jornal correio do município

24
Edição 122 - 11 de maio de 2013 | 1 CORREIO DO MUNICÍPIO www.correiodomunicipio.com.br EXEMPLAR GRATUITO, PEGUE O SEU! Ano iii - Edição 122 - Itapema, 11 de maio de 2013 Vereadoras de Itapema conseguem tomógrafo para o Hospital Santo Antonio Juiz Alexandre Takashima palestra sobre a redução da maioridade penal Blogueira traz dicas para usar a cor da estação A vocês, mães de Itapema, parabéns e obrigado! O VERMELHO DA MODA SAÚDE DEBATE >> Pág 16 >> Pág 09 >> Pág 08 SPU não convenceu Corregedor susta o cumprimento do ofício da SPU ao Registro de Imóveis NOVA DECISÃO PARA ITAPEMA População se posiciona contrária à demarcação das Terras de Marinha, durante Audiência Pública da Superintendência do Patrimônio da União em Itapema - Pág 4 e 5

Upload: fabiano-soares

Post on 11-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição n.122

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Correio do Município

Edição 122 - 11 de maio de 2013 | 1CORREIO DO MUNICÍPIO

www.correiodomunicipio.com.br EXEMPLAR GRATUITO, PEGUE O SEU! Ano iii - Edição 122 - Itapema, 11 de maio de 2013

Vereadoras de Itapema conseguem tomógrafo para o Hospital Santo Antonio

Juiz Alexandre Takashima palestra sobre a redução da maioridade penal

Blogueira traz dicaspara usar a cor da estação

A vocês, mães de Itapema, parabéns e obrigado!

O VERMELHODA MODA

SAÚDE

DEBATE

>> Pág 16

>> Pág 09

>> Pág 08

SPU não convenceu

Corregedor susta o cumprimento do ofício da SPU ao Registro de Imóveis

NOVA DECISÃO PARA ITAPEMA

População se posiciona contrária à demarcação das Terras de Marinha, durante Audiência Pública da Superintendência do Patrimônio da União em Itapema - Pág 4 e 5

Page 2: Jornal Correio do Município

| Edição 122 - 11 de maio de 20132 CORREIO DO MUNICÍPIO

Em relação às campanhas via internet contra os canais de televisão que noticiaram a denúncia do Ministério Público sobre a morte do traficante Matemático, tenho apenas uma coisa a dizer: Imagine morar em uma favela, sair pra trabalhar ou levar seu filho à escola e de repente aparecer um helicóptero metralhando um carro, dirigido por um bandido, e por consequencia as casas e estabelecimentos comerciais. Não aconteceu nada, por sorte, mas alguém poderia ter se ferido gravemente nessa “ação”. Pense nisso.

facebook.com/correio.município [email protected]

DO JUQUITA Olavo J. [email protected]

EDITORIAL | [email protected]

Neste domingo é dia das mães, portanto, dedico este editorial a elas, em especial, a minha mãe, Márcia Maria Elias. Mulher extraordinária, querida por todos, mãe exemplar, e sem sombra de dúvida a melhor colunista da cidade, desculpe-me as outras. Márcia, mãe adorável de muitas qualidades e virtudes, sempre presente, amiga, companheira, conselheira e com um coração enorme e maravilhoso. Você representa nossa família e leva consigo, toda a bondade de nossos ancestrais, que aos poucos se foram, mas, deixaram em você todo o amor e sabedoria que nossa família tem. Você mãe, durante todos esses quarenta e cinco anos de minha existência, sempre me ensinou a conviver em harmonia, amar o próximo e ser autêntico. Aprendi muito com você e sou eternamente grato por tudo que você me proporcionou. Mãe querida e dedicada, preocupada com os filhos e com nossos amigos. Nossa casa sempre foi acolhedora, porque você jamais deixou faltar nada e sempre recebeu todos com o mesmo amor e carinho que tem pelos seus dois filhos. Se meu irmão tivesse a mesma oportunidade que tenho de lhe dizer aqui neste editorial o quanto lhe ama, certamente lhe diria isso. Hoje sei como é importante ser um pai responsável e dedicado, e como é difícil

para uma mãe, criar e educar os filhos. Você que é nosso(a) leitor(a), que tem perto de você sua mãe, dê valor a essa pessoa maravilhosa que sempre lhe amará e aproveite para lhe dizer o quanto você a ama. Infelizmente nem todos tem essa oportunidade, nem todos tem sua mãe por perto, e nem todos tem coragem para dizer: - Mãe eu te amo. Faça isso, tenha atitude e comemore com ela esse dia. Abrace, beije, acaricie e fale tudo que você tem a dizer para sua mãe. Não deixe para depois. O maior presente que uma mãe pode receber é o amor de seus filhos, portanto, não perca mais tempo. Neste domingo, comemore com sua família o dia das mães como você nunca fez antes, para que seja inesquecível. Invente algo diferente, que fique marcado para sempre. Curta sua mãe e não se esqueça de lhe dizer o quanto ela é importante na sua vida. Faça como eu, diga: Amo você mãe, você é tudo para mim e quero viver muitos anos ao seu lado. Nós todos do Correio do Município amamos você Márcia e todas as demais mães que neste domingo comemoram o seu dia. Parabéns por esta data. Parabéns a todas as nossas mães leitoras do Correio do Município. Boa semana a todos e curtam o jornal na nossa página no facebook, onde você encontra o Correio do Município digitalizado. Em breve novo site.

onde já existe um caixão, e quiçá, uma lágrima à nossa espera.

Chegarmos inteiros? Mas como chegarmos inteiros se vamos perdendo pedaços sagrados de nós mesmos ao longo dessa jornada?

Cada vez que um amor se vai ficamos mutilados de uma parte vital do nosso todo. Cada vez que perdemos um amigo ficamos aleijados para sempre, pelo vazio da ausência, da parceria, das confissões que só para ele segredávamos. Cada vez que perdemos um filho, arranca-se da nossa alma o que de melhor fizemos na vida. Quando perdemos o nosso pai desaparece o conselho correto, a semente original. Quando ficamos órfãos de mãe, some a casa, o abrigo, a garantia do melhor amor. Afundamos quando perdemos esses tesouros.

Assim, que após um longo trecho de vida já percorrido, depois de tantas perdas que nos castigaram, embora com os membros físicos intactos, estamos

O jogo da vidaBasta nascermos para começar o

jogo. O jogo do ganha e perde. Quanto mais tarde morremos, mais tempo temos para jogar; para ganhar e para perder. E desejamos vida longa.

Entretanto, a longevidade é uma dama com sentimentos dualistas, incertos, que, com a mão direita alcança precioso troféu pelo muito que se viveu: a plenitude. E com a esquerda entrega um prêmio maldito, vindo das más lembranças de todos os que já partiram: a solidão. É o idoso, um amontoado de saudades.

Nesta caminhada rumo ao inexorável final vamos acumulando vitórias, conquistas e alegrias, que trazem consigo, feito irmãs siamesas, as derrotas, os dissabores, as tristezas.

As conquistas e alegrias são estrelas que se fixam em nossas almas e nos fornecem luz e força para continuarmos de cabeça erguida, com a missão de nos conduzir inteiros até a linha de chegada,

amputados emocionalmente. São aqueles aleijumes que os outros não percebem, a não ser que olhem bem no fundo dos nossos olhos. Porque são os nossos olhos, sepulturas abertas que mostram todas as nossas dores. Através deles não conseguimos mentir. Os nossos olhos gritam inconformados as perdas que sofremos, dos velórios que nos vitimaram, com os acenos das despedidas eternas que fomos obrigados a realizar.

E não podemos evitar esses desfechos, salvo se não vivermos. A vida é uma angústia sem fim. Cada dia que nasce é uma batalha existencial à ser vencida. Em uma esquina qualquer que se dobre, inesperadamente, pode-se topar com um adeus, com uma extinção.

Para muitos de nós, depois de tanto tempo vivido, chega o dia que todos os amigos já se foram, os pais não existem mais, os amores já se esgotaram, os filhos feitos para o mundo, cuidam das suas vidas. E não resta mais ninguém para conversar, confidenciar, um ombro para desabafar. Um que fosse; não sobrou, para a partilha das mais remotas e preciosas recordações.

Vai restar uma caixa de papelão repleta

de fotografias antigas para massacrar a memória; reforçar desilusões. Os afetos amorosos, os amigos, os companheiros, são cartas que desapareceram do baralho. Fugiram dos nossos olhos, escaparam dos nossos abraços; despencaram no abismo escuro da morte.

De real, depois de todas essas derrotas, resta ao sobrevivente velho, ao invés de um ombro confortador, um poste para se lamuriar, um travesseiro para chorar, e um cansaço que o impede de prosseguir; de quem recebeu no corpo a inoculação do fluído da desistência.

Deve ser por esse motivo que, não raro, nas madrugadas de domingo a gente escute um estampido rompendo o silêncio da noite.

Pode ser alguém que, no jogo da vida, perdeu as forças e a vontade de continuar, já consumido pela solidão, castigado pelo chicote das lembranças amargas, comprando passagem para outro lado, em busca de repouso.

PS.: Para todas as mães, feliz dia das mães, assim como para todos os outros dias que virão.

EXPEDIENTE

FALE CONOSCO:

www.correiodomunicipio.com.br

[email protected]

Circulação semanal: Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Balneário Camboriú e Camboriú

O conteúdo publicitário veiculado neste jornal é de inteira responsabilidade de seus anunciantes. Os textos publicados nas colunas assinadas, são de responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião deste jornal.

Direção:Fabiano E. Soares

Comercial:Naby Bufren

Marketing:Olavo Carvalho

Administração/Finanças:J. Anselmo Vieira

Editor-chefe: Fabiano E. [email protected]

Para anunciar [email protected] 47 3268 6886 e 9698-9095

Contato: [email protected]

Jornalista responsável:Aline Kroetz

Fabiano Soares

Fone: (47) 3268 6886 Av. Gov. Celso Ramos, nº 215 - sala 102 Centro Itapema Cep: 88220-000

www.facebook.com/correio.municipio

MUNICÍPIOCorreio do

#as melhores da rede

>>> Fernanda S M Cardozo, via Facebook

charge da semana

Page 3: Jornal Correio do Município

Edição 122 - 11 de maio de 2013 | 3CORREIO DO MUNICÍPIO

facebook.com/correio.município [email protected]

DO JUQUITA Olavo J. [email protected]

facebook.com/correiodomunicípio [email protected]

PANORAMA Marcã[email protected]

A importação da sardinha in natura autorizada pelo governo do estado há 10 anos tem trazido sérios problemas aos pescadores da nossa região. Sem mercado para vender a produção, armadores estão deixando seus barcos parados no rio Itajai-açu.

Diante da alta no preço do serviço doméstico no Brasil, a multinacional americana Jan-Pro, especializada em limpeza comercial, vai começar a atender o segmento residencial para competir com diaristas e domésticas. A intenção é usar o sistema de microfranquias, que custam R$ 7 mil ao empreendedor, sendo que o próprio empresário colocará a “mão na massa”, executando os serviços de limpeza até conseguir recursos suficientes para contratar seus próprios empregados.

As obras da construção da fábrica da BMW em Araquari já começaram e devem se estender nos próximos seis meses com trabalhos nas 24 horas do dia.O BRDE assinou contrato de financiamento com a montadora no valor de R$ 240 milhões. Os recursos serão aplicados em todas as obras de infraestrutura necessárias para a implantação da nova unidade de fabricação de automóveis de luxo. Esta é a maior operação financeira do banco em seus 52 anos de história e a multinacional alemã terá de pagar o empréstimo ao BRDE em 48 meses, a juros facilitados. É muito legal esse incentivo do governo para que novas empresas se instalem em Santa Catarina, mas enquanto isso o pequeno empresário passa uma luta para conseguir um dinheirinho emprestado para melhorar ou abrir seu negócio.

Gotas e Pingos ‘

natureza

FALE CONOSCO:

[email protected]

#as melhores da rede

Estava circulando essa semana por um grande shopping em Joinville, quando algo me chamou a atenção. Sentados em uma mesa na praça de alimentação estavam nove jovens, meninos e meninas, todos numa faixa etária entre 15 e 17 anos, as mochilas e os cadernos denunciavam que deveriam ser estudantes de algum colégio da região, mas o que me levou a fazer algumas reflexões, foi o fato de que sete deles estarem manuseando seus celulares e isso foi uma constante em todo o tempo em que estive os observando. Com os avanços da tecnologia, esse tipo de situação tem se tornado muito comum em nosso meio, ou seja, estão acabando aqueles relacionamentos de amizade sincera, onde amigos se reuniam num determinado lugar para conversarem, darem risadas, falarem sobre suas perspectivas de futuro. As amizades mais verdadeiras da moçada de hoje em dia são as virtuais, muitas vezes sem nunca ter ficado frente a frente, olhado nos olhos. Pra onde isso tudo está nos levando?

