jornal da matriz santíssimo sacramento - itajai

12
Matriz Paróquia Santíssimo Sacramento | Itajaí - SC da Ano 10 - Nº 120 - Janeiro/Dezembro de 2011 Menino Jesus! Quando te contemplamos, na fra- gilidade de uma criança, que repousa sobre as palhas e o feno na manjedoura, percebemos o quanto de amor, por nós dispensaste. Tuas mãos, que regem o universo, tão pequenas e rosadas, trazem para nós o sinal da bênção. Teu rosto, tão belo e luminoso, é a expressão da ternura de um Deus, que é amor; e teus olhos contemplam o infinito e a eternidade. Tu és o verbo encarnado, a palavra de Deus que se fez carne, e, no entanto os sons que saem de tua boca, não passam de gemidos e chorinhos de criança, que só encontram consolo no colo de sua mãe. Teus pés se agitam, apesar de tão pequeninos, na ânsia de se colocar a caminho e anunciar o reino dos céus! Quis Santo Menino, experimentar a nossa fragilidade humana, desde o seu nascimento. Desejaste também, trocar o teu trono real pelo colo aconchegante de tua mãe Maria e foi dela também que foste nutrido. O leite de tua mãezinha substituiu os manjares celestes. Escolheste Maria e José, que foram os primeiros adoradores e guardiões da tua humanidade, para serem teus pais e deles fizestes o exemplo perfeito para todas as famílias. Menino Jesus, o mundo tem neces- sidade de redescobrir e experimentar a grandeza do teu nascimento e a simpli- cidade em que ele se deu. És um reizinho das palhas e manjedoura. Feliz Aniversário Jesus! Móveis Planejados e sob medida Av. Sete de Setembro 1421 - Fone 3344 1007

Upload: dominus-comunicacao

Post on 23-Mar-2016

249 views

Category:

Documents


14 download

DESCRIPTION

Jornal da Matriz

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Matriz Santíssimo Sacramento - Itajai

MatrizParóquia Santíssimo Sacramento | Itajaí - SC

da

Ano 10 - Nº 120 - Janeiro/Dezembro de 2011

Menino Jesus!Quando te contemplamos, na fra-

gilidade de uma criança, que repousa sobre as palhas e o feno na manjedoura, percebemos o quanto de amor, por nós dispensaste.

Tuas mãos, que regem o universo, tão pequenas e rosadas, trazem para nós o sinal da bênção.

Teu rosto, tão belo e luminoso, é a expressão da ternura de um Deus, que é amor; e teus olhos contemplam o infinito e a eternidade.

Tu és o verbo encarnado, a palavra de Deus que se fez carne, e, no entanto os sons que saem de tua boca, não passam de gemidos e chorinhos de criança, que só encontram consolo no colo de sua mãe.

Teus pés se agitam, apesar de tão pequeninos, na ânsia de se colocar a caminho e anunciar o reino dos céus!

Quis Santo Menino, experimentar a nossa fragilidade humana, desde o seu nascimento. Desejaste também, trocar o teu trono real pelo colo aconchegante de tua mãe Maria e foi dela também que foste nutrido. O leite de tua mãezinha substituiu os manjares celestes.

Escolheste Maria e José, que foram os primeiros adoradores e guardiões da tua humanidade, para serem teus pais e deles fizestes o exemplo perfeito para todas as famílias.

Menino Jesus, o mundo tem neces-sidade de redescobrir e experimentar a grandeza do teu nascimento e a simpli-cidade em que ele se deu. És um reizinho das palhas e manjedoura.

Feliz Aniversário Jesus!

Móveis Planejados e sob medida

Av. Sete de Setembro 1421 - Fone 3344 1007

Page 2: Jornal da Matriz Santíssimo Sacramento - Itajai

02 Paróquia Santíssimo Sacramento - Itajaí Dez/Jan de 2011

Tudo o que a saúde da mulher precisa em um só lugar.

Fone: (47) 3349-4022

Natal e Ano NovoA festa de Natal é relativa ao nascimento de Jesus, mas qual é a posição que tem o

aniversariante nos festejos, presumivelmente, a Ele oferecidos?Quando Jesus se apresentou ao seu povo, muitos não creram.Outros, considerados mestres, conhecedores das Escrituras, não atentaram para o que

estas diziam acerca do Messias, como por exemplo: “Por isto, o próprio Senhor mesmo vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco” (Is 7,14s); Miquéias, no mesmo período (720 aC), profetizou: “Mas tu, Belém de Éfrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti sairá para mim Aquele que deve governar Israel”. (Mq 5,1).

