jornal ci- outubro 2011

12
Prepare-se para conhecer a nossa nova coluna Tiradinhas, com piadas escritas pelo redator publicitário Léo Castelo Branco e ilus- tradas pelo designer gráfico Gustavo Arcaldi. A dupla começou fazendo humor político via internet, através do CDC (Comunidade da Criação) tendo em pouco tempo conquista- do um público cativo e fiel nas redes sociais. Agora eles estão aqui no Jornal Conteúdo Independente para fa- zer um humor inteligente, refinado e, o mais importante, que faça você gargalhar muito. CONFIRA NA PÁG. 02 Nossos quadros ganham força com a participação do amigo João Barcelos, que além de Professor, Produtor Cul- tural, Poeta, Historiador, Escritor e Intelectual Assente, tem em sua história, como ser humano , a bandeira da luta pela justiça, digni- dade e igualdade dos povos...Pág. 06 CONHEÇA OS NOVOS INTEGRANTES DA FAMÍLIA COTIA SAÚDE ANIMAIS CIDADES FILHOTES É IGUAL A BAGUNÇA? Pág. 08 DISTÚRBIOS DO SONO ENTENDA E FAÇA A SUA PARTE Distúrbios do sono são cada vez mais frequentes no mundo contemporâneo. O PERIGO DOS ESTERÓIDES ANABÓLICOS Médicos alertam para o perigo do comércio ilícito de anabolizantes entre atletas e jovens nas acade- mias. Pág. 10 2ª FEIRA DO CONHECIMENTO EM VARGEM GRANDE PAULISTA- Pág. 07 Sobrinha Bernadete, Vó Nina (filha de Francisca do Prado) e Narsisa Nora CONTEUDO INDEPENDENTE II MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO "O POVO ACORDOU. O POVO DECIDIU. OU PARA A ROUBALHEIRA OU NÓS PARAMOS O BRASIL". 12 de outubro • 14:00 - 17:00 na Av. Paulista/ MASP- SP Pág. 06

Upload: fabio-soares

Post on 10-Mar-2016

273 views

Category:

Documents


41 download

DESCRIPTION

Informar para transformar.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal CI- Outubro 2011

Prepare-se para conhecer a nossa nova coluna Tiradinhas, com piadas escritas pelo redator publicitário Léo Castelo Branco e ilus-tradas pelo designer gráfi co Gustavo Arcaldi.

A dupla começou fazendo humor político via internet, através do CDC (Comunidade da Criação) tendo em pouco tempo conquista-do um público cativo e fi el nas redes sociais.

Agora eles estão aqui no Jornal Conteúdo Independente para fa-zer um humor inteligente, refi nado e, o mais importante, que faça você gargalhar muito. CONFIRA NA PÁG. 02

Nossos quadros ganham força com a participação do amigo João Barcelos, que além de Professor, Produtor Cul-tural, Poeta, Historiador,Escritor e Intelectual Assente, tem em sua história, como ser humano , a bandeira da luta pela justiça, digni-dade e igualdade dos povos...Pág. 06

CONHEÇA OS NOVOS INTEGRANTES DA FAMÍLIA

COTIA

SAÚDE

ANIMAIS

CIDADES

ANIMAIS

FILHOTES É IGUAL A BAGUNÇA? Pág. 08

DISTÚRBIOS DO SONO ENTENDA E FAÇA A SUA PARTE

Distúrbios do sono são cada vez mais frequentes no mundo contemporâneo.

O PERIGO DOS ESTERÓIDES ANABÓLICOS

Médicos alertam para o perigo do comércio ilícito de anabolizantes entre atletas e jovens nas acade-mias.

Pág. 10

2ª FEIRA DO CONHECIMENTO EM VARGEM GRANDE PAULISTA- Pág. 07

Sobrinha Bernadete, Vó Nina (fi lha de Francisca do Prado) e Narsisa Nora

Nossos quadros ganham força com a

CONTEUDO INDEPENDENTE

II MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO

"O POVO ACORDOU. O POVO DECIDIU. OU PARA A ROUBALHEIRA OU NÓS PARAMOS O BRASIL".

12 de outubro • 14:00 - 17:00 na Av. Paulista/ MASP- SP

Pág. 06

Page 2: Jornal CI- Outubro 2011

CONTEÚDO INDEPENDENTEPublicação mensal da Empresa Jor-nalísti ca Conteúdo Independente Ltda. CNPJ: 12.059.922/ 0001- 53

R. Francisco M. Oliveira- 433, Centro- Vargem Gde. Paulista/SP- 06730- 000

Email:[email protected]

(11) 7231- 7535expe

dien

te DireçãoFábio Soares Rodrigues

[email protected]

Projeto Gráfi co e Diagramação:Fábio Soares Rodrigues

[email protected]

O Jornal não se responsabiliza por matérias assi-nadas, e todos os anúncios aqui publicados são de responsabilidade dos Anunciantes.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: Butantã, Osasco, Coti a (Granja/ Caucaia), Vargem Grande Pta, São Roque / Para adquirir: 7231 - 7535

Gerente ComercialPriscila Prado- (11) 9791 - 0980

[email protected]

Colaboradores:Cássia Silva, Silvana Bezerra, Alessandro Silva, Gilberto

Cardoso, Caio Fábio, Jorge Pereira, Fernando Lei, Willian Delarte, João Barcellos, Léo Castelo Branco, Gustavo

Arcaldi

Colaboradores do “CONTEÚDO INDEPENDENTE”, não possuem nenhum vínculo empregatí cio com este Jornal.

Participe do >> FALA CIDADÃO / Envie seu texto para: [email protected]

EDITORIALOutubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 0980

2

TIRADINHAS

Coeditor e ColunistaEdegar Ferreira

[email protected]

Meu nome é João Paulo, tenho 31 anos e estou com coqueluche.

Frase meio impactante não é? Sim, é para ser impactante mesmo.

O que venho mostrar aqui hoje é sobre o despreparo dos médicos que atualmente “cui-dam” da nossa saúde, sejam de Hospitais Pú-blicos ou Privados.

Realmente, estou com coqueluche há 70 dias, quando o normal é o quadro se manter por no máximo 42 dias. Durante esse período, passei por nove médicos, entre especialistas e clínicos gerais e cada um que eu passava me faziam algumas perguntas e davam o diagnós-tico. Você tem Bronquite asmática, tome esses cinco remédios (fortíssimos) que fi cará bom. Você tem alergia, tome esses três remédios (fortíssimos). Você tem sinusite, mais dois re-médios (fortíssimos) para fi car bom.

Pergunto eu: Desde quando sinusite dá tosse comprida, até chegar a ponto de vomitar?

Esses foram exemplos de nove médicos que

mar soro na veia e ir para casa. Esse foi o pe-núltimo dia em que conversei com o meu pai antes de intermináveis três semanas na UTI particular e o falecimento.

Vamos ser rigorosos e começar a cobrar nossos direitos de maneira direta, fazer valer os impostos, os planos de saúde e tudo que pagamos. Saúde é uma obrigação do governo nos dar. Vamos mostrar que somos pessoas, que merecemos respeito, e fazer desse Brasil que vive de interesse próprio, passar a ser um país digno de se morar.

Médicos, ou melhor, Doutores, usem seu di-ploma para o bem de seus pacientes e não para o bem da sua parede.

Fonte: Folha.com (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/978490-falta-de-vacinacao-de-adultos-impulsiona-surto-de-coqueluche-em-sp.shtml)

Fonte: Saúde IG (http://saude.ig.com.br/minhasaude/internacao-por-coqueluche-au-menta-21-em-um-ano/n1597219843516.html)

passei. Cheguei a ponto de tomar 18 remédios diferentes em um mês. Todos para tudo, me-nos para coqueluche.

Acho que tomei remédio até para curar unha encavada, curar dor de amor, queimadura e as-sim por diante, pois nunca tomei tanto remé-dio em tão pouco tempo na minha vida.

Apenas um dos nove médicos que passei me pediu exames. Todos debocharam na cara, ou fi caram bravos quando eu disse que estava com sintomas de coqueluche. Falaram que co-queluche não dá em adultos. Sério?

FOLHA.com 21/09/2011 - 09h37 Falta de vacinação de adultos impulsiona

surto de coqueluche em SP.

iG São Paulo | 20/09/2011 16:05Internação por coqueluche aumenta 21%

em um anoTotal de casos em 2011 já supera todo ano

passado e jovens estão no alvo da infecção

Quase tive que suplicar para arrumar um médico que me pedisse os exames necessários

para diagnosticar de maneira correta o que eu tenho.

Minha sobrinha que está no primeiro ano de medicina, fi cou sabendo os sintomas que eu tinha e me ligou para falar que eu estava com coqueluche.

Não dá para acreditar que uma pessoa do primeiro ano de Medicina sabe mais do que um bando de “DOUTORES”, sim, DOUTO-RES, pois “MÉDICO” só deve ser chamado quem se forma para exercer a profi ssão por amar o que faz e não por dinheiro fácil, sem se preocupar se ele vai levar uma pessoa a óbito e deixar sua família infeliz pela perda de um ente querido.

Assim como aconteceu com meu pai há dois anos no PA de Vargem Grande Paulista, que em um caso de negligência médica, meu pai veio a óbito.

O problema da dor de perder um pai e pas-mem, por uma simples APENDICITE, em que o médico falou que era apenas uma virose e que meu pai estava exagerando. Mandou-o to-

As recentes declarações da Corregedora Nacional de Justiça, a Ministra Eliana Cal-mon, com relação à necessidade de uma séria fi scalização do Conselho Nacional de Justiça, CNJ, faz tremer as bases de uma instituição tida como intocável: O Poder Ju-diciário.

Muitas são as notas de repúdio pelo Brasil afora, onde adjetivos como “leviana”, “des-temperada”, “desrespeitosa”, foram direcio-nadas as declarações da Ministra, sobre o estado São Paulo, por exemplo: “Sabe que dia eu vou inspecionar São Paulo? No dia em que o sargento Garcia prender o Zorro. É um Tribunal de Justiça fechado, refratário a qualquer ação do CNJ e o presidente do Supremo Tribunal Federal é paulista”.

Cabe neste ponto uma descrição sobre o papel e a relevância do Poder Judiciário em nosso País:

“Dentre os poderes que compõem a Re-pública brasileira, cabe ao poder Judiciá-rio interpretar as leis elaboradas pelo Le-gislativo e promulgadas pelo Executivo. Ele deve aplicá-las em diferentes situações e julgar aqueles cidadãos que, por diversos motivos, não as cumprem.

A função do Judiciário é garantir e de-fender os direitos individuais, ou seja,

promover a justiça, resolvendo todos os confl itos que possam surgir na vida em so-ciedade.

As responsabilidades e a estrutura desse poder são determinadas pela principal lei do país, a Constituição Federal. E todos os cidadãos têm o direito de solicitar que o Judiciário se manifeste, de maneira a re-solver disputas ou punir aqueles que não cumprem as leis”.

1) Civis: quando se relacionam a con-fl itos que surgem entre pessoas, empresas, instituições, etc.;

2) Penais: quando se referem a diferentes tipos de crime;

3) Trabalhistas: confl itos que envolvam trabalhadores e patrões;

4) Eleitorais: questões que se relacionem às campanhas eleitorais ou às eleições;

5) Militares: que envolvam crimes da esfera das Forças Armadas - Aeronáutica, Marinha e Exército;

6) Federais: casos que forem de interesse do governo federal ou se relacionem direta-mente à organização política e administra-tiva do Brasil.

Fonte WEB: http://educacao.uol.com.br/cidadania/judiciario-1.jhtm

Esta é a forma básica do Judiciário, o seu centro. Há que se lembrar também que a Ministra falou que existe por volta de 1% de corruptos, sendo uma minoria os que “pra-ticam” os tais atos, contrapondo algumas

QUAL É O PODER DOS PODERES?

notas de repúdio que disseram que o tom foi “leviano” e “genérico”, já que não houve a declaração de nomes...

Eu faço a seguinte pergunta a você caro leitor: Você acredita que estas declarações e os seus desdobramentos teriam que peso no momento em que vivemos hoje com relação à corrupção no Brasil? Seria este um pilar forte, o grande sustentáculo para que haja tanta corrupção, de um modo desenfreado e histórico em nosso país? Alguém crê que os esquemas de corrupção passaram a existir somente nos últimos 10 anos?

O cerne da questão dos esquemas de cor-rupção: A Impunidade; se o Poder que de-veria dar sentenças e punir, garantindo e defendendo os direitos individuais, ou seja, promovendo a justiça, fazendo cumprir as leis, a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, tem uma parte, mesmo que seja pequena, que se corrompe em favor de Crimes de Lesa Pá-tria, passa a ser então o ponto mais relevan-te de qualquer esquema de roubos e acha-ques ao dinheiro que NÓS PAGAMOS em forma de “impostos” para que o Estado Bra-sileiro se fi nancie e cumpra o seu papel tal qual está na CONSTITUIÇÃO FEDERAL, assegurando os nossos direitos enquanto ci-dadãos!

Ou recrudescemos para os tempos da Di-tadura Vargas?: “A Lei, ora a Lei...”

Tiradinhas escritas pelo redator publicitário Léo Castelo Branco e ilustradas pelo designer gráfi co Gustavo Arcaldi.

Page 3: Jornal CI- Outubro 2011

Thiago Comin- Advogado, Pós-Graduado em [email protected] Comin- Advogado, Pós-Graduado em Direito

ACESSE: e-virtual.netACESSE:

Outubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 09803ENTENDA DIREITO

A famosa Lei Seca não gerou os efeitos preventivos que se pretendia. Foi o que concluiu a análise realizada pelo IPC – LFG (Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes), a partir dos dados divulgados pelo Ministério da Saúde (DATASUS).

Os novos números levam a uma triste constatação: apenas 15, dos 27 estados da Federação, obtiveram diminuições (pouco expressivas) no número de mortes no trân-sito entre os anos 2008 e 2009, primeiro ano de vigência da Lei Seca.

Se um dos desafi os da Lei Seca é dimi-nuir os números de acidentes e mortes no trânsito, esta tarefa não foi bem sucedida.

Não é de se espantar. A Lei seca tornou-se vigente, mas não efi ciente, já que não é de-vidamente fi scalizada, sem falar que as blitz policiais não são mais encontradas como no primeiro ano da lei. É só dirigir pelas prin-cipais avenidas, próximo aos famosos bares da capital. ZERO de fi scalização.

O IMPACTO DA LEI SECA E A IMPUNIDADE.

Assim, a partir da análise preliminar do impacto da lei, é evidente que falta uma verdadeira política de segurança viária na-cional.

De outro lado, os efeitos benéfi cos desses dispositivos serão sempre apenas regionais, parciais, imediatos e/ou irrelevantes.

A Lei Seca já se tornou uma das leis mais conhecidas da sociedade brasileira. O mo-torista que infringi-la, consumindo mais que 0,2 gramas de álcool por litro de san-gue, será multado no valor de R$ 957,00 Reais e terá o veículo apreendido e a sua ha-bilitação retida por um período de 01 ano.

Apesar do número de apreensões ter au-mentado com a implantação da Lei Seca há três anos, o número de mortes e acidentes não seguiu a mesma tendência em oito das maiores capitais brasileiras, segundo levan-tamento feito pela reportagem do site “Ter-ra”.

O Brasil ocupa o quin-to lugar no ranking mun-dial de países recordistas em acidentes de trânsi-to, com 38 mil mortes por ano, atrás de nações como a Índia, China, EUA e Rússia.

Em nosso país, a im-punidade nos crimes de trânsito ainda é uma constante. É a moda dos ricos com seus carros “super poderosos” cau-sarem acidentes gravíssi-mos e saírem pela porta da frente da Delegacia. Como o caso do empre-sário com seu “Porshe” pelas ruas do bairro do Itaim Bibi em São Paulo, quando a 150 KM/H ma-tou uma advogada.

Neste caso específi co, o nosso Judiciário arbi-trou uma fi ança de R$ 300.000,00 ao Empresário, ou seja, cerca de metade do valor do carro. É mole o quer mais?

Será que este valor representa alguma coisa para um vagabundo deste?

Cadeia neste marginal, que assumiu o ris-co de matar, do contrário, a tragédia acima

narrada será apenas mais um episódio dolo-roso e cruel que, somado às mais de 37 mil mortes anuais, retrata o quão violento é o trânsito brasileiro.

Fonte: www.ipclfg.com.br

www.r7.com

Page 4: Jornal CI- Outubro 2011

LETRA ENVENENADA Conto/Crônica

Willian Delarte- Escritor, Músico, Agente Cultural, e Protetor resoluto das Artes. [email protected] / http://williandelarte.blogspot.com

Silvana Bezerra Silva- Pedagoga especialista em Educação [email protected]://educacaoeconscienciasilvana.blogspot.com

Willian Delarte- Escritor, Músico, Agente Cultural, e Protetor resoluto das Artes.

CONCURSO CULTURAL JORNAL CI E EDITORA

PÁTUA

EDUCAÇÃO

LEVE E LEIA

Outubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 09804

LITERATURA

Durante muitos anos, ouvimos e vivencia-mos absurdos direcionados ao sistema educa-cional brasileiro, onde podemos afi rmar que os precursores de tais devaneios não sabem ou fi ngem não ver a real situação do mesmo. Mais uma dantesca ação está para ser pro-porcionada: o aumento dos dias letivos bem como a aumento de horas do aluno em sala. Alguns estados já mantêm o turno de cinco horas, e esta educação famigerada íntegral como teste. Esta fuga do Ministro da Edu-cação já era de se esperar, afi nal, ele só está mais uma vez fazendo o que é comum a este país em termos de educação. Porém, mais uma pergunta não quer calar...Será que o Mi-nistro da Educação Fernando Haddad não é capaz de perceber que a capacidade intelectu-al não está interligada a condição social? Por que é tão difícil ouvir a voz dos especialistas em educação? Para a presidenta da Escola Brasileira de Professores, Guiomar Namo de Mello o país continuará formando: “Alfabeti-zadores e professores de 1º ao 5º ano que não conseguem diferenciar zero vírgula de cinco e meio”. Segundo a mesma, os alunos do Bandeirantes, colégio renomado do Estado de São Paulo não se dedicará ao magistério. Nós deixamos a formação do professor desti-nada aos alunos do Ensino Médio Público no-turno, pois são eles que vão fazer o curso de

Quantidade e qualidade para o Ministro Haddad é a mesma coisa...

Pedagogia ou Licenciatura. E vão pagar por isto! Depois vão dar aula na Escola Pública”. Mais uma vez nos escondemos atrás de diag-nósticos da péssima qualidade educacional e da formação de profi ssionais. Sendo assim, gostaríamos de lembrar ao próprio Ministro, que as Universidades responsáveis pela ofer-ta de ensino de pedagogia e licenciatura espe-cífi cas a docência são liberadas por eles, bem como a avaliação das mesmas.

Ministro Fernando Haddad, as escolas par-ticulares não adotaram uma medida sequer das implantadas pela rede pública. O poder econômico das mesmas, demonstra que este tiro no pé é específi co a rede pública. A quan-tidade de dias e horas não resolve a desigual-dade fi ctícia de vossa “cabeça”. Não fuja do cerne da questão que se resume a: Paguem um salário digno ao profi ssional da educação, reduzam sua carga de trabalho e garantam a ele capacitação em serviço. Sobram vagas nas Universidades Públicas destinadas ao magistério. O país não pode parar! Diva-gamos anos à procura de problemas sérios, estampados nas linhas, entrelinhas, desenha-dos e grafados em neon, que são resolvidos com medidas paliativas, copiando modelos educacionais importados “Made in China” totalmente fora de nossa realidade. E isto é lamentável.

ANÔNIMO*Não é por motivos outros, de efeito ou

qualquer estilística, que vou me manter as-sim, anônimo, tão pouco sou bastante louco a ponto de revelar o nome do meu Jornal que há mais de dois anos constrói sua limpa e digna história aqui, na cidade de Tão-tão-dis-tante, província que desde a sua fundação é reduto - para não dizer “feudo” - de broncos e ditadores coronéis... Aqui, no sertão lon-gínquo e desconhecido do Estado da Paraíba, Tão-tão-distante se destaca por ser essa “ter-ra-de-ninguém”, ou melhor, sabemos muito bem a quem pertence cada metro quadrado de sua caatinga.

Construí meu Jornal, alheio a todas as for-ças antagônicas e repressoras, com o único intuito de noticiar a verdade sem qualquer parcialidade, apenas a verdade dos fatos: a notícia em si e por si - e terá sido esse o meu maior “erro”... Nesta esquecida terra sem-pre foi tradição as notícias se revestirem das roupas que bem caem nos objetivos desses mesmos, dessa família e íntimos amigos que detém o poder desde o “sempre” por aqui...

Digamos que das quatro mídias que noti-ciam, dois jornais (no qual o meu se inclui), uma rádio local e uma tevê (coligada a maior rede nacional), somente a minha se consti-tui “independente”, e isto também quer dizer “não ser posse desses mesmos”... Ah, con-fesso, “não dançar conforme a música” foi o que fez minha vida se tornar esse musical fúnebre, ou melhor, essa trilha de aventura hollywoodiana (ou de máfi a italiana no me-lhor e consagrado estilo “Poderoso Chefão).

Nunca recebi qualquer “patrocínio” dos governantes de Tão-tão-distante. Por isso me boicotam, negam-me informações, mas isso foi só no começo... Nestes últimos meses o cerco fechou por completo: depois de cinco processos e um inexplicável atropelamento, um encontro “olho-a-olho” com um pistolei-ro matador-de-aluguel me lesou a profunda artéria femoral e provocou-me uma parada cardíaca em plena mesa de cirurgia...

Mas sobrevivi... Agora estou aqui, nesse

hospital, numa sala lotada em que me con-fundo com tantos outros desgraçados enfer-mos, com um Atestado de Óbito que minha família conseguiu forjar, por meio escusos, claro, mas foi a minha única saída... Estou morto. Provavelmente continuarei morto ao sair daqui, ao viver anonimamente em qual-quer lugar (não há lugar em que os braços dessa gente não alcance!). Sim, estou mor-to, defi nitivamente morto! Morre-se quando se perde a liberdade de existir... Existir é ter a liberdade de pensar, de se expressar... Só peço a vocês que são de São Paulo - este Es-tado tão grande, tão bom e civilizado! - que publiquem esta minha desencantada carta, e a isso serei muitíssimo grato... Aqui jaz um Brasil que não se conhece, que ninguém quer conhecer, mas se esta carta realmente chegar a vocês, poderão saber que Tão-tão-distante existe e pode está perto, até muito perto de vocês.

Anônimo

(Tão-tão-distante/PB)

*Este é um texto de fi cção literária, qual-quer semelhança com personagens ou fatos da realidade terá sido pura ou mera coin-cidência.

Churrasco Grego, de Acauam

Oliveira e José Virgínio

“Acauam Oliveira e José Virgínio apontam o quebradiço da sociedade e da cultura, seus (nossos) próprios defeitos, entre o riso gaiato e a acidez, com um intuito refl exivo: quase um tapa na cara ou uma ducha de água fria (me desculpem as metáforas). Os poemas do Churrasco não exigem interpretação. Não há nada oculto: o cancro, o choque, a hipocrisia estão aqui, ao vivo. O leitor não precisa interpretar os poemas, precisa refl etir/agir sobre: o que fazer para que estes poemas (ou seja, as condições materiais que permitem que eles sejam escritos) desapareçam?” (Trecho da orelha, por Renan Nuernberger)

3 poemas:

O POETA E SEU TEMPO

- A qualidade estética de seus versos inexiste, não passando no mais das vezes de recortes muito mal elaborados e de mau gosto.

- É, mas meu pau é maior.

D E S E N V O L V I M E N T O TECNOLÓGICO

Vinte anos de pesquisa e investimento

fi zeram com que o primeiro astronauta

brasileiro ascendesse aos céus.

E nosso Povo agora assim

recém liberto da escuridão

e do medo que os oprime

consome e atrasa já sabe:

Feijão no potinho

também cresce em marte.

POEMA PARA NOITE

A noite nhonhora

é negra

e tem um branco cadáver

brilhando no céu

A noite nhonhora

é estranha

é branca

e tem um negro

cadáver vermelho

boiando no rio sem cor

Saiba mais sobre os livros da Patuá e os adquira em 12 vezes sem juros pelo site: www.editorapatua.com.br

O ganhador da Promoção Cultural Jornal Conteúdo Inde-pendente e Editora Patuá desse mês foi Nonato Nery de Ceilân-dia, Distrito Federal. Ele vai le-var o primeiro e excelente livro de contos de Rafael Carvalho "A estante deslocada". Parabéns Nonato.

Page 5: Jornal CI- Outubro 2011
Page 6: Jornal CI- Outubro 2011

COTIAOutubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 0980

6

C.I.) Existe um movimento de iniciativa po-pular para a criação de um projeto de lei para a instalação da Tribuna Livre na câmara munici-pal de Cotia, o quê trará a sociedade para mais perto do que se chama Democracia.

- Como é a proposta do movimento, com rela-ção ao funcionamento da tribuna livre? Pontos principais, normas, regulamentação etc.

Tribuna Livre em Cotia: A Tribuna Livre é um

antigo sonho Cotiano. Em várias cidades de nos-sa região já existe a Tribuna Livre nas câmaras municipais. A ideia principal da Tribuna Livre é a de que o Cidadão de Cotia tenha acesso ao uso da palavra na câmara municipal e possa fazer as suas reivindicações, ser um fi scal dos poderes Executivo e Legislativo agindo como um verda-deiro eleitor. A Tribuna livre por diversas vezes foi arquivada pela vereança do passado, dos atu-ais alguns não gostam nem de falar nela, mas os vereadores são funcionários da sociedade.

Para que a Tribuna Livre possa ser uma reali-dade em Cotia decidimos através do “Movimen-to Pensa Cotia”, unir forças e exercermos o pre-visto no Capítulo III, incisos 1º, 2º, 3º, do artigo 42 da lei orgânica da Cidade*, que se refere a 5% de assinaturas a contar do número de eleitores da ultima eleição. Com isto poderemos colocar em pauta para votação depois de colher todas as assi-naturas e um grande número de simpatizantes ao Projeto de Iniciativa Popular na câmara. Desde já agradecemos os movimentos e entidades que de alguma forma nos ajudam nesta causa como: Movimento Voto Consciente, Movimento Pensa Cotia e APEOESP.

C.I.) A participação do povo nas sessões da

câmara é um passo importante para que come-cemos a fi scalizar e apresentar projetos, ideias e acompanhar o andamento das atividades dos nossos eleitos!

- Qual a opinião do movimento sobre os ve-

readores estarem preparados para interagir com este instrumento de participação direta na “casa do povo”?

Tribuna Livre em Cotia: Nós não sabemos,

se os vereadores estão preparados é o que ve-remos... Mas uma coisa é certa, a câmara teve sim grandes passos, pois na gestão do Presidente Marcos Nena foi criada a TV- Câmara, na Gestão do Presidente Rogério Franco a Câmara Bairro a Bairro, na do Paulinho Lenha foi quebrado o protocolo e dando a palavra a uma professora na manifestação da classe, ou seja, já que o pensa-mento é democrático nós acreditamos que não teremos problemas com a Tribuna Livre, agora vamos para cima, lotar a Câmara com o poder do Povo e aprovaremos o Projeto apontando os vereadores que votarem contra!

C.I.) A Tribuna Livre funciona com regras,

nas quais devem ser previstas as formas ade-quadas de manifestação popular, a relevância dos temas/projetos/sugestões, nível de represen-tatividade e tempo determinado para o orador, inscrição em mesa etc.

- Nós temos o perfi l popular para que haja uma manifestação coerente e construtiva que agregue valor, e não fi que somente no campo político, no sentido de oportunizar as comuni-dades a fazerem as suas reivindicações?

Tribuna Livre em Cotia: Sim temos, mas não

pode chegar qualquer indivíduo sem condições ou por problemas pessoais com algum vereador querer vingança usando a Tribuna, nos artigos da Proposta do Projeto deixamos as regras claras para quem pode usar e como pode se inscrever para o uso da Tribuna Livre.

Com relação à aceitação por parte dos vere-

adores, parece então existir um clima favorável na câmara municipal de Cotia.

- Qual a perspectiva de mudança da men-talidade na fi scalização popular e na atuação política da câmara municipal dentro deste novo contexto?

Tribuna Livre em Cotia: Este é o grande de-

safi o da Tribuna Livre, fazer com que a popu-lação de Cotia venha participar ativamente da vida política da Cidade, pois ai sim no lugar de dentadura, dinheiro e falsas promessas, a Socie-dade vai começar a entender que é preciso votar com responsabilidade. Nós faremos através da Tribuna Livre a grande reforma que esta cidade precisa ter.

Cotia precisa mudar suas atitudes, pois somos uma cidade rica, das que possuem o orçamento de mais de 420 milhões e onde se renovam pouco os quadros políticos. A desordem tomou conta da cidade, veja só, demoramos 2 horas pra chegar a São Paulo... Será que a se cidade fosse mais orga-nizada politicamente isto ocorreria? Vamos, atra-vés da Tribuna livre, colocar as cartas na mesa e a população passará a ver de perto o que esta sendo feito de verdade na cidade pelos agentes políticos que ela elegeu.

C.I.) Nós sabemos que, historicamente, o po-

der executivo tem o apoio da maioria dos ve-readores no município, minimizando sempre o papel da oposição tanto na fi scalização como na proposição de projetos, discussões e afi ns.

- Com a instituição de uma Tribuna Livre, pode haver alguma mudança concreta neste ce-nário? Surgir algo novo na política de Cotia?

Tribuna Livre em Cotia: Boa pergunta, pois é

ai que vão surgir novidades no mundo político de Cotia, porque jovens, professores, trabalha-dores vão começar a participar e entender que tudo funciona através das decisões políticas. Não temos dúvidas disto, que tudo irá mudar em Co-tia, novas lideranças políticas dos mais diversos bairros da cidade irão surgir e ai que se cuidem os politiqueiros de plantão porque no lugar de mentiras e promessas, a Sociedade vai começar a pensar.

O Movimento Pensa Cotia agradece o espaço que este grandioso Jornal nos concedeu de apre-sentar à Sociedade Cotiana o Projeto TRIBUNA LIVRE EM COTIA.

A TRIBUNA LIVRE NA CÂMARA MUNICIPAL DE COTIA Entrevista concedida à Edegar Ferreira ([email protected]), por Wellington “Formiga” coordenador do movimento Tribuna Livre Em Cotia.

Em breve estaremos nas ruas da cidade, co-lhendo assinaturas e precisamos da participação de todos, nós queremos renovação, espaço e voz para o cidadão: Tribuna livre já!

“O Jornal Conteúdo Independente abre es-paço no Caderno Cotia para que haja manifes-tação do poder público sobre o tema”.

MOVIMENTO PENSA COTIA!

Informações: 11 99643690 - Facebook: GRU-PO TRIBUNA LIVRE EM COTIA!

*N.E.

Da lei Orgânica da Cidade de Cotia

CAPÍTULO IIIDA INICIATIVA POPULAR NO PROCES-

SO LEGISLATIVO

Art. 42 - Respeitadas as hipóteses de inicia-tivas privativas previstas nesta Lei Orgânica, é assegurada ao conjunto de cidadãos que repre-sentem cinco por cento do eleitorado inscri-to no Município de quaisquer projetos de lei.

§ 1º - O projeto, com a respectiva justifi ca-tiva, conterá a indicação do nome completo e do número, zona e seção do título eleitoral de todos os signatários, em listas organiza-das pelo menos por uma entidade legalmente constituída no Município há mais de um ano, ou grupo de 30 (trinta) cidadãos com o domi-cílio eleitoral no Município, que se responsa-bilizarão pela autenticidade das assinaturas.

§ 2º - Os projetos de iniciativa popular tra-mitarão no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, em regime de prioridade, sem prejuízo do encerramento da Legislatura, sendo asse-gurado o uso da palavra junto às Comissões Técnicas por representante dos responsáveis pelo projeto, por tempo de 30 (trinta) minutos.

§ 3º - Para efeito de cálculo de percentual de elei-tores tomar-se-á como base o número de eleito-res inscritos na última eleição realizada.

Fonte WEB: http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/orglaw.pl?city=Cotia&state=sp

Edegar Ferreira – Jornalista e Produtor Cultural [email protected]

Ao Povo da cidade de Cotia, eu faço a vez no espaço Voz do Bairro do Jornal Conteúdo Indepen-dente, no sentido de colocar à disposição de todos, inclusive do poder público, o espaço no jornal para que possamos registrar fatos pontuais e as neces-sidades dos bairros que compõe a nossa cidade, promover o debate e a discussão sobre os temas de modo a criar uma ponte para o diálogo entre sociedade e poder público, e que infl uenciam di-retamente em nossas vidas, envolvendo qualidade de vida, acessos, dinheiro, lazer, segurança, saúde, transportes, educação, serviços, saneamento bási-co e igualdade que independe da região na qual se situa o seu bairro, se mais afastado do centro da cidade, melhor ou pior acesso Ás principais vias públicas, rodovias, terminais de transporte, local de trabalho: SOMOS TODOS CIDADÃOS E MERECEMOS IGUALDADE NA ORGANI-ZAÇÃO E INFRAESTRUTURA DE NOSSOS BAIRROS.

Então eu me coloco à disposição para contatos de quem queira utilizar o espaço para expor as necessidades da sua comunidade, bem como ao poder público na prestação de informações e escla-recimentos ao povo da cidade de Cotia. Na edição anterior nós publicamos as Reivindicações do Jd. Santa Isabel, Km 21, divisa com Osasco. Nesta edição colocamos um comunicado da Prefeitura Municipal de Cotia, que é de sumo interesse do povo:

Lei que anistia IPTU atrasado de juros, mul-tas e honorários advocatícios começa a vigorar na segunda-feira, 3 de outubro. Contribuintes devem aderir ao programa de isenção até 29 de dezembro. São válidos carnês vencidos até 2010.

A Prefeitura de Cotia está dando uma última chance para que os contribuintes da cidade regu-larizem as parcelas vencidas de IPTU. A partir de segunda-feira, 3 de outubro, começa a vigorar na cidade a nova lei de anistia, um benefício que vai dar oportunidade para que os moradores paguem seus impostos atrasados, sem incidência de juros, multas e honorários advocatícios.

De acordo com a Secretaria Municipal da Fa-zenda, a ação visa regularizar a situação dos con-tribuintes que estão em débito com o município.

Para aderir à anistia do IPTU, o contribuinte deverá se dirigir ao Centro Bancário Municipal (Avenida Professor José Barreto, 25, Centro) e solicitar um cálculo atualizado dos débitos tribu-tários. A dívida poderá ser paga à vista ou em até 15 parcelas, com redução de até 100% de juros, multas e honorários.

Moradores que fi zeram parcelamento recen-temente também poderão se benefi ciar da nova legislação. Para isso, basta ir ao Centro Bancário Municipal e pedir para recalcular as parcelas em atraso.

O único requisito para se benefi ciar da nova lei é estar em dia com o carnê de IPTU deste ano.

Mais informações: 0800-77-05-222 - Fonte: Prefeitura de Cotia – Imprensa: pautas.

[email protected]

VOZ DO BAIRRO- Fale você também

Movimento Voto Consciente, Movimento Pensa Cotia e APEOESP.

C.I.) A participação do povo nas sessões da

câmara é um passo importante para que come-cemos a fi scalizar e apresentar projetos, ideias e acompanhar o andamento das atividades dos nossos eleitos!

- Qual a opinião do movimento sobre os ve-

ou por problemas pessoais com algum vereador querer vingança usando a Tribuna, nos artigos da Proposta do Projeto deixamos as regras claras para quem pode usar e como pode se inscrever para o uso da Tribuna Livre.

Com relação à aceitação por parte dos vere-adores, parece então existir um clima favorável na câmara municipal de Cotia.

bairros da cidade irão surgir e ai que se cuidem os politiqueiros de plantão porque no lugar de mentiras e promessas, a Sociedade vai começar a pensar.

O Movimento Pensa Cotia agradece o espaço que este grandioso Jornal nos concedeu de apre-sentar à Sociedade Cotiana o Projeto TRIBUNA LIVRE EM COTIA.

gurado o uso da palavra junto às Comissões Técnicas por representante dos responsáveis pelo projeto, por tempo de 30 (trinta) minutos.

§ 3º - Para efeito de cálculo de percentual de elei-tores tomar-se-á como base o número de eleito-res inscritos na última eleição realizada.

Fonte WEB: http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/orglaw.pl?city=Cotia&state=sp

VOZ DO BAIRRO- Fale você também

UM PONTO CHAMADO COTIA

Lá por meados do Séc. 16, dizem os registros, a expansão colonial dos portugueses “não ia além da Cutia”. Aquela esquina histórica... Recentemente, ao analisar cartas corográfi -cas dos Sécs. 17 e 18 em torno do Morro Berasucaba, observei a velha Koty guarani lá no sertam carapocuiybano, perto do portinho fl uvial goayanaz que o ´velho´ Affonso Sardinha tomou e por lá se fez ao ouro do Ybituruna e ao ferro do Berasucaba, entre 1587 e 1598, após tomar, também, o Pico Jataguá. E ali, no sertam a oeste de Piratininga, a esquina gua-rani dita Koty [q.s. ´ponto de encontro´ e/ou ´a casa de´] a sinalizar a resistência dos povos nativos.

Quase meio milênio depois, e hoje é 2011..., a Koty já mudada para o sertam itapeceri-

cano no início de 1700, abrigou lavouras e foi ponto logístico para bandeirantes e tropeiros, não deixou de ser um ponto/esquina na história brasileira de São Paulo dos Campos de Piratininga. Olhar a Cotia do Séc. 21 é olhar parte de um Brasil que ainda aprende a ser e estar urbanidade, a julgar pelo descompromisso político, histórico e cultural que se vê na sua juventude e no professorado! [[email protected]]

OLHAR URBANO- Crônica de João Barcellos

Nossos quadros ganham força com a participa-ção do amigo João Barcelos, que além de Profes-sor, Produtor Cultural, Poeta, Historiador,Escritor e Intelectual Assente, tem em sua história, como ser humano , a bandeira da luta pela justiça, dignidade e igualdade dos povos...- Mestre, é uma honra termos a sua companhia, bem vindo!

Page 7: Jornal CI- Outubro 2011

Outubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 09807CIDADES

A 2ª Feira do conhecimento foi realizada no dia 17 de Setembro na Escola Fran-cisca do Prado, onde os visitantes puderam conhecer mais sobre a história de Vargem Grande Pta. A Feira foi aberta com expo-sições e em seguida houve a apresentação das Famílias dos Patronos da Francisca do Prado e Paulino Ramos de Almeida. A seguir uma breve história de Francisca do Prado e Paulino Ramos de Almeida.

Francisca do Prado, patrona da escola de mesmo nome, situada no Jardim He-lena Maria, nasceu em 1901 na região da Capela de São Pedro, casou-se com Bene-dito Coelho dos Santos (conhecido como Ico) sempre viveu no Bairro Bela Vista nas proximidades da Travessa Irara; teve cinco fi lhos entre eles se destacam Francisca Coe-lho do Prado (Vó Nina) atualmente com 90 anos e José Coelho do Prado (Zé do Ico) que faleceu num acidente de carro na Raposo. Na época as mulheres não estudavam, sem-pre na roça, plantava milho e feijão, fazia ninhos de folha de bananeira para suas ga-linhas poedeiras. Contava histórias, partici-pava das Festas de São Gonçalo, e cantava muito e gostava de fazer rimas. Suas visitas à cruz na Estrada do Matão foram preserva-das pelos parentes, fi lhas, nora, bisnetas e tataranetas. O seu irmão Zé do Ico trabalhou

2ª FEIRA DO CONHECIMENTO EM VARGEM GRANDE PAULISTA

como sapateiro, mas também fazia bailes ao som da sanfona que Francisca dançava. Os descendentes dele, a maioria netos, bisnetos e tataranetos são músicos. Zé do Ico com sua mulher Geni, fi zeram o poço de água do cemitério municipal com 24 metros de profundidade, ele cavocava a terra e Geni tirava. Francisca faleceu em 20/05/91 e seu neto Domingos batalhou para que a avó fos-se homenageada com o nome da escola do Bela Vista, por sempre ajudar a todos e toda a sua família.

Paulino Ramos de Almeida, patrono da escola de mesmo nome, situada no Jardim Bela Vista, nasceu em 1845, era lavrador,

fabricava rojão, caixão e usava seu pilão construído por ele mesmo, para fazer paço-ca, quebrar arroz e milho e vendia telhas e tijolos. Não estudou, mas sempre trabalhou. Foi casado 3 vezes, os descendentes que es-tudam atualmente nas escolas vem do seu casamento com a 1ª mulher Dona Pedra. In-teressante é que o marido de Francisca do Prado jogava truco com Paulino Ramos e foram parceiros de várias trucadas. Foi ho-menageado como patrono da escola, pois, o terreno onde ela está foi doado por ele.

As equipes das Escolas Municipais Fran-cisca do Prado e Paulino Ramos de Almei-da agradecem todos os descendentes dos patronos das escolas pelo empenho, dedi-cação e carinho por ocasião da nossa II Feira do Conhecimento, nos trazendo infor-mações, relíquias e participando da aula de História Interativa nos levando a voltar no tempo e conhecer essas duas personagens que foram importantes no desenvolvimento de Vargem Grande, foram muitas emoções! Aproveitamos também para parabenizar e agradecer os 18 monitores (alunos do 5º ano) e todos que visitaram nossa feira. Mui-to Obrigada, estejam sempre conosco.

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”

Sobrinha Bernadete, Vó Nina (fi lha de Francisca do Prado) e Narcisa Nora

Museu (ninho e rádio pertencentes a Francisca do Prado)

Descendentes de Zé do Ico, músicos como ele se apresentando na Feira do Conhecimento

Vó Nina visitando o Museu

Quem seria capaz de imaginar que em uma cidade do interior, uma vez por mês, artistas das mais diferentes áreas se reúnem para apresentar suas manifestações autorais e interagir com suas produções em um pal-co aberto, ocupando espaços públicos com a Cultura?

Em São Roque isso está acontecendo há alguns meses. O festival TRAMA CULTU-RAL surgiu dentro do Fórum Permanente de Cultura de São Roque, quando artistas e produtores reivindicaram à Divisão de Cul-tura um palco aberto para se apresentarem. A primeira edição foi realizada no CEC Bra-sital, depois o evento percorreu a cidade de forma itinerante e na quinta edição retornou ao local de origem.

Em todos os eventos a participação de artis-tas de diferentes áreas foi determinante para o sucesso da propos-ta. Dançarinos, atores, músicos, poetas, artis-tas circenses, dividiram espaço, trocaram idéias e tramaram a cena cul-tural da cidade em cada domingo.

Na última edição, re-alizada no dia 25/09, destaque para o maior número de grupos e ar-tistas inscritos até o mo-

mento. Profi ssionais da Cultura de todos os cantos do vale, que estão produzindo regu-larmente mesmo com a carência de incenti-vo evidente e histórica de São Roque, foram aplaudidos e aplaudiram.

O TRAMA CULTURAL continua, este ano ainda tem a edição de encerramento, que promete! Os artistas interessados em fazer a pré-inscrição para o evento, que será realizado em Outubro de 2011 nas depen-dências do CEC Brasital, podem entrar em contato por e-mail: [email protected] e obter mais informações pelo blog: http://tramaculturalsr.blogspot.com

TRAMA CULTURAL- a arte brotando de todos os cantos do vale!

TERCEIRIZAÇÃO DO PA DE VARGEM GRANDE PAULISTA

Desde Agosto deste ano o PA está sob a responsabilidade da SAS, uma orga-nização social (OS) sem fi ns lucrati vos. No mercado desde 2003 atua em vá-rios municípios de São Paulo.

A promessa é de aumentar o efeti vo médico, agilizar e humanizar o aten-dimento, e modernizar as instalações.

A prefeitura fará a fi scalização e o re-manejamento dos atuais funcionários

NOTApara as UBS dos bairros com maior demanda.

A população poderá opinar e cobrar através das ouvido-rias:

Saúde- 4159 1681 / Prefeitura: 4158 8800 R208 Ficaremos de olho e aguardando as tão esperadas e prometi das mudan-ças.

Page 8: Jornal CI- Outubro 2011

Jorge Pereira- Cinotécnico e Etó[email protected]

ANIMAISOutubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 0980

8

Filhotes e arte de bagunçar tudo é uma combinação perigosa, além de trazer sérios riscos à saúde do

peludo é responsável por grande número de abandonos de animais. Muitos tutores de cães ou gatos de primeira viagem, quando decidem adquirir um fi lhote nunca levam em consideração que ter fi lhote em casa requer alguns cuidados, tanto na educação quanto na disciplina do pequeno.

Todos acham que os fi lhotes além de se-rem fofi nhos, também já vêm com um programa de boas maneiras e educação instalado de fábrica. Esse é um erro mui-to comum. Quando o peludo começa a fazer sujeira no tapete ou na sala, co-mer, roer e destruir a primeira coisa que vem a mente é se desfazer do pobrezinho.

Quando um fi lhote chega a sua casa, é obrigação do tutor ensinar onde ele vai dormir, o local em que ele deve usar como banheirinho, entre outras regras do novo lar. As reclamações mais frequentes, feitas pelos tutores são: destruições, sujeiras em lugar inadequado e latidos em demasia.

Os problemas citados acima são oriundos da falta de orientação e educação do fi lho-te. Se, quando ele chegou na nova casa, o fi lhote estivesse com sua mãe verdadeira ela o educaria de forma correta, e principal-mente o trataria como cachorro. A maioria dos tutores de primeira viagem trata seus fi lhotes nos primeiros dias como se eles fos-sem bebês humanos. Isso é um grande erro, pois estará perdendo um período precioso para aprendizagem que chamamos de ‘im-printing’, que é um espaço de tempo para o bichinho aprender tudo sobre o ambiente que ele fará parte. Ao atropelar essa fase, o resultado será um fi lhote que vai aprender sozinho, da forma que ele achar melhor.Já que existe uma crença muito bem cra-

vada em nossa cultura de que é melhor ter um fi lhote que moldamos ao nosso jei-to do que ter um cão já adulto, o mínimo que devemos fazer é assumir de verdade o papel de mamães ou papai desses peludos, que, na maioria das vezes, são retirados de seus entes queridos ainda muito jovens e de forma abrupta, isso signifi ca que não devemos ser apenas paparicadores e fi car falando de forma abobalhada, temos tam-bém que educá-los para que, no futuro, seus hábitos não venham a confl itar com a nossa vida e rotina, já muito degradada e caótica.

Chegam até mim vários casos de peludos que prefi ro me referir a eles como animais incom-preendidos e não bagunceiros, como costu-mam se referir a esses animais mais alegres. Um caso muito bacana é o do famoso Taz, o pitbull que trabalha com crianças que têm problemas mentais e que já recebeu conde-coração por serviços prestados a sociedade.

Antes de ser o grande Taz, esse pobre cão foi rejeitado por ser muito ativo e com o agravante de ser um temido pit-bull. Foi doado pelo primeiro dono e de-pois vendido por R$50,00 para o tercei-ro dono, que está com ele até hoje e já o amava mesmo antes de ele ser tão famoso.

Outro caso é da cachorra Madonna, uma la-bradora chocolate que foi abandonada pelo dono no CCZ de São Paulo sob a alegação de que havia atacado uma criança. Ela qua-se foi eutanasiada, mas graças a uma grande amiga, que na época fazia uma reportagem no local, foi salva de cima da mesa de euta-násia, após indagar sobre a docilidade que apresentava a cachorra mesmo sem conhe-cê-la. Madonna foi adotada e uma coisa fi cou evidente: a cachorra é bem agitada e gosta muito de brincar, o que deve ter sido o motivo para que fosse tomada tal medida a fi m de se desfazer da pobre inocente. De-

pois que a esperteza de Madonna foi perce-bida, ela foi treinada e participou de várias cerimônias de casamento, como daminha de honra para entregar alianças aos noi-vos. Ela adorava trabalhar nesses eventos.

E para terminar com chave de ouro, vou con-tar a história de Genaro, um beagle que bota fogo até em caixa d’agua. O bichinho, como um bom exemplar da raça, é muito esperto e ativo, mas como sempre as pessoas vêm os fi lhotes em vitrines e em fi lmes e decidem querer um cão sem ter a menor ideia do tem-peramento e características da raça, somen-te se baseando em vendedores de cães que querem se desfazer ou ter lucro fácil com fi lhotes ao invés de procurar criadores sé-rios e pessoas que já possuem um exemplar.

Imaginem o pequeno Genas sozinho em um apartamento cheio de coisas e cheiros inte-ressantes e um banheiro com a porta aberta. Quando seus tutores retornaram do trabalho, encontraram a casa como se tivesse passado um tsunami: o banheiro destruído e o Ge-nas em cima da geladeira, não me pergun-te como ele subiu lá! Genas foi deixado no Pet Shop para quem quisesse levá-lo, como se fosse um objeto obsoleto e sem valor.

Os proprietário desse pet shop decidiram fi car com Genas. Hoje, ele, além de passar todo o dia brincando com outros cães e re-

FILHOTES É IGUAL A BAGUNÇA?

cebendo amor e carinho de seus novos pais, o que todo cão deveria receber, começou a ser treinado e, em pouco tempo, ele se mos-trou um cãozinho muito esperto. Recebi um convite para treinar um cão que pudesse atu-ar em um comercial, que será veiculado em comemoração ao aniversário de um grande canal por assinatura no Brasil. Adivinhem quem eu levei? Sim, o grande Genaro. Como não poderia deixar de ser o pequeno Beagle causou no estúdio de gravação. Foi tão bem que outras cenas foram criadas e o ‘danadinho’ ensaiou no próprio estúdio e ar-rasou. Foi o herói do dia, muito paparicado durante as fi lmagens. Acho que seus antigos tutores irão morrer de raiva quando desco-brirem que ele virou artista de televisão.

Gostaria de passar o seguinte recado para vocês hoje: fi lhotes, sejam eles cães ou gatos, são sim curiosos e arteiros, mas a responsabilidade de educá-los é nossa, por isso não se irrite ou fi que bravo com eles, afi nal eles são bebês e estão descobrin-do o mundo ao seu redor. Não destroem as suas coisas por pirraça ou birra, e sim, como aconteceu nos casos que descrevi, esses peludos até podem dar algum preju-ízo, mas se contabilizarmos eles compen-sam isso enchendo nossa vida de alegria!

Lembrem-se, os bagunceiros sempre se di-vertem mais!

pois que a esperteza de Madonna foi perce-pois que a esperteza de Madonna foi perce-pois que a esperteza de Madonna foi perce-pois que a esperteza de Madonna foi perce- cebendo amor e carinho de seus novos pais,

Page 9: Jornal CI- Outubro 2011

Alessandro Alves- Estudante de [email protected]/www.incoletiva.blogspot.com

Outubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 09809A VOZ...

ESPORTE

Em quem você votou na última elei-ção? Quais eram as propostas dos seus candidatos? Não se lembra? Lembra quais são os direitos garantidos no ar-tigo 5° da Constituição Federal? Ou pelo menos duas das oito Metas do Mi-lênio? Nunca ouviu falar? E quem foi o fazendeiro da semana passada em A Fazenda? Quem interpreta a persona-gem principal de Fina Estampa? Isto você lembra? Talvez o conteúdo tele-visivo seja mais importante que pro-testar contra o aumento da passagem de ônibus, e por isso, mais acessível à memória.

Em grande parte da programação televisiva, predomina a violência e o apelo por sexo, não escapando nem mesmo a programação infantil ou a emissora do bispo Edir Macedo. Mas, o pior, é que os pais deixam que o aparelho de televisão seja a babá e o professor de seus fi lhos, entregando-os

NON DUCOR, DUCO*

assim ao sedentarismo, que colabora muito no desenvolvimento da obesida-de infantil, e à “preguiça mental”, um dos responsáveis por criar cidadãos co-modistas, apáticos, passivos com rela-ção à situação do país.

Dessa forma, é como se um tubo de imagens conduzisse, ou melhor, fi zesse parar o desenvolvimento de toda uma sociedade. Grande parte da programa-ção da TV, senão ela toda, é lixo. Lixo consumista e anti-informativo, onde muito do que é importante para as pes-soas não é divulgado, fazendo parecer que alguma coisa só possa ser verdade se tiver a TV como porta-voz. Verdade para quem? Verdade para um povo que não se informa, não luta e que talvez, só proteste quando o SBT parar de exi-bir o Chaves.

*Lema na bandeira de São Paulo, que sig-nifi ca “Não sou conduzido, eu conduzo”.

Nathália a jovem talento do Judô de Vargem Grande Paulista

A judoca Nathália Aires de 15 anos de idade, faixa verde, é praticante de judô desde 9 anos no município, desde peque-

JUDÔ DE VARGEM GRANDE PAULISTA TEM ATLETA DE GRANDE FUTURO.

na já conquistou várias medalhas de judô, sendo os títulos mais importantes: Cam-peã Regional, Campeã Estadual, 5ª colo-cada no Paulista. “Ela com certeza tem muito a prosperar, acreditamos que será a primeira faixa preta da equipe feminina de Vargem Grande Paulista”.

Os Professores Ricardo Lebre e Adriana técnico da atletas estão muito orgulhosos do desempenho desta jovem promessa que a cada dia está se tornando uma gran-de realidade para o esporte local, nossa atleta vem se dedicando intensamente ao judô com treinamento no período da tarde no Ciej, espaço municipal que a equipe de judô treina.

Esperamos que os empresários locais possam olhar com carinho para essa nossa futura medalhista olímpica e lembrando Rio 2016 está ai, precisamos de nossos atletas nos representante lá.

Texto: Adriana LebreAdaptado: Gilberto Cardoso Vieira

peã Regional, Campeã Estadual, 5ª colo-cada no Paulista. “Ela com certeza tem muito a prosperar, acreditamos que será a primeira faixa preta da equipe feminina de Vargem Grande Paulista”.

técnico da atletas estão muito orgulhosos do desempenho desta jovem promessa que a cada dia está se tornando uma gran-de realidade para o esporte local, nossa atleta vem se dedicando intensamente ao judô com treinamento no período da tarde no Ciej, espaço municipal que a equipe de judô treina.

possam olhar com carinho para essa nossa futura medalhista olímpica e lembrando Rio 2016 está ai, precisamos de nossos atletas nos representante lá.

SOBRE OS JOVENS E OS MAIS VELHOSEdegar Ferreira – Jornalista e Produtor Cultu-ral – [email protected]

Hoje em dia se fala muito da “apatia” dos jovens, numa falta de interesse por tudo, e a falta de engajamento político, e por aí vai... Eu tenho 43 anos, vivi a minha adolescência nos anos 80, onde tínhamos resquícios de censura, da ditadura militar, um desejo e prática muito forte por uma democracia plena, pelo voto, como diz a letra de um hino Punk, “juventude amorda-çada” (Garotos Podres, in Rock de Subúr-bio). Mas qual a relação disto com os dias de hoje? É que naquele tempo, a grande maioria da juventude também não estava engajada em nada, só queria diversão, não se interessava por política e coisas do gê-nero. Qual o motivo? Em minha opinião nos anos 80, assim como hoje em dia, não havia nada que chamasse o jovem para uma participação efetiva, já vivíamos uma crise no ensino e os professores já eram massacrados, e muitas vezes os mais ve-lhos nos colocavam para baixo em tudo, mas é claro que tínhamos exceções, pesso-as com brilho e dinamismo que entendiam a importância da formação e participação do jovem no processo da busca pela de-mocracia, pelo autoconhecimento, por sua

própria identidade.

Será que hoje em dia não temos uma grande difi culdade de comunicação com o jovem? Ou talvez aquele velho dito: no meu tempo era melhor..., não esteja emper-rando tudo?

O jovem se sente inserido no contexto que os mais velhos querem impor? Isto sem falar que quem educa os jovens de hoje em dia somos nós, que somos pais, educadores, formadores de opinião, po-der público, etc., afi nal quem criou a tec-nologia que faz com que o jovem deixe da interação interpessoal para a virtual, criando assim, muitas vezes, uma grande difi culdade na relação com as pessoas, a formulação de pensamentos e conceitos, de perguntas e senso crítico. O modelo de educação está totalmente falido, inefi cien-te, que forma analfabetos escolarizados foi elaborado por quem, senão por aqueles que detêm o poder?

Eu sei de muitos jovens que estão lutan-do para mudar a realidade em que vivem, fazendo movimentos, engajados na luta por uma vida melhor... Cadê o espaço para eles nesta sociedade alienada? Quais as chances que o jovem de hoje tem na socie-dade massifi cada pela geração dos “mais velhos”?

VOZ DA EXPERIÊNCIA

Surgiu no mês de setembro o primeiro time somente de atletas do sexo feminino de Vargem Grande Paulista, a Associação Desportiva Milan, formado por pessoas que acreditam no talento das atletas e querem ajudá- las a terem um grande futuro, princi-palmente aquelas que tem grande potencial para o futebol de campo e futsal.

Nossa equipe técnica é formada pelos Pro-fessores Selma e João, que são formados em educação física e com registro no conselho regional e pelo Gilberto Cardoso Vieira que auxilia os professores em algumas atividade e cuida da parte administrativa do time.

Nós treinamos as terça- ferias no ginásio municipal e aos sábados na escola João Ca-margo no bairro Jardim Europa.

Realmente precisamos de toda a ajuda e sorte que as pessoas de bem do município possam nos dar, além é claro de boa ener-gia para que as atletas possam desempenhar bons treinamentos e ótimos campeonatos, dos empresários que possam também acre-ditar nesse trabalho sério e honesto e além é claro, do diretor de esporte Professor Pau-linho que nos vem sedendo o espaço e está nos ajudando neste trabalho no município.

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA MILANPRIMEIRO TIME FEMININO DE VARGEM GRANDE PAULISTA

Nós estamos com quatro categorias: Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20.

Atletas Sub-13- Jenifer, Sara, Grasi, Lo-rena, Barbara, Gisele, Eduarda, Bruna, Letí-cia, Letícia Godinho, Amanda, Beatriz, Be-atriz, Carol e Ana Beatriz; Sub-15- Janaina, Nayara, Jéssica, Gisele, Yasmin e Gisele, Tatiane; Sub-17- Natália, Angela, jéssica, Tamaris e Sub-20- Thais.

Nossos primeiros desafi os são: Torneio de Futebol de campo dia 09/10 no Alto da Serra em São Roque e VI TORNEIO DE FUTSAL DO PROJETO JM- 13, 14 e 15/11 Jardim Margarida Vargem Grande Paulista.

