jornada de saúde ocupacional da serra catarinense · 1912 - taylor – princípios da ....

57
LAGES , 25 e 26 de setembro de 2015 Jornada de Saúde Ocupacional da Serra Catarinense

Upload: hathuy

Post on 12-Feb-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

LAGES , 25 e 26 de setembro de 2015

Jornada de Saúde Ocupacional da Serra Catarinense

Ergonomia na Atualidade História

1700 – Brenardino Ramazzini – livro – “De Morbis Artificum“. 1857 – Wojciech Jastrzebowski – cita o termo Ergonomia. 1912 - Taylor – Princípios da Administração Científica do Trabalho.

1900 - Gilberth – Tempos e Métodos. 1943 - Chapenis - Período de guerras. Armas e máquinas sofisticadas. 1950 - Conquista do Espaço. Força gravitacional e ausência de gravidade.

Década de 20 Henry Ford

Linha de montagem. 1. Esteira de produção; 2. Ritmo de trabalho X esteira; 3. Superespecialização do trabalhador.

ERGONOMIA

HOMEM

TRABALHO

AMBIENTE

EQUIPAMENTOS

Conceitos Ergonomia é a adaptação do trabalho ao homem. Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano (ABERGO).

Ergonomia

• É a ciência do conforto. • É a disciplina científica relacionada ao

entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.

• O ergonomista aplica a teoria, os princípios, dados e métodos para projetar e otimizar o bem-estar humano e a eficiência de um sistema.

Tipos de Ergonomia Ergonomia Física Ergonomia física está relacionada com as características da anatomia/ fisiologia humana e sua relação com as atividades. Tópicos: estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueléticos, projetos de postos de trabalho, segurança e saúde do trabalhador.

Ergonomia cognitiva

• Está relacionada com o conjunto de processos mentais, como a percepção, atenção, cognição, controle motor, armazenamento e recuperação de memória.

Áreas específicas: carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano -computador e treinamentos.

Ergonomia organizacional

• Macroergonomia - todo o trabalho ocorre no âmbito de organizações.

Objetivo de potencializar os sistemas sóciotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas de processos existentes, estrutura física, processos da organização, novos paradigmas do trabalho e sua cultura.

Ergonomia da acessibilidade

Hedonomia do grego hedone significa prazer.

Bases da Ergonomia

• Antropometria; • Biomecânica; • Engenharia; • Fisiologia; • Psicologia; • Sociologia.

Uma norma que visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. (Lei 6514 de 22.12.77 – Portaria 3214 de 08.06.78)

NR 17

Uma norma que visa a constituição da CIPA que terá por atribuição: 5.16.a) Identificar os riscos do processo de trabalho e, elaborar o mapa de riscos ... ... Tópico especial 2) Etapas de elaboração... b) Identificar os riscos existentes no local analisado, conforme a classificação da tabela; Tabela I - Grupo 4 em cor amarela...

NR 5

36.11.6 As ações em SST devem abranger todos os riscos à segurança e a saúde e abordar, no mínimo... c) Riscos de natureza ergonômica e outros gerados pela organização do trabalho.

NR 36

Riscos Ergonômicos Esforço físico intenso; Levantamento e transporte manual de peso; Controle rígido de produtividade; Imposição de ritmos excessivos; Trabalho em turno e noturno; Jornadas de trabalho prolongadas; Monotonia e repetitividade; Outras situações causadoras de stress físico e /ou psíquico.

Fatores determinantes do Risco Ergonômico

A intensidade de um determinado fator; A frequência da ação técnica; A taxa de ocupação; Falta de recuperação dos tecidos.

A visão em Ergonomia

A visão em Ergonomia

• Sobre a água: Queixas de dor. Afastamentos. Lombalgia, Hérnia de disco,Tendinites.

• Sob a água: Sintomas de dor ao trabalhar; Atos inadequados; Riscos de acidentes; Fadiga; Desconforto; Relacionamentos conturbados.

