jornal de abril 2013

8
Ano VI - Edição nº 58 - Abril de 2013 - Distribuição Gratuita - Mensal Paróquia Nossa Senhora Aparecida Jardim São Paulo 2 Editorial 3 Palavra do Pastor: A grandeza de um homem de fé! 4 Gaudet Mater Ecclesia (A Mãe Igreja se Alegra) 4 Aniversariantes 5 Aconteceu fotos dos principais eventos da comunidade 8 Missas e atividades da comunidade

Upload: paroquia-nossa-senhora-aparecida

Post on 25-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do jardim São Paulo. #NSAparecidaJSP

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Abril 2013

Ano VI - Edição nº 58 - Abril de 2013 - Distribuição Gratuita - Mensal

Paróquia Nossa Senhora AparecidaJardim São Paulo

2 Editorial

3 Palavra do Pastor: A grandeza de um homem de fé!

4 Gaudet Mater Ecclesia (A Mãe Igreja se Alegra)

4 Aniversariantes

5 Aconteceu fotos dos principais eventos da comunidade

8 Missas e atividades da comunidade

Page 2: Jornal de Abril 2013

EditorialCaríssimos paroquianos e irmãos, PAZ E BEM A TODOS!

“Dar-vos-ei pastores, segundo o meu coração” (cf. Jr 3,15). Com esta frase tão bela e que está pre-sente também em um dos docu-mentos do Beato João Paulo II, “Pastores Dabo Vobis”, inicio meu artigo para este mês.

Ser pastor, segundo o coração de Deus, não é outra coisa senão as-sumir a causa de todos e, em es-pecial, daqueles que mais sofrem e necessitam de um acompanha-mento mais profundo.

A Igreja, continuadora da obra re-dentora de Jesus Cristo, sempre quis acompanhar seus fiéis colocando à sua frente pastores zelosos, que com afinco e dedicação cuidas-sem deles.

A humanidade de cada um - e con-sequentemente possíveis erros - não pode destruir a beleza e o caráter indelével recebido na ordenação sacerdotal.

O Papa Francisco, que vem en-chendo nossos corações de ale-gria e esperança, tem demonstra-do a cada dia um gesto de amor e fazendo todos acreditarem num pastoreio amoroso, zeloso e, sobre-tudo, cuidadoso para com os mais necessitados, dando-nos a enten-der que é o pastor segundo o cora-ção de Deus.

A humildade e simplicidade sempre foram características essenciais do Ministério de Jesus Cristo, o que não significa dizer que ele deixou que as coisas acontecessem de qualquer forma. Mas ao contrário, sempre se mostrou rigoroso com as coisas de Deus.

Fez refeição e conviveu com ricos e pobres e deixou claro que uma condição melhor de vida jamais será pretexto para um distancia-mento da Palavra e do compro-misso para com todos, inclusive na partilha dos bens.

Sempre falo isso e agora o repito: Muitos católicos abandonam sua fé por não concordarem com al-gumas situações na Igreja, outros a abandonam porque buscam uma religião e um Deus de pronto-socor-ro, sendo muitas vezes levados pe-las emoções do momento.

Não encontraremos estruturas per-feitas em nenhuma instituição, em muitos casos, falta uma verdadeira conversão, mas não cabe um jul-gamento de nossa parte, visto que não temos competência para tan-to.

Ao que parece, falta para muitos um enraizamento na fé. “Se tivés-seis fé, mesmo pequena, diriam a esta amoreira: Arranca-te da-qui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria”(cf. Lc 17,6).

Portanto, a fé deve ser maior do que todas as más atitudes que se fazem e se veem por aí. Podemos ser diferentes e ensinar com nossos bons exemplos.

Desmotivarmo-nos na fé só confir-ma que somos fracos nela e não temos forças de superar nossos pró-prios obstáculos.

Convido todos a aproveitarem o tempo pascal que iniciamos há pouco, cujo vencedor deu grande exemplo de superação e de fé ina-balável.

A minha bênção para todos.

Padre Toninho – pároco.

ExpedienteDiretor espiritual: Pe. Toninho|Secretaria: Cleonice|Pastoral da Comunicação: Andrezza Tronco, Daniel de Paiva Cazzoli, Márcia Chequer Greppi Pellegrini, Luiz Carlos Spera, Valquíria Beltramini, Francisco Santos, Carlos Perpétuo Firmino|Projeto Gráfico: Valquíria Beltramini|Contribuição: Thiago Rinaldi Bardella, Elaine Mendes, Cristiano Scorvo Con-ceição, Carlos Perpétuo Firmino, Márcia Chequer Greppi Pellegrini, Carlos Petrachini. Revisão das matérias: Daniel de Paiva Cazzoli | Rua Parque Domingos Luiz, 273 - Jd. São Paulo - tel: 2979-9270 Site: www.nsaparecidajsp.com.br| E-mail: [email protected]|Twitter: @nsaparecidajsp

Tratamento dos PésTRATAMENTOS DE CALOS, CALOSIDADES,

UNHAS ENCRAVADAS, ORTONIQUIA (CORREÇÃO DE UNHAS), TRATAMENTO AUXILIAR P/ MICOSE DE UNHA, ESPECIALIZADO EM PÉ DIABÉTICO.

