jornal 12

4
ANO 2010 Nº 12 Hoje, dia da Bíblia, damo-nos conta de que nosso Deus é um Deus que fala. No passado nos falou por Moisés e os Profetas, figuras trazidas à tona no evangelho deste domingo. Atualmente Deus nos fala por meio do seu filho Jesus Cristo. E seu filho hoje nos fala de um grande abismo. Daquele abismo entre o rico auto-suficiente que se regala em faustosos banquetes ( Lc 16,19-31) e o pobre Lázaro que disputa com os cães um pedaço de pão. Trata-se do abismo da indiferença que não permite ao rico enxergar entre os cães, um homem, seu semelhante. A ideologia dos fariseus via com normalidade a coexistência de ricos e miseráveis no seio da sociedade e atribuía isso à vontade de Deus. De fato, Deus quer salvar a todos, ricos e pobres, mas Jesus mostra que é necessário transpor o abismo que o espírito farisaico cria e justifica. Deus socorre o marginalizado e repugnante aos olhos do rico (Lázaro = “Deus socorre”). O Deus de Jesus Cristo não é insensível à situação de penúria do pobre Lázaro. Assim, ser discípulo de Jesus Cristo é trabalhar para eliminar o abismo criado pela indiferença dos ricos. A parábola não quer amedrontar nem ameaçar mas mover à conversão enquanto é tempo, pois não existe salvação para quem fecha o coração ao pobre e ao necessitado. É preciso renunciar à auto-suficiência para se aproximar do pobre e do sofredor. Mas, quem confia nas riquezas não dá crédito à Palavra de Deus. Moisés e os Profetas são o que ao tempo se conhecia como Bíblia, ou Palavra de Deus revelada. Se não os ouvem, ainda que alguém ressuscite dos mortos, não se convencerão (Lc 16,31). Assim Jesus adverte que ninguém pode salvar o homem que endurece o coração à Palavra de Deus e ao pobre Lázaro que está à sua porta, se ele mesmo não romper o abismo da indiferença, pois é o próprio homem que escolhe e sela o seu destino ( Cf Mt 25,34-46). Dom Hélder Câmara, profeta dos nossos tempos, refletindo sobre o texto acima diz que ali Jesus não apenas se compara ao pobre, mas se identifica com ele, põe-se em seu lugar quando diz: ” EU estava com fome....”, quando poderia ter dito teu irmão estava com fome; “EU estava com sede...”, quando poderia ter dito teu irmão estava com sede e assim por diante. Deste modo faz do pobre o “lugar” mais próximo onde podemos encontrar o nosso Deus. Entretanto, a barreira do contraste social parece intransponível. O abismo entre ricos e pobres continua a crescer, mesmo depois que Jesus ressuscitou. No decorrer desta semana viemos a saber que já são mais de 40.000.000, na nação mais rica do planeta (EE.UU), os que estão na linha da pobreza. Cerca de 20% da população daquele país. E o que dizer dos que estão abaixo desta linha no Brasil e países menos desenvolvidos? O que é preciso fazer? Conheça as pastorais sociais que em nossa paróquia desenvolvem um trabalho de promoção humana. Bom domingo, boa semana a todos! Pe. Antonio Almeida 26º domingo comum O GRANDE ABISMO