Estudo do posto de trabalho

História da janela

História da concha

História da cadeira

Áreas de aplicação

Trabalho fisicamente pesado; - mecanização; Trabalho em ambientes com altas temperaturas; Biomecânica; Método e organização do trabalho; Melhoria da confiabilidade humana; Prevenção da fadiga.

Benefícios da Ergonomia - Redução de acidentes e doenças do trabalho; - Satisfação e bem estar das pessoas; - Diminuição do absenteísmo; - Redução de turn-over; - Aumento de produção por hora de trabalho;

- Menos manutenção nas máquinas;

- Redução de retrabalho;

- Propaganda positiva da Empresa;

- Diminuição das indenizações;

- Melhor relacionamento com os seus pares –

Delegacia Regional de Trabalho e Emprego,

Sindicatos, Ministério Público do Trabalho.

Sistema de Gestão em Ergonomia Metas 1. Reduções significativas das lesões e doenças relacionadas ao trabalho através da aplicação de princípios ergonômicos corretos; 2. Redução dos acidentes relacionados a atos inadequados e condições inadequadas por más condições ergonômicas; 3. A eliminação gradativa das situações causadoras de dor, fadiga, desconforto e dificuldade na realização do trabalho;

4. Que cada pessoa de nível gerencial e técnico considere o Fator Ergonomia em suas decisões de trabalho e projetos; 5. Que a empresa tenha um Sistema de Gestão de Ergonomia, com ações integradas; 6. Que a empresa tenha o suporte jurídico para lidar de forma correta com as demandas judiciais.

Definições Força Muscular - é a força máxima que um grupo múscular consegue desenvolver sob condições prescritas. Força Manual - Abaixo de 4 kg – baixa. - Acima de 6 kg – alta. (Silverstein-85).

• Repetitividade São consideradas repetitivas, as

atividades que contenham ciclos com tempo inferior a 30 segundos ou quando mais que 50% do tempo do ciclo é composto pela mesma sequência de gestos. (SILVERSTEIN, FINE e Amstrong, 1987).

KILBOM (1994) - repetitividade por partes do corpo: PARTE DO CORPO REPETIÇÕES POR MIN Ombros acima de 2½ Braço/Cotovelo acima de 10 Antebraço/Punho acima de 10 Dedos acima de 200

Postura Inadequada – Trabalhos que exigem o alcance ou a manutenção de posições extremas do ombro ou do punho de forma estática ou dinâmica por períodos de 1 hora contínua ou de 2 horas totais no turno de trabalho. Coluna vertebral fora do “torque zero.” Impactos Repetitivos - Trabalhos que exigem o uso da mão como ferramenta por mais de 10 vezes por hora por pelo menos 2 horas totais no turno de trabalho. (Por exemplo: usar a mão como se fosse um martelo.)

Áreas de alcance

Cargas Princípio - método PEPLOSP P - Perto do corpo; E - Elevadas; P - Pequena distância origem X destino; L - Leves; O - Ocasionalmente; S - Simetricamente (sem rotação do tronco; P - Com pega adequada para as mãos.

Puxar ou Empurrar?

CARACTERÍSTICAS PARA AS MESAS Borda anterior arredondada. Com altura de 75 cm a 81 cm. Com 75-80 cm de profundidade; Com 120 cm de comprimento, no mínimo. Com distância da ultima gaveta – puxador 40

cm do chão; Com gavetas no lado esquerdo. Com superfície fosca – evitar tampos de vidro.

CARACTERÍSTICAS PARA AS CADEIRAS Estofada e forrada de preferência de tecido. Com altura regulável. Com a borda anterior do assento arredondada. Com dimensão antero-posterior do assento para apoio

das coxas. Com assento em posição horizontal. Com apoio para o dorso com regulagem de altura. Com apoio para os braços, estofado, macio e regulável. Giratória. Com 05 pés. Possibilita os pés apoiados. Com espaço para as pernas debaixo da mesa.

Rever os cuidados com a auto-estima.

Criar um espírito ergonômico!!

Dra. Denise F. Brzozowski Especialista em Medicina do Trabalho Perita em Causas Judiciais Trabalhistas Ergonomista. Presidente da ACAMT [email protected]

Muito Obrigada!