jornal caderno7 - edição nº3

12
A ovinocultura em evidência na Terra dos Marechais São Gabriel sediará o XIV Congresso Mundial de Corriedale, a partir de 20 de maio, com participação de vários produtores e técnicos do Brasil e de demais países do mundo Pág. 3 Ginásio São Gabriel recebe o “Bom Dia Cidade” Interatividade Pág. 3 Confira as vencedoras do 10º Joãozinho da Ponte Música Gaúcha Pág. 4 Os mistérios que a Sanga da Bica esconde na volta de SG Natureza Pág. 5 “Sanguessugas do Brasil”, mais uma ousadia de Lúcio Vaz Investigação Pág. 8 Nova empresa assume Saneamento em São Gabriel Fim de polêmica Pág. 6 A cobertura completa do Torneio de Polo “Cidade de São Gabriel” Esporte Pág. 10 Ano 1 - nº3 São Gabriel e região Maio de 2012 c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:37 1

Upload: caderno-7

Post on 25-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição nº3 do jornal Caderno7, de São Gabriel

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Caderno7 - edição nº3

caderno7 Maio de 2012

A ovinocultura em evidênciana Terra dos Marechais

São Gabriel sediará o XIV CongressoMundial de Corriedale, a partir de 20de maio, com participação de váriosprodutores e técnicos do Brasil e dedemais países do mundo

Pág. 3

Ginásio São Gabrielrecebe o “Bom Dia Cidade”

Interatividade

Pág. 3

Confira as vencedoras do 10ºJoãozinho da Ponte

Música Gaúcha

Pág. 4

Os mistérios que a Sanga da Bicaesconde na volta de SG

Natureza

Pág. 5

“Sanguessugas do Brasil”, maisuma ousadia de Lúcio Vaz

Investigação

Pág. 8

Nova empresa assumeSaneamento em São Gabriel

Fim de polêmica

Pág. 6

A cobertura completa do Torneiode Polo “Cidade de São Gabriel”

Esporte

Pág. 10

Ano 1 - nº3São Gabriel e região

Maio de 2012

c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:371

Page 2: Jornal Caderno7 - edição nº3

caderno7Maio de 20122Saindo do estúdio: “Bom Dia Cidade” é

apresentado da Escola Ginásio

Re t o r n a n d ouma iniciativaque ocorriaquando LuisAlberto Vargasfoi o gerente, aRádio São Ga-

briel saiu dos estúdios paraapresentar o programa “BomDia Cidade” ao vivo de umaescola. E para retomar estainiciativa, a primeira foi aEscola Municipal GinásioSão Gabriel, onde o auditó-rio da instituição recebeu osalunos e convidados para oprograma, que acompanhoua programação especial deDia das Mães.

O programa, apresenta-do por Viviane Bertol eCarlos Conrad e com a par-ticipação da equipe diretivada escola, recebeu convida-dos como a equipe do Servi-ço de Atendimento Móvel deUrgência (SAMU), que fezuma demonstração ao vivode salvamento, além da Se-cretária de Compras, AdrianeLangmantel, representandoo Prefeito Rossano Gonçal-ves, o presidente da UA-MOSG, João Custódio Itur-

bide, o presidente da Comis-são de Esportes do Ginásio,que organiza o Campeonatode Futebol realizado no cam-po da escola, Carlos Eugê-nio Villanova, entre outros.

Ainda foi apresentadauma peça teatral com os alu-nos, em homenagem ao Diadas Mães, salientando a im-portância da família. A dire-tora Déia Souza salienta quea primeira meta da EquipeDiretiva do Ginásio São Ga-briel foi montar parceria como quadro funcional da esco-la, professores e funcionári-os, na busca da excelênciano ensino e tornar o GinásioSão Gabriel um referencialem Educação Básica noMunicípio. Em um segundomomento, a busca da parce-ria com a Escola TécnicaMunicipal São Gabriel, poisambas instituições funcio-nam no mesmo prédio e ja-mais poderiam caminhar se-parada e agora juntas possi-bilitam uma acentuada me-lhora na qualidade do ensi-no de ambas escolas. Deimediato, mais um degrau nabusca dos objetivos propos-

tos, onde o Ginásio São Ga-briel buscou como parceirosa Comunidade Escolar, quesão o verdadeiro alicerce deuma Instituição Escolar e, nasequência com a Comissãodo Campeonato Brasileiro doGinásio São Gabriel, na bus-ca de apoia-los integralmen-te para alcançar o sucessobem como a conservação dopatrimônio escolar.

As parcerias não para-ram por ai, onde a Equipe

Diretiva tinha como objetivoresgatar os nossos valores epara ter sucesso neste res-gate, o Ginásio São Gabrielfoi em busca de parceria coma Imprensa Local, pois sãoos porta-voz de todas asações da municipalidade eda sociedade, bem como aComunidade Escolar, deveestar atenta a todas as açõesque são desenvolvidas pelaescola na busca da forma-ção de nossos cidadãos.

Gaúcha vai assumir frequência da Itapema em Santa MariaEm notícia que foi dada pelo jornalista santamariense

Claudemir Pereira em seu blog há alguns dias, mas que re-percutimos somente agora, a região terá uma novidade norádio a qualquer momento. A Rádio Gaúcha está de volta àSanta Maria em breve - provavelmente em junho - no dialFM. E mais precisamente, no lugar da Itapema Santa Maria.

Segundo Claudemir, que recebeu um comunicado assi-nado por um dirigente da RBS (cuja identidade ele manteveem sigilo), será a primeira filial da Gaúcha fora de Porto Ale-gre. Informações dão conta de que a Gaúcha Santa Maria,

como será conhecida, terá equipe própria, com conteúdo lo-cal também, e funcionará nos 105.7 Mhz. Com isso, aImembuí AM deixaria de transmitir a Rede Gaúcha Sat.

Não é a primeira vez que a Gaúcha desembarca emSanta Maria. No início dos anos 2000, a Antena 1 93.5Mhz deu lugar à Rádio CDN (Central Difusora de Notíci-as), que retransmitia a programação da Gaúcha, tambémcom parte da programação local. A mudança durou pouco,visto que terminou a parceria e a Antena 1 retomou suaprogramação.

Literatura - O gabrielense Carlos Athaydes de Lima Alves, militar da reserva e que atualmente se dedica à literatura,foi o vencedor do 1º “Concurso de Poesia Gauchesca Jayme Caetano Braun”, promovido pela Estância da PoesiaCrioula, de Porto Alegre. O concurso em nível estadual teve a participação de autores diversos.Alves venceu com a poesia “Um canto a dois rincões”, e é autor também do livro “Quartel e Querência”, que foilançado na terra natal em 2007.

Sobrado da Praça revelahistória durante reformas

Sobrado da Praça Dr. Fernando Abbott, queabrigou a Secretaria de Turismo e a BibliotecaPública e que foi adquirido pela Prefeitura Mu-nicipal no valor de R$ 270 mil, está com suasreformas em pleno andamento. Executadaspelo Instituto Cultural e Educacional Harmo-

nia Gabrielense, as obras estão revelando vários aspectoshistóricos de São Gabriel e como era na época.

Nem mesmo os responsáveis pela restauração do ve-lho sobrado imaginavam quanta história havia no interiordo prédio. Para preservá-la ainda mais, foi preciso mudar oprojeto inicial da obra. Na parte superior, sob o telhado,havia um terraço que agora passa por revitalização. Debai-xo dos rebocos quebrados, foram descobertas paredes depedra e outras de taipa, o trabalho artesanal revela marcasinconfundíveis da história que aos poucos ressurge.

Para manter as características originais do Sobrado, aempreiteira que tra-balha na restaura-ção utiliza barro ecal. A pintura tam-bém obedece aopadrão, a tinta quereveste as paredesexternas é à basede cal.

Ao retirarem opiso de madeira osconstrutores des-cobriram o antigopiso, grande partedele está em bom estado de conservação e seráreaproveitado. O trabalho supervisionado pela professoraJenny Maria Chagas, Presidente do Instituto Cultural e Edu-cacional Harmonia, tem como objetivo principal preservarao máximo a arquitetura do local. “Quando retiramos o re-boco próximo às janelas, na parte interna, descobrimos queelas tinham forma de arco, a pintura interna original em al-guns pontos reapareceu, descobrimos um depósito de lixosubterrâneo, garrafas de 1920 e também um porão. Preten-demos preservar cada descoberta e por isso não temos comoprever o fim da obra”, enfatiza Jenny Maria.

