jornal boas novas.com ano vii nº 65 março de 2019 www ... · crede no evangelho” (mc 1,15). no...

4
Jornal Boas Novas.com Ano VII Nº 65 Março de 2019 www.saomiguelsd.com Arte do novo cartaz da Campanha da Fraternidade 2019 reflete a importância das políticas públicas Buscando estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade, a Campanha da Fraternidade 2019 terá início em todo o país no dia 6 de março. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a CF busca conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro. “O cartaz visa ser a imagem que norteará o desejo da Igreja do Brasil de ajudar a sociedade a refletir sobre importância das políticas públicas, como meio de assegurar as condições mais elementares para construção e manutenção da sociedade, de modo que as pessoas possam viver dignamente nas suas várias realidades”, explica padre Dantas, que foi o vencedor do cartaz, que conta que ficou muito contente e agradecido com a escolha, e que se sentiu honrado de poder colaborar com a Igreja em uma das suas maiores campanhas no Brasil. Também pensando nos jovens, a Comissão para a Juventude da CNBB preparou um material que é direcionado a juventude das diversas realidades eclesiais, para que sejam contagiados pela Luz de Cristo. Aos educadores, por ter um papel fundamental na sociedade, fazendo com que os educandos sejam sempre esclarecidos sobre a sua realidade e as possibilidades de melhor desenvolver a sociedade, foi preparado subsídios para o Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Superior. Todos eles estão disponíveis no site da Editora da CNBB. “Desejo que a proposta para o Cartaz da CF possa representar o anseio da Igreja no Brasil de ajudar a sociedade a refletir e reconhecer seus direitos, através das Políticas Públicas, ou, quem sabe, entender e discutir a necessidade da elaboração de novas políticas em consonância com as necessidades humanas da sociedade atual”, finaliza o padre. Fonte: CNBB

Upload: others

Post on 25-Oct-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Boas Novas.com Ano VII Nº 65 Março de 2019 www ... · crede no evangelho” (Mc 1,15). No tempo da quaresma somos levados pela Igreja a seguir Jesus em seus últimos momentos

Jornal Boas Novas.com

Ano VII Nº 65

Março de 2019

www.saomiguelsd.com

Arte do novo cartaz da Campanha

da Fraternidade 2019 reflete a

importância das políticas públicas

Buscando estimular a participação emPolíticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e daDoutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadaniae o bem comum, sinais de fraternidade, a Campanhada Fraternidade 2019 terá início em todo o paísno dia 6 de março. Com o tema “Fraternidade ePolíticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelodireito e pela Justiça”, a CF busca conhecer comosão formuladas e aplicadas as Políticas Públicasestabelecidas pelo Estado brasileiro.

“O cartaz visa ser a imagem que norteará odesejo da Igreja do Brasil de ajudar a sociedade arefletir sobre importância das políticas públicas,como meio de assegurar as condições maiselementares para construção e manutenção dasociedade, de modo que as pessoas possam viverdignamente nas suas várias realidades”, explicapadre Dantas, que foi o vencedor do cartaz, queconta que ficou muito contente e agradecido coma escolha, e que se sentiu honrado de podercolaborar com a Igreja em uma das suas maiorescampanhas no Brasil.

Também pensando nos jovens, a Comissãopara a Juventude da CNBB preparou um materialque é direcionado a juventude das diversasrealidades eclesiais, para que sejam contagiadospela Luz de Cristo. Aos educadores, por ter umpapel fundamental na sociedade, fazendo com queos educandos sejam sempre esclarecidos sobre asua realidade e as possibilidades de melhordesenvolver a sociedade, foi preparado subsídiospara o Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio eEnsino Superior. Todos eles estão disponíveis nosite da Editora da CNBB.

“Desejo que a proposta para o Cartaz daCF possa representar o anseio da Igreja no Brasilde ajudar a sociedade a refletir e reconhecer seusdireitos, através das Políticas Públicas, ou, quemsabe, entender e discutir a necessidade daelaboração de novas políticas em consonância comas necessidades humanas da sociedade atual”,finaliza o padre.