Quando Tomé, tocando o Mestre ressuscitado, adorou-o, Jesus lhe disse: “Porque me viste, acreditaste. Felizes os que não viram e creram” (Jo 20,29).

Interpretando essa passagem bíblica, para os dias atuais, Jesus estaria dizendo: “Felizes são todos aqueles que, no Natal, celebram em minha memória, porque mesmo sem me terem visto, creem nas palavras do Evangelho”.

Que o Aniversariante não seja esquecido de ser convidado para a festa em sua própria homenagem, nem, muito menos, que personagens folclóricas tomem o lugar que não lhes pertence.

Logo adiante aos festejos natalinos, o calendário civil complementa com o Dia Mundial da Paz – 1º de Janeiro.

Como na letra da música popular, que se canta: “Adeus, ano velho! Feliz ano novo!”, o cristão tem, mesmo, a possibilidade de considerar tudo velho na sua vida, e de fazer novas todas as coisas.

A Boa Nova do Evangelho nos convida a buscar a verdadeira luz, no meio de tantas outras, falsas, que brilham no mundo.

O Dia Mundial da Paz induz os homens de boa vontade ao recomeço para uma vida nova e a um mundo melhor.

Jesus nos diz: “Há mais alegria no céu por um pecador que se converte do que por noventa e nove que não precisam de conversão”. Isto quer dizer que a qualquer momento da vida, se pode mudar de rumo – voltar-se para o caminho que conduz à Luz. Aí está a verdadeira alegria.

FELIZ NATAL! FELIZ ANO NOVO!

O Jornal da Matriz quer celebrar com toda Paróquia Santíssimo Sacramento um ano de graças e conquistas. Queremos, desde já, agradecer a Deus pela vida de nos-sa paróquia, suas lideranças, membros de pastorais, movimentos e ministérios, seus sacerdotes, diáconos, freiras e todo povo que de alguma forma contribui para que a vontade de Deus se faça agora, em nosso tempo.

Por tudo isso, trazemos nesta edição uma retrospectiva, com momentos que emocionaram, encantaram e marcaram nossos corações. Apresentando através de fotografias, cedidas especialmente por Alberto Magno, uma séria de eventos que fizeram acontecer a Nova Evangelização, em 2011.

Nesta edição, que agrega informações para dezembro de 2011 e janeiro de 2012, você ainda pode conferir como foi a posse de Dom Wilson Tadeu Jönk, SCJ, oficial-mente novo arcebispo de Florianópolis.

Papa lança carta apostólica: A Porta da Fé

A PORTA DA FÉ (cf. Act 14, 27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar aquela porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Este ca-minho tem início com o Batismo (cf. Rm 6, 4), pelo qual pode-mos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, que, com o dom do Espírito Santo, quis fazer participantes da sua própria glória quantos creem n’Ele (cf. Jo 17, 22). (...)

Desde o princípio do meu ministério como Sucessor de Pe-dro, lembrei a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renova-do entusiasmo do encontro com Cristo. (...)

Enquanto, no passado, era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que já não é assim em grandes setores da sociedade, devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas. (...)

Não podemos aceitar que o sal se torne insípido e a luz fique escondida (cf. Mt 5, 13-16). Também o homem contemporâneo pode sentir de novo a necessidade de ir como a samaritana ao poço, para ouvir Jesus que convida a crer n’Ele e a beber na sua fonte, onde jorra água viva (cf. Jo 4, 14). Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fiel-mente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são seus discípulos (cf. Jo 6, 51). (...)

A renovação da Igreja realiza-se também, através do testemu-nho prestado pela vida dos crentes: de fato, os cristãos são cha-mados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou. O próprio Concílio, na Constituição dogmática Lumen Gentium, afirma: “Enquanto Cristo, ‘santo, inocente, imaculado’ (Heb 7, 26), não conheceu o pecado (cf. 2 Cor 5, 21), mas veio apenas expiar os pecados do povo (cf. Heb 2, 17), a Igreja, contendo pecadores no seu próprio seio, simultaneamente santa e sempre necessitada de purifica-ção, exercita continuamente a penitência e a renovação”.

Nesta perspectiva, o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. No mistério da sua morte e ressurreição, Deus revelou plenamente o Amor que salva e chama os homens à conversão de vida por meio da remissão dos pecados (cf. Act 5, 31).