Quando estiver pronto, o Sobrado da Praça que foi tom-bado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacio-nal (IPHAN), vai abrigar a Secretaria Municipal de Truísmoo Conservatório Municipal de Música e a Biblioteca PúblicaMunicipal. No segundo piso serão instaladas salas históri-cas e de leitura bem como salas para exposição de arte.

O

Restauração retoma a históriaEm 1826, quando a 3ª e atual povoação de São

Gabriel tinha apenas dez anos de existência, começoua ser construído o primeiro sobrado da cidade. O casalde açorianos Francisco Carvalho e sua esposa AgdaLuisa Carvalho deram início a construção do prédio quemais tarde se tornaria um dos mais importantes patri-mônios históricos do município. Vinte anos após serconstruído, o Sobrado hospedou o Imperador D. PedroII, que veio a São Gabriel porque queria conhecer opovo que lutou bravamente na Revolução Farroupilha.

Pintura original ressurge nas reformas do Sobrado

Paredes de taipa existentes no local

Programa foi apresentado ao vivo, no auditório da Escola Municipal Ginásio São Gabriel

Público composto na maioria pelos alunos assistiu a tudo

SANDRA LORENZMARCELO RIBEIRO

MARCELO RIBEIRO

c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:372

Page 3: Jornal Caderno7 - edição nº3

caderno7 Maio de 2012

Congresso Mundial do Corriedale: São Gabriel éa capital da ovinocultura em maio

AA partir de 20de maio, a Me-tade Sul, prin-c i p a l m e n t eSão Gabriel,estará rece-

bendo um grandioso eventocom a participação de atéoito países. Com sua larga-da para o dia 20 de maio, o14º Congresso Mundial deCorriedale concentrará pa-lestras, mostras, concursos,enfim, uma programação re-cheada na Terra dos Mare-chais. Os preparativos estãoprontos, e os primeiros ovi-nos já desembarcaram nomunicípio na última semana.A organização do evento éda Associação Brasileira dosCriadores de Corriedale, pre-sidida por Carlos Cléber DiasLeal, também presidente daCooperativa de Lã Tejupá.

Carlos Cléber salientaque está tudo organizado epronto para receber os visi-tantes. “Estamos com tudopronto, fazendo os últimosajustes para que possamosreceber os visitantes, expo-sitores e palestrantes, alémdos países que estarão pre-sentes aqui e da comunida-de gaúcha”, frisou. Ele des-taca que o foco do eventoserá em três polos: lã, car-

ne e produção. “A ovelhacorriedale tem um duplo pro-pósito, pois além da lã, acarne também é um produ-to potencial. Estaremosabordando por exemplo, aseleção genética, a visão daindústria e a importância daprodução para o desenvol-vimento da ovinocultura”,explicou.

Os primeiros ovinos jáestão em São Gabriel des-de a última semana, vindosdo Uruguai, cumprindo aquarentena necessária parao Congresso. Leal salientaainda que oito países estãoconfirmados, entre eles,

Uruguai, Argentina, NovaZelândia, Austrália, entreoutros. O evento ainda teráas 1ªs Concurso deBorregas Corriedale da Pe-cuária Familiar, a Feira Es-tadual de Artesanato e aMostra Temática de Lã ePele Ovinas do RS. Para es-tas, ele destaca que terátambém a participação devários municípios do RS,dentro da área de abrangên-cia da ovinocultura, que con-ta com 3,5 milhões de ovi-nos, dos quais, 70% delessão Corriedale.

A programação iniciaráfora de São Gabriel, com vi-sitações em dias diferentesà cabanhas nos municípiosde Alegrete, Uruguaiana eSantana do Livramento,esta que acontecerá naCabanha São PedroWetternick, com a participa-ção de 15 cabanhas das re-giões Fronteira Oeste eCampanha. “Teremos estasvisitações à cabanhas pré-selecionadas e à Paramountem Uruguaiana, entre ou-tras, como programação ini-cial, antes de rumarmos àSão Gabriel”, frisa.

Finalizando, CarlosCléber Leal salienta que SãoGabriel está preparada para

receber um grande eventocom o porte do Congresso.“Temos uma rede hoteleiraorganizada, uma cidade re-ceptiva e um parque comgrande estrutura, somadoao apoio de parceiros comoa Prefeitura, Sindicato Ru-ral e Emater. Em São Ga-briel, o evento será sediadona Cooperativa de Lã Tejupáe o Parque de ExposiçõesAssis Brasil.

O público alvo dessecongresso são os criadores,indústrias, fornecedores, en-tidades representativas dosegmento, alunos e profissi-onais das áreas de Agrono-mia, Veterinária, Zootecnia,Bioquímica, extensão rural,artesãos, indústria têxtil, con-fecções, comerciantes e inte-ressados no ramo ovino.Além disso, o público estáconvidado para visitar as ins-talações, onde estarão osstands da mostra e da feiratemática da lã e pele ovina doRS, além da sua participaçãoem oficinas especiais, desfi-les de moda feita em lã, e dosjulgamentos de exemplaresda raça, assim como um lei-lão de elite dos animais, coma participação de animais deoutros países. Haverá, tam-bém, atividades e apresenta-

ções culturais junto ao localdo evento. Incrementando asatividades sociais, serão re-alizados encontros de confra-ternização de abertura e en-cerramento do evento.

Durante os três dias decampo, serão visitadas algu-mas propriedades que utili-zam a Raça Corriedale emseus criatórios e que têm naatividade uma importantefonte de renda. Serão leva-das em consideração seumanejo no criatório, seusobjetivos com a atividade,seus resultados e suas ne-cessidades.

O evento é coordenadopela Associação Brasileirados Criadores de Corriedalee contará com o apoio do Mi-nistério da Agricultura, Se-cretaria Estadual da Agricul-tura, ARCO, Emater, Fecolã,Ocergs, Prefeitura Municipalde São Gabriel, Cooperativade Lãs Tejupá, Farsul, Senar-RS, Sebrae – RS, Sicredi,Banrisul e Banco do Brasil.Maiores informações podemser conseguidas emwww.abccorriedale.com.br.Confira em anexo a progra-mação, em sua principal par-te:

REPORTAGEM ESPECIAL 3

Cléber Leal, ABCCCarneiros uruguaios já estão em São Gabriel para o evento

FOTOS DIVULGAÇÃO

c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:373

Page 4: Jornal Caderno7 - edição nº3

caderno7Maio de 2012 CULTURA

“Meu poncho a chuva te chama” é a vencedora do 10º Joãozinho da Pontencerrado na madrugada de segunda-feira, o10º Um Canto a Dom João Luiz dos Santos -Joãozinho da Ponte, consagrou a composição“Meu poncho a chuva te chama”, de autoriade Mario de Lima Lucas como a vitoriosa des-ta edição, realizada no CTG Tarumã de sexta

a domingo (4 a 6). Na grande final, dez composições subi-ram novamente ao palco.

O festival, organizado por Hérlon Sachetto desde seuinício, visa o apoio e a promoção de talentos da terra, prin-cipalmente revelações da música nativista. Esta edição ain-da teve a disputa da 6ª edição do Joãozinho Mirim e a 2ªedição do Joãozinho Trovador, todas em um bom nível decandidatos. As categorias musicais foram avaliadas pelacomissão formada por Juca Castilhos, Francisco Luçardo e

Rogério Villagran.As músicas tiveram temáticas diferenciadas, mostran-

do a qualidade dos inscritos. Algumas delas que não conse-guiram classificação entre as premiadas também chama-ram a atenção. “Estância do Céu”, interpretada por DanerMarinho, relata a situação em que a estância passou apóssua venda e desapropriação para a reforma agrária, porexemplo.

No palco, também passaram talentos nos shows de in-tervalo, como Aroldo Torres, Juca Castilhos, QuintetoCompasito, Melina Vieira e na última noite, Mirian Ramos ebanda. O ponto negativo, lamentavelmente, foi a ausênciada imprensa falada.

