jornal de gravataí. 8 de julho de 2015. edição 2270

12
Loja do Bem chega ao Shopping Gravataí Encontro desta segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Cachoerinha, contou com a presença do prefeito Marco Alba, responsável pela criação do projeto Localizada ao lado da Praça de Alimentação, o estabelecimento estará aberto diariamente, das 12h às 20h. Espaço será inaugurado nesta noite Bebê conta com solidariedade enquanto aguarda cirurgia Página 10 Gravataí, 8 de julho de 2015 ANO IX | Edição # 2270 Quarta-feira qua qui sex 17º 17º 18º 12º 11º Página 5 Página 3 Representantes da região metropolitana debatem construção das vias paralelas à Free Way Liminar preserva de forma temporária empregos em indústria da cidade Página 8

Upload: jornal-de-gravatai

Post on 22-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Gravataí. 8 de julho de 2015. Edição 2270

Gravataí, 8 de julho de 20151Loja do Bem chega ao

Shopping Gravataí

Encontro desta segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Cachoerinha, contou com a presença do prefeito Marco Alba, responsável pela criação do projeto

Localizada ao lado da Praça de Alimentação, o estabelecimento estará aberto diariamente, das 12h às 20h. Espaço será inaugurado nesta noite

Bebê conta com solidariedade enquanto aguarda cirurgia

Página 10

Gravataí, 8 de julho de 2015

ANO IX | Edição # 2270

Quarta-feiraqua qui sex

17º 17º 18º12º 11º 8º

Página 5

Página 3

Representantes da região metropolitana debatem construção das vias paralelas à Free Way

Liminar preserva de forma temporária empregos em indústria da cidade

Página 8

Page 2: Jornal de Gravataí. 8 de julho de 2015. Edição 2270

Gravataí, 8 de julho de 20152 Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

CHARGE

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca de

soluções. Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

A Vigilância em Saúde (Viemsa) realiza desde a última quarta-feira (3) curso de Atualização em Sala de

Vacinas, voltado para profissionais de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde. A capacitação acontece

até o dia 24 de julho.

Em um planeta tomado por seres pensantes, um visi-tante de fora, de outra galáxia, poderia concluir: o triunfo da razão. Entretanto, a ordem natural da humanidade de crescer, multiplicar e aperfeiçoar seus meios trouxe consi-go um encargo muito grande, difícil demais para suportar: o sofrimento de uns e a alegria dos outros. A capacidade de racionar, nesse sentido, é nossa benção e nossa mal-dição.

Há maldade em um tigre que ataca uma gazela? Não, não creio nisso. Instinto de sobrevivência, no máximo. E nós, seres evoluídos, protagonizamos milhares de guerras apenas no último século. E elas seguem aconte-cendo. Conflitos raciais, étnicos, e os mais comuns: por dinheiro e poder. Aí há maldade, inequivocamente. Usar a força para conquistar aquilo que as palavras foram inca-pazes. Não é uma boa luta.

No início do ano, um jovem rapaz, ciente da vida que se esvaía de seu corpo, arremessou o avião que pilota-va contra os Alpes da França. Levou para a morte 150 passageiros. O único senso de justiça em um caso tão covarde quanto este? A fé. Intervenção divina, quando a força dos homens falha. O piloto cruzou a linha tênue que separa a razão da loucura. Resolveu sua depressão afrontando a vida de dezenas de outras pessoas.

O tecido social da humanidade se fragmenta a cada capítulo como esse. Somos capazes de coisas terríveis, a história mostra. Se o aprendizado fosse hereditário... o mundo estaria mais equilibrado do que se apresenta hoje. Os meios evoluíram, mas não a essência de ser huma-no. Vivemos uma gladiatura dos novos tempos: suprima a concorrência para vencer. Sabotar o próximo é lição aprendida nas escolas. A razão deveria ser mais inteli-gente que isso.

A disputa agora é econômica. Vale até espionar na-ções aliadas, sob o argumento da prevenção. A economia move bilhões. O cidadão comum sente os efeitos, mas apenas tangencia valores monetários, não toca neles. A distribuição de renda é desigual, em todos os países. Que razão há nisso? Os líderes eleitos advogam em favor dos próprios anseios, quando, a bem da verdade, suas procurações são públicas e deveriam focar no gosto da maioria.

A humanidade também compõe a natureza, mas nos-sas selvas são desequilibradas. Em vez de ciclo vicioso, o mundo merece um ciclo virtuoso, de alterações profundas em sua concepção. Enquanto a mudança não acontece, as pessoas permanecerão dizendo ter razão – sem razão alguma.

CICLO VIRTUOSO

Gabriel Bocorny Guidotti

Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo

Page 3: Jornal de Gravataí. 8 de julho de 2015. Edição 2270

Gravataí, 8 de julho de 201533Cidade

Encontro desta segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Cachoerinha, contou com a presença do prefeito Marco Alba, responsável pela criação do projeto

Diego da Costa

Com o intuito de debater os estu-dos de viabilidade técnica da con-strução das novas vias laterais da BR-290 com os demais municípios, o prefeito Marco Alba esteve presen-te, na noite desta segunda-feira (6), na sessão plenária da Câmara de Cachoeirinha, para discutir o tema.

Para o idealizador do projeto, prefeito Marco Alba, as conquistas na infraestrutura viária de Gravataí são o início de inúmeros avanços no desenvolvimento da cidade. "Este é um processo iniciado pela Prefei-tura de Gravataí. O anúncio da obra é a mais importante notícia para a infraestrutura viária de Gravataí nas últimas décadas. O projeto prevê a nova pista, com 11 quilômetros, começando no entroncamento com a

ERS 118 e segue até o Barro Ver-melho. A obra deve promover mais agilidade ao nosso trânsito, per-mitindo o aquecimento até mesmo de nossa economia. Além disto, a Administração Municipal vai continu-ar buscando obras importantes para a cidade", explica o prefeito.

De acordo com o estudo, as vias laterais deverão sair do quilômetro 64, próximo à GM, chegando até o quilômetro 96, nas proximidades da Arena do Grêmio. Em alguns trechos, haverá a necessidade de instalação de elevadas, devido às condições do solo, nos mesmos moldes do projeto construído na BR 448. O estudo também quer incluir a necessidade de acesso à Alvorada, possibilitando novas vias de inter-ligação entre os municípios, gerando mais desenvolvimento.