Versão completa é possível no site: www.vaticano.va

PALAVRA DA IGREJA

Antônio Medeiros – [email protected]

ARTIGO DO MÊS

Fabíola Goulart

Page 3: Jornal da Matriz Santíssimo Sacramento - Itajai

03Paróquia Santíssimo Sacramento - ItajaíDez/Jan de 2011

RETROSPECTIVA 2011

Nossa história...Fotografias que narram nossas realizações durante todo o ano

Procissão da semana Santa

A equipe do Jornal da Matriz traduz, através destas fotogra-fias, como foi o ano pastoral da Paróquia Santíssimo Sacra-mento. Eventos que envolve-ram pastorais, movimentos e ministérios, sacramentos que marcaram famílias e encontros de espiritualidade, conduziram um 2011 de realizações.

Luz dos anjos

Page 4: Jornal da Matriz Santíssimo Sacramento - Itajai

04 Paróquia Santíssimo Sacramento - Itajaí Dez/Jan de 2011

FRIGORÍFICO RIOSULENSE S/A

Rua Blumenau, 895 - São João - Itajaí - SC Fone: (47) 3346-9200

05/12/1973 - Adriana Nunes Goulart21/12/1948 - Aldo Sienstcoski05/12/1982 - Ana Maria Costa da Silva13/12/1977 - Ana Vírgnia Espíndola24/12/1921 - Aneliz Haufle21/12 - Anita Helse H. Praum17/12/1982 - Arlindo Machado09/12/1934 - Benta da Silva Macedo19/12/1940 - Bento Amaro Rebelo31/12/1974 - Cirlene Inácio da Graça21/12/1939 - Claudete Rosa de Oliveira12/12/1940 - Dagberto A. Cabral23/12/1934 - Darci Ramos Peixer11/12/1947 - Dilma Porcincula26/12/1943 - Dirceu Paulo do Nascimento11/12/1958 - Edna Moreira Rebelo24/12/1931 - Elsa Tissori15/12/1935 - Enir Soares18/12/1940 - Enovelina Lobo Teixeira25/12/1974 - Fábio Roberto de Souza15/12/1972 - Gicéli Reig de Oliveira27/12/1947 - Hélio Moreira03/12/1953 - Inês de Souza Bragato16/12/1959 - Iracema Aragão19/12/1936 - Jandira Caeté L. Nicolau Vanos13/12/1978 - João Luciano Lazário10/12 - Jorge Luiz Isolani24/12/1941 - José Pedro Mendes09/12/1968 - José Rodilvan Franco09/12/1950 - Kleber Almeida da Costa Pinto25/12/1939 - Lauro Tramontini09/12/1955 - Leocadia Martinha Ferreira07/12/1959 - Luiz Coelho11/12/1988 - Luiz Gabriel Andrade Silva19/12/1961 - Margareth Custódio Paul16/12/1934 - Maria Adelaide Dal-Ri 17/12/1970 - Maria de Fátima D. Lozano27/12/1923 - Maria de Lourdes Malburg23/12/1939 - Maria Lurdes Gonçalves Souza06/12/1936 - Mauri João Floriano02/12/1977 - Natali Nascimento10/12/1933 - Olipia Batista Reinert07/12/1926 - Paulina da Silva08/12/1957 - Paulo Alexandre S. M. da Luz26/12/1947 - Reinaldo dos Santos Lazzari18/12/1980 - Renata Rafaela bragato06/12/1973 - Rômulo Caio Nocetti Castro24/12/1965 - Romy Kracik29/12/1954 - Sônia M° Berlim30/12/1966 - Susane A. Silva04/12/1938 - Sylvia Heusi Seára

Dizimistas de aniversário este mês

90 anos Legião de Maria Cerco de Jericó

Púlpito de acrílico Comunhão

Coroinhas Encontro da Crisma

Festa do Divino Novos Ministros

Page 5: Jornal da Matriz Santíssimo Sacramento - Itajai

05Paróquia Santíssimo Sacramento - ItajaíDez/Jan de 2011

Reinauguração da loja auxilio dos cristãos Semana da Família

Troca do Carpete: antes Troca do Carpete: depois

Talhas Luz do altar

Page 6: Jornal da Matriz Santíssimo Sacramento - Itajai

06 Paróquia Santíssimo Sacramento - Itajaí Dez/Jan de 2011

NATAL

Cristo, nossa paz“Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo Senhor.