Após o show de encerramento, foi anunciado o resulta-do final, que foi o seguinte:

2º Joãozinho Trovador1º Benito Moura e Jorge Góes3º Elisandro Chaves

6º Joãozinho MirimPré-Mirim1º Ana Laura Cornel2º Giuliana Machado Lemos3º Gabriele Caon de AlmeidaMirim1º Vagner Aloy Júnior2º Lucas CornelJuvenilMauro Silva

10º Um Canto a Dom João Luiz Pinto dos SantosResultado final1º lugar: “Meu Poncho a Chuva te Chama”Letra: Mario de Lima LucasMúsica: Rafael de Sá BritoInterpretada por Rafael de Sá Brito

2º lugar: “Tropas de Outrora”Letra: Jorge GóesMúsica: Dionata CamargoInterpretada por Giovani Neves

3º lugar: “Mangueira dos Tempos”Letra: Márcio D’AvilaInterpretada por Lituânia Cavalheiro

Melhor Intérprete: Giovani Neves, por “Tropas de Ou-trora”Melhor Indumentária: Derli Soares, por “Tropa de Pa-pel”Melhor Arranjo Vocal: “Meu Poncho a chuva te chama”Melhor Arranjo Instrumental: “Meu Poncho a chuva techama”Melhor Tema Campeiro: “Tropas de outrora”Melhor Poesia: “A mangueira dos tempos”Melhor Instrumentista: Felipe Cornel, por “Tropas de Ou-trora”Música mais Popular: “Índio Paysano”

E

4

Primeiro lugar: “Meu poncho a chuva te chama”

Segundo lugar: “Tropas de outrora”

Terceiro lugar: “A Mangueira dos Tempos” Música mais popular: “Índio Paysano” Melhor Arranjo Instrumental e Vocal: “Meu poncho...”

Melhor indumentária: Derli Soares Melhor instrumentista: Felipe Cornel Melhor poesia: “A mangueira dos tempos” Tema campeiro: “Tropas de outrora”

Primeiro lugar juvenil: Mauro Silva Primeiro lugar mirim: Vagner Aloy Jr. Primeiro lugar pré-mirim: Ana Laura Cornel Hérlon Sachetto, organizador do festival

c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:384

Page 5: Jornal Caderno7 - edição nº3

caderno7 Maio de 2012COMUNIDADE

Os mistérios escondidospela Sanga da Bica

primeiras informações seri-am de que ele é um poçoartesiano pertencente a umaresidência das proximidades,já desativado. Também senotam pequenas “cavernas”nas proximidades, gerandohistórias e lendas.

Mas nem tudo é beleza.Em alguns locais, vemos fo-cos de lixo, muitas vezes tra-zido pelas chuvas e o quepode ser depositado pela co-munidade. Até animais mor-tos foram encontrados por lá.

De qualquer forma, aSanga da Bica é um patrimô-nio natural de São Gabriel eque merece nosso cuidado.E que também guarda bele-zas e mistérios a serem des-vendados.

m sugestão depauta feita peloamigo ValdirBorin, conheci-do como “Ma-gro”, a reporta-

gem esteve nestes últimosdias conferindo in loco osdetalhes de uma das rique-zas naturais presentes dacomunidade. A Sanga daBica, que contorna parte deSão Gabriel indo do Centroaté a Vila Maria, guarda se-gredos e mistérios também,além de uma bela paisagem,mas que também sofre como descuido da comunidade.

A Sanga tem vários ca-minhos, onde pessoas an-dam durante o dia - e háquem diga que à noite tam-

bém. Há uma vasta vegeta-ção, onde árvores encobremo local, podendo ser acessa-do nas proximidades do mo-numento à Sepé Tiaraju - ali-ás, conforme os registroshistóricos, foi em suas pro-ximidades que ele teriamorrido, no ano de 1756,durante batalhas da GuerraGuaranítica - onde aos pou-cos, vai se revelando o quecontém em seu interior.

Magro destaca que nolocal, pode ser avistado umpoço e uma estrutura de ti-jolos, o que sugeriria ter exis-tido um pontilhão como an-tigamente, o que foi conferi-do pela reportagem. Teriaexistido mesmo esta passa-gem? Quanto ao poço, as

E

13ª Cia Com Mec comemoraDia das Comunicações

a manhã desexta-feira (4),a 13ª Compa-nhia de Comu-nicações Me-canizada reali-

zou a formatura alusiva aoDia da Arma de Comunica-ções, que será lembradoneste sábado, 5 de maio. Aomesmo tempo, a unidademilitar - conhecida gloriosa-mente como “Praça Forte deCaxias” - homenageou os ex-militares que ali serviram eefetivou a entrega da boinapreta ao efetivo variável queingressou em 2012 no Exér-cito.

A solenidade prestou re-verências ao patrono daArma de Comunicações,Marechal Cândido Rondon,com a entrega de uma

corbélia de flores feita pelocomandante da unidade,Major Eugênio Corrêa Júniore o General da Reserva,Paulo Augusto Menezes daSilva. Após, foi feita a entre-ga das boinas aos recrutas,cumprindo o período de ins-trução e aprendizado dos jo-vens militares.

A formatura foi encerra-da com o desfile da tropa, emcontinência as autoridadespresentes, entre elas o co-mandante da Guarnição Fe-deral de São Gabriel e do 9ºRCB, Coronel UbirajaraBrandt Rodrigues. Em umasessão para as autoridades,militares da reserva e convi-dados no Auditório PadreLandell de Moura, foi apre-sentado um institucional coma história da Companhia,

desde os tempos de “PraçaForte de Caxias”, quando oquartel se ergueu de ondeexistia um forte.

O Major Eugênio apre-sentou também as melhoriasfeitas nos últimos anos pelainstituição - e que ainda es-tão em andamento - com aconstrução de uma câmarafrigorífica, reformas da cozi-nha, alojamentos, pavilhãode manutenção de equipa-mentos, salas, seções, ocampo de futebol 11, do pró-prio auditório e também danova quadra de grama sin-tética, uma tendência queestá sendo implantada nosquartéis. Ele ainda informouque em breve, a quadrapoliesportiva deverá receberuma cobertura, oferecendouma estrutura completa.

N

5

Estruturas que podem ser de um antigo pontilhão ou das residências próximas ao local, na Bica

Uma estrutura que pode ter sido um poço no local: segredos que foram apresentados por Borin

Nem tudo é beleza: vestígios de lixo também são vistos no local, um patrimônio de SG

Militares da reserva prestigiaram a solenidade do Dia da Arma de Comunicações na unidade

Solenidade teve ainda a entrega da boina aos militares que ingressaram neste ano na Cia

c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:385

Page 6: Jornal Caderno7 - edição nº3

caderno7Maio de 20126 GERAL/REGIÃO

Saneamento tem nova empresa em São Gabrielesde o final da tarde de quarta-feira (9), a Pre-feitura de São Gabriel assumiu oficialmente ocontrole do sistema de tratamento de água eesgotamento sanitário do município. A Corsan,que havia abandonado oficialmente astratativas de transição por determinação de sua

direção estadual, entregou pacificamente o sistema, cum-prindo o mandado de reintegração de posse.

O prefeito Rossano Gonçalves esteve pessoalmente naEstação de Tratamento de Água, juntamente com o procu-

rador jurídico Everson Dornelles, o secretário de Adminis-tração Luiz Alberto Gonçalves e o coordenador de Patrimô-nio Maximino Charão, para tomar posse do sistema. No lo-cal, o prefeito foi recebido pelo superintendente regional daCorsan, Napoleão Langendorff. Na presença da oficial dejustiça Maria Valderez Oliveira, o prefeito vistoriou todos osequipamentos e recebeu as informações técnicas do enge-nheiro químico da Corsan, Heraldo Borges, sobmonitoramento do perito nomeado pela Justiça, engenheiroquímico Luiz Antônio Bertazzo.

A Corsan informou ter entregado os dois reservatóriosda ETA com 1500 m3 e 650 mil m3, respectivamente. Ummotor do primeiro recalque está danificado, com vazão de140 litros por segundo. Os casos de falta de água que che-garam a ser notificados nos bairros Capiotti e Santa Clara,segundo a companhia, não teriam relação direta com a dis-puta. Na tarde desta quarta-feira, os funcionários da Corsanjá deixaram o escritório central, na rua Andrade Neves, e aEstação de Tratamento.

