jornal - correio regional

12
Ano 1 | Edição 1 Sul Fluminense, Maio de 2013. Rio sediará pela primeira vez grande evento católico A JMJ acontecerá este ano no Brasil. E, várias cidades do Rio já estão se preparando para a chegada de milhares de jovens do mundo todo. SLACKLINE O esporte do momento em Volta Redonda Pág.: 6 Pág.: 9 Barra do Piraí continua sem prefeito Após ser cassado, o prefeito Maércio de Almeida tem recurso negado e a cidade aguarda novas eleições. Pág.: 3 Dificuldades da natação paralímpica no Sul Fluminense Nadador de Valença questiona os problemas encontrados para a manutenção do esporte na região. Pág.: 7 Volta Redonda é palco de grandes atrações musicais Secretaria de Cultura realiza evento do rock com bandas de grande repercussão no Brasil fora, e também regionais. Pág.: 10

Upload: emanuelle-silva

Post on 24-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Feito por alunos do 2° ano de jornalismo do UNIFOA: Aline, Anderson, Diogo, Emanuelle, Jeniffer, Isabella e Sérgio.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal - Correio Regional

Ano 1 | Edição 1 Sul Fluminense, Maio de 2013.

Rio sediará pela primeira vezgrande evento católico

A JMJ acontecerá este ano no Brasil. E, várias cidades do Rio já estãose preparando para a chegada de milhares de jovens do mundo todo.

SLACKLINEO esporte do momento em Volta Redonda

Pág.: 6

Pág.: 9

Barra do Piraícontinua sem

prefeitoApós ser cassado, oprefeito Maércio deAlmeida tem recursonegado e a cidade aguardanovas eleições. Pág.: 3

Dificuldades danatação paralímpicano Sul FluminenseNadador de Valençaquestiona os problemasencontrados para amanutenção do esporte naregião. Pág.: 7

Volta Redonda épalco de grandesatrações musicaisSecretaria de Cultura realizaevento do rock com bandasde grande repercussão noBrasil fora, e tambémregionais. Pág.: 10

Page 2: Jornal - Correio Regional

2 OPINIÃO Correio Regional - Maio/2013

10 Anos de Bolsas Auxílioe suas consequências

PorAnderson Ribeiroestudante de Jornalismoda UniFoa

Pensamento Universitário

Há dez anos, o governo do PT cria os programas detransferência que, a princípio, serviriam para tirar osbrasileiros da miséria, mas que na verdade, neste tempo todoestá sendo usado por pessoas de má fé para “mamarem nastetas” do governo e não quererem procurar algum tipo detrabalho.

Durante este tempo todo, essas várias bolsas que ogoverno Lula inventou, não contribuíram muito para amelhoria das condições de vida da população. Tudo porqueo dinheiro que o governo federal dá a população é muitopouco e não dá para uma família criar quatro, cinco filhos epagar as contas de casa no fim do mês.

Tantos escândalos já aconteceram com esses programas,ao longo do tempo, como por exemplo, pessoas de classemédia que recebiam os benefícios dessas bolsas. Mesmoassim, com uma ampla divulgação por parte da imprensa,não foram tomadas medidas enérgicas por parte dosgovernantes.

Atualmente, o governo Dilma dá segmento aos programascriados pelo ex-presidente Lula. Mas, se ela quiser realmenteacabar com a miséria no Brasil, ela terá que fazer projetosmais audaciosos e que incluam os mais carentes dentro domercado de trabalho, para desta forma destinar o benefícioa outros mais necessitados.

Portanto, não sou contra a esses programas detransferência de renda dos governos do PT. Mas, entendoque se fizessem ações de inclusão social, como: um auxíliopara os filhos dos beneficiados numa faculdade, um cursoprofissionalizante para ambos (pais e filhos), etc. Já haveriauma diminuição da dependência das famílias com as bolsas-auxílio, além de dar uma folga nos gastos públicos (cerca deR$ 24 bilhões).

O que os políticos precisam fazer de verdade, para ajudaros menos favorecidos é dando condições de trabalho queeles possam se sustentar e não R$ 70 todo mês, que ajudaem rigorosamente nada. Ninguém sobrevive com essa“merreca”. Com a inflação dos preços, o cidadão que fazia,por exemplo, compras com 200 reais no início do ano, hojenão consegue mais.

É como eu digo mais uma vez: Se a presidenta Dilmaquer mesmo acabar com a miséria através da Bolsa-Famíliae dos diversos programas de ajuda, mudanças drásticas terãoque ser feitas para melhorar o que até agora tem sido bomem números para o governo nesses dez anos, e para os pobresque dependem e muito desse dinheiro.

CHARGES

EXPEDIENTEPresidente:

Emanuelle SilvaEditor-chefe:Aline Pinna e

Emanuelle S.SilvaArte:

Diogo Carvalho eJeniffer AlvesReportagem:

Anderson Ribeiro,Sérgio Quintanilha e

Isabella MenezesChefe de Composição:

Jeniffer Alves

Site:www.correio regional.com(Correio Regional online)

Endereço:Travessa Santa Tereza, 55– Centro – Barra Mansa

Cep:27330-070Fale com a redação:

(24) 3345-7000 / 3345-2013Email:

redaçã[email protected]áfica:

Gráfica CidadeExemplar: Tiragem única

Page 3: Jornal - Correio Regional

3POLÍTICACorreio Regional - Maio/2013

Crise política deixa Barra do Piraísem prefeito há mais de três meses

Por Sérgio QuintanilhaHá cerca de três meses, o

prefeito de Barra do Piraí,Maércio de Almeida, foicassado e a cidade está semseu prefeito eleito. Maérciofoi condenado por usoindevido dos meios decomunicação e abuso dopoder político durante acampanha eleitoral do anopassado. Enquanto isso aprefeitura é dirigida pelopresidente da Câmara Mu-nicipal, Expedito Monteirode Almeida.