Marcos S. GarciaP O D Ó L O G O

Instrumental Esterilizado a 180ºCRua Paulo Maldi, 183 - Sala 3 - Parada InglesaCEP 02303-050 - São Paulo / SP

Tes.: (11) 2283-1576Cel.: (11) 99688-1969

[email protected]

Fone: (11Av

moda masculina e femininaadulto e infantil

) 2283-1328. Leôncio de Magalhães, 1236 | Jd. São Paulo

Fone: (11) 2283-1328Av. Leôncio de Magalhães, 1236 | Jd. São Paulo

Dra. Patrícia V. Cordeiro QuispeDERMATOLOGIA - MEDICINA OCUPACIONAL

CRM 91836

Av. Nova Cantareira, 1984 sala 142 Tucuruvi - São Paulo SP

[email protected]

2597-874399312-6118

Despachante

Paulo - Gisele

JARDIM SÃO PAULO*Assessoria de Despachos

*Licenciamento*Renovação de C.N.H.

*Serviços Junto ao Detran(11) 2971-0550(11) 2283-4694Cel: (11) 97891-6716 ID: 121*60415

Rua Carlos de Laet, 103 - Cep 02041-000 - Jd. São Paulo - SP(próx. ao Metrô - Esquina c/ Leôncio de Magalhães Alt. 1074)

Page 3: Jornal de Abril 2013

Palavra do Pastor: A grandeza de um homem de fé!No dia 11 de fevereiro, uma das pri-meiras mensagens que apareceu no meu Facebook foi: “Dom Odilo, Edmar Peron, Sergio Borges,.........contamos com as palavras de vo-cês e o apoio para nós, leigos, nes-te momento, para dar forças de Fé ao Povo de Deus”. O autor deste pedido estava admirado com a notícia da renúncia do Santo Padre Bento XVI e pedia uma orientação à Igreja sobre tal notícia que pegou todo mundo de surpresa.

Fez muito bem em pedir que a Igreja, através de seus Bispos, se pronunciasse, porque ouvimos nos últimos dias tantas supostas notí-cias, tantas “histórias” no noticiário das redes de comunicação, que se tornaram causa de admiração até nas pessoas de bom senso e de viva comunhão com a Igreja! Ouvi-mos tantas coisas, mas como saber o que realmente ocorreu em Roma no dia 11 de fevereiro? O que de fato é ver-dade em meio a tantas notícias?

A resposta, nós católicos, temos porque ouvimos da boca do pró-prio Santo Padre e sabemos que

ele é um homem que vive e fala na Verdade: “cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idône-as para exercer adequadamente o ministério petrino”. Foi um gesto de grande humildade, que se traduz ainda nestas palavras: “tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado”.

Enquanto sua saúde física permitiu, o Santo Padre man-teve-se à frente da barca de São Pedro, mas percebendo que sua condição física o im-pedia de governar a Igreja e de anunciar o Evangelho, de-cidiu – com os olhos diante do Senhor – que o melhor para a Igreja e para a evangeli-zação seria deixar que outro fosse escolhido para realizar a missão que lhe fora con-fiada há oito anos. Em apenas

uma página, o Santo Padre co-locou toda a verdade, todos

os motivos pelos quais renun-ciou à missão de governar a Igreja.

É bem verdade que a renún-cia nos causou admiração uma vez que, na história re-cente da Igreja, não havía-

mos – até então - con-vivido com o fato

de um Papa renunciar,

mas é claro que um acontecimento de tal porte faz parte da caminha-da da Igreja que a condução do Povo de Deus seja passada a ou-tra pessoa mais jovem e com mais saúde. Assim aconteceu quando Moisés, já idoso, passa para Josué a sua missão de governar o Povo a caminho da Terra Prometida (Nm 27,15ss); assim, também, ocorreu na história da Igreja dos séculos pas-sados, quando o Papa renunciou para o bem da Igreja fato que oca-sionou o estabelecimento das pró-prias normas eclesiásticas, constan-tes do Código de Direito Canônico, Cânon 332, § 2: “se acontecer que o Romano Pontífice renuncie a seu múnus, para a validade se requer que a renúncia seja livremente feita e devidamente manifestada, mas não que seja aceita por alguém”.