Após vistoriar todos os equipamentos, o prefeitoRossano Gonçalves assinou, no local, a Ordem de Serviçoque deu posse à empresa São Gabriel Saneamento na ope-ração do sistema. O diretor da nova concessionária do ser-viço, Marcelo Simoni Pires, garantiu respeito aos contratosfirmados, que preveem tarifa mais baixa para o consumidore investimentos de R$ 110 milhões para universalizar o aces-so à água tratada e esgotamento sanitário no Município.Atualmente, apenas 13% do esgoto é canalizado e 8% daágua é tratada em São Gabriel.

“Após três anos de muita batalha, onde o processo de

licitação foi por várias vezes interrompido e contestado, massempre terminou plenamente legitimado pelas decisões daJustiça, São Gabriel vive um momento histórico, uma mu-dança importante que vai garantir mais respeito ao meioambiente, mais proteção ao nosso Rio Vacacaí, tarifa maisbaixa e mais qualidade de vida nos lares de todos osgabrielenses”, afirmou o prefeito municipal. A nova empre-sa já começou a instalar seus equipamentos e seus 48 fun-cionários, todos gabrielenses, para a plena continuidade doabastecimento.

D

“O Tempo e o Vento” chega à segunda fase de filmagensMilena Fischer

Especial/Caderno7

produção de O Tempo e o Vento concluiu asexta semana de filmagens, na cidadecenográfica de Santa Fé, construída dentro doParque do Gaúcho, a 4km do centro de Bagé(RS). Desde o dia 4 de abril, equipe e elencodo segundo longa do diretor Jayme Monjar-

dim, produzido por Nexus Cinema e Vídeo (Olga e Buda-peste), com co-produção de Globo Filmes e Panda Filmes edistribuição de Downtown Filmes, estão na cidade gaúcha.Estão previstas 12 semanas de filmagens mais duas sema-nas de stock shots.

Na semana que passou, Suzana Pires filmou suas ce-nas como Ana Terra mais velha, dando sequência ao traba-lho de Cleo Pires. Como conta a história, Ana Terra se tor-nou parteira em Santa Fé. Dois partos foram filmados, um,realizado por Cleo Pires, o outro, da pequena Bibiana, porSuzana. Emocionadas, as atrizes ainda filmaram a cena dapassagem de tempo de Ana jovem para Ana mais velha.Suzana Pires encerrou sua participação no longa. Cleo Pi-res também encerrou suas filmagens, sendo que uma dasúltimas cenas foi a cena de amor com Pedro Missioneiro(Martin Rodriguez) na sanga. Esta cena foi filmada na re-gião de Herval, em um local conhecido como cachoeira da

Biboca.Nos últimos dias, Leonardo Machado (Marciano Bezer-

ra) e José de Abreu (Ricardo Amaral) estiveram em Bagépara filmar cenas de guerra, ao lado de Rafael Tombini (PedroTerra). A equipe de efeitos especiais preparou tiros de ca-nhões e muita fumaça para a cena filmada no campo quefica logo atrás de Santa Fé.

De volta ao Sul, Thiago Lacerda passou a filmar as ce-nas de Capitão Rodrigo quando vivo – já que as cenas fei-tas em Pelotas representavam uma alucinação de Bibiana(Fernanda Montenegro), à beira da morte. Foram feitas ascenas da chegada do capitão na cidade e a clássica entra-

da dele na venda de Nicolau (Luís Franke), quando conhe-ce Juvenal Terra (Cris Pereira), irmão de Bibiana (MarjorieEstiano). Thiago também filmou outras sequências, comoaquela em que leva Paula (Fernanda Carvalho), esposa deNicolau, para a cama, ou aquela em que ele se encontracom a índia jovem (Iarê Costa). Esta última cena foi filmadana região de Pinheiro Machado. Thiago ainda filmou, naEstância da Lagoa, no município de Aceguá, a cena em quereúne cavaleiros para a guerra. Cerca de 150 homens parti-ciparam das filmagens, que resultaram em belas imagensdo pampa gaúcho.

No dia 30 de abril, começou a ser filmada a cena dafesta de casamento em que Capitão Rodrigo diz a PadreLara (Zé Adão Barbosa) que vai tirar Bibiana para dançar. Amoça está acompanhada do inimigo de Rodrigo, BentoAmaral (Leonardo Medeiros), e a disputa culmina com umduelo entre os dois. O departamento de arte, a cargo dadiretora Tiza Oliveira, preparou a praça central de Santa Fépara a festa, com decoração rústica de plantas secas, me-sas, churrasco assado na vala (no chão) e comidas típicas.Músicos gaúchos, liderados pela cantora Shana Müller, par-

Aticiparam da filmagem da cena, tocando músicas típicas daépoca. Dez pares de bailarinos de danças gaúchas tambémparticiparam da cena, além de figurantes e elenco, compos-to grande parte também por artistas gaúchos.

A cidade cenográfica é um dos pontos altos da produ-ção do filme. Foram mais de 4 meses de obras de engenha-ria, ambientação e cenografia, para transformar a área de10 mil metros quadrados, que abriga 17 edificações, na ci-dade de Santa Fé, descrita pelo escritor Erico Verissimo emO Continente (no qual o filme é livremente baseado). Umadas curiosidades da cidade é a variedade de tipos de cons-trução. Uma vez que se passam 100 anos em Santa Fé, foipreciso erguer casas bem simples, como a primeira de AnaTerra, logo que ela chega à cidade, até o imponente sobra-do dos Terra Cambará, erguido muitos anos depois. Parafacilitar a logística da produção, o interior de algumas ca-sas foi preparado para receber depósito de objetos de cena,camarins, sala de maquiagem, sala de estar e vídeo assist.

As filmagens em Bagé devem se estender até o final domês de maio. Produzido pela Nexus Cinema e Vídeo, co-produzido por Panda Filmes e Globo Filmes, e com distri-buição da Downtown Filmes, O Tempo e o Vento é livre-mente adaptado da obra O Continente (1949), do escritorgaúcho Erico Verissimo. O livro é a primeira parte da trilogiade ficção sobre a formação do povo gaúcho, O Tempo e oVento, composta, ainda, pelos volumes O Retrato e O Ar-quipélago. O roteiro tem a assinatura do escritor e cineastaTabajara Ruas (diretor e roteirista de Netto Perde Sua Alma,autor do livro Os Varões Assinalados) e da escritora LetíciaWierzchowski, que trabalhou com Monjardim quando teveseu romance A Casa das Sete Mulheres adaptado por MariaAdelaide Amaral para a minissérie da TV Globo (2003).

A HISTÓRIAO filme conta a história da família Terra Cambará e de suaopositora, a família Amaral, durante 150 anos, começandonas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vistada luta entre essas famílias, são retratadas a formação doRio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e ademarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelaslutas entre as coroas portuguesa e espanhola.Além de ser uma notável história épica, plena de heróis comoCapitão Rodrigo e o índio castelhano Pedro Missioneiro, OTempo e o Vento é uma profunda discussão sobre o signifi-cado da existência, da resistência humana diante das guer-ras. Por isso, para a adaptação cinematográfica, foi tomadocomo estrutura central o olhar feminino da quase centená-ria Bibiana Terra Cambará – que será interpretada porFernanda Montenegro. Em meio ao cerco do casarão desua família pelos Amaral, ela se valerá de sua memória,sempre deflagrada em noites de vento, para lembrar e con-tar sua história e as de seus antepassados. E, assim, resis-tir ao tempo e protestar contra a morte.Maiores informações:www.otempoeoventoofilme.comfacebook.com/otempoeoventoofilmetwitter.com/tempoeovento

Reintegração de posse teve vistoria das instalações da ETA

São Gabriel Saneamento assumiu após reintegração

Jayme Monjardim, diretor da adaptação cinematográfica

Cenas de batalha estão fielmente reproduzidas no longa

Thiago Lacerda e Cris Pereira (ao fundo) em uma das cenas

FOTOS: MARCELO RIBEIRO

ALBERT MOREIRA/ESPECIAL

JAYME MONJARDIM/ESPECIAL

MARCO PERES/ESPECIAL

c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:386

Page 7: Jornal Caderno7 - edição nº3

caderno7 Maio de 2012 7

Para quem começa

nossa vida, e vale muito mais

do que qualquer riqueza do

mundo, o nosso carinho para

sempre.

Às mães de todo o Rio Grande,felicidades pelo seu dia!

