jornal boas novas.com ano viii nº 75 março de 2020 www ... · jornal boas novas.com - ano viii -...

4
Jornal Boas Novas.com Ano VIII Nº 75 Março de 2020 www.saomiguelsd.com A Mãe de Jesus estava aos pés da cruz Maria, como a primeira discípula e missionária de Jesus, esteve efetivamente presente na vida e missão de seu Filho. Com Ele dialogou, caminhou, rezou, partilhou os encontros e desencontros da missão. O Evangelho de João testemunha que “junto à cruz de Jesus estavam a sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena" (Jo 19, 25). Contemplando o fruto do seu ventre pendente na cruz, a serva fiel do Senhor não julga os algozes, que condenam seu amado Filho à morte, mas, em meio à dor, percebe a ação amorosa de Deus que livremente entrega a sua vida, para redimir toda humanidade, com o escopo de libertá-la do pecado, o qual fere a beleza da Criação. A comunidade eclesial, a cada ano, dentro da dinâmica no ano litúrgico, celebra a Semana Santa. Esta tem o seu inicio com a celebração da memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, passando pela Ceia celebrada com seus discípulos, na qual Ele mesmo se faz alimento de vida eterna, pela Sua entrega à morte de cruz, atingindo o seu ápice na Vigília Pascal, anúncio de que a vida venceu a morte. As trevas que cobriam a terra deram lugar ao Sol da Justiça, a Luz que não tem fim. Jesus é o Princípio e o Fim, Alfa e Ômega de todo o existir, ressuscitou. Com os discípulos de Jesus, Maria vive intensamente ao lado do Filho a sua paixão, morte e ressurreição. cumprir-se as palavras de Simeão, dirigidas a ela, no dia da apresentação de Jesus no Templo: " Eis que este menino está destinado à ruína e ao reerguimento de muitos de Israel: Ele deve ser sinal de contradição, e uma espada transpassará a tua alma" ( Lc 2, 34). Se por um homem e uma mulher o pecado passou a existir em meio ao mundo, agora também pelo homem Jesus e por uma mulher Maria ele será banido do mundo. A cruz, símbolo de condenação, em Jesus Cristo torna- se árvore da vida, esperança da realização de um mundo novo. Ao contemplar, durante a Semana Santa, a figura de Maria compassiva, dolorosa e, ao mesmo tempo, intrépida em pé, junto à cruz do Filho, a comunidade cristã é chamada a despertar-se para sua grande vocação de ser sal, luz e fermento, que em meio à humanidade, faz crescer as sementes do reino, semeadas no canteiro do Senhor. O Evangelho de João faz questão de enfatizar que Maria estava de pé, aos pés da cruz do Filho, o que recorda, para toda comunidade cristã, atitude da prontidão, que deve nela se fazer presente, para ir com a mãe de Jesus, até os confins do mundo, com o propósito de anunciar a todos o tempo da graça do Senhor. Fonte: Padre Rodrigo Afonso, C.SS.R.

Upload: others

Post on 22-Mar-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Boas Novas.com Ano VIII Nº 75 Março de 2020 www ... · Jornal Boas Novas.com - Ano VIII - Nº 75 - Março de 2020 Página 02 - EDITORIAL Quando lemos em Lucas a passagem