Upload: paroquia-da-esperanca

Post on 18-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

informativo semanal da Paróquia Nossa Senhora da Esperança

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal 12

ANO 2010 Nº 12

Hoje, dia da Bíblia, damo-nos conta de que nosso Deus é um Deus que fala. No passado nos falou por Moisés e os Profetas, figuras trazidas à tona no evangelho deste domingo. Atualmente Deus nos fala por meio do seu filho Jesus Cristo. E seu filho hoje nos fala de um grande abismo. Daquele abismo entre o rico auto-suficiente que se regala em faustosos banquetes ( Lc 16,19-31) e o pobre Lázaro que disputa com os cães um pedaço de pão. Trata-se do abismo da indiferença que não permite ao rico enxergar entre os cães, um homem, seu semelhante. A ideologia dos fariseus via com normalidade a coexistência de ricos e miseráveis no seio da sociedade e atribuía isso à vontade de Deus. De fato, Deus quer salvar a todos, ricos e pobres, mas Jesus mostra que é necessário transpor o abismo que o espírito farisaico cria e justifica. Deus socorre o marginalizado e repugnante aos olhos do rico (Lázaro = “Deus socorre”). O Deus de Jesus Cristo não é insensível à situação de penúria do pobre Lázaro.Assim, ser discípulo de Jesus Cristo é trabalhar para eliminar o abismo criado pela indiferença dos ricos. A parábola não quer amedrontar nem ameaçar mas mover à conversão enquanto é tempo, pois não existe salvação para quem fecha o coração ao pobre e ao necessitado. É preciso renunciar à auto-suficiência para se aproximar do pobre e do sofredor. Mas, quem confia nas riquezas não dá crédito à Palavra de Deus. Moisés e os Profetas são o que ao tempo se conhecia como Bíblia, ou Palavra de Deus revelada. Se não os ouvem, ainda que alguém ressuscite dos mortos, não se convencerão (Lc 16,31). Assim Jesus adverte que ninguém pode salvar o homem que endurece o coração à Palavra de Deus e ao pobre Lázaro que está à sua porta, se ele mesmo não romper o abismo da indiferença, pois é o próprio homem que escolhe e sela o seu destino ( Cf Mt 25,34-46).Dom Hélder Câmara, profeta dos nossos tempos, refletindo sobre o texto acima diz que ali Jesus não apenas se compara ao pobre, mas se identifica com ele, põe-se em seu lugar quando diz: ” EU estava com fome....”, quando poderia ter dito teu irmão estava com fome; “EU estava com sede...”, quando poderia ter dito teu irmão estava com sede e assim por diante. Deste modo faz do pobre o “lugar” mais próximo onde podemos encontrar o nosso Deus. Entretanto, a barreira do contraste social parece intransponível. O abismo entre ricos e pobres continua a crescer, mesmo depois que Jesus ressuscitou.No decorrer desta semana viemos a saber que já são mais de 40.000.000, na nação mais rica do planeta (EE.UU), os que estão na linha da pobreza. Cerca de 20% da população daquele país. E o que dizer dos que estão abaixo desta linha no Brasil e países menos desenvolvidos? O que é preciso fazer? Conheça as pastorais sociais que em nossa paróquia desenvolvem um trabalho de promoção humana.Bom domingo, boa semana a todos!

Pe. Antonio Almeida

26º domingo comum O GRANDE ABISMO

Page 2: Jornal 12

EUCARISTIA E REENCARNAÇÃO

Toda celebração Eucarística é uma celebração da Páscoa de Jesus. A sua morte e ressurreição é o evento central da fé cristã. Não existiria o cristianismo sem a páscoa. Como poderíamos adorar Jesus Cristo como Senhor e Deus sem esta prova da sua pertença ao plano divino, embora tendo vivido em tudo a condição humana? De fato, o renascimento da vida em Cristo é a vitória sobre a morte que alcança toda a criação e é parte do desejo mais profundo enraizado no coração humano. Quem não aspira viver para além da morte? A resposta de Deus para este desejo que nasce conosco, pois foi Ele mesmo quem o colocou, não é a reencarnação mas a Ressurreição!

A Eucaristia é o memorial do evento fundador da nossa fé, a morte e ressurreição de Cristo. Não é secundário, portanto, reviver os momentos finais da sua vida terrena com toda solenidade possível, e até mesmo quantas vezes for possível. Cada gesto na liturgia eucarística simboliza um aspecto importante desta comunhão que se cria entre o fiel e Deus, na esperança de um dia realizar este encontro de modo definitivo e pleno. A nossa vida renascida pelo batismo é alimentada na mesa da Eucaristia a fim de que permaneça ligada à fonte da misericórdia que é Deus. É por causa deste amor misericordioso e gratuito de Deus que nossa participação na Eucaristia é eficaz, isto é, produz frutos de santidade em nós.

Podemos até compreender pouco sobre tudo o que realizamos na missa, mas não poderíamos participar realmente da Eucaristia sem despertar em nós o desejo do encontro com Cristo. O muito saber não condiciona o coração a querer e amar a Deus. A Eucaristia é acima de tudo um encontro de amor entre Deus que se doa completamente a nós em seu Filho Jesus e a humanidade redimida pela entrega feita na cruz. A grandeza extraordinária deste gesto afasta do coração humano o temor e abre as portas da eternidade para todos os que nele crêem. Neste contexto de salvação da morte e iniciação à vida não há espaço para o pensamento da reencarnação, condição que anula o valor da cruz como instrumento de redenção e amor. Os vários ritos que compõem a missa nos introduzem neste mistério. Vamos falar mais sobre isto? Até a semana que vem, se Deus quiser.

