jornal correio paulista 1212

14
SEXTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2016 DESDE 1991 NÚMERO 1212 DIRETOR: WANDERLEY BERROCOZO A marca da comunicação 25 anos C ORREIO P AULISTA Nova UBS Pestana será entregue em fevereiro SAÚDE Valor da multa de quem estaciona em vagas especiais dobrou Na última semana, o prefeito de Osasco Jorge Lapas anunciou que a nova Unidade Básica de Saúde do bairro da zona sul será entregue como parte da comemoração de aniversário de 54 anos da cidade. O novo prédio terá toda a estrutura para atendimento de primeiros socorros. A entrega da unidade é uma solicitação antiga dos moradores. Página 5 Desde o começo do ano, se você não é gestante, idoso ou portador de necessidades especias e estacionar em vagas destinadas para este público, saiba que a multa aumentou 140%. Aquela famosa desculpa que vai parar no local por apenas um minuto, poderá custar R$ 127. Página 8 A carreta fará atendimento até o dia 6 de fevereiro, no estacionamento da Secretaria de Promoção Social, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta, e aos sábados, das 9 às 13 horas. Página 3 UM MINUTO PREVENÇÃO Em Barueri, Carreta da Mamografia fica até o próximo mês DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Página 14 Página 10 CINEMA Uma viagem pelas melhores cervejarias do mundo Vencedora do The Voice Brasil traz seu novo show a Osasco Filmes, circo e música vão agitar a região O surpreendente filme de suspense Boa Noite Mamãe Ellen Oléria estará neste sábado no Sesc para apresentar #afrofutu- rista. Vencedora da primeira temporada do "The Voice Brasil", ela alcançou com sua última turnê cidades de norte a sul do Brasil e também o público de Es- panha, França, Angola e Estados Unidos.A artista combina samba, forró, carimbó, afoxé e maracatu. Pág. 9 O desenho "Cada um na sua casa" é destaque no es- pecial de Cinema para crianças em Barueri. Em Osas- co, shows de rock e teatro poderão ser vistos no Jardim das Flores. Pág. 9 CORREIO 2 TURISMO ONDE IR

Upload: jornal-correio-paulista

Post on 25-Jul-2016

332 views

Category:

Documents


62 download

DESCRIPTION

15 de janeiro de 2016

TRANSCRIPT

SEXTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2016DESDE 1991 NÚMERO 1212

DIRETOR: WANDERLEY BERROCOZO A marca da comunicação

25 anos

CORREIO PAULISTA

Nova UBS Pestana será entregue em fevereiro

SAÚDE

Valor da multa de quem estaciona em vagas especiais dobrou

Na última semana, o prefeito de Osasco Jorge Lapas anunciou que a nova Unidade Básica de Saúde do bairro da zona sul será

entregue como parte da comemoração de aniversário de 54 anos da cidade. O novo prédio terá toda a estrutura para

atendimento de primeiros socorros. A entrega da unidade é uma solicitação antiga dos moradores. Página 5

Desde o começo do ano, se você não é gestante, idoso ou portador de necessidades especias e estacionar em vagas destinadas para este público, saiba que a multa aumentou 140%. Aquela famosa desculpa que vai parar no local por apenas um minuto, poderá custar R$ 127. Página 8

A carreta fará atendimento até o dia 6 de fevereiro, no estacionamento da Secretaria de Promoção Social, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta, e aos sábados, das 9 às 13 horas. Página 3

UM MINUTO

PREVENÇÃO

Em Barueri, Carreta da Mamografi a fi ca até o próximo mês

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Página 14

Página 10

CINEMA

Uma viagem pelas melhores cervejarias do mundo

Vencedora do The Voice Brasil traz seu novo show a Osasco

Filmes, circo e música vão agitar a

região

O surpreendente fi lme de suspense Boa Noite Mamãe

Ellen Oléria estará neste sábado no Sesc para

apresentar #afrofutu-rista. Vencedora da primeira temporada

do "The Voice Brasil", ela alcançou com sua

última turnê cidades de norte a sul do Brasil e também o público de Es-

panha, França, Angola e Estados Unidos.A artista

combina samba, forró, carimbó, afoxé e maracatu. Pág. 9

O desenho "Cada um na sua casa"

é destaque no es-pecial de Cinema para crianças em Barueri. Em Osas-

co, shows de rock e teatro poderão ser vistos no Jardim das Flores. Pág. 9

DESDE 1991 NÚMERO 1212

Vencedora do The Voice Brasil traz seu novo show a Osasco

Ellen Oléria estará neste sábado no Sesc para

apresentar #afrofutu-rista. Vencedora da primeira temporada

do "The Voice Brasil", ela alcançou com sua

última turnê cidades de norte a sul do Brasil e também o público de Es-

panha, França, Angola e Estados Unidos.A artista

combina samba, forró, carimbó, afoxé e maracatu.

CORREIO 2

Uma viagem pelas melhores

TURISMO

Página 10

Filmes, circo e música vão agitar a

regiãoO desenho "Cada um na sua casa"

é destaque no es-pecial de Cinema para crianças em Barueri. Em Osas-

co, shows de rock e teatro poderão ser vistos no Jardim das Flores.

ONDE IR

Sexta-feira, 15 de janeiro de 201602

EDITORIAL

Editora Correio do Povo S/S Ltda. • CNPJ 59.061.457/0001-59 - Fundado em 26 de julho de 1991

Rua Rui Barbosa, 105 - Centro - Osasco - SP - CEP: 06018-000 • Fone/Fax: 3681.0914 - 3682.7032 - 98980-2449 • [email protected] • www.correiopaulista.com

Diretor: Wanderley Berrocozo - [email protected]

Diretor Administrativo: Vitor Hugo Rugani Berrocozo - [email protected]

Jornalista Responsável: Wanderley Berrocozo (MTB nº 67.446/SP)

Editor: Robson Donizete Silva - [email protected]

Designer Gráfi co: Gustavo Prachedes - [email protected]

Impressão: Estadão

Colaboradores: Luis Marcelo Bigatto, Mário Luiz Guide, Oscar Buturi, Eliabe

Vicente, Nilson Martins e Paloma Bueno

As matérias, colunas ou artigos assinados não representam, necessariamente,

a opinião deste jornal, sendo de inteira responsabilidade dos autores.

Os colunistas e colaboradores não possuem vínculo empregatício com o jornal.

21 anos

CORREIO PAULISTA25 anos

A semana na região

MENOS DENGUEA adoção de políticas públicas voltadas à prevenção e combate à dengue resultou na diminuição em quase 70% dos casos confirmados em Osasco, na compa-ração entre 2014 e 2015. De acordo com a Prefeitura de Osasco, em 2014 foram confirmados 4.713 casos, enquanto em 2015 esse número caiu para 1.598, re-presentando uma redução de 66% no mesmo período.

TATÁ EM OSASCOTatá Werneck filmou sequências do longa-metragem TOC (título provisório) . A atriz foi fotografada rodando cenas no centro de Osasco. De saltão, ela foi carregada no colo por Daniel Furlan para uma das sequências da comédia. Antes das filmagens começarem, Tatá circulou pelo set com chinelos de dedo. A atriz pode ser vista no Multishow no programa Tudo pela Audiência.

ESCORPIÕESEm um condomínio de Carapicuíba, mais de quarenta moradores encontraram escorpiões nos apartamentos e áreas comuns do prédio.O síndico cogitou a possibi-lidade de comprar galinhas para espalhar pelo condo-mínio porque elas comem escorpiões, mas moradores não gostaram da ideia e a solução foi contratar uma empresa de dedetização especializada.

FATALUm bebê de seis meses foi encontrado morto pela mãe dentro de casa, na Rua Moçambique, Jardim Lina, em Cotia. Enzo Ruan Martins Rocha foi achado pela mãe, Milena Martins da Silva, asfixiado e com a cabeça presa entre as grades do berço. O bebê foi levado para o Hospital Regional de Cotia. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas não obtiveram sucesso.

TIMES GRANDESO Departamento de Competições da FPF divulgou os horários e locais dos jogos das dez primeiras rodadas do Paulistão Itaipava 2016 – Série A1. O Audax Osasco receberá no estádio Prefeito José Liberatti, o famoso estádio do Rochdale, dois campeões brasileiros de 2015. O Corinthians, campeão Brasileiro e o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil.

ROUBO A BANCOTrês assaltantes roubaram o banco Itaú da avenida dos Autonomistas, 2344, perto do pontilhão do centro da cidade de Osasco.De acordo com a polícia militar, os indivíduos entraram na agência e renderam funcioná-rios e clientes. Eles levaram o dinheiro que estava nos caixas e pertences como jóias e celulares dos clientes.Os assaltantes conseguiram fugir.

AUTO ESCOLAO Detran flagrou irregularidades na realização de aulas práticas em um Centro de Formação de Condutores (CFC) de Osasco. A equipe de fiscalização do Detran.SP constatou três aulas práticas em aberto no sistema que não estavam sendo efetivamente realizadas pelos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma vez que os veículos estavam parados no CFC.

Sexta, 8

Sábado, 9

Domingo, 10

Segunda, 11

Terça, 12

Quarta, 13

Quinta, 14

Acredite

Chegamos a 2016 e como de costume pergun-tamos: “O que devo esperar do ano novo”? Naturalmente todo mundo espera paz, amor,

saúde, dinheiro etc. Mas a grande verdade é que ninguém tem que esperar coisa alguma do ano novo. Porque o ano é só uma forma de contar o tempo, que não pode oferecer nada disso que esperamos dele.

Estamos demarcando, na nossa forma de contar o tempo, mais um encerramento de ciclo e um come-ço de outro. A oportunidade para refletir está aí, é excelente, e deve ser aproveitada.

Quando terminamos um ciclo, é bom pensarmos sobre o que fizemos nele: se tomamos as decisões certas, se fizemos algo que precisamos modificar, se alcançamos nossos objetivos, se atentamos para o que realmente importa. Assim, evitamos no próximo ciclo alguns insucessos.

Eis uma prática antiga, que costumamos chamar de aprendizado. Aprende-se não apenas com acertos, mas também com erros, e, sobretudo, com reflexão sobre uns e outros. Mas não é um ano que faz isso por nós, somos nós mesmos.

Um dos melhores dons a serem desenvolvidos chama-se determinação. Acho triste quem não é determinado, quem não luta pelo que quer, quem se identifica sempre com o papel de vítima e culpabiliza o mundo inteiro pelos seus fracassos. É lamentável quem fica esperando as coisas acontecerem, como se não pudesse fazer nada.

Quem não tem planos, projetos, ou quem subordina todos os seus planos e projetos às condições exteriores que não dependem de si. E lastimo também quem, ao perceber que lhe falta esse dom, fica se achando a última das criaturas, com pena de si mesmo e re-

moendo de inveja dos determinados. Será tão difícil perceber que somos todos feitos da mesma estopa e possuímos o mesmo grande potencial humano?!

Eu acredito no homem. Somos, realmente, seres fantásticos e podemos, sim, fazer de um ano o pior ou o melhor possível.

E você, o que pretende fazer para 2016 ser maravi-lhoso? Para que o ano novo seja um ano que marque a sua história positivamente? O que você tem para oferecer ao mundo?

Acredite: por menor que sejamos cada um de nós, são as nossas pequenas histórias que fazem a História! Por isso, é com sinceridade que nós do Correio Paulista desejamos a você, que possamos dar o nosso melhor para fazermos de 2016 um feliz ano novo.

“Tenho particular interesse em prosseguir com o diálogo iniciado com o prefeito Jorge Lapas e sua delegação durante a visita à região de Piamonte".

Adriano Giovanni Miglio, prefeito de Osasco/Itália

CHINA EM ALTAProduto chinês no Brasil costuma ser sinônimo de coisa barata. Porém, no futebol é o jogador brasi-leiro que não custa muito para os chineses. Com o fortalecimento da Superli-ga Chinesa e a desvalori-zação do real, os times da China não economizam e encontram no Brasil uma facilidade enorme. Depois de levarem Felipão, Cuca, Robinho e Paulinho, os chineses levaram dezenas de jogadores neste mês de janeiro Uma balança comercial que só pende para um lado.

FATURAMENTOO faturamento das micro e pequenas empresas (MPEs) do estado de São Paulo registrou receita total de R$ 47,6 bilhões em novembro de 2015, redução de 15,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo a pesquisa Indicadores Sebrae-SP. De acordo com a entidade, o resultado é praticamente a mesma receita de setembro de 2009, que atingiu R$ 47,5 bilhões. Também foi o pior resultado para um mês de novembro desde 2008.

Café BrasilLuciano [email protected]

Café [email protected]

Sou um empreendedor brasileiro e não me conformo com a incompetência, burrice ou simplesmente má intenção de quem deveria estar facilitando as coisas para que eu possa produzir mais, vender mais, pagar mais impostos, gerar mais empregos. No Brasil, nada é tão ruim que a mão peluda do Estado não possa piorar.

Pela dinâmica de recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no Estado de origem, todos os produtos vendidos no Brasil pelo sistema de comércio eletrônico deixam o imposto no Estado onde a operação está instalada. Com a expansão do comércio eletrônico desde o começo do século, os valores envolvidos aumentaram absurdamente e abriram o apetite dos governadores, ocasionando o que ficou conhecido como Protocolo 21. Pelo Protocolo, 21 Estados que se sentiram prejudicados pelo sistema obrigaram um recolhimento adicional de 8% do imposto para as compras em empresas localizadas em outros Estados. Esse aumento provocou uma chuva de liminares a partir de 2011, gerando custos adicionais e derrubando a produtividade dos varejistas virtuais. Em 2014, o STF considerou o Protocolo 21 inconstitucional, fazendo com que em 2015 o Congresso Federal aprovasse a Emenda Constitucional 87, que dá a cada um dos 26 Estados

e ao Distrito Federal autonomia para regulamentar o recolhimento de sua parte no ICMS.

Não vou entrar nos detalhes sórdidos, apenas comparar o que aconteceu antes e depois da tal EC 87.

Antes de 2016, o varejista eletrônico precisava cumprir um processo com cinco etapas:

1- Gerar a nota fiscal eletrônica.2- Imprimir duas vias da nota fiscal.3- Adicionar uma via ao produto vendido.4- Enviar o produto.5- Pagar a guia do imposto SIMPLES no final do mês.A partir de 2016, com entrada em vigor da EC 87, o

processo passou a ser este:1- Gerar a nota fiscal eletrônica.2- Imprimir duas vias da nota fiscal.3- Checar a tabela de alíquota de ICMS, de acordo

com o seu estado e o do cliente.4- Calcular a diferença da alíquota interna e a alíquota

interestadual entre os dois estados.5- Dividir esta diferença em duas partes: 40% dela

ficam para o Estado do cliente e 60% para o Estado onde está instalado o comércio eletrônico.

6- Entrar no site do SEFAZ – Secretaria da Fazenda e emitir a guia para pagamento dos 40% da diferença que vai para o Estado da venda. Tanto o site como os campos a serem digitados, variam acordo com o estado do cliente, portanto é necessário digitar manualmente as informações da sua empresa e da venda para emitir a Guia Nacional de Tributos Interestaduais – GNRE.

7- Imprimir a GNRE.8- Pagar a GNRE.9- Imprimir o comprovante de

pagamento da GNRE.10- Juntar ao produto vendido a

nota fiscal, a GNRE e o comprovante de pagamento.

11- Enviar o produto ao cliente.

12- Pagar a guia do imposto SIMPLES no final do mês.

Entendeu? Isso se aplica a todo tipo de empresa, mesmo as ME – Micro Empresas. Se você emite cinco notas fiscais por dia, terá que repetir o processo cinco vezes. Todo dia. E sabe o mais irritante? Tenho lido comentários de gente dizendo que “logo aparece um software que fará isso automaticamente”…

Repito: não sei se isso é incompetência, burrice ou má fé. É tão absurdo que cheguei a pensar que pudesse ser apenas uma manobra para tirar o foco das discussões do petrolão, impeachment e outras.

O Fórum Econômico Mundial apontou o Brasil como o país com o pior sistema de impostos do planeta. Uma empresa brasileira gasta, ao longo do ano, cerca de 2600 horas apenas para cumprir suas obrigações fiscais. Isso é mais que o dobro do que se gasta na Bolívia e o triplo da Venezuela. E nos Estados Unidos, esse tempo é de 187 horas. Estima-se que o custo dos funcionários e equipamentos para atender a burocracia dos impostos no Brasil seja da ordem de 43 bilhões de reais. Você leu certo: 43 bilhões. Grosseiramente, entre 5 a 10 petrolões…

Insisto: essa fortuna não é o valor dos impostos pagos, é o custo da máquina que as empresas brasileiras têm de ter para poder pagar os impostos, tributos e taxas. Um dinheiro anual, improdutivo, gasto com burocracia, que poderia estar sendo aplicado na geração de valor, na produção, em investimentos. Por isso é tão urgente a tal Reforma Tributária de que tanto se fala e jamais surge.