Outra novidade é o deslocamento da praça de pedágio de Cachoeir-inha para após a intersecção com a ERS 118. A construção das vias marginais inviabiliza a permanência de pedágio, liberando o acesso para o usuário de curta distância. Esta novidade vai afetar diretamente o trânsito na avenida principal de Ca-choeirinha, desafogando o fluxo de veículos que utilizam a cidade como via de acesso a Porto Alegre.

Marco Barbosa, coordenador do movimento Livre Acesso à Free Way, destaca a importância deste

estudo. “A participação dos prefeitos Marco Alba e Serginho, de Gravataí e Alvorada, bem como o apoio do prefeito Vicente Pires, reforçam a

importância desta luta para a região metropolitana”, ressalta.

Também estiveram presentes rep-resentantes de Viamão e Alvorada.

Representantes da região metropolitana debatem construção das vias paralelas à Free Way

Cras Barnabé realiza Festa Junina

Pipoca, bolo, amendoim, suco, brincadeiras, músicas e danças marcaram a Festa Junina realizada entre os usuários dos grupos do Ser-viço de Convivência e Forta-lecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Barnabé na sexta-feira (3).

Segundo a coordenadora do Cras, Cintia Coelho, a ideia foi de proporcionar confrater-nização entre os grupos dos SCFV do Cras e fortalecer os vínculos familiares dos mem-bros das famílias atendidas pelo Centro. "Agradeço a toda a equipe do Cras Barnabé por ter se dedicado a proporcionar

estes momentos tão alegres a todos os presentes", declarou Cintia.

A coordenadora da Pro-teção Social Básica da SMF-CAS, assistente social Raquel Amaral, afirma que o objetivo dos Cras consiste em um tra-balho de caráter continuado, que visa a fortalecer a função protetiva das famílias, preve-nindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usu-fruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O Cras é mantido pela Secretaria Municipal da Famí-lia, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS).

EM BUSCA DE MEDICAMENTOSVereador Paulinho da Farmácia (PTB) pede esclarecimento ao Governo do EstadoDiego da Costa

Devido a diversos relatos da população sobre dificuldades de acesso à alimentação Enteral, ou seja, à alimentação distribuída por sonda, como o trophic e isosource, o vereador Paulinho da Farmácia (PTB), fez um requerimento no úl-timo dia 30 de junho para o Governo do Estado, para prestar esclareci-mentos sobre a falta destes supri-mentos em sessão plenária.

De acordo com o vereador, que lida diretamente com pessoas em estado de vulnerabilidade social e sem condições de adquirir a alimen-tação, estes problemas já vêm ocor-rendo há um bom tempo, o que não se reflete nos municípios vizinhos. “Estes alimentos são fundamentais para a vida dos pacientes e temos relatos de que em locais como Ca-choeirinha não há esta dificuldade.

Apresentamos o requerimento ao Estado para saber o que está acon-tecendo”, explica Paulinho.

A sessão ocorre no próximo dia 23 às 17hs e contará com a presen-ça da Coordenação de Políticas da Assistência Farmacêutica (CPAS) da Secretaria Estadual de Saúde que prestará os devidos esclarecimentos.

O Trophic 1.5 ou Trophic Basic, é um alimento líquido, pronto para uso e nutricional-mente completo para uso enteral e/ou oral. Possui uma mistura de proteínas (caseinato de cálcio, proteína isolada do soro do leite e proteína isolada de soja). Em média são distribuídos cinco mil frascos por mês, deste medica-mento na Farmácia Municipal.

Page 4: Jornal de Gravataí. 8 de julho de 2015. Edição 2270

Gravataí, 8 de julho de 20154 Política

GABRIEL [email protected]

Na última semana o vereador Beto Pereira (PP) esteve reunido com o secretário municipal de Desen-volvimento Econômico e Turismo de Gravataí, Rafael Evaldt, e os integrantes de sua equipe, Tammy Rahal e Rudy Haigert, para tratar sobre a fiscalização da Lei Municipal 3.356/2014, que trata sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

O objetivo foi contar com a colaboração do vereador Beto Pereira na busca por informações

para, de forma coordenada, em conjunto com demais órgãos municipais e instituições afins, realizar a fiscalização de am-bientes comerciais, onde haja a comercialização de bebidas alcoólicas.

“Não podemos mais fazer vistas grossas para o que está ocorrendo com os nos-

sos jovens, onde se faz de conta que não se vê o alto consumo de bebidas, tendo em vista que abrimos os jornais diariamente e vemos as consequências, através de brigas, confusões e mortes, devido à violência social ou a violência no trânsito”, alerta o vereador Beto Pereira.

O vereador Alex Tavares (PMDB), na manhã da última sexta feira, levou seu gabi-nete para a rua, para ouvir e dialogar com a população. Disse que daqui pra frente vai repetir o gesto porque sentiu que o povo precisa conversar com os políticos, olho no olho. Eu sempre soube disso, mas ainda tem gente que prefere conversar com a comunidade apenas em época de eleição.

Moradores do bairro Jardim das Acácias, acompanhados do vereador Paulo Silveira (PSB), estiveram na Secretaria Municipal de Obras, onde foram recebidos pelo engenheiro Paulo Rosa. A re-união tratou sobre a necessidade de ligação das bocas de lobo nas redes pluviais. O engenheiro informou que a Secretaria vai veri-ficar a situação e realizará estudo técnico para viabilizar o pedido.

A assessoria do vereador Alemão da Kipão (PT) envia resposta à nota publicada ontem nesta coluna sobre a polêmica envolvendo a colocação por parte do parlamentar de 22 lixeiras ecológicas na Morada do Vale I e consequente retirada a pedido da Prefeitura de Gravataí. Segundo esclarece a assessoria, as lixeiras não tiveram que ser retiradas por conta do risco da proliferação de mosquitos e inse-tos, até porque o vereador teve esse cuidado ao mandar confeccioná-las com pneus velhos, cortando-os internamente, perfurando-os a fim de evitar o acúmulo de água. “Tivemos um cui-dado enorme desde o começo da montagem das lixeiras, pois sabemos dos grandes riscos que o mesmo representa para a população. O que constava na notificação recebida era de que as lixeiras não estavam de acordo com o Código de Posturas da cidade, sob a lei nº 3440/2013, nos artigos 13 e 14. Fomos orienta-dos a ir até as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Serviços Urbanos, nas quais já fomos, e nos certificamos do problema ocorrido”. Feito o registro com os esclareci-mentos devidos.

