Transcript
Page 1: Jornal Boas Novas.com Ano VII Nº 65 Março de 2019 www ... · crede no evangelho” (Mc 1,15). No tempo da quaresma somos levados pela Igreja a seguir Jesus em seus últimos momentos

Jornal Boas Novas.com

Ano VII Nº 65

Março de 2019

www.saomiguelsd.com

Arte do novo cartaz da Campanha

da Fraternidade 2019 reflete a

importância das políticas públicas

Buscando estimular a participação emPolíticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e daDoutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadaniae o bem comum, sinais de fraternidade, a Campanhada Fraternidade 2019 terá início em todo o paísno dia 6 de março. Com o tema “Fraternidade ePolíticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelodireito e pela Justiça”, a CF busca conhecer comosão formuladas e aplicadas as Políticas Públicasestabelecidas pelo Estado brasileiro.

“O cartaz visa ser a imagem que norteará odesejo da Igreja do Brasil de ajudar a sociedade arefletir sobre importância das políticas públicas,como meio de assegurar as condições maiselementares para construção e manutenção dasociedade, de modo que as pessoas possam viverdignamente nas suas várias realidades”, explicapadre Dantas, que foi o vencedor do cartaz, queconta que ficou muito contente e agradecido coma escolha, e que se sentiu honrado de podercolaborar com a Igreja em uma das suas maiorescampanhas no Brasil.

Também pensando nos jovens, a Comissãopara a Juventude da CNBB preparou um materialque é direcionado a juventude das diversasrealidades eclesiais, para que sejam contagiadospela Luz de Cristo. Aos educadores, por ter umpapel fundamental na sociedade, fazendo com queos educandos sejam sempre esclarecidos sobre asua realidade e as possibilidades de melhordesenvolver a sociedade, foi preparado subsídiospara o Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio eEnsino Superior. Todos eles estão disponíveis nosite da Editora da CNBB.

“Desejo que a proposta para o Cartaz daCF possa representar o anseio da Igreja no Brasilde ajudar a sociedade a refletir e reconhecer seusdireitos, através das Políticas Públicas, ou, quemsabe, entender e discutir a necessidade daelaboração de novas políticas em consonância comas necessidades humanas da sociedade atual”,finaliza o padre.

Fonte: CNBB

Page 2: Jornal Boas Novas.com Ano VII Nº 65 Março de 2019 www ... · crede no evangelho” (Mc 1,15). No tempo da quaresma somos levados pela Igreja a seguir Jesus em seus últimos momentos

Jornal Boas Novas.com - Ano VII - Nº 65 - Março de 2019Página 02 - www.saomiguelsd.com

Quarta-feira de Cinzas e início da QuaresmaAo receber, na Quarta-feira que antecede aQuaresma, as cinzas sobre a cabeça,ouviremos mais uma vez um claro convite àconversão que pode expressar-se numafórmula dupla: "Convertei-vos e crede noEvangelho"; ou: "Recorda-te que és pó e empó te hás de tornar". Não hesitemos emreencontrar a Amizade de Deus perdida como pecado; encontrando o Senhor,experimentamos a alegria do seu Perdão.Com este espírito, iniciamos o tempofavorável da Quaresma, como nos recordouSão Paulo: "Aquele que não havia conhecidoo pecado, Deus o fez pecado por nós, paraque nos tornássemos, n'Ele, justiça de Deus"(2Cor 5, 21), para nos deixarmos reconciliarcom Deus em Cristo Jesus. O Apóstoloapresenta-se como embaixador de Cristo emostra como precisamente através d'Ele éoferecida ao pecador, isto é, a cada um denós, a possibilidade de uma reconciliaçãoautêntica.A Quaresma é também, assim como nãopoderia deixar de ser, um tempo deprofundo ardor eucarístico. Buscandonaquela Fonte inexaurível de Amor que é aEucaristia, na qual Cristo renova o SacrifícioRedentor da Cruz, cada cristão podeperseverar no itinerário que hojeempreendemos solenemente. As obras decaridade, a oração, o jejum, - juntamentecom qualquer outro esforço sincero deconversão, - encontram o seu significado eseu valor mais alto na Eucaristia, centro eápice da vida da Igreja e da história dasalvação.Pedimos a Maria Santíssima que nosacompanhe para que, no final da Quaresma,possamos contemplar o Senhor ressuscitado,interiormente renovados e reconciliados comDeus e com os irmãos. Amém!

Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigário daParóquia São Miguel e Almas).

EDITORIAL

A quarta-feira de Cinzas marca o início do tempo daquaresma, tempo esse que nos faz um convite aoverdadeiro exame de consciência, a rever nossas atitudese nos chama a uma sincera conversão. Esta celebraçãomarca o primeiro dia da quaresma do calendário Cristão.As Cinzas que nós Católicos recebemos neste dia sãosímbolos para reflexão sobre o dever da conversão, damudança de vida, recordando que “tu és pó e ao pó asde voltar” (Gn 3,19). As Cinzas nos recorda que a vidaé passageira, transitória efêmera e todos estamos sujeitosà morte, por isso somos chamados “convertei-vos ecrede no evangelho” (Mc 1,15).No tempo da quaresma somos levados pela Igreja aseguir Jesus em seus últimos momentos de vida parajunto com Ele aprendermos o que é o amor e amisericórdia. Vamos perceber ao longo deste tempo quenos textos bíblicos que o Senhor vai anunciar sua Paixãodizendo que o filho do Homem deve sofrer muito, serrejeitado e morto, mas no terceiro dia ressuscitará.Vemos nesses anúncios o desejo do Senhor de seentregar e dar a própria vida em nosso resgate.A quaresma é um tempo muito forte em nossas vidas émomento de mudanças, de olhar para tudo o que temosvivido e como temos vivido. Jesus é o Pai dasmisericórdias, assim como no evangelho do filho prodigoEle que ver seus filhos de volta a casa paterna, mas seráque estamos prontos para retornar a casa do Pai? Aquaresma é um tempo de perdão de perdoar mais deamar mais, de ser misericordiosos como o Pai, pois seDeus é capaz de perdoar quem somos nós para nãofazer o mesmo? É um tempo de grande graça! É oSenhor quem toma a iniciativa de nos mostrarcompaixão.Esse tempo é propício para nos confessarmos, paraparticiparmos das celebrações penitenciais e parasilenciar o nosso coração criando um clima deinterioridade valorizando o tempo de oração e reflexão.Durante a quaresma se proponha também a fazer obrasde misericórdia. É tempo de perdoar e pedir perdãopara que no domingo da Páscoa do Senhor quandocelebramos a sua ressurreição possamos nos tornar umanova criatura.

Seminarista Everton Esmério Souza Fernandes

Eis o tempo de Conversão

Produção: PASCOMResponsável:

Pe José Cisneiro Seabra Ramos (Paróco)Pe Fransérgio Garcia da Silva (Vigário)

Correspondência:Praça Cesário Alvim n° 49 - Centro

Santos Dumont-MGCEP: 36240000-(32) 3251-4839

e-mail: [email protected]ção, revisão, editoração, arte

Final e impressão: PASCOMPeriodicidade: Mensal

Tiragem: 1000 exemplares

Quaresma:

Tempo da graça de Deus

A Quaresma é um tempo em que somos convidados àconversão na preparação para a Páscoa do Senhor. AIgreja reforça seu pedido a todos os fiéis que nesteperíodo intensifiquem suas orações, obras demisericórdia e jejum. O apelo à conversão de todospara que possam se santificar na preparação da Páscoade Jesus.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e terminano Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa.Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santae a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, aconversão espiritual e se recolhem em oração epenitência para lembrar os 40 dias passados por Jesusno deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Os quarenta dias da Quaresma nos remetem a umperíodo de transição, de mudança de curso, de mudançade vida. Onde colocamos a nossa vida mergulhada noSacrifício Redentor de Cristo para que possamos nóstambém, ter uma vida nova em Jesus.

Esse período não deve ser encarado com tristeza, mascom a alegria e a esperança dos que caminham comCristo. A penitência nada mais é que admitirmos que,somos dependentes de Deus e só na mortificação dosnossos desejos carnais chegaremos ainda mais pertodo Pai.

Que pela Graça Santificante de Deus possamos fazerdessa Quaresma um período de Santificação para nós enossas famílias, que nos coloquemos a serviço da Igrejae do próximo com amor na preparação de uma Santa eabençoada Páscoa.

Pastoral da Comunicação da Paróquia São Miguel eAlmas

Page 3: Jornal Boas Novas.com Ano VII Nº 65 Março de 2019 www ... · crede no evangelho” (Mc 1,15). No tempo da quaresma somos levados pela Igreja a seguir Jesus em seus últimos momentos

Jornal Boas Novas.com - Ano VII - Nº 65 - Março de 2019Página 03 - www.saomiguelsd.com

Cantinho da Criança - PASCOMSolenidade da Anunciação do Senhor

25 de março

Que poderei retribuir ao Senhor???

Neste dia festivo em que completo oitos de seminário, o Conselho de Formaçãopresenteia a mim e meus irmãos - Kayo, Leandro e Rafael - com o anúncio daAprovação para receber os Ministérios de Leitor e Acólito!!!

Também nosso irmão Diac. Emerson marcou sua Ordenação Presbiteral!!!Louvado seja Deus!!!

Sua presença amiga é indispensável para que a alegria possa ser completa.Ainda mais necessária é sua oração por todos nós para continuar no caminhosendo guiado por Deus!!!

Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus auma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida emcasamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamavaMaria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! OSenhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou apensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Nãotenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás àluz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamadoFilho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Elereinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não teráfim”. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu nãoconheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, eo poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vainascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta,concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que erachamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui aserva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se de junto dela

Seminarista João Carlos Ventura de Oliveira

Page 4: Jornal Boas Novas.com Ano VII Nº 65 Março de 2019 www ... · crede no evangelho” (Mc 1,15). No tempo da quaresma somos levados pela Igreja a seguir Jesus em seus últimos momentos

Jornal Boas Novas.com - Ano VII - Nº 65 - Março de 2019Página 04 - www.saomiguelsd.com

Calendário das Celebrações / Março

Dia 01 - 1ª Sexta15h - Missa Matriz São Miguel19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 02 - 1º Sábado19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos19h - Missa Com. São Sebastião

Dia 03 - 1º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel10h - Celebração Matriz SãoMiguel11h - Batizado10h - Missa Com. Santa Rita19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos

Dia 04 - 1ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Srº dos PassosTerço dos Homens

Dia 05 - 1ª Terça9h - Novena Nosso Sr. dos Passos14h - Novena Nosso Srº dosPassos

Dia 06 - 1ª Quarta de Cinzas9h - Missa Matriz São Miguel19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 07 - 1ª Quinta15h - Missa Capela Hospital (Pe.Celso)19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 08 - 2ª Sexta5:30h - Terço Com. Nosso SrºPassos6h - Caminhada para Matriz de SãoMiguel e logo após Missa19h - Missa Matriz São Miguel19h - Missa Comunidade RosaMística

Dia 09 - 2º Sábado19h - Missa Comunidade SãoPedro19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos14h - Reunião CPP

Dia 10 - 2º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel8h - Missa Comunidade SãoCristóvão10h - Missa Matriz São Miguel10h - Missa Com. Patrimônio dosPaiva16:30h - Celebração Com. NossoSrº Passos

19h - Missa Matriz

Dia 11 - 2ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Srº dos Passos.Terço dos Homens

Dia 12 - 2ª Terça7h - Missa e Novena9h - Novena14h - Novena15.30h - Novena17h - Novena19h - Missa e Novena

Dia 13 - 2ª Quarta9h - Missa Educandário SantaTerezinha17h - Mutirão de ConfissãoParóquia Nossa Sra. das Dores(Dores do Paraibuna)19h - Celebração Com. Nosso Sr.dos Passos (Diácono Hélio)