A situação do trânsito nas principais cidades de Santa Catarina está caótica e é preciso repensar urgentemente toda essa questão envolvendo a mobilidade urbana. De acordo com os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores Regional Santa Catarina (FENABRAVE), as vendas de veículos novos em Santa Catarina tiveram um aumento de 20% registrado em dezembro de 2012, se comparado ao mês anterior. O número foi maior do que o resultado nacional, que foi de 14,32%. Para 2013, em Santa Catarina, esse número deve girar na base dos 4% ou 5%, isso equivale a cerca de 20 mil novos veículos circulando em nosso estado a cada mês.Mas infelizmente os investimentos em infraestrutura nas cidades não acompanha esse crescimento e não temos um transporte público de qualidade que ajudaria a diminuir esses veículos nas ruas. Enquanto isso nossa população está passando um tempo cada vez maior preso dentro dos seus veículos em engarrafamentos.

Não há dúvidas nenhuma que nossa região é uma das mais belas de todo o Brasil, e se tratando de belezas naturais, Deus foi muito generoso com esse pedacinho do planeta, onde o verde das matas contrasta com a beleza do azul do mar. Mas tudo isso está correndo um risco enorme de desaparecer se nossos governantes não tomarem atitudes enérgicas com relação ao saneamento básico. Basta andarmos pelos três municípios da Costa Esmeralda (Itapema, Porto Belo, Bombinhas) para encontrarmos diversos pontos de esgoto fluindo a céu aberto, sem contar com a enorme quantidade de locais que clandestinamente despejam seus esgotos nas tubulações fluviais, basta dar uma olhada nas bocas de lobo das ruas, é difícil uma que não tenha um cheirinho suspeito. Apesar de Itapema ter dado um passo na frente no tratamento do esgoto, ainda falta muita coisa para ser feita, afinal de contas, a zona 3 continua sem nenhuma cobertura.

#novos tempos

#trânsito

charge da semana A mais antiga comemoração dos dias das

mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera

era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII,

quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse

dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa

com as mães. Era chamado de “Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para

as mães que tornaria o dia ainda mais festivo. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma

data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de “O Hino de Batalha da República”. Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado

da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães.

Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento,

algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse

estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem

suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial

aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock,

incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo

de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.

O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse um dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam

cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. “Não criei o dia as mães para ter lucro”, disse furiosa a um repórter, em

1923. Neste mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de

maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947,

Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica. Relembrando um pouco

dessa história desejo a todas as mamães não só esse dia, mas uma vida de muita paz, amor e saúde.

DIA DAS

MÃES

Page 4: Jornal Correio do Município

| Edição 122 - 11 de maio de 20134 CORREIO DO MUNICÍPIO

pública - “iremos começar tudo do zero novamente”, falou Gerson.

Gerson explicou que a primeira etapa é a demarcação a cargo de comissão técnica nomeada através de Portaria do Órgão Central – SPU/OC. A determinação será feita à vista de documentos e plantas de autenticidade irrecusável, relativos àquele ano, ou quando não obtidos, à época que do mesmo se aproxime.

A audiência, também foi marcada pela participação da população e tanto a sociedade civil organizada quanto as autoridades presentes, questionaram o modelo utilizado pelo SPU/SC para a demarcação das terras de marinha.

Um dos questionamentos foi referente ao pagamento do laudêmio, devido quando da transferência do imóvel. Questionou-se se aquele que não tinha conhecimento que seu imóvel estava localizado em área de marinha terá que pagar o laudêmio referente a estas transferências. Gerson respondeu positivamente, deixando todos apreensivos, confirmando que a União irá cobrar retroativamente o laudêmio por todas as

A audiência pública promovida pela Superintendência do Patrimônio da União em

Santa Catarina - SPU/SC, realizada na sexta-feira dia 03/05, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Itapema, com objetivo de regularizar a situação dos ocupantes e foreiros de terrenos da União e coletar informações para a demarcação das terras de marinha em Itapema, foi marcada pela insatisfação popular.

A Superintendente do SPU em Santa Catarina, Isolde Espíndola, explicou aos participantes qual o principal objetivo do SPU em relação à demarcação, como ele será realizado e quais as consequências para a população de Itapema.

Espíndola deu vários exemplos de ocupação de áreas da União, dentre elas a do Parque Calçadão de Itapema, que segundo ela somente foi possível porque a União fez a cessão do terreno ao Município.

Isolde disse que os ocupantes precisam fazer a inscrição de ocupação dos imóveis da União na SPU/SC e advertiu a população que aquele que estiver ocupando a área de marinha terá que pagar por esta ocupação e que o título que hoje possuem não vale nada se o imóvel estiver dentro dos 33,00m da área da União - “a pessoa tem um título, mais ele não é verdadeiro porque a terra é da união”, enfatizou a Superintendente.

O arquiteto, Gerson Dalpiva (SPU), que integra a equipe do SPU foi quem fez toda a explanação técnica, colheu as informações e respondeu as perguntas da comunidade.

Segundo Gerson, aqueles imóveis que estão registrados no Cartório de Registro de Imóveis como sendo alodiais, e que após a demarcação da nova linha preamar estiverem inseridos na área de marinha (33,00m da linha preamar de 1831), terão seus registros revistos e cancelados - “será anulado o título de propriedade, o cartório é informado e terá que retirar o registro”, advertiu o arquiteto.

Dalpiva ressaltou que devido ao questionamento administrativo feito por um cidadão quando da última demarcação, no ano de 2000 em Itapema, a mesma não foi homologada definitivamente e a linha atual utilizada pelo SPU é presumida, por isso da audiência

Audiência Pública da SPU foi marcada pela insatisfação popular

[ DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DE MARINHA ]

transferências realizadas nos últimos cinco anos.

O ambientalista Carlos questionou a coerência utilizada pelo SPU para a demarcação, em razão da falta de precisão na definição da linha preamar. Para Carlos há um trabalho muito bom e sério que foi realizado para o porto de São Francisco do Sul que dá uma precisão mais lógica, sugerindo ao SPU a avaliação deste estudo.

Os vereadores presentes não mediram palavras para expor suas opiniões e reclamar do procedimento adotado pelo SPU em Itapema. Foram participativos, defendendo os interesses da comunidade e por unanimidade discordaram da demarcação.

Um dos discursos mais eloquente foi proferido pelo vereador Magnus Guimarães (PDT), que com seu tom de voz firme e sua boa oratória, falou tudo que o povo desejava, questionando o real objetivo da audiência pública.

Magnus perguntou se a demarcação já estava pronta e a audiência pública tinha por objetivo conseguir a homologação da população de Itapema ou se a população ainda seria

Comunidade, representantes de entidades, sindicatos e associações, estiveram presente no Plenário da Câmara Itapema, para acompanhar os critérios de demarcação da nova linha preamar do município

FABIANO [email protected]

consultada. Gerson respondeu negativamente – “não estamos pedindo permissão para demarcar a linha ou para homologar a linha”.

Segundo o vereador pedetista há necessidade de se respeitar as situações já consolidadas, conforme previsto no estatuto das cidades e a cada década a União vem aumentando sua área de terra para arrecadar mais da população. Guimarães também questionou o que vai restar à população de Itapema em particular, uma vez que a União cobra pela ocupação dos 33,00m e já está na zona 2 do município e agora quer aumentar a área limite reservada para a rodovia e marginais – “... agora eles querem 100 metros a partir do eixo, então o que vai se resumir Itapema, se a terra de marinha vai até a Nereu Ramos e a Auto Pista Litoral vai pegar o resto?”, questionou Magnus.

A Presidente da Casa Legislativa não perdeu a oportunidade para convocar uma nova audiência pública, desta vez, a ser realizada pelo Legislativo Municipal, que irá formar uma Comissão Especial

“Será anulado o título de propriedade, o cartório é informado e terá que retirar o registro”GERSON DAL PIVAArquiteto do SPU

Page 5: Jornal Correio do Município

Edição 122 - 11 de maio de 2013 | 5CORREIO DO MUNICÍPIO

[ DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DE MARINHA ] para o caso. O Prefeito Rodrigo Costa, também

se manifestou, colocando-se a disposição para uma discussão mais técnica e ampla com a comunidade, entendendo prematura a solicitação do SPU encaminhada aos Cartórios de Registro de Imóveis.

Segundo o Presidente do Sinduscon, João Formento, essa exigência já foi

sustada por determinação da Corregedoria-Geral da Justiça, em resposta a sua solicitação junto ao Poder Judiciário - “conseguimos sustar depois que enviamos um ofício a Corregedoria pedindo providências, aqui em Itapema ninguém mais vai nos fazer de bobo”.

A linha de preamar atual utilizada pelo SPU é presumida, portanto, a população ainda terá tempo de questionar a nova demarcação, que se espera para os próximos meses. A comissão especial, criada para a demarcação, por enquanto, está colhendo as informações necessárias para finalizar o inevitável processo demarcatório.

O primeiro passo foi de notificar aqueles proprietários de imóveis que tem registro no SPU e esclarecer sobre a demarcação em audiência pública. A partir de agora, colhe-se o material e procede-se a demarcação definitiva da área de marinha. Quem não concordar terá que contestar administrativamente perante o SPU e posteriormente recorrer a Brasília, caso sua contestação não seja aceita.

A população ficou indignada com o que ouviu na audiência e não homologou absolutamente nada, muito pelo contrário, contestou todos os argumentos apresentados.

A audiência terminou tarde da noite e as perguntas foram todas respondidas pela equipe da SPU, entretanto, a população não gostou do resultado e esta aflita, mas não ficará inerte ao caso e já começou o movimento contrário a demarcação.

É uma vergonha um departamento deste porte, nos tratar como crianças, apresentando desenhos diante de um problema grandioso como esse. Não explicaram nada e se enrolaram ainda mais. Essa linha Preamar deles está sendo feita com arquivos de 1938. Eles não são competentes, vou lutar até o fim”TATIANA PASSOSOficial do Cartório de Registro Civil

Nós estamos vivendo só para pagar impostos. Nós estamos numa audiência pública e precisamos saber o que é uma audiência pública, se nós estamos aqui para perguntar ou responder, se o jogo já está definido, porque audiência?”

MAGNUS GUIMARÃESVereador de Itapema

Que segurança jurídica nós vamos ter trocando um título de propriedade por um título de cessão?”RICARDO SERPAEmpresário

“A pessoa tem um título, mas ele não é verdadeiro por que a terra é da união”ISOLDE ESPÍNDOLASuperintendente da SPU/SC

1.795 inscrições de Itapema estão registradas no

Patrimônioda União

O Corregedor-Geral da Justiça, Des. Vanderlei Romer, acatou a solicitação de providências do Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Itapema, João Formento, e determinou o não cumprimento do ofício encaminhado pela Superintendente do Patrimônio da União em Santa Catarina, Isolde Espíndola, ao Cartório de Registro de Imóveis de Itapema.

O comunicado do SPU exigia maior rigor por parte dos oficiais registradores quanto aos atos registrais quando os imóveis envolvidos estiverem localizados próximos à área de marinha.

A decisão do Corregedor-Geral é no sentido de acolher os fundamentos e a conclusão do parecer do Juiz-Corregedor Davidson Jahn Mello, no sentido de dar continuidade à aplicação da Circular n. 4/2008 da Corregedoria, que continua válida e eficaz e se aplica à hipótese em questão.

Davidson menciona em seu parecer

Corregedor susta o cumprimento de ofício da SPU[ CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA ]

que “se a demarcação referida pelo expediente da SPU encaminhado ao registro de imóveis está ainda inacabada, impossível que nela se embase o acionado para proceder às já referidas exigências legais, na exata forma como, a seu modo, já se estabeleceu na Circular n. 4/2008”.

Segundo Davidson, a demarcação das terras de marinha deverá ser realizada mediante processo administrativo, garantido o devido processo legal aos interessados. Ao final deste processo é que, então, estará assentada a certeza de que o terreno envolvido na celeuma, sendo de marinha, pertence à União, portanto, antes da finalização do

feito administrativo, o qual tem natureza declaratória, não deve o interventor lançar glosas aos títulos que lhe são submetidos exigindo documentos e valores que dependem da efetiva confirmação da propriedade da União.