O presidente do Poder Legislativo Munici-pal, vereador Juarez Souza (PMDB), visitou o Sindicato dos Taxistas de Gravataí, nesta terça-feira (7), a fim de oferecer auxílio à categoria na organização de evento futuro que contará com almoço e vispada beneficente. “A Câmara de Vereadores de Gravataí está à disposição para auxiliar a fortalecer esta importante categoria para o Município”, disse Juarez Souza. A confraternização dos taxistas tem como propósito arrecadar fundos para garantir o saneamento das dívidas adquiridas pelo sindicato.

O vereador Juarez Souza (PMDB) apre-sentou na sessão ordinária da Câmara de Gravataí nesta terça-feira moção de pesar aos familiares de Iraci José da Silveira Rocha, falecido no último dia 02 de julho.

Dialogando com a comunidade

Comunidade pede obras no Jardim das Acácias

Voto de pesar

Polêmica das lixeiras ecológicas

Sessão solene

Presidente da Câmara visita Sindicato dos Taxistas

Beto quer rigor na fiscalização

de lei

O vereador Carlos Fonseca (PSB) apresen-tou requerimen-to na Câmara de Gravataí propondo que seja realizada uma sessão solene, no próximo dia 4 de agosto, para homenagear os professo-res da Rede Pública Es-tadual lotados no município de Gravataí e que se aposentam neste ano de 2015.

Page 5: Jornal de Gravataí. 8 de julho de 2015. Edição 2270

Gravataí, 8 de julho de 20155

Grêmio pretende abrir loja oficial na Aldeia

O Gabinete da Primeira-dama (GPD), dá abertura, nesta quarta-feira (8), às 19h, a mais um espaço da Loja do Bem. O estabelecimento itinerante, que já esteve no centro da cidade e na Ulbra, receberá doações para a Campanha do Agasalho no Shopping Gravataí (Avenida Centenário, 555, Bairro Passo das Pedras) até o dia 26 de julho. . A ação conta com patrocínio da Magic Brands e apoio do Sindilojas.

A primeira-dama Patrícia Bazotti Alba ressalta que a iniciativa busca aumentar o recolhimento de agasalhos. "Nossa ideia foi trazer um conceito de loja diferente. Ao invés de adquirir roupas, o estabelecimento é dedicado para o recebimento de doações da população. Serão aceitas roupas de qualquer estação, bolsas, sapatos, entre outros acessórios", explicou Patrícia. Desde o mês de abril, milhares de peças já foram arrecadadas através da ação.

Cidade

Loja do Bem chega ao Shopping Gravataí

Município segue atraindo novos empreendedores

O município segue atraindo a atenção de novos investidores. A Secretaria Municipal de Desen-volvimento Econômico e Turismo (SMDET) vem recebendo solicita-ções de viabilidade para localiza-ção de atividades econômicas na cidade. Os dados de 2014 com-putaram 1287 pedidos. Até junho deste ano as solicitações somam 638 pedidos.

O secretário da SMDET, Ra-fael Evaldt, revelou que compa-rando os meses de 2014 com os de 2015, as solicitações vêm se mantendo estáveis. "Gravataí tem atraído novos investidores, por estar bem localizada e ter uma in-fraestrutura muito boa. Temos um distrito industrial consolidado, um setor automotivo forte e temos apresentado um crescimento bem expressivo no setor de prestação de serviços", referiu o secretário.

Evaldt destacou que o levan-tamento feito a partir de janeiro de 2014 até o primeiro semestre de 2015 mostra que o número de viabilidades para novos empreen-dimentos vem se mantendo con-stante em 107 consultas mensais para que novas empresas se estabeleçam em Gravataí.

O secretário observou que em-presas que desejarem se estabel-ecer no município devem passar por uma análise do Plano Diretor, (Lei Municipal 1451/00, alteradas

pelas leis 1864/02 e 3452/14), que estabelecem normas para atuação de empreendimentos nos Zoneamentos e Vias Urbanas no município de Gravataí.

Segundo Evaldt toda empresa antes de se localizar em determi-nado lugar, deve primeiro, con-sultar o Setor de Viabilidades da SMDET, localizado no 5º andar do Centro Administrativo Leste no Parque dos Anjos, como primeiro passo para o processo de pedido do Alvará.

"Esclarecemos que essas viabilidades são somente para empreendimentos localizados, representando em média 40% do total, já que os outros 60% são prestadores de serviços tercei-rizados que se cadastram como Ponto de Referência, não ex-ercendo suas atividades no local", finaliza o secretário.

Entre as dez maiores torcidas do país e inserido em um universo de seis milhões de torcedores, o Grêmio possui apaixonados por todo o Brasil e, assim, negócios envolvendo o tricolor gaúcho são sempre vistos como uma grande oportunidade. Desta forma, a Grê-mioMania, loja oficial do clube, planeja expandir sua rede e ingres-sar no mercado de Gravataí e região.

Interessados em adquirir uma GrêmioMania terão um investi-mento inicial de pelo menos R$ 100 mil. O valor será distribuído em taxa de franquia, obra civil, marcenaria, equipamentos e estoque. O proprietário ainda poderá indicar onde deseja ver sua loja instalada e a opção será avaliada pela franqueadora.

Além dos mais diversos itens oficiais, as franquias ainda real-izam, de tempos em tempos, eventos com ídolos do passado e do presente em suas dependências. De acordo com a GrêmioMania Franchising, o prazo de retorno é a partir de 18 meses e a lucrativi-dade de um franqueado gira em torno de 14%.

O que é a Loja do Bem?

A Loja do Bem foi criada pelo Gover-no Municipal para engajar a população na Campanha do Agasalho 2015. Os estabelecimentos da ação recebem as peças, que ficam expostas em mane-quins e araras até o final de cada dia, quando são encaminhadas para a Sec-retaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS). De lá, roupas, cobertores e sapatos são destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade.

Durante sua primeira edição, a loja abriu as portas na Rua Prefeito Ary Tubbs, 590, no Centro de Gravataí, de 17 de abril até 11 de maio. Já na segun-da edição, o estabelecimento ganhou espaço na área de convivência da Ulbra Gravataí, do dia 16 ao dia 29 de junho. Até o dia 15 de agosto, a ação busca superar a marca de 78 mil peças recolhidas em 2014.