E isto vos será por sinal: o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura” (Lc 2,11-12)

Estamos chegando ao fim do ano e espírito alegre do Natal está de novo entre nós. Vemos luzes coloridas e escutamos antigas canções. Em meio aos comerciais, cartões, presentes e fanta-sia sobra tempo e lugar em nossos corações para o encanto e a pureza do bebê nascido em Belém. Nasceu um menino frágil, indefeso e pequeno, como toda criança necessitou de uma família que o acolhesse na condição de pessoa humana.

Este menino pobre indefeso é o próprio Deus que se fez homem na pessoa de Jesus, um ser to-talmente divino e totalmente humano, fato tão as-sombroso que se transformou em fonte de alegria, esperança. Estava, assim, composta a família de Nazaré: Jesus, Maria e José.

Nesta data natalina, contemplamos o menino no presépio, nos braços da mãe vendo o rosto ale-gre de José.

O mistério do Natal, o encantamento desta data, nos convida a vivermos com maior intensi-dade o encontro com familiares, vizinhos, amigos de trabalho e até mesmo com desconhecidos. Saibamos fazer do Natal a festa do encontro en-tre pessoas. Saibamos que Jesus não é Rei deste mundo e sim dos corações. Ele é o Rei da verdade e veio dar testemunho da verdade, para implantar um reinado de amor e de perdão, de humildade e desprendimento.

Enquanto os homens continuarem a ler pela cartilha do ódio, do egoísmo, da violência, do materialismo, não vão se entender jamais. A paz, a união, a concórdia, a felicidade só podem existir com Jesus, em Jesus, por Jesus. Como diz a Bíblia: Jesus é a nossa Paz.

“A graça e a paz foi trazida por Jesus Cristo” (Jo 1,17). Desejo que a luz de Cristo esteja presente em seu dia a dia e fortaleça a esperança de todos na vitória da justiça e do amor.

Carinhosamente, um abraço natalino da pro-fessora Yvone Garrozi Silva.

Page 7: Jornal da Matriz Santíssimo Sacramento - Itajai

07Paróquia Santíssimo Sacramento - ItajaíDez/Jan de 2011

NATAL

“Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo Senhor. E isto vos será por sinal: o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura” (Lc 2,11-12)

Anoitece. Dia 24 de dezembro. As famílias preparam a ceia de Na-tal. Nas capelas e igrejas prepara-se o espaço celebrativo e as equipes de liturgia revisam e interiorizam as celebrações organizadas há mais tempo. É uma noite de festa e alegria que tem seu cume na celebração da comunidade.

Aparecem as primeiras estrelas no céu. Anunciam festa e escondem em sua tênue luz mistérios guardados por milênios, recordados no livro do Êxodo: Hoje, sabereis que o Senhor vem e nos salva. Amanhã vereis a sua glória (Ex 16,6-7).

Desce a noite e a comunidade, reunida no Senhor, inicia o canto “Noite Feliz”. Quem preside a celebração diz: Ó Deus que fizeste res-plandecer essa noite com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra esse mistério, possamos gozar no céu sua plenitude.

Que mistério é esse portador de tanta alegria? Leão Magno respon-de: Hoje, amados filhos, nasceu o nosso Salvador. Alegremo-nos! Não pode haver tristeza no dia em que nasceu a vida que, dissipando o temor da morte, enche-nos de alegria com a promessa da eternidade.

O coração dessa alegria é: um Filho nos foi dado (cf. Is 9,6), a bondade de Deus se manifestou (cf. Tt 3,4), Deus nos falou por seu Filho (Hb 1,2). “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será tam-bém de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salva-dor, que é o Cristo Senhor (Lc 2,10-11).

Um filho nos foi dado. Manifestação suprema do amor de Deus. Cristo nos foi dado pelo Pai, no Espírito Santo, como Salvador e Reconciliador. Em Jesus, o Pai nos deu tudo: deu-nos o seu Filho. Deus é amor. Jesus é o Emanuel, o Deus conosco. Por Ele, com Ele e Nele retornamos ao Pai.

No prefácio da missa rezamos: no mistério da encarnação de vos-so Filho, nova luz da vossa glória brilhou para nós. E reconhecendo a Jesus, como Deus invisível a nossos olhos, aprendemos a amar Nele a divindade que não vemos. E na oração eucarística rezamos: em co-munhão com toda a Igreja celebramos a noite santa em que a Virgem Maria deu ao mundo o Salvador.

Na oração, após a comunhão, rezamos: Senhor nosso Deus, ao cele-brarmos com alegria o Natal do nosso Salvador, dai-nos alcançar por uma vida santa seu eterno convívio.