Pe. Carlos André

Page 3: Jornal 12

Ademar Francisco Paiva, Ana Risoleta N. de Menezes, Anagelita Cavalcante Ferreira, Edno Cosme Santana, Everaldo Silva, Gilmar Helio Dourado, Isabel Cristina S. Queiroz, João Arcangelo Rend, Joji Nishimoto , Jussara Gomes A. Cunha, Manoel Bomfim Soares, Marcos José Silva Leite,, Maria Dilma de M. Borges, Reinolando de Jesus, Robson Américo Perdigão, Valdelice Nascimento Silva Cruz, Valdelice Maria Macedo, Vilmar de Azevedo Landulfo. Aniversário de casamentoRoque Aristarco Rebolsas Ferreira e Eunice Ribeiro de A. Ferreira; Carlos Roque Sena Neves e Maria da Glória Santos Neves; Raimundo José Silva Negrão e Beatriz Barros Negrão

Feliz Aniversário! Paz, saúde, prosperidade e muitos anos de vida.

FIQUE POR DENTRO

Pastoral da Iniciação à vida Cristã Infantil

É o acompanhamento de crianças até 14 anos no seu processo de descoberta da fé em vista de formardiscípulos e missionários de Jesus Cristo. O ponto alto deste caminho é o encontro com Jesus através dos sacramentos do Batismo e 1ª Eucaristia e da vivência comunitária. Pastoral Catequetica é outronome desta pastoral.O QUE FAZ:Promove a iniciação à vida cristã de crianças e adolescentes, a fim de prepará-los para receber ossacramentos da iniciação cristã: Batismo e Eucaristia. Realiza encontros de oração e formação cristã com os pais e padrinhos dos Catequizandos.COMO PARTICIPAR:Horários dos encontros: Encontros quizenais, a combinar CONTATO: Marlene, tel.: 3341-2130

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Page 4: Jornal 12

Biodança – Quer descontrair e ficar de bem com a vida? Biodança para todas as idades todas as segundas-feiras às 15h no salão da nossa paróquia. Contato: Neide 3342-2035

Jovens Universitários – Convidamos todos os Jovens Universitários para a reunião do dia 26/9 (domingo) às 14:30h na nossa paróquia.

Adoração Eucarística – Todas as quintas-feiras, a partir do dia 30/09 das 09h às 19h haverá adoração do Santíssimo Sacramento. Todos os paroquianos estão convidados.

Pastoral da Saúde – A Pastoral da Saúde oferece à comunidade linha de tratamento com fitoterapia, homeopatia, massagem e muito mais. Venha conferir! Contato: Fátima: 9902-9878

Compromisso Eu+10 – Você se lembra? Próximo dia 10 de outubro vamos renovar nosso compromisso de evangelizar 10 pessoas para apresentar a Jesus no Natal deste ano. Se você ainda não sabe o que é o compromisso EU+10, não deixe de vir às missas dos dias 09 e 10 de outubro!

Seminários de Formação sobre o Catolicismo – Será realizado no período de 27/09 a 01/10, às 19h, no Auditório do Centro Pastoral Bom Pastor – Garcia com o tema: DOGMAS: Verdade, mitos e mentiras. Maiores informações, na secretaria da paróquia.

Coordenadores de Pastorais – Para veicular informações neste jornal favor entrar em contato com Brasilton e/ou Sônia pelo telefone 9974-4727.

De 26 de setembro a 02 de outubro

Horários das MissasMISSA DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB

MATRIZ 8:30h 19h 07:30h 19h 19h 19h 16:30h e 18:30hVALE DOS RIOS 07h **** 19:30h **** **** **** ****MÃE RAINHA 16h 07h 07h 07h 07h 07h 16h

ATENDIMENTO DOS PADRES:

Todos os dias após a missa e todas as sextas-feiras das 9h às 12h e das 14h às 18h. SECRETARIA: de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 19h. Aos sábados das 8h às 12h. Tel.: 3342-0768

Acesse o nosso site: www.pnsesperanca.com

Liturgia diária

DOM– Amós 6,1.4-7 Sl 145 (146); 1Tm 6,11-16; Lc 16, 19-31 SEG – Jó 1,6-22 ; Sl 16 (17); Lc 9, 46-50 TER – Jó 3, 1-3.11-17.20-23; Sl 87 (88); Lc 9, 51-56 QUA – Dn 7,9-10.13-14 Sl 137 (138) Jo 1,47-51 QUI- Jó 19,21-27; Sl 26 (27); Lc 10, 1-12 SEX- Jó 38,1.12-21;40,3-5 Sl 138 (139) Lc 10,13-16; SÁB – Ex 23,20-23; Sl 90 (91); Mt 18,1-5.10

AVISOS PAROQUIAIS