Dia 14 - 2ª Quinta15h - Missa Capela Hospital (Pe.Celso)19h - Missa Matriz São Miguel(Diácono Hélio)17h - Mutirão de Confissão NossoSrº Bonfim (Aracitaba)Mutirão de Confissão Paróquia SãoJoão Batista (Serra) e Nossa Sra.Conceição (Formoso)19h - Celebração na ÁreaMissionária São Brás

Dia 15 - 3ª Sexta5:30h - Terço Com. Nosso SrºPassos6h - Caminhada para Matriz de SãoMiguel e logo após Missa19h - Missa Matriz São Miguel20h - Reunião Ministros da Palavra

Dia 16 - 3º Sábado19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos19h - Missa Com. Santo Expedito

Dia 17 - 3º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel10h - Celebração Matriz SãoMiguel10h - Missa Com. São Judas16:30h - Celebração Com. NossoSrº dos Passos19h - Missa Matriz de São Miguel

Dia 18 - 3ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Srº dos Passos

Terço dos Homens

Dia 19 - 3ª Terça7h - Missa e Novena9h - Novena14h - Novena15.30h - Novena17h - Novena19h - Missa e Novena

Dia 20 - 3º Quarta19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos (Diácono Hélio)20hr Reunião Pastoral FamiliarMutirão de Confissão ParóquiaNossa Sra. da Glória (Glória)

Dia 21 - 3ª Quinta15h - Missa Capela Hospital (Pe.Celso)19h - Missa Matriz São Miguel(Diácono Hélio)Mutirão de Confissão ParóquiaSão Joaquim Sant”Ana (Córregodo Ouro)

Dia 22 - 4ª Sexta5:30h - Terço Com. Nosso SrºPassos6h - Caminhada para Matriz de SãoMiguel e logo após Missa19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 23 - 4º Sábado16h - Missa Comunidade Soledade19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos19h - Missa Com. Nossa SrªPerpétuo Socorro

Dia 24 - 4º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel8h - Missa Comunidade SantaEdwiges10h - Missa Matriz São Miguel16:30h - Celebração Com. NossoSr. dos Passos19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 25 - 4ª Segunda19h - Celebração da Palavra Com.Nosso Sr. dos PassosTerço dos Homens

Dia 26 - 4ª Terça7h - Missa e Novena9h - Novena14h - Novena15:30h - Novena17h - Novena19h - Missa e Novena

Dia 27 - 4ª Quarta19h - Missa Com. Nosso Srº dosPassos9 às 11:30h - Mutirão de Confissãona Matriz São Miguel14 às 19:30h - Mutirão deConfissão Matriz São Miguel

Dia 28 - 4ª Quinta15h - Missa Capela Hospital (Pe.Celso)19h - Missa Matriz São Miguel17hr - Mutirão de ConfissãoParóquia Nosso Srº Bonfim(Aracitaba)Mutirão de Confissão Nossa Sra.da Assunção (Paula Lima)

Dia 29 - 5ª Sexta5:30h - Terço Com. Nosso SrºPassos6h - Caminhada para Matriz de SãoMiguel e logo após Missa19h - Missa Matriz São Miguel

Dia 30 - 5º Sábado19h - Missa Com. Nosso Sr.º dosPassos

Dia 31 - 5º Domingo8h - Missa Matriz São Miguel10h - Missa Matriz São Miguel16:30h - Celebração Com. NossoSrº dos Passos19h - Missa Matriz São Miguel

* ´Todas as segundas às18:30h: R eunião doMovimento das DomésticasUnidas, Centro Comunitário.* 2º Domingo de cada mês:Plantão da Pastoral doDízimo na Matriz. Venhaparticiapar da FamíliaDizimista. Seja um Dizimista.* Todas as terças: NovenaPerpétuo Socorro: 7h, 9h,14h, 15:30h, 17h e 19h* Todos os domingos: Missadas crianças às 10h naMatriz* Todas as segundas: Terçodos Homens às 19h naMatriz* Todas as quintas: Mulheresque Oram às 20h na Matriz* Grupo de Oração ArcanjoRafael. Todas as quintas domês às 15h na sede da RCC.


Top Related