Nós, Povo Santo de Deus, diante de tudo isto, devemos agradecer a Deus que colocou Bento XVI como guia da Igreja; agradecer ao Papa Bento XVI por ter conduzido, sob a ação do Espírito Santo, a Igreja de Jesus, Una, Santa, Católica e Apos-tólica nestes anos tão difíceis para todos nós e nossas famílias.

Além do agradecimento, de-vemos renovar a nossa fé na Igreja, porque a Igreja, como nos ensina o Papa Bento XVI, "prossegue a sua peregrina-ção no meio das persegui-ções do mundo e das conso-lações de Deus, anunciando a cruz e a morte do Senhor até que ele venha (cf. 1Cor 11,26), sendo fortalecida pela força do Senhor ressuscitado, de modo a vencer, pela paciência e pela caridade, suas aflições e difi-culdades tanto internas como ex-ternas, e a revelar, velada mas fiel-mente, o seu mistério, até que por fim se manifeste em plena luz" (Ben-to XVI. A Porta da Fé, 6).

Dom Sergio de Deus BorgesBispo Auxiliar de São PauloVigário Episcopal para a Região Santana

Page 4: Jornal de Abril 2013

É Páscoa!

A palavra “alegria” (em latim: Gaudio) é o que marca o dia da Páscoa. Com ela, reno-vam-se as esperanças da nossa vida, por sa-bermos que Jesus venceu a morte!

Celebrar a Páscoa é deixar-se invadir pelo amor misericordioso e libertador de Cristo, despertando nosso entusiasmo e confiança na vida. Tudo passa, o mundo ainda conti-nua, as riquezas materiais não nos acompa-nham, mas a vida ganha plenitude e dimen-são de eternidade.

A Páscoa indica um novo tempo, a passa-gem da escuridão para a luz. A mensagem é clara: devemos dos desprender daquilo que nos mantém nas “trevas” e despertar para uma nova vida.

Nós católicos vivemos realmente um momen-to de plena alegria e renovação, com o início do Ministério Petrino do Papa Francisco. Nosso

Gaudet Mater Ecclesia (A Mãe Igreja se Alegra)1

Sumo Pastor, com suas palavras e seus ges-tos iniciais, mostra-nos que devemos exercer, a cada dia, a caridade e a humildade. São suas as palavras, proferidas no último Domin-go de Ramos:

"Jamais sejam homens e mulheres tristes: um cristão jamais pode sê-lo! Jamais se deixem desencorajar! A nossa alegria não nasce do possuir muitas coisas, mas do ter encontrado uma Pessoa: Jesus, que está no meio de nós; nasce do saber que com ele jamais estamos sozinhos, mesmo nos momentos difíceis (...). E são tantos. E neste momento vem o inimigo, vem o diabo, disfarçado de anjo muitas vezes e insidiosamente nos diz a sua palavra. Não lhe deem ouvidos! Sigamos Jesus!"

1 “Gaudet Mater Ecclesia” foi a frase de aber-tura do Concílio Vaticano II (11.10.1962), pro-ferida pelo Papa João XXIII. Cristiano Scorvo Conceição

Errata I: devido a uma falha na diagramação do jornal de março, os seguintes textos tiveram os parágrafos fi-nais suprimidos:- JMJ – é agora!, de Osvaldo F de Benedicts- A juventude quer viver, de Túlio Tito Pellegrini- A Criação Revisitada na Liturgia do Sábado Santo, de Clemente Raphael MahlOs conteúdos completos estão disponíveis em nosso site.

Errata II: na edição de março não foi publicado o nome de Murilo Alves Lopes, batizado em fevereiro.

A continuação do artigo “Cidadania e Igreja” será pu-blicada em maio.

Comunicados

Aniversariantes01 Luiz Henrique F. de Abreu 03 Luiz Gonzaga Cortez Garcia06 Laura Coelho Abreu06 Fabiana Almeida F. de Lima07 Regis Alves Bernardino Lara08 Willian Del Vecchio09 Onofre Sampaio09 Renilda Maria do P. Narciso11 Iraci Marinho de Azevedo12 Érica Regina Amorim Moraes12 Sandra Regina da Silva Belli13 Paulo Cesar A. Pereira13 Manoel Gonçalves Moura Neto

13 Doralice de L. Leme Gonçalves14 Marisa Elena Sciacca15 Gislaine Alves da Silva15 Lionete Alves Pereira16 Erlon Martinho Pontes16 Maria José Belo Ferreira Pires17 Edvaldo Oliveira Cruz20 Albano Antero Pinheiro Gomes21 Fernanda Ahovagi23 Nilza M. Hashizume Murayama23 Rosana Regina Santos23 Marcos Antonio Caieiro24 Antonio Gomes dos Santos25 Elodi Fortes Santa Clara

