jornal a notícia - 47ª edição

10
Carmo da Mata, Minas Gerais 26 de Outubro de 2012 Ano 2 - Nº 47 Editor: Thiago Góis Carmo da Mata, 26 de Outubro de 2012 THIAGO GÓIS A Secretária Municipal de Saúde, Betania Jeunon, juntamente com a Prefeitura, pôs em ação uma parceria que estava engavetada há alguns anos, transferindo cotas de exames laboratoriais de Belo Horizonte para um conceituado Instituto na cidade de Varginha. Com isso, a população ganha mais um benefício para o tratamento da sua saúde Página 03 Câmara aprova abertura de crédito adicional ao Orçamento do Município Página 04 Cleofas Pereira perto de administrar subseção da OAB-MG Página 03 EMERSON RABÊLO Helsinara Piassi, que estuda o Curso de Jorna- lismo, decidiu criar um blog onde a culinária e os principais pratos típicos de Minas Gerais são des- tacados. Apenas no mês do lançamento da página na internet, mais de 2000 acessos foram recebidos Página 05 Em blog, carmense fala sobre comidas de Minas Nesta edição, conheça a Garota Top YARA VIEIRA Confira na Página 09 Prefeitura e Secretaria de Saúde disponibilizam exames gratuitos para atender à população

Upload: thiago-gois

Post on 07-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal A Notícia - Um Jornal de Verdade!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Notícia - 47ª edição

Carmo da Mata, Minas Gerais 26 de Outubro de 2012 Ano 2 - Nº 47 Editor: Thiago Góis

Carmo da Mata, 26 de Outubro de 2012

thiago góis

A Secretária Municipal de Saúde, Betania Jeunon, juntamente com a Prefeitura, pôs em ação uma parceria que estava engavetada há alguns anos, transferindo cotas de exames laboratoriais de Belo Horizonte para um conceituado Instituto na cidade de Varginha. Com isso, a população ganha mais um benefício para o tratamento da sua saúde

Página 03

Câmara aprova abertura de crédito adicional ao Orçamento do Município

Página 04

Cleofas Pereira perto de administrar subseção da OAB-MG

Página 03

emerson rabêlo

Helsinara Piassi, que estuda o Curso de Jorna-lismo, decidiu criar um blog onde a culinária e os principais pratos típicos de Minas Gerais são des-tacados. Apenas no mês do lançamento da página na internet, mais de 2000 acessos foram recebidos

Página 05

Em blog,carmense fala sobre comidas

de Minas

Nesta edição, conheçaa Garota Top

YARA VIEIRAConfira na Página 09

Prefeitura e Secretaria de Saúde disponibilizam exames gratuitos para atender à população

Page 2: Jornal A Notícia - 47ª edição

02

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 26 de Outubro de 2012

Outro dia estava parada num cruzamento e do carro à minha frente, do qual emanava um som ensurdece-dor, foram lançadas, sem a menor cerimônia, duas latas de cerveja no canteiro ao lado. Cruzamos com atitudes assim todo o tempo, desrespeitosas e acintosamente equivocadas. Pessoas atiram qualquer tipo de lixo que tenham às mãos no meio da rua. Carros passam aos ber-ros pela rua, sem se importar com o adiantado da hora e com o sono alheio. Celulares que gritam em todos os lu-gares, mostrando que seus donos não conhecem a priva-cidade do fone de ouvido. Fico pensando que, mais que educação, o que anda faltando é o mínimo de civilidade.

E nem falei ainda da agressividade no trânsito, da falta de gentileza nos transportes coletivos, do desres-peito aos idosos, da intransigência com os portadores de necessidades especiais. Temos muitos motivos para repensar nossa postura ante o coletivo. A maioria das pessoas ainda olham os espaços públicos como terra de ninguém. Muita gente ainda destrói aquilo que ele mes-mo pode precisar, depredando telefones públicos, pla-cas de trânsito, bancos de praças, escolas e toda sorte de monumentos e prédios públicos.

Tudo bem que a onda do ‘politicamente correto’ nem sempre é acompanhada de bom senso, que o diga Monteiro Lobato, que deve estar se revirando no túmulo ultimamente com os ultrajes sofridos por sua obra, mas quando o assunto é educação e respeito ao próximo, es-ses valores precisam ser repassados, urgentemente. E que os pais não só falem o que seus filhos devem fazer, mas mostre a eles como se comportar. Exemplos! Coe-rência! São atributos essenciais a educadores e formado-res de opinião, que somos todos.

O mundo precisa de gentileza! Precisamos dar teste-munho que, assim como temos nossos direitos e deve-mos brigar por eles, temos o dever de respeitar os direi-tos alheios. Anda pairando no ar uma nefasta ideia de que certo é o que queremos e errado é o que os outros querem. Convivemos todos os dias com situações absur-das, onde não vemos a menor noção de limite. Regras e leis são desprezadas acintosamente. Ética é um vocábu-lo que está caindo em desuso.

Aquele que é capaz de jogar pela janela, em via pú-blica, uma lata de qualquer bebida, é capaz também de furar fila, de não ceder seu lugar no ônibus para um ido-so, de estacionar em vagas destinadas a deficientes, de importunar todos em sua volta com um som enlouque-cedor, de passar o sinal vermelho pondo em risco a vida de pedestres. Viver em um mundo civilizado depende mais de nossas atitudes do que qualquer outra coisa. To-dos nós podemos contribuir. Bastam pequenas ações ou nem isso, basta apenas seguirmos regras simples e fáceis.

Gentileza, respeito, cuidado, compaixão! Experimen-te o poder transformador desses valores!

O que mais queremos quando somos crianças e adoles-centes é sermos adultos. O quanto não almejamos chegar aos 21 anos, a tão sonhada independência? Mas, afinal de contas, o que é ser adulto?

Adulto sabe dos seus direitos e deveres, lida com sua li-berdade, com sua capacidade de escolha, sabendo das con-sequências e se responsabilizando por elas. Assim não fica a espera de alguém para salvá- lo ou proteger. Sabe o que é de responsabilidade sua e do outro, não assume posição de víti-ma em relação à vida e aos acontecimentos, já que sabe da sua parcela, do que é seu de direito e de dever. É dono, autor da sua história. Adulto sabe que a felicidade é algo conquistado todos os dias, temos pontinhos de felicidade e que precisamos saber desfrutar, ao invés de ficar esperando a maior e constan-te felicidade, aquelas de conto de fadas, de histórias de prínci-pes e princesas. No REAL da vida isto não existe. Desfrutar de todos os momentos da vida, até daqueles que não foram como esperávamos é uma atitude sábia, uma atitude de adulto. A vida é colorida, não é, apenas, cor de rosa.

Como muito bem colocado por Guimarães Rosa: “Viver é perigoso e carece de coragem” e adulto sabe disso. Mas o que mais vemos são posições e atitudes nossas, que já somos ou, talvez, parecemos sermos adultos que diante de problemas e dificuldades responsabilizamos Deus, o tempo, a falta de sorte, os pais e amigos, menos nos mesmos. Quem nunca fez isso? Enquanto seres humanos, não queremos ou temos difi-culdade de reconhecer a nossa parcela, a nossa participação em todos os eventos de nossas vidas.

Diante disso o que sabemos fazer é responsabilizar pe-los outros. Isso fazemos muito bem: cuidar e responsabilizar pelos outros. O que queremos é ser cuidado e cuidarmos dos outros. Ajudar a amiga, dar conselhos para os colegas de tra-balho, ajudar o marido em algumas tarefas do seu trabalho, socorrer o vizinho. Isso tudo sabemos fazer muito bem. É mais fácil, não é?

Mas como cuido da minha vida? Como tenho vivido? Quando é que não me responsabilizo? O que eu ganho e o que eu perco não responsabilizando pela minha vida?

Assim, da mesma forma que eu ajudo o outro na resolução dos seus problemas e nos cuidados de sua vida eu espero do outro ou da sorte uma solução rápida e mágica para os meus problemas. Isso é ser adulto?

Ser gente grande não é fácil, tem as delícias, mas as dores também, como tudo na vida. Ir ao encontro das nossas respos-tas e soluções, daquilo que nos pertence e faz sentido, saber que as escolhas vão envolver riscos e perdas são atitudes de adulto. RESPONSABILIZAR é a palavra. Responsabilizar por aquilo que é meu, pelo o que faço e escolho, acertos e erros.