Page 6: Jornal de Gravataí. 8 de julho de 2015. Edição 2270

Gravataí, 8 de julho de 20156 Esportes

Cenário esportivoCachoeirinha, 08 de Julho de 20156 Esportes CENÁRIO ESPORTIVO

FOTO DELMAR COSTA

Série Ouro foi tema de reunião na Limudes

GRAVTAÍ

Em reunião rea-lizada na noite desta segunda-

-feira, dia 6, na sede da Limudes, clubes da Série Ouro de Cachoeirinha trataram da edição de 2015. Marcaram presença no encontro, represen-tantes dos nove clubes participantes. A proposta de formulismo, apresenta-da pelo presidente da Liga Municipal de Desportos (Limudes), José Rovani Borges, o Doutor, foi de sistema de todos contra todos em turno único, classificando os quatro primeiros para a semifinal.

Os dirigentes dis-cutiram os detalhes da principal competição do ano no futebol amador de Cachoeirinha. A estimati-va da Limudes é de que o campeonato inicia na primeira quinzena de agosto. No sorteio dos jogos ficou definida a primeira rodada. Cada ro-dada será dupla, ou seja, dois jogos por campo (um às 13h e outro às 15h). Os primeiros jogos serão entre Amopam x Ponte

Nova, no Amopam, Reu-nidos x AJB, no Amopam, Tiarajú x XV Unidos, no Canarinho, e Canarinho x Gaúcho, também no Canarinho. Os horários e locais serão confirmados na tabela que a Liga em breve divulgará. O Onze Unidos, atual campeão municipal, devido a estreia no no Gauchão

de Várzea, vai folgar na rodada de abertura. Na noite desta quarta--feira, dia 8, é a vez da reunião do municipal de Veteranos, a partir das 19h, também na sede da Limudes. Os campeona-tos são promovidos pela Limudes com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Série Ouro de Cachoerinha

foi tema de reunião na

Limudes na noite da última segunda-feira. Os dirigentes

discutiram os detalhes da principal competição

do ano no futebol amador

municipal

Delegação gremista recebe carinho em ChapecóA delegação gremista

desembarcou em Cha-pecó, no final da manhã desta terça-feira, onde o Tricolor enfrenta a Chapecoense pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mesmo com frio e chuva, o plantel gremista foi recebido com festa no aeroporto do município. Apesar de não conseguir sair pelo saguão, por determinação da polícia local, o ônibus gremista foi escoltado por uma car-reata até o hotel, no cen-tro da cidade, onde mais um grupo de torcedores esperava os atletas.

A cidade de Chapecó se vestiu de azul, preto e branco para receber o Grêmio, mostrando mais

uma vez a força da nação tricolor no Oeste Cata-rinense. O próprio hotel Mogano Premium fez de tudo para que o grupo se sentisse em casa: os elevadores foram deco-rados com imagens da

torcida gremista e dizeres de boas-vindas. O Tri-color treinou na tarde de ontem, no CT da Chape-coense. A primeira parte do trabalho será realizada com portões fechados. Na sequência, será permitida

a entrada da torcida e da imprensa. Informação da direção da Chapecoense dá conta que todos os ingressos destinados aos gremistas para o jogo de amanhã se esgotaram em menos de duas horas.

Plantel foi recepcionado com festa no aeroporto e no hotel, tricolor vem embalado na competição e luta pela sexta vitória consecutiva no Brasilei-

rão

Inter encerra preparação para enfrentar o Flamengo no Beira-Rio

Contando com o apoio da torcida no últi-mo jogo em casa antes de enfrentar o Tigres pela Libertadores, o Inter enfrenta o Flamen-go, no Beira-Rio. O jogo está marcado para hoje as 22h, válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O último treinamento em preparação para o confronto contra a equi-pe carioca foi realizado na manhã desta terça--feira, no CT Parque Gigante. O técnico colorado Diego Aguirre comandou um treino tático em que esboçou a equipe que entra em campo. Time sem colete: Muriel; William, Ernando, Alan Costa e Geferson; Rodrigo Dou-rado, Wellington Martins, Valdivia, D'Alessandro e Alisson Farias; Lisan-dro López. O time com colete teve: Dida; Zé Mário, Eduardo, Bertotto e Luque; Nico, Nilton, Taiberson, Vitinho e Milla; Rafael Moura.

Após o treino, o ídolo e capitão da equipe, D'Alessandro, concedeu uma entrevista coletiva. "Temos que encarar o jogo de amanhã como se fosse Libertadores. Precisamos conquistar uma vitória, ganhar os três pontos diante do Flamengo", disse. O cra-que argentino também comentou sobre a mobi-lização da torcida para o jogo diante do Tigres. "Esperamos chegar quarta com foco total, com o apoio da torcida, com 50 mil pessoas no Beira-Rio. Sabemos que o torcedor dormiu na fila por ingressos, nós valo-rizamos isso", ressaltou.

No momento, o Inter ocupa a 14ª posição do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos ganhos. O Flamengo está em 15º com 10 pontos somados. A arbitragem da partida é de Wilton Pereira Sampaio (GO), auxiliado por Fabio Pereira (TO) e Bruno Raphael Pires (GO).

Inter tenta esquecer as duas últimas derrotas no Cam-peonato Brasileiro e enfrenta o Flamengo hoje à noite no

Beira-Rio. Jogo servirá como preparação para a partida contra o tigres na semana que vem

Page 7: Jornal de Gravataí. 8 de julho de 2015. Edição 2270

Gravataí, 8 de julho de 20157Esportes

Cenário esportivo

Page 8: Jornal de Gravataí. 8 de julho de 2015. Edição 2270

Gravataí, 8 de julho de 20158 Notícias

ECONOMIA

Para que as empresas possam aderir ao Programa de Proteção ao Emprego, criado nesta segunda-feira (6) pelo governo federal, os traba-lhadores terão que aceitar a proposta por meio de acordo coletivo firmado entre a categoria e as entidades patronais. A medida provisória assinada pela presidenta Dilma Rousseff prevê a redução de jornada de trabalho e de remuneração de até 30%, proposta que recebeu o apoio dos represen-tantes de centrais sindicais.

De acordo com Rafael Marques, presidente Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o progra-ma já havia sido reivindicado em 2012 para ser utilizado em momentos “delicados”, e vai possibilitar a preservação do emprego e da renda: “O programa é bem-vindo, vem em boa hora. Um gasto com maior qualidade e retorno econômico importante para o país o para os trabalhadores. Ele incentiva o diálogo entre os trabalhadores e as empresas”.