A ordem de cassação foidada pelo juiz da 93ª ZonaEleitoral, Maurílio Teixeirade Mello Júnior, e tornouMaércio e seu vice, NorivalGarcia da Silva Júnior, alémdo ex-prefeito José LuizAnchite, inelegíveis pelospróximos oito anos. Osadvogados de defesa doprefeito afastado aindatentaram um recurso paraque ele continuasseexercendo o mandato até quesaísse a sentença final docaso, mas o pedido foinegado por cinco votos con-tra um.

As acusações são de queMaércio teria tido suacandidatura favorecida poruma cobertura jornalísticatendenciosa, principalmentedo jornal “O Barrense” e darádio “RBP”, ambos depropriedade da família doentão candidato a vice-prefeito, Norival Garcia.Além disso, houve usoindevido da máquinapública, Maércio era vice-prefeito até 2012, quandolargou o cargo para concorrerà prefeitura com o apoio doentão prefeito Zé Luiz. Du-rante a campanha Maérciofez promessas de asfaltar asruas de bairros carentes dacidade, e no dia seguinte a

prefeitura enviou asmáquinas e asfaltaram asruas, colocando placas coma frase “compromissocumprido”, fotos deMaércio, e o número 15, queera o número do candidato.

A decisão vem causandomuita polêmica na cidade. Amaioria dos eleitores nãoaceita a cassação, alegandoque as acusações teriam sidofeitas pelo concorrente deMaércio nas eleições, MárioEsteves. A prefeitura segueem caos sem seu prefeito,mas a tendência é que opresidente da Câmara Mu-nicipal continue no comandopor mais algum tempo, atéque haja novas eleições.

Prefeito eleito não ficou nem dois meses no cargo

Via AlerjAprovado tombamentode igreja em AmparoNa última terça-feira de

maio (28) a Alerj aprovou,em discussão única, o projetode lei 2.002/13, que deter-mina o tombamento da IgrejaNossa Senhora do Amparo,no município de BarraMansa. O texto, assinadopelo deputado Dr. Gotardo(PSB), concede à igreja,construída em 1865, o statusde Patrimônio Histórico eCultural, o que proíbe suadestruição ou descaracte-rização. Em plenário, o autordefendeu o tombamentocomo instrumento de pre-servação da igreja, que estáprecisando de reparos. Oprojeto será enviado aogovernador Sérgio Cabral,que tem 15 dias úteis parasancionar ou vetar o texto.

Publicada lei que puneatraso na entrega de imóveis

Agora é lei: construtoras eincorporadoras que entrega-rem imóveis fora do prazoindenizarão o comprador novalor equivalente a 2% do totaldo imóvel. É o que determina alei 6.454/13, publicada noDiário Oficial do Legislativo dodia 27/05. A nova regra foipromulgada após a derrubadado veto do governador SérgioCabral à proposta, assinadapelo deputado Wagner Montes(PSD). O percentual não seaplicará caso seja previstaindenização maior ou prazo detolerância, que, no entanto, nãopoderá ser maior do que seismeses. A lei também prevêmulta moratória de 0,5% sobreo valor total do imóvel ao mês.

O valor da indenização podeser compensado nas parcelasdevidas após o prazo de entregado imóvel ou devolvido aoconsumidor em até 90 dias apósa entrega das chaves ou assi-natura da escritura definitiva. Alei também torna obrigatório oaviso, com a antecedência míni-ma de seis meses, da possibili-dade de atraso na entrega daschaves. Caso o atraso ultrapasseo prazo em mais de seis meses, ocomprador pode rescindir o contrato.

Page 4: Jornal - Correio Regional

4 ECONOMIA Correio Regional - Maio/2013

Cuidado com o cartão!Por Aline PinnaOs diversos cartões que são

oferecidos pelas agênciaseconômicas, ou até mesmopelas farmácias, supermer-cados, lojas e hospitais, devemreceber o mesmo cuidadobásico. É preciso muitaatenção com clonagem, o ladofinanceiro, a perda do cartão,além de empréstimos dopróprio cartão para outraspessoas, pois estas são asprincipais precauções a seremtomadas.

Segundo a economistaSonia Vilela, se tiver apossibilidade de opção depagamento das contas emboletos, seria o ideal, já quepode haver sites que não sãode todo confiáveis. Outrocuidado básico que as pessoasteriam que ter, seria com aobtenção do crédito pré-aprovado, já que há o limite deacordo com a renda de cadamembro familiar, no banco.Mas há pessoas que perdemessa facilidade e se nãoconseguem pagar, por contadessa facilidade que acabagerando a tendência de

extrapolar. “É muito bom ter ocartão de crédito. É muito bomtrabalhar com ele, desde querealmente haja controledaquela conta”, afirmou.

Em relação à clonagem,entra a questão do direito doconsumidor. Se houver algumaclonagem, o consumidor nãofica com prejuízo, mas sim, obanco ou a loja, isso caso seconsiga provar que oconsumidor não teve culpaalguma. Quando há a perda docartão de crédito, é precisocom-parecer imediata-menteao banco e acionar os meca-nismos de regis-tro de suaperda. A ingenuidade é outrodescuido de muitas pessoas,quando emprestam o própriocartão. “As pessoas empres-tam o cartão para outros. Éuma ingenuidade e até umairresponsabilidade de ambas aspartes”, relatou.

A atenção com as própriassenhas é fundamental paramanter a segurança financeira.As senhas devem serescolhidas de maneira quesejam confiáveis. Ainda deacordo com Sonia, as pessoas

não escolhemsenhas maisvisíveis, utilizandodatas do próprionascimento ou dosfilhos; os números1, 2, 3, 4, 5, quegeralmente é asenha mais usada.O ideal seria amescla de letras enúmeros, poisassim, é mais difícila descoberta dosdígitos.