Por isso que ser gente grande dá trabalho, exigi esforço para nos tornarmos os adultos que almejamos ser desde cedo. Claro que receber ajuda e oferecer ajuda faz parte da vida, en-volve humildade, mas isso não nos permite dar o nosso pro-blema para os outros e cuidar dos problemas dos outros, dar e receber ajuda não é isso. No entanto, em quais momentos da vida somos adultos? Ou quanto ainda precisamos virar adulto?

Competência, organização, transparência e humildade são con-ceitos que carregam consigo uma carga simbólica muito forte, que, para obtê-los unidos em uma única personalidade, não é uma tare-fa tão fácil assim. Inicio este editorial com estas palavras, pois estaria sendo omisso se não os empregassem no trabalho, desempenhado nos últimos seis meses, por duas mulheres carmenses que assumiram a chefia de duas organizações públicas do município.

Uma delas é senhora Betania Jeunon, que assumiu recentemente a Secretaria Municipal de Saúde, onde já conseguiu demonstrar que, mesmo com as dificuldades da saúde pública, é possível secretariar uma pasta pública com dinamismo, zelo e competência. É de lá que nos chegam informações precisas, repassadas com o máximo de serie-dade e transparência, o que nos faz refletir que o que é bom precisa ser valorizado. Uma das recentes conquistas da secretária Betania foi or-ganizar o funcionamento dos Postos de Saúde da Família, que, por si-nal, possui uma equipe de primeira e que é cuidadosa com o povo de Carmo da Mata. Outra conquista foi realizar o controle dos veículos que transportam pacientes para cidades vizinhas a fim de tratar de doenças mais complexas. Além destas, o recente convênio com um conceituado laboratório de análi-ses clínicas do Estado, que realizará exames gratuitos para a população, talvez seja a conquista mais signi-ficativa da profissional, que, neste segundo semestre de 2012, provou todos os conceitos que expus no início deste texto.

Outra mulher guerreira e que também merece ser lembrada por seu competente trabalho é Cleide Hilária, que assumiu a diretoria do SAAE também no segundo semes-tre. Foi da Autarquia Municipal que notamos uma maior transparência em relação ao que acontece no sistema de tratamento e abastecimen-to de água do município. Cleide se preocupou em promover reformas nas tubulações de algumas ruas, preocupou em soltar informes na mí-dia local e boletins informando os raros dias que teve falta de água. Por tudo isso, também merece o meu destaque neste texto que faz men-ção ao que é bom precisa ser valorizado.

Várias outras mulheres do município também têm uma parcela significativa na gestão de nossa cidade, como o caso da nossa Secretá-ria de Educação, Beatriz Correa de Almeida, e a nossa nova vereadora eleita, a Sílvia do Posto de Saúde, que tem tudo para nos representar muito bem na Câmara Municipal a partir de 2013. Mulheres de fibra são muitas em nossa cidade, só que não poderia deixar de destacar o trabalho que foi feito neste segundo semestre por estas mulheres guerreiras. Que a ótica da competência, organização, transparência e humildade seja motivo de reverberarmos e valorizarmos cada vez mais os trabalhos de outras mulheres da sociedade carmense. O que é bom precisa ser valorizado!

Editorial

Thiago Góis

O que é bom precisa servalorizado

Editor-chefe Jornal A Notícia

Editorial / Opinião

Gentilezaurgente!

Júnia

Paixão

casosereflexoes.blogspot.com

Professora

Competência, organi-zação, transparência e hu-mildade são conceitos que carregam consigo uma car-ga simbólica muito forte, que, para obtê-los unidos em uma única personali-dade, não é uma tarefa tão fácil assim. Inicio este edi-torial com estas palavras, pois estaria sendo omisso se não os empregassem no trabalho, desempenhado nos últimos seis meses, por duas mulheres carmenses que assumiram a chefia de duas organizações públicas do município.

Camila Ribeiro

Lobato

Atendimento na Carmo Clínica, Rua Afonso de Bragança, 34. Telefone: 3383-1196

Psicoterapeuta Sistêmica

Ser Gente Grande

Page 3: Jornal A Notícia - 47ª edição

03

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 26 de Outubro de 2012

www.portalanoticia.com.br Cidade

Exames laboratoriais estão sendo realizados gratuitamente

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

O advogado Cleofas Pe-reira tem pela frente algu-mas tarefas que vão além da defesa de um cliente em um Tribunal. A primei-ra delas, que já foi vencida, foi o ineditismo em ser o primeiro jovem advoga-do carmense a concorrer à presidência de uma das maiores subseções da OAB do Estado, que é a da cida-de de Divinópolis.

A segunda batalha, ainda a ser vencida, acon-tece no dia 24 do próximo mês, quando pouco mais

Cleofas Pereira perto de administrar subseção da OAB-MGde 1.300 advogados terão a oportunidade de confiar no carmense e torná-lo o presidente da Subseção da OAB de Divinópolis pelos próximos três anos.

O advogado lidera a chapa “OAB, patrimônio de todos”, que tem como vice Dr. Expedito Lucas, promotor de justiça apo-sentado e professor uni-versitário. A chapa con-corrente é formada pela presidência atual da OAB Divinópolis, que é liderada pelo Dr. Iris José de Almei-da.

De acordo com Cleofas Pereira, é muito gratifican-

te poder representar Car-mo da Mata em uma enti-dade tão importante para a classe profissional dos advogados. “Temos mui-tos objetivos a serem de-senvolvidos, caso eu seja eleito. Tenho muitas pro-postas a serem traçados e melhor executadas”, conta.

Lançamento oficial da chapa

O lançamento oficial da chapa do advogado carmense, que concorre à presidência da entidade, acontece no próximo dia 06, no Restaurante Deck Beer, em Divinópolis,

onde, além da proposição de projetos e planos de governo feitas pela dire-toria concorrente, ainda contará com a participa-ção do Presidente da OAB Estadual, Dr. Luiz Cláudio Chaves, de advogados, es-tudantes de Direito e de convidados.

O advogado carmenseCleofas Pereira é um

advogado natural de Car-mo da Mata, que foi gra-duado no ano de 2005 pela Universidade de Itaúna. Atualmente reside em Di-vinópolis, onde possui um escritório de advocacia e

ainda é presidente da OAB Jovem da subseção Di-vinópolis. Cleofas é filho

de José Antônio Pereira, o “Pereira”, (in memorian) e Rosa Maria Diniz Pereira.

O advogado carmense, Cleofas Pereira, vai concorrer à presidência da subseção de Divinópolis da OAB-MG no dia 24 do mês próximo

divulgação

Pacientes de Carmo da Mata que necessitarem de realizar exames laborato-riais pedidos pelos médi-cos já podem efetuá-los gratuitamente, através de um convênio firmado

Prefeitura e Secretaria de Saúde do município firmaram parceria com laboratório de Varginha para atender à população

pela Prefeitura Municipal de Carmo da Mata e pela Secretaria Municipal de Saúde, com o Instituto de Prevenção e Diagnóstico J. Janini (IPD), da cidade de Varginha. A parceria está em vigor desde a pri-meira semana de outu-bro.

De acordo com a Se-

cretária Municipal de Saúde, Betania Jeunon, havia uma parceria firma-da com um laboratório de Belo Horizonte, há mui-tos anos, no valor de R$ 19.800 anuais em exames e que não era utilizada. O laboratório da capital não recebia os materiais para as análises e nem o valor mensal para realização dos mesmos, pois o con-vênio existia, mas não era executado.

Segundo Betania, a fa-lha seria do Governo do Estado por não informar as partes sobre o convê-nio; nem os secretários anteriores tinham co-nhecimento de tal parce-ria. “Tive conhecimento deste convênio quando fui pesquisar alguns ar-quivos aqui da secretaria e me deparei com essa parceria parada, sem uti-lização. Foi então que eu resolvi dar andamento neste processo”, explicou Betania.