De acordo com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, o progra-ma também preserva a produtividade da empresa ou indústria na medida em que permite o vín-culo empregatício no momento em que enfrenta volume menor de vendas. De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o programa é experimental e terá um prazo máximo de vigência (final de 2016), o que permitirá ao governo avaliar as suas consequências.

Representante de um dos setores responsáveis pelo maior número de demissões em 2015, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, também analisa a medida como favorável. “[O programa é de] extrema relevância, fundamental, pois segura o emprego, destinado à superação o de crises, que sabemos que vão e vem. Na verdade, na nossa visão, [ele é] um instrumento fundamental de ultrapassagem de qualquer crise. Hoje, no nosso segmento temos queda de deman-da, basicamente fruto do baixo nível de confiança do consumidor, cujo principal fator é o medo de perder o emprego. Está sendo colocado na hora adequada e de forma adequada”, avaliou.

Segundo Paulo Cayres, presidente da Con-federação Nacional dos Metalúrgicos, filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), a adesão dos trabalhadores é um dos elementos principais do programa. “Você tem que convencer e cons-truir através de uma proposta, com votação dos trabalhadores. Se o sindicato entender que é bom, ele vai convencer os seus trabalhadores e trazer os empresários para dentro dessa proposta”, disse.

Na opinião de Cayres, a medida poderá ser utilizada para reverter demissões e suspensões temporárias do contrato de trabalho (sistema conhecido como lay-off). “A nossa estratégia é essa. Quem está em lay-off, nós vamos pedir para mudar, só que temos um trâmite [da medida provisória no Congresso], que são quatro meses. Mas isso fortalece, porque antes você não tinha nada para apresentar para o patronal. Então, ele executa os mecanismos que tem”, afirmou.

Outra exigência serão os indicadores eco-nômicos e financeiros que a empresa terá que comprovar, antes de aderir ao PPE. Nesse sentido, um comitê interministerial, cuja primeira reunião ocorreu ontem (7), terá 15 dias para definir os cri-térios de enquadramento dos setores e empresas.

Programa que reduz salários e jornada terá que ser aprovado por trabalhadores

VENDE-SERenault Sandero 1.0, modelo Expression, cor prata, ano 2013, revisado, completo com alarme na chave, som original, faroletes e pneus novos. Valor: 27 mil. Tratar pelo telefone 8188.9608.

ANUNCIE AQUI

3423 1792

Uma reunião de negociação entre o Sindicato dos Met-alúrgicos de Gravataí (SMG) e a Indústria de Produtos Automotivos RGS Ltda. (Ipa), sistemista do Complexo Au-tomotivo da General Motors (GM), em Gravataí, realizada nesta terça-feira (7), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Porto Alegre, garantiu, por mais alguns dias, a não homologação das demissões anunciadas pela empresa na semana passada. Também foi definido que o saldo de salários relativo ao mês de junho e a cobertura do plano de saúde por mais 30 dias estão garantidos aos 74 empregados que estão pré-avisados das de-missões, devido ao rompimento de contrato entre a Ipa e a Con-tinental Brasil Indústria Automo-tiva Ltda, também prestadora de serviço da GM, em Gravataí.

O encontro entre os repre-sentantes do SMG e da empre-sa foi mediado pela vice-presi-dente do TRT, desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse, no exercício da presidência da Seção de Dissídios Coletivos. Como representante do Ministé-rio Público do Trabalho, esteve presente a procuradora-regional Beatriz Junqueira Fialho.

A desembargadora Ana Luiza já tinha concedido liminar, solic-itada pelo SMG, suspendendo as rescisões anunciadas pela empresa, até que houvesse negociação entre as partes para minimizar o impacto da despedida em massa. As partes voltarão a mesa de negociação na próxima terça-feira (14/07), às 15h, também na sede do TRT, mas desta vez com a presença de representantes da Continental. Os objetivos do novo encontro serão a definição dos critérios para despedida dos empregados, a possibilidade de aproveitamento de parte dos tra-balhadores em outras funções nas duas empresas ou, ainda, a priorização na contratação em

um segundo momento, quando as empresas voltarem a admitir empregados. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, salientou que a luta pela preservação do emprego dos 74 funcionários da Ipa vai prosseguir.

- Tivemos um avanço aqui nesta rodada de negociação, com a não homologação das demissões, a garantia do paga-mento do saldo dos salários de junho na próxima quinta-feira, (09/09) e a extensão do plano de saúde por mais 30 dias após o término do contrato. Mas nós, efetivamente, queremos evitar a demissão em massa dos trabal-hadores, tendo em vista a eles não podem ser prejudicados por uma pendência entre a Ipa e a Continental. Elas devem resolver seus problemas sem atingir os trabalhadores - avaliou Ascari.

Durante o encontro, os representantes da Ipa informa-ram que o número correto de empregados que poderiam ser despedidos é 90, sendo que, destes, 14 já foram aproveitados em outras funções e dois terão suas rescisões revertidas por gozarem de garantia no em-prego. Então, a discussão girou em torno dos 74 empregados restantes.

Liminar preserva de forma temporária empregos em indústria

Page 9: Jornal de Gravataí. 8 de julho de 2015. Edição 2270

Gravataí, 8 de julho de 20159Notícias

ANUNCIE AQUI

3423 1792

2mnotícias.com.br

Em ato realizado na tarde desta terça-feira, 7, o prefeito Marco Alba assinou convênios de cooperação com duas instituições do município. Os novos documentos, firmados com a Fundação Casa dos Sonhos e com o Centro Ocupacional de Familiares e Ami-gos dos Deficientes Mentais de Gravataí (Cofameg), permitirão que o atendimento a crianças do município seja ampliado.

O prefeito Marco Alba destacou que o município enfrenta uma grave crise financeira, mas segue priorizando as pessoas. "Estamos cuidando das pes-soas, cuidando das crianças. Espero que possamos aproximar ainda mais a admin-istração municipal da Casa dos Sonhos e da Cofameg, instituições que realizam trabalhos essenciais em nosso município", destacou o prefeito, que esteve acompanhado do vice Francisco Pinho. O pre-

feito ressaltou ainda, que foram duplicados os convênios com a APAE e o Centro Social Marista.

Para o secretário municipal da Família, Cidadania e Assistên-cia Social, Marcelo Soares, "a assinatura dos dois novos con-vênios é muito impor-tante para o município, pois permitirá que seja ampliado o número de crianças atendidas pelos órgãos".