Jornal Boas Novas.com

Ano VIII Nº 75

Março de 2020

www.saomiguelsd.com

A Mãe de Jesus estava aos pés da cruz

Maria, como a primeira discípula e missionária de Jesus,esteve efetivamente presente na vida e missão de seuFilho. Com Ele dialogou, caminhou, rezou, partilhou osencontros e desencontros da missão. O Evangelho deJoão testemunha que “junto à cruz de Jesus estavam asua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria de Cléofas, e MariaMadalena" (Jo 19, 25). Contemplando o fruto do seuventre pendente na cruz, a serva fiel do Senhor nãojulga os algozes, que condenam seu amado Filho àmorte, mas, em meio à dor, percebe a ação amorosade Deus que livremente entrega a sua vida, para redimirtoda humanidade, com o escopo de libertá-la dopecado, o qual fere a beleza da Criação.A comunidade eclesial, a cada ano, dentro da dinâmicano ano litúrgico, celebra a Semana Santa. Esta tem oseu inicio com a celebração da memória da entradatriunfal de Jesus em Jerusalém, passando pela Ceiacelebrada com seus discípulos, na qual Ele mesmo sefaz alimento de vida eterna, pela Sua entrega à mortede cruz, atingindo o seu ápice na Vigília Pascal, anúnciode que a vida venceu a morte. As trevas que cobriama terra deram lugar ao Sol da Justiça, a Luz que nãotem fim. Jesus é o Princípio e o Fim, Alfa e Ômega detodo o existir, ressuscitou.Com os discípulos de Jesus, Maria vive intensamenteao lado do Filho a sua paixão, morte e ressurreição.Vê cumprir-se as palavras de Simeão, dirigidas a ela,no dia da apresentação de Jesus no Templo: " Eis queeste menino está destinado à ruína e ao reerguimentode muitos de Israel: Ele deve ser sinal de contradição,e uma espada transpassará a tua alma" ( Lc 2, 34). Sepor um homem e uma mulher o pecado passou a existirem meio ao mundo, agora também pelo homem Jesus epor uma mulher Maria ele será banido do mundo. Acruz, símbolo de condenação, em Jesus Cristo torna-se árvore da vida, esperança da realização de ummundo novo.Ao contemplar, durante a Semana Santa, a figura deMaria compassiva, dolorosa e, ao mesmo tempo,intrépida em pé, junto à cruz do Filho, a comunidadecristã é chamada a despertar-se para sua grandevocação de ser sal, luz e fermento, que em meio àhumanidade, faz crescer as sementes do reino, semeadasno canteiro do Senhor.O Evangelho de João faz questão de enfatizar que Mariaestava de pé, aos pés da cruz do Filho, o que recorda,para toda comunidade cristã, atitude da prontidão, quedeve nela se fazer presente, para ir com a mãe de Jesus,até os confins do mundo, com o propósito de anunciara todos o tempo da graça do Senhor.

Fonte: Padre Rodrigo Afonso, C.SS.R.

Page 2: Jornal Boas Novas.com Ano VIII Nº 75 Março de 2020 www ... · Jornal Boas Novas.com - Ano VIII - Nº 75 - Março de 2020 Página 02 - EDITORIAL Quando lemos em Lucas a passagem

Jornal Boas Novas.com - Ano VIII - Nº 75 - Março de 2020Página 02 - www.saomiguelsd.com

EDITORIAL

Quando lemos em Lucas a passagem “Os discípulos deEmaús”, recordamos as palavras de Jesus contidas noEvangelho de João a nos dizer claramente: “Eu sou ocaminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai se nãofor por mim”.Jesus é aquele que caminha com a humanidade.Para Lucas, Jerusalém é o lugar onde Jesus venceu; paraos discípulos de Emaús é o lugar da derrota e da morte.Ir a Emaús não é somente ir para casa, mas abandonaro projeto de Deus.Os dois discípulos revelam o estado de ânimo de umacomunidade desorientada, sem forças para o testemunho.É com esse tipo de comunidade que Jesus se põe acaminho.Enquanto os discípulos conversavam e discutiam, opróprio Jesus se aproximou e começou a caminhar comeles e tudo começou a mudar.Só pode reconhecer o Senhor quem percorre o caminhopenitencial dos problemas do mundo, em direção a ummundo melhor, aceitando a entrar no projeto de Deus.Em nossa caminhada cristã para um verdadeiro encontrocom Jesus, dois momentos ficam bem evidenciados paranós: a escuta das Escrituras e partir juntos o Pão naSagrada Eucaristia.Assim sendo, caminhemos sempre com Jesus em todosos momentos de nossa vida porque ele é o caminho quenos leva à salvação eterna.

Carlos Henrique Hauck Duarte

"Lembra-te de que és pó e ao póvoltarás" (Ecl 12, 7 - 8)

Estamos iniciando a Quaresma. Tempo emque o povo de Deus faz seu retiro. O tempoda quaresma é especial dentro daespiritualidade cristã. Como devemos vive-la? De onde tiramos a orientação? Para vivera espiritualidade quaresmal nos é precisosaber porque a quaresma existe.A liturgia quaresmal nos é dada como tempopara voltar ao essencial, ao Evangelho.Existe para preparar a celebração daPáscoa, centro e Mistério de Cristo. É apassagem de Cristo para o Pai através desua Morte e Ressurreição. Portanto, implicaabrir espaço, alargar o coração para açãode Deus. É um tempo de reconstrução desi, de conversão, de retomada da opçãofundamental por Deus e pelo seu Reino. Issoimplica maior serviço, mais compaixão, maispartilha, mais solidariedade.Com a vivência mais radical das práticasquaresmais (oração, jejum, esmola),começa acontecer um deslocamento dosfalsos senhores que habitam em nossoscorações e, ao mesmo tempo, amplia-se oespaço interior para a presença e ação doverdadeiro Senhor.A espiritualidade quaresmal é preparar-se.Como? Seguindo o que a Igreja apresentapara este tempo: mergulhar no mistério deDeus pela oração, abrir-se aos outros pelaesmola/caridade e capacidade de ordenare dirigir a própria existência pelo jejum.Esses exercícios quaresmais só tem sentidose alimentam o seguimento de Jesus Cristo.Queremos também, ao longo do tempoquaresmal, caminhar com a Igreja do Brasilque nos convida vivenciar a Campanha daFraternidade. Neste ano devemosaprofundar o tema : " Fraternidade e vida:dom e compromisso" e Lema: " Viu, sentiucompaixão e cuidou dele" (Lc 10,33).Ajudar o próximo é missão do discípulo deJesus.Assim sendo, seria bom participar mais emelhor das celebrações, fazer uma boaconfissão, meditar a Palavra de Deus e termais fraternidade. Como dizia SantaTerezinha, devemos ter a "disposição docoração que faz que sejamos pequenos ehumildes nos braços de Deus, reconhecendoa nossa fraqueza e confiando até a audáciana sua bondade de Pai". Que neste tempoforte da Igreja Deus nos conceda a graçada conversão.Um bom retiro para todos! Nosso abraçofraterno!

Pe José Cisneiro Seabra Ramos (Pároco)

Caminhada Penitencial Oração da CF 2020

“Se procuras um exemplo depaciência encontrarás na cruz o maisexcelente! Podemos reconhecer umagrande paciência em duascircunstâncias: quando alguémsuporta com serenidade grandessofrimentos, ou quando pode evitarsofrimentos e não os evita. Ora,Cristo suportou na cruz grandessofrimentos, e com grandeserenidade, porque atormentado, nãoameaçava(1Pd2,23);foi levado comoovelha ao matadouro e não abriu aboca (Is53,7)."

Santo Tomás de Aquino

Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver,criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo comoum jardim a ser cultivado com amor. Dai-nos um coraçãoacolhedor para assumir a vida como dom e compromisso.Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossosirmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres emarginalizados. Ensinai-nos a sentir verdadeiracompaixão expressa no cuidado fraterno, próprio dequem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho.Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtoresde uma nova sociedade, reconciliada no amor. Dai-nosa graça de vivermos em comunidades eclesiaismissionárias, que, compadecidas, vejam, se aproximeme cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, aSenhora da Conceição Aparecida, e de Santa Dulce dosPobres, Anjo Bom do Brasil. Por Jesus, o Filho amado,no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém!

“Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homemno seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindadedo nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deuse verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vossoFilho, na unidade do Espírito Santo”.

Page 3: Jornal Boas Novas.com Ano VIII Nº 75 Março de 2020 www ... · Jornal Boas Novas.com - Ano VIII - Nº 75 - Março de 2020 Página 02 - EDITORIAL Quando lemos em Lucas a passagem

Jornal Boas Novas.com - Ano VIII - Nº 74 - Março de 2020Página 03 - www.saomiguelsd.com

Celebra-se hoje, 19 de março, aSolenidade de São José. Neste dia,a Igreja, espalhada pelo mundotodo, recorda solenemente asantidade de vida do seu patrono.Esposo da Virgem Maria, modelode pai e esposo, protetor da SagradaFamília, São José foi escolhido porDeus para ser o patrono de toda aIgreja de Cristo.Seu nome, em hebraico, significa“Deus cumula de bens”.No Evangelho de São Mateusvemos como foi dramático para essegrande homem de Deus acolher,misteriosa, dócil e obedientemente,a mais suprema das escolhas: ser paiadotivo de Nosso Senhor JesusCristo, o Messias, o Salvador domundo.

"Quando acordou, José fezconforme o anjo do Senhor tinhamandado e acolheu sua esposa"(Mt 1,24).O Verbo Divino quis viver emfamília. Hoje, deparamos com otestemunho de José, “Deus cumulade bens”; mas, para que este bemmaior penetrasse na sua vida ehistória, ele precisou renunciar a simesmo e, na fé, obedecer a Deusacolhendo a Virgem Maria.Da mesma forma, hoje São Joséacolhe a Igreja, da qual é o patrono.E é grande intercessor de todos nós.Que assim como ele, possamos serdóceis à Palavra e à vontade doSenhor.São José, rogai por nós!

Fonte: Site Canção Nova

Bem aventurada a mulher que, emseu caminho, encontra Cristo:escuta-O, acolhe-O, segue-O,como tantas mulheres doevangelho, e se deixa iluminar porEle na opção de vida.Bem aventurada a mulher que, diaapós dia, com pequenos gestos,

com palavras e atenções quenascem do coração, traça sendasde esperança para a humanidade.Bem aventurada quando nela e aoredor dela acolhe faz crescer eprotege a vida.Que Deus abençoe todas asMulheres

Page 4: Jornal Boas Novas.com Ano VIII Nº 75 Março de 2020 www ... · Jornal Boas Novas.com - Ano VIII - Nº 75 - Março de 2020 Página 02 - EDITORIAL Quando lemos em Lucas a passagem

Calendário das Celebrações / Março

Dia 01 - 1º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel10h - Missa Matriz São Miguel11h - Batizado10h - Missa Com. Santa Rita16h - Celebração Com. Nosso Srºdos Passos19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 02 - 1ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Srº dos PassosTerço dos Homens

Dia 03 - 1ª Terça7h - Missa e Novena9h - Novena14h - Novena15:30h - Novena17h - Novena19h - Missa e Novena

Dia 04 - 1ª Quarta9h - Missa Educandário SantaTerezinha19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 05 - 1ª Quinta15h - Missa Capela Hospital (Pe.Celso)19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 06 - 1ª Sexta6h - Caminhada Penitencial saindoda Igreja dos Passos para MatrizSão Miguel (Missa)15h - Missa Matriz São Miguel19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 07 - 1º Sábado14h - REUNIÃO CPP19h - Missa Com. Nosso Sr° dosPassos19h - Missa Com. São Sebastião(Barra)

Dia 08 - 2º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel8h - Missa Com. São Cristóvão10h - Missa Com. Patrimônio dosPaiva10h - Missa Matriz São Miguel16:30h - Celebração Nosso SrºPassos19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 09 - 2ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Srº dos PassosTerço dos Homens

Dia 10 - 2ª Terça7h - Missa e Novena9h - Novena14h - Novena15:30h - Novena17h - Novena19h - Missa e Novena

Dia 11 - 2ª Quarta9h - Missa Educandário Santa

Terezinha19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos

Dia 12 - 2ª Quinta9 ás 12h - Mutirão de Confissão naMatriz São Miguel14 ás 17h - Mutirão de Confissão naMatriz São Miguel18 ás 20h - Mutirão de Confissão naMatriz São Miguel15h - Celebração Capela Hospital(Pe. Celso)19h - Celebração Área MissionáriaSão Brás

Dia 13 - 2ª Sexta6h - Caminhada Penitencial saindoda Igreja dos Passos para Matriz SãoMiguel (Missa)17 às 21h - Mutirão de Confissão naParóquia Nossa Srª da Glória19h - Celebração Matriz São Miguel19h - Celebração Com. Rosa Mística

Dia 14 - 2º Sábado19h - Missa Com. São Pedro19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos

Dia 15 - 3º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel10h - Missa Matriz São Miguel10h - Missa Com. São Judas Tadeu16:30h - Celebração Com. Nosso Srºdos Passos19h - Celebração Matriz de SãoMiguel

Dia 16 - 3ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Srº dos Passos19h - Mutirão de Confissão em PaulaLima e EwbankTerço dos Homens

Dia 17 - 3ª Terça7h - Missa e Novena9h - Novena14h - Novena15:30h - Novena17hr Novena.19h - NovenaREUNIÃO DO CLERO

Dia 18 - 3ª Quarta9h - Missa Educandário SantaTerezinha19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassosVisita de Economato da Cúria

Dia 19 - 3ª Quinta15h - Missa Capela Hospital (Pe.Celso)19h - Missa Matriz São MiguelVisita de Economato da Cúria

Dia 20 - 3ª Sexta6h - Caminhada Penitencial saindoda Igreja dos Passos para Matriz São

Miguel (Missa)19h - Missa Matriz São Miguel17h - Mutirão de Confissão naParóquia Nossa Srª das Dores20h - Reunião MinistrosExtraordinários da PalavraVisita de Economato da Cúria

Dia 21 - 3º Sábado19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos19h - Missa Comunidade SantoExpedito

Dia 22 - 4º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel8h - Missa Com. Santa Edwiges10h - Missa Matriz São Miguel16h - Missa Com. Nossa Srª Piedade(Soledade)16:30h - Celebração Com. Nosso Srºdos Passos19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 23 - 4ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Srº dos PassosTerço dos Homens

Dia 24 - 4ª Terça7h - Missa e Novena9h - Novena14h - Novena15:30h - Novena17hr Novena19h - Missa e Novena

Dia 25 - 4ª Quarta9h - Missa Educandário SantaTerezinha19h - Celebração Com. Nosso Srºdos Passos18h às 21h - Mutirão de ConfissãoAracitaba19h às 21h - Mutirão de Confissãono Distrito de São João da Serra eFormoso

Dia 26 - 4ª Quinta9h às 12h - Mutirão de Confissãona Paróquia São Sebastião14h às 17h - Mutirão de Confissãona Paróquia São Sebastião15h - Celebração Capela Hospital(Pe. Celso)19h - Celebração Matriz São Miguel18h às 20h - Mutirão de Confissãona Paróquia São Sebastião

Dia 27 - 4ª Sexta6h - Caminhada Penitencial saindoda Igreja dos Passos para MatrizSão Miguel (Missa)19h - Celebração Matriz São Miguel19h - Mutirão de Confissão naParóquia São Joaquim e Sant’Ana

Dia 28 - 4º Sábado19h - Missa Com. Nosso Sr° dosPassos19h - Missa Com. Nossa Sr ª

Jornal Boas Novas.com - Ano VIII - Nº 74 - Março de 2020Página 04 - www.saomiguelsd.com

*´Todas as segundas às 18:30h:Reunião d o Mo vimento d asDo més ticas Unid as, CentroComunitário.* 2º Domingo de cada mês: Plantãoda Pastoral do Dízimo na Matriz.Venha particiap ar d a F amíliaDizimista. Seja um Dizimista.* Todas as terças: Novena PerpétuoSocorro: 7h, 9h, 14h, 15:30h, 17h e19h* Todos os domingos: Missa dascrianças às 10h na Matriz* Todas as segundas: Terço dosHomens às 19h na Matriz* Todas as quintas: Mulheres queOram às 20h na Matriz* Grupo de Oração Arcanjo Rafael.Todas as quintas do mês às 15h nasede da RCC.

Perpétuo Socorro

Dia 29 - 5º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel10h - Missa Matriz São Miguel16:30h - Celebração Com. Nosso Srºdos Passos19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 30 - 5ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Srº dos PassosTerço dos Homens

Dia 31 - 5ª Terça7h - Missa e Novena9h - Novena14h - Novena15:30h - Novena17hr Novena.19h - Missa e Novena

OBS_1: No dia 12/03, não haveráAdoração ao Santíssimo.OBS_2: 28 e 29/03 será realizado emnossa Paróquia, o Encontro deNoivos, as inscrições terão inicio apartir do dia 02/03 no Escritório.OBS_3: Semana das Dores começadia 29 de março até dia 04 de abril de2020.

Produção: PASCOMResponsáveis:

Pe José Cisneiro Seabra Ramos(Paróco)

Pe Farne Luiz Delgado deAlmeida (Vigário)

Correspondência:Pç Cesário Alvim, 49 - Centro

Santos Dumont-MG - CEP:36240000-(32) 3251-4839

e-mail:[email protected]ção, revisão,

editoração, arte Final eimpressão: PASCOM

Periodicidade: MensalTiragem: 1000 exemplares