Como os trabalhos e objetivos do convênio não eram executados, segundo a secretária, ela decidiu transferir as co-tas de exames que pos-suía com o laboratório da capital para o IPD de Varginha, que, ainda se-gundo Betania, é um dos mais conceituados e res-ponsáveis laboratórios de Minas Gerais. “Nós pac-tuamos as cotas de exa-mes básicos com o IPD para que este convênio pudesse ter andamento e atender à população que necessita de realizar seus exames e não tem condi-ção”, contou.

Ao todo serão repas-sados para o instituto de Varginha, mensalmente, pouco mais de R$ 2.500 para a realização dos exa-mes básicos contidos em uma listagem do Sistema Único de Saúde. “O pa-ciente deverá apresentar o pedido de exame aos profissionais do laborató-

rio do PSF Central, apre-sentando obrigatoria-mente a carteira do SUS. Elas agendarão as coletas e os funcionários do ins-tituto de Varginha farão o recolhimento sempre às terças e quintas”, explicou a secretária. O IPD dispo-nibiliza o resultado tam-bém via internet em três dias após o recolhimento das amostras.

O objetivo da secretá-ria é aumentar a cota de exames atendidos pelo

instituto. Uma das opções seria enviar todos os tipos de exames ao laboratório e depois repassar ao IPD os valores gastos. Betania está aguardando a visita de um representante do laboratório para a realiza-ção da transferência das cotas que possuem na ci-dade de Oliveira também para o instituto de Vargi-nha. Mais informações sobre o convênio podem ser verificadas na Secre-taria Municipal de Saúde.A Secretária Municipal de Saúde, Betania Jeunon, juntamente com a

Prefeitura, pôs em ação uma parceria que estava engavetada há alguns anos, transferindo cotas de exames laboratoriais de Belo Horizonte para um conceituado Instituto na cidade de Varginha. Com isso, a população ganha mais um benefício para o tratamento da sua saúde

emerson rabêlo

emerson rabêlo

A Polícia Militar de Carmo da Mata registrou, na tarde de terça (23), um furto de um veículo no centro da cidade. Era por volta das 17h quando a PM foi acionada, onde foi informado, pelo solici-tante Iago Teodoro, que a caminhonete Fiat, mode-lo Strada Working, de sua propriedade, se encontra-

PM registra furto de veículo na cidade

va estacionada na Rua Ri-beiro da Luz antes de ser furtada.

A PM efetuou um ras-treamento intenso no município e informou sobre o fato nas compa-nhias de polícia da região, porém, até o fechamento desta edição, o veículo, que possuía seguro, não havia sido encontrado. O registro quebrou um pe-ríodo de mais de 40 dias sem ações delituosas na cidade.

emerson rabêlo

Caminhonete Strada estavaestacionada no Centro da cidade

Page 4: Jornal A Notícia - 47ª edição

04

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 26 de Outubro de 2012

Política / Cidade

Câmara aprova abertura de crédito adicional ao Orçamento do MunicípioPedido foi feito pelo Prefeito Municipal através da proposição de dois Projetos de Lei

Thiago Gó[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

Alfeu FriaçaBiólogo

A Câmara Municipal de Carmo da Mata aprovou, durante as duas últimas reuniões (dias 15 e 22), dois Projetos de Lei envia-dos pelo Prefeito Munici-pal, Milton Salles Neto, e que pedem a abertura de crédito adicional ao orça-mento do município, vo-tado no ano passado e em vigor neste ano.

O primeiro Projeto de

Lei, aprovado pela Casa Legislativa, e que tem o número 1486/2012, auto-riza a abertura de crédito adicional no valor de R$ 12.100,00 que será desti-nado ao Fundo Munici-pal de Saúde, onde será aplicado em materiais de consumo, outros serviços de terceiros (Pessoa Jurí-dica) e em equipamentos e material permanente. O documento votado ainda prevê a anulação parcial de duas dotações do orça-

mento vigente, referentes ao Fundo Municipal de Saúde e que equivalem os R$ 12.100,00, sendo 3 mil de outros serviços de ter-ceiros (Pessoa Física) e R$ 9.100,00 de contribuições.

Já o Projeto de Lei 1488/2012, também já aprovado na Câmara, au-toriza a abertura de crédito especial no valor de 20 mil, sendo 10 mil direcionados na manutenção do Progra-ma Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT),

da Secretaria Municipal de Saúde, e os outros 10 mil em outros serviços de terceiros (Pessoa Jurídica), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O documento prevê a anu-lação parcial da Reserva de Contingência de 20 mil estipulada no orçamento deste ano.

Os dois Projetos de Lei aprovados ainda precisam ser sancionadas pelo pre-feito para, então, entrarem em vigor.

A Câmara Municipal aprovou, nos dias 15 e 22 deste mês, dois Projetos de Lei enviados pelo Prefeito que se referem ao pedido de abertura de crédito adicional no orçamento do município

arquivo an

O sabiá-laranjeira é considerado a ave nacional brasileira. Isto foi salientado no discurso feito por ocasião da comemoração do “Dia da Ave”, realizado 5 de outubro de 1968, em São Paulo. Neste aconteci-mento, foi orador oficial o autor a convite do governador do estado de São Paulo e do jornal ’’O ESTADO DE SÃO PAULO’’, dando cum-primento ao Decreto- Lei nº: 63234 de 12 de Setembro de 1968, da Presidência da República.

A escolha do sabiá-laranjeira como a ave nacional brasileira deve--se mais ao seu canto do que à beleza de sua plumagem. O seu canto é bastante melodioso, através das notas sonoras emitidas em baixa frequência, perfeitamente audível aos nossos ouvidos, mesmo à lon-ga distancia, alto e rico em fraseados. O poeta maranhense Gonçalves Dias tornou-o consagrado quando diz em seus versos: ”Minha terra tem palmeiras./Onde canta o sabiá./E as aves que aqui gorjeiam./Não gorjeiam como lá.” Assim se referia, quando estudava em Coim-bra, e onde compôs grande parte de seus poemas. Por ser considera-do o primeiro grande poeta de sensibilidade artística genuinamente brasileira, todo brasileiro conhece seu versos e, portanto, essa ave. É um pássaro de tamanho regular, de coloração pardo-cinza-escura, dorsalmente, tendo as rêmiges e as retrizes ainda mais escuras, gar-ganta cinza-olivácea, estriada de escuro, peito anterior cinzento e parte posterior, ventre e uropígio vermelho - ferrugíneos. Olhos grandes sépia-enegrecidos, com orla amarelho - viva, bico forte, amarelo-escuro sépia, tendo a ponta pouco curva e afilada, pernas e pés plúmbleos. Sexos semelhantes. A fêmea é de tamanho um pouco maior que o macho.

Recentemente o sabiá - laranjeira foi também escolhido pela CBF como ave - símbolo da Copa das Confederações - Brasil / 2013

Comportamento: É pequena ave migratória, vive solitária e aos casais no período de procriação,

reunindo-se em maior número e com outras espécies frutívoras, em busca de alimentos na mesma fruteira. É boa voadora e vive tanto nas árvores como no solo, com muita assiduidade. Para entoar seu canto, escolhe sempre um local apropriado sobre uma árvore e é co-mum voltar ao mesmo local para esse ato.

Alimentação: A alimentação é variada, além de frutas silvestres e dos pomares, também alimentam-se de insetos, outros artrópodes e

O sabiá-laranjeira

vermes em sua dieta alimentar diária. Entre as frutas silvestres, destacam-se algumas espécies

das famílias Melastomáce-as, Euforbiáceas, Fitolacáceas, Magnoliáceas e Rubiáceas e dos pomares, destacam-se as seguintes frutas: ameixas, laran-jas, uvas, jabuticabas, goiabas, araçás, bananas, amoras, abios, caquis, mamões, abacates e ou-tras.

O fim do ano vai che-gando e com ele as festi-vidades, comemorações e confraternizações. O tão esperado 13º salário já se aproxima dos bolsos dos trabalhadores. Alguns servirão para quitar dívi-das e outros para o sonha-do presente de final de ano. Por tudo isso, a eco-nomia, nesta reta final, fica bastante aquecida e a procura por variados pro-dutos também aumenta bruscamente.

E para que cidadãos carmenses possam ajudar a economia do município, a Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Serviços de Carmo da Mata – ACICAM – está lançando mais uma pro-

Promoção da Acicam vai sortear 32 prêmios entre consumidores

moção de final de ano. A campanha “Natal Premia-do Acicam 2012” terá iní-cio no dia 1º de novembro e se estenderá até o últi-mo dia de dezembro.