Falando em nome dos órgãos, o presiden-te da Casa dos Son-hos, Ivo Noll, destacou que o local alimenta diariamente 66 crian-ças. Já a presidente da Cofameg, Maria Santos Pacheco, ressaltou que "sente-se muito feliz, por ter certeza de que a Prefeitura é parceira da instituição".

O vereador Rober-tinho Andrade (PP) agradeceu as en-tidades, que realizam um belo trabalho pelas crianças do município. "A Casa dos Sonhos e a Cofameg, além

de proporcionarem um atendimento de qualidade às crianças com deficiência e em situação de vulnerabi-lidade social, sempre demonstraram confian-ça na administração do prefeito Marco Alba", finalizou.

O padre Lucas Mendes acompanhou a agenda e abençoou o gesto do prefeito Marco Alba, ao assinar os convênios. Participa-ram a secretária-adjun-ta da SMFCAS, Joice Michels, a coordena-dora do SCFV, Marina Caetano, a chefe de divisão da Proteção Social Especial Básica, Raquel Silvestrin, além de crianças atendidas pelas instituições.

Criada em 2001, com o objetivo de atender crianças e ado-lescentes do Rincão da Madalena, a Fundação Casa dos Sonhos pres-ta apoio anualmente a 80 crianças.

No local, os jovens participam de ativi-dades de cidadania, esportes, elevação da

autoestima e convivên-cia.

A Cofameg é uma entidade sem fins lucrativos, que auxilia pessoas com deficiên-cia. A entidade oferece diversas atividades, realizadas em parceria com diversas empre-sas do município.

Serão considerados somente os currículos que mencionarem cargo e área desejados, escolaridade, experiências profissionais, pretensão salarial e endereço residencial, até o dia 11/7/2015. Para mais informações sobre vagas, etapas, critérios de seleção e recurso, acesse o site www.senacrs.com.br, clique em Contato/Trabalhe Conosco/Lista de Vagas e consulte o e-mail para envio de CV.

Pessoas com deficiência são muito bem-vindas em nossa empresa.

O Senac-RS – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Administração Regional no Estadodo Rio Grande do Sul, está selecionando profissional para desenvolver suas atividades no cargo de:

ORIENTADOR(A) DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL B (Gravataí) - 1 vaga Área: Artes

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO(PRAZO 20 DIAS) Credora Exequente: EMPRESA GESTORA DE ATIVOS - EMGEA - Pelo presente edital, por estar em lugar ignorado, incerto ou inacessível, fica notificada a pessoa adiante nomeada para ciência de que estamos autorizados na forma da lei (decreto-lei n.º 70 de 21.11.66 e Regulamentação Complementar), a promover a execução extrajudicial da hipoteca que onera o imóvel indicado a seguir. Fica cientificada, outrossim, de que tem o prazo de 20 (vinte) dias, a contar desta data, para purgar o débito e evitar a continuidade da execução, o que poderá ser feito na Agência Gravataí (Gravataí/RS) da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, onde foi obtido o financiamento, em qualquer dia útil. CONTRATO: 9.0478.9443.148-5 - SED: E-14.268/14 – MUTUÁRIO: ANTONIO LUIS PEDROSO RODRIGUES, brasileiro, comerciário, maior, solteiro, inscrito no CPF sob nº448.171.340-20, residente e domiciliado em Gravataí/RS – IMOVEL: Rua “Z-4” nº930, Morada do Vale – Gravataí/RS – Valor da dívida em 22/09/2014 - R$47.899,66 (quarenta e sete mil oitocentos e noventa e nove reais e sessenta e seis centavos), que será devidamente atualizada à época do pagamento, acrescido de multa contratual e despesas pertinentes. Nos termos do art. 1.069 do Código Civil Brasileiro, notificamos V.Sas. da cessão do seu contrato à EMGEA – Empresa Gestora de Ativos, a partir do dia 29.06.2001, conforme disposto na Medida Provisória n.º 2196-1, de 28.06.2001. Ressalte-se que a cessão do crédito não implicou qualquer modificação nas condições vigentes do seu contrato, cuja administração continua a cargo da Caixa Econômica Federal. Porto Alegre, 06 de julho de 2015 - COMPANHIA PROVÍNCIA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - AGENTE FIDUCIÁRIO - Publicações nos dias 06/07/2015, 07/07/2015 e 08/07/2015 no Jornal de Gravataí.

Marco Alba assina convênio com Casa dos Sonhos e Cofameg

Page 10: Jornal de Gravataí. 8 de julho de 2015. Edição 2270

Gravataí, 8 de julho de 201510 Notícias

Polícia Civil prende suspeita de estuprar menina de 6 anos

Grupamento de Operações com Cães realiza atividade com alunos na Escola Municipal Vila Neópolis

Uma mulher de 34 anos, suspeita de estupro de vulnerável em Viamão, foi presa por Policiais da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DECAP/DEIC) nesta segunda-feira (7). O suposto crime teria sido denunciado pela avó da vítima.

Segundo informações, a suspeita trabalhava como babá da criança de seis anos. A acusação veio por parte da avó, que teria percebido as marcas de abuso sexual no corpo da menina e efetudo o registro. A suspeita após ser capturada, não se manifestou. Após os devidos pro-cedimentos jurídicos, a presa foi encamin-hada à Penitenciária Feminina Madre Pelletier.

Filipe Foschiera

Mikael tem apenas 11 me-ses e necessita de cuidados especiais enquanto aguarda sua cirurgia. Ele nasceu com lábio leporino, uma fenda labial grave, e terá que passar por diversos procedimentos cirúrgicos para reparar a má formação do órgão. A primeira cirurgia está agendada para Agosto.

Como a creche não possui um enfermeiro, ele não pode ficar na instituição. Assim ele fica em casa com a mãe, que conta apenas com a renda de outro filho para sustentar o lar. A família de Mikael tem dificul-dades para adquirir todos os produtos especiais que facili-tariam a vida do menino.

A vizinha Luciana, co-movida com a situação, está arrecadando fraldas tamanho G, leite, Mucilon, roupas ta-manho 2 e calçados número 17. Seringas descartáveis também são necessárias, pois auxilia na hora da alimentação. Além disso, ele necessita dos medicamentos Alivium 100 e Prednisolona 3mg.