Fonte: CNBB

Page 2: Jornal Boas Novas.com Ano VII Nº 65 Março de 2019 www ... · crede no evangelho” (Mc 1,15). No tempo da quaresma somos levados pela Igreja a seguir Jesus em seus últimos momentos

Jornal Boas Novas.com - Ano VII - Nº 65 - Março de 2019Página 02 - www.saomiguelsd.com

Quarta-feira de Cinzas e início da QuaresmaAo receber, na Quarta-feira que antecede aQuaresma, as cinzas sobre a cabeça,ouviremos mais uma vez um claro convite àconversão que pode expressar-se numafórmula dupla: "Convertei-vos e crede noEvangelho"; ou: "Recorda-te que és pó e empó te hás de tornar". Não hesitemos emreencontrar a Amizade de Deus perdida como pecado; encontrando o Senhor,experimentamos a alegria do seu Perdão.Com este espírito, iniciamos o tempofavorável da Quaresma, como nos recordouSão Paulo: "Aquele que não havia conhecidoo pecado, Deus o fez pecado por nós, paraque nos tornássemos, n'Ele, justiça de Deus"(2Cor 5, 21), para nos deixarmos reconciliarcom Deus em Cristo Jesus. O Apóstoloapresenta-se como embaixador de Cristo emostra como precisamente através d'Ele éoferecida ao pecador, isto é, a cada um denós, a possibilidade de uma reconciliaçãoautêntica.A Quaresma é também, assim como nãopoderia deixar de ser, um tempo deprofundo ardor eucarístico. Buscandonaquela Fonte inexaurível de Amor que é aEucaristia, na qual Cristo renova o SacrifícioRedentor da Cruz, cada cristão podeperseverar no itinerário que hojeempreendemos solenemente. As obras decaridade, a oração, o jejum, - juntamentecom qualquer outro esforço sincero deconversão, - encontram o seu significado eseu valor mais alto na Eucaristia, centro eápice da vida da Igreja e da história dasalvação.Pedimos a Maria Santíssima que nosacompanhe para que, no final da Quaresma,possamos contemplar o Senhor ressuscitado,interiormente renovados e reconciliados comDeus e com os irmãos. Amém!

Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigário daParóquia São Miguel e Almas).

EDITORIAL

A quarta-feira de Cinzas marca o início do tempo daquaresma, tempo esse que nos faz um convite aoverdadeiro exame de consciência, a rever nossas atitudese nos chama a uma sincera conversão. Esta celebraçãomarca o primeiro dia da quaresma do calendário Cristão.As Cinzas que nós Católicos recebemos neste dia sãosímbolos para reflexão sobre o dever da conversão, damudança de vida, recordando que “tu és pó e ao pó asde voltar” (Gn 3,19). As Cinzas nos recorda que a vidaé passageira, transitória efêmera e todos estamos sujeitosà morte, por isso somos chamados “convertei-vos ecrede no evangelho” (Mc 1,15).No tempo da quaresma somos levados pela Igreja aseguir Jesus em seus últimos momentos de vida parajunto com Ele aprendermos o que é o amor e amisericórdia. Vamos perceber ao longo deste tempo quenos textos bíblicos que o Senhor vai anunciar sua Paixãodizendo que o filho do Homem deve sofrer muito, serrejeitado e morto, mas no terceiro dia ressuscitará.Vemos nesses anúncios o desejo do Senhor de seentregar e dar a própria vida em nosso resgate.A quaresma é um tempo muito forte em nossas vidas émomento de mudanças, de olhar para tudo o que temosvivido e como temos vivido. Jesus é o Pai dasmisericórdias, assim como no evangelho do filho prodigoEle que ver seus filhos de volta a casa paterna, mas seráque estamos prontos para retornar a casa do Pai? Aquaresma é um tempo de perdão de perdoar mais deamar mais, de ser misericordiosos como o Pai, pois seDeus é capaz de perdoar quem somos nós para nãofazer o mesmo? É um tempo de grande graça! É oSenhor quem toma a iniciativa de nos mostrarcompaixão.Esse tempo é propício para nos confessarmos, paraparticiparmos das celebrações penitenciais e parasilenciar o nosso coração criando um clima deinterioridade valorizando o tempo de oração e reflexão.Durante a quaresma se proponha também a fazer obrasde misericórdia. É tempo de perdoar e pedir perdãopara que no domingo da Páscoa do Senhor quandocelebramos a sua ressurreição possamos nos tornar umanova criatura.

Seminarista Everton Esmério Souza Fernandes

Eis o tempo de Conversão

Produção: PASCOMResponsável:

Pe José Cisneiro Seabra Ramos (Paróco)Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigário)

Correspondência:Praça Cesário Alvim n° 49 - Centro

Santos Dumont-MGCEP: 36240000-(32) 3251-4839

e-mail: [email protected]ção, revisão, editoração, arte

Final e impressão: PASCOMPeriodicidade: Mensal

Tiragem: 1000 exemplares

Quaresma:

Tempo da graça de Deus

A Quaresma é um tempo em que somos convidados àconversão na preparação para a Páscoa do Senhor. AIgreja reforça seu pedido a todos os fiéis que nesteperíodo intensifiquem suas orações, obras demisericórdia e jejum. O apelo à conversão de todospara que possam se santificar na preparação da Páscoade Jesus.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e terminano Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa.Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santae a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, aconversão espiritual e se recolhem em oração epenitência para lembrar os 40 dias passados por Jesusno deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Os quarenta dias da Quaresma nos remetem a umperíodo de transição, de mudança de curso, de mudançade vida. Onde colocamos a nossa vida mergulhada noSacrifício Redentor de Cristo para que possamos nóstambém, ter uma vida nova em Jesus.

Esse período não deve ser encarado com tristeza, mascom a alegria e a esperança dos que caminham comCristo. A penitência nada mais é que admitirmos que,somos dependentes de Deus e só na mortificação dosnossos desejos carnais chegaremos ainda mais pertodo Pai.

Que pela Graça Santificante de Deus possamos fazerdessa Quaresma um período de Santificação para nós enossas famílias, que nos coloquemos a serviço da Igrejae do próximo com amor na preparação de uma Santa eabençoada Páscoa.

Pastoral da Comunicação da Paróquia São Miguel eAlmas

Page 3: Jornal Boas Novas.com Ano VII Nº 65 Março de 2019 www ... · crede no evangelho” (Mc 1,15). No tempo da quaresma somos levados pela Igreja a seguir Jesus em seus últimos momentos

Jornal Boas Novas.com - Ano VII - Nº 65 - Março de 2019Página 03 - www.saomiguelsd.com

Cantinho da Criança - PASCOMSolenidade da Anunciação do Senhor

25 de março

Que poderei retribuir ao Senhor???

Neste dia festivo em que completo oitos de seminário, o Conselho de Formaçãopresenteia a mim e meus irmãos - Kayo, Leandro e Rafael - com o anúncio daAprovação para receber os Ministérios de Leitor e Acólito!!!

Também nosso irmão Diac. Emerson marcou sua Ordenação Presbiteral!!!Louvado seja Deus!!!

Sua presença amiga é indispensável para que a alegria possa ser completa.Ainda mais necessária é sua oração por todos nós para continuar no caminhosendo guiado por Deus!!!

Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus auma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida emcasamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamavaMaria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! OSenhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou apensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Nãotenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás àluz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamadoFilho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Elereinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não teráfim”. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu nãoconheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, eo poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vainascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta,concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que erachamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui aserva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se de junto dela

Seminarista João Carlos Ventura de Oliveira

Page 4: Jornal Boas Novas.com Ano VII Nº 65 Março de 2019 www ... · crede no evangelho” (Mc 1,15). No tempo da quaresma somos levados pela Igreja a seguir Jesus em seus últimos momentos

Jornal Boas Novas.com - Ano VII - Nº 65 - Março de 2019Página 04 - www.saomiguelsd.com

Calendário das Celebrações / Março

Dia 01 - 1ª Sexta15h - Missa Matriz São Miguel19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 02 - 1º Sábado19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos19h - Missa Com. São Sebastião

Dia 03 - 1º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel10h - Celebração Matriz SãoMiguel11h - Batizado10h - Missa Com. Santa Rita19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos

Dia 04 - 1ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Srº dos PassosTerço dos Homens

Dia 05 - 1ª Terça9h - Novena Nosso Sr. dos Passos14h - Novena Nosso Srº dosPassos

Dia 06 - 1ª Quarta de Cinzas9h - Missa Matriz São Miguel19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 07 - 1ª Quinta15h - Missa Capela Hospital (Pe.Celso)19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 08 - 2ª Sexta5:30h - Terço Com. Nosso SrºPassos6h - Caminhada para Matriz de SãoMiguel e logo após Missa19h - Missa Matriz São Miguel19h - Missa Comunidade RosaMística

Dia 09 - 2º Sábado19h - Missa Comunidade SãoPedro19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos14h - Reunião CPP

Dia 10 - 2º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel8h - Missa Comunidade SãoCristóvão10h - Missa Matriz São Miguel10h - Missa Com. Patrimônio dosPaiva16:30h - Celebração Com. NossoSrº Passos