A princípio as regras serão as mesmas adotadas para os anos anteriores de realização da promoção: será entregue um cupom para cada R$ 20,00 em compras efetuadas pelos consumidores locais em lojas e empresas associa-das, que estarão listadas nas publicações alusi-vas à campanha. Só não serão entregues cupons para compras de medica-mentos, explosivos, fogos de artifício e estampido, bebidas alcoólicas, fumo, entre outros. Estes cupons devem ser depositados na urna que ficará na sede da associação, completa-

mente preenchidos com os dados pessoais e obri-gatórios do consumidor e respondendo à pergunta: “Qual o nome da entidade que promove a campanha Natal Premiado Acicam?”.

De acordo com o re-gulamento da campanha, “as pessoas jurídicas, os proprietários e sócios dentro da própria empre-sa, bem como seus cônju-ges e filhos, funcionários fixos e terceirizados (que estão sempre prestando serviço para a empresa) e, de forma alguma, os funcionários e a diretoria da Acicam” não poderão participar da promoção; e para que tal ato não aconteça a verificação do cupom sorteado será re-alizado durante a apura-ção, por meio de um lista gerada antes do dia do sorteio.

Para a promoção deste ano, serão disponibiliza-dos 32 prêmios aos par-ticipantes, sendo eles: 10 televisores, 7 notebooks, 7 tablets, 5 câmeras digi-tais e 3 lavadoras de rou-pa. A apuração única será no dia 06 de janeiro de 2013, na Praça Presidente Vargas, às 20h30min. As informações completas sobre a campanha po-dem ser verificadas no regulamento, que estará disponível no site da as-sociação (www.acicam.org.br) a partir do dia 1º de novembro. A “Natal Premiado Acicam 2012” é uma promoção certifica-da pela Centralizadora de Promoções Comerciais da Caixa Econômica Federal (CEPCO/CAIXA), que co-labora com as regras ado-tadas para a realização da campanha.

Neste ano, a Acicam traz para os consumidores carmenses uma campanha do final do ano inovadora: serão 32 prêmios sorteados

Os critérios da campanha Natal Premiado Acicam, a princípio, serão os mesmos que foram utilizados nos anos anteriores

imagens meramente ilustrativas - montagem josé luis rojas

thiago góis

Page 5: Jornal A Notícia - 47ª edição

05

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 26 de Outubro de 2012

www.portalanoticia.com.br

Thiago Gó[email protected]

Cidade / Esporte

RÁPIDASpor Emerson Rabêlo

Tardelli e Atlético-MGEm entrevista por telefone ao programa Alterosa

no Ataque, da TV Alterosa, o atacante Diego Tardelli mostrou muita vontade de voltar a integrar a equipe do Clube Atlético Mineiro, pela qual jogou entre 2009 e 2011 e marcou 73 gols em 114 jogos disputados pelo clube. Ao programa, Tardelli disse que vai tentar conversar com o sheik proprietário do Al-Gharafa, equipe com a qual o atacante tem contrato até o ano de 2014, para que ele o libere para voltar a atuar em território brasileiro. O jogador mencionou a opção de prolongar o contrato com a equipe para poder ser liberado por empréstimo. Diego Tardelli foi vendido pelo Atlético ao Anzhi Makhachkala, da Rússia, logo no início de 2011, por 5 milhões de euros – cerca de R$ 11,5 milhões. Mas o atacante não foi bem no clu-be europeu e acabou negociado com o Al-Gharafa, em fevereiro de 2012. O interesse do jogador em atu-ar com a camisa alvinegra se dá pelo fato da equipe apresentar boa fase no Campeonato Brasileiro e pela vontade da torcida em ter o goleador de volta ao clu-be. (Com informações do site superesportes.com.br).

PrevençãoCom a chegada do período chuvoso, a prolifera-

ção do mosquito transmissor da dengue é maior e a única forma de combate é a prevenção. Foi pensando nisso que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) lan-çou, no dia 23 de outubro, um programa de combate à doença. De acordo com a secretaria, a pessoas que apresentarem os sintomas da doença e se dirigirem ao aos postos de saúde terão o teste rápido disponí-vel na própria unidade de saúde. As dicas e métodos de prevenção que já são conhecidos por grande parte da população, como não deixar acumular água em recipientes abertos, vão divulgadas pelas redes so-ciais, com o intuito de fixar a mensagem de preven-ção contra a doença. Quando os sitomas da doença começarem a ser sentidos, as pessoas devem procu-rar um atendimento mais próximo de sua residência. Febre, dores no corpo, nas articulações, na cabeça e atrás dos olhos são os principais indícios da Dengue, que pode atingir crianças e adultos.

Agito de VerãoO salão social do Diamante Clube receberá, na

noite do dia 10 de novembro, sábado, a festa “Agito de Verão”. O evento vai marcar o início das apresen-tações musicais da banda Gangstar, que é formada somente por carmenses. São eles: os irmãos Paulo Sérgio e Ana Paula Ferreira e Maria Eduarda e Luiz Eduardo Cândido; além de Túlio Paulo, João Vítor Cândido e Carol Souza; eles são liderados pelo pro-dutor João Cândido e por Alessandra Lobato, voca-lista do grupo. As entradas para a festa já podem ser adquiridos na Loja da Néia, na Padaria da Cristiane e na secretaria do Diamante Clube.

Confira a entrevista concedida pela car-mense à equipe de reportagem do AN:

AN: O que levou à criação do blog?Helsinara: A ideia começou em um projeto da dis-

ciplina do curso de Jornalismo, denominada Jornalismo On-line, onde a professora pediu para que cada aluno criasse seu blog com o intuito de contribuir com a Uni-versidade, e na troca de conhecimento e experiência.

Tive a ideia de criar algo que eu tivesse aptidão, algo cultural, que eu tivesse afinidade. A gastronomia minei-ra sempre me atraiu; portanto, resolvi arriscar e, com isso, a popularidade do meu blog chegou a me assustar. Em 2 dias, tive 1.000 acessos.

Nos tempos de hoje, ter um blog é uma oportuni-dade gigantesca para formar um ponto de vista sobre determinado assunto, pois, de uma forma ou de outra, nós, blogueiros, damos nossa “cara a tapa”, tentando passar uma informação a mais, ao invés de somente repetir o que outros já disseram. Isso sem contar que, além de ajudar nossos leitores a conhecerem outros pontos de vista, o blogueiro tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, sejam eles de caráter cultural, linguístico ou social, pois estará buscando um maior conhecimento sobre os temas que escreve.

Culinária mineira é destaque em blog de estudante carmense

Divulgar a culinária mi-neira, em especial da nos-sa região, através de uma página na internet, foi um dos objetivos da estudan-te de jornalismo Helsinara Piassi, de 23 anos, que já colhe bons frutos com o projeto. Intitulado “E Aí, Comeu? Porque mineiro que é mineiro, come quieto, mas come bem!” o blog da carmense recebeu, somen-

te no mês de setembro, mais de 2 mil acessos.

O conteúdo publicado na internet traz histórias de pratos típicos da região, onde são detalhadas infor-mações sobre o estabeleci-mento comercial respon-sável pela iguaria, além de histórias e curiosidades sobre a culinária do local. Acesse o blog e saiba um pouco mais sobre as delí-cias da culinária mineira: http://eaicomeublog.word-press.com.

AN: Qual é o seu objetivo em relação a este meio de comunicação?

Helsinara: Primeiramente aprimorar o conheci-mento pessoal, depois levar meu ponto de vista sobre a culinária tradicional mineira, gerar um maior apro-fundamento sobre os cantinhos de Minas, que as vezes passam despercebidos por não ter uma grande mídia por trás. Também quero permitir que o leitor agregue informações necessárias para que eu possa elaborar novos posts e assim expandir nossa gastronomia mar-cante.

AN: Por que tratar a temática culinária?Helsinara: Minas e a culinária são minhas maio-

res paixões. Mostrar o que eu provei e adorei, na minha terra, está sendo um grande prazer. Nossas raízes é que nos moldam. Já ouviu a expressão: “Mineiro que é mi-neiro come pelas beiradas”? Então, pois está bem servi-do de comida sim.