Edital de Termo de Responsabilidade nº 96/2015 - A Junta Comercial do Estado de São Paulo - JUCESP torna público que o fiel depositário dos gêneros e mercadorias recebidas pela filial da sociedade empresárias “Transportes Luft Ltda.”- NIRE 35904825395, Luciano Luft, brasileiro, separado, empresário, portador da cédula de identidade RG n° 34.484.099-2, SSP/SP, inscrito no CPF/MF sob o n° 594.007.140-68, residente e domiciliado na Alameda Mamoré, n° 535, 13° andar, sala nº 1.301, Alphaville, Barueri/SP, CEP 06454-040, por meio de seu procurador, (nº de registro JUCESP 199.379/15-4), Mauricio Lopes Brandão, brasileiro, casado, engenheiro civil, portador da portador da cédula de identidade RG nº 18.722.864-4 SSP/SP, inscrito no CPF/MF sob o nº 148.439.168-38, residente e domiciliado à Rua Barão do Bananal, nº 1282, apto. n° 161, São Paulo/SP, CEP 05024-000, assinou em 16/12/2015 o termo de responsabilidade nº 96/2015, com fulcro nos arts. 1º, § 2º, do Decreto Federal nº 1.102/1903 e 4º, da Instrução Normativa 17/2013, do Departamento de Registro Empresarial e Integração, devendo ser publicado e arquiva-do na JUCESP o presente edital, nos termos do art. 8º da supracitada Instrução Normativa. Sandro E. Ricciotti Barbosa, Presidente da JUCESP.

Incompetência, burrice ou má fé?

JEAN BUENO

FRANCISCO CEPEDA

03Sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Timão em OsascoA Federação Paulista de

Futebol confirma que o jogo entre Osasco Audax e o Corin-thians, campeão brasileiro de 2015, pela segunda rodada do Paulistão 2016, será realizado no dia 4 de fevereiro, quinta--feira, às 19h30, no Estádio do Rochdale. Será a primeira vez, que a equipe osasquense enfrentará no Paulistão, uma equipe considerada “grande” jogando em sua casa.

Pediu pra voltarAlguns torcedores do Grê-

mio Osasco, insatisfeitos com a situação do clube, atualmente na Série A3 do Paulista, após a eliminação da Copa São Paulo de Futebol Júnior, manifes-taram-se nas arquibancadas do Estádio do Rochdale, com gritos contra os dirigentes do Grêmio Osasco e também do Osasco Audax, em especial, contra Mario Teixeira e Vam-peta e pedindo a volta ao clube, do ex-presidente, o advogado Lindenberg Pessoa, como so-lução para o crescimento do Grêmio Osasco no cenário esportivo.

Vapt-vupt!O fato acontecido no está-

dio foi noticiado pelo Diário da Região, numa entrevista com Lindenberg Pessoa, na edição desta terça-feira, 12 e no mesmo dia, após o conhecimento da matéria, o responsável pelo clu-be informou via facebook,tanto do Grêmio Osasco como do Osasco Audax, que não possui mais interesse em investir no Grêmio Osasco e o colocou à venda. Quem se habilita?

Depois da foliaE com o término do reces-

so legislativo, terá início, pra valer, as tratativas, acordos e composições, visando o sucesso nas eleições municipais progra-madas para o mês de outubro próximo. Em Osasco estarão na disputa cerca de trinta agremia-ções partidárias e com a apro-ximação do prazo final para as

definições, vai ser um Deus Me Acuda, com a movimentação de centenas de pré-candidatos a vereador, bem como, daqueles que irão, realmente, disputar o cargo de prefeito.

Balão de ensaio?

Pode ser. Ou podemos acre-ditar, que o ex-vereador, pastor Marcos Arruda, irá concor-rer neste ano à prefeitura de Osasco. Há algum tempo esse propósito foi noticiado e depois desmentido pelo mesmo. Resta saber se agora é pra valer e se, caso positivo, por qual partido Marcos Arruda irá se filiar?

Dois bicudosNão se beijam. Nos bas-

tidores políticos de Osasco comenta-se que Delbio Teruel e Osvaldo Verginio vão in-gressar no PMN ou no PEN, ou até mesmo numa outra agremiação. Um ou outro até pode ser, mas não no mesmo partido, já que eles são adver-sários políticos declarados, desde a eleição a prefeito de 2012, quando concorreram à prefeitura e promoveram debates acalorados.

De olho na presidência

Fernando Cavalcanti, que já foi presidente do PROS de Osasco, não esconde de nin-guém, que vai batalhar por sua volta ao comando da agremia-ção, que na Câmara Municipal tem dois representantes, os vereadores Dinei Simão e Jair Assaf, que é o atual presidente do legislativo osasquense.

Sem Mordaç[email protected]

Sem Mordaça

PolíticaAGORA É LEIEntidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre as eleições ou possíveis candidatos, para conhecimento público, fi cam obrigadas a registra-lá.

OBRIGAÇÃOA partir do dia 18 de agosto, os nomes de todos aqueles que solicitaram registro de candidatura deverão constar das pesquisas realizadas, mediante a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

MULTAO registro da pesquisa deve ser feito com antecedência mínima de cinco dias de sua divulgação. Os responsáveis por divulgar pesquisa sem o prévio registro fi cam sujeitos a multa, que varia de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.

Dinei Simão recebe visita de vereador de Concepción

O que esperar da política em 2016

Lancaster leva Mamografi a para Barueri

Em junho de 2013, as manifes-tações originadas contra o aumento da tarifa (e convocadas por meio das redes sociais) trouxeram às ruas diversas outras pautas que, apesar de muito diferentes, convergiam para a insatisfação popular com o poder público brasileiro.

Acontece que apesar de toda a mobilização que ocorreu, nosso sistema político pouco endereçou as demandas apresentadas e, prin-cipalmente, não soube interpretar e canalizar o interesse das pessoas pela política para dentro do sistema político tradicional.

Isso tudo porque nosso modelo é arcaico.

As instituições políticas não são mais suficientes.

Os jovens, mesmo cada vez mais conectados e engajados, repudiam os elementos da nossa política tra-

dicional.As decisões tomadas pelo poder

legislativo estão muito distantes dos interesses daqueles que os elegeram.

As pessoas não se sentem repre-sentadas por seus próprios repre-sentantes.

A democracia representativa está em xeque e precisamos aceitar isso para nos reinventar enquanto é tempo de democratizar a própria democracia.

A boa notícia é que não faltam fatos e iniciativas para nos inspirar nesse novo desafio: a Rede Minha Sampa, por exemplo, aproxima o cidadão da vida política ao disponi-bilizar ferramentas e metodologias para que pessoas possam influenciar as tomadas de decisão da cidade de São Paulo. As recentes ocupações das escolas paulistas por parte dos estudantes também nos enchem de esperança com a oportunidade de um diálogo para a melhoria da nossa

Escola Pública, rumo à formação de cidadãos (e não de profissionais). As pessoas continuam querendo participar, só não faz sentido que ainda o façam do mesmo jeito que nós fazíamos...

O papel de cada um de nós nesta história está longe de se limi-tar ao momento das eleições, mas enquanto as coisas não mudam na velocidade em que deveriam, preci-samos estar atentos às escolhas que faremos em 2016, pois os políticos escolhidos agora tomarão decisões importantes no âmbito municipal, e, muito provavelmente o farão em âmbito estadual ou nacional no futuro próximo.

Adeus Ano Velho...Desejo a todos os meus amigos

e familiares um Feliz Ano Novo, um forte Abraço,

(*) O administrador Francisco Mot-

ta atua na área de gestão de projetos

e é Vice-Presidente Estadual do PTC

INFORME PUBLICITÁRIO

DEPUTADO ESTADUAL

Francisco Motta

O vereador Dinei Simão, jun-tamente com o pastor Jonas e o Sr. Silvio Pitanga, Coordenador do IRMA/Brasil, recepcionaram em seu gabinete, na Câmara Municipal de Osasco, no dia 21 de dezembro de 2015, o vereador da cidade de Con-cepción no Chile, Hector Muñoz, o pastor e presidente do conselho de pastores do Chile, Hernán Cid e o pastor e coordenador do IRMA/Chile, Miguel Fernández.

Na oportunidade, o Vereador Dinei Simão, além de apresentar as dependências da Câmara Municipal de Osasco aos visitantes, também aproveitou o momento para trocar experiências no campo legislativo e quanto ao apoio que ambos parla-mentares dedicam ao Instituto de Recuperação Missão Amor, que tem como missão central o tratamento na recuperação de dependentes químicos.

O IRMA nasceu da necessida-de de ampliação de um trabalho de recuperação de dependentes

químicos por parte do Pastor Jonas Melo Florêncio. Ao concluir o curso de teologia, o pastor foi enviado à Argentina, com o objetivo de abrir uma congregação por ordenança ministerial. Em seu retorno ao Brasil, depois de desenvolver um bom trabalho e alçado mais co-nhecimentos, iniciou trabalhos de evangelização em um programa na

rádio Nova Difusora, denominado “Cristo Volta”. No decorrer do programa, descobriu que a maior parte dos ouvintes eram famílias que tinham algum parente como dependente químico e passou a desenvolver um trabalho de acon-selhamento junto a elas.

A demanda cresceu e uma chácara teve de ser alugada para

dar conta do trabalho, que acabou se estendendo às famílias dos de-pendentes, visando a restauração dos lares.

Hoje, com 23 anos, o Instituto de Recuperação Missão Amor (IRMA), com sede em Quitaúna, atua em trabalhos sociais de preven-ção com crianças e adolescentes e na recuperação de vidas.

O deputado Gil Lancaster obteve resposta positiva ao seu pedido feito ao governador Geral-do Alckmin para que a Carreta da Mamografia, do programa Mulhe-res de Peito, faça atendimento em Barueri até o dia 6 de fevereiro, no estacionamento da Secretaria de Promoção Social, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta, e aos sábados, das 9 às 13 horas. “A Organização Mundial da Saúde estima que no mundo ocorram cerca de 1 milhão de casos de câncer de mama por ano. É muito preocupante. Este é o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina, por isso devemos comemorar a chegada da Carreta da Mamografia na cidade”, afirmou o deputado. O “Mulheres de Peito” é um projeto da Secretaria Estadual da Saúde do Governo do

Estado de São Paulo, que promove a saúde e a prevenção do câncer de mama, ao realizar o diagnóstico precoce, tratar a lesão e reabilitar as pacientes.

A mamografia é totalmente gratuita. Para passar pelo exame

as mulheres de 35 a 49 anos devem apresentar o pedido médico, RG original e cartão do SUS. Mulheres acima de 50 anos devem apresentar apenas o RG e cartão do SUS. Todas devem apresentar comprovante de endereço. O pedido da mamografia

para as mulheres de 35 a 49 anos pode ser feito na UBS da cidade.

Em todos os casos, a paciente deverá se dirigir a Unidade Móvel com R.G, cartão do SUS e mamo-grafia anterior. O atendimento será feito por ordem de chegada

O VEREADOR CHILENO HECTOR MUÑOZ VISITOU A CÂMARA MUNICIPAL, O VEREADOR OSASQUENSE TAMBÉM TROCOU EXPERIÊNCIAS SOBRE O INSTITUTO DE RECUPERAÇÃO MISSÃO AMOR PRESENTE NOS DOIS PAISES

Pastor Jonas, os vereadores Hector Muñhoz e Dinei Simão, Hernán Cid, Miguel Fernández e Silvio Pitanga

PARLAMENTAR CHILE

A carreta fi cará na cidade até o dia 6 de fevereiro

Sexta-feira, 15 de janeiro de 201604

Política

EM OFFEM OFFEM OFFEM OFFpolítica & ciaNilson MartinsNilson Martins

colunaemo� @uol.com.br

Ano novo, vida nova e nova campanha Bem representado

O Brasil diferentemente da maioria dos países democráticos promove eleições a cada dois anos. Um gasto inimaginável que se depender das autorida-des nada vai mudar. Nesse ano teremos eleições de prefeitos e vereadores para renovação ou permanência por mais quatro anos. Osasco, a cidade que está em segundo lugar no estado de São Paulo, como o município de maior PIB, de acordo com o IBGE, tem à frente do executivo o prefeito Jorge Lapas (PT). Ele tentará a reeleição e isso é inevitável. Quer mais quatro anos para terminar seu projeto de grandes obras na cidade pro-metidas desde quando assumiu. Grande parte delas estão em andamento e outras até já foram entregues.

De olho noPalácio Bussocaba

A concorrência pelo cargo maior da cidade deverá ter de volta o ex-prefeito Celso Giglio (PSDB), que acredita resolver os problemas jurídicos para viabilizar sua candidatura. Se eleito Giglio deverá terminar o mandato bem próximos dos 80 anos. Outro ex-prefeito que afirma sair candidato é Francis-co Rossi (PR), que, assim como Giglio, sentou no trono por duas vezes e reinou na cidade por oito anos, mas o primeiro prefeito a ter oito anos conse-cutivos foi o petista Emidio de Souza, quando em 2004 tirou a chance de continuidade de Giglio e terminou o mandato

em 2012 para em seguida se tornar o presidente estadual de sua sigla. Quem aparece, tam-bém, como provável candidato é Rogério Lins (PTN). Vereador mais votado em 2012, em 2014 tentou uma vaga na Câmara Federal e acabou ganhando a

primeira suplência com Renata Abreu (PTN) chegando em primeiro. Até então, esses são os pré-candidatos. Lembrando que o prazo para troca partidária encerra-se no dia 2 de março numa campanha que terá ape-nas 45 dias.

SEGURANÇA OSASCO

Documentos com mais de 1100 assinaturas pedindo reforço na segurança, foram protocolados na Secontru e no Comando da Polícia Militar

O secretário Lau Alencar e o empresário Dr. Lindoso

Empresário Dr. Lindoso solicita base policial no Bela Vista Preocupado com o aumento da violência no bairro do Bela Vista, que é um dos mais importantes de Osasco, Dr. Lindoso coletou mais de 1100 assinaturas de moradores e comerciantes e no último mês de dezembro, protocolou o abaixo--assinado na Secretaria de Segu-rança e Controle Urbano (Secontru) da prefeitura de Osasco e ainda, no Comando da Polícia Militar do Es-tado de São Paulo - CPA-M8.

O objetivo do documento é pedir o apoio, tanto da guarda municipal como da polícia militar, no sentido de que haja um maior pa-

trulhamento no bairro e mais, que um estudo seja feito pela Secontru, cujo titular é Lau Alencar, visando a instalação e funcionamento de uma base da guarda civil municipal em local a ser escolhido.

Vale lembrar, que o Dr. Lindoso mora e trabalha no bairro, objeto do abaixo-assinado e observa a cada dia, a preocupação dos moradores com a violência que assola o bairro.

A entrega do abaixo-assinado na prefeitura de Osasco foi feita ao se-cretário Lau Alencar, que prometeu, na oportunidade, que providências da pasta seriam tomadas com a maior brevidade possível.

A Associação Metropolitana de Comunicação (AMECOM) que já existe em Santana de Parnaíba, Jandira, Itapevi e Carapicuíba, tem agora um responsável para repre-sentar jornalistas e meios de comu-nicação de Osasco. Numa reunião nesta semana, foi eleito presidente da entidade, o jornalista Rodolfo Andrade. Em comunicado pelas redes sociais, ele agradeceu aos colegas e divulgou os nomes da diretoria da Regional Osasco. Fa-rão parte desse primeiro mandato: Renato Ferreira, vice-presidente; Armando Gonçalves, secretário geral; Samuel Sanches, tesoureiro. Simone Carvalho, Paulo Macedo e Ivany Soares são os membros do Conselho Fiscal.

Desejo a todos uma boa admi-nistração e que os resultados sejam bem promissores.

Em Carapicuíba, o atual pre-feito Sergio Ribeiro finaliza seu segundo mandato e não pode mais concorrer. Por enquanto o prefeito não divulgou o nome de seu candidato para tentar conti-nuidade do PT no poder carapi-cuibano. Sergio é bem visto pela população, e num modo muito simples de governar, ele é sem-pre visto pelas ruas saudando a população e discutindo projetos com munícipes. Carapicuíba sofreu grandes mudanças em seu governo. Alguns projetos, até agora, tiveram um grande apoio

do governo estadual ao contrá-rio de Osasco que tem obras iniciadas,mas, inacabadas e paralisadas como o novo Fórum, a reforma do Hospital Regional e a ampliação da Estação Osasco da CPTM. Voltando a Carapicu-íba, um nome que aparenta sair candidato com apoio do prefeito Sergio Ribeiro é o presidente da Câmara Abraão Junior (PT), que é bem sintonizado e afina-do com Ribeiro. Fuad Chucre (PDT) ensaia candidatura e o deputado Marcos Neves (PV) também.