As doações podem ser entregues diretamente no endereço da família, na Traves-sa Santo Antônio, nº 35, bairro Santa Cruz, próximo a Ulbra Gravataí. Mais informações com Luciana pelo 51 86224939 (whats).

O que é Lábio leporino?

É uma abertura no lábio ou no céu da boca, podendo

ser nas duas regiões. Essas aberturas resultam do desen-volvimento incompleto enquan-to o bebê está se formando, antes de nascer. O lábio e o céu da boca desenvolvem-se separadamente durante os três primeiros meses degestação. Nas fissuras mais comuns o lado esquerdo e o direito do lábio (ou céu da boca) não se juntam, ficando uma linha verti-cal aberta.

Tratamento

O lábio pode ser reparado nos primeiros meses de vida. O céu da boca leva mais tempo. As datas exatas dessas inter-venções cirúrgicas dependem do desenvolvimento do bebê e é determinado pela equipe técnica.

A Guarda Municipal, através do Grupamento de Operações com Cães (GOC), realizou segunda-feira (6), uma ativi-dade na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Neópolis. O evento contou com a participação de 60 alu-nos das turmas do 6º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental da escola. Dois cães adestrados

auxiliaram os guardas na ativi-dade que abordou temas como comportamento e prevenção contra o uso drogas, além de princípios de convivência.

O inspetor responsável pelo GOC, Felipe Gomes, explicou o objetivo dos temas aborda-dos. "A finalidade disso é aju-dar na formação de cidadãos mais conscientes, respon-

sáveis, críticos e reflexivos", disse Gomes.

Os guardas utilizaram os cães adestrados para demon-strar técnicas de faro de narcóticos, proteção, além de adestramentos avançados. "Os animais acabam facilitando o aprendizado e conquistando a atenção durante a atividade com os alunos", explicou o inspetor.

A diretora da escola, Sonia Maria da Silva, ressalta a im-portância da abordagem com os alunos dos temas. "Preten-demos realizar esse trabalho com todos os alunos da escola. Optamos por iniciar com estas três turmas por serem as que apresentam mais dificuldades na área trabalhadas pelo GOC", explicou Sonia.

As escolas interessadas na realização dessas atividades do GOC devem fazer a so-licitação diretamente à Secre-taria Municipal de Segurança Pública (Smasp).

Bebê conta com solidariedade enquanto aguarda cirurgia

Page 11: Jornal de Gravataí. 8 de julho de 2015. Edição 2270

Gravataí, 8 de julho de 201511

Pérola Faria vai estrear na ter-ceira fase da novela Os Dez Manda-mentos, da Record. Com a perso-nagemDeborah, uma menina de 20 anos, órfã, criada pelo tio, ela fará par romântico com Igor Cosso.

Para a preparação de seu traba-lho, Pérola contou que literalmente mergulhou nas histórias bíblicas para compor sua personagem e também deixou seus cabelos com-pridos.

"A preparação acontece às vezes em grupo, com todos os hebreus, para aprender os costumes da épo-ca, e também com os núcleos da novela, individualmente, para criar uma cumplicidade entre os persona-gens", explicou.

As cenas de Perola na trama co-meçam a ser exibidas nesta quinta--feira (9). A atriz, que irá ao ar a partir do próximo dia 9, também teve que deixar o cabelo crescer para o novo trabalho.

Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 15

PTNPVATICANO

SERENIDADEBIQUEIRAESP

AENROCRISSDOLMÃENFADONHOAASSSDC

ARCEATLETA

TISANARAEOUJSAL

ORNADODDIDIAFISEOS

AITLURAASSAMOIBR

Adoles-cente, em

inglês

Certidãonegativa

de débitos

Aceleraruma

reaçãoquímica

Foco daatenção

nos JogosOlímpicos

Fábricaalemã de automó-

veis

Cozimentode ervaspara fins

medicinaisEmbele-

zado comadereçosfestivos

Lesão su-perficial

na mucosabucal

Materialde tapetesde Corpus

Christi

Prenomecomumentre osjudeus

Parte maisestreitade ossolongo

Combus-tível

natural erenovável

Olheira(fut.)

Instituídopela Cons-tituição de1824, foiexercido

por Pedro I

Áreas de preservaçãocomo Itatiaia (RJ)

Dois vasossanguíneos

Paz; tran-quilidade

Estadoonde atuaa Guarda

Suíça

Tiritar de frio

Escritorbrasileiro

Espanhol(abrev.)

Dígrafo de "milha"

Membranatransparen-te do glo-bo ocular

Casaco militar comgalões dourados

"Mulher de (?)", su-cesso dos Raimundos

Técnicode futebolparaguaio

Princípioativo daaspirina(sigla)

Tedioso;cansativo

Reforço naponta decalçadoPolícia

política daAlemanha

nazista

600, emromanos

Litro(símbolo)

Médio (abrev.)

(?) Ciata,matriarcado samba

Escon-derijo decoelhos

Códigotelefônico

Ósmio(símbolo)

SaudaçãoesotéricaSoldado(abrev.)

S A L

4/arce — lura — teen. 5/dólmã. 6/tisana. 7/diáfise.

Suas emoções são tranquilizadas hoje e nos próximos dias. O momento con-tinua envolvendo mudanças importan-tes em relacionamentos familiares.

O bom resultado de um projeto que vem sendo desenvolvido em equipe ameniza os problemas profissionais que vem en-frentando.

O momento é ótimo para recuperar o equilíbrio emocional e colocar no lugar sentimentos relacionados ao seu pas-sado. Procure meditar e relaxar.

Uma boa notícia envolvendo sua car-reira e planos de negócios pode che-gar a qualquer momento.

Dia mais tranquilo e com boas notícias relacionadas aos seus projetos profis-sionais. Vida social continua intensa.

O momento envolve limpeza dos sen-timentos. Uma boa notícia sobre uma viagem pode chegar e transformar o seu humor.

Fase de melhoria em seus projetos de médio prazo. Uma boa notícia sobre uma viagem pode chegar.

Uma grande soma de dinheiro pode estar em jogo agora e a possibilidade de você ganhar esse jogo é bastante alta.

O momento envolve mudanças, mas suas emoções encontram-se mais equilibradas e brandas.

Algumas energias positivas, especial-mente voltadas para sua vida financei-ra, chegam à sua vida. Uma boa notí-cia relacionada ao setor pode chegar.

Intensas energias que envolvem um projeto em equipe ou um contrato com uma grande empresa são sensivel-mente minimizadas.