Sempre quis mostrar que cada cantinho de Minas tem suas especialidades, suas tradições. Os encantos da comida mineira revelam a cultura e tais tradições atra-vés do tempero marcante e o sabor intenso.

AN: Fale um pouco sobre a sua vida acadêmica.Helsinara: A comunicação sempre me despertou

grande interesse, devido ao seu funcionamento e a re-lação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa. Cursei Educação Física desde o primeiro semes-tre de 2010. Interessei-me pelo curso pela pratica de es-portes. Porém, quando me deparei com a licenciatura, vi que não tinha a menor vocação para ser professora. Hoje curso Comunicação Social/Jornalismo na Univer-sidade Federal de São João del Rei. Sempre tive um in-teresse – superficial – por tudo. Isso não era suficiente, mas, trabalhar com meios de comunicação, me aproxi-maria da cultura.

Me encaixei nas minhas maiores paixões: escrever, fotografar e lidar com o público. O curso me possibilita aprofundar nos estudos e também por em prática mi-nha aptidão. A escolha me encaminhou para uma pro-fissão que tem a responsabilidade de formar opiniões e informar as pessoas – informar de uma maneira hones-ta e imparcial, algo raro atualmente.

Helsinara Piassi, que estuda o Curso de Jornalismo, decidiu criar um blog onde a culinária e os principais pratos típicos de Minas Gerais são destacados. Apenas no mês do lançamento da página na internet, mais de 2000 acessos foram recebidos

As escolinhas de base do time do Carmense se-guem a temporada de amistosos na Região. O úl-timo aconteceu na cidade de Passatempo, no final do mês passado, quando os ti-mes treinados por Zé Car-los enfrentaram a tradicio-nal equipe do Passatempo FC. Participaram do duelo as categorias 2001/2002 do Carmense, que venceu por 3X2; a categoria 99/00, que goleou o time passatem-pense por 8x3; e perdeu na

Base do Carmense participa de amistosoThiago Góis

[email protected]

categoria 97/98 por 5x0. Agora a próxima etapa

do Carmense é disputar, nestas categorias, o Cam-peonato Regional de Base, que início neste final de ano, e que contará com a participação de equipes de Carmo da Mata, Passatem-po, Itaguara, Santana do Jacaré, São Tiago, Cláudio, Carmópolis de Minas, Ita-pecerica e Divinópolis.

Os treinos da escoli-nha do carmense aconte-cem durante as segundas e quartas-feiras no estádio local da equipe. De acordo com José Carlos Ricardo,

treinador do time, há va-gas para jogadores desen-volverem o seu futebol e a prática do esporte. “Esta-mos precisando de atletas

das categorias 97/98 para completarmos o nosso quadro esportivo. Alunos mais jovens também serão muito bem recebidos”, diz.

A escolinha de base do Carmense realizou contra a equipe do Passatempo FC um amistoso entre três categorias treinadas na cidade

arquivo an

divulgação

divulgação

Page 6: Jornal A Notícia - 47ª edição

06

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 26 de Outubro de 2012

por Alfeu Sábato

Olho nolance!

por Alfeu Sábato

Ecos das Eleições Municipais

Deu o que falar e ainda vai dar muito mais.

A nossa comunidade viveu dias de ansiedade, expectativa e muitas emoções. Comícios fi-zeram a alegria de vários bairros que viram suas rotinas modifi-cadas. As novelas e o bate-papo sentado no meio-fio deram lu-gar aos discursos e vivas do po-vão. Bares e imediações fatura-ram mais do que o normal.

O Juarez, com seu bar am-bulante, cuidou bem de “seden-tos e famintos”. Os cachorros ficaram muito contrariados com os foguetes, seus ouvidos sensí-veis sofreram com os estampi-dos dos rojões. Tem cachorro até hoje correndo sem rumo, pro-curando uma cama para ficar debaixo. No calendário deles, o dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida já tem uma advertên-cia: “Cuidado com o dia de hoje, principalmente ao meio-dia”.

E por falar nos animaizi-nhos de estimação, lembrei-me de um ditado antigo que serve para os dias de hoje: “Entre ami-gos encontrei cachorros e entre cachorros encontrei amigos”. Dá para pensar... principalmente nessas épocas de eleições. Co-nhecemos pessoas que votam em todos os candidatos, querem sair bem com todos ou estão atrás de algum interesse. Temos também os “leva e traz”: estes são terríveis...

Na fila de votação onde eu estava, uma mulher, dessas que fala igual a “pobre na chuva”, quebrou o sigilo e disse: “Vou votar em Jesus, só ele dá conta de acabar com essa pouca ver-gonha”. Certamente não votou para ninguém.

E os fabricantes e revende-dores de foguetes devem estar pensando: “Podia ter eleições todos os anos”. E as gráficas que imprimem panfletos e “san-tinhos”: “Que pena! Agora só daqui a quatro anos”. E os ve-readores: “Não ganhamos, mas ficamos bem na foto dos santi-nhos”.

Tive o prazer de ofertar ao “Phuka” o charuto para pousar de Che Guevara em sua pro-paganda... E olha que era um legítimo Havana. Insista e não desista. O ex-governador Pau-lista Ademar de Barros já dizia: “Desta vez vamos!”.

Conheci o Tileone, jovem e de cabelos longos, tipo “jovem guarda”. Ao vê-lo de cabelos curtos, fui logo dizendo: “Es-pero que você não seja igual ao Sansão, que tinha forças nos cabelos”. E ele disse: “De jeito nenhum”.

Apesar de fatos lamentáveis e reprováveis, até que essa época é bem divertida. As propagandas são espirituosas e os persona-gens também. Lembram do Ti-cão e seu “trio elétrico portátil”? E na televisão a musiquinha: “Vote bonito, vote no Ronito”. Louvável foi a atitude da dupla vencedora, que colocou em ou-tdoor os seus agradecimentos, a gratidão e o reconhecimento, manifestando a personalidade das pessoas.

Vencedores e vencidos, “la nave vá” e a vida continua. Se-jam todos felizes e que as pro-messas de palavras sejam uma realidade para o bem da comu-nidade.

Faleceu no dia 12 de outubro, aos 68 anos. Ela, que residia em Carmópolis de Minas, era casada com José Júnior Amaral e tinha três filhos: Fábio, Júnia e Alexan-dre. Ela deixa também netos e sobrinhos.A equipe do Jornal A Notícia deixa as nossas sinceras condolências à família enlutada.

FALECIMENTOCLARA LÚCIA AMARAL

Thiago Gó[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

Gerais

Eu e minha família gostaríamos de agradecer a todos aqueles que me deram a confiança de seu voto no dia 07 de outubro. Realizarei um trabalho transparente e honesto em prol de toda população de Carmo da Mata.

Leandro Azevedo de Souza - PTB

Todos os votos que recebi e a consequente reeleição são frutos de um trabalho árduo e digno de um vereador competente. Também gostaria de agradecer a todos os eleitores que confiam no trabalho que eu desempenho na Câmara Municipal de Vereadores. Muito obrigado a todos!

Antônio Claret Ribeiro Franciscani - PSD

Entre os dias 07 e 14 de novembro, o Conselho Na-cional de Justiça (CNJ) es-tará realizando em todo o Brasil a Semana Nacional de Conciliação, que con-siste na resolução de um conflito judicial de forma simplificada para ambas as partes.

Por sua vez, o Fórum da Comarca de Carmo da Mata também aderiu a este processo e também estará realizando as conciliações entre os dias agendados. Os interessados deverão pro-curar o Fórum, das 12h às

Fórum da Comarca vai participar da Semana da Conciliação18h para informar sobre a tramitação de seu processo. “Nós vamos realizar estas conciliações das pessoas que tem processos distri-buídos na justiça. É a chan-ce de adiantar um processo que duraria mais tempo para se resolver”, explicou Daniela Adame, oficial de apoio do Fórum de Carmo da Mata, enfatizando que deve haver um consenso entre as partes envolvidas no referido processo. Pro-blemas familiares, separa-ções, ajuizados especiais poderão ser resolvidos de forma menos burocrática e em menos tempo.

No município, as con-

ciliações serão realizadas exatamente nos dias 07, 08, 09, 12 e 13 de novembro.