Na noite de Natal, o momento mais importante e significativo é a celebração da eucaristia com a comunidade: na escuta da Palavra de Deus, na ação de graças e na partilha do pão e vinho eucarísticos.

O momento celebrativo na comunidade prolonga-se na ceia de Na-tal da família. A troca de presentes lembra o presente de Deus na pes-soa de seu Filho. O Filho que nos foi dado. Recorda a solidariedade de Jesus com a humanidade e o seu ensinamento de que todos os bens só tem sentido quando partilhados.

Natal é um reviver de que Deus nos ama e nós somos chamados a experimentar a sua bondade e a sua ternura.

Liturgia da noite de Natal

Fonte: CNBB

Anuncie aqui

Page 8: Jornal da Matriz Santíssimo Sacramento - Itajai

08 Paróquia Santíssimo Sacramento - Itajaí Dez/Jan de 2011

Pequenas Missionárias completam 75 anos de Congregação

Congregação mantém 7 hospitais que realizam 2 milhões de atendimentos por ano

As missas dominicais mudam a partir de 4 de dezembro até final de fevereiro, os novos horá-rios são: Matriz às 7h e 19h30, e Igreja N. Sra. da Conceição 8h15. Já o Sacramento do Batismo, neste mesmo período, ocorre aos domingos, às 9h, na Igreja N. Sra. da Conceição.

Inscrições da CatequeseTurmas de Eucaristia: inscrições a partir 06/02/2012Encontros: a partir 28/02/2012Turmas de Crisma: inscrições a partir de 13/02/2012Encontros a partir do 1º sábado do mês de março.

HOSPITAL

O Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada completou no dia 8 de novembro, 75 anos de atuação reconhecida pelo Vaticano. A Congregação, que administra em Itajaí o Hospital Marieta, comemorou a data com duas celebrações: no auditório do Hospital e na Igreja Matriz Santíssimo Sacramento.

Criada em São José dos Campos, por Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, está instalada em 15 cidades e 4 estados brasileiros, no Distrito Federal e em 4 países, a obra missionária inclui tam-bém 6 abrigos para idosos, 2 creches e uma escola rural, centros de formação humana e religiosa, um pensionato e casas de assistência a sacerdotes. Atua ainda na administração de residências episcopais, em pastorais e em missões humanitárias.

São 260 religiosas e mais de 3,5 mil funcionários. Juntos, os 7 hospitais oferecem cerca de mil leitos e realizam, em média, 7 mil partos. Nos abrigos de longa permanência, creches e escola são atendidos 200 idosos e 390 crianças.

MUDANÇAS

Paróquia tem horários diferenciados

Documentos necessários para inscrição:1ª Eucaristia:- Xérox da Certidão de Nascimento ou Identi-dade, e do comprovante de residência;- Lembrança ou Certidão de Batismoç- Idade: 9 anos completos até 31/12/2012.Crisma:- Xérox da Certidão de Nascimento ou Identida-de ou comprovantes de residência;- Lembrança ou Certidão de Batismo e 1ª Eucaristia;- Idade: 14 anos completos até 31/12/2012

Fonte: irmasdomarieta.blogspot.com

Missa do IdosoPara festejar o Dia do Idoso, no dia 30 de

setembro deste ano, foi realizada uma Santa Missa especial. Presidida pelo pároco, Pe. Sér-gio, a Matriz Santíssimo Sacramento lotou e os fiéis da melhor idade puderam comemorar o seu dia na presença do Senhor.

Deivi

d Jon

nes

Albert

o Mag

no

Curso de Noivos

No dia 05 de novembro de 2011, aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz o encontro de ca-sais que se preparam para o Matrimônio, a coordena-ção é da Pastoral Familiar.

Page 9: Jornal da Matriz Santíssimo Sacramento - Itajai

09Paróquia Santíssimo Sacramento - ItajaíDez/Jan de 2011

Igreja Matriz:Dias: 24 e 31/12 (Sábado): 19h30Dias: 25/12/2011 e 01/01/2012 (domingo): 7h e 19h30h

Igreja Nossa Senhora da Paz (vila Operária):Dias: 24 e 31/12 (Sábado): 18h

Igreja Nossa Senhora da Conceição:Dia: 25/12/2011 (domingo): 8h15Dia: 01/01/2012 (domingo): 8h15

O casal Édio Alcides Cumioto e Dulce Maria Lazzaris de Oliveira Cumioto celebram, no dia 23 de dezembro, seus 25 anos de feliz

matrimônio.

