jornal chave de são pedro - janeiro 2014

8
C have DE ão S edro P Paróquia de são pedro do Tremembé Jornal Ano 11 • n o 131 • JAneiro de 2014 www.fAcebook.com/pAscomsAopedro Você aproveita bem as férias? Quer sair da rotina? Veja dicas de viagens para a família inteira. Conheça alguns passeios imperdíveis em São Paulo, Minas Gerais e outros destinos pág. 4 A Alegria do Evangelho Conheça trechos da carta do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. pág. 3 Creche Pedro Apóstolo contrata Professores, auxiliar de enfermagem e outros cargos. Veja os critérios na pág. 8 A Bíblia em cartaz Superproduções baseadas em passagens e personagens bíblicos devem chegar ao cinema este ano. pág. 8 CELSO DE BLASIIS SXC.HU DIVULGAçãO CRéDITO DE FOTO Museu da Inconfidência Mineira

Upload: jornal-chave-de-sao-pedro

Post on 19-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Esta é uma publicação da Paróquia São Pedro - Tremembé -SP

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Chave de São Pedro - janeiro 2014

ChaveDE ãoS edroPParóquia de são pedro do Tremembé

JornalAno 11 • no 131 • JAneiro de 2014

www.fAcebook.com/pAscomsAopedro

Você aproveita bem as férias?Quer sair da rotina? Veja dicas de viagens para a família inteira. Conheça alguns passeios imperdíveis em São Paulo, Minas Gerais e outros destinos pág. 4

A Alegria do EvangelhoConheça trechos da carta do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. pág. 3

Creche Pedro Apóstolo contrataProfessores, auxiliar de enfermagem e outros cargos. Veja os critérios na pág. 8

A Bíblia em cartazSuperproduções baseadas em passagens e personagens bíblicos devem chegar ao cinema este ano. pág. 8

Ce

lso

De

Bl

asi

issx

C.h

uD

ivu

lg

ão

Cr

éD

ito

De

fo

toMuseu da

Inconfidência Mineira

Page 2: Jornal Chave de São Pedro - janeiro 2014

2 Jornal Chave de São Pedro

Celebramos o Natal do Senhor com fé, fes-ta e muita alegria. Luzes se acenderam por toda a cidade nas praças, edifícios, casas e

igrejas. Houve confraternização entre as famílias e a alegria da presença amiga do Menino de Belém contagiou a todos.

Em Belém, apareceu a grande luz que o mundo esperava. Naquele menino deitado na manjedoura Deus mostrou a sua glória – a glória do amor, em que Ele mesmo Se entrega em dom e Se despoja de toda a grandeza para nos conduzir pelo caminho do amor. A luz de Belém nunca mais se apagou. Ao longo de todos os séculos, envolveu homens e mu-lheres, «cercou-os de luz (Cf. Bento XVI).

A luz que emana de Belém nos faz iniciar 2014 com grande alegria, pois continua ressoando a men-sagem divina: “Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria: hoje, na cidade de Davi, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor” (Lc 2,10-11).

A luz que emana de Belém nos ensina que não precisamos ter medo neste início de ano. O medo nos fecha e nos faz viver na escuridão da deses-perança. O medo nos rouba a sã ousadia, tão ne-cessária nos dias de hoje, nos rouba o futuro e nos impede de amar.

A luz que emana de Belém nos dá a ousadia de manter os braços abertos para amar como o Me-nino de Belém manteve os braços abertos e nos amou. Transformados por este amor, nosso olhar se renova e experimentamos, assim, que há nele uma grande promessa de plenitude que nos abre a visão do futuro.

Vamos aproveitar 2014 e amar como Ele nos amou! Esposos, dediquem mais tempo para culti-var a vida matrimonial, estar um ao lado do outro,

dialogar; usem o tempo a vosso favor! Pais, acom-panhem melhor a vida de seus filhos, com ternura, presença amiga e orientação segura! Filhos, dei-xem-se amar, sejam ternos e carinhosos com seus pais e irmãos!

No programa de 2014 é necessário que este-jam claros os gestos de resposta ao amor com que Deus nos amou, por meio de uma vida espiritual mais consciente e do compromisso com os mais frágeis. Aproveitemos este início de ano e façamos um programa espiritual de escuta diária da palavra de Deus, de oração do santo terço, de uma partici-pação na santa missa dominical, do testemunho da fé, etc.

Vamos olhar com os olhos do Menino de Belém para os mais frágeis e abrir nossos braços e cora-ção para a solidariedade, saindo da mesquinhez dos nossos desejos e interesses, pondo-nos a serviço de quantos vivem sofrendo por falta de cuidado ou por falta de recursos que atendam às suas necessidades básicas. Somente assim, à luz de Belém, 2014 será um ano de grandes oportunidades, porque iremos ao encontro do Senhor para adorá-Lo, ao encontro do irmão para cuidar dele, ao encontro de nossa fa-mília para amarmos e sermos amados, ao encontro de nós mesmos para obtermos a paz e serenar o coração.

A todos, muita luz em 2014, muito amor no co-ração e nas atitudes. “Enquanto gera calor, a luz significa também amor. Onde há amor, levanta-se uma luz no mundo; onde há ódio, o mundo perma-nece na escuridão’ (Cf. Bento XVI).

Dom Sergio de Deus Borges é bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal para a Região Santana

A luz gentil de Belém

Carta ao leitor espiritualidade

Por Dom Sergio de Deus Borges

Para começar bem o ano

Todo início de ano, uma das metas mais citadas pela maioria das pessoas é fazer uma viagem. Grande parte não cumpre. Nesta edição, algumas dicas de como aproveitar este período de férias para realizar esse sonho adiado tantas vezes. Um simples passeio é ca-paz de nos tirar da rotina e pode ser um grande aprendizado. Temos o privilégio de viver num país onde o sol brilha o ano inteiro. Um país que tem tudo o que precisamos para relaxar: praias in-críveis, montanhas, natureza, cidades históricas e modernas.

Um texto da professora Diva Poli-castro destaca a importância do “brin-car”, inclusive para os adultos. Apro-veite as férias escolares para se divertir mais com os filhos.

Também vamos mostrar como fo-ram as festas de Natal e Ano Novo na Paróquia de São Pedro. No texto ao lado, dom Sérgio de Deus assina-la que a Luz do Natal nos ensina que não precisamos ter medo neste início de ano. O bispo também nos convida a incluir nas metas para 2014 a escuta di-ária da Palavra de Deus. “O Evangelho enche o coração e a vida daqueles que se encontram com Jesus”, diz o Papa Francisco, numa Exortação Apostólica analisada nesta edição.

Boa leitura!

Equipe Pascom

Orientador: Pe. Edimilson da Silva

Coordenação da Edição: Pastoral da Comunicação - e-mail: [email protected]

Editor: Edmilson Fernandes - MTB: 25.451/SP

Direção de Arte: Toy Box Ideas

Revisão: Oswaldo de Camargo

Impressão: Atlântica Gráfica

Tiragem: 3.000 exemplares

Colaborou nesta edição: Vânia De Blasiis

Casamentos/Batismos/ Intenções de Missassecretaria: De 2a a 6a feira: 8h às 12h e 14h às 18h | Sábados: 8h às 12h |Domingo: não há expediente na secretaria paroquial.

Missas: 2as e 4as feiras, às 19h30 / 3as, 5as e 6as feiras, às 7h30 / Sábados, às 17h / Domingos: às 8h, 10h e 18h30

Direção espiritual e Confissão:Atendimento: 3a feira, das 15h às 18h | 4a feira, das 20h às 22h | 6a feira, das 9h às 12h 2o e 4o domingo do mês após a missa das 18h30: Diálogo com os casais que buscam ajuda espiritual

Comunidade Santa Rosa de LimaR. Luiz Carlos Gentile de Laet, 1302 - Tremembé

Comunidade São José (Itinerante)Missas: todo dia 19 do mês, às 20hMomento de Oração e Estudo Bíblico: 3as feiras, às 20h