A ConciliaçãoAtravés do processo

de conciliação, as partes - pessoas que participam de um processo judicial - co-municam ao tribunal onde tramita a intenção de con-ciliar, ou seja, a vontade de fazer um acordo. Desse modo, é marcada uma au-diência e, no dia agendado, as próprias partes, perante o conciliador (que faz o pa-pel de facilitador), acordam a solução mais justa para ambas.

A vontade de conciliar pode ser manifestada nos

Núcleos de Conciliação existentes nos tribunais brasileiros ou nos setores indicados pelos tribunais,

segundo a Resolução CNJ número 125. (Com infor-mações do Conselho Na-cional de Justiça).

A Comarca de Carmo da Mata aderiu ao processo de conciliação e também estará realizando as conciliações entre os dias 07, 08, 09, 12 e 13 de novembro

Anastasia anunciou que Minas Gerais será o primeiro estado do país a pagar a Bolsa Reciclagem

O governador Antonio Anastasia anunciou, na noite de segunda-feira (22/10), que Minas Gerais será, a partir do próximo mês de dezembro, o primeiro estado do país a pa-gar a Bolsa Reciclagem, que é uma remuneração às associa-ções e cooperativas de cata-dores de materiais recicláveis pelos serviços ambientais

Minas Gerais será o primeiro Estado brasileiro a remunerarcatadores de materiais recicláveis, através do Bolsa Reciclagem

prestados. “Ao fazermos a efetivação

do pagamento da Bolsa Re-ciclagem, nós estamos, tão somente reconhecendo o tra-balho realizado por centenas e milhares de pessoas, que, com seu suor e seu empenho, estão modificando o panora-ma das nossas cidades, com muita dignidade, muito es-forço, mas, sobretudo, com muita dedicação. Por isso, nós só podemos agradecer, e de maneira muito singela e

modesta, retribuir um pouco através do pagamento desse benefício, dessa bolsa”, ressal-tou Anastasia.

O Programa Bolsa Reci-clagem foi instituído por lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador. Para 2012, a pre-visão é de investimento de R$ 3 milhões pelo Governo de Minas, repassados a par-tir da apuração dos materiais comercializados pelas orga-nizações no terceiro e quarto trimestre deste ano. O incenti-vo será concedido trimestral-mente às cooperativas e asso-ciações, sendo que 90% serão destinados aos catadores. O restante poderá ser utilizado para despesas administrati-vas, infraestrutura, equipa-mentos, formação de estoque de materiais recicláveis e ca-pacitação de associados.

Antonio Anastasia afir-mou que o Programa Bolsa Reciclagem é instrumento inovador de valorização dos catadores e um reconheci-mento da importância da

atividade para o meio am-biente. O governador desta-cou, ainda, a importância do movimento de catadores, não só para o governo, mas para Minas Gerais e o Brasil, pois, com ela alia sustentabilidade ambiental, geração de renda e dignidade.

“Agora, com os primeiros passos sendo dados, tenho a mais absoluta certeza de que teremos aqui um modelo que certamente será levado aos outros estados, aprimorado, para que nós também possa-mos aprender, e o resultado seja cada vez mais de inclusão e de reconhecimento desse trabalho”, disse.

As associações ou coope-rativas terão de manter atua-lizados os dados cadastrais no Estado, serem reconhecidas pelo comitê gestor do Bolsa Reciclagem e apresentar re-lação de repasses feitos aos beneficiados. O cálculo da remuneração terá por base as notas fiscais ou recibos emiti-dos por empresas comprado-ras dos materiais.

O CMRR cadastrou 119 or-ganizações (1.561 catadores) de todo o Estado, das quais 59 (1.167 catadores) foram apro-vadas pelo comitê gestor para o primeiro pagamento. Na primeira fase do programa, será remunerada a coleta de papel, plástico, vidro e metal. Outro benefício esperado é o incremento da cadeia produ-tiva da indústria de transfor-mação, com atração de novos empreendimentos.

A implantação do Progra-ma Bolsa Reciclagem acon-tece paralelamente a várias ações desenvolvidas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a fim de in-centivar a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos. Al-guns exemplos são a implan-tação de coleta seletiva nos municípios, elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e a formação de con-sórcios intermunicipais para a gestão compartilhada de resí-duos sólidos urbanos.Com Informações da Agência Minas

Wellington Pedro/imPrensa mg

thiago góis

Page 7: Jornal A Notícia - 47ª edição

07

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 26 de Outubro de 2012

www.portalanoticia.com.br Sociais / Entretenimento

PASSATEMPO

Na segunda-feira, 29/10, será a vez de

THADEU BORGES completar mais um aniversário.

O rotaractiano, e também cruzeirense

apaixonado, vai receber o abraço

fraterno de familiares e amigos e o carinho

especial da namorada Jussara Andrade.

Parabéns, Thadeu!A garotinha ANNA CLARA OLIVEIRA MACHADO completou seu primeiro ano de vida no dia 19/10 e, na ocasião, recebeu o carinho do pai, Leonardo do Nascimento Machado (Léo do Bill), e de seus avós, Fátima Aparecida do Nascimento Machado e Ivanir João Machado (Bill). Nós, da equipe do Jornal A Notícia, desejamos muitos anos de vida a essa princesinha.

O jovem PAULO SÉRGIO completou

no dia 15/10 mais um aniversário. Pela passagem

da data especial, ele recebeu os

cumprimentos de amigos e familiares.

Felicidades, Paulo!

No dia 11/10, o casal JAQUELINE e RODRIGO uniu-se pelo civil. A cerimônia em que assinaram a união foi realizada no Cartório, na presença de padrinhos, familiares e amigos. Felicidades aos casados!

Os irmãos maçônicos da LOJA FILHOS DE ABRAÃO estiveram reunidos junto de suas cunhadas em uma festiva realizada no domingo, dia 21, na propriedade rural de Edílson dos Santos (Linho).

A jovem Juliana Patrícia dos Reis, por sinal muito simpática e competente, despediu-se de Carmo da Mata, juntamente com seu filho Luan Gabriel Reis Santos, na última terça-feira. Ela vai residir em Vitória, capital de Espírito Santo. Sucesso para você!

No dia 21/10, o anfitrião JAIME RIBEIRO B E R N A R D E S completou seu 96º aniversário. Na ocasião, foi preparado um almoço especial entre os familiares para comemorar a data. Ele é pai de 11 filhos (3 já falecidos) e tem 20 netos, 7 bisnetos e 2 trinetos. Parabéns, senhor Jaime!

Desde cedo, JOÃO PEDRO SILVA já vem mostrando sua habilidade com a bola. Vindo de uma família de esportistas, o pequeno garoto imita os passos do pai e de seus irmãos nos gramados. Ele é filho de Israela e Nilson Ananias da Silva. Pelo jeito, João Pedro terá um brilhante futuro pela frente. Sucesso, garoto!

ANIVERSÁRIOS

Camila Costa (23/10), Maria del Carmen Ro-jas (23/10), Jean Honorato (25/10), Igor Thomaz (25/10), Clayder Teodoro Moreira (26/10), Luiz Fá-bio Lobato Notini (27/10) e Marlene Borges (28/10), também completam mais um ano de vida neste mês de outubro. O Jornal A Notícia deseja-lhes um feliz aniversário com muita saúde, paz e amor jun-to a todos os seus familiares e amigos. Parabéns!

juliananogueira

arquivo Pessoal thiago góis

emerson rabêlo

arquivo Pessoal reProdução internet reProdução internet

divulgação divulgação

Page 8: Jornal A Notícia - 47ª edição

08

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 26 de Outubro de 2012

Agradecemos a todas as pessoas que contribuíram e acreditaram na minha pessoa nesta eleição, aos associados do Sindicato, à toda equipe de trabalho, aos meus amigos que no dia a dia me deram muito apoio, às crianças que com alegria e entusiasmo me prestigiaram e demais eleitores que contribuíram para esta conquista! Que Deus e a Nossa Senhora derrame as suas bênçãos sobre todos nós!

Eriton e Maria Helena do Sindicato

Gratidão Por Luiz de Resende

Obrigado minha amiga, obrigado meu amigo, muito obrigado.

Obrigado pela confiança na minha pessoa, pela credibilidade em mim depositada.