Bodas de Prata

02 Sex 20h MISSA e Confraternização - Apostolado Salão

02 Sex 20h Reunião de Sala – Movimento de Irmãos Mezanino

04 Dom 16h Reunião – Irmandade do Santíssimo Mezanino

04 Dom 17h Adoração ao Santíssimo c/MISSA Matriz

06 Ter 11:30h Macarronada – Associação Amor Próprio Salão

07 Qua 8h Bazar de Roupas Usadas – Rede Feminina Salão

07 Qua 13h Bazar de Artesanato – Pastoral do Enfermo Salão

09 Sex Confraternização das Bandeireiras Salão

10 Sab 15h Reunião Comitium Stella Maris Capela

12 Seg 20h Encerramento – Grupo de Oração – RCC Vila Operária

13 Ter 15h Reunião Pré-Comitium Sala (Capela)

14 Qua 20h Confraternização – RCC Salão

17 Sab 15h Adoração - Irmandade do Santíssimo Capela

25 Dom NATAL

AGENDA PAROQUIAL – DEZEMBRO/2011CASAMENTOS - DEZEMBRO/2011

AGENDA PAROQUIAL - DEZEMBRO/2011

FORMATURAS 2011 e 2012Curso de Odontologia da Univali

Dia: 02 de dezembro, às 20h Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição

Curso de Medicina da Univali. Dia: 14 de dezembro, às 21h

Local: Igreja Matriz

Katlein Mafra Costa e Paulo César SilvaDia: 03 de dezembro, às 18hLocal: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoMuriel Borges e Israel Fernandes Huff.Dia: 03 de dezembro, às 19h.Local: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoJéssica Felício de Souza e João Paulo NunesDia: 10 de dezembro, às 19hLocal: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoSônia Lindomar Gaya e Jones Artur FagundesDia: 10 de dezembro, às 20hLocal: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoTatiane Cristina Rocha e Álvaro José Poter JúniorDia: 10 de dezembro, às 21hLocal: Igreja Nossa Senhora da Conceição

Mariam Négeler S. Francisco e Wagner José BondavalliDia: 10 de dezembro, às 21h.Local: Igreja Matriz.Jayrna dos Santos e Daniel Raulino RolãoDia: 17 de dezembro, às 19h.Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição.Renata Pérssio de Freitas e Rafael AzevedoDia: 17 de dezembro, às 20hLocal: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoAna Paula Gonçalves e Sidinei de LimaDia: 17 de dezembro, às 21hLocal: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoCarolina Suzena Vitorello e Anderson GabardoDia: 17 de dezembro, às 20hLocal: Igreja Nossa Senhora da Paz

MISSAS E CELEBRAÇÕESIgreja Matriz: 2ª feira – 19h30 – Missa. 3ª feira – 19h30 – Missa com novena de Sto. Antônio. 4ª feira – 15h e 19h30 – Missa e Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro - confissões. 5ª feira – 15h às 18h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Missa às 19h30min. 6ª feira – 19h30 – Missa. Sábado – 19h30 – Missa.Domingo - 7h e 19h30min - Missa

Igreja N. Sra. da Conceição: 4ª feira – 19h30 – Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro. Domingo – 8h15 – Missa. Dia: 08 – 12h – Missa.

Igreja Nossa Senhora da Paz – Vila Operária: Sábado – 18h – Missa.4ª feira – 19h30 – Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro.1ª Sexta-feira do mês – 19h30 – Missa.

Capela do Colégio Salesiano:Sábado – 19h – Missa.

ENCONTROS PARA PAIS E PADRINHOS DE BATISMO

Paróquia São João Batista (São João)Fone: 3348-2594 - 1º domingo do mêsParóquia São João Bosco (Dom Bosco)Fone: 3348-2728 - 2º sábado do mêsParóquia São Cristóvão (Cordeiros)Fone: 3341-1408 - 1º sábado do mês (Matriz de São Cristóvão), às 13h302º Sábado – Comunidade do Perpétuo Socorro (a cada dois meses), 13h303º Sábado – Comunidade Cristo Rei, às 13h30 Obs. Inscrições na hora do curso.Paróquia São Vicente de Paulo (São Vicente)Fone: 3241-2742 - 2º ou 4º sábado do mês.Paróquia São Sebastião – (Baln. Camboriú/SC)Fone: 3360-4321 - 2ª Sexta-feira do mês, às 19hParóquia Santa Inês – (Baln. Camboriú/SC) Fone: 3367-0847 - 2º Sábado do mês, às 14h3ª quarta do mês, às 19h

Curso de Direito da Univali Dia: 09 de dezembro, às 21h

Local: Igreja Matriz

Curso de Ensino Médio do Colégio Victor Meirelles Dia: 09 de dezembro, às 20h

Local: Igreja N. Sra. da Conceição

Curso de Direito da Univali. Dia: 16 de dezembro, às 20h

Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição

Curso de Educação Física da Univali. Dia: 13 de dezembro, às 21h

Local: Igreja MatrizTerceirão do Colégio São José.