O uso de cartões faz cada vez mais brasileiros se individarem

A economista Sonia dá dicas de como usar os cartões

Brasileiros ganham fôlego paracontratação de apólices de seguroNo Brasil, o segmento de

seguros corresponde a 3,2%da arrecadação anual do PIB(Produto Interno Bruto),enquanto em países desen-volvidos a parcela chega a sero triplo (dados retirados daRevista Mapfre em Foco).

Para muitos brasileiros, oseguro – seja de vida,residencial ou carro – é umilustre desconhecido, ummistério. Atualmente, temosuma parcela pequena dapopulação que conhece asvantagens de se adquiriruma proteção à vida ou doseu patrimônio.

Segundo o InstitutoBrasileiro de Geografia eEstatística (IBGE), em sua“Síntese de IndicadoresSociais”, o Brasil vive ochamado bônus demográ-fico,um período que a maior parteda população consideradaeconomica-mente ativa estáconcentra-da na faixa entre 15e 59 anos. Ou seja, grandeparte de homens e mulheresestão no auge da produ-tividade. Diante desta novarealidade do país, a cultura dese contratar apólices deseguros está mudando e obrasileiro está se preocu-pandomais com a segurança queuma apólice pode garantir a elee aos seus familiares. Alémdisso, cerca de 40 milhões debrasileiros foram inseridos nouniverso de consumo desde oPlano Real, fenômeno queassegurou o aumento do poderde compra das classes C, D eE. Isso se mostra como umclaro indício de que pelo menosao que se refere à capacidadede compra, os seguros podemavançar.

O baixo índice na contrataçãode seguros se explica, devidoao sonho da casa própria, docarro do ano, dos eletro-

domésticos modernos, entreoutros, os quais tem se tornadorealidade nos últimos 20 anos.Contudo, o processo de pensarno futuro e de planejar-sefinanceiramente se resulta emum afastamento de umacultura de finanças pessoais, aqual deveria se estabelecer naeducação formal do brasileiros.

“Outros fatores quejustificam a pouca procura são:a falta de planejamentofinanceiro e as poucascatástrofes naturais em nossopaís, como aquelas queacometem o Japão e osEstados Unidos, por exemplo.Porém, algumas tragédiascomo as enchentes em SantaCatarina e os deslizamentos naregião de Petrópolis já sãoindícios de possíveis mu-danças”, como relata o gerentecomercial de uma seguradorada Região Serrana Igor Silva.

O Brasil está alcançando umpatamar mais sofisticado eabrindo mais espaço paraseguros de vida, previdênciaprivada, seguro educacional,proteção a empresas, entreoutros. E para que aumente estaconscientização, as segura-doras, corretores e canaisbancários avançam nas suasdivulgações, cada vez maisinseridas nos contextos daslinguagens atuais da comuni-cação, como por exemplo, asredes sociais que além de serum ponto de divulgação, inseremo público jovem dentro do roldaqueles que conhecem os próse contras que um seguro podetrazer.

Com mais esta ferramenta decomunicação, a linguagem doseguro passa a fazer parte doentendimento de muitaspessoas, facilitando acompreensão do dinheiroinvestido e dos benefíciosgerados.

Page 5: Jornal - Correio Regional

5Correio Regional - Maio/2013 POLÍCIA

Mãe mata filho a facadasPor Emanuelle Silva

Na tarde do dia 26de abril, IsacDephino Souto deBarros, de 11 anos,foi assassinado pelaprópria mãe SheilaRegina OliveiraDephino, de 50 anos.No bairro Benfica,em Valença. Logoapós o crime, amulher foi até a 91°DP, se entregou econfessou oassassinato. Deacordo com osvizinhos, a mãe usa drogas,estava passando pordificuldades financeiras e porum quadro de depressão.

Os policiais informaramque Sheila deu várias versõespara justificar o motivo docrime. Uma delas foi a denão ter condições financeiraspara sustentar o filho, e aoutra foi que Isac tentouagredi-la e que, em legítimadefesa, ela o esfaqueou. Opolicial que fez a ocorrênciadisse não ter acreditado emnenhuma das versões. “Seela tivesse mesmo assas-sinado o filho levada por fúriarepentina, não ia sepreocupar em sair de casapara vir à delegacia e cobriro corpo do único filho comum lençol”, avaliou.

O crime chocou a cidade.Segundo vizinhos efamiliares, Sheila era muitocarinhosa com Isac, erasempre vista levando ebuscando o menino na escolaou passeando com ele de

bicicleta. Porém, quandousava drogas e bebidasalcoólicas, ainda segundo astestemunhas, tornava-se umpouco agressiva com o filho.

O caso foi levado para adelegacia da 98° DP dePaulo de Frontin e odelegado Luiz FernandoNader decretou a prisãotemporária de Sheila. Elaserá levada para o presidiofeminino em Bangu, no Rio,durante o decreto da prisãotemporária por 30 dias,enquanto espera da Justiça aprisão preventiva. “Emnenhum momento elademostrou remorso ouarrependimento pela mortedo filho. Notei que Sheila éuma pessoa fria. Ela disseque tinha que pagar peloocorrido e que só não queriavoltar para Valença, portemer ser menosprezada ouaté mesmo linchada pelosmoradores da cidade”afirmou o delegado apósafirmação do decreto.

Sheila está em prisão preventiva,aguardando o julgamento

Combate aos alunosusuários de drogas

O Conselho Tutelar juntamente com a Guarda Municipal e aPolícia Militar de Volta Redonda, buscam realizar uma força-tarefa com as unidades responsáveis pela segurança públicano município para coibir os delitos dos jovens nas escolas. Omotivo desse ato foi tomado após o aumento de flagrantes dealunos portando drogas dentro ou nas proximidades de escolasda cidade.

O conselheiro tutelar, Richard Nunes, acredita que estudantesviciados em entorpecentes possam estar influenciando outrosalunos também a consumirem drogas. Com isso, o comandantedo 28º Batalhão da PM, coronel Igor Magalhães, mandoureforçar o patrulhamento nos locais onde estão ocorrendo maiorincidência de prisões de usuários ou de vendedores deentorpecentes. A Guarda Municipal, por meio da Patrulha Es-colar, também reforçou a fiscalização no entorno das escolas.

Mulher é presa pormatar homem a golpes de

machado em AngraJosilene de Freitas, de 35 anos, foi presa na tarde de hoje em

Angra dos Reis por um homicídio cometido durante o final desemana em Paraty. Segundo a Polícia Militar, ela teria matadoum homem conhecido apenas como "Angolano" a golpes demachado na noite de sábado (25).

Ainda de acordo com os policiais, ela foi encontrada juntocom o companheiro na Rua Getúlio Vargas, no ParqueMambucaba (antigo Perequê), após uma denúncia anônima.Ela foi levada à delegacia, onde assumiu a autoria do crime,mas foi liberada por não ter sido presa em flagrante.

Segundo a mulher, ela acertou "Angolano" - que estariahospedado na casa dela - com um machado porque ele teriatentado boliná-la durante a noite. Após matar a vítima, ela e ocompanheiro teriam escondido o corpo e fugido para o ParqueMambucaba. O corpo de "Angolano" foi levado para o IML(Instituto Médico Legal) de Angra dos Reis na noite de domingo(26), onde aguarda identificação.

Page 6: Jornal - Correio Regional

6 ESPORTE Correio Regional - Maio/2013

Slackline é o esporte da nova geraçãoA cidade de Volta Redonda vira palco de atrações da atividade

Por Emanuelle SilvaO Slackline virou moda no

Brasil. Uma brincadeira quesurgiu em meados dos anos 80,tornou-se um esporte degrande interesse paracrianças, jovens e adultos. Eleé praticado sobre uma cordaou “fita bamba”, na qual éesticada na base de duasárvores fortes ou pedras. Echegou com tanto impacto quevárias cidades realizam atécampeonatos. A cidade deVolta Redonda não fica defora dessa, desde 2011 já fo-ram realizados seis eventos nacidade, como encontros ecompetições. Júlio Gonçalves,de 24 anos, é responsável pelarealização de campeonatos nacidade. E já chegou ao rank-ing dos 16 melhores atletasnacionais em 2011.

Júlio descobriu o slacklineatravés de amigos no ano de2008 e já pratica ele há quatroanos. O seu objetivo é esti-mular mais a prática doesporte na cidade e na região,trazendo atletas de outrascidades, trocando experiênciase buscando sempre evolução.Além dele, em Volta Redondaexistem duas equipes criadaspor praticantes, e sempre quepodem juntam-se parafazerem treinos coletivos. Acidade tem cerca de 120praticantes.

Segundo Gonçalves, quemtrouxe o esporte para a cidadeforam outros dois amigos deleque praticavam escalada.Decidiu praticá-lo porqueprecisava de algo pra ocuparo seu tempo ocioso. Já haviatido interesse antes, massempre que via os seus amigospraticando, ficava se divertindoem tentar derruba-los da ‘fita’.“Comecei a praticar depois deum tempo sozinho sem

ninguém por perto, atécomeçar a me sentir a vontadepara praticar com outros”afirmou ele.

Júlio cria os projetos doseventos (competições) e chegajunto com a Coordenadoria daJuventude de Volta Redondae a Prefeitura, apresentando ejustificando a importânciadessas competições para acidade. “Montamos váriasfitas (slacklines) durante o diado evento e uma fita principalpara as competições. Paraparticipar é só ter vontade, ese inscrever no dia do evento,na tenda principal” confirmouele. Os eventos geralmentetêm outras atividades alterna-tivas. No último realizado, nodia 23/03/2013, houve tendacom massoterapia, apresenta-ções de tecido acrobático e aFeira Grátis da Gratidãorealizada em conjunto aoencontro de Slackline. Etambém, contaram com aparticipação do curso de Ed.Física do Unifoa fazendoatividades funcionais com osatletas no dia. “Foi incrível, vibeboa e muita troca de experiênciae amizades novas” declarou.

A atividade é praticada emvárias modalidades: a trickline,highline, longline e waterline.Highline é praticado sempre

acima de no mínimo 7 metrosde altura. Waterline praticadosob água: em piscinas,cachoeiras e etc. Trickline épraticado em qualquer lugaronde se tenha dois pontos fixospara montagem do equipa-mento numa altura de 1,5metros do chão onde sãorealizadas manobras aeróbicas,dinâmicas, e até saltos mortais(backflips e frontflips.).Yogaline, onde a importânciada prática é realizar posiçõesdo Yoga em cima da fita.Apesar de praticar com maisfrequência o trickline do qualele participou das principaiscompetições nacionais. Júliodiz se identificar mais com ohighline por ter sempre umabarreira, um limite maior há servencido. Porém, ainda gostade estar praticando todas asoutras modalidades.

Como a prática ainda émuito recente, muitos aventu-reiros tentam praticar sem a

menor noção de segurança ouinfraestrutura. O melhor afazer é estar sempre prati-cando com um equipamentopróprio e certificar-se semprede que na montagem doequipamento não tenhanenhum risco de se soltar,arrebentar ou algo que possacausar risco de acidente. Alémdisso, deve-se procurar umapessoa que já tenha umaexperiência maior. Buscardicas de montagem e lugaresonde se é possível praticarcom segurança. Certificar-sesempre de que o local deancoragem (árvores, postes eetc...) são fortes o bastantepara aguentar o peso e apressão exercida pela fita.