À direção e funcionários do Caderno7 desejam a todasas mães, as felicidades pelo seu dia, que não deve ser

comemorado somente neste domingo, mas todos os dias.

c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:387

Page 8: Jornal Caderno7 - edição nº3

caderno7Maio de 2012

Com um novo nome, “Cena Pop”retoma espaço às bandas locais

epois de ajustes, um evento que marcou época é retomado com um novo nome e pararesgatar o espaço das bandas locais. A Prefeitura Municipal, através das Secretarias deTurismo, Educação e Diretoria de Comunicação Social estão trabalhando intensamentepara a realização com sucesso dos eventos “Push Race” na área de skate e “Cena Pop”na área musical dia 17 de junho na Praça Camilo Mércio, às 15h, retomando assimeventos voltados à juventude.

O evento de skate, “Push Race”, é viabilizado depois da construção da pista de skate nessa gestãodo Prefeito Rossano Gonçalves. Este está sendo realizados em parceria com Franco Schneider e AndréCariolato, seus idealizadores. A “Cena Pop” é a seqüência do Cenário Pop criado no primeiro governo deRossano Gonçalves pela Coordenadoria de Imprensa que tinha na época como titular Luiz AlbertoGonçalves e Chefe de Gabinete Robson “Binho” Gonçalves e idealizador João Pedro lemos. Foramrealizadas 5 edições do evento com sucesso total e um público que nunca baixou de 6 mil pessoas.

“O Cenário Pop nasceu na época com objetivo de abrir espaços para os rockeiros locais, pois comotemos o Festival Estudantil da Canção e a Estância da Canção Gaúcha o cenário se tornou a grandealternativa para essa linha musical”, ressalta o idealizador. Segundo ele diante do novo momento em quea cena pop vive, inclusive no país, se fez necessário um novo formato para o evento e por isso mudamoso nome, “vivemos um novo momento por isso mudamos o nome, agora é Cena Pop”, destaca JoãoPedro lemos. As informações podem ser obtidas com Roberta Lemos na Secretaria de Educação,Jacqueline Teixeira no Turismo e João Pedro Lemos na Comunicação Social ou na loja Tribo Sul para oPush Race. Para a Cena Pop as inscrições estarão abertas a partir do dia 25 de maio na ComunicaçãoSocial, Edifício Sepé Tiaraju.

8

D

CULTURA

Capital Inicial: falta poucopara o show na região

altando duas semanas para um dos showsmais esperados do ano na região, os prepara-tivos andam a mil. No dia 26 de maio, a ban-da Capital Inicial aterrissa em Bagé para oúnico show da banda na Metade Sul em 2012.O site oficial do evento já está com a venda de

ingressos online, agora com os problemas de acesso e va-lores corrigidos.

Podendo seracessado pelowww.capitalinicial-embage.com.br ouainda pelowww.capac i t a r -bage.com.br, dapromotora, Capaci-tar Escola Técnica,os interessados de-vem fazer um rápi-do cadastro e apósentão, podem com-prar os ingressosque estão nos se-guintes preços: arquibancada, R$ 20; área vip (situada naquadra do Ginásio Presidente Médici, onde acontecerá oshow), R$ 60 e camarote (colado ao palco, em frente dele),R$ 100, estes limitados a 500 ingressos.

O show, realizado pela Capacitar Escola Técnica, temseus pontos de venda na internet, como citado anteriormente,mais a própria Capacitar e Loja Essencial, em Bagé, patro-cínio da Rádio Pop Rock e Impulso, apoio da Inove, RenataPraun e Mor Hotel e o patrocínio master de Fael Graduaçãoe Pós-Graduação.Excursão - São Gabriel terá uma excursão para o show,através da Cia. do Pampa, com Clara Brum. O valor dapassagem é de R$ 45, ida e volta, e as reservas podem serfeitas com Clara, pelo fone 99096124. Corra que dá tem-po!

“Sanguessugas do Brasil”, o novo livro-denúncia de Lúcio Vaz

novo livro dojornalista ga-brielense LúcioVaz vai fundona maior feridada política bra-

sileira: os escândalos e bas-tidores da corrpução quevem acontecendo no paísnas últimas décadas. Depoisde falar dos esquemas nosubmundo do Congresso em“A Ética da Malandragem”, ojornalista vai mais longe com“Sanguessugas do Brasil”,publicado pela editora Gera-ção Editorial, com 272 pági-nas, aborda de forma minu-ciosa estes problemas queflagelam o sistema políticobrasileiro.

Para fazer o livro, Lúciosaiu a campo para mostraros bastidores da corrupçãoque vem envergonhando opaís. Ele esmiuça 12 escân-dalos nacionais com uma lin-guagem rápida e leve,entremeada por passagenspitorescas que humaniza oque simplesmente poderianos deixar revoltados.

A obra começa pelo es-cândalo do mensalão e vol-ta ao passado recente paraexpor a chamada “Máfia dosSanguessugas”, que dá títu-lo ao livro, prosseguindo comuma radiografia dos lobistas

em Brasília, desvios de ver-bas de infraestrutura, frau-des na distribuição de remé-dios, obras inacabadas, cri-mes ambientais, e outros cri-mes que deixam os espec-tadores de “cabelos em pé”.

Para fazer este livro, Lú-cio viajou o país em buscade provas, durante semanas,arriscando inclusive a vidapara conseguir os subsídiospara o livro - há relatos in-clusive de assassinatos co-metidos para manter o es-quema e tirar do caminhoquem poderia atrapalhar asfalcatruas. A obra já está àvenda nas livrarias do país,devendo estar à venda embreve na cidade.

Sobre o autorLúcio Vaz, natural de

São Gabriel - da localidadedo Passo do Ivo -, 54 anos,é formado em jornalismopela Universidade Católicade Pelotas, onde iniciou atrabalhar, como fotógrafo ecinegrafista. Estreou comorepórter no Diário da Manhã,em 1979, e atuou na sucur-sal do Correio do Povo emPelotas.

Transferiu-se paraBrasília em 1985, no come-ço da nova República, e co-meçou a cobertura do Con-gresso como corresponden-te do Jornal do Comércio,passando ainda pelo O Glo-bo e Folha de S. Paulo. Es-pecializou-se pela coberturado chamado “baixo clero” doCongresso - formado porparlamentares de pouca ex-pressão política, sedentospor cargos e verbas federais,entre outras vantagens.

Ainda passaria nova-mente pelo O Globo, e apósuma passagem rápida peloEstado de Minas, chegou aoCorreio Braziliense, onde seunome seria firmado definiti-vamente no jornalismo polí-tico. Publicou reportagens

como o escândalo da “Máfiadas Ambulâncias”, que fariaparte das investigações daOperação Sanguessuga,empreendida pela Polícia Fe-deral.

A série foi agraciadacom o Prêmio Barbosa LimaSobrinho, em 2006, e o 1ºlugar no Prêmio Latino Ame-ricano de ReportagemInvestigativa, do InstitutoPrensa y Sociedad, do Peru,

O

com apoio da TransparênciaInternacional.

Neste meio tempo, elelançou o livro “A Ética daMalandragem - No submun-do do Congresso Nacional”,onde denuncia os esquemasobscuros da política, comocompra de votos, aluguel demandato, nepotismo, entreoutros. Ele voltou a trabalharna sucursal brasiliense daFolha de S. Paulo, em 2011.

F

www.caderno7.com

Obra relata escândalos de corrupção que roubam o país

Lúcio Vaz, autor do livro

Bandas musicais podem participar do evento, que também terá o melhor do skate

Capital Inicial, dia 26 de maio em Bagé

c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:388

Page 9: Jornal Caderno7 - edição nº3

caderno7 Maio de 2012EMPREENDEDORISMO 9Agora como Escola Técnica, New Life

apresenta Curso Técnico de Enfermagem

ANa noite de 24de março, aNew Life ofici-alizou maisuma mudançana sua trajetó-

ria de 13 anos em São Ga-briel. Com a presença deautoridades e convidados, aagora New Life Escola Téc-nica apresentou o seu pri-meiro curso desta nova fase,o Curso Técnico em Enfer-magem, que inicia suas ati-vidades em 2 de julho, 100%presencial e vem para ser di-ferenciado.

O diretor da Escola,Rony Marcon, salienta que aimplantação do curso técni-co é um novo passo que aNew Life está dando em ter-mos de qualificação profis-sional. “De forma bastanteplanejada, disponibilizamosà comunidade e região umcurso altamente qualificado

Secretaria da Saúde e a San-ta Casa de Caridade.