Dia: 14 de dezembro, às 19h Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição

Curso de Psicologia da Univali. Dia: 16 de dezembro, às 19h

Local: Igreja N. Sra. da Conceição

CASAMENTOS PARA JANEIRO/2012

Graziela Bortolato Ranguet e Jorge Luiz de OliveiraDia: 07 de janeiro, às 19hLocal: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoNicole Espíndola e Luiz Ricardo FeltzDia: 07 de janeiro, às 20hLocal: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoDaiane Valentin da Silva e Tiago Gonçalves GarciaDia: 07 de janeiro, às 21hLocal: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoSuellen Ferante e Maurício S. BarretoDia: 07 de janeiro, às 21hLocal: Igreja MatrizAmanda Caetano Gonçalves e Murilo Eduardo dos SantosDia: 14 de janeiro, às 19hLocal: Igreja Nossa Senhora da Conceição

Suelen Cristine Visenteiner e Messalla Dias RibasDia: 14 de janeiro, às 20hLocal: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoCarla Tolfo Ramires e Jardel Busatto MelloDia: 21 de janeiro, às 18hLocal: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoAmanda Regina Steil e Michel William LaurentinoDia: 21 de janeiro, às 20hLocal: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoSabrina Schumacker e Wagner ZancaDia: 27 de janeiro, às 20hLocal: Igreja Nossa Senhora da ConceiçãoFernanda Seára e Rafael Régis DutraDia: 28 de janeiro, às 19hLocal: Igreja Nossa Senhora da Conceição

Curso de Engenharia Civil da Univali. Dia: 20 de janeiro, às 20h

Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição

Curso de Oceanografia, Biologia e Eng. Ambiental Dia: 27 de janeiro, às 21h

Local: Igreja Matriz

Missas de natal e ano novo

Rua Hercílio Luz, 598 - Centro - Fone: (47) 33486937 - Itajaí - SC

Page 10: Jornal da Matriz Santíssimo Sacramento - Itajai

10 11Paróquia Santíssimo Sacramento - Itajaí Paróquia Santíssimo Sacramento - ItajaíDez/Jan de 2011 Dez/Jan de 2011

Anuncie aqui

Page 11: Jornal da Matriz Santíssimo Sacramento - Itajai

10 11Paróquia Santíssimo Sacramento - Itajaí Paróquia Santíssimo Sacramento - ItajaíDez/Jan de 2011 Dez/Jan de 2011

NATAL

Tempo de ser família!

Pe. Tarcísio Pedro Vieira

J esus nasceu na humildade de um estábu-lo, em uma FAMÍLIA pobre. Na pobreza desta família, a riqueza da humanidade. Um Deus que se fez pobre, para nos fazer

ricos! “Admirável intercâmbio! O Criador da huma-nidade, assumindo corpo e alma, quis nascer de uma Virgem. Feito homem nos doou sua própria divindade!” (Liturgia das Horas, Antífona de Véspe-ra na Oitava de Natal).

As Festas do Tempo do Natal nos recordam o va-lor insubstituível e fundamental da família. A Igreja, nos últimos tempos, vem assumindo, corajosamen-te, a sua função profética em defesa da família. Em meio a tantas contradições de nossos dias, das ame-aças e desafios que ininterruptamente vêm sofren-do nossas famílias, é necessário aproveitar este fim de ano, as festas natalinas, para redescobrir o valor e a graça de se ter uma FAMÍLIA.

Tudo pela famíliaTenho a convicção de que muitas vezes é neces-

sário fugir para o Egito, isto é, fugir do perigo, ter a coragem de dizer “não” ao pecado, a tudo o que pode destruir a família. A família está constante-mente ameaçada. Sofremos injustiças e agressões em todos os níveis. Já não sabemos mais o que fa-zer diante da situação vergonhosa do mundo polí-tico, como sobreviver em uma economia ainda de exploração e exclusão, em uma sociedade injusta-mente desigual e violenta, em um contexto social em que tudo é permitido, tudo pode e nada pode, em um tempo de tantas contradições... A exemplo da Sagrada Família, é hora de despertar, acordar para a realidade e, destemidamente, sob o ampa-ro de Deus, fugir dos Herodes de nossos dias. Que estas palavras, sejam como as palavras do anjo: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito... Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo” (Mt 2, 13). É preciso fazer tudo pela Família!

A festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José

Assim canta Pe. Zezinho: “Tudo seria bem melhor se o Natal não fosse um dia e se as mães fossem Maria e se os pais fossem José, e se a gente parecesse com Jesus de Naza-ré”. Ser como a Família de Nazaré, eis a nossa missão!

O Natal é época de retorno ao lar, da fa-mília. Isto tem significado psicológico e reli-gioso: de tempos em tempos, o ser humano necessita voltar às origens, à família, às raí-zes. Espiritualmente falando, fazemo-lo em nossas celebrações litúrgicas, renovando as nossas “origens sagradas” ao celebrarmos o nascimento do Senhor. Tudo começou na manjedoura, na gruta. Mas a casa da família foi o ambiente onde primeiro aprendemos a respeito da fé, e dela somos nutridos.

Assim, como Igreja, rezemos: “Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nos-sos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa” (Missal Roma-no: Oração do dia – Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José).

“Tudo seria bem melhor se o Natal não fosse um dia e se as mães fossem Maria e se os pais fossem José, e se a gente parecesse com Jesus de Nazaré”

Page 12: Jornal da Matriz Santíssimo Sacramento - Itajai

INICIAÇÃO CRISTÃ

2011

A confirmação da fé

Mais um passo vocacional

Pároco preside celebração do Sacramento da Crisma

Após um grande período de formação, 48 jovens e dez adul-tos receberam o Sacramento da Crisma, no dia 29 de outubro, na Igreja Matriz Santíssimo Sa-cramento, na Santa Missa das 19h30, presidida pelo pároco, Pe. Sérgio.

É comum ouvir dizer que este sacramento faz da pessoa um soldado de Cristo, pois ele é a confirmação de nossa fé, agora, que como adultos reconhece-mos o nosso Batismo. A Igreja afirma que a Crisma concede a plenitude no Espírito Santo.

Estar no seminário é uma grande graça, te-mos grandes oportunidades de nos encontrar-mos com Deus e, a partir desse encontro pes-soal, único e profundo, começarmos a olhar o mundo a nossa volta de uma forma diferente, mais que diferente, especial: com o olhar de Jesus.

E este ano de 2011 não foi diferente. Muitas coisas novas aconteceram, novas experiên-cias, pessoas, situações, missões. Acredito que a primeira delas foi o ambiente. Depois de um grande processo de amadurecimento, no semi-nário propedêutico, em Camboriú, retornei para Azambuja, onde comecei a cursar a faculdade de filosofia. Uma casa maior, com mais pessoas, mas uma grande disposição de crescer.

Os estudos estão me deixando cada dia mais interessado pela Filosofia. É exigente, mas grati-ficante. Outra dimensão é a espiritualidade, que

tenho procurado cultivar com muito carinho. Também na dimensão pastoral, iniciei neste ano, a experiência de todo fim de semana, vi-sitar famílias e auxiliar na Paróquia São Pedro, Itaipava, e esta experiência tem sido muito gra-tificante, pois estar com o povo é maravilhoso.

No seminário nos ocupamos com muitas coisas, desde o serviço diário da casa, até com missões populares, e dentre tantas atividades, a celebração da Santa Missa diariamente é o que nos abastece para essa missão.

Por isso, peço de todo o coração, não meça-mos esforços para ajudar os seminaristas. Reze-mos muito, para que muitos outros jovens se decidam por esse caminho, porque o mundo precisa de sacerdotes santos.

Jefferson Sebastião Silva de MoraesSeminarista da Paróquia do SSMO Sacramento

Posse de Dom WilsonMais de 3 mil pessoas reuniram-se no Colé-

gio Catarinense, no dia 15 de novembro, para acompanhar a cerimônia de posse de Dom Wil-son Tadeu Jönk,SCJ, arcebispo de Florianópolis. Junto ao Povo de Deus, a Paróquia Santíssimo Sacramento se fez presente, o pároco Pe. Sérgio e membros da comunidade tiveram a graça de acompanhar este momento histórico, que deu início ao ministério de Dom Wilson.

Retrospectiva 2011

03

Paróquia

Tempo de ser família, de refletir sobre a Sagrada Família

Natal

11

Telefones: 3341-3200 9652-0630www.lojasmadri.com.br