Comunidade Nossa Senhora AparecidaAv. N. S. Aparecida da Cantareira, 22, Tremembé.Missas: dom., às 8h30 / Missa todo dia 12 do mês, às 20h

Comunidade Nossa Senhora da ProvidênciaR. Vilarinhos, 95 – Tremembé - Missa domingo, às 10h30

Comunidade São MarcosR. Luiz da Silva, 24, Tremembé.Missas: sábados, às 17h. Estudo Bíblico: 5as feiras, às 20h

expediente - pasCom

PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DO TREMEMBÉAv. Maria Amália Lopes de Azevedo, 222 A | Tremembé | São Paulo | CEP: 02350-000 | Tel.: (11)2203-2159e-mail: [email protected]

Page 3: Jornal Chave de São Pedro - janeiro 2014

3Janeiro | 2014

O clima natalino, o presépio montado, o amigo secreto na empresa, no condomínio, a troca de presentes, a par-ticipação na comunidade. Muitas felicitações de Boas

Festas e próspero Ano Novo. Certamente esta canção você já ouviu ou cantou: “Adeus, ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer”. Viramos a página do calen-dário para 2014.

O que se repete nas festas de final de ano? O que fica para o início de janeiro? Para muitos o final e o começo do ano são tempo da contabilidade emocional. O que fez ou deixou de fa-zer. Alguns juramentos, muitas promessas, mistura de sonhos, propósitos de comunhão, planos de vida.

O tempo pode ser breve, mas o bastante para enchê-lo de amor, na lição do cotidiano diante da dor ou da alegria. “Não nos cansemos de fazer o bem, pois no momento devido have-remos de colher, se não desanimarmos” (Cf. Gl. 6,9).

Quanto mais o tempo passa, é mais uma possibilidade de viver bem no mundo que pode se tornar justo e solidário. Uma casa de todos. Vamos viver com intensidade pequenos gestos cotidianos, na alegria da partilha, vencendo os obstáculos, pas-sando pelas angústias e incertezas que temos pela frente, pois além de tudo a felicidade está tão perto de nós. Os projetos se modificam ao longo dos anos. Só o Evangelho permanece e pode fazer parte da sua vida.

Construa um ano feliz! Deus abençoe!

Padre Edimilson da Silva é jornalista e pároco da Paróquia de São Pedro do Tremembé

Começar de novo365 dias, uma oportunidade para fazermos o bem

diálogo Com a Comunidade

Por Pe. Edimilson da Silva

No dia 26 de novembro de 2013 o Vaticano lançou a primeira Exortação Apostólica Evangelii Gaudium - A Alegria do Evangelho, escrita pelo Papa Francisco. “A Ale-gria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com

Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo renasce sem cessar a alegria”.

Dividida em cinco capítulos, a Exortação Apostólica é inspirada na reflexão realizada no Sínodo dos Bispos, em 2012, A nova Evangelização para Transmissão da Fé Cristã. “A Evangelização interpela todos, os que frequentam a comunidade, os fiéis que conservam uma fé católica intensa e sincera, embora não participem frequentemente do culto, os ba-tizados que não vivem a exigência do batismo, aqueles que não conhecem Jesus Cristo ou que sempre o recusaram.

Dirigida ao episcopado, ao clero, às pessoas consagradas, aos leigos sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, a Exortação propõe algumas diretrizes que possam encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor, dinamismo e alegria. “Um evangelizador não deveria ter constantemente uma cara de funeral. Recupe-remos e aumentemos o fervor de espírito, a suave e reconfortante alegria de evangelizar, mesmo quando for preciso semear com lágrimas”, escreve o Papa Francisco.

“Os cristãos têm o dever de anunciar o Evangelho, sem excluir ninguém, e não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria. A alegria do Evan-gelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária. Para que este impulso missionário seja cada vez mais intenso, generoso e fecundo, exorto também cada uma das igrejas particulares a entrar decididamente num processo de discernimento, purificação e reforma. A Igreja é chamada a ser a casa aberta do Pai. Nem sequer as por-tas dos sacramentos devem estar fechadas por uma razão qualquer. A Eucaristia, embora, constitua a plenitude da vida sacramental, não é um prêmio para os perfeitos, mas um re-médio generoso e um alimento para os fracos.”

“Uma centralização excessiva, em vez de ajudar, complica a vida da Igreja e a sua di-nâmica missionária. Abandonar o cômodo critério pastoral: fez-se sempre assim. Convido a todos a serem ousados e criativos nesta tarefa de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores das respectivas comunidades.

A alegria do evangelhoNa primeira Exortação Apostólica, o Papa Francisco convida os católicos a serem ousados e criativos e a abandonar o cômodo critério pastoral: “fez-se sempre assim”

papa

Por Pe. Edimilson da Silva

Matrículas abertas para 2014!agende uMa visita!

Santa Gemarua antonio pestana, 155tel.: (11) 2203-1544www.passionista.com.brdo bairro de Tremembé

Há 73 anos colaborandocom o crescimento

Page 4: Jornal Chave de São Pedro - janeiro 2014

4 Jornal Chave de São Pedro

destaque

O que você faz nas férias?

Estamos em pleno verão. Tempo de férias escolares. Período em que muitas famílias aproveitam para tirar uma folga. Tempo em que o sol brilha mais

forte e é ideal para fazer uma viagem. De norte a sul, o Brasil tem destinos incríveis, para todos os gostos. Praia, fazenda, campo, termas, cidades históricas... Pena que a gente aproveite tão pouco esse tempo de folga e as nos-sas maravilhas. Quase não damos tempo ao lazer. Numa viagem você conhece pessoas, lugares, culturas, costu-mes, comidas... Abre os horizontes. Principalmente para quem mora ou trabalha em São Paulo, as férias devem servir para arejar o corpo e a mente; relaxar; divertir-se; sair da rotina.

E nem precisa ser uma viagem longa. Aqui mesmo na cidade, pertinho de nós, há lugares maravilhosos que des-conhecemos ou pouco valorizamos.

Aqui, algumas sugestões de como aproveitar melhor este início de 2014. Boa viagem!

Férias são para descansar e brincar, e na diversão tam-bém se aprende. As cidades históricas de Minas Gerais se formaram no Ciclo do Ouro, época de grande riqueza eco-nômica, histórica e cultural. Igrejas, monumentos e arte en-contram-se entre as atrações de cidades como Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes e São João del-Rei.

pontos imperdíveis nas cidades históricas

Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes

Construída a partir de 1710, a igreja é um belo exemplo de arquitetura barroca, além de ser a segunda igreja em ouro do Brasil. O ór-gão do templo, de 1788, figura entre os mais importantes do planeta.

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas

É composto por uma basílica e seis ca-pelas, e é muito famoso por suas esculturas dos Doze Profetas feitas em pedra-sabão pelo famoso escultor Aleijadinho.

Museu da Inconfidência Mineira, Ouro Preto

Também conhecida como Conjuração Mineira, a Inconfidência Mineira representa um capítulo importante na história do Brasil, ocorrido em 1789, que foi uma das principais revoltas contra a Coroa portuguesa. Hoje, o Museu da Inconfidência de Ouro Preto é dedi-cado à memória e à preservação deste marco histórico, com diferentes documentos, obras e vestígios que incluem restos da forca usada para terminar com os dias de Tiradentes.

Cidades mineiras: um mergulho na História

fo

to

s: D

ivu

lg

ão

Por Edmilson Fernandes

Page 5: Jornal Chave de São Pedro - janeiro 2014

5Janeiro | 2014

turismo em são pauloAgora em janeiro e no mês

que vem, o turismo social do Sesc São Paulo traz uma série de roteiros com natureza, arte, ciência e história para as férias em família.

No Sesc São Caetano, as fa-mílias são convidadas a fazer uma visita noturna e descobrir os há-bitos inusitados dos animais no Zoológico de São Paulo. No Sesc Carmo a aventura continua com um safári no pedacinho de mata atlântica dentro do zoológico, onde os bichos convivem soltos pela área. No mesmo roteiro ain-da há um mergulho pela diversi-dade ambiental do Aquário de São Paulo, para se encantar com o peixe-boi, o lobo-marinho e muitos outros animais aquáticos.

Já no Sesc Consolação é pos-sível conhecer as histórias do mar com uma viagem ao Museu Ma-rítimo de Santos e ao Aquário Municipal. Outro roteiro leva o pessoal para um passeio no trem Maria Fumaça, que conduz os viajantes pelos trilhos da história nas fazendas de café. Ainda tem uma viagem pelo universo das palavras, com muitas histórias e brincadeiras no Museu da Língua Portuguesa e no Parque da Luz.

para as crianças, acampamentoAcompanhar o ritmo das crianças e adolescentes nas férias é um desafio para os pais. Haja energia! E nem sempre

as férias dos pequenos coincidem com as dos pais. Para quem não pode viajar com os filhos, uma das opções de diversão na pausa dos estudos são os acampamentos. Nas competições e brincadeiras, eles mexem o corpo e aprendem noções de responsabilidade e convivência.

Desde o despertar até o fim da noite, a regra é manter a turma sempre em atividade. Mas é diversão com responsa-bilidade, a começar pela arrumação da cama ao levantar-se.

Normalmente, as atividades vão das 8 da manhã às 11 da noite. Em alguns acampamentos, as crianças ficam até três semanas e aproveitam cada segundo.

Brincadeira não falta. E, no tempo livre, mais movimento: futebol, tirolesa, piscina, trilhas. As mães adoram. Dizem que esses passeios são, acima de tudo, educativos. A distância dos pais dá mais indepen-

dência às crianças, acreditam os educadores. Também há espaço para o contato com a natureza e menos dependência do celular ou do computador. Não que esses equipamentos sejam proibidos, mas sobra pouco tempo. Nesses ambien-tes, eles querem mais é descobrir novos amigos.

trilha Caminhos do mar é reaberta ao públicoOs turistas fãs de ecologia e aventura receberam de volta

em dezembro a trilha Ecoturismo Caminhos do Mar. O trajeto, de 9,2 km, fica no Parque Estadual da Serra do Mar e percorre a Estrada Velha de Santos em meio à Mata Atlântica. Além de uma opção de ecoturismo, a trilha é também um progra-ma histórico-cultural. Em seu percurso, vários monumentos e construções, algumas datadas do centenário da Independência do Brasil, em 1922, reconstituem a importância deste caminho na história da interligação entre o litoral e o planalto paulista.

ecoturismo Caminhos do marRodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 42 ao km 51Funcionamento do roteiro: terça a domingo, das 9h às 16h; para visitas, é necessário agendamento pelo telefone (13) 3372-3307www.energiaesaneamento. org.br

Igreja de São Francisco de Assis, São João del-Rei Com obras de Aleijadinho e outros artistas mineiros do século dezoi-

to, a igreja é um belo templo no melhor estilo de arquitetura barroca tí-pica da região.

Mais de 10 milhões das viagens domésticas no Bra-sil são motivadas pela fé, segundo a Fundação Ins-tituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe. De olho na oportunidade de negócios e geração de renda através do turismo religioso, está sendo implantado, em Mi-nas, um projeto destinado a este público. O projeto é do governo mineiro e pretende ser uma espécie de Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e vai abranger 86 municípios entre Minas e São Pau-lo, com 1.033 km de trajeto. O caminho poderá ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo e vai contar com pontos de apoio para descanso, guias e mapas. Os turistas que completarem o Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) vão receber passaportes, carim-bados a cada parada do trajeto, que ao final vai gerar um certificado de conclusão da rota religiosa.

Caminho de santiago mineiro

Page 6: Jornal Chave de São Pedro - janeiro 2014

6 Jornal Chave de São Pedro

Brincar émuito sério

Brincar é o principal papel ocupacional da infância. Desenvolve habilidades

e relacionamentos preciosos.Educadores, avós, pais,

adultos significativos que so-mos na vida de uma criança, temos que valorizar o brincar, podemos brincar a qualquer hora, em qualquer lugar, com todas as faixas etárias, com ou sem brinquedos.

Jogos de faz de conta, es-colinha, mímica, casinha, fan-toches... envolvem a represen-tação e a elaboração de papéis, na brincadeira vivenciam a ex-periência de reconstruir o coti-diano e simbolizar a vida.

Lembram do Pe. Bruno? Ele nos ensinou a brincar de cineminha. Participávamos da missa e ele nos presenteava com a entrada para o filme que era exibido no salão paroquial, e ali todos nós admirávamos os filmes e, como crianças , o faz de conta surgia em nossa mente.

Com presença e parceria, trocando e compartilhando experiências, damos qualidade de vida aos nossos pequeninos, não importa por quanto tem-po ouvimos o que as crianças

dizem nessas brincadeiras. Importante é o saber escutar. É a chave no processo de seu desenvolvimento emocional e dos valores que gostaríamos que eles tivessem. Trata-se de criar um universo lúdico, rico e expressivo.

Interações recíprocas com liberdade de expressão e auxi-liando nas dificuldades sempre serã o prazerosas.

Com a brincadeira a crian-ça aprende as regras, respeita os limites, interage com os amigos, enfim, é uma experi-ência essencial para a vida.

Qualidade na brincadeira é melhor que quantidade. En-tão, dedique um tempo a uma criança e brinque.

Diva Policastro Nascimento é pedagoga (pós-graduada em História e Estética da Arte)

eduCação

Por Diva Policastro

Por Oswaldo de Camargo

Você já imaginou um mundo onde não existissem cores? Um mundo onde céu, matas, mares e nuvens não se individualizassem pela cor? Como, nesse caso, se separaria o dia, repleto de luz, da noite, sem a claridade dela?

Uma realidade assim, descolorida, é inconcebível até para cegos.

Mas se o mundo não veio do nada, como acreditam desde sempre os cris-tãos, alguém deve ter criado as cores, imaginando diferenças entre elas e dan-do a cada uma o dom de agradar, excitar ou apaziguar o homem, os animais, tudo o que vive na natureza. E, também, com a conquista da Civilização, a possibilidade de elas servirem aos filhos de Eva para o seu bem-estar e a cria-ção da Arte.

quando apareceu a cor?

Biblicamente falando, a cor apareceu no momento em que Deus disse, con-forme se narra no Gênesis: “Faça-se a luz!”, o que equivale a dizer: “Faça-se , entre todas as coisas que estou criando, também a cor!”

A cor, portanto, hoje imprescindível na arte, nas liturgias religiosas, nas ban-deiras, nos estandartes e nas residências, pelo trabalho dos pintores que ale-gram e embelezam as casas dos homens , foi uma das primeiras ideias de Deus quando criou o mundo. Ele sabia como o verde agradaria, respingando na pai-sagem; como as montanhas se mostrariam majestosas carregadas de matiz azul-escuro; como o ouro seria apreciado vestido de reluzente amarelo. Até o vermelho atrevido das rosas deve ter sido imaginado desde a eternidade...

Sem a cor, não teríamos os grandes mestres da pintura, como Miguel Ân-gelo, Leonardo da Vinci, Van Gogh ou o nosso Portinari. Nem o competente pintor, exímio conhecedor de tintas, afamado no seu bairro, que deve ter pin-tado muitas casas, antevendo o Natal...

Muito se pode falar sobre a cor, parceira da luz.

E dizem que até as palavras têm cores. Pronuncie, como exemplo, a palavra “clara”. Não salta, de fato, luz da palavra “clara”? E da palavra “raiva”, dizem, explodem faíscas verde-amareladas.

Para se falar das cores, contemplando a importância delas, seria preciso escrever espessos e exaustivos volumes, acrescentados aos que já existem nas livrarias e bibliotecas.

Mas, já que falamos há pouco de pintores, aqui vai uma confidência e uma crença: se todos os homens agissem na vida como pacientes e competentes misturadores de tintas, digo, pintores, quem sabe aprenderiam a viver entre si mais harmoniosamente, chegando um pouco mais perto do ideal do Paraíso que se narra no Gênesis. Sim, aquele mundo pensado por Deus no momento em que, com as trevas ainda cobrindo o Abismo, bradou: “Faça-se a cor, corrijo, luz!”

Oswaldo de Camargo é jornalista e escritor. Entre seus livros, a novela a Descoberta do frio

Faça-se a cor!arte e Cultura

Ce

lso

De

Bl

asi

is

Carlos Quartim, Isabella e Júlia Ortiz

sxC

.hu

/se

lve

r s

er

Da

r

Page 7: Jornal Chave de São Pedro - janeiro 2014

7Janeiro | 2014

Clipping

Celebrações

Banco Itaú / Agência 0384 / Conta Corrente: 44440-2

Ajude a Creche a receber mais criançasDesde o dia 6 de janeiro, a Creche Pedro Apóstolo passa por uma reforma para

cumprir exigências da Prefeitura de São Paulo. Com as adaptações, o atendimento vai passar de 25 para cerca de 100 crianças oriundas de famílias carentes.

Para realizar a reforma, a Paróquia de São Pedro precisa da sua colaboração.Deposite a sua doação, de acordo com as suas possibilidades,

na conta bancária da creche:

Calendário

sxC

.hu

JANEIRO 2014

22/01 Quarta –feira 19h30 Missa Tríduo de São Paulo

23/01 Quinta-feira 7h30 Missa Tríduo de São Paulo

24/01 Sexta-feira 7h30 Missa Tríduo de São Paulo

25/01 Sábado 17h Missa Dia de São Paulo

São PauloNo dia 25, a cidade de São Paulo faz 460 anos. Na Paró-quia de São Pedro, teremos um tríduo a partir do dia 22 e missa solene no dia do patro-no da nossa cidade. A capital paulista ganhou esse nome justamente por ter sido fun-dada na mesma data em que se comemora a conversão do apóstolo Paulo de Tarso.

Centenas de pessoas participaram das celebra-ções de Natal e Ano Novo na igreja de São Pedro.

Na missa do dia 31, o padre Edimilson fez uma retrospectiva de 2013. Destacou as ativi-dades realizadas na paróquia, como a Escola da Palavra, a Semana Missionária e a participação na Jornada Mundial da Juventude. Lembrou que a eleição do Papa Francisco foi uma renovação para a Igreja. f

ot

os:

Ce

lso

De

Bl

asi

isPa

ul

o D

e t

ar

so M

ar

qu

es

Desfile das vovós No dia 10 de dezembro, depois do al-moço de confraternização do final de ano, a maioria das vovós do Abrigo Frederi-co Ozanam participou de um desfile. Na passarela, com direito a tapete vermelho e música eletrônica, elas esbanjaram mui-ta alegria e simpatia. Asilo não quer dizer tristeza e isolamento. Com o apoio de vo-luntários e dos parentes, essas mulheres podem levar uma vida feliz. Parabéns aos que colaboram com o abrigo e promovem esse tipo de evento com tanto carinho.

fo

to

s: e

DM

ilso

n f

er

na

nD

es

&Escola da Palavra

Voltamos a nos encontrarno dia 4 de fevereiro, às 20h

Page 8: Jornal Chave de São Pedro - janeiro 2014

8 Jornal Chave de São Pedro

O ano de 2014 será mar-cado pelo retorno da Bíblia às telas de ci-

nema. Quatro grandes pro-duções têm estreia marcada para este ano: “Noé”, a his-tória do dilúvio; “Exodus”, sobre Moisés e a fuga dos judeus do Egito; “Mary”, so-bre a mãe de Jesus; e “Son of God”, derivado da minissérie de sucesso mundial “A Bí-blia”. As novas produções po-dem se valer de informações

históricas e arqueológicas muito mais abundantes e re-cursos tecnológicos de ponta para apresentar os milagres das Escrituras.

Ao se apropriar da Bíblia, o cinema sempre esteve aten-to não apenas à mensagem religiosa, mas ao lado épico das narrativas e seu potencial como espetáculo. Com um or-çamento estimado em 130 mi-lhões de dólares e o apelo de cinema catástrofe, “Noé”, por exemplo, deve atrair interes-sados não só na moral da his-tória mas no espetáculo visual proporcionado pelo longa.

Prevista para estrear em abril por aqui, a superprodu-ção “Noé” é assinada pelo diretor Darren Aronofsky, o mesmo de “Cisne Negro” (2010) e “Réquiem para um Sonho “(2000), e traz no elen-co os vencedores do Oscar Russell Crowe (“Gladiador”), no papel do protagonista, e Anthony Hopkins (“O Silên-cio dos Inocentes”), além d as estrelas adolescentes Emma

Watson (da série “Harry Pot-ter”) e Logan Lerman (da saga “Percy Jackson”).

“Exodus” traz Christian Bale (“Batman – O Cavaleiro das Trevas”) no papel do lí-der e profeta hebreu e Ridley Scott (“Gladiador”, “Cruzada “e “Prometheus”) na direção.

Nos Estados Unidos, “Son of God” será o primeiro a es-trear, em fevereiro. O filme é derivado da minissérie “A Bíblia”, exibida pelo canal americano History Channel e acompanhada por mais de 100 milhões de espectadores nas cinco noites em que foi ao ar nos EUA. Ainda sem data para chegar ao Brasil, o longa vai narrar toda a vida de Je-sus Cristo.

Vale a pena observar que blogs e sites religiosos ame-ricanos já alertam seus se-guidores de que boa parte dos longas não seguirá o livro sagrado ao pé da letra e deve, na verdade, representar no-vas leituras e estudos sobre seus personagens.

A Bíblia em cartazdiCas de lazer & Cultura

Neste período de férias, os estoques de sangue nos hemocentros diminuem drasticamente. A doação voluntária de sangue é extremamente necessária. Esse é um gesto simples, de solidariedade, que pode salvar quatro vidas.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, ir alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que an-tecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), estar descansado (ter dor-mido 6 horas nas 24 horas anteriores à doação), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

Mais informações no Alô Pró-San-gue 0800 55 0300 ou www.prosangue.sp.gov.br

Posto de coleta MandaquiR. Voluntários da Pátria, 4227 – Hospital Mandaqui De segunda a sexta, das 12 às 18hSábados, 2º e 4º de cada mês, das 8 às 16h. Fechado nos domingos e feriados

Redescobrindo o café

Palestra com o barista Pedro Alves Cardoso, professor do SENAC. Dia 22/01. Quarta, das 19h30 às 21h30. Sala de Múltiplo Uso III. Inscrições na Central de Atendimento.

Vagas limitadas. Grátis.

Sesc Santana:Av. Luiz Dumont Villares, 579, Jardim São PauloFone: 2971-8700

Conheça a história desta bebida consumi-da mundialmente (em torno de 8 milhões de toneladas). O Brasil é responsável por meta-de da oferta total e, também, por grande par-te do consumo do café. Cada brasileiro bebe, em média, 81 litros de café por ano!

iMa

ge

ns:

Div

ul

ga

çã

o

A Creche Pedro Apóstolo está admitindo:

• Professores de Educação Infantil: Pedagogia completo, para período integral;• Auxiliar de Enfermagem: COREN,

Ensino Médio, para período integral;• Cozinheira: Ensino Médio,

experiência mínima de dois anos.• Auxiliar de Cozinha:

Ensino Fundamental completo;• Auxiliar de Limpeza:

Ensino Fundamental completo

encaminhar currículo para [email protected] ou entregar na rua João sampaio, 193.

Doar sangue é ser solidário