O curso será coordena-do pela enfermeira SimoneZanon Gobbi, que em seupronunciamento agradeceua todos os envolvidos e des-tacou que o Curso Técnicoem Enfermagem formaráprofissionais “comprometi-dos com a assistênciahumanizada, em um agir éti-co e atencioso”, frisou, agra-decendo o apoio da 19ªCoordenadoria Regional deEducação, Conselho Estadu-al de Educação, Escola Pro-fissional de Saúde de Cacho-eira do Sul, Santa Casa deCaridade e Secretaria daSaúde.

A New Life, que inicioucomo uma escola deinformática, teve evoluçõesimpressionantes nos últimosanos, buscando a qualidadedos serviços oferecidos de

forma contínua. Atualmentecom cursos profissionalizan-tes como por exemplo,Informática, Atendente deFarmácia, montagem e ma-nutenção de computadores,entre outros, conta com umprovedor de Internet - NewLife Net e está presente emSão Gabriel e mais seis ci-dades - Passo Fundo,Carazinho, Cruz Alta, Ijuí,São Leopoldo, Palmeira dasMissões - e anunciou expan-são para as cidades de San-to Ângelo, Santa Maria,Tupanciretã e Rosário doSul.

Maiores informaçõessobre o curso pelo fone (55)3232-2496 ou pelo emailsaogabr ie l@gruponew-

life.com.br.

Curso é certificado noConselho Estadual de Edu-cação

Para oferecer a seus cli-entes um produto de quali-dade e com a segurança dalegalidade que o aluno espe-ra, a Escola Técnica NewLife publica o parecer doConselho Estadual de Edu-cação do Estado do RioGrande do Sul que autoriza

o funcionamento do CursoTécnico em Enfermagem.Para dar fim à boatos, aempresa apresentou a cópiada decisão do CEEDpublicada no Diário Oficial doEstado.

“A nossa preocupação écom o aluno. Muitas pesso-

as têm o sonho de ser umTécnico em Enfermagem ebuscam aqui na New Life arealização desse sonho e poresse motivo estamos apre-

e presencial, colaborandocom o desenvolvimento deSão Gabriel. E esta é nossameta, fazer o melhor paraque o aluno tenha uma es-cola com qualidade”, frisou.

O curso dispõe de umasala de práticas, com todosos equipamentos necessári-os e devidamente aferidospara a aplicação dos conhe-cimentos de enfermagem, etem suas inscrições até estesábado, 12 de maio, comprovas no dia 19. 40 vagasestão sendo oferecidas noturno noturno. Os alunos te-rão ainda o estágio a partirdo segundo módulo do cur-so, e para isso, parcerias fo-ram firmadas com a Prefei-tura Municipal, por meio da

sentando o nosso parecer deaprovação do curso Técnicoem Enfermagem para que oaluno possa ter toda a segu-rança de estar no caminhocerto” salienta Rony FábioMarcon, Diretor da UnidadeNew Life de São Gabriel.

E a escola relembra queneste sábado (12), é o últi-mo dia de inscrições para oCurso Técnico de Enferma-gem. Relembrando tambémque as provas acontecerão

no próximo final de semana,no dia 19 de maio e as aulasiniciando em julho. Além des-te curso, a New Life já estána busca de novos cursospara incrementar ainda maisa oferta da nova escola téc-nica da comunidade gabrie-lense.

Unika, uma nova opçãoem confecções

Inaugurada recentemente nas esquinas da Rua JoãoManoel com Coronel Soares, a loja Unika vem para ofere-cer três ingredientes fundamentais no comércio: bom pre-ço, qualidade e bom atendimento. A empresa tem como pro-prietários, Paulo Ricardo Magalhães Rocha e Carlos Fleck,e conta com cinco colaboradores para atender ao público.

Paulo Ricardo informou que a loja dispõe de uma am-pla linha de confecções, da criança ao adulto. “Temos umamoda vestuário nas linhas masculina, feminina, infantil, alémde acessórios, tudo com preços acessíveis e para quembusca ser bem atendido”, frisou.

A loja está focada com promoções no seu primeiro mêsde funcionamento. Para conhecer mais, vá até a rua JoãoManoel, 608 (antigo Boticário), e o telefone é (55) 3232-3195.

E no próximo sábado (19), nãoperca, com mateada na Praça Tunuca

Silveira, programa “Rodeio naQuerência”, rústica e o sorteio de um

Ford Ka 0 km, além de muitas atrações.A partir das 14h!

New Life se consolida como maior escola técnica da região

Estrutura conta com uma sala prática, fiel a um hospital...

... e também com salas de aula para os conteúdos teóricos

Ato de inauguração do Curso Técnico em Enfermagem

Rony Marcon, diretor

Loja fica nos antigos Boticário e Bebê Moleque

Variedade de confecções para ambosos sexos e idades

c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:389

Page 10: Jornal Caderno7 - edição nº3

caderno7Maio de 2012 ESPORTE

Torneio de Polo São Gabriel: mais uma vez, sucessoom grandes jogos e tendo os melhores timesna grande decisão, o 21º Torneio de Polo “Ci-dade de São Gabriel”, organizado pelo Círcu-lo Militar e 9º RCB, chegou ao seu final namanhã deste domingo, na sede do Círculo, lo-calizada próximo à Unipampa. E as equipes

do Círculo Militar de Quaraí (CMQ) e do Círculo Militar deUruguaiana (CMU) foram as vencedoras nos campeonatosHandicap e Aberto, tendo equipes locais como vice-campe-ãs.

No Handicap, a equipe do CMQ foi a campeã, e o vice,a equipe da Três Divisas, que contou com atletas como o

ex-comandante do 9ºRCB, Coronel Cezar Augusto SkilihanTeixeira e atletas como Lauro e Manoel Rieth, Conrado As-sis Brasil e Franco Dias Borges. A grande decisão entre oCMU e a São Gabriel Pólo, formada por militares do 9º RCB,foi de tirar o fôlego, sendo definida somente na prorrogaçãoem “morte súbita”, sendo vencida por Uruguaiana por 6 x 5.

Foram premiados ainda o goleador, que foi Álvaro Ortiz,da equipe Arumbeva, o jogador revelação que foi o TenenteGalhardo, do Círculo Militar de Quaraí e como melhortratador, o Círculo Militar de Uruguaiana. O Coronel UbirajaraBrandt, do 9ºRCB, parabenizou a todos pelo nível dedesportividade mantido durante o torneio e a todos os en-

volvidos. Confira a classificação final:

XXI Torneio de Polo “São Gabriel”HandicapCampeão: Círculo Militar de QuaraíVice-campeão: 3 DivisasAbertoCampeão: Círculo Militar de UruguaianaVice-campeão: São GabrielGoleador: Álvaro Ortiz (Arumbeva)Revelação: Tenente Galhardo (Quaraí)Melhor tratador: Círculo Militar de Uruguaiana

C

Gauchão Polar de Várzea: Faltando uma rodadapara o fim, Unidos/Casa lidera

E o Gauchão Polar de Várzea tem um novo líder. O Unidos Santa Clara/Casa do Frango que venceu por 8 a 0 aequipe do União Independência e agora ultrapassou o Independente, chegando aos 7 pontos, pois o Independente foiderrotado pelo Vila Lima por 1 a 0. O Vila também entrou na briga por uma das duas vagas, chegando aos 4 pontos.A competição prossegue no domingo com os jogos Independente x Unidos Santa Clara/Casa do Frango e Amigos xVila Lima. Rodada decisiva por que definirá os dois finalistas da competição, que será encerrada no domingo, dia 20,com a grande final da fase local do Gauchão Polar de Várzea.A classificação é a seguinte:1º Unidos Santa Clara/Casa do Frango - 7 pontos2º Independente - 6 pontos3º Amigos e Vila Lima - 4 pontos5º União Independência - 1 ponto

XIBOS - Nesta sexta-feira, o Bloco Xibos fará o seu lança-mento oficial com um jantar-baile no Clube dos Subtenentese Sargentos do 9º RCB, onde será apresentada as ações daentidade carnavalesca, que retorna ao Carnaval de SãoGabriel em 2013. O evento será animado pela Banda SantaMaria, e começa a partir das 20h30. O retorno da Xibos foioficializado na folia deste ano, e uma notícia aguardada pormuitos foliões que fizeram parte da entidade.