Obrigada porque você saiu de sua casa no dia 7 de outubro passado para participar da festa da democracia e, acreditando nas minhas propostas e na minha motivação como candidato a vereador,

concedeu-me a honra de seu voto. Se os 353 votos (sendo maior votação proporcional deste pleito) não foram

suficientes para me elegem vereador, por questão de quociente eleitoral, me tornaram o maior vencedor destas eleições, pois deixaram claro que é possível se obter uma votação expressiva sem abuso da coerção auditiva e sem uso de poder econômico, o qual não tenho.

Por outro lado, pude chamar a atenção do poder constituído e da comunidade para a Vila, minha bandeira de luta e ponto de partida de minha candidatura. A Vila é fundamental para nossa cidade e é dever de nossas autoridades e nosso, enquanto cidadãos de Carmo da Mata, contribuir para sua manutenção com dignidade.

Reitero a minha gratidão a todos que votaram em mim, principalmente aqueles que abraçaram a minha causa e divulgaram a minha candidatura, trabalhando graciosamente por mim. A esses devo, sem dúvida, a maioria dos votos em mim depositados.

Obrigado, meus amigos, muito obrigado de coração.

Carmo da Mata, 11 de outubro de 2012

Caros Carmenses,Venho, por meio desta, agradecer todo apoio e confiança recebida por

ocasião da minha campanha à Prefeitura Municipal de Carmo da Mata e ao pleito eleitoral.

Quando me propus a candidatar prefeito de Carmo da Mata, fi-lo com o propósito de poder trabalhar arduamente pelo povo deste município que também é a minha terra.

Vejo, a cada dia, as cidades vizinhas, que durante muitos anos acolhemos

CARTA AOS CARMENSES

com nossa prestação de serviços, desenvolverem-se e se tornarem autossuficientes, enquanto a nossa, ainda começa a engatinhar nessa direção. Foi na esperança de poder dar continuidade a uma gestão que buscou o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida da população que abracei esse sonho, entregando-me a árdua tarefa de divulgar meus projetos e os meios de realizá-los. Pedindo humildemente, casa a casa, bairro a bairro e comunidades rurais, confiança e apoio eleitoral.

Não foi fácil, eram muitos os lugares a ir e pessoas a visitar. Também era necessário conhecer as pessoas as quais pedia apoio e conhecer suas realidades e dificuldades, somente assim poderia assumir uma administração de qualidade. Então, não poderia ser omisso com ninguém, era preciso levar a todos minhas ideias e compromissos, afinal todos nós formamos a comunidade de Carmo da Mata.

Valeu a pena! À noite, quando chegávamos de uma comunidade rural e nos preparávamos para subir ao palanque para outro comício, meus pés cansados já não ajudavam a sustentar o corpo, mas força e energia renasciam no abraço de uma criança, no sorriso sincero de jovens, idosos, homens e mulheres; nas bandeiras elevadas e tremulantes e no grito de apoio daqueles que nos acreditavam.

Valeu sim, há quanto tempo não sentia quão doce pode ser o abraço inocente de uma criança, quão bom é poder receber um sorriso aberto, um aperto de mão verdadeiro.

Hoje, posso dizer que sou um ser humano melhor, mais sensível, mais ciente das necessidades humanas, mais solidário. Sinto-me leve e com a consciência do dever cumprido. Levo no coração o carinho e o respeito de todos aqueles que me abriram as portas e me receberam de abraços abertos, que me ouviram, acreditaram e oraram por mim. A todos, minha eterna gratidão.

Agradeço a meu amigo Sinval - incansável companheiro nessa caminhada e com o qual compar-tilhava os mesmos sonhos e ideais - e toda a equipe que trabalhou comigo incansavelmente durante esses últimos três meses, a pesada rotina da campanha nunca foi motivo para diminuir-lhes a garra e a disposição.

Estendo ainda, meus agradecimentos ao prefeito Milton Neto, que sempre nos apoiou e nos acompanhou e, em momento algum, pôs em dúvida nossa vontade de continuar sua luta por uma cidade cada vez melhor.

Não posso jamais me esquecer de agradecer a minha esposa Tereza e minha filha Camila que sempre estiveram junto de mim, apoiando-me, sustentando-me e, acima de tudo, sempre me receben-do em casa de braços abertos, com palavras amigas, carinhosas e com pequenos gestos de amor e companheirismo. Gestos que nenhum dinheiro é capaz de comprar ou pagar. Meus maiores tesouros!

Por fim, agradeço a Deus por ter guiado meus passos e iluminado todo o caminho por onde trilhei, pelas amizades que fiz e por tudo de bom que recebi.

Obrigado!José Carlos Lobato

Sociais

A loja Joana Bedin apresentou para a sociedade car-mense, no dia 13 de outubro, no salão social do Dia-mante Clube, as novas tendências da moda para o perí-odo primavera/verão.

Após o desfile, os presentes puderam acompanhar a apresentação musical da dupla Felipe Costa e Cristiano.

Confira alguns cliques feitos pelos fotógrafos exclusi-vos da CarmoWeb.

Vários carmenses e visitantes lotaram o Salão de Festas Nininha, na noite de sábado, 20, para sentirem de perto a energia contagiante do grupo Bambalada, que veio dire-tamente da Bahia para se apresentar em Carmo da Mata.

Além da banda baiana, os DJ’s Júnior Tadeu e Naah Ferraz apresentaram vários hits de seus repertórios para os presentes.

As fotos do evento podem ser acessadas pelo site www.carmoweb.com.br e pelo Facebook do Jornal A Notícia

O produtor carmense Ronaldo Júnior, em parceria com o Diamante Clube, vai promover pela segunda vez conse-cutiva o evento Fashion Night Carmo da Mata. A primeira edição da festa foi um sucesso de público e contou com a participação de lojas da cidade.

Neste ano, a festa será realizada no dia 17 de novembro, sábado, a partir das 22h, no Diamante Clube. A atração principal do evento será a apresentação musical do cantor divinopolitano Rodrigo Bergall, que já tem seu nome figu-rando entre os melhores cantores de axé do país. Mostran-do o seu arsenal de variados ritmos e mixes, o experiente Augusto Camargo também vai animar a galera que estiver presente.

As seguintes lojas estarão apresentando suas roupas: Mariana Presentes (Loja da Idalina), ZMiguel Sports, Jo-ana Bedin, Doce di Leite Boutique, Academia Corpo em Movimento, Pimenta com Hortelã, Bárbara Modas, Scarlet Moda Country e Teka - Um novo conceito em Moda

2º FASHION NIGHT

Page 9: Jornal A Notícia - 47ª edição

09

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 26 de Outubro de 2012

www.portalanoticia.com.br Sociais / Opinião

GAROTA TOP PREZADA SENHORANatural de Carmo da Mata, comercian-te bem sucedida e exímia confeiteira

e cozinheira, segundo os críticos, HELENARA MARIA FERREIRA DE ABREU ASSIS, é a nossa PREZADA SENHORA desta edição.

É casada com José Rodolfo Assis, com quem teve um casal de filhos: Victor Hugo Abreu Assis,

com treze anos, e Thaís de Abreu Assis, com seus cinco aninhos.

Antes de se tornar co-merciante, Narinha, como é conhecida pelos amigos, tra-balhou como Auxiliar de Es-

critório, durante sete anos, na Santa Casa de Carmo da Mata. Hoje, auxilia o marido José Rodolfo a administrar o Restaurante Golo & Gula, que é muito frequentado pelos carmenses.

Seu grande sonho é ver seus filhos bem edu-cados, instruídos, bem encaminhados na vida e se tornarem pessoas de respeito. Apaixona-da pelo Cruzeiro, Na-rinha é uma mulher batalhadora, muito séria, gosta de tudo muito certinho e gos-ta de falar sempre o que pensa. Ela adora tudo o que faz, pois faz tudo com muito amor e talvez por isso seja considerada uma

grande confeiteira e cozinheira.

Helenara ama muito seu marido e seus filhos, e diz que sem eles não seria nada na vida.

H E L E N A R A MARIA FERREIRA

DE ABREU ASSIS, agradece a Deus, a

todo instante, por tudo que possui e, em

especial, a São Bene-dito, que é seu grande protetor.