Gilberto Cardoso Vieira

Criado por Fábio Soares Rodrigues- 2011

VOZ JOVEM

Page 10: Jornal CI- Outubro 2011

Caio Fábio S. Portella- Naturó[email protected]

Fernando Lei- Atua como pro� ssional e militante na área da Saúde, Meio Ambiente e Cultura/ email: [email protected]: maeterra-fernando.blogspot.com

Fernando Lei- Atua como pro� ssional e militante na área da Saúde, Fernando Lei- Atua como pro� ssional e militante na área da Saúde,

VIVA SaúdeOutubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 0980

10

Nas últimas décadas houve uma explosão do número de academias no país.

A necessidade de se fazer exercícios, dimi-nuir gordura e aumentar a massa muscular, tem levado vários segmentos da população á procurar tais serviços.

Como forma de tentar ajudar seus clientes a obterem um corpo perfeito, muitas vezes al-guns profi ssionais de academias prescrevem produtos nutricionais (vitaminas, minerais, aminoácidos), passando em seguida a reco-mendar (e em muitos casos a fornecer) ana-bolizantes de vários níveis, inclusive de uso veterinário.

O anabolizante, em termos simples, são pro-dutos químicos que favorecem o desenvolvi-mento muscular, reduzem a gordura e fortale-cem os ossos.

Esses esteróides anabólicos causam efeitos colaterais sérios e podem ser permanentes.

Nos rapazes causam: Perda de cabelo (per-manente), redução dos testículos e da produ-ção de espermatozóides, infertilidade e cresci-mento dos mamilos.

Nas meninas: Timbre de voz masculina (permanente), aumento do clitóris, pelos fa-ciais, perda de cabelo, alteração menstrual, diminuição das mamas.

Em ambos os sexos: Elevação da pressão arterial, alterações no fígado, aumento do colesterol ruim, acne severa, alteração da li-

Quando vaidade e dinheiro colocam em risco a saúde O comércio de anabolizantes nas academias.

bido, dependência dos anabolizantes, raiva e irritabilidade descontrolada, sendo esse último a provável causa apontada pelos órgãos de se-gurança, dos constantes registros de agressão contra os chamados bad boys, ou pit-bull, os garotões sarados que saem pelas ruas espan-cando a todos.

Essa pratica é ilegal, criminosa e condená-vel, merecendo uma maior investigação, fi sca-lização e punição por parte das autoridades de saúde pública.

Aos frequentadores de academias seja adul-to, jovem, homem ou mulher, cuja vontade de ter um corpo malhado é maior e mais impor-tante do que os efeitos colaterais dos anaboli-zantes, gostaríamos de lembrar que é possível sim ter um corpo bonito e saudável sem colo-car em risco a sua vida. Cercando-se de um trabalho nutricional adequado e treinamen-to físico corretamente orientado, frequente e equilibrado, certamente obterá um resultado positivo, consistente e sem agressão ao corpo.

UMA MENTE SÃ NUM CORPO SÃO!

DICA: Se o seu foco for ganho de massa muscular, consuma carboidratos e proteínas, ovo, pois tem alto valor biológico, iogurte que tem aminoácidos, salmão por conter ômega 3, azeite de oliva e amêndoas que fornecem energia, e beba água antes, durante e após os exercícios.

Distúrbios do sono são cada vez mais frequentes no mundo contemporâneo.

Normalmente os problemas com o sono estão ligados à Síndrome da Apnéia do Sono ou SAS. Ter apnéia do sono signifi ca ter pro-blemas com a respiração (incluindo ronco) e consequentemente um sono menos repara-dor.

Distúrbios do Sono- Entenda e faça a sua parte

Durma melhorEvite dormir em ambientes com mui-

ta informação, luminosidade excessiva, barulhos, muito úmidos ou com alguma coisa que cause problemas respiratórios ou simplesmente locais em que você não se sinta emocionalmente acolhido.

Faça atividades físicas: ajudam prin-cipalmente pessoas muito ansiosas e aceleradas, isso alivia a sobrecarga emocional e a ansiedade melhorando o sono, além disso o resgate da consci-ência corporal ajuda muito no controle emocional.

Essas “SAS” podem ter várias causas, sa-bemos que com certeza a obesidade, o consu-mo excessivo de álcool, e alimentação errada à noite, são fatores que prejudicam e favore-cem o aparecimento destes problemas.

A insônia em sí pode ter várias causas além dos problemas respiratórios. É um problema psicofísiologico e também comportamental, ou seja, que possui fatores sociais, psíquicos, físicos e genéticos (muito raros).

Isso signifi ca que a insônia está direta-mente ligada ao estado emocional, rotina de trabalho, preocupação, stress, metabolismo, medicamentos que tomamos, alimentação (principalmente comer/beber em horários errados), doenças como: refl uxo, asma, bron-quite, rinite, sinusite, Alzheimer e Parkinson.

Quando dormirmos mal, diversas funções importantes fi cam comprometidas. Os pri-meiros sintomas como o cansaço, a falta de energia, irritabilidade e falta de concentra-ção, já prejudicam muito nossa rotina.

A longo prazo vários outros problemas podem surgir como a difi culdade de apren-

dizagem, problemas de memória, sonolência excessiva (segunda causa de acidentes de transito depois do álcool), maior risco de do-enças cardíacas e hipertensão arterial.

O sono além de descansar o corpo, equili-brar as funções normais do corpo, fi xar nos-so aprendizado, ser responsável por proces-sos fundamentais ao crescimento (por isso o sono é muito importante para a criança e o adolescente), ele também esta relacionado com nossa saúde mental/emocional.

Quando dormimos nosso cérebro organi-za as informações assimiladas durante o dia, além disso, vivenciamos padrões, imagens e experiências que expressam nosso incons-ciente, o que muitas vezes alivia tensões que conscientemente não conseguimos.

Em geral as mulheres são as que mais so-frem com distúrbios do sono. Isso se deve principalmente por causa dos problemas hormonais da menopausa, que já falamos em outra edição do jornal.

Dormir mal pode ser um dos fatores que somados a uma rotina acelerada e excessiva-mente exigente, a falta de ritmo, refl exão e cuidado com as emoções/pensamentos, esta gerando uma “epidemia de ansiedade” onde podemos correlacionar com problemas, cada vez mais comuns, como a Síndrome do Pâ-nico.

Para diagnosticar os distúrbios do sono normalmente usa-se um exame chamado Po-lissonografi a. Este exame é o melhor método

de identifi car distúrbios do sono e ele serve para mostrar as variações do nosso estado de consciência durante o sono. Além deste, existem diversos outros exames que auxi-liam no diagnóstico, no entanto meu objetivo aqui não é tratar de detalhes médicos e sim de comportamento, consciência, compreensão.

Como estamos em um país onde a auto-medicação é comum vou chamar a atenção: Os medicamentos para dormir não tratam os distúrbios do sono.

Vou repetir.

MEDICAMENTOS PARA DORMIR NÃO TRATAM DISTÚRBIOS DO SONO.

Esta é uma questão que vale pra todo e qualquer problema de saúde, não se iludam pensando que todos os medicamentos curam seus problemas de saúde, na verdade a maio-ria deles só alivia o sintoma e nem chega perto da causa. Tomar medicamentos sem procurar tratar a causa, implica em muitas vezes fi car o resto da vida dependente destes, sofrendo inclusive os efeitos colaterais (não poucos) destas medicações. Por isso procure um profi ssional de saúde consciente, mude seus hábitos, trate das emoções, das relações, da vida, faça sua parte!

Dicas de Saúde Encontre uma posição adequada para dormir, em geral de lado com um tra-vesseiro macio e não muito alto e um apoio entre as pernas é a melhor posi-ção.

Não coma nada antes de dormir, dê um tempo de pelo menos 2h. Não exa-gere no consumo de líquidos próximo do horário de sono. Evite café, chocola-te, refrigerante, álcool, alimentos pesa-dos e estimulantes em geral.

Tenha disciplina, procure comer e dormir nos horários adequados, mesmo que no começo isso pareça impossível.

Não trate de problemas do dia a dia próximo ao horário de dormir, a hora do sono tem que ser “sagrada”.

Page 11: Jornal CI- Outubro 2011

ATENÇÃO!Escola de idiomas em Vargem Grande Paulista precisa de professores de inglês. Enviar CV para Av. Embuia, 247- Jardim Floresta/ Vargem Gde. Paulista-SP, Cep: 06730-000

Page 12: Jornal CI- Outubro 2011

Mais informações:[email protected] (11) 9791 - 0980 / [email protected]

Mais informações:[email protected]