www.caderno7.com

10

Primeiro lugar Aberto: Círculo Militar de Uruguaiana

Círculo Militar recebeu bom público nos quatro dias Coronel Brandt premia aos campeões, de UruguaianaFinal foi decidida na “morte súbita”, com vitória do CMU

Segundo lugar Aberto: São Gabriel Polo Primeiro lugar Handicap: Círculo Militar de Quaraí

Segundo lugar Handicap: 3 Divisas, de São Gabriel Goleador: Álvaro Ortiz, da equipe Arumbeva Revelação: Tenente Galhardo, da equipe de Quaraí

c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:3810

Page 11: Jornal Caderno7 - edição nº3

caderno7 Maio de 2012A PALAVRA DOS COLUNISTAS

PROGRAMA "O SHOW TEM QUECONTINUAR"

Todos os sábados, das 18 às 20 horas, naRBC FM

Apresentação: Celso Paz

APOIO CULTURAL:TELECEL GABRIELENSELigando você com o mundo, na Praça Dr. Fernando Abbott. Breve comnovo endereço, Rua Tristão Pinto, 485. Fone 3232-4949

FELIPE AUTOMÓVEISO carro que você procura, encontra aqui. Com financiamento em até 60vezes com a melhor taxa do mercado. Fones 3232-2936 ou 81383456

VEREADOR ADÃO SANTANAPresente na cultura, esporte e lazer da comunidade gabrielense

BAR DO PARDALCerveja gelada das marcas Bohemia, Antartica, Skol e Polar, com tele-entrega pelos fones 3232-9816, 84031286, 91067670 e 84040661.

LANCHERIA E SORVETERIA PREMIUMAgora com tele-entrega de lanches, pelo fone 3232-4683

CLUBE CAIXEIRALCom nova estrutura parafestas, casamentos, ani-versários e formaturas.Cozinha, banheiro mas-culino junto ao salão defestas, administraçãovoltada para bem servira comunidade. Fones99470166 e 96095473.

PANORAMA GRILLJunte 10 selos de pizzafamília e ganhe 1 rodízio.Forno à lenha e os melhores produtos na sua pizza. Tele-entrega pelofone 3232-9360

TOQUE GOURMET & FESTASÀ disposição para festas, eventos empresariais, confraternizações, reu-niões, coquetéis, almoço, jantares, nosso diferencial é o ambienteclimatizado. Rua Jorge Suchy, 367, em frente a Creche Tia Suely

LOJAS QUERO-QUEROAs melhores ofertas em móveis, eletrodomésticos, informática, reforma,material de construção. Fazer parte de sua vida é tudo para a gente. RuaCoronel Soares, 528. Fone 3232-1771

VEREADOR VALDOMIRO LIMAÉ tempo de reflexão e de valorização do ser humano e da própria vida.Vereador Valdomiro Lima, Vereador Chiquinho

FARMÁCIAS SÃO JOÃOMedicamentos com descontos especiais, asssistência farmacêutica,abrimos domingos e feriados, tele-entrega pelo fone 3232-3600. RuaDuque de Caxias, 178

CLÍNICA VETERINÁRIA SÃO FRANCISCODr. Gilberto Rosso Pradier - Médico Veterinário, pequenos animais, con-sultas, vacinas, cirurgias, colocação de chips no seu animalzinho deestimação, banho e tosa. Fone 3232-1840. Rua Tristão Pinto, 508

URBANO AGROINDUSTRIAL LTDAArroz Urbano, como prato principal ou para acompanhar, seja qual for oprato que você imaginar, proporciona qualidade, sabor e nutrição emsua mesa

BORGES ESPORTEQuadra com gramado natural, sede com churrasqueira, banheiros comchuveiro e copa com bebidas geladas. Rua Dom Pedrito, 784 (CidadeNova), fone 3232-4335.

ARTUR GOULARTETuca Gente Boa

GL BIKEToda linha Caloi e outras marcas de bike novas com várias condições depagamento. Consertos e acessórios em geral. Fone 3232-1210, RuaMascarenhas de Moraes, 486

DOM LUCIANO LANCHERIAViandas de segunda à sexta-feira, refeições, alaminutas, prato do dia,lanches em geral. Avenida Francisco Chagas, 1761, fone 3232-4694

DESPACHANTE ANDRADEHá mais de 20 anos fazendo o diferencial na documentação do seu veí-culo e habilitação. Avenida Antônio Trilha, 1506, fone 3232-6700

PADARIA E LANCHERIA PÃOZITUSPães, doces, biscoitos, bolachas, lanches em geral. Abrimos domingose feriados. Na Rua Antônio Mercado, próximo ao final da Ciclovia.

GRÁFICA CONCÓRDIAImpressos, notas fiscais autorizadas pela Secretaria da Fazenda do Es-tado do Rio Grande do Sul. Cartazes, carimbos, ímãs, brindes, etique-tas, banners. Rua Deocleciano Azambuja, 249, fone 3232-4432

FR TRANSPORTESTransportes de cargas para todo o Brasil, com rapidez e segurança. Fo-nes: 96112162 e 99727818, com Marcos Simoni ou Roberto, em SãoSepé/RS.

“...Aproxima o distantee distancia o próximo...”

Nesta semana conversando com um velho amigo de Pelotasele, especialista na área de marketing e comunicação me dizia, “sabeJohn o marketing hoje trilha um caminho bastante distinto de ou-tras eras, antes se usava o rádio e TV e pronto atingia-se rapida-mente o que se objetivava, dependendo do horário de do meio ha-via o público alvo. Há poucos meses ainda o MSN era um meio quevinha substituindo celulares e telefones, hoje não é mais. Entãodiminui o Orkut, surge o Facebook, vira uma mescla de informa-ções e contatos digitais que se espalham rede mundial a fora e osistema de marketing se distancia consideravelmente disto porqueé muito complexo estar focado e trabalhar com algo mutante”.

Depois desse comentário acrescentou, “para isso grupos deestudo estão buscando meios para atingir o maior número de pes-soas possíveis e já não está tão fácil, pois a sociedade está pordemais setorizada e se setorizando mais em pequenos grupos, se-jam familiares, colegas de trabalho, vizinhos fecham-se em si mes-mos criando inclusive conceitos e um cotidiano que nem sempre omarketing geral é capaz de atingir”.

Ressaltou que diante do novo o marketing atual está repletode novos desafios a enfrentar, a comunicação está mudando e ar-gumentou que devido à popularização a internet que já é grátis emmuitas cidades e estados no mundo e programas de empresas paraampliar a rede, os caminhos da comunicação estão mudando com-pletamente. Telefonia, TV a cabo e via satélite estão chegando aoalcance do popular, que, aliás, sempre foi à fatia predileta do capi-talismo americano, uma filosofia que chega ao Brasil a milhão seespalha como folhas de outono.

Discutindo a questão com o Ibrhaim, argumentei que uma dasgrandes mudanças que o atual sistema mundial de mídia e comuni-cação proporciona e a aproximação do distante e a distância dopróximo, pois hoje através da rede pode-se encontrar pessoas bemdistantes, o Japão é fixinha. Mas para isso, afasta-se do camporeal, do convívio para ficar fechado dentro do campo virtual de umcomputador, na medida em que falamos com quem está distante,nos afastamos do convívio de quem está perto para certas situa-ções. Os jovens hoje mantém contato muito mais virtual do quereal, logo o marketing para atingir seus objetivos tem que estar como foco multidirecionado nos mais diversos meios, incluindo omarketing personalizado, dentro de pontos específicos como em-presas.

A era é outra, os meios devem ser outros, a política da comu-nicação tem que ser outra também. Estamos frente a novos desafi-os, mais distantes de quem está próximo e mais próximo de quemestá distante.

PAPO RETOJoão Pedro Lemos

Aprendendo a investirJosias Borges

A nova poupançaA notícia do momento é a alteração nas re-

gras da poupança, por isso vamos fazer uma pausana série de artigos sobre o Mercado de Ações e

vamos focar hoje na nova regra para o cálculo da poupança. Produ-to tipicamente brasileiro, a caderneta de poupança já foi alvo degrandes polêmicas, como na era Collor. Foi também a salvaçãopara rentabilizar o dinheiro na época da hiperinflação, problemaque assombrou o Brasil até o início do plano real. Pois bem, ainflação deixou de ser um problema, o país amadureceu e agoraparece estar firmando uma política de juros baixos.