A Circular n. 4/2008, da lavra do então Vice-

Corregedor-Geral da Justiça, Des. José Volpato de Souza, foi expedida após o julgamento do processo n. CGJ-E 0570/2007, caso similar aos fatos ocorridos em Itapema.

Na ocasião o Vice-Corregedor entendeu que “compete à União, por meio de sua Secretaria do Patrimônio, a demarcação de

suas terras e a regularização das ocupações nelas estabelecidas. Daí, conclui-se que o particular não está obrigado a fazer prova de que seu imóvel encontra-se regularizado perante a Gerência Regional da SPU para poder dele dispor. Cabe ao Poder Público, valendo-se das prerrogativas legais e da infraestrutura estatal, dar fiel cumprimento à ordem legal”.

Para João Formento, Presidente do SINDUSCON/Itapema, foi mais uma vitória importante – “Estamos muito satisfeitos com a decisão, isso demonstra, mais uma vez, que o Poder Judiciário está no caminho certo e atento aos direitos dos cidadãos, felizmente tivemos um desfecho satisfatório para todos que atuam no ramo imobiliário”.

O interventor do Registro de Imóveis de Itapema, Giovani de Souza, já foi oficiado pela Corregedoria-Geral da Justiça e não está mais exigindo a documentação prevista no oficio encaminhado pelo SPU.

O Ofício da Corregedoria

Page 6: Jornal Correio do Município

| Edição 122 - 11 de maio de 20136 CORREIO DO MUNICÍPIO

res CSP Controle de Automação.Afinal, os radares devem estar à mostra

ou não? Qual é a posição do Contran sobre o uso de radar escondido? As respostas para esses dois questionamentos são, talvez, um pouco complexas. Isso porque na Resolução 396 do Conselho Nacional de Trânsito (ór-gão federal responsável pela regulamentação do assunto) não há definição objetiva sobre quais parâmetros devem orientar a instala-ção de radares para evitar que estes sejam considerados ocultos. No art. 6º da referida norma, está escrito apenas que a operação do equipamento de fiscalização de velocida-de deverá estar visível aos condutores. Nada mais. Não existe qualquer tipo de explicação sobre o que se deve entender por “visível”.

Então, como deve agir o motorista que se depare com um equipamento que ele con-sidere como sendo “não-visível”? De início,

ele deve saber que é perfeitamente possível recorrer de uma multa de trânsito sob o argumento de que a infração foi re-gistrada através do uso de um radar “camuflado”. Para isso, é preciso anexar fotos e todos os elementos que provem que o radar está oculto e em desacordo com a Resolução 396 do Contran. Entretanto, as chances de sucesso irão (infeliz-mente) depender da interpretação que o órgão de trânsito local, designado para julgar o recurso, fizer sobre a palavra “visível”.

A norma que regulamenta a lei de trânsito prevê a utili-zação de quatro modalidades de equipamentos para fisca-lizar a velocidade nas vias urbanas e rodoviárias: a) Fixo: são as famosas lombadas eletrônicas que são instaladas de maneira permanente nas ruas e nas estradas; b) Estático:

Recentemente, viu-se através do Fa-cebook o surgimento de uma nova “lenda urbana”. Trata-se de uma série de fotos de radares móveis ca-

muflados em cones de sinalização, grades de proteção que geralmente aparecem nas mar-gens de pistas (muretas ou guard rails) e em pilastras de concreto.

Intrigada com a recorrência desse tipo de notícia virtual, a Revista Autoesporte decidiu sair pelas ruas para descobrir a verdade sobre os tais “radares ocultos”. A primeira medida tomada pelos repórteres foi visitar alguns dos supostos endereços nos quais deveriam se encontrar esses equipamentos. Em um dos locais apontados pelos internautas, uma viga em um muro de cimento nas proximida-des do prédio da editora Globo, na cidade do Rio de Janeiro, encontrou-se apenas um ra-dar bem visível instalado. Nada do tal “radar camuflado”. Ainda sobre o assunto, a Companhia de Enge-nharia de Tráfego (CET) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de São Paulo foram taxativos ao afirmar que isso não existe, ou seja, que as vias com radares têm de ser devidamente sinalizadas e que os aparelhos não podem ser ocultados. Porém, em alguns casos, o radar móvel é ins-talado atrás do “guard-rail” como forma de proteção contra vandalismo, afirmou a assessoria de imprensa do DER. Por fim, a referida publicação concluiu que as fotos divulgadas através do Facebook não são de radares instalados no Brasil. São de equipamentos instalados na Europa. “Eles já foram usados em países como Alemanha e Suíça. Há lugares que chegam a esconder os radares dentro de cones”, afirmou Dhelyo Pereira Rodrigues, presidente da fabricante de rada-

facebook.com/correiodomunicípio [email protected]

JURÍDICAS Vinícius Antonascio

Multa por excesso de velocidade? Radar camuflado? Será que ele existe?

trata-se do equipamento que funciona montado em um tripé (muito utilizado pela Polícia Rodoviária Federal); c) Móvel: o aparelho fica instalado dentro do veículo do agen-te de trânsito e permite a ele meça, em movimento, a ve-locidade dos carros que passarem ao seu lado; d) Portátil: semelhante a um revólver, é um aparelho que o agente de trânsito direciona para o veículo e imediatamente registra a velocidade, mas que não necessariamente gera a imagem do veículo infrator.

Para instalar um radar, a Resolução 396, em seu Anexo I, estabelece a necessidade de que seja preparado um “Estudo Técnico para Instalação de Instrumentos ou Equipamentos Medidores de Velocidade do Tipo Fixo”. Esse documento, a ser produzido pelo órgão de trânsito interessado na coloca-ção do equipamento, deverá avaliar o tráfego na via, histó-rico de acidentes e velocidade regulamentada do local, ou seja, argumentos que justifiquem o investimento na área. Porém, esse estudo é exigido apenas para radares fixos. A fiscalização com radares móveis pode ser imediata, sem es-tudo prévio do local, desde que sejam utilizadas as modali-dades de radar estática, móvel ou portátil.

Punir, educar ou arrecadar? Qual é a finalidade do radar de trânsito? Nos Estados Unidos, especialmente no estado da Califórnia, quando um motorista excede a velocidade em uma via de trânsito, três eventos acontecem: a) ele é imedia-tamente parado por um policial (highway patrol); b) recebe a multa ainda no local; c) é obrigado a assinar um termo de compromisso já com uma data marcada para que ele se apresente perante a Justiça em poucas semanas. Na corte, pode apresentar a sua defesa e pode também confrontar o policial que o autuou, bem com pedir perícia no equipa-mento utilizado na autuação. Tudo na presença de um juiz. E no Brasil? Com diz o professor Geraldo Pena, “Difícil é pensar. É fácil explorar e subservir-se. Difícil é servir!”

[email protected]

A norma que regulamenta a lei de trânsito prevê a utilização de quatro modalidades de equipamentos para fiscalizar a velocidade nas vias urbanas e rodoviá-rias: Fixo; Estático; Móvel e Portátil.

A cada nova Sessão Ordinária da Câmara Itapema, pelo menos uma rua é tema dos trabalhos apresentados pelos vereadores. Na reunião desta semana, dia 07, não foi diferente. Somente o vereador Wanderley Dias (Lei - DEM) apresentou quatro indicações diferentes, em prol de vias públicas da cidade. Todas suas proposições foram aprovadas com unanimidade e encaminhadas para análise da Prefeitura Municipal.

O primeiro pedido do vereador representa os moradores da Rua 406-C. Através da Indicação nº 193/2013, Lei sugeriu ao Governo Municipal que faça a manutenção do asfalto e a limpeza da via que fica no Bairro Morretes. Segundo ele, os buracos estão prejudicando a circulação de carros e pedestres no

Melhoria em ruas deItapema é discutida na Câmara de Vereadores

[ ITAPEMA ]

loca, que tem grande circulação de veículos.

A segunda rua que foi tema de Indicação na Câmara, foi a 710, localizada no Bairro Várzea. O vereador Lei solicitou uma alteração no trânsito do local, considerando que o sentido de “mão única” na 710 atenderia às reivindicações dos moradores. Eles reclamam que a rua não comporta trânsito em duas vias, por ser estreita e ter grande fluxo de veículos. “Se a rua for de mão única, pode ser organizado até mesmo um estacionamento ao longo dela, o que hoje não tem condições de ser feito”, justificou o vereador.

Ainda atendendo às necessidades da Rua 710, Lei apresentou a Indicação nº 197/2013, que pede que a rede de

O Projeto de Lei nº 20/2013 – de autoria do vereador Fabrício Lazzari (Fafá –PP), vem apresentar à Prefeitura de Itapema a proposta de criação do “Dia Municipal da Família na Escola”. A proposta que entrou em tramitação na Câmara de Vereadores esta semana, visa fortalecer as relações familiares e integrar os pais ao ambiente escolar.

O autor do Projeto considera esta uma importante iniciativa, que vem fortalecer a instituição “família”, principalmente diante do excesso de informações a que os jovens são submetidos diariamente, nem todas positivas ou construtivas. “Precisamos direcionar o caminho para um bom relacionamento familiar, este é o ponto forte para o resgate da cidadania e dos bons hábitos e atitudes na vida de nossas crianças e adolescentes”, completou o vereador Fabrício.

O Projeto de Lei estabelece que o encontro deve ser organizado pelo menos uma vez ao ano, aos sábados e deve fomentar atividades relacionadas ao público jovem, envolvendo temos e ações ligados ao esporte, profissões, lazer, palestras educativas e preventivas, entre outros. O incentivo às artes também está presente na proposta de Fabrício, com exposições do trabalho dos próprios alunos. “A ideia é que tudo isso aconteça no ambiente escolar, com o aluno, os educadores, colaboradores das escolas e as famílias, para uma perfeita integração de todos e incentivo aos estudo e aprimoramento da estrutura de ensino”, registrou Fafá.

Projeto de Lei quer criar o “Dia da família na Escola”

[ EM TRAMITAÇÃO ]

iluminação pública seja substituída por lâmpadas de vapor de sódio, que oferece mais luminosidade. O vereador argumenta que uma rua iluminada é mais segura, evitando situações de risco à população.

A última proposição apresentada por Lei esta semana foi dirigida à Autopista Litoral Sul. Através da Indicação nº 198/2013, o vereador quer que a concessionária da BR-101 melhore as condições da iluminação pública das duas marginais que estão sob seu domínio, a Oeste e a Leste, e que cortam os bairros de Itapema. Além de garantir mais visibilidade no trânsito e acessos à BR, Lei acredita que esta também seja uma medida preventiva à crimes contra as pessoas que circulam nestas vias públicas.

Page 7: Jornal Correio do Município

Edição 122 - 11 de maio de 2013 | 7CORREIO DO MUNICÍPIO

facebook.com/correiodomunicípio [email protected]

JURÍDICAS Vinícius Antonascio

Na noite de domingo, dia 5, a advogada Rafaela Elis Schulz, de 23 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na Rua 1400, no Centro de Balneário Camboriú. Segundo a polícia, a jovem levou 40 facadas do ex-namorado, que em seguida cortou os pulsos. Os dois foram socorridos e encaminhados ao Hospital Ruth Cardoso.

De acordo com os policiais que atenderam o caso, testemunhas afirmaram que o administrador Douglas Waltrick, de 34 anos, não aceitava o fim do relacionamento e tinha acesso ao prédio e a chave do apartamento de Rafaela. A faca utilizada no crime foi um canivete suíço.

Depois de ser golpeada pelo ex-namorado, Rafaela se refugiou no banheiro e pediu ajuda a um familiar. Ao chegar ao local, a testemunha sentiu um forte cheiro de gás e arrombou a porta do apartamento. Lá ele encontrou Douglas deitado na cama dela, inconsciente, pois havia perdido muito sangue. O rapaz segue internado no hospital e nessa segunda-feira foi ouvido pelo delegado. Já a jovem teve alguns órgãos atingidos e por isso está na Unidade de Terapia Intensiva - UTI.

Advogada leva 40 facadas do ex-namorado em Balneário Camboriú

[ VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER ]

Na sexta-feira, dia 3, a Polícia Civil de Balneário Camboriú desencadeou a Operação Olho de Shivas, contra o tráfico de entorpecentes. Entre os presos estão Alecxandre de Souza e Silva, Alexandre Neves Sell, vulgo “Coxa”, Fernando Augusto Strutz, Gonzaga Gonçalves Moreira Junior, Rosana Neves e Rosely Maria Neves. Nessa segunda-feira, dia 6, foram presos Rudinei da Silva Oliveira, vulgo “Dudu”, além de Gabriela Alexandra da Rosa Pires, 23 anos, e Jon Marlon Bahia, 18 anos, que se apresentaram na sede da DIC (Departamento de Investigação Criminal) e estavam com mandatos de prisão em aberto.

Dentre as residências alvo das buscas na cidade, estava a da Presidente do Conselho Tutelar de Balneário Camboriú, Lurdes Salabrette. Na casa dela, os Policiais Civis apreenderam objetos relacionados ao tráfico de drogas, como balança de precisão, rádios comunicadores, plásticos recortados que foram utilizados para empacotar drogas e pratos com resquícios de drogas, ficando evidenciado que o local era utilizado para a preparação e distribuição de drogas. Os filhos da Conselheira, ambos adolescentes, são investigados pela participação no crime de tráfico. No local ainda foi apreendido um computador pertencente à Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.

O Delegado da DIC de Balneário Camboriú, Osnei de Oliveira, declarou que um dos integrantes do bando, que tinha efetiva participação nos crimes, estava residindo na casa da Conselheira, além de Alexandre Neves Sell, vulgo “Coxa”, que também frequentava a residência dela. A ação policial contra esta quadrilha, deflagrada simultaneamente entre os três estados da Região Sul do Brasil, contou com 60 Policiais Civis em Santa Catarina, dez no Rio Grande do Sul e 35 na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Os presos foram encaminhados ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí (CPVI) e ao Presídio Regional de Itajaí.

Polícia Civil de Balneário Camboriú deflagra

Operação Olho de Shivas contra tráfico de drogas

[ COMBATE AO CRIME ]

ENTENDA O CASO

O nome da Operação é alusivo a drogas sintéticas LSD, comercializadas pela quadrilha. As investigações começaram no dia 26 de fevereiro de 2013, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Terezinha do Itaipu (PR) realizou a abordagem de um veículo, com registro de roubo, conduzido por uma adolescente. Na revista veicular, os Policiais localizaram oito fuzis, 14 carregadores de fuzil e 6Kg de pasta-base de cocaína.

Segundo o Delegado da DIC (Departamento de Investigação Criminal) de Balneário Camboriú, a informação inicial foi no sentido de que o material seria enviado para a cidade de Balneário Camboriú, ficando a adolescente responsável pelo transporte das mercadorias até a cidade de Cascavel (PR), onde outras pessoas assumiriam o transporte.

Com o aprofundamento das investigações, foi possível a identificação de uma ramificação da quadrilha, que residia em Balneário Camboriú e outra na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Os setores de investigação da Polícia Judiciária dos dois estados trocaram informações, o que possibilitou a identificação de vários integrantes desta organização.

No dia 1.° de abril deste ano, a DIC de Balneário Camboriú interceptou uma correspondência enviada para a

cidade de Caxias do Sul (RS), onde foi encontrados 75 micropontos de LSD. A correspondência foi apreendida no Centro de Distribuição da cidade de Balneário Camboriú.

Dois dias depois (3/4), foi realizada a apreensão do veículo conduzido por “Coxa”, responsável pelo contato com os integrantes da organização radicados em Foz do Iguaçu. No dia seguinte (4/4), foi realizada uma busca veicular minuciosa, quando foi localizada maconha que seria comercializada naquela noite.

Ainda foram feitas diligências na cidade de Foz do Iguaçu, com intuito de capturar de um integrante do bando que se encontra foragido do sistema prisional de Santa Catarina. Nesta ocasião, houve confronto, porém, o investigado fugiu, mas a DIC ainda conseguiu apreender uma pistola calibre 9 mm.

Oliveira ressalta que, além das prisões realizadas, há outros cinco Mandados de Prisão pendentes de cumprimento. Ele ainda aponta que, com a Operação de hoje, a investigação terá outros desdobramentos.

Em Santa Catarina, participaram Policiais Civis da DIC, Delegacia Regional e Delegacia da Comarca de Balneário Camboriú, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), Delegacias de Camboriú, Monte Alegre/Camboriú, Itapema e Tijucas.

Após golpeá-la, Douglas Waltrick (foto), de 34 anos tentou se matar. Os dois foram socorridos por vizinhos e estão internados

Ex-namorado usou um canivete para tentar matar Rafaela, de 23 anos

Page 8: Jornal Correio do Município

| Edição 122 - 11 de maio de 20138 CORREIO DO MUNICÍPIO

Vereadores manifestam apoio às propostas que tramitam no Senado Federal e convocam população para nova audiência pública, que vai acontecer neste dia 13

ALINE KROETZ

[email protected]

Através da Moção nº 002/2013, os treze vereadores de Itapema manifestaram

oficialmente apoio à extinção das Terras de Marinha no Brasil. A discussão já tramita no Senado Federal, através das Propostas de Emenda Parlamentar (PEC) nº 53/2007 e nº56/2009 e vai ganhar o incentivo do Poder Legislativo de Itapema, a partir desta Moção.

De acordo com a presidente da Câmara Itapema, Nilza Simas (PSD), a ideia de editar a Moção surgiu a partir da indignação dos vereadores, com relação à audiência pública promovida pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) na semana passada, para discutir a demarcação das Áreas de Marinha no Município. “A audiência do SPU não promoveu o debate, não esclareceu as dúvidas da população e apresentou uma demarcação inaceitável para nossa população. Por isso editamos essa moção de apoio e convocamos a comunidade para uma nova audiência pública”, explicou a presidente Nilza. O posicionamento da Câmara Itapema vai endossar as propostas para extinguir as Terras de Marinha

Câmara Itapema apoia a extinção das Terras de Marinha no Brasil

[ AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA SEGUNDA ]

em todo o país, bandeira levantada pelo então Senador e hoje Ministro da Pesca, Marcelo Crivella.

Os vereadores registraram que hoje, no Brasil, inúmeras cidades litorâneas estão lutando para

acabar com o domínio da União sobre as áreas à beira mar, o que acarreta em mais taxas para os proprietários dos terrenos compreendidos nessa faixa, além de suscitar a insegurança jurídica.

Isso porque o Patrimônio da União (SPU) entende que esses terrenos são emprestados a esses proprietários, tanto que cobra “taxa de ocupação” anual de quem tem terras em Área de Marinha.

Para aprofundar o debate e validar a opinião da população de Itapema sobre o assunto, Nilza convocou a comunidade para uma nova Audiência Pública, afim não só de debater a proposta de demarcação do SPU, mas também de coletar assinaturas para e anexá-las à Moção de Apoio que será levada a Brasília semana que vem por ela. “Precisamos defender o que é nosso. Quando não participamos, deixamos que outras pessoas decidam por nós. Por isso é importante a população participar, fazer parte do processo, para se inteirar e saber que caminho seguir diante deste assunto”, disse a presidente do legislativo. O novo debate vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 13, às 19h, no Plenário da Câmara.

Na foto ao lado, uma simulação da própria SPU para a demarcação das Terras de Marinha em Itapema, aumentando significativamente a área compreendida nesta faixa.

Na foto acima, uma simulação da própria SPU para a demarcação das Terras de Marinha em Itapema, aumentando significativamente a área compreendida nesta faixa.

Alexandre Takashima vem a Itapemafalar sobre a maioridade penal

ITAPEMA

Alexandre Takashima, da Corregedoria Geral da Justiça de Santa Catarina, vem a Itapema falar sobre a diminuição da maioridade penal e medidas socioeducativas para jovens infratores. O juiz veio à cidade durante a apresentação dos programas socioeducativos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O assunto está em voga no país, principalmente depois de recentes casos de violência cometidos por adolescentes. No mês passado, o universitário Victor Hugo Deppman, de 19 anos, foi assaltado em frente a sua residência, na zona leste de São Paulo, e morto por um garoto de 17 anos. Na semana passada, dia 3, um outro adolescente, da mesma idade, assaltou um ônibus na Avenida Brasil, uma das mais movimentadas do Rio de Janeiro, e estuprou uma mulher. Casos como esses levantaram a questão da diminuição da maioridade penal e dividem opiniões.

Durante a conversa, Takashima defendeu a utilização de medidas para jovens

infratores. “Já tivemos muitos adolescentes que saíram do tráfico de drogas, graças a esses programas socioeducativos. É nossa responsabilidade dar uma segunda chance aos nossos jovens, para que eles possam recomeçar e muitos que passam por esse tipo de programa se recuperam e seguem sua vida fora do mundo do crime”, afirmou.

A mãe de um adolescente infrator, que frequentou o programa socioeducativo em Itapema, esteve no local e contou um pouco da sua experiência. “Meu filho era muito fechado, intolerante, e as vezes, um pouco agressivo. Hoje percebo essa melhora dele, ele me escuta, mesmo sem concordar com que eu falo, ele é mais aberto, fez amizades e está se recuperando”, afirmou.

Outra mãe, durante o seu depoimento, elogiou o trabalho do CREAS. “Fez muito bem ao meu filho, não só a ele, como para toda a família. Em outros lugares, nós mães, não éramos tratadas como a mãe do marginal e sim como a própria marginal. Nem sempre os pais têm culpa dos erros dos filhos, e aqui eu percebi que a ajuda pode ir além de casa”, declarou.

Takashima apresentou diferentes problemas no sistema carcerário e nos centros de internamento

provisório de Santa Catarina, como o caso de um jovem de 15 anos que morreu espancado no Casep de Rio do Sul. “O Casep em Rio do Sul tinha diversos problemas, e cansamos de avisá-los que melhorias deveriam ser feitas tanto na estrutura física, quanto técnica.

Mas se isso aconteceu em um centro de internamento provisório, imagina em um presídio, quanto esse jovem não estaria desprotegido”, declarou o juiz. “Nos anos 90 éramos referência em assistência social no Brasil, hoje somos o penúltimo estado no ranking, ficando acima apenas do Piaui. E problemas como este, só pioram a visão do nosso estado”.

O Creas de Itapema trabalha com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e promove a confraternização entre o jovem, sua família e a comunidade, com o objetivo de prepará-los para que sigam uma vida longe do crime. “Se a mudança na lei fosse capaz de melhorar e diminuir os crimes no país, teríamos uma série de delitos que não seriam mais praticados no Brasil”, revela Takashima. “Temos que investir em um sistema que prepare o jovem, que dê essa escolha, uma nova chance à ele. Por isso, eu acredito e insisto em dizer que essa é a melhor solução para os nossos jovens”.

Juiz Corregedor de Santa Catarina defende os programas socioeducativos para jovens infratores

Page 9: Jornal Correio do Município

Edição 122 - 11 de maio de 2013 | 9CORREIO DO MUNICÍPIO

equipamento, que custa em torno de R$ 700 mil (setecentos mil reais). “Quero agradecer ao prefeito Bolinha, que se prontificou a entrar com metade do valor na compra desse tomógrafo”, registrou Nilza.

Segundo as vereadoras, Itapema tinha uma demanda reprimida de dois anos na realização de tomografias. De janeiro até agora, o Governo

Municipal comprou da rede privada 270 exames, para zerar a fila. “Hoje não temos demanda, mas sabemos que daqui a pouco ela vai aumentar, e o Município vai estar preparado para atender seus pacientes que necessitam de tomografia, não só para urgência e emergência, mas para servir a toda rede municipal de saúde”, comemorou Nilza, que também é Enfermeira em Unidades de Saúde de Itapema.

A liberação dos recursos estaduais para aquisição do tomógrafo deve acontecer em breve, viabilizando acompra do equipamento diretamente pelo Governo Municipal.

A audiência das duas vereadoras de Itapema, Nilza Simas (PSD) e Zulma Souza (DEM), com o Deputado Estadual Darcide Matos (DEM) e o Secretário Estadual de Saúde, Dalmo de Oliveira, vai garantir a compra de um tomógrafo para o Hospital Santo Antonio. No encontro que aconteceu esta terça-feira, dia 07, em Florianópolis, as vereadoras levaram até o Governo Estadual a necessidadedo aparelho para realização de exames públicos em Itapema. “O tomógrafo é um exame extremamente importante, porque complementa e fecha diagnósticos, e dáprosseguimento aos tratamentos”, destacou a presidente da Câmara, Nilza.

A solicitação do equipamento vai ser atendida através dos recursos de Emenda Parlamentar, proposta por Nilza e Zulma ao Deputado Darci, que acatou o pedido das itapemenses. As vereadoras agradeceram, também, a iniciativa do Prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha(PSDB), que garantiu a contrapartida de 50% do valor do

Vereadoras garantem tomógrafo para Hospital de Itapema

[ SAÚDE ]

Nilza Simas (PSD) e Zulma Souza (DEM) intercederam em prol da saúde do município junto à Secretaria Estadual de Saúde e ao Deputado Darci de Mattos

270 examesestavam

esperando há dois anos na fila para serem realizados

em Itapema.Tomógrafo vai

atender toda rede municipal de

saúde

Juiz Corregedor de Santa Catarina defende os programas socioeducativos para jovens infratores

Page 10: Jornal Correio do Município

| Edição 122 - 11 de maio de 201310 CORREIO DO MUNICÍPIO

Parcelamento em até 48 x pela administradora. Taxas a partir de 0,89% ao mês.

Eliane fala sobre os investimentos do Governo do Estado

A secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Eliane Neves Rebello Adriano, usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí, na última terça-feira, dia 7, para expor alguns investimentos do Governo do Estado, no chamado Pacto por Santa Catarina.

“Este é um esforço do governo no intuito de resolver problemas do Estado como rodovias, problemas com saúde e educação”, disse a secretária, que explicou que o Pacto trata da articulação de recursos do Governo Federal e de financiamentos via Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), na ordem de R$ 9 bilhões a serem investidos até 2014.

Eliane falou ainda sobre uma das obras mais aguardadas pelas comunidades de Itajaí e Brusque, a duplicação da Rodovia Antônio Heil, cujo edital de licitação deve ser lançado pelo governo do Estado nos próximos dias. Serão duplicados 24,6 quilômetros da rodovia, que recebe diariamente o tráfego de 20 mil veículos, com orçamento de R$ 120 milhões. A expectativa é que os trabalhos comecem até agosto. Depois

disso, o prazo para conclusão é de dois anos.

Em breve serão lançadas também as obras de três escolas estaduais nos bairros Itaipava, Santa Regina e São Vicente. ‘‘O município de Itajaí, através do prefeito Jandir Bellini, tem sido parceiro do governo do estado, doando os terrenos para edificação dessas três novas escolas. Esse é um pedido antigo dessas comunidades. A cidade cresceu e com isso a demanda de alunos também’’ disse ela. Além das novas unidades, devem ser anunciadas ainda a ampliação das escolas Nilton Kucker, Paulo Bauer, Henrique da Silva Fontes e Nereu Ramos.

Um dos mais importantes é a duplicação da Rodovia Antonio Heil, que deveiniciar até o mês de agosto

Polícia e bandidos trocaram tiros na praça de pedágio de Porto Belo na última quarta-feira, dia 8. Um dos suspeitos de assaltar uma redidencia em Tijucas levou um tiro na cabeça e foi encaminhado ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e uma funcionária da Autopista Litoral Sul levou um tiro de raspão durante o confronto.

O tiroteio aconteceu após quatro homens assaltarem uma residência no Bairro Universitário, em Tijucas. Dentro da casa, os bandidos ameaçaram os familiares, roubaram um Golf e fugiram pela BR 101, sentido norte. A Polícia Militar perseguiu o veículo, que parou na praça de pedágio e trocou tiros com a PM.

Além do suspeito baleado, a polícia apreendeu uma pistola calibre 45. Os outros três assaltantes estão foragidos.

Tiroteio na praça de pedágio em Porto Belo

[ VIOLÊNCIA ]

FOTO

: Diá

rio C

osta

Esm

eral

da

Page 11: Jornal Correio do Município

Edição 122 - 11 de maio de 2013 | 11CORREIO DO MUNICÍPIO

[ SANEAMENTO ]

Atendimento de Segunda a Sábado das 07:00 às

12:00 e das 13:30 às 19:30 horas e Aos

Domingos das 7:00 às 13:00 horas

Águas de Itapema apresenta plano de inves-timento aos vereadores

A Companhia Águas de Itapema, concessionária do serviço de água e esgoto do Município, se reuniu com os vereadores na tarde desta quarta-feira, dia 08, para apresentar o plano de investimentos na estrutura de tratamento de esgoto. O objetivo é evitar o saturamento do sistema, a exemplo do que aconteceu nesta temporada de verão.

Um dos sócios da Companhia e membro do conselho, Mário Marcondes Netto, apresentou pessoalmente detalhes do edital de concessão, números do crescimento de Itapema, e de investimentos na estrutura, e disse estar ciente que a atual estrutura não atende à demanda flutuante de Itapema, durante a alta temporada. “Hoje trabalhamos com capacidade para uma vazão máxima de 220 litros/segundo, e durante o ano a demanda é de apenas 90l/s. No último verão, o volume chegou a 350l/s, causando o vazamento do esgoto. Hoje, para suprir à demanda, precisamos trabalhar com capacidade de 400l/s. Para isso, é preciso antecipar investimentos que não estão previstos no edital de concessão”, explicou Mário. Ele destacou, ainda, que o encontro com os vereadores de Itapema teve como objetivo trazer ao conhecimento de todos a real situação do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgotos, bem como demonstrar os investimentos e obras a serem realizados ainda em 2013.

Mário Marcondes aproveitou a oportunidade para protocolar e entregar a todos os vereadores presentes um estudo realizado pela empresa Ecolibra Engenharia, Projetos e Sustentabilidade Ltda, cujo objetivo foi de levantar todas as saídas de efluentes clandestinas lançados no Rio Perequê e Rio da Fita. Referido estudo denuncia 52 pontos de

lançamento de efluentes, caracterizados por canos de PVC ou de drenagem pluvial que podem ser potencialmente poluidores.

Além deste documento, Mário apresentou aos vereadores uma pesquisa de Opinião de Avaliação dos Serviços Prestados pela Companhia Águas de Itapema realizada pela empresa Alvorada Pesquisas.

A presidente da Câmara Itapema, Nilza Simas (PSD) agradeceu o interesse da concessionária em se reunir com o Poder Legislativo, e cobrou um posicionamento da Águas de Itapema quanto à melhoria na estrutura. “Foi muito importante essa reunião, isso demonstra que estão preocupados com o serviço oferecido. Mas precisamos saber se os investimentos necessários serão feitos, para não acontecer de novo o que aconteceu nesta temporada. O próximo passo agora é colocar a companhia e o Governo Municipal frente a frente para decidir o que vai ser feito, se o distrato, ou a adequação da estrutura com novos investimentos”, declarou Nilza.

O representante das Águas de Itapema disse que a companhia está aberta às tratativas e já iniciou um projeto de expansão da rede e de ampliação da estação de tratamento de esgoto, independentemente de qualquer posição do poder concedente. “Tudo isso nos moveu a fazer um novo projeto de investimento, e vamos apresentar isso à Prefeitura Municipal”, finalizou Mário.

Participaram da reunião ao lado da presidente Nilza Simas (PSD), os vereadores Eraldo Mafra (PMDB), Fabrício Lazzari (PP), Lázaro Júnior (PSDB), Sebastião Silva (PSDB), Wanderley Dias (DEM), Wesley da Silva (PSDB), Xavier Cañas (PMDB) e Zulma Souza (DEM).

Cinco mesesdo governo

É injusto cobrar de um governo que mal chegou ao Poder, imediatas soluções

para problemas que já vem de muito tempo. Toda mudança exige um período de adapta-ção, que varia em função da sua intensidade e complexi-dade e da capacidade dos ges-tores em lidar com a situação. Com certeza, nossos novos administradores precisaram de um tempo para se inteirar da situação, já que esse grupo estava afastado do Poder há, pelo menos, 6 anos e Itape-ma, neste período, mudou e muito. Porém, não creio que tudo o que havia, precisa ser mudado. Muitos procedimen-tos, iniciados no Governo anterior podem ser mantidos e continuados. Além disso, acredito que 5 meses são su-ficientes para que, pelo menos a avaliação do que deve ser mudado e do que pode ser mantido possa ser feita. Vou dar um exemplo do que que-ro dizer. Se refere a aprovação da lei que contempla as edi-ficações de Interesse Social. Esses projetos vinham sendo aprovados com base em re-solução do Conselho Munici-pal de Planejamento Urbano e trouxeram um bem para toda a cidade, uma vez que permitiu a oferta de imóveis de menor valor, para atender nossa população com renda mais baixa. No ano passado, questionou-se a prerrogati-va do Conselho em permitir tais edificações sem haver

previsão legal, não sendo o Conselho, órgão legislador. Decidiu-se que a Secretaria de Gestão Urbana não mais aprovasse projetos deste tipo enquanto não fosse aprovada Lei específica na Câmara de Vereadores. Elaborou-se en-tão, um texto base para um projeto de Lei, com base nas resoluções do Conselho Mu-nicipal de Planejamento Ur-bano, cuja aprovação tornaria inquestionável a legalidade do procedimento e permitiria a continuidade da aprovação de projetos desse tipo. Inexpli-cavelmente, o procedimento não foi adiante. Não existe na câmara nenhum projeto que trata dessa matéria. Enquanto isso, pilhas de projeto aguar-dam análise e adiam o aces-so de pessoas de baixa renda a sua casa própria. Se ainda fosse um assunto polêmico, que houvesse várias visões ou opiniões contrárias sobre o assunto, poderia entender o atraso ou inércia. Mas esse assunto é consenso geral. São a favor da aprovação, além do próprio Conselho, as entida-des da sociedade civil organi-zada, os profissionais da área de projetos, os membros da SGU e o próprio executivo. Até o Ministério Público, a julgar pelas atitudes da titular, é a favor da iniciativa. Por que, senhores Vereadores e senhor Prefeito? Não quero crer que problemas relativos à popula-ção menos abastada não seja de interesse ou não mereçam ser discutidos e solucionados .

facebook.com/correiodomunicípio [email protected]

Eliomar [email protected]

CONSTRUINDO

Page 12: Jornal Correio do Município

CORREIO DO MUNICÍPIO

Gente Acontecimentos&

facebook.com/correiodomunicípio [email protected]

social Márcia [email protected]

| Edição 122 - 11 de maio de 201312

Estava super legal o coquetel de lançamento da coleção Outono/Inverno. Andréia, a proprietária, estava muito feliz, recebendo todos com muito carinho. A loja está representando duas novas marcas, que são uma beleza. Modernas, bom gosto, bom preço e peças exclusivas. São elas: Abrazo e Marina Gabriella.Tivemos uma agradável surpresa com a apresentação do cantor Israel Lucero e a noite com a pre-sença de Nego Joe. O Dj Guilher-me completou o som.

Com muito carinho e amor desejamos a todas as mães um mundo repleto de amor, saúde, paz e esperança. Coloco nesta coluna a foto da nossa Querida Santinha da Meia Praia, pedindo que ela nos abençoe sempre! Ass: Márcia

Chegou o inverno naBugiganga Chic

Feliz Dia das Mães!Nós,Vós, Elas!

Page 13: Jornal Correio do Município

CORREIO DO MUNICÍPIO

Gente Acontecimentos&

facebook.com/correiodomunicípio [email protected]

social Márcia [email protected]

CORREIO DO MUNICÍPIO

Gente Acontecimentos&

facebook.com/correiodomunicípio [email protected]

social Márcia [email protected]

1º Encontro de Amigos

de Cavalgada de Itapema,

foi um sucesso,reunindo cavaleiros

e amazonas nasruas dacidade

Page 14: Jornal Correio do Município

| Edição 122 - 11 de maio de 201314 CORREIO DO MUNICÍPIO

CLASSI CORREIO

(47) 3368 9768 . [email protected]

Rua 408, n 535 . Morretes . Itapema . SC

(47) 9652 - 6889Avenida Nereu Ramos, 2861 Sala: 03 e 04

ALESSANDRA TERESA GOMESOAB SC 29.577 . [email protected]

479

CERTIDÃO DE AFIXAÇÃO DE EDITALAutos nº: 125.11.002813-2CERTIFICO, para os devidos fins que, em data de 08/03/2013, nesta cidade e Comarca de Itapema, Estado de Santa Catarina, foi afixado no átrio deste Fórum, o edital a seguir transcrito:ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca de Itapema / 2ª Vara CívelRua 700, nº 270, Várzea - CEP 88.220-000, Itapema-SC - E-mail: [email protected]íza de Direito: Marivone Koncikoski Abreu

Chefe de Cartório: Fabio Thibes

EDITAL DE CITAÇÃO - USUCAPIÃO - RÉUS

INSCRITOS EM LUGAR INCERTO E EVENTUAIS

INTERESSADOS - COM PRAZO DE 30 DIAS

Usucapião nº 125.11.002813-2

Autor: Adriana de Oliveira e Silva e outro:

Citando(a)(s):RÉUS AUSENTES, INCERTOS E

DESCONHECIDOS

Descrição do(s) Bem(ns):Imóveis: Uma casa de alvenaria

com 80m² de área contruída sobre um terreno com

286,50m², fazendo frente ao Sul com a Rua 624, fundo

ao Norte com terras de Marili Maria Cunha, Lateral

Oeste com terras de Silvino Luiz Adriano, e ao Leste com

servidão e entroncamento da Rua da Igreja. Prazo Fixado

para a Resposta: 15 dias. Por intermédio do presente,

a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local

incerto ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se

casada(o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais

interessados que, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de

Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem

como CITADA(S) para responder(em) à ação, querendo,

no lapso de tempo supra mencionado, contado do

transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Não

sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão

aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor

na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para

que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros,

foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local

de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias

na forma da lei.

Itapema (SC), 08 de março de 2013.

O referido é verdade, do que dou fé.

Fabio Thibes

Chefe de Cartório

Autorizado pela Portaria 02/2ª Vara Cível/2012

Page 15: Jornal Correio do Município

Edição 122 - 11 de maio de 2013 | 15CORREIO DO MUNICÍPIO

CLASSI CORREIO

(47) 9695.6448 . 7814.6689 . 3368 9421

Fone: (47) 3368 0185 - Av. Nereu Ramos, 4062 - sala: 02 - Meia Praiaemail: [email protected]

> Livros> Papelaria> Revistas> Jornais> Fotocópia

47 3268 3393Rua 252, Ed. Embaixador, nº 107

Sala: 01 - Meia Praia Itapema - SC

Av. Gov. Celso Ramos, 432esquina c/ R.121, sl 02

� (47) 3264-6005 � (47) 3268-1087

Adriano S. NogueiraAdvogado

OAB/SC [email protected]

Nogueíra Advogados

Balneário camboriú - SC Itapema- SC

Rua 1900, 264 sala 1

Tarlyton Pierry Lucca WerleAdvogado

OAB/SC 28.523

Dayane Torres dos ReisAdvogada

OAB/SC 33.529

Page 16: Jornal Correio do Município

beautyBeleza Tendências&

por ULISSES

| Edição 122 - 11 de maio de 2013

CORREIO DO MUNICIPIO16

TURN HEADS . A NOVA JOICO .| uma história de inovações |

>

>

Beleza&Tendências

A missão da Joico é a de inovar constantemente, com maneiras mais efetivas de reconstruir e proteger a estrutura do cabelo.

Pela primeira vez, a Joico funde o poder da ciência do DNA com os últimos avanços do bio--mimetismo para apresentar nosso maior progresso até agora: O Complexo Peptídico Bio-avan-çado, a mais poderosa tecnologia de reconstrução capilar jamais criada.

A Joico começou seu papel como líder da indústria na reconstrução do cabelo nos anos 1970, pelo pioneirismo no uso de proteína de queratina de cabelo humano hidrolisada (PQHH).Desde então, nossa constante pesquisa e desenvolvimento manteve-se na vanguarda da tec-nologia e vem rendendo novas formas evoluídas de PQHH, atingindo novos níveis de ciência e eficácia em 2013 com Complexo Peptídico Bio-Avançado.

O maior avanço em tratamento para cabelos: Complexo Peptídico Bio--Avançado™

Graças aos recentes avanços na ciência do DNA, os cientistas da Joico foram capazes de irem mais fundo do que nunca na estrutura capilar e comparando as diferenças entre cabelos saudáveis e danificados, en-contraram o elo perdido da reparação capilar: o exato peptídeo que falta em cabelos danificados.

Esse gráfico prova que com três aplicações suscetí-veis, o resultado é acumulativo conforme o peptídeo per-manece no cabelo a cada shampoo. A cada aplicação da

mesma quantidade de peptídeo uma quantidade maior é mostrada no cabelo. Esse efeito é essencial para a

reconstrução do cabelo danificado.

K-PAK COLOR THERAPY CONDICIONADORCABELOS COLORIDOS - Indicado para

preservar a cor, repara, nutre e hidrata os fios coloridos e descoloridos, deixando-os macios,

brilhantes e resistentes. Seu uso contínuo restaura a elasticidade e resistência dos fios.

K-PAK COLOR THERAPY RESTORATIVE STYLING OILFluído rico em óleo de Argan de dupla ação que atua

oferece as propriedades de um tratamento restaurador e modelador dos fios. Restaura, fortalece, hidrata e ga-rante que as cores vibrantes durem 2 vezes mais, além de reduzir a quebra de cabelos em até 65% logo após a 1ª utilização. Devolve a capacidade do cabelo de repelir a água em até 95% da camada exterior, reduzindo signi-ficativamente o tempo de secagem. Recomendado para

cabelos com coloração ou descoloração e estruturalmen-te fracos e danificados.

K-PAK COLOR THERAPY SHAMPOOCABELOS COLORIDOS: Preserva a cor e

restaura a estrutura do fio enquanto limpa su-avemente. Melhora a elasticidade e o brilho, prevenindo a perda da cor. Torna os cabelos

mais macios, luminosos e resistentes.

Page 17: Jornal Correio do Município

CORREIO DO MUNICÍPIO

Moda Estilo& naMODApor Manoella Deschampspor ULISSES

| Edição 122 - 11 de maio de 201317

www.bubbleupstyle.com

Há algumas estações o vermelho vem tomando fôlego e garantindo lugar cativo entre as cores que são apostas para a próxima estação. Se antes a calça vermelha era o máximo de vermelho que as fashionistas usavam no look, hoje a aposta é no total red, em looks monocro-máticos e bem elaborados.

Vale combinar diferentes tons de vermelho num mesmo look, ou apostar no mesmo tom em um look minimalista. Para aquelas que ainda não querem ousar tanto, a aposta é na dobradi-nha vermelho + preto, ou vermelho e branco. Para quem quer começar, uma calça e um blazer vermelho são uma ótima opção, e dão aquele up no visú.

Para quem gosta de estampas, a cor vermelha “conversa” perfeitamente com a estampa de tigre, e essa combinação deixa o look super moderno. Varie entre calça vermelha e blusa animal print, ou calça tigrada, e jaqueta de couro vermelha, ou apenas em detalhes; em lenços, sapatos e bolsas.

E para as amantes da cor vermelha, não poderia faltar os red lips não é verdade? Beijos vermelhos para vocês girls! # beijos

REDalert!

12:00 às 20 horas.

Page 18: Jornal Correio do Município

| Edição 122 - 11 de maio de 201318 CORREIO DO MUNICÍPIO

CONVERSA COM A PRESIDENTA

Coluna Semanal Dilma Roussef

Mensagem da presidenta sobre a proposta de destinar recursos do pré-sal para a Educação Nos últimos anos, o Brasil tem comemorado

recordes sucessivos no emprego, na valorização do salário e nas conquistas sociais dos trabalhadores, e é nosso compromisso garantir e ampliar essas conquistas. Para tal, só existe um caminho que assegura, de forma permanente, mais avanço para o emprego e para o salário. Esse caminho é a educação de qualidade. Várias medidas já estão sendo executadas nesse sentido, e outras estão em discussão. A mais decisiva delas é a que destina todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal , exclusivamente, à educação. Na semana passada, enviei ao Congresso Nacional uma nova proposta para tornar isso realidade. A educação deve ser uma ação permanente em todos os instantes da vida de uma pessoa, da creche ao doutorado, de forma ininterrupta até o fim da vida. O papel do Estado é criar condições para isso, em especial, abrindo portas para os que mais precisam.

Mas um governo só pode cumprir bem o seu papel se tiver vontade política e se contar com verba suficiente. Por isso, é importante que o Congresso Nacional aprove nossa proposta de destinar os recursos do petróleo para a educação. Peço a vocês que incentivem o seu deputado e o seu senador para que eles apoiem esta iniciativa. Nos últimos anos, ampliamos o acesso ao ensino e melhoramos a sua qualidade. Já contamos com 32 mil escolas funcionando em tempo integral, e tivemos o maior avanço da história do Brasil nos cursos técnicos e de qualificação profissional. No ensino técnico e de qualificação profissional, geramos mais de 3 milhões de novas vagas no Pronatec e vamos chegar a quase 5 milhões até o final de 2013. Mais de 1,2 milhão de jovens já receberam bolsas do Programa Universidade para Todos, o ProUni, e 870 mil estão sendo beneficiados pelo Programa de Financiamento Estudantil, o Fies. E 41 mil estudantes já tiveram bolsas

facebook.com/correio.município [email protected]

pronto, falei! [email protected]

BLÁ BLÁ BLÁ EM SI BEMOLQuem manda não pede. Exige!

Também é certo estando ultrapassada a sétima década de existência - e assis-tir o Tiba da Cidinha emplacar as dele de igual numero -, ser Obentropp um otimista de carteirinha “para o dia de amanhã”, conforme pregam os guias evangélicos na ressurreição angélica. E da importância da Organização Mun-dial do Comércio fora do controle norte americano, agora em mãos bra-sileiras, diferentemente dos métodos empregados pelo depufede (*) Hilde-brando Pascoal, o da moto serra. É o que se poderia chamar de sustentação imobilizada da química quântica e inorgânica acelerada por amostragem conforme nos ensina o livreiro e bom amigo Salvador.

Claro, ninguém está entendendo

bulhufas do que aqui consta, menos ainda o mestre Jucy Varela com sua proverbial sapiência, mas cá pra nós, haverá um brasileiro não petista que entenda ou acredite cegamente nos re-ais propósitos da Confederação Brasi-leira de Futebol (amparada pelo nosso dindim via governo federal) na cons-trução dos elefantes brancos destina-dos a duas ou três partidas de futebol pela copa do mundo? E justo em cida-des que não possuem expressão algu-ma ou mesmo público que justifique tamanho gasto feito os de Brasília com o Mané Garricha?

Segue assim a nave o seu destino infinito de nunca ter fim, nada expli-car, jamais em tempo algum terminar, o que dá um trabalho hercúleo enten-der ou fazer de contas que se entende

a coisa nunca terminar, que sete e se-tenta são a mesma e indivisível quan-tia perante o todo de que se compõe o universo bem como as maracutaias e rapinagens tantas cometidas por nos-sos homens públicos, do Judiciário ao Executivo passando pelo Legislativo, os chamados três poderes, sem esque-cer da mercenária opinião em que se acha inserida a imprensa escrita, fa-lada e televisionada. Não por nada o alemão Goethe ao sair dessa pra outra, proferir “luz, mais luz” ou coisa do gê-nero, conforme consta dos registros que nos chegam com o passar dos sé-culos.

Por isso mesmo, deitado em cama esplêndida desse belíssimo hotel Poen-te da pujante cidade de São Lourenço do Oeste, ao tempo em que o dinâmi-

co Dr. Naby Bufren confere os graus da temperatura abaixo de zero da aprazível estância gelada de Urupema, bem como as contas a pagar desse prestimoso e bem comportado semanário, vamos tirando o time de campo deixando a Prefeitura de Itapema entregue a remexer o leito da Avenida Nereu Ramos, uma prática que se renova governo após governo, como se nela houvesse uma razão significativa e intrínsica para a prática de adminis-trar uma cidade. Enquanto isso, Águas de Itapema e seus problemas mandam ósculos e amplexos aos seus fiéis e mal-soantes contribuintes por ocasião do dia das Mães.

(*) (junção das duas primeiras sílabas de “deputado federal” no sentido pejora-tivo criado pelo saudoso Sergio Rangel Porto, o imortal Stanislaw Ponta Preta).

aprovadas para frequentar as melhores universidades do mundo no Programa Ciência sem Fronteiras. As universidades federais já oferecem mais de 1 milhão de matrículas, e nossa política de cotas garantirá metade das vagas a alunos das escolas públicas. Precisamos agora dar um novo passo, e os rendimentos do petróleo são a ponte para que os municípios, os Estados e a União continuem essa parceria vitoriosa na melhoria da educação. Mas educação é também tarefa da família, de toda a sociedade. Por isso, faço mais um apelo a você, trabalhador, trabalhadora: somente sua força de vontade fará você descobrir tempo e meios para educar-se, reforçando também o exemplo para seus filhos. Somente sua dedicação de mestre fará você superar as dificuldades que encontra. Somente a pressão de todos fará governos, empresas, igrejas, sindicatos, toda a sociedade, trabalhar ainda mais pela educação. E assim poderemos gritar a uma só voz: Brasil, pátria educadora!