25 Ilnete Serra Dutra26 Lucilene Sousa Teixeira27 Fabiana Bergamin27 Luiz Carlos Fernandes28 Benedito Luiz da Silva Pinto28 Francisca Vendite Gibrail28 Marilene V. Blaite Dellabarba28 Carlos Alberto Florindo da Silva29 Anadir de Araujo Degani29 Marialice Florinda da Silva29 Thais de Oliveira Gomes30 Iara França Fernandes Moretti30 Maria Aparecida Barbosa da Silva

Page 5: Jornal de Abril 2013

AconteceuBatizadosMarço de 2013Carolina Piacentini SolizLeonardo Falcão RegueiraLorenza Damico TeixeiraPedro Azevedo de SouzaSophia Sant’Anna Brigatto

Retiro Espiritual das Pastorais 02-03-2013

Acolhida da Nova Turma de Catequese - 16-03-2013

Porco no Rolete - Almoço na Comunidade - 17-03-2013

Domingo de Ramos

Bênção dos Ramos e Procissão - 24-03-2013

Page 6: Jornal de Abril 2013

Missa do Crisma no Santuário N S Salette - 27-03-2013

Domingo de Ramos - Missa 10h - 24-03-2013

Celebração da Ceia do Senhor e cerimônia do lava-pés - 28-03-2013

Procissão com Imagem do Senhor morto - 29-03-2013

Page 7: Jornal de Abril 2013

Sábado Santo - 30-03-2013

Domingo da Ressureição

30-03-2013

Page 8: Jornal de Abril 2013

Catequese

Adultos

2ª feira

3ª feira

sábado

5ª feirasábado

9h às 10h3014h30 às 16h9h às 10h3014h30 às 16h9h às 10h3010h30 às 12h20h14h30

Crismasábado5ª feira

14h3019h

Pequeninos do Senhor domingo 10h

Perseverança(crianças que játenham feito a 1ªeucaristia)

domingos 9h às 10h

Reunião da Idade de Ouro 5ª feira 14h às 17h

Inscrição para o Batismo

5ª feira14h30 às 16h30

Reunião da legião de Maria

5ª feira 15h às 16h30

Recitação de mil ave-marias

segunda 5ª feira do mês

8h

Grupo de oração 3ª feira 20h às 22h

Intercessão 4ª feira 20h

Missa do Sagrado Cora-ção de Jesus e adoração

primeira 6ª feira do mês

15h

Adoração Eucarística com novena do Santíssimo

5ª feira 18h45-20h

Missa em louvor à N. Sra. Aparecida

dia 12 de cada mês

20h

Terço 4ª feira 15h

Atendimento social da paróquia - Centro Comunitário

Bazar permanente 3ª e 5ª feira 9h às11h

Clube das mães 3ª feira 13h30 às 16h30

Plantão social 3ª feira 9h30 às 16h30

Atividades regulares da paróquia

MissasSegunda-Feira - 15h (com novena pelas almas) Terça-Feira - 20h Quinta-Feira - 20hSexta-Feira - 8hSábado - 17hDomingo - 8h/10h/19h

Confissões Terça e sexta-feira, das 10h às 11h30.Caso haja necessidade de outro horário, agen-dar na secretaria.

Atividades da comunidade

Dia Atividade Hor. Local

2 ter Entrega das Cestas 14h C.Comunitário

5 sex Hora Santa e Missa - Apostolado da Oração 15h Paróquia

6 sáb

Reunião com os coordenadores de

coroinhas10h Salão

Reunião - coroinhas 10h30 Sala Catequese

Tarde de Louvor 14h Salão

Reunião de Pais - Crisma 14h30 Salão

7 dom Missa - Apostolado da Oração 8h Paróquia

8 segReunião da Comissão de

presbíteros 9h Cúria

Reunião - Batismo 20h30 Salão

10 qua Reunião Mensal - Apostolado da Oração 15h Salão

12 sexMissa em ação de

graças à Nossa Senhora Aparecida

20h Paróquia

13 sáb

Manhã de louvor e reunião - Ministros 9h Salão

Reunião - Dízimo manhã Paróquia

Dia de formação - Crisma a definir

14 dom Domingo Jovem 8h às 18h Salão

17 qua Pós-Encontro de Casais 20h30 Salão

20 sábReunião - coroinhas 10h30 Sala

Catequese

Partilha do Dízimo Missa Paróquia

21 dom

Partilha do Dízimo Missa Paróquia

Aniversário de 53 anos da paróquia

Tiradentes/Domingo Jovem 11h30 Academia PM

22 seg CPS 20h Salão

24 qua Reunião - Apostolado da Oração - Setor Santana 15h Paróquia

Santana

25 qui Reunião - Pastoral Familiar 20h30 Salão

27 sáb

Preparação de Pais e Padrinhos

13h às 17h Salão

Reunião com pais das Crianças da Catequese

Atividade Externa - Crisma a definir

28 dom Cerimônia do Batismo 11h30 Paróquia

30 ter Reunião Mensal - Saúde 15h Salão