Em Barueri, quem comanda é o prefeito Gil Arantes (DEM) que pela terceira vez está à frente do executivo. Dos três mandatos esse é o seu pior momento. Os moti-vos são dos mais diversos, mas, a queda de arrecadação em 2015 fez a administração encolher os projetos e reduzir drasticamente os investimentos. Paralelamente, Gil responde um processo na justiça comum e depende do voto de mais cinco ministros para poder conti-nuar prefeito. Quatro ministros já se manifestaram pelo seu afasta-mento e apenas um ficou a favor; neste caso o relator e presidente do STF Ricardo Lewandowski. Mais três votos contrários ao projeto de retornar ao poder em 2017 será inviabilizado. A continuidade da votação deve ocorrer em fevereiro. O plano “B” de Gil estaria, dizem, no nome do deputado estadual Gil Lancaster (DEM). Já Rubens Furlan (PSDB), inconformado

com a derrota de seu candidato em 2012, Carlos Zicardi, tentará voltar. Candidatíssimo, seus pronuncia-mentos pela cidade são severos ataques à atual administração. Em pesquisas divulgadas, ele aparece em primeiro com larga vantagem. Mas, um processo corre no TSE pedindo sua impugnação, o que pode barrar sua candidatura. Já Carlos Zicardi, agora no PMN, afirma sair candidato novamente.

Quem será?

As difi culdades de Gil

Política05

Sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

como o presidente do Senado Fe-deral sofrem denúncias graves de corrupção. É uma situação política muito difícil.

F&I: E a crise econômica, qual é a sua gravidade? Como ela afeta o povo?

MLG: O mundo vive uma crise econômica internacional a partir de 2008. Por outro lado, algumas medidas equivocadas do último mandato agravaram o quadro econômico no Brasil. O País vive uma recessão, ou seja, teve um crescimento negativo em 2015, e as projeções dos economistas apontam para um crescimento negativo também em 2016. Para o povo trabalhador, as faces mais duras da crise econômica são a inflação com aumento de preços, e o desemprego, com um milhão de desempregados a mais em 2015.

F&I: Diante destas dificul-dades da situação política e econômica do país, quais são as perspectivas do trabalho do vereador em 2016 ?

MLG: Acredito que o povo quando nos elege, quer que a gente procure cuidar bem da cidade, cuidar bem dos bairros e lutar para a melhorara do país. Eu, pes-soalmente, além disso, pretendo continuar a luta por uma educação de qualidade para todos os osas-quenses e para todos os brasileiros.

CidadesCasa PrópriaA partir do dia 18, moradores de Itapevi interessados em conquistar a casa própria poderão se inscrever no Cadastro de Demanda Habitacional da Prefeitura.Na data é necessário acessarwww.itapevi.sp.gov.br e se cadastrar

CombateNeste sábado, 16, aPrefeitura de Barueri, promoverá a Mobilização de Controle e Combate à Dengue nos bairros do Engenho Novo e Jardim São Silvestre.

MilitarA Junta Militar de Osasco solicita que os garotos nascidos no ano de 1998 e que completaram 18 anos de idade realizem o Alistamento Militar.

BALANÇO E PERSPECTIVASEm 12 de dezembro, sábado, terminou a “Conferência sobre o Clima” da ONU – Organização das Nações Unidas, a chamada “COP-21”, com a participação de delegações de 195 países; o resulta-do da Conferência foi o chamado “Acordo de Paris“, que avançou em alguns pontos de combate ao aquecimento global, que produz profundas mudanças climáticas no planeta Terra.

Fatos e Ideias: O ano de 2015, foi um ano de crise política e econômica no Brasil. O que você achou deste ano?

Mario Luiz Guide: Foi um ano difícil, mas para mim foi um ano de bastante trabalho. Foi difí-cil porque a crise política e a crise econômica afetam a credibilidade da política e aumenta a descrença das pessoas, que não vêem na

política, uma saída, uma solução para os problemas da população. Os inúmeros escândalos que a mídia reproduz diariamente afeta a imagem dos políticos.

F&I: E quais são os aspectos mais importantes desta crise política?

MLG: Acho que a Presidente da República, no primeiro ano do 2º mandato, perdeu a credibilidade muito rapidamente, ocasionando uma crise de legitimidade, de confiança. O Presidencialismo, quando o presidente não agrada a imensa maioria, tem dificuldade de lidar com esta crise, ao contrário do parlamentarismo que, numa crise de confiança, muda o gover-no ou convoca novas eleições. O Presidente tem mandato fixo. Por outro lado, o Congresso Nacional não tem se mostrado à altura, pois tanto o presidente da Câmara

Na última sexta-feira, 8, Lapas vistoriou diversos locais e fez um anúncio para os munícipes da zona Sul: a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Pestana será entre-gue em fevereiro como parte da comemoração de aniversário de 54 anos de Osasco.

O novo equipamento, que substituirá o antigo prédio que abriga a UBS Anunciata de Lúcia, próximo ao novo local, contará com 300 metros quadrados de área construída divididos em recepção, sala de espera, consultórios clínico e de pediatria, odontologia, gine-cologia, farmácia, sala de coleta e de curativos, sala de medicação e

procedimentos, de inalação, de vacinação, sanitários adaptados para deficientes, além de uma central de esterilização.

Na mesma tarde, o prefeito vistoriou outras obras como a Operação Consorciada Tietê I, que propõe uma série de altera-ções urbanísticas ao longo das margens do Rio Tietê.O projeto da Prefeitura, realizado por meio da Secretaria de Habitação e Desen-volvimento Urbano em parceria com o setor privado, integra a canalização do córrego da estação Comandante Sampaio, com o objetivo de sanar os problemas de enchentes na região.

Será construída também uma avenida que fará a ligação entre Quitaúna (estação Miguel Costa) com a avenida Nações Unidas, no

bairro do Bonfim. O projeto inclui a construção de um Parque Linear às margens do rio com uma ciclo-via e arborização já iniciada com o plantio de 1.200 árvores.

Seguindo as visitas, o prefeito fez outro importante comunicado à população: ainda neste semestre, a Cemei (Creche e Escola Mu-nicipal de Educação Infantil) do Palmares-Bandeira será entregue e atenderá 1,2 mil estudantes. O es-paço contará com 2,2 mil metros quadrados de área construída em dois pavimentos com 12 salas de aula, além de sala multiuso, brin-quedoteca, playground e espaço de lazer.

A série de visitas foi finalizada no Terminal Metropolitano do Km 21, onde funcionários tra-balham em ritmo acelerado. O terminal que será integrado à Es-tação Ferroviária General Miguel Costa, da Companhia Paulista de Trem Metropolitano (CPTM), está em fase de colocação dos pilares para o lançamento da es-trutura metálica e do pavimento das pistas. Por sua localidade próxima ao Rodoanel, a obra deverá atender os sistemas de transportes coletivos municipais de Osasco e Carapicuíba, além das linhas intermunicipais de toda a região Oeste e da Capital.

O projeto faz parte do corredor viário que ligará a cidade de Itapevi ao bairro do Butantã, na Capital, passando por Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco.

O projeto ainda inclui 2,2 km viários e a construção de um viaduto em Carapicuíba, próximo ao hipermercado Extra, passando acima da linha férrea da CPTM que criará um novo acesso à Rodovia Castello Branco e ao bairro do Tamboré, em Barueri. Os recursos do Terminal Km 21 provêm do Governo Federal, por meio do Programa de Ace-leração do Crescimento (PAC) Mobilidade.

Fatos & IdeiasMário Luiz [email protected]

CCR Rodoanel arruma muro no Parque Palmares em OsascoO morador de Osasco Gilberto de Almeida solicitou à CCR Rodo-anel o conserto do muro que fica na Rua Dandara no Parque Palmares, zona sul de Osasco. A concessioná-ria constatou o problema e mandou uma equipe ao local. Um dia depois a CCR Rodoanel fez o reparo. De acordo com a concessionária o muro sempre é quebrado para des-carte de lixo e entulho do próprio bairro. A empresa pede o apoio dos moradores para conscientização e que o local não é um provedor de descartes. O muro que sofreu rachaduras fi ca na rua Dandara no Parque Palmares

SOLICITAÇÃO MORADOR

UBS do Pestana deve ser entregue em fevereiroO PREFEITO DE OSASCO VISITOU A OBRA DA UBS E ANUNCIOU A ENTREGA DA UNIDADE. ALÉM DISSO, LAPAS VISITOU OUTRAS OBRAS QUE ESTÃO EM ANDAMENTO

A nova UBS vai substituir o antigo prédio que abrigava a UBS Anunciata de Lúcia que fi ca próxima do local

MELHORIAS CIDADE

300METROS

O local contará com consul-tórios clínico e de pediatria, odontologia, ginecologia, farmácia, sala de coleta, medi-cação e de curativos.

Sexta-feira, 15 de janeiro de 201606 Cidades

ARTIGOCIDADES IRMÃS

Sobre aumentose violências

O Brasil vive uma guerra particular. Em que outro país do mundo manifestantes encurrala-dos pela polícia em uma galeria de arte na principal avenida da capital econômica do país preci-sam sair escoltados e com as mãos levantadas, como bandidos, após uma manifestação pacífica ser dissolvida à balas? Se lembrar de algum, certamente será um país que está em guerra civil.

Na guerra tupiniquim, pobres policiais pobres batem em pobres manifestantes pobres. Seguem tenebrosas decisões sem saber ao certo de onde partiram. Ao entrarem na polícia, almejavam servir a pátria. Já na função, alvejam a pátria e servem ao patrão. É que a pátria estava na rua e o patrão estava em casa, assistindo tudo pela GloboNews.

E o pior: fazem tudo com um prazer sádico e sem consciência de sua função. Alienados pelo treinamento do quartel, sustentam o cartel que encartela 9 pessoas por m² em uma caixa de sardinha chamada Metrô. Talvez seja por isso que o governador de São Paulo, membro de um ilustre partido, tenha tornado sigilosos diversos documentos do Metrô e da Polícia. E da Sabesp! Afinal, refresco nos outros é com pimenta, não com água. É um combo de fazer inveja às redes internacionais de fast-food: fila para compra de bilhete + fila para entrar no vagão + superlotação + música sem fone de ouvido + encochada + cheirinho de suor + balinha de borracha + gás de pimenta + gás lacrimogêneo + bombinha de efeito moral + robocop + caveirão israelense + cassetete de 90cm... POR APENAS R$3,80!

É um fórmula de sucesso. Se não fosse, o ilustre partido não seria sucessivamente reeleito; a polícia já estaria desmilitarizada; a justiça coibiria as verdadeiras injustiças; o metrô teria sido expandido como o das outras metrópoles globais e você estaria lendo isso sem se sentir tocado. Como diz aquele outro, cada um tem o que merece.

É uma pena que os que apanham não sejam os que cometem estas estripulias. Talvez esteja na hora de, como o pai preocupado com seu f i lho, dar uns tapas corretivos nesses inconsequentes. Pois a educação formal, baseada nos valores de um Estado Democrático de Direito foram ignorados há muito tempo. O problema é que o filho talvez esteja mais forte do que o pai para um enfrentamento físico. E violência tende a gerar mais violência.

Em um 2016 cujas cenas parecem as do filme "2012", apostar no "Amai ao próximo como a si mesmo" pode ser a saída mais racional para enfrentar este apocalipse. O diabo é que não escutaram, mataram e depois deturparam os ensinos do Cristo. E aquele outro messias, laico, o tal do comunismo, há muito não atrai mais ninguém. Sem muitas certezas de para onde ir, mas profundamente cansados do que aí está, restam as palavras que o cantor carioca parafraseou do antigo carpinteiro: "Vamos pedir piedade, Senhor piedade! Pra essa gente carente e covarde.”

(*) Alexandre Capelo é Bacharel

em Relações Internacionais pela USP,

membro do Conselho Municipal

de Saúde de Osasco e dirigente

do Partido Socialismo e Liberdade

(PSOL) em Osasco.

Alexandre Capelo (*)

Osasco deverá fazer intercâmbio com a ItáliaO PREFEITO DA OSASCO DA ITÁLIA QUER FAZER UM CONVÊNIO ENTRE O INSTITUTO AGRARIO DI OSASCO E A FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE OSASCO (FITO) PARA A REALIZAÇÃO DE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES

O prefeito da cidade italiana, Adriano Giovanni Miglio, desem-barca em Osasco nesta sexta-feira, 15, na companhia de 25 membros da delegação de Osasco da Itália em comemoração do Jubileu de Prata, que marca o aniversário do convênio firmado entre as duas cidades. O convite para a visita surgiu em junho de 2015, quando o Prefeito Jorge Lapas esteve na cidade-irmã.

Em depoimento exclusivo, Adriano Giovanni Miglio des-tacou a importância da relação entre os dois municípios e se mos-trou animado. “Tenho particular interesse em prosseguir com o diálogo iniciado com o prefeito Jorge Lapas e sua delegação du-rante a visita à região Piamonte. Estou particularmente interessado nas possíveis soluções sobre as problemáticas do meio ambiente e economia de energia”.

Um dos principais assuntos adiantados pelo prefeito italiano é sobre a proposta de convênio entre o Instituto Agrario di Osasco e a Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO) para a realiza-ção de intercâmbio de estudantes entre as duas cidades. Miglio reforçou a ideia de interesse pela educação e cultura, com foco no público jovem.

O prefeito italiano destacou ainda que entre os membros da delegação estão importantes empresários relacionados aos setores agrícola e de transportes, como Ezio Bruno, da empresa de

implementos agrícolas Frandent, e Marco Buttigliero, diretor da empresa de ônibus Cavorese. “Es-tarão presentes industriais e co-merciantes dos setores mecânico e agrícola, muito atentos e abertos para os projetos de intercâmbio e propostas de colaboração e pes-quisa”, disse ele.

A cidade-irmãSurgida no século XIII, segun-

do documentos oficiais, a cidade de Osasco na Itália, situa-se na Província de Turim, Piemonte, hoje tem 1.124 habitantes. Os nascidos na cidade são chamados de “osaschesi”, algo similar aos “osasquenses”. A pequena Osasco encontra-se a 344 metros acima do nível do mar e, diferente do clima da cidade irmã, a Osasco italiana é caracterizada por estar em uma

região de baixas temperaturas no inverno e sol brando no verão.

A principal atividade econô-mica do município italiano é a agricultura, com a plantação de cereais, verduras, uvas e outras frutas, como o kiwi. A cidade italiana mantém ainda a casa do

fundador de Osasco (SP), Antônio Agú, um imigrante italiano, que aportou no Brasil para trabalhar na Ferrovia Sorocabana. Aos poucos Agú foi adquirindo terras, dentre elas o local em que hoje é o município, nomeado em homena-gem à sua vila de origem.

O prefeito Jorge Lapas e o italiano Adriano Miglio

A cidade mantém a Casa do fundador de Osasco (SP), Antônio Agú

Cidades

Sexta-feira, 15 de janeiro de 201608 Cidades

VeracidadeOscar [email protected]

Novo ano, novas perspec-tivas e novo ânimo, apesar do mau humor daqueles que in-sistem em amplificar as coisas negativas em detrimento das positivas. Eles são em grande número e não costumam ver nada de bom ao seu redor. Pelo menos é o que parece. Não sei se porque têm dificuldade para enxergar o lado bom da vida ou as coisas realmente estão muito difíceis a ponto de não haver nada de positivo a se apegar. Ou, ainda, suas manifestações sejam bem pensadas e coordenadas. Cuidado com eles porque tiram ou diminuem nossa alegria e esperança! Escondem e difi-cultam que vejamos os avanços da vida ao redor, apesar das inúmeras dificuldades que sem-pre existiram. Quanto a mim, tenho me afastado cada vez mais destas pessoas e grupos. É preciso se proteger de suas garras. É preciso conhecer suas artimanhas. É preciso entender o que está por detrás da historia que nos é contada. Sou muito crítico em relação ao papel da imprensa e da mídia de uma forma geral. Na verdade minha preocupação tem relação com a forma e não com a função. É um setor extremamente im-portante da sociedade e nosso desenvolvimento tem ligação estreita com sua atuação. Sem a imprensa a vida seria bem mais complicada. Ela cobra, reclama e, muitas vezes, é fiel porta-voz

dos principais anseios da popu-lação. Mas nem sempre é assim. A imprensa tem dono. Tem opinião própria. Tem amigos. E alguns deles gozam de maior prestígio que outros. Às vezes tenho a impressão de que alguns setores ou veículos da imprensa acreditam que não pensamos. Não percebem o quanto muda-mos e estamos mais exigentes. Que a vida mudou. Mas uma coisa eles sabem muito bem – a repetição diária e permanente de uma historia pode criar uma percepção de acordo com o que desejam. Talvez uma per-cepção diferente da realidade. Uma percepção que atenda aos seus interesses. Não estou afirmando aqui que isso está certo ou errado, mas apenas que precisamos saber disso. Que ao assistir a TV, ouvir rádio, ler um jornal ou navegar pela internet, nos deparamos com versões de historias e opiniões, e não ne-cessariamente com a realidade fiel dos fatos. Há um famoso blogueiro que diz que quando se desliga um determinado canal de TV brasileiro, a vida melho-ra. Ele tem razão e é o que tenho feito. Eles não tiram mais o meu entusiasmo porque não lhes dou essa chance. Embora ainda haja grande concentração de poder de comunicação nas mãos de poucos, já temos à disposição maior pluralidade de opiniões e versões das historias que nos são contadas todos os dias.

REALIDADE E PERCEPÇÃO

Multa para veículos em vagas exclusivas aumenta

CIDADANIA TRÂNSITO

EXEMPLO VIDA

A LEI FICOU MAIS RIGOROSA PARA OS MOTORISTAS QUE PRECISAM DEIXAR O CARRO NA VAGA PREFERENCIAL MESMO QUE SEJA POR UM MINUTO. ADVOGADO EXPLICA COMO PROCEDER PARA OBTER A CREDENCIAL

O que era uma infração leve de trânsito tornou-se agora grave e, leva o transgressor a perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação. É a violação da Lei 13.146, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, que punia com três pontos na car-teira quem estacionasse em local reservado exclusivamente para gestantes, idosos e pessoas com deficiência. Além disso, o infrator devia pagar 53 reais de multa.

Em janeiro a lei entrou em vigor para todo o território na-cional. Aumentando em 140% o valor da multa que passa a ser de R$ 127 e, agora a perda é de 5 pontos. No entanto, até mesmo os que têm direito de estacionar nas vagas especiais, precisam de uma comprovação, trata-se da Credencial para Vagas Especiais. Sem ela, até mesmo esses pode-rão ser autuados e ter o veículo guinchado.

Hoje no Brasil existem 45 mi-lhões de pessoas com algum tipo de deficiência. A lei foi sanciona-da pelo governo federal em julho e passou a valer essa semana, 180 dias após a publicação no Diário Oficial da União.

O advogado da Associação Brasileira de Apoio aos Aposen-tados, Pensionistas e Servidores Públicos – ASBP dá as instruções de como proceder para obter a credencial. Ele diz que para rea-lizar o credenciamento, o idoso deve apresentar cópias do RG, CPF, do comprovante de resi-dência. Já os que possuem algum tipo de deficiência física, devem apresentar os mesmos documen-tos, junto ao laudo médico.

“É importante ter a credencial pois a Lei especifica que para ter o direito a estacionar nas vagas

especiais, o veículo deve obri-gatoriamente exibir em local de ampla visibilidade a autorização de beneficiário. O cadastramen-to é feito nos órgãos de trânsito em cada cidade, porém é válido em todo o território nacional”, complementa o advogado.

Os demais cidadãos também devem ficar atentos à violação dessa norma, pois ela garante um direito muito importante devido às necessidades especiais que vivem esses cidadãos. A po-pulação precisa se conscientizar e respeitar sem necessidade da lei.

“Se vir algum veículo esta-cionado em vaga exclusiva para

idosos ou portadores de defi-ciência, a pessoa deve chamar o responsável pela fiscalização do estacionamento privado. Se forem locais públicos, deve-se chamar o órgão de trânsito para tomar as providências cabíveis”, instrui o doutor Evaldo. Segundo o Detran, motoristas que trans-portam crianças de colo não têm direito a vaga especial.A lei ficou mais agressiva ao bolso para ver se inibe aquelas desculpas esfar-rapadas já conhecidas. Se o moto-rista não respeita por consciência, cidadania e educação, agora vai ter que pensar que isso vai pesar mais no bolso.

No último dia 24 de dezem-bro de 2015, o morador de Osasco Gilberto Pereira Vilella, de 56 anos fez o que mais gosta de fazer na época de natal. Pelo 30º ano consecutivo, Tigrinho, como é conhecido, entregou milhares de presentes na região norte de Osasco, mais precisamente no bairro do Bel Jardm.

Neste ano, a crise atrapalhou um pouco as doações que Tigri-nho recebe, mas, mesmo assim, ele conseguiu 1500 ítens entre panetones e brinquedos.

Em todos esses anos, cerca de 30 mil pessoas foram ajudadas

na festa de natal do comerciante da zona Norte. "O parabéns vai

para quem me ajudou nessas três décadas", diz Tigrinho.

FLORES EM VOCÊ

Projeto feito por mulheres visa a melhora da autoestima feminina

Morador da Zona Norte já entregou 30 mil presentes

“Eu vejo flores em você” é um projeto feminista que con-siste no recebimento e envio gra-tuito de cartas feitas de mulheres para outras mulheres (mães, filhas, avós, amigas, namoradas, etc). As mensagens são ilustradas individualmente, conforme o conteúdo, impressas (ou datilo-grafadas, caso seja de preferência

das remetentes) e enviadas via correio para as destinatárias.

O projeto, que teve início em novembro de 2014, conta com uma equipe composta por cerca de 50 voluntárias (ilustradoras, datilógrafas e organizadoras) e já recebeu mais de 400 cartas. A iniciativa sem fins lucrativos visa a melhora da autoestima feminina e o fomento de redes de apoio entre mulheres, prezando a solidariedade.

De acordo com Daniela Du-arte, idealizadora do projeto, as cartas servem para fortificar os laços que existem entre as reme-tentes e destinatárias. “Sempre recebemos mensagens dizendo que as cartas provocaram fortes emoções e, então, viraram qua-dros ou foram coladas nas portas dos guarda-roupas”, conta ela.

Para participar, basta acessar o site euvejofloresemvoce.com/ e clicar em “Envie sua carta”. Já as mulheres interessadas em fazer parte da equipe, devem enviar um e-mail para [email protected]

MULHERES DE TODAS AS IDADES TROCAM EXPERIÊNCIAS POR CARTAS

Robson [email protected]

127REAIS

A penalidade antes era consi-derada leve, o infrator pagava R$ 53. Agora com um reajuste de 140% a multa é de R$ 127 e a penalidade é grave

Gilberto Pereira Vilella, o Tigrinho, é morador do bairro Bel Jardim

09Sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Onde IrEliabe [email protected]

Onde IrEliabe [email protected]

Domingo, 17. Show, Música e Circo. Para se diver-tir com a garotada, uma das opções no domingo é curtir o show da banda Es-tralo, que apresenta o show Estralando o Roque! O repertório que inclui grandes sucessos do rock nacional, vai apresentar algumas composições como "Esse tal de Roque Enrow", de Rita Lee, "O Vira", da banda Secos e Molhados e "Melô do Marinheiro", dos Paralamas do Sucesso. Grátis para crianças de até 12 anos. | Sesc Bom Retiro | Alameda Nothmann, 185 | Bom Retiro | São Paulo.

Outra opção para se divertir em família é o "Acuda Be-nedito". Um espetáculo de mamulengos que mescla arte popular, o teatro de animação e o universo do circo. Com a Companhia Abbacircus. Criação e direção geral de Lincoln Rolim. Grátis. | 15h30 | Sesc Osasco | Avenida Sport Club Corinthians Paulista 1300 | Jardim das Flores.

A tarde de domingo reserva também, música com a banda Monterrey. Formada em 2012 na cidade de Barueri, é composta por Alex Rodrigues (guitarra e vocal), Rafael Ja-ponêis (bateria), Rafa Pertile (guitarra) e Silas Pieper (baixo). A banda mostra Rock alternativo cantado em português com canções marcantes. Grátis. | 16h45 | Sesc Osasco | Avenida Sport Club Corinthians Paulista 1300 | Jardim das Flores. Especial de Cinema para Criança.O mês inteiro é possível se di-vertir gratuitamente com uma programação Especial de cine-ma voltada para o publico in-fantil na Sala Barueri de Cinema.Domingo, 17"Minions" | 18 horas | Grátis. Terça-feira, 19"Cada um na sua casa" | 14 horas | Grátis. "Uma noite no Museu 3" | 16 horas | Grátis. Quinta-feira, 21."Divertida Mente" | 14 horas | Grátis."Capitão América 2" | 16 horas | Grátis.Domingo, 24 | "Jurassic world" | 18 horas | Grátis. Terça-feira, dia 26."Os pinguins de Madagascar" | 14 horas | Grátis. "Winter, o golfi nho 2" | 16 hora | Grátis. Quinta-feira, dia 28."Guardiões da Galáxia" | 14 horas | Grátis."Os Box Trolls" | 16 horas | Grátis. Domingo, dia 31 | "Dragon Ball Z | 18 horas | Grátis.Todos os fi lmes são gratuitos e serão apresentados na Sala Barueri de Cinema | Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 | Vila Porto.

Correio2 METALNo sábado, 23, a partir das 22h, a banda de trash metal Dominator reúne amigos e fãs no Simple Pub Music, em Carapicuíba.

O Show de Ellen Oléria, inti-tulado "#afrofuturista" acontece no sábado, 16, no Sesc Osasco, a partir das 20h e tem a duração de 60 minutos. Os ingressos variam entre R$ 6 e R$ 20.

A cantora e compositora brasiliense Ellen Oléria completa 15 anos de carreira acumulando prêmios em festivais e cinco discos lançados.

Vencedora da primeira tem-porada do "The Voice Brasil", ela alcançou com sua última turnê cidades de norte a sul do Brasil e também o público de Espa-nha, França, Angola e Estados Unidos.

Em #afrofuturista, seu mais recente trabalho, a artista com-bina com maestria ritmos brasi-leiros - samba, forró, carimbó, afoxé, maracatu - com os timbres e arranjos contemporâneos que apontam para um encontro ur-bano de identidades.

Segundo Ellen, "o projeto #afrofuturista pretende alimen-tar a identidade das produções musicais ainda marginalizadas

no Brasil, como o rap, o funk, as levadas crioladas, através da sus-tentabilidade à pesquisa musical, e explicitar esses ritmos negros na fusão com a mpb."

Essa fusão é marca registrada do talento ímpar representado pela hibridez afrofuturista da própria Oléria, que em suas canções combina o orgânico ao digital, a herança ancestral à projeção do futuro, o mapa holográfico à trilha de chão que leva de volta para casa.

No repertório do show Ellen Oléria encanta com canções autorais e emociona ao atualizar obras de outros compositores da MPB, como Mílton Nascimento e Fernando Brant, e convida o público a revisitar lugares da memória e pertencimento.

ServiçosShow Ellen Oléria, "#afrotuturista"Dia 16 de Janeiro, sábado | 20 horas | 60 minutos | Sesc Osasco | Avenida Sport Club Corinthians Paulista 1300 | Jardim das Flores | Classifi cação indicativa – Livre | R$ 20, R$ 10,00 e 6,00.

Fundado há seis anos pelo saudoso Ivan Cássio, o Bloco dos Piratas reúne moradores de Quitaúna e simpatizantes de diversos bairros de Osasco.

O único objetivo do bloco é levar alegria e reunir grandes amigos, resgatando a tradição do carnaval de rua na cidade. No ano de 2015 contou com a participação de 700 foliões devidamente uniformizados com seus abadás, que ao som de uma bateria e sopros entoando marchas antigas de carnaval, percorreram as ruas do bairro com muita alegria e animação.

Este ano será o sexto con-secut ivo dos “Pi rat as” que s e apre s ent a m s empre u m domingo antes do carnava l of icial. No dia 31 (domingo) a concentração dos fol iões começará às 14h, composta na grande maioria por famílias e crianças, e o bloco sairá pon-tualmente às 16h.

Toda uma estrutura será montada para que a festa seja sensacional.

ServiçosData: 31/01/2016 - domingoConcentração: a partir das 14h - Avenida Marechal Ed-gard de OliveiraVila Militar - Quitaúna - Osasco DesfileSaída - Bloco às 16hValor Abadá: R$ 20,00Pontos de Vendas:Bar do Chico

Bar do LuizBar do Ricardo Residência do

CaverinhaTodos lo-

calizados na Rua Marechal Edgard de Oliveira -

Quitaúna

ELLEN OLÉRIA

Correio2ELLEN OLÉRIA APRESENTA SEU NOVOSHOW EM OSASCO VENCEDORA DA PRIMEIRA TEMPORADA DO THE VOICE BRASIL DA REDE GLOBO, A CANTORA APRESENTA VÁRIOS RITMOS EM SEU SHOW

Eliabe [email protected]

Robson [email protected]

O TRADICIONAL BLOCO DO PIRATAS DESFILA NO DIA 31 DE JANEIRO NO BAIRRO DE QUITAÚNA

CARNAVAL

Em 2015, o bloco reuniu cerca de 700 foliões que percorreram várias ruas

THIA

GO

SA

BIN

O

KINOPLEX OSASCOAv. dos Autonomistas, 1828 - Osasco ALVIN E OS ESQUILOS: NA ESTRADA – Sala 1 – Dublado – Horários: 14h00 - 16h10 O BOM DINOSSAURO – Sala 1 – Dublado – Horário: 18h10 – Sala 6 – Dublado – Horários: 13h00 – 15h00 – 17h00 – 19h00 – 21h00 OS 8 ODIADOS – Sala 1 – Dublado – Horário: 20h20 ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE 3 - A FALÊNCIA FINAL – Sala 2 – Horários: 13h45 – 16h00 – 18h15 – 20h30 VAI QUE DÁ CERTO 2 – Sala 3 – Horários: 14h40 – 16h50 – 19h10 – 21h30 CREED: NASCIDO PARA LUTAR – Sala 4 – Dublado – Horários: 15h00 – 17h40 – 20h35 SNOOPY & CHARLIE BROWN - PEANUTS: O FILME – Sala 5 – 3D – Dublado – Horários: 13h20 – 15h20 – 17h20 – 19h20 – 21h20 STAR WARS - O DESPERTAR DA FORÇA – Sala 7 – Dublado – Horários: 14h50 – 17h50 – 20h40

CINEMARK OSASCOShopping União de OsascoAv. dos Autonomistas, 1400 SNOOPY & CHARLIE BROWN - PEANUTS: O FILME – Sala 1 – 3D – Dublado – Horários: 11h30 (A) - 13h50 - 16h10 - 18h30 - 20h50 – Sala 8 – Dublado – Horários: 12h30 - 14h50 - 17h00 - 19h10 QUARTO DE GUERRA – A ORAÇÃO É UMA ARMA DE PODEROSA – Sala 2 – Dublado – Horários: 18h50 - 21h40 ALVIN E OS ESQUILOS: NA ESTRADA – Sala 2 – Dublado – Horários: 11h40 (A) - 14h00 - 16h30 ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE 3 - A FALÊNCIA FINAL – Sala 3 – Horários: 11h20 (A) - 14h10 - 16h50 - 19h40 - 22h10 – Sala 8 – Horário: 21h20 STAR WARS - O DESPERTAR DA FORÇA – Sala 4 – 3D – Dublado – Horários: 12h10 - 18h10 – Sala 4 – Dublado – Horários: 15h10 - 21h10 CREED: NASCIDO PARA LUTAR – Sala 5 – Dublado – Horários: 13h00 - 15h55 - 19h00 - 21h55 VAI QUE DÁ CERTO 2 – Sala 6 – Horários: 12h40 - 15h00 - 17h30 - 20h00 - 22h20 A GRANDE APOSTA – Sala 7 – Dublado – Horários: 12h50 - 15h40 - 18h35 - 21h30 O BOM DINOSSAURO – Sala 9 – Dublado – Horários: 12h00 - 14h20 - 17h10 - 19h30 – Sala 10 – 3D – Dublado – Horários: 11h10 (A) - 13h30 - 16h20 - 18h40 - 21h00 OS 8 ODIADOS – Sala 9 – Dublado – Horário: 22h00(A) Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (16/01) e Domingo (17/01).

CINEPOLIS PARQUE BARUERI Rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400 - Nova Aldeinha, Barueri SNOOPY & CHARLIE BROWN - PEANUTS: O FILME – Sala 1 – 3D – Dublado – Horários: 12h50 – 15h10 – 17h30 – 19h40 – Sala 2 – 3D – Dublado – Horário: 12h30 (A) – 14h45 – 17h00 – 19h15 – Sala 5 – 3D – Dublado – Horários: 13h50 – 16h05 – 18h30 STAR WARS - O DESPERTAR DA FORÇA – Sala 1 – 3D – Dublado – Horários: 22h00 – Sala 2 – 3D – Dublado – Horário: 21h30 – Sala 5 – 3D – Dublado – Horários: 20h50 O BOM DINOSSAURO – Sala 3 – Dublado – Horários: 13h20 – 15h55 – Sala 4 – Dublado – Horários: 14h00 – 19h30 – Sala 6 – 3D – Dublado – Horários: 13h00 – 15h25 – 17h45 – 20h00 CREED: NASCIDO PARA LUTAR – Sala 3 – Dublado – Horários: 18h20 – 21h20 – Sala 4 – Dublado – Horários: 16h30 – 21h45 QUARTO DE GUERRA – A ORAÇÃO É UMA ARMA DE PODEROSA – Sala 6 – Dublado – Horário: 22h15 – Sala 7 – Dublado – Horários: 18h10 – 21h00 ALVIN E OS ESQUILOS: NA ESTRADA – Sala 7 – Dublado – Horários: 13h30 – 15h45 VAI QUE DÁ CERTO 2 – Sala 8 – Horários: 13h40 – 16h15 – 18h45 – 21h10 ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE 3 – A FALÊNCIA FINAL – Sala 9 – Horários: 13h10 – 15h35 – 18h00 – 20h40(A) Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (16/01) e Domingo (17/01).

CINEMARK TAMBORÉShopping TamboréAv. Piracema, 669 O BOM DINOSSAURO – Sala 1 – Dublado – Horários: 11h10 - 13h40 - 16h10 - 19h00 – Sala 2 – 3D – Dublado – Horários: 12h10 - 14h40 - 17h10 - 20h00 - 22h30 OS 8 ODIADOS – Sala 1 – Dublado – Horário: 21h40 – Sala 4 – Horário: 15h50 SNOOPY & CHARLIE BROWN - PEANUTS: O FILME – Sala 3 – 3D – Dublado – Horários: 11h50 - 14h10 - 16h30 - 18h50 - 21h10 – Sala 9 – Dublado – Horários: 12h50 - 15h10 - 17h30 - 19h50 STEVE JOBS – Sala 4 – Horários: 13h00 - 19h30 - 22h50 (A) – Sala 9 – Horário: 22h10 CREED: NASCIDO PARA LUTAR – Sala 5 – Dublado – Horários: 12h30 - 15h30 - 18h40 - 21h50 ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE 3 - A FALÊNCIA FINAL – Sala 6 – Horários: 14h00 - 16h40 - 19h20 - 22h00 ALVIN E OS ESQUILOS: NA ESTRADA – Sala 7 – Dublado – Horários: 11h00 - 13h20 - 15h40 VAI QUE DÁ CERTO 2 – Sala 7 – Horários: 18h00 - 20h30 - 23h00 (A) STAR WARS - O DESPERTAR DA FORÇA – Sala 8 – 3D – Dublado – Horários: 14h30 - 20h50 – Sala 8 – Dublado – Horários: 11h20 - 17h40(A) Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (16/01).

CINEMARK GRANJA VIANAShopping Granja VianaRod. Raposo Tavares, Km23 - Cotia ALVIN E OS ESQUILOS: NA ESTRADA – Sala 1 – Dublado – Horários: 11h20 (A) - 13h40 - 16h00 STAR WARS - O DESPERTAR DA FORÇA – Sala 1 – Horários: 18h20 - 21h20 – Sala 3 – 3D – Horário: 22h00 OS 8 ODIADOS – Sala 2 – Horário: 22h20 SNOOPY & CHARLIE BROWN - PEANUTS: O FILME – Sala 2 – 3D – Dublado – Horários: 13h20 - 15h40 - 18h00 - 20h10 O BOM DINOSSAURO – Sala 3 – 3D – Dublado – Horários: 12h15 - 14h40 - 17h05 - 19h30 VAI QUE DÁ CERTO 2 – Sala 4 – Horários: 13h00 - 15h25 A GRANDE APOSTA – Sala 4 – Horários: 17h50 - 20h45 ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE 3 - A FALÊNCIA FINAL – Sala 5 – Horários: 14h00 - 16h35 - 19h10 - 21h45(A) Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (16/01) e Domingo (17/01).

PROGRAMAÇÃO

DE CINEMA

Sexta-feira, 15 de janeiro de 201610 Cinema

Os irmãos duvidam que a mulher que se apresenta com curativos como sua mãe, seja realmente ela

Filhos.comPaloma [email protected]

Passei uma vida inteira achando que pai e mãe eram pessoas muito convictas em suas decisões. Sempre achava que eles sabiam muito bem o que estavam fazendo, sem sombra de dúvidas. Até quando estava na adolescên-cia, apesar de questionar algumas

decisões, nunca achei que eles pudessem ter dúvidas ou se arre-pender de algumas delas…

Mas a vida dá voltas e só quando a gente sente e se vê no papel de pai ou mãe que percebe que as coisas não são tão simples assim. Apesar de todo instinto

A culpa

materno (que realmente existe), vira e mexe a gente se sente cul-pada por uma ou outra escolha.

A culpa faz parte da materni-dade assim como o arroz faz um belo par com feijão. Diariamente, você terá que tomar várias deci-sões e se arrependerá de muitas. Mas com certeza, isso não era o que a gente esperava.

Você se sente culpada por não saber o que fazer, por se sentir cansada, por deixar o bebê com roupa de calor e depois ele ficar resfriado, por ter que colocá-lo na escolinha muito cedo, por ter dor ao amamentar, por ter que trabalhar fora ou por abandonar a carreira para cuidar dos filhos, etc. Se sente culpada até por

sentir tanta culpa.No começo, é quase enlou-

quecedora essa sensação. É muito receio de errar e a gente se sente muito perdida, é martírio na certa.

Mas como tudo nessa vida tem um lado bom, a culpa faz com que você reveja a sua relação com seus pais e depois de anos, você entende que muitas deci-sões que foram tomadas por eles também foram acompanhadas desse sentimento de culpa que persegue as mães desde sempre.

Então você respira fundo, olha para traz e percebe que precisa tentar seguir em frente da maneira mais tranquila possível. Não é fácil. Maternidade é ten-

tativa e erro. Não existe fórmula certa. Cada relação de mãe e filho é única. O que funciona com seu filho mais velho talvez não resolva com o caçula. E a vida é assim com todo mundo.

Se perdoe mais. Você tomará milhares de decisões, uma certas outras erradas, e mesmo que você se sinta culpada, não permita que esse sentimento te faça sentir uma péssima mãe. O medo de errar e a responsabilidade de ter alguém totalmente dependente das suas escolhas é um combi-nação bombástica mas pode ter certeza que qualquer decisão ba-seada no amor incondicional que a maternidade faz nascer jamais vai ser uma escolha errada.

BOA NOITE MAMÃEO SEU PIOR PESADELO ESTÁ EM CASAO FILME AUSTRÍACO FOI COGITADO PARA O OSCAR 2016, MAS FICOU DE FORA DA PREMIAÇÃO, ANTES, O FILME DE TERROR VENCEU COMO MELHOR FILME NO FESTIVAL DA CATALUNHA

Numa casa isolada na zona rural entre bosques e o campo residem dois irmãos gêmeos, de 10 anos, que estão esperando por sua mãe. Quando ela volta, com o rosto cheio de curativos e coberto por ataduras, após uma cirurgia plástica, nada é como era antes. Distante e misteriosa, ela se fecha no mundo dela e não interage mais com os filhos ou com o mundo ex ter ior. Começando a duvidar que esta mulher é realmente sua mãe, os meninos decidem descobrir a verdade a qualquer preço.

O l o n g a f o i e x i b i d o no Fe s t i v a l I nt e r n a c ion a l

d e To r o n t o , n o F e s t i v a l Internaciona l de Roterdã e no Festival Internacional de Veneza. Também foi vencedor do Prêmio Mel iès D’Argent de Melhor Filme no Festival I n t e r n a c i o n a l S i t g e s , n a Catalunha.

C om pr at ic a mente t rê s p e r s on a ge n s a p e n a s , e s s a produção austr íaca conta a história de dois irmãos gêmeos que esperam ansiosamente sua mãe chegar de uma cirurgia misteriosa (pelo menos para o espectador). Ao chegar, seu rosto está coberto por bandagens, o que assusta as cr ianças e

o fato da mãe começar a ter acessos de fúria e depressão, desper tam nos irmãos uma bizarra sensação de que aquela pode não ser a mãe deles.

Dá pra falar que os diretores Severin Fiala e Veronika Franz conduzem a narrativa de forma bri lhante sem jamais deixar escapar um detalhe ou revelar um seg redo na hora cer ta , bem como os enquadramentos que além de claustrofóbicos, despertam a desconfiança e o desconforto por mais aberta que seja a cena, além da trilha minimalista mas que parece onipresente como um zumbido

no ouvido dizendo que algo de muito ruim está pra acontecer.

Mas é o roteiro que merece ainda mais aplausos. Sua grande sacada é que jamais conhecemos a dinâmica da família antes do acidente. Então não temos parâmetro para julgar se o que está acontecendo é realmente signif icativo ou se é fruto de uma imaginação infantil. Além disso, prat icamente não há fotos que revelam o rosto da mãe, o que torna o suspense a i n d a m a i s s i n i s t r o . E a reviravolta do terceiro ato pode tranquilamente ser comparada com “O Sexto Sentido”, pois o espectador vai ter vontade de assistir o filme de novo apenas para tentar perceber aquelas

dicas que estavam lá a todo momento. Só aqueles muito atentos (mas muito) podem ter um vislumbre do que é.

“Boa Noite Mamãe” é um suspense de primeira linha com um toque macabro europeu e imperdível para quem gosta do cinema que surpreende.

Curiosidade:No f inal das contas, o menino tem dois distúrbios mentais. Um é a nossa conhecida esquizofrenia e o outro se chama Síndrome de Capgras, onde a pessoa acha que um ente querido ou membro familiar foi substituído por u m i mpostor. E não é coincidência que essa síndrome geralmente vem associada com a esquizofrenia.

Os irmãos buscam respostas para dúvidas com relação a identidade de sua mãe

A mãe dos irmãos

gêmeos volta de

uma cirurgia plástica com o rosto cheio de curativos

DIVULGAÇÃO/PLAYARTE

11Sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

EsportesTécnico novo!

O Grêmio Osasco anunciou seu novo treinador para o Paulista

da Série A3. A equipe será comandada por Lucas Macorin,

técnico campeão paulista Sub-15 pelo Osasco Audax em 2015. Lucas

tem apenas 24 anos de idade.

PassagemA tocha chega por volta das 15 horas, na avenida dos Autonomistas e a cerimônia de celebração da passagem da tocha acontece a partir das 18h55, no Estádio José Liberatti.

Tocha Olímpica21 de julho será especial para Osasco. O fogo olímpico passa pelo munícipio em uma mega operação organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Mais um ano se encerra e após quatro competições na categoria es-porte chega o momento da diretoria da LFAO fazer o balanço anual para que possam iniciar os trabalhos em 2016..

O patrocínio exclusivo da Vivo, através da Lei de Incentivo ao Esporte, foi um dos principais pontos citados pelo presidente da entidade, Carmônio Bastos, em entrevista ao programa Amadores da Bola, na TV Esporte Mais. "O

fato de termos fechado com a Vivo a cota completa de patrocínio da competição, nos possibilitou tocar o ano sem preocupações, pudemos apenas focar na administração da Copa Incentivo e seguir trabalhan-do também em outros projetos que ainda necessitavam da captação de recursos, mas desta vez com o Governo do Estado".

Além da tão conhecida e acla-mada Copa Incentivo, a LFAO ten-tou repetir neste ano a Copa União, torneio disputado na temporada passada durante a Copa do Mundo com apoio da Secretaria de Espor-tes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, SELJ-SP, mas devido a alguns contratempos a captação de recursos para o torneio não foi possível, porém se a Copa União não saiu do papel neste ano, o projeto Criança e Adolescente – Quem Ama Cuida foi renovado, com sua prin-

cipal patrocinadora permanecendo (Arcelormittal) e outras empresas chegando para completar a cap-tação, porém os nomes ainda não foram divulgados em sua totalidade pela diretoria da Liga.

Em 2015 foram mais de 1000 jovens beneficiados pelo projeto que tem o Grêmio Osasco Audax como parceiro na inclusão de sua metodo-logia de trabalho para o ensino do futebol, somados a pelo menos 7000 atletas participando da Copa Incen-tivo, a LFAO bate seu recorde de inscritos em uma única temporada e a tendência é continuar crescendo de acordo com Carmônio. "Neste ano tivemos mais de 100 equipes participando da Copa Incentivo e o planejamento para o próximo ano é de que este número participe apenas da 3ª Divisão, dando um salto de 50% no número total de participantes. Abrimos as inscrições para uma pré-lista de participação em novembro e em menos de uma hora tivemos mais de 120 times procurando a sede da LFAO, mais um fator que demonstra que nosso trabalho é bem aceito".

Para alcançar tal feito, a direção da LFAO terá muito trabalho pela frente, para que a competição saia do papel com este número de clubes participantes é necessário que a captação de recursos do projeto seja feita por completo, não deixando nenhuma cota em aberto e para que isto aconteça a equipe de diretores que trabalha lado a lado com Car-mônio segue fazendo contatos com empresas interessadas. "Ter um pa-trocínio nos mesmo moldes da Vivo seria maravilhoso, mas sabemos que a crise está afetando o mundo todo e o futebol não escapa, portanto vamos utilizar de todos os recursos que tivermos para completarmos a cota do projeto o quanto antes para dar andamento nos preparativos das competições de 2016 – finalizou o presidente da LFAO."

O atendimento aos clubes na sede da LFAO estará suspenso até o dia 18 de janeiro, mas neste meio tempo a parte administrativa da en-tidade continuara lutando para que o ano de 2016 seja ainda mais positivo para o futebol amador que mais cresce dentro do estado de São Paulo.

Osasco perde mais uma na Superliga

LFAO tem ano positivo e fi naliza planejamento para a temporada de futebol 2016

Secretaria de Esporte abre inscrições para ginástica rítmica

O TIME OSASQUENSE TEM 10 VITÓRIAS E QUATRO DERROTAS E ESTÁ NA QUARTA POSIÇÃO DA SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI. NO SÁBADO, 16, O VÔLEI NESTLÉ OSASCO ENFRENTARÁ O SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE/SÃO CAETANO, ÀS 14H45, NO LAURO GOMES, EM SÃO CAETANO. O TIME PRECISA VENCER PARA VOLTAR A LUTAR PELA LIDERANÇA

O Rio do Sul/Equibrasil (SC) conseguiu um importante resulta-do na Superliga feminina de vôlei 15/16. Diante de 4.000 torcedores em Lages (SC), o time catarinense venceu, o Vôlei Nestlé de Osasco por 3 sets a 2 (14/25, 25/14, 21/25, 25/19 e 16/14), em 2h45 de jogo, no ginásio Jones Minosso. A partida foi válida pela terceira rodada do returno da competição.

Na classificação geral, o Vôlei Nestlé segue em quarto lugar, com 29 pontos (10 resultados positivos e quatro negativos).

O Dentil/Praia Clube (MG), que nesta terça-feira venceu o Terracap/Brasília Vôlei (DF) por 3 sets a 1, está na liderança, com 36 pontos. O Rexona-AdeS (RJ), com um jogo a menos que o time de Uberlândia (MG), é o segundo colocado, com 35 pontos, e o Camponesa/Minas (MG), o ter-ceiro, com 33 pontos.

A líbero Camila Brait lamen-tou a derrota e os erros do time de Osasco. "A equipe desperdiçou

muitos ataques e deixou de marcar em várias viradas. Rifamos demais as bolas, enquanto elas estavam defendendo muito bem. Com isso, acabamos perdendo a paciência”, afirmou Camila Brait.

O Vôlei Nestlé Osasco enfren-tará o São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP) no sábado, 16, às 14h45, no Lauro Gomes, em São Caetano (SP).

Para quem deseja ser uma futura Viviane Oda, campeã Sul--Americana individual e por equipe na categoria pré-infantil em 2015, este é o momento. Pela primeira vez, Osasco abre inscrições para ginástica rítmica. Para meninas de 4 a 12 anos que desejarem se inscre-ver, a seleção será em fevereiro, no Ginásio de Esporte Professor José Liberatti, na rua Jubair Celestino, 150, em Presidente Altino.

A ginástica rítmica é uma mo-dalidade exclusivamente feminino; com provas individuais e em grupo. As apresentações podem ser com mãos livres ou com aparelhos, como fita, corda, maças, bola e arcos. O esporte tem uma combinação do ballet clássico e da dança, com movimentos que encantam pela graça e beleza.

Todas as avaliações serão re-

alizadas entre os dias 01 e 04 de fevereiro. É necessário comparecer com roupa confortável que facilite os movimentos e trazer documento de identificação.

A seleção de meninas com idades entre 4 e 9 anos acontecerá nos dias 01 e 03 de fevereiro, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para garotas com idades entre 10 e 12 anos a seleção será nos dias 02 e 04 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30.

O secretário de Recreação, Es-porte e Lazer, Tinha Di Ferreira, ex-

plica a importância da seleção para a modalidade: “Muitas meninas não se interessam especificamente pela ginástica artística ou pelo ballet. A ginástica rítmica é uma modalidade que atrai muitas garotas. É a opor-tunidade de descobrirmos alguns talentos”, comentou.

ServiçosSeleção para Escola de Ginástica Rítmica Local: Ginásio de Esporte Professor José LiberattiEndereço: Rua Jubair Celestino, 150 - Presidente AltinoDatas e horários: De 4 a 9 anos - 01 e 03 de fevereiro, das 9h às 11h e das 14h às 16hDe 10 a 12 anos – 02 e 04 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30

VÔLEI FEMININO

ESPORTE AMADORMODALIDADE OLÍMPICA

A equipe desperdiçou muitos ataques e deixou de marcar em várias viradas. Rifamos demais as bolas."

“Camila Brait, líbero do Osasco

A ENTIDADE MÁXIMA DO FUTEBOL AMADOR OSASQUENSE VOLTA NESTA SEGUNDA, 18

Carmônio Bastos (centro), presidente da liga ao lado de colaboradores

Luiz Carlos [email protected]

MENINAS ENTRE 4 E 12 ANOS PODEM SE INSCREVER. A SELEÇÃO É EM FEVEREIRO

O ginásio em Santa Catarina fi cou lotado para assistir o jogo entre catarinenses e paulistas

EsportesTocha Olímpica21 de julho será especial para Osasco. O fogo olímpico passa pelo munícipio em uma mega operação organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Sexta-feira, 15 de janeiro de 201612

CLASSICORREIO Para anunciar ligue: 3681-0914

_______________ VENDO BAREndereço: Av. Cé-sar Abraão nº 459 - Jd. Bela Vista. Em frente ao IML. Con-trato 5 anos com o proprietário. Tratar com Rubão. Fones: 95355.6524 (Tim) ou 97427.6140 (Vivo)_______________VENDO BANCA DE JORNAIS E REVIS-TASSó a lata. De 1,70m x 4,50m. Na Av. An-tônio Carlos Cos-ta nº 816. Valor só R$ 3.000,00. Fone: 2778.1267_______________VENDO LANCHO-NETE E PASTELA-RIAB e m m o n t a d a . Na Av. Santo An-tônio nº 1639. Fo-nes: 3682.3316 ou 99594.2833_______________VENDO BARNa Av. Lucianinho Melli. Próx. ao Cen-tro de Osasco. Com 3 mesas de sinuca alugadas. Local de muita movimenta-ção. Ambiente fami-liar, clientela já feita. Aluguel direto com o proprietário. Inte-ressados entrar em contato com Manoel. Fones: 3683.2875 o u 9 7 1 5 6 . 5 5 7 5 (Vivo)_______________OPORTUNIDADEPossibilidades de ganho acima de R$ 2.000,00... Seja um(a) representante da marca Golf Play. Comercialize na sua cidade, sem buro-cracia e ótima lucra-tividade. Empresa do ramo de camisaria feminina e masculi-na. Tratar com Rose. Fone: 97383.7392_______________BAR E RESTAU-RANTEVendo! Todo equipa-do. Mal trabalhado, mas com grande chance de crescer. Em Av. movimen-tada. Local seguro, ao lado do 1º D.P. e SAMU, do Vila Pes-tana. Aluguel direto com o proprietário. Sem fiador, e sem depósito fi ança. Pre-ço de ocasião. Tratar com Almir. Fones: 97090.1222 (Vivo) ou 96500.5700 (Tim)_______________

_______________VENDE-SE LAN-CHONETEE ponto comercial. Na Av. João de An-drade nº 971, Santo Antônio - Osasco/SP. Em frente ao Pronto--Socorro. Excelente ponto comercial._______________ACEITO DOAÇÃODe freezer, geladei-ras, micro-ondas e eletro domésticos em geral. WhatsApp: 94943.7456. E-mail: p r o m e s s a f r i o @r7.com_______________O F E R E C E - S E COMO CASEIRODesejo fi xo + extra. Realugando a chá-cara p/ eventos dire-cionados. Facebook: Ricardo Dinheiro. E-mail: [email protected]_______________VENDE-SE BANCA DE JORNAISEm Osasco. No Jd. D’Ávila. Há 35 anos no mesmo local. Ótimo estado de conservação. Com abertura na calçada da padaria. Cotas de jornais e revis-tas tudo OK. Obs: Que os interessa-dos tenham nome limpo em todos os órgão públicos, pois a transefrência exi-ge que possuam. Valor R$ 90.000,00 só à vista. Tratar com Francisco. Fo-nes: 95802.2270 ou 95291.0517 (Tim)

_______________BUFFET A DOMI-CÍLIOCasamentos, noi-vados, batizados, infantil, aniversários, churrasco, massas, coquetel, pizza, co-mida mineira, comi-da de boteco, fi nger food, decoração, mesa de frutas de-corada. Veja fotos no site: www.cel-soesilvanaeventos.com.br. Fone: (11) 99566.7682. E-mail: [email protected]_______________VENDO PROJETOS EXCLUSIVOSN a c i o n a l m e n t e . Máquina de cortar grama e suporte p/ plantas. Com clien-tes em todo o Brasil. Tratar com Antunes. Fone: 99775.0943_______________

_______________GESSOForros, molduras, sancas, dr ywal l . Tratar com Alberto. Fones: 99845.8727 (Vivo) ou 98433.1408 (Tim/ WhatsApp)_______________ EXCURSÕES 201617/01: Festa da Uva em Jundiaí – 25/01: Aparecida do Norte – 14/02: Magic City em Suzano, com piscina com ondas de água quente, parque de diversões, café da manhã e almoço – 21/04 à 23/04: Olím-pia. Tratar com Neide. Fones: 3784.6193, 9 8 0 8 4 . 3 4 0 3 o u 96394.6650_______________TERAPIAS ALTER-NATIVASMassoterapia, acu-puntura, estética, drenagem e magne-toterapia p/ dores e distúbios e geral. 17 anos de experiência. Tratar com Rose. Fo-nes: 3686.2257 ou 96954.3243 (What-sApp)_______________NADA IGUALAzenka Cosméticos, a empresa que faz a diferença no mer-cado. Ex: Aumento sem aviso prévio, os associados retiram os perfumes a R$ 30,00 cada. Show! E muito mais. Fabri-cação própria. Fo-nes: 3449.8614 ou 97377.6037 (What-sApp). Site: www.m y a z e n k a . c o m .br/15799 E-mail: [email protected]_______________DINHEIRO FÁCIL SEM CONSULTA AO SPC/ SERASAConsignado. P/ servi-dores do governo de SP, Federal, PM,IPREM, INSS, apo-sentados e pensionis-tas. Solicita seu car-tão de crédito, ativo e inativo. Prefeitura de Barueri ativo. Compra dívida, BMG, Brades-co e Santander. Sem margem a solução e débito em conta. Informações nos Fo-nes: (11) 4144.7688, 4 7 7 3 . 7 2 7 5 o u 97343.6737. Site: www.credessen-cialsp.com.br_______________LOJA DE MÓVEIS SEMINOVOS E USA-DOSCompra - Vende - Tro-ca. Fazemos carreto com caminhão baú. Aceitamos cartões de crédito e débito. Parcelamos em 3x sem juros. Endereço: Rua Portugal nº 43, Jd. Oriental - Osasco. Fones: 3592.6550, 9 6 9 4 3 . 6 0 4 2 o u 94705.9159 (What-sApp)_______________DORGIVAL CONS-TRUÇÕES E SER-VIÇOS DIVERSOSFones: 3448.2627 ou 98599.1139. Site: www.dorgivalconstru-cao.com; E-mail: [email protected]; e Facebook: Dorgival Construções e Reforma_______________

_______________MASSAGEM ANTI ESTRESSERelaxante e terapêu-tica. Próx. à Av. Flora. Fones: 3448.8295 ou 98700.7274_______________PLANOS DE SAÚ-DE E ODONTOLÓ-GICOPromoção, só este mês! BioVida - De 54 à 58 anos: Só R$ 179,55 e acima de 59 anos, só R$ 295,00; e de 0 à 18 anos R$ 82,00. Empresa, a patir de 0 à 18 anos R$ 58,89. Peça sua cotação por e-mail: [email protected] ou site: www.alconsultoriae-msaude.com Ende-reço: Rua Prof. José Azevedo Minhoto nº 391 - Km18. Fo-nes: 3654.1933 ou 2804.1018_______________

_______________ CASA À VENDA ITAPEVICom 2 dorms., sala e coz. Terreno de 260m². À 200 me-tros da Estação de Trem. Valor só R$ 220.000,00. Fones: 95445.6264 (Tim) ou 97379.4065 (Vivo). Entrar em contato das 8h às 20h_______________ VENDE-SE 2 PRO-PRIEDADESNa Av. Sarah Velo-so nº 349. Sendo uma propr iedade de 5x25 = 125m². E outra de 15 x 25 = 375m². Boas p/ fi ns comerciais. Fones: 95445.6264 (Tim) ou 97379.4065 (Vivo). Entrar em contato das 8h às 20h_______________

_______________ VENDO CASA PQ. AUGUSTUS - GAI-VOTAS - ITANHAÉMSendo 1 do r m. , w . c . , s a l a e coz . Te r reno de 12mx25m, área de 300m². Com 50m² de construção + 50m² de área co-berta. Toda mura-da. À 600 metros d a p r a i a . C o m água, luz, asfalto, esgoto, tel., cerca elétrica e monito-ramento 24 horas. Documentação OK. Tratar com Amaury. Fones: 3686.8186 ou 99944.6326_______________VENDO CASA JA-GUARÉ!Sendo 2 dorms., sala, suíte, coz., a.s., quintal e 2 vagas. Aceito apto como parte de pagamen-to. Creci: 18.264-J. Fone: 99348.6704_______________VENDO CASA TÉR-RA OSASCO!Sendo 2 dorms., salas, coz., w.c., a.s., quintal e 2 va-gas. Valor só R$ 310.000,00. Aceito imóvel como parte de pagamento. Cre-ci: 18.264-J. Fone: 99348.6704_______________

_______________VENDO TERRENO OSASCO!Boa localização. Óti-ma topografia. De 8x30 = 240m². Valor só R$ 215.000,00. Crec i : 18 .264-J. Fone: 99348.6704_______________VENDO SOBRA-DÃO JAGUARIBE!Com 3 dorms., su-íte, close, sacada, w.c., copa, coz., sala, quintal, a.s. e 4 vagas. Bom aca-bamento. Ace i to apto. Creci: 18.264-J. Fone: 99348.6704_______________ VENDE-SE TER-RENONa Rod. Castelo Branco. À 300 me-tros da rodovia. Ao lado da Capelinha da Pamonha. No Km30. Terreno de 15 x 50 = 750m². Topograf ia semi-plana. Bom p/ resi-dência ou galpão. Escritura OK. Va-lor R$ 125.000,00. Fones:95445.6264 (Tim) ou 97379.4065 (Vivo). Entrar em contado das 8h às 20h_______________

_______________VENDE-SE CASA TÉRREA PRESI-DENTE ALTINOV a l o r s ó R $ 130.000,00. Tratar com Fernanda. Fone: 98097.6333 (Oi)_______________CHÁCARA EM IBI-ÚNADe 1.000m². Com pequeno bosque e rede elétrica. Próx. ao asfalto. Em bairro com mercado, pada-ria, ônibus municipal. Valor R$ 40.000,00. Sendo R$ 10.000,00 de entrada, e restan-te em 2 anos. Aceito carro no negócio. Tratar direto com o proprietário. Fo-nes: 97205.2655 ou 99350.5782 (What-sApp)_______________VENDE-SE TERRE-NONa Região de Itape-vi. Próx. à Estação Ambuitá. De 5x25. Terreno plaino. Valor R$ 33.000,00. Aceito carro como parte de pagamento. Tratar com Cândido. Fones: 95557.5003 (Vivo) ou 96537.7916 (Oi)_______________

_______________TORRE DE PEDRARod. Castelo Bran-co - Km 167. Vendo chácara de 6.500m². Com casa de 2 dor-ms., sala, coz. e w.c. Valor R$ 150.000,00. E mais 2 terrenos. No Centro. Sendo um de 450m². No valor de R$ 45.000,00. E outro de 200m². No valor de R$ 35.000,00. Estudo proposta. Tratar com o proprietário. Fones: (11) 3375.8835, (11) 99804.4741 (Vivo) ou (11) 96355.5168 (Tim)_______________TORRE DE PEDRARod. Castelo Branco - Km 167. Vendo uma chácara de 1.700m². Com casa de 2 dor-ms., 2 w.cs., sala, coz. e a.s. Na Rua Principal. Valor R$ 230.000,00. E mais dois terrenos. Sendo um de 1.100m². Com água e luz. No Cen-tro. No valor de R$ 80.000,00. E outro de 7.500m². No valor de R$ 50.000,00. Estudo proposta. Tratar com o proprietário. Fones: (11) 3375.8835, (11) 99804.4741 (Vivo) ou (11) 96355.5168 (Tim)_______________VENDO APTO QUI-TAÚNADe 167m². Com 2 dorms., sala, coz., a.s., w.c. e 1 vaga coberta. Totalmente reformado. Portaria 24 horas. Próx. à Estação de Trem, ponto de ônibus, pa-daria, etc. Valor R$ 320.000,00. Direto com o proprietário. Fone: 99991.3671_______________VENDO TERRENO JAGUARÉ!Boa local ização. Próx. ao Balão. Sen-do 10x39 = 390m². Ótimo p/ 2 unidades. Preço de ocasião. Creci: 18.264-J. Fone: 99348.6704_______________

_______________VENDE-SE TERRE-NO PIRAJÚ SPDe 8x20 = 160m². Valor R$ 40.000,00 e transfere dívida. Tratar com Wilson. Fones: 4789.4588 ou 96201.1270 (Oi)_______________VENDE-SE CHÁ-CARADe 5.000m². Em Piedade. Tratar com Sr. Marcelo. Fone: 98164.2118 (Tim)_______________VENDO TERRENO EM ITANHAÉMNo Jd. Califórnia, ao lado do Gaivota. De 305m². Terreno de esquina. À 1.200 metros da praia. Com escr i tura e IPTU em dia. Valor R$ 45.000,00. Tra-tar com Manoel. Fo-nes: 3683.2875 ou 97156.5575 (What-sApp)_______________V E N D O A P TO S CENTRO DE OSAS-COApto de 67m². Com 2 dorms., sendo 1 suíte, sala 2 ambien-tes, coz., lavanderia, terraço, 1 w.c. e 1 vaga. Novo. Valor R$ 467.000,00. 20% de entrada. E apto de 76m². Com 2 dor-ms., sendo 2 suítes, sala 2 ambientes, coz., lavander ia, terraço, lavabo e 1 vaga. Novo. Lazer completo. Valor R$ 470.000,00. 20% de entrada. Tratar c o m Te i d e . Fo -nes: 2803.6005 ou 99655.9124_______________VENDO TERRENO 750M²Recanto das Ma-ravilhas - Santana de Parnaíba. Docu-mentação OK. Va-lor R$ 120.000,00. Acei to carro até R$ 60.000,00 res-tante em dinheiro, ou negocio. Fone: 94199.0315_______________

______________VENDO/TROCO/ALUGOSalão comercial , em Sorocaba. Va-lor R$ 150.000,00. L o t e d e 2 0 0 m ² - Reserva Rose-lândia, em Itapevi. Valor R$ 90.000,00. Lote de 126m² - Vila do Conde, em Barueri. Valor R$ 160.000,00. E alu-go sala/escritório, montado. Na Av. Sara Veloso. Valor R$ 450,00. Fones: 97994.9092 (Oi) ou 99909.4212 (Vivo)______________V E N D O Á R E A 20X50 = 1.000M²Em San tana de Parnaíba. Com es-critura. Pode cons-truir comercial ou residencial. Valor R $ 2 8 5 . 0 0 0 , 0 0 . Acei to carro até R$ 50.000,00 ou negociamos. Tratar com Nunes. Fone: 94199.0315______________C A S A T É R R E A NOVARecanto das Ma-ravilhas. Constru-ção nova. Com 2 dorms., sala, coz., w.c., a.s. + 2 vagas e quintal. OK p/ fi-nanciamento. Valor só R$ 238.000,00. 20% de entrada. Tratar com Nunes. Fone: 94199.0315______________VENDO APTO RE-CANTO DAS RO-SAS OSASCOC o n d . fe c h a d o. Sendo 2 dorms., sa la , coz. , w.c . , lavander ia, quin-tal e vaga de ga-ragem. Valor R$ 120.000,00. Acei-to ca r ro a té R$ 25 .000,00 como parte de pagamen-to. CSD. 12 anos de R$ 168,00. Tratar com Fernando. Fo-nes: 2576.8220 ou 94737.3102 (What-sApp)______________

Ref. 1/15

R$ 1.180.000,00

R$ 1.180.000,00

Ref. 2/15

R$ 750.000,00

R$ 950.000,00

R$ 700.000,00

R$ 950.000,00

R$ 850.000,00

Ref. 8/15

R$ 1.200.000,00

Ref. 3/15 Ref. 4/15

Ref. 5/15 Ref. 6/15 Ref. 7/15

MORE AO LADO DE ALPHAVILLERESIDENCIAL TARUMÃ - SANTANA DE PARNAÍBA

ALZIRA [email protected] - 96599.0066 | 97392.0299 | 96514.3459

CRECI 75.398

AULAS PARTICULARES Matemática, Física e Cálculo

Reforço, listas de exercícios, trabalhos e etc.Com professor graduado em Física pelo Mackenzie e mestre em Física pela USP

Para Osasco e Região Oeste de São Paulo A partir de R$ 50,00/Aula.

Preços especiais para 2 ou mais estudantesContato: [email protected] ou 95943-5061 (TIM) / 97122-6968 (Oi)

Falar com Samuel.

LEILÃO JUDICIAL – OPORTUNIDADE ÚNICAPRÉDIO É ASSOBRADADO

RUA IPIRANGA, Nº 59, JARDIM SANTO ANTÔNIO

• SALA• 3 DORMITÓRIOS• BANHEIRO• COZINHA• ÁREA TOTALCONSTRUÍDADE 52,50M² MATRÍCULA 18.395, NO 1º CRI OSASCO/SP

LANCE INICIAL:R$ 298.000,00

ENCERRAMENTO: 19/01/16 ÀS 15H

GUSTAVO REIS

LEILOEIRO PÚBLICO OFICIALJUCESP Nº 790

INFORMAÇÕES: 11 3101.1888 | 11 [email protected] | www.stiloleiloes.com.br

13Sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

_______________V E N D O Á R E A 5.000M²Chácara Solar II - Santana de Parna-íba. Com escritura. OK p/ construção de prédio ou vila. À 200 metros da Av. Tenente Marques. Tratar com Nunes. Fone: 94199.0315_______________

_______________ALUGO NA PRAIA GRANDEKitnet ou apto. Próx. ao mar. Também faço o transporte. Preços populares. Reservas com Orlando. Fone: 4187.4127. Entrar em contato das 20h às 22h_______________PRAIA GRANDE CI-DADE OCIANAlugo p/ temporada, fi ns de semana, Na-tal e Ano Novo. Apto com 1 dorms., sala, coz. e w.c. Frente p/ o mar. Fone: 3608.5706_______________

________________ALUGA-SE APT PRAIA GRANDECanto do Forte. P/ no máximo 6 pessoas. Com TV, ventiladores e garagem. À 3 quadras da praia. P/ tempora-da. Valor R$ 100,00 a diária. Tratar com Luiz. Fones: 3682.6012 ou 99722.4454________________A L U G A - S E J D. D’ABRIL3 cômodos. Sem ga-ragem. Próx. ao ponto final do ônibus Lar-go de Osasco. Valor R$ 700,00 já incluso IPTU. Tratar com Ilda. Fones: 3609.7386 ou 94962.8180________________ALUGO APTO OU KITNET NA PRAIABeira mar. Na Praia Grande - Cidade Ocian (Centro). Todo confor to. P/ tem-porada. Tratar com Suzy. Fones: (11) 3691.1340 ou (11) 97316.7944________________ALUGO 3 CÔMO-DOS JD. BONANÇASendo 1 dorm., sala, coz., w.c. e lavande-ria. Sem garagem. Valor R$ 730,00. Aceito depósito. Tra-tar com Fernando. Fones: 2576.8220 ou 94737.3102 (What-sApp)_______________

_______________ALUGA-SE CASACom 3 cômodos. Sendo dorm., sala e coz. Com gara-gem p/ 2 carros, com portão automático. No Pq. Santa Tere-za - Carapicuíba. Valor R$ 700,00. Tratar com Vilma. Fones: 3592.9194 ou 3462.3193_______________ALUGO 2 CASASTipo cond. Novo Horizonte. Com 4 cômodos grandes. Sendo 2 dorms., sala, coz., w.c. e lavanderia. Sem ga-ragem. Com água e luz independen-tes. Valor R$ 700,00 cada casa. Aceito depós i to. Tra ta r com Fernando. Fo-nes: 2576.8220 ou 94737.3102 (What-sApp)_______________ALUGO CASA NOS FUNDOS JD. ORIEN-TAL OSASCOCom 4 cômodos. Sendo 2 dorms., sala, coz. com lavan-deria e w.c. Sem ga-ragem. Todo em piso frio. Sem animais. Valor R$ 800,00. Se-guro fiança. Tratar com Fernando. Fo-nes: 2576.8220 ou 94737.3102 (What-sApp)_______________

______________________________ALUGO ARMAZÉM OSASCODe 1.000m². Meza-nino e refeitório. Na Rua Anhanguera nº 188. Fones: (11) 2275.2158 ou (11) 95059.3090_______________CASA JD. ORIEN-TAL OSASCOCom 4 cômodos. Com 2 dorms., sen-do 1 suíte, sala, coz., w.c. e lavande-ria. Com garagem. Próx. ao Centro de Osasco. Valor R$ 1 .500 ,00 . Ace i -to depósito. Tratar com Fernando. Fo-nes: 2576.8220 ou 94737.3102 (What-sApp)_______________ALUGO APTO JD. ORIENTAL OSAS-COSendo 1 dorm., sala, coz., w.c. e lavande-ria. Próx. ao Centro de Osasco. Valor R$ 870,00 com cond. Aceito depósito. Tra-tar com Fernando. Fones: 2576.8220 o u 9 4 7 3 7 . 3 1 0 2 (WhatsApp)_______________ALUGA-SE VAGAS P/ MOÇASAmbiente familiar. Todo mobiliado. Vagas individuais e somu-nitárias. No Vila Yara. Próx. ao mercado Solar. Incluso água, luz, gás e internet. Tratar com Lourdes. Fones: 3654.4197 ou 96851.4470 (What-sApp)_______________

_______________VENDE-SE TEM-PRA 2.0 ANO 93Cor preto (carbona-do). À gasolina. Ro-das aro 15. Comple-to. Valor R$ 4.500,00. Acei to proposta. Tratar com Rildo. Fones: 3696.7070, 95295.8105 (Tim) ou 98956.7649 (Claro)_______________

Para anunciar ligue: 3681-0914Para anunciar ligue: 3681-0914F RAF RAF RAF RA

B TAB TAF RAB TAF RAB TAF RAB TAF RAB TAF RA

_________________ABAJURR$ 90,00 F. 3682.4194_________________ACEITO DOAÇÃODe roupas infantis e de bebê, alimentos, fraldas tam. médio e brinquedos usados, urgente F. 96777.4472_________________ACEITO DOAÇÃODe rádio e TV, usados F. 96777.4472_________________AMPLIFICADORP/ carro R$ 70,00 F. 99225.4642_________________APARELHO DE DVDPhilips, com controle remoto R$ 90,00 F. 4326.9975_________________APARELHO DE RO-DOGÁSSeminovo R$ 100,00 F. 3686.3917_________________APARELHO DE SOM4 em 1, Sony, com toca vinil e controle remoto R$ 600,00 F. 95896.2654_________________APARELHO NEXTELMotorola 1776 R$ 250,00 F. 99668.1147_________________APARELHO P/ AP-NÉIADo sono, Respironics Remstar, com 2 más-caras, sendo 1 bocal e outra nasal R$ 700,00 F. 99669.2122_________________AQUÁRIOPequeno, de 35cm x 25cm, com móvel em madeira R$ 120,00 F. 4162.1944_________________AQUECEDORÀ gás, Bosch GWH--160BGN, capacidade de vazão por minuto 8.0, novo, na caixa R$ 400,00 F. 99669.2122_________________ARARASDe parede, de 2,5m R$ 40,00 cada F. 96788.9048_________________ASPIRADOR DE PÓElectrolux, Hidrozac A20 R$ 100,00 F. 3607.1565_________________ASPIRADOR DE PÓElectrolux Tornado 1.100 R$ 85,00 F. 3686.7224_________________BANHEIRADe parafi na, 220 volts, nova, p/ podólogo R$ 300,00 F. 95822.0346_________________BEBÊ CONFORTOR$ 60,00 F. 96940.7813_________________BERÇOBranco, com colchão, seminovo, em perfeito estado, transforma--se em mini cama R$ 300,00 F. 95359.9403_________________BICICLETAErgométrica, Domyos, modelo VM180FC100, seminova R$ 700,00 F. 98290.3080_________________BICICLETAErgométrica R$ 150,00 F. 96317.7508_________________BICICLETAR $ 1 2 0 , 0 0 F. 97511.2961_________________BICICLETAAro 26 R$ 150,00 F. 3591.0870_________________BLAZERZara, feminino, tam. 40, preto R$ 50,00 F. 3683.1021_________________BOMBADe poço, nova, 220 volts R$ 220,00 F. 95992.4045_________________BOTIJÕES2 botijões de gás P-45, cheios R$ 400,00 F. 3686.3917_________________BOTIJÕES2 botijões de gás, 13kg R$ 130,00 cada F. 95822.0346_________________CADEIRAP/ salão de cabelei-reiro R$ 150,00 F. 98066.3328_________________CADEIRAS6 cadeiras, em mog-no R$ 700,00 F. 3683.1517_________________CAIXA DE DESCAR-GAAcoplada, Celite + cuba R$ 120,00 F. 4154.1417_________________CAIXASDe plástico, marrom, de 56cm x 35cm x 20cm R$ 20,00 cada F. 97303.2500_________________CAIXAS D’ÁGUA2 caixas d´água, de 500 litros R$ 150,00 F. 3682.4385_________________

_________________CALÇAS2 calças jeans, Diesel, femininas, tam. 38 R$ 60,00 F. 3683.1021_________________CALÇASJeans, masculinas e femininas, tam. 38 ao 46 R$ 5,00 cada F. 3591.0870_________________CALHASPar de calhas de chu-va, p/ porta traseira de Fiat Uno, novas, na embalagem R$ 40,00 F. 99331.6581_________________CAMADe casal R$ 70,00 F. 96940.7813_________________CAMADe casal, com colchão ortopédico R$ 150,00 F. 3691.3412_________________CAMADe solteiro + colchão e travesseiro R$ 130,00 F. 3681.2553_________________CAMISETAS100 camisetas re-gatas, unissex, tam. G, brancas, novas R$ 5 ,00 cada F. 99837.3000_________________CANTONEIRASDiversas cantoneiras, em ferro R$ 10,00 cada F. 99669.2122_________________CAPASDe CDs e DVDs, em bom estado, a partir de R$ 0,70 F. 99370.9087_________________CELULARSamsung, com entra-da p/ 2 chips R$ 80,00 F. 95916.0613_________________CELULARNokia, com entrada p/ 2 chips, N.F. e acesso as redes sociais, se-minovo R$ 200,00 F. 96685.4315_________________CELULARSamsung R$ 180,00 F. 99668.1147_________________CELULARNokia, com entrada p/ 2 chips, seminovo R$ 200,00 F. 99668.1147_________________CELULARLG, TC móbile Q-18, com entrada p/ 2 chips R$ 100,00 F. 96659.1078_________________CHAPINHATai f f R$ 80,00 F. 3452.4851_________________CHAPINHAR$ 15,00 F. 3686.7224_________________CHUVEIROLorenzetti, 3 tempe-raturas, 220 volts, novo R$ 25,00 F. 97303.2500_________________COLCHÃOInfl ável, de solteiro, com bomba de ar R$ 40,00 F. 95916.0613_________________COLCHÃODe casal, seminovo R$ 200,00 F. 96659.1078_________________CONEXÕES200 conexões de co-bre, novas R$ 800,00 F. 99856.0359_________________CPURodando Windows 7, 2Gb de memória, HD 160Gb R$ 400,00 F. 99886.4222_________________CRONÔMETROAntiguidade, Tech-nos R$ 150,00 F. 97511.2961_________________DIABETES50 tiras Accu-Check, 100 lancetas G-Te-ch e 200 lancetas Accu-Check Softclix R$ 40,00 cada F. 3719.0787_________________DISQUETEP/ carro R$ 80,00 F. 99225.4642_________________DVD + CDDe dança de salão, com 6 ritmos R$ 70,00 F. 94425.6823_________________DVD + REVISTASDVD + 4 revistas, de curso de motores, instalações elétricas e uso de produtos e ferramentas R$ 50,00 F. 94425.6823_________________ENCICLOPÉDIABarsa, completa R$ 500,00 F. 3684.1322_________________ESCORREGADORInfantil, seminovo, p/ escolinha R$ 250,00 F. 3605.7111_________________ESGUICHOS2 esguichos, Garden, em latão, p/ mangueira de água R$ 30,00 F. 3607.1565_________________

_________________ESPELHOArtesanal, de Embu das Artes, de 55cm de larg. x 75cm de alt. R$ 100,00 F. 3607.1565________________ESPELHOCom moldura em mogno, de 1,97m de comp. x 77cm de larg., em excelente estado R$ 150,00 F. 3683.5211________________ESTANTEEm mogno enverni-zado, p/ TVs e outros tipos de aparelhos R$ 250,00 F. 3682.4385________________ESTEIRAElétrica, Caloi Pre-mium, 110 volts, se-minova R$ 650,00 F. 98290.3080________________ESTEIRACaloi, seminova R$ 800,00 F. 99760.6047________________FIO DE PEDRAP/ montagem de semi-joias, cores de pedras variadas R$ 11,00 cada F. 99809.0110 ________________FOGÃO4 bocas, em perfeito estado, sem man-gueira e registro R$ 200,00 F. 2620.5594________________FOGÃO4 bocas, mar rom claro, em ótimo es-tado R$ 100,00 F. 97166.2815________________FOGAREIRODe 1 boca, com bo-tijão portátil, vazio, de 2kg R$ 49,00 F. 96685.4315________________FONTES15 fontes de compu-tador R$ 10,00 cada F. 3691.5651________________FORNOIndustrial, p/ assar pães R$ 500,00 F. 97511.2961________________FREEZERConsul, com 3 ga-vetas R$ 250,00 F. 98183.5394________________FRIGOBARR $ 3 8 0 , 0 0 F. 97118.9979________________FURADEIRABlack & Decker, 110 vol ts R$ 80,00 F. 99837.3000________________FURADEIRASkill, profissional R$ 80,00 F. 4162.1944________________GABINETEDe 1,20m, branco e preto, novo R$ 200,00 F. 3681.6891________________GAIOLAEm ferro, com bebe-douro, p/ coelhos R$ 100,00 F. 95992.4045________________GELADEIRAConsul, branca, 340 litros, motor original, seminova, em ótimo estado R$ 350,00 F. 3683.0430________________GELADEIRAElectrolux, 390 l i -tros, com 2 portas e refrigerador, branca, seminova R$ 700,00 F. 3683.0430________________GELADEIRAE freezer, Electrolux, 2 portas, 390 litros, branca, seminova R$ 750,00 F. 3683.0430________________GRILLBritânia, grande R$ 30,00 F. 95916.0613________________GRILLG e o r g e Fo r e m a n Jumbo, branco R$ 200,00 F. 3654.4463________________GRILLBest Chef, com pou-co uso R$ 150,00 F. 3654.4463________________GUARDA ROUPASGrande, com 8 por-tas R$ 800,00 F. 96317.7508________________GUARDA ROUPASCom 6 por tas, 6 gavetas e maleiro, marfim R$ 250,00 F. 3447.1248________________IMPRESSORAMatricial, Epson LQ-670 R$ 300,00 F. 99886.4222________________JANELA3 peças, em alumínio, l inha 25, de 2m x 80cm, completa R$ 600,00 F. 98415.2514________________JOGO DE BANCOSDianteiros, p/ Fusca ou Brasília, ótimo es-tado R$ 150,00 cada F. 96830.1958_________________

_________________JOGO DE BANHEIROCom 2 vasos sanitários, com caixa de descarga acoplada + lavatório com pedra da pia, preta e branca, novos R$ 550,00 F. 96317.7508_________________JOGO DE RODASAro 14, p/ Fiat Stra-da, seminova, calota original, sem pneu R$ 450,00 F. 99699.2694_________________JOGO DE RODASDe liga leve, aro 13, original GM, novo, sem uso R$ 800,00 F. 99699.2694_________________LIQUIDIFICADORIndustrial, 10 litros, seminovo R$ 550,00 F. 99760.6047_________________LIVROSE vinis, a partir de R$ 2,00 F. 3682.6756_________________LIXADEIRADW, grande, industrial, usada e revisada R$ 250,00 F. 99772.6945_________________LIXADEIRAP/ sapateiro, eixo com 6 roletes, suporte em madeira, 110 volts R$ 750,00 F. 94425.6823_________________LOTE DE CALÇASJeans, femininas, 20 peças R$ 10,00 cada F. 3447.9577_________________LOTE DE ROUPASGrande, adulto e infan-til, p/ crianças de 0 à 5 anos, feminino, ideal p/ brechó R$ 200,00 F. 4154.1417_________________LOTE DE ROUPASInfantis, femininas e masculinas, p/ crianças de 1 à 3 anos R$ 50,00 F. 3691.3412_________________MACAP/ depilação R$ 250,00 F. 98066.3328_________________MAÇARICODe corte, White Mar-tins, com 2 bicos, em ótimo estado R$ 160,00 F. 3683.0430_________________MAÇARICODe corte, com 2 canos e 2 bicos de cortes R$ 180,00 F. 3683.0430_________________MANEQUINSBusto R$ 8,00 cada F. 96788.9048_________________MÁQUINA DE COS-TURAOverloque, nova R$ 600,00 F. 95896.2654_________________MÁQUINA DE COS-TURAElgin, com cartela R$ 130,00 F. 3719.0787_________________MÁQUINA DE COS-TURAManual, antiga, p/ de-coração R$ 80,00 F. 3605.0627_________________MÁQUINA DE LAVARRoupas, Brastemp, em bom estado R$ 150,00 F. 3691.5651_________________MÁQUINA DE LAVARRoupas, Brastemp, 10kg, funcionando R$ 500,00 F. 99331.6581_________________MÁQUINAS DE ES-CREVER2 máquinas de escrever R$ 80,00 F. 3605.0627_________________MARTELETEP/ concre to, 850 watts R$ 350,00 F. 99837.3000_________________MESADe fórmica, retangular, branca, com 4 cadeiras, em bom estado R$ 250,00 F. 99133.8157_________________MESARedonda, de fórmica, gelo, com pés em ferro R$ 80,00 F. 3682.6756_________________MESAGrande, de vidro, com base em mogno R$ 500,00 F. 3683.1517_________________MESARedonda, de escri-tório, grande, p/ reu-nião R$ 160,00 F. 94182.4710_________________

_________________MESAGrande, de 1m, retan-gular, com tampo de vidro + 3 cadeiras R$ 300,00 F. 3452.4851_________________MESARetangular, em madei-ra, com tampo de vidro + 3 cadeiras R$ 300,00 F. 3452.4851_________________MINIATURAS47 miniaturas de xí-caras, com vários lo-gotipos R$ 350,00 F. 99772.6945_________________MONITORR$ 25,00 F. 3448.8284_________________MONITOR 16”Dell, preto, p/ compu-tador, novo R$ 75,00 F. 96164.4684_________________MORSAP/ dobrar ferro, com chave R$ 200,00 F. 95992.4045_________________MOTORMonofásico, de 3 ca-valos, alta rotação, Kohlbach R$ 450,00 F. 99772.6945_________________MULTIFUNCIONALEpson, jato de tinta, com nota fiscal, no-víssima R$ 650,00 F. 98340.6804_________________PASSADEIRABelga, de 80cm de larg. x 1,70m de comp., seminova R$ 80,00 F. 3682.4194_________________PATINETEElétrica, Razor R$ 200,00 F. 99594.2833_________________PEÇASP/ Trafi c, a partir de R$ 50,00 F. 3608.4768_________________PISOS80 peças de piso, de granito, de 50cm x 50cm R$ 400,00 F. 3692.7788_________________PLAINAElétrica, industrial, 220 watts, nova R$ 250,00 F. 99856.0359_________________PLAYSTATION 2Com 3 controles e 3 jogos R$ 160,00 F. 97276.0318_________________PLAYSTATION 3Com 2 controles, novo + 6 jogos originais R$ 800,00 F. 97304.7218_________________PORTACom 8 espelhos, p/ decoração R$ 50,00 F. 3452.4851_________________PORTA FERRAMEN-TASDe 8 posições, de 120mm x 120mm R$ 600,00 F. 98340.6804_________________PORTÕES3 portões, em ferro, p/ 3 garagens, em ótimo estado R$ 300,00 F. 98415.2514_________________PORTÕESEm alumínio, Lambri, de correr, de 2,20m x 5,50m, em ótimo estado R$ 400,00 F. 98415.2514_________________QUADROSAbstratos, em moldu-ras fi nas, a partir de R$ 15,00 F. 3682.6756_________________RACKDe computador, em madeira, com repar-tições R$ 110,00 F. 4326.9975_________________RÁDIOSanyo, antigo R$ 50,00 F. 3605.0627_________________RAQUETES4 raquetes p/ tênis + 35 bolinhas usadas R$ 100,00 F. 99331.6581_________________ROUPASA partir de R$ 10,00 F. 3681.2553_________________ROUPASInfantis R$ 2,00 cada F. 3591.0870_________________SECADORDe cabelos, Taiff, mo-delo 6.000 R$ 45,00 F. 3686.7224_________________

_________________SECADORADe roupas, Brastemp, 6kg, 110 volts R$ 300,00 F. 99886.4222_________________SERRADe ½ esquadria, in-dustrial R$ 200,00 F. 99856.0359_________________TAPETEDe 3m x 3m R$ 90,00 F. 3719.0787_________________TÊNISJeans, tam. 37, novo R$ 30,00 F. 3683.1021_________________TUPIADe fórmica, completa, nova R$ 200,00 F. 4162.1944_________________TV 14”A cores R$ 100,00 F. 3682.4194_________________TV 14”R$ 80,00 F. 98114.3452_________________TV 14”P h i l c o P l a t i nu m , com controle remo-to, nova R$ 75,00 F. 96164.4684_________________TV 14”LG, Cinemaster, com controle remoto R$ 150,00 F. 96659.1078_________________TV 20”R $ 1 0 0 , 0 0 F. 98114.3452_________________TV 20”Philips, com controle remoto R$ 130,00 F. 97166.2815_________________TV 21”Philips, de tubo, tela plana, cinza, com con-trole remote, em ótimo estado R$ 200,00 F. 99133.8157_________________TV 21”R$ 150,00 F. 3448.8284_________________TV 29”Semp Toshiba, com controle remoto R$ 150,00 F. 97166.2815_________________TV 40”LCD, com manual e nota fi scal, em perfeito estado R$ 800,00 F. 7852.3464_________________VAPORETOKarcher, com vários acessórios e ferro a vapor R$ 300,00 F. 95822.0346_________________VASILHAMES10 caixas de vasi-lhames, de cerveja e refrigerante R$ 100,00 F. 3682.4385_________________VENEZIANA2 peças, em alumínio, l inha 25, de 3m x 1,10m, completa R$ 400,00 F. 98415.2514_________________VENTILADORNovo, completo, bran-co, com 3 abas R$ 80,00 F. 99225.4642_________________VESTIDOSDe festas, tam. M, não são longos R$ 50,00 cada F. 95896.2654_________________VÍDEO CASSETESony, SLV-40BR, últi-mo modelo, novo R$ 75,00 F. 96164.4684_________________VÍDEO CASSETESharp, em perfeito estado R$ 100,00 F. 97276.0318_________________VIDEO GAMEPortátil, Game Boy, com 2 jogos R$ 60,00 F. 97276.0318_________________VÍDEOS CASSETES3 vídeos cassetes, sendo 1 Sony, 1 Pa-nasonic e outro Phi-lips R$ 10,00 cada F. 3691.5651_________________VIGASDe peroba, 2 unidades, 15cm x 4m R$ 150,00 F. 98340.6804_________________VIVEIROP/ periquito, de 20cm x 40cm, com pé R$ 120,00 F. 4154.1417_________________VULCANIZADORAP/ borrachar ia R$ 120,00 F. 3686.3917_________________

ANÚNCIOS GRÁTISAnuncie gratuitamente na

Coluna Bota-Fora, produtos, novos e usados, no valor de

no máximo R$ 800,00. F. 3681-0914 • 3682-7032. Para

anunciar no bota-fora ligue segunda, terça ou quarta-feira

das 8h às 17h

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA RERRATIFICAÇÃO DE ATA DE ELEIÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE MANDATO

ABREA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EXPOSTO AO AMIANTO, entidade de utilidade pública inscrita no CNPJ/MF sob nº 02.296.982/0001-36, com sede na Avenida Santo Antonio, 683, Vila Alvorada, Osasco, Estado de São Paulo, CEP. 06086-070, por seu presidente Eliezer João de Souza, inscrito no CPF/MF sob nº 423.823.948-20, pelo presente edital convoca todos os associados no gozo de seus direitos associativos, a participarem de Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada na Rua Dona Primitiva Vianco, 145, 3º andar, sala 308, Centro, Osasco/SP, em 23 de Janeiro de 2016, às 9:00 horas em primeira convocação e em havendo necessidade no mesmo dia e local às 10:00 horas. Para início dos trabalhos, em primeira convocação necessária a presença de maioria absoluta dos associados aptos ao voto e em segunda convocação a presença de um terço dos associados aptos. Da ordem do dia: 1º - Rerratifi cação de ata de eleição da entidade; 2º - Ratifi cação da extensão do mandato da Diretoria, Suplentes e Conselho Fiscal eleitos em 10 de Setembro de 2011.

Osasco, 13 de Janeiro de 2016.

ELIEZER JOÃO DE SOUZAPresidente

SINDICATO DOS DETETIVES PARTICULARES E EMPREGADOS EM SEGURANÇA E VIGILÂNCIA ORGÂNICA PRIVADA DO ESTADO DE SÃO PAULO – SINDESO-SP

EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Pelo presente edital, fi cam convocados todos os trabalhadores empregados em segurança e vigilância orgânica privada no Estado de São Paulo, para comparecer à assembleia geral extraordinária, em conformidade com o Estatuto Social do Sindicato, que será realizada no dia 17 de janeiro de 2016, com a fi nalidade de deliberar sobre a seguinte ordem do dia: a) Outorga de autorização para a Diretoria do Sindicato encetar negociações, celebrar acordo/convenção coletiva e/ou propor ação de dissidio coletivo, referentes à data base de 2016; b) Avaliação e deliberação sobre a Convenção Coletiva 2016, celebrada pela FETRAVESP; c) Fixação de contribuição assistencial/negocial e autorização para recolhimento desta e daquelas fi xadas em outros acordos/convenções, que serão descontadas da categoria profi ssional e repassadas para o SINDESO-SP; d) Eleição dos membros componentes da Comissão de Negociação. A assembleia será instalada, observadas as exigências do Estatuto Social, às 09:30 horas, em primeira convocação, ou, em segunda, às 10:00 horas, na sede do Sindicato na Rua Silveira Martins, nº 53/70, Centro, São Paulo/SP.

São Paulo, 12 de Janeiro de 2016.

SEVERINO FERREIRA LIMAPresidente SINDESO-SP

SINDICATO DOS DETETIVES PARTICULARES E EMPREGADOS EM SEGURANÇA E VIGILÂNCIA ORGÂNICA PRIVADA DO ESTADO DE SÃO PAULO – SINDESO-SP

EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Pelo presente edital, e em conformidade com as previsões do Estatuto Social, fi cam convocados todos os trabalhadores empregados em segurança e vigilância orgânica privada no Estado de São Paulo, para comparecer à Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 17 de janeiro de 2016, com a fi nalidade exclusiva de proceder à Eleição de Delegado Sindical Representante da Subsede Regional da Capital, do SINDESO-SP, conforme faculta a Cons-tituição da República, em seu art. 8, inc. VIII c/c art. 543, da CLT. A assembleia será realizada na Rua Silveira Martins, 53/70, centro, São Paulo-SP, instalada às 08:00 horas, em primeira convocação, ou, em segunda, às 09:00 horas, conforme prevê o Estatuto Social do Sindicato.

São Paulo, 12 de Janeiro de 2016.

SEVERINO FERREIRA LIMAPresidente do SINDESO-SP

Sexta-feira, 15 de janeiro de 201614 TurismoTalita [email protected]

Para os viciados no líquido dourado, não existe tempo ruim ou época do ano para apreciar a bebida que é mundialmente conhecida.Mas existem alguns lugares que, com certeza, você nem imaginou que pudesse encontrar uma boa cerveja. Na minha opinião, as me-lhores são as artesanais. Porque são feitas com mais carinho, com mais cuidado e tem sempre um toque pessoal de quem elaborou a receita.

Fizemos uma lista de alguns dos melhores lugares para curtir uma boa cerveja.

BarilocheA cidade tem diversas cervece-

rias, é isso mesmo não erramos na digitação, mas uma chama mais a atenção e é considerada uma das melhores cervejas de toda a Ar-gentina. A Blest é feita com a água limpa que vem do degelo das mon-tanhas e eles produzem diversos tipos de cerveja, desde a pilsen até uma feita com framboesa (perfeita, pois a região é onde encontramos as melhores frutas vermelhas). Vale a pena ir para conhecer, pedir uma tábua de coisas para petiscar e ex-perimentar cada uma das cervejas, depois repetir aquela que você mais gostou.

Cerveceria Blest: Av. Exequiel Bustillo, 11.600. San Carlos de Bariloche. Argentina.

MuniqueClaro que a Alemanha não

poderia faltar nessa lista. Há quem diga que as melhores cervejas são as de lá. Uma coisa é incontestável: eles são realmente bons nesse negócio de fazer cerveja. Enfim, em Munique é bem fácil encontrar um lugar para tomar cerveja. Uma boa cervejaria é o Biergarten do Viktualienmarkt. A cerveja principal deles é a Paulaner, mas vai encontrar outros rótulos

também. Quer se sentir um verda-deiro alemão? Peça alguma coisa com salsicha para acompanhar a cerveja, arrisque algumas palavras no idioma e fica tudo certo.

Biergarten do Viktualienma-

rkt: Viktualienmarkt 9. Munique. Alemanha

BruxelasA melhor cerveja do mundo na

minha opinião, é belga e ela se cha-ma Grimbergen. Mas a capital da Bélgica tem infinitas opções, tanto de rótulos de cerveja, quanto de bares e pubs para beber nas noites de lá. Em termos de cervejas belgas artesanais, a melhor referência é o Moeder Lambic Original. As cervejas que eles produzem, são feitas em pequenas quantidades. Isso significa mais exclusividade e talvez a sua cerveja favorita, pode não ser mais fabricada do jeito que você gostou, pois os ingredientes nem sempre estão com a mesma qualidade. Para completar o ce-

nário, peça uma porção de queijos para comer junto com todas as cervejas que puder beber. Vale a pena experimentar todas.

Moeder Lambic Original: Rue de Savoie, 68. Bruxelas. Bélgica.

DublinGosta da famosa cerveja preta

irlandesa Guiness? Então é mais que sua obrigação visitar a fábrica deles em Dublin, capital da Irlanda. A Guiness é tão tradicional, que sua história começou em 1759 e segue até hoje bem forte ao redor do mundo todo. Visitando a storehouse deles (porque na verdade você não visita a fábrica), você vai conhecer segredos da cerveja e o processo de produção.

Guiness Storehouse: St James's Gate, 8. Dublin. Irlanda.

AmsterdamOutra cerveja que tem um belo

museu onde podemos vivenciar e conhecer tudo sobre ela, é a holan-desa Heineken. Em Amsterdam, capital da Holanda, encontramos o Heineken Experience, que nada mais é que um museu que fun-ciona no local onde foi a primeira cervejaria da cerveja (foi constru-ído em 1867 e funcionou como cervejaria Heineken até 1988). O museu oferece tour interativo para conhecer melhor a bebida e tem dois bares lá, onde você pode tomar seus copos de Heineken, que estão inclusos no preço do ingresso.

Heineken Experience: Sta-dhouderskade, 78. Amsterdam. Holanda.

RomaExistem duas cervejas italianas

que são conhecidas mundial-mente, a Birra Moretti e a Nastro Azzuro. Se você quer ter uma experiência italiana com cerveja, precisa conhecer uma pizzaria em Roma, capital da Itália, onde você comerá uma das melhores pizzas de toda a cidade com as mãos e bebendo uma dessas duas cerve-jas. Ou quem sabe, beba as duas, aproveite que está lá e se divirta. Essa pizzaria se chama Ai Marmi, fica no bairro de Trastevere e me-rece sua visita.

Pizzeria ai Marmi: Viale di Trastevere, 53/57. Roma. Itália.

VleterenVoltamos para a Bélgica, mas

agora vamos até a cidade de Vle-teren para falar de uma cerveja que foi considerada por muitos veículos de comunicação, apre-ciadores de cerveja, críticos e listas especializadas, a melhor cerveja do mundo. Estou falando da cerveja Westvleteren 12. Ela é simplesmente feita por monges da abadia de São Sisto, é vendida semanalmente na porta do local. A garrafa não tem rótulo e vem com uma tampinha amarela, tudo bem simples. Para comprar a cerveja, é preciso reservar um horário com antecedência e até passar placa do carro. Vale a pena cada centavo.

Brouwerij de Sint-Sixtusabdij van Westvleteren: Donkerstraat, 12. Vleteren. Bélgica.

São PauloPara quem gosta de cerveja e

não quer sair de São Paulo, uma boa opção é a Cervejaria Nacio-nal, no bairro de Pinheiros. No primeiro andar do local, existe a fábrica deles, onde é produzido cerca de 10mil litros de cerveja artesanal por mês. Eles criam mui-tos tipos de cerveja, com diversos ingredientes bem escolhidos pelos mestres cervejeiros. Se quiser co-nhecer os tanques de fermentação, basta pedir para algum funcioná-rio, geralmente não é necessário agendar. O cardápio de comida foi criado perfeitamente para har-monizar com os tipos de cervejas e eles sabem muito bem o que vai melhor com o que. Não deixe de experimentar a Mula (ipa), que tem notas de frutas tropicais em sua composição. Uma delícia.

Cervejaria Nacional: Av. Pe-droso de Morais, 604. Pinheiros. São Paulo.

CERVEJA PELO MUNDO

Cerveceria Blest em Bariloche na Argentina

A belga Moeder Lambic Original é considerada uma das melhores

Pizzeria ai Marmi na Itália: Local agradável para beber cervejas italianas

Heineken Experience, museu na Holanda oferece tour interativo

ONDE BEBER