Page 19: Jornal Correio do Município

Edição 122 - 11 de maio de 2013 | 19CORREIO DO MUNICÍPIO

Em homenagem à passagem do dia das mães, escolhi Martha Rocha para ser lembrada, pois, todas as mães brasileiras são bonitas por dentro e por fora e têm uma beleza irrepreensível, desnudando a alma da mulher. Martha colaborou para deixar marcada aquela época como dos “anos dourados”, como gostamos de nos referir às nossas mães.

Lembrando, a baiana Martha Rocha foi eleita Miss Brasil, em 1954, aos 21 anos de idade. O júri era composto pelo poeta e acadêmico Manuel

facebook.com/correiodomunicípio [email protected]

AS LETRAS Tania Du Bois

Atlântico Shopping cria espaço da beleza em homenagem ao começa na próxima semana

Programa-se:

Musas e mães “Sabe da vida / razões explicitadas / no que faz durante os dias //recebe e oferece / o contido / o inconsentido / o recolhido / e o extravasado// tem o amor inteiro e completo / no suave perfume invadin-do o ambiente //concede o afeto / e o torna perto / em sua verdade // sente o corpo descansar /e se refaz inteira / na integridade”.

Em homenagem ao dia das mães, o Atlântico Shopping preparou algumas atrações especialmente destinadas a elas. No sábado, dia 11, haverá um espaço de maquiagem mineral, oferecido pela loja Mundo Verde, além de um espaço de massagens da Vida Relax, que funcionará das 10h até às 22h na praça de eventos do empreendimento.

No domingo, a tarde será embalada pelo pianista Marcos Antonio Pereira, que já está se apresentando durante toda a semana no piso térreo do empreendimento, e também pelo saxofonista Rubens Azevedo, que encerra a apresentação. Vale lembrar

A Prefeitura de Porto Belo inaugura hoje a nova sede da Fundação Municipal de Cultura. O prédio, localizado na Rua Manoel Felipe da Silva, esquina com a Rua José Guerreiro Filho, vai abrigar a parte administrativa e também exposições. A primeira artista a utilizar o espaço será Suely Beduschi e a mostra fica na Fundação de Cultura até 7 de junho. Artista plástica há mais de 40 anos, Suely reside em Porto Belo desde 1978. A artista produz suas obras com sobras de consumo, inspiradas na cultura indígena. “É com o abraço da arte de Suely Beduschi que hoje inaugura a nova sede da Fundação de Cultura. A casa que abriga a Fundação testemunhou esquinas da memória e agora é cicerone da arte e da cultura”, ressalta a presidente.

Bandeira, o pintor Santa Roza, o romancista e deputado Armando Fontes, a escritora Helena Silveira, o escritor Fernando Sabino, o cronista e poeta Paulo Mendes Campos e o jornalista Pompeu de Souza.

Por arte de magia, Manuel Bandeira declarou: Martha Rocha reúne as qualidades para lutar pelo título. Os olhos da baiana são um poema, o corpo é de uma plástica irrepreensível, os cabelos são louros e o sorriso é admirável. O poeta estava mesmo com razão.

[email protected]

DIA DAS MÃES!

7º ITAJAÍ EM CARTAZ

Sentimos saudades daqueles tempos um tanto ingênuos que, ainda hoje, quando os lembramos, empolga todos nós e valoriza as mulheres; Martha foi escolhida a mais bela por intelectuais e celebridades, recebendo total consagração popular.

Os cronistas Carlos Leonan e Ana Maria Badaró perguntam: quem contesta a musa Martha Rocha? Seria a mesma coisa que perguntar: quem é a mãe? Todas são musas e mães.

Mãe é aquela que tem

amor materno e passa para o seu filho confiança, independência e autonomia, para que ele esteja preparado para traçar a sua linha de vida, fazer as suas escolhas e superar assuas frustrações, até o dia em que se torne adulto, construa sua família...abrace seu filho e o saiba confortar nas horas difíceis.

A vitória de Martha é a vitória das mães, ambas alcançadas por seus desempenhos e qualidades. Elas serão sempre nossas eternas musas, como apresenta Pedro Du Bois:

Começa no próximo sábado, dia 18, o 7º Itajaí em Cartaz, com a peça “Passaró-polis”, do grupo Cia Carona, de Blumenau, às 11h, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão. Até o dia 24 de maio serão apresentados espetáculos infantil, adolescente e adulto, no Teatro Municipal, nas escolas e na rua. O evento tam-bém irá oferecer formação aos artistas de todas as linguagens com oficinas, debates e seminários com representantes do Ministério da Cultura, Conselho Nacional e especialistas da área atuantes na região.O festival reúne no total 12 espetáculos teatrais, locais e estaduais, um en-contro de caixeiros de Teatro-lambe-lambe, oficinas, debates e seminário para debater a produção artística. Em todas as suas edições o Itajaí em Cartaz conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural de Itajaí por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, e desde sua última edição com a correalização do SESC - Santa Catarina.

Sábado, dia 18 de maio:10h30 - CORTEJO DE ABERTURAOnde: Calçadão da Rua Hercílio Luz(Saída da Praça Vidal Ramos)11h - ESPETÁCULO CON-VIDADO DE ABERTURA: PASSARÓPOLISCIA CARONA - Blumenau - SCOnde: Rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão15h- ESPETÁCULO IN-FANTOJUVENIL: PLUFT, O FANTASMINHAAECA - Alunos do Exer-cício Cênico Anchieta - ItajaíOnde: Teatro Municipal de Itajaí20h30 - ESPETÁCULO CONVIDADO: TEM XENTE UMA FEIZCIA. ALMA LIVRE - Jara-guá do Sul - SCOnde: Teatro Municipal de Itajaí

que o shopping também está com o concurso cultural “Dê uma viagem inesquecível para sua mãe”, que vai premiar a melhor frase com uma viagem para Paris com acompanhante.

Além das passagens aéreas, o prêmio inclui seis diárias em hotel de turismo, translado aeroporto/hotel, além de dois vouchers de R$ 500 para despesas em geral e alimentação. Para concorrer, basta se dirigir ao terminal eletrônico, localizado na Praça de Eventos do empreendimento e responder a pergunta “Porque sua mãe é inesquecível?”. A promoção termina neste domingo.

Prefeitura de Porto Beloinaugura nova sede da Fundação de Cultura

Page 20: Jornal Correio do Município

| Edição 122 - 11 de maio de 201320

Pastel de Belém Bolinhos de Bacalhau

1 pacote de massa folhadaMargarina para untarRecheio:375 ml de nata ou creme de leite fresco6 gemas6 colheres (sopa) de açúcar

Descongele a massa folhada. Unte as forminhas e cubra o fundo com a massa folhada. Recheio: Misture todos os ingredientes em uma panela, leve ao banho-maria, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar, coloque nas forminhas. Antes de colocar o recheio fure a massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido em 180°, até ficarem douradas, por aproximadamente 30 minutos.

Dessalgar o bacalhau, cozinhá-lo e desfiar, reserve o para esfriar. Cozinhe as batatas e amasse-as, faça um purê, espere esfriar. Em seguida misture o purê com o bacalhau desfiado, acrescente os outros ingredientes, (salsa e cebolinha, alho, azeite e a farinha de rosca), sempre misturando bem. Prove o sal, se for necessário coloque um pouco para temperar. Faça bolinhas e frite-as em óleo bemquente.

VOCÊ VAIPRECISAR DE:

1,5 kg de bacalhau1,5 kg de batata1 gemaBastante salsa e cebolinha (picados)1 dente de alho amassado2 co de sopa de farinha de mesa5 colheres de sopa de azeiteSal

VOCÊ VAIPRECISAR DE:

COMO FAZER?

COMO FAZER?

Os pastéis de nata são uma das mais populares

especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam

saborear pastéis de nata em muitos

cafés e pastelarias, a receita original é um

segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis

de Belém, em Lisboa. Aí, tradicionalmente, os pastéis de Belém

comem-se ainda quentes, polvilhados

de canela e açúcar em pó. O doce foi

eleito em 2011 uma das 7 Maravilhas

da Gastronomia de Portugal.

A gastronomia portuguesa é bastante marcante e variada, com evidência para as especialidades típicas das diferentes regiões do país, formadas a partir de tradições e ingredientes locais. Alguns pratos da culinária portuguesa têm como base as especiarias trazidas para o país pelos navegadores dos Descobrimentos. Pimenta, canela, nóz moscada, caril foram alguns dos ingredientes que ajudam hoje a compor os deliciosos pratos das vastas ementas gastronômicas.É famosa em todo o mundo por seu sabor, diversidade e fartura. Os descobridores do Brasil aprenderam a combinar e aproveitar os ingredientes atlânticos e mediterrâneos com maestria, adicionando toques de influência oriental, africana e brasileira.A cozinha portuguesa ganhou renome internacional por seus cozidos, pela qualidade de seus queijos, pelo saboroso porco preto alentejano e pelos enchidos de carne suína, pelos bons vinhos, pelos doces conventuais (à base de ovos), pelo insuperável azeite, pelas frutas e legumes saborosos, bem como pela verdadeira constelação de peixes e mariscos, regida pelo sempre versátil e saboroso bacalhau.

À portuguesa

Page 21: Jornal Correio do Município

Edição 122 - 11 de maio de 2013 | 21CORREIO DO MUNICÍPIO

Teve início nesta terça-feira, dia 7, a etapa municipal do Moleque Bom de Bola 2013 em Tijucas. Após a abertura, teve inicio a competição com o jogo entre as escolas Professora Ondina Maria Dias e Escola Cruz e Sousa. Além delas, também estiveram presentes na cerimônia as demais delegações das escolas participantes: E.E.F. Santa Terezinha, Colégio de Aplicação Univali, E.E.B. Alexandre Ternes Filho, E.E.B. Valério Gomes, E.E.B. Olívia Bastos, E.E.F. Walter Vicente Gomes, E.E.F. e Colégio Dom Bosco.

#Tijucas inicia a etapa municipal do Moleque Bom de Bola 2013

[COLUNA [Guto Reis]ESPORTE

Bombinhas irá disputar o Dia do Desafio com a cidade cearense de Miraíma. O evento promovido pelo Sesc e organizado pelas cidades participantes acontece dia 29 de maio. Adotado por mais de três mil cidades, de 21 países do Continente Americano, o Dia do Desafio incentiva a prática diária da atividade física, com uma filosofia simples baseada na competição amigável para mobilizar cidadãos de diversos perfis socioculturais, em uma celebração da diversidade, credibilidade e livre expressão. Neste ano, a coordenação do evento está sob responsabilidade do presidente da Fundação Municipal de Esportes, Marcos Chagas Perrone. “Atualmente o desafio entre cidades estimula novos olhares sobre as possibilidades de pensar e agir. A partir do envolvimento de parceiros cujo traço em comum é o apreço pela ideia de esporte para todos, temos a construção, ano a ano, de uma mobilização de comunidades. Esse contágio é fundamental para o refinamento do que entendemos por bem-estar, mas também como estímulo para a proposição e continuidade de políticas públicas na área de promoção da atividade física nas várias cidades”, adianta Perrone.Em 2012 mais de quatro mil pessoas participaram das atividades do Dia do Desafio, totalizando cerca de 30% da população de Bombinhas, na edição anterior, em 2011, o número de participantes chegou a 32%.