Você está mais aberto para uma solu-ção pacífica caso esteja passando por um momento de dificuldades e de de-cisões. Seu coração está mais aberto.

Adriane Galisteu posa com Ceará nos bastidores de programa

Os Dez Mandamentos Pérola Faria estreia em nova fase da novela

Adriane Galisteu posou para uma foto com Wellington Muniz, o Ceará, nos bastidores de A Grande Farsa, novo programa do humorista no Multishow. A apresentadora gravou uma participação ao lado do imitador de Silvio Santos e publicou uma foto com o amigo no Instagram, para agradecer o convite e lembrança de ser uma das personalidades do programa.

Na legenda da imagem, a loira ainda desejou sorte na nova emprei-tada do amigo e desejou a ele ainda mais sucesso na nova casa.

“‘Má oê...’ Meu amigo querido @

oceara, amei o convite! Parabéns por mais essa conquista! #agrandefarsa #sucesso”, escreveu na legenda da imagem, em que aparece toda sorri-dente com o comediante, criador de um dos personagens mais icônicos do humor atual.

Com estreia agendada para o dia 20 de julho, A Grande Farsa vai trazer o imitador de Silvio para um canal do grupo Globo. O artista deixou o elenco do Pânico na Band para integrar a nova atração, que teve alguns pilotos já apresentados e foi aprovado recentemente pela diretoria da emissora a cabo.

Page 12: Jornal de Gravataí. 8 de julho de 2015. Edição 2270

Alunos da rede pública no "Caminhos da Cultura"

Alunos da EMEF Getúlio Vargas conheceram a fotógrafa Adriane Marchiori e o Museu Municipal, na tarde desta terça-feira (7). O Pro-jeto Caminhos da Cultura, promovido pela Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), recebeu os alunos do 7º ano da escola no Qui-osque da Cultura. Na ocasião, os jovens puderam conferir a mostra fotografica Recortes de Cena, da fotógrafa Adriane Marchiori e visitar o Museu Municipal Agostinho Martha.

Conforme a coordenadora do Quiosque da Cultura, Mari Velleda, este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos da rede de ensino do município um contato direto com o artista e sua obra. "Es-tamos com a mostra fotografica de Adriane Marchiori, que foi contem-plada no Prênio Dana Quiosque da Cultura, na Categoria Extensão", revelou a coordenadora.

Mari observou que além de conhecer a obra do artista os alunos participam de uma oficina e após este contato visitam o Museu Mu-nicipal Agostinho Marta. "No Museu os alunos terão a oportunidde de conhecer um pouco a história do município", declarou a coordenadora.

A exposição

Adriane Marchiori é natural de Porto Alegre, fotógrafa de profissão foi a 2ª colocada na Categoria Extensão, no Prêmio Dana Quiosque da Cultura. Suas fotos estão na mostra aberta ao público desde 24 de junho. "Está sendo muito prazeroso poder expor meu trabalho em Gravataí e entrar em contato com a comunidade", referiu a fotografa.

O acervo conta com trabalhos que retratam cenas de teatro e tem o nome de Recortes de Cena. "Faço este trabalho desde 2012 com o objetivo de resgatar a história do teatro gaúcho", declarou a artista.

Os alunos após conferirem os trabalhos expostos, foram levados a conhecer trabalhos fotográficos de diversos artistas. Na continuidade os alunos foram convidados a participarem em grupo de cenas teat-rais, com máscaras teatrais cedidas pela fotógrafa.

Para a professora de Português Dolores Estrasulas esta atividade tem em vista mostrar um pouco de Gravataí para os alunos e fazê-los participar de um trabalho de fotografia. "Este projeto é muito impor-tante, pois permite ao aluno entrar em contato com a obra e com o artista, podendo despertar o talento artístico", comentou a professora.

A professora de Ciências e Matemática Eliana Porton acha muito importante este projeto, pois agrega conhecimentos. "A maioria dos alunos não tem contato com obras de arte e este projeto permite que se vá criando uma cultura artística", explicou a professora.

Mainara Fagundes tem 15 anos na escola ela faz parte do Projeto Aceleração. Mainara comentou que já conhecia o Quiosque. "Vim com meu pai, mas hoje a visita está sendo muito diferente, pois estamos tendo a possibilidade de interagir com a fotógrafa", revelou a aluna.

Gravataí, 8 de julho de 2015

A Escola do Varejo do Sindilojas Gravataí está oferecendo três oportu-nidades de aprendizado e crescimento para as em-presários e colaboradores do comércio. Para o pró-ximo dia 14, está agenda-da a palestra “Vencendo desafios”, com o profes-sor Mário Sá, às 19h30, na sede da entidade. Dia 15, às 19h30, na Subsede Morada do Vale, acontece a palestra “Tributação na Medida – Foco nos Conta-dores e seus Clientes”, com a parceria do Sebrae. Em 4 de agosto, às 19h30, o Sin-dilojas traz a economista chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, que abordará o tema “Preciso Fazer Diferente – Gestão, Atendimento e Produto”. As inscrições para qualquer uma das palestras podem ser feitas no site www.sindilojasgravatai.com.br/escoladovarejo. Investimento, um agasalho ou um quilo de alimento não perecível.

Em visita recente ao Sindilojas Gravataí, o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, destacou o fortalecimento da parce-ria entre a instituição e o Sindicato, especialmente nas atividades da Escola do Varejo. Acompanhado de sua equipe, ele se reuniu com o presidente José Rosa e o gerente executivo do Sindilojas, Rodrigo Silva. José Paulo elogiou a iniciativa da entidade na criação da Escola do Varejo e reafirmou o apoio do Senac-RS e do Senac Gravataí às atividades de formação, qualificação e desenvolvimento das empre-sas do comércio de bens e serviços representadas pelo Sindilojas. O presidente José Rosa destacou:

– O Senac não é apenas um braço operacional do Sistema Feco-mércio, mas é tudo para nós do Sindilojas. Esta parceria no campo educacional é fundamental para o Sindicato.

Escola do Varejo tem três palestras agendadas

Senac-RS fortalece parceria com o Sindilojas

José Paulo e equipe reunidos com o presidente José Rosa e o gerente executivo Rodrigo Silva

Patrícia Palermo, economista chefe da Fecomércio-RS, abordará o tema “Preciso Fazer Diferente – Gestão, Atendimento e Produto”

sindilojasgravatai.com.br/escoladovarejoCONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE