha, a seleção brasileira conseguiu mais uma eliminação numa competição oficial, depois de passar por vários amistosos, vencendo todas as partidas, deixando alguns esperançosos de poderia vencer a Copa América, no Chile.

Porém bastou iniciar o primeiro jogo valendo que as esperanças começaram a desmoronar, com um futebol sofrível, venceu o Peru nos acrés-cimos, depois perdeu para Colômbia e venceu a Venezuela na última partida da fase de grupos, sem demonstrar nenhuma grande atuação.

Nosso único craque, Neymar, novamente dei-xou o time na mão, conseguiu ser expulso no jogo contra a Venezuela, por perder o controle e agredir um adversário, numa confusão desneces-sária e que prejudicou ainda mais a seleção que já estava agonizante.

Nas quartas de final, enfrentando o Paraguai, o Brasil vencia até os 25 minutos do segundo tem-po, mas num pênalti ridículo de Thiago Silva, que deve ter imaginado estar jogando vôlei, sofreu o empate e terminou o jogo desmotivado.

A equipe foi para os pênaltis como se já estives-se morta, nem precisava bater, estava derrotada antes do início das cobranças, as quais foram ridículas, expondo ainda mais nossa fraca prepa-ração e desorganização.

Depois nas explicações até uma virose apare-ceu para justificar a apatia e desânimo dessa sele-ção incompetente. Faltou garra, espírito de equipe e, principalmente, técnica e tática, para enfrentar adversários que temiam o Brasil.

Agora depois de dois fiascos em tão pouco tempo, temos uma seleção ruim, um técnico des-preparado e uma estrutura da entidade maior do futebol corrupta e voltada somente para o lucro, enquanto as outras seleções melhoram, a nossa, cada vez mais, piora seu desempenho.

MAIS UM FIASCO DO BRASIL

Paulo Franquilin

Jornalista, escritor e TC RR

Page 3: Jornal de Gravataí. 1 de julho de 2015. Edição 2265

Gravataí, 1 de julho de 201533Cidade

Uma verdadeira corrente solidária busca auxiliar a reforma da casa de menina com problemas respiratóriosFilipe Foschiera

Um grupo foi criado por uma organização não governamental, em uma rede social, para tentar, de alguma forma, dar uma condição de vida mel-hor para a pequena Júlia. A menina de 2 anos tem um edema pulmonar e passou por diversos pro-cedimentos hospitalares. Mas o problema agora é outro. A casa onde Júlia vive com sua família não tem estrutura suficiente para recebê-la, já que precisa de diversos cuidados especiais devido ao seu estado de saúde.

Júlia tem um edema com derrame pleural do lado esquerdo do pulmão, e por isso fez cirurgia. Como ela teve pneumonia diversas vezes e ainda é asmática, a situação piorou. Foram cinco dias enfrentando hospitais, com diagnósticos de inflamação de ouvido e sinusite, até que as dores aumentaram. Os pais levaram a menina ao Hospi-tal da Criança, em Porto Alegre, onde diagnostica o grave problema pulmonar.

Contando com essa última passagem pelo hos-pital, foi a quinta vez q a menina teve pneumonia, e essa foi a mais grave, correndo risco de vida. Após 15 dias no hospital, Julia está em casa no-vamente, mas a preocupação continua, ela sofre com constantes crises de bronquite. A menina é assistida pela mãe, Daiane, de 28 anos, que tem mais dois filhos, de 6 e 4 anos.

Elcii Campos, uma das organizadoras da Ong Corrente Solidária, que arrecada diversas doa-

ções divulgando pelo Facebook, criou o grupo com intenção de ajudar a família de Júlia a recon-struir o seu lar. Atualmente a residência sofre com infiltrações e umidade nas paredes, e o telhado possui algumas goteiras.

A ONG pede doações de telhas, forro de PVC, tintas, cimento, areia, madeiras, portas, janelas, e piso tipo Decorflex. Além disso, a Corrente Solidária pretende fazer uma reforma no banheiro,

arrecadando doações de louças e azulejos. Se preferir, o doador pode fazer um depósito de qual-quer valor para auxiliar na compra dos materiais, na conta: 00011027-1 agencia 0478, no nome de Elci Pereira de Campos. Todos os comprovantes de depósito e compras dos materiais de con-strução serão publicados no grupo, assim como outras informações, em Lar da Júlia #construindo com amor, no facebook.

Um novo lar para Júlia

Skate Park será inaugurado no próximo sábado

O Skate Park Gravataí será inaugurada no próximo sábado, 4 de julho. O espaço, com aproximada-mente 600 metros quadra-dos, foi construído através de uma ação da Prefeitura, em parceria com a inicia-tiva privada. O convênio de compensação foi viabilizado através da Consplan, Code Skateboards e Spot Skate-park.

Além da pista de skate, a área, localizada no Bairro Bonsucesso, terá espaço para convivência entre as famílias, um espaço para prática de slackline, pista

de patins e roller, chimar-ródromo, pracinha e chur-rasqueiras. Durante a inau-guração, haverá atividades esportivas, demonstrações com atletas profission-ais da Code Skateboard, apresentação da Federa-ção Gaúcha de Slackline, grafitagem, participação da Associação Motoesporte e Lazer de Gravataí, apresen-tação do DJ Finna, grupos gravataienses de Rap, Hip Hop, DJs e presença do BiblioSesc. Mais de 5 mil skatistas de Gravataí e das cidades vizinhas serão ben-eficiados pelo Skate Park.

Capacitação obrigatória para candidatos às eleições do Conselho Tutelar iniciaram nesta segunda

O Conselho Municipal dos Di-reitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), está realizando o curso de capacitação obrigatória para os candidatos ao pleito nas eleições do Conselho Tutelar 2015. Com carga horária de 20h, as aulas, ministradas no auditório do Centro Administrativo Leste da Prefeitura, englobam cinco diferentes assuntos para especializa-ção na área dos direitos das crian-ças e adolescentes.

Para a presidente do CMDCA, Patrícia Dias, o curso serve para es-clarecer todas as dúvidas dos candi-datos e prepará-los para a prova do dia 19 de julho. "Nós ofertamos as aulas para capacitar os candidatos e ajudá-los a sanar todas as dúvi-das para a avaliação. Além disso, mostramos as redes de direitos da criança e do adolescente que temos no município. O curso é um direito dos candidatos e é muito importante por isso", concluiu Patrícia.

O curso iniciou na segunda-feira (29), com aulas sobre a Rede Sócio

Assistencial e a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. Na terça-feira (30) foram abordados temas referentes ao Estatuto da Cri-ança e do Adolescente (Lei Federal 8069/90) e à Violação de Direitos. Na quarta-feira (01), por fim, serão estudadas Políticas de Atendimento à Criança e ao Adolescente, bem como detalhes do Regime Jurídico Único (Lei Municipal 681/91).

As avaliações, organizadas pelo grupo Objetiva Concursos Ltda, serão aplicadas no dia 19 de julho. Todas as informações serão divulga-das no portal da Prefeitura e no site da organizadora (http://www.objeti-vas.com.br/).

Page 4: Jornal de Gravataí. 1 de julho de 2015. Edição 2265

Gravataí, 1 de julho de 20154 Política

GABRIEL [email protected]

Estamos a mais de um ano das eleições municipais, mas as conversas e tratativas ocorrem desde já nos parti-dos políticos. Isso porque muitos que-rem amarrar desde já as coligações bem como atrair potenciais candi-datos até o prazo legal para se filiar ou trocar de partido, que se esgota em outubro.

Quem acompanha a política de Gravataí há mais tempo, vai lembrar que o profes-sor Marcos Monteiro, da cidade vizinha Cachoeirinha, foi um dos protagonistas da cassação do governo do PT em outubro de 2011. À época, ele se debruçou sobre a renego-ciação da dívida da CEEE com o Banrisul, um dos motivos que levaram ao impeachment da prefeita Rita Sanco. Monteiro concorreu pelo PV ao Senado Federal em 2008, a fim de contribuir com o crescimento da legenda no Estado. Em 2012, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Anabel Lorenzi. Nas eleições do ano passado,

concorreu a deputado es-tadual pelo PV, quando fez 1.150 votos. Agora Monteiro surge como alternativa de vice-prefeito na chapa do pré-candidato do PT, Dan-iel Bordignon. Sabe-se que Monteiro é aliado de primeira data de Cláudio Ávila, que ar-ticula a coligação do PT com

o PDT. Isso significa que não será surpresa se o professor Monteiro surgir como pré-candidato a vice de Bordignon. Esse provavelmente deve ter sido o cardápio de jantar na segunda-feira à noite na casa do empresário e ex-vice-prefeito Décio Becker, com a presença do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT). Logo mais, saberemos...

Uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) protocolada na última quinta-feira, pelo deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), pre-tende abrir a caixa preta do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Pela proposta - número 72 -, apresentada com quase 200 assinaturas, todas as operações realizadas pelo banco terão que ser divulgadas. “O dinheiro do BNDES é de todos os brasileiros e suas informa-ções têm que ser públicas. O banco foi criado com um caráter social, mas se desvirtuou dessa função e atu-almente opera principalmente para conceder crédito a grandes empresas e países. Tudo isso em operações nebulosas, muitas delas denunciadas pela imprensa e questionadas por órgãos de controle interno e externo como o TCU e a OMC”, justificou o autor.

Com investimentos de R$ 192 mil, a Pre-feitura de Gravataí adquiriu novo caminhão para trabalhos de manutenção. A partir desta semana, o veículo será usado para cuidar da iluminação de nossa cidade. Lembrando: o De-partamento de Iluminação atende pelo telefone (51) 3600.7516.

O empresário e vice-prefeito Décio Becker trabalha com duas frentes com vistas às eleições do ano que vem. Na segunda-feira à noite, Décio reuniu-se com o PDT, onde existe a possibilidade dele fazer parte da escolha do nome a vice numa composição de coligação com o PT do ex-prefeito Daniel Bordignon. O seu indicado seria Humberto Reis, seu fiel escudeiro. Mas como Décio também conversa com o PSD do vice-governador José Paulo Cairoli, que deve lançar candidato a prefeito o Dr. Levi Melo, ele provavelmente vai aguardar os próximos capítulos para definir se indica Humberto a vice ou apenas presta apoio a um ou mais candidatos.

O deputado estadual Marcel van Hattem (PP) foi eleito, na última semana, vice-presidente da CPI das Próteses e Medicamentos, na As-sembleia Legislativa do RS. O relator da Comissão Parlamentar de In-quérito é o deputado Ennio Bacci (PDT) e o presidente, deputado Mis-sionário Volnei (PR). Segundo Volnei, a intenção é ouvir, em breve, as primeiras vítimas do esquema fraudulento de comercialização e uso de próteses médicas no Rio Grande do Sul. Gravataí é uma das cidades diretamente atingidas pelo esquema que lesou pacientes e enriqueceu alguns médicos da área. A CPI está recebendo novas denúncias de irregularidades envolvendo próteses através da Ouvidoria Parlamentar, que atende pelo 0800-541 23 33.

PEC Moreira abre caixa preta do BNDES

Novo caminhão para iluminação

Décio entre duas vias

Bastidores em alta

Professor Monteiro surge

como opção

CPI das Próteses na Assembleia

Page 5: Jornal de Gravataí. 1 de julho de 2015. Edição 2265

Gravataí, 1 de julho de 20155

Mais de 500 mudas de jerivás serão plantadas na Dorival

A Corsan participou de audiência pública na Câmara de Vereadores de Gravataí, na noite desta segunda-feira (29). O tema da atividade foi “Privatização da água em Gravataí: quem vai pagar a conta?”.

Na ocasião, o diretor-presidente da Companhia, Flávio Ferreira Presser, defendeu que a empresa tem todas as condições de atender às demandas do Plano Municipal de Saneamento Básico, aprovado no último dia 18. De acordo com o dirigente, a Corsan compromete-se a aplicar R$ 459,5 milhões no saneamento do município durante a vigência do atual contrato, enquanto o Plano exige investimentos de R$ 456,9 milhões.

Presser explicou que Gravataí está inserida num sistema integrado de água e esgoto. “Parte da água aqui consumida é captada em

Canoas e tratada em Cachoeirinha, e parte do esgoto aqui gerado é tratada em Cachoeirinha”. Lembrou ainda que, por força legal, a titularidade do saneamento nas regiões metropolitanas não é exclusiva de um único município, especialmente quando há sistemas integrados. “Nesses casos, municípios e Estado são os titulares e devem tomar decisões conjuntas sobre os rumos dos serviços”.

Água como bem públicoO vereador Marcelo Lemos, de

Uruguaiana, também fez parte da mesa e relatou a experiência vivida no seu município. Ele recordou que a Prefeitura abriu licitação para os serviços de saneamento, vencida por uma empresa privada, que assumiu o sistema em 2011.

“Hoje a água está mais cara do que antes, nossas ruas estão esburacadas e o esgoto continua sendo despejado in natura nos mananciais”. O parlamentar preside CPI criada na Câmara local para averiguar possíveis irregularidades no cumprimento do contrato firmado com a concessionária.

O secretário de Divulgação e Comunicação do Sindiágua, Rogério Ferraz, fez uma explanação sobre os itens do atual contrato de programa de Gravataí. Firmado em 2009, o documento rege as relações entre a Companhia e a Prefeitura desde então. “A Corsan está respeitando todas as cláusulas. Por exemplo, o repasse de recursos para o Fundo de Gestão Compartilhada e a extensão do abastecimento ao distrito de Morungava estão sendo cumpridos. Porém, caso haja um rompimento dessa relação, o município terá que indenizar a Companhia pela perda do patrimônio instalado”.

Para o presidente do Comitê da Bacia do Rio Gravataí, Sérgio Cardoso, que também preside a Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí (APN-VG), a luta é por um interesse comum. “O nosso objetivo é que todos, e não somente alguns, tenham acesso à água de qualidade e em quantidade”.

Também integraram a mesa o proponente da audiência pública, vereador Paulo Silveira, o presidente da Casa, vereador Juarez Souza, e o presidente do Sindiágua, Leandro Almeida. Diante de um plenário cheio, fizeram uso da palavra dezenas de pessoas, entre autoridades, representantes de entidades e moradores. A grande

maioria manifestou-se a favor da Corsan e da manutenção da água como um bem público, e ninguém defendeu abertamente a hipótese de rompimento do contrato de programa. Pela Companhia, estiveram presentes ainda os diretores de Expansão, Marcus Vinicius Caberlon, e Administrativo, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, e diversos funcionários.

Abastecimento em Morungava

Cumprindo compromisso assumido no contrato de programa, a Corsan passa a atender o distrito de Morungava a partir desta terça-feira (30). A obra que leva o abastecimento de água à localidade integra um conjunto de investimentos de R$ 161 milhões em saneamento no município.

O empreendimento que está sendo entregue em Morungava inclui 62 km de redes, dois reservatórios – um elevado, com capacidade de 500 m³, e outro apoiado, de 1000 m³ – e estação de bombeamento de água tratada. A obra beneficia 3,4 mil famílias.

Para garantir o desenvolvimento sustentável da cidade e mais qualidade de vida à população, a Companhia está investindo atualmente, com recursos próprios, R$ 15,5 milhões em obras de abastecimento de água e R$ 145,5 milhões nas de esgotamento sanitário com financiamentos já contratados. Os investimentos beneficiam também Cachoeirinha, pois o sistema de água e esgoto dos dois municípios funciona de maneira integrada.

Cidade

Corsan apresenta plano de investimentos para a cidade

Campanha do Agasalho350 peças de roupa são entregues à população da região Estância Antiga

A Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e o Gabinete da Primeira-Dama (GPD), real-izaram na manhã desta terça-fei-ra (30) a entrega de 350 peças de roupas doadas pela GM à Cam-panha do Agasalho 2015 para a população do bairro Estância Antiga, no Beco do Trevo.

Na ocasião, a presidente da Associação Comunitária Estância Antiga, Jova Costa, agradeceu à Prefeitura, em nome da comu-nidade local, pelo recebimento das peças. "Estas roupas farão a diferença na vida de muitas pessoas que não têm condições de comprá-las. Parabéns pela iniciativa", enfatizou 'dona Jova', como é popularmente conhecida

na região. A ação também foi acom-

panhada por uma equipe de funcionários da GM, responsável pela arrecadação de 3,5 tone-ladas de peças de roupas que foram destinadas à Campanha do Agasalho deste ano. Hoje (1) mais uma distribuição de roupas deve acontecer na região do Xará.

Com o objetivo de recuperar impactos negativos ao meio-ambi-ente, ocasionados pela construção de um muro em área nativa do município, o condomínio Paragem dos Verdes Campos plantará 550 jerivás ao longo da Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira. A ação, que foi devidamente autorizada pela Fundação Municipal do Meio Am-biente (FMMA), faz parte do processo de compensação ambiental, previsto no artigo 36 da Lei nº 9985, de 18 de julho de 2000. O plan-tio das novas árvores deverá ser finalizado até o mês de agosto.

De acordo com a diretora-presidente da FMMA, Cláudia Costa, o condomínio não dispõe do espaço necessário para o plantio dos jerivás e, portanto, a compensação ambiental será feita na principal via do município: "O Paragem dos Verdes Campos construiu o muro em uma área nativa de Gravataí e isso gerou a necessidade de uma compensação ambiental. Para revigorar o visual da cidade, sug-erimos que os 550 jerivás fossem plantados na Dorival", concluiu, acrescentando que o plantio só pode ser feito com autorização da FMMA ou da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU). O artigo 36 da Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, estabelece que, nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de signifi-cativo impacto ambiental, o empreendedor é obrigado a aderir à compensação ambiental. Cada árvore retirada da área nativa exige que outras 15 sejam plantadas no município.

Page 6: Jornal de Gravataí. 1 de julho de 2015. Edição 2265

Gravataí, 1 de julho de 20156 Esportes

Cenário esportivo1º de julho de 2015 1º de julho de 20156 7CENÁRIO ESPORTIVO CENÁRIO ESPORTIVO

Onze Unidos apresenta elenco do Gauchão hoje à noite

A direção do Grêmio Esportivo Onze Unidos apresenta na noite hoje ,1º, em sua sede social, o elenco que participará da segun-da edição do Gauchão de Várzea, que é promovido pela Fundergs. A apresentação será durante um jantar de confraternização que

reunirá atletas, comissão técnica, direção e torcedores. Por ser o atual campeão municipal, o Onze Unidos foi indicado pela Liga Municipal de Desportos (Limudes) para participar do Gauchão, que neste ano terá a presença de 64 equipes.

Skatistas canoensesno alto do pódio

Três dos mais destacados skatistas de Canoas subiram ao pódio do 1ª Campeonato de Skate Circuito de Rua de Nova Santa Rita, realizado no último domingo (28), na pista montada na paróquia Nossa Senhora de Lurdes. Na categoria Amador 1, o primeiro lugar ficou com Nilson Jesus, nome de ponta do espor-te na Região Metropolitana. O segundo lugar do campeonato foi para Douglas Margotti e, o tercei-ro, para Johnny Ribeiro.Segundo o organizador do campeonato, Tiago Dutra Cardoso, esse é o primeiro realizado na cidade, e superou as expectativas, tanto em público como em número de ins-crições (50 ao todo, para quatro categorias).

— Ainda não temos uma estrutura adequada para a práti-ca do esporte, mas as parcerias

estão acontecendo, inclusive com a Coordenadoria da Juventude de Canoas, para que o esporte cresça em nossa cidade — disse Tiago.

CIRCUITO CANOENSE DE SKATE COMEÇA EM JULHO

Aguardado com ansiedade pelos praticantes do esporte, o Circuito Canoense de Skate terá início em 26 de julho, na Praça da Juventude, no Guajuviras. Em agosto, o campeonato passará pela pista do bairro Harmonia e, em setembro, no bairro Niterói, na Praça Dona Mocinha, quan-do também serão entregues os obstáculos que farão parte da pista da praça. A final acontece em outubro com a grande inaugu-ração do Skate Park, que já está em construção no Parque Eduar-do Gomes.

INTER perde Alisson por até 15 dias após lesão

O goleiro Alisson foi reavaliado pelo de-partamento médico do Inter nesta terça-feira após sofrer uma lesão muscular na coxa. Segundo o diagnóstico do clube, o jogador irá ficar afastado de 10 a 15 dias dos gramados. O arqueiro, portanto, será desfalque no jogo contra o Sport, marca-do para esta quarta--feira, às 19h30min, na Ilha do Retiro e passa a preocupar para o primeiro jogo contra o

Tigres, marcado para o dia 15 de julho, no Beira-Rio.

Além de Alisson, o Inter ainda não pode-rá com Anderson. O meia foi preservado do treinamento desta terça por conta de dores em uma das panturrilhas. O problema do meia não preocupa os mé-dicos, mas o jogador não estará em campo contra o Leão. Welling-ton Martins deve fazer a sua primeira partida em 2015 e atuará no

lugar do camisa 8. O Colorado ainda

aguarda a atualização do Boletim Informativo Diário (BID) da CBF em relação a Lisandro Ló-pez. O antigo contrato do centroavante com o Inter terminou e o clube precisa validar o novo vínculo do atleta. Sem a inscrição, o argenti-no nem poderia atuar contra o Sport. Hoje, ele foi preservado tdo treinamento e ganhou folga do técnico Diego Aguirre.

Alisson foi reavaliado pelo departamento médico

CACHOEIRINHA

Três canoenses levaram os prêmios da categoria Amador 1

Fundergs realiza congressos técnicos do Jirgs e Gauchão de Várzea

A equipe técnica da Fundação de Esportes do Rio Grande do Sul (Funder-gs) esteve em Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Passo Fundo para realizar os congressos técnicos que definiram a tabela das disputas dos Jogos Intermuni-cipais do Rio Grande do Sul (Jirgs) e do Gauchão de Várzea. As reuniões técnicas estão ocorrendo simultaneamente e são realizadas nas oito regionais dos Polos de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer da Fundergs.

Na segunda-feira (22), os professores Wilmar Novaes, Anderson Farias e Leísa de Llano estiveram em Santa Cruz do Sul, onde o encontro ocorreu na Unisc, com representantes de 13 municípios da região. Na quarta (24), a reunião técnica ocorreu em Santo Ângelo, no campus da Universidade Regional Integrada (URI), com a participação de representantes de 13 municípios que irão participar dos Jirgs

e de 17 cidades da região das Missões que irão disputar o Gauchão de Vár-zea. Na quinta (25) o congresso técnico ocorreu na Universidade de Passo Fundo (UPF), com representantes de 20 municí-pios da região e a presença dos técnicos da FundergsWilmar Novaes, Muriel Plautz e LeísaLlano.

Neste ano, os dois eventos promo-vidos pela Fundergs tiveram aumento no número de municípios participantes em relação a 2014. O Jirgs terá a par-ticipação de 93 municípios, sendo 31 a mais que no ano passado, enquanto que o Gauchão de Várzea terá 64 cidades participantes neste ano (um a mais que em 2014). O próximo congresso técnico desta terça (30)foi realizado em Porto Alegre, no auditório do Centro Administra-tivo Fernando Ferrari. Depois, as reuni-ões irão ocorrer em Caxias do Sul (2/7), Pelotas (6/7) e Uruguaiana (9/7).

Gauchão e várzea terá 64 cidades

Zico desdenha de apoio da CBFMesmo com o desejo declarado de

ser candidato à presidência da Fifa, o que demanda a costura de apoios vin-dos das associações nacionais, Zico não está preocupado em convencer os dirigentes do próprio país a apoiá-lo para entrar no pleito. Em meio a uma troca de farpas com o coordenador de seleções Gilmar Rinaldi por causa do passado como empresário, o Galinho não vê nessa postura um prejuízo à campanha.

"Nenhum problema. Mas vai fazer o que? Cada um pensa da sua manei-ra. N ão vou estar preocupado com a CBF se estou com pensamento de um

projeto mais amplo para isso. Muitas vezes não tive o apoio da CBF. Vou querer agora?", disse o ex-jogador, durante o jantar do Instituto Bola Pra Frente, no Maracanã.

Zico ainda revelou que não come-çou a panfletar a candidatura interna-cionalmente. "Estamos trabalhando, mas não conversei com associações, a coisa ainda está no embrião", com-pletou. No dia 20 de julho, o Comitê Executivo da Fifa vai se reunir em Zurique para definir os termos da nova eleição da entidade, já que Joseph Blatter colocou o mandato à disposi-ção.

Pista João Alberto Pimentel Pereira

A Prefeitura uniu forças coma comunidadepara cuidar danossa juventude.

PArticiPe dA inAugurAção do SkAte PArk de grAvAtAí

Atrações musicais gravataienses de rap, Hip Hop, dJs e tributo ao charlie Brown Jr.

Data: 4 de julho Atividades Esportivas: 9h às 13h30 • Inauguração: 15h

Local: Praça tuiuti / Rua Borges de Medeiros - Bairro Bonsucesso

O skate é o segundo esporte mais praticado em Gravataí, envolvendocerca de cinco mil skatistas. Além disso, é uma atividade que faz bem

para a saúde e para o convívio das pessoas. Por isso, a Prefeitura uniu forçascom a comunidade para tornar realidade a maior pista da região.

Uma obra para todos, que valoriza a juventude e promove o bem-estar.Vamos juntos cuidar de mais esta importante conquista da nossa cidade.

Em caso de chuva, será transferido para o dia 5/7 (domingo).

Page 7: Jornal de Gravataí. 1 de julho de 2015. Edição 2265

Gravataí, 1 de julho de 20157Esportes

Cenário esportivo1º de julho de 2015 1º de julho de 20156 7CENÁRIO ESPORTIVO CENÁRIO ESPORTIVO

Onze Unidos apresenta elenco do Gauchão hoje à noite

A direção do Grêmio Esportivo Onze Unidos apresenta na noite hoje ,1º, em sua sede social, o elenco que participará da segun-da edição do Gauchão de Várzea, que é promovido pela Fundergs. A apresentação será durante um jantar de confraternização que

reunirá atletas, comissão técnica, direção e torcedores. Por ser o atual campeão municipal, o Onze Unidos foi indicado pela Liga Municipal de Desportos (Limudes) para participar do Gauchão, que neste ano terá a presença de 64 equipes.

Skatistas canoensesno alto do pódio

Três dos mais destacados skatistas de Canoas subiram ao pódio do 1ª Campeonato de Skate Circuito de Rua de Nova Santa Rita, realizado no último domingo (28), na pista montada na paróquia Nossa Senhora de Lurdes. Na categoria Amador 1, o primeiro lugar ficou com Nilson Jesus, nome de ponta do espor-te na Região Metropolitana. O segundo lugar do campeonato foi para Douglas Margotti e, o tercei-ro, para Johnny Ribeiro.Segundo o organizador do campeonato, Tiago Dutra Cardoso, esse é o primeiro realizado na cidade, e superou as expectativas, tanto em público como em número de ins-crições (50 ao todo, para quatro categorias).

— Ainda não temos uma estrutura adequada para a práti-ca do esporte, mas as parcerias

estão acontecendo, inclusive com a Coordenadoria da Juventude de Canoas, para que o esporte cresça em nossa cidade — disse Tiago.

CIRCUITO CANOENSE DE SKATE COMEÇA EM JULHO

Aguardado com ansiedade pelos praticantes do esporte, o Circuito Canoense de Skate terá início em 26 de julho, na Praça da Juventude, no Guajuviras. Em agosto, o campeonato passará pela pista do bairro Harmonia e, em setembro, no bairro Niterói, na Praça Dona Mocinha, quan-do também serão entregues os obstáculos que farão parte da pista da praça. A final acontece em outubro com a grande inaugu-ração do Skate Park, que já está em construção no Parque Eduar-do Gomes.

INTER perde Alisson por até 15 dias após lesão

O goleiro Alisson foi reavaliado pelo de-partamento médico do Inter nesta terça-feira após sofrer uma lesão muscular na coxa. Segundo o diagnóstico do clube, o jogador irá ficar afastado de 10 a 15 dias dos gramados. O arqueiro, portanto, será desfalque no jogo contra o Sport, marca-do para esta quarta--feira, às 19h30min, na Ilha do Retiro e passa a preocupar para o primeiro jogo contra o

Tigres, marcado para o dia 15 de julho, no Beira-Rio.

Além de Alisson, o Inter ainda não pode-rá com Anderson. O meia foi preservado do treinamento desta terça por conta de dores em uma das panturrilhas. O problema do meia não preocupa os mé-dicos, mas o jogador não estará em campo contra o Leão. Welling-ton Martins deve fazer a sua primeira partida em 2015 e atuará no

lugar do camisa 8. O Colorado ainda

aguarda a atualização do Boletim Informativo Diário (BID) da CBF em relação a Lisandro Ló-pez. O antigo contrato do centroavante com o Inter terminou e o clube precisa validar o novo vínculo do atleta. Sem a inscrição, o argenti-no nem poderia atuar contra o Sport. Hoje, ele foi preservado tdo treinamento e ganhou folga do técnico Diego Aguirre.

Alisson foi reavaliado pelo departamento médico

CACHOEIRINHA

Três canoenses levaram os prêmios da categoria Amador 1

Fundergs realiza congressos técnicos do Jirgs e Gauchão de Várzea

A equipe técnica da Fundação de Esportes do Rio Grande do Sul (Funder-gs) esteve em Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Passo Fundo para realizar os congressos técnicos que definiram a tabela das disputas dos Jogos Intermuni-cipais do Rio Grande do Sul (Jirgs) e do Gauchão de Várzea. As reuniões técnicas estão ocorrendo simultaneamente e são realizadas nas oito regionais dos Polos de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer da Fundergs.

Na segunda-feira (22), os professores Wilmar Novaes, Anderson Farias e Leísa de Llano estiveram em Santa Cruz do Sul, onde o encontro ocorreu na Unisc, com representantes de 13 municípios da região. Na quarta (24), a reunião técnica ocorreu em Santo Ângelo, no campus da Universidade Regional Integrada (URI), com a participação de representantes de 13 municípios que irão participar dos Jirgs

e de 17 cidades da região das Missões que irão disputar o Gauchão de Vár-zea. Na quinta (25) o congresso técnico ocorreu na Universidade de Passo Fundo (UPF), com representantes de 20 municí-pios da região e a presença dos técnicos da FundergsWilmar Novaes, Muriel Plautz e LeísaLlano.

Neste ano, os dois eventos promo-vidos pela Fundergs tiveram aumento no número de municípios participantes em relação a 2014. O Jirgs terá a par-ticipação de 93 municípios, sendo 31 a mais que no ano passado, enquanto que o Gauchão de Várzea terá 64 cidades participantes neste ano (um a mais que em 2014). O próximo congresso técnico desta terça (30)foi realizado em Porto Alegre, no auditório do Centro Administra-tivo Fernando Ferrari. Depois, as reuni-ões irão ocorrer em Caxias do Sul (2/7), Pelotas (6/7) e Uruguaiana (9/7).

Gauchão e várzea terá 64 cidades

Zico desdenha de apoio da CBFMesmo com o desejo declarado de

ser candidato à presidência da Fifa, o que demanda a costura de apoios vin-dos das associações nacionais, Zico não está preocupado em convencer os dirigentes do próprio país a apoiá-lo para entrar no pleito. Em meio a uma troca de farpas com o coordenador de seleções Gilmar Rinaldi por causa do passado como empresário, o Galinho não vê nessa postura um prejuízo à campanha.

"Nenhum problema. Mas vai fazer o que? Cada um pensa da sua manei-ra. N ão vou estar preocupado com a CBF se estou com pensamento de um

projeto mais amplo para isso. Muitas vezes não tive o apoio da CBF. Vou querer agora?", disse o ex-jogador, durante o jantar do Instituto Bola Pra Frente, no Maracanã.

Zico ainda revelou que não come-çou a panfletar a candidatura interna-cionalmente. "Estamos trabalhando, mas não conversei com associações, a coisa ainda está no embrião", com-pletou. No dia 20 de julho, o Comitê Executivo da Fifa vai se reunir em Zurique para definir os termos da nova eleição da entidade, já que Joseph Blatter colocou o mandato à disposi-ção.

Pista João Alberto Pimentel Pereira

A Prefeitura uniu forças coma comunidadepara cuidar danossa juventude.

PArticiPe dA inAugurAção do SkAte PArk de grAvAtAí

Atrações musicais gravataienses de rap, Hip Hop, dJs e tributo ao charlie Brown Jr.

Data: 4 de julho Atividades Esportivas: 9h às 13h30 • Inauguração: 15h

Local: Praça tuiuti / Rua Borges de Medeiros - Bairro Bonsucesso

O skate é o segundo esporte mais praticado em Gravataí, envolvendocerca de cinco mil skatistas. Além disso, é uma atividade que faz bem

para a saúde e para o convívio das pessoas. Por isso, a Prefeitura uniu forçascom a comunidade para tornar realidade a maior pista da região.

Uma obra para todos, que valoriza a juventude e promove o bem-estar.Vamos juntos cuidar de mais esta importante conquista da nossa cidade.

Em caso de chuva, será transferido para o dia 5/7 (domingo).

Page 8: Jornal de Gravataí. 1 de julho de 2015. Edição 2265

Gravataí, 1 de julho de 20158 Notícias

Após anunciarem o acordo bilat-eral entre Estados Unidos e Brasil em que se comprometem com maior participação de fontes renováveis em suas matrizes energéticas, os dois presidentes respondiam a perguntas de jornalistas, quando a questão foi dirigida à presidenta. A dúvida era como conciliar as visões de que o Brasil se vê como líder mundial, enquanto os EUA veem o país como um cenário regional. Na sua vez de responder, Obama fez questão de

mencionar o assunto, dizendo que o Brasil é uma “potência mundial importante”.

“Nós encaramos Brasil como um poder mundial, não regional. Em termos de fórum econômico para coordenar relações e negociações, como o G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), por exemplo, o Brasil tem uma voz muito forte. A questão da mudança do clima só pode ser bem-sucedida se o Brasil liderar. Isso é indicação da liderança mundial do Brasil”, adiantou-se o presidente norte-americano.Em sua resposta, Dilma Rousseff voltou a mencionar as semelhanças entre os dois países, e disse que assim como os EUA superaram a crise econômi-

ca iniciada em 2008 e 2009, o Brasil também vai “superar os efeitos que recaem agora sobre ele”.

De acordo com Obama, os EUA precisam de parceiros se quiserem sucesso também em questões como erradicação da miséria, luta contra pobreza extrema do mundo, e o Bra-sil é um deles. “Como eu disse on-tem à Dilma, os Estados Unidos, por mais poderosos que sejam, interes-sados como somos em resolver uma gama enorme de questões mundiais, não podemos fazer isso sozinhos”.

A presidenta também respondeu a pergunta sobre o aparato de segu-rança, a ser montado pelo Brasil, nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Ela disse ter certeza de que o país

terá todas as condições de garantir segurança nos jogos, a exemplo do que ocorreu na Copa do Mundo em 2014. “Nós levamos muito a sério a questão da segurança em grandes eventos. Temos experiência nessa área. No ano passado organizamos a Copa não apenas em uma cidade. Criando sistema efetivo de controle através dos centros de operação de monitoramento e controle, tanto o deslocamento de esportistas quanto de autoridades, acompanhamos todos asseguramos toda segurança”.

Ao mencionar o cancelamento da viagem que faz nesta semana, e que estava marcada para 2013, quando vieram à tona denúncias de espio-nagem de cidadãos e autoridades brasileiras pela Agência de Segu-rança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês), Dilma disse que “de lá pra cá algumas coisas mudaram”. “O fato de que Obama e os Estados Unidos terem declarado em outras oportunidades que não haveria mais atos que seriam de intrusão em países amigos. Acredito em Obama, e ele me disse que se fosse o caso de ele precisar de alguma informa-ção não pública sobre o Brasil, ele me telefonaria. Tenho certeza que as condições passaram a ser bastante diferentes agora”, declarou.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que encara o Brasil como um líder mundial, não apenas regional. Ao fazer um pronunciamento à imprensa ao lado da presidenta Dilma Rousseff, Obama afirmou que possui “plena confiança” e que tem tido um “excelente relacionamento” desde que ela tomou posse

A organização não governamental Greenpeace criticou ontem (30) os termos do compromisso assumido pelo governo brasileiro, em acordo bilateral com os Estados Unidos, para acabar com o desmatamento ilegal de florestas e mitigar as causas das mudanças no clima. O documento in-forma que o Brasil pretende restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030. Não foi definido, no entanto, um prazo para zerar o desmatamento.

“É inaceitável que o compromisso mais ambicioso que Dilma assume para proteção das florestas e combate às mudanças climáticas seja tentar cumprir a lei. Mas foi exatamente isso o que ela fez em aguardada reunião com [o presidente Barack] Obama ontem (30) pela manhã, em Washington (EUA): prometeu fazer o possível para combater o desmata-mento ilegal no Brasil, sem dar prazo ou garantia concreta”, diz a nota do Greenpeace. “Dilma também prometeu restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030, mas isso é cerca de metade do exigido pelo atual Código Florestal para zerar nosso passivo ambiental”, acres-centa a nota.

Para o Greenpeace, o governo brasileiro, em vez de defender o des-matamento zero, propõe desmatamento ilegal zero ou o desmatamento líquido zero, o que abriria grande margem aos desmatadores. Enquanto dezenas de governos se comprometeram a zerar suas perdas florestais até 2030, como consta na Declaração de Nova York sobre Florestas, no ano passado – que o governo brasileiro se recusou a assinar –, a ONG ressalta ser "vergonhoso que o nível do debate e do compromisso no país ainda sejam tão baixos”. No acordo assinado ontem pelos dois países, os presidentes destacaram que vão trabalhar em cooperação na geração de energia nuclear segura e sustentável, além de reconhecer a necessidade de acelerar o emprego de energia renovável para ajudar a mover as eco-nomias. Os países propuseram a adoção de “ações ambiciosas”, no sen-tido de atingir, individualmente, 20% de participação de fontes renováveis em suas respectivas matrizes elétricas, até 2030 – além, naturalmente, da geração hidráulica. “[O governo brasileiro] na verdade, poderia alcançar pouco mais que o dobro disso, segundo dados do Observatório do Clima”, ressalta o Greenpeace. A nota do Greenpeace menciona ainda o "assus-tador anúncio de uma cooperação nuclear para compartilhar tecnologias de geração ‘seguras e sustentáveis’ entre os dois países”.

Obama diz considerar Brasil como líder mundial

Governo brasileiro abriu mão de combater desmatamento, diz Greenpeace

Page 9: Jornal de Gravataí. 1 de julho de 2015. Edição 2265

Gravataí, 1 de julho de 20159Notícias

ECONOMIA

Verba será utilizada para pagamento de parcela com o Hospital Dom João Becker, local que atende população pelo SUS no município

Em iniciativa que demonstra respeito e comprometimento da Câmara de Vereadores à po-pulação de Gravataí, o presidente do Legislativo Municipal, Juarez Souza (PMDB), formalizou ao prefeito Marco Alba a devolução de R$ 1,2 mi-lhão à Prefeitura nesta terça-feira (30). A medida foi possível devido à meta estabelecida pela casa para a redução de custos internos. O valor será utilizado para o pagamento mensal da contratação do Hospital Dom João Becker.

"A Câmara de Vereadores solidariza-se com a população. Percebendo que o País, o Estado e o Município enfrentam esta grave crise, o Legis-lativo Municipal não poderia omitir-se. Com os cortes do Governo Federal e do Governo do Estado, a Administração não tem como suportar, sozinha, o custeio do único Hospital de Gravataí", declarou Juarez Souza.

O prefeito Marco Alba ressaltou que a ação representa a parceria entre os poderes, demons-trando que Executivo e Legislativo estão focados na comunidade. "Mesmo com a crise enfrentada, não medimos esforços para que a população tivesse o atendimento mantido pelo hospital. O atendimento feito pelo local é essencial para nossa comunidade. Até este momento, a Prefeitu-ra não reduziu os repasses ao Hospital Dom João Becker", declarou o prefeito. Com o pagamento, a Administração Municipal coloca em dia os repasses com a entidade.

O procurador-geral do município, Jean Tor-man, e o secretário municipal da Fazenda, Davi Severgnini, participaram do encontro entre Juarez Souza e o prefeito Marco Alba.

Câmara de Vereadores devolve R$ 1,2 milhão à Prefeitura para custeio da saúde

ACESSE

2MNOTICIAS.COM.BR

VENDE-SERenault Sandero 1.0, modelo Expression, cor prata, ano 2013, revisado, completo com alarme na chave, som original, faroletes e pneus novos. Valor: 27 mil. Tratar pelo telefone 8188.9608.

ANUNCIE AQUI

3423 1792

Sartori busca US$ 100 milhões da Corporação Andina de Fomento para obras em estradas

O governador José Ivo Sartori reuniu-se com o diretor representante da Corporação Andina de Fomento no Brasil (CAF), Victor Rico Frontaura, e o executivo da instituição para o setor público, José Rafael Neto, na tarde desta terça-feira (30), em Brasília. O encontro foi para tratar da capta-ção de recursos que garantam obras de acesso asfáltico a quase 50 municípios do Rio Grande do Sul. O valor pleiteado é de US$ 100 milhões.

Sartori apresentou proposta para beneficiar as populações de pequenos municípios, em diver-sas regiões do Estado. "Estamos aqui para abrir caminhos. Temos interesse em buscar, junto à CAF, soluções que permitam a realização des-sas obras", destacou o governador, ao colocar as equipes da Secretaria do Planejamento e Desen-volvimento Regional e do Departamento Autôno-mo de Estradas de Rodagem (Daer) à disposição para construir o processo.

O representante da Corporação manifestou

interesse na negociação. "É um projeto que que-remos avaliar. Temos interesse em conhecer e analisar os estudos técnicos", sinalizou Frontaura.

Em Caxias do Sul, na gestão de José Ivo Sar-tori como prefeito, a CAF financiou o asfaltamento de 170 quilômetros de estradas no interior, ligando comunidades rurais à área urbana.

Page 10: Jornal de Gravataí. 1 de julho de 2015. Edição 2265

Gravataí, 1 de julho de 201510 Polícia

BM recaptura foragido na Morada do Sobrado

Queijo Compen$ado 1: apreendido furgão utilizado para transporte de produtos fraudados

Gravataí (RS) - Nesta segunda-feira (29), Policiais Militares da 3ª Cia do 17º BPM prenderam Osmar R.S., 32 anos, às 15hs, na Rua Giruá, no bairro Morada do Sobrado, em Gravataí, Com ante-cedentes criminais por homicídio, porte ilegal de arma, roubo a pedestre e roubo de veículo, o criminoso era procurado desde dezembro de 2014 quando fugiu do Instituto Penal Padre Pio Buck. Ele foi encaminhado à DPPA e recolhido à Peni-tenciária Estadual de Arroio dos Ratos.

ANUNCIE AQUI 3423 1792

Nesta segunda-feira (29), Policiais Militares da 3ª Cia do 17º BPM prenderam Mar-celo S., 33 anos,na parada 97 da RS 020, em Morun-gava. O homeme, que possui antecedente criminal por furto qualificado, é acusado de ter matado a tiros o cachorro de um vizinho. Na casa dele, os Policiais apreenderam duas espingardas calibres 28 e 32, sendo que uma é furtada. No local também foram apreen-didos pássaros silvestres de várias espécies e munição. Ele foi encaminhado à DPPA, em Gravataí, autuado em fla-grante pelos crimes de porte ilegal de arma, receptação, crime contra a fauna e maus tratos a animais, e após pagar fiança ele foi liberado e responderá o processo em liberdade.

O Ministério Público apreendeu, na manhã desta terça-feira, 30, em Ivoti, um furgão utilizado para o trans-porte de queijo adulterado com amido pela empresa Laticínios Planalto, de Três de Maio. A apreensão foi autorizada pelo Poder Judiciário. A empresa foi alvo da Operação Queijo Compen$ado 1, deflagrada dia 16 deste mês. A denúncia do MP foi oferecida na sexta-feira e recebida nesta segunda-feira pela Justiça.

Conforme as investiga-ções, o queijo era levado a um depósito clandestino em Ivoti e

depois distribuído para 72 esta-belecimentos de 23 cidades do Estado. O produto foi recolhido após determinação judicial pela Secretaria Estadual da Saúde logo depois da deflagração da operação. O esquema con-sistia na adição de amido de milho no queijo para mascarar a colocação de água no leite e a compra de matéria-prima fora dos padrões da indústria, lava-gem de dinheiro e corrupção ativa e passiva. As análises do produto apreendido no dia da ação confirmaram a presença de coliformes fecais.

Foram denunciados os

proprietários da Laticínios Progresso Volnei Fritsch, Eduardo André Ribeiro e Pedro Felipe Fristsch (filho de Volnei e sócio oculto da empresa) – os três presos preventiva-mente –, a irmã de Volnei, Roselaine Fritsch, o motorista do laticínio, Arnildo Roesler, o funcionário da empresa e olheiro da quadrilha, Neimar Hosda, o apoiador do esquema (em especial, na distribuição), Claudio Fuhr, o ex-Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Três de Maio, Valdir Ortiz, o Veterinário da Prefeitura de Três de Maio, Marcelo Paz Carvalho, e a companheira de Eduardo, Andreia Abeling.

Entretanto, a Justiça de Três de Maio revogou, nesta segunda-feira, 29, as três prisões, mas aplicou medidas cautelares consistentes na proibição de acesso à sede e ao depósito da empresa, de ausentar das cidades onde moram por mais de cinco dias, bem como recolhimento domi-ciliar no período noturno, entre 23h e 5h.

Homem é preso com duas espingardas

Page 11: Jornal de Gravataí. 1 de julho de 2015. Edição 2265

Gravataí, 1 de julho de 201511

A atriz Marina Ruy Barbosa completa 20 anos nesta terça-feira (30). A ruiva, que iniciou sua carreira com apenas oito anos, hoje é uma das mais queridinha de direto-res da Rede Globo e estilistas. Por conta disso, Marina se tornou a estrela de uma nova campanha de moda.

Esbanjando sensualidade, a atriz es-trelou o ensaio fotográfico para a coleção verão 2016 da grife mineira Cajo.Para a temporada, a marca buscou inspiração na delicadeza, sensibilidade e poesia do pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir para criar a coleção Les Arts - Renoir. Nascido em Limoges, na França, o artista é um dos principais nomes do Romantismo.

Foi nesse clima de elegância e sofisti-cação que a atriz emprestou o seu talento para estrelar o conceito do catálogo. "Os mineiros respiram moda, são criativos e ousados. O trabalho de rendas e bordados das marcas me encanta", afirmou Marina Ruy Barbosa.

Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 59

SIPACORRETIVOSADORMECIDOS

BRIMETAXIPROPONENTES

OEPTOTABRANGENTE

NUACÃOIONTANGOLACT

HONESTIDADEMAAACOSADVERSARIO

ETAIRTLCIOVARIOICALIFORNIAOSAMAAREAL

A comidatempera-da compáprica

Profissio-nal queatua emONGs

As partesque apre-sentam ocontrato

Docevendido

em sinaisde trânsito

Narrativa da fuga dos

hebreus(Bíblia)

“Coragem,o (?)

Covarde”,desenho

Átomo comcarga elé-trica (Fís.

Quím.)

Dançamodernade origemargentina

De fácil domesti-

cação

Estado da hidrelétri-ca de Ji-

rau (sigla)

“(?) andOnly”,

canção deAdele

Glândulaque produz hormôniosfemininos

Inteli-gência

Artificial(sigla)

(?) bin La-den, terro-rista mortoem 2011

Terrenocomo aduna

Lago, emfrancêsRede de

arremesso

Bicarbonato de (?),ingrediente do

fermento químicoPartir; quebrar

Sua capitalé Sanaa

(?) Espíndo-la, cantora

Aranha-(?), animalconhecido como

“comedor depássaros”

Veículo em que omotorista não precisa

trocar amarcha

O estadomais

populosoe mais

rico dosEUA

Autores (abrev.)(?) caipira, instru-mento do cateretê,

moda e ponteio

Meios emque a luznão se

propaga

InclusiveÁgua (?),bebida dedrinques

Parte da calça cingidapelo cintoJogos de

(?): são proibidos pa-ra menores de idade

Cosméticospara disfar-çar imper-

feições

Tecido dejeans

Despida

O gostomusical do

eclético

Em estadode inativi-dade (osvulcões)

BarcorecreativoCompa-

reci

Qualidadeausente

na pessoacorruptaSitua-sedo outrolado doringue

N U A

3/lac — one. 5/iêmen. 6/golias. 7/tarrafa.

Se ainda estiver só, aproveite o dia para abrir-se a um novo amor. Se já for comprometido, aproveite a ótima fase a dois.

O dia é ótimo para estar com os amigos. É possível que uma ótima notícia che-gue, relacionada a um projeto em equipe que você gerencia ou gerenciou.

Seu mundo emocional estará bastante equilibrado. Os relacionamentos em família são também bastante benefi-ciados. Dia de amor junto aos seus.

Uma promoção pode chegar. Novos e promissores projetos, que envolvem um novo cargo ou responsabilidade também podem surgir.

O dia é ótimo para estar com amigos. Prazer e divertimentos não vão faltar. Um bom contrato pode ser assinado hoje.

A fase é ótima para criar ou tirar do pa-pel um projeto que envolva pessoas e empresas estrangeiras. Dia de muitas oportunidades.

O momento pode envolver ganhos extras, a venda de um imóvel, ou qual-quer situação que indique aumento de seus rendimentos.

Uma grande soma de dinheiro pode estar em jogo agora e a possibilidade de você ganhar esse jogo é bastante alta.

Dia de reconhecimento e benefícios em relacionamentos e trabalho. A fase é ótima para fazer mudanças neste momento.

O momento é ótimo para sair e divertir--se. Uma sociedade pode ser firmada no dia de hoje, indicando uma fase de muitos benefícios.

Uma boa notícia pode chegar e fazer com que você entenda o quento valeu a pena sua luta. O momento é ótimo para a oração e a meditação.

A resposta de uma entrevista pode chegar e ser positiva, ou um projeto de trabalho, que envolve crescimento e expansão profissional, ser aprovado.

Diretor aprova cantor Lucas Lucco em "Malhação": "foi uma surpresa"

Marina Ruy Barbosa sensualiza em ensaio para grife mineira

Escalado para a próxima tempo-rada de "Malhação", o que será seu primeiro trabalho como ator, o cantor Lucas Lucco foi uma grata surpresa para o diretor da novelinha, Leonar-do Nogueira.

Em entrevista ao jornal O Globo, ele confessou: “O Lucas foi uma surpresa, eu nem sabia de quem se tratava. Para o papel dele, de comédia, pensava em alguém como o Marcello Melo Jr. Lucas tem uma ginga, além disso, canta. E teremos uma banda na história”.Na trama, o cantor será Hudson, chamado de Hud pelos amigos, um vilão cômico.

O diretor-geral de "Malhação" ain-da confirmou que realizou testes com mais de 500 pessoas para fechar o elenco da trama, que será escrita por Emanuel Jacobina.

Em recente entrevista, Lucas Luc-

co falou sobre sua estreia como ator: "Estou muito feliz de dar o primeiro passo para um lugar que eu sempre quis ir. Desde antes de trabalhar profissionalmente com música, eu já queria atuar. Fiz teatro por três anos”.

Além dele, estarão na nova temporada atores como Solange Couto, Giulia Costa - filha de Flávia Alessandra - e Lílian Aragão - filha de Renato Aragão.

A estreia está agendada para o dia 17 de agosto, com a missão de manter os índices de audiência em alta, conquistados pela história atual escrita por Paulo Halm e Rosa-ne Svartman e protagonizada por Isabella Santoni, Rafael Vitti, Bruna Hamú e Arthur Aguiar. As médias giram em torno dos 18 pontos, com recorde de 21 na Grande SP.

Page 12: Jornal de Gravataí. 1 de julho de 2015. Edição 2265

Teatro de sombras conta “A Salamanca do Jarau”

O espetáculo inspirado no conto homônimo de Simões Lopes Neto vem ao palco do Teatro de Sesc Gravataí nesta quinta-feira (2), às 20:30. A montagem no formato de teatro de sombras de "A Salamanca do Jarau, produzida pela Cia Teatro Lumbra de Porto Alegre, recebeu o Premio Açorianos de Teatro Adulto de melhor iluminação (Alexandre Fávero) e melhor trilha sonora original (Bebeto Alves). Os ingressos estão a venda no SAC do SESC das 8h às 20h, na Rua Anápio Gomes, 1241, centro de Gravataí.

Na obra, o gaúcho pobre Blau Nunes encontra-se com o guardião da Salamanca do Cerro do Jarau, que lhe convida a passar por sete provas em troca de sete poderes. Blau entra na gruta, passa pelas provas e conhece uma princesa moura com aparência de fada velha, que é a tei-niaguá encantada pelo diabo indígena Anhangá-Pitã, a qual lhe oferece riquezas. Blau nega e pede seu amor em troca, mas não é atendido. Ao sair da gruta, recebe do guardião um amuleto amaldiçoado com o qual faz fortuna, porém, é difamado e isolado. Arrependido, Blau devolve o talismã e com isso liberta o sacristão e a Teiniaguá de uma maldição de 200 anos. Os dois líberos formam um casal que dá origem ao povo gaúcho. O cerro se desfaz e Blau recupera a paz em sua vida.

Gravataí, 1 de julho de 2015

Em face da difícil situação do Es-tado, a Fecomércio-RS, que repre-senta as empresas do comércio de bens e serviços do Rio Grande do Sul, tem participado do debate que busca soluções para os problemas no setor público, com reflexos sobre o setor privado. Em artigo publicado na imprensa estadual, o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn, elencou uma série de medi-das necessárias ao melhor ajuste fiscal e melhoria da gestão pública do RS. O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, disse que a entidade está alinhada com a Fecomércio nesta abordagem, porque sem o ajuste fiscal, fica difícil para os governos promoverem a reforma tributária e atender as necessidades das empresas para continuar crescendo e gerando emprego e renda.

NOVE MEDIDAS PARA O AJUSTE FISCAL DO RS

1 Alterar o plano de carreira dos professores para eliminar o passivo que está sendo criado pelo não cumprimento do piso nacional;

2 Adequação do plano de carreira estadual ao padrão do governo federal, o que implica a eliminação da licença prêmio, dos anuênios,

quinquênios e das incorporações de gratificações;

3 Privatização/extinção de organismos públicos tais como a EGR, a Cesa, a Uergs, entre outras, com redução do número de contrata-

dos pela CLT e a transformação de outros, como a Fase, em Organiza-ção Social;

4 Adiar/reduzir, por Lei, os reajustes salariais concedidos pelo gover-no anterior;

5 Reduzir o número de secretarias;

6 Reduzir os repasses para a Assembleia e para o Judiciário, pois a fonte de recursos é uma só, o contribuinte;

7 Mudar a previdência, aderindo ao Funpresp (o fundo do governo federal para os novos funcionários);

8 Leiloar a folha de pagamento e os créditos da dívida ativa para fazer caixa no curto prazo;

9 Estabelecimento de PPPs (Parcerias Público Privadas), para expan-dir o investimento.

Receita para o ajuste fiscal do Estado

O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa e o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn

O público conta ainda com mais uma alternativa para adquirir o ingresso e rece-ber cultura em dobro: Lendo obras literárias e assistindo o espetáculo teatral. A cada dois livros retirados na Biblioteca do Sesc Gravataí, o usuário do serviço ganha 1 ingresso para assistir o espetáculo “A Salamanca do Jarau”.

Aproveite a promoção e escolha alguns dos mais de 4000 exemplares de obras literárias e livros técnicos disponíveis. A biblioteca é informatizada, climatizada, e conta com acesso gratuito à internet.

Promoção de ingressos