O litoral catarinense recebe novamente o maior evento de Motocross do planeta, trazendo as principais equipes e os melhores pilotos do mundo. O GP Brasil de Motocross 2013 acontece nos dia 18 e 19 de maio, no parque temático Beto Carrero World, em Penha. A região é uma das mais apaixonadas pelo Motocross em todo o Brasil. São esperadas mais de 20 mil pessoas para acompanhar o evento, que terá transmissão ao vivo para todo País em canal aberto pela Rede TV! e em canal fechado pela Sportv e BandSport. A pista, construída dentro do parque pelo inglês Justin

SÁBADO - 18/059h30 - Treino Livre MX210h15 – Treino Livre MX113h15 – Pré-Classificatório MX2 (Treino de Largada após o Pré - Classificatório do MX2).14h00 – Pré-Classificatório MX1 (Treino de Largada após o Pré-Classificatório do MX1).15h35 – Prova Classificatória MX2 (motocicletas na zona de espera – volta de apresentação).15h45 – Prova Classificatória MX2 (20 min + 2 voltas).16h25 – Prova Classificatória MX1

[MOTOCROSS 2013[ PROGRAMAÇÃO ]

Bombinhas participa do Diado Desafio Penha recebe o GP Brasil de

motocross 2013Barclay, é uma das melhores do circuito mundial, que ganhou um paisagismo especial, jamais visto nessa modalidade. Entre os pilotos estão Antonio Jorge Balbi Jr, que disputa a categoria MX1, e Thales Vilardi, na MX2.“Venho este ano bastante focado e bem fisicamente para conquistar um bom resultado. Meu objetivo é terminar as baterias na zona de pontuação do campeonato. Antes do GP Brasil, vou aos EUA para treinar e me preparar ainda mais. Estou confiante”, revela Balbi Jr, que já disputou o Mundial de Motocross, Motocross das Nações e AMA Supercross.

(motocicletas na zona de espera – volta de apresentação) 16h35 – Prova Classificatória MX1 (20 min + 2 voltas).

DOMINGO - 19/058h25 – Warm up Categoria Adicional “Corrida dos Campeões”.9h00 – Warm up MX2.9h30 – Warm up MX1.10h10 – Volta de Apresentação “Corrida dos Campeões”. 10h30 – Largada “Corrida dos Campeões” ( 2 voltas).10h45 – Pódio “Corrida dos Campeões”.12h00 – 1ª Bateria MX2 (motocicletas na zona de espera – volta de apresentação).

12h10 – 1ª Bateria MX2 (35 min + 2 voltas).13h00 – 1ª Bateria MX1 (motocicletas na zona de espera – volta de apresentação).13h10 – 1ª Bateria MX1 (35 min + 2 voltas).14h20 – 2ª Bateria MX1 e MX2 (motocicletas na zona de espera – volta de apresentação).14h30 – 2ª Bateria MX1 e MX2 (inicio da corrida – 20min + 2 voltas).16h00 – Corrida Final MX1 e MX2 (motocicletas na zona de espera – volta de apresentação).16h10 – Corrida final MX1 e MX2 (início da corrida – 35min + 2 voltas).Pódio (premiação do 1º, 2º e 3º lugar da MX1 e MX2, imediatamente após o fim da corrida).

Escola de Itape-ma é destaque do Projeto Moleque Bom de Bola

Nesta quinta-feira, dia 9, a escola Joaquim Vicente, do Bairro Tabuleiro, disputou a semifinal da fase microrregional, do Moleque Bom de Bola, que aconteceu em Camboriú. O jogo foi contra o time de Itajaí, o resultado final foi de 3X2, nos pênaltis. A equipe da escola Joaquim Vicente foi a vitoriosa.Os garotos de Itapema não mediram esforços para participar da competição estadual.Promovendo o esporte amador e a cidadania, o Projeto Moleque Bom de Bola é um campeonato escolar destinado a estudantes com idade entre 11 e 14 anos, matriculados em escolas públicas e particulares.

Page 22: Jornal Correio do Município

Homem de Ferro 3 (3D)13:50 16:30 19:10 21:50

Homem de Ferro 3 (3D)13:30 16:10 18:50 21:30

Somos Tão Jovens13:20 15:30 17:40 19:50 22:00

Homem de Ferro 313:40 16:20 19:00 21:40

Oblivion 14:10 21:20

Vai Que dá Certo16:45 19:30

#agenda

#movieclub

“Em Família” é o nome provisório da próxima novela de Manoel Carlos, que deve estrear em 2014. Essa deve ser a última novela do autor, que terá Julia Lemmertz no papel da prota-gonista Helena, além de Bruna Marquezine, Alinne Moraes e Tony Ramos.

“Somos Tão Jovens” é o filme mais visto do ano. Só no final de semana de estreia, o longa-metragem que narra a história do cantor Renato Russo, líder da banda Legião Urbana, alcançou 470 mil espectadores.

Depois de uma temporada de festivais no verão europeu e nos Estados Unidos, a banda Red Hot Chili Peppers volta ao Brasil em novembro de 2013. As datas e locais do show ainda não estão confirmadas.

| Edição 122 - 11 de maio de 201322 CORREIO DO MUNICÍPIO

>

>

>

>

>

>

>

Neste domingo comemoramos o dia das mães e para celebrar essa data tão especial trouxemos algumas mamães, acompanhadas de seus filhotes, mais clicados entre as celebridades.

ÀS MAMÃES!

Juliana Paes com o filho Pedro, de 2 anos. Ela espera seu segundo filho, Antonio, que deve nascer em julho

Beyoncé e a filha Blue Ivy Carter, de 1 ano e quatro meses. O site “Media Take Out” divulgou nesta semana que a cantora está grávida de dois meses do seu segundo filho. Ela e o marido Jay-Z, ainda não confirmaram o boato.

Giovanna Antonelli e seus filhos Pietro, de 8 anos, e as gêmeas Antônia e Sophia, com 2 aninhos.

Glória Maria se divertindo ao lado das filhas Maria e Laura, irmãs adotadas em 2009 pela jornalista.

Grazi Massafera e sua filha Sofia

Mosaico de amor!

Uma portuguesa histérica casada com um cínico falso-moralista, que tem dois filhos, um gajo pentelho de carteirinha e uma pseudo-intelecto-revoltada. Tendo como vizinha e melhor amiga a também amante de seu esposo, que é casada com um legítimo português e tem um filho um pouco desorientado psicologicamente. Mistura explosivamente cômica. Uma comédia portuguesa com certeza!!! Tente controlar a gargalhada, pois o riso é inevitável.Local: Teatro Municipal de ItajaíQuando: Domingo, dia 12, às 20hIngressos: R$50 (inteira) R$25 (meia)Classificação etária: 10 anosInformações: (47) 3349 6447

{ Espetáculo “Bacalhau regado ao vinho” }

Nesse sábado, dia 11, o Pub apresenta em Bombinhas o som da banda Money Makers, que mistura soul, blues, funk e rock clássico, muitas vezes até na mesma música. No repertório, estão versões inusi-tadas e cheias de groove de artistas como Beatles, Stevie Wonder, Led Zeppelin Sly & The Family, Joe Cocker, Meters, Traffic, Rolling Stones e Ike & Tina Turner.Local: Magic Bus Pub - SC-412, em Bombi-nhas. Quando: Sábado, dia 11Informações: Pelo site www.magicbuspub.com ou pelo telefone (47) 9909-6718

{ Magic Bus Pub }

Angélica e Luciano Huck e sua grande

família

Fernanda Lima e os gêmeos João e

Francisco, de 5 anos

>

>

Ivete Sangalo e o filho Marcelo

Page 23: Jornal Correio do Município

lhora na flexibilidade e na resistência dentro da água.

O surf é um esporte onde a coluna é muito exigida, devido às manobras que prejudicam a biomecânica da co-luna vertebral. Além de tratar e preve-nir dores na coluna, o pilates também trabalha o equilíbrio e a resistência dos praticantes.

A prática traz inúmeros benefícios aos atletas de desportos de prancha, pois ajuda os surfistas em vários as-pectos, como a melhora da concentra-ção, respiração, mobilidade, fortaleci-mento do Power house (casa de força) que são os músculos lombares, pélvi-cos e glúteos prevenindo as lesões e encurtamentos musculares, melhoran-do o rendimento desportivo, melhora do equilíbrio, melhora da coordenação prevenindo os desvios posturais da coluna, da resistência muscular.

No método de Pilates o treino dos surfistas deve ser global, sempre res-peitando cada limite e individualidade

Edição 122 - 11 de maio de 2013 | 23CORREIO DO MUNICÍPIO

facebook.com/correiodomunicípio [email protected]

VIDA MELHOR Fabrício [email protected]

Pilates & Surf: tudo a ver!

O Prefeito Municipal de Tijucas, Valério Tomazi e a Secretária Municipal de Saúde, Rosicler Furtado, receberam no final da tarde de sexta-feira, dia 3, a confirmação por parte da Sociedade Divina Providência de que o Hospital São José aceitou as propostas oferecidas pelo Governo do Estado e pela Administração Municipal de Tijucas para manter o atendimento à comunidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a Irmã Enedina Sachet, que administra o Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti, a direção aceita a proposta de integração ao programa Porta Aberta para Urgência e Emergência - pelo qual o Governo do Estado repassará um valor maior ao hospital - e também aceita a renovação

[ ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA ]

É cada vez maior o número de surfistas que recorrem ao Pilates para tratar dores nas costas, trabalhar o equilíbrio

e a flexibilidade. A técnica permite ainda o fortalecimento da coluna, dos braços e das pernas.

De acordo com estudos, de cada 100 surfistas, 30 sofrem de dores na coluna cervical e lombar. A remada exige que o praticante desse espor-te mantenha-se por muito tempo em uma posição que contrai e força a re-gião lombar, causando dor. Foi justa-mente essa queixa que levou o surfista de Itapema, Eder Luciano, a procurar o Pilates. “O Pilates e a Osteopatia me ajudam a aliviar as dores nas costas, porque as manobras de bodyboarding exigem muito da lombar. Ouvi falar sobre os benefícios específicos do Pi-lates para os surfistas e decidi testar o método. Em alguns meses de aula, já não sinto mais tanta dores nas costas”, relata Eder, que notou também me-

Hospital São José aceita proposta e mantém atendimento do convênio com a prefeitura da cidade, pelo qual será repassado o valor de forma imediata assim que assinado, e ainda, com efeito retroativo aos primeiros meses do ano.

“Estamos muito recompensados por todo o esforço feito até então, e ficamos felizes por perceber que além de manter o atendimento gratuito à nossa população, ainda foi possível conquistar melhorias para o Hospital São José... e quem ganha com isso é a nossa população. Por isso, agradeço a todos que junto com a Administração Municipal se empenharam na busca por estas alternativas que certamente atendem o hospital de forma satisfatória neste momento”, afirmou o Prefeito.

| Edição 122 - 11 de maio de 2013

Hospital integrará Rede deUrgência e Emergência

O Hospital de Tijucas integrará a Rede Urgência e Emergência, garantindo porta aberta para atendimento de urgência e emergência, com plantão de clínico geral, cirurgião e anestesista 24 horas.

A inclusão na rede de Urgência e Emergência permitirá o repasse de R$ 100 mil a mais para unidade a cada mês, além de aumentar o valor das consultas de urgência e emergência de R$15 mil para R$ 30 mil mensais. A proposta também tem a instalação de 10 novos leitos de retaguarda e cuidados prolongados para o hospital de Tijucas. Somando esses valores aos que o hospital já recebe, são R$ 400 mil de custeio a cada mês. O prazo máximo dado pelo

Ministério da Saúde para que o Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti comece a receber os recursos é junho.

Karin Cristine Geller Leopoldo, diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS, explica que integram - e integrarão – as Redes de Urgência e Emergência as unidades de saúde que foram mapeadas e que sejam prioritárias em atendimentos emergenciais em suas regiões de abrangência.

O Hospital São José é referência em saúde para Tijucas e região. Na unidade são feitos três mil atendimentos mensais, entre os realizados por convênios, os particulares e os do Sistema único de Saúde (SUS).

de cada um. Os surfistas necessitam de uma musculatura forte de coluna, do Power House (core), da musculatura do pescoço forte e flexível que aguen-te várias horas de treino com remadas e manobras, de ter braços resistentes, coordenados e flexíveis para estarem alinhados com as manobras.

Atualmente, existe muita procura

do método de Pilates entre os surfista e praticantes dos desportos em pranchas. Isso pelo método alcançar os objetivos de melhorar o rendimento no desporto e prevenir as dores por um movimento mal executado sem coordenação, sem flexibilidade e principalmente sem sa-ber respirar.

Page 24: Jornal Correio do Município

Edição 122 - 11 de maio de 2013 | 24CORREIO DO MUNICÍPIO

FOTO DA SEMANA“Este é meu melhor presente do Dia das Mães”, afirmou Nancy Ruiz, mãe de Gina DeJesus, uma das garotas sequestradas em Ohio, nos Estados Unidos. Esta mãe passou 10 anos procurando sua filha incansavelmente. Além de Gina, Amanda Berry e Michelle Knight foram mantidas em cativei-ro por Ariel Castro, por 10 anos e foram libertadas nessa semana.