O organizador de eventosainda disse que a prática doslackline traz muitos bene-fícios. Como equilíbrio, põe emharmonia total o físico com amente, melhora postura,melhora rendimento nasatividades do dia-a-dia, queimacerca de 200 calorias a cada1 hora de prática, fortalece amusculatura das pernas, defineo abdome e movimenta maisde 100 músculos do corpo.Para ele, a atividaderepresenta em sua vida:renovação, libertação, quebrade barreiras e superação doslimites. “A busca incessantepelo equilíbrio em geral. Éestar em perfeita harmoniacom a minha verdadeira face.É vencer a dificuldade dedominar a si próprio” finalizou.

O contato com a natureza pode ser explorado na prática do esporte

Page 7: Jornal - Correio Regional

7ESPORTECorreio Regional - Maio/2013

As Figurinhas daCopa estão de volta

Por Anderson RibeiroNa véspera da copa das

c o n f e d e r a ç õ e s , o scolecionadores terão umaperitivo para matarem asaudade de colecionar o álbumda copa do mundo.

Em época de Copa doMundo, as editoras começama produzir os álbuns defigurinhas e os apaixonadospor futebol, sejam eles velhosou novos, ficam ansiosos porcomeçarem logo a coleção epoderem trocar as suasfigurinhas. Mas só que destavez a Editora Panini resolveudar um presente para oscolecionadores, lançando oálbum oficial da Copa dasConfederações 2013 no Brasil.

Esta é a primeira vez que essarevista ilustrada é comerci-alizada no país. Ela conta com240 figurinhas ao todo. PeloBrasil afora, há muitos aficiona-dos por este tipo de coleção eem Valença não é diferente.Para Leone Oliveira de 15 anos,colecionar estas figurinhas “éigual a um objetivo. Enquanto eunão completar, eu não desisto”,declara.

Marcos Paulo, de 31 anos,coleciona álbuns de futeboldesde 2009, e está realizadopor iniciar mais uma nova: “É

O álbum oficial da Copa e seus cromos

muito legal e me deixa feliz.Eu adoro trocar figurinhas noJardim de Baixo (lugar aondese realiza as trocas defigurinhas)”.

Uma coisa que acontecesempre em todos os álbuns éo fato de virem figurinhas dejogadores que não foramconvocados. Isso aconteceucom seis jogadores, sendo queo principal deles foiRonaldinho Gaúcho que ficoude fora da lista oficial dos 23jogadores de Felipão.

O motivo para issoacontecer é que segundo aPanini, a lista de jogadores temque ser enviada comantecedência para aconfecção do álbum, e aí nemsempre o final sai comoesperado. No álbum da Copade 2010, por exemplo, o Brasilteve Adriano e novamenteRonaldinho que não foramconvocados por Dunga para otorneio na África do Sul.

A coleção começouoficialmente no dia 30 de abrile vai durar até o término dacompetição no dia 30 de junho.Para quem deseja colecionar,o preço do livro ilustrado é deR$ 4,90 e os cromos custamR$ 0,90 (pacote com quatro).

Realidade da nataçãoparalimpíca no Sul

FluminensePor Anderson RibeiroO esporte paralímpico vem

crescendo em um ritmoacelerado por todo o país,impulsionado pela boaparticipação nos JogosParalímpicos de Londres, ondeo Brasil ficou em sétimo lugar,conseguindo assim a melhorparticipação de sua história.Mas a realidade é que, mesmocom essa campanha, aindafalta apoio aos atletasdeficientes, especialmente naRegião Sul Fluminense.

O atleta de Valença LuísCláudio de Souza, de 21 anos,que nasceu com epilepsia eusou a natação como terapia.Já venceu diversos torneios naregião e no país. Hoje estáafastado por não contar comum patrocinador e por teroutros projetos, como o de serprofessor de educação física.“Os empresários deveriamolhar mais para o esporte naregião”, comenta Luís Cláudio.

Ele já participou de váriosclubes no Sul Fluminense,como o Clube dosFuncionários de VoltaRedonda e o Barra TênisClube, de Barra do Piraí, alémde treinar no Vasco da Gama,no Rio de Janeiro. O nadadordestaca ainda outroscompetidores da região que,apesar de não serem da suamodalidade, servem comoinspiração para ele. ComoJoão Adolfo, AlexandreMostério e Cássio Brito, queatualmente treina noFluminense.

André Luís, treinador deLuís Cláudio, trabalha noClube dos Coroados e ressalta

a importância dos órgãoscompetentes de ajudarem comuma boa estrutura e incentivospara a formação de futurosatletas. Ele acredita que,mesmo com as dificuldadesencontradas na região, depromover o esporte, é possívelrevelar grandes talentos no SulFluminense, com talento parase destacarem no país. “Sãosituações as quais a genteprocura se adaptar, mas querealmente essa falta de apoio,em certas situações, écomplicada.A gente procurasempre almejar alguma coisapra frente, e essa situaçãoacaba sendo um pontoproblemático para adquirirmosmais resultados.”, declara otécnico.

Os empresáriosdeveriam olharmais para o es-porte na região

“”

Atleta aguarda apoio paraparticipar das paraolimiadas

Page 8: Jornal - Correio Regional

9 SAÚDE Correio Regional - Maio/2013

Alimentos ingeridos por crianças devem ser controladosCom a alimentação inadequada pode gerar problemas de saúde e até sociais

Por Aline PinnaO medo pelo ganho de peso

é enfrentado por muitaspessoas que querem manter ocorpo em forma. Mas isso setorna preocupante quandocrianças passam pela mesmasituação de excesso de peso.Esses casos são mais difíceisde ser controlados, já que ascrianças querem optar pelaprópria alimentação, gerandoa inadequada. Com isso,sofrem problemas psicoló-gicos, pois nos momentospassados no colégio, podemreceber apelidos ou até levara algo mais sério, como o bul-lying, que é enfrentado pormuitos em diversos ambientesnos dias de hoje.

Segundo a nutricionistaclínica, ortomolecular efuncional, Elis ReginaCappellesco, o fator que geraa obesidade infantil é oproblema genético que permiteque criança sofra oscilação depeso, isso por conta daalimentação gestacional damãe ou pelo consumoexcessivo de alguns alimentos,principalmente de carboid-ratos. “As crianças são muitoseletivas, ou seja, elas nãopreferem um verde (alimentoadequado), se tem um alimentocom sabor mais agradável”,afirmou.

Apesar de um por cento dapopulação apresentar algumproblema genético que leva àobesidade, o momento deaumento de peso que estáocorrendo nas crianças hoje émuito mais por conta do quese põe no seu prato. “É mais oque se oferta a ela (criança)do que propriamente a

genética”, relatou. Ainda deacordo com a nutricionista,muitas vezes, a mãe fica comdó de deixar de ceder oalimento escolhido pela criançae acaba ofertando e a levandoao excesso de peso. Aquelaideia de ‘esperar o desen-volvimento da criança, porquena fase de estirão, ela vaiemagrecer’, não funcionadessa forma. Então, é funda-mental tratar o problema desdeo momento que a criançaapresentar o peso inadequado.

SaúdeSe as crianças levarem

para a escola alimentosinadequados frequentemente,estarão consumindoalimentação não saudável,além de fazer depósito dexenobióticos, que provocamdiversos prejuízos à saúde,como o mau funcionamento dointestino. Várias criançasrecebidas no consultório pelanutricionista possueminadequação alimentar. “Temque partir da família essaredução alimentar”, informoua nutricionista.

Para as crianças teremalimentação adequada sãonecessárias algumas regras dealimentação. Modificar ohábito alimentar e a atividadefísica são os fatores quedevem ser seguidos. Comessas “regras” não significaque não se pode comer choco-late, salgados, doces, porexemplo, mas optar em sealimentar desses tipos dealimentos uma vez por dia, nãosendo algo contínuo. O que érecomendado pela nutrici-onista é que, quanto maissaudável for a alimentação

(frutas, legumes, verduras) dacriança, melhor. “Quando acriança tem essa vontade desalgadinhos, por exemplo, eladeve consumir de duas a trêsvezes por semana, desde que elaapresente um peso compatívelcom a idade”, declarou.

As atividades físicas como anatação, basquete ou futebolsão benéficas em qualquerfase da vida. Quanto mais acriança gostar dessa prática,melhor será. Elis atendefrequentemente crianças comexcesso de peso, sendo que amaioria dos casos ocorre maispor causa da falta de apoio dafamília ou pela questão social.“A criança gordinha é vista naescola como a diferente, a

relaxada ou a que comecompulsivamente”, alegou.

Muitos alimentos funcionaisque são indicados são bonspara diminuir a ansiedade. Acriança começa a consumir ocarboidrato, ele se transformaem açúcar muito rápido noorganismo, gerando aansiedade. Então, é precisolimitar o consumo dessecarboidrato, fazendo asubstituição, para assim, fazerdiminuir a sensação e acompulsão pela alimentação.“Tira-se esse carboidrato ecoloca um que fica tempomaior no organismo para queele consiga evitar a ansiedadepor outro tipo de alimento”,explicou Elis.

A nutricionista Elis Regina Capellesco argumenta sobre a alimentaçãoadequada que as crianças devem consumir

Page 9: Jornal - Correio Regional

9RELIGIÃOCorreio Regional - Maio/2013

Brasil é sede da Jornada Mundial da JuventudePor Isabella MenezesMais que um encontro que

reúne milhões de jovens, aJornada Mundial da Juventudedá testemunho de uma Igrejaviva e em constante renovação.São eles, os jovens, osprotagonistas desse grandeencontro de fé, esperança eunidade. Ela tem como objetivoprincipal dar a conhecer a todosos jovens do mundo amensagem de Cristo, mas éverdade também que, atravésdeles, o ‘rosto’ jovem de Cristoque se mostra ao mundo.

Os encontros mundiais sãorealizados com intervalos quevariam entre dois e três anos,nos intermédios, as Jornadassão vividas localmente, noDomingo de Ramos, pelas dio-ceses ao redor do mundo. Aúltima Jornada Mundial daJuventude ocorreu de 16 a 21de agosto de 2011, em Madri,na Espanha. A próximaacontecerá na cidade do Riode Janeiro, de 23 a 28 de julhode 2013.

Daniele Guimarães, 37,professora e voluntária, queesteve na última JMJ de 2011em Madri na Espanha, “aJornada Mundial da Juventuderepresenta para mim ummomento de encontro nãoapenas com o Papa, e sim umencontro com o CRISTO quevem na pessoa do Papa trazer,paz, amor, alegria, esperançae muito mais para aqueles quetêm sede de DEUS e precisamde um fortalecer na fé e umavivamento de suas forças,sem contar que tudo que eu viviem Madri, agora vou reviverno meu país ao lado do meupovo”.

O evento religioso criadopelo Papa João Paulo II em1985, consiste na reunião demilhões de pessoas católicase, sobretudo os jovens. A

primeira JMJ foi realizada emRoma, no ano de 1986, emnível diocesano. Sua origemvem dos encontros do PapaJoão Paulo II com os jovens.Em 1984 foi celebrado naPraça São Pedro, no Vaticano,o Encontro Internacional daJuventude e entregue a CruzPeregrina aos jovens, no anode 1985 o Santo Padreanunciou a instituição da JMJ.Para cada Jornada é sugeridoum tema, o Papa Bento XVIanunciou o de 2013: “Ide efazei discípulos entre todas asnações” (Mt 28, 19), durantea audiência geral no dia 24 deagosto de 2011, quando naocasião Bento XVI recordoucom carinho a participação ealegria dos jovens em Madri,e concluiu o quanto seriaimportante que os jovens doBrasil e do mundo assumam eparticipem da Jornada comotestemunhas vivas do Cristo.

Para o padre GeraldoDondici Vieira, diretor doDepartamento de Teologia daPUC-Rio, esse é um lema paraser guardado no coração,refletido e meditado. “Essetema, de fazer discípulos, dechamar outros discípulos paraa comunhão e o convívio como Senhor, é o tema mais queridodo Evangelho de Mateus. Essemandato, essa missão já estáanunciada em todo oEvangelho. E, na verdade, sófaz discípulo quem já édiscípulo, quem convive como Senhor”, afirmou osacerdote.

Após o pronunciamento doPapa, começam todos ospreparos, verificação dequantas pessoas vai serpreciso para realizar a JMJ,local para serem hospedadosos peregrinos, cadastramentodos voluntários, preparação dolugar, o que vai ser oferecido,

organização das celebrações,fazer contatos com imprensa,fechar com quem vai forneceralimentação, ver os locais daspartes culturais etc. Para tudofuncionar corretamente é deresponsabilidade do ComitêOrganizador Local (COL)reunir

as coordenações dascomissões responsáveis pelasdiversas frentes de trabalho,como a comissão de cultura,comissão de voluntariado,comissão de comunicação,comissão de pré- jornada ecomissão de pastoral e liturgia.

Faz parte do processoantecedente a Jornada, aSemana Missionária outambém chamada de PréJornada, que acontece nas dio-ceses. O programa "Dias nasDioceses" este ano acontecerádo dia 16 a 21 de julho. Asatividades para esses dias queantecedem são programadaspelas próprias dioceses eintegram atividades culturais,visitas históricas e momentosde festa, além é claro, de tem-pos de oração e celebração nossantuários e lugares deperegrinação, que formamparte da identidade religiosalocal.

A diocese Barra do Piraí-Volta Redonda foi a primeirado estado do Rio de Janeiro areceber os sinais peregrinos.

A cruz e o ícone de NossaSenhora chegaram a Itatiaia,dia 21 de abril, com a presençade autoridades políticas eeclesiásticas. A cruz peregrinafoi entregue pelo Papa JoãoPaulo II aos jovens ainda du-rante a primeira jornada. Anosmais tarde, em 2003,percebendo a grande devoçãodos jovens a Maria, eletambém lhes entregou paraque pudessem acrescentar aossímbolos da jornada peregrina.Desde setembro de 2011, ummês após o fim da JornadaMundial da Juventude (JMJ)de Madrid, na Espanha, a cruze o ícone estão no Brasilpercorrendo cerca de 280 dio-ceses. Eles serão devolvidosao Papa durante a JMJbrasileira no Rio de Janeiro.

As inscrições paravoluntariado já foramencerradas e todos osvoluntários estão passando porum programa formativo, emque recebem uma formaçãoespiritual, cultural etreinamento específico, mascontinuam abertos os canaispara inscrição de peregrinos,cadastro para famílias quequerem acolher jovens, paraestabelecimentos do setor dealimentos e paracolaboradores, sejam por viaboleto bancário ou por doaçõespessoais, mais informações nosite JMJ Rio 2013.

Jovens se preparam para receber o Papa em sua primeira visita ao Brasil

Page 10: Jornal - Correio Regional

10 CULTURA Correio Regional - Maio/2013

Por Diogo CarvalhoDepois de três longos anos, a

Secretaria de Cultura começouos preparativos para arealização do tradicional “VoltaRedonda do Rock”, queocorrerá em maio desse ano. Avolta do evento foi idealizadapelas próprias bandas no anopassado, quando ocorreramtodos os domingos no memorialzumbi com apresentação de trêsbandas da região. Porém, dessavez será realizado na Ilha SãoJoão, com atrações principais defama nacional e internacional,que carregarão multidões parauma das maiores edições doevento de sua história.

O diferencial, dessa ediçãopara as outras, é que todas asdecisões sobre o evento comoa escolha das bandas principaise o critério a ser usado para aseleção das bandas locais foitotalmente feito e decidido napresença, e ouvindo as opiniõesdos próprios artistas da cidade.O que causou mais democraciae satisfação, levando em contao ponto de vista de que ospróprios artistas também são opúblico das apresentações.

Em entrevista para o jornalDiário do Vale, a secretária decultura Rosane Mendonçasalientou: “Este ano tornamos oevento muito participativo comas reuniões, dando oportunidade

Prefeitura anuncia o “Volta Redonda Do Rock 2013”

às bandas e aos amantes dorock para se pronunciarem edarem opiniões, escolhendo osshows e opinando na estrutura,a fim de fazer um evento comotem que ser ao gosto deles”.

No dia 14 de março, ocorreuo sorteio que definiria quaisbandas locais irão participar doevento. Os critérios utilizadospara ter a participação válidaforam: pelo menos umintegrante da banda deveriaresidir em Volta Redonda, abanda deveria ter um materialautoral para apresentar ásecretaria e ter comparecido amaioria das reuniões.

Levando em conta taiscritérios, 24 bandas foramsorteadas para seapresentarem. Segue o nome detodas as 24 em ordem de sorteio:The Alchemists; Deaf Kids; Eu,Você e a Manga; DancingFlame; Mad Bandit; CuboMágico; Figurótico; M.A.L.U.;Factor Omega; Vitrine; WildSociety; Mão de Onze; DarkSlumber; Black Mula; Kiore;Scars of my eyes; Seldon Spies;Independence; Next 44;Inabitual; Radiograma; ScreamLoud; Ask; Nigra.

O evento ocorrerá nos dias17,18 e 19 de Maio (sexta,sábado e domingo) e terão seisbandas locais tocando em cadadia (exceto no domingo que

serão doze) e duas bandas deconhecimento nacional seapresentando ao fim da noite.Na última semana, todas asbandas principais foramconfirmadas: Korzus, DeadFish, Matanza, CPM 22,Detonautas e Raimundos. Osportões abrirão às 19hs na sextae no sábado, no domingo será13h, pois terá mais shows. EmMaio, o Volta Redonda do Rockcontará com uma estrutura paraagradar tanto o público quanto

as próprias bandas, colocandodois palcos simultâneos (ao ladodo palco principal) para arealização dos shows locais,tendo um revezamento maior eevitando, assim, os atrasos.

A participação das bandas derock na cena cultural da cidadevem sendo muito forte desde aprimeira realização desseevento. Porém, desde o anopassado, os próprios músicosestão se mobilizando cada vezmais em busca de reconhe-cimento, fazendo seus próprioseventos e movimentandomassas para assistir e abraçara causa da música inde-pen-dente. Locais como a Toca doArigó, Piano’s Bar, Ecfa e atémesmo a Praça Brasil, vemsendo utilizada para a realizaçãode eventos musicais que agora,com a ajuda da prefeitura como “VR do Rock”, terá umaprojeção maior e de visão re-gional muito mais ampla.

Detonautas e CPM 22 estão confirmados para o evento

Em fevereiro desse ano ocorreu à primeira reunião, naSecretaria de Cultura, para o anúncio do Volta Redonda doRock, feita para esclarecer tudo e dizer como funcionará ecomo as bandas locais iriam participar e como as bandasprincipais se disponibilizariam para se apresentar na cidade.Porém, algo de muito inovador e surpreendente foi reveladoe apresentado para os músicos e público.

Em novembro de 2013, a prefeitura, em parceria comdiversos patrocinadores, está querendo fazer um dos maioreseventos da história da cidade, transformando o Volta Redondado Rock em um festival de música independente assim comoé feito em diversos eventos ao redor do mundo (como porexemplo: o SWU, Lollapalooza, Rock Am Ring, Rock in Rio,etc.) mas, apenas com bandas regionais e seis bandasprincipais, assim como em maio.

Porém, o diferencial é que todas as bandas que seapresentarão, deverão apresentar uma matéria 100% autoralpara tocar no evento, mostrando que tem trabalho próprio. Oevento contará com a presença de gravadoras e fãs de músicado Brasil inteiro o que promete trazer movimento para cidadee escrever mais um dia na história da cidade.

Evento terá ediçãoespecial em novembro

Page 11: Jornal - Correio Regional

11LAZERCorreio Regional - Maio/2013

Quadrinhos

Valença - O grupo de funk “Os Mulekes Bolados” existe há cercade um ano e nove meses e já está sendo reconhecido em muitoslugares. Há menos de um mês, o grupo valenciano composto porCarlos Eduardo Teixeira da Silva, André Paulo Pereira Garcia e Max-well César Alves da Costa, está virando febre nas redes sociais. Houvemais de 17 mil visualizações em duas semanas somente no site Youtube.Tudo começou com a música "Pisa na barata", criada pelos próprioscomponentes e já está sendo muito tocada na região.

De acordo com os integrantes, pelo simples fato de ter contatocom pessoas dos municípios vizinhos e do avanço da internet, obteverepercussão muito rápida. O grupo surgiu a partir da ideia de Maxwelle de Carlos Eduardo. Com o intuito de dançar o ritmo que pudessemisturar com outros, a intenção da música é atingir todas as idades deforma lúdica. “Na verdade, esse sucesso foi consequência do trabalhoque vinha sendo feito desde o começo”, relatou Maxwell.

Ainda segundo o grupo, nunca tiveram patrocínio de nenhumaespécie, porém tiveram o grande apoio de familiares e amigos. Paratentar ser reconhecidos no estado ou até no país, os Mulekes Boladosestão trabalhando mais empenhados no grupo e usando a internetcomo meio de divulgação. Daí surgiu a ideia de um clipe, realizado egravado no Mirante do Cruzeiro, do próprio município. Além dogrupo, houve a participação de diversos amigos fazendo a coreografia.

Para os meninos, é muito importante levar o nome do municípiopara as outras cidades, pois é o lugar onde nasceram e cresceram.“Temos orgulho de nossa cidade, por isso é que quisemos fazer oclipe aqui. Ainda mais que muitos ainda não acreditam no potencial deValença”, declararam.

Nas redes sociais, é mantida campanha para que o grupo compareçaao programa “Esquenta” da Rede Globo. Eles já fizeram contato coma produção e estão aguardando, porém nada é certo. No site derelacionamentos Facebook, já houve mais de sete mil curtidas novídeo dos meninos; aproximadamente dezessete mil compartilhamentose, no site Youtube, são mais de dezessete mil visualizações. Alémdisso, diversas pessoas estão fazendo vídeos realizando a coreografiada música “Pisa na Barata” e espalhando pela internet.

Desde o início, o grupo já realizou pequenos shows na cidade eem cidades vizinhas e até abertura de outros grupos maiores. A partirdaí, o objetivo é chegar a um ponto em que cada integrante possaviver somente com o trabalho do grupo.

Grupo valenciano ésucesso na internet

Os Mulekes Bolados gostariam de ir ao programa“Esquenta”, da Rede Globo

Jogo dos 7 erros

Page 12: Jornal - Correio Regional