Nossa PREZADA SENHORA também agradece a seus pais e demais familiares, assim

como a todos os seus queridos funcionários que muito lhe

ajudam nesta grande jornada.

Ela pretende ingressar no mercado de trabalho, atuando com o que mais gosta

de fazer: trabalhar sempre em prol da natureza. YARA KELLY ASSIS VIEIRA, ariana, nascida em Carmo da Mata, em 19.04.1995, é filha de Cleiber Carlos Vieira e Marines de Assis Vieira. Nossa GAROTA TOP de hoje cursa o segundo ano do

ensino médio e em breve pretende estudar En-

genharia Agronômica para atuar nos pam-pas do Rio Grande do Sul, onde, segun-do Yara, o sol brilha

com mais amor. Seu único hobbie é cavalgar e tem em seu sorriso o que mais gosta em si. Seus pra-tos preferidos

são Petit Gateau e uma completa

feijoada. O livro que mais lhe interessou

foi “As Valkírias”, do autor Paulo Coelho.

Com seus 54kg de peso e 1,71m de altura, tem

o cantor Léo, da dupla Victor e Léo, como o seu preferido e a música que mais gosta chama-se “Anunciação”. Yara tem como mania cantar para levantar o astral, não quer muito do futuro, pois não tem grandes ambições e nem se prende a bens ma-teriais. Quer ter uma vida

tranquila no meio rural, onde reine sempre amor,

humildade e acima de tudo respeito ao próximo e aos animais que são seres mara-

vilhosos com extrema sensi-bilidade e companheirismo.

YARA KELLY ASSIS VIEI-RA tem uma vida corrida, pois

estuda pela manhã, trabalha à tarde e à noite, e sempre que tem

um dia livre vai correndo para a casa de sua avó, na Forquilha. Ela,

que agora também faz parte de nos-sa galeria como GAROTA TOP, diz

que é lá que consegue se recompor; é onde encontra sua paz interior. É

extremamente apaixonada por ca-valos e é lá também que conse-

gue se interagir de uma forma maravilhosa com esses seres

apaixonantes.

Evandro [email protected]

Focalizando

R O N D A

proprietário do famoso Bar do Ademar. Me disseram que ele confidenciou para alguns ami-gos que só não foi eleito porque, na última hora, o Periquito e o Gerusa, seus principais cabos eleitorais, o abandonaram. Mas ele anda muito feliz, pois seu candidato a prefeito foi eleito.

CURIOSIDADEJoseph Hubertus PILATES

nasceu em 1883, em Mönchen-gladbach, Alemanha. Durante sua infância e adolescência, PILATES foi praticante de vá-rios esportes, até se decidir pelo boxe, em 1912. Sua carreira como boxeador terminou du-rante a Primeira Guerra Mun-dial, quando foi enviado para uma ilha inglesa, a fim de tratar os feridos de guerra. Foi lá que PILATES inventou o tão acla-mado método de recuperação corporal. Em 1923, PILATES abriu seu consultório em Nova Yorque. No início, apenas bai-larinos e atletas o procuravam. PILATES ensinou alunos e, com a divulgação do método, a população passou a utilizar o método cada vez mais. PILATES faleceu em 1970, aos 87 anos. Sua esposa deu continuidade ao trabalho, que hoje é aclama-do em todo o mundo.

SECRETÁRIOO Paulinho Maçada anda se

lamentando, pois, além de ver seu sonho de ser secretário bater asas e voar, ainda perdeu de que-bra alguns amigos. Fica triste não Paulinho, converse com o Duda. Quem sabe ele não esteja preci-sando de um secretário?

RAPIDINHASNinguém sabe, ninguém

viu! A dupla de mulheres ale-gres sumiu de repente...

– Os cães ladraram e a cara-vana passou tranquila, tran-quila...

– Vem chumbo do grosso por aí, é só aguardar!

MENSALÃO DO PTSempre sentimo-nos orgu-

lhosos em sermos mineiros e agora muito mais ao vermos a atuação do mineiro Joaquim Barbosa, Ministro do STF e Re-lator do processo do Mensalão do PT. É uma pena que o chefe principal da quadrilha não es-teja sendo julgado.

TUCANOSO Haroldo Notini está indig-

nado porque o casal de tucanos que sempre estava nas árvores da Praça da Matriz, simples-mente desapareceram repenti-namente. Segundo ornitólogos locais, deve ser porque é época de acasalamento e o macho é muito ciumento, não tolerando concorrência...

HORÁRIO DE VERÃONo último sábado, o amigo e

Pai de Santo Zé Mané de Ogum, graduado por correspondência de um terreiro no interior baia-no, esperou até a meia-noite para ir dormir. Motivo: adiantar o relógio em uma hora para o horário de verão. E o famoso Pai de Santo está garantindo que o mundo vai acabar neste final de ano. Só está aguardando as trombetas anunciarem...

SUPER ESTRANHOO amigo Cássio Silva estava

em Rio Verde-GO, quando em uma de suas folgas entrou em um grande supermercado para conhecê-lo. Quando chegou na seção de frigoríficos, observou que havia à venda “linguiça pura de porco”, a oito reais o quilo. Observou também que a carne de porco mais barata cus-tava onze reais o quilo. O Cássio questionou com o açougueiro como que a lingüiça podia ser mais barata. Não sei, respon-deu ele. Só perguntando ao patrão...

ELEIÇÕESQuem anda injuriado com

o resultado das eleições para a Câmara Municipal é o Ademar,

thiago góis thiago góis

Fiquei impressionado com a quantidade de lixo jogado em terrenos baldios em Carmo da Mata, pois isso denota uma grande falta de sensibiliza-ção da população, que é a mesma que reclama quando os problemas decorrentes do acúmulo de lixo começam a surgir. Tais problemas referem-se ao mau cheiro e à atração de ratos, baratas, mos-cas, cobras, escorpiões e aranhas venenosas, sen-do que todos esses animais podem trazer prejuízos à saúde humana. O acúmulo de lixo também serve de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, doença perigosa e que atingiu dezenas de carmenses no ano de 2010.

Os bairros onde percebi o maior número de terrenos baldios com acúmulo de lixo foram Co-

Lixo nos terrenos baldios de Carmo da Mata:uma questão de cidadania e saúde pública

Leonardo

AlvesGeógrafo

hab, Cava, Jardins, Colorado e Alto dos Pinheiros. Em muitos desses terrenos existem placas dizendo “proibido jogar lixo”, mas a população desobedece a mensagem e atira o lixo no local. Isso se deve à fal-ta de políticas de cunho educacional, que deveriam ser voltadas à população em geral, para se evitar esse tipo de problema.

O poder público municipal, juntamente com as escolas, deveria colocar em prática um projeto de educação ambiental permanente com as crian-ças e os adolescentes para sensibilizá-los sobre a importância da reciclagem e de não atirar lixo nos terrenos baldios e nas vias de circulação da cidade. Levando essas questões para as crianças e os ado-lescentes, os mesmos irão repassar para os adultos,

que, para agradarem os seus filhos ou até mesmo por sentirem vergonha de ter a atenção chamada pelos mesmos, passarão a colocar o lixo no local próprio para o caminhão levar.

Depende de nós mantermos a cidade limpa, pois temos que aprender a ser responsáveis e começar a fazer a nossa parte, mas a prefeitura e as escolas também devem fazer a sua, precisam desempenhar o seu papel de informar, educar e sensibilizar para que as futuras gerações possam cuidar melhor de nossa cidade.

* Leonardo Alves é Geógrafo, com formação pela Uni-versidade Federal de Viçosa, e mestrando em Geografia - Tratamento da Informação Espacial -, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCALAlguns itens interessantes da referida lei:

. É proibido assumir despesas nos últimos oito meses que antece-dem o final do mandato, que não possa ser cumprida integralmente dentro do exercício.

. Não é permitido deixar, para o próximo governante, dívida con-solidada ou restos a pagar sem o devido suporte de caixa.

. É vedada a realização de operação de crédito para atender insu-ficiência de caixa.

Page 10: Jornal A Notícia - 47ª edição

Anúncios / Publicidade www.portalanoticia.com.brJornal A Notícia

Carmo da Mata, 26 de Outubro de 2012

Jorn

al A

Not

ícia

10