19h - Missa Matriz

Dia 11 - 2ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Srº dos Passos.Terço dos Homens

Dia 12 - 2ª Terça7h - Missa e Novena9h - Novena14h - Novena15.30h - Novena17h - Novena19h - Missa e Novena

Dia 13 - 2ª Quarta9h - Missa Educandário SantaTerezinha17h - Mutirão de ConfissãoParóquia Nossa Sra. das Dores(Dores do Paraibuna)19h - Celebração Com. Nosso Sr.dos Passos (Diácono Hélio)

Dia 14 - 2ª Quinta15h - Missa Capela Hospital (Pe.Celso)19h - Missa Matriz São Miguel(Diácono Hélio)17h - Mutirão de Confissão NossoSrº Bonfim (Aracitaba)Mutirão de Confissão Paróquia SãoJoão Batista (Serra) e Nossa Sra.Conceição (Formoso)19h - Celebração na ÁreaMissionária São Brás

Dia 15 - 3ª Sexta5:30h - Terço Com. Nosso SrºPassos6h - Caminhada para Matriz de SãoMiguel e logo após Missa19h - Missa Matriz São Miguel20h - Reunião Ministros da Palavra

Dia 16 - 3º Sábado19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos19h - Missa Com. Santo Expedito

Dia 17 - 3º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel10h - Celebração Matriz SãoMiguel10h - Missa Com. São Judas16:30h - Celebração Com. NossoSrº dos Passos19h - Missa Matriz de São Miguel

Dia 18 - 3ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Srº dos Passos

Terço dos Homens

Dia 19 - 3ª Terça7h - Missa e Novena9h - Novena14h - Novena15.30h - Novena17h - Novena19h - Missa e Novena

Dia 20 - 3º Quarta19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos (Diácono Hélio)20hr Reunião Pastoral FamiliarMutirão de Confissão ParóquiaNossa Sra. da Glória (Glória)

Dia 21 - 3ª Quinta15h - Missa Capela Hospital (Pe.Celso)19h - Missa Matriz São Miguel(Diácono Hélio)Mutirão de Confissão ParóquiaSão Joaquim Sant”Ana (Córregodo Ouro)

Dia 22 - 4ª Sexta5:30h - Terço Com. Nosso SrºPassos6h - Caminhada para Matriz de SãoMiguel e logo após Missa19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 23 - 4º Sábado16h - Missa Comunidade Soledade19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos19h - Missa Com. Nossa SrªPerpétuo Socorro

Dia 24 - 4º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel8h - Missa Comunidade SantaEdwiges10h - Missa Matriz São Miguel16:30h - Celebração Com. NossoSr. dos Passos19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 25 - 4ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Sr. dos PassosTerço dos Homens

Dia 26 - 4ª Terça7h - Missa e Novena9h - Novena14h - Novena15:30h - Novena17h - Novena19h - Missa e Novena

Dia 27 - 4ª Quarta19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos9 às 11:30h - Mutirão de Confissãona Matriz São Miguel14 às 19:30h - Mutirão deConfissão Matriz São Miguel

Dia 28 - 4ª Quinta15h - Missa Capela Hospital (Pe.Celso)19h - Missa Matriz São Miguel17hr - Mutirão de ConfissãoParóquia Nosso Srº Bonfim(Aracitaba)Mutirão de Confissão Nossa Sra.da Assunção (Paula Lima)

Dia 29 - 5ª Sexta5:30h - Terço Com. Nosso SrºPassos6h - Caminhada para Matriz de SãoMiguel e logo após Missa19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 30 - 5º Sábado19h - Missa Com. Nosso Sr.º dosPassos

Dia 31 - 5º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel10h - Missa Matriz São Miguel16:30h - Celebração Com. NossoSrº dos Passos19h - Missa Matriz São Miguel

* ´Todas as segundas às18:30h: R eunião doMovimento das DomésticasUnidas, Centro Comunitário.* 2º Domingo de cada mês:Plantão da Pastoral doDízimo na Matriz. Venhaparticiapar da FamíliaDizimista. Seja um Dizimista.* Todas as terças: NovenaPerpétuo Socorro: 7h, 9h,14h, 15:30h, 17h e 19h* Todos os domingos: Missadas crianças às 10h naMatriz* Todas as segundas: Terçodos Homens às 19h naMatriz* Todas as quintas: Mulheresque Oram às 20h na Matriz* Grupo de Oração ArcanjoRafael. Todas as quintas domês às 15h na sede da RCC.