Para que a taxa básica de juros pudesse baixar dos atuais 9%ao ano, eram necessárias mudanças na forma de calcular o rendi-mento da poupança. A explicação para isso é muito simples: acon-tece que a poupança, diferente da maioria dos demais investimen-tos, tem rentabilidade mínima, equivalente a 0,5% ao mês maistaxa referencial – TR. Caso a taxa Selic baixasse ainda mais, apoupança se tornaria um investimento mais atrativo que todos osdemais do mercado financeiro, pois seu rendimento mínimo seriamaior que a taxa selic, taxa que remunera a maioria dos investi-mentos de renda fixa, inclusive títulos públicos.

Afinal, por que o governo fez toda esta manobra? Mais umavez, a resposta é simples: para poder seguir baixando os juros. Baixaras taxas básicas de juros da economia significa que o país estádisposto a pagar menos para financiar sua dívida soberana. Signi-fica também que a nação está se tornando mais madura economi-camente e mais confiável no cenário internacional, tendo em vistaque os investidores estão dispostos a receber menos para emprestardinheiro ao país. Estes são os motivos do governo, mas e para opoupador, como ficam as coisas no final das contas?

Entenda: para quem tinha dinheiro aplicado em caderneta depoupança até o dia 03/05/2012, o rendimento segue o mesmo queera praticado antes da nova regra, ou seja, 6,17% ao ano mais TR.Para aplicações realizadas após o dia 03/05/2012, passa a valer anova regra: 6,17% mais TR caso a taxa Selic esteja a um nívelmaior que 8,5% ao ano. Caso a taxa Selic praticada seja de 8,5% aoano ou menos, a poupança renderá 70% da taxa Selic mais TR. Deposse destas informações, caro leitor, faça as contas e veja o que émelhor para você. Tenham uma ótima semana e BOAS ESCOLHAS.

Racismo e InjúriaHouve um tempo em que se dizia que as pessoascometiam crime graças a seu estado de necessidade,

ou seja, para matar a sua fome ou a de outrem. Depois, as pessoas colocavam aculpa na “falta de instrução”. Mas no mundo virtual e globalizado de hoje, nãohá razão para que exista falta de instrução, os menos instruídos estão conectadose os mais instruídos estão mais conectados ainda com o mundo em que vivem.Diante disso, inexplicável a atitude de um profissional da psicanálise ocorridanum cinema de um shopping de Brasília. A vítima é a atendente de cinemaMarina Serafim dos Reis, 25 anos. De pele negra, ela trabalhava na bilheteriaquando o homem de aproximadamente 40 anos começou a confusão na fila paracompra dos tíquetes.Ele teria chegado atrasado à sessão e queria passar na frente dos demais. Osinsultos começaram quando a funcionária disse que ele teria de esperar. “Eledisse que meu lugar não era ali, lidando com gente. Falou que eu deveria estarna África, cuidando de orangotangos”. Indignados, clientes e funcionáriosacionaram a segurança, mas o homem conseguiu fugir.Em reportagem do Jornal do SBT, descobriu-se que o mesmo homem teria umcaso semelhante no ano de 2002. Lamentável é que o caso em tela, trata-se deinjúria racial, crime prescritível e que permite o pagamento de fiança por partedo acusado. Mais lamentável é que um profissional que cuida do intelecto daspessoas, tenha atitudes como essas, dignas de quem não podem ser chamado deser humano.Infelizmente trata-se de fato corriqueiro na sociedade e na alta sociedade. Algumaspessoas não querem admitir, tentam esconder, mas o preconceito de toda a ordemexiste.Espero que essa menina não se cale, visto fatos semelhantes aconteceram eacontecem no futebol, e os atletas, pessoas públicas, de imagem respeitada, nãousaram seus nomes e prestígios para levantar a bandeira da luta contra opreconceito racial. Vide Roberto Carlos, Grafite e, agora, Neymar, todos vítimasque nada fizeram e se calaram. Quem cala, consente.A imprensa, de forma geral, trata todo tipo de delito envolvendo ofensa racial,como racismo, mas não é.O tema é de suma importância social e já foi abordado em palestra que proferimosaos alunos da escola Celestino Cavalheiro, transcrevemos abaixo, a diferenciaçãoentre INJÚRIA QUALIFICADA (RACIAL) e RACISMO:

DO RACISMOPrimeiramente estuda-se o crime previsto no art. 20 da Lei 7.716/1989:Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça,cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459,de 15/05/97)Pena: reclusão de um a três anos e multa.Antes de qualquer distinção acerca do presente delito com aquele que dispõe oart. 140, §3°, importante frisar que o delito em comento é inafiançável eimprescritível, conforme nossa Carta Magna:Art. 5°(...)XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível,sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;O crime de racismo recebeu um tratamento rigoroso do legislador quando de seucometimento, tendo em vista as benesses que tal delito furtou-se em beneficiarao seu autor.Assim, passa-se a estudar a conduta que o agente necessita para caracterizar ocrime de racismo, que nada mais é do que induzimento ou incitação adiscriminação ou preconceito por motivo de cor, raça, etnia, religião ouprocedência nacional.Desta forma, pode-se notar que a caracterização do racismo reside no objetivode ultrajar uma raça como um todo, seja uma comunidade negra, ou aos adeptosde uma religião em geral, como os judeus ou os católicos, etc.Exemplificando tal explicação, tem-se que “A” em entrevista a uma rádio localfaz o uso das seguintes palavras “todo negro é macaco”, denota-se que o bemjurídico ofendido seria a igualdade e o respeito entre as etnias, da qual percebe-se claramente que conduta do agente nesse caso foi o preconceito de formaabrangente da raça afro descendente restando na implicação do que dispõe ocrime de racismo.Portanto conclui-se que para atingir o bem jurídico tutelado no art. 20 da Lei7.716/1989 é preciso que a conduta do agente em sua discriminação oupreconceito raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional seja de formaabrangente comportando um todo.Ainda, para maior elucidação do tipo penal incriminador em comento, tem-seque é movido por meio de ação penal pública incondicionada, o elementosubjetivo é o Dolo (vontade direcionada a um fim) de praticar, induzir ou incitara discriminação ou o preconceito.INJÚRIA QUALIFICADACom o advento da Lei 9.459/1997, acrescentou-se uma qualificadora ao artigo140 do Código Penal, estabelecendo o §3°, consistente na utilização de elementosreferentes a raça, cor, etnia, religião ou origem, e mais tarde com o advento daLei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) inseriu-se a referência a pessoa idosa ouportadora de deficiência e assim foi criado o tipo penal da “injúria qualificada”:Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:(...)§ 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor,etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora dedeficiência:Pena - reclusão de um a três anos e multa.Para o presente artigo, que busca diferenciar o crime de racismo com o da injúriaqualificada, oportuno de antemão assentar que o agente que responde por injúriana forma qualificada pode-se valer dos institutos da prescrição e fiança ao passo(como já abordado no tópico anterior) que o mesmo não ocorre com aquelecontra o qual é imputada a prática de racismo.A conduta exigida para o cometimento do crime de injúria qualificada é o animusinjuriandi, consistente na vontade de ofender a honra subjetiva de outra pessoa.Neste caso, o agente profere palavras de cunho racista somente direcionadas avítima. Exemplificando tal conduta, tem-se que “A” com o animus injuriandi deofender a honra subjetiva de “B”, xinga-o de “preto safado”, ai tem-se o crimede injúria qualificada, tendo em vista o desejo (de “A”) maculador de proferirimpropérios a imagem deu-se tão somente a “B” e não a toda comunidade negra.Portanto, percebe-se que a vontade do agente quando trata-se de injúriaqualificada é de ofender a honra subjetiva exclusiva da vítima e não uma raçaou etnia como um todo, que é o caso de racismo.Qualquer ato de preconceito, seja racial ou não, é nojento e merece ser repreendidoe levado à conhecimento das autoridades competentes.

Fato ConsumadoFato ConsumadoFato ConsumadoFato ConsumadoFato ConsumadoMarcel da COHAB

11

c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:3811

Page 12: Jornal Caderno7 - edição nº3

caderno7Maio de 2012

c7_ed3_11052012.P65